Congestão nasal: como tratar nariz entupido?

Dr. Pedro Pinheiro

comment 27 Comentários


O que é congestão nasal?

A congestão nasal, chamada popularmente de nariz entupido ou nariz constipado, é um sintoma muito comum de diversas afecções do sistema respiratório superior.  

O nariz entupido em si não é uma doença, mas sim uma manifestação clínica de alguma doença, geralmente rinite e/ou sinusite.

A sensação de nariz entupido surge sempre que a passagem de ar pela cavidade nasal encontra-se parcialmente ou totalmente obstruída.

Como a congestão nasal frequentemente vem acompanhada de coriza, muitas pessoas acham que a causa do entupimento do nariz é um excesso de muco produzido na cavidade nasal. Não é.

O muco realmente atrapalha, tanto que, quando assoamos ao nariz, há uma sensação de melhora temporária da congestão. Porém, o que diminui o espaço para a passagem do ar dentro da cavidade nasal é um edema (inchaço) das mucosas causada por inflamação e ingurgitamento dos vasos sanguíneos dessa região.

Nariz entupido
Congestão nasal

É importante salientar que a coriza é comum, mas nem sempre está presente nos casos de congestão nasal.

A constipação nasal na maioria dos casos não é um problema grave, mas costuma ser muito incômodo. O ato de respirar é, durante a maior parte do tempo, involuntário e inconsciente. Quando o nariz está entupido, a dificuldade do ar passar pela cavidade nasal faz com que a respiração perca essas duas características, deixando o paciente bastante incomodado.

Ninguém fica à vontade tendo que respirar de forma consciente. Fora os sintomas que podem vir acompanhados da congestão nasal, principalmente nos casos de viroses respiratórias, como espirros, coceira nos olhos e nariz, tosse, cansaço, dor no corpo, etc.

A congestão nasal é geralmente um mecanismo de defesa das vias áreas. As congestão serve para reduzir o espaço para o fluxo do ar, diminuindo a passagem de estímulos nocivos para o restante das vias áreas.

A dilatação dos vasos sanguíneos da mucosa nasal também serve para aumentar o aporte de sangue e, consequentemente, de anticorpos e células imunológicas para a região, ajudando no combate dos germes invasores nas vias aéreas. O aumento da produção de muco, caracterizado pela presença da coriza, também  age como meio de defesa, servindo para “lavar” e umidificar  a cavidade nasal.

Causas

Existem dezenas de causas para a congestão nasal. Em geral, as mais comuns acabam sendo derivadas de processos alérgicos ou infecciosos. Viroses respiratórias, como gripes e resfriados, e rinite alérgica são as causas mais comuns.

Dentre as causas e estímulos que podem irritar a mucosa da cavidade nasal e causar congestão nasal, com ou sem coriza associada, podemos citar:

Tratamento

Para tratar adequadamente a congestão nasal, é importante entender qual é a sua causa. Às vezes, tratar apenas os sintomas não é suficiente, sendo necessário atacar a causa diretamente. Em outros casos, não há o que se fazer em relação à causa, sendo o tratamento sintomático a conduta mais importante.

Por exemplo, se a constipação nasal estiver sendo provocada por fumaças, cheiros fortes, alergia a pó, comidas picantes, pólipos nasais, corpo estranho, etc., é preciso afastar o paciente destes estímulos para se conseguir desentupir o nariz. Não adianta enchê-lo de remédios para congestão nasal ou tentar dezenas de tratamentos caseiros se o estímulo que está provocando os seus sintomas permanece atuando sobre a mucosa nasal. O que se conseguirá, no máximo, é alívio temporário do entupimento nasal.

Por outro lado, quando a congestão nasal está sendo provocada por uma virose respiratória, não há o que se fazer diretamente contra a infecção. O ideal nestes casos é tentar amenizar os sintomas enquanto esperamos alguns dias até o vírus ser totalmente controlado pelo sistema imunológico.

Tratamento caseiro

Em muitos casos, o tratamento da congestão nasal não requer remédios. Algumas medidas simples podem ajudar a melhorar os sintomas. Em geral, o tratamento caseiro se baseia no tripé: umedecer, lavar e diluir.

Para se obter resultados, sugerimos a lavagem frequente da cavidade nasal com soro fisiológico, ingestão generosa de água para ajudar a diluir o muco e uso de umidificadores ou nebulizadores para evitar que o ar respirado fique ressecado. Banhos quentes demorados são uma opção para quem não tem um nebulizador em casa.

Se a secreção está espessa ou amarelada, é importante lavar as cavidades com soro mais de uma vez por dia. O soro deve ser administrado por uma das narinas até que ele saia pela outra. Pelo menos 10 a 20 ml de soro devem ser utilizados. Já existem produtos nas farmácias desenvolvidos especificamente para facilitar essa lavagem das cavidades nasais.

Lavagem cavidade nasal
Lavagem da cavidade nasal com soro adquirido em farmácia

Atenção, o nariz precisa ser lavado com líquidos estéreis. Nunca use água da pia para fazer essa limpeza, pois ela não é isenta de micróbios. Há casos descritos de infecção do sistema nervoso por amebas após limpeza da cavidade oral com água da torneira. Compre na farmácia soro fisiológico ou líquidos preparados especialmente para esse tipo de procedimento.

Evite ficar em locais com aquecimento ou ar-condicionado, pois os mesmos ressecam muito o ar e as mucosas, causando irritação das mesmas e piora da congestão nasal. Também não é indicado o uso de Vick Vaporub ou qualquer outra solução que contenha odores fortes.

Evite banhos de piscina durante as crises, pois o cloro contido na água pode irritar a mucosa nasal e perpetuar os sintomas.

À noite, use dois travesseiros ou qualquer outro método para manter a cabeça um pouco mais alta, facilitando a respiração. Cuidado apenas para não forçar o pescoço e acordar no dia seguinte com um grande torcicolo.

Tratamento com remédios

Quando os sintomas estão muito intensos, atrapalhando as atividades diárias e/ou o sono do paciente, alguns medicamentos podem ser usados.

Os anti-histamínicos ajudam bastante, pois atacam também outros sintomas de virose e, como causam sonolência, ajudam o paciente a dormir melhor durante a noite.

Descongestionantes nasais podem ajudar em casos selecionados. Porém, é importante salientar que eles não devem ser usados por conta própria nem por mais de três dias seguidos, pois costumam causar um efeito rebote quando o seu tempo de ação acaba, fazendo com que o paciente, que já se sentia melhor, volte a ter o nariz entupido novamente.

Algumas pessoas que abusam dos descongestionantes nasais tornam-se dependentes dos mesmos, desenvolvendo rinite crônica que só alivia com o uso constante destes remédios.

Nos pacientes com rinite ou sinusite frequente, o uso de corticoides em spray nasal, como a fluticasona, pode ajudar na prevenção de novos episódios futuros. Se você sofre constantemente com o nariz entupido, converse com o seu médico sobre essa opção.

Como tratar o nariz entupido em bebês?

A congestão nasal costuma ser mais incômoda nos bebês, porque, ao contrário dos adultos, que conseguem respirar pela boca sem problemas, as crianças pequenas preferem respirar pelo nariz,.

Outro agravante é o fato das vias nasais dos bebês possuírem um calibre bem pequeno, ficando obstruídas com muita facilidade. Para completar o quadro, bebês não sabem assoar, e, portanto, além de não compreendem o que está acontecendo, eles não conseguem o alívio temporário que o ato de assoar pode propiciar.

Para melhorar os sintomas do bebê, os tratamentos caseiros descritos acima podem ser usados, principalmente a lavagem das cavidades nasais. Se você estiver inseguro(a) quanto à maneira correta de lavar as narinas com soro fisiológico, peça para o seu pediatra mostrar como se faz.

Evitar ambientes seco e usar nebulizadores apenas com soro para umidificar o ar respirado são de grande ajuda. Quando usar umidificadores de ambiente, cuidado para não deixar o quarto do bebê excessivamente úmido.

Existem no mercado alguns aspiradores nasais de borracha que ajudam a retirar o muco. Porém, nem sempre é fácil utilizá-los, pois muitos bebês simplesmente não deixam que algo seja introduzido, mesmo que superficialmente, em suas narinas. Se o seu bebê permitir, eles são de grande ajuda.

Mantenha o bebê bem hidratado, oferecendo o peito com mais frequência. O movimento de sugar pode ajudar a mobilizar a secreções nas vias aéreas superiores.

Na hora de dormir, tente manter a cabeceira um pouco mais elevada, pois se o bebê ficar totalmente deitado a zero grau, ele irá ter dificuldade para dormir.

Não se indica o uso de remédios para desentupir o nariz em crianças pequenas.

Congestão nasal na gravidez

A gravidez é uma causa comum de congestão nasal. Uma em cada três grávidas passa a gestação tendo que lidar com o nariz constantemente entupido.

Acredita-se que as variações hormonais e hemodinâmicas que o corpo da gestante sofre sejam a causa do aumento da circulação sanguínea na mucosa nasal, tornando-a mais túrgida e propensa a causar obstruções. Este problema é chamado rinite da gravidez.

Ao contrário da rinite provocada por alergias e viroses, a rinite da gravidez não apresenta outros sintomas, como espirros, coceira nos olhos, coceira no rosto, cansaço, etc.

O tratamento do nariz entupido na grávida é igual ao da população em geral, exceto pelo tratamento com remédios, que devem ser evitados ao máximo na gravidez.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


27 respostas para “Congestão nasal: como tratar nariz entupido?”

  1. Lene

    Olá sou Lene, tenho uma bebê de 1ano e 10 meses desde que nasceu tem problema com entupimento catarro, de tempo pra cá eu e ela estamos entupida. Fomos no médico disseram ser rinite, pois queria saber como procurar ajuda correta para esse caso. Obg

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Lene, isso é com o pediatra. Ele precisa te orientar sobre como lidar com a rinite da bebê.

  2. Fábio bezerra De Sá

    Muito bom esses textos ajuda muito

  3. Leandro

    Meu nariz está entupido faz um ano já faço uso de neosoro direto não fico sem não sei oq fazer mais nariz sempre entupido sensação de cansado sempre

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você tem que ser visto por um otorrinolaringologista. É provável que você tenha algum problema que esteja perpetuando sua rinite. É preciso identificá-lo e tratá-lo para você melhorar.

  4. Line Mendonca

    Qual sua opinião quanto ao uso água morna com sal em higienizadores nasais (lota, nosepot)?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende da água. Se for soro ou água esterilizada, não tem problema.

  5. Renato Murillo Lopes

    Posso fazer o uso de nebulizador para ajudar na umidificação? se sim, qual seria o remédio apropriado para o uso do aparelho?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não adianta, não tem efeito.

  6. Andreia

    Olá, estou com meu nariz congestionado, mas não tenho nada de coriza e meu nariz tambem nao está escorrendo. Sinto dor no maxilar e garganta. Isso é sintoma de sinusite? Normalmente sinto dores de cabeça na parte frontal, sensaçao de congestionamento na parte frontal do rosto e espirros pela manhã

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser.

  7. Cinqueta Tonsdemonstro

    No alasca as mães sugam com a boca quando os bêbes estão com o nariz entupido.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Hummm… Não me parece que seja uma forma muito higiênica de tratar a questão.

  8. Julliane De Oliveira Machado

    tenho rinite alérgica, já tomei vários medicamentos, mas tenho impressão que depois de um tempo não fazem mais efeito. meu nariz vive escorrendo, tosse com secreção. meu nariz chega a machucar de tanto assoar o nariz :/ qual o remédio ideal para rinite alérgica?? obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Na verdade, não existe um remédio único que seja a melhor opção para todos os casos. Você é seguida por um otorrino?

  9. Ge Oliveira

    Oi eu também tenho esse problema de entupiçao nasal, mais comigo ocorre quando o tempo esta frio, chuvendo e qdo estou em ambientes com ar condicionado, é horrível tenho q respirar pela boca e atrapalha na hora de comer, e isso dura dias. O q faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Já procurou um otorrinolaringologista?

  10. Miguel

    Boa Tarde Dr Pedro Pinheiro
    Tenho sinusite e já consultei uma especialista, de uns anos para cá, 7 no máximo pois antes não tinha este sintoma, uma das narinas dificulta-me imenso a respiração e disse que a solução era operação. Que posso eu fazer não querendo ser operado? Todos os dias uso spray ou algo mas nem assim dá muito resultado. Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você tem um desvio de septo importante, a cirurgia é mesmo a única opção realmente eficaz.

  11. Gabriel Felipe

    Eu possuo um problema de dicção. E tenho um dos narizes que ficar entupido direto , mesmo que eu não esteja gripando . O problema de dicção pode ser por causa do nariz ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não me lembro de já ter lido algo sobre assunto.

  12. Fernanda Marielly Casusa da Si

    Ótimo site. Amei! Muito esclarecedor.

  13. fabiano leite da silva

    ola sou fabiano leite da silva tenho 23 anos , gostaria de saber o porque e a causa do nariz entupido isso ja se torna cronico porqe ja tomei antibioticos e nada estou sempre com o nariz trancado e tenho a sensaçao de qundo vou engolir de engasgar ate mesmo determinados comprimidos passam arranhando na garganta …isto é naontenho febre mas o naris sempre emtupido no qe dificulta apassagem do ar sendo assim atrapalhando na hora de comer algo. gostaria de saber o qe fazer se pode ser adenoide ou simplesmente sinusite

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Em adultos não costuma ser adenoide. Pode ser pólipo nasal, sinusite crônica… É preciso ser avaliado por um otorrinolaringologista para saber.

  14. Maria Ines Maciel

    Olá, sou portadora de GW nas vias respiratórias em remissão.. porém de uns meses pra ca… as pessoas estão me falando que está saindo um odor muito forte… será que tenho que me preocupar? Os Drs falam pra passar Salsep… mas nao diminui o dor… e meu nariz continua diminuindo! que faco?

    obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Algum otorrino já fez rinoscopia em você?

  15. Ana

    Muito bom texto dr. Obrigada. Sempre que tenho o nariz entupido, faço lavagens com soro fisiológico. Melhora muito.