LINFOMA HODGKIN e LINFOMA NÃO-HODGKIN

Linfoma é a doença que surge quando as células do nosso sistema linfático sofrem transformações malignas, ou seja, viram câncer. Existem dois tipos de linfoma, chamados linfoma Hodgkin e linfoma não-Hodgkin.

Publicidade

Neste texto vamos explicar as seguintes pontos sobre linfoma:

  • O que é o sistema linfático.
  • O que é o linfoma.
  • Diferenças entre Linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin.
  • Causas do linfoma.
  • Sintomas do linfoma.
  • Tratamento do linfoma.
  • Prognóstico do linfoma.

O linfoma, o mieloma múltiplo, a leucemia e a síndrome mielodisplásica são as principais causas de câncer que surgem nas células de defesa do sangue, chamadas popularmente de glóbulos brancos (leia: CÂNCER – SINTOMAS E DEFINIÇÕES).

- Para ler sobre mieloma múltiplo: MIELOMA MÚLTIPLO.
– Para ler sobre leucemia: LEUCEMIA.
– Para ler sobre síndrome mielodisplásica: SÍNDROME MIELODISPLÁSICA | Mielodisplasia (SMD)

Sistema linfático

Para entender o que é um linfoma e por que ele é diferente da  leucemia, devemos primeiro conhecer o sistema linfático e quais são as células que o compõe.

O sistema linfático é um conjunto de vasos, linfonodos e tecidos que possuem quatro funções básicas:

1. Remoção de líquidos que estão fora da circulação sanguínea. Os vasos linfáticos estão espalhados pelo corpo assim como os vasos sanguíneos. Ambos estão interligados e sempre que há extravasamento de água para fora dos vasos sanguíneos, o sistema linfático a recolhe e devolve ao sangue.

2. As gorduras digeridas e absorvidas nos intestinos passam pelo sistema linfático antes de seguirem para a circulação sanguínea.

3. Desenvolvimento e circulação das células de defesa, chamados de linfócitos. Os linfócitos são apenas um das linhagens dos glóbulos brancos, que entre suas funções está a produção dos anticorpos. Os linfócitos circulam no sangue e no sistema linfático.

4. Recolher e encaminhar microrganismos invasores até os órgãos linfóides para que possam ser combatidos pelo nosso sistema imune.

Linfoma Vamos explicar:

Os vasos linfáticos transportam a linfa, um líquido brancacento formado basicamente de plasma e glóbulos brancos. Como já citado, estes vasos recolhem o excesso de líquido que normalmente extravasa dos vasos sanguíneos e se deposita nos tecidos do corpo. Esse líquido recolhido viaja até a cadeia de linfonodos (gânglios linfáticos) mais próxima. Os linfonodos são ricos em células de defesa e qualquer microrganismo invasor que por lá passe, é eliminado. Podemos dizer que os linfócitos são a polícia e os gânglios linfáticos a delegacia.

Depois desta “filtragem” o líquido linfático retorna aos vasos sanguíneos.

O baço, o timo e as amígdalas também são órgãos linfáticos. Grosseiramente, podemos dizer que funcionam como grandes linfonodos.

Linfomas

Os linfomas são os cânceres das células do sistema linfático, basicamente dos linfócitos.

Podemos dizer que o linfoma é um primo da leucemia. A diferença está no fato do linfoma crescer dentro dos órgãos linfoides, como nos linfonodos ou baço, enquanto que a leucemia se forma na medula óssea, liberando suas células malignas para circularem pelo sangue. Se um linfócito sofrer uma transformação maligna na medula óssea, onde é produzido, ele vira leucemia. Se essa mutação ocorrer quando ele já se encontra nos linfonodos, vira linfoma. Usando a mesma analogia anterior, podemos dizer que o linfoma é câncer da delegacia e a leucemia é o câncer dos policiais. A leucemia é um câncer do sangue e o linfoma um câncer linfático.

Linfoma de Hodgkin x linfoma não-Hodgkin

O linfoma foi descrito pela primeira vez em 1839 por Thomas Hodgkin, médico inglês. Desde então, foram descritos mais de 40 subtipos que se diferenciam pela linhagem das células e por alterações a nível molecular.

Hoje classificamos os linfomas em dois grandes grupos: o linfoma de Hodgkin e os linfomas não-Hodgkin. Ambos tem apresentação clínica semelhante, porém, dependendo do subtipo, o prognóstico varia muito. O linfoma não-hodgkin é mais comum e apresenta vários subtipos, com prognósticos distintos, sendo os mais comuns o linfoma difuso de grandes células B (linfoma agressivo) e o linfoma folicular (linfoma indolente).

A diferença entre o linfoma de Hodgkin e o linfoma não-Hodgkin está nas características das células malignas. Essa distinção só é possível após a biópsia e avaliação microscópica das células cancerígenas. Em geral, podemos dizer que as células malignas do linfoma de Hodgkin sofrem muitas alterações, tornando-se muito diferentes das células normais dos tecidos linfoides, enquanto que as células do linfoma não-Hodgkin sofrem transformação maligna, mas preservam algumas características iniciais. Se você quiser entender melhor como uma célula vira câncer, sugiro a leitura de: CÂNCER | Sintomas e tipos.

Os linfomas são os tumores sanguíneos mais comuns, sendo mais frequentes até que as leucemias, e estão entre os 10 cânceres mais comuns no mundo. Podem acometer desde crianças até idosos. No Brasil os casos mais famosos de linfoma são os da presidenta Dilma Rousseff, da autora de novelas Glória Perez e, recentemente, do ator Reynaldo Gianecchini.

O que causa o linfoma?

Não se sabe bem a sua causa, porém, algumas associações estão bem estabelecidas. Uma delas é com o vírus Epstein-Barr, causador da mononucleose (leia: MONONUCLEOSE – DOENÇA DO BEIJO). Infecção pelo HIV e a pela bactéria H.pylori, causadora de úlceras gástricas, também estão relacionadas a alguns tipos de linfomas (leia: Como e quando tratar o H.Pylori (Helicobacter pylori)).

Outros fatores de risco são história de linfoma na família, imunossupressão, como nos casos de transplante de órgãos, doenças autoimunes (leia: DOENÇA AUTOIMUNE), exposição a radiação e a alguns tipos de herbicidas.

Sintomas do linfoma

O linfoma costuma apresentar sintomas inespecíficos, como febre, suores noturnos, perda de peso, prurido (coceira) e astenia. Um achado mais específico é o aumento assintomático dos linfonodos (ínguas). Abro aqui um parêntese para explicar melhor.

Todo mundo que já teve uma infecção de garganta, uma afta, uma espinha maior no rosto ou mesmo um ferida no couro cabeludo, notou que podem surgir um ou mais linfonodos aumentados e dolorosos no pescoço. É a famosa íngua. Isto é chamado na linguagem médica de linfadenopatia reacional, que são linfonodos recebendo e combatendo as bactérias que estão presentes em uma região próxima. Assim que a infecção é controlada, em poucos dias, os linfonodos retornam ao normal.

No linfoma este aumento dos gânglios é indolor e persistente, por vezes progressivo, e não se identificam lesões ou infecções que possam justificar o seu aparecimento. Esse aumento não é reacional, e sim, pelo crescimento das células cancerígenas. É o tumor do linfoma.

Outro sinal de linfoma é o aparecimento de linfonodos em locais pouco comuns, como na região acima da clavícula ou nas axilas. Aumento de linfonodos associado a um baço aumentado de tamanho (normalmente perceptível ao exame físico) é muito sugestivo de linfoma. Dor abdominal também é um sintoma comum.

Outros gânglios que costumam formar tumores no linfoma são os do mediastino, região dentro do tórax situada entre o coração e os pulmões. Neste caso só são identificados através de exames, como a radiografia de tórax ou tomografia computadorizada.

O diagnóstico definitivo do linfoma é feito habitualmente através da biópsia do linfonodo aumentado.

Tratamento do linfoma

O tratamento depende do estágio do linfoma, mas geralmente são usados a quimioterapia e a radioterapia. Em casos mais graves, não responsivos à quimioterapia, pode-se tentar o transplante de medula óssea.

Em alguns casos, o linfoma pode ser tão indolente, ou seja, de crescimento tão lento, que o médico pode optar por não iniciar um tratamento agressivo, principalmente se o paciente for mais idoso. O paciente fica sendo acompanhado periodicamente e a quimioterapia só é iniciada se o tumor começar a se proliferar de forma perigosa.

Prognóstico do linfoma

Bom, todo mundo que procura informação sobre qualquer tipo de câncer, quer logo saber qual a chance de cura. Falar em probabilidade de cura em câncer é muito delicado, principalmente nos linfomas, que apresentam inúmeros subtipos e diferentes prognósticos.

Como em qualquer neoplasia, quanto mais precoce for a detecção, maiores são as chances de sucesso. No linfoma de Hodgkin, a detecção precoce, quando ainda há poucos linfonodos acometidos, normalmente indica grande probabilidade de sucesso da quimioterapia. Mais de 80% dos pacientes com linfoma de Hodgkin inicial conseguem controlar a doença.

Os linfomas não-Hodgkin apresentam muitos subtipos, mas didaticamente, podemos dividi-los em duas grandes categorias.

1) Tumores indolentes (baixo grau) – São aqueles que crescem lentamente, ao longo de anos. Se por um lado o paciente pode viver até 20 anos com o tumor, por outro, a cura completa é mais difícil, principalmente em fases avançadas, pois as células respondem pouco à quimioterapia. Se o paciente for idoso e apresentar um tumor não-Hodgkin indolente, o mesmo poderá não ter sua expectativa de vida muito alterada.

2) Tumores agressivos (alto grau) – Os linfomas não-Hodgkin de alto grau, se não tratados a tempo, levam ao óbito em alguns meses. O lado bom da história é que são neoplasias que costumam responder bem à quimioterapia havendo uma taxa de cura alta se identificados precocemente.

Linfomas não-Hodgkin indolentes:

  • Linfoma folicular.
  • Linfoma difuso de pequenas células.
  • Linfoma MALT.
  • Linfoma de pequenos linfócitos.
  • Macroglobulinemia de Waldenstrom

Linfomas não-Hodgkin agressivos:

  • Linfoma difuso de grandes células B.
  • Linfoma de células do manto.
  • Linfoma linfoblástico.
  • Linfoma primário do mediastino de grandes células B.
  • Linfoma de Burkitt.
 Vérsion en español:  LINFOMA DE HODGKIN y LINFOMA NO-HODGKIN
"LINFOMA HODGKIN e LINFOMA NÃO-HODGKIN", 5 out of 5 based on 25 ratings.
Publicidade
  • Leandro

    Dr. Pedro por favor eu tenho uma duvida, o linfoma pode se apresentar como uma bolinha no braço na parte de trás do bíceps entre o musculo e a pele, e não na virilha, pescoço e axilas etc. e permanecer por muito tempo como meses, ou esse nódulo nessa região é mais provavél que seja um lipoma ou uma bolinha de gordura? por favor Dr. Pedro desde já agradeço…

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Essa não é uma localização habitual de gânglio. Não vi a lesão, mas pela descrição, me parece mais provável que seja um lipoma mesmo.

  • https://www.facebook.com/ Tatiana Bitencourt

    Dr tenho um exame aqui e gostaria que me explicasse:

    Conclusão MICROSCOPIA
    linfonodo com apagamento e distorção da arquitetura folicular, constituída por linfócitos com atipias.

    CONCLUSÃO:
    O quadro histopatológico acima descrito pode trata-se de: doença linfo proliferativa sugestiva de linfoma.

    obs:
    Imprescindível estudo imuno-histoquímico para conclusão diagnóstica definitiva
    temos possibilidade de realizar estudo imuno-histoquímico mediante pedido médico

    Favor me esclarece esse exame é do meu pai ele tem 62 anos.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A biópsia desse linfonodo sugere linfoma, mas para se ter certeza do diagnóstico é preciso preciso fazer outro estudo, chamado imuno-histoquímica.

  • Angelina

    Dr Pedro, eu tenho linfoma não hodgkin, está muito agressivo estadio IV, qdo faço quimio ele responde e depois ele se fortalece outra vez e fica mais forte ainda, já é a 3ª recaída. o que posso esperar disso, não tenho medo de morrer, só não gostaria de ficar sofrendo e me iludindo.
    obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Angelina, é muito difícil eu opinar com responsabilidade sobre uma situação grave como esta à distância. Geralmente, o prognóstico em casos como esse é ruim, mas em medicina não existe receita de bolo. Cada caso é um caso.

  • Alessandra Silva

    Boa noite, Dr Pedro.
    Minha mãe faleceu devido ao linfoma, na biopsia acusa:
    -linfoma centrofolicular de grandes células, difuso (VN).
    -linfoma folicular grau 3b (CD20 positivo).

    gostaria de saber:

    -Ela apresentava mais de um tipo de linfoma?
    -Era Hodgkin ou não-Hodgkin?
    -Era indolente ou agressivo?

    Embora, minha mãe já tenha falecido. fico curiosa e quero aprender mais sobre esta doença.

    Muito obrigada.
    Alessandra

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Posso estar enganado, pois não sou hematologista, mas esse laudo parece se tratar de um linfoma não-Hodgkin folicular (indolente) que sofreu transformação para um linfoma difuso de grandes células (mais agressivo).

  • Anita

    Dr Pedro, é possivel que o paciente tenha linfoma apenas com a manifestação da linfonodomegalia axilar sem nenhum outro sintoma associado? Isso é indicador de bom prognostico?

    • Pedro Pinheiro

      Sim é possível. O que indica prognóstico é o estadiamento e o tipo histológico do linfoma.

  • rafael oliveira

    ola..dr..tenho 21 anos estou com manchas avermelhadas pelo corpo e atras sa minha cabeça abaixo da orelha surgiu aumento se duas bolas ou caroços…além de embaixo da axila surgi 3 carocinhos……….não tenho febre nem dor de cabeção e as manhas não coçam….fui ao sus…e dois medicos viseram exame de sanque e não deu nada..porém ambos os médicos me deram diagnósticos diferentes……denque e o outro virose

  • marcymorena paulino

    ola estou com dor abdminal a 9 meses e a barriga bem estendida falta de ar ao deitar e foi encontrado um nodulo no pescoço ja fui em varios medicos e esta dificil saber o diagnostico a unica coisa que sei ´´é que meu intestino esta enchado e não consigo ir ao banheiro sem ajuda de supositorios e fortes laxantes estou preocupada pois as dores so aumentam meu nome é andreia

  • JJcort

    Olá Dr. Pedro.
    Minha esposa já passou pelo prcedimento de retirada de linfonodos da virírila e o resultado foi negativo para linfoma, mas ha alguns dias os nódulos do pescoço está maior e dolorido e ela tem ficado com coceira principalmente nas pernas e suor noturno. o que o sr pode indicar e aproveitando queria saber se o sr atende no RJ e como faço para marcar uma consulta e se aceita plano da Unimed.

    obrigado,

    Aguardo retorno

    Joelson

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Eu não moro no Brasil.

  • Marta Regina Gaspar

    Dr: Pedro Pinheiro, gostaria de saber uma pessoa que tem linfoma Não – Hodgkin, pode apresentar
    cancer de pele como Carcinoma e ou Melanoma?
    grata pela atenção Regina / SP

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode, nada impede. Mas ter dois cânceres diferentes ao mesmo tempo é um azar danado.

  • Pedro Caetano

    Boa tarde. Como foi descrito no comentario do JoaoRafael, tb consigo palpar alguns Linfonodos na regiao Cervical, uns 10 por ai, com no maximo 1 cm no maior deles, diagnosticado no ultimo Ultrassom que fiz. Busquei ajuda de Hematologistas e realizei alguns exames de Sangue, como;

    -Eletroforese de Proteinas: Albumina, Alfa 1, Alfa 2, Beta, Gama e Proteirnas Totais: Normal
    -Desidrogenase láctica (DHL): Normal
    -Beta 2 Microglobulina: Normal
    -Fosfatase Alcalina: Normal
    -Hemograma Completo: Normal
    -Hemossedimentação (VHS): Normal (4mm/primeira hora)
    -Toxoplasmose IGM e IGG: Negativos
    – Proteina C REATIVA: Normal
    – Imunoglobina E: Normal
    – VDRL: Não Reagente
    – TSH: Normal
    – T4 Livre: Normal
    – Zinco: Normal
    – ASO: Normal
    – Cortisol Basal: Normal
    -EB VIRUES IGM: Negativo e IGG Reagente
    – Chlamydia Trachomatis IGG Reagente
    – Citomegalovirus IGG: Reagente e IGM: Negativo

    Ainda nao apresentei os Exames, pois ainda nao deu o prazo pro retorno. Mas esses Linfondos que tenho na regiao cervical podem ser normais? analisando esses resultados ? Não tenho febre e nem perda de peso.

  • joaorafael

    No exame fisico é normal palpar os ganglios inguinais e alguns ganglios cervicais? se sim, qual o tamanho a partir do qual se considera adenopatia? cumprimentos

  • joaorafael

    No exame fisico é normal palpar os ganglios inguinais e alguns ganglios cervicais? se sim, qual o tamanho a partir do qual se considera adenopatia? cumprimentos

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você quer dizer normal ou comum? Normal não é, mas é comum, principalmente se houver feridas próximas.

      • joaorafael

        Sim, mas por exemplo como no pescoço existem centenas de gânglios, nao é comum conseguirem se palpar alguns deles embora com tamanho pequeno (semelhante ao tamanho de uma ervilha) durantetoda a vida? Eu li que era normal palpar, em especial na zona inguinal, no entanto nao sei o quanto fidedigno era o local onde procurei, pelo achei por bem perguntar aqui. Qual a sua opinião? Cumprimentos.

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          O normal é não palpar. Mas o fato de conseguir palpar um ou outro, não necessariamente indica algum problema.

  • Angelo Padula

    Olá. Não sei se o que vou comentar servirá para alguém, mas ontem eu descobri que estou com linfoma de hodgkin. Descobri por acaso porque passei por uma consulta com uma clínica geral (por rotina), e na época havia surgido alguns nódulos no meu pescoço (que eu não havia dado importância). A médica pediu exame de sangue, urina, fezes e um ultrassom. Após fazê-los fui encaminhado para um médico de cabeça e pescoço, que resolveu retirar 2 nódulos do meu pescoço para fazer uma biópsia. Amanhã passarei pelo oncologista para iniciar o tratamento. Tive a informação de que a irmã de uma amiga teve Linfoma de Hodgkin e o médico dela disse que a chance de cura é alta (acima de 90%). O tratamento não fácil (o que é de se esperar), mas com certeza há cura.
    Estou comentando para alertar as pessoas que perceberem nódulos (carocinhos) no pescoço ou em qualquer parte do corpo para procurarem médicos especialistas e não apenas um clínico geral, porque os nódulos podem ser ou não malígnos

  • alisson cardoso

    Dr. ha cerca de 7 meses venho notando um caroço do lado direito da nuca e de um dia para outro apareceu varios caroços no pescoço virilha maxilar atraz da orelha acima da cravicula. em seguida veio a coceira que começou na mao e agora afeta o quase o carpo todo. isso tudo pode ser considerado cancer ou pode ser uma outra doença. Obs: apenas esse 2 sintomas nenhum outro aparente.

  • KEILA GOMIDES

    estou fora do pais, fiz um exame aqui de TSH e deu ultra sensivel 3.460uU/ml, tenho a tabela de calores normais entre 0.300 à 3.600. esse valor de 3.460 é bom ou é mto alto, tenho alguma coisa sera?

  • ANGELITA AMARAL

    eu ja tinha um cisto no pescoço a 4 anos e agora começou a doer todo o pescoço e parece que tem mais bolinhas nenhum remedio para dor NAO ADIANTA É LIMFOMA?

  • Thati

    tenho uma ingua atras da orelha esquerda, e no pescoço e atras do pescoço sinto dor como se minha cabeça fosse pesada , tenho que encostar minha cabeça na parede as vezes e relaxar…não é a primeira vez , em outra vezes tinha na cabeça tambem fui ao médico mas não adintou muita coisa , só que agora voltou e estou preocupada,me ajude

  • Thati

    Oi tenho 18 anos, sinto dores na parte atras do pescoço, e tem uma ingua atras da minha orelha esquerda e um pouco no pescoço,parece que minha cabeça está pesada e meu pescoço doi,não é a primeira vez ,ja fui ao médico ele pediu que eu suspendese o uso de produtos quimicos no cabelo por 6 meses,sumiu depois voltei a usar e agora voltou, mas tenho quase certeza que não é por produto q uso.Me ajude por favor

  • Andreia-gimenes

    Boa tarde, Dr. Pedro Pinheiro.

    Eu tenho 23 anos e tenho dois caroços à frente no pescoço, um no lado direito e outro no lado esquerdo,eles são móveis ás vezes sinto dores, ainda não fiz análises nenhumas, será que deva fazer análises? poderá ser alguma coisa grave?

    Obrigada.

  • Sand Oliveira28

    Qual a possibilidade de uma pessoa ter a cura de um linfoma apenas com a quimioterapia? e se ha algum caso que não é necessario a retirada do tumor para obter a cura?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Na maioria dos casos não é preciso cirurgia.

  • Pedro_gjp

    Boa tarde Dr.

    De Julho a Agosto tive 2 gripes consecutivas com Bronquite e dor na região da Faringe e na Boca (algum tipo de infecçao), desde então, estou com linfonodos de até 1 cm na Região cervical, uns 5. já tem uns 2 meses e meio que notei esses Linfonodos com até 1 cm.

    Nesse periodo tive tosse, durou 1 mês (fiz raio-x torax e não deu nada) , NUNCA tive Febre e NAO emagreci.
    Fui em 3 Otorrinos e 2 Hematologista, o primeiro Hematologista olhou apenas o Hemograma e o Ultra-som Cervical e apalpou alguns lugares e Disse q nao tinha nada. O segundo, foi que pediu alguns exames de sangue, mais espeficifos segundo ele, e que disse q nao tinha nada. Falou que se esses ganglios tiver incomodando fisicamente e psicologicamente poderia tirar.

    Exames de sangue pedidos pelo Hematologista:

    -Eletroforese de Proteinas: Albumina, Alfa 1, Alfa 2, Beta, Gama e Proteirnas Totais.
    -Desidrogenase láctica (DHL):
    -Beta 2 Microglobulina:
    -Fosfatase Alcalina:
    -Hemograma Completo:

    Todos dentro do Valor de Referência, dentro da Normalidades.

    O Hematologista que pediu esses exames de sangue, e que disse q nao tinha nada. Mas pela minha insistência e ansiedade ele acabou pedindo uma pulsao no maior ganglio para que eu possa ficar mais tranquilo, sou bastante preocupado com doenças, ele me pediu pra tratar dessa ansiedade..

    Em fim,

    Dr. Gostaria de saber se corro risco de linfoma, mesmo com esses exames dentro da normalidade?

    OBs: tenho 26 anos.

  • ivone

    ola dr. meu filho tem 5 anos e esta com finfomas em baixo do umbigo e tem muitas dor na barriga o que pode ser e que remedio dar quando chega a dor

  • Luisa Gardenia Tomé

    Desde de criança possuo um nódulo no couro cabelo na parte de trás da cabeça. Nunca doeu. So que recentemente ele tem ficado um pouco dolorido. Estou um pouco preocupada e receiosa a procurar um médico. O que poderá ser ?

  • Anna Karolyne

    Olá eu tenho 8 meses que terminei um tratamento de Linfoma de Hodgkin, tratei no hospital ITACI de são paulo que é mantido pela a USP! Estou super bem, me considero curada, pois ja fiz o exame que se chama PET SCAN e a medica falou que sumiu tudo, tomei 3 meses de quimioterapia, 1 de radioterapia! Graças a Deus deu tudo certo!

  • Jesuino18

    a 2anos apareceu um caroço atras da minha madibula ele aumenta e diminui com o passa do tempo apareceu outro debaixo do meu queixo com um bom tempo apareceu um nos testiculos so que e dolorido com qualquer puerinha fico gripadoo que pode ser isso um lifoma ou nao tambem tenho um mcisto a amidula

  • Andreia

    victor tbm passei pelo o que vc esta falando e fiquei meses indo aos medicos e eles naum sabiam o que era e varios hemogramas que nada constava até que fiz uma biopsia e foi detectado um linfoma,ai começei com o tratamento..graças a Deus hj estou curada.

  • barbhi

    Olá doutor,
    Tudo começou quando, no final do ano passado, o meu namorado me mostrou um gânglio pequeno aumentado em seu pescoço. Quando senti fiquei bastante preocupada e comecei a ler muitas coisas na internet sobre isso, inclusive no site de vocês. Ele não teve nenhum outro sintoma, apenas esse gânglio que é aparentemente mole, movimenta-se quando apalpado e não deve ter nem 2 cm de diâmetro.
    O meu namorado passou num médico na época, clínico geral particular, que ao apalpar o gânglio disse que ele não precisaria se preocupar porque era pequeno, móvel, não aderido e que certamente se tratava de algo benigno. E então o meu namorado só fez um hemograma que constatou que estava tudo normal e depois disso, já não mais se preocupou.
    Mas eu ainda continuei preocupada pois vi diversos casos na internet em que as pessoas diziam que tinham passado em médicos que também diziam não ser nada e, assim como ele, não apresentavam nenhum sintoma, mas que depois veio a descobrir o linfoma. E até hoje, passados quase 10 meses, o gânglio continua aumentado. Achamos que ele não cresceu e meu namorado também não apresenta nenhum outro sintoma.
    O problema é que depois de tudo que eu li na internet a respeito, fiquei um pouco desesperada e com medo de que seja um linfoma, de crescimento lento e assintomático. Mas meu namorado acha que eu é que sou preocupada demais e que se fosse algo mais sério, já teria apresentado outros sintomas, ou o gânglio já estaria bem maior, teria se espalhado. E ele acredita que por ter já passado anteriormente naquele médico que disse não ser nada, não há a necessidade de passar em outro.
    Gostaria de saber de vocês se realmente pode ser normal um gânglio ficar aumentado por tanto tempo assim. E quais as chances de se tratar de uma doença como o linfoma?
    Não consigo convencê-lo de ouvir a opinião de um segundo médico. Mas também eu não tenho paz, ando pensando muito nisso e estou ficando até deprimida de vez em quando.

    Agradeço desde já,

    Att.

  • Alinesilva_campos

    Olá Doutor Há + ou – 3 meses começaram a aparecer gânglios aumentados na região cervical, fiz um RX de Tórax e mostrou Alargamento do mediastino, fiz um TC do Torax e deu Linfonodomegalias mediastinal e axial bilateral, exames sorológicos (VDRL, TOXO, HIV, CTMV, Mononucleose) deram não reagentes. venho tendo febre e sudorese noturna emagreci bastante. há 4 dias fiz uma biópsia e apareceram mais gânglios no local da incisão.
    Já estou com medo de ser um Linfoma Não Hodgkin.
    será que pode ser?

  • Selma Andrade

    Boa Tarde!
    Linfoma no baço pode acarretar infecção no sangue?

  • Michele Vieira

    Tem 15 dias que notei um nodulo na minha axila esquerda, e de ontem para cá, está doendo e percebo que bem auterando o tamanho esta me encomodando, gostaria de saber se pode ser pelo uso constante do antisprante ou algo mais serio? Grata

  • Natinha Paty21

    minha cunhada esta com supeita de linfoma ela  fez um uma radiografia e encontrou alguns tumores proximo ao pulmão o medico pediu um biopcia pra confirma, mais nos dois ultimos meses ela perdeu muito peso e tem uma coceira que nã para qual é a chance de cura nesse caso

  • Claudia

    Bom dia. Gostaria de uma opinião. Moro no interior de RO e ainda não consegui um médico nem pra pegar guias de exames. Ela tem plano de saúde UNIMED, porém não tem médico disponível. Minha filha tinha um caroço do tamanho de um feijão as uns 5 meses atrás, achei que fosse uma bolinha de sebo e nem fui atrás. Semana passada 18/06/2012 ela ergueu o pescoço e eu notei essa bola 
    http://ow.ly/i/Ilo7. Levei ela no hospital público e o médico descartou caxumba e disse que poderia ser uma hérnia (ele não encostou no pescoço dela) e passou anti-inflamatório. Desde então eu dei o anti-inflamatório porém não diminuiu. Parece ter dobrado de tamanho em 5 dias. Olhe essas fotos 
    http://ow.ly/i/IMfS e 
    http://ow.ly/i/IMeP . Não teve febre alta, não está com dor de ouvido e nem dor de garganta. Por conta própria mandei fazer um hemograma e somente deu alterada a série vermelha. Deu discreta hipocrimia no hemograma. Ontem eu apalpei o corpo e achei dois linfonodos aumentados na virilha, mas não tão grandes como o do pescoço que está com 3,5 cm. Sei que é mais provável que não seja nada, porém já estou pensando que por um azar ela possa estar com linfoma. Pode somente me dar sua opinião e me falar as perguntas que tenho que fazer ao pediatra assim que eu conseguir uma consulta? Ela tem 5 anos. Temos alguns casos de câncer na família. Notei que ela está roncando quando dorme, e também o coração fica com batimentos acelerados mesmo em repouso. As vezes surgem algumas feridas que demoram a cicatrizar e por ter diabéticos na família fizemos um teste de farmácia e deu normal. Ela tem coceira frequente, mas acho que pode ser por conta dessas feridinhas que mencionei. Muito obrigada pela atenção.

  • Erikasilver

    Dr. pedro bom dia. eu tenho uma filha de 11 anos que tem linfonodos na região submandibular ja fiz ultrassonografia  que a pediatra pediu o dentista cirurgião olho disse que na boca não estava normal isso já faz mais de 1 mês  na ultra deu multiplos  nódulos submandibulares os maiores mede a cerca de 12×9 mm. sugestivos de linfoadenomegalia os pediatras ela ja tomou 15 dia de antibioticos e agora pediatra passou de novo + 15 dias no qual ela ta tomando e a febre e eos os linfonodos e o que aconteceu e que nasçeu outro na mesma região o que devo fazer qual é o melhor remedio pra isso e quanto tempo uma criança pode ficar assim? desde já agradeço pela intenção obg…

  • alex

    Olá Drº ,

    Há cerca de dois meses tive uma infecção urinária, tomei todos os medicamentos e a infecção se foi (digo acho que se foi, porque urino normalmente). Porém viajei e não tive mais tempo de ir ao médico, e nesse meio tempo apareceu um caroço, na virilha do lado esquerdo, e eu estava tomando antibiótico e imaginei que fosse diminuir, terminaram os antibióticos, e nada. pelo contrário aumentou em duas x, pelo menos. E há dois dias senti na virilha do lado direito o um carocinho também, como do começo. Meus testículos estão doendo, quando fico sentado ou quando fico mto tempo de pé ou andando. Inicialmente o que poderia ser. Vou conseguir ir só este final de semana em um médico, mas exatamente qual? Urologista? Ou devo me preocupar, mais? Ah estava com infecção intestinal, e hemorróideas, antes da infecção urinária, ainda tem vestígios de dor ao eliminar fezes.

  • Keith

    Tenho uma bolinha na nuca que nunca diminui, sei que ali é um linfonodo, pois quando tive uma forte dor de garganta o tamanho dela duplicou, convivo com essa bolinha bem pequena há uns 4 anos, no entanto tenho febre leve de manha cedo, cansaço, muito sono e sudorese noturna na nuca e nas costas, mesmo usando lençol. Alem disso, tenho feridas pequenas que nunca se cicatrizam, já que tenho coceira no torax e nas pernas, dores de cabeça frequente com enjoo e tontura, pressão baixa com frequencia, é possível ser Linfoma?

  • Ligirl22

    olá Dr°, estou com um caroço no pescoço 
    a mais de 1 mes fui ao medico que disse ser um ganglio
    mais começou a nascer mais caroços no pescoço 
    e estou sentindo muita dor como se fosse dentro dos
    ossos da costa e na barriga estou preocupada.

  • Claudia

    Dr.Pedro tenho um filho de 2a9m e desde 1 ano percebi qu estva com caroço no pescoço, fizemos exames sempre e nunca deram nada, porem um DHL deu 756 em setembro/2011, fizemos biopsia e deu reacional, mas outros apareceram nas axilas e virilhas, e mesmo depois de uma inflamação não desaparecem, ele sua muito a noite e de uns 3 mems para cá reclama muito de dores nas pernas na regiao dos joelhos p baixo, irritado, come muito e nao tem ganho de peso expressivo, alias qdo tem alguma virose ou gripe ele perde peso muito facil. TEnho uma amiga q a mãe passou pelo memso e na primeira biopsia deu reacional e com exames de sangue sempre normais somente DHL alterada,depois de 6 meses já com sintomas de suor excessivo a noite, calafrios e dores nas pernas, bem como perda de peso e nao ganho mais mesmo comendo muito bem, foi detectado um cancer NÂO HUDGKIN,  agora estou preocupada, pois os medico me disseram q somente qdo alteram-se os exames de sangue que tem algum probelma, taí uma fora as regras pois essa mulher tem pilhas de exames completamente normais, e sua insistencia e dpois de uma 2 biopsia foi detectado o mesmo, não seria mais logico os medicos buscar mais infomaçoes sobre esse tipo de cancer!!!????

  • Sergio_196838

    minha esposa esta com nodulos no pescoço. sem febre, sem infecçoes, mais esta com irritacao muito alta na pele , tem tomado anti alergico mais nao melhora as irritacoes. isto pode ser o linfoma de hodgkin

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    No linfoma o VHS costuma estar alto. O valor de 26 não é alto.

  • Marco

    Maria, bom dia.

    Passei por aqui e vi esse forum…eu tive os mesmos sintomas, porém apresentando sudorese noturna.Quadro bem favoravel para linfoma.Fiz a biopsia de linfonodo e achei toxoplasmose como resultado final.
    Vai uma dica para lhe ajudar.

  • Mara Bora

    Dr. o meu filho esta cheio de linfonodos na cervical, axila e virilha, foi feita uma biopsia e um imuno-histoquimica, com os seguintes resultados: Hiperplasia linfonodo reacional (c/ a obs. Considerar doença de Kimura e linfadenopatia reacional – linfadenopatia dermatopática (c/ obs. pesquisar possibilidade de doenças pruriginosas cutâneas). O que é esses resultados.

  • Stephanie Monteiro

    Doutor, tenho duas “bolinhas” (gânglios) , uma em cada lado do pescoço…Exatamente na mesma direção. Não doem.. Tenho a impressão de que uma delas já foi um pouquinho maior antigamente…Tenho 24 anos. Pode ser algo grave? Obrigada e fique com Deus.

  • And

    Oi Dr. , tenho 17 anos e metade do ano passado tive uma crise de garganta de mais ou menos 1 mes, febre, suores noturnos,coceiras… tomei mais de duas bezetacil, apos passar essa fase, notei ‘caroços’ no pescoço, dos dois lados, virilha, axila, coxa, perto da clavicula e etc… Foi apos isso que percebi esses caroços estranhos… O maior é o da axila direita totalmente notavel e movel, perto dele sinto varios pequenos… E tenho um caroço no peito que antes de tudo isso aparecer , sempre esteve la, parece uma sementezinha presa no musculo (e vem crescendo ) e percebo q ele atrapalha no crescimento do musculo ( noto pq faço musculação ) e nunca li nada a respeito.. O que pode ser Espero respostas!

  • marcos

    ola doutor a cerca de um ano notei um nodulo do lado esquerdo do pescoço mais abaixo , fui no clinico geral elo posto de saúde ele pediu um raio x de torax que deu tudo ok , e um emograma completo que deu contagens de eusinofilos  acima do normal, e o terceiro ezame que é para ver o que pode ser o caroço esse ultimo ja estou esperando faz uns 4 meses para fazer e nada , nesse periodo comecei a sentir forte coceira na regiao do peito e viilha , pode ser sinal de linfoma? devo procurar um particular ou esperar mais pelo 3° ezame? 

  • Anonimo

    Boa tarde Dr. Pedro. Tenho 3 linfonodos; 2 muito pequenos e outro um pouco maior (não sei o tamanho exato, mas não deve ter mais de 2cm), mas todos são móveis e fibroelásticos na região esquerda do pescoço. Já fui a diversos médicos, inclusive um hematologista. Exames de sangue sempre ok. O hemograma está normal. Citomegalovirus  IGG 361UI/ml, Epstein Barr virus IGG 125 AU/ml, Toxoplasmose 24,3 UI/ml (os 3 com valores superiores ao permitido, mas não reagentes por aquele métido IGM). Em 23/2/2012 LDL 189/UL; VHS 1ª hora 3mm e 2ª h 7mm; Proteina C reativa quantitativa >2. Nenhum dos médicos que fui, inclusive o hematologista, querem fazer biópsia. O hematologista disse que com esses exames de sangue pode ser descartado o diagnóstico de linfoma. O primeiro nódulo tenho fazem muitos anos e os dois últimos (inclusive o maior) faz praticamente 1 ano. Será que não é prudente biopsiar ou posso ficar tranquilo com esses resultados laboratoriais? Tenho muito medo de ter algo e ando muito tenso. 

  • Rafaelhcastro

    Dr. Pedro. Linfonodo aumentado na virilha direita, duro, meio avermelhado, com dor ao toque, ao lado de infecção no púbis sugere aumento reacional?

  • Rafaela

    Oi, doutor. Tenho sentido uma coceira estranha. Ela aparece em diferentes áreas do corpo, mas não é muito intensa. Todos os meus exames de rotina estão normais (VHS baixo). Mas, por conta da coceira, tenho ficado bastante preocupada. Pode ser linfoma?
    É possível estar com esta doença, só apresentando este sintoma?
    Grata!

  • Elizama

    Olá, apareceu duas bolinhas no me u pescoço e uma atras da orelha, todos pequenos.
    Fui em 2 medicos e me pediram uma ultrasom e não deu nada serio, fiz tbm um hemograma por conta propria e tambem deu normal, mais os carocinhos não sumiram ainda.
    Dr. posso estar com algo mais serio depois de ter feito esses doois exames e nada de errado apareceu, o que o senhor acha?

  • Gilvana

    Doutor apresentei um quadro de sinusite e renite alérgica recentemente e apareceu uma íngua na região do maxilar e pescoço, gostaria de saber se esta ingua pode ter alguma relação por essas doenças??? apresentei também um quadro de refluxo um tempo atrás.
    Doutor essa íngua só doeu quando ela apareceu agora só sinto ela se eu colocar a mão, me curei da sinusite faz 01 semana e ala não foi embora ainda..qual o prazo que devo esperar se ela não desaparecer para procurar um médico???tive lingua geográfica também. já estou com ela faz um mês pois demorei para começar a tratar a sinusite. me responda por favor estou preocupada

  • sueli

    ola dr: minha tia esta com formaçaõ expansiva de provavel origem neoplasica no baço e linfoadenomegali retroperitoneal e infra-abdominal na regiaõ periesplenica assim diz o laudo na biopsia ja foi confirmado o linfoma no laudo diz assim achados formação expansiva de aspecto arrendondado localizado na regiaõ medial do baço a mesmo mede cerca de 12,0×11,0x10,2 nos seus diametros tranversos notamos impregnação heterogenia presença tambem de outras areas hipoatenuantes na regiaõ infero-lateral do baço a referida formaçaõ tem extençaõ tambem para regiaõ do hilo esplenico presença de linfonodos aumentados de tamanho na regiaõ para aortica esquerda do ao nivel do hilo renal e tambem da regiaõ perieplenica retropancreatica e gastrica tudo q relatei esta no laudo gostaria de saber se a alguma chanse de cura so com a quimioterapia ja q os medicos obtaram por naõ remover o tumor gostaria muito de obter uma resposta p´reciso de uma resposta por favor tenho q saber realmente oo se ha esperança para minha tia desde ja agradeço sueli

  • Gonçalo

    Boa tarde,
    Foi-me diagnosticado um linfoma Hodgkin há 1 mês e meio. Não foi fácil receber a notícia e interiorizá-la, agora que começo a quimioterapia daqui por 3 dias estou cheio de força e vontade de vencer a doença.
    um grande abraço a todos os que se encontram na mesma situação. Só a nossa força faz vencer a doença.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Geralmente o gânglio cresce e depois fica mais ou menos do mesmo tamanho. Ele não fica crescendo indefinidamente.

  • Victor

    Isso é muito importante, mas uma pergunta outra pergunta seria esta: é possível que o gânglio linfático continue crescendo após este quadro infeccioso (ou enquanto as cáries não forem tratadas)?

  • Victor

    *hemograma

  • Victor

    Tenho um linfonodo aumentado na região do prescoço, em baixo do queixo, o qual passou de 0,3mm para 1,2cm em um intervalo de um ano e meio, este tendo, (aparentemente) parado de crescer nos últimos cinco meses. Os exames que tenho feito são os de sempre, emograma, radiografia do tóxax e ultrassonografia do pescoço, os quais apresentaram ‘normalidade’. Foram feitos 3 de cada um deles neste período de tempo. Será que não há nada mais específico a ser feito? Certa vez li que um simples emograma não serve para o diagnóstico de um linfoma, caso seja este o caso, mas, perdi esta fonte de informação. Além do mais, notei ainda hoje o aparecimento do que parece ser um outro linfonodo, ainda pouco destacado e pequeno, bem próximo daquele outro. Estou com o endocrinologista marcado, mas não sei que exames devo pedir. Será que o Dr. poderia me fazer alguma indicação? No local em que moro temos que pedir os exames, porque alguns dos médicos não passam.

    • Andreia

      victor tbm passei pelo o que vc esta falando e fiquei meses indo aos medicos e eles naum sabiam o que era e varios hemogramas que nada constava até que fiz uma biopsia e foi detectado um linfoma,ai começei com o tratamento..graças a Deus hj estou curada.

  • Ligirl22

    olá Dr°, estou com um caroço no pescoço 
    a mais de 1 mes fui ao medico que disse ser um ganglio
    mais começou a nascer mais caroços no pescoço 
    e estou sentindo muita dor como se fosse dentro dos
    ossos da costa e na barriga estou preocupada.

  • alex

    Olá Drº ,

    Há cerca de dois meses tive uma infecção urinária, tomei todos os medicamentos e a infecção se foi (digo acho que se foi, porque urino normalmente). Porém viajei e não tive mais tempo de ir ao médico, e nesse meio tempo apareceu um caroço, na virilha do lado esquerdo, e eu estava tomando antibiótico e imaginei que fosse diminuir, terminaram os antibióticos, e nada. pelo contrário aumentou em duas x, pelo menos. E há dois dias senti na virilha do lado direito o um carocinho também, como do começo. Meus testículos estão doendo, quando fico sentado ou quando fico mto tempo de pé ou andando. Inicialmente o que poderia ser. Vou conseguir ir só este final de semana em um médico, mas exatamente qual? Urologista? Ou devo me preocupar, mais? Ah estava com infecção intestinal, e hemorróideas, antes da infecção urinária, ainda tem vestígios de dor ao eliminar fezes.

  • Claudia

    Existe possibilidade de um nódulo na cervical de 3,2 cm, hipoecóico, com
    contornos regulares e pouca vascularização ser um linfoma?

  • Breno Viana Ortiz

    Há mais de um mês ao tomar banho senti um caroco no pescoço que estava inchado e muito dolorido. Quando passou dois dias o inchaço passou e a dor também mas o caroço não diminuiu completamente.
    O caroço continuou e não tem dor, aparentemente não cresceu nem diminuiu.
    Procurei um médico com medo de ser um LINFOMA mas ele só me disse “parece que não não é linfoadenopatia, parece ser muscular” mas ficou só nisso.

    Tomo captopril e li que isso pode causar nodulos no pescoco… Preciso ainda ficar muito preocupado??

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É difusa. Mas atenção que este não é um sintoma que ocorra com frequência. 99% das coceiras têm outra causa que não um linfoma.

  • Rafaela

    Olá, doutor. Como é a coceira característica do linfoma? Grata!

  • Anônima

    Bom dia Dr. fui ao médico pq tinha um caroço na virilha e lá descobri que os mesmos apareciam no maxilar e em uma das axilas. O médico pediu exames de sangue completos mas todos foram normais. Estou com um gânglio aumentado atrás da orelha e   sem infecção aparente. Posso estar com o ouvido inflamado mesmo sem sentir dores?. O que pode ser isso, tomei antiinflamatório durante 3 dias recomendado pelo médico e ele continua no mesmo lugar. As vezes dói, outras não.O da virilha nunca doeu.E os outros não sinto, apenas o médico detectou.

  • Anonymous

    Bom dia Dr.,
    Tenho dúvidas quanto ao aparecimento de caroços pelo corpo.Fui ao médico pq estava com “ínguas” na virilha e lá descobri que tinha no maxilar e axila. O médico pediu exames de sangue completos, VHS,VDL etc. Tudo normal porém, apreceu um caroço atrás da orelha e sem infecção aparente. Será que posso ter infecção no ouvido mesmo sem sentir dor nele? O que pode vir a ser isso?Alguma doença grave?

  • Anacalixto17

    doutor tomei uns compridos para melhor os carroço mais eles valtaram.

  • Augustaareias

    tenho nodulos hipodensos infracentimetricos no baço visto numa eco, vou agora fazer tac.
    o que poderá ser?

  • Daiane Maus Will

    gostaria de parabeniza-lo pelo site é muinto esclarecedor  a pouco tempo descobri que estou com linfoma de hodkin e nao sabia bem serto o que é o sistema linfatico mais depois de ver o site  entendi melhor a doença parabens 

  • Débora

    è possível uma pessoa com sinusite ou com dentes Carriados tenham o aumento do ganglio linfatico mesmo não tendo sintomas aparentes de uma infecção? 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, é possível.

  • Henrique C

    Boa tarde Dr. Pedro. Gostaria, em primeiro lugar, de me escusar pelo comentário feito como anônimo; confesso que não atentei para isso. 
    Ao caso:  Tenho 3 linfonodos; 2 muito pequenos e outro um pouco maior (não sei o tamanho exato, mas não deve ter mais de 2cm), mas todos são móveis e fibroelásticos na região esquerda do pescoço. Já fui a diversos médicos, inclusive um hematologista. Exames de sangue sempre ok. O hemograma está normal. Citomegalovirus  IGG 361UI/ml, Epstein Barr virus IGG 125 AU/ml, Toxoplasmose 24,3 UI/ml (os 3 com valores superiores ao permitido, mas não reagentes por aquele métido IGM). Em 23/2/2012 LDL 189/UL; VHS 1ª hora 3mm e 2ª h 7mm; Proteina C reativa quantitativa >2. 

    Nenhum dos médicos que fui, inclusive o hematologista, querem fazer biópsia. O hematologista disse que com esses exames de sangue pode ser descartado o diagnóstico de linfoma. O primeiro nódulo, quase imperceptível, tenho fazem muitos anos e os dois últimos (inclusive o maior) faz praticamente 1 ano. A dúvida é: será que não é prudente biopsiar ou posso ficar tranquilo com os resultados laboratoriais? Tenho medo de algo passar despercebido e de ter algo. Estou super tenso.Obrigado, Henrique. 

  • Anonimo

    Boa tarde Dr. Pedro. Tenho 3 linfonodos; 2 muito pequenos e outro um pouco maior (não sei o tamanho exato, mas não deve ter mais de 2cm), mas todos são móveis e fibroelásticos na região esquerda do pescoço. Já fui a diversos médicos, inclusive um hematologista. Exames de sangue sempre ok. O hemograma está normal. Citomegalovirus  IGG 361UI/ml, Epstein Barr virus IGG 125 AU/ml, Toxoplasmose 24,3 UI/ml (os 3 com valores superiores ao permitido, mas não reagentes por aquele métido IGM). Em 23/2/2012 LDL 189/UL; VHS 1ª hora 3mm e 2ª h 7mm; Proteina C reativa quantitativa >2. Nenhum dos médicos que fui, inclusive o hematologista, querem fazer biópsia. O hematologista disse que com esses exames de sangue pode ser descartado o diagnóstico de linfoma. O primeiro nódulo tenho fazem muitos anos e os dois últimos (inclusive o maior) faz praticamente 1 ano. Será que não é prudente biopsiar ou posso ficar tranquilo com esses resultados laboratoriais? Tenho muito medo de ter algo e ando muito tenso. 

  • http://profile.yahoo.com/JDOL4EQ75ZBE5B4F2UUNNHNOBU Keith

    Tenho uma bolinha na nuca que nunca diminui, sei que ali é um linfonodo, pois quando tive uma forte dor de garganta o tamanho dela duplicou, convivo com essa bolinha bem pequena há uns 4 anos, no entanto tenho febre leve de manha cedo, cansaço, muito sono e sudorese noturna na nuca e nas costas, mesmo usando lençol. Alem disso, tenho feridas pequenas que nunca se cicatrizam, já que tenho coceira no torax e nas pernas, dores de cabeça frequente com enjoo e tontura, pressão baixa com frequencia, é possível ser Linfoma?

  • ANGELITA AMARAL

    eu ja tinha um cisto no pescoço a 4 anos e agora começou a doer todo o pescoço e parece que tem mais bolinhas nenhum remedio para dor NAO ADIANTA É LIMFOMA?

  • Thati

    tenho uma ingua atras da orelha esquerda, e no pescoço e atras do pescoço sinto dor como se minha cabeça fosse pesada , tenho que encostar minha cabeça na parede as vezes e relaxar…não é a primeira vez , em outra vezes tinha na cabeça tambem fui ao médico mas não adintou muita coisa , só que agora voltou e estou preocupada,me ajude

  • Flavia

    Doutor, meu hemograma deu lá nos linfocitos 12 900 o max é 10 000 . Tive uma leve dor de garganta leve, tive febre só uma vez, muito baixa e a medica de urgencia disse que eu estou com infecção na garganta, tenho dores no pescoço, costas e braços, ultimamente estou com dores de cabeça de leve também, mas estou aparentemente bem, li na internet que o aumento deve ter sido por conta da infecção e não saiu nenhum caroço nem no pescoço, cabeça e nada. Posso estar com linfoma. O que posso fazer para que os linfocitos baixem ? Devo me preocupar ?

  • Elizama

    Olá, apareceu duas bolinhas no me u pescoço e uma atras da orelha, todos pequenos.
    Fui em 2 medicos e me pediram uma ultrasom e não deu nada serio, fiz tbm um hemograma por conta propria e tambem deu normal, mais os carocinhos não sumiram ainda.
    Dr. posso estar com algo mais serio depois de ter feito esses doois exames e nada de errado apareceu, o que o senhor acha?

  • Simara Souza

    Um amigo fez cirurgia coronariana ha seis meses e se recuperou muito bem. Agora apareceu um linfoma na mandibula direita. 
    É possivel que esse linfoma ja existisse ha seis meses atras quando fez a cirurgia? 
    Nos exames pre cirurgicos e pos cirurgicos, se dectariam alguma discrepância? 
    Seria oportuna uma tomografia ANTES da cirurgia de remoção do linfoma da mandibula?

  • Fernanda

    Dr. Pedro,
    já mandei alguns comentários, mas nunca tive respostas. Há algum tempo, cerca de três meses, fiz um hemograma de rotina que deu linfocitose leve (3.500). Fiz outros exames de sangue, de 15 em 15 dias, e os linfócitos ficaram entre 4.000 e 3.300. O hematologista me solicitou uma imunofenotipagem, que não acusou a presença de nenhuma doença linfoproliferativa. Nesse meio tempo, em função do stress, tive uma grande afta na boca, que permaneceu por cerca de uma semana e gerou dois gânglios que não sumiram mais, mesmo tendo se passado três meses. Fiz US de pescoço e TC de pescoço, abdome e torax. Acusou apenas gânglios aumentados no pescoço, sendo que o maior tem 2cm. Levei esses exames a três hematologistas e dois cirurgiões de cabeça e pescoço. Todos eles falaram que meus gânglios não tinham nenhuma característica negativa e que era para eu parar de esperar que eles sumissem, porque talvez isso nem mesmo ocorresse. Nenhum deles pediu biópsia e quando eu solicitei que a mesma fosse feita, todos tiveram o mesmo posicionamento: disseram que eram médicos éticos e que não poderiam pedir um procedimento tão invasivo quanto uma biópsia para um caso que não tinha indícios que levassem a necessidade do exame. Um dos médicos de cabeça e pescoço, que é chefe do setor em um grande hospital aqui de Porto Alegre, me deu inclusive um laudo, dizendo que naquela data o exame havia sido realizado e o pescoço estava “essencialmente normal”, nas palavras dele. Ainda assim não consegui ficar tranquila e um dos médicos me encaminhou ao psiquiatra, com o qual estou fazendo um tratamento para depressão e ansiedade, com 75mg de venlafaxina e 3 comprimidos de rivotril 0,5mg por dia. Me sinto um pouco mais tranquila e tenho conseguido dar seguimento a minha vida, mas ao mesmo tempo, não sai da minha cabeça a possibilidade de que algum deles tenha deixado passar um dado determinante. O medo tem me consumido. O que o senhor me sugere?

  • Marco

    Maria, bom dia.

    Passei por aqui e vi esse forum…eu tive os mesmos sintomas, porém apresentando sudorese noturna.Quadro bem favoravel para linfoma.Fiz a biopsia de linfonodo e achei toxoplasmose como resultado final.
    Vai uma dica para lhe ajudar.

  • joina

    minha filha esta com um caroço na cabeça redondo e pequeno so q estar aumentando e nao sei o q fazer,estou começando a pagar um plano de saude pra ela e nao posso fazer uso dele agora,os medicos do sus dizem q nao e nada mais ela cosça e o caroço aumenta devagar ela tem 1 ano e 8 meses.você pode me ajudar o me sugerir o q possa ser? obrigada.

  • Mariaangelicasouzacosta

    meu sobrinho esta com nodulos no pescoco nas axilasna verilia. ainda nao confirmado medico suspeita de linfomas. disse que pode ser varias coisas, como toberculose. teve febre. emagreceu. estamos preocupados demais.

  • Convidado

    Boa tarde Dr.

    Hoje, meu filho está com 1 ano e 2 meses e aproximadamente a 2 meses atrás (30/1/2012) tomou a vacina tetraviral (varicela, rubéola, caxumba e sarampo). Sete dias após a aplicação surgiu um nódulo atrás da orelha esquerda ( eu acho que é o glânglio retroauricular ou occipital) que hoje está com aproximadamente 1 cm, aparentemente ele não cresce, é indolor,liso, com a forma circular/elíptica e se for pressionado ele movimenta. Meu filho se alimenta bem, brinca, está sempre sorridente, não está perdendo peso, e não tem febre. Estou um pouco preocupado pois já se passaram dois meses e ainda não regrediu. O que poderia ser isso?

    Desde já agradeço, 

  • Costa

    Ola Dr. Tenho um linfonodo submandibular aumentado ha anos, contudo sempre em infecções ele reagia ficando maior e indolor, de alguns tempos cerca de 1 ano, apesar de algumas infecções de “garganta” ele não fica mais dolorido e nem se altera, mas sim os vizinhos, e ao cessar a infecção se normalizam. Enfim creio q quando ele reagia se tratava de celulas comuns ao meu sistema imune, mas agora q nao reage pode ter ocorrido uma não diferenciação celular no mesmo caracterizando um linfoma? Fiz um hemograma a cerca de um ano, tudo normal. Agradeço desde já pela atenção.

  • maria

    Dr. Tenho um caroço embaixo da orelha desde que nasci era indolor, porém ultimamente sinto um pouco de dor ou desconforto quando bocejo ou quando mastigo o que pode ser isso?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pouco provável.

  • Contato

    Dr., É possível estar com linfoma ou leucemia com início de suspeita há 1 ano, e estar com hemograma e VHS normais até agora?

  • Contato

    Dr., É possível estar com linfoma ou leucemia com início de suspeita há 1 ano, e estar com hemograma e VHS normais até agora?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pouco provável.

  • Kvolpi55

    Dr,

    Tenho uma dúvida. O que é uma cadeia de linfonodos contínua? Li em algum lugar que , por exemplo, é de relevancia para um diagnostico que o problema apresente duas ou mais cadeias de linfonodos diferentes e contiuas – quando há aumento dos mesmo. Seria, por exemplo, considerar um linfonodo no pescoço, outro na virilha e outro no joelho, ambos do lado esquerdo ou direito do corpo? Isso seria uma cadeia diferente e contínua? Obrigada desde já.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, uma cadeia continua são linfonodos próximos, que vc consegue traçar uma linha entre eles. Pescoço, virilha e joelhos não são contínuos, pertecem a cadeias diferentes.

      • Kvolpi55

        Obrigada pelo esclarecimento, Dr.

  • Renata

    Dra… o que o VHS tem haver com linfoma. Um VHS de 26mm com hemograma todo normal pode indicar algo?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      No linfoma o VHS costuma estar alto. O valor de 26 não é alto.

  • FaBrIicio Lopes

    Bom dia doutor eu estava com uma dor no joelho que me troxe um caroço na virilha, a minha perna ja esta boa mas o caroço não desapece, as vezes o joelho doi um pouco, mas a ingua é indolor e não muito cheia mas é largo. tenho infeções nos dentes minhas gengivas não param de sangrar o que poder ? me ajuda porfavor ja fiz exame de sangue veio super normal mas a hemoragia no dente não para por nada onde extrai o dente’

  • Thaís

    Dr. Pedro, quais são as características do gânglio que se caracteriza como linfoma? Meu marido está há um mês com um gânglio gelatinoso e “meio solto” na axila e não há qualquer infecção aparente. Já fez todos os exames de sangue (VHS um pouco alterado, apenas) e us de abdomen total e tireoide normais. Como são as características desse gânglio que signifique linfoma? Se os exames de sangue e os us mencionados derem normais, ainda assim é preciso uma investigação mais profunda ou se fosse linfoma algum deles daria alterado? Obrigada. Thaís

  • Rafaelhcastro

    Dr. Pedro. Boa noite.
    É possível o aumento sem explicação de linfonodos e não ser linfoma? Eu tenho 2 muito pequenos no lado esquerdo do pescoço e outro não tão próximo, mas do mesmo lado, um pouco maior. Todos são fibroelásticos (acho que é isso); móveis. Um deles eu tenho há anos e o outros dois, inclusive o maior, faz 1 ano mais ou menos. Eu já fui em 2 cirurgiões de cabeça e pescoço, me consulto a cada 4 meses com hematologista e fui ao infecto também. Os exames de sangue estão todos normais (VHS e os demais que o hematologista pediu) e nenhum dos médicos sugeriu biópsia. Não tenho febre, perda de peso, nem nada. É possível que os linfonodos fiquem aumentados o resto da vida, como se fosse uma cicatriz? Amanhã tenho consulta no hematologista, mas desde já agradeço a atenção. 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É comum alguns linfonodos permanecerem aumentados durante anos após quadros infecciosos. É mesmo como se fosse uma cicatriz.

  • marcela

    Bom dia Dr. Pedro, meu nome é Marcela tenho 27 anos, tenho um nódulo no seio, no qual já fiz exames como mamografia e ultrassonografia, e foi relatado que é benigno. No ano passado começou a me dar coceiras no rosto (maxilar entre a orelha e o pescoço) e fez feridas, mas com o passar dos dias  ela foi secando e escamando, e logo em seguida apareceu um nódulo no meu pescoço (visível quando eu movimentava o pescoço), mas logo ele foi diminuindo, foi ao médico e ele disse que era íngua, mas eu não havia estado doente pra me causar ínguas, mesmo por que nunca tive ínguas, mas tudo bem, fiquei tranquila, mas as vezes passo  dedo no meu pescoço e sinto o carocinho…a 1 mês essa coceira voltou o mesmo tipo de ferida que quando seca escama, começou na axila, então veio pro rosto, tive também no cotovelo e na coxa, as mesmas feridas, tomei anti-inflamatório e passei pomada…até que resolveu por um tempo, só que estou com coceiras nas axilas que estão me incomodando bastante, minhas axilas estão com carocinhos doloridos e o nervo da axila também está bem dolorida.
    Gostaria de saber, o que pode ser, sei que é difícil você dizer sem fazer um exame, mas gostaria que você me desse um caminho.
    Obs: tenho muitos parentes que tiveram cancêr, como, 2 irmãs, 2 tios, 1 tia e avô

    Att.Marcela 

  • A.L

    Olá doutos, me chamo A.L (prefiro nao revelar), ha 1 mes e alguns dias estou com um caroço no pescoço, fui ao medico imaginando que fosse ”cachumba”, a medica já descartou a minha hipótese, fiz tomografia e deu um resultado óbvio (linfodomegalia, inchaço no lado direito do pescoço).. o estranho é que ele dói, no começo doia mais ainda, agora esta doendo menos, mais ele esta crescendo, ja passei com 14 médicos (3 deles, cabeça & pescoço) e NENHUM DELES sabem oque eu tenho, me colocaram em uma lista de casos novos, ja fiz 3 hemogramas, não ha nada alterado, só um pouco de anemia.. a tomografia como falei, e ultrasson.. OBS: minha tiróide está normal. Não tive suor a noite, nem febre.. só falta de apetite, e assim um pouco de perca de peso. Por favor, me de uma resposta, a sua opinião.. não aguento mais este caroço crescendo no meu pescoço, e 14 médicos s/ nenhuma noção do que eu tenho. OBS: os meus dentes estão normais, acredito que para uma infecção no corpo, eu teria que ter outro sinal, e apenas esse caroço no pescoço foi oque apareceu; Estou aguardando o SUS para fazer a Biopsia, tenho 18. AGuardo a sua opinião, Obrigado fiquem com Deus! 

  • Antunesolza

    oi doutor meu nome é lucas silva tenho 18 anos e a uns 2 meses percebi no meu rosto um caroço tipo um cisto ao lado do meu nariz nos seios do rosto estou preocupado pode ser linfoma ou alguma coisa grave estou muito preocupado!

  • Antunesolza

    oi doutor meu nome é lucas silva tenho 18 anos e a uns 2 meses percebi no meu rosto um caroço tipo um cisto ao lado do meu nariz nos seios do rosto estou preocupado pode ser linfoma ou alguma coisa grave estou muito preocupado!

  • Lucas-jatai

    Olá Doutor, tenho 18 anos e estou com um caroço na virilha. Esse caroço nao da pra ver aparentemente, apenas com o toque.. se apertar ou triscar em algumas partes dói, é uma dor parecida como se puxasse meus cabelos da perna… parece estar um pouco inchado em volta, mais pouca coisa.. e tambem estou com um caroço no biceps bem pequeno.. indolor. o que pode ser ?

  • Rayane Louise

    Doutoe, estou com tres caroços no meu pescoço, imoveis. Ea noite, quando vou dormir, sinto dores muito intensas bem abaixo do pulmão direito, parece que algo lateja quando respiro. mas não é com frequencia. Tenho 19 anos, tbm tenho tido pouca fome. Minha médica pediu para fazer exame ultrasson no pescoço, só que não ficou pronto quando fui buscar e nem fui ver. Se eu tivesse algo grave ela me ligaria ou não faz parte da ética dos médicos?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Cabe ao paciente ir buscar o exame. O radiologista não pode ficar ligando para todo paciente que não aparece para levantar os resultados.

  • Carol_stew

    Dr Pedro, sinto uma dor fina no lado esquerdo do pescoço, na parte de cima sabe e sinto que está inchado, as vezes passo dias sem sentir essas dores outras vezes dói frequentemente, e outras dói em intervalos d tempo. O que poderia ser isso? 

  • Marly

    Como vai doutor? Meu pai tem 83 anos, apareceram nódulos na virilha, com dores e foi feita uma cirurgia p/ retirada dos mesmos e encaminhado p/ biopsia a qual detectou: linfoma folicular de pequenas células (grau 1) revelando imunofenótipo B (CD20+) e índice de proliferação celular de 10%. O médico dele optou por fazer acompanhamento de 3 em 3 meses, devido à idade, por ser indolente, ou seja, de crescimento lento, e como verifiquei sua explicação acima, o médico dele está seguindo o protocolo de costume nesses casos. Outra coisa, foi feita colheta de fragmento da medula óssea e não detectou células anormais, além de outros exames como de sangue, raio x, tomografia, ressonância estarem todos bons, sem detecção de anomalias. Porém, tenho algumas dúvidas referentes aos sintomas que meu pai tem apresentado como febres, perda de apetite, emagrecendo a cada dia, tonturas. Uma pessoa que está com o sistema imunológico comprometido, apresentando tais sintomas, o que poderia ser feito p/ combater esses sintomas e além disso, qual a melhor maneira de fortalecer a imunidade do meu pai. Pois, mesmo sendo um linfoma indolente, uma pessoa idosa com tais sintomas, fica cada vez mais fraca e a sua saúde no geral, comprometida. Por gentileza, quais procedimentos meu pai poderá lançar mão p/ tentar reverter esse quadro de sintomas? Desde já, agradeço a sua atenção. Marly

  • Paula

    Obrigada Doutor, e parabéns pelo trabalho informativo e instrutivo neste espaço.

  • Antunesolza

    dr pedro apareceu um nódulo ou um cisto no meu rosto perto dos seios nasais pode ser linfoma? eu tenho um nódulo no pescoço ah 3 anos nunca saiu é normal ?

  • Paula

    Olá Dr. Pedro! Gostaria de saber se dores nas costas (principalmente tórax), diarréia e tosse seca há mais de um mês, com hemograma normal, podem ser indicativos de linfoma. Nos últimos dias tenho tido dor de garganta também. Tenho 19 anos. Não quero diagnóstico nem nada, hehehe, mas é que o médico do posto que vinha me atendendo simplesmente me dispensou (!) e me falou que meu problema é de fundo emocional, o que eu achei um pouco precipitado visto que não me pediu exames mais detalhados.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      São sintomas muito inespecíficos. Pode ser um monte coisas, mas também pode não ser nada especial.

  • lucas silva

    oi boa noite doutor eu tenho um caroço no pescoço ah muito tempo e nunca saiu porque será que é normal ah um mês apareceu também um cisto no meu rosto perto do nariz só apalpando para sentir pode ser alguma coisa grave? estou preocupado demais?

  • sandra gomes

    oi estou com um caroço no braco esquerdo pode ser linfoma tem ums dia sque vie

  • juliana

    dr° a minha irma fez uma ultra sonografia no ante braço que deu semelhança com linfoma, isso significa que ela pode está com a doença. 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o relatório da ultrassonografia diz isso, sim. É preciso investigar para confirmar ou não esta informação.

  • Ione sabadini

    foi a melhor explicação q li sobre o linfoma, algo tão complexo explicado de uma foma fácil entendimento. Meu irmão d 44anos foi diagnosticado com linfoma na medula tm 1 semana .

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @cricri
    Possível é, mas não é comum.

  • cricri

    dr….eh possivel linfoma com exame ldh normal??? e tbm b2microglobulina normal???

    obrigado!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Vanessa G Costa
    Qualquer linfonodo aumentado sem causa aparente deve ser investigado. Existem várias doenças infecciosas que podem causar aumento dos gânglios, entre elas mononucleose, tuberculose, toxoplasmose, CMV etc..
    O modo como esse aumento dos linfonodos será investigado depende dos dados clínicos do paciente. O melhor exame é a biópsia, os outros não fecham diagnóstico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Caio Mecer
    Baseado em um quadro apenas de coceira, existem dezenas de diagnósticos diferenciais para se pensar antes do linfoma. Se você tivesse febre, emagrecimento, gânglios aumentados ou outros sintomas de linfoma, a coisa mudaria de figura.

  • Vanessa G Costa

    Bom dia Dr. Pedro!
    Desculpa pelo texto enviado antes, mas eu não sabia quanto as regras, estou reenviando o texto tirando o quadro clínico em particular, e vou tentar falar mais no geral.
    Antes de mais nada queria parabenizá-lo pelo texto, que além de atualizado é de fácil leitura e entendimento.
    Quando os linfonodos (região do pescoço e axila)incham sem nenhum motivo aparente ou mais comum como inflamação, e que além de indolores não provocam nenhuma mudança de estado físico na pessoa pode significar linfoma ou há outras causas possíveis, como doenças infecciosas(por ex)?
    -Quais são as doenças infecciosas que tem como característica esses sintomas?Todas elas são detectadas através de exame de sangue?
    -Outros exames como ressonância ou ultrassonografia são necessários para detectar alguma outra possibilidade? Eles são em conjunto com o de sangue ou após descartada todas as doenças infecciosas?
    -Se os resultados forem negativos é feito biópsia, ou há ainda algum exame intermediário?
    Desculpa pelo longo texto e as várias perguntas, mas são dúvidas que não consigo achar resposta na net, e nem o clínico e talvez nem o infecto consigam me esclarecer.
    Agradeço desde já a atenção e fico no aguardo da resposta!
    Vanessa

  • Caio Mecer

    Dr. estou com umas coceiras pelo corpo todo a alguns dias, não é uma coceira muito intensa, mas incomoda. Na verdade, comecei a ter essas coceiras depois de ver um médico falando da doença do ator Reinaldo Gianecchini, e falando de alguns sintomas, como linfonodos, febre, suor noturno, perda de peso e coceira. Desses sintomas não apresento nenhum a não ser a coceira e, inclusive, fui em médico semana passada e fiz exames de rotina, hemograma, fezes e urina e deram todos normais, me pesei também, e engordei 2 quilos da última vez que havia me pesado a 2 meses. Então pergunto, posso estar com linfoma, pois a coceira é no corpo todo e não tem motivos aparentes, ou será que é só coisa da minha mente??? Por favor, estou muito nevoso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Candice
    Inicie com um clínico geral.

  • Candice

    Parabêns pelo blog, estava com dúvidas sobre inguas e aqui percebi que o melhor a fazer é procurar uma orientação médica. Gostaria de saber qual a especialidade que devo procurar??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Carlos
    Hemograma pode ser normal, mas VHS de 2mm é pouco provável em caso de linfoma.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @joy
    Comece pelo clínico

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Maria
    Não, há exames que sugerem algo de errado, mas nenhum deles identifica um linfoma. O diagnóstico de qualquer câncer é feito somente pela biópsia.

  • Carlos

    Prezado Dr.

    É possível estar com linfoma e com VHS 2mm e Hemograma normal?

    Obrigado

  • joy

    Olá Dr,
    Há alguns meses reparei que algo me incomoda no pescoço. Não sinto dor pra engolir apenas uma sensação chata de que alguma “bolinha” esta lá.
    Tenho a impressão que as vezes meu pescoço esta inchado. Não sei qual especialista procurar. Endocrino, Otorrinolaringo, Oncologista, Clinico geral ??

  • Anonymous

    É possivel identificar a possivel presença de um linfoma só de observar substancias presentes no sangue? Caso haja um, quais as substâncias cuja quantidade se altera?
    Maria

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Amanda
    Linfonodo reacional geralmente é linfonodo que cresce devido a um quadro infeccioso ou inflamatório.

  • Amanda

    olá Dr.,

    Achei o texto muito bem escrito em uma linguagem bem acessivel.

    Tenho uma dúvida, linfonodos reacionais também podem ser indicaçao de cancer?

    Minha mae é idosa e já teve um cancer de tireóide. Hoje, quase 10 anos após a operação e tratamento (radio) apareceu no exame “linfonodo reacional em regiao cervical”. Isso pode ser indicaçao de que o cancer voltou?

  • Wellington Pinho – Coronel Fabriciano/MG – Brasil

    Dr Pedro,

    Que a sabedoria MAIOR continue a iluminar a sua vida!
    Obrigado pela sua contribuição tão eficiente e paciente.

    Muita Saúde e Realizações!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @nanatantan
    Apenas a biópsia é capaz de definir o tipo histológico de uma câncer.

  • nanatantan

    como posso diferenciar linfoma de linfosarcoma?
    tenho um linfonodomegalia de 6X7cm, dolorose, em axila, está pinçando tendões, o que provoca dores muito grandes.
    exames ressonancia para diferenciar nódulo, descrito como linfonodo, hemograma normal, mamografia e ultrassom de mamas sem alterações e agor apunção por agulha fina sugestiva de neoplasia maligna

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @lucillene
    Se ainda o “caroço” ainda não sumiu, procure um clínico geral.

  • lucillene

    Boa tarde Dr! tem uma semana que percebi um pequeno caroço atras da minha orelha, acredito que menos de um centimetro. Quando eu pego doi um pouco. Eu nunca tinha percebibo antes… gostaria de saber qual especialista procurar e ter uma ideia do que poderia ser.

    desde ja agradeço!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Adilson,
    moro fora do Brasil já há algum tempo. Não conheço ninguém de Campinas. Mas procure alguém da Unicamp que com certeza você estará bem servido.

  • Anonymous

    Caro Dr. Pedro
    Parabens pela bela iniciativa.
    Estamos com um caso diagnosticado na familia.
    A biopsia sugere linfoma, e estamos aguardando resultados do tipo e a gravidade.
    Somos da Cidade de Campinas e sou eng. Clinico, portanto conheço alguns bons profissionais, mas nehum hematologista.
    Seria muita gentileza indicar-nos algum de seu convivio profissional?
    Antecipadamente somos imensamente gratos.
    Adilson

  • Anonymous

    Boa noite , Dr. Pedro

    Estou para parabenliza-lo pelo espaço . Achei interessante e achei vc aqui pesquisando linfoma .
    Estou pesquisando , porque parece ter um caso na familia , ao menos uma investigação está sendo feita , na qual todos os resultados darem negativos . Segundo informações , do seu blog não grandes evidencias .
    Sou estudante do 3 semestre de Fisioterapia e pra mim foi muito útil visitar seu blog.

    Abs.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Roberto,
    Acho que vale a pena começar pelo dermatologista

  • Roberto Fernandes

    Dr. Pedro,

    há alguns anos, 3 anos, tenho uns 2 caroços duros em cada antebraço, sendo 3 pequenos próximos ao cotovelo e um maior, com uns 2 cm de diâmetro (único visualmente perceptível), a uma distancia de 5 cm do cotovelo, finalmente criei a coragem de marcar médico pra avaliá-los, pois eles nunca me incomodaram, não doem, e nunca senti nenhum sintoma diferente após seu aparecimento, mas estou receoso que possa ser algo muito sério e já perdi tempo demais sem ter um diagnóstico. Então queria uma opinião do senhor e uma recomendação de que tipo de médico, especialidade, devo procurar inicialmente.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Sim se o médico for bom, não se ele não for tão bom assim. Na dúvida procure um hematologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mary,
    o PCR é um exame inespecífico que indica atividade inflamatória. Se esta é a única pista, à princípio vc deve começar com um clínico geral

  • http://www.ondejudasperdeuasnikeair.blogspot.com/ Ana Paula

    Olá, Dr. Pedro!

    Tenho um gânglio aumentado na garganta (do lado direito) há cerca de 6anos. Nunca que me deu problemas. Há cerca de 4 meses, após uma gripe, notei outro gânglio aumentado proximo da amigdala direita. Ainda não despareceu. Na mesma altura, também reparei em duas inguas na virilha (na esquerda e na direita, quase na mesma posição) que também não desapareceram.

    Consultei com o meu médico, que me tinha pedido análises completas (A`s coisas normais, desde hemograma aos valores da tiroide)e mostrei-lhe os gânglios. O médico disse para não me preocupar.

    Dr. Pedro, um exame físico e umas análises serão o suficiente para despistar algo mais grave, mesmo por um médico com bastante experiência?

    Obrigada pela atenção.

    Ana Paula
    Portugal

  • http://marycrezende.blogspot.com/ Mary

    Dr. Me oriente por favor.Meu exame de PCR vem dando alterado há mais de um ano e vem aumentando, hoje está em 26 .Que tipo de especialista devo procurar, estou desesperada.
    Grata,
    Mary

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marina,
    Não tenho experiência com o imiquimod uma vez que este remédio é de uso dermatológico. Porém, fiz uma rápida pesquisa sobre seus efeitos colaterias e não encontrei descrições sobre essas suas queixas. De qualquer maneira, é importante comunicar o seu médico sobre os seus sintomas.

  • Marina

    Olá.
    Entro em contato com o Sr. pois descobri um caroço no meu pescoço de tamanho grande (acho q uns 3cm + ou -). Não consigo para de apalpá-lo e parece que cada vez ele fica maior. Estou fazendo um tratamento a base de imiquimod para HPV e gostaria de saber se esse medicamento poderia causar ese aumento nos gânglios em função de ser um imunoestimulador.
    Também estou com candidiase (pode ter relação também?).
    Fico no aguardo de seu retorno.
    Grata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Washington,
    Com ceteza vc já teria falecido. Ninguém tem linfoma por mais de 20 anos sem tratamento.

  • washington james

    Bom dia Doutores.
    Meu nome é Washington tenho 32 anos e venho pedir uma opinião.
    Quando era criança tive problesmas de garganta amidalites e pneumonias seguidas de inguas doloridas nas axilias. Quando tinha 9 anos percebi 3 coroçinhos no lado direito do pescoço e 4 do lado esquerdo e um na virilha. Minha mãe me levou ao pediatra e ele pediu uns exames de sangue afirmou que não era nada só glanglios linfáticos que se não almentassem de tamanho não teria problema.até hoje não almentaram de tamanho só doem quando tenho dores de garganta. doutor se fosse alguma coisa maligna eu ja poderia ter morrido? obrigado e parabens pelo blog. um abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Adri,
    não precisa se preocupar, enquanto vc tiver um sistema imune competente, o vírus não te fará mal algum.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ueverson,
    linfadenite reacional não é nada de mais. Além disso, dificilmente um câncer notado em 2007 já não teria sido diagnosticado ao final de 2009.

    Mas se vc ainda tem dúvida, procure um hematologista.

  • adri

    gostaria de saber o seguinte, qdo estava gravida tive o citomegalovirus reagente, na epoca soube q so era perigoso para meu filho e nao para mim, no entanto tenho lido e ouvido falar algumas pessoas perguntando a respeito, entao fiquei em duvida de esse virus pode ser prejudicial pra mim, graças a Deus meu filho nasceu saudavel. Grata

  • Ueverson

    Olá Dr. Pedro, tenho a seguinte situação. Bem no ano de 2007, eu notei que estava com um caroço aumentado do lado esquerdo do pescoço então tomei a iniciativa e foi a um clínico geral, então ele pediu que eu realizasse um ultrasom, ao fazer o ultrassom o exame apresentou os seguintes dados: que era um nodulo hipoecoico, de contornos regulares, medindo 1,34m. Exame sugestivo de linfoadenite reacional. Então ao levar para o médico ele disse que apenas para mim esperar e tomar um antiflamatorio- e assim fiz o caroço não desapareceu e depois o que aconteceu e eu procurar um otorrino e ele ficou me acompanhando, dizendo que eu tinha que fazer um acompanhamento de um ano, mas só que depois tive que para sp e ao chegar aqui no ano em agosto fui ao medico de cabeça-pescoço e o medico analisou e disse que era para ficar tranquilo, só se ele aumentasse era para eu voltar lá, então não me preocupei mais e não mais exames, quando foi nesse ano comecei a sentir muita canseira no corpo, muito sono, e muita fraqueza no corpo e o caroço fica doendo sempre. Por isso gostaria de saber quais seriam os caminhos que deveria tomar?. Obrigado pela atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Shirlei,
    ela precisa ser vista por uma hematologista, que é o especialista em linfoma epode te dar todas as informações que vc deseja.

  • http://www.blogger.com/profile/06957390376436798340 Amor &terno

    Bom dia…
    Minha filha tem 5 anos esta com suspeita de ter desenvolvido o linfoma de hodgkin? estou muito preucupada queria uma orientação..

    Shirlei Gimenis
    Porto Alegre/rs

  • http://www.blogger.com/profile/06957390376436798340 Amor &terno

    Bom dia…
    Minha filha tem 5 anos esta com suspeita de ter desenvolvido o linfoma de hodgkin? estou muito preucupada queria uma orientação..

    Shirlei Gimenis
    Porto Alegre/rs

  • Amor &terno

    Bom dia…
    Minha filha tem 5 anos esta com suspeita de ter desenvolvido o linfoma de hodgkin? estou muito preucupada queria uma orientação..

    Shirlei Gimenis
    Porto Alegre/rs

  • Amor &terno

    Bom dia…
    Minha filha tem 5 anos esta com suspeita de ter desenvolvido o linfoma de hodgkin? estou muito preucupada queria uma orientação..

    Shirlei Gimenis
    Porto Alegre/rs

  • Amor &terno

    Bom dia…
    Minha filha tem 5 anos esta com suspeita de ter desenvolvido o linfoma de hodgkin? estou muito preucupada queria uma orientação..

    Shirlei Gimenis
    Porto Alegre/rs

  • http://www.blogger.com/profile/06957390376436798340 Amor &terno

    Bom dia…
    Minha filha tem 5 anos esta com suspeita de ter desenvolvido o linfoma de hodgkin? estou muito preucupada queria uma orientação..

    Shirlei Gimenis
    Porto Alegre/rs

  • Amor &terno

    Bom dia…
    Minha filha tem 5 anos esta com suspeita de ter desenvolvido o linfoma de hodgkin? estou muito preucupada queria uma orientação..

    Shirlei Gimenis
    Porto Alegre/rs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    Se houver algum tipo de inflação nesta area é perfeitamente possível o aumento dos ganglios submandibulares

  • patricia

    Dr. Pedro
    Tenho DTM e estes dias estou com muita dor. A DTM pode aumentar os ganglios do pescoço? Pois sei que ela mexe com todos os musculos da face e pescoço;
    Percebi que varias pessoas tem esta dúvida.
    Agradeço pela resposta
    Patricia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gustavo,
    existem vários diagnósticos diferencias para o linfoma. Alguns com sintomas muito parecidos.

  • gustavo

    Existem algo menos grave, porém com os mesmos sintômas do linfoma?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    um linfonodo normal não é palpável. Se vc consegue senti-lo é pq ele está aumentado por algum motivo.

  • patricia

    Dr. Pedro
    Qual o tamanho normal de um linfonodo? Tem algum que podemos sentir, mesmo não estando aumentado? Uma bolinha com cerca de 0,5 cm pode ser um linfonodo com linfoma?
    Grata
    Patricia

  • Lilian

    Dr. a 1ª biopsia sugeriu: arranhadura de gato ( foi descartado pelo infecto), a revisão sugeriu: tuberculose( um segundo infecto quer que seja feito nova coleta para biopsia, pois suspeita que o cirurgião possa ter pego um ganglio sadio. Como estou nesse processo a + ou – 9 meses, comecei hoje o tratamento de tuberculose, se não melhorar até dia 19/11 vão fazer outra biopsia. Não sei mais o que pensar e fazer. Ate mais.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lilian,
    De longe é dificil avaliar. O que eu posso dizer é que o LDH está muito baixo tanto para linfoma quanto tuberculose.
    E se a revisão do linfonodo foi negativo para câncer, isso é uma boa notícia.

    Agora, a bióspia deveria ter sugerido o diagnóstico. Descartou câncer, tudo bem. Mas indicou o que?

  • Lilian

    Dr.,saiu o resultado dos exames (mencionei no dia 20),LDH em 177 U/L,a revisão da biopsia negativo para cancer e a tomografia sugeriu: a-)metástase e CEC de via aerea digestivaalta.
    b-)tuberculose linfonodal.
    c-)linfoma não-hodgkin.
    o que o Dr. me sugere que eu faça?.quero estar preparada emocionalmente para o resultado.
    obs:foi encontrado mais linfonodos do lado direito e esquerdo do pescoço. obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jane,
    Provavelmente isso é uma particularidade anatômica sua. Vc tem mais linfonodos do que a maioria da população.

    Se eles estão com aspecto e tamanho normais, significa não há evidências de doença neles.

    De qualquer maneira a palavra final é do seu hematologista, que é o especialista no assunto.

  • Jane

    Olá Dr. Pedro!

    Por ter linfonodos aumentados em 3 cm na região inguinal, me foi solicitado uma
    tomografia que revelou: Linfonodos de tamanho e aspecto habitual aumentados em número em região de axilas e mediastino. O exame foi avaliado por um hematologista que confirmou que realmente existe uma quantidade maior de linfonodos que deveria ter. Se eles não se proliferam, como pode ter dado esse resultado?

    Aguardo resposta.

    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    Qualquer processo inflamatório na face pode levar a aumento dos linfonodos do pescoço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jane,

    Não entendi bem sua pergunta. Os linfonodos não se proliferam. Eles já existem. Eles não aumentam de número. O que pode acontencer é ficarem mais visiveis quando há alguma infecção ou neoplasia.

  • patricia

    Dr. Pedro, bom dia!
    A rinite alergica pode aumentar os ganglios do pescoço? E a sinusite?
    Grata

  • Jane

    Olá Dr Pedro!

    O que pode provocar o aumento dos números de linfonodos na região das axilas e mediastino, apesar do tamanho e aspecto habitual?

  • Lilian

    Dr. já fiz, hemograma,eletroferese,anti-dna,hepatite b e c,hiv, creatinina,fosfatase alcalina,pcr,tgo/ast,tgp/alt, uréia,fan,toxoplasmose,citomegalovirus,
    imunoglobulina,mononucleose, TODOS ESTÃO NORMAIS. o VHS deu 29mm ( está alterado?? tenho 34 anos). Estou aguardando resultado de LDH e tomografia e revisão de biopsia. obrigado pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lilian,
    Pouco provável ua biópsia falso negativo. Até pq se o ganglio já estava palpável, se fosse cancês já não seria tão precoce assim.

    Tem que se continuar a investigação e pensar em infecções e doenças auto-imunes.

  • Lilian

    Boa tarde,
    Dr. desde a terça de carnaval estou com um ganglio no pescoço, quando fez 30 dias foi feita biopsia que deu negativo para cancer.É possivel um falso negativo por ter sido feito biopsia prematuramente?? .Agora estoucom ganglios na axila, tive eritema nodoso por duas vezes, não tive febre. desde já agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Thiago,
    Linfonodo nunca é psicológico. Eles podem até não ter nenhum significado clínico, mas não surgem só pq vc está estressado. Vc precisa ser avaliado por um médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vanessa,
    A decisão de como será o tratamento vai depender muito do tipo de linfoma que vier na biópsia.

  • Anonymous

    Ola Dr.Pedro

    Dr. Estou com alguns linfonodos espalhados na região da virilha, eles são pequenos e indolores nunca tinha reparado neles, desde o momento que reparei neles sempre fico apalpando para verificar se dói mais não sinto dor.E eles estão no mesmo ângulo de ambos os lados da virilha, na onde tem de um lada tem do outro na mesma direção.
    Só da para perceber guando apalpados, não tem saliência fora da pele.
    Estou com muito medo, eu tive uma relação com uma garota e ela fez sexo oral em mim sem camisinha e não reparei se ela tinha ferimento na boca, desde o dia 18-09-09 estou morrendo de medo por te contraído o vírus do HIV encontrei estes linfondos, tive um pequeno resfriado, estou com diarréia e estou sem fome, será que é só psicológico ????
    Gostaria de saber se é normal ou eu deve ter alguma infeccioso?
    E também gostaria de saber se esse linfonodos podem ser psicológicos???
    Muito Obrigado Pela Atenção!!!!

    Thiago md

  • Vanessa

    Prezados doutores, meu irmão foi diagnostificado na última sexta. Entretanto, não temos confirmação de que tipo de linfoma. Aguardamos o resultado de uma biopsia de agulha, mas o scan pet confirmou que é linfoma. Assim, gostaria de saber se todos os linfomas são tratáveis? Mesmo no estágio IV, pois o baço, ganglios e os ossos foram atingidos, não sei especificar quais ossos. Ele tem 28 anos e sempre foi saudável. Obrigada

  • Vinicius

    Ok Doutor muito obrigado pelo esclarecimento. Vi que o senhor respondeu para o Maurício que linfonodos infartados podem não diminuir nunca mais.Parece que é o que aconteceu comigo. Já marquei o hematologista como o senhor sugeriu.
    Esses 3 ganglios que eu tenho no pescoço sao todos pequenos e imperceptíveis, só mesmo tocando pra saber. O que me preocupa é que não doem e não somem. O lado bom pelo menos eu acho, é que não crescem. o mais antigo é de 2006 e o que achei mais recentemente tem uns 30 dias.

  • Jane

    Dr. Pedro,

    Muito obrigada pela atenção e por tirar as minhas dúvidas. Parabéns pelo blog; pelo que pude ver tem ajudado muita gente com dúvidas como eu. Tenho 45 anos, trabalho na área da saúde e mesmo conhecendo um pouco algumas patologias, quando o problema bate na nossa porta, as dúvidas entopem a nossa cabeça.
    Imagino quem não conhece nada. A falta de informação é angustiante.

    Grande Abraço!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jane,
    Existir, existe. A b2 microglobulina baixa fala um pouco contra, mas não descarta de jeito nenhum.

    Mas vc já está sendo vista pelo especialisat certo. Pode ser um monte de coisas, não se desespere antes da hora.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafaela,
    Só examinando os linfonodos para se saber. O álcool não piora não, mas se vc o usa em excesso pode deixar a sua pele muito ressecada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Santtiago,
    Em geral o que mais incomoda é a dor, o cansaço e a falta de apetite. Mas os sintomas dependem de que órgõaos e sistemas estão acometidos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mauricio,
    É possivel que algum glânglio fique aumentado por mais tempo. Ele pode ter sofrido lesão permanente e ficado aumentado. É como uma cicatriz. Deve apenas ser acompanhado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vinicius,
    A história tá meio prolongada demais. Quase 4 anos desde o primeiro linfonodo. Não me parece não.

    mas de qualquer maneira acho que vc deveria ser visto por um hematologista

  • Jane

    Olá Dr. Pedro!
    À 2 meses descobri glânglios alterados na região inguinal direita e esquerda, que não doem, sendo que na primeira US o maior na direita media 2,4 cm e os maiores na esquerda 2,5 e 3,0 cm. 25 dias depois refis a US e houve aumento novamente.
    O da direita de 2,4 foi para 3,4 e o menor da esquerda (de 2,5) foi para 3,2 e o outro 3,3. Todos os exames de sangue deram normais inclusive o Beta 2. Existe a possibilidade de ser um linfoma mesmo com os exames de sangue estando normais?
    Passei pelo hematologista e ele me solicitou outra US para comparar antes de pedir a biópsia.
    Já tive endometriose, tenho tireoidite de hashimoto e a sorologia para mononucleose deu positiva (já tive a doença mas nem imagino quando).
    Obrigada.
    Aguardo resposta

  • Rafaela

    Olá Dr!!

    Por favor, gostaria que me esclarecesse uma dúvida: em 2005 descobri que tinha ínguas nos dois lados do rosto (nas bochechas)e, como minha mãe e minha avó tiveram câncer de mama, procurei um médico de cabeça e pescoço do Hospital do Câncer de SP, o qual disse que eram apenas ínguas que desapareceriam com o tempo. Gostaria de destacar que sempre tive muitas espinhas no rosto, desde os 10 anos, as quais melhoraram desde que comecei a passar adstringente com álcool no rosto. Atualmente não tenho mais espinhas, mas mesmo assim as ínguas não sumiram. Porém, como não me incomodaram nesses últimos anos, eu não fