A anemia falciforme, também chamada de anemia drepanocítica, é uma doença genética caracterizada por hemácias (glóbulos vermelhos) anormais. É uma das muitas causas de anemia (Sugiro a leitura sobre anemia para uma melhor compreensão de alguns termos)
A doença é causada por uma alteração do cromossomo 11. Antes de continuar, uma pausa para lembrar conceitos:
O cromossomo é uma sequência de DNA composto por vários genes que determinam as nossas características. O ser humano possui 46 cromossomos, 23 de cada um dos pais. Por exemplo, a cor dos nossos cabelos é o resultado entre a combinação do gene para cor de cabelo do pai e da mãe.
O gene que determina a característica das nossas hemácias fica em uma parte do cromossomo 11. Para que haja a anemia falciforme é necessário que a mãe e o pai tenham e transmitam o gene defeituoso. Quando se recebe o gene defeituoso só de um dos pais, chamamos essa pessoa de portadora de traço falciforme. É um carreador assintomático do gene. Se essa pessoas tiver filhos com alguém que tenha a doença ou com outro carreador assintomático, o filho pode nascer ter anemia falciforme. Parece complicado? Então veja as figuras abaixo para entender melhor.
Veja os gráficos para entender melhor:
Para se ter a doença são necessários 2 genes defeituosos. Só só houver 1, chamamos de portador de traço falciforme.
1- Mãe Normal e pai com anemia falciforme
r = gene alterado, R= gene normal

-------------------------------------------------------------
2- Pai com doença falciforme e mãe com traço (sadia mas portadora do gene)
r = gene alterado, R= gene normal

----------------------------------------------
3- Pai portador de traço e mãe sem genes alterados
r = gene alterado, R= gene normal

-------------------------------------------------------
4- Pai e mãe portadores de traço falciforme
r = gene alterado, R= gene normal

A anemia falciforme é comum em pessoas descendentes de populações do norte da África e do Mediterrâneo. No Brasil, ela é muito mais comum na população negra.
A hemácia normal tem o formato parecido com uma bóia de piscina e é maleável. As hemácias na anemia falciforme tem seu formato alterado, parecido com uma foice e são pouco elásticas.

Essa hemácias defeituosas além de serem menos efetivas no transporte de oxigênio, vivem apenas 20 dias (as normais vivem 120 dias) e como já referi, são pouco elásticas, tendo dificuldade em atravessar vasos pequenos e bifurcações. Essa falta de maleabilidade leva as hemácias a ficarem presas em regiões do vaso, causando obstrução do fluxo sanguíneo.

Os principais sintomas da anemia falciforme são as dores causadas por essas obstruções. Ocorrem principalmente no tórax, abdômen e membros. Se as obstruções ocorrerem em vasos maiores pode levar a complicações sérias como AVE, infarto e isquemia dos membros. A obstrução de vasos da retina pode levar a cegueira.
Um dos órgãos que mais sofrem é o baço, o responsável pela retirada de hemácias defeituosas da circulação. Depois de um tempo, o baço fica congestionado de células falciformes que obstruem a chegada de sangue, ocasionado o seu infarto ( infarto esplênico). O baço além de remover células defeituosas também é um órgão que participa do sistema de defesa. A ausência do seu funcionamento leva a uma deficiência na imunidade e favorece certas infecções como pneumonia e meningite. Infecções generalizadas são a principal causa de morte em pacientes com anemia falciforme.
A anemia é causada pela rápida destruição das células defeituosas. A medula não consegue produzir células tão rapidamente para conseguir compensar essa rápida eliminação, e boa parte das que produz, também são defeituosas e serão novamente destruídas rapidamente.
O portador de anemia falciforme normalmente precisa da várias transfusões de sangue durante a vida. Além das transfusões, o tratamento desta anemia envolve uma droga chamada hidroxiuréia, que age diminuindo o percentual de células em foice no sangue.
O paciente deve estar sempre bem hidratado, uma vez que a desidratação favorece o afoiçamento das hemácias. As infecções devem ser tratadas agressivamente e os pacientes devem ser vacinados para diversas doenças como hepatite, influenza e bactérias que causam pneumonia.
Traço falciforme
Os portadores de apenas 1 gene defeituoso, chamados de portadores de traço falciforme, costumam ser assintomáticos, inclusive com hemograma normal. Estima-se em 30 milhões de pessoas portadoras de traço no mundo todo.
Porém, suas hemácias não são completamente normais e sob circunstâncias desfavoráveis, elas podem sofrer transformação em hemácias falcêmicas.
Isso ocorre principalmente em situações de redução de oxigenação como em grandes altitudes e em viagens aéreas prolongadas ( leia sobre os riscos de viagens prolongadas de avião).
Existe também um maior risco de morte súbita durante exercícios físicos extenuantes e prolongados.
Outras alterações associadas ao traço falciforme incluem:
- Maior risco de infecção urinária
- Hematúria (sangramento na urina) (leia: HEMATÚRIA - URINA COM SANGUE)
- Maior risco de câncer renal
- Enxaqueca
|
|
|



58 comentários:
... bom dia , sou Eder Oliveira possui tipo sanguíneo O+ ( O positivo ) e tenho traços faciforme em meu sangue; gostaria de informações sobre se corro risco de contrair a doença ou não e se há como tratar para não contrair a doença e quais cuidados devo tomar e também se há problemas para minha esposa que também tem sangue tipo O+ ( O positivo ) e se tem risco e quais cudados para gerar nosso primeiro filho. aguardo respostas.,
Eder,
VocÊ nem muito menos a sua esposa correm risco de contrair nenhuma doença.
O traço falciforme pode ter algumas das doenças citadas no texto.
Fora isso, não há com que se presocupar
Em relação ao filho também não há nenhum prolema. Existe uma chance de ele ter traço falciforme também. Só isso.
Dr. pedro
Boa tarde sou Bety, gostaria de esclarecer uma dúvida meu filho é portador de traço falciforme, ele é bem esperto fisicamente mais toda vez que faço exame de sangue nele dá anemia 10.2 as vezes até menos mais não passa disso gostaria de saber se é devido o traço e O MAIS importante é se ele corre o risco de desenvolver a doença anemia falciforme. obrigado.......
Bety,
Sim a anemia pode ser devido ao traço. Mss é importnate saber se não há mais algum fator contribuindo.
Quam é traço será traço para sempre. Porém, em alguns casos podem surgir alguns problemas semelhantes aos que ocorrem na anemia falciforme estabelicida.
Olá, Dr Pedro, sou João, tenho traço falciforme e sei que altitudes elevadas podem me fazer mal, gostaria de saber até que altura acima do nível do mar eu posso ir sem causar danos a minha saúde?
João, isso é muito individual.
MAs em geral, 1500 metros em repouso e 1000 metros em caso de exercícios físicos é um limite seguro.
Gostaria de saber se quem possui traço falciforme é grupo de risco para gripe suina???
Li q. quem possui a anemia falciforme é, mas e quem possui só o traço??
É menos perigoso que na anenmia falciforme, mas há risco de complicações também.
Dr Pedro, sou Carlos, recebi uma proposta para trabalhar em uma cidade com 2.500 m de altitude, no entanto eu tenho traços de anemia falciforme, se eu for para lá corro algum risco de vida?
Carlos,
2500 metros realmente não é muito indicado não. Vc pode ter crises falcêmicas nesta altitude. Alguns trabalhos mostram que a altura máxima segura é de 1500 metros.
O ideal é procurar um hematologista e ouvir a opinião dele.
Dr. Pedro ,sou Francisco e gostaria de saber se exitem graus de anemia falciforme?Exemplo:ruin,regular ou boa?No caso o meu filho tem anemia falciforme e a dele é do tipo S beta.
Francisco,
não é bem assim, mas poderíamos até dizer, de um modo muito simplista, que isso existe sim. Existem graus variáveis de mutação na hemoglobina, e com isso, graus variáveis de doença, ou seja, de anemia. Provavelmente o seu filho tem um tipo de anemia que é menos grave do que a anemia falciforme completa, mas ainda existem outras formas de doença mais leves.
Dr. Pedro, sou Iury e possuo o traço falciforme, ultimamente venho praticando corridas de até 10 Km, três vezes por semana, gostaria de saber se esta rotina pode me trazer alguma complicação?
OI! MEU NOME É FERNANDA MEU ESPOSO E EU SOMOS PORTADORES DO TRAÇO DA ANEMIA FALCIFORME JÁ SABEMOS QUE TEREMOS 25% DE CHANCE DE TER FILHOS COM A ANEMIA, MAS GOSTARÍAMOS DE SABER SE EXISTE ALGUM TRATAMENTO Á FAZER ANTES DE ENGRAVIDAR ?
Iury,
Exercícios extenuantes não são o mais indicado para vc. Sugiro que vc procure um cardiologista e faça uma boa avaliação médica antes de continuar com essa rotina.
Fernanda,
Ainda não há como evitar. Não há tratamento que reduza esse percentual.
Meu no é Neide e tenho 25 anos.
Pelo historico familiar, provalvemente tenho anemia falciforme, mas em 2007 o exame q fim o Global de Leuçocitos deu 4,700/mm3 e agora em 10/2009 reduziu p/3,100/mm3, gostari de saber qual o risco? e porq diminui se estou sempre procurando me alimentar bem, e q tipo de lanche é mais indicado pois estudo anoite e não estou mais jantando?
Neide,
O número de leucócitos não tem nada a ver com sua alimentação.
Se vc suspeita de ter anemia falciforme e tem leucócitos baixos deve procurar um hematologista.
bom dia, meu nome é ana paula de salvado,bahia tenho um filho que tenhe o traço e ele as vezes sente dores nas penas e braços e chora muito, é normal? ou ele corre o risco de ter anemia falciforme? qual os cuidados que tenho que ter com ele? obrigado.
Ana,
Essas dores podem ser sinais de crises falcêmicas. É preciso que ele seja avaliado por um pediatra.
Dr. Pedro meu nome é Leni, tenho traço falciforme,
e quero saber se o traço falciforme mexe com a estatura da pessoa.
Dr. ano passado com o nascimento da minha sobrinha, que fez exames e constou traços da anemia, informaram q era hereditário meu irmão fez exames e deu os traços tbem, há duas semanas ele estava urinando sangue, fomos a vários urologista e ñ descobriam nada, essa semana fomos ao nefrologista e ele falou q pode ser por causa dos traços, fiquei em dúvida já que pensei q só os traços ñ causaria nenhuma alterações, mas, lendo essa matéria vi que tem td a ver, o nefrologista pediu exames e vai encaminhar pro hematologista, se for msmo, gostária de saber qual o tratamento? ele corre o risco de algo mais grave? estou mto preocupada já que sangue na urina ñ é comum. Gostei mto da matéria.
Obrigado.
"Eliane"
Leni,
se o paciente só tiver o traço e não apresentar crises falcêmicas, o crescimento é normal.
Eliane,
Não há tratamento específico. Deve-se evitar drogas que façam mal aos rins, beber bastante líquidos para estar sempre bem hidrato e seguir com o nefrologista
Dr. sou a Katy e gostaria de saber se quem tem traços de anemia Falciforme pode ter algum problema de aprendizagem escolar. Meu sobrinho tem os traços e tem grande dificuldade em aprender e a Hematologista disse q isso era possível acontecer, isso é verdade? E se for como que a doença pode agir no cérebro? Obrigada.
Katy,
é possível, mas é mais comum na doença falciforme que no traço.
Dr.meu nome é Mácia,tenho um filho de 6 anos com o traço da anemia. Ultimamente e se queixa de dores na junta do fêmur com a bacia, dura em média três dias e ele fica mancando depois passa e volta logo depois ou somente meses. Acha que esta dor é relacionadacom o traço falciforme? Devo procurar um hematologista ou ortopedista? Por favor me ajude pois moro numa cidade onde não existe especialidade médica. Grata
Márcia,
Sim, pode estar relacionado. Eu começaria a pinvestigação com o hematologista.
Dr. Pedro Boa tarde! Sou o Carlos e acabo de receber uma ligação da unicamp dizendo que nosso Bebe tem traço falciforme, e teremos que fazer um exame de sangue para saber qual de nós tem a doença, temos mais dois filhos que foi de um outro casamento meu filho tem 13anos e a filha dela 6anos, ambos não foi diaguinosticado com tal doença, a possibilidade de quando eles nasceram o teste do pezinho não indentificava esse traço falciforme, ou esles realmente não erdaram?
Carlos,
normalmente o teste do pezinho detecta. Se não detectou é pq eles não devem ter o traço falciforme.
Dr. , bom dia
Meu nome é Lara e trabalho na coleta do teste do pezinho e entrega dos resultados aos pais. Normalmente pego resultados com traço falciforme e tenho uma dúvida. Toda criança portadora do traço e assintomática precisa ser encaminhada a um pediatra? Qual a complicação desse traço?
Obrigada!
@Lara
Toda criança recém-nascida deve ser seguida por um pediatra, tenha ela doença ou não. Você só precisa se preocupar em informar os pais sobre o traço que os mesmos passarão a informação ao pediatra na próxima consulta.
Olá!! Meu nome é Dêvison, gostaria de saber se quem tem o traço de anemia falciforme pode ser doador de sangue? Se isso oferece algum risco pro recebedor?
@Dêvison
Nenhuma pessoa com alterações genéticas da hemoglobina costuma ser aceita como doadora de sangue.
Patty
Dr Pedro eu fiz um exame de sangue e não deu nada mais quando fiu doar sangue apareceu que eu tenho traço falciforme... então não é todo exame de sangue que aparece? ou tenho q fazer exame mais detalhado?
@patty
Não é qualquer exame de sangue que detecta anemia falciforme. É preciso um exame específico, que é feito para avaliar o sangue dos doadores.
Gostei muito da matéria, mas não entendi o que é crise falcêmica, tenho muita dor nas pernas desde criança e muita cansaço, estou com 29 anos e tenho traço falciforme. Obrigada, Izabel.
@Izabel
A crise falcêmica surge quando as hemácias deformadas obstruem pequenos vasos, causando trombose e interrupção do fluxo sanguíneo
Boa tarde, li um texto que dizia que a estimativa de vida de quem tem anemia falciforme é menor, gostaria de saber se isto se mantem para quem tem apenas traço?? Grata
@Glaucia
Não. O traço é bem menos grave que a anemia falciforme.
tina
Olá!! gostei muito da matéria.
Na família do meu esposo te caso de anemia falciforme, o sobrinho dele, estamos planejando ter filho, gostaria de saber qual exame devemos fazer para saber se temos traço.
obrigada
@tina
Através de um exame de sangue chamado eletroforese de hemoglobina
Olá,Dr.Pedro
Gostei muito do artigo e das respostas.
Tenho um filho com traço de anemia falsiforme.Desde pequeno,hoje tenhe 15 anos, ele sente dores nas articulações,na barriga , de cabeça e dorme muito.São sintomas da falciformia?Devo consultar que tipo de especialista?Ele quer praticar volei,tem algum problema?
Cordialmente,
Antonia
@Antonia
Podem ser, consulte um hematologista para esclarecer esses sintomas
Dr Pedro,
Eu venho muito aqui verificar sobre diversos assuntos e sempre que termino de ler, fico impressionada com sua facilidade de expressar assuntos, muitas vezes complexos, e que ficam fáceis de compreender a partir das suas palavras.
Sou da área de saúde e fico muito grata por dividir o seu vasto conhecimento.
Parabéns!
Ana
Dr.Pedro meu nome é Nilene eo meu bb apresentou traço falciforme,estou muito preocupada,pois agora e que estou conhecendo essa doença,chorei muito pois isso é novo pra mim,como posso ajudar meu filho,no futuro,espero que possa me ajudar.
dr.pedro,
tenho um menino de seis ano ele tem o traço falciforme o baço esta alto ele tem que retira o baço
Fiquei muito curiosa coma matéria e encantada pela
disposição de tirar as nossas dúvidas.
Está de parabéns.
Drº meu nome é
Andréia . Ai vai minha duvida rs...
Meus irmãos (irmão e
irmã) têm o traço o mais velho chegou a ser internado por dores fortes. Eu não sabia
que poderia ter, e nem q isto rodeava nós.
Até ter serias dores nos ossos, cheguei algumas vezes não conseguir
levantar de tantas dores na bacia e mal andar de dores nas canelas e pés, tenho
23 anos.
Quando ao ouvir minhas queixas meu irmão me informou do
problema do traço.
Gostaria de saber se quem te o traço pode sentir tantas
dores assim?
Chego a ter dores de cabeça de vomitar e raro caso de perca
de visão, tenho muitas dores nos rins ao ponto de cair no chão e ter que ir
tomar bus copam. Minhas pernas andaram inchando tato que até perdi sapatos, mas
não imaginei que poderia ser o tal “traço”...
Procurando na net hoje que vi, o quanto serio pode ser a
coisa, pois tenho sérios outros problemas que batem muito com os sintomas.
E até mesmo meus irmãos só souberam que tinha depois dos 18
ao doar sangue.
Sei que estou descuidando absurdamente da minha saúde.
Mas só o traço poderia me deixar assim? Que tipo de
especialista devo procurar?
Muito Grata pela atenção.
Dr pedro
Minha filha tem 7 anos e tem o traço,ela reclama muito de dores nas pernas é porque esta crescendo.
Não faço nem um acompanhamento medico isso pode prejudica-la cando adulta.
Olá Dr.Pedro,
Eu tenho um filho de 5 anos que é portador do traço falciforme,o médico dele receitou sulfato ferroso e ácido fólico,ele acha que eu tenha passado esta doença pro meu filho durante a gestação.e pediu que eu fizesse os mesmos exames que meu filho fez.ele é uma criança que tem dificuldades de concentração e fala com dificuldade e também tem imunidade baixa,é possível que seja alterações devido ao traço,agradeço a atenção,
Emanuela.
Gostei muito de sua matéria, eu tenho um traço e meu filho mais novo também
sofro om enxaqueca muito forte e as vezes inchaçoo das mãos o que faço ?
obrigada pela explicação foi ótimo parabéns
ola doutor qual tipo de alimentação devo dar pr meu bebe que foi diagnosticado com o traço falsiforme
Dr;descobri q meu filho tem o traco da anemia,e eu tambem tenho,tomo sulfato ferroso e gostaria de saber se passa pra ele essa vitamina,pois eu ainda amamento,e si alem disso ele precisa de complementos?
Dr Pedro,
Meu marido tem anemia falciforme e talassemia,e estou gravida de 5 meses e não tenho anemia meu filho nasce so com traço e tem uma vida normal....estou com medo pode me responder essa pergunta
obrigada,Daniela
Hematologista
Pelo o que você conta, 25% de chance de anemia falciforme, 50% de chance de traço.
meu filho e portador do traço falciforme ,ele pode te alguma complicaçao ?
O traço pode dar sintomas, mas são mais leves do que na anemia falciforme. Procure um hematologista.
Postar um comentário