13 de setembro de 2013

SINTOMAS DO HIPOTIREOIDISMO

Hipotireoidismo é o nome da doença na qual a glândula tireoide produz quantidades insuficientes dos seus hormônios. Como o objetivo principal dos hormônios da tireoide é controlar o metabolismo do corpo, é compreensível que as pessoas com hipotireoidismo apresentem sintomas associados a um metabolismo lento.

Publicidade

O hipotireoidismo é uma condição muito comum em todo o mundo. Estima-se que até 10% das mulheres tenham algum grau de disfunção da tireoide, muitas delas, porém, ainda sem conhecimento deste fato.

Neste texto vamos falar apenas dos principais sintomas do hipotireoidismo. Para saber mais detalhes sobre o hipotireoidismo e outras doenças da tireoide, sugerimos a leitura dos nossos outros artigos sobre o tema:
HIPOTIREOIDISMO (TIREOIDITE DE HASHIMOTO)
SINTOMAS DA TIREOIDE
HIPERTIREOIDISMO | Sintomas e tratamento
NÓDULO DE TIREOIDE | Como diferenciá-lo do câncer
HIPOTIREOIDISMO SUBCLÍNICO
H E T4 LIVRE | Exames da tireoide

Sinais e sintomas do hipotireoidismo

Sintomas do hipotireoidismo 1# – Bócio

Sintoma do hipotireoidismo - Bócio

Bócio

Bócio é o nome dado ao aumento do tamanho da glândula tireoide, que torna-se facilmente perceptível como um abaulamento na região anterior do pescoço. O bócio pode surgir no hipotireoidismo, no hipertireoidismo, na deficiência de iodo e nas tireoidites. O bócio também pode aparecer devido ao surgimento de múltiplos nódulos na tireoide, sendo chamado neste caso de bócio multinodular.

No hipotireoidismo, como há falta de hormônios tireoidianos, o cérebro aumenta a produção de TSH, um hormônio que estimula a tireoide. Com o aumento do TSH no sangue, a glândula tireoide começa a crescer na tentativa de conseguir produzir mais hormônios tireoidianos.

Na maioria dos casos o bócio não causa nenhum sintoma, sendo apenas um inconveniente estético. Todavia, se o a glândula tiroide crescer demais ela pode comprimir as estruturas que passam pelo pescoço, como o esôfago e a traqueia, levando à tosse, dificuldade para engolir, rouquidão e até dificuldade para respirar.

Sintomas do hipotireoidismo 2# – Metabolismo lento

Como os hormônios da tireoide são essenciais ao nosso metabolismo, isto é, ao modo como o corpo gera e gasta energia, a falta dos mesmo provoca sinais e sintomas de um metabolismo lentificado. Entre eles, os mais comuns são:

– Intolerância ao frio
– Discurso e movimentos lentificado
– Desânimo
– Dificuldade de concentração
– Ganho de peso*

* Atenção, o ganho de peso no hipotireoidismo costuma ser de alguns poucos quilos e está também muito relacionado a retenção de líquidos. Ninguém torna-se obeso apenas por ter hipotireoidismo.

Sintomas do hipotireoidismo 3# – Alterações dermatológicas

O hipotireoidismo causa uma diminuição do aporte de sangue para a pele, deixando-a mais pálida e fria. A palidez da pele também pode ser causada por anemia, um achado comum nesta doença (leia: ANEMIA | Sintomas e causas).

A queda de cabelo é um achado frequente e as unhas tornam-se frágeis. O paciente também apresenta uma menor capacidade de suar.

Os pacientes com hipotireoidismo apresentam um acúmulo de duas substâncias, chamadas de ácido hialurônico e condroitinossulfato. Ambas se depositam na pele e formam uma especie de gelatina quando misturadas à água. Por isso é comum haver um espessamento da camada mais superficial da pele, tornando-a mais grossa e ressecada.

Nos casos de hipotireoidismo grave podem haver retenção de líquidos nas pernas e no resto do corpo, que se misturam a essas duas substâncias formando um edema duro, chamado de mixedema.

Sintomas do hipotireoidismo 4# – Alterações cardiovasculares

A falta de hormônios tireoidianos causa uma diminuição da contratilidade do músculo cardíaco e da sua capacidade de bombear o sangue. O resultado é uma menor tolerância ao esforço físico e cansaço fácil.

Pacientes com hipotireoidismo frequentemente apresentam colesterol elevado (leia: COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERÍDEOS).

Hipertensão arterial também é um achado comum. Nos pacientes que já eram previamente hipertensos, a pressão arterial costuma ficar mais alta, havendo necessidade de aumentar a medicação (leia: CAUSAS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL (PRESSÃO ALTA)).

Sintomas do hipotireoidismo 5# – Alterações músculo-esqueléticas

Dores musculares e câimbras são as alterações musculares mais comuns no hipotireoidismo (leia: CÂIMBRAS | Causas e tratamento). Em alguns casos há lesão espontânea do músculo (chamada de rabdomiólise) com intensa dor muscular e fraqueza, principalmente nos músculos do quadril, coxas e ombros.

Em relação às articulações, dor articular é o sintoma mais comum.

Os pacientes com hipotireoidismo apresentam níveis de ácido úrico mais elevados que a média da população, estando, assim, sob maior risco de desenvolverem gota (leia: ÁCIDO ÚRICO | GOTA | Sintomas e dieta).

Outra alteração comum é a síndrome do túnel do carpo, que costuma regredir sem necessidade de cirurgia após o início da reposição de hormônios tireoidianos (leia: SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO | Sintomas e tratamento).

Sintomas do hipotireoidismo 6# – Alterações reprodutivas

Mulheres com hipotireoidismo podem apresentar alterações na menstruação, que variam desde uma redução, ou até ausência do período, até aumento do sangramento e do tempo de menstruação. Estas alterações menstruais podem não melhorar mesmo após o início do tratamento.

O hipotireoidismo não tratado também aumenta a chance de infertilidade. Naquelas que conseguem engravidar, há maior risco de aborto.

Nos homens, o hipotireoidismo causa disfunção erétil (leia: IMPOTÊNCIA SEXUAL | Causas e tratamento) e dificuldade para ejacular. Tanto homens como mulheres apresentam queda da libido.

Sintomas do hipotireoidismo 7# – Alterações neurológicas

O paciente com hipotireoidismo não controlado pode apresentar vários distúrbios neurológicos, entre eles:

– Alterações do discurso.
– Alterações da marcha.
– Dor neuropática (dor de origem nos nervos periféricos).
– Perda da sensibilidade nos membros.
– Perda de memória.
– Dificuldade de raciocínio.
– Apatia.

