Síndrome mão-pé-boca: sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 28 Comentários


O que é a doença mão-pé-boca?

A síndrome mão-pé-boca (SMPB), também chamada de doença mão-pé-boca (DMPB), é uma infecção viral contagiosa muito comum em crianças, caracterizada por pequenas feridas na cavidade oral e erupções nas mãos e nos pés.

A síndrome mão-pé-boca é provocada habitualmente, mas não somente, pelo Coxsackievirus A16. Casos da SMPB também podem ser provocados por outros sorotipos do Coxsackie, tais como o Coxsackievirus A2, A4 ao A10, B2, B3 ou B5. Outros vírus, como o Echovirus 1, 4, 7 ou 19, ou o Enterovirus A71 também podem ser o agente causador, provocando sinais e sintomas muito semelhantes.

A SMPB é, na maioria dos casos, uma doença branda e benigna, que desaparece espontaneamente após alguns dias sem causar nenhum tipo de complicação. O maior problema costuma ser o risco de desidratação, pois a dor de garganta pode fazer com que a criança pare de aceitar alimentos e líquidos.

Raramente, quando a síndrome é provocada pelo vírus Enterovirus A71, ela pode ser mais perigosa, pois há um risco maior de complicações, como o desenvolvimento de encefalite (inflamação do sistema nervoso central), meningite ou miocardite (inflamação do músculo cardíaco).

A SMPB ocorre frequentemente nas crianças com menos de 5 anos, mas pode, eventualmente, acometer adultos.

De todas as principais causas de exantemas febris (febre + manchas vermelhas na pele), a doença mão-pé-boca é uma das mais fáceis de ser diagnosticada, devido ao seu típico envolvimento da mucosa oral, solas dos pés e palmas das mãos.

Neste artigo, vamos nos ater apenas à síndrome mão-pé-boca, se você procura informações sobre outras causas de febre e manchas vermelhas na pele, acesse o seguinte link: 10 Causas de Febre com Manchas Vermelhas na Pele.

Transmissão

O vírus que causam a doença mão-pé-boca podem ser transmitidos por contato com secreções das vias respiratórias, secreções das feridas das mãos ou dos pés e pelo contato com fezes dos pacientes infectados. Isso significa que o Vírus Coxsackie (e os outros vírus causadores da SMPB) podem ser transmitidos nas seguintes situações:

  • Beijar alguém infectado.
  • Ter contato com secreções respiratórias, geralmente através da tosse ou espirro.
  • Beber água contaminada.
  • Apertar a mão de alguém contaminado.
  • Ingerir alimentos preparados por alguém infectado, que não tenha feito a higienização adequada das mãos.
  • Contato com brinquedos ou objetos que possam ter sido contaminados por mãos sujas.
  • Contato com roupas contaminadas.
  • Trocar fraldas de crianças contaminadas.

Geralmente, a fase de maior contágio da síndrome mão-pé-boca é durante a primeira semana de doença. Porém, mesmo após a cura, o paciente pode permanecer eliminando o vírus nas fezes, o que o mantém contagioso durante dias ou até semanas após os sintomas terem desaparecidos.

A maioria dos adultos que se contamina com o Vírus Coxsackie não desenvolve sintomas, mas eles podem ser transmissores assintomáticos do vírus.

Sintomas

O período de incubação da síndrome mão-pé-boca costuma ser de 3 a 6 dias. Os primeiros sintomas a surgirem costumam ser a dor de garganta e febre baixa, que fica por volta dos 38ºC. Mal-estar e perda do apetite também são frequentes.

Em um primeiro momento, a doença é muito parecida com qualquer quadro de virose comum, sendo impossível o seu diagnóstico clínico nesta fase.

Um ou dois dias após os primeiros sintomas, começam a surgir as lesões características que dão o nome à doença mão-pé-boca.

Mão-pé-boca
Lesões da doença mão-pé-boca.

As lesões da boca começam como pontos avermelhados que se transformam em pequenas bolhas e posteriormente em úlceras dolorosas, semelhantes às aftas comuns.

Essas ulcerações surgem habitualmente na língua, na garganta, e nas partes internas dos lábios e das bochechas. O palato (céu da boca) também pode ser afetado.

Nas crianças acometidas pelo Coxsackievirus A6, as lesões podem também acometer a parte externa da boca, situando-se ao redor dos lábios.

Mão-pé-boca lesão oral
Lesões periorais

Um ou dois dias após o surgimento das lesões da boca começam também a aparecer as lesões nas palmas das mãos e nas solas dos pés.

A ferida inicia-se como pequenas bolhas, com um halo avermelhado ao seu redor. As lesões costumam ter de 0,1 a 1 cm de diâmetro e podem se romper, liberando um líquido que é altamente contagioso.

Síndrome mão-pé-boca
Síndrome mão-pé-boca

A SMPB provocada pelo Coxsackievirus A6 costuma ter lesões bem mais extensas, acometendo também nádegas, coxas, braços, tronco e face.

É importante destacar que nem todas as pessoas contaminadas pelo Vírus Coxsackie desenvolvem o quadro clínico completo da SMPB. 75% dos pacientes têm a síndrome completa, mas o restante pode ter apenas lesões na boca ou na pele.

No caso dos adultos, a imensa maioria dos indivíduos que entra em contato com o vírus Coxsackie não desenvolve sintoma algum.

Para ver mais imagens da doença mão-pé-boca, acesso o artigo: Fotos da doença mão-pé-boca.

Complicações

A síndrome mão-pé-boca costuma durar de 7 a 10 dias e cura-se espontaneamente, sem a necessidade de tratamento e sem causar complicações na maioria dos casos.

A complicação mais comum costuma ser a desidratação, pois, além do mal-estar, a dor de garganta é muito forte, e as crianças podem parar de aceitar alimentos e líquidos.

Os casos de SMPB causados pelo Enterovirus A71 também costumam ter um curso benigno, mas há um maior risco de complicações, tais como miocardite, meningite ou encefalite.

Diagnóstico

Nos pacientes que apresentam o típico quadro de febre, úlceras orais e lesões nas palmas das mãos e plantas dos pés, o diagnóstico é feito facilmente, sem a necessidade de uma maior investigação laboratorial.

Nos casos atípicos, se o médico sentir a necessidade de fazer o diagnóstico, a identificação do vírus pode ser obtida através de exame de fezes ou das secreções da garganta ou das lesões de pele.

Tratamento

Não existe tratamento específico para a síndrome mão-pé-boca. E nem precisa, pois a doença costuma ser autolimitada. Em geral, bastam anti-inflamatórios ou analgésicos comuns para controlar os sintomas de dor e febre. É importante manter as crianças bem hidratadas.

Nos casos mais graves, principalmente nas crianças que recusam a alimentação e correm risco de desidratação, a internação hospitalar pode ser necessária.

Prevenção

Pessoas contaminadas devem ficar em casa. Crianças não devem ir à creche ou à escola, e adultos devem faltar o trabalho até todos os sintomas terem desaparecidos.

Como o vírus ainda pode ser eliminado nas fezes mesmo após a cura dos sintomas, é importante orientar o paciente a lavar as mãos com frequência, principalmente após ir ao banheiro e antes de manusear comida. Nas creches, é preciso ter muito cuidado com a higiene das mãos na hora de trocar as fraldas, para que os profissionais não transmitam o vírus de uma criança para outra.

Roupas comuns e roupas de cama podem ser fontes de contágio (principalmente se houver secreção das lesões da pele) e devem ser trocadas e lavadas diariamente. Brinquedos também devem ser lavados com frequência.

Ainda não existe vacina contra a doença mão-pé-boca, mas há estudos muito avançados e promissores em curso.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


28 respostas para “Síndrome mão-pé-boca: sintomas e tratamento”

  1. Antônio Andrade

    Nenhuma,é para elogiar o autor, claro, objetivo, com texto extremamente útil

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado pelo elogio! Estou sempre me esforçando para fornecer informações úteis e objetivas aos leitores. Fico feliz em saber que o texto foi de ajuda para você. Se precisar de mais ajuda no futuro, não hesite em perguntar.

