DIAGNÓSTICO DO DIABETES MELLITUS

Este texto abordará as análises de sangue realizadas para o diagnóstico do diabetes mellitus e para o acompanhamento dos níveis da glicose sanguínea. Falaremos, entre outros, sobre a glicemia em jejum, glicemia pós-prandial, hemoglobina glicosilada e a frutosamina.

- PUBLICIDADE -

Não deixe de ler também nosso outros artigos sobre diabetes mellitus:

Há pelo duas décadas existem evidências científicas de que o rigoroso controle dos níveis de glicose no sangue, chamado de glicemia, pode prevenir complicações do diabetes tais como a nefropatia diabética (lesão renal), retinopatia diabética (lesão dos olhos) e neuropatia diabética (lesão dos nervos periféricos).

Portanto, além do diagnóstico precoce do diabetes, é preciso um seguimento contínuo da taxa de glicose destes pacientes. Atualmente dispomos de algumas opções para a quantificar a glicemia. Vamos falar especificamente de cada uma a seguir.

Glicemia em jejum

O exame da glicemia em jejum é modo clássico de diagnosticar o diabetes mellitus. Consideramos jejum, neste caso, a ausência de consumo de calorias por pelo menos 8 horas.

Quando em jejum, o níveis de glicose no sangue devem estar abaixo do 100 mg/dL. Este é o valor normal e desejado para todos.

Quando a glicemia em jejum encontra-se entre 100 e 125 mg/dL, dizemos que este paciente apresenta glicemia de jejum alterada, também chamada de hiperglicemia não diabética ou, mais didaticamente, pré-diabetes. O termo pré-diabetes pode ser empregado baseado no fato de que 1 a cada 4 pacientes com glicemia de jejum alterada, desenvolverão critérios para diabetes mellitus dentro de 3 a 5 anos. Se o paciente tiver outros fatores de risco como obesidade e história familiar, o risco é ainda maior.

Quando a glicemia em jejum encontra-se acima do 126 mg/dL em pelo menos 2 análises de sangue coletadas em momentos diferentes, temos critério para o diagnóstico do diabetes.

A glicemia em jejum é atualmente usada apenas para o diagnóstico. Nos pacientes com diabetes mellitus já em tratamento, o seu uso é mais limitado, pois nos fornece apenas o valor da glicemia no momento da coleta, não sendo possível saber como ela estava nos dias anteriores. Para o seguimento do diabetes o melhor exame atualmente é a hemoglobina glicosilada, explicada em detalhes mais abaixo.

Glicemia sem jejum

O melhor exame para o diagnóstico do diabetes é a medição da glicemia realizada com jejum de pelo menos 8 horas. Porém, eventualmente o paciente pode dosar sua glicemia sem estar em jejum, e às vezes, esse valor pode ser útil.

Quando nos alimentamos, em questão de minutos, nossa corrente sanguínea recebe uma carga de glicose, elevando rapidamente a nossa glicemia. Após uma alimentação, fatalmente nossa glicemia estará acima de 126 mg/dL, o que obviamente não indica diabetes. Porém, assim como o sangue recebe um banho de glicose, nosso pâncreas também libera uma carga de insulina para que essa glicose possa ser aproveitada pelo nosso organismo (leia: PANCREATITE CRÔNICA | PANCREATITE AGUDA para saber mais sobre o funcionamento do pâncreas). Deste modo, a nossa glicemia permanece mais ou menos controlada, não ultrapassando o valor de 200 mg/dL em momento algum, retornando ao valores normais após mais ou menos 3 horas. Por isso, qualquer glicemia que se encontre acima de 200 mg/dL, mesmo após uma refeição, é indicativa do diabetes. Se o paciente tiver sintomas de diabetes, então, o diagnóstico pode ser fechado mesmo sem a solicitação da glicemia em jejum para confirmação.

Glicemia pós-prandial de 2h

O grande problema das dosagens de glicemia sem jejum é a falta de padronização. Cada indivíduo consome uma quantidade diferente de calorias e o exame é feito com diferentes tempos de intervalo entre a última refeição. Para evitar confusões, existe um exame chamado de glicemia pós-prandial que funciona da seguinte maneira: os pacientes vão ao laboratório e colhem uma amostra de sangue para avaliar a glicemia de jejum. Após esta coleta, o laboratório fornece uma bebida com uma quantidade fixa de glicose (75g) e ao final de 2 horas, uma nova amostra de sangue será coleta para aferição da sua glicemia.

- PUBLICIDADE -

Este exame serve para avaliar com está a sua secreção de insulina após uma carga de glicose. A glicemia pós-prandial normal é aquela que, após 2 horas, se encontra abaixo dos 140 mg/dL.

Valores entre 140 e 199 mg/dL indicam intolerância a glicose e são um sinal de que o seu organismo não está lidando corretamente com a elevação do glicose após as refeições. Normalmente indica resistência à ação da insulina. É também considerada um estágio pré-diabetes, mesmo que a glicemia em jejum esteja abaixo de 100 mg/dL.

Valores acima de 200 mg/dL são indicativos de diabetes.

Teste oral de tolerância a glicose com curva glicêmica

O teste oral de tolerância a glicose (TOTG) é uma versão modificada da glicemia pós-prandial, usada para o diagnóstico do diabetes que se desenvolve na gravidez, chamado diabetes gestacional. É normalmente realizado entre a 24ª e 28ª semanas de gestação.

O teste é feito da seguinte maneira. Uma primeira amostra de sangue é colhida em jejum. É, então, oferecido uma bebida com 100g de glicose. Novas amostras de sangue são coletadas após 1, 2 e 3 horas. O diabetes gestacional é diagnosticado quando os resultados excedem dois ou mais dos seguintes valores:

– Glicemia de jejum maior que 95 mg/dL
– Glicemia de 1 hora maior que 180 mg/dL
– Glicemia de 2 horas maior que155 mg/dL
– Glicemia de 3 horas maior que 140 mg/dL

Este tipo de exame só tem valor em grávidas.