Nos casos de hipotireoidismo grave o paciente pode evoluir para o coma e, posteriormente, ao óbito se não tratado a tempo.

Sintomas do hipotireoidismo 8# – Alterações gastrointestinais

O sintoma gastrointestinal mais comum do hipotireoidismo é a constipação intestinal (prisão de ventre). Outro sintoma comum é a alteração do paladar, que provoca diminuição do sabor dos alimentos.

Atrofia da mucosa do estômago (atrofia gástrica) pode ocorrer. A ocorrência de doença celíaca é quatro vezes maior nos pacientes com hipotireoidismo do que na população em geral (leia: DOENÇA CELÍACA | Enteropatia por glúten).

Também pode haver aumento do tamanho da língua, o que costuma levar à apneia obstrutiva do sono.

"SINTOMAS DO HIPOTIREOIDISMO", 5 de 5 baseado em 27 votos.
Publicidade
  • Raphaela

    Esôfagite causa inchaço no pescoço a ponto de se confundir com aumento da tireóide?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não.

  • josialaine

    tem 22 anos descobri que tenho hipotireoidismo o valor era de 92.30 .tou fazendo tratamento com t4 e esse mes minha mestruacao esta atrasada tem a possibilidade que eu possa esta gravida.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, tem. Mas como você tem hipotireoidismo, pode ser só irregularidade menstrual. Tem que fazer o teste de gravidez para saber.

  • Magda

    Boa noite. Dos sintomas descritos, apresento quase todos: ganho de peso, fadiga excessiva, sonolência, fraqueza muscular, constipação, alteração no ciclo menstrual, falta de memória, unhas fracas, etc. Mas há duas coisas me deixando muito nervosa:uma tosse seca insuportável que causa dor na traqueia (anti-alérgicos e antitussígenos não funcionam) e uma coceira pelo corpo todo! Isso tbm pode ser sintoma de hipotireoidismo? Marquei endocrino, mas só daqui a dois meses. Estou nervosa!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Podem.

  • Adriana Nunes

    estou gravida de 9 semanas e estou com tsh 6,6 gostaria de saber se esta muito alto o que fazer

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É alto para gravidez. Você tem que conversar com o seu obstetra.

  • Ana

    Minha filha tem 16 anos e tem quase sempre os pés e mãos frios e suando,unhas fracas e menstruação inrregular pode ser problemas na tiroide?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • jacqueline

    eu tenho hipotireoidismo e normal atrasar a mestruação e ter tonturas fico com pele palida e sinto fraquezas

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, são sintomas possíveis.

  • Toshio Ishibashi

    o hiporeoidismo pode acontecer em homens tambem?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim e é comum. O hipotireoidismo não é uma doença apenas de mulheres.

  • gisele

    fikei sabendo hoe que tenho hipotiroidismo ,se eu não fizer um tratamento o que acontecera comigo?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Você vai começar a ter todos esses sintomas de hipotireoidismo descritos.

  • regiani matias machado

    Ola doutor , meu exame de THS deu 7.080 e estou com aumento de volume no pescoço já esta bem perceptível , estou tomando Puran T4 , posso ganhar ou perder peço com esse medicamento ?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Geralmente o Putan T4 ajuda na perda de peso.

  • http://marciaprado Márcia Prado

    Meu filho tem hipotireoidismo, tem 11 anos , ele vai ter que tomar remédio pra sempre?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Possivelmente.

  • marcia da silva

    hoje vi uma reportage que fala sobre o hipotireodismo/
    acho que estou com issu/pois tudo q falo esta acontecendo/
    principalmente a queda de cabelo/que medico eu devo ir?.obrigada.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Endocrinologista.

  • Christiane

    Olá, tenho problema de tireóide faz tempo, o meu tsh ou t4, não lembro qual dos dois (o que é até 5 +/+), meu exame deu 19.
    Meu colesterol esta sempre alto, e sou vegetariana, e me alimento bem. Só estou tendo um problema mais grave ultimamente.
    Tenho muito muito muito frio. Cansaço e essas coisas assim eu sempre tive, mas frio vem piorando com o tempo. Não consigo mais ficar em uma sala com ar condicionado por mais de 3 horas, meus pés ficam literalmente azuis. E as outras pessoas ao meu redor parecem estar sempre com calor. As vezes não sinto os dedos do meus pés, só após caminhar por mais de 30 min.s. Minha temperatura sempre esta abaixo de 36, já chegou a 34.
    Não estou fazendo drama, nem nada, este é um comentário qualquer. Só fico indignada com o não entendimento das outras pessoas sobre o frio que sinto.
    Praaaaaaaaaaaaaaaaaaa qqque existe esse ar condicionado!!! hehehe

  • Ana O.

    Oi Pedro gostaria de saber se eu poderia usar essa matéria para um trabalho.
    Aguardo resposta. Grata.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Pode.
      Obs: se for trabalho para ser publicado na Internet, leia as condições lá no final da página, na parte onde diz “direitos autorais”.

  • Pedro Pinheiro

    Somente se a causa for hipotireoidismo.

    • adriana

      bom dia estou com hiportiroidismo estou tendo uma mestruação fortissima o que devo fazer já completei 40 anos tem alguma coisa haver

      • Pedro Pinheiro

        Pode ter, principalmente se a doença não estiver bem controlada.

  • draAndy

    Olá querida, não significa necessariamente que você esteja enferma. Descarte primeiramente causas mais comuns, mal alimentação por exemplo, genética ou até mesmo stress. Caso se cronifique o apareça outros sintomas é importante que procure um profissional. Abraço

  • Cristiane Nascimento

    Os problemas de infertilidade podem ser sanados com o uso de hormônio tireoidiano?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Somente se a causa for hipotireoidismo.

  • Eloisa Helena

    exercício físico ajuda na melhora do hipotiroedismo?

    • Pedro Pinheiro

      Sim, mas não substitui os remédios.

  • Eloisa Helena

    exercício físico ajuda na melhora do hipotiroedismo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, mas não substitui os remédios.

  • kath arraes de santana

    boa tarde,tenho hipotiroedismo engordei,e esqueço muito mais ja tomo medicamento o meu é de 100 mas mesmo assim continuo esquecendo muito e tenho dificuldade de entender as explicações na escola,etc…

  • Márcia

    Gostaria de saber se quem não tem mais a glândula da tireoide por conta de um câncer,tem um nível certo de hormônio ou cada caso é um caso.Porque no meu caso os meus exames todos são negativos e o médico que me operou o otorrino falou que no meu caso é melhor mas a endocrinologista quer baixar de 112 mg para 88 mg e eu me sinto muito mal com pouco hormônio.Gostaria de saber se eu continuar a tomar 112 mg tem alguma consequência grave.

  • http://www.facebook.com/sandrananda Sandra Lopes

    Como posso saber se o que tenho é Fibromialgia ou hipotireoidismo? Os sintomas que percebo parecem mais com o segundo. Mas fui diagnosticada como portadora de Fibromialgia, mas não foi feito nenhum exame laboratorial para afastar outras hipóteses.

    • Pedro Pinheiro

      Hipotireoidismo precisa fazer análises para confirmar.

  • Sandra Lopes

    Como posso saber se o que tenho é Fibromialgia ou hipotireoidismo? Os sintomas que percebo parecem mais com o segundo. Mas fui diagnosticada como portadora de Fibromialgia, mas não foi feito nenhum exame laboratorial para afastar outras hipóteses.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Hipotireoidismo precisa fazer análises para confirmar.

  • claudio moura

    sinto muita fadiga muscular, indisposição, dores nas articulaçoes dos joelhos, ombros, mãos e coluna, tenho dificuldade para mim concentrar e mim esqueço com facilidade de algumas coisas, será que esses sintomas podem estar assossiados a essa doença? como faço pra saber se está tudo ok com minha glândula? obg por tudo

  • isabele

    Olá, eu tomo levotiroxina todos os dias de 100 mcg, gostaria de saber se isso da tendência a engordar em tomar esse hormonio?

  • Sylvio Vieira Maldonado

    Oi Doutor Pedro Pinheiro,tudo bem?Irei realizar uma cirurgia de tireoidectomia total no próximo dia 24,devido a um crcinoma papilar, e estou com medo de engordar e perder meu pique para os esportes pois, pratico corrida e muscuação!!!Estou falando de engordar e perder o animo mesmo fazendo a reposição hormonal com o levoide!!!É possível disso acontecer mesmo fazendo a reposição hormonal com levoide?Desde já ,agradeço sua atenção!!!

  • disqus_oGFk95bmhi

    Ola tenho hipotireoidismo , e todo exama de sangue q fasso meu anti corpos sempre ta alterado isso pode me prejudicar? Grato des de agora

  • Guest

    Ola tenho hipotireoidismo , e todo exama de sangue q fasso meu anti corpos sempre ta alterado isso pode me prejudicar? Grato des de agora

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É comum ter anticorpos alterados no Hashimoto. Não é um problema grave.

  • barros

    boa tarde, tenho 30 anos e perco muito cabelo todo o ano e tenho muitas crises de calor mesmo em pleno inverno e por vezes torna se insuportável gostaria de ter uma opinião de que poderá ser…. obrigados

  • Maisa

    Olá Dr Pedro… eu tenho alguns sintomas, como: sem mesntruar a 4 meses, dores nas articulações,aumento da gordura abdominal,prisão d ventre,as vezes eu não perco a sensibilidades de alguns membros, fiz os exames TSH, T3 E T4 e deram normal…. esses examos podem estar errados?

  • marilda dos santos 45 anos

    Boa tarde, sou Marilda dos santos, fiz cirurgia a dois anos, tirei toda tiroide e necrosou a para tiroide, estou tendo todos os sintomas da hipotireoidismo, e alguns a mais, travo tanto que até morfina tive que tomar para acalmar as dores, como sou atendida pelo sus, a consulta sai cada 6 à 8 meses; então gostaria de perguntar se não é perigoso ficar tanto tempo sem ver um especialista? A oncologista me disse que com a ausência da dose correta do medicamento, pode ser que ocorra atrofia nos músculos, e disse que o coração também é um musculo e se ele atrofiar não volta, é só uma vez, há a possibilidade de que eu esteja correndo risco de morte?

  • gislene

    doutor tenho todos esses sintomas de hiportiroidimos ,descobri em 2010 quando fui saber o pq q perde o desejo sexual fiz varios exames e tinha tireoide e comecei o tratamento mas ai em 3 meses engordei 7 quilos ao tomar o remedio mas minha endocri disse q o remedio nao engorda ,como ela estava bem baixa ela pediu pra parar o remdio uns seis meses e voltar pra fazer novos exames pra saber se ouve aumento ,desde setembro de 2012 q nao tomo o remedio e permaneço com o mesmo peso ,mas acho q ela aumentou pq sinto muito outro sintomas q nao sentia antes e vou ter q tomar redio onde vou parar ja era forte com 82 kilos e agora com 94 vou virar uma bola .mim diga engorda sim mesmo a dose cendo baixa nem doutor.mim responda por favor

  • reginalima

    Boa tarde, tenho hipotiroedismo já a uns 8 anos, fui ao endoclino, que me passou o medicamento, mas mesmo assim engordei mais de 20kg, mesmo com dieta engordava, e tenho praticamente todos os sintomas, mesmo tomando o remédio e fazendo o controle a cada 6 meses, aonde acabam sempre aumentando a dosagem, hj tomo levotiroxina 175 mg. nos primeiros meses de aumento da dosagem, os sintomas aliviam, nao sinto dores e até perco algum peso, mas logo em seguida começa tudo de novo. Gostaria de saber se é normal esse aumento da dosagem e o fato de eu sempre estar indisposta, cansada, com dores musculares e até hemorragia agora.

  • http://twitter.com/ElianaRSantos Eliana R Santos

    Parabéns pelo excelente site! Aqui eu encontro várias informações úteis para mim e minha família. Quero, inclusive, agradecer por conseguir diagnosticar uma infecção urinária da minha filha.

  • Carmem Terezinha Ferraz Antune

    carmem terezinha ferraz antunes – posso tomar um remedio que se chama oxy lite , pois minha tireiode está controlada , tomo 100mg de sintroide ?obg

  • Carmem Terezinha Ferraz Antune

    CARMEM – gostaria de saber se possso tomar um remedio par acelerar meu metabolismo , sendo que tomo 100gm de sintroid todos dias ( hipotiroidismo ), obg

  • http://twitter.com/ElianaRSantos Eliana R Santos

    Parabéns pelo excelente site! Aqui eu encontro várias informações úteis para mim e minha família. Quero, inclusive, agradecer por conseguir diagnosticar uma infecção urinária da minha filha.

  • reginalima

    Boa tarde, tenho hipotiroedismo já a uns 8 anos, fui ao endoclino, que me passou o medicamento, mas mesmo assim engordei mais de 20kg, mesmo com dieta engordava, e tenho praticamente todos os sintomas, mesmo tomando o remédio e fazendo o controle a cada 6 meses, aonde acabam sempre aumentando a dosagem, hj tomo levotiroxina 175 mg. nos primeiros meses de aumento da dosagem, os sintomas aliviam, nao sinto dores e até perco algum peso, mas logo em seguida começa tudo de novo. Gostaria de saber se é normal esse aumento da dosagem e o fato de eu sempre estar indisposta, cansada, com dores musculares e até hemorragia agora.

  • PODOLOGA

    Olá, faço tratamento de hipotiroidismo á 5 anos, sinto dores nas pernas, elas incham mais no calor, vou te que tomar remédio a vida toda?

  • PODOLOGA

    Olá, faço tratamento de hipotireoidismo à 5 anos, sinto muitas dores nas pernas, meus pés incham, sinto-me muito cansada, será que eu vou ter que tomar remédio a vida toda? Quanto a dosagem dos remédios, qual a diferênça de 25mg, 50mg,75mg e 100mg, o meu médico sempre está mudando, porque será?

  • PODOLOGA

    Olá, faço tratamento de hipotireoidismo à 5 anos, sinto muitas dores nas pernas, meus pés incham, sinto-me muito cansada, será que eu vou ter que tomar remédio a vida toda? Quanto a dosagem dos remédios, qual a diferênça de 25mg, 50mg,75mg e 100mg, o meu médico sempre está mudando, porque será?

  • Mariana Nicoletti

    Olá, meu nome é Mariana, tenho 22 anos, sou enfermeira e eu venho desenvolvendo alguns problemas…. minha mãe teve CA de tireóide, com tireoidectomia total e tenho histórico familiar de hipotireoidismo (mãe, tia, avó). Como agravante tenho nódulos benignos na tireóide. Estou tendo dificuldades em marcar uma gineco então venho aqui para procurar uma opinião médica. Em xames de rotina, detectou-se que tenho 1,2 de T4 e 4,4 de TSH. Minha pele dos braços e rosto está bastante ressecada, também estou com um pouco de alopecia, meus exames de colesterol vieram todos limítrofes (sendo que eu sou extremamente cuidadosa com alimentação, não como gordura nem na manteiga e como tudo integral..) Apresentei ganho de peso nos últimos anos, os quais venho tendo MUITA dificuldade de perdê-los. Já fui em alguns endócrinos no passado, que nunca quiseram me receitar levotiroxina, mas meu TSH, pela primeira vez chega tão próximo do limite. Fiz umas buscas científicas e percebi que o TSH também varia conforme a idade e, no meu caso, estaria elevado. Gostaria de saber qual a opinião do Dr. Pedro sobre isto, pois pretendo marcar endócrino mas quero ter argumentos plausíveis. Grata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A levotiroxina não dá sonolência nem falta de apetite, ela costuma fazer exatamente o oposto, abrir o apetite e pode causar e deixar o paciente mais ativo.

  • Eunice Vieira

    Tive sindrome do túnel de carpo e fui colocada de licença médico pelo médico do banco onde trabalhava, aí comecei a engordar embora estivesse muito apatica e sem vontade de comer pulando muitas refeições. O médico disse que eu estava deprimida por estar em casa. O cansaço aumentou e o peso aumentou drasticamente. Ao procurar uma clínica de emagrecimento, fui diagnosticasda com hipotireoidismo. Comecei a tratar.
    Mas o convenio cortou a clínica e ao procurar outro especialista, fui informada que era impossível que eu tivesse hipotireoidismo, pois eu estava obesa e hipotireoidismo não pode servir de desculpa para obesidade.

    Ele cortou a medicação e essa foi a reação de um segundo médico que consultei. Acreditei e parei o tratamento contra a tireoide. Nunca consegui emagrecer. A dois anos comecei a sofrer de arritmia cardíaca, depressão e fui me tornando uma pessoa super sedentária.

    E apenas agora comecei a receber tratamento para tireoide.

    Pode ser que ninguém se torne obeso por causa do hipotireoidismo, mas o preconceito contra uma pessoa obesa não deveria servir de impedimento para que os problemas de tireoide fossem pesquisados com seriedade. E tratados.

  • anneangelim

    Bom dia!

    Gostaria de tirar algumas dúvidas. Comecei a apresentar a tireoidite de Hashimoto em 2007. O Endocrinologista disse que eu não precisava tomar nenhum medicamento, apenas xontrole com exames de sangue de 6 em 6 meses. Em 2011 comecei a apresentar quase todos os sintomas do hipotireoidismo, com exceção do bócio e ganho de peso. Como estava me sentindo muito mal, com dores por todo o corpo, procurei outro médico que então receitou o Puran T4. Estou tomando o medicamento desde janeiro de 2012, mas continuo com dores fortes pelo corpo, além de uma fadiga terrível e queda de cabelos que não cessa. Gostaria de saber se algum dia vou ficar completamente livre desses sintomas para poder ter uma vida normal novamente.

    Obrigada pela atenção,

    Anne

  • http://twitter.com/cleliasilva3 clelia silva

    Boa noite,venho para poder retirar uma grande dpuvida minha pois sóconsigo falar com os meus médicos a cada 3-4 meses,pesso-lhes me que ajudem.Gostaria de saber de o Levotiroxina causa algum tipo de sintomas tipo como sonolência e falta de apetite? Também quero saber se fazendo aluma atividae fisíca posso eliminar um pouco do meu peso ( peso que adiquiri depois da descoberta),pois ganhei 20 kg a mais do meu peso, por favor me ajuda a tirar essas dúvidas, desde já eu lhe agradeço
    clélia Silva.

  • http://twitter.com/cleliasilva3 clelia silva

    Olá,boa noite já fiz outras perguntas, só que estou com uma dúvida e gostaria que podesse tirá-la, como tenho o problema de hipotiroidismo de hashimoto descobrir já tem mais ou menos entorno de 1 ano e meio,hj gostaria de saber se praticando alguns exercícios posso diminuir o meu peso, pois depois de descoberto o problema engordei 20kg a mais do meu peso,pois tomo agora 5mg de corticóide,E gostaria de saber também se depois de estar tomando o levotiroxina se começa a dar alguns sintomas,como sonolências e falta de apetite? por favor preciso tirar essasdúvidas pois só consigo falar com os médico a cada 3 à 4 meses, desde já agradeço.

