Artigo atualizado em 24/07/2013

PROLAPSO DA VÁLVULA MITRAL | Sintomas e tratamento

O prolapso da válvula mitral (PVM) é um defeito congênito do coração, ou seja, um defeito que surge quando a válvula mitral do coração está sendo formada ainda no útero. Entenda os riscos e saiba quais são os sintomas do prolapso mitral.

Coração normal

Leia esta parte inicial do texto com calma e acompanhe com a ilustração abaixo (clique para ampliá-la). Conhecer a anatomia das válvulas cardíacas é essencial para entender o prolapso mitral.

O coração possui quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. O coração também possui quatro válvulas ou valvas: válvula aórtica, válvula mitral, válvula tricúspide e válvula pulmonar. As válvulas são estruturas localizadas na saída de cada uma das quatro câmaras cardíacas e impedem que o sangue bombeado retorne para a câmara que o expulsou. As válvulas agem como comportas.

A válvula mitral, objeto de explicação deste texto, fica localizada entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. Quando o átrio esquerdo se contrai, a válvula mitral se abre, permitindo a passagem do sangue para o ventrículo esquerdo. Quando este está repleto de sangue, é sua vez de contrair, empurrando o sangue em direção à artéria aorta. Neste momento, a válvula mitral se fecha, impedindo que o sangue volte para o átrio esquerdo. Deste modo, o sangue segue sempre em uma direção apenas.

Prolapso válvula mitral

A válvula mitral é composta por dois folhetos. Estes folhetos se abrem como aquelas portas de saloon em filmes de Velho Oeste. Quando o sangue termina de passar, se fecham, encostando firmemente um folheto no outro, vedando completamente a passagem.

- Quando há algum problema no fechamento de uma das válvulas, permitindo retorno de sangue para uma das câmaras, chamamos de regurgitação ou insuficiência. No caso de um problema no fechamento da válvula mitral, damos o nome de regurgitação mitral.

- Quando o problema é uma deficiente abertura da válvula, não permitindo a livre passagem de sangue, chamamos de estenose. Portanto, se a válvula mitral estiver calcificada e já não conseguir se abrir totalmente, estamos diante de uma estenose mitral.

O que é o prolapso da válvula mitral (PVM)?

O prolapso mitral é um defeito congênito no tamanho dos folhetos, fazendo com que a válvula não consiga se fechar corretamente. Um folheto empurra o outro, fazendo a válvula assumir a forma de um paraquedas, causando o prolapso da mesma em direção ao átrio esquerdo.

O prolapso da válvula mitral é uma das causas de regurgitação mitral, pois os folhetos se empurram e não vedam completamente a passagem de sangue.

Até há pouco tempo achava-se que o prolapso mitral era uma alteração muito comum, que acometia de 5% a 10% da população. Com o desenvolvimento de ecocardiogramas mais modernos, notou-se que boa parte das pessoas que recebiam o diagnóstico de prolapso mitral, na verdade não o tinham, mas sim discretas alterações na anatomia normal da válvula mitral, que não chegam a causar um prolapso. Estima-se que a prevalência correta do PVM esteja abaixo de 2,5% de população.

- O prolapso mitral é considerado primário quando não está associado a nenhuma outra doença. Surge sem motivo algum.
- É chamado familiar quando associado a alterações cromossomais que passam de pais para filhos. Quando mais um membro na família apresenta este defeito.
- É dito secundário quando está associado a outras doenças, como síndrome de Marfan, Síndrome de Ehlers-Danlos, osteogenesis imperfecta ou doença renal policística (leia: RINS POLICÍSTICOS / RINS POLIQUÍSTICOS).

Sintomas do prolapso da válvula mitral

Nem todo mundo com prolapso mitral apresenta sintomas. Na verdade, boa parte das pessoas com PVM são assintomáticas. Quando ocorrem sintomas, estes normalmente são:

A presença de um ou mais destes sinais e sintomas, associados a um sopro cardíaco, indica a síndrome do prolapso da válvula mitral. Portanto, nem todo mundo com prolapso mitral tem a síndrome do prolapso mitral. Para se ter a síndrome é preciso ter o defeito na válvula e apresentar sintomas e sopro (leia: SOPRO NO CORAÇÃO).

Apesar de ser uma alteração benigna na maioria dos casos, até 10% dos pacientes com prolapso de válvula mitral vão apresentar piora progressiva da lesão, vindo a precisar de cirurgia de troca valvar no futuro. Quanto maior for o prolapso, maior o risco de evolução para um quadro de regurgitação mitral grave.

Outras duas complicações possíveis, mas pouco comuns, do prolapso mitral são a endocardite infecciosa (infecção as válvula) (leia: ENDOCARDITE | Sintomas e tratamento) e arritmias cardíacas.

O diagnóstico do prolapso mitral é confirmado facilmente pelo ecocardiograma.

Tratamento do prolapso mitral

Mudanças no estilo de vida, como praticar exercícios aeróbicos, cortar cafeína, reduzir o consumo de álcool e levar uma vida menos estressante, melhoram muito os sintomas da síndrome do prolapso mitral. Pacientes com palpitações frequentes podem se beneficiar do uso de um betabloqueador (medicamento que controla os batimentos cardíacos).

Pessoas com prolapso mitral têm maior risco de desenvolverem crises de pânico e ansiedade, devendo, nestes casos, serem encaminhadas à consulta com psiquiatra, para controle adequado dos sintomas.

A princípio, não há limitações dietéticas (exceto as descritas acima) nem restrições à prática de atividade física para pessoas com prolapso mitral. Porém, uma consulta com um cardiologista é essencial para se ter certeza de que o prolapso não está causando nenhuma regurgitação relevante.

Prolapso mitral e endocardite

Segundo o mais atual guideline da sociedade americana de cardiologia (American Heart Association), ao contrário do que ocorre em pacientes com outras doenças das válvulas do coração, não há indicação de profilaxia (uso de antibióticos preventivamente) para endocardite em pacientes com prolapso mitral que irão se submeter a procedimentos dentários.

Mulheres com prolapso mitral, sem insuficiência mitral importante, não apresentam problemas quando engravidam.

Vérsion en español:  PROLAPSO DE LA VÁLVULA MITRAL
Publicidade
  • Anonymous

    Muito esclarecedor. Tirou várias dúvidas minhas.
    obrigada

    Paola

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Yurico,
    PVM não é contra-indicação a prática de exercícios. Se vc os faz e nada sente, não precisa fazer exame nenhum.

  • Gleisiele Alves

    oi tudo bem,meu nome e gleisiele minha mãe esta com problema na valvùla mitral, e ela sente muita dor no peito etc… mas o médico liberou ela para trabalhar e não passou nenhum tipo de medicação o que fazer? preciso da sua resposta o mais rápido possível desde já obrigado !!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Gleisiele,
    Problema na válvula mitral é uma descrição muito inespecífica. Pode ser um monte de coisas.