Hemoglobina glicosilada

Ao contrário dos exames acima que servem principalmente para o diagnóstico do diabetes mellitus, a hemoglobina glicosilada, também chamada de hemoglobina glicada, hemoglobina A1c ou simplesmente, HbA1c, é um exame usado para avaliar o controle da glicemia nos pacientes já com o diagnóstico firmado de diabetes.

A hemoglobina glicosilada é um exame extremamente útil, pois serve para avaliar o estado da glicemia nos últimos 3 meses. Quando dosamos a glicemia em jejum nos pacientes diabéticos o seu resultado indica apenas como está o controle do diabetes nas últimas horas. Por exemplo, um paciente passa os últimos 3 meses sem dieta e usando os medicamentos para o diabetes de modo irregular, mas 24-48 horas antes das análises resolve tomar os remédios de modo correto. Quando ele for dosar a glicemia em jejum é possível que esta se encontre dentro ou próximo da normalidade dando a falsa idéia de que seu diabetes está bem controlada. Porém, se a hemoglobina glicada também for dosada, esta estará claramente alterada, indicando que, na verdade, o diabetes não está sendo tratado como seria suposto.

Mas como funciona a hemoglobina glicosilada?

A hemoglobina é a principal proteína das nossas hemácias (glóbulos vermelhos). Quando a taxa de glicose no sangue encontra-se elevada, parte da hemoglobina começa a ligar-se à esse excesso de glicose circulante, transformando-se em hemoglobina glicosilada, ou seja, hemoglobina ligada a glicose. Como as hemácias tem uma vida de 3 a 4 meses, este é o tempo em que cada uma fica exposta a glicose no sangue, fazendo com que a hemoglobina glicada seja um espelho da glicemia média nos últimos 3 meses.

Os valores normais de hemoglobina glicosilada, para pessoas sem diabetes, ficam entre 4% e 6%. Um diabetes bem controlado é aquele que apresenta valores abaixo de 7%. Níveis acima de 7% estão associados a um maior risco de complicações como doenças cardiovasculares, renais, dos nervos periféricos e dos olho.

A partir dos valores da hemoglobina glicosilada é possível estimar a taxa média de glicose nos últimos 3 meses:

HbA1c – Glicemia média (variação):
5% – 97 (76–120)
6% – 126 (100–152)
7% – 154 (123–185)
8% – 183 (147–217)
9% – 212 (170–249)
10% – 240 (193–282)
11% – 269 (217–314)
12% – 298 (240–347)

Apesar de ainda não ser universalmente aceito, já há grupos que usam a hemoglobina glicosilada também para o diagnóstico do diabetes mellitus. Dois exames diferentes com valores de HbA1c maiores que 6,5% seriam suficientes para se fechar o diagnóstico. Pacientes com hemoglobina glicosilada entre 6% e 6,5% estariam no grupo de pré-diabetes.

Frutosamina

Outras proteínas além da hemoglobina sofrem glicosilação, ou seja, ligação com a glicose. Frutosamina é o nome que damos a esse complexo proteína-glicose, sendo a principal proteína a albumina.

A dosagem da frutosamina nos fornece uma estimativa da glicemia nas últimas 4 a 6 semanas, pois a vida média de uma albumina é de apenas 1 mês, não sendo assim, tão bom quanto a hemoglobina glicosilada. A frutosamina, porém, pode ser muito útil nos pacientes com anemia (leia: ANEMIA | CAUSAS E SINTOMAS), em uso de eritropoietina, doenças da hemoglobina ou insuficiência renal crônica (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | SINTOMAS), situações que podem causar erros na medição da hemoglobina glicada.

O valor normal da frutosamina varia de um laboratório para o outro.

Glicemia capilar

A glicemia capilar é aquele exame onde avaliamos a glicemia do momento através de uma pequena gota de sangue e um aparelhinho para a leitura da concentração de glicose sanguínea.

Diabetes- glicemia capilar

Este é excelente e prático modo de avaliar mais de uma vez ao dia a variação da glicemia, permitindo fazer ajustes pontuais na dose e no horário dos medicamentos antidiabéticos, principalmente da insulina.

A glicemia capilar não deve ser usada para o rastreio do diabetes na população sadia. Sua relação com os resultados da glicemia pela análise laboratorial do sangue não são tão corretas uma vez que vários fatores podem levar a uma leitura errada, como uma mão não propriamente limpa, um mau armazenamento das tiras, sujeira no aparelho, mãos muito frias, etc. Além disso, a glicemia nos capilares do dedos costuma estar sempre um pouco mais alta que a glicemia do sangue nas veias.

Portanto, a glicemia capilar serve para o seguimento do diabetes, mas não para o seu diagnóstico.

- PUBLICIDADE -
  • José Arnaldo Castro

    José Arnaldo de Castro

    Dr. Pedro
    Sei que sou diabético há 15 anos. A tinha sob controle no entorno de 116 mg/dl. Posteriormente passou para o entorno de 126 mg/dl. Em agosto passado (2015), ela pulou para 298 mg/dl e a hemoglobina glicada, 10,5%. Senti e sinto as principais características da diabete: sede intensa, urinar frequentemente, cansaço, dores nas pernas, tonturas e visão embaçada. Tomo desde o início e diariamente os medicamentos, Glifage e Diamicron. Posteriormente, foi acrescentado Janúvia. Nestes últimos 7 anos fui acometido de diversas crises de depressão. Passei a tomar diariamente os medicamentos: Depakorte, Venlafaxina e Razapina. Pergunto: esse medicamentos contra depressão podem trazer como efeito colateral a elevação da minha hiperglicemia?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não de forma relevante. O mais provável é que os seus antidiabéticos orais não estejam sendo suficientes para controlar o seu diabetes. É possível que você precise iniciar insulina.

  • Abilioneia Lemos da Cruz

    Parabéns Dr Pedro pela solidariedade!

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Obrigado.

  • Johnathan Laurindo Guimarães

    Não tenho diabete confirmada mais fazendo um exame de rotina notei que hemoglobina gricada deu 6.8 era glicemia em jejum deu 72 eu não tomo nenhum tipo de remédio para diabete mais tomo suplemento isso quer dizer q estou com diabetes.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não, deve ter havido algum erro. É preciso repetir o exame para confirmar.

  • Mário Sérgio

    Bom dia Dr. Pedro. Meu filho de 3 anos passou pr alguns exames e deu como resultado Glicemia 126 mg/dl, isso é um caso de diabetes?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se o exame foi feito em jejum, tá mesmo no limite. Tem que repetir para confirmar.

  • Vanessa Delfino

    Boa Tarde. Meu filho de 3 anos fez alguns exames no começo do mês de março, e a glicose dele deu 188 mg isso já é um caso de diabetes?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se for em jejum, é preciso repetir para confirmar. Mas com valores tão elevados, a possibilidade de ser mesmo diabetes é muito alta.

  • Fernanda Aparecida da Silva

    minha taxa de Glicose no sangue e de78mg/dl e a taxa de Hemoglobina glicosilada 9.20% posso estar com Diabetis

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Esse resultado é contraditório. Deve ter havido algum erro.

  • Girlane Aires Gonçalves

    meu irmão mediu naquele aparelho one Touch deu 469 mg. É preocupante?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      É um valor bem alto. O diabetes dele não está bem controlado. Tem que acertar dieta e medicação.

      • izaias alves dos santos

        Olá Prezado Dr. Pedro, estou tomando remédio para diabetes, está completamente controlada, o senhor acha que se pode diminuir a dosagem do remédio, ou até mesmo parar? e continuar com dieta e exercícios? sendo que a diabetes antes dos medicamentos chegava sempre 128 em jejum e agora está sempre 100, a mais ou menos 4 meses está controlada. o que o senhor acha? é possível controlar apenas com exercícios e dieta controlada?
        abraços.

        Izaias Santos

        • Lucio Teixeira

          Meu caso, com acompanhamento medico, dieta e exercios (30 min caminhada ao dia)e nem um medicamento necessário

        • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

          O diabetes provavelmente só está controlado por causa dos remédios. Se você parar com a medicação, o mais provável é que volte a ficar descontrolado.
          Até existem casos de diabetes controlado por exercícios e dieta, mas não sei se o seu caso é um deles. Tem que conversar com o seu médico.

  • Pri

    Boa noite, fiz um exame de glicose em 23/11 e o resultado foi glicose em jejum de 93mg e resistencia a insulina, este mes refiz o exame de glicose e o resultado foi 83mg, a minha dúvida é se isto é normal, pois continuei fazendo a mesma dieta não mudei nada na alimentação.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Normal.

  • Polly

    Boa Noite,
    Dr, tenho 33 anos e estou grávida de quase 3 meses. Tenho histórico de diabetes e obesidade na família. Fiz o exame de glicose em jejum a 3 semanas e deu 103. Meu médico disse que já sou considerada diabética. Essa afirmação procede? Cortei muita coisa da alimentação, mas confesso que estou surtando!

  • Ricardo Moreira

    Boa tarde. Tenho 56 anos, obeso. Parei de fumar em 9 meses. Engordei bastante (154 kg) nos últimos meses. Já me encontro em dieta e comecei a diminuir.
    Nunca tive problemas com glicemia. Sempre dentro dos limites.
    Hoje peguei o resultado e deu glicemia em jejum de 101 mg/dl. Sei que um pouco acima do normal (100mg/dl), porém o que me preocupa é o HbA1c. Nunca havia ouvido falar sobre este exame, já li e compreendo o que significa. Mas o resultado, realizado no laboratório público de meu município, foi de 10,0. Pelo que pude ver é altíssimo.
    Será que não é um disparate, e portanto deva ser novamente realizado ?
    É certo que não sinto sintomas da diabete mas que isso não signifique isenção de pelo menos uma pré-diabete.
    O que devo fazer, além de procurar novamente o clinico do ESF do município ?
    Peço pelo menos um esclarecimento.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Uma hemoglobina glicada de 10 não é compatível com uma glicemia de 101. Você deveria repetir ambos exames.

  • Vanessa

    Olá! A partir do momento que é iniciado o tratamento com insulina basal e regular, é normal oscilação? Qual o tempo médio para o equilíbrio da glicose? A visão turva melhora com este equilíbrio? Ou pode ficar turva para sempre? :/

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      1- sim.
      2- Pode demorar algumas semanas, depende da frequência com que você consegue ser vista pelo seu médico.
      3- Sim, melhora com o controle da glicemia.

  • Luis Azevedo

    Luis Azevedo

    Bom dia Dr, tenho medido em casa os valores dada glicemia apresnto 133, 125, 140, sou diabético ?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Desse jeito não dá para fazer diagnóstico. Tem que fazer o exame em um laboratório e em jejum.

  • Mara Lucia dos Santos

    pré diabetes se trata com medicação e dieta? ou não?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se tiver alguma ferida infectada, é com medicamentos. Se não, o melhor é controlar a glicemia de forma correta e proteger as feridas.

      • Mara Lucia dos Santos

        muito obrigada , boa noite!

  • Mara Lucia dos Santos

    caimbras são sintomas de diabetes???

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Diabéticos costumam ter mais câimbras.

  • Stephanie

    Artigo esclarecedor!!Assim como todos postados nesse site!!
    Tenho uma dúvida, uma glicose em jejum de 97mg/dl, com uma Hb glicada de 7,5% e Hb A1C de 6% pode ser diagnosticada como diabetes? Sendo uma pessoa com histórico familiar de diabetes mas que nunca teve a glicose acima de 100mg/dl ? Ou pode ser considerado uma pré diabetes? Agradeço.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Hb glicada e HbA1c são a mesma coisa. Não faz muito sentido você ter glicemia em jejum de 97 e hemoglobina glicada de 7,5%. Deve ter havido algum erro. O valor de 6% faz mais sentido.

  • Miro

    Boa tarde, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela matéria. Muito esclarecedora. Tenho uma dúvida, meu exame de glicose (jejum) apresentou o resultado de 88 mg/dl e a taxa de hemoglobina glicada (HbA1c) foi de 6,1 – glicemia média estimada de 128mg/dl, estou com pré diabetes?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Tem que repetir esta análise, 88 de glicemia de jejum é um bom valor. Se você tiver fatores de risco, um teste de tolerância à glicose pode ser útil.

      • Miro

        Muito obrigado Dr. pela informação. Parabéns pelo site.

  • Francine Alves

    Dr Pedro, resultado de 114, mg para uma criança é sinal de alerta?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sim, valores acima de 100 são altos, principalmente para crianças.

  • Karina Maddox

    Excelente matéria, dr. Fiz há um ano os testes de glicemia em jejum e hemoglobina glicosilada a pedido da minha endocrinologista.
    Glicose: 88 mg/dl
    Hemoglobina glicosilada: 5,7%
    Esses resultados são normais?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sim.

  • Geovania Costa

    Olá Dr. Pedro! A minha mãe foi diagnosticada recentemente com diabetes, porém estou na dúvida sobre esse diagnóstico. Ela estava com fluxo menstrual intenso e descobriu que tem um mioma, depois disso o médico solicitou um exame de urina (EAS) que indicou glicosúria 3+. Ela fez o exame de glicemia de jejum e deu 151mg/dl, mas ela não estava realmente em jejum, tinha tomado café e comido amendoim. Por esse motivo, o médico solicitou a repetição do exame e dessa vez ela cumpriu o jejum mínimo de 8 horas corretamente e o resultado foi 118mg/dl mas mesmo assim foi dito para ela que é diabetes. Mas se até 126mg/dl não é diabetes e se o resultado de 151mg/dl foi porque ela não estava realmente em jejum, qual o motivo desse diagnóstico? A presença de glicose na urina é um fator determinante?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Do que jeito que você relata a história, realmente não dá para fechar o diagnóstico de diabetes.

  • Sylvana Carvalho

    Minha glicemia em jejum tem dado de 140 a 169. O periodo tem sido de stress. Estou preocupada e quero saber quais os problemas que ocorrem devido a taxa alta no meu organismo. O que pode acontecer no meu corpo. Quais as complicações?
    Obrigada pela atenção.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Mais de uma glicemia em jejum, colhida em dias diferentes, com valor acima de 126 é indicativo de diabetes. Você precisa procurar um endocrinologista para começar o tratamento.
      Vou escrever um texto brevemente somente sobre as complicações do diabetes.

  • Rodrigo Miranda

    Bom dia, Dr. Pedro Pinheiro. Eu nunca obtive resultado alterado em quaisquer exames de glicemia em jejum que fiz, tendo sido o maior deles, até agora, 91mg/dl e 86mg/dl, o mais recente. Entretanto, minha hemoglobina glicada apresentou o resultado de 6,8% (a anterior, 5,6%). Somente por essa taxa de hemoglobina glicada, posso ser considerado diabético? Busco sempre fazer refeições com carboidratos de baixo IG, usando os de alto IG tão somente no pós-treino de musculação (45g de dextrose + 30g de whey protein) e no desjejum. Obs.: uso cabergolina 0,25mg/semana por ser portador de microadenoma de hipófise (0,3mm) e apresentar quadro de hiperprolactinemia (já controlada). Grato pos nos disponibilizar estas informações, excelente trabalho.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      É estranho esse resultado de 6,8. Ele tem que ser repetido.

      • Rodrigo Miranda

        Muito obrigado pela atenção. É o que farei, repetirei em breve. Adianto que, por descargo de consciência, fiz um teste de glicemia pós prandial (comi bastante carboidrato no almoço) e o resultado foi 96mg/dl. Excelente trabalho para o senhor!

  • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Para o diagnóstico do diabetes bastam a glicemia em jejum ou a hemoglobina glicosilada, e os seus estão normais. O valor de insulina não é usado como critério para diabetes.

  • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, uma glicemia de jejum assim tão alta é compatível com diabetes. É pouco provável que haja outra causa.

  • Rose Tassi Barbosa

    Fiz exame de glicemia em jejum e deu 99 e pós-prandial deu 96, minha mãe é diabética tipo 2. Há 6 meses em jejum deu 106 e glicada e pós prandial normais, a partir disso mudei meus hábitos alimentares. Antes dessa última pós-prandial me alimentei com bastante carboidrato pra melhor avaliação, sendo que normalmente consumo alimentos de baixa glicemia. Reverti o quadro de pré-diabetes? Preciso fazer a hemoglobina glicada? Obrigada.

    • Rose Tassi Barbosa

      Obrigada pela resposta. Estou acompanhando com endocrinologista, como estou muito acima do peso e sedentária, ele me passou dieta hipocalórica e atividade física como caminhadas diárias, ele acredita que com isso e com perda de peso vai melhorar ainda mais. Correto?

      • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

        Correto.

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A glicemia em jejum melhorou, mas poderia estar melhor, já que ela está muito próxima do limite, que é 100 mg/dl.

  • Adriane Oliveira

    glicose: 91 mg, hemoglobina clicolisada a1 total:5,1% insulina 17,7 tenho diabete com esses resultados? e porque minha insulina estar 17,7 quando fiz o exame estava com um jejum de 6:30 horas isso pode ter influenciado no resultado? eo que significa esse resultado da insulina?

  • alicynha

    minha glicemia esta 298 e eu estava de jeju 12 horas e no dias anterior não comi nada pra altera posso me considera com diabetes

  • Adriane Oliveira

    quais os exames necessario pra diagnostico da diabete e pre – diabete

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Basta a glicemia de jejum.

  • irene

    Meu marido precisa se submeter a uma cirurgia oftalmologica (retirada de uma carne muito profundo no olho) mais o açucar deu 298mg/dL, porém ele precisa urgente dessa cirurgia! É possivel ele faze~la?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se é urgente, sim.

  • Claudia

    Olá DR. , minha filha de 11 anos fez exames de rotina em 09/março/14 e o glicose resultado de 102 mg/dl, refazendo o exame em 25/maio/14 o resultado de glicose foi 124 mg/dl e também hemoglobina glicada (HBA1C) foi 4,7 %. Estou preocupada em ela estar com pré-diabetes, por favor me esclareça! Ah, nos dias anteriores aos exames ela tomou antibiótico sinot e depois Prelone e xarope Stodal, pode alterar os exames por isso, ela estava tratando de uma forte gripe!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O prelone é um corticoide. Isso pode alterar a glicemia. Ela tem que repetir o exame sem o medicamento.

  • Reginaldo

    Bom dia Dr Pedro,tenho um filho de 6 anos que é diabético e até um mês atrás estava controlada e derrepente começou a subir principalmente depois do café da manhã sendo que não mudou nada sua alimentação que esta de acordo com que a nutricionista passou e seus exames de sangue estão todos dentro do previsto para ele segundo a endocrinologista,ela aumentou a NPH de 8und para 11und mas até agora não mudou o pós pradial isso só tem 5 dias é pouco tempo para obter resultado. Obrigado sem mais.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Já dava tempo para ter melhorado.

      • Reginaldo

        Faz oito meses que ele é diabético.

  • Roberta Marques

    Bom dia Dr Pedro tenho 34 anos, tenho casos de diabetes na família e como minha glicose em jejum estava em 102 o médico pediu uma hemoglobina glicada.. O resultado foi 5,41 e 109 a estimada!! está normal??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      sim, abaixo de 6 é normal.

  • Wellington Neves

    Boa noite Dr. Pedro. Me chamo Wellington, essa noite fiz um teste de glicemia capilar e o resultado foi de 122 mg/dl. Em qual grupo estou classificado? Abraços e obg.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Glicemia capilar não serve para diagnóstico. Esse resultado não tem valor algum. Se você suspeita que possa ter diabetes, você tem que colher sangue para avaliar a glicemia de jejum.

  • marcio

    eu tenho 14 anos e meu exame deu 13,6 o que eu faço

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se a hemoglobina glicosilada deu 13,6%, você deve procurar um endocrinologista.

  • Luciane

    Dr. Pedro. Meu marido fez exame jejum no início do mês e deu
    glicose 119. E o médico solicitou novo exame que ele fez esta semana e deu
    glicose 111 e hemoglobina glicada 6.2. Ele tem histórico de diabetes na
    família, sua avó tinha a doença. Podemos considerá-lo diabético?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, ele ainda não tem critérios para diabetes, mas está quase lá. Ele é um pré-diabético.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Você não tem critério para diabetes. A fome intensa não é daí.

  • flavia

    Gostaria de mas informações pois tive diabetes gestacional há 5 4anos,além de meu pai ser diabéticos,há alguns meses minha glicemia estava um pouco alterada fiz dieta e ela baixou de 126 em jejum para 94,toda semana eu vejo e há dois dias estava 88 eu havia tomado café agora fui ver e hoje ta 100 mas tbm ja tinha tomado café da manhã.Só que tenho mta fome devo me considerar diabética?e essa fome mesma a glicose estando boa?Fiz tbm exame de emoglobina glicada e deu 4,3(recentemente)e novamente fiz o teste no posto em jejum deu 117.Por favor me ajudem a esclarecer??

  • Carmen Lucia

    Boa Noite!!! A glicose da minha filha de 13 anos deu 152, isso significa que ela é diabética???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se foi em jejum é bem provável. De qualquer forma, o diagnóstico só pode ser feito após 2 exames acima de 126 mg/dl realizados em dias diferentes.

  • Leonardo

    Não sou diabético e o resultado recente de meus exames indicaram uma glicemia em jejum de 95 e uma Hemoglobina glicada de 6,3%. 6 meses atrás os resultados foram 98/ 5,4%. É possível afirmar que estou pré-diabético com base nestes exames ? Um outro fator que aumentou foram os triglicérides de 170 para 270.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, isso ainda não é pré-diabetes. Não se tira conclusões com apenas 1 resultado alterado.

  • André Bulhões

    Dr. Pedro. Fiz uns exames de checkup e o único valor que deu alterado foi o hemoglobina glicada: 6,9 , porém a glicemia apresentou 90.Como posso interpretar este resultado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você é diabético em tratamento? Se não, o resultado é realmente confuso, pois a hemoglobina glicada em não diabéticos é abaixo de 6,5. O ideal é repetir o exame e pedir a opinião de um endocrinologista.

      • André Bulhões

        Então Dr..não sou diabético e no exame anterior, feito a 1 ano e 2 meses atrás a hemoglobina glicada deu 5,3 e a glicemia 88 . Por si só a hemoglobina glicada estando em 6,9 já produz um diagnósico fechado de diabetes ou não é determinante? Este exame pode estar errado? No exame tem uma observação “repetido e confirmado” .

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Não, um único exame não basta para o diagnóstico. Ainda mais com o resultado confuso e tendo uma análise recente normal.

        • André Bulhões

          Obrigado pelo esclarecimento!!

  • Adilson Sampaio

    Dr. Pedro, fiz exame em jejum e deu o seguinte resultado: Glicose 158 mg – colesterol 201 mg – trigliceridios 187 mg – HDL-colesterol 61 mgdl LDL-colesterol 103 mgdl – VLDL-colesterol 37 mgdl hemoglobina glicosada 8,4 e TSH ULTRA SENSIVEL 3,57 micro uiml. como posso compreender este resultado.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Esse é um resultado compatível com diabetes. Você já é sabidamente diabético ou está fazendo exames para estabelecer o diagnóstico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Esse é um resultado compatível com diabetes. Você já é sabidamente diabético ou está fazendo exames para estabelecer o diagnóstico?

  • Adriana Colussi

    Dr. Pedro, boa tarde!
    Eu fiz o exame em jejum e deu o seguinte resultado – Hemoglobina Glicada de 6,0% – Glicose Estimada de 126 mg/dl e Glicemia de 115,6 mg/dl. Como compreendo esse resultado? Como pré-diabetes ou diabetes?
    Desde já agradeço.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Se a glicemia de 115 foi em jejum, isso é pré-diabetes.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se a glicemia de 115 foi em jejum, isso é pré-diabetes.

  • ana paula

    Olá Dr Pedro,
    Parabens pelo blog de grande utilidade,
    Minha mãe tem 84 anos descobriu diabetes há poucos meses faz uso de medicação oral. A ultima HbA1c foi de 7,2% e a glicose média 159,94 mg/dl seria indicado insulina de longa duração. Agradeço pela informação

    ana Paula

    • Tadeu Aquino Alvim

      Ola.. Fiz uma questao de clinica medica no meu curso de medicina, e a questao indicava 3 exames… totg sendo intolerante 150, glicemia em jejum no padrao de intolerante tambem.. mas a hb glicada estava no valor de diabetico 6,7%… afinal ele eh diabetico ou intolerante?

      • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

        O diabetes é diagnosticado quando se tem uma ou mais das três situações: glicose em jejum maior que 126 em duas ocasiões ou TOTG maior que 200 ou HbA1c maior que 6,5%. Ele tem um dos critérios positivos, portanto, tem diabetes.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Ana, a avaliação é mais complexa que isso. Depende de vários outros fatores além desses que você me citou. Em geral, diabetes recém diagnostica não precisa de insulina, pois responde bem aos hipoglicemiantes orais. E 7,2% de HbA1c não está de todo mau, está bem próximo do alvo de 7%.

      • ana paula ribeiro

        Muito obrigada pela informação.

  • Marta Teixeira

    Boa tarde, gostaria de saber se eu já sou diabética, já que após o jantar, fui medir minha glicemia e acusou 222; Obrigada! (Obs.: venho apresentando alguns sintomas como: sede, dor nas pernas, principalmente nas coxas e visão turva).

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      É possível, mas você precisa fazer o exame de sangue em jejum para confirmar.

  • Alexandre

    Parabéns! Dr.Pedro.
    Muito esclarecedor.
    Obrigado!

  • Raimunda Lucia Florentino

    Sou diabética, há 22anos,faço meus controle, sou dependente de insulina,levo a .vida numa boa trabalho, faço atividades ,física,tenho uma vida normal. minha hemoglobina glicada é sempre alterada 7.5, 6.2 chegando até 10.4.há alguns anos atrás um médico me pediu um exame a qual não me lembro o nome para ver se eu conseguia fazer no servidor ele me avisou que era um exame caro ,para descobrir o porque esta alteração.não consegui realizar este exame. alguém poderia me esclarecer a causa desta alteração mesmo minha glicemia estando controlada.

    • Pedro Pinheiro

      Uma HbA1C falsamente elevada pode ocorrer se houver doenças da hemoglobina. Não sei se era isso que iria pesquisar na época. Mas atualmente, o método de pesquisa da hemoglobina glicada já consegue ultrapassar estes problemas.

  • Thaise Brito

    Muito bom o texto!!!

  • 001Camila

    Olá, meu irmão com 13 anos teve Linfoma de Hodgkin fez quimioterapia durante um ano. E um ano ficou em observação. Hoje com 15 anos, foi realizado um exame de sangue (exame rotineiro) e seu LDH estava alterado para 1.600. O mesmo repetiu os exames onde constatou que o LDH caiu para 1.300. Gostaria de saber, o porque dessa alteração em poucos dias, e se há a possibilidade do câncer ter voltado. Lembrando de que, foi realizado todos exames inclusive uma biopsia da medula e nada estava alterado.
    Alguém poderia me ajudar.
    Obrigada …

  • Jjmduran

    Jantei, passando 3 horas fui medir minha glicemia, deu 160. É verdade que um taxa glicêmica acima de 160 já prejudica o organismo no geral?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, mas o mais importante é o valor da hemoglobina glicosilada (HbA1c)

  • Jmanuelpereiradossantos

    como diabetico que sou fis oteste em jejum deu 75 estará bem controlado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, mas o mais importante é o valor da hemoglobina glicosilada (HbA1c)

  • Jmanuelpereiradossantos

    sou diabetico fis o teste em jejum dava 75 estará bem controlado é o meu cmentário ok.

  • Sabrina

    Olá, meu nome é Sabrina, fiz exames de rotina e, neles a glicemia de jejum estava de 60, no entanto a hemoglobina glicada de 6,3%.
    Seria um estado pré-diabético?? Devo investigar melhor, fazendo curva??
    Obrigada,

  • Ludmilla

    bom dia!

    no meu exame de hemoglobina glicosilada, Fração HbA1c o resultado foi 7,2%, isso me considera uma pessoa diabética?

    Obrigada, Ludmilla

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível que sim, acima de 6,5% sugere diabetes. VocÊ tem que conversar com o seu médico.

  • Cristina

    Gostaria de saber se com resultado de 6% no exame de Hemoglobina Glicada já posso me considerar uma pré diabética? Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O valor que sugere diabetes é acima de 6,5%. Pessoas com mais de 6% (alguns estudos dizem mais que 5,7%) têm elevado risco (pré-diabetes).

  • Gabrielcora2011

    fis o exame em casa deu 147 estou com diabete?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não. Tem que fazer o exame de sangue.

  • Nailaamorim

    O teste de Glicemia Capilar serve para fechar diagnóstico de Diabetes melittus?

  • Nailaamorim

    O teste de Glicemia Capilar serve para fechar diagnóstico de Diabetes melittus?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Tem que fazer o exame de sangue.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se o diabetes estiver muito mal controlado, sim.

  • luzia santana

    um paciente pode apresentar hemoglobina glicada acima de 15,0? gostaria muito tirar essa dúvida

  • luzia santana

    um paciente pode apresentar hemoglobina glicada acima de 15,0? gostaria muito tirar essa dúvida

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o diabetes estiver muito mal controlado, sim.

  • Sete rm ltda

    Após ingestão de 75g de glicose o resultado pós 60 minutos foi 170mg estou gestante isto é positivo?

  • Sete rm ltda

    Após ingestão de 75g de glicose o resultado pós 60 minutos foi 170mg estou gestante isto é positivo?

  • Edson

    quais as consequencias de tomar Glifage 750XR 3 vezes aao dia?

  • Edson

    quais as consequencias de tomar Glifage 750XR 3 vezes aao dia?

  • Wagner

    Tenho feito medição de glicemia via capilar e estou constatando que o resultado em “jejum” é mais alto que após +- 2 hrs.da refeição ( 150 – 120) isto é normal?   grato

  • Cleysiinho

    Olá, hoje eu fui pra academia e lá passa por vários exames… dai eles mediram a glicose  pelo Glicemia capilar, em jejum de 3 horas… dai deu 100, ou seja, 1 a mais do normal 😐  

    tou com muito medo, ninguém da minha família tem diabetes, o que eu faço? 
    Tá alto demais? 

  • Luciane

    Boa noite,
    A glicose de jejum do meu marido está 168 e a glicemia glicosilada 7,4%. Minha pergunta é: Está diabético? Em caso afirmativo, isto é reversível, ou,  uma vez diabético, para sempre diabético?
    Obigada

  • Cleysiinho

    Olá, hoje eu fui pra academia e lá passa por vários exames… dai eles mediram a glicose  pelo Glicemia capilar, em jejum de 3 horas… dai deu 100, ou seja, 1 a mais do normal 😐  

    tou com muito medo, ninguém da minha família tem diabetes, o que eu faço? 
    Tá alto demais? 

  • Sirlei A Moreira

    Dr. Pedro, obrigada por ser didático no assunto DM2.

  • Angelica Soares

    Ola estou gravida de 32 semanas, fiz um exame com 28 semanas de glicose em jejum e o resultado foi 75 e apos ingerir 50 gr de dex. repeti o exame apos 1 hora e o resultado foi 152, estava de jejum mais nesta semana comi muito doce e massas. Novamente repeti outro exame e foram os seguintes resultados apos ingerir 100gr de dex. 139, 121, 91.  Com 31 semanas fiz glicose em jejum e o resultado foi 82. Tenho diabetes gestacinal ou nao? A medica me proibiu de comer doces, frituras e massas mas as vezes estou sentindo como se fosse desmaiar e emagreci 1.500 gr. em 20 dias. 

  • Adriano

    Inicialmente, parabéns pela iniciativa da criação do blog!
    Há exatamente 70 dias, ao medir a glicemia de jejum fui surpreendido com o valor 247. Os exames laboratoriais deram de glicose 188, de triglicerídeos 488 e de hemoglobina glicada 12,6. Hoje, após muita dieta e malhação, perdi 12 kg e os exames com valores de glicemia 85 e hemoglobina glicada 6,5. Minha meta, para o próximo exame de hemoglobina glicada será de 5,0. O Dr. acha que de fato o meu diagnóstido está fechado e estou diabético? Grande abraço!

  • http://www.facebook.com/adriano.lemosdesouza Adriano Lemos de Souza

    Parabéns pela iniciativa da criação blog!
    Há exatamente 70 dias atrás ao medir a glicose em jejum obtive 247. Dias depois, no laboratório, a hemoglobina glicada deu 12,7 e o triglicerídeos 488. Fui diagnosticado diabético pelos resultados. A partir da notícia entrei numa academia, perdi 12 kg e, minha última glicemia foi 85 e a hemoglobina glicada 6,5. Há alguma esperança de ter tido uma síndrome metábólica e não estar ainda diabético? Tenho feito dieta e academia diariamente. Minha meta é no próximo exame conseguir na hemoglobina glicada algo próximo a 5,0. Abraços e, mais uma vez, parabéns! Ps: Temos o mesmo berço acadêmico pois também me formei na UERJ, em engenharia.

  • http://www.facebook.com/adriano.lemosdesouza Adriano Lemos de Souza

    Parabéns pela iniciativa da criação blog!
    Há exatamente 70 dias atrás ao medir a glicose em jejum obtive 247. Dias depois, no laboratório, a hemoglobina glicada deu 12,7 e o triglicerídeos 488. Fui diagnosticado diabético pelos resultados. A partir da notícia entrei numa academia, perdi 12 kg e, minha última glicemia foi 85 e a hemoglobina glicada 6,5. Há alguma esperança de ter tido uma síndrome metábólica e não estar ainda diabético? Tenho feito dieta e academia diariamente. Minha meta é no próximo exame conseguir na hemoglobina glicada algo próximo a 5,0. Abraços e, mais uma vez, parabéns! Ps: Temos o mesmo berço acadêmico pois também me formei na UERJ, em engenharia.

  • Isabella

    Desconsiderem essa minha pergunta.. Só depois li as regras do site.
    Eu estava apreensiva qto a prescrição de metformina, pq meu cunhado tomou por 2 anos e teve complicações hepáticas. Mas procurei a opinião de outro médico e tirei todas as dúvidas.Parabéns pelo site!!

  • Isabella

    Olá!
    Meus exames de glicose sempre foram normais, aliás todos os exames, mesmo com o sobrepeso, mas o último exame de glicose em jejum deu 100 mg/dl e o de glicose com 2h após a glicose anidra deu 157 mg/dl. Minha endócrino disse que estou pré-diabética e me receitou o Glifage XR 850mg 1x ao dia. A prescrição desse remédio é indispensável? Meus exames de fígado e rins deram perfeitos, mesmo assim posso ter complicações renais ou hepáticas ao tomar esse medicamento?A propósito, essa tolerância a glicose diminuída dificulta perda de peso?Desde já, agradeço pela atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Ok. Sugestão anotada.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Ok. Sugestão anotada.

  • Rosane

    Olá.
    Seria possível escrever algo sobre Neuropatia Periférica? Caso esse assunto já tenha sido abordado,  peço que informe o link, pois já procurei por aqui, mas não encontrei. Muito obrigada.

    Rosane

  • Rosane

    Olá.
    Seria possível escrever algo sobre Neuropatia Periférica? Caso esse assunto já tenha sido abordado,  peço que informe o link, pois já procurei por aqui, mas não encontrei. Muito obrigada.

    Rosane

  • Anonymous

    Olá, me interesso por assuntos de saúde e gosto muito deste blog!
    Certa vez ouvi dizer que “não é bom fazer pico glicemico” e não entendi.
    No caso, falava sobre alimentação em que um pão elevava mais rapidamente a glicemia do que um pão-com-manteiga.
    Goatria de saber se a informação procede e porque não seria bom o tal pico glicemico?
    Muito obrigada, Vera.

  • J. Luiz Peeira

     Parabens Dr. Pedro pinheiro. Gostei de vossas explicações. Elas são muito didáticas. E são bastante técnica e científica.
    Muito Obrigado pela vossa  publicação.

  • J. Luiz Peeira

     Parabens Dr. Pedro pinheiro. Gostei de vossas explicações. Elas são muito didáticas. E são bastante técnica e científica.
    Muito Obrigado pela vossa  publicação.

  • Stefaniaunifor

    Ola, meu pai fez o teste da glicemia dele e deu 130. Ja a hemoglobina glicada deu 5,6. Neste caso, qual o diagnostico

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    1-Não.
    2- Não.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    1-Não.
    2- Não.

  • Bella

    Olá,
    A alguns meses atrás estava com sinais de síndrome metabólica. taxas em jejum de maior q 100, exatamente 112 e pos prndial de 140, por alguns dias, depois normalizou. Dias antes tinha tomado varias doses de licor, digo ate ficar tonta. Teria esse excesso de açucar contribuido pra esse descontrole…se a hemoglobina glicada pode ajudar a prever uma diabates?
    Agradeço a atenção!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Isso é resultado da ação da insulina. Durante o jejum há um aumento dos hormônios com ação contrária a da insulina, que servem para impedir a hipoglicemia durante este período. Por isso, é possível ter um glicemia mais baixa até 4 horas após uma refeição do que em períodos de longo jejum. Depende da resposta do pâncreas à hiperglicemia e da sensibilidade periférica à mesma.

    Este resultado também pode indicar uma resposta exagerada do pâncreas à hiperglicemia, podendo sugerir um estágio inicial de resistência insulínica. Cabe ressaltar que até 10% das pessoas sadias podem apresentar glicemias baixas, como 50 mg/dl, após o teste de tolerância oral à glicose, sem que isso tenha significado clínico.

    Porém, quando há sintomas de hipoglicemia após o TTOG é preciso investigar as causas. Agora, valores normais, como 80mg/dl, não são relevantes.

  • Tomás

    olá dr, sou bioquimico e ocorre muitas vezes na dosagem da glicemia pos prandial de meus pacientes, derem mais baixa que a de jejum, sem que se use medicamento.
    ex: gli jj 120
    gli pp 80
    como isso é possivel. agradeço a atençao

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @SILVIO ALVES
    O mais importante é o valor da hemoglobina glicosilada

  • SILVIO ALVES

    Dr. Pedro, minha diabete ocila muito na mediçao
    tomo remedio todo dia , tem dia que esta em 80mg
    e tem dia de 200mg com mesmo regime alimentar,isso pode ser preocupante ou nao.
    Obrigado e parabens pro seu belissimo trabalho.
    Silvio.

  • Anonymous

    Dr. Pedro Pinheiro, muito obrigado e parabéns pelo texto, o meu sogro tem diabete, toma remédios diariamente, suas explicações foram muito bem claras, gostaria de receber no meu e-mail ajuda para cuidar de pessoas com diabete.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lurdes,
    depende do quão abaixo está. Este resultado precisa ser interpretado junto com outros e com a história clínica.

  • http://www.blogger.com/profile/04231679645798688808 maria

    Bom dia, Sr. Dr.,
    Fiz análises ao sangue e o resultado da glicose é abaixo do valor mínimo dos valores de referência. Li o seu blog com atenção e não consegui informação sobre o meu resultado.
    Agradeço informação.
    Lurdes Lopes