Artigo atualizado em 05/12/2013
Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter

INIBIDORES DA ECA e ARAII | Captopril, Enalapril, Losartan

Publicidade

Aproximadamente 20-30% da população mundial sofre de hipertensão arterial. Por ser uma doença extremamente comum, cada vez mais há interesse no desenvolvimento de novas drogas para o seu tratamento. Atualmente no mercado existem centenas de medicamentos voltados para o controle da hipertensão.

Não deixe também de ler nossos outros textos sobre hipertensão arterial:

- HIPERTENSÃO ARTERIAL | Sintomas e tratamento
- SINTOMAS DA HIPERTENSÃO
- CAUSAS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL (PRESSÃO ALTA)
- HIPERTENSÃO ARTERIAL DE DIFÍCIL CONTROLE
- EFEITOS DO SAL NA PRESSÃO ARTERIAL 
- DIURÉTICOS | Furosemida, Hidroclorotiazida, Indapamida…
- ECLÂMPSIA | PRÉ-ECLÂMPSIA | Sintomas e tratamento

Neste texto vamos abordar com mais detalhes duas das principais classes de medicamentos utilizadas no tratamento da hipertensão:

1) Inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA):

- Captopril (Capoten®, Capotril®, Catoprol®, Capril®, Hipotensil®)
- Cilazapril (Vascase®, Cardiopril®, Inibace®)
- Enalapril (Renitec®, Eupressin®, Pressotec®, Vasopril®, Atens®, Enaprotec®, Angiopril®)
- Lisinopril (Zestril®, Prinivil®, Ecapril®, Lipril®)
- Perindopril (Coversyl®)
- Ramipril (Triatec®, Verzatec®)
- Trandolapril (Gopten®, Odrik®)

2) Antagonistas do receptor da angiotensina II (ARA II):

- Candesartana (Atacand®, Blopress®)
- Irbesartana (Ávapro®, Aprovel®)
- Losartana (Aradois®, Cozaar®, Losartec®, Losatal®, Redupress®, Zartens®)
- Olmesartana (Olsar®, Olmetec®)
- Telmisartana (Micardis®, Pritor®)
- Valsartana (Diovan®, Tareg®)

Enalapril x Losartana

Os IECA e os ARA II são classes diferentes de drogas, porém, com mecanismo de redução da pressão arterial semelhante. Vou gastar algumas linhas falando da farmacologia básica destas duas classes para que, à frente, seja fácil entender por que elas estão indicadas em outras doenças além da hipertensão, e o porquê de alguns efeitos colaterais e contra-indicações. As informações que vão abaixo valem para todas as drogas citadas acima, porém, citarei com mais frequência o enalapril e o losartan apenas por serem os medicamentos mais prescritos entre IECA e ARA II, respectivamente.

Tanto os IECA quanto os ARA II têm como objetivo impedir a ação de um hormônio chamado angiotensina II. O enalapril impede a sua formação, enquanto que o losartan impede o seu funcionamento.

A principal ação da angiotensina II está no controle da pressão arterial. Este hormônio quando presente, liga-se as paredes dos vasos e faz com que estes se contraiam, provocando assim um aumento da pressão arterial. A angiotensina II também age nos rins, estimulando uma maior absorção de sódio (sal), o que também acaba por colaborar para o aumento da pressão arterial.

Portanto, se a angiotensina II é um hormônio que causa aumento da pressão, impedir a sua produção, ou impedir que ela se ligue nos vasos, é uma boa estratégia para impedir a hipertensão.

O problema é que nem todos os pacientes com pressão alta têm angiotensina II elevada. Nestes casos, se a angiotensina II já encontra-se em níveis baixos, baixá-la ainda mais causa pouca melhora na pressão arterial. Esta informação é importante porque sabe-se que os negros costumam ter uma hipertensão com níveis baixos de angiotensina II. Ou seja, neste grupo, os IECA e ARA II não são a classe mais efetiva.

Outras indicações do enalapril e losartan além da hipertensão arterial

A angiotensina II não tem como única ação a regulação da pressão arterial. Por isso, os IECA e ARA II podem ser indicados em outras patologias, principalmente doenças cardíacas e renais.

Doenças cardíacas – Além da própria pressão alta, a simples presença de níveis elevados de angiotensina II estão relacionados a uma maior incidência de hipertrofia do ventrículo esquerdo e insuficiência cardíaca (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA – CAUSAS E SINTOMAS), tornando estas duas doenças indicações para a prescrição de um IECA ou ARA II.

Os IECA e ARA II também protegem o músculo cardíaco e melhoram a sobrevida dos pacientes com doença isquêmica cardíaca (leia: SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E ANGINA)..

Doenças renais - Os IECA e ARA II diminuem a incidência de lesão renal causada pela hipertensão. Quando comparadas com outras classes de drogas que também reduzem a pressão de modo equivalente, os pacientes que usavam ARA II ou IECA apresentavam menos lesões renais, o que mostra que seu efeito de proteção dos rins não está relacionado somente com sua ação anti-hipertensiva. Este achado tornou estas duas classes as mais indicadas para doentes com hipertensão e insuficiência renal (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA – SINTOMAS).

O enalapril e o losartan também apresentam a capacidade de reduzir a perda de proteínas pela urina, chamada de proteinúria (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA). A redução da proteinúria retarda a perda de função renal, principalmente em pacientes com diabetes (leia: DIABETES MELLITUS – DIAGNÓSTICO E SINTOMAS).

Portanto, na hora de se escolher o anti-hipertensivo ideal, se o paciente apresentar diabetes, proteinúria, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, hipertrofia do ventrículo esquerdo, angina ou passado de infarto, o IECA ou o ARA II devem ser a primeira opção.

Para uma melhor eficácia do enalapril e do losartan, o paciente precisa reduzir o consumo de sal, uma vez que esta substância é capaz de cortar o efeitos destas drogas.

Efeitos colaterais do enalapril e do losartan

Se em relação aos efeitos anti-hipertensivos e de proteção cardíaca e renal os IECA e ARA II se equivalem, no quesito efeitos colaterais há algumas diferenças. Abordarei primeiro os efeitos adversos comuns às duas classes. Em seguida falarei dos casos particulares.

É importante lembrar que qualquer droga apresenta efeitos colaterais. Os IECA e ARA II são drogas seguras e com percentual baixo de efeitos adversos, porém, estes existem e devem ser de conhecimento dos pacientes para que sejam reconhecidos mais rapidamente.

a) Hipotensão

Qualquer anti-hipertensivo pode causar uma queda da pressão maior do que o desejado. Porém, os IECA e ARA II costumam causar a chamada hipotensão da primeira dose, que surge logo após a primeira vez que o paciente toma a droga. Este efeito é particularmente comum em idosos e pode ser contornado iniciando-se o tratamento com uma dosagem bem baixa, elevando-a progressivamente ao longo dos dias.

b) Piora da função renal

Apesar do enalapril e do losartan serem drogas benéficas para os rins, nos primeiros dias de uso é possível haver uma piora da função renal, caracterizada pela elevação da creatinina (leia: O QUE É CREATININA ?). Esta piora é transitória em 99% dos casos, não sendo motivo para suspensão do tratamento, mesmo nos pacientes com insuficiência renal crônica.

Não se deve usar IECA ou ARA II em doentes com insuficiência renal AGUDA (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA), porém, à princípio, na insuficiência renal CRÔNICA eles não só podem, como devem ser usados sempre que possível.

c) Aumento do potássio

Um dos efeitos da angiotensina II é aumentar a excreção de potássio pelos rins. Quando este hormônio é bloqueado pelo enalapril ou losartan, uma das consequências possíveis é a elevação do potássio sanguíneo, chamada de hipercalemia. Este efeito colateral ocorre em menos de 3% dos casos, porém, são mais comuns em pacientes com insuficiência renal e insuficiência cardíaca, duas indicações para o uso desta classe de anti-hipertensivos.

Níveis de potássio elevados são perigosos pois podem levar a arritmias cardíacas graves. Todo paciente que usa IECA ou ARA II deve ter seu potássio monitorizado com alguma frequência. O uso concomitante de anti-inflamatórios aumenta o risco de hipercalemia (leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS – AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS).

d) Tosse

A tosse é um dos efeitos colaterais que ocorrem com frequência com o enalapril e outros IECA, mas não com os ARA II. A tosse do enalapril (ou de qualquer outro IECA) apresenta algumas características:

- Tosse seca, com sensação de algo incomodando na garganta.
- Costuma começar após 1 semana de uso e melhora após 4 dias da sua interrupção. Lembrem-se que isso são médias. Existem casos de tosse iniciada somente após 6 meses de uso, ou que demoram mais de 1 mês para desaparecer após suspensão da droga
- Não adianta trocar um IECA por outro (enalapril por captopril, por exemplo), mas a troca por um ARA II costuma funcionar.

e) Angioedema e anafilaxia (leia: CAUSAS E SINTOMAS DO CHOQUE ANAFILÁTICO)

Angioedema e o choque anafilático são complicações graves do uso de IECA, porém, são raros, acontecendo em aproximadamente 0,3% dos pacientes. O angioedema também pode ocorrer com ARA II, mas é ainda mais incomum do que com os IECA, ocorrendo em 0,1% dos casos.

f) Gravidez

Tanto os IECA como os ARA II são contra-indicados na gravidez por estarem associados a má-formação fetal

O que é melhor para hipertensão? Enalapril ou losartan?

Não há nenhuma evidência de superioridade entre qualquer IECA ou ARA II. Um trabalho realizado em 2008 com mais de 25.000 pacientes não conseguiu demonstrar nenhuma diferença relevante em termos de eficácia e diminuição de mortalidade. A única diferença ocorreu nos efeitos colaterais por conta da incidência de tosse e angioedema já citados acima.

Portanto, a escolha entre qual IECA ou ARA II é o mais indicado, deve ser individualizada para cada paciente. Questões de preço e comodidade posológica devem ser levados em conta.

É errado tomar enalapril e losartan ao mesmo tempo?

A combinação de um ARA II com um IECA é possível, mas atualmente só está indicado no tratamento das proteinúrias. Não se indica tratamento combinado para tratar hipertensão ou doenças cardíacas.

Posologias

1) IECAS

- Captopril (Capoten®, Capotril®, Catoprol®, Capril®, Hipotensil®)
Intervalo: 12/12h ou 8/8h
Dose máxima: 150 mg/dia

- Cilazapril (Vascase®, Cardiopril®, Inibace®)
Intervalo:1x por dia
Dose máxima:10 mg/dia

- Enalapril (Renitec®, Eupressin®, Pressotec®, Vasopril®, Atens®, Enaprotec®, Angiopril®)
Intervalo: 1 ou 2x por dia
Dose máxima: 40mg/dia

- Lisinopril (Zestril®, Prinivil®, Ecapril®, Lipril®)
Intervalo: 1x por dia
Dose máxima: 40mg/dia

- Perindopril (Coversyl®)
Intervalo: 1x por dia
Dose máxima: 16mg/dia

- Ramipril (Triatec®, Verzatec®)
Intervalo: 1 ou 2x por dia
Dose máxima: 20mg/dia

