19 de novembro de 2013

RINITE ALÉRGICA | Sintomas e tratamento

Rinite alérgica é um quadro de inflamação das mucosas da cavidade nasal causada por uma reação exagerada do sistema imune a partículas alérgenas do ar.

Publicidade

Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a rinite alérgica:

  • O que é alergia.
  • O que é rinite alérgica.
  • Fatores de risco para rinite alérgica.
  • Sintomas da rinite alérgica.
  • Tratamento da rinite alérgica.

O que é alergia?

Alérgeno é qualquer partícula que tenha capacidade de desencadear uma reação alérgica, que nada mais é do que uma reação do sistema imune a agentes estranhos. Os alérgenos podem entrar em contato com nosso corpo por:

1. inalação, como pólen, fumaça, produtos químicos, poeira, etc.
2. ingestão, como comidas, remédios e suplementos.
3. contato com a pele, como substâncias químicas, perfumes, cremes, látex, plantas, etc.
4. inoculação na pele, como picadas de insetos.

Gatilhos da rinite alérgica

O que causa a reação alérgica não é a ação direta e ativa do alérgeno, mas sim a resposta exagerada do organismo ao contato com o mesmo. Isto explica por que algumas pessoas têm alergia a determinadas partículas e outras não. O pólen, por exemplo, pode ser alérgeno para alguns e inócuo para outros.

Rinite é a inflamação das mucosas da cavidade nasal, causada geralmente por uma infecção viral ou por uma reação alérgica. Neste texto vamos nos ater à rinite alérgica.

Nos próximos dois parágrafos usarei um pouco mais termos técnicos para explicar o mecanismo de inflamação da rinite alérgica, mas não se assuste, procurarei usar analogias e ser o mais didático possível. A informação a seguir será importante para entender como funcionam alguns dos tratamentos.

O que é rinite alérgica?

A rinite alérgica surge quando uma pessoa alérgica inala alguma partícula que estimula o seu sistema imune. Quando criança, nós entramos em contato com diversos potenciais alérgenos sem que tenhamos maiores problemas. As pessoas alérgicas são aquelas que ao entrar em contato com determinadas partículas passam a produzir anticorpos contra elas, como se fossem agentes invasores danosos, tipo vírus, bactérias, etc.

Vamos usar o pólen como exemplo. Pessoas alérgicas ao pólen são aquelas que ao entrar contato com este alérgeno pela primeira vez produzem em grande quantidade um anticorpo chamado IgE. A partir deste momento, a mucosa nasal começa a ficar povoada com uma célula do sistema imune chamada mastócito, que possui vários anticorpos IgE em sua superfície. É como se o corpo pensasse que o pólen era um assaltante e passasse a encher a cavidade nasal de seguranças (mastócitos) altamente armados (IgE). Assim que esta pessoa entra novamente em contato com o pólen, os anticorpos IgE rapidamente o capturam, ativando os mastócitos que liberam vários mediadores químicos para destruir o invasor, sendo o mais importante a histamina, responsável pelos principais sintomas da rinite, que serão explicados mais à frente.

Os sintomas alérgicos da rinite alérgica são, portanto, um efeito colateral da guerra química que o sistema imune trava contra algumas partículas. O pólen em si não causa nenhum mal, mas o sistema imune do alérgico não pensa assim.

Pessoas não alérgicas são aquelas que entram em contato com o pólen, por exemplo, e corretamente não desenvolvem IgE específicas contra ele. Em outras palavras, o corpo reconhece o pólen como partícula estranha, mas não o vê como uma ameaça e não produz anticorpos contra o mesmo.

Fatores de risco para rinite alérgica

Como a rinite alérgica é nada mais do que uma reação alérgica da cavidade nasal, pessoas com outras doenças de origem alérgica, como asma, eczema, conjuntivite alérgica, urticária, etc. apresentam um maior risco de também terem rinite de origem alérgica.

Outros fatores de risco para rinite alérgica incluem:

- Ser do sexo masculino.
- História familiar de alergias.
- Nascimento durante a época do pólen.
- Bebês que pararam o aleitamento materno precocemente .
- Exposição frequente à fumaça de cigarro no primeiro ano (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Tratamento do tabagismo).
- Exposição precoce a antibióticos.
- Viver ou trabalhar em ambientes ricos em potenciais alérgenos.

Sintomas da rinite alérgica

 Sinais de rinite alérgica

Sinais de rinite alérgica

Os sintomas da rinite alérgica incluem espirros, coriza nasal, entupimento nasal, lacrimejamento e coceira nos olhos, nariz e palato (céu da boca). A ocorrência de sinusite também é frequente, caracterizando um quadro de rinossinusite (rinite + sinusite). Falamos mais especificamente da sinusite neste texto: SINUSITE | Sintomas e tratamento). Outros sintomas comuns são dor de garganta, rouquidão, tosse e diminuição do paladar e olfato.

Dois sinais típicos da rinite alérgica são o acentuamento das linhas das pálpebras inferiores (sinal chamado de linhas de Dennie-Morgan) e o escurecimento da pele abaixo dos olhos, tipo uma olheira. A foto acima ilustra bem esses dois sinais.

A rinite alérgica em algumas pessoas pode ser sazonal, ocorrendo apenas em determinadas épocas do ano. Entretanto, muitos pacientes apresentam um quadro quase constante de rinite alérgica, como numerosos episódios ao longo de todo o ano. Estes geralmente são aqueles que ficam expostos a alérgenos constantemente, seja em casa ou no trabalho.

Se o paciente convive em um meio onde está exposto ao alérgeno de forma frequente, a tendencia é de que os sintomas fiquem cada vez piores e cada vez mais uma menor quantidade de alérgeno seja capaz de desencadear as crises. Algumas pessoas se tornam tão sensíveis que outros fatores podem passar a desencadear a rinite, como exposição ao frio, fumaça ou cheiro forte.

Tratamento da rinite alérgica

Além do controle dos sintomas, o tratamento da rinite alérgica deve sempre visar a redução da exposição aos alérgenos desencadeadores das crises. Se o alérgeno for desconhecido, existem testes de alergia de pele que podem identificá-lo.

a.) Solução salina: a lavagem das narinas com soro fisiológico ou outras soluções salinas é eficiente para eliminar os alérgenos aderidos na mucosa nasal naqueles casos mais leves. A lavagem pode ser feita várias vezes ao dia e pode ser usada para limpar a cavidade antes da aplicações de outros medicamentos.

b.) Descongestionantes nasais: durante muitos anos os descongestionantes nasais foram as drogas mais populares no tratamento da rinite. As substâncias mais usadas são pseudoefedrina, fenilefrina e oximetazolina. Estas drogas causam uma constrição dos vasos nasais, diminuindo a secreção de muco e aliviando os sintomas. Entretanto, esses sprays nasais NÃO devem ser usados por mais do que três dias seguidos, pois costumam causar dependência, fazendo com que o nariz volte a ficar entupido a não ser que os descongestionantes voltem a ser usados repetidamente. Esta dependência é difícil de ser revertida.

c.) Anti-histamínicos: como a histamina é a substância que causa os sintomas da rinite alérgica, drogas anti-histamínicas podem ser usadas para o tratamento. Entretanto, os anti-histamínicos apesar de melhorarem os espirros, a coceira e a coriza, não são tão efetivos contra a congestão nasal, sendo um descongestionante normalmente necessário. É muito comum no mercado a associação de uma solução nasal que combine um anti-histamínico e um descongestionante.

Os anti-histamínicos também podem ser tomados em comprimidos, mas geralmente causam alguma sonolência. Os mais comuns são: Loratadina, desloratadina, cetirizina, levocetirizina, difenidramina , clemastina e fexofenadina.

d.) Corticoides nasais: os corticoides por via nasal são atualmente a droga de primeira linha no tratamento da rinite alérgica. Existem várias opções no mercado: fluticasona, mometasona, budesonida, flunisolida, triancinolona e beclometasona. São todos semelhantemente eficazes. Pacientes com quadro de congestão nasal muito intensa às vezes precisam usar descongestionantes nasais e anti-histamínicos por um ou dois dias antes de iniciarem o corticoide, para que este tenha maior eficácia.

Os corticoides nasais são efetivos no tratamento e na prevenção da rinite alérgica, podendo ser usados mesmo fora das crises.

Ao contrário dos corticoides sistêmicos, os corticoides nasais são drogas seguras que podem ser usadas seguidamente por muitos anos (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | Indicações e efeitos colaterais). Aconselha-se apenas que os pacientes que estão usando corticoides nasais por prolongados períodos tenham sua cavidade nasal examinada por um otorrinolaringologista periodicamente para evitar as raras complicações, como lesões da mucosa e infecções.

e.) Imunoterapia: chamada também de “vacinas”, a imunoterapia é um tratamento que visa dessensibilizar o paciente aos alérgenos. Consiste na injeção de pequenas doses do alérgeno de modo a acostumar o organismo ao mesmo, diminuindo a resposta à sua exposição. A imunoterapia atualmente só existe para os alérgenos mais comuns, como pólen, ácaros, pelo de animais, etc. O tratamento dura alguns anos e não deve ser interrompido sob o risco da perda de eficácia.

Vérsion en español:  RINITIS ALÉRGICA | Síntomas y tratamiento

Publicidade
ARTIGOS SELECIONADOS PARA VOCÊ:
- LEIA ANTES DE COMENTAR -
Não fazemos consultas nem opinamos sobre casos pessoais pela Internet. Antes de enviar uma pergunta ou comentário, leia atentamente as REGRAS DO SITE para entender os nossos critérios de seleção.

Como o volume de comentários é muito grande, as perguntas podem demorar até 10 dias para serem aprovadas e publicadas. Neste momento, temos mais de 1500 perguntas em fila para serem lidas, aprovadas e respondidas. Infelizmente, é humanamente impossível responder a todos, por isso, selecionamos diariamente apenas um percentual dos comentários para ser publicado.

Para que possamos dar prioridade aos textos menos comentados, encerramos temporariamente a seção de perguntas dos artigos com mais de 400 comentários publicados. Agradecemos a paciência e a compreensão.
      
  • http://www.oliveiraconstrucoescba.com.br Isaias Oliveira

    OI ,Doutor tenho 34 anos e desde criança eu não tenho olfato, não sito nem um tipo de cheiro.
    Isso é considerado uma renite alergica também ou não?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, isso é não é um tipo de rinite.

  • Mirela Peres

    Olá Doutor, sou de Recife mas vivo em Lisboa há 10 anos. Nos ultimos 3 anos tenho sofrido bastante com várias crises de sinusite, só não as tenho no verão, mas no resto do ano faz que frio e muito vento piora a situação. Tenho TODOS os sintomas acima mencionados e só fico curada com antibióticos. Se não os tomo sou capaz de ficar doente por um mês! No mês passado tive uma crise que só passou quando eu tomei uma caixa de Amoxicilina (receitada pelo médico), mas passadas duas semanas fiquei “atacada” de novo, do mesmo jeito! Sempre com bastante muco esverdiado. Como é possível???!!! Me recusei a tomar mais antibióticos! Passadas 3 semanas o muco passou a ser transparente, mas ainda sai.Terei algum problema de imunidade doutor?? Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É mais provável que você tenha algum problema que provoque sinusite crônica, como desvio de septo, pólipos nasais, etc.

  • adriana

    doutor muito bom o seu blog parabéns mim ajudou muito

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se ele tem muita alergia, vale a pena, sim.

    • Grá Carol

      Agradeço!

  • Grá Carol

    olá, pelo que li é bem provável que meu filho de 2 anos tenha rinite alérgica, já ouvi falar que “em crianças não adiante levar em imunoalergista pois não é possível detectar se tem alergia a algo porque muda muito por ser pequeno”, gostaria de saber se isso é verdade ou é melhor levá-lo logo pois ele sofreu muito neste ultimo ano quando nos mudamos para uma área super arborizada e a alimentação dele ter ficar ainda mais diversificada.

  • Nelba Queiroz

    Dr. Pedro, sinto coceira nos olho a coceira é de uma forma que meus olhos chegam a inchar, parece ter terra dentro, o céu da boca coça, o nariz, espirro e uma tosse horrivél muitas vezes fico sem voz por conta da tosse, posso está com rinite, o que devo fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É bem possível que tudo tenha uma origem alérgica. O ideal é você se tratar com um imunoalergista.

      • Nelba Queiroz

        muito obrigado por sua resposta, irei procurar um para mim tratar.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É bem possível que tudo tenha uma origem alérgica. O ideal é você se tratar com um imunoalergista.

  • neto

    eu acho q ela deve tomar o remedio histamin ele ajuda muito

  • LUCIA

    amiga, va a um medico e conte td isso pra ele, peça pra ele lhe dar uma bateria de exames,que são exames de sangue, tomografias,e outros que ele achar necessário, pra ver oque realmente tem, vc não pode viver nessa angústia,mas eu sei muito bem pelo oque vc está passando, pois eu também estou com uma falta de ar que vai e volta sem causa aparente, já fiz vários exames e não aparece nada,agora vou pedir pro medico uma ecocardiograma,pra descartar problemas de coração,pois no eletro aparece td normal, td em mim está se encaminhando para um strss ,mas vou tirar minhas duvidas,para não ter um piripaque, pois assim como vc está muito nervosa, eu também já fui parar as 3h da madrugada no hosp. com crise de ansiedade, achando que ia morrer a qualquer momento. se acalme pq o nervosiismmo também pode causar tds esses sintomas q. vc está sentindo, inclusive de dormência na cabeça.bjssss e boa sorte!

  • maria goreti de souza gonçalve

    tive uma crise de rinite,usei maleato de dexclorfeniramina 2 mg e neosoro,na primeira noite nem consegui dormir,meu nariz gotejava o tempo todo deitei com o rosto em cima de uma toalha pois nao aguentava mais limpa o nariz,melhorei depois de quase 3 dias,mas estou sentindo umas coisas estranhas,o osso da minha cabeça do lado direito um pouco acima da orelha quase na fonte esta dando umas agulhadas,latejadas fortes,mas vai e volta e tb minha boca esta estranha,parece q esta anestesiada,doutor o senhor pode me ajudar?

  • haydeé morgado

    dr gostaria de saber se tenho rinite ,quando sinto cheiro de fumaça perfume, cigarro, sabão em pó desinfetante começo logo a espirrar e o céu da boca começa a cosar e o nariz cosa e fica entupido as vezes até os olhos cosa, seria rinite?? também tem vez que meu nariz entope muito e sinto muita dor de cabeça, principalmente do nariz pra cima parece que a testa doi eu costumo dizer que estou com dor na cara, só não tenho febre poderia ser sinusite?

  • http://www.facebook.com/gleicekellycorreiadossantos.correia Gleice Kelly Correia

    dr eu tenho inflamação respiratorias o q eu faço p me recuperar

  • http://www.facebook.com/gleicekellycorreiadossantos.correia Gleice Kelly Correia

    ola dr eu tenho uma filha de 2anos e meio ela tem reniti alergica o q eu faço p/ q ela seja curada

  • http://www.facebook.com/lalinhakisarazu Eliana Nakashima

    Dr. Pedro, moro no Japão há 8 anos e aqui é muito comum, os japoneses terem alergia a pólen, mas nós, os estrangeiros, nos primeiros 5, 6 anos, somos imunes, após esse período, começamos a ter os sintomas da rinite alérgica, e a partir daí, já sabe, é sofrimento todos os anos, mas é sazonal. Por que isso ocorre, Dr. Pedro? Não seria mais comum a alergia desde o início?

    Obrigada!

  • aline andrade

    ola,estou com uma coceira na garganta tem meses ja fui no alergista fiz teste deu alergia a poeira e acaros tomei remedio pra 4 meses spray nasal e cetirizina mas nao melhorou o que tenho que faz nao aguento mais…….

  • Milena

    meu filho é alérgico e tem muita coceira nos olhos. O que devo fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procurar um oftalmologista ou um alergologista.

  • roselene

    meu filhonasceu prematuro de oito meses tive eclampis ele ficou 30dias no hospital,teve refluxo,depois fomos embora e então ele teve muitas crises de bromquite passando o tempo teve que operar garganta e adenoide.Depois com o passar dos anos atacou a rinite alergica,sendo que ele dar muitas crises e do lado do seu ouvido tem aparecido um caroço e depois vai sumindo não sei mais o que fazer pois seu pediatra ou o otorrino vive passando antibiotico pra ele as vezes eu mesmo medico sem o antibiotico,poi s fico com medo de prejudica-lo me ajude me dê uma resposta aguardo obrigado.

  • valquiria

    ola doutor meu nome e valquíria tenho 21 anos i ultimamente eu sofro não sei dizer se e renite
    mais mim falta ar e fico com corseira no queixo e nas costas e fico com tosse eu tomo koide d e resolve um pouco mais sempre volta o que sera

  • valdeilton

    Alguns anti-alergicos como PREDINISINA nao serve mais pra mim. A minha rinite e muito forte,o que posso fazer? existe uma sirurgia pra ficar bom de uma vez? pois ja nao aguento mais. me ajude por favor.OBG!

  • http://twitter.com/lilysiqueira lily siqueira

    Eu tenho rinite alergica. tomo coristina D sempre que estou em crise e resolve!! sera que posso continuar tomando???

  • http://twitter.com/lilysiqueira lily siqueira

    Eu tenho rinite alergica. tomo coristina D sempre que estou em crise e resolve!! sera que posso continuar tomando???

  • erica souza

    ola meu nome e Erica tenhu um filho de oito anos ele tem renite alergica meu filho passa minutos espirrando dirreto chega ficar cansado,geralmente ataca mas a noite,e ele tem enfescoes de garganta frequentes em entervalos muitos curtos.gostaria de saber se existe cura pra esta doença?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Cada caso é um caso. É preciso ir ao otorrinolaringologista para ele avaliar sua situação.

  • joel lente

    Existe solução para hipertrofia de cornetos sem cirurgia?

  • joel lente

    Existe solução para hipertrofia de cornetos sem cirurgia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Cada caso é um caso. É preciso ir ao otorrinolaringologista para ele avaliar sua situação.

  • joel lente

    Existe solução para hipertrofia de cornetos sem cirurgia?

  • Sandrinha

    Olá,
    Estou grávida de 14 semanas. Faço uso contínuo de um corticóide nasal a base de fluticasona e de formoterol di-hidratado desde antes da concepção, durante as crises uso loratadina por 15 dias… Gostaria de saber o quanto o uso desses medicamentos pode afetar o bebê.

  • Sandrinha

    Olá,
    Estou grávida de 14 semanas. Faço uso contínuo de um corticóide nasal a base de fluticasona e de formoterol di-hidratado desde antes da concepção, durante as crises uso loratadina por 15 dias… Gostaria de saber o quanto o uso desses medicamentos pode afetar o bebê.

  • Tarcisio jose de souza

    olá doutor estou sofrendo muinto com um problema na garganta tenho tomado histamin ,loraridina asmifen, allexofedri e não tem melhorado o problwema de élergia e esta mim deixando sem ar e cansado eu ja fui para varios medicos estou com dificuldade de emcontrar um especialista na aria minha mãe fala que a alergia deve ser dos pelos dos tecidos pois é muinto pelos aque no fabrico aque em casa mas desde de criença que eu trabalho com isso e nunca tive problema algum mas agora paresem que a minha imunidade esta tão fraca que estou contraindo tudo… o que devo faser com essa cosseira orrivel na garganta e como devo tratar essa baba que esta alojada na gargata que não sai por mais força que coloque, e agora comesou mim dar frebe e o corpo ficar mole como se fose um sitoma de gripe faz dias e tomei todos os medicamentos e não melhorei estava com sitoma como se tivesse com catarro prezo tomei um lambedor que sempre fucionava quando estava gripado mas não fez efeito não exister catarro o que é isso e como eu fasso pra ficar bom tenho que parar com meu trabalho…

  • Tarcisio jose de souza

    olá doutor estou sofrendo muinto com um problema na garganta tenho tomado histamin ,loraridina asmifen, allexofedri e não tem melhorado o problwema de élergia e esta mim deixando sem ar e cansado eu ja fui para varios medicos estou com dificuldade de emcontrar um especialista na aria minha mãe fala que a alergia deve ser dos pelos dos tecidos pois é muinto pelos aque no fabrico aque em casa mas desde de criença que eu trabalho com isso e nunca tive problema algum mas agora paresem que a minha imunidade esta tão fraca que estou contraindo tudo… o que devo faser com essa cosseira orrivel na garganta e como devo tratar essa baba que esta alojada na gargata que não sai por mais força que coloque, e agora comesou mim dar frebe e o corpo ficar mole como se fose um sitoma de gripe faz dias e tomei todos os medicamentos e não melhorei estava com sitoma como se tivesse com catarro prezo tomei um lambedor que sempre fucionava quando estava gripado mas não fez efeito não exister catarro o que é isso e como eu fasso pra ficar bom tenho que parar com meu trabalho…

  • Daiane

     eu estou desesperada tem ja tem 9 meses que estou sentindo coisas estranhas mais e todos os dias sem parar eu so me sinto bem quando estou dormindo e assim mesmo tem noite que acordo com o nariz intupido ja fui em varios clinicos geral e eles ate me dava diazepam por nao saber oque eu tinha.eu fui ate em um neurologista ele tambem nao soube dizer oque eu tenho. ate que achei uma doutora depois de tres meses sentndo mau que me pediu um raiox da face e deu sinusite;ela passou amoxilina,pra tomar durante 10 dias interrompi o tratamneto com o remedio porq estava me dando muita diarreia e voltei nela com os mesmo sintomas ela me passou outro medicamento mais porem esse era durante 5 dias o azitromicina tomei porem nao senti nehuma melhora nenhuma mesmo.bom vamos do inicio eu nunca malhava antes ai começei a malhar fazia tres meses que eu estava malhando quando dei a primeira crise eu malhava em uma academia que era no ar condicionado peguei um resfriado so resfriado msmo nem febre eu dei mesmo assim ia malhar la todos os dias ,entao em um dia começei a sentir minha garganta tipow fechada como se fosse travada e depois diso ela inflamo porem eu sempre sofri com garganta inflamada eu fazia gargarejo com romam sempre melhorava bom depois diso tive uma crise pela manha estava lendo uma revista quando minhas vistas embaçaram meu corpo deu uma moleza e cmeçei sentir uma dormençia na cabeça e decia por todo corpo na regiao das costa nossa ai começou minha angustia nariz nunca mais parou de sair uma secreçao transparente tipo agua e a coçeira no nariz tipow por dentro do ceu da boca e a dormençia na cabeça eu sentia dor depois o efeito dor passava so ficava a dormencia hj em dia sinto tipow uma pulsaçao nas partes do meu corpo e uma dormençia na face e dor tambem e os ouvidos intupidos as vezes da tontura e agoniante demais porq e o tempo todo nao para e o dia inteiro eu tomo ibuprofeno nao sinto dor mais a domençia ta aqui comigo e o nariz espirrando de vez enquando e a coceira e secreçao saindo direto me socorrem eu estou muito desesperada me ajudem eu escrevi este texto em prantos de lagrima me ajudem meu telefone eh 2796256031

  • Patricia Jesus

    Olá Doutor tenho rinite alergica, e as vezes espirro varias vezes e me encomoda muito,e sinto senção de formigamentos na lingua, boca e quando entope o nariz formiga tbm…o que devo fazer pra amenizar e esses formigamentos??

  • Isabela

    Desde o ano passado (estava grávida) comecei a ter crises recorrentes de dores de cabeça, espirros, coceira no nariz, no palato, coriza… Fui tratada pelo médico clínico geral com antibióticos e descongestionate nasal. Melhorei um pouco, mas os sintomas estão sempre voltando. Também tenho diminuição do olfato a muitos anos. A quem devo procurar: otorrino ou médico que trata de alergia?

  • Crislene

    dr, pedro minha mãe tem rinite alergica e urticaria, faz tratamento a anos,mas cada vez ta pior. como podemos marcar uma consuta com o senhr ou outro especialista dessa area?

  • Kevingabriel_bibi

    oi dr pedro eu tenho rinite alergica e saiu muito sangue oque pode ser isso

  • Consultora Eliane

    Olá Dr pedro nunca fui a um otorrino mais eu sei que tenho rinite alergica meu nariz vive entupido só respiro pela boca já faz uns 2 anos tratamento para rinite? já ouvi falar que nao tem cura ultimamente sofro muito com irritação na garganta minha garganta só vive irritada e sinto muito frio não sei porque não sara nunca eu sinto muito frio mais não tenho febre o que pode ser isso? a rinite provoca estes sintomas?

  • Samarasuzelia

    olá dr.pedro a rinite pode causar febres altas por 3 dias ou mais? em crianças?

  • Marilhane

    Olá Doutor como faço pra conseguir imunoterapia, (vacina) ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com um imunoalergologista

  • Ariane_Jesuscristo

    é a rinite alérgica está ai!

  • Dulcineia

    Dr Pedro, tenho sinusite ha muito tempo, não uso medicaçao, um otorrino receitou colocar 100ml de soro todos os dias no nariz a noite, faço isso a mais de 5 anos e melhorei muito , mas tem diias que coloco ate 200ml de soro!  Quando esta atacada! Estou muito preocupada com o sodio que tem no soro para cada um ml de soro 9mg de sodio ,  eu estou passando e muito a quantidade de sal que posso consumir por dia, ou devo fazer outra conta como se resolve isso?
     
    muito obrigada
    Dulcineia

  • Dulcineia

    Dr Pedro, tenho sinusite ha muito tempo, não uso medicaçao, um otorrino receitou colocar 100ml de soro todos os dias no nariz a noite, faço isso a mais de 5 anos e melhorei muito , mas tem diias que coloco ate 200ml de soro!  Quando esta atacada! Estou muito preocupada com o sodio que tem no soro para cada um ml de soro 9mg de sodio ,  eu estou passando e muito a quantidade de sal que posso consumir por dia, ou devo fazer outra conta como se resolve isso?
     
    muito obrigada
    Dulcineia

  • Yure Siqueira

    Eu sofro com essa doença há anos. Meu olfato é praticamente nulo e ainda recentemente descobri que tenho um leve desvio de septo na narina direita. Até quando meu nariz fica totalmente desobstruído meu olfato é muito ruim. O médico me indicou uma septoplastia para corrigir o desvio de septo, porém, o SUS não cobre mais essa cirurgia. Vou procurar saber o valor da mesma e tratar minha alergia o mais rápido o possível pois isso atrapalha tudo em minha vida.

  • Ericanaja

    DTr. est com riniti alergica  e agora por duas vezes esta vindo acompanhada di dispineia depois de fazer a limpeza da casa onde isso nunca havia acontecido, o motivo da dispineia é realmente a riniti? oque devo fazer?

  • Daniferreira Continho3

    Ola meu nome. E daniela meu filho. Ta. Com irritacao na garganta toda hora fazendo barulho estranho na ga
    rganta

  • Daniferreira Continho3

    Ola meu nome. E daniela meu filho. Ta. Com irritacao na garganta toda hora fazendo barulho estranho na ga
    rganta

  • mmjunior

    Estou com uma tosse de uma semana e meia, fui ao médico e disse que era alergia com sinusite, tratei mas continuo com a tosse, possuo pressão alta, posso tomar algum corticóide como celestamine?

  • Thaynnara_baianinha

    he normal  o parciente com renite alergica ficar com os olhos nas palpebras inchado coçandoo muitooo e escamando como se tivesse resecadooo o luga e no nariz na cavidadee ficar soltandoo pelinhas e firir? tbm costumo a ter pequenas placas pela bochecha e perto da bok q coçam muitooo e fica estremamente irritadoo

  • sami

    os corticoides nasais podem provocar anosmia?
    obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Poder, pode, mas é muito raro
    A rinite e a sinusite crônica são causas mais comuns

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    São sintomas comuns.

  • Bethania Feitosa

    Nas crises de rinite alérgica, meus olhos incham (principalmente embaixo das pálpebras) e meu rosto coça muito). Esses sintomas são normais?

  • Paulo

    Olá tenho um filho de 5 anos e quase sempre ao dormir começa á tossir por horas e só passa quando vomita, lembrando q ele têm riniti alérgica e foi feito vários exames de alergia. Estou cansado de leva-lo ao médico sem soluçao e cada vêz mais remédios. Me ajudem por favor.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Poder, pode, mas é muito raro
    A rinite e a sinusite crônica são causas mais comuns

  • sami

    os corticoides nasais podem provocar anosmia?
    obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @elisangela
    Não vejo porquê te barrarem na perícia.

  • elisangela

    Olá tenho rinite alergica a mais de 12 anos, to com 37 anos e so agora preocupei pq passei num concurso publico e meus exames deram eosinófilo 5,2% e 370 sei que é a alergia e to muito preocupada se nao vou ter probelma na pericia medica até pq é pra trabalhar num hospital.e agora??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @kedma pereira da silva
    Não, até porque soro fisiológico é basicamente água, não faz muito sentido irritar a garganta.

  • kedma pereira da silva

    olá, minha duvida é sobre a orientação que todo médico nos dá quando os procuramos com algun problema nasal, ´´colocar soro no nariz varias vezes ao dia.“ em mim esto nunca dá certo toda vez que tento fazer isto, minha garganta se irrita e a situação fica ainda pior. este é um sintoma comun?

  • Fátima

    Só para deixar um testemunho, tive rinite alérgica durante anos e o uso de corticoides intranasais mudou minha vida. Depois de uns 4 anos parei de usá-los e quase não tenho mais rinite. Hoje a rinite alérgica só surge de vez em nunca quando fico exposta a lugares com muita poeira. E só. Procurem um otorrino que há tratamento para rinite.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Nayara Duarte
    A adenoide pode causar rinite e pode piorar os sintomas de uma rinite alérgica.

  • Nayara Duarte

    Bom dia Drs!

    Convivo com a rinite alérgica há anos, quase sempre estou “alérgica”, mas em alguns períodos piora bastante. Já fui em uma série de médicos e recebi várias propostas de tratamento diferentes, inclusive com vacinas, que acabei optando por não fazer na época. Atualmente uso anti-histamínicos e corticoídes (prednisona) quando estou em crise, e corticoídes nasais em outros períodos.

    Uma vez durante uma crise aguda, fui em um otorrino que após examinar com uma câmera, sugeriu que eu realizasse uma cirurgia para retirar a tal da adenóide, que seria a causa das crises (“você tem uma carne esponjosa na cavidade nasal que, como reação alérgica inflama, mas pode ser retirada” foi mais ou menos o que ele disse).

    Minha dúvida é: existe alguma relação entre esses dois problemas (rinite alérgica e adenóide)? A cirurgia sugerida poderia solucionar as crises?

  • Anonymous

    A minha rinite alérgica tá me atacando com força. Vou procurar um otorrino e perguntar sobre os corticoides nasais. obrigado dr.
    Julio