Artigo atualizado em 15/08/2013
Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter

DIETA PARA BAIXAR O COLESTEROL

Publicidade

Mudanças no estilo de vida, incluindo a prática regular de exercícios físicos e uma dieta adequada, são importantes medidas para o controle dos níveis de colesterol. Em muitos casos, com medidas simples é possível reduzir ou até mesmo evitar o uso de medicamentos contra o colesterol.

Qualquer grau de redução no colesterol é bem-vindo, já que a cada 1% de redução dos níveis de LDL no sangue diminui-se em 2% o risco de doenças cardiovasculares.

Neste texto faremos uma simples revisão sobre a dieta mais indicada para o controle do colesterol. Sugerimos antes que leiam o nosso texto sobre colesterol alto, onde explicamos as diferenças entre os tipos de colesterol (HDL, LDL e triglicerídeos) e as opções de tratamento com medicamentos:
- COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERÍDEOS
- ESTATINAS | Remédios para colesterol alto
- O QUE SÃO OS TRIGLICERÍDEOS?

É importante salientar que além da dieta também são essenciais o controle do peso corporal e a prática de exercícios físicos regulares.

Quem deve fazer dieta para colesterol?

Uma dieta saudável é indicada para qualquer indivíduo, mesmo aqueles com níveis de colesterol controlados. Entretanto, quanto maior for o valor do colesterol LDL, mais importantes se tornam as mudanças de hábito de vida. Uma dieta voltada para controle do colesterol está indicada para todos aqueles com colesterol LDL acima de 130 mg/dL. No caso de pacientes com antecedentes pessoais de doença coronariana (leia: INFARTO DO MIOCÁRDIO | Causas e prevenção) a dieta deve ser feita de modo a ajudá-lo a manter o LDL abaixo de 100 mg/dL.

Dieta para baixar colesterol

O que se segue abaixo são dicas gerais sobre alimentos e suplementos no controle do colesterol. Para se otimizar os resultados é sempre importante ter uma consulta com um nutricionista para que este possa traçar uma estratégia apropriada para o seu caso em particular.

Regra geral, deve-se evitar gorduras saturadas, principalmente as poli saturadas do tipo trans. As gorduras mais saudáveis são as gorduras insaturadas, principalmente as monoinsaturadas, encontradas em alimentos como o azeite, canola, abacate, amendoim e nozes.

1.) Carnes

Não é preciso cortar carnes da dieta, mas dê preferência a peixes. Carnes de aves sem pele também são uma opção. Carne de boi ou porco somente se forem cortes magros. A quantidade ideal de carne por dia é de 150 a 200g. Deve-se evitar:
- Carnes com cortes gordos, entrecosto, carne de órgãos e carnes fritas (inclusive peixes).
- Linguiça, salsicha, mortadela, salame, presunto e bacon.
- Camarão, polvo e lulas

Deve-se sempre dar preferência à proteína vegetal em vez da proteína de origem animal. A carne de soja é um ótimo substituto para as carnes de origem animal.

2.) Ovos

Pode-se comer ovos, porém, não mais do que 4 gemas por semana nos casos mais leves e não mais do que 2 gemas por semana nos casos de colesterol mais elevado ou alto risco cardiovascular. Nesta conta inclui-se alimentos que levam ovos, como bolos e massas. A clara não tem colesterol e pode ser consumida sem medo.

3.) Leite e derivados

O leite deve ser sempre desnatado. O mesmo vale para queijos e iogurtes. Dê preferência ao queijo cottage, o mais magro de todos. Queijo Minas light também é uma boa opção. Evite queijo gorgonzola, cheddar, provolone e parmesão.

Ao contrário do muita gente pensa, a muzarela de búfala não é um queijo magro. Na verdade, ela é mais gordurosa até do que a muzarela comum.

Se quiser usar creme de leite na preparação de algum prato, use o à base de soja, cujo sabor é muito parecido. Também tenha cuidado com sorvetes cremosos.

4.) Margarina

Não se deve usar manteiga, mas sim margarina. Já há no mercado margarinas com esteróis vegetais (fitosteróis) que comprovadamente ajudam a baixar os níveis de colesterol LDL. As duas marcas mais famosas são Becel pro-activ® e Benecol®.

5.) Óleo de peixe (Omega 3)

O omega 3 é um tipo de gordura encontrada em peixes gordos, principalmente salmão, nas sementes de linhaça, óleo de linhaça, óleo de canola, óleo de soja e nozes. O óleo de peixe também pode ser encontrado em cápsulas. O seu consumo regular reduz a incidência de eventos cardiovasculares e ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos. Sugere-se o consumo de no mínimo duas refeições por semana com peixes ricos em omega 3.

