Artigo atualizado em 07/12/2013
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

ANTIDEPRESSIVOS | Escitalopram, Fluoxetina, Sertralina…

Publicidade

Este texto é a primeira parte da série sobre antidepressivos, abordando os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS): paroxetina, sertralina, escitalopram, citalopram e fluoxetina.

O antidepressivo é uma droga de origem psiquiátrica indicada no tratamento dos transtornos do estado do ânimo e do humor. Apesar do nome, a depressão não é sua única indicação. Os antidepressivos também podem ser usados em outros distúrbios psiquiátricos como transtorno bipolar, distúrbios de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, estresse pós-traumático, e até em doenças orgânicas como a fibromialgia e tensão pré-menstrual.

Leia também:

FIBROMIALGIA – Sintomas e tratamento)
TUDO SOBRE A TPM – TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL).

Introdução

Os primeiros antidepressivos foram descobertos na metade do século XX. Com o passar do tempo, novas classes de antidepressivos foram sendo desenvolvidas, e com a diminuição dos efeitos colaterais, o seu uso se popularizou. Em países da Europa cerca de 3 a 7% da população usam corriqueiramente algum tipo de antidepressivo entre as dezenas de drogas diferentes que se encaixam neste grupo.

Não se sabe exatamente as causas da depressão, mas a concentração cerebral de algumas substâncias químicas, chamadas de neurotransmissores, estão envolvidas neste processo. As principais são a serotonina, a noradrenalina e a dopamina. A ação dos diferentes antidepressivos passam pela regulação dessas substâncias.

Não é meu objetivo escrever um compêndio de farmacologia específico sobre antidepressivos. Vou citar as principais classes e tecer alguns comentários acerca dos efeitos colaterais e interações dos antidepressivos mais prescritos no mundo. A leitura da bula médica por leigos pode trazer muita confusão, e o medo de desenvolver  algum dos efeitos colaterais descritos é muitas vezes a causa do abandono do tratamento por parte do paciente. Explicarei como funcionam os antidepressivos e darei maior ênfase aos efeitos adversos mais comuns entre cada classe.

Para evitar um texto muito extenso, vou dividi-lo em partes. Nesta primeira abordarei os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS). Posteriormente escreverei sobre os antidepressivos tricíclicos e tetracíclicos, os inibidores da recaptação da serotonina/noradrenalina, inibidores da MAO e antidepressivos atípicos.

Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS)

- Fluoxetina (Prozac®, Daforin®, Prozen®, Psipax®)
- Sertralina (Zoloft®, Assert®, Serpax®)
- Paroxetina (Seroxat®, Dropax®, Paxil®, Benepax®, Pondera®, Parox®)
- Citalopram (Celexa®, Cipramil®, Cipram® Città®, Procimax®)
- Escitalopram (Cipralex®, Lexapro®)

Os ISRS são a classe de antidepressivos mais prescrita no mundo. São drogas relativamente novas – a primeira droga desta classe, a fluoxetina, o famoso Prozac®, começou a ser comercializada em 1987 -, seguras mesmo em doses elevadas, bem toleradas e com perfil de efeitos colaterais leves.

Como agem os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS)?

A serotonina é um um neurotransmissor, uma substância envolvida na comunição dos neurônios, associada a regulação do humor, emoções, sono e apetite. Os inibidores seletivos da recaptação de serotonina agem impedindo a retirada da serotonina da fenda sináptica, local onde este neurotransmissor exerce suas ações. Deste modo, a serotonina permanece disponível por mais tempo, causando melhora no humor dos pacientes.

Como qualquer droga antidepressiva, os inibidores seletivos da recaptação de serotonina demoram pelo menos 2 semanas para começarem a fazer efeito e até 8 semanas para atingirem seu potencial máximo.

O principal efeito adverso desta classe são as disfunções sexuais, nomeadamente diminuição da libido e dificuldades em se atingir o orgasmo, motivo pelo qual estas drogas podem ser usadas no tratamento da ejaculação precoce (leia: TRATAMENTO DA EJACULAÇÃO PRECOCE). Outros efeitos colaterais comuns incluem náuseas e insônia.

O uso desta classe de antidepressivos deve ser feito com cuidado em jovens abaixo dos 24 anos devido a uma maior incidência de pensamentos suicidas nas primeiras semanas de tratamento.

Também existe um maior risco de pequenos sagramentos, o que torna a associação com anticoagulantes, como varfarina, e com antiagregantes plaquetários, como aspirina e clopidogrel, indesejável.

Nunca se deve usar nenhum antidepressivo ISRS junto com os antidepressivos inibidores da MAO. É preciso sempre haver um espaço de no mínimo 14 dias entre o uso de um e outro. Esta associação pode ser fatal.

a) Fluoxetina (Prozac®, Daforin®, Prozen®, Psipax®)

A fluoxetina foi o primeiro ISRS lançado no mercado. A sua fácil posologia de 1 comprimido por dia e o seu perfil de efeitos adversos leves, principalmente quando comparado às drogas existente na época, tornaram-na rapidamente a 2º droga mais vendida nos EUA durante o início da década de 90 e o principal antidepressivo no mundo.

A dose efetiva da fluoxetina é 20 mg por dia, quantidade capaz de manter até 80% da serotonina cerebral atuando por mais tempo. É importante lembrar que seu efeito clínico só começa a ser relevante a partir da 3º semana de uso. Pacientes que não respondem até 6 semanas podem ter sua dose elevada progressivamente até o máximo de 80 mg/dia. Quando suspensa, a fluoxetina ainda permanece viável na circulação por mais 4 a 6 dias, sendo a droga desta classe com maior meia-vida.

Já existe uma nova formulação de fluoxetina que pode ser tomada 1x por semana.

Antidepressivos Inibidores seletivos da recaptação da serotoniaOs efeitos colaterais mais frequentes da fluoxetina são náuseas, insônia, redução da libido, retardo na ejaculação, tremores, redução do apetite, astenia e ansiedade. Em geral são efeitos que surgem no início do tratamento e desaparecem com o tempo. Se as alterações sexuais não melhorarem, a associação com buspropiona ou buspirona costuma resolver o problema.

Medicamentos não devem ser usados junto com fluoxetina (e outros ISRS) sem autorização médica explícita:
- Álcool, analgésicos opióides, varfarina, carbamazepina, anti-inflamatórios, sibutramina, tamoxifeno, tramadol, fenitoína, outros antidepressivos.

b) Sertralina (Zoloft®, Assert®, Serpax®)

A sertralina é um antidepressivo presente no mercado desde 1992.

Sua dose efetiva é de 50mg/dia podendo ser aumentada até 200mg/dia.

O perfil da sertralina é muito semelhante ao da fluoxetina, por isso vou me ater somente as diferenças significativas.

Os efeitos colaterais são semelhantes, porém, as queixas de náuseas costumam ser mais frequentes com a sertralina do que com outros antidepressivos ISRS. Porém, a sertralina parece ter uma taxa de sucesso no tratamento da depressão até 40% maior que a fluoxetina.

c) Paroxetina (Seroxat®, Dropax®, Paxil®, Benepax®, Pondera®, Parox®)

A paroxetina foi lançada logo após a sertralina, em 1993.