- Trandolapril (Gopten®, Odrik®)
Intervalo:1x por dia
Dose máxima: 4mg/dia

2) ARA II

- Candesartan (Atacand®, Blopress®)
Intervalo: 1x por dia
Dose máxima: 32mg/dia

- Irbesartan (Ávapro®, Aprovel®)
Intervalo:1x por dia
Dose máxima: 300mg/dia

- Losartan (Aradois®, Cozaar®, Losartec®, Losatal®, Redupress®, Zartens®)
Intervalo: 1 ou 2x por dia
Dose máxima: 100mg/dia

- Olmesartan (Olsar®, Olmetec®)
Intervalo: 1x por dia
Dose máxima: 40mg/dia

- Telmisartan (Micardis®, Pritor®)
Intervalo:1x por dia
Dose máxima: 80mg/dia

- Valsartan (Diovan®, Tareg®)
Intervalo:1 a 2x por dia
Dose máxima: 320mg/dia

Publicidade
  • Anonymous

    Parabéns pela linguagem: clara e consistente.
    As indicações dos links também ajudam a explorar o tema.

    Gilberto

  • Anonymous

    POr favor uma dúvida que me fez entrar neste site, eu não consegui dirimir. Eu usava MICARDIS 80 mg dada por 2 médicos da rede privada (particular), só que devido ao preço parei de tomá-lo, durante uma crise hipertensiva, fui a um posto de saúde publica e o médico me deu enalapril. Pois bem o que fazer, tomar um ou outro, quais as diferenças reais enre eles, se puderem me responder agradeço.
    JUNIOR

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Junior, efetivamente não há grande diferença na eficácia.

  • Luciano

    Boa noite, por favor eu faço uso de 50mg de losartana e 10mg de amlodipino e 25 de hidroclorotiazida, ultimamente tenho sentido taccardia coração acelerado, pode ser da losatana? pois sou da raça negra, se sim, posso parar beber a losartana? Pois a mesma não tem quase efeito nenhum sobre a raça negra.Muito obrigado. Luciano.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Luciano
    A losartana não costuma causar taquicardia.

    Não é que que ela não tenha efeito em negros. Ela só não deve ser a primeira escolha. Como vocÊ já faz amlodipina e um diurético, não há nenhum mal em associar a losartana

  • Anonymous

    Estou com peso acima do normal e recentemente tive picos de pressão. O médico me receitou 3 remédios diferentes para hipertensão: 50 mg losartana, atenolol 50 mg e natrilix Sr 1,5. É recomendável tantos remédios tomados juntos? Grata pela atenção, Marli

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Marli
    Existem pacientes que chegam a tomar 6 remédios diferentes para hipertensão. Não há nada de errado em prescrever 3 remédios ao mesmo tempo se isto for o necessário para controlar a pressão.

  • Claudia

    olá gostaria de saber qual e a diferença entre o captopril e o enalapril, pois meu esposo tomava o captopil e a presso continuava alta ai o medico trocou para o enelapril e ta sentido dor no peito porquer sera essa dor no peito e qual e a diferença entre eles e igual ou nao.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Claudia
    São praticamente iguais, só muda a posologia.

  • Anonymous

    Gostaria de saber se a associação de losartan e clorana podem ocasionar a queda da pressão arterial.
    Reinaldo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Reinaldo
    sim, na verdade qualquer antihipertensivo pode causar hipotensão.

  • Josiane Rocha

    Em primeiro lugar, parabens pelo blog, super objetivo, linguagem excelente. Tb gostaria de tirar uma duvida: meu pai toma captopril e sinvastatina para o colesterol elevado. A combinacao dos dois medicamentos pode levar a perda de efeito do captopril? ele vem sentindo dores no topo da cabeca e sua ultima medicao de pressao deu 15/9. estou muito preocupada, mas a proxima consulta dele eh somente daqui a seis meses. muito obrigada! Josiane Rocha

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Josiane Rocha
    Não há nenhum problema em associar captopril com sinvastatina

  • wagner

    doutor,sou negro meu medico me passou losartana de 50 mg 2 x ao dia + 25mg de clorana porem a pressao ainda esta na casa de 14x09x,15×09, as vez chega a 16×09 em momentos de agitaçao a proxima consulta e so dia 19/08/11 o medicamento nao esta funcionando ?

  • angela

    estou tomando losartana e agora o medico me passou atenalol e miocardil tem algum problema eu tomar o atenalol e a losartana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @wagner
    Ser a sua pressão arterial não está controlada e o medicamento já está sendo tomado há mais de 15 dias, o tratamento não está sendo eficaz.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @angela
    Não há nenhum problema na associação de losartana com atenolol.

  • fabio rogerio

    Agora fiquei preocupado com esse post pois minha mãe ficou internada com problema de pressão e diabetes (altissimo) agora teve alta e o medico prescreveu captopril (IECA) e losartana (ARA II)ao mesmo tempo, Não é errado no tratamento da hipertensão…????? É errado tomar enalapril e losartan ao mesmo tempo?

    A combinação de um ARA II com um IECA é possível, mas atualmente só está indicado no tratamento das proteinúrias. Não se indica tratamento combinado para tratar hipertensão ou doenças cardíacas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @fabio rogerio
    Atualmente não há indicação em associar IECA e ARA2 no tratamento da hipertensão, a não ser que o paciente tenha proteinúria.

  • Samuel Costa

    sou estudande de Farmacia do 6 semestre,gostaria de parabenizar a todos os profissionais e paciente.

    Muito bacana,gostei mesmo…vlws

  • Serginaldo Marques

    Pela primeira vez, hoje,28/07/2011, o cardiologista me receituou- e ainda não comprei- Losartan 25 mg- 1 comp. pela manhã. Conforme dito acima, trata-se d’um ARA 2,indicado para impedir a ação da angiotensina II. Pergunto ao Dr. Pedro Pinheiro: 1) Sou negro, desta feita por ser o Losartan um ARA2, realmente ele é melhor que um IECA, pois não impede a formação (já que negros geralmente tem pressão alta com níveis baixo de angiotensina ) e sim impede o funcionamento deste hormônio? 2) Qual a influência deste medicamento na libido/potência sexual, mesmo sendo uma dose incial de apenas 25mg? 3)Quando for tomar umas cervejinhas,só no final de semana, posso tomar o comprimido pela manhã e com quantas horas após posso beber? ou não posso tomar o comprimido se for beber naquele dia? Ficarei muito grato pela resposta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Serginaldo Marques
    1.) ARA 2 e IECA são semelhantes. São ótimas drogas, mas em negros, sozinhas, podem não ser suficientes para controlar a pressão
    2.) Todo medicamento para pressão arterial pode causar impotência. Mas geralmente isso ocorre em pessoas mais velhas e com doses maiores.
    3.) O ideal é beber no máximo 2 copos de cerveja. Nunca deixe de tomar o medicamento, mesmo se for beber.

  • sandra

    tomei atenolol 50mg por14 anos,e ha +ou- 2 anos minha pressao subia na parte da tarde,consultei um cardio e me receitado,100mg losartana pela manha e 50 a noite e +25mg atenolol tbem a noite,mas lendo a materia acima,vi que a losartana a dose é 100mg\dia,agora a minha pressao fica em 12\7

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @sandra
    A critério médico, pode-se usar doses de losartan acima do limite em alguns casos.

  • MEUS TESOUROS

    Muito bom o post! Parabéns pela disponibilidade, respostas (o q é raro em fóruns) e forma clara da exposição!

  • Neil

    O uso da losartana pode maquiar o exame M.A.P.A? É correto fazer o exame usando o medicamento? Pergunto porque iniciei o uso de losartana e estou com o exame marcado para daqui a um mês.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Neil
    O MAPA pode ser usado para o diagnóstico da hipertensão arterial quando há dúvidas. Neste caso o uso do losartan pode falsear o resultado. Porém, se o paciente é sabidamente hipertenso, o MAPA pode ser pedido para avaliar a eficácia do tratamento. Neste caso, manter a medicação anti-hipertensiva é indicado.

  • Moacir

    Dr. Pedro: Por que os inibidoresa da ECA causam tosse mais em mulheres do que em homens????
    ( Moacir, e-mail giggamon@gmail.com )

  • Anonymous

    Nossa, muito bom.
    Linguagem clara para não médicos, porém rica nas explicações.
    Sanou várias dúvidas que eu tinha.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Moacir
    Não se sabe. Do mesmo modo não sabemos porque algumas pessoas têm tosse e outras não. Sempre que há diferenças entre homens e mulheres imaginamos que haja alguma relação com a parte hormonal, porém isso ainda não foi elucidado.

  • Ma-strocezare

    Quero saber porque os medicos receitam benicar  para pressao alta?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O benicar (olmesartana) é um remédio para hipertensão.

  • Mariangel_oliveira

    gostaria de saber se o remedio enalamed e para hipertensão ou é diurético?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Enalamed é o enalapril. Não é diurético.

  • Márcio Lobo

    Sou estudante do curso de farmácia e quero parabenizar o Dr. Pedro Pinheiro pela excelente abordagem. Márcio Lobo

  • marina alves moreira

    quais os efeitos colaterais do medicamento cloridato de mettormina 850mg

  • marina alves moreira

    quais os efeitos colaterais do medicamento cloridato de mettormina 850mg

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde
  • mauro

    Dr. Bom dia! Pressão 13×9 é considerada alta? Estou tomando enalapril.

  • mauro

    Bom dia!
    Dr. A pressão 13×9 é considerada alta?
    O médico me receitou enalapril. O que o Sr acha?

  • Andre Rebi

    to com uma tosse seca !!!!!! tomo losartana 50mg e hidroclorotiazida 025mg depois de seis meses começou esta tosse , sera que é por causa do remedio de pressao ???? favor me ajude , vou esta semana mesmo ao medico para ver o que esta acontecendo !!!!! grato desde ja 

  • Estela beatriz olivera sena

    meu nome e estela olivera eu queria saver eu tomei por 10 messes losartana porque tinha uma pequena preçao alterial mais ja fas um mes que deixei de tomar o medicamento nao se pode parar o si a preçao esta bem nao tomo mais obrigado e muito bom poder tira duvidas asim

  • Paula Borger

    Olá, tentei achar alguma resposta para oque eu procurava no site, confudi um medicamento que eu tomava para emagrecer com um de hipertensão do meu pai, tomei 6 comprimidos, oque isso pode me causar, se eu não tenho hipertensão? Muito obrigado

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode causar hipotensão. Acho que vale a pena ir a um hospital para ser avaliada.

  • adriano

     boa tarde, tomo losartana desde janeiro de 2012, tomo 2 comprimidos de 50 mg pela manha e dois a noite.  Esta quantidade de 200 mg ao dia faz mal.  Meu medico me recomendou. Obrigado  Adriano

  • Mirleneteixeira

    O que fazer quando a tosse após suspensão´do enapril persistir principalmente durante a noite?
    Meu marido esta ficando com insuficiencia respiratoria e a presao alta de tanto tossir,ja fomos no hospital e o medico nao indicou nada.Favor dar uma luz.

  • Luciano

    Excelente matéria. Pode a losartan causar fadiga em seu paciente? Em caso positivo resolveria se fosse substituída pela valsartan?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Losartan não costuma causar fadiga.

  • Rafael Zangtol

    Dr, e atenolol combinado com losartan, estou tendo alguns problemas com essa combinação, ela é recomendada, sou hipertenso, nunca tive nenhum quadro cardíaco “propriamento dito” podes me responder por email? pema.zangtol@gmail.com

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A princípio não há nenhum problema com esta combinação.

  • Anonymous

    Gostaria de saber se o enalapril causa aborto ? Pois estou gravida e tomo esse medicamento

  • Adilson Rocha Valente

    Adilson Rocha
    Fantástica as explicações do senhor doutor, muito obrigado pela sua dedicação.

  • Leo Macambira

    Que trabalho abençoado Doutor ! Só Deus para te recompensar !!!!

  • Anonymous

    Adorei,Dr.Pedro esse site!

  • Dudadf40

    Dr. Pedro Pinheiro, os efeitos colaterais do lozartan ou captopril mexem com a libido do paciente? 

  • alexandre madade

    dr vivo nos usa , sou hipertenco , os medicos aqui adoram fazer testes , eu treino tdos os dias , e minha alimentacao e balanciada , o medico aprincipio receitou lisinopril , depois de um tempo veio a tosse ai ele trocou para losartan e um diuretico , essa comb acabou e voltei a tmar lisinopril , o sr ve algum problema

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você provavelmente voltará a ter tosse.

  • Anonymous

    boa noite a quatro dias messo minha pressão e ela permanece alta quando vou ao ps tomo enalapril, o médico me receitou losartana, mas sinto dores na nuca as vezes nos olhos e as vezes no peito sera que o remédio é fraco?

  • Medeiros

    Dr. meu pai sofre de arritimia cardiaca, hipertensão arterial,atualmente esta fazendo eesames para investigar um efizema pulmonar tbm, ele toma captopril , marevan,losartan que me lembro agora fora os outros, acontece que ele tem tido sérias crises de falta de ar, tem os pés inchadosm tb, então o dr. acha que um desses medicamentos pode estar aumentando o potassio do sangue e consequentemente a arritimia dele pode estar aumentada por conta disso, o inchasso nos pés tbm ? não seria o caso de investigar num exame e sangue? Devo comentar isso com o cardiologista dele??? Muito obrigada. Glauce.

  • Medeiros

    Dr. meu pai sofre de arritimia cardiaca, hipertensão arterial,atualmente esta fazendo eesames para investigar um efizema pulmonar tbm, ele toma captopril , marevan,losartan que me lembro agora fora os outros, acontece que ele tem tido sérias crises de falta de ar, tem os pés inchadosm tb, então o dr. acha que um desses medicamentos pode estar aumentando o potassio do sangue e consequentemente a arritimia dele pode estar aumentada por conta disso, o inchasso nos pés tbm ? não seria o caso de investigar num exame e sangue? Devo comentar isso com o cardiologista dele??? Muito obrigada. Glauce.

  • Roberto

    Dr. Sinvastatina serve para abaixar a creatinina?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • René

    Muito didático vosso artigo. Claro, conciso e preciso. Parabéns, Doutor!

  • Marco Aurelio

    Doutor, em fevereiro tive crises de tonturas e procurei um pronto socorro. Lá observaram que minha pressão estava em 14×10. Me deram captopril e minha pressão aumentou mais ainda (16×11). O médico me disse que eu posso ter algum problema renal pois o captopril age na arteria renal. Me solicitou uma série de exames e deu tudo dentro do normal. Agora essa crise voltou, fui novamente ao pronto socorro e me deram captopril novamente e tudo se repetiu. O médico me indicou procurar um cardiologista pos não sabia que remedio me indicar. Não consigo marcar consultas particulares, todos os médicos de minha cidade estão com suas agendas todas lotadas. Resumindo: estou sem medicação e minha pressão continua alta todos os dias. Oque eu faço?

  • Leonor

    Tomo losartana 50 mg e passei num concurso publico. Estou pensando em fazer atividades fisicas, dominuir o sal pára parar de tomar o medicamento e não correr o risco de ser reprovada. No exame de sangue vai dar para perceber que tomo ou tomei losartana? Até qto tempo após parar?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não, o exame de sangue não vai mostrar que você usa remédios para pressão arterial.

  • Ana Lucia Modesto

    Dr. posso fazer uso do clortadilona com metformina de 500mg, fiquei uma semana sem tomar a clortadilona e fiquei toda inchada da cabeça aos pés e com muita dor no peito e falta de ar. Ja faço uso de a 3 anos e a metformina a dois meses.

  • joao paulo

    boa noite, tenho 30 anos sou obeso,e minha PA e de 14×90 a 15×10,sempre tomei atenolol 100 +clortalidona 25,mais minha medica me mandou tomar losartana potássica 50mg,enalapril10mg e b.anlodipino 2,5,mais tomei 2 dias e minha PA ficou em 11,74,mais os batimentos cardíacos aumentaram de 88 p/ 105 bpm,isso é normal e me mandou fazer isso 12/12 hs e estou com medo de tomar esse combinado posso tomar tranquilo? um abraço

  • Elizabeth Marine

    Minha pressão está sofrendo algumas alterações no decorrer do dia.Fiz eletro e M.A.P.A, começei um tratamento tomando um comprimido de enalapril 20mg durante o dia e não fez efeito.Então fez a troca por losartan dois comprimidos de 50mg ao dia mas parece que também não está fazendo efeito.O que devo fazer?

  • Nivaldo

    Dr. parabens pela ajuda que nos da pelo seu site….gostaria de uma opinião..atualmente tomo Lotensin 15 mg (1 de 10 e mais metade), devido ao alto preço deste medicamento, o Sr. poderia me indicar outro remedio que poderia pegar na farmacia popular, que faça o mesmo efeito do Lotensin, e com o mesmo tipo de reações adversass…muito obrtigado desde ja…Nivaldo  (Ribeirão Preto/SP)

  • RAIMUNDA RIBEIRO

    DR PEDRO DESDE JA LHE AGRADECO PELA ATENCAO PRESTADA, GOSTARIA SE FOSSE POSSIVEL O SR ME RESPONDER, TOMO LOSARTANA 100 MLG A MAIS DE 2 ANOS, E JA FAZ ALGUM TEMPO ESTOU COM UMA TOSSE DANADA, ASSIM QUE TOMO ELE DAI A POUCO A TOSSE APARECE, TENHO A SENSACAO QUE TEM UMA AREIA NA MINHA GARGANTA, E POSSIVEL QUE SEJA O LOSARTANA QUE ESTA CALZANDO ESSA TOSSE??? ATENCIOSAMENTE RAIMUNDA RIBEIRO… MEU EMAIL E… dica 2609@hotmail.com

  • Cacilda Kristal

    Dr. medi minha pressao hoje e constatou que estou 13/9 tenho 39 anos esta alta ou baixa? O que devo fazer?

  • André

    Ola…
    tomo 100mg losortana por dia…mais começou a me dar muita dor no peito..
    e quando deixo de tomar a dor desaparece..é um efeito normal ?
    grato !!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A princípio não há nenhum problema com esta combinação.

  • Rafael Zangtol

    Dr, e atenolol combinado com losartan, estou tendo alguns problemas com essa combinação, ela é recomendada, sou hipertenso, nunca tive nenhum quadro cardíaco “propriamento dito” podes me responder por email? pema.zangtol@gmail.com

  • Cacilda Kristal

    Dr. medi minha pressao hoje e constatou que estou 13/9 tenho 39 anos esta alta ou baixa? O que devo fazer?

  • Nivaldo

    Dr. parabens pela ajuda que nos da pelo seu site….gostaria de uma opinião..atualmente tomo Lotensin 15 mg (1 de 10 e mais metade), devido ao alto preço deste medicamento, o Sr. poderia me indicar outro remedio que poderia pegar na farmacia popular, que faça o mesmo efeito do Lotensin, e com o mesmo tipo de reações adversass…muito obrtigado desde ja…Nivaldo  (Ribeirão Preto/SP)

  • Ana Paula

    Olá!
    Muito interessante os artigos desse site, em especial esse que esclarece sobre os diferentes remédios contra a hipertensão. Minha dúvida é a respeito de um remédio que me foi receitado: fazem 2 dias que tomo Diavan Amlofix 160mg+5mg e notei que começaram a aparecer manchas avermelhadas no meu corpo e tambem minhas mãos e pés estão inchados e doendo nas articulações. Será que esse é efeito do remédio mesmo? Devo interromper o uso? Tentei entrar em contato com o médico mas não consegui falar com ele… Me ajude! 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Enalamed é o enalapril. Não é diurético.

  • Dudadf40

    Dr. Pedro Pinheiro, os efeitos colaterais do lozartan ou captopril mexem com a libido do paciente? 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Losartan não costuma causar fadiga.

  • Marco Aurelio

    Doutor, em fevereiro tive crises de tonturas e procurei um pronto socorro. Lá observaram que minha pressão estava em 14×10. Me deram captopril e minha pressão aumentou mais ainda (16×11). O médico me disse que eu posso ter algum problema renal pois o captopril age na arteria renal. Me solicitou uma série de exames e deu tudo dentro do normal. Agora essa crise voltou, fui novamente ao pronto socorro e me deram captopril novamente e tudo se repetiu. O médico me indicou procurar um cardiologista pos não sabia que remedio me indicar. Não consigo marcar consultas particulares, todos os médicos de minha cidade estão com suas agendas todas lotadas. Resumindo: estou sem medicação e minha pressão continua alta todos os dias. Oque eu faço?

  • Angelamayertga

    Minha mae tem pressao alta e a medica receitou cloridrato de propranolol e hidrocloretiazida esses medicamentos sao para esse fim?

  • Zeubano

    Dr., losartan de 100, zolotec de 50,hidro de 25 e fluoxetina de 20 todos juntos pode dar alguma reaçao,pois as vezes sinto acabeça meio zonzae algumas vezes da meioqeu uma tristeza,mas é tudo rapido

  • Luis Fernando

    Boa noite. Doutor fiz uma eco abdominal total e foi constatado esteatose leve. Fiz exames de sangue para verificar colesterol e trigliceridios. Resultado = Colesterol-298. Trigliceridios- 396. e Gama gt 297. Meu médico receitou os remédios sinvastatina e Liplees para serem tomados juntos á noite. Gostaria da sua opinião sobre tomar os dois remédios juntos e eficacia dos mesmos. Desde já muito obrigado!! 

  • Claudiopinheiro_2010

    Além da tosse seca, sinto fisgadas e ardimentos em todo o meu tórax de uma extremidade à outra. Já fiz ecoc., ergom, eletro, raio x do tórax e pulmões…pode ser do uso do Enalapril?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode causar hipotensão. Acho que vale a pena ir a um hospital para ser avaliada.

  • luiz cláudio

    tomo um comprimido de losartana pela manhã, posso tomar cerveja, ou não tomo o remedio no dia que vou tomar cerveja

  • luiz cláudio

    tomo um comprimido de losartana pela manhã, posso tomar cerveja, ou não tomo o remedio no dia que vou tomar cerveja

  • CLEONICE CARDOSO BATISTA

    por favor eu gostaria de saber quas o sintomas que esté LONGACTIL por que minha medica passo pra mim tomar este remédio como ele agem no sistema nervoso da pessoa  e si deixa  agente sonolenta quas são o efeito  no corpo humano  .

  • Clarice

    Tomo há um ano  Aradois H (Losartana Potássica + Hidroclorotiazida) e observei que minha língua e lábios estão muito ressecados. Pode ser um efeito colateral da medicação?

  • Rolandbrookscooke

    Dr, após uma crise hipertensiva há três anos, até então desconhecida, consultei cardiologista. Apóes examies (que detectaram apenas aumento da PAD, que girava sempre em torno de 10, ele receitou Micardis HCT 80/12,5. Venho tomando desde então, com bom resultado no controle da pressão (alguns eventos de hipotensão foram percebidos, entretanto). Porém, nos últimos exames (holter) apareceram arritmias como extrassístoles supraventiculares bigeminadas (1975 em 24h). Mais ocorrência de taquicardia e bradicardia durante o período de monitoração. Tudo assintomático. Na prova de esforço o resultado foi 100% normal, nem mesmo as tais arritmias apareceram – só em repouso. Pergunto: 1) Isso pode ser efeito adverso do medicamento? Na bula esse efeito está relatado. 2) Caso positivo, devo sugerir mudar o fármaco? 3) Qual a gravidade desses efeitos adversos, que são assintomáticos? Forte abraço.

  • rene

    estou com muita duvidas sobre o inalapril e o atenolol eu tomei inalapril por minha conta guando minha pressão subiu eu passei por um estres muito forte bem mais a pressão subia ai meu batimento cardiaco aumentou ai fui no pronto socorro o medico passou atenolol tambem então eu fico confuso tome 10mg de inalapril e um pedacinho do atenolol ate calmante um pedaçinho tambem mais sinto muita tontura isso e horrivel estou fazendo exames para ver afinal o que eu vou tomar ou mudar o remedio apesar que eu sinto mais que seja emocional mais do pressão mesmo se for e pouco mais tem hora que ela sobe com tudo fica totalmente descontrolada o que e isso afinal ai eu tomo o dobro e os dois de preferencia ja tentei tomar so um mais fica bem um dia ou dois depois derrepente altera tudo ai fico me sentindo muito mal mesmo e horrivel sentir isso

  • Elédio Fernandes Machado

    Olá.meu nome é Elédio,sou catarinense ,cuido do meu pai á cinco anos e ele é hipertenso ,no começo ele tomava Captopril ,um médico nos orientou q as crises de tosse e espirros fortes e a presença de um secreção na garganta era do uso deste medicamento,passamos então a usar o Atenalol 25mg,no começo resolveu ,porém voltou tudo de novo,trocamos agora para a Losartana 50mg,ai lhes pergunto acertamos ou existe outro medicamento melhor,espero sua resposta ,um abração!!!!!!

  • Elédio Fernandes Machado

    Olá.meu nome é Elédio,sou catarinense ,cuido do meu pai á cinco anos e ele é hipertenso ,no começo ele tomava Captopril ,um médico nos orientou q as crises de tosse e espirros fortes e a presença de um secreção na garganta era do uso deste medicamento,passamos então a usar o Atenalol 25mg,no começo resolveu ,porém voltou tudo de novo,trocamos agora para a Losartana 50mg,ai lhes pergunto acertamos ou existe outro medicamento melhor,espero sua resposta ,um abração!!!!!!

  • Vera Lene

    Gosto de ler os artigos do Dr. Pedro, pois é de uma linguagem clara e objetiva. A maneira como ele descreve o assunto facilita o entendimento. Sempre o adiciono aos meus favoritos. Obrigado por aju -
    dar-me.
    Farmacêutica,
    João Pessoa-PB

  • Vitor pinatti

    se tamar o captopril a noite o efeito e´de dia ou o efeito e´a noite mesmo

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O efeito é igual, mas durante o sono a pressão arterial costuma baixar sozinha, daí a tomada de dia ser mais indicada na maioria dos casos.

  • Vitorpinatti

    o diazepan se tomar a noite faz efeito de dia ou faz a noite mesmo

  • nilda

    Dr MINHA MÃE TOMA ATENOLOL DE 25 MG E LOSARTANA DE 100 MG E VARFARINA DE 5 MG
    MINHA PERGUNTA É QUE A NUTRICIONISTA PASSOU UMA DIETA COM BASTANTE RESTRIÇÕES DE ALIMENTOS ,ENTÃO ELA LOGO PASSOU MAL ISSO TEM ALGUMA COISA A VER ? OBRIGADA …

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O efeito é igual, mas durante o sono a pressão arterial costuma baixar sozinha, daí a tomada de dia ser mais indicada na maioria dos casos.

  • Jaqueline

    Olá.. Gostaria de saber se pode ingerir na mesma hora o Losartana, Etanolol e Mevilip.. Meu avô tem q tomar esses tres remédios no período da noite, será q pode ocorrer algum problema ou alterar o efeito um do outro, se for ingerido os três no mesmo momento? Desde já agradeço.

  • Jaqueline

    Olá.. Gostaria de saber se pode ingerir na mesma hora o Losartana, Etanolol e Mevilip.. Meu avô tem q tomar esses tres remédios no período da noite, será q pode ocorrer algum problema ou alterar o efeito um do outro, se for ingerido os três no mesmo momento? Desde já agradeço.

  • Giovanni cardone

    Gostaria de saber a respeito de genericos. Eu tomava para a minha pressâo diovan 160 hct 12.5. O problema e que: desde que passei a usar o generico, estou notando que aumentou muito a vontade de urinar. Ó que pode ser?
    agradeço a atenção.

  • Lilian

    Olá, faço uso de losartana 50mg e atenolol 50mg para tratamento da hipertensão e gostaria de saber se eu posso tomar sibutramina para me ajudar no processo de emagrecimento.

  • roselaine alves gonçalves

    sinto dor taraxica e por causa da losartana oque fazer

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Losartan não causa dor torácica.

  • Fábio Queiroz

    Olá eu tomo losartana 100mg conjugado com o atenolol 50 e clortalidona 25 diaríamente
    as vzs sinto muita tontura..isso é normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É preciso medir sua pressão arterial nos momentos de tontura para saber se isso não é sintoma de hipotensão.

  • Fábio Queiroz

    Olá eu tomo losartana 100mg conjugado com o atenolol 50 e clortalidona 25 diaríamente
    as vzs sinto muita tontura..isso é normal?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É preciso medir sua pressão arterial nos momentos de tontura para saber se isso não é sintoma de hipotensão.

  • Leo Macambira

    Que trabalho abençoado Doutor ! Só Deus para te recompensar !!!!

  • Santosventura291

    DR,PEDRO, PARABENS GOSTEI MUITO.TENHO UMA DUVIDA OUTRO DIA MINHA PRESSÃO CHEGOU A 22X12 NÃO AVIA TOMADO REMEDIO NESTE DIA QUE SERIA O CAPTOPRIL MAIS NÃO ME SINTO NADA BEM COM ESTA MEDICAÇÃO SINTO FALTA DE AR,E UM POUCO DE DOR NO PEITO, LEVEI ESTA QUEIJAS PARA O MEDICO ELE APENAS TROCOU A MINHA MEDICAÇÃO     POR INALAPRIL. OQUE ESTOU QUERENDO SABER E O MEU MEDICO NÃO ME RESPONDEU POR SER DO SUS E TINHA MUITO GENTE PARA ATENDER. O CAPTOPRIL EU TOMAVA 150 MG DIA JUNTO COM UM HIDROCLOROTIAZIDA . AGORA ELE QUER QUE EU TOME UM INALAPRIL DE 20 JUNTO COM O HIDROCLOROTIAZIDA PELA MANHA E SÓ ISTO, SÓ ESTA MEDICAÇÃO NÃO SERIA MUITO POUCO. GRATA.

      

  • alexandre madade

    dr vivo nos usa , sou hipertenco , os medicos aqui adoram fazer testes , eu treino tdos os dias , e minha alimentacao e balanciada , o medico aprincipio receitou lisinopril , depois de um tempo veio a tosse ai ele trocou para losartan e um diuretico , essa comb acabou e voltei a tmar lisinopril , o sr ve algum problema

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Você provavelmente voltará a ter tosse.

  • teresopolis

    Olá LOSARTAN 50mg ele afeta o sexo do homem

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você se refere à impotência? Se sim, qualquer anti-hipertensivo pode ter efeitos na ereção.

      • teresopolis

        Boa tarde obrigado pela resposta
        Subject: [mdsaude] Re: TRATAMENTO DA HIPERTENSテグ | Captopril, Enalapril, Losartan

  • teresopolis

    Boa tarde obrigado pela resposta
    Subject: [mdsaude] Re: TRATAMENTO DA HIPERTENSテグ | Captopril, Enalapril, Losartan

  • Ismael Azevedo

    Parabéns pelo artigo. Muito claro e objetivo.

  • teresopolis

    Olá LOSARTAN 50mg ele afeta o sexo do homem

  • http://profile.yahoo.com/76SLIDPSENG6COPDCH5VHBJFYU Katia

    Boa noite Dr. meu marido toma Aradois e Besilato de Anlodipino e percebemos que está tendo problemas de ereção ele tem consulta dia 15/02 no Cardiologista, até lá tem algum outro medicamento que ele pode tomar no lugar. Não sei se estou certa mas vi somente na bula do Anlodipino que causa esse efeito. Obrigada pela atenção. Kátia

  • Juliana Ayabe

    Tomo enalapril 10mg ao dia,estou pensando em engravidar,ha algum risco para o bebe?

  • disqus_yHj77YcDmh

    Uso natrilix sr 1,5 mg, e to com impotência sexual ????

  • Morisze

    Também aconteceu comigo, tomava anlodipina e perdi a libido aí comecei a tomar losartana e aumentou novamente, mas com ela sinto dores nas mamas

  • carlos

    dr. Os medicamentos para hipertensão, losartana em questão..pode trazer algum tipo de infcçào cutânea, pois estou com inflamação nas 2 pernas e tomo 2 losartanas por dia. Agradeço muito a atenção..

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não, losartan não causa infecções.

  • Aparecido

    Olá boa tarde existe tratamento diferenciado na cardiomiopatia dilatada na raça negra pois faço tratamento há três anos e ainda não consegui ver melhora obrigado

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não há diferença. A resposta depende de diversos fatores, incluindo a causa da doença e o grau de dilatação que o coração já alcançou.

  • jose

    Boa noite;

    Gostaria de saber qual a porcentagem da ocorrência do efeito colateral impotência com atenolol com a dose de 50mg ao dia.

    Grato;

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      É baixo, em torno de 0,5%.

  • Rubens linnecke

    Dr, tomo diovan 320/5, só que tenho muita tosse, tem haver com o medicamento?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      A Valsartana não costuma causar tosse.

  • antonio marcos

    olá, o losartana pode ser substituído pelo valsartana?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      São drogas semelhantes, mas a valsartana costuma ser mais cara.

  • Anderson pereira Marques

    O perindopril aumenta o TGP?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma, mas não é impossível que ele seja o responsável.

  • marcos

    boa tarde Dr.descobrir que tenho uma insuficiencia cardiaca estou tomando losartana de 25mg estou sentindo uma dorzinha no meio do peito isso e normal obrigado.

  • Pedro Pinheiro

    Não é normal sentir dor no peito.