Como Engravidar Rápido (de forma natural)?

Foto do autor

Escrito por: Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em:
Tempo de leitura estimado do artigo: 6 minutos

Existem formas naturais de fazer uma mulher engravidar mais facilmente?

Casais que querem engravidar geralmente não estão dispostos a esperar vários meses para conseguirem atingir este objetivo. A maioria das mulheres consegue esperar por até dois ou três ciclos menstruais sem se estressar muito com a sua fertilidade. Porém, conforme o tempo passa, e o casal não consegue engravidar, inseguranças começam a surgir.

  • “Será que há algo de errado no meu sistema reprodutor?”
  • “Será que eu não conseguirei ter filhos?”
  • “Será que eu vou precisar tomar remédio?”

Quando o casal quer engravidar e não consegue, cada descida da menstruação passa a ser uma decepção e um fator de estresse. O problema é que a ansiedade pela gravidez por si só pode contribuir para a infertilidade.

Há quem apele para produtos naturais ou simpatias, há que passe a ter relações sexuais todos os dias, há quem tente novas posições e há também aqueles que procuram ajuda profissional para conseguir engravidar.

Existem, sim, formas naturais de aumentar a fertilidade. E não é preciso tomar medicamentos, suplementos, vitaminas ou alterar a sua dieta. Basta você entender um pouquinho como funciona o seu ciclo ovulatório.

Neste artigo explicamos como otimizar a fertilidade natural do homem e da mulher, aumentando, assim, as chances de uma gravidez mais rápida.

Diferenças entre fertilidade, infertilidade e esterilidade

Para facilitar a compreensão do texto, vale a pena reforçarmos alguns conceitos para não haver confusão na hora que formos dar as dicas de como engravidar mais rápido.

O que é um casal fértil?

Fertilidade é capacidade natural do indivíduo ou do casal de produzir uma gravidez por meio de relações sexuais. Um homem fértil é aquele que consegue engravidar a mulher através de uma ou mais relações sexuais. Do mesmo modo, uma mulher fértil é aquela que consegue gerar uma gravidez após uma ou mais relações sexuais.

Para um casal ser considerado fértil, tanto o homem quanto a mulher têm de ser férteis. Se um dos dois for infértil, o casal obrigatoriamente será infértil. Geralmente, um casal infértil é aquele que, mesmo mantendo relações sexuais frequentes, não consegue engravidar dentro do período de 12 meses.

O que é um casal infértil?

Infertilidade é a redução da capacidade fértil, ou seja, é uma dificuldade em produzir uma gravidez. A infertilidade é geralmente um estado transitório, que pode ser revertido com ou sem tratamento médico. Por exemplo, uma mulher que para de tomar anticoncepcionais após anos de uso pode demorar alguns meses até ficar novamente fértil. Existem diversas causas para infertilidade, tanto no homem quanto na mulher, muitas delas são reversíveis.

Um casal é dito infértil quando não consegue produzir uma gravidez após um ano de relações sexuais frequentes (obviamente sem uso de nenhum fator contraceptivo, como camisinha ou pílula, por exemplo). O fato do casal ser considerado infértil não significa que uma gestação não possa surgir sem tratamento médico. Este casal pode engravidar naturalmente após 2 ou 3 anos. Portanto, o que classifica um casal como infértil não é a incapacidade de ter filhos, mas sim uma maior dificuldade em tê-los. Alguns médicos preferem chamar a infertilidade de baixa fertilidade.

O que é uma pessoa estéril?

A esterilidade é a incapacidade permanente e irreversível de gerar uma gravidez. Uma pessoa estéril é aquela que não consegue se reproduzir, mesmo que tenha relações sexuais desprotegidas por anos, com um ou mais parceiros(as). Exemplos: uma mulher que nasce sem o útero é estéril. Um homem que faz vasectomia torna-se estéril. Homens que retiram os testículos ou mulheres que retiram os ovários cirurgicamente, também ficam estéreis.

A imensa maioria das pessoas que tem dificuldade para engravidar são inférteis. Apenas uma pequena parcela é realmente estéril.

Dicas para aumentar a fertilidade do casal

Como saber o dia da ovulação?

Para engravidar é preciso que um espermatozoide encontre um óvulo. Para que isso ocorra, é necessário haver relações sexuais próximo ao momento em que a mulher está ovulando.

Sem a realização de exames médicos, como a ultrassonografia dos ovários, é impossível descobrir o dia exato da ovulação. Entretanto, existem maneiras de se tentar estimar este dia. Sabemos que a ovulação ocorre, em média, 14 dias antes da próxima menstruação. Isto significa que se o primeiro dia da nova menstruação foi em 28 de maio, a ovulação ocorreu aproximadamente no dia 14 de maio. Portanto, se a mulher tiver ciclos muito regulares, ela consegue estimar quando virá a próxima ovulação, basta subtrair 14 dias. Nas mulheres com ciclos irregulares, que num mês menstruam com 35 dias, no outro com 28, é bem mais difícil estimar o dia da ovulação.

Janela fértil
Adaptado: BMJ. 2000 Nov 18; 321(7271): 1259–1262.

Os dois gráficos acima mostram qual é a probabilidade de uma mulher estar grávida conforme o dia do ciclo. Reparem que as mulheres com ciclo menstrual regular ao redor de 28 dias apresentam maior probabilidade de estarem férteis logo antes do 14º dia do ciclo menstrual.

Para saber mais sobre o período fértil e os sinais de ovulação, sugerimos a leitura dos seguintes artigos:

Como saber os melhores dias para ter relações sexuais?

O óvulo só fica viável por 12 a 24 horas. Se após a ovulação nenhum espermatozoide chegar ao óvulo em 24 horas, este se degenera e é absorvido pelo organismo.

Se por um lado o óvulo tem vida muito curta, por outro o espermatozoide saudável pode permanecer viável para fecundação por até 5 a 7 dias. Isto significa que uma relação sexual ocorrida até uma semana antes da ovulação pode gerar uma gravidez. Estudos mostram que o período de maior chance para engravidar ocorre quando a relação sexual se dá dentro do intervalo de 48 horas antes da ovulação. Este é período em que o espermatozoide encontra-se mais saudável e ativo. Espermatozoides mais antigos, que estão 4 ou 5 dias no trato reprodutor feminino, já não se locomovem como deveriam e têm mais dificuldades de atravessar as trompas para chegar ao óvulo.

Melhor período para engravidar
Adaptado: Hum Reprod. Vol 17 Nº5 pp1399-1403, 2002

O gráfico acima mostra quais são os dias, em relação ao dia da ovulação, em que é mais provável uma mulher engravidar se tiver relações sexuais. Reparem que as mulheres mais jovens tem uma fertilidade maior, mas todas elas estão mais férteis dois dias antes da ovulação.

Saber a frequência ideal para ter relações sexuais

A qualidade do sêmen do homem é afetada pelo tempo de abstinência. A maioria dos estudos indica que o sêmen ideal, medido em termos de motilidade, morfologia e contagem total de espermatozoides, ocorre com um intervalo de dois ou três dias de abstinência ejaculatória. Ou seja, se o homem ejaculou hoje, o seu esperma estará novamente ideal daqui a 2 ou 3 dias. Após cinco dias sem ejacular, a qualidade do sêmen começa a cair. Portanto, as maiores taxas de gravidez ocorrem em casais que têm relações sexuais com intervalos de um ou dois dias.

Como aumentar as chances de engravidar?

Baseado no que foi explicado até agora, podemos concluir que a maior chance de engravidar ocorre se a relação sexual for realizada dentro de 48 horas antes da ovulação, estando o homem não mais do que 3 dias sem ter ejaculado.

Como nem sempre é fácil prever o dia da próxima ovulação, o mais aconselhável é que, assim que a menstruação for embora, o casal comece a ter 3 relações sexuais por semana, nunca com mais de 3 dias de intervalo entre elas. Se após 6 meses mantendo este esquema o casal não tiver conseguido estabelecer uma gravidez, a ajuda de um médico especializado em fertilidade pode ser necessária.

Calcule os melhores dias para ter relação caso deseje engravidar

Fatores que interferem com a fertilidade

Idade da mulher

A idade da mulher é um dos fatores com maior peso na fertilidade. Conforme podemos ver no gráfico anterior, as mulheres são mais férteis entre os 19 e 26 anos, época em que a chance de engravidar tendo relações sexuais no dia fértil é de 50%. Nas mulheres entre 27 e 34 anos a taxa de fertilidade é de 35 a 40%. Entre 35 e 40 anos a chance é de apenas 30% em cada ciclo e acima dos 40 anos a chance é menor que 20%.

A idade do homem tem uma influência menor. Somente quando a mulher já tem mais de 35 anos é que ter um homem pelo menos 5 anos mais velho torna-se um fator que contribui para infertilidade.

Se você tem mais de 35 anos, isso não significa que você não possa engravidar, mas o processo provavelmente será mais difícil e demorado do que se você tivesse menos de 30 anos. 2/3 das mulheres jovens conseguem ficar grávidas dentro do prazo de um ano, enquanto nas mulheres com mais de 40 anos, a taxa é de menos de 50%.

A probabilidade de engravidar segundo a idade e o tempo tentando é:

  • Mulheres de 30 anos: 75% em 1 ano, 91% em 4 anos.
  • Mulheres de 35 anos: 66% em 1 ano, 84% em 4 anos.
  • Mulheres de 40 anos: 44% em 1 ano, 64% em 4 anos.

Lubrificantes vaginais

O uso de alguns lubrificantes vaginais, tais como KY e Astroglide, inibem a motilidade dos espermatozoides e podem reduzir as chances de fecundação. Para casais com dificuldade em engravidar, sugere-se evitá-los.

Excesso de atividade física

A prática de exercícios físicos ajudam a melhorar a fertilidade, porém mulheres que fazem atividades intensas, como mais de 7 horas semanais de atividade aeróbica, apresentam uma maior taxa de infertilidade. Nos homens, a prática de atividades físcias não parece ter influência, exceto quando feito com bicicleta. Homens que ficam mais de 5 horas por semana sentados na bicicleta costumam apresentar uma qualidade pior do sêmen.

Estresse

O estresse é um fator importante. Nos casais mais velhos que têm pressa para ter o primeiro filho, a ansiedade gerada a cada vez que a menstruação desce, confirmando que não houve gravidez, provoca um efeito de bola de neve. A frustração gera mais estresse e ansiedade, que por sua vez diminui a chance de sucesso na fecundação.

Tabagismo

O fumo diminui as chances de gravidez, tanto do lado masculino, por diminuir a qualidade do sêmen, quanto do lado feminino, por diminuir a motilidade das trompas e por danificar os folículos ovarianos. O cigarro acelera o envelhecimento dos ovários, podendo antecipar a chegada da menopausa em até 4 anos.

Os efeitos danosos na qualidade do esperma e dos óvulos melhoram após um ano sem o consumo de cigarros.

Filhos e filhas de mulheres que fumaram durante a gravidez apresentam uma maior taxa de infertilidade na vida adulta por má qualidade dos espermatozoides e do ovário.

Para conhecer todos os malefícios do cigarro, leia: Cigarro – Como Parar de Fumar.

Peso corporal

Mulheres com índice de massa corporal (IMC) maior que 27 kg/m² apresentam ciclos anovulatórios (i.e. ciclos sem ovulação) com mais frequência. Do mesmo modo, a qualidade do sêmen masculino também encontra-se alterada nos homens com excesso de peso.

Magreza em excesso também diminui a fertilidade. IMC abaixo de 17 kg/m² reduz a chance de ovulação e piora a qualidade dos espermatozoides.

Para saber calcular o seu índice de massa corporal, leia: Calcule o seu peso ideal.

Consumo elevado de álcool

Consumo ocasional de álcool não parece influenciar na fertilidade do homem, mas consumidores frequentes, que bebem quase que diariamente, podem ter reduções na sua capacidade fértil. Os efeitos do álcool na fertilidade são mais evidentes no sexo feminino, por isso, nos casais com dificuldade em engravidar sugere-se que a mulher evite bebidas alcoólicas.

Fatores relacionados aos homens

Trabalhos recentes demostraram que o uso frequente de laptops no colo diminui a qualidade do sêmen do homem, podendo causar infertilidade. Este efeito parece não ser exclusivamente do calor, mas também das ondas de radiofrequência que a máquina emite. Há suspeitas de que celulares possam ter o mesmo efeito.

Ainda falando dos homens, cuecas apertadas também pioram a qualidade dos espermatozoides. Deve-se dar preferências às cuecas largas, do tipo boxers.

Dicas sobre fertilidade que são mitos

Pela internet é possível encontrar diversos mitos e diversas alegações pouco baseadas em evidências científicas sobre a fertilidade. Falarei resumidamente das mais comuns.

Posição durante e após o ato sexual

Não há comprovação científica de que a posição na qual se pratica o sexo tenha influência na taxa de fecundação. Ficar com as pernas para o alto ou qualquer outro tipo de posição ao final da relação sexual também não têm influência nenhuma. Nada indica que ocorra diminuição das chances de fecundação se a mulher retomar suas atividades diárias logo após o fim do coito.

Orgasmo

O fato da mulher ter tido ou não orgasmo não parece mudar a taxa de fertilidade.

Sexo oral

A saliva inibe a motilidade dos espermatozoides, por isso, em tese, o sexo oral antes da penetração poderia diminuir a chance de haver fecundação. Este dado, porém, nunca foi confirmado nos estudos.

Dieta

Quando o casal é saudável, ou seja, quando nem o homem, nem mulher apresentam deficiências nutritivas ou doença celíaca, por exemplo, o tipo de dieta que ambos consomem não apresenta influência relevante na fertilidade. Não há evidências que nos permitam dizer que um tipo de dieta (mediterrânea, vegetariana, a base de proteínas, rica em gorduras insaturadas, etc.) seja superior a outra.

É importante lembrar que todas as mulheres que estão planejam engravidar devem tomar suplementos de ácido fólico para reduzir o risco de defeitos na formação do tubo neural do feto (leia: Por que o ácido fólico é importante na gravidez?).

Café

Estudos mostram que a fertilidade da mulher não sofre influência do café quando o consumo deste se restringe a, no máximo, 200 mg por dia (cerca de 3 a 4 xícaras de café expresso).

Fertilidade após a primeira gravidez

Após uma primeira gravidez a chance de se conseguir engravidar de novo é maior, principalmente nos primeiros 6 ciclos menstruais após o retorno da menstruação. São comuns as histórias de casais que precisaram de tratamento para engravidar do primeiro filho, mas conseguiram ter o segundo por métodos naturais. Este aumento da fertilidade ocorre até mesmo nas mulheres que sofreram aborto na primeira gravidez.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


133 respostas para “Como Engravidar Rápido (de forma natural)?”

  1. Estou a 3anos sem engravidar o que posso fazer???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Procurar uma consulta com ginecologista especialista em infertilidade. Não há outra solução.
    2. Elenice Soares

      Eu demorei 4 anos para engravidar, não se preocupe, a sua hora vai chegar.

  2. Chayenhy Gonzaga Dantas
    🎆 Muito bom os estudos .
  3. Aline
    Olá Dr Pedro, usava o método contraceptivo nuvaring, e retirei há um mês para tentar engravidar, tenho 36 anos, quanto tempo leva para que eu comece ovular novamente?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Geralmente 1 mês, mas pode levar até 3.
  4. cristiana sousa
    Dr.Pedro,tenho 38 anos parei de aplicar injeção agora este mês que estamos (abril), o senhor acha que vou demorar a engravidar,é minha primeira vez.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Cada organismo responde de um jeito. Em geral, a ovulação retorna dentro de 3 meses.
  5. cristiana sousa
    obrigado pelas explicações respondeu minhas duvidas
  6. Leandra Maria
    Dr. Pedro me chamo Leandra tenho 32 anos e até hoje não consegui engravidar, o que eu poderia tomar para engravidar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não adianta tomar nada sem antes ter um diagnóstico da causa da sua infertilidade. Você precisa ser avaliada por um médico especializado em infertilidade.
  7. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro
    Não existe período fértil melhor para ter menina ou menino. Não há formas de aumentar a chance de ter um bebê de determinado sexo.
  8. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro
    Não, mas excesso de limpeza aumenta o risco de infecção urinária pois elimina as bactérias naturais da flora vaginal.
  9. Larissa Fernandes
    Gostei muito das explicações do Doutor. Me tirou varias dúvidas!!!!!
    Parabéns pelo site, muito completo!
  10. aninimo
    estou atrasada tem 14 dias mas tomo anticoncepicional e eu e meu marido fazemos sexo sem camisinha posso estar gravida ou isso é normal ???
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Engravidar tomando anticoncepcional é pouco provável, a não ser que você tenha tomado o medicamento de forma errada. De qualquer forma, o ideal é que, antes de mais nada, você faça um teste de gravidez para descartar essa possibilidade.
  11. ariane alves
    tenho 21 anos tive relaçoes sexuais e meu parceiro ejaculou dentro a menstruação estava pra vim 8 dias depois e esta atrasada e 10 dias depois da relaçao houve um pequeno sangramento rosado em pouca quantidade … estou em duvidas agora se é menstruação ou sintoma inicial de gravidez???
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Se a menstruação veio bem diferente do aspecto habitual, é difícil saber. Talvez o ideal seja fazer um teste de gravidez de farmácia pra ter a certeza.
  12. Thamyres
    Oi dr Tive relações sexuais dia 28 de março e o meu parceiro ejaculou dentro e 8 dias depois desceu minha menstruação pode estar grávida?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Se a menstruação veio é porque você não engravidou.
  13. Fabiana
    Olá, tenho um filho de 5 anos e agora já tem 7 meses q estou tentando engravidar de novo e até agora nada, será q tenho algum problema ou meu marido?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Se vocês já tiveram um filho antes e nada de novo aconteceu, o mais provável é que não haja nenhum problema. Basta ter paciência. Porém, se após 1 ano de tentativa você não engravidar, peça a ajuda para sua ginecologista.
  14. jessica
    olá Dr,durante dois anos tomei a injeçao deprovera,depois de quanto tempo sem tomar ela eu consigo engravidar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Assim que acabar o efeito da injeção, que dura 3 meses, você já volta a ter chance de engravidar. O surgimento da menstruação indica que você voltou a ovular e que já pode engravidar.
  15. Izabel
    Olá Dr° , fiz exame de colposcopia com biopsia e deu cervite , isso poderia prejudicar a minha fertilidade ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Enquanto estiver inflamado, sim, pode atrapalhar.
  16. VALDILENE
    tiver uma aborto espontâneo a 1 anos atrás agora não consigo engravida o que eu faço
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Tem que procurar ajuda com um médico especialista em fertilidade.
  17. Fernanda
    Boa tarde Dr, tenho 20 anos e meu namorado 47 será que podemos ter filhos sem dificuldade?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      A princípio, sim.
  18. Santos Lobo Juh
    olá dr eu tenho 22 anos e tenho uma filha de sete anos estou tentando engravidar e nao consigo, e ja faz tres meses que nao mestruo, o que pode ser?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Tem que investigar pra saber. São dezenas de causas possíveis.
  19. bia barbosa
    Dr Pedro parei de tomar remédios faz mais de um ano, porque não consigo engravidar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não tenho como adivinhar, Bia. Existem diversas causas para infertilidade. Se já tem um ano que vocês tentam e nada, o ideal é procurar um médico especialista em infertilidade para fazer uma investigação.
  20. maria
    Tirei o Diu , foi difícil tirar teve anestesia no canal ,quanto tempo preciso esperar para engravidar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Uma vez retirado o DIU, a não ser que haja ordem contrária do ginecologista, você pode engravidar no primeiro ciclo que ovular.
  21. Wenderson
    Gostaria de saber se é normal manter relaçoes sexuais srm proteção todos os dias e não engravidar pode ser o caso de esterilidade ou infertilidade ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Se um casal tem relações frequentemente durante um ano e não engravida, isso é considerado infertilidade. Tem que procurar saber a causa.
  22. Diana
    Bom dia. Fiz um exame chamado histerossalpingografia e o resultado deu como trompa direita perfeita e a esquerda não foi visualizada. Nunca engravidei nem fiz qualquer cirurgia para retirada da trompa esquerda. Tenho poucas chances de engravidar, já vou fazer 35 anos.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Tendo uma trompa boa, ainda há grandes chances de engravidar.
  23. Renata
    Meu marido fez a cirurgia de varicose, com quanto tempo podemos engravidar ou saber a diferença no espermograma?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Tem que esperar pelo menos 3 meses.
  24. Ana Silva
    Minha mãe tem 50 anos,sera que ela tem essa chance de engravidar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sem tratamento é pouco provável.
  25. Sandra Campos
    que tipo de tratamento pode aumentar a ovulação?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      O tratamento não é para aumentar a ovulação, mas sim para estimular uma ovulação. É um tratamento para cada ciclo. Geralmente ele é feito com drogas indutoras da ovulação.
  26. zepa
    Olá Dr pedro! Gostaria de saber se possível como é que o espermatozoide consegue ficar de 5 a 7 dias
    dentro da mulher se logo após o ato sexual todo o liquido ejetado pelo homem é liberado pela mulher? Obrigado
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      O espermatozoide é uma célula e no líquido ejaculado existem milhões deles. Uma parte significativa é transferida para o aparelho sexual feminino imediatamente após a entrada no esperma na vagina.
  27. andrea
    Olá tenho 26 anos tenho filho de 7 anos fez dois anos que estou tentado engravida meu filho nasceu prematuro de 6 meses 25 dia .Isso pode interfirar ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      A princípio, não.
  28. Leticia Barros
    Olá Dr. Pedro! Tenho 30 anos, há 2 anos estou tentando engravidar sem utilizar nenhum método contraceptivo. Já fiz tratamento para aumentar a ovulação e mesmo assim ainda não consegui. Descobrimos que meu marido tem varicocele. Mesmo se ele não fizer a cirurgia tenho alguma chance de engravidar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Tem, mas se ele operar, a chance de você engravidar pode aumentar.
  29. nsingi
    eu tenho 24 ANOS posso engravidar uma mulher de 35 ANOS
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Por que não poderia?
  30. Leticia Marinho
    Oi Dr:Pedro Tenho 15 anos e estou mantendo relações sexuais há 5 meses com meu esposo, nunca tomei nenhum tipo de anticoncepcional tento engravidar e não consigo, meu esposo fuma será que isso dificulta alguma coisa ou o problema é comigo?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Você é muito jovem, o seu sistema reprodutivo ainda é imaturo. Além disso, o seu marido fuma, e isso diminui a qualidade dos espermatozoides.
  31. Duéli Duda
    Oie Dr. tenho 19 anos e estou mantendo relaçoes a 9 meses sem nenhum metodo contraceptivo e não engravidei ainda nunca tomei nada contraceptivo tenho que procurar ajuda já?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Geralmente nós esperamos 1 ano antes de procurar tratamento de fertilidade.
  32. Amanda
    Tenho menos de 20 anos e meu IMC é 33 isso pode atrapalhar mt ? Porque ja faz uns meses que vem ocorrendo relações e nada !! eu tinha cistos tbm será que é isso ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Sim, um IMC acima de 30 costuma reduzir a fertilidade.
  33. Prado
    Bom dia Dr.tenho 32 anos e um filho de 12 estou tentando engravidar do meu segundo bebê desde março deste ano mas sem sucesso, do meu primeiro filho engravidei com muita facilidade mas depois tomei anticoncepcional injetável por anos, será que isso pode dificultar em alguma coisa ou que posso fazer?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não costuma dificultar, não.
  34. marcio gomes
    boa noite doutor!!! já temo um filho com 14 anos e estamos tentando a bastante tempo (8) anos e nada ja tomei clomid disseram que tinha varicocela ja fiz tratamento e nada. no caso do clomid só eu tomei. sera que minha esposa teria que tomar tbm. por favor nos ajude. desde ja agradeço.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Tem que fazer uma investigação do casal. O problema pode não ser só seu.
  35. Amanda stella
    a menina mesmo nunca ter mestruado ela pode engravida ,todos os exames deu positivos mais o de sangue deu negativoo …
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Se ela tiver tido relações exatamente no momento da primeira ovulação da vida, ela pode engravidar sem nunca ter menstruado.
  36. jessica
    Se eu tiver relação sexual todos os dias do meis apos a mestruacao ja tiver suspendido aumenta as chances de eu engravidar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Todos os dias não é o ideal. O melhor é dar um intervalo de 1 ou 2 dias entre cada relação.
  37. valdilene
    boa tarde gostaria de engravidar e tenho dificuldades o qu fazer, usei contraceptivos durante 10 anos e atualmente tenho 38 anos como proceder
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      O uso da pilula não causa infertilidade. Mulheres acima de 35 anos costumam ter mais dificuldade para engravidar. O ideal é você procurar um ginecologista que trabalhe com fertilidade.
  38. keoma moraes
    ola tenho 18 anos eu e meu marido estamos a cerca de um ano tentando ter um baby hehe, mas é sempre sem sucesso nao usamos camisinha nem um metado, sera que eu ou ele podemos ter algum problema? devo ir procurar um medico?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Depois de um ano sem sucesso, o indicado é procurar ajuda médica.
  39. inglede cruz santos
    tenho 19 anos e quero muito ter um bebe so que tenho poli sistros sera possivel???
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Ovário policístico pode dificultar, mas não impede a gravidez.
  40. Anna
    Boa tarde Dr. tenho 15 anos, estou tentando a engravidar a seis meses, é sem sucesso, é o caso de procurar um especialista?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Com 15 anos é pouco provável que qualquer médico vá indicar tratamentos de fertilidade. Você ainda é muito nova, o seu corpo e o sistema hormonal ainda estão em formação. Adolescência não é fase para ter filhos, nem do ponto de vista fisiológico nem do ponto de vista financeiro e estrutural. Bebê não é boneca, você não faz ideia do trabalho que dá e do quanto uma criança consome o seu tempo. Desculpe-me, mas ninguém aos 15 anos tem maturidade para ter um filho.
      1. Nikki
        Excelente resposta!!!!! Onde já se viu? Eu menstruei nessa idade, e a outra quer ter filho? Nem se limpar deve saber….
      2. Josy
        Gostei da resposta, é exatamente essa a resposta que essa e muitas outras garotas deveriam ouvir na vida! Parabéns pela resposta!
  41. Camila
    Bom dia Dr. tenho uma curiosidade, tenho 21 anos e estou tendo relação a aproximadamente 2 anos, nunca fumei, nunca bebi. Se daqui uns 5 anos eu tiver um filho será que as chances são boas, ou poderei ter um grau de dificuldade?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Por que você acha que poderia ter dificuldades?
      1. Camila
        sei la, existem tantas duvidas!
  42. Milena
    Dr muito obgda viu …. Tomei sim uma decisão , e foi a melhor possivel …. muito agradecida ! ;-)
  43. Ianca
    Doutor tem 1 Ano e 3 Meses que estou Casada vou fazer 17 Anos em junho , O Sonho do meu Marido é ter um Filho meu Sonho tambem e tento engravidar faz 10 meses e não tive um bom resutado no caso oque Acontece eu Fumo Cigarro isso atrapalha ? Boa Noite
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sim, cigarro atrapalha.
  44. Jamille
    Quais as possibilidades de uma gravidez em relações sem nenhum tipo de preservação.. Pilulas ou preservativo?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Depende de vários fatores, incluindo fase do ciclo menstrual e questões pessoais da mulher e do homem, como qualidade do esperma, presença de ciclos anovulatórios, etc.
  45. marilene reis
    ola tenho 25 anos e faz um ano que nao tomo anticoncepcional e nesse periodo ainda nao consegui engravidar minha mestruação e normal sera q tenho algum problema
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não necessariamente o problema é você. Pode ser o seu parceiro. De qualquer forma, se já tem um ano de insucesso, o indicado é procurar um médico especializado em fertilidade.
  46. Patricia
    Boa tarde. Dr. tenho ovário policístico, faz nove meses tentando engravidar e nada. gostaria de saber o que eu faço. tenho 21 anos.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      É possível que você tenha que fazer tratamento de fertilidade. Peça orientação ao seu ginecologista.
      1. paula
        boa tarde dr. tenho 16 anos tento engravidar a muitos meses e todos sem sucesso, queria saber isso significa que nao posso engravidar?
    2. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      É possível que você tenha que fazer tratamento de fertilidade. Peça orientação ao seu ginecologista.
  47. raquel
    primeiro obg por te respondido Dr. sim ele é estéril desde q nasceu e agora queremos um filho,estavamos penssando em fazer uma inseminação com ovulos doador podemos fazer isso e a quem procuro pra saber sobre isso obg novamente .raquel
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Você tem que procurar clínicas de fertilidade. Se só ele que é estéril, a doação não é do óvulo e sim do espermatozoide.
  48. raquel
    bom dia gostaria de saber como faço pra ter um filho se meu marido é esteril,sou de pernambuco tenho 31 anos obg.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Ele é estéril ou é infértil? São coisas diferentes. Se ele for estéril, o mais provável é que ele não possa ser pai. Ainda assim, há tratamentos que podem ser tentados. É preciso ouvir a opinião de um médico especializado em fertilidade.
      1. Milena
        Dr . Eu tenho 16 anos . Queria muito engravidar minha mestruaçao e inrregular . Fiz relacoes um dia depois d ter parado minha mestruaçao . Ė possivel engravidar um dia depois que parou a mestruaçao?
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Possível até é, mas é pouco provável. Agora, 16 anos é muito nova para engravidar. Eu fui pai pela primeira vez com mais de 30 anos, já tendo emprego estável e situação econômica confortável, e ainda assim foi difícil para caramba nos primeiros anos. Acho que você devia pensar bem antes de tomar uma decisão tão importante.
  49. Lucilia Cardoso Laureano
    oi boa noite !! tenho uma filha de 5 anos e a 3 anos e meio estou tentando engravidar novamente mas ate agora nada !! fui ao medico e ele me disse que tenho ovários policísticos e me receitou alguns anti concepcionais que já tomei mas nada adiantou !! gostaria de saber se tem algum medicamentos que me ajudaria a realizar mais uma vez esse meu sonho, o sonho de ser mae !! desde já obrigada
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sim, existe tratamento para ajudar a engravidar. Procure um ginecologista que seja especializado em infertilidade.
  50. Luzia Santos
    Boa noite,tenho 37 anos e uma filha de 6 anos,e estou tentando engravidar já faz dois anos.No ano passado fui ao médico, eu e meu marido fizemos alguns exames que dizem estarmos ótimos.Minha menstruação é regular,percebo qd estou ovulando,mas mesmo assim nada.Minha médica mandou eu relaxar e continuar tentando,mas estou ficando preocupada com a demora.O que eu faço?
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Depois de 2 anos tentando engravidar sem sucesso, a maioria dos ginecologistas já indicam um tratamento de fertilidade, mesmo que nada de anormal tenha sido encontrado. Às vezes, basta estimular a ovulação e controlá-la por ultrassonografia para ter certeza do melhor momento para ter relações. Talvez nem seja preciso algum tratamento mais complexo.
  51. Glécia Marcielly
    Dr. Perdir um bebe com 5 meses de gestação já tem nove meses que isso aconteceu ,quero engravidar dinovo, eu tenho que fazer tratamento ou posso pegar uma gravidez natural? .

    Miim responda por favor !

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Não sei no seu caso em especial, pois depende muito da causa da infertilidade, mas, em geral, no primeiro ano após uma gravidez, a mulher fica mais fértil.
  52. tATIANE
    OLa dr Pedro vou fazer 34 anos no proximo tinha 03 ,tenho um filho de 13 anos e usei por 10 anos o DIU e por alguns meses anticoncepcional.mas algum tempo venho tentando engravida vou ao medico regularmente e dizem que esta tudo bem que ovulo e coisa e tal.minha cicol e de 28 dias mas ainda ñ engravidei será que tem algo de errado?
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      A investigação de infertilidade deve ser feita no casal, não só na mulher.
  53. Michele
    Olá Dr.Pedro, parei de tomar o anticoncepcional a quatro meses, portanto minha menstruação está meio irregular, também tenho escapes, mais ou menos 2 dias antes de vir a menstruação vem um escapes pastosos e marrom escuro, gostaria de saber se já conto a partir dai como 1º dia de menstruação ou espero para contar quando vem normalmente? mais ou menos após a menstruação tenho novamente esse escape, ficam mais ou menos 3 a 4 dias e somem novamente.Tenho Lúpus e tenho medo que possa ter ficado estéril com o uso da ciclofosfamida, qual o exame indicado para saber da fertilidade?Fiz ultrassonografia transvaginal e estava tudo ok e o pré câncer também.
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Se você menstrua é porque ainda ovula.
    2. luana marcelino
      olá dr parei de tomar antconcepsonal injetavel esse mes de maio.gostaria de saber se vou demorar a engravidar?
      1. Avatar de Pedro Pinheiro
        Pedro Pinheiro
        Não tenho como prever.
  54. Erica
    ola Dr? Eu tive um aborto espontÂneo à um 1 ano, faz uns seis meses que não estou tomando o anticonsepcional, é normal não ter engravidado ainda estou preocupada?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Érica é impossível emitir qualquer opinião à distância. Você tem que ser avaliada pelo seu ginecologista.
  55. ana
    tive um aborto inevitavel a uns 2 meses estava de 22 semanas e nao sei o que causou cada medico fala uma coisa queria saber quanto tempo tenho que esperar paara engravidar de novo
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      A princípio, assim que a menstruação voltar você pode engravidar novamente.
  56. lamara
    Será que consigo engravidar com uma trompa só?
    tive um gravidez tubarea(o bb foi gerado nas trompas).depois de uma hemorragia perdi o bb e a trompa esquerda
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sim, é plenamente possível.
  57. Anielle
    Bom gostaria de saber se uma mulher tem relacoes na segunda feira e na quinta ela ovula tem chances de engravidar? sendo q na quinta ela tem 9,2mm o endometrio e foliculos de 30,3 mm . 15,1mm 19,7mm no ovario esquerdo e 28,5mm 19 ,4mm e 21,2mm no direito…. Provavelmente ela ovulara na quinta mesmo ne
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sim, há chance. Mas o ideal é ter relações 1 ou 2 dias antes da ovulação.
  58. Miriã Paulino
    Boa noite Dr pedro!Estava tomando a pirula ciclo 21,resolvi parar na decíma pirula,pois decidimos q eu iria engravidar,assim q parei mestruei normalmente.Isso já tem mais de 25 dias,e estamos tendo relações constantemente.Gostaria de saber se eu tomei pirulas por cerca de 1 ano posso demorar a engravidar?obrigado
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode. É comum.
  59. Andrea Marialva
    ola me chamo andrea eu tenho dificuldades de segurar uma gravides pois ja perdi 5 em nenhum medico descobriu por que,eu tenho hipertireoidismo sera que por causa disso?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      A resposta não deve ser tão simples assim, senão os médicos já teriam descoberto.
  60. Patchi
    Olá Dr,tenho 21 anos e à 9 meses estou tentando engravidar.Sempre tive corrimento branco,antes mesmo de menstruar.Menstruei com 14 anos,sempre tive muita cólica.Já fiz tratamento contra esse corrimento,mas de três à quatro dias após o termino do tratamento o corrimento volta.Isso influencia na minha dificuldade de engravidar???Obrigado
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se for apenas um corrimento fisiológico, não.
  61. alexsxandra
    meu esposo tem baixa concentraçao de espermatozoide e pouca velocidade posso engravidar fazendo tabela ou temos que fazer o tratamento tao demorado que é oferecido pelo sus?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      É preciso muito mais informações para poder opinar. Você tem que perguntar isso para o seu médico, que conhece o caso com mais detalhes.
  62. ana luiza justo de moraes
    bom dia a 5 meses tive um aborto espontâneo, estava com mais ou menos 8 semanas de gravides, a minha medica falou que era normal e nao precisava fazer nenhum exame, sera que posso engravidar denovo ou terei dificuldades?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Abortos que ocorrem muito no inicio da gravidez não necessariamente indicam algum problema. A gente suspeita só se houver abortos repetidos.
  63. sandra
    olá!meu nome é sandra schafer de olveira(facebook)queria muito que alguem me ajudasse,náo posso ter filhos,preciso fazer enseminação e não tenho dinheiro!ja até escrevi para o programa do gugu,mas numca me derão resposta..cauterizarão a endometriose,mas mesmo assim não consigo engravidar,tambem não tenho nada de muco cervical,tenho o colom virado…sou casada á 13 anos e nunca tomei pilula..não aguento mais sofrer desse jeito…
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se você não consegue engravidar, mas quer muito ser mãe, por que não pensar na possibilidade de adotar uma criança?
  64. Thays
    Blog MARAVILHOSO…!!
    Muitas duvidas esclarecidas agora!!!!
    Estão de PARABÉNS!!!!