O QUE É A ADENOIDE?

As adenoides são duas pequenas glândulas compostas por tecido linfoide, semelhantes às amígdalas e aos linfonodos. As adenoides crescem durante a infância e começam a regredir ao redor dos 8 anos de idade. Quando elas crescem muito, podem causar obstrução da passagem do ar respirado pelo nariz.

Publicidade

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre as adenoides:

  • O que são as adenoides.
  • Problemas comuns das adenoides.
  • Hipertrofia das adenoides.
  • Sintomas das adenoides.
  • Tratamento das adenoides.
  • Cirurgia para adenoide (adenoidectomia).

O que são as adenoides?

Nascemos com duas adenoides, que ficam localizadas no ponto mais posterior da garganta, especificamente na região da nasofaringe, que é o local onde se encontram o fim da cavidade nasal e o início da faringe. Ao contrário das amígdalas, não é possível ver as adenoides ao abrirmos a boca, pois estas ficam acima do palato (céu da boca).

Localização das adenoides

Assim como as amígdalas e outros linfonodos, as adenoides têm como função a produção de linfócitos e anticorpos, ajudando o organismo a se defender de micro-organismos que invadem as cavidades nasal e oral. Todavia, elas não são essenciais e a sua retirada cirúrgica não parece causar nenhum problema ao sistema imunológico do paciente.

Habitualmente, as adenoides são formadas no sétimo mês de vida do feto, continuando seu crescimento até aproximadamente 5 ou 6 anos de idade. A partir dos 8 a 10 anos  elas começam a regredir, desaparecendo totalmente até a vida adulta.

Problemas na adenoide

Toda criança tem adenoide. Como acabamos de explicar, adenoide não é o nome de uma doença, mas sim uma glândula que todo ser humano possui durante a infância.

Os problemas com as adenoides surgem quando estas crescem demais e passam a obstruir a passagem de ar pela cavidade nasal. As adenoides grandes são conhecidas popularmente como “carne esponjosa”. O termo médico correto é hipertrofia das adenoides.

As adenoides se tornam hipertrofiadas geralmente em crianças com repetidas infecções de garganta. É comum a inflamação da glândula, chamada adenoidite, vir acompanhada de amigdalites e faringite (leia: DOR DE GARGANTA | FARINGITE | AMIGDALITE).

Crianças com hipertrofia das adenoides e/ou adenoidite de repetição costumam apresentar, além dos sintomas de dificuldade respiratória que serão explicados mais à frente, quadros de otite média de repetição, sinusite crônica (leia: SINUSITE | Sintomas e tratamento) e rinite persistente (leia: RINITE ALÉRGICA | Sintomas e tratamento).

Depois de alguns episódios de amigdalite/adenoidite, a própria adenoide pode passar a albergar algumas bactérias, servindo como fonte para futuras infecções respiratórias.

Sintomas da adenoide

As adenoides de tamanho normal não provocam nenhum sintoma e desaparecem na adolescência sem provocar problema algum. Porém, em algumas crianças com infecção respiratória de repetição, elas podem crescer, tornando-se permanentemente hipertrofiadas durante toda a infância.

As adenoides hipertrofiadas podem obstruir a passagem de ar pela cavidade nasal, provocando alterações como respiração ruidosa, respiração permanentemente pela boca, apneia do sono, roncos noturnos, voz anasalada, coriza persistente e sensação de ouvido tampado.

Sintomas da adenoide

As dificuldades respiratórias são mais comuns à noite, pois quando dormimos nossa musculatura relaxa, aumentando, assim, a obstrução das vias aéreas pela adenoide hipertrofiada. Crianças com adenoides grandes podem ter pesadelos frequentes, sono irregular, sono turbulento e episódios curtos de parada respiratória, chamadas apneia noturna. A criança dorme mal e passa o dia irritada, cansada e sonolenta.