    Para eu dizer algo precisaria de um diagnóstico mais preciso.

  • Aldeniza

    Olá Dr. Pedro e Dra. Renata, sou Nizaeli, mãe de uma única filha que aos 20 anos descobriu insuficiênci na valvula aortica. Fez cirurgia e pôs uma protese biológica da marca EPIC.Qual em média o período de duração desse tipo de valvula numa jovem dessa idade? Quais as limitações na vida de minha filha? Faz seis meses que ela operou e eu vivo angustiada pois sou leiga nesse assunto. Chego a pensar que uma pessoa que usa protese valvar vive pouco e vejo minha filha ainda muito jovem pra já estar usando. Ah! Ia esquecendo o problema dela se deu devido a febre reumática aos três anos, porém não foi detectado pelo pediatra dela, daí só foi descoberto agora aos 20 anos qundo ela se queixou de cansaço e fortes dores no peito foi se consultar mas sem suspeitar que tivesse pboblemas. Então foi a bomba! Insuficiência aortica severa. Fiquei desesperada quando o médico me disse que uma bactéria tinha danificado a valvula aortica e que a mitral já está com uma insuficiencia leve. Por favor responda minhas dúvidas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nizaeli,
    Não sou cirurgião cardíaco, por isso não tenho experiência nesta área. Não achei dados específicos para essa válvula, mas em geral, 5 a 10 anos é uma expectativa razoavel até que seja necessária nova troca. Isso não significa que ela vá falecer jovem. Ela pode fazer várias trocas.

    Se a válvula estiver bem acoplada, ela não terá muitas restrições. È claro que não poderá ser uma esportista, mas não terá problemas em estudar, trabalhar ou levar uma vida social.

  • Karina Daud

    Olá Dr. Pedro. estou fazendo uma bateria de exames. tenho crises de enxaqueca. por acaso percebi que numa destas minha PA estava alta (16 por 10). No ecodoppler foi diagnósticado prolapso da válvula mitral sem refluxo. Fiz o mapa, este teve picos significativos de alteração de pressão, chegou a 17 por 11,5. geralmente a PA está alta no começo do dia, no meio do dia, início de noite e de madrugada. Tem relação com o prolapso esta alteração de PA?
    obrigada
    karina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Karina,
    Não.
    Na imensa maioria das vezes a hipertensão é primária, ou seja, não tem uma causa definida.

  • LUCIANA

    Olá,
    Tenho prolapso da válvula mitral, os médicos dizem que 90% do brasileiros tem, porém tenho alguns sintomas desagradáveis como arritimia, dor no peito e cansaço.
    Já fiz tratamento com Corgard 80mg, Propanolol 80mg e Zelozok 25mg, mas o médico suspendeu o uso e continuo tendo os sintomas, mas o médico diz que a cardiologia não pode tratar, o que devo fazer?
    Pois todas as recomendações que tenho sobre o caso é atrtaves de site, como evitar cafeína, álcool e fazer exercícios fisicos.

    Aguardo

    Luciana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luciana,
    Não entendi o porquê da cardiologista não poder tratar caso.
    Se vc tam palpitações, deveria ser vista por um cardiologista, sim.

  • Karina Daud

    Olá Dr. Pedro, uma outra dúvida. O prolapso tem relação com crises de enxaqueca?
    Obrigada

    karina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Karina,
    Parece sim existir uma relação entre as duas doenças.

  • ALdene

    Prolapso da valvula mitral é a mesma coisa que prolapso da cuspide?

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Aldene,
    a cúspide é uma parte da válvula cardíaca então depende de que válvula você está falando.

  • teste

    Dr. Pedro,

    Tenho PVM há dois anos. Faço atividades físicas sem problemas. No entanto venho observando nos últimos meses, que, quando tomo umas cerveja no final de semana, um a dois dias depois, sinto alguns sintomas, tais, fadiga (às vezes), dormencia em alguns membros, crise de ansiedade, irritação, diminuição da pressão. Só melhoro quando tomo por dois a três dias o Cogard 40mg. Chego a passar uns trinta dias sem sentir sintoma algum. Quando me excedo nos finais de semana, volta todos os problemas.Que relação existe entre o álcool e o PVM? E qual a relação da atividade física com o PVM, já que o esforço é bem maior e não sinto nada?

    Atenciosamente,

    Aldo Costa
    Teresina/PI
    Devo suspender de vez a cervejinha nos finais de semana?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Aldo,
    O álcool pode estar desencadeando esses sintomas. É uma substãncia que age no sistem nervoso, podendo desencadear crises de ansiedade e alterações na frequência cardíaca.

    Mas para saber se essa relação realmente existe ou se é apenas coincidência, é precido que vc seja avaliado por um médico.

  • Anonymous

    oi meu nome é poliana moro no rio de janeiro.

    gostaria de saber se pessoas com prolapso valva mitral tem risco de ter enfarto.
    e quais são esses risco e chance disto acontecer?
    obg.dr

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Poliana,
    Não. Não há maior risco de infarto.

  • Arlete

    Olá, meu nome é Arlete e sou professora de Anatomia. Gostei das explicações, achei bem didáticas e esclarecedoras. meu único reparo é para a segunda figura, que está errada. A valva à esquerda não é a aórtica, mas sim a tricúspide ou átrio-ventricular direita. A valva semilunar aórtica seria a que se encontra abaixo na ilustração (que corresponderia à região anterior), no vaso vermelho, que representa a artéria aorta, sendo o vaso azul o tronco pulmonar, e a valva seria a semilunar pulmonar. Só uma contribuição prá aprimorar um trabalho já bem feito.
    Um abraço
    Arlete
    arlete.stucchi@gmail.com

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tem toda a razão. Não reparei que a ilustração estava errada. Vou já corrigi-la.
    Obrigado.

  • aldene

    Obrigada a todos vc por tirarem nossa duvidas.
    Que Deus os abençoe sempre.
    Abraços!!

  • Anonymous

    quem tenho prolapso da valva mitral com minimo refluxo e sem repercuçao hemodinamica pode ter um avc???

    jose gilberto

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    José,
    não é um fator de risco.

  • http://www.professoraparticulardeingles.blogspot.com/ Anonymous

    Tenho prolapso de válvula mitral e meu dentista disse que preciso fazer um tratamento periodontal com urgência, pois minha gengiva está totalmente inflamada devido ao acúmulo de tártaros. Tomei antibióticos recentemente por causa da minha sinusite crônica e tive um início de colite pseudomembranosa, e agora tão cedo não poderei fazer uso de antibióticos para poder fazer a raspagem (tratamento periodontal).
    Um portador de PVM tem que, necessariamente, tomar antibiótico para fazer um tratamento periodontal? Estou desesperada.
    Meu e-mail é lygialosinski@yahoo.com

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lygia,
    a sua resposta está no texto. Penúltimo parágrafo.

  • tulio

    Muito bom, obrigado

  • Anonymous

    Olá! Tenho PVM e onde moro é morro, sinto um pouco
    de cansaço quando subo, tem haver com o problema?

    Obrigada Margarete/ Vitória ES

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Margarete,
    a princípio não, mas só fazendo exames para se ter certeza. É preciso saber se há disfução da válvula ou apenas um PVM sem maiores repercussões

  • Anonymous

    Olá Dr. sou professora de Educação Fisica e estou com uma aluna que é portadora da Protese Aortica e Mitral, existe alguma restrição de exercicio, ou alguma algum limite de FC a ser atingido?
    Grata

    Camila/ SP.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Camila,
    se a prótese estiver ok, teoricamente não há problemas, nem restrições. Porém, essa paciente precisa de um relatório do cardiologista atestando que a mesma encontra-se apta para a prática de atividades físicas.

  • Anonymous

    Olá, meu nome é Fernanda, tenho 20 anos e estou com prolapso na válvula mitral. Minha cardiologista me recomendou tomar bezetacil de 21 em 21 dias até meus 40 anos p/ evitar infecção de garganta, pois segundo ela o motivo desse problema é q a bactéria q ataca as amígdalas atacou tbm as válvulas. Queria saber se realmente há essa relação, se a bezetacil seria necessário mesmo durante todo esse período, pois a médica não prescreveu nenhum outro remédio, e se esse prolapso causa dores no peito, pois estou sentindo. Muito obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Fernanda
    A simples presença de um prolapso de valva mitral não é indicação para nenhum tipo de profilaxia. Não sei se no seu caso há outros dados clínicos que indiquem essa conduta. Se vc não está segura, procure uma segunda opinião de outro cardiologista.

  • Anonymous

    Olá Boa tde!
    Meu irmão esta com prolapso continente da válvula mitral. Por ser continente é mais grave será necessário cirúrgia?
    Aguardo resposta e deste Já Agradeço
    M.Alice

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @M.Alice
    Prolapso continente é aquele que não interfere na função da válvula. Não há necessidade de tratamento.

  • Karina Lopes

    Boa noite, Dr. Pedro.

    Sem perguntas.
    Parabéns pelo excelente trabalho neste site.

    Karina Lopes

  • Anonymous

    mt legal o site! curti! =)

  • wanderson morais

    doutor suas respostas deixam muita gente aliviada

  • Buenosilvana

    Dr  suas explicações foi de grande valia pra mim ,tenho o prolapso da via mitral e me assusto as vezes pois sinto meu coração parar uns segundos souo frio e me dá um mal estar abdominal durnte essa parada.me sinto aliviada obrigada.

  • fernanda raquel

    tenho febre reumatica ha bastante tempo .e meu exame acusou regurgitaçao leve/moderada na valvula mitral .profilaxia da endocardite bacteriana.estou com muito medo de morrer,pois tenho 2 filhos e um deles tem apenas um ano.gosteria de ver eles crescerem.esta materia me ajudou muito pois tirou as minhas duvidas .parabens.

  • João Batista

    Tenho 47 anos e fiquei sabendo que tenho prolapso somente agora. Nunca senti coisa alguma. Será que precisarei de cirurgia?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A maioria dos pacientes com prolapso não precisam de tratamento

  • Jacqueline

    olá tenho PVM e gostaria de saber se o uso oral do anticoncepcional piora os sintomas? Eu tenho alguns sintoma chatos, e fico muito nesvosa com eles… mais no meu exame não deu nenhuma gravidade no prolapso. Eu gostaria de fazer academia mais tenho muito medo. gostaria de saber mais a respeito!!! obrigada

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Rangel

    Excelente trabalho, estou deveras maravilhado quanto aos pontos tratados, mas já ouvi alguém recomendar o usos da bezetacil que é um medicamento à base de penicilina, isso de fato é aceitável? Fiquei com essa dúvida, embora conheça um pouco da ação desse medicamento, obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rangel,
    Se for para evitar endocardite, a droga indicada é a amoxicilina.

  • Isabela

    Dr, muito obrigada por esclarecer minhas dúvidas, tenho prolápso da válvula mitral, mas não sabia o que realmente era!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Alex

    Dr,   sou Alex 39 anos,  tenho pvm, tomo inderal 10mg. Minha pergunta é: a medicação atua no controle da falta de ar?

  • Alex

    Dr,   sou Alex 39 anos,  tenho pvm, tomo inderal 10mg. Minha pergunta é: a medicação atua no controle da falta de ar?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode ajudar se a falta de ar estiver associado à frequência cardíaca elevada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode ajudar se a falta de ar estiver associado à frequência cardíaca elevada.

  • Sergio

    Dr.Pedro sou Sergio 37 anos, tenho enxaqueca, dor no peito, ansiedade e já sofri 3 crises de sindrome do panico. Tenho PVM diagnosticado há 22 anos, tomo ablock plus para a pressao mas as dores no peito nao param há mais de 5 anos. Faço acompanhamento com o cardiologista mas na questão das dores no peito não conseguimos resolver,até ansiolitico já tomei. Enfim, sou sedentarioe vou começar a realizar atividades fisicas, a minha pergunta é: existe correlação entre PVM e morte súbita durante atividade fisica ? Obrigado

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Sergio

    Dr.Pedro sou Sergio 37 anos, tenho enxaqueca, dor no peito, ansiedade e já sofri 3 crises de sindrome do panico. Tenho PVM diagnosticado há 22 anos, tomo ablock plus para a pressao mas as dores no peito nao param há mais de 5 anos. Faço acompanhamento com o cardiologista mas na questão das dores no peito não conseguimos resolver,até ansiolitico já tomei. Enfim, sou sedentarioe vou começar a realizar atividades fisicas, a minha pergunta é: existe correlação entre PVM e morte súbita durante atividade fisica ? Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • rogerio

    doutor quando fiz ecocardiograma nao apareceu o problema so vei aparecer na terceira vez quase 3 anos depois.oq ue fazer o meu medico nao passou remedio falou q era normal como e normal se eu nao tinha antes?

  • Fabiel Merck

    Caro Doutor, não entendi a relação entre o Prolapso de Válvula Mitral e o corte da Cafeína. Por favor, gostaria de maiores explanações…

    Grato.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A cafeína é um estimulante que pode aumentar a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Pode causar piora dos sintomas da síndrome do prolapso da válvula mitral em alguns pacientes, se tomada em excesso.

      • Fabiel Merck

        Caro Drº Pedro, caso isso ocorra com um portador de P.V.M. Quais são os procedimentos recomendados pela comunidade médica? E se, de outra forma, isso não acontece com um portador de P.V.M. Mesmo assim é recomendado que interrompa seu hábito de ingerir cafeína?

        Agradeço pela prestatividade.

  • Fabiel Merck

    Caro Doutor, não entendi a relação entre o Prolapso de Válvula Mitral e o corte da Cafeína. Por favor, gostaria de maiores explanações…

    Grato.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A cafeína é um estimulante que pode aumentar a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Pode causar piora dos sintomas da síndrome do prolapso da válvula mitral em alguns pacientes, se tomada em excesso.

  • Nunes

    boa noite DR  PEDRO  descobri q tenho prolapso mas foi so agora, ja havia feito todo tipo de exame e nao dava nada nesses ultimos dias constou prolapso da valvula mitral, gostaria de saber se todos os sintomas q sinto provem do prolapso sao eles: dores no peito muita fadiga mi empedindo ate de andar mais rapido dores no pulmao  palpitaçoes e as vezes parece q ta derramando algo dentro do meu peito nao consigo fazer esforço q doi o peito, subo escada e perco todo folego na subida fiz ate um cateterismo q nao seria necessario pois nao deu nada, mas hoje com tudo q estou sentindo nao to conseguindo trabalhar pois meu trabalho exige esforço nao sei mais oq faço por favor mi ajude, tenho medo de perder meu emprego. tem dias q deito e parece q nao vou amanhecer: obrigado   

  • Sandra

    Muito interessante e esclarecedor.
    Grata

  • Adson

    joy

  • Mônica

    Boa tarde, Dr. Pedro. Antes de tudo, parabéns pelo blog. Muito esclarecedor. Li os sintomas do prolapso da válvula mitral e alguns coincidem com os que eu apresento; há um ano os venho investigando com o meu médico de família (moro na Itália). Tudo começou com um forte cansaço ao subir as escadas do meu prédio (antes não sentia), depois passei a ouvir as batidas do coração no ouvido direito (só no direito). Meu médico me encaminhou para um otorrinolaringologista. Fiz exame audiométrico, impedanciometria e tomografia do ouvido médio. Tudo normal. Com o tempo percebi que além de ouvir as batidas do coração no ouvido direito eu “sinto” uma irradiação generalizada das batidas do coração no peito e no pescoço (lado direito). Passei pelo cardiologista, fiz eletrocardiograma, que apontou suspeita de engrossamento do ventrículo direito; para descartar essa suspeita me pediu complementação do exame com um ecocardiograma: o engrossamento não foi confirmado, mas foi observado um leve regúrgito de sangue da válvula mitral. Disse-me, porém, que não pode ser essa a causa dos meus sintomas. Atualmente sinto ondas de calor alternadas com crises de frio. Sinto que o meu coração bate num ritmo acelerado, mas isso não foi detectado nos exames; provavelmente eu o sinto acelerado por causa da propagaçao. ‘As vezes parece que o meu coração bate tão forte que eu tenho a impressão que poderia ver a minha roupa se movimentar. Todos os meus amigos me dizem que o que tenho é crise de ansiedade, não adianta dizer que tenho esses sintomas mesmo relaxada vendo televisão numa tarde de domingo. Não estou vivendo um momento particularmente estressante, trabalho com o que amo, me considero uma pessoa feliz. Informações úteis: 40 anos, trabalho sentada muito tempo, não pratico esportes. Peço-lhe que me dê uma opinião, sem pressa. Obrigada, Mônica. P.S. Também sinto um leve incômodo nas costas, um pouco abaixo da nuca, quando degluto. E também regúrgito alimentar leve. Muita prostração e sono.

  • Eliane

    Dr. Pedro , tenho prolapso da valvula mitral de grau mínimo , preciso fazer   profilaxia  para tratamentos dentários?
    Obrigada,
     
     
    Eliane
     

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é indicação.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é indicação.

  • valdilene

    doutor tenho muita dor no peito enradiando pr as costa ja fiz eletro ja fiz douple e nao deu nada ja fiz cirurgia da coluna cervicar a 6 meses por favor me ajude nao sei mais oque fazer a dor e muito forte tenho sdr do panico a 3 anos mais me trato tomo revotril e donaren -retard aguardo sua resposta obrigada

  • Luiza Maria

    Por favor doutor Pedro, a muitos anos fiz um ecocardiograma com dolpe e acusou o prolapso da valvula mitral, só que o cardiologista disse que isto não é grave, eu morro com este problema mas não dele.Acontece o seguinte, o primeiro exame eu fiz quando tinha convenio, depois de alguns anos  tive que usar o sus, e fiz exame que não acusou, estou na duvida, sentia muita dor no peito que se irradiava para a costa, sou muito ansiosa, sinto um pouco de tontura.Estou fazendo tratamento dentario, fiquei muito tempo com os dentes destruidos, mas felizmente graças ao meu pai estou tratando, e o que tem o problema dentario?Não sinto mais a dor forte, agora é mais fraca, mas incomoda, tomei um remedio chamado inderal, que não tem mais.Gostaria de receber um resposta para eu poder me precaver melhor.Tenho 49 anos, e este problema apareceu aos 32.

  • Janes

    Oi,fiz um exame e deu prolapso na valvula mitral com leve regurgitação…raramente sinto alguma coisa.Posso engravidar,fazer cirugias plasticas,exercicios aerobicos,e arrancar dentes
    Abraços
    janesfm@hotmail.com

  • Gleyci_queridinha

    gostaria de saber se quem tem PVM não pode tomar anestesia.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tem relação uma coisa com a outra.

  • Gleyci_queridinha

    gostaria de saber se quem tem PVM não pode tomar anestesia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não tem relação uma coisa com a outra.

  • Pati

    eu posso fazer cirurgia se tiver isso?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Na imensa maioria dos casos não é necessária cirurgia.

  • Pati

    eu posso fazer cirurgia se tiver isso?

  • Rogeriolaurentino

    tenho esse problema dr,pvm eu posso jogar jutebol.

  • Gilsonei

    Na minha infância tive febre reumática que resultou numa grave lesão mitral. Aos 16 anos tive uma recaída que quase custou minha vida, e aos 18 anos fui submetido a uma cirurgia para troca de válvula, foi implantado em mim uma prótese de válvula mecânica( de disco). Meu médico disse que quando eu completasse 40 anos eu iria parar de tomar a benzetacil.Em setembro de 2011, fiz 40 anos, em dezembro fiz o exame do eco-doppler. Os médicos eletro cardiografista disse que foi baixado um novo decreto que, quem já teve febre reumática no passado e foi submetido a cirurgia de troca de válvula, mesmo depois que continuou se tratando com benzetacil, deve continuar com o tratamento até o fim da vida, já o meu médico disse para mim parar. Gostaria de receber um parecer claro e concreto sobre o assunto, pois por motivo disso, na dúvida, até hoje estou tomando benzetacil.   

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      As duas orientações estão corretas. O médico cardiologista é quem decide, baseado em dados individuais do paciente, se a profilaxia acaba aos 40 ou permanece para o resto da vida.