  • http://twitter.com/cleliasilva3 clelia silva

    Olá,boa noite já fiz outras perguntas, só que estou com uma dúvida e gostaria que podesse tirá-la, como tenho o problema de hipotiroidismo de hashimoto descobrir já tem mais ou menos entorno de 1 ano e meio,hj gostaria de saber se praticando alguns exercícios posso diminuir o meu peso, pois depois de descoberto o problema engordei 20kg a mais do meu peso,pois tomo agora 5mg de corticóide,E gostaria de saber também se depois de estar tomando o levotiroxina se começa a dar alguns sintomas,como sonolências e falta de apetite? por favor preciso tirar essasdúvidas pois só consigo falar com os médico a cada 3 à 4 meses, desde já agradeço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A levotiroxina não dá sonolência nem falta de apetite, ela costuma fazer exatamente o oposto, abrir o apetite e deixar o paciente mais ativo. Exercícios físicos, a princípio, são o melhor modo de emagrecer.

  • anneangelim

    Bom dia!

    Gostaria de tirar algumas dúvidas. Comecei a apresentar a tireoidite de Hashimoto em 2007. O Endocrinologista disse que eu não precisava tomar nenhum medicamento, apenas xontrole com exames de sangue de 6 em 6 meses. Em 2011 comecei a apresentar quase todos os sintomas do hipotireoidismo, com exceção do bócio e ganho de peso. Como estava me sentindo muito mal, com dores por todo o corpo, procurei outro médico que então receitou o Puran T4. Estou tomando o medicamento desde janeiro de 2012, mas continuo com dores fortes pelo corpo, além de uma fadiga terrível e queda de cabelos que não cessa. Gostaria de saber se algum dia vou ficar completamente livre desses sintomas para poder ter uma vida normal novamente.

    Obrigada pela atenção,

    Anne

  • Eunice Vieira

    Tive sindrome do túnel de carpo e fui colocada de licença médico pelo médico do banco onde trabalhava, aí comecei a engordar embora estivesse muito apatica e sem vontade de comer pulando muitas refeições. O médico disse que eu estava deprimida por estar em casa. O cansaço aumentou e o peso aumentou drasticamente. Ao procurar uma clínica de emagrecimento, fui diagnosticasda com hipotireoidismo. Comecei a tratar.
    Mas o convenio cortou a clínica e ao procurar outro especialista, fui informada que era impossível que eu tivesse hipotireoidismo, pois eu estava obesa e hipotireoidismo não pode servir de desculpa para obesidade.

    Ele cortou a medicação e essa foi a reação de um segundo médico que consultei. Acreditei e parei o tratamento contra a tireoide. Nunca consegui emagrecer. A dois anos comecei a sofrer de arritmia cardíaca, depressão e fui me tornando uma pessoa super sedentária.

    E apenas agora comecei a receber tratamento para tireoide.

    Pode ser que ninguém se torne obeso por causa do hipotireoidismo, mas o preconceito contra uma pessoa obesa não deveria servir de impedimento para que os problemas de tireoide fossem pesquisados com seriedade. E tratados.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Hipotireoidismo congênito. Cretinismo é o atraso do desenvolvimento cerebral causado pelo Hipotireoidismo congênito

  • diogo40

    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Quando o hipotireoidismo é congênito ???
    Qual nome que se dá ??

  • diogo40

    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Quando o hipotireoidismo é congênito ???
    Qual nome que se dá ??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Hipotireoidismo congênito. Cretinismo é o atraso do desenvolvimento cerebral causado pelo Hipotireoidismo congênito

  • MarcosAntonioBeneteli

    Eu quando descobri isso, tive arritmia  por 2 vezes e hipertiroidismo altíssimo, sendo que uma medica sugeriu tomar iodo radioativo por 2 vezes e passei para hipotiroidismo, mas mesmo assim é ruim ter que depender de medicamento para sempre…..

  • Elisabeth de Moraes Ferreira

    Muito esclarecedor, otimo artigo. Parabens!

  • CI

    Retirei toda a tireóide devido um carcinoma, já tem 25 dias e só consegui a cintilografia´para daqui uns 20 dias e só depois vou fazer a aplicação de iodo radioativo… Será q nesse prazo de quase 3 meses sem hormônio posso ter gds problemas??? Obrigada111

  • MIRIAM LINS GENIAL

    DR GOSTARIA DE SABER QUE MEUS EXAMES DEU QUE APARENTE AUMENTO DO LOBO ESQUERDO DA TIREÓIDE GOSTARIA DE SABER SE ISSO E CASO DE CIRURGIA ME AJUDE JA OPEREI A MUITOS ANOS ATRAS DE TIREÓIDEA UNS 20 ANOS ATRAS

  • Marthadecarvalhoferreira

    o Hipotireodismo aperecem também em mulheres com 20 anos
    siunto falta de ar
    sonolencia
    muita cende
    isso pode ser o hipotiodismo?

    essa doença tem cura?

    por farvore
    me respoda
    o meu email é marthadecarvalhoferreira@hotmail.com

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não necessariamente o paciente terá todos os sintomas. Aliás, isso é verdade em qualquer doença, não só no hipotireoidismo.

  • Josiane nascimento

    A pessoa com hipotireoidismo, tem todos os sintomas?

    Como o bocio, uma pessoa com hipotireoidismo pode não ter esse sintoma?

  • Josiane nascimento

    A pessoa com hipotireoidismo, tem todos os sintomas?

    Como o bocio, uma pessoa com hipotireoidismo pode não ter esse sintoma?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não necessariamente o paciente terá todos os sintomas. Aliás, isso é verdade em qualquer doença, não só no hipotireoidismo.

  • Ana Paula

    oi boa noite tenho 20 anos eu sinto muita fraqueza, tontura, indisponibilidade, e perca de peso frequente, fiz o exame de tireoide e o resultado deu 9,460 sendo valores de referencias 0,490 a 4,680 devo me preocupa?

  • Rosa Jf-71

    eu tenho hipotireoidismo com modulo sempre estou anhustiade fasso o que

  • silvana

    minha filha tem 7 anos e portadora de vitiligo o t4 deu 1,27 queria saber se tem algo a ver com o vitiligo que foi descoberto a dois meses.

  • silvana

    minha filha tem 7 anos e portadora de vitiligo o t4 deu 1,27 queria saber se tem algo a ver com o vitiligo que foi descoberto a dois meses.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim.

  • claudia medeiros

    olá meu nome é Claudia , a um ano atras pesava 70 k agora estou com 104 k meu cabelo esta caindo demai mihas unhas quebram facil sinto sono demais acordo sempre cansada com vontade de naõ sair da cama meu raciocinio esta lento demais o q será ?