A hipertrofia das adenoides faz com que as crianças respirem persistentemente pela boca, o que leva a alterações na anatomia da face e dos dentes, provocando uma aparência chamada fácies adenoideana. Crianças com fácies adenoideana caracteristicamente possuem um rosto alongado, dentes incisivos proeminentes, dentes agrupados, maxila pouco desenvolvida, lábio superior curto, narinas elevadas e um palato arqueado.

Tratamento das adenoides

As adenoides hipertrofiadas só começam a regredir a partir dos 7 anos de idade. Como muitas crianças apresentam complicações desde os 2 ou 3 anos, isso muitas vezes pode significar pelo menos 4 anos de infecções de repetição, dificuldade respiratória, sono ineficaz e alterações na anatomia da face.

O único tratamento para as adenoides grandes é a cirurgia, chamada adenoidectomia. Como as adenoides regridem espontaneamente com o tempo, a indicação da cirurgia tem que ser bem feita, pesando os riscos cirúrgicos com as complicações causadas pela obstrução das vias aéreas.

A cirurgia para remoção das adenoides é geralmente indicada nas crianças com obstrução grave das vias respiratórias, principalmente naquelas de 3 ou 4 anos com dificuldades para dormir, com otite média e/ou sinusite de repetição. Nos quadros mais leves, o tratamento é feito com antibióticos e corticoides durante as crises (amigdalites/adenoidites), não havendo indicação para cirurgia.

Durante o ato cirúrgico para retirada das adenoides, frequentemente as amígdalas também são removidas.

A adenoidectomia é uma cirurgia relativamente simples e curta, mas é feita sob anestesia geral (leia: ANESTESIA GERAL | Quais os riscos?). O procedimento é feito pelo medico otorrinolaringologista.

Habitualmente o paciente fica internado apenas por 1 dia. Se tudo correr bem, a criança pode voltar a frequentar as aulas após 1 ou 2 semanas (deve-se evitar contato com crianças com infecção respiratória nas primeiras 2 semanas de pós-operatório).

Vérsion en español:  ¿QUÉ ES LA ADENOIDES?
"O QUE É A ADENOIDE?", 5 out of 5 based on 58 ratings.
Publicidade
  • eulania santos

    olá meu filho tem 2 anos e adenoide dele é 80 % ele respira muito pela boca e a noite ronca muito é necessário fazer cirurgia?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      É possível que sim, pois ele ainda é muito novinho. Ainda faltam alguns anos até as adenoides começarem a regredir espontaneamente.

  • Simone Adriano Schuenck

    Dr. Pedro, meu filho tem 4 anos, já fez raio x de cavum e o nasofibroscopia, sendo que foi constatando uma adenoide pequena não atrapalhando totalmente o canal da narina. Mais o meu filho tem todos os sintomas acima descritos (sinusites, faringite, amidalites mais não constante) e então foi feito um tratamento que já dura dois anos, que até o momento não obteve resultado, possui o otorrino dele indicou a cirurgia, por causa das infecções constantes, e recomendou a retirada das amídalas. Ele quase não tem amidalites e sim sinusites e faringites constantes, mesmo assim é necessário a retirada delas também?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Muito difícil opinar à distância em uma situação complexa com a do seu filho. O que eu posso sugerir é que, caso vocês estejam inseguros, procurem a opinião de um segundo otorrinolaringologista.

  • rafaela lemos

    Ola meu filho vai fazer a cirurgia no dia 25de agosto nas essa semana ele ta com renite to medicando ele mas se ele não melhora ate la sera q ele poderá fazer as cirurgia normalmente

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      A princípio, sim.

  • Lília Mendes

    É possível um adulto ter hipertrofia das adenoides? Se for o caso de ser possível, é sinal de que esta não regrediu/ atrofiou?
    Obrigada

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não é comum, mas é possível. Sim, é sinal que ela não regrediu.

      • Lília Mendes

        Se for submetido à adenoidectomia, há alguma possibilidade, por mais remota que seja de hipertrofiar outra vez, tipo nascer de novo? Se sim, quais podem ser as possíveis causas?

        • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

          Uma vez retiradas, as adenóides não voltam a crescer, principalmente em adultos.