6.) Soja

A proteína de soja apesar de não baixar diretamente os níveis de colesterol é indicada nos pacientes com colesterol alto por ser uma fonte de proteína com baixa quantidade de gordura saturada e grande quantidade gorduras insaturada.

7.) Nozes

Nozes, amêndoas, avelã, pistáchio e castanha são boas opções para redução do colesterol LDL.

8.) Alho

Apesar da crença popular, não há evidências de que o alho tenha ação direta na redução do colesterol LDL.

9.) Chá verde

O chá verde comprovadamente reduz os níveis de LDL. É uma boa opção.

10.) Fibras

O consumo regular de alimentos ricos em fibras ajuda a reduzir os níveis de LDL. Coma o máximo de alimentos com fibras que conseguir.

11.) Frutas e vegetais

Ajudam a reduzir o colesterol LDL e devem ser a base da alimentação.

12.) Óleos vegetais

Os óleos vegetais, como azeite, soja, girassol, canola, milho, algodão e arroz não possuem gordura saturada e são ótimas fontes de gordura saudável (gorduras insaturadas). Mas atenção, eles não devem ser fervidos, pois altas temperaturas mudam sua estrutura química transformado-os em gordura saturada (gordura ruim).

13.) Chocolate amargo

Enquanto o chocolate comum costuma aumentar os níveis de colesterol, o chocolato amargo é rico em flavonoides, substâncias que diminuem o LDL.

14.) Pão

Pão integral e cereais de aveia, milho ou trigo são indicados. Deve-se evitar: croissants, pães nos quais ovos, gordura ou manteiga sejam os ingredientes principais, biscoitos com alto teor de gordura, bolos, muffins contendo leite integral, gemas de ovos ou óleos saturados.

É importante salientar que a dieta e os exercícios conseguem baixar os níveis de colesterol em até 20-30%, sendo muitas vezes o suficiente para se atingir níveis adequados. Mesmo naqueles pacientes que precisam de remédios para controlar o colesterol, a dieta é importante pois potencializa a ação das drogas, fazendo com que seja necessário o uso de doses menores, diminuindo os custo do tratamento e a incidência de efeitos colaterais.

Vérsion en español:  DIETA PARA BAJAR EL COLESTEROL
Publicidade
  • Elizabeth Mota

    Olá Dr. Pedro e Dra. Renata.

    O blog de vcs é simplesmente genial, parabéns pelo trabalho e os esclarecimentos sobre alguns mitos. Incrível como um site útil e inteligente pode nos alertar pra ter certos cuidados e precauções.

    Conheci o site de vcs hoje através da parte que fala sobre hemograma e fiquei maravilhada. Não que eu vá me automedicar, claro. Mas lendo tudo isso, eu percebi a importancia de cada substancia que existe no nosso corpo e que eu ja havia esquecido desde as aulas de biologia. E como uma curiosidade leva a outra (rs), já li quase a metade do blog.

    Eu também adorei a parte que fala sobre doação de sangue, pois é um tema cheio de mitos e pouco divulgado. Se metade dos profissionais em suas áreas fizessem um pouco disto que estão fazendo, eu acredito que nosso quadro educacional seria diferente em nosso país. Porque eu acredito que informação divulgada, não é apenas conhecimento compartilhado, mas sim um “alimento” e um estímulo para quem realmente quer saber e conhecer.

    Novamente, parabéns pelo trabalho e ao ato de compartilhar informações até um pouco complexas de maneira tão simples.

    Abs.

  • claudemysilva

    Olá Dr Pedro gostei muito desse site,muito bom para tirar as dúvidas das pessoas, conheci este site atraves de pesquisa ,pois estava internado apos duas angioplastias e fiquei muito satisfeito com o que encontrei. Estou muito satisfeito e enquanto me recupero leio outros tópicos. Muito obg por ajudar as pesssoas , precisaamos de mais pessoas assim.

  • Professora

    Interessante este blog. Vou colocar em favorito para futuras consultas. Gostaria de saber o que é bom para aumentar a defesa do organismo, pois tenho herpes de zoster com muita frequencia.Grata. Lu

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Professora
    Evitar estresses, dormir bem, comer bem e praticar exercícos regularmente. Não há segredo nem fórmula mágica.

  • Valeus 50

    Olá Doutores, Recentemente fui diagnosticado como portador de Esteatose Hepatica grau 2, e encontrei neste site todas as informações que procurava sobre essa doença. Agradeço-lhes e os parabenizo pela iniciativa de transmitir a nós leigos, tantas informações úteis para o nosso bem estar cotidiano,

  • Betevas

    É ótimo ter oportunidade de ler as informações e esclarecimentos contidos neste blog. Parabéns a todos os responsáveis.  