Sua dosagem varia entre 20mg/dia a 50mg/dia.

Ao contrário da fluoxetina e da sertralina que podem causar ansiedade e agitação, a paroxetina mais frequentemente causa sonolência. A disfunção sexual parece ser mais frequente com a paroxetina quando comparado com os outros ISRS. Sintomas de boca seca e ganho de peso também são mais comuns com esta droga.

Apesar do pior perfil de efeitos adversos, a paroxetina parece ser o antidepressivo mais eficaz desta classe.

d) Citalopram (Celexa®, Cipramil®, Cipram® Città®, Procimax®)

O citalopram apresenta como principal característica o fato de ser o ISRS com menos efeitos colaterais de ordem sexual. Também parece ser o melhor antidepressivo desta classe para pacientes com quadros de ansiedade associado.

A dose indicada de citalopram é 20mg/dia, podendo chegar até 60mg/dia.

e) Escitalopram (Cipralex®, Lexapro®)

Lançado em 2001, o escitalopram é um derivado do citalopram com maior poder de ação. 10 mg de escitalopram apresentam a mesma eficácia de 40 mg de citalopram. A sua dose indicada varia entre 10mg/dia e 20mg/dia.

Porém, quando tomados em dose equivalentes, o escitalopram apresenta a mesma eficácia e perfil de efeitos colaterais do citalopram.

Publicidade
  • Anonymous

    Desde que comecei a tomar sertralina comecei a ter uma insônia terrível. Nunca tinha entendido o porque. Obrigada, ótimo texto sobre antidrepssivos.

    Carla.

  • Edson

    gostaria de saber se o citalopram fica alguma sequela quando resolvo parar, depois de um longo tempo (uns 6 meses) da pessoa tomando.

    obrigado

    Edson.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Edson,
    Não. Mas não suspenda nenhum tratamento sem indicação médica.

  • Anonymous

    Olá!

    Estou tomando fenítoina há uma semana e o clínico disse que poderia tomar a fluoxetina junto, porem aqui diz que não,pode me explicar quais os riscos?

    Carine

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carine,
    a fluoxetina interage com a fenitoína diminuindo sua metabolização e podendo causar níveis sanguíneo muito elevados da droga.

  • Dr. Paulo Freire

    Bom dia

    Sou médico há 25 anos e um dos problemas que os médicos sempre têm é em relação aos medicamentos. Atualmente temos mais de 11 mil apresentações de produtos, que torna a tarefa de prescrever um tormento para médicos e pacientes. Para os médicos é difícil lembrar dos nomes de produtos, suas apresentações e complicações, para os pacientes é difícil entender a letra do médico e entender a prescrição. Em estudo recente, 10% das receitas contém erros, e mais de 40% dos pacientes não entendeu o que foi prescrito e orientado.

    Para este problema, médicos formados na UNIFESP e USP desenvolveram um Portal de Serviços Médicos chamado PORTAL SAÚDE DIRETA (http://www.saudedireta.com.br). Este portal tem um Prontuário Eletrônico de Pacientes, de uso livre e gratuito para os médicos. Nele o médico encontrará poderosas ferramentas prescricionais, como um completo banco de dados de medicamentos, uma ferramenta de análise automática de interações de medicamentos on line, em português, que funciona ato da prescrição, e ainda a possibilidade de imprimir as receitas. O Portal é totalmente web, gratuito, rápido e seguro.

    Os médicos agora têm a disposição este serviço web, que pode ser acessado de qualquer lugar do planeta, por qualquer dispositivo fixo ou móvel com conexão à internet. Se o médico prescrever um medicamento para um paciente idoso, e este estiver usando vários medicamentos anteriormente, agora é possível detectar imediatamente qualquer interação medicamentosas entre as 155 mil possíveis que estão no Banco de Dados. É uma imensa segurança para os médicos e pacientes. Reações Adversas a Medicamentosas matam mais de 100 mil pacientes por ano nos USA, pacientes internados em hospitais, e que são monitorados por sistemas semelhantes. São mais de 700 mil casos nos USA, tornando-se a quarta maior causa de morte! No Brasil os dados estatísticos são desconhecidos ou incompletos, e para piorar o brasileiro adora auto-medicação.

    Esta é minha modesta contribuição para diminuir este problema na sociedade brasileira.

    Atenciosamente

    Paulo Freire
    Médico Coordenador do Portal Saúde Direta
    http://www.saudedireta.com.br

  • Mabel Azevedo

    Iniciei um tratamento para depressão com o citalopram,mas tive uma piora muito acentuada, inclusive muitos vomitos e agitação, impulso suicida, me senti realmente muito mal, mesmo diminuindo a dose e o meu medico suspendeu após 3 dias. è comum acontecer isto? Tenho 49 anos, mulher e tenho problemas com alcool também. Agradeço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mabel,
    Não é comum, mas é um efeito conhecido.

  • Anonymous

    Prezado Dr Pedro Pinheiro li certa vez em livro de referência em psicofarmacologia da rara possibilidade ocorrer orgasmo espontâneo pelo uso de fluoxetina mas nunca vi nenhuma outra referência a isso e minha curiosidade só se mantêm pelo fato de uma paciente a quem prescrevi a droga ter relatado um despertar imediato de intenso desejo sexual que a fez rejeitar a medicação inclusive temer sair de casa no único dia que a tomou !
    Por acaso o colega teria alguma consideração a fazer sobre esta possibilidade, ainda que rara ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Caro(a) colega, para ser justo com todos aqueles que também fazem comentários, antes de te responder, pediria que você se identificasse para que possa estar dentro das regras das perguntas do site.
    Grato.

  • Anonymous

    Gostaria de saber se há alguma diferença entre o medicamento Lexapro 10 mg e o genérico escitalopran 10 mg.
    obrigado.
    abraço,
    C.M.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @C.M
    Não.

  • Anonymous

    Dr.,
    Saudações.

    Gostaria de perguntar sobre a questão da memória com o uso dos antidepressivos mais modernos, a exemplo da Mirtazapina. Eles causam algum déficit de memória, a longo prazo?
    Marina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Marina
    Não.

  • Laura

    Dr.,
    procurei um psiquiatra para parar de fumar e ele me prescreveu o lexapro. Mas realizei uma pesquisa na internet e percebi que os medicamentos mais utilizados são o BUP, Zyban, champix e bupropiona. Então fiquei na dúvida e gostaria de perguntar: o lexapro é indicado para parar de fumar?

    agradeço, desde já, a atenção.

    Laura.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Laura
    Não sei te informar isso. Não conheço o Lexapro como opção para tabagismo, mas eu não sou especialista no assunto, ao contrário do psiquiatra. Não é a opção mais descrita, mas isso não significa necessariamente que não seja uma opção válida.

  • http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9681970345630121863&rl=t elesandra

    elesandra 15/05/2011
    quero saber se sertralina faz mal para quem tem asma ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @elesandra
    Não há contra-indicação.

  • Anonymous

    Só pra lembrar q o Zyban não é citalopram como está citado à cima

  • Anonymous

    Boa noite Dr. Pedro
    Muito esclarecedor seu texto. Minha dúvida é : o uso continuo de sertralina ou fluoxetina podem fazer engordar? Eles interagem, ou melhor competem com o Puran-T4?
    Obrigada
    Lêda Maria

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Lêda
    Pode haver ganho de peso mas é pouco comum. Não há competição com T4.

  • Cristina

    Dr. Pedro, gostaria de saber se há consequências neurológicas após o uso de antidepressivos por 5 anos. Já tomei vários (fluoxetina, paroxetina, assert… e recentemente tomei o Escitalopran por 1 ano) e há 1 mês não estou tomando nenhum, por instrução médica. No entanto, tenho sentido dores musculares, incômodos, cansaço extremo. Pode ser resultado do uso prolongado de antidepressivos? Como funciona no organismo após a suspensão do medicamento?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Cristina
    Não há consequências neurológicas.

  • Margarethkms

    Obrigada Doutor! Muito clara a explicação, me ajudou muito.

  • Alessandra

    Pode associar antidepressivos da mesma classe? Por ex. fluoxetina com escitalopram?  Alessandra-SP

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não faz muito sentido.

  • Alessandra

    Pode associar antidepressivos da mesma classe? Por ex. fluoxetina com escitalopram?  Alessandra-SP

  • Mel

    Olá, eu tomo escitalopram e comecei a tomar + fluoxetina a pouco tempo. Gostaria de saber o que pode acontecer se eu beber alcool (a curto e longo prazo)? Se pode ocorrer perda de memória, ect..

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode haver aumento dos efeitos do álcool e dos remédios.

  • Re_bds

     olcadil interage com puran t4?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      não

  • Ghysllayne1

    posso tomar sibutramina e captopril juntos?

  • Helena MELO SENE

    Boa noite
                 Doutor faz 19 anos que trato depressão,sendo que nunca fiquei bem,atualmente faço uso de
    venlafaxina 75mg+2mg de rivotril,Tive boas melhoras na parte da ansiedade,porém o desanimo
    aumentou muito.Já passei por quase todos antidepressivos,sendo poucas melhoras.Pergunto?
    Não seria o caso de entrar com um estabilizador de humor?Espero resposta .
                         Obrigada
                                                         HELENA

     

  • Adn oliveira

    Muito bom o post!
    Abraço!

  • Marcio

    Prezado Dr. Pedro, gostaria de saber se o uso prolongado
    de Citalopram pode causar dano ao fígado?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Normalmente não.

  • Marcio

    Prezado Dr. Pedro, gostaria de saber se o uso prolongado
    de Citalopram pode causar dano ao fígado?

  • Amanda

    Dr. Pedro tomo omeprazol e comecei a tomar escitalopram existe algum risco utilizar esses dois juntos?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Amanda

    Dr. Pedro tomo omeprazol e comecei a tomar escitalopram existe algum risco utilizar esses dois juntos?

  • Jmjorge35

    Dr. Pedro, tomo diariamente maleato de enalapril(10 mg) para controlar a pressão arterial, e pondera no periodo da noite (10 mg), além de omeprazol 40 mg( pela manhã e a noite), esses medicamentos podem ser tomados juntos?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Podem.

  • Fatimatrotta

    Dr Pedro, meu filho comecou a tomar 1compr.e 1/2 de fluoxetina de 20 mg em 2009. Atualmente toma 1/2 comprimido. Gostaria de saber se esse medicamento cria dependencia ? Obrigada.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Person_7675

    Dr. Pedro bom dia (ou boa noite) tenho problemas com ejaculação precose como devo fazer? Devo comprar medicamentos aqui citados, devo procurar um especialista o que faço aguqrdo retorno desde ja agradeço

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um urologista.

  • AilTon Pereira

    dr. bom dia! eu sou ailton  e gostaria de saber se omeprasol é uma das substancias que contem no anti-depressivo?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • AP

    boa noite dr

    a minha avó toma hidantina ha quase 35 anos, oje foi lhe receitado anti depressivo sertralina. Ha algum problema de tomar os 2 medicamentos em conjunto?

    AP

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não

  • Boticário

    pedro, meu medico me receitou Sertralina 50mg, no começo foi bem, melhorei e parei. qdo voltei a tomar me causou muitas dores musculares, parei. Tenho muita insonia e durmo apertando os dedos (punho cerrado), acordo cansado e com dores nas articulacoes das maos. Por conta propria fiz uma formula Clonazepan 0.3mg+Ciclobenzaprina 3mg, durmo bem mas ainda sinto que dormi com os punhos cerrados – ja tomo essa formula a 1 ano. Agora preciso tirar esse benzodiazepinico! Pensei na Paroxetina já que minha primeira escolha era Sertralina. Sou muito ansioso, ideias negativas, pessimista e durmo mal! Valeu

  • Júlia Lessa

    Bem explicada a diferença entre os medicamentos da mesma classe!

  • Iolanda

    Caro DRº Pedro,durante 20 anos tenho sofrido com crises de ansiedade ou panico pois são parecidas, fiz varios tratamentos e tomei varios medicamentos juntamente com o bromazepan de 3mg á um ano atras fiz um tratamento alternativo que me ajudou a viver melhor sem os antidepressivos e calmantes, mas á uns 4 meses a crise voltou e o tratamento alternativo não deu resultado mais ,daí eu voltei ao psiquiatra e ele me receitou os mesmos medicamentos que eu tomava a um ano atrás que era citalopran 40 e bromazepan , mas não estou conseguindo tomar nem a metade de um comprimido de 20 pois passo muito mal e não estou conseguindo nem me alimentar . Goastaria de uma explicação o pq o meu organismo está regeitando assim o remédio, e o que devo fazer?

  • cida

    Dr Pedro o medico me receito medicamento escitalopram mais não voi muito bom pra mim pois me deu infecção urinaria falei com ele riu na minha cara que não foi o remedio queria uma resposta do senhor obrigado MP

  • Fábio Negrão Balby

    Gostaria de ressaltar que a Fluoxetina ( Prozac ) foi responsável pelos piores anos da minha vida. Tenho TOC e me tratava com tricíclicos, quando o médico resolveu me mudar para a “pílula da felicidade”. Progressivamente minha ansiedade foi aumentando, ao ponto de ter ataques de ansiedade mais e mais frequentes, que algumas vezes evoluiram para o pânico, e também muita depressão. Passei pouco mais de três anos no inferno e hoje acho curioso como o profissional não percebeu. Sei que o objetivo do site é ajudar, mas vamos dourar menos as pílulas, esse trabalho é dos departamentos de marketing da multibilionária indústria farmaceutica. Pacientes QUESTIONEM seus médicos, eles podem ser os melhores e mais respeitados do mundo, MAS NINGUEM sabe melhor da tua dor que você.

  • Cida

    Dr gostaria de saber se o medicamento citalopram pode causar infecção urinaria? muito obigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Danyelle

    Fluoxetina + gamaline pode usar junto? Se sim qual o intervelo para tomar ou pode juntos?qual melhor hora para tomar? Fluoxetina 20 mg. Obrigada.

  • Leo

    Dr. Tomei escitalopram por um período de 4 meses (10mg). Nesse tempo minha libido foi a zero. Eu parecia indiferente a tudo. Pegunto, o citalopram tem os mesmos efeitos colaterais do escitalopram (principalmente no que se refere a libido)?
    Outra pergunta: o escitalopram pode ser partido para tomar apenas 5mg ao dia, e essa dosagem pode ter resultado positivo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Qualquer antidepressivo pode ter efeitos na libido. A dose ideal é aquela indicada pelo psiquiatra.

