Dieta mais adequada para quem tem colesterol alto

Dr. Pedro Pinheiro

comment 89 Comentários


Introdução

Mudanças no estilo de vida, incluindo a prática regular de exercícios físicos e uma dieta adequada, são importantes medidas para o controle dos níveis de colesterol. Em indivíduos com níveis de colesterol apenas um pouco elevado, simples alterações na dieta podem reduzir ou até mesmo evitar o uso de medicamentos contra o colesterol.

Qualquer grau de redução no colesterol é bem-vindo, já que a cada 1% de redução dos níveis de LDL no sangue diminui-se em 2% o risco de doenças cardiovasculares. É importante salientar que além da dieta, para reduzir o colesterol também são essenciais o controle do peso corporal e a prática de exercícios físicos regulares.

Neste artigo faremos uma rápida revisão sobre a dieta mais indicada para o controle do colesterol. Sugerimos também a leitura de outros textos nossos sobre colesterol alto, onde explicamos as diferenças entre os tipos de colesterol (HDL, LDL e triglicerídeos) e as opções de tratamento com medicamentos: ARQUIVO DE TEXTOS SOBRE COLESTEROL

Quem deve fazer dieta para baixar o colesterol?

Uma dieta saudável é indicada para qualquer indivíduo, mesmo aqueles com níveis de colesterol controlados. Entretanto, quanto maior for o valor do colesterol LDL, mais importantes se tornam as mudanças de hábito de vida.

Uma dieta voltada para controle do colesterol está indicada para todos aqueles com colesterol LDL acima de 130 mg/dL. No caso de pacientes com antecedentes pessoais de doença coronariana, a dieta deve ser feita de modo a ajudá-lo a manter o LDL abaixo de 100 mg/dL.

Embora as respostas à dieta ao nível populacional possam ser previstas com segurança, é impossível prever quanta redução de colesterol um determinado indivíduo alcançará como resultado da modificação da sua alimentação.

Algumas pessoas respondem bem à dieta, algumas pessoas respondem só um pouco e outras não têm resposta alguma. Naqueles com uma boa resposta, mudar a dieta pode alcançar resultados muito bons.

Para quem não responde à dieta ou não consegue/não quer mudar seus hábitos alimentares, a única opção que resta para baixar o colesterol é por meio do uso de medicamentos (leia: Preciso Tomar Remédios Para Baixar o Colesterol?).

No entanto, mesmo naqueles pacientes que necessitam de medicação para controlar o colesterol, a dieta é importante, pois potencializa a ação dos remédios, de modo que são necessárias doses menores, reduzindo assim o custo do tratamento e a incidência de efeitos colaterais.

O que segue abaixo são dicas gerais sobre alimentos e suplementos no controle do colesterol. Para se otimizar os resultados é sempre importante ter uma consulta com um nutricionista, para que este possa traçar uma estratégia apropriada para o seu caso em particular.

Alimentos que interferem com o colesterol

Regra geral: deve-se evitar gorduras saturadas, principalmente as saturadas do tipo trans. As gorduras mais saudáveis são as gorduras insaturadas, principalmente as monoinsaturadas, encontradas em alimentos como o azeite, canola, abacate, amendoim e nozes. Vamos explicar com mais detalhes.

Se você está tentando reduzir o colesterol, deve consumir menos de 300 mg de colesterol por dia. O colesterol é encontrado em alimentos de origem animal, como fígado e outras carnes de órgãos, gema de ovo, camarão e laticínios integrais.

Carnes

Não é preciso cortar carnes da dieta, mas dê preferência a peixes. Carnes de aves sem pele também são uma opção. Carne de boi ou porco somente se forem cortes magros. A quantidade ideal de carne por dia é de 150 a 200g.

Deve-se evitar:

  • Carnes com cortes gordos, entrecosto, carne de órgãos e carnes fritas (inclusive peixes).
  • Linguiça, salsicha, mortadela, salame, presunto e bacon.
  • Camarão, polvo e lulas.

Deve-se sempre dar preferência à proteína vegetal em vez da proteína de origem animal. A carne de soja é um ótimo substituto para as carnes de origem animal.

A American Heart Association recomenda uma dieta que enfatize peixes e aves, e limite a carne vermelha. A quantidade de gordura saturada nas carnes pode variar muito, dependendo do corte e de como é preparado.

Aqui estão algumas maneiras de reduzir a gordura saturada na carne:

  • Selecione cortes magros de carne com o mínimo de gordura visível. Cortes magros incluem lagarto, mandril, lombo ou contrafilé. Cortes magros de carne de porco incluem lombo ou costeleta de lombo. Cortes magros de cordeiro vêm da perna, braço e lombo.
  • Selecione carne moída magra ou extra magra.
  • Apare toda a gordura visível da carne antes de cozinhar.
  • Grelhe em vez de fritar carnes, como hambúrgueres, costeletas de cordeiro, costeletas de porco e bife.
  • Use um rack para drenar a gordura ao grelhar, assar ou assar. Em vez de regar com sucos, mantenha a carne úmida com vinho, sucos de frutas ou uma marinada à base de óleo saudável para o coração.
  • Cozinhe com um dia de antecedência. Ensopados, carnes cozidas, caldos ou outros pratos em que a gordura é cozida no líquido podem ser refrigerados. Mais tarde, remova a gordura endurecida do topo.
  • Quando uma receita pede para dourar a carne primeiro, tente dourar sob a grelha em vez de em uma panela.
  • Coma frango ou peru em vez de pato ou ganso, que geralmente são ricos em gordura. Escolha carne branca com mais frequência ao comer aves.
  • Retire a pele do frango ou peru antes de cozinhar. Se seus pássaros ficarem muito secos, tente regá-los com vinho, sucos de frutas ou uma marinada à base de óleo saudável para o coração primeiro. Ou deixe a pele para cozinhar e retire-a antes de comer.
  • Limite as carnes processadas, como salsicha, mortadela, salame e linguiça. Muitas carnes processadas, mesmo aquelas com rótulos de “gordura reduzida”, são ricas em calorias e gorduras saturadas. Esses alimentos também são frequentemente ricos em sódio. Leia os rótulos com atenção e coma carnes processadas apenas ocasionalmente.
  • Substitua as carnes nas receitas por produtos à base de soja (como tofu ou tempeh).
  • Substitua a carne vermelha nas receitas por carne magra, como aves ou peixes (não fritos) (exceto camarão).

Para saber sobre os riscos do consumo de carne vermelha, leia: Carne vermelha causa câncer?

Ovos

Pode-se comer ovos, porém, não mais do que 4 gemas por semana nos casos mais leves de dislipidemia e não mais do que 2 gemas por semana nos casos de colesterol mais elevado ou alto risco cardiovascular. Nesta conta incluem-se alimentos que levam ovos, como bolos e massas.

A clara não tem colesterol e pode ser consumida sem medo.

Pessoas com colesterol normal podem comer ovos todos os dias.

Leite e derivados

O leite deve ser sempre desnatado. O mesmo vale para queijos e iogurtes. Dê preferência ao queijo cottage, o mais magro de todos. Queijo Minas light também é uma boa opção. Evite queijo gorgonzola, cheddar, provolone e parmesão.

Ao contrário do muita gente pensa, a muzarela de búfala não é um queijo magro. Na verdade, ela é mais gordurosa até do que a muzarela comum.

Se quiser usar creme de leite na preparação de algum prato, use o à base de soja, cujo sabor é muito parecido. Também tenha cuidado com sorvetes cremosos.

Há alguns estudos novos que desafiam a nossa atual noção de que laticínios ricos em gordura saturada são maus para o colesterol, porém, isso ainda é motivo para debate e de forma alguma há evidências suficientes para mudança no atual consenso.

Margarina

A margarina geralmente supera a manteiga quando se trata de saúde do coração e colesterol.

A margarina é feita de óleos vegetais, por isso contém gorduras insaturadas “boas”: gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas. Esses tipos de gorduras ajudam a diminuir as lipoproteínas de baixa densidade (LDL), ou colesterol “ruim”, quando substituem gorduras saturadas.

Existem margarinas com esteróis vegetais (fitoesteróis) no mercado que comprovadamente ajudam a diminuir os níveis de colesterol LDL. As duas marcas mais famosas são Becel pro-activ® e Benecol®.

A manteiga, por outro lado, é feita de gordura animal, por isso contém mais gordura saturada.

Mas nem todas as margarinas são iguais; algumas margarinas contêm gorduras trans. Em geral, quanto mais sólida a margarina, mais gordura trans ela contém. Portanto, as margarinas em barra tendem a ter mais gordura trans do que as margarinas em potes. Procure marcas de margarina que não contenham gordura trans.

Um estudo americano de 46 famílias publicado no Journal of the American Medical Association descobriu que a substituição da manteiga por margarina reduziu com sucesso os níveis de colesterol no sangue.

Óleo de peixe (Omega 3)

Existem diferentes tipos de ômega 3 encontrados em diferentes alimentos. Os principais são:

ALA (ácido alfa-linolênico)

O ALA é essencial para uma boa saúde, mas nosso corpo não consegue produzi-lo, por isso devemos obtê-lo dos alimentos que ingerimos. É encontrado principalmente em óleos vegetais, nozes e sementes.

Precisamos desses tipos de gorduras ômega-3 para um coração e uma circulação sanguínea saudáveis. Nosso corpo pode produzir algumas dessas gorduras do ALA nos alimentos, mas apenas uma pequena quantidade. Portanto, é bom comer alimentos que já os contenham.

EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenoico)

Peixes oleosos como sardinha, salmão e cavala são a melhor fonte de EPA e DHA. Peixes brancos e mariscos contêm algum ômega-3, mas em quantidades menores.

Sugere-se o consumo de pelo menos duas refeições por semana com peixes ricos em ômega 3.

Para saber mais sobre o ômega 3, leia: ÔMEGA 3 – Benefícios para a saúde.

Soja

A proteína de soja apesar de não baixar diretamente os níveis de colesterol é indicada nos pacientes com colesterol alto por ser uma fonte de proteína com baixa quantidade de gordura saturada e grande quantidade gorduras insaturadas.

Os produtos de soja incluem tofu, leite de soja, feijão-de-soja e feijão edamame.

Nozes

As nozes contêm gorduras e fibras saudáveis ​​para o coração que podem ajudar a manter o colesterol sob controle.

Numerosos estudos mostram que comer amêndoas, nozes, avelãs, pistaches, amendoins e outras nozes é bom para o coração. Comer 50 gramas de nozes por dia pode diminuir o LDL na ordem de 5%. As nozes têm nutrientes adicionais que protegem o coração de outras maneiras.

Alho

Apesar da crença popular, não há evidências de que o alho tenha ação direta na redução do colesterol LDL.

Chá verde

O chá verde comprovadamente reduz os níveis de LDL. É uma boa opção.

Fibras

O consumo regular de alimentos ricos em fibras ajuda a diminuir os níveis de LDL. Coma, tanto quanto puder, alimentos com fibras.

As fibras solúveis podem reduzir a absorção de colesterol na corrente sanguínea. A fibra solúvel é encontrada em alimentos como aveia, feijão, couve de Bruxelas, maçã e pera.

Frutas e vegetais

Ajudam a reduzir o colesterol LDL e devem ser a base da alimentação.

Óleos vegetais

Os óleos vegetais, como azeite, soja, girassol, canola, milho, algodão e arroz não possuem gordura saturada e são ótimas fontes de gordura saudável (gorduras insaturadas). Mas atenção, eles não devem ser fervidos, pois altas temperaturas mudam sua estrutura química transformado-os em gordura saturada (gordura ruim).

Chocolate amargo

O chocolate amargo ganhou reputação como uma escolha saudável porque os grãos de cacau, dos quais o chocolate é feito, contêm substâncias químicas vegetais chamadas flavonoides, que estão sendo pesquisadas por seus benefícios à saúde do coração.

Na verdade, muitos desses flavonoides são removidos durante o processo de fabricação. Isso significa que o chocolate não contém o suficiente desses produtos químicos vegetais para ser considerado um alimento saudável. O chocolate também contém gordura e açúcar, então as porções devem ser pequenas.

Embora contenha menos que cacau, o chocolate amargo contém mais flavonoides do que o chocolate ao leite, enquanto o chocolate branco não contém nada de cacau ou flavonoides.

Os fabricantes não listam o conteúdo de flavonoides em seus rótulos, portanto, não é possível saber o conteúdo exato de flavonoides em cada tipo de chocolata, mas para dar uma ideia aproximada:

  • 20 g de cacau contêm 200 mg de flavonoides.
  • 20 g de chocolate amargo (60% cacau) contém 34 mg de flavonoides.
  • 20 g de chocolate ao leite contém 14 mg de flavonoides.
  • 20 g de chocolate branco não contém flavonoides.

Pão

Pão integral e cereais de aveia, milho ou trigo são indicados. Deve-se evitar: croissants, pães nos quais ovos, gordura ou manteiga sejam os ingredientes principais, biscoitos com alto teor de gordura, bolos, muffins contendo leite integral, gemas de ovos ou óleos saturados.

É importante salientar que a dieta e os exercícios conseguem baixar os níveis de colesterol em até 20 – 30%, sendo muitas vezes o suficiente para se atingir níveis adequados. Mesmo naqueles pacientes que precisam de remédios para controlar o colesterol, a dieta é importante, pois potencializa a ação das drogas, fazendo com que seja necessário o uso de doses menores, diminuindo os custos do tratamento e a incidência de efeitos colaterais.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


89 respostas para “Dieta mais adequada para quem tem colesterol alto”

  1. Andréa Macedo

    Muito bem explicado, ajuda a montar a dieta de acordo com a realidade de cada um.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado. Fico feliz de saber que o texto ajudou.

  2. claudemir toledo

    Otima materia ,doutor meu colesterol total esta na casa dos 200.Gostaria de saber se ha risco de infarto nesse patamar,pois jogo bola e me esforço muito porque corro muito.Meu pai tinha doença do coraçao e diabetes e morreu por isso.Meu peso e normal e a pressao é controlada uso so o hidroclorotiazida 25 4 vezes na semana.Minha glicemia tambem é controlada nunca passou dos 90.Sera que tenho risco de infarto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Procure no Google pela calculadora de risco de Framingham. Essa é a forma que a gente atualmente utiliza para estimar o risco de infarto nos próximos 10 anos.

  3. Sueli Vieira Moreira

    Ótimo esclarecimento.

  4. veranice neto ramos

    ola,estava procurando alguns documentos,e encontrei meus exames,e realmente ,corri para pesquisar sob colesterol,e encontrei esta materia que me ajudou muito,vou voltar ao medico e solicitar novos exames.fiquei sim muito satisfeita com esta orientação,para mim foi maravilhoso,agradeço muito., pois me ajudou esclarecer e tbm me cuidar mais.

  5. Rosa Maria

    Boa tarde! Li a matéria sobre colesterol e confesso que fiquei assustada pois não sabia que era tão perigoso o colesterol alto. Meu filho de 33 anos está com 299 de colesterol, sendo 234 colesterol ruim e ele simplesmente não quer ir a médico, morre de medo, e cada dia está engordando mais! A última vez que foi a um cardiologista, há uns 3 anos atrás, o mesmo lhe disse que achava que seu coração parecia estar maior que o normal! Ele, com medo não foi tirar essa dúvida, O colesterol alto pode fazer com isso aconteça ao coração?
    Um abraço dessa mãe muito preocupada!

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não diretamente. O coração grande é um sinal de insuficiência cardíaca. A causa mais comum é hipertensão arterial, mas há várias outras. Quanto mais ele evitar o médico, pior vai ser quando os sintomas se agravarem e ele já não puder mais fugir.

  6. Lorena

    Meu LDL deu 119 e o HDL deu 88.. triglicerídeos deu 85.. Tô preocupada com o LDL,tá muito alto? Devo me preocupar??

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não é um valor grave. Basta você se preocupar em ter uma alimentação saudável e fazer exercícios.

  7. Gustavo Woltmann

    Gosto muito das informações desse site, artigos bem feitos que tiram realmente nossas dúvidas sobre o assunto.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado.

  8. Rafael Júnior

    Dr. sou o Rafael Jr, e meu colesterol HDL 39, LDL 152,8, Colesterol total 216. Meu IMC é normal e tenho 25 anos. não estou praticando atualmente exercício físico pq meu tempo é corrido na faculdade

  9. Danielle

    Meu Deus! O meu deu 548

  10. neuza noleto

    fez um exame de colesterol LDL no resultado esta escrito 57.60 não intendir que resultado foi este

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tá bom. Tá baixo.

  11. Sonia

    LDL 200 já causa males ao organismo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é um valor bem alto.

  12. viviane

    Dr meu esposo esta em tratamento contra o colesterol alto só que ele tem muitas tonturas ele passa muito mal fica muito branco a senssasao e de desmaio dr e normal em virtude do colesterol já fez 19 tipos de exames tudo OK só o colesterol mesmo mas ele não pode nem sair sozinho PK as crises de tonturas e fortes a pressão sobe ele fica desfalecido alguem pode me ajudar por favor

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O colesterol não provoca esse tipo de sintomas. Tem que investigar outras causas.

  13. Sonia

    Boa noite. Meu hdl 62, ldl 200, triglic. 119.Se eu fizer exercícios, e mudar radicalmente minha alimentação com dieta, será que consigo baixar meu ldl sem medicamentos? Esse valor de LDL é muito grave? Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É um valor muito alto, é pouco provável que você consiga normalizá-lo sem remédios. Porém, não custa tentar e os benefícios pra saúde da dieta saudável e da atividade física não se restrigem a abaixar o colesterol.

  14. Jéssica Gabrielli

    Olá,faço tratamento com roacutan há 3 meses,meu colesterol de 171,8 mg/dl foi para 223,0 mg/dl.Sera q terei que suspender o tratamento??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não necessariamente.

  15. Carlos Fernandes

    um amigo, disse-me que um chá de “Casca de Salgueiro” durante 15 dias era bom para reduzir o Clesterol aos valores normais e que não tinha efeitos negativos ?há algum estudo sobre isso ?.
    obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que eu conheça, não.

  16. rossana pires

    Gostaria de saber se o açúcar é ruim para quem tem colesterol altíssimo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, principalmente se o paciente triglicerídeos altos também.

  17. monique

    Muito legal, achei interessante o chá verde diminuir o LDL. Emagreci e graças a Deus me livrei do colesterol e trigliceres.

  18. Bárbara Oliveira

    Boa tarde, Doutor. Estou um pouco assustada com meus resultados: HDL 63,4 / VLDL 14,5 / LDL 192,1 / TOTAL: 270. Pois sou atleta profissional de taekwondo e pratico exercícios aerobicos e anaerobicos 5x na semana, no mínimo. Ou seja, teoricamente meu colesterol deveria ser normal, correto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, mas você deve ter um componente genético muito forte. Sua alimentação é excessivamente rica em proteínas?

  19. Nalva

    Bom dia Dr. Pedro, meu esposo fez exame deu o trigliceres deu 466, ele faz dieta, execicios fisicos, todos os dias, e o cardiologista passa medicação, eh sempre da alta

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O caso dele deve ter forte componente genético.

      1. Nalva

        E o trigliceres muito alto, causa o que? infarto?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Se estiver acima de 1000, o maior risco é pancreatite. O risco de infarto pelos triglicerídeos alto existe, mas ele é menor que com o colesterol.

  20. sonia maria dos santos azeredo

    Boa noite Dr. Pedro sofro de hipotiroidismo, tento emagrecer mas não consigo,tenho extrema necessidade por causa dos joelhos, sinto muita dor, minha alimentação é light, além disso apareceu uma artrite nos braços pergunto essa doença estaria ligada ao hipotiroidismo?agradeço atenção que dispensar a esta. aguardo retorno

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que doença? O colesterol alto?

  21. Márcio Soares

    Boa Tarde Dr. Fiz analises no dia 6 janeiro onde reparei alguns niveis acima dos parametros normais. Como de momento não tenho médico se me pode-se ajudar agradecia:
    Glisémia » 69 / Colestrol Total » 233 / Colestrol LDL » 155 / Cloestrol HDL » 63 / Analise Urina_ Densidade » 1.028 » Todos estes valores estão acima dos valores de referência.
    Hemograma – Eritrócitos » 5,95 ( VR 4.50 – 5.50 ) / Leucograma – Linfócitos » 40,4 ( VR 20.00 – 40.00 )
    Tenho 32 anos costumo fazer desporto com regularidade e tenho refeições normais, nada de muitos abusos. Será que ao fazer os exames a seguir a passagem de ano teve consequencias? Pois cometi alguns exessos de alcool e doçes no natal, e estive praticamente 2 semanas sem fazer exercicio fisico.
    Grato pela colaboração!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ter agravado sim, mas não deu tempo de ser uma alteração muito relevante, pois o efeito da dieta no colesterol não é tão imediato.

  22. vanusa soares pereira

    meu colesterol hdl 35 mg colesterol total 169 colesterol ldl 123 colesterol não hdl 133 e o trigliceres 54 isso é muito grave por eu estou fazendo dieta ja perde 25k e tenho que perder 13k e queria saber o que é um exercicio regular

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Exercício regular é no mínimo 3x por semana

  23. LCIP

    Doutor,
    Meus exames deram: Colesterol total: 258 // Triglicerídeos: 95 // HDL: 60
    Isso é muito grave??? Tenho consulta para janeiro de 2015.
    Abraço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O seu colesterol está alto, mas não é nenhuma urgência. Você pode aguardar pela consulta em Janeiro.

  24. iago

    Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde uma vez o colesterol alto tem como ele voltar ao estado normal ? OBS: fiz uso de anabolizante,
    e isso fez com que meu colesterol total fosse a 188,sendo que o desejável e 200 de colesterol total.. deis de já grato

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, com tratamento ele volta ao normal.

      1. iago

        muito obrigado dr pedro =)

  25. katia

    oi dr. bom dia minha filha tem 2 anos e 8 meses esta com trigliceridios de 219.4 e eu estou preucupada por ela so toma mamadeira obg

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Por que ela só toma mamadeira nessa idade? Ela tem quase 3 anos, já era para estar comendo de tudo.

  26. luizete santos

    Boa Tarde Dr. Tenho 53 anos, sexo feminino, nao fumadora,nao bebo alcool (nem vinho), nao tenho vida stressante,tenho sido sempre saudavel, faço pilates, alongamentos, e as vezes Pump, mas tenho LDL 151, HDL 50 eo Total 225; nao como queijos, enchidos, molhos…. que devo fazer? tomar comprimidos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O seu colesterol alto é de origem genética. Se a dieta já é adequada e você faz exercícios, não há outra opção para reduzir o colesterol além dos medicamentos.

  27. Nathalia Rocha

    Boa Tarde Dr. Pedro Pinheiro. Tenho 21 anos e fiz um exame completo mês passado, mas devido algumas mudanças onde trabalho, não deu tempo de voltar ao médico com o exame. Observei que meu colesterol total está 242 mg/dl; colesterol HDL 74mg/dl, colesterol LDL 144 mg/dl, e triglicerídeos 119 mg/dl. Gostaria de saber o que devo fazer nesse caso até conseguir voltar ao meu médico. Pode me ajudar?

    Desde já agradeço!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há nenhuma urgência. Você precisa apenas controlar sua dieta e praticar atividades físicas enquanto aguarda a consulta.

  28. Sonia

    olá, doutor! estou preocupada, sou fumante tenho 52 anos efiz exames recente mais menos um més e
    todos os exames estão muito altos, o medico pedeiu que eu refisesse mas como não fiz nehum regime
    estou sem saber o que fazer…meu colesterol total deu 241mg/dl e a triglicerides 369mg/dl e a glicemia de jejum 108 mg / dl neu li sobre o que devo fazer e estou muito preocupada com estes resiltados…pode me ajudar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Repita os exames e conte ao seu médico que você não tomou nenhuma medida para controlar os níveis. Se ele concluir que você não irá mudar hábitos de vida para controlar o colesterol, é provável que ele indique logo o início do tratamento com remédios.

  29. Paula Goedert

    Consumir margarina????? Pelo amor de Deus doutor, vá estudar!!!!!! Nunca vi tanta besteira escrita!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Olá, Paula, tudo bem? Olha, li bem essa singela e educada mensagem que você me mandou. Mas se você me permite do alto de sua imensa sapiência, eu discordo das suas posições tão respeitosamente colocadas.

      Sugiro que você mande uma carta, assim bem educada como você se mostra ser, para o New England Journal of Medicine, que é simplesmente a mais importante revista médica do mundo, e questione o fato deles terem publicado um dos artigos que me serviu de bibliografia para este texto: http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJM199511163332002

      Depois, você também manda o pessoal da também prestigiada revista Circulation estudar e parar de publicar besteira: http://circ.ahajournals.org/content/96/12/4226.long

      Se lhe sobrar tempo, pois você parece ser muito estudiosa, que tal ir lá xingar o pessoal da revista europeia de nutrição também? http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed?term=9630383

      E aí, depois de ter feito tudo isso, você podia nos dar umas aulas, pois imagino que seja uma referência mundial no assunto, já que se acha no direito de agir com tamanha arrogância e desrespeito pelo trabalho dos outros.

      1. Lain Trinity

        Pedro pinheiro,me corrija.Margarina ajuda a estimular os Niveis de HDL ou simplesmente se apresenta como sendo menos pior do que o consumo de manteiga.Talvez tenha sido essa a duvida de muitos,se nao aproveito para tira-la como minha.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Ela é menos pior que a manteiga, pois é de origem vegetal. Há, porém, margarinas com fitosteróis, que agem diretamente no LDL e no HDL. São, aparentemente, melhores que as margarinas comuns.

    2. Sergio Souza

      toma essa Paula metida a sabe tudo.
      acha que sabe de um assunto só porque “ouviu dizer”, e não porque estudou como um profissional da área que basea sua informação em estudos sérios e longos.
      mas no brasil isso é normal, a maioria das pessoas acha que sabem tudo mesmo nunca tendo aberto um livro na vida.

  30. Cláudio

    Fiz exames há 3 meses atrás e meu colesterol total foi de 272 (186 ldl e 50 hdl) comecei com medicação, exercicios fisicos e dieta na alimentação, tenho 42 anos, 1,77m e pesava 87 k no primeiro mês eliminei 6 k , hoje estou pesando 78 k , ou seja eliminei 9 k. repeti os exames, e meu colesterou aumentou , o LDL foi para 199 mg e o HDL baixou para 40 mg.
    Tomo chá verde e chá de hibisco todos os dias (alternado), suco de abacaxi com gengibre e adoçante, após a janta todos os dias.
    Como pode não ter baixado e sim aumentado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é o esperado, mas sugiro que você tenha paciência. Se você está fazendo atividade física e tomando remédio, o colesterol vai baixar com certeza. Repita o exame daqui a 3 meses.

  31. vinnicius

    obrigado doutor

  32. rodrigo

    tenho 30 anos faço musculação a 10 ja fiz uso de anabolizantes algumas vezes mas ja não uso a algum tempo, porém faço uma alimentação boa, evito doces frituras, faço uma boa ingestão de fibras e mt proteina….em meus exames recentes no eco foi constatato um prolapso de valvula mitral q o médico falou não ter algum problema pois não haviam sinais de degeneração ou repercussão hemodinamica…mas fiquei meio curioso em relação ao meu colesterol LDL q deu o resultado de 138 com 48 do HDL…acho q pela alimentação q faço deveria estar melhor não é ??….pelo fato do prolapso deveria reduzir mais o meu colesterol ?? um tem influencia no outro ??

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não tem nenhuma relação.

  33. rosiane alves

    Dr gostaria de saber se colesterol dá tortura quando está alto .

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não.

  34. Iene Roriz

    Bom dia Doutor, meu filho tem 3 anos e 5 meses e está com o colesterol no total em 181. Ele estava antes em 187, fiz um regime que melhorou um pouco, mas mesmo assim ainda continua alto. Me diz se isso é muito grave pelo fato de ser criança também.
    Aguardo seu retorno.
    Obrigada.

  35. Anna Aguiar

    Bom dia doutor,não sei como fazer ,os exame da minha mãe ,deu colesterol triglicerídios alto,e também gota,ela tem 73 anos ,quais são os alimentos e frutas que ela deve comer,grata

  36. Vivy

    Olá! Dr. Pedro!
    Tenho 25 anos, e descobri o Colesterol alto com 19 anos… eu sempre mantive meu peso dentro do IMC, e quando descobri ele estava baixo ( era muito magra), enfim levei um susto. Tenho alimentação saudável e pratico Pilates e academia. Mesmo assim meu índices de colesterol variam de 370-280. Tanto o HDL quanto o LDL muito altos. Neste último exame meus triglicerídeos tb aumentaram. Li suas recomendações e vi que faço td isso. Só não abro mão do pão branco, que eu mesma faço só com água, azeite de oliva e farinha ( máquina de pão). Tenho recomendação para utilizar Sinvastatina, mas não consigo tomar o medicamento pois tenho problemas de fadiga muscular já sem ele, com ele piora mais ainda. Tenho caso de trombose na família (mãe) e tomo pílula ( faço exames regulares de sangue a cada 6 meses). Por favor, tens como me dar uma luz??? Pois não sei que médico busco.. endócrino? Grata, Vivi

  37. Cida9628

    Dr Pedro
    Gostaria de sua avaliação sobre meu exame: Triglicerídeos: 92, Colesterol Total 221, HDL 37, LDL calculado 166, LDL dosado 161, VLDL 18. Tenho 55 anos, peso 59 kg, Altura 1,65. Sou fumante.
    Aguardo seu retorno. muito obrigada.
    Aparecida Fiori

  38. Ana das dores B dos Santos

    meu nome e ana fiz um exame para saber como estava meu colesterol e o resultado foi um pouco asustador esse e o resultado ldl  136, hdl 51,  colesterol total 225, vldl 38  estou um pouco assustada qual o procedimento gostaria de um conselho

  39. Zacarias joao

    gostei dr muito claro na esplicacao

  40. Rosangela martins

    Obrigado me ajudaram bastante, meu triglicéride esta alto mais me deram varias dicas como eu posso me cuidar obrigado . a gente só cai na real quando acontece com a gente 

  41. marcia teodoria da silva

    adorei as dicas vou começar uma dieta obg

  42. Andreia Coelho

    Bom dia Doutor!! Muito boa a matéria. Parabéns!!
    Tenho 46 anos e meu LDL esta 133, HDL 37 VLDL 23, triglicerídios 114. Considerando q minha familia vem com Histórico de doenças cardíacas, seria aconselhavel uma dieta ou esrta bom??
    Grande abraço!!

  43. Elciohenriquescheneider35

    comecei a fazer a dieta  e hoje eu vejo que eu tinha um asasino na minha geladeira querendo me matar …mais eu começei a ler sobre o colesterol e fiquei comedo do sintomas que eu tinha…..eu tenho 120kilo…e daqui 3meses eu vou passar a resposta pra vc…..quero chegar no minimo  87kilos valeu muito obrigado!!!!!

  44. Verailsa

    muita boa esta materia.

  45. Zenoassis

    Muito esclarecedor. Obrigado

  46. Marcio Lyra

    Consegui tirar minhas dúvidas, gostei muito!

  47. valdelice

    direi varias duvidas, adorei

  48. Adriana Doria

    gostei de ler sobre o colesterol  o meu esta um pouco elevado vou tentar fazer uma dieta alimentar

  49. Auxiliadora Paiva

    Gostei , mas fiquei um pouco aprensiva pois o meu  teste de tolerância à glicose oral com 75g de glicose deu : glicose basal 82mg/dl glicose após 120min = 103mg/dL. Hemoglobina Glicada Alc= 5.8% estimativa da glicemia média 119.8 mg/dL. Até voltar no meu médico com os resultados, irei sofrer com medo de já ser uma pessoa com tendencia a diabete. Pode ser?  Parabenizo pelo blog.

  50. Leo-anjos

    muito bom mesmo esse blog ensina muito sobre colesterol trigliserides e o meo colesterol ta muito alto   
    diria mediante a exames super elevados, abç dr.

  51. Torinjunior

    Bom dia .

    Meu cardiologista disse que preciso tomar remedio para baixar meu LDL ( 173 ) e aumentar meu HDL ( 37 ). Mas eiu preciso tomar esses medicamentos a vida toda ?? Dieta não resolveria ??
    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Com 173 de LDL é pouco provável que a dieta sozinha seja suficiente.

  52. Diana

    Muito bom este artigo sobre o colesterol. Me ajudou bastante.

  53. Vnafonso

    To precisando me cuidar, tenho comido de forma errada, muito diferente da recomendada, e esportes nem pensar. Depois do que li vou comecar uma dieta ja

  54. Betevas

    É ótimo ter oportunidade de ler as informações e esclarecimentos contidos neste blog. Parabéns a todos os responsáveis.  

  55. Valeus 50

    Olá Doutores, Recentemente fui diagnosticado como portador de Esteatose Hepatica grau 2, e encontrei neste site todas as informações que procurava sobre essa doença. Agradeço-lhes e os parabenizo pela iniciativa de transmitir a nós leigos, tantas informações úteis para o nosso bem estar cotidiano,