  • telma

    tenho um bebe de 7 meses,sou portadora da sindrome de sjogren,e sindrome do qt longo,agora descobri que estou com hipotiteoidismo.o que devo fazer ,pois estou ganhando peso.nao sou de comer muito

  • Danny Castanheiro

    Olá boa tarde… tenho 25 anos sinto um calor horrível e constantemente (várias vezes durante o dia), nunca tive ciclo menstrual (apenas quando tomo anticoncepcional). Passei por vários ginecologistas e nada de saber o motivo. Estou notando que a pouco mais de 1 ano venho ganhando peso hoje estou com 60 kg nunca cheguei a esse peso antes. Além disso sempre tive retenção de líquido e intestino muito preso e também unhas fracas e cabelo caindo. Posso ser o hipotireoidismo?

  • Danny Castanheiro

    Olá boa tarde… tenho 25 anos sinto um calor horrível e constantemente (várias vezes durante o dia), nunca tive ciclo menstrual (apenas quando tomo anticoncepcional). Passei por vários ginecologistas e nada de saber o motivo. Estou notando que a pouco mais de 1 ano venho ganhando peso hoje estou com 60 kg nunca cheguei a esse peso antes. Além disso sempre tive retenção de líquido e intestino muito preso e também unhas fracas e cabelo caindo. Posso ser o hipotireoidismo?

  • Luciana morrone

    Boa noite. Nos exames rotineiros da gravidez descobri o hipotireoismo (estou com 7 meses). Estava tomando levotiroxina 25 mg, a tx baixou um pouco e agora estou tomando de 38 mg; no entanto, voltou a subir a tx do TSH e baixar o T4. A minha dúvida é se após a gravidez há uma chance da doença desaparecer. Agradeço e parabenizo pelo site esclarecedor, com linguagem que nós, leigos, entendemos. Luciana Morrone

  • Luciana morrone

    Boa noite. Nos exames rotineiros da gravidez descobri o hipotireoismo (estou com 7 meses). Estava tomando levotiroxina 25 mg, a tx baixou um pouco e agora estou tomando de 38 mg; no entanto, voltou a subir a tx do TSH e baixar o T4. A minha dúvida é se após a gravidez há uma chance da doença desaparecer. Agradeço e parabenizo pelo site esclarecedor, com linguagem que nós, leigos, entendemos. Luciana Morrone

  • Mylla Mendonça

    Gostei muito do Site e vou correr ao médico para saber se tenho hipotireoidismo. Pois estou sentindo fadiga, cansaço, dor no corpo e cabeça, aumento do bocio, queda de cabelo e unhas fracas. Durmo mal e sinto falta de ar com frequencia.,estou ressecada e sempre inchada. Estou com 80 kg, e nunca cheguei a esse peso. Muito obrigado pelas informações.

  • http://twitter.com/Fadinha_M Mylla Mendonça

    Gostei muito do Site e vou correr ao médico para saber se tenho hipotireoidismo. Pois estou sentindo fadiga, cansaço, dor no corpo e cabeça, aumento do bocio, queda de cabelo e unhas fracas. Durmo mal e sinto falta de ar com frequencia.,estou ressecada e sempre inchada. Estou com 80 kg, e nunca cheguei a esse peso. Muito obrigado pelas informações.

  • Marcela

    Olá Dr. tenho 29 anos e estoucom vários problemas, sinto um calor fora do comum e bebo muita água durante a noite.Minha pele e cabelos estão muito oleosos, tenho que lavar o cabelo todos os dias, engordei muito, meu ciclo está todo desrregulado tem 02 meses que ñ menstruo, minha Tia,irmã e sobrinha tem problemas de tireóide. Posso estar com disfunção hormonal também?

  • Marcela

    Olá Dr. tenho 29 anos e estoucom vários problemas, sinto um calor fora do comum e bebo muita água durante a noite.Minha pele e cabelos estão muito oleosos, tenho que lavar o cabelo todos os dias, engordei muito, meu ciclo está todo desrregulado tem 02 meses que ñ menstruo, minha Tia,irmã e sobrinha tem problemas de tireóide. Posso estar com disfunção hormonal também?

  • Débora

    Por que aqui no Brasil os médicos não prescrevem T3 e na Europa e EUA isto é praticado? Tenho Hipotireoidismo e tomo Synthroid desde 1998. Embora os exames acusem que os níveis estão normais tenho sintomas que atrapalham muito a minha vida. Já fiz inúmeros exames pois inicialmente julgava que tais sintomas poderiam ter outras origens no entanto nada acusaram. Acho que talvez me encaixe na porcentagem de pacientes que embora tratados com T4 e com níveis de T4 e TSH normais ainda se sentem mal e com uma qualidade de vida muito ruim…..Até hoje não encontrei um médico que pudesse me dar uma solução. Será que tenho que me conformar em conviver com sintomas desagradáveis pro resto da minha vida?

  • Débora

    Por que aqui no Brasil os médicos não prescrevem T3 e na Europa e EUA isto é praticado? Tenho Hipotireoidismo e tomo Synthroid desde 1998. Embora os exames acusem que os níveis estão normais tenho sintomas que atrapalham muito a minha vida. Já fiz inúmeros exames pois inicialmente julgava que tais sintomas poderiam ter outras origens no entanto nada acusaram. Acho que talvez me encaixe na porcentagem de pacientes que embora tratados com T4 e com níveis de T4 e TSH normais ainda se sentem mal e com uma qualidade de vida muito ruim…..Até hoje não encontrei um médico que pudesse me dar uma solução. Será que tenho que me conformar em conviver com sintomas desagradáveis pro resto da minha vida?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Poder, pode. A questão é saber se é. Só indo ao médico.

  • Robim92

    sinto muita fadiga,tenho caimbras e formigamentos frequentes.
    meu desejo sexual anda bastante diminuido ultimamente.isso pode ser hipotiroidismo?

  • Robim92

    sinto muita fadiga,tenho caimbras e formigamentos frequentes.
    meu desejo sexual anda bastante diminuido ultimamente.isso pode ser hipotiroidismo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Poder, pode. A questão é saber se é. Só indo ao médico.

  • claudia medeiros

    olá meu nome é Claudia , a um ano atras pesava 70 k agora estou com 104 k meu cabelo esta caindo demai mihas unhas quebram facil sinto sono demais acordo sempre cansada com vontade de naõ sair da cama meu raciocinio esta lento demais o q será ?

  • Luceliavilar

    ola! eu tenho hipotiroedismo,meu cabelo cai, minhas unhas sao fracas,sinto muito sono,me sinto sempre cansada,dor de cabeça,tonturas,roquidao,tenho alteraçao de comprtamento enesplicavel,esquecimento,e gostaria de saber qual a fase em que me encotro? Lucelia vilar bsb

  • Luceliavilar

    ola! eu tenho hipotiroedismo,meu cabelo cai, minhas unhas sao fracas,sinto muito sono,me sinto sempre cansada,dor de cabeça,tonturas,roquidao,tenho alteraçao de comprtamento enesplicavel,esquecimento,e gostaria de saber qual a fase em que me encotro? Lucelia vilar bsb

  • Tania Muriano

    Dr Pedro Pinheiro,parabéns por nos passar tantas informaçoes importantes,tirando as dúvidas que temos a respeito do hipotireoidismo , sempre fui bem esclarecida a respeito da doença em si e seus sintomas.Atualmente estou com um nódulo de formato regular e também suas informaçoes me ajudaram.Obrigada e que Deus o abençoe!

  • Tania Muriano

    Dr Pedro Pinheiro,parabéns por nos passar tantas informaçoes importantes,tirando as dúvidas que temos a respeito do hipotireoidismo , sempre fui bem esclarecida a respeito da doença em si e seus sintomas.Atualmente estou com um nódulo de formato regular e também suas informaçoes me ajudaram.Obrigada e que Deus o abençoe!

  • Maria da Gloria

    Meu nome é Gloria tenho 50 anos e tenho hipotiroidismo meu exame deo 5.7 e tenho muita tosse com muito pigarro sinto muito disanimo e as veses dores no corpo.Não fumo e não bebo e pretendo fazer pilates,isso não prejudica minha saúde.

  • joselaine

    estou tendo umas inrritações a baixo da garganta e doi quando vou engolir e estou adquirindo muita saliva ai tenho que estar sempre engolindo a saliva ou guspindo e tenho muita tosse tbm percebi que esta crescendo a baixo da garganta como se estivesse inchado e sinto dormencia nas articulações e perca de sono será que isso pode ser um sintoma de tireoid

  • Smalldeia

    Bom dia Dr. faz alguns anos que tive um resultado positivo para disfunção na tiroide, tomava puran, fiquei gravida e normalizou o medico disse q era normal, fiquei sem tomar a medicação durante alguns anos, agora voltei a fazer exames e TSH deu 9,8…. Tenho tido varios sintomas de depressão, uma fraqueza terrível, mas sou magra, a anemia vem e volta durante toda a minha vida, queria saber se todos esses sintomas podem ser da tireoide, pq o médico diz que esses sintomas é por causa da depressão, não sei o que fazer…. hipotiroidismo sendo q sou magra é normal tbm?Gostaria só de um aconselhamento, desde já agradeço. 

  • Smalldeia

    Bom dia Dr. faz alguns anos que tive um resultado positivo para disfunção na tiroide, tomava puran, fiquei gravida e normalizou o medico disse q era normal, fiquei sem tomar a medicação durante alguns anos, agora voltei a fazer exames e TSH deu 9,8…. Tenho tido varios sintomas de depressão, uma fraqueza terrível, mas sou magra, a anemia vem e volta durante toda a minha vida, queria saber se todos esses sintomas podem ser da tireoide, pq o médico diz que esses sintomas é por causa da depressão, não sei o que fazer…. hipotiroidismo sendo q sou magra é normal tbm?Gostaria só de um aconselhamento, desde já agradeço. 

  • Patricia Teixeira

    Oi doutor fiz um exame a um tempo atrás mais ainda não levei no médico o resultado do TSH 3ª GERAÇÃO DEU 7,711 uUI/ml e o T4 Livre deu 0,92 ng/dl, ganhei peso em pouco tempo, sinto sono e meu cabelo cai demais, estou preocupada pode ser hiportireoidismo?
     

  • Crisrovs

    viu como é fácil chegar até si krida!
    susana lopes das cuecas de silicone para aumentar-te o rabo

  • rodrigov8ao

    Bom dia Dr. gostaria de saber se no meu caso teria que almentar a dose do levotiroxina 75 para o 100, infelismente de uns 2 meses pra cá, estou sentido esses sintômas novamente principalmente o cansaço, intolerancia ao frio e muita dor de cabeça, de início quando descubrimos a doença, era hipertireoidimo, mais com o tratamento com o eutyrox + a dose de iodo radioativo a doença inverteu para hipo, sendo assim, começei o tratamento desde as doses mais fracas até chegar a dose 75, q segundo o médico seria o ideal, infelismente não consigo mais marcar o meu retorno aqui na minha cidade (Araçatuba-SP), pois “dizem” q por causa das eleições não estão marcando mais consultas pelo posto de saúde, obrigada.

  • rodrigov8ao

    Bom dia Dr. gostaria de saber se no meu caso teria que almentar a dose do levotiroxina 75 para o 100, infelismente de uns 2 meses pra cá, estou sentido esses sintômas novamente principalmente o cansaço, intolerancia ao frio e muita dor de cabeça, de início quando descubrimos a doença, era hipertireoidimo, mais com o tratamento com o eutyrox + a dose de iodo radioativo a doença inverteu para hipo, sendo assim, começei o tratamento desde as doses mais fracas até chegar a dose 75, q segundo o médico seria o ideal, infelismente não consigo mais marcar o meu retorno aqui na minha cidade (Araçatuba-SP), pois “dizem” q por causa das eleições não estão marcando mais consultas pelo posto de saúde, obrigada.

  • Mssorayaa

    ola eu tambem tenho isso e tambem estava gravida e o meu bebe nasceu antes do tempo por causa do hipertireodismo …
    força

  • Suiane_rocha

    Olá Dr. estou gravida de 4 meses e estou com hipertireoidismo, o medico passou o medicamento propiltiouracil ao qual estou tomando de 12 ewm 12 horas. Gostaria de saber quais os riscos da doença para mim e para o meu bebê? e esse medicamento tem algum riscos para o bebê? com relação a amamentação do meu bebê, pode correr o risco de não poder amamentar? e posso ter um parto prematuro? por favor Dr. me responda, pois estou muito preocupada. meu email é: suiane_rocha@hotmail.com.

    • Mssorayaa

      ola eu tambem tenho isso e tambem estava gravida e o meu bebe nasceu antes do tempo por causa do hipertireodismo …
      força

  • Convidado

    oi Doutor, meu tsh deu 6.14 tenho vários sintomas do hiportireoidismo pode ser um indicio de algum problema na tireoide?

  • Convidado

    oi Doutor, meu tsh deu 6.14 tenho vários sintomas do hiportireoidismo pode ser um indicio de algum problema na tireoide?

  • Carina Souza

    Excelente artigo. Parabéns! Um dos mais completos que já li.

  • Jessica aline

    Perguntinha : No texto diz assim “Bócio é o nome dado ao aumento do tamanho da glândula tireoide, que torna-se facilmente perceptível” o aumento da “papada” pode se levar em consieração ao aumento do bócio ou não???

  • Bruna

    Artigo perfeito! Eu já sabia o que eu tinha antes mesmo de me consultar com especialista!

  • Analiceferreiras

    eu sinto espécie  de vertigem ou asvezes leve tontura o medico disse q é labirintite pode causar esses danos o hipotireoidismo na pessoa?

  • Lilly

    agora q vi esse sintomas fiquei mto nervosa porque eu tenho no pescoço o eu chamo de bola ,a algum tempo atrás fui ao medico ele disse q não era nada sem fazer nenhum exame so tocou no meu pescoço,mais depois da minha segunda gravidez começei a tomar um anticosepcional q não ficava mentruada só q ja faz um tempo que não tomo mais esse remedio e em agosto agora vai fazer dois anos q nunca mais fiquei menstruada e tenho varios dos sintomas  ganho de peso,queda de cabelo,unhas mto fracas,desanimo,dor muscular,o meu pescoço ta duro na quela bola e fica mto ruim de engolir…

  • Eliana Neves

    parabéns pela matéria.

  • Analiceferreiras

    parabens gostei muito das explicações prabens,

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A papada é acúmulo de gordura na região do pescoço, é diferente do bócio.

  • maria margarete de oliveira

    boa noite fiz o exame de TSH e deu que esta ultrasensivel  resultado foi 5,367uUI/mL  pq essi me explica…

  • Lilly

    agora q vi esse sintomas fiquei mto nervosa porque eu tenho no pescoço o eu chamo de bola ,a algum tempo atrás fui ao medico ele disse q não era nada sem fazer nenhum exame so tocou no meu pescoço,mais depois da minha segunda gravidez começei a tomar um anticosepcional q não ficava mentruada só q ja faz um tempo que não tomo mais esse remedio e em agosto agora vai fazer dois anos q nunca mais fiquei menstruada e tenho varios dos sintomas  ganho de peso,queda de cabelo,unhas mto fracas,desanimo,dor muscular,o meu pescoço ta duro na quela bola e fica mto ruim de engolir…

  • deniz

    tem tiroide o que emagrece, mesmo com tratamento estou com irritabilidade, cançada, arritimis,calor no rosto, trnho 45 anos isto pode ser menopausa

  • Raquel

    A mulher que retira a tireoide pode ter filhos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Enyzinha_rosetti

    Dr minha filha tem o bocio,mais o ezame de sangue deu normal, o que devo fazer, ela ja toma levoide de 25, continua tomando? ela tem todos os sintomas de hipotiroidismo

  • Enyzinha_rosetti

    Dr minha filha tem o bocio,mais o ezame de sangue deu normal, o que devo fazer, ela ja toma levoide de 25, continua tomando? ela tem todos os sintomas de hipotiroidismo

  • adenilde

    a minha mae tem hipotireoidismo e ela fala que o nodulo doi,afinal doi ou não?Por favor responda-me…urgente.Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode entrar em coma.

  • Tamyrescst

    Pacientes com hipotireoidismo de hashimoto pode fazer uso do medicamento Ritalina?

  • Fabianasilvaandaloro

    nao me aguento parar em pe e muito sono estou com tireoide o grau e 6 pode sre isso

  • MarcosAntonioBeneteli

    Eu quando descobri isso, tive arritmia  por 2 vezes e hipertiroidismo altíssimo, sendo que uma medica sugeriu tomar iodo radioativo por 2 vezes e passei para hipotiroidismo, mas mesmo assim é ruim ter que depender de medicamento para sempre…..

  • MarcosAntonioBeneteli

    Pois eu tenho hipot e suo que nem um cão principalmente nas costas seja frio ou calor e é horrivel, 

  • Lidiarose

    problema de tiroide pode causar ardor na garganta?

  • Bruna

    Artigo perfeito! Eu já sabia o que eu tinha antes mesmo de me consultar com especialista!

  • Marileia Dias

    marileia o que acontece  se ficar sem tomar o hormonio 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode entrar em coma.

  • Jessica aline

    Perguntinha : No texto diz assim “Bócio é o nome dado ao aumento do tamanho da glândula tireoide, que torna-se facilmente perceptível” o aumento da “papada” pode se levar em consieração ao aumento do bócio ou não???

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A papada é acúmulo de gordura na região do pescoço, é diferente do bócio.

  • Analiceferreiras

    parabens gostei muito das explicações prabens,

  • Elisabeth de Moraes Ferreira

    Muito esclarecedor, otimo artigo. Parabens!

  • Eliana Neves

    parabéns pela matéria.

  • roseneide machado de sousa

    fiz um exame peguei o resultado hj resultado 15,59 tenho olhos embugalados tenho dores na boca do estomago diarreia nao lembro das coisas  

  • roseneide machado de sousa

    fiz um exame peguei o resultado hj resultado 15,59 tenho olhos embugalados tenho dores na boca do estomago diarreia nao lembro das coisas  

  • Carina Souza

    Excelente artigo. Parabéns! Um dos mais completos que já li.

  • Geisalamim

    oi gostaria de saber se pode tomar subtramina quem tem hipotireoidismo?

  • Vilma Vts

    Peguei o resultado do meu exame de sangue e alguns resultados me deixaram preocupada…não tenho previsão para conseguir agendar minha consulta…gostaria de saber se os valores abaixo são preocupantes ou não. TSH 7,9 /T4L 0,96 / T4 6,4 / T3 1,0. 

  • Diego Martins

    Queria um formulário de contato ou um e-mail pra enviar pedidos pode?
    queria um artigo falando sobre a diferença de doenças agudas e crônicas etc… e quais as doenças agudas no brasil e as crônicas e fora do brasil.

  • http://www.msaude.com.br/ Mais saude

    Excelente artigo. Parabéns amigos.

  • leticia

    Estou tendo insonia,ansiosa ,estou comendo o dobro,dores musculares, desanimo,cansaço ….minha mãe tem tireoide e diabete…Estou bem ruim não consigo dormir e de dia sou um vegetal…