  • David Fim

    Boa noite Dr.
    fiz uma sirurgia a 1 ano e meio atras, das amígdalas mas ainda tenho muita falta de ar acha que devo fazer a sirurgia das adenoides
    obrigado..

  • karlos padilha

    fiz uma radiografia cavun e o relatório foi: redução mínima da coluna aérea do rinofaringe devido aumento de adenoides.
    o q significa exatamente isso?????????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que as suas adenoides estão grandes, obstruindo a passagem do ar.

  • Andrea Benevenuto

    meu filho operou adenoides tem 4 meses e desde entao ainda nao respira bem, sera que o medico nao tirou toda a adenoide…

  • alessandra

    Doutor tenho 14 anos e sofro muito com adenóide eu preciso operar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se até agora elas não regrediram, e você sente-se muito incomodada, a cirurgia é uma opção a ser levantada.

  • Sandra

    Dr. Meu filho tem 6 anos e foi constatado que tem adenoide de 80%, se eu operar agora corre o risco de voltar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma voltar, até porque elas começam a regredir espontaneamente a partir dos 7 anos.

  • Luciana Couto

    Olá dr. Minha filha tem repeidas infecções de garganta desde dois anos de idade, já levei á vários médicos, e cada um me fala um diagnóstico diferente. Lendo sobre Adenoide vi que minha filha tem alguns sintomas da doença. Gostaria de saber em qual consultório o sr atende, para que eu possa leva-la. Desde já agradeço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Luciana, não sou otorrinolaringologista.

  • thais

    Na entrada do meu nariz tem uma coisa crescendo isso pode ser adenoide?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, adenoide é muito profundo, não dá para ver.

  • Sandra Regina

    A adenoide pode atrapalhar nos estudos da criança.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode indiretamente, caso ela tenha dificuldade para dormir ou infecções de repetição.

  • Michele Santana Silva

    meu filho tem 9 anos vai ter que operar o mais rápdo possivel, ele esta dando dor de cabeça 4 vezes no dia e ele é alergico a vários remédios e a lactose será que a operação será de risco pra ele. estou muito preocupada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A princípio, não. Basta alertar o anestesiologista sobre as alergias.

  • Allê Rocha

    Minha filha tem 10 anos e ela esta com adenoides será que ela vai precisa operar a cirurgia é de risco.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A cirurgia é simples.

  • Diego Andrey

    dr. tenho 20 anos e tenho adenoide fiz, uma cirurgia quando criança mais n adiantou, queria saber se eu encarando uma cirurgia novamente se è capaz da minha voz voltar ao normal sem aquele som fanhoso?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se a causa do som anasalado for a adenoide, sim.

  • Guilherme Samuel C. Ivanovski

    Na cirurgia de desvio de septo é necessário retirar as adenoides?

    • thiago

      eu tenho adenóide to tomando remédio e será que vai adiantar

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        Que remédio?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Só se houver indicação para tal.

  • sandra

    minha filha tem 3 anos tem q operar de adenoide e as amigdalas so que nunca teve inflamaçaõ devo operar so ronca bastante e ficar com a boca aberta

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se ela tem dificuldade respiratória, ela pode ficar com alterações cranianas caso não opere. Se o pediatra indicou a cirurgia, você deve confiar nele.

  • Eduardo

    Doutor ; tenho 28 anos e minha adenóide do lado direito da garganta sempre foi bem grande . Como faço para resolver isto ? Obs: nao sinto dor alguma.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Tem que pedir a opinião de um otorrinolaringologista.

  • Alzinete

    Bom dia!acabei de descobrir que as adenóides da minha “filha”estão bem inchadas.levei ela ao médico com muita tosse,achei que fosse alergia a tinta da casa e estava certa.o médico falou que além da tiniste alérgica as adenóides estavam bem inchadas passou alguns remédios estou administrando e pingando gotas no nariz e ela esta bem melhor. Adorei ler um pouco mais sobre esse assunto gosto de saber de tudo que meus filhos tem pra poder fazer tudo correto e passar para outras pessoas.muito obrigado.