  • Anonymous

    Tenho um quadro de obesidade bem acentuado. 120kg atualmente. Sou ansiosa. Tenho sintomas de depressão e até já participei de grupos de apoio como o GEO e o MADA.
    Uma médica me receitou a Fluox.
    Inicialmente tive a boca seca. Diminuição de compulsão alimentar e talz… mas sobre o líbido, ele aumentou consideravelmente. Como pode? Não deveria ser o contrário?
    A lubrificaçao vaginal aumentou também. Tem algo haver? Estou achando muito estranho

  • Winnieterasaka

    Gostaria de saber se 
     escitalopram pode causar convulsoes, fui indicada a tomar durante 6 meses a mais

  • Andreiagatae2010

    comecei a tomar o pondera ontem, quantos dias eli demora para começar a fazer efeito?

  • Lílian

    Dr. Pedro, Boa noite!

    Tomo paroxetina e o médico trocou por fluoxetina, já que estou engordando muito. Como faço essa transição?

  • Daniele

    eu tomo antidepressivo posso tomar sibutramina

  • Silvana Lengler

    Tomo tamoxifeno para tratamento de câncer de mama. Poderia me informar quais antidepressivos podem ser tomados com tamoxifeno?

  • Sol-gut

    Dr.Pedro boa noite, comecei a usar 10mg de pondera passei hoje a dose de 20mg pela manha e a noite 5 gotas de rivotril, desde do dia q comecei sinto sensaçoes piores do que das crises de ansiedade, sou hipertensa tenho 44 anos, tomo atenalol de 25g 2x ao dia e mesmo assim minha pressao fica alta na hora das crises, gostaria de saber se é normal a pressao arterial subir nos momentos de crise de ansiedade.O que devo fazer?

  • Bene

    Dr.estou tomando risperidona e escitalopram,perdi a libido,gostaria de saber se tem como recuperar a libido ou vou ficar assim pra sempre!!estou desesperada!!!                                                                                        

  • Silvana Lengler

    Tomo tamoxifeno para tratamento de câncer de mama. Poderia me informar quais antidepressivos podem ser tomados com tamoxifeno?

  • Ztrindade

    gostaria de saber se tem algum problema de tomar citalopram e tomar umas cervejinhas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O alcool potencializa os efeitos do remédio.

  • Bene

    Dr.estou tomando risperidona e escitalopram,perdi a libido,gostaria de saber se tem como recuperar a libido ou vou ficar assim pra sempre!!estou desesperada!!!                                                                                        

  • Anonymous

    gostaria de saber se parar de tomar citalopram depoi de um ano a depressão volta ou piora

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O alcool potencializa os efeitos do remédio.

  • Arthur

    Olá Dr,
    Faltaram explicações no meu entendimento. Quanto aos receptores pós-sinápticos; se todos estiverem ocupados no momento, de que adianta ter mais serotonina na fenda sináptica?
    Arthur

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Este é um site voltados para leigos. Este tipo de detalhamento não é o nosso objetivo

  • sandra

    boa noite doutor , tomo 30mg de cymbalta e estou associando a 10mg de sibutramina , existe alguma interação de risco

  • Anonymous

    Ha problemas em tomar Citalopram e bupropiona juntos ? p tratamento de ansiedade?

  • Anonymous

    Bom dia
    Ha problemas em tomar Citalopram e bupropiona juntos ? p tratamento de ansiedade?

  • Júnior

    Por favor Dr. Pedro, ajude-me!
    Faço um tratamento; já tomei Sertralina por muito tempo e há alguns meses estou tomando Escitalopram.
    Acontece que tive leve piora e outro profissional suspendeu o Escitalopram e devolveu a Sertralina. Devo voltar para a Sertralina ou continuar com o Escitalopram? 

  • Thiago

    Hoje minha medicação foi substituída de citalopram para escitalopram. Bom saber a diferença. Obrigado.

  • NanyMiika

    Doutor, meu neuro receitou reconter ao almoço e pamelor antes de dormir. Porém ao eu tomar reconter no almoço tem sido o suficiente para me manter bem o dia e a noite inteira. Estou sem sintomas de ansiedade, nada fora da ansiedade normal mesmo com poucas semanas q comecei a tomar reconter. Posso ficar só com ele e não começar o pamelor

  • RSant

    Gostaria de saber se o Reconter reage com algum alimento e anticoncepcional.

  • Mixwylde

    o que acontece se eu tomar 40mg de prozac de manhã e bebida alcoólica a noite?

  • Elianarodrigues

    Boa Noite. Meu nome é Eliana.Tomo fluxitina a 10 anos    sinto que não me faz mais efeito Será normal ou tenho que mudar? Obrigada
    elianarodrigues52@hotmail.com

  • Mixwylde

    o que acontece se eu tomar 40mg de prozac de manhã e bebida alcoólica a noite?

  • Marcelline

    bom dia dr. eu tomo sertalina gostaria se saber se posso tomar antialegico tem algum problema 

  • andreia

    boa noite dr. hoje fui a psiquiatra e ela me receitou o Escitalopram10mg, estou apreensiva por causa que nunca tomei anti depressivo! pois estou muito ansiosa e depressiva, e nem a libido. o que pode acontecer se eu perde totalmente o a libido? posso tomar algo que melhore o a libido? obrigada…deia

  • andreia

    boa noite dr. hoje fui a psiquiatra e ela me receitou o Escitalopram10mg, estou apreensiva por causa que nunca tomei anti depressivo! pois estou muito ansiosa e depressiva, e nem a libido. o que pode acontecer se eu perde totalmente o a libido? posso tomar algo que melhore o a libido? obrigada…deia

  • Leo

    Dr. Tomei escitalopram por um período de 4 meses (10mg). Nesse tempo minha libido foi a zero. Eu parecia indiferente a tudo. Pegunto, o citalopram tem os mesmos efeitos colaterais do escitalopram (principalmente no que se refere a libido)?
    Outra pergunta: o escitalopram pode ser partido para tomar apenas 5mg ao dia, e essa dosagem pode ter resultado positivo?

  • Universittas

    Bom dia. Se a Fluoxetina é indicada para os distúrbios de ansiedade como se explica como efeito adverso do seu uso a ansiedade? Obrigada. 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É por isso que o nome dessa reação é efeito paradoxal. Isso é uma reação que ocorre apenas em poucos usuários do medicamento.

  • Marlidamasio

    meu namorado tem a sindrome do panico, o medico receitou fluoxetina e alprazolam,porem o efeito da fluoxetina nao foi tao bom,pois ele perdeu a libido e por isso qur trocar o remedio fuloxetina por citalopram,sera que ficara melhor tanto no humor,medo,ansiedade,tonturas e com libido.

  • Alberto

    Dr para ejaculação precoce o citalopram é bom, tomei paroxetina 20mg n o começo foi bom mas depois nao foi tendo mais efeito e passei pro clomipramina 25mg mas tb sem efeito o que o sr acha?