  • Gilsonei

    Na minha infância tive febre reumática que resultou numa grave lesão mitral. Aos 16 anos tive uma recaída que quase custou minha vida, e aos 18 anos fui submetido a uma cirurgia para troca de válvula, foi implantado em mim uma prótese de válvula mecânica( de disco). Meu médico disse que quando eu completasse 40 anos eu iria parar de tomar a benzetacil.Em setembro de 2011, fiz 40 anos, em dezembro fiz o exame do eco-doppler. Os médicos eletro cardiografista disse que foi baixado um novo decreto que, quem já teve febre reumática no passado e foi submetido a cirurgia de troca de válvula, mesmo depois que continuou se tratando com benzetacil, deve continuar com o tratamento até o fim da vida, já o meu médico disse para mim parar. Gostaria de receber um parecer claro e concreto sobre o assunto, pois por motivo disso, na dúvida, até hoje estou tomando benzetacil.   

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Na imensa maioria dos casos não é necessária cirurgia.

  • Junior-sk8

    tenho prolapso vitral mas meus simtomas são aceleramaemto e coração falha quamdo eu me esforço muito

  • Alex

    Dr, existe alguma relação entre o PVM e uma secreção (parecida com uma goma incolor) na garganta?    obrigado,   Alex 40 anos

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Ricardo

    Dr, tenho 28 anos e fiz ecocardiografia e constatou prolapso da valva mitral e insuficiencia mitral de grau discreto. Corre risco de infarto o algo parecido? posso fazer exercicios normalmente? tem algum remedio especifico para tomar? desde já muito grato Ricardo

  • Evamaria

    gostaria de saber uma criança que deu nefrite aguda  volta,eu queria saber o que e seio renal espressado do rim esquerdo e ele deu na sugere nefropatia isso e normal

  • claudia

    olha tenho 20 anos e descubri que tenho prolapso mitral e insuficiencia mitral aos 14 anos e gostaria muito que me explicasem o pouco sobre esse problema.

    • kako

      ola eu tenho esse problema e ja fui operada  sentia-me mt cansada e com tonturas agora tenho de ser operada outra vez pis começei a sentir td de novo mt cansada co mts tonturas  e vou meteruma vavula artifiçial. um conçelho tenha mt calma e n se  enerve pork faze  mt mal e andar.mos mt nervosos tbm n faz nada bem bjs fica

  • Dangela

    Dr tenho 26 ano descobrir q tenho prolapso sinto muita dor no peito e quando respiro sinto muita dor e sinto dor no braço e pescoço e nas costas também. mim responda porfavor 

  • rafael

    dr. pedro,  o meu deu uma auteracao no prolapso da valvula mitral e sinto falta de ar, corro algum risco grave?

  • Kamila

    Estou com 33 anos e descobri que tenho o PVM e uma pequena calcificaçao na valvula aórtica , minha médca disse que ele nao esta interferindo no funciamento do coraçao, mais eu gostaria de saber se o prolapso aumenta com o passar do tempo?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Habitualmente não.

      • Miriam

        Ola, Dr. Eu me chamo Miriam e sou moradora do estado do Rio, e meu Namorado tem Prolapso na Valvula Mitral, e ja esta bem avançada, so que algo, o impede de fazer a cirurgia pra fazer a troca, Ele tomou uma varcina, que o impedi disso, o seu cardiologista disse que se fazer a cirurgia ele corre o risco de uma imoragia, O que podemos fazer isso ele tem apenas 15 anos, e e ereditario  que eu saiba seu avo tambem teve , Queria pedir uns conselhos ao, senhos pode me ajudar eu to precisando muito de tudo isso . Obrigada pode falar comigo atravez do meu e_mail que e pequena_otako hotmail.com Obrigado 

  • Kamila

    Estou com 33 anos e descobri que tenho o PVM e uma pequena calcificaçao na valvula aórtica , minha médca disse que ele nao esta interferindo no funciamento do coraçao, mais eu gostaria de saber se o prolapso aumenta com o passar do tempo?

  • Glauciaguimaro

    Boa tarde, Dr. seus artigos são realmente muito esclarecedor, para quem duvidas sobre algumas coisas.
    Descobri que tenho proplapso a 18 anos, e a 4 anos apareceram alguns sintomas como falha dos batimentos, crise de ansiedade e coração acelerado como no artigo isso é normal. Mas quando fico muito tensa os sintomas pioram.Tb tenho gastrite cronica, quando exagero na alimentação, alem do meu estomago não aceitar meu coração falha isso é normal, E alguns movimentos que faço o coração da uma batida a mais esse sintomas tb não havia sentido ja fiz varios exames e sempre dao a mesma coisa. Tenho 36 anos e sou muito ansiosa
    Tomo atenolol para abaixar os batimentos cardiacos.

  • Eu mesmo

    Olá doutor, ótimo blog…. só uma sugestão… o senhor poderia fazer algum artigo falando sobre VAB (Válvula Aórtica Biscúspide)! Obrigado

  • Eu mesmo

    Olá doutor, ótimo blog…. só uma sugestão… o senhor poderia fazer algum artigo falando sobre VAB (Válvula Aórtica Biscúspide)! Obrigado

  • Késia

    Olá Dr. Gostei muito da mateia.. Muito esclarecedor. O meu Pai tem prolapso na valvula mitral e por algumas vezes precisou ser internado por causa que o coração acelerava e voltava ao normal acelerava e voltava ao normal. Eu como já sei do problema do meu pai sempre que posso estou fazendo um eco pra saber se ta tudo bem.. graças a Deus meus eco e eletro sempre foram normais apesar que eu tenho um sopro no coração…mas ultimamente tenho sentindo muito cansaço principalmente quando faço exercicios por tempo prolongado (levo uma vida muito sedentaria, não faço atividade fisica, trabalho durante o dia e estudo a noite) quando meu dia é muito corrido e faço muito coisa sem tempo pra descansar..sempre sinto com cansaço muito grande, sinto como meu coração estivesse cansado, sinto tonteiras, e nesse dias meu coração acelera por qualquer esforcinho que eu faça. Vou fazer um outro eco pra ver se ta tudo bem. Mas gostaria de saber se tenho probabilidade de ter já que meu pai tem. Já tive um unicio de sindrome do panico, por estar trabalhando há um tempo sem ferias, e estudando muito, tudo isso gerou um desgaste muito grande em minha mente e fez com que eu surtasse de uma hora pra outra sentia muito medo, uma coisa horrivel, fui parar no hospital por varias vezes por causa do coração muito acelerado e muita dor no peito, sai do emprego e comecei um tratamento tomando antidepressivo, estou parando o tratamento (nao sei se to certa) mas já senti uma mehora muito grande, e por isso decisi ir parando ao poucos de tomar os medicamentos. Ah! tenho uma irmã que mais velha do eu, ela tb já teve sindrome do panico aos 15 anos, e quanse ela fica muito tempo sem tomar os medicamento e muito stressada os sintomas voltam de novo. O meu medo é do meu coração parar do nada… acho que que me deixa mais preocupada. Mas lendo sua materia vi que não há muito o que temer..e sim fazer um acompanhamento… e se cuidar…Já trabalhei num centro cardiologico, então  por ver muita gente com problemas cardiacos fico muito grilada…rs…Bom.. Desde já obrigada pela atenção!

  • Anonymous

    Meu nome é katia , tenho 47 anos ….Fiz vários
    exames e e so o ecodoupler a cusou refluxo mitral leve , e passei a tomar atenolol 25mg, e a medica disse q eu vou continuar sentindopontadas tonturas falta de ar e cansaço , pois o remédio só abaixaria a pressão e os batimentos cardíacos …. Pq tenho esses sintomas se td q leio diz q refluxo mitral leve não tem sintomas …o que eu faço ? O sopro ele não acaba com esse remédio? PÓ que devo fazer pra passar td isso fazia academia musculação e Pilates caminhada , e agora o que faço se passei mal varias vezes fazendo esporte , minha cardio me liberou mas agora estou com medo pois continuo sentindo pontadas e tonturas , e qd estendo roupas na corda fico sentindo falta de ar …me ajuda por favor!!!! Obrigada!!!

  • sidneia

    oi dr.eu tenho valvala mitral metalica eu posço engavida aida simto falta de ar e cansaso direto presiso ir para o medico de tao rui q fico

  • Francisco luiz

    Caro Dr tenho lesão dupla na valvula aortica leve a moderada descobri quando tinha 34 anos
    tomei benzetacil e aas por mais de 5 anos parei de tomar o medicamento por conta propria
    hoje tenho 45 anos faço exame eco cardiograma todo ano sempre no mesmo lugar
    e o resultado do exame  continua igual os anteriores , não sinto piora mais tenho medo as vezes de um
    infarto fulminante isso é pissivel ja que não tomo nenhum medicamento.
    me responda por favor.
    abraços
    francisco luiz

  • Luciamwagner

    oii, fiz ecocardiograma conclusão do diagnostico prolapso do folheto anterior da valvula mitral com refluxo discreto;tambémrefluxo valvar tricúspides de grau discreto;ventriculo esquerdo com alteração da função diastólica de primeiro grau.mas agora minha pressão esta as vezes descontrolada, meu coraçao acelera isso é normal.

  • nubia

    ola!descobri q tenho um minimo refluxo mitral,mas sinto dor no peito e cansaco o cardio me passou zelozok 25mg mas to com medo de tomar pois minha pressão e baixa o q faco!

  • Anonymous

    Esqueci de falar prolapso da válvula mitral e com refluxo mitral leve Meu nome katia 47 anos e tive duas opnioes de cardio e um manda tomar o remédio e outro manda parar , o que faço ?

  • Priscla254

    Olá, ha 8 anos descobri que tenho PVM com degeneração mixomatosa e regurgitação minima e sopro discreto, algo que nao lembro o nome leve na tricuspide, e tem dois dias que sinto dores nas dedos das maos e pés, nas articulações, doi muito e minha garganta está inchada e dolorida, nao tenho febre, mas sinto um cansaço enorme, e vertigem, estou aguardando uma vaga com meu cardiologista para a aproxima semana, mas o que  acha? cinseramente deveria ter algo para tomar que agente nao sentisse esses sintomas que são incomodos, e outra coisa, tenho uma filha de 2 anos, tive parto normal, amamentei ela ate os dois anos, vivo uma vida normal, a unica coisa que me encomoda é o cansaço.
    Abraço

  • Sandra_magno22

    tenho prolassio na volvula mitral segundo o cardiologista é pequena,mais sinto muitas palpitaçoês forte perto da garganta e tremura por favor diga-me se é normal ou esta piorando penso que vou morre. responda

  • Valeria

    Olá, tenho prolapso de válvula mitral, e recentemente sinto muitas vertigens, sinto o coração dar umas chocalhadas fortes  e uns tremores na garganta que incomoda muito, além de dores no peito. O que faço, pois está ficando cada dia mais forte e incômodo.

  • edna

    Olá  Dr a uns dois anos atrás  fiz o ecocardiogram deu problema na valvula mitral , e uma falsa corda no ventriculo esquerdo , esses dias atras fiz denovo o eco não deu nada, agora não sei o que fazer tem palpitação e falta de aer .
     edna

  • Felipe

    estou com 20 Anos estou com arritimia supraventricular, tem algum problema fazer academia? cirurgia é muito arriscada?

  • Priscla254

    Olá, ha 8 anos descobri que tenho PVM com degeneração mixomatosa e regurgitação minima e sopro discreto, algo que nao lembro o nome leve na tricuspide, e tem dois dias que sinto dores nas dedos das maos e pés, nas articulações, doi muito e minha garganta está inchada e dolorida, nao tenho febre, mas sinto um cansaço enorme, e vertigem, estou aguardando uma vaga com meu cardiologista para a aproxima semana, mas o que  acha? cinseramente deveria ter algo para tomar que agente nao sentisse esses sintomas que são incomodos, e outra coisa, tenho uma filha de 2 anos, tive parto normal, amamentei ela ate os dois anos, vivo uma vida normal, a unica coisa que me encomoda é o cansaço.
    Abraço

  • Patrick

    eu tenho prolapso da valvula mitral e isso me impede de entrar no exercito?  porq eu nao quero entrar…

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não sei quais são os critérios que o Exército Brasileiro usa

    • Rayane biasse

      ola tenho valvula metalica sera que posso engravida:? tenho 18 anos 

  • Juliana

    olá, eu tenho 19 anos, e eu sinto meu coração bater errado desde os meus 16 anos, essa época eu senti 2 vezes em um ano inteiro ele bater errado, eu sinto ele pular batidas, e quando ocorreu isso as 2 vezes eu estava correndo muito de bicicleta, e como só occoreu 2 vezes eu nem me importei, quando eu fiz 17 anos eu passei muita raiva, e começou a bater errado, mas com mais frenquencias, tipo, quase todos os dias, então procurei um cardiologista, fiz o ecocardiograma,eletrocardiograma e o holter, o resultado foi tudo normal, com p passar do tempo eu sentia ele bater errado, mas era muito dificil, demorava muito pra bater errado e isso eu sentia que não me prejudicava, e vivia minha vida normal, agora com 19 anos, eu passei outra raiva, e tudo voltou com mais frequencia e com dores no peito, todos os sintomas de PVM, e estou com sindrome do panico, detalhe, eu fui usuaria de maconha por um tempo, não sei dizer ao certo, e fumei cigarro desde muito nova ums 7 anos, e resolvi parar de fumar cigarros uma semana antes de mim ter sindrome do panico, e minha situação do coração piorar..E voltei ao mesmo cardiologista, e ele disse que poderia ser um tipo de arritimia, e me mandou fazer o holter, e estou tento acompanhamento de um psicologa. os meus sintomas são exatamente os mesmo do PVM. acredito q seja isso msm, gostaria de saber se existe uma cura? ou se vou passar a vida toda tomando remedios?

  • Juliana

    e outra pergunta, com todos os meus sintomas q ja citei aki q são os mesmos que a do PVM, eu gostaria de saber se minha vida sexual pode ser normal, pq eu canço muito, meu coração bate errado e fico com medo de morrer, e sinceramente isso esta afetando meu relacionamento. gostaria de saber se ha risco na hora H??

  • Rosilda

    oie, faz um ano q mim operei de valvúla e gostaria de saber pq meus labios so vevi roxo, e pq só vivo cripada??

  • Rosilda

    oie, faz um ano q mim operei de valvúla e gostaria de saber pq meus labios so vevi roxo, e pq só vivo cripada??

  • Vilsonalves

    Bom dia Dr. sempre pratiquei esportes porém comecei a sentir falta de ar e tontura por qualquer esforço até o ponto de não conseguir mais fazer esforço fisico, fui diagnosticado com o PVM com uma leve regurgitação mitral.Faço exames do coração anualmente (inclusivel teve uma leve alteração no tamanho) mais o meu cardiologista me diz para fazer esportes, porém não consigo pela falta de ar, tonturas e até ânsia de vômito. O que tenho que fazer, tomar algum remédio, cirurgia?

  • sandra

    ola eu tenho esse problema e ja fui operada  sentia-me mt cansada e com tonturas agora tenho de ser operada outra vez pis começei a sentir td de novo mt cansada co mts tonturas  e vou meteruma vavula artifiçial. um conçelho tenha mt calma e n se  enerve pork faze  mt mal e andar.mos mt nervosos tbm n faz nada bem bjs fica

  • Liabentosantos

    olá doutor ,tenho sopro e hipertensão e tomo captpril ,será que um medicamento com betabloqueador é melhor ?

  • suelaine

    eu queria saber  se alguem que tem pvm pode tomor  subutramina??

  • Vanessa

    Bom dia Dr. Pedro por favor responda minha pergunta,pois não vivo mais desde q descobri meu problema,estou muito preocupada tenho medo de morrer e deixar minha filha de 8 anos me ajude.Fiz uma eco e a conclusão foi sobrecarga atrial esquerda,regurgitação mitral de grau minimo,regurgitação aortica de grau minimo,na epoca do exame estava bem acima do peso,mas agora ja emagreci 20 kilos..Por favor dr esse problema aumenta,meu cardio disse q isso é normal q posso levar uma vida normal e quando eu estiver no pesso certo a sobre carga atrial normaliza,o q faço me ajudem tenho 31 anos…

    Rs Porto alegre

  • Vanessa

    Bom dia Dr. Pedro por favor responda minha pergunta,pois não vivo mais desde q descobri meu problema,estou muito preocupada tenho medo de morrer e deixar minha filha de 8 anos me ajude.Fiz uma eco e a conclusão foi sobrecarga atrial esquerda,regurgitação mitral de grau minimo,regurgitação aortica de grau minimo,na epoca do exame estava bem acima do peso,mas agora ja emagreci 20 kilos..Por favor dr esse problema aumenta,meu cardio disse q isso é normal q posso levar uma vida normal e quando eu estiver no pesso certo a sobre carga atrial normaliza,o q faço me ajudem tenho 31 anos…

    Rs Porto alegre

  • Daisy_carter

    Muito obrigada por sua explicação objetiva e prática, descobri que tinha o PVM em janeiro de 2012, tenhot todos os sintomas citados acima e pior fiz o exame de Holter 24 e o mesmo apresentou duas pausas, a primeira de 02 segundas e a  segunda de 19 segundos, mas a Cardiologista disse para não me preocupar pois o PVM é congênito. 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não sei quais são os critérios que o Exército Brasileiro usa

  • Sandra_magno22

    tenho prolassio na volvula mitral segundo o cardiologista é pequena,mais sinto muitas palpitaçoês forte perto da garganta e tremura por favor diga-me se é normal ou esta piorando penso que vou morre. responda

  • Glauciaguimaro

    Boa tarde, Dr. seus artigos são realmente muito esclarecedor, para quem duvidas sobre algumas coisas.
    Descobri que tenho proplapso a 18 anos, e a 4 anos apareceram alguns sintomas como falha dos batimentos, crise de ansiedade e coração acelerado como no artigo isso é normal. Mas quando fico muito tensa os sintomas pioram.Tb tenho gastrite cronica, quando exagero na alimentação, alem do meu estomago não aceitar meu coração falha isso é normal, E alguns movimentos que faço o coração da uma batida a mais esse sintomas tb não havia sentido ja fiz varios exames e sempre dao a mesma coisa. Tenho 36 anos e sou muito ansiosa
    Tomo atenolol para abaixar os batimentos cardiacos.

  • Valeria

    Olá, tenho prolapso de válvula mitral, e recentemente sinto muitas vertigens, sinto o coração dar umas chocalhadas fortes  e uns tremores na garganta que incomoda muito, além de dores no peito. O que faço, pois está ficando cada dia mais forte e incômodo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    As duas orientações estão corretas. O médico cardiologista é quem decide, baseado em dados individuais do paciente, se a profilaxia acaba aos 40 ou permanece para o resto da vida.

  • Stefanieczornei

    Bom dia Dr.Pedro.

    Descobri hoje que tenho discreto prolapso da valva mitral, sem sinais de degeneração mixomatosa e com refluxo mínimo.
    Tenho bronquite.
    Eles tem alguma relação? O que significa  discreto prolapso da valva mitral, sem sinais de degeneração mixomatosa e com refluxo mínimo ?
    Tem cura?
    Tem tratamento?
    O que pode causar

    Sinto cansaço e palpitação, dor no peito quando faço exercícios.

    Desde já agradeço;

  • Marinice Adv

    Olá troquei a valvula mitral ha 9 anos, e o médico fez plastia na aorta, tenho 31 anos e tive que reoperar e trocar a valvula aorta por uma mecânica em 10 de junho de 2011, devido aos problemas que passei a ter, só que tive complicações na cirurgia e não deu para trocar a mitral que é biológica e sei que tenho que reoperar, para piorar a tricuspede está com problema, e a Dra disse que terei que trocar essa também. Enfim, gostaria de saber se é normal eu sentir dores no peito, no braço e nas costas? dói muito… eu convivo com dor, até vou marcar consulta com minha médica. 

  • Marinice Adv

    Olá troquei a valvula mitral ha 9 anos, e o médico fez plastia na aorta, tenho 31 anos e tive que reoperar e trocar a valvula aorta por uma mecânica em 10 de junho de 2011, devido aos problemas que passei a ter, só que tive complicações na cirurgia e não deu para trocar a mitral que é biológica e sei que tenho que reoperar, para piorar a tricuspede está com problema, e a Dra disse que terei que trocar essa também. Enfim, gostaria de saber se é normal eu sentir dores no peito, no braço e nas costas? dói muito… eu convivo com dor, até vou marcar consulta com minha médica. 

  • Juliana

    e outra pergunta, com todos os meus sintomas q ja citei aki q são os mesmos que a do PVM, eu gostaria de saber se minha vida sexual pode ser normal, pq eu canço muito, meu coração bate errado e fico com medo de morrer, e sinceramente isso esta afetando meu relacionamento. gostaria de saber se ha risco na hora H??

  • Ana Cláudia

    Boa noite Dr. Pedro, me chamo Ana e tenho Pvm, mas segundo a minha cardio, ela é quase imperceptível. Porém sinto falta de ar e as vezes quando deito virada para o lado esquerdo, sinto alterações nos batimentos, ora enfraquece, ora acelera, além de descompaços também nos batimentos. Gostaria de orientações, pois, sinto que alguns cardiologistas no qual me consultei, não são muito claros em suas afirmações.

  • Eliane

    Dr. Pedro , tenho prolapso da valvula mitral de grau mínimo , preciso fazer   profilaxia  para tratamentos dentários?
    Obrigada,
     
     
    Eliane
     

  • Thiagotoson44

    Caro Dr.Pedro sinto todos os sintomas de um possivel prolapso mital, mas ja fiz um eco-cardiograma e a medica disse que estou normal. As dores as vezes sao insuportaveis o que devo fazer?

  • Géssica Diniz

    Tenho 17 anos e descobri hoje que tenho insuficiência mitral mínima. Gostaria de saber se devo me preocupar e se essa insuficiência poderia evoluir para um prolapso. 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Habitualmente não.

  • Alex

    Dr, existe alguma relação entre o PVM e uma secreção (parecida com uma goma incolor) na garganta?    obrigado,   Alex 40 anos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A maioria dos pacientes com prolapso não precisam de tratamento

  • Mariaabreu

    É necessário tomar antibiótico como prevenção para tratamento dentário, no caso de PVM?

  • Eliane

    Estou com 39 anos e desde criança que sinto falta de ar, dor no peito e taquicardia, não é sempre porém quando acontece fico sempre muito nervosa, tenho 3 filhos e graças a Deus, isso não me impediu de ter gravidezes saudáveis. Sempre que eu era levada pela minha mãe ao médico, esses sintomas eram avaliados pelos médicos como crises nervosas e eles receitavam tranquilizantes. Só agora um cardiologista me pediu além do eletrocardigrama outros exames como o ecocardiograma e o Holter 24horas. Então descobri que tenho PVM, e soube que minha irmã mais velha também tem, ela apresentava além dos meus sintomas também desmaios. Meus pais são primos de segundo grau e minha mãe é fumante e não deixou de fumar quando estava grávida, esses fatores podem ter contribuído para o nosso problema? Temos uma irmã caçula que não apresenta esses sintomas, ela também pode ter PVM?

  • fernanda raquel

    tenho febre reumatica ha bastante tempo .e meu exame acusou regurgitaçao leve/moderada na valvula mitral .profilaxia da endocardite bacteriana.estou com muito medo de morrer,pois tenho 2 filhos e um deles tem apenas um ano.gosteria de ver eles crescerem.esta materia me ajudou muito pois tirou as minhas duvidas .parabens.

  • http://pulse.yahoo.com/_FVWUDB6BIMSOBOXAHULL75FB2Q Darlen

    Dr existe cirurgia de correção para prolapso com regurgitação?
    tenho prolapso na mitral e tricuspide e chego a sofrer desmai com frequencia
    por causa dos sintomas,faço uso de Ancoron 200mg e tenho 27 anos. 
    existe  alguma cirurgia que elimineou diminue todos esses sintomas horriveis?
    obrigado

  • http://pulse.yahoo.com/_FVWUDB6BIMSOBOXAHULL75FB2Q Darlen

    Dr existe cirurgia para reparação do pvm com regurgitação?
    Tenho prolapso da mitral e da tricuspide, faço uso de Ancoron 200mg,
    e chego a sofrer desmaios com frequencia por causa dos sintomas, por isso gostaria de  me informar  a respeito de cirugia de reparação. obrigado.

  • Jacqueline

    olá tenho PVM e gostaria de saber se o uso oral do anticoncepcional piora os sintomas? Eu tenho alguns sintoma chatos, e fico muito nesvosa com eles… mais no meu exame não deu nenhuma gravidade no prolapso. Eu gostaria de fazer academia mais tenho muito medo. gostaria de saber mais a respeito!!! obrigada

  • Cleitotaticaio

    Dr, meu filho hj tem 11 anos e 4 meses e a 2 anos atras ele fez um ecocardiograma por motivos de rotina e no laudo saiu q ele tinha Prolapso da Valvula Mitral, mas o medico disse q as vezes por conta da idade talvez com o crescimento iria desaparecer esse digamos (disfunção) isso realmente pode acontecer e ele disse q não precisaria procurar um especialista por enquanto e que algum tempo depois seria bom com que eu revisesse esse ecocardiograma para verificar si continua? o que eu faço? devo ficar tranquila qt a isso ou ja deveria ter me preoculpado mais com isso? obrigada Tatiana

  • Juliana Ishiara

    Descobri ontem atraves de um exame Ecocardiograma que a minha filha que tem 7 anos está com um “Discreto Prolapso da Valva Mitral”, e os sitomas que ela sente é a agulhada no peito do lado esquerdo e o coração dela acelera e onde ela sente dor.
    Gostaria de saber se isto tem cura? Isto é uma coisa grave ou ela pode levar uma vida normal como qualquer criança ou tera de ter suas limitações.
    Estou muito preocupada nunca tinho ouvido falar nisto, preciso saber Dr. se ela pode fazer de tudo, e se isto é algo grave????????
    Obrigada

  • Evandro

    Boa tarde,Dr. minha esposa esta gravida e esta com a mitral comprometida,atualmente ela esta com 5 meses e meio de gestaçao .Gostaria de saber quais os riscos nesse caso?E qual as medidas a serem tomadas sem que o bebê seja comprometido .Há algo que se possa fazer?

  • Ricardo

    Olá Dr,meu nome é Ricardo tenho 27 anos,em um checape a 2 anos atrás por meio de um ultrasom do coração,descobri que tenho PVM,mas não grave.Mas ai vai minha pergunta:Tenho sentido uma dormência do lado direito da minha perna direita,proximo a minha coxa,será que isso póde estar ligado ao PVM?Pois vi no no texto acima que dormência pode ser tb um sintoma,e qual o tempo ideal para estar fazendo um novo exame,para saber se não está evoluindo para um quadro mais grave.

  • Veraeto

    oi sidneia essa tmb é minha duvida,tenho degeneração maximatosa da valva mitral.penso muito em engravidar e qual seria o parto mais indicado.abraços.