  • raiane

    tenho um filho de um ano de idade que tem adenoide, vai prejudicar ogora na saude dele

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não entendi.

  • raquel oliveira

    Dr queria saber o que faz ,pois tenho amiga ki tem as adenoides crecidas tabm tem a apineia do sono o ki devemos faz a cirugia ou o tratamento .. ela tem 9 anos … ja foi no medico i ele disse ki ela esta com 90% da respiraçao comprometida

    • Pedro Pinheiro

      Se está dificultando tanto a respiração, a cirurgia é uma opção válida. Converse com o pediatra.

  • micilania

    bom dia.li a postagem , e so falam sobre crianças ,mas tenho 27 anos e sofro desse problema,ainda ñ conssequi operar..custos alto.

  • JAMILLY CRISTINE

    quais os sintomas de adenoide para quem tem carne crescida no nariz, que é recomendavel ou casos graves que exigem e é aconselhavel a cirurgia

  • http://profile.yahoo.com/MRJ3DKZDQ3VIMXX4ZQWCFJXBMI rogerio

    boa tarde Dr. minha filha tem 9 anos esta idade é comum ter problema com adenoide ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nesta idade os problemas começam a diminuir, pois a adenoide começa a regredir.

  • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

    Eva, seria muita irresponsabilidade minha opinar à distância. Quem tem que decidir são vocês em conjunto com o pediatra.

  • Eva Cortes

    Boa Noite, gostei muito das informações acima. Meu filho vai fazer seis anos em Março e a adenoide dele já está enorme no exame deu que ele tem 90% do nariz fechado e o médico indicou cirurgia ano passado, mas fizemos um tratamento com uma alergista e ele dormiu bem durante esses meses mas agora voltou a ter dificuldade de dormir. No caso dele devo fazer mesmo a cirurgia ou aguardar ele completar 07 anos?? o q faço tenho muito medo de cirurgias… me ajude. Eva.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Eva, seria muita irresponsabilidade minha opinar à distância. Quem tem que decidir são vocês em conjunto com o pediatra.

  • atendimento_marcia

    boa noite, parabéns pela materia, minha filha teve otite desde os 8 meses e na época foi indicado colocar um dreno, tem crises de sinusite considerada cronica e muita dor de cabeça que se tornaram constante, acompanhadas de falta de ar, consegui fazer uma ressonancia e foi detectado volume aumentado do tecido linfoide da rinofaringe determinando redução da coluna aérea local. o que me preocupa são as frequentes dores de cabeça mesmo medicada e descobri recente que o coração dela é bicuspide. a cirurgia é indicada? por favor preciso de informações mais precisas.

  • Helder Amorim

    Olá. Dr, pode um adulto ter adenoide? Falo isso por que já ouvi uma passoa adulta comentar que fez cirurgia de carne esponjosa aos 30 anos de idade.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Poder, pode, mas é incomum.

  • Caline1000

    Parabens, tudo muito bem explicado facilitando o entendimento da doença e o tratamento necessário.

  • Lucilene

    ola ,meu nome e lucilene ,tenho uma filha com esse problema ,e devido a isso ela que so tem 1 ano ja teve pneumonia 4 vezes.isso ajuda a entender bem o pq de td isso.

  • http://profile.yahoo.com/JPQ3AIMMPPATQRIWOZXFIN4NNI Amanda

    Òtimo artigo. Minha filha faz tratamento contra a rinite alérgica e tenho um raio X para levar logo ao médico. As informações ajudam a clarear nossas dúvidas e conversar melhor com o médico. Assim, a gente não chega ao consultório tão ignorante sobre o assunto. Valeu doutor Pedro.

  • http://rogermaxrjs.com.br/ Rangel

    Mais uma vez parabéns pela publicação, são informações e dicas importantíssimas, um grande abraço, fica com Deus…

  • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

    Nesta idade os problemas começam a diminuir, pois a adenoide começa a regredir.