  • Rodrigo Ayres

    Gostaria de parabenizá-lo pelo blog, simplesmente sensacional. Sou estudante de Enfermagem e os assuntos aqui postados é uma verdadeira fonte de estudo, não fica devendo em nada para muitos livros que tem uma leitura super complicada. Fica aqui registrado meus desejos de sucesso na carreira e felicidades para você e sua família, e por favor continue sempre com esse trabalho do blog, srsrsr. Abraços

  • Vnafonso

    To precisando me cuidar, tenho comido de forma errada, muito diferente da recomendada, e esportes nem pensar. Depois do que li vou comecar uma dieta ja

  • Diana

    Muito bom este artigo sobre o colesterol. Me ajudou bastante.

  • Torinjunior

    Bom dia .

    Meu cardiologista disse que preciso tomar remedio para baixar meu LDL ( 173 ) e aumentar meu HDL ( 37 ). Mas eiu preciso tomar esses medicamentos a vida toda ?? Dieta não resolveria ??
    Obrigado

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com 173 de LDL é pouco provável que a dieta sozinha seja suficiente.

  • Leo-anjos

    muito bom mesmo esse blog ensina muito sobre colesterol trigliserides e o meo colesterol ta muito alto   
    diria mediante a exames super elevados, abç dr.

  • Auxiliadora Paiva

    Gostei , mas fiquei um pouco aprensiva pois o meu  teste de tolerância à glicose oral com 75g de glicose deu : glicose basal 82mg/dl glicose após 120min = 103mg/dL. Hemoglobina Glicada Alc= 5.8% estimativa da glicemia média 119.8 mg/dL. Até voltar no meu médico com os resultados, irei sofrer com medo de já ser uma pessoa com tendencia a diabete. Pode ser?  Parabenizo pelo blog.

  • Adriana Doria

    gostei de ler sobre o colesterol  o meu esta um pouco elevado vou tentar fazer uma dieta alimentar

  • valdelice

    direi varias duvidas, adorei

  • Marcio Lyra

    Consegui tirar minhas dúvidas, gostei muito!

  • Zenoassis

    Muito esclarecedor. Obrigado

  • Verailsa

    muita boa esta materia.

  • Elciohenriquescheneider35

    comecei a fazer a dieta  e hoje eu vejo que eu tinha um asasino na minha geladeira querendo me matar …mais eu começei a ler sobre o colesterol e fiquei comedo do sintomas que eu tinha…..eu tenho 120kilo…e daqui 3meses eu vou passar a resposta pra vc…..quero chegar no minimo  87kilos valeu muito obrigado!!!!!

  • Andreia Coelho

    Bom dia Doutor!! Muito boa a matéria. Parabéns!!
    Tenho 46 anos e meu LDL esta 133, HDL 37 VLDL 23, triglicerídios 114. Considerando q minha familia vem com Histórico de doenças cardíacas, seria aconselhavel uma dieta ou esrta bom??
    Grande abraço!!

  • marcia teodoria da silva

    adorei as dicas vou começar uma dieta obg

  • CESAR NASCIMENTO

    Dr. O meu exame ficou assim o que eu posso fazer?
    Lipidograma Completo
    Material: Soro Método: Reflectometria
    Valores de Referência:
    Colesterol Total  …………………..: 263 mg/dL 
    Colesterol VLDL  …………………..: 29 mg/dL 0 a 40 mg/dL
    Colesterol HDL  …………………….: 43 mg/dL 40 a 60 mg/dL
    Colesterol LDL  …………………….: 191 mg/dL
    Triglicérides  ………………………..: 146 mg/dL
    Lípides Totais  ………………………: 672 mg/dL 400 a 800 mg/dL
    Relação Total/HDL  ……………….: 6,12 0 a 6
    Relação LDL/HDL  ………………..: 4,44 0 a 5

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Vá a http://www.mdconsultas.com que nós podemos te oferecer um texto personalizado baseado nesses seus resultados.

  • Rosangela martins

    Obrigado me ajudaram bastante, meu triglicéride esta alto mais me deram varias dicas como eu posso me cuidar obrigado . a gente só cai na real quando acontece com a gente 

  • Elciohenriquescheneider35

    comecei a fazer a dieta  e hoje eu vejo que eu tinha um asasino na minha geladeira querendo me matar …mais eu começei a ler sobre o colesterol e fiquei comedo do sintomas que eu tinha…..eu tenho 120kilo…e daqui 3meses eu vou passar a resposta pra vc…..quero chegar no minimo  87kilos valeu muito obrigado!!!!!