  2. Claudia

    Boa tarde
    Meu neto teve ha dois meses atrás o vírus mão pé boca e ainda esta com manchas escuras nos joelhos, cotovelo e no bumbum. Como melhorar ou zerar este sinais? ( tem pele negra)
    Grata

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A tendência é desaparecer com o tempo. Caso não melhore após algumas semanas, e se as machas estiverem incomodando do ponto de vista estético, você pode levá-lo a um dermatologista para ele ser avaliado.

  3. Rebeca Simone

    Eu queria saber como se trata a doença pé mão e boca

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Conforme o texto explica, não existe tratamento. A doença cura-se sozinha após alguns dias.

  4. Davi Santana

    Ótimo artigo sobre a doença , muito explicativo , tenho 20 anos e provavelmente adquiri a doença do meu irmão já estou melhorando , apresentei todos esses sintomas e o médico que me atendeu não soube identificar a doença, me recomendou um dermatologista , mas eu tenho certeza que foi essa .

  5. Poliana

    Meus filhos estao com essa infequecao gostaria de saber se e normal soltar a pele…

  6. Lucineide

    Meu filho teve esta doença só que agora as unhas da mão estão ficando oucas e caindo pode ser consequência dessa doença ainda?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, a queda das unhas pode ser consequência da síndrome mão-pé-boca. Costuma acontecer 1 ou 2 semanas após a doença, mas a unha volta a crescer.

  7. Quezia

    Se ela não conseguir comer nada, e só bebe pouquinha água o que devo fazer?

  8. Elis Maia

    Pode ser transmitido de irmão para irmão???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode.

  9. Renata

    Esse virus, apos os sintomas das bolhas, aftas e febre, comeca a descamar as maos e pés e depois cair as unhas da criança!
    Confirma?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

    2. Leandra

      Com meu filho está acontecendo exatamente isso

  10. Isabel

    A minha filha tem esses sintomas e esteve em contato com uma grávida de 20 semanas no dia em que começou a ter febre. Um dia depois do primeiro dia de febre já tem as manchas nos pés e mãos. Qual o risco para uma grávida e especialmente para o feto se estiver em contato com este vírus? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Adultos geralmente tem imunidade.

  11. Mirian

    Muito bom o esclarecimento, minha filha mais velha teve. Agora a mais nova também foi diagnosticada, porém as bolhas se expandiram pelos membros inferiores e superiores, além do tronco. A princípio não levei fé no diagnóstico do pediatra e aguardei. Não fique preocupada devido ela não apresenta febre. Mais de fato é SMPB!

  12. odenir

    Muito bom artigo. ..muito esclarecedor ..Parabéns

  13. Priscila Leontina Borges de Carvalho

    Olá boa noite quero saber se este medicamento alegra pediatrico serve para o tratamento dá síndrome mão pé boca

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A alegra é só um antialérgico. Não age sobre a doença.

  14. Natalia

    Há risco de ter a mesma doença novamente? Ou apos o contágio e cura o paciente fica imune ao virus?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não costuma dar mais que uma vez.

  15. Priscila

    Boa noite meu filho de 2 anos começou a apresentar esses sintomas na palma da mão e no pé.
    É por isso q pesquisei na net e achei essa síndrome já estava ficando preocupada.

  16. Maycon

    Ola boa noite estou com esses sintomas
    Mais fiz um exame de sangue e não deu nem uma alteração . A medica me indicou o dermatologista falo q por ser vasculite ou purpura.
    Mais meus sintomas são exatamente esses q li no site.
    Minha duvida e teria como ela saber pelo exame de sangue ?
    Muito boa noite

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende do exame do sangue. Se for um simples hemograma, não dá.

  17. Renata Silva

    Muito bom artigo! Minha filha há pouco tempo teve essa doença mão-pé-boca e os sintomas são mesmos muito característicos.