  • Jairogbarreto

    Dr. Pedro, tenho 32 anos e estou fazendo uso do citalopram 40mg há uns 3 meses, e desde então ganhei muito peso. Porém, nesse mesmo preríodo tenho comido muito mal (grande quantidade, nenhuma qualidade) e não tenho feito exercícios físicos regularmente. Será que se eu “fechar a boca” e começar a exercer uma atividade física regularmente, não é necessário que eu abandone o Citalopram?? Pois fora o aumento de peso n tenho outra queixa e me dou mt bem com o remédio…. Me ajude nessa, por favor, Dr. … 

  • Karol

    Dr,por favor,tenho um histórico familiar de depressão,soube que é genético…estu em tratamento a 3meses e meu psiquiatra havia iniciado com citalopram e agora no mês passado mudou para o escitaloram,apesar de fazer pouco tempo de tratamento,já notei grande melhora em alguns pontos,mas tem algo que está difícil mudar,o meu DESÂNIMO,não sinto vontade de fazer nada,nem quando se diz respeito a diversão,nada me atrai,nada me faz sair de casa,o Dr acha que vai ainda quanto tempo para eu ver melhora neste ponto? Obrigada…

  • Rafaelcuiaba

    olá , o médico me receitou amytril para depressão , mas tenho medo das reações , de morrer do coração , parar de respirar , o que eu faço?

  • Alberto

    Dr para ejaculação precoce o citalopram é bom, tomei paroxetina 20mg n o começo foi bom mas depois nao foi tendo mais efeito e passei pro clomipramina 25mg mas tb sem efeito o que o sr acha?

  • GUILHERME

    DR TOMO FLUXETINA E O MEDICO ME RECEITOU CAPTOPLIL  A MINHA PA TAVA ALTA DA PARA  TOMAR JUNTO

  • Fábio Negrão Balby

    Gostaria de ressaltar que a Fluoxetina ( Prozac ) foi responsável pelos piores anos da minha vida. Tenho TOC e me tratava com tricíclicos, quando o médico resolveu me mudar para a “pílula da felicidade”. Progressivamente minha ansiedade foi aumentando, ao ponto de ter ataques de ansiedade mais e mais frequentes, que algumas vezes evoluiram para o pânico, e também muita depressão. Passei pouco mais de três anos no inferno e hoje acho curioso como o profissional não percebeu. Sei que o objetivo do site é ajudar, mas vamos dourar menos as pílulas, esse trabalho é dos departamentos de marketing da multibilionária indústria farmaceutica. Pacientes QUESTIONEM seus médicos, eles podem ser os melhores e mais respeitados do mundo, MAS NINGUEM sabe melhor da tua dor que você.

  • AilTon Pereira

    dr. bom dia! eu sou ailton  e gostaria de saber se omeprasol é uma das substancias que contem no anti-depressivo?

  • Giaretto

    dr: gostaria de saber se quem faz o uso de cloridrato de sertralina pode fazer uso de mionevrix sendo que contem piridoxal, piridoxina eles nao atuam no gaba ou seja esse medicamento mionevrix seria um imao

  • Pedro Mascarenhas

    Dr Pedro, comecei o tratamento com Citalopram a uma semana e sinto tremores o tempo todos, quanto tempo dura esses efeitos? Em quanto tempo vou me sentir melhor?

  • Pezao Teles

    dr.pedro pinheiro eu gostaria de saber seu posso trocar a sertralina pela floxetina jose maria  teles
    pezao.teles@hotmail.com

  • Carla Andreia Valiatti Lopes

    etou com cisto no ovario esquerdo,com liquido na cavidade pelvica,estou usando voltarém 50mgr,o meu intestino não está funcionado direito,estou com muitos gases.gostaria de saber se posso usar acertralina,faço uso de puram t4;75mgre rivotril 0,25mlgr

  • Pezao Teles

    eu estou tomando sertralina a 4meses mas nao estou me sentindo muito bem eu queria trocar pela floxetina
    pezao.teleshotmail .com

  • Margarethkms

    Obrigada Doutor! Muito clara a explicação, me ajudou muito.

  • Júlia Lessa

    Bem explicada a diferença entre os medicamentos da mesma classe!

  • Fatimatrotta

    Dr Pedro, meu filho comecou a tomar 1compr.e 1/2 de fluoxetina de 20 mg em 2009. Atualmente toma 1/2 comprimido. Gostaria de saber se esse medicamento cria dependencia ? Obrigada.

  • Person_7675

    Dr. Pedro bom dia (ou boa noite) tenho problemas com ejaculação precose como devo fazer? Devo comprar medicamentos aqui citados, devo procurar um especialista o que faço aguqrdo retorno desde ja agradeço

  • Chupaelpico

    chupa el pico pao qliaoo!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Rejane

    Olá Dr.! Faço psicoterapia a 5 anos e desde de então tomo Sertralina. Já cheguei a tomar 200mg por dia, junto a 2mg por noite de Rivotril. Hoje tomo 50mg por dia de Sertralina e 0,5 de Rivotril e não frequento mais a psicoterapeuta como o aconselhável. Não estou nada bem, ando muito triste, chorando e desanimada da vida. 
    No início do tratamento, perdi peso, mas agora estou pesando 10 kg a mais q no início do tratamento. Estou também com Zumbido intenso no ouvido esquerdo. O ganho de peso e o Zumbido podem estar associados ao uso de muitos anos da Sertralina, ou a diminuição da mesma? A Sertralina pode deixar de fazer efeito com muito tempo de uso?
    Pode me ajudar com essas dúvidas?
    Aguardo respostas,
    Rejane

  • Cassiaasjardim

    uso fluoxetina agora nao consigo comprar sem a receita e o clinico se negou a receitar passarei no meuroloigista so em novenbro o que faço agora dr

  • Cassiaasjardim

    uso fluoxetina agora nao consigo comprar sem a receita e o clinico se negou a receitar passarei no meuroloigista so em novenbro o que faço agora dr

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É por isso que o nome dessa reação é efeito paradoxal. Isso é uma reação que ocorre apenas em poucos usuários do medicamento.

  • Silenedylan

    OLÁ! GOSTARIA DE SABER SE TEM PROBLEMA TOMAR CHAMPIX JUNTO COM FLUOXETINA?

  • TCA

    boa noite, faco uso de citalopram mas estou viajando e n tenho como conseguir a receita aqui, faz uns 4 dias que n tomo e estou sentindo alguns efeitos diferentes, tonturas, parestesia, como melhoro o quadro? existe outra droga similar? obg

  • Karinaazambuja

    usei certalina me deu todos os efeitos colaterais o que  eu faço

  • AndersonRdS

    Quantos dias demora pra paroxetina começar a fazer efeito? ja estou tomando a uma semana e nada ainda !

  • sandra

    boa noite doutor , tomo 30mg de cymbalta e estou associando a 10mg de sibutramina , existe alguma interação de risco

  • Andreiagatae2010

    comecei a tomar o pondera ontem, quantos dias eli demora para começar a fazer efeito?

  • Leilazimbardi

    Boa noite doutor.
    Tomo Pristiq 100mg e 450mg de Carbolitium
    Eh claro que sai da crise, mas nao estabilizei, o que ocorria com o Parnate.
    Existe anti- depressivo mais forte q nao seja a base de IMAO

  • Leilazimbardi

    Boa noite doutor.
    Tomo Pristiq 100mg e 450mg de Carbolitium
    Eh claro que sai da crise, mas nao estabilizei, o que ocorria com o Parnate.
    Existe anti- depressivo mais forte q nao seja a base de IMAO

  • Marli Fialho

    Bom dia, doutor!
    Gostaria de saber se o Citaloprom é fornecido pelo Sus, pois está muito difícil para mim me manter desse medicamento.

  • Walter

    Dr. Pedro,

    Estou usando o Citalopram a +- 6 meses e tive um efeito colateral em que houve uma diminuição muito grande na minha libido. Quando encerrar a utilização deste medicamento, a libido voltará a sua normalidade ?

  • Walter

    Dr. Pedro,

    Estou usando o Citalopram a +- 6 meses e tive um efeito colateral em que houve uma diminuição muito grande na minha libido. Quando encerrar a utilização deste medicamento, a libido voltará a sua normalidade ?

  • Nyzeth

    bom dia, gostaria de saber se essa MEDICACAO Q ESTOU TOMANDO PODE ME DEIXAr mais sensivel? to chorando atoa. floxetina e subitramina.

  • Cassia almeida gonçalves

    oi voce pode me ajudar ?estou tomando remedio para ansiedade pressao sertralina impramina carisoprodol propanol paracetamol e nao estou consiquindo dormir estou com insonia ?

  • Cassia almeida gonçalves

    oi voce pode me ajudar ?estou tomando remedio para ansiedade pressao sertralina impramina carisoprodol propanol paracetamol e nao estou consiquindo dormir estou com insonia ?

  • Cassia almeida gonçalves

    oi voce pode me ajudar ?estou tomando remedio para ansiedade pressao sertralina impramina carisoprodol propanol paracetamol e nao estou consiquindo dormir estou com insonia ?

  • Cassia almeida gonçalves

    oi voce pode me ajudar ?estou tomando remedio para ansiedade pressao sertralina impramina carisoprodol propanol paracetamol e nao estou consiquindo dormir estou com insonia ?

  • Cassia almeida gonçalves

    oi voce pode me ajudar ?estou tomando remedio para ansiedade pressao sertralina impramina carisoprodol propanol paracetamol e nao estou consiquindo dormir estou com insonia ?

  • Cassia almeida gonçalves

    oi voce pode me ajudar ?estou tomando remedio para ansiedade pressao sertralina impramina carisoprodol propanol paracetamol e nao estou consiquindo dormir estou com insonia ?

  • Janekely

    como usar o medicamento chamado de fluoxetina

  • Janekely

    como usar o medicamento chamado de fluoxetina

  • Augusto

    Doutor gostaria de saber se Lexapro pode causar retenção urinária.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é um efeito colateral comum.

  • Augusto

    Doutor gostaria de saber se Lexapro pode causar retenção urinária.

  • http://www.campodapalavra.art.br/ Gloria Leal

    Parabéns, Dr. Pedro Pinheiro!
    O senhor demonstra, neste artigo: conhecimento de Psiquiatria, poder de síntese e uso de linguagem acessível ao público leigo.
    Também sou médica e concordo que seja às vezes muito difícil descobrir causas da depressão.
    Não gosto, a menos q haja uma real necessidade, de medicação “prá toda a vida”.
    Sou psicanalista, porque gosto de chegar às causas dos sintomas e, se possível, eliminá-los..
    Minha pergunta é ; o senhor indica a Psicanálise ou em terapias para seus pacientes?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, com frequência.

  • Janaina_at

    esiste antadepresivos que nao da tanto efeito colateral,me ajuda ja estou no meu limete ,o panoco esta me atrapalhando mas nao consigo tomar os remedios passo mal ai fico com mas panico ainda ,por favor me ajuda
    .janaina

  • Janaina_at

    muito bom ,gostei ,vai ajudar muitas a tirar sua duvidas .

  • Janaina_at

    muito bom ,gostei ,vai ajudar muitas a tirar sua duvidas .

  • Gisele

    Bom Dia Doutor, parabéns por este site!
    Preciso de uma ajuda, fui ao psquiatra com quadro de depressão e muita ansiedade.
    Ele me receitou cebrilin 20mg, porém percebi que não consigo dormir, sendo que tomo ao acordar, logo em seguida do café da manhã.
    Gostaria de saber se está insonia é normal, se passará assim que eu me adaptar com o remédio?
    Pensei até me cortar o comprimido ao meio e tomar meio comprimido, pois o sono pra mim é sagrado!
    Me ajude por favor com está duvida e se possivel responda em meu e-mail….
    gisagirl5@hotmail.com!!!

    Obrigada e que Deus o abençoe

  • vanessa

    BOA ARDE DOUTOR TENHO 33 ANOS E TOMO CITALOPRAM DE 20mg HA´2 ANOS POR CONTA DE ANSIEDADE EXAGERADA. OUVI FALAR DO ASSERT QUE INIBE ATÉ O APETITE , POIS PRECISO EMAGRECER TENHO 1,67m E PESO 84Kg. COMO DEVO PROCEDER? VANESSA PIMENTEL

  • Daniel

    Algumas dúvidas.
    Tomo o PROCIMAX a pelo menos 12 meses.
    Tenho 39 anos … e de uns 8 meses pra cá, tenho a impressão que a minha capacidade de memória não e mais a mesma. Um exemplo é que fico na dúvida quem me contou/escutei determinada coisas nos ultimos dias ( foi no trabalho que escutei, foi a esposa que contou … etc). isso me incomoda pq eu sempre achei minha memoria ótima …. a memoria “recente” parece esta falhando. Isso teria alguma relação com a medicação ? ná ultima vez que fui ao medico qeu me acompanha ele falou em tomar por uns 2 anos … se for escolher nos benficios que a medicação traz versus os prejuizos, nesse caso a memória hoje me faz mais falta.
    Desde já agradeço.

  • Daniel

    Algumas dúvidas.
    Tomo o PROCIMAX a pelo menos 12 meses.
    Tenho 39 anos … e de uns 8 meses pra cá, tenho a impressão que a minha capacidade de memória não e mais a mesma. Um exemplo é que fico na dúvida quem me contou/escutei determinada coisas nos ultimos dias ( foi no trabalho que escutei, foi a esposa que contou … etc). isso me incomoda pq eu sempre achei minha memoria ótima …. a memoria “recente” parece esta falhando. Isso teria alguma relação com a medicação ? ná ultima vez que fui ao medico qeu me acompanha ele falou em tomar por uns 2 anos … se for escolher nos benficios que a medicação traz versus os prejuizos, nesse caso a memória hoje me faz mais falta.
    Desde já agradeço.

  • nany

    olá estou tomando exodus a cinco dias.estou com tonturas e outros sintomas.mas me sinto mais calma.vou continuar mas não quero tomar por muito tempo.tenho ansiedade e panico. o que me diz sobre esse remédio(exodus)??? obrigado..PARABENS PELO SITE…

  • nany

    olá estou tomando exodus a cinco dias.estou com tonturas e outros sintomas.mas me sinto mais calma.vou continuar mas não quero tomar por muito tempo.tenho ansiedade e panico. o que me diz sobre esse remédio(exodus)??? obrigado..PARABENS PELO SITE…

  • Dannemannsilvia

    Bom dia dr tomo 15 mg de escitalopram e estou tendo insonia será que tem algo a ver?

  • Dannemannsilvia

    Bom dia dr tomo 15 mg de escitalopram e estou tendo insonia será que tem algo a ver?

  • Gisele

    Bom Dia Doutor, parabéns por este site!
    Preciso de uma ajuda, fui ao psquiatra com quadro de depressão e muita ansiedade.
    Ele me receitou cebrilin 20mg, porém percebi que não consigo dormir, sendo que tomo ao acordar, logo em seguida do café da manhã.
    Gostaria de saber se está insonia é normal, se passará assim que eu me adaptar com o remédio?
    Pensei até me cortar o comprimido ao meio e tomar meio comprimido, pois o sono pra mim é sagrado!
    Me ajude por favor com está duvida e se possivel responda em meu e-mail….
    gisagirl5@hotmail.com!!!

    Obrigada e que Deus o abençoe

  • Marcia

    gostaria de saber por que não pode misturar antidepressivos com remedios para emagreçer

  • Marcia

    oi meu nome e marcia e queria saber por que não pode misturar antidepressivos com remedios para emagreçer

  • joao silva

    Bom dia doutor ,tomo lexapro ,mais é muito caro entao vou mudar pra o exodus ,é o mesmo medicamento? um comprimido de 10 mg de lexapro corresponde a quantos mgs de assert?

  • Julieta

    Boa noite.Será possível conhecer os sintomas de hipotiroidismo?
    O hipotiroidismo pode tornar uma pessoa mais ansiosa e depressiva?
    Obrigada.
    Julieta.

  • Julieta

    Boa noite.Será possível conhecer os sintomas de hipotiroidismo?
    O hipotiroidismo pode tornar uma pessoa mais ansiosa e depressiva?
    Obrigada.
    Julieta.

  • Leco

    boa noite .tomo clora25mg p/ ipertençao. e estou tendo pobrema de ejaculaçao precoçe. sera que posso tomar fluoxetina

  • Vander Goncalves

    Ola Dr,

    um médico receitou-me Citalopram e outro Serenata. Aconece que tomo cliptogel e outrons remédios nõcogulntes.
    /tenho medo de tomr oqintidepreddivo e eles entrarem em guerra om os outro medicmtnso e eu tomr chumbo…
    ue facer \\\\/

  • Edna

    Ola Dr,

    Bupropiona + Escitalopram funciona para fibromialgia? Pois sinto muitas dores mas, o psiquiatra e o reumatogista não chegam a um acondo em comum se é melhor essa combinação ou só o bup duas vezes ao dia… que é o que estou tomando junto com alprazolan 05mg 2 vezes ao dia.

  • Eliza Vrech Araujo

    Ola. Li em seu comentário que não se pode misturar estes antidepressivos com analgésicos e anti-inflamatórios. Tenho problemas na coluna e sempre tomo estes remédios. Mas agora estou tomando Citalopram, e fiquei preocupada o que posso fazer sobre isso?

  • Eliza Vrech Araujo

    Ola. Li em seu em sua explicação que estes antidepressivos não devem ser administrado junto com analgésicos e anti- inflamatórios. Como tenho problema na coluna sou acostumada a tomar este remédios, mas agora comecei a tomar Citalopram. como posso resolver isso?

  • EDU13

    o sr . não mencionou a venlafaxina …
    gostaria de saber se tem side effects como a sertralina ou como o citalopran , na questão sexual …
    tomo 150mg /dia de venlafaxina generica …tem diferença para o efexor ? É MAIS EFICAZ DO Q A SERTRALINA E O CITALOPRAN ?
    OBRIGADO

  • wende gomes

    boa tarde, sofro de depressão, ansiedade, obesidade e tenho baixa estima, a psquiatra receitou citalopram para eu tomar, quero saber se este remédio vai mim ajudar a emagrecer também?

    • admnoturno.n1

      No meu caso está me ajudando, pois como fica bem mais tranquilo; você não sentirá tanta necessidade de alimentar-se, nesse caso é bom também você procurar um nutricionista para regular uma dieta bem legal para você fazer com tranquilidade e ficar mais saudável e bonita!

      Espero ter ajudado.

  • Drika74

    boa tarde,faço tratamento de depressão com ansiedade ,o meu psiquiatra fala q o efeito do generico ñ são os mesmos,tenho q tomar apraz 2mg e eu tomo aprazolam 2mg e o outro é o exodus10mg eu tomo serenata 50mg ou sertralina 50mg ,pois estou desempregada e não tenho condição de comprar o original.gostaria de saber se os efeitos ñ são os mesmos? obrigada

  • Drika74

    boa tarde,faço tratamento de depressão com ansiedade ,o meu psiquiatra fala q o efeito do generico ñ são os mesmos,tenho q tomar apraz 2mg e eu tomo aprazolam 2mg e o outro é o exodus10mg eu tomo serenata 50mg ou sertralina 50mg ,pois estou desempregada e não tenho condição de comprar o original.gostaria de saber se os efeitos ñ são os mesmos? obrigada

  • http://profile.yahoo.com/WMFF2KV6OIDKRBR7RC266AP7PA Wyl Robson

    MUITA ATENÇÃO NO QUE VOU DIZER, Nem tudo que os médicos receitam pode fazer bem para nós. Sou piloto de avião e devido algumas situações que passei meu nível de estrés aumentou, tive duas ocasiões em que fiquei perto da morte, quase adquiri síndrome do pânico, mas adoro aviação e minha profissão foi mais forte do que a síndrome rsrs, não que a aviação seja perigosa pelo contrário é o transporte mais seguro que existe, mas quem voa quase todos os dias está mais sujeito a acontecer algo. Para diminuir meu estrés eu fumava muito cerca de duas carteiras por dia (quarenta cigarros), descobri então que era uma pessoa muito ansiosa, comecei a fazer um tratamento para parar de fumar, me consultei com um médico psiquiatra ele me receitou o Êxodus (oxalato de escitalopram), comprei, mas antes de tomar fiz várias pesquisas e cheguei a conclusão que não era um bom remédio para mim, pois as reações e efeitos colaterais poderia prejudicar a segurança dos meus voos e então decidi não usar o medicamento (êxodus), apelei então em ocupar minha mente com outras coisas como muito exercício e boa alimentação e muita conversa com amigos queridos, isso fez minha qualidade de vida melhorar muito, até parei de fumar,(foi difícil mas ganhei esta batalha), agradeço a DEUS, minha família e meus amigos. Penso que muitos dos nossos problemas são criados por nós mesmos e acredito que nós mesmos podemos vencer com muita força de vontade, acredito que devemos nos importar com que realmente vale a pena, (Família, Amigos). As vezes queremos soluções rápidas e fáceis que nem sempre são as melhores, pense bem nisso, a solução pode estar com nós mesmo, reavalia sua vida e veja o quanto de coisas boas que temos em nossa volta, veja se vale a pena se empanturrar com medicamentos que as vezes não pode ser a solução, a vida é curta aqui na terra ( eu sei disso), aproveite as pessoas que te amam, garanto que vai te fazer muito melhor do que certos medicamentos, vc economizará no bolso e na saúde, sem enjoos ou má disposição. Não estou discriminando o trabalho dos médicos, pois há gente que realmente precisa, mas no meu caso não, quem sabe vc tambem não precise.

    • http://twitter.com/withthebeatles Paulie

      Puxa Wyl, seu caso parece muito com o meu, parece que quando não tomo medicação me sinto melhor… creio muito no que você disse, e realmente não adianta fugir, o problema está em nós mesmos, muitas vezes buscamos fora o que na realidade está dentro…

    • Dr Rodrigo

      Bela história. Todos os remédios possuem colaterais na bula. E outra, o que você estava fazendo aqui pesquisando sobre ansioliticos?

  • Anyp7

    Olá gostaria de informações sobre a venlafaxina, eu uso sertralina para depressão a quase dois anos mas minha psiquiatra trocou devido aos efeitos colaterais da sertralina já tinha me acostumado com ele, mas com a dose aumentada os efeitos apareceram tipo diarreia, sudoreses e tremedeiras, tenho medo da troca pois tenho depressão grave com pré disposição para o suicídio,tenho ansiedade, fora os outros medicamentos que tomo como, oxcarbamazepina e frontal(alprazolam), já me acostumei com todos eles, só queria saber sobre a venlafaxina pois na bula esse medicamento aumenta o índice de suicídio( obs; tenho depressão desde os 15 anos ).

  • Anyp7

    Olá gostaria de informações sobre a venlafaxina, eu uso sertralina para depressão a quase dois anos mas minha psiquiatra trocou devido aos efeitos colaterais da sertralina já tinha me acostumado com ele, mas com a dose aumentada os efeitos apareceram tipo diarreia, sudoreses e tremedeiras, tenho medo da troca pois tenho depressão grave com pré disposição para o suicídio,tenho ansiedade, fora os outros medicamentos que tomo como, oxcarbamazepina e frontal(alprazolam), já me acostumei com todos eles, só queria saber sobre a venlafaxina pois na bula esse medicamento aumenta o índice de suicídio( obs; tenho depressão desde os 15 anos ).

    • Jana

      ANYP7, ja tomei o venlafaxina, ele me dava muita dor no peito que pensava que ia morrer.

  • Nana Lopez

    Oi Boa noite, tomei sertralina 50 mg durante 2 mêses e meio e estou amamentando, tive muitos problemas na minha vida e acho que fui perceber o efeito logo após que ganhei minha filha. E percebi que o remédio me deixava muito calma, mas sonolenta demais, pois sou uma pessoa de bem com a vida, e começei o tratamento pois durante uma semana tive uma descarga de adrenalina muito grande, insonia, sensação de que estava sem ar,e palpitação e intestino solto, em todas as noites durante uma semana, minha médica disse que meu sistema nervoso estava muito sobrecarregado por isso ocorreu esse ataque de ansiedade, e por isso começei o tratamento. Parei a medicação faz 2 semanas e percebi que estou bem,mais ativa,com vontade de fazer as coisas sem sonolencia durante o dia, mas vejo que nesta segunda semana estou tendo umas leves tonturas quando faço movimentos rapidos,gostaria de saber se é normal pelo fato que interompi o tratamento sem diminuir a dosagem, cortei de uma vez só? aguardo a resposta Obrigada!

    • admnoturno.n1

      Bom dia! Medicções desse tipo jamais podem ser cortadas abruptamente… de acordo com as orientações do seu médico, você tem que ir tirando gradativamente para que não venha ter complicações severas. Trabalho com uma médica e também uso este tipo de medicação. cuidado!

  • Nana Lopez

    Oi Boa noite, tomei sertralina 50 mg durante 2 mêses e meio e estou amamentando, tive muitos problemas na minha vida e acho que fui perceber o efeito logo após que ganhei minha filha. E percebi que o remédio me deixava muito calma, mas sonolenta demais, pois sou uma pessoa de bem com a vida, e começei o tratamento pois durante uma semana tive uma descarga de adrenalina muito grande, insonia, sensação de que estava sem ar,e palpitação e intestino solto, em todas as noites durante uma semana, minha médica disse que meu sistema nervoso estava muito sobrecarregado por isso ocorreu esse ataque de ansiedade, e por isso começei o tratamento. Parei a medicação faz 2 semanas e percebi que estou bem,mais ativa,com vontade de fazer as coisas sem sonolencia durante o dia, mas vejo que nesta segunda semana estou tendo umas leves tonturas quando faço movimentos rapidos,gostaria de saber se é normal pelo fato que interompi o tratamento sem diminuir a dosagem, cortei de uma vez só? aguardo a resposta Obrigada!

  • marlene elisa

    comecei a tomar maxapran,na primeira noite tive insonia,tremor,dor de cabeça e nauseas,quanto tempo essa reação demora para passar?

  • Martch

    Bom dia Dr! Gostaria de uma informação, tomo sertralina a mais ou menos 5 anos, tem risco de perder o efeito?,com esse longo tempo? tomo para ejaculaçao precoce. Obrigado

  • sandra veronica

    Dr.PEDRO , O EXUDUS,(oxalatos de escitalopram) é a mesma coisa que o escitalopram ? o medico me passou o exudos ,mas nao estou me sentindo melhor.faz um mes e meio.foi um clinico que passou, mas nao confiei muito nele. to insegura…. obg.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, é igual.

  • Ana Emilia

    Boa tarde Dr.Pedro, gostei do seu texto, estou escrevendo o meu TCC e gostaria de ter as referências bibliográficas no que se diz a respeito de Inibidor de Recaptação da Serotonina e Escitalopram. Se puder me ajudar nisso eu agradeceria!
    Ana Emília.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Me manda um e-mail com esse pedido. O endereço tá lá no pé da página.

  • Leandro Souza

    Boa noite Dr. Pedro… Minha noiva começou um tratamento com a Sertralina… mas ela se sente muito mal com as reações que ocorrem (falta de ar, aperto no peito, tremores na palpebra e boca). Há alguma forma de inibir esses efeitos? Faz dois dias que ela começou a tomara o remédio!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se os efeitos adversos são importantes, o ideal é trocar de medicamento. Testar algum outro semelhante, mas que provoque menos efeitos adversos.

  • Eliane Santos

    Olá Dr.Existe diferença entre o oxalato de escitalopran e o cloridrato de escitalopran?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Eu só conheço o oxalato, mas acredito que não haja diferenças relevantes.

  • Maria Lima

    Dr. Pedro seu blog sempre esclarecedor parabéns!! Porque a serotonina não é dosada nos exames de rotina?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Porque o valor sanguíneo não apresenta relação direta com nenhuma patologia

  • Will Ferreira

    Quantos pacientes poli-queixosos aqui, esse Dr Pedro deve ter uma paciência de monge tibetano! rsrs

  • marcos bruno

    em quanto tempo começa de verdade os efeitos do Bromidrato de Citalopram??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que esperar, pelo menos, 1 a 2 semanas.

  • Eliane

    Gisele, não sou médica, mas acho que você deve falar com seu médico sobre sua insônia. Para este problema há um outro medicamento. Eu tenho insônia e se não tomar o remedinho, não durmo e como preciso trabalhar, preciso dormir bem! Espero ter ajudado!