  • Soara Lelis

     Soara meu esposo esta com HDL 47, e o LDL142 o colesterol total é de 216 ele esta muito acima do normal a mãe dele era diabetica e cardia tem haver pois ele não come muita gordura nem doce beijos e obrigado 

  • Rosilene

    tenho 161 de ldl, fazendo exercicio e dieta vou ter uma vida saudavel

  • Zacarias joao

    gostei dr muito claro na esplicacao

  • Ana das dores B dos Santos

    meu nome e ana fiz um exame para saber como estava meu colesterol e o resultado foi um pouco asustador esse e o resultado ldl  136, hdl 51,  colesterol total 225, vldl 38  estou um pouco assustada qual o procedimento gostaria de um conselho

  • Cida9628

    Dr Pedro
    Gostaria de sua avaliação sobre meu exame: Triglicerídeos: 92, Colesterol Total 221, HDL 37, LDL calculado 166, LDL dosado 161, VLDL 18. Tenho 55 anos, peso 59 kg, Altura 1,65. Sou fumante.
    Aguardo seu retorno. muito obrigada.
    Aparecida Fiori

  • http://profile.yahoo.com/ZDQWKAHR72WEWUR4BSVIAYPEYU Vivy

    Olá! Dr. Pedro!
    Tenho 25 anos, e descobri o Colesterol alto com 19 anos… eu sempre mantive meu peso dentro do IMC, e quando descobri ele estava baixo ( era muito magra), enfim levei um susto. Tenho alimentação saudável e pratico Pilates e academia. Mesmo assim meu índices de colesterol variam de 370-280. Tanto o HDL quanto o LDL muito altos. Neste último exame meus triglicerídeos tb aumentaram. Li suas recomendações e vi que faço td isso. Só não abro mão do pão branco, que eu mesma faço só com água, azeite de oliva e farinha ( máquina de pão). Tenho recomendação para utilizar Sinvastatina, mas não consigo tomar o medicamento pois tenho problemas de fadiga muscular já sem ele, com ele piora mais ainda. Tenho caso de trombose na família (mãe) e tomo pílula ( faço exames regulares de sangue a cada 6 meses). Por favor, tens como me dar uma luz??? Pois não sei que médico busco.. endócrino? Grata, Vivi

  • Anna Aguiar

    Bom dia doutor,não sei como fazer ,os exame da minha mãe ,deu colesterol triglicerídios alto,e também gota,ela tem 73 anos ,quais são os alimentos e frutas que ela deve comer,grata

  • Iene Roriz

    Bom dia Doutor, meu filho tem 3 anos e 5 meses e está com o colesterol no total em 181. Ele estava antes em 187, fiz um regime que melhorou um pouco, mas mesmo assim ainda continua alto. Me diz se isso é muito grave pelo fato de ser criança também.
    Aguardo seu retorno.
    Obrigada.

  • rosiane alves

    Dr gostaria de saber se colesterol dá tortura quando está alto .

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não.

  • rodrigo

    tenho 30 anos faço musculação a 10 ja fiz uso de anabolizantes algumas vezes mas ja não uso a algum tempo, porém faço uma alimentação boa, evito doces frituras, faço uma boa ingestão de fibras e mt proteina….em meus exames recentes no eco foi constatato um prolapso de valvula mitral q o médico falou não ter algum problema pois não haviam sinais de degeneração ou repercussão hemodinamica…mas fiquei meio curioso em relação ao meu colesterol LDL q deu o resultado de 138 com 48 do HDL…acho q pela alimentação q faço deveria estar melhor não é ??….pelo fato do prolapso deveria reduzir mais o meu colesterol ?? um tem influencia no outro ??

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não tem nenhuma relação.

  • vinnicius

    obrigado doutor

  • Cláudio

    Fiz exames há 3 meses atrás e meu colesterol total foi de 272 (186 ldl e 50 hdl) comecei com medicação, exercicios fisicos e dieta na alimentação, tenho 42 anos, 1,77m e pesava 87 k no primeiro mês eliminei 6 k , hoje estou pesando 78 k , ou seja eliminei 9 k. repeti os exames, e meu colesterou aumentou , o LDL foi para 199 mg e o HDL baixou para 40 mg.
    Tomo chá verde e chá de hibisco todos os dias (alternado), suco de abacaxi com gengibre e adoçante, após a janta todos os dias.
    Como pode não ter baixado e sim aumentado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é o esperado, mas sugiro que você tenha paciência. Se você está fazendo atividade física e tomando remédio, o colesterol vai baixar com certeza. Repita o exame daqui a 3 meses.