INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA

Dr. Pedro Pinheiro

comment 29 Comentários


Introdução

Insuficiência renal é o termo que se aplica quando os rins não conseguem filtrar o sangue adequadamente, provocando um acúmulo de líquidos, sais minerais e de produtos tóxicos que são gerados durante o metabolismo normal do organismo.

A insuficiência renal pode ser crônica ou aguda. A primeira ocorre quando a perda de função dos rins é progressiva e permanente; a segunda é um processo que inicia-se de forma súbita e costuma ter duração inferior a 3 meses, podendo haver recuperação completa ou não da função renal (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e Tratamento).

Uma insuficiência renal aguda pode ser transformar em crônica se a lesão for muito grave e não houver possibilidade de recuperação completa.

Neste artigo, vamos explicar o que é a insuficiência renal aguda, quais são as suas causas, os seus sintomas e as opções de tratamento.

Como é o funcionamento normal dos rins?

Os dois rins filtram em média 180 litros de sangue por dia, mais ou menos 100 ml por minuto. Esse valor é chamado de taxa de filtração glomerular (TFG).

Uma função renal normal é aquela que situa-se entre 70 e 140 ml/min de sangue filtrados por dia. Esse valor varia com idade, tamanho e sexo.

Conforme envelhecemos, nossos rins também diminuem a sua capacidade de funcionamento. Idosos chegam a ter rins 30% menores do que quando eram jovens. Por isso, não é de se estranhar que pessoas mais velhas possam ter taxas de até 60 ml/min sem necessariamente terem alguma doença nos rins. São rins “sadios”, porém velhos e menos resistentes a injúrias.

Como, em média, os rins filtram algo em torno de 100 ml/min de sangue, muitas vezes os médicos usam o valor em percentual para facilitar a compreensão. Deste modo, uma taxa de filtração de 50 ml/min pode ser considerada como rins que funcionam 50%.

Quando falamos em função renal estamos sempre falando nos dois rins. Portanto, se o médico disser que sua função renal é de 40% ou 40 ml/min, isso significa a função total dos dois rins juntos.

Como medir a taxa de filtração glomerular?

Não existe um modo de medir a filtração renal diretamente, por isso precisamos lançar mão de exames laboratoriais. O doseamento sanguíneo da creatinina é atualmente a forma mais utilizada para avaliar a função renal (leia: VOCÊ SABE O QUE É CREATININA?). Quanto maior for a concentração de creatinina, mais grave é a disfunção dos rins.

O valor normal da creatinina costuma ficar entre 0,6 e 1,3 mg/dl, podendo variar um pouco para mais ou menos dependendo do laboratório.

Através do valor da creatinina, o médico é capaz de estimar a taxa de filtração glomerular. Isso é feito através de cálculos matemáticos complexos, que não valem a pena serem discutidos aqui. Muitos laboratórios já fazem esse cálculo atualmente e fornecem a taxa de filtração renal estimada junto com o resultado da creatinina.

Porém, no caso da insuficiência renal aguda, o valor creatinina é suficiente para o diagnóstico. O cálculo da taxa de filtração costuma ser usada apenas nos pacientes com insuficiência renal crônica.

Critérios para insuficiência renal aguda

Consideramos que um paciente tem uma lesão renal aguda quando ele apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Aumento de, pelo menos, 0,3 mg/dl no valor da creatinina habitual dentro de 48 horas.
  • Aumento de 50% no valor da creatinina habitual em um intervalo de 48 horas.
  • Um volume de urina menor do 0,5 ml/kg/hora por pelo menos 6 horas.

Exemplos:
1. Um paciente que tenha uma creatinina habitual de 1,0 mg/dl terá critérios para lesão renal aguda se o seu valor subir para mais de 1,3 mg/dl em 48 horas.
2. Um paciente já com insuficiência renal crônica e com uma creatinina basal de 2,0 mg/dl terá critérios para lesão renal aguda se o valor subir para, pelo menos, 3,0 mg/dl em 48 horas (mais que 50%).
3. Um paciente de 70 quilos que nas últimas 6 horas tenha produzido menos de 210 ml de urina*.

* Uma pessoa saudável pode ficar mais de 6 horas sem urinar, mas isso não significa que ela tenha deixado de produzir urina. A urina foi produzida, ela está apenas armazenada na bexiga. O paciente com insuficiência renal aguda urina menos porque produz menos urina.

Causas

Várias são as situações que podem acarretar em lesão renal aguda. As principais são:

Além das doenças, vários fármacos são tóxicos para os rins e podem provocar insuficiência renal aguda:

  • Anti-inflamatórios.
  • Antibióticos, principalmente da família dos aminoglicosídeos (gentamicina e amicacina, por exemplo).
  • Alguns quimioterápicos.
  • Contraste á base de iodo para exames radiológicos.
  • Lítio.
  • Aciclovir.
  • Heroína.
  • Agrotóxicos.
  • Carambola.
  • Ervas chinesas.

Se quiser saber mais sobre drogas que atacam os rins, leia: REMÉDIOS QUE PODEM FAZER MAL AOS RINS.

Sintomas

Nem sempre o paciente com insuficiência renal aguda apresenta sintomas claros da doença. Muitas vezes, quando a lesão renal é leve, ela só é detectada através de exames laboratoriais, como a dosagem da creatinina.

Nos casos mais graves, porém, o paciente costuma apresentar sinais e sintomas que surgem pela retenção de água e de toxinas que deixam de ser filtradas pelos rins. São eles:

  • Diminuição da produção de urina.
  • Retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés.
  • Falta de ar.
  • Fadiga.
  • Confusão mental.
  • Náuseas e vômitos.
  • Hipertensão arterial.
  • Arritmias cardíacas.

Tratamento

O tratamento da Insuficiência renal aguda depende da causa. Uma desidratação deve ser tratada com hidratação, lesão renal por fármacos são tratadas com suspensão do medicamento agressor, uma obstrução do trato urinário deve ser tratada como procedimentos que removem a obstrução e assim por diante.

Nos casos mais graves, o paciente pode precisar de hemodiálise. A hemodiálise não trata a insuficiência renal em si, ela apenas remove o excesso de líquidos e toxinas do organismo enquanto os rins não se recuperam (leia: COMO É A SESSÃO DE HEMODIÁLISE). Muitas vezes, as alterações metabólicas do paciente são tão graves, que a hemodiálise é a única forma de manter o paciente vivo nos primeiros dias de doença. Pacientes com edema pulmonar agudo (excesso de líquidos nos pulmões), níveis elevados de potássio no sangue ou acidose metabólica grave são os que mais necessitam de hemodiálise durante uma lesão renal aguda.

Nem todo mundo que desenvolve insuficiência renal aguda precisa de hemodiálise. Quanto mais jovem e saudável for o paciente, maiores são as chances dos seus rins aguentarem injúrias sem que o paciente precise de hemodiálise. Por outro lado, pacientes idosos ou já com algum grau de insuficiência renal crônica frequentemente acabam precisando da hemodiálise quando apresentam alguma lesão renal nova.

A recuperação da insuficiência renal aguda depende de vários fatores, entre eles idade, associação com outras doenças e função renal prévia antes da injúria. Alguns recuperam a função completamente, outros recuperam apenas parcialmente, ficando com função permanentemente abaixo de 60 ml/min. Há ainda aqueles que nada recuperam, tornam-se insuficientes renais crônicos e ficam dependentes de hemodiálise para o resto da vida.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


29 respostas para “INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA”

  1. José clemilson

    Parabens Dr por favor uma pessoas com a creatina 1.63 é considerada insufiencial renal crônica? Esse valor de 1.63 significa que quantos por cento dos rins estão funcionando? Minha esposa tem 45 anos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Creatinina de 1,63 mg/dl é um valor alterado. Indica insuficiência renal. Para saber se é crônica ou aguda, é preciso avaliação médica.

  2. UBIRAJARA SANTOS GONCALVES

    Estou com 1.8 de Creatinina no sangue e 65 de ureia. sou diabetico crônico, cardiopata e outras doenças crônicas, preciso entrar no tratamento de hemodialise?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Ainda não é uma doença renal crônica na fase que precisa de hemodiálise, mas você precisa ser acompanhado por um nefrologista.

  3. Carla

    Creatinina de 3.68 em paciete diabético e hipertenso é grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É uma insuficiência renal moderada a grave.

  4. Vera lucia da silva lops

    Meu filho faz dialise estava no hospital pegou alta mas nao esta urinando o eu faço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Entrar em contato com o Nefrologista que o seguiu no hospital.

  5. sonia

    Numa pessoa de 50 anos que tem só um rim funcionando,qual a porcentagem de funcionamento desse rim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende. Quando a pessoa só tem um rim, ele tende a hipertrofiar para tentar compensar a falta do outro. É perfeitamente possível alguém com rim único ter função renal normal, mesmo aos 50 anos.

  6. Lorrayne Alves

    Oque fazer pra ajudar minha mãe melhorar,ela está com apenas 25%do rins funcionando e eu não consigo entender a gravidade disso.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Ela precisa ser seguida por um nefrologista. Se houver algo a fazer, o especialista vai saber.

  7. Maria José madeiro

    Tenho 64 anos qual a chance que tenho de fazer um transplante e ficar bem? Faço hemodialise há dez meses e meus exames estão todos na média necessária de um rim normal. Ainda posso fazer um transplante e ficar bem?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

  8. igorbriedis@hotmail.com

    Parabéns Dr. Pedro! O site é de grande valor e bem didático tanto para leigos, como para pessoas da área da saúde. Sou estudante de medicina pela mesma universidade que você, a UFRJ. Muito obrigado pelo conteúdo!

  9. Fabio Mario de souza

    olá meu nome é Fabio,sinto umas deres no abdome nos dois lados e identifico q seja nos rins.
    a noite quando durmo eu acordo todo suado e com um cheiro de urina.
    sinto dores todos os dias.

    1. Roberto Andrade

      Corre pro médico cara…

  10. Andre gerotto

    tem como a pedra para no penis estou com dificuldade de urinar a duas semana ja fiz tres exame de urina nao deu na da raio x e utrason nao deu nada as vezes para de arde por dois dia depois volta a arde e ter dificuldou de de urinar ja estou preocupado tive duas pedra em 6 meses

  11. Ana Carolina Damélia

    Boa noite. Gostaria de parabenizar o site pelas informações.

    Estou com o meu pai internado há 19 dias no CTI, ele já tem 70 anos e foi internado com pneumonia. Foi descoberto um enfisema pulmonar causado por quase 40 anos de fumo. Acredito que como consequência do quadro e dos remédios administrados para curar a infecção, ele acabou com os rins comprometidos, precisando de Hemodiálise.
    A pneumonia foi curada, mas ele continua no CTI devido à intubação (precisa do desmame), e a função renal que ainda não foi restabelecida.
    Sei que a evolução depende de um paciente para outro, mas gostaria de perguntar se existe um tempo limite para essa intubação, ou se seria recomendável à realização de uma traqueostomia devido ao tempo de permanência do tubo na garganta.
    Grata pela atenção.

    Ana Damélia

  12. Tania Costa de Oliveira

    bom dia, tenho 40 anos e ha 5 dias comecei urinar sangue, feito exames de urina os resultados foram Leucocitos >1000000/ml – Hemacias 32.000/ml – Bactérias: numerosas, Nitrito: Positivo, Me receitaram Cipro, mas ainda estou urinando agora com minusculos coagulos e um pouco de febre, sinto também fortes dores nas costas, um segundo médico que me atendeu disse que é uma infecção causada por rel.sex., já tive outras duas opniões diferentes, Infecção Renal e Micro Calculos
    qual seria o diagnostico mais correto, devo procurar um urologista ou nefrologista. fico grato se tiver a sua opniao. Obrigada

  13. Claudia rosa

    dr minha mae fez exame e deu creatinina4.2 e ureia174 o senhor poderia me dizer se ela vai ter que fazer hemodialise ela tem 58 anos e deve estar pesando uns 60 kg

  14. Dina

    Olá doutor… Meu nome é Dina estou com muita dor nas costas região dos rins ,fui ao médico fiz exames de sangue e urina sendo que no sangue constatou uréia 64 mg/dL e 1,9mg/dL  de creatinina vou fazer um ultrasom para finalizar os exames e sinto muita dor na barriga todos os dias.sempre abusei dos antiflamatorios aqueles que tb e analgesico e anti-termico por causa das infeccções da urinas repetitivas.Oque poderia ser o meu caso Doutor ? Agradeço pela atenção.

  15. Carmen Lúcia

    minha mãe tem 73 anos e seus rins estão funcionando 30% a ureia e ácido úrico estavam 90 agora abaixou p 74 ela faz uma dieta rigorosa.Ela também está com as carótidas entupidas e precisa fazer uma angiotomografia e leva contraste e lendo as suas informações fiquei em dúvida pois até agora nenhum profissional me esclareceu, me de uma luz no sentido se ela faz ou não e no que ela pode comer, por favor doutor me ajuda estou sofrendo pela minha mãezinha. Obrigada Lúcia

  16. Filipelima

    A alimentação do paciente renal aguda é dieta hipossódica também, mas é pra sempre? Ou ele pode voltar a ter uma vida normal como antes na alimentação, sem restrições???

  17. Marina

    Dr. Pedro, sou estudante de medicina da puc e gostaria de parabeniza-lo pelo site! Ele tem sido de grande valia nos meus estudos! O texto vai direto ao ponto e ‘e muito didatico. Irei indica-lo aos meus colegas de classe. Obrigada, Marina.

  18. Wanessa

    Olá, Dr.Pedro…
    A insuficiência renal aguda é a mesma coisa da nefropatia urica aguda?
    Se não for, qual é diferença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A nefropatia úrica aguda é uma forma de insuficiência renal aguda. Há dezenas de outras.

  19. luciana

    olá dr. Pedro, meu pai esta com sua creatinina 3.0 mais o diabetes ta controlado o que fazer, o que significa, ele tem 81 anos.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ser seguido por nefrologista para tentar evitar a progressão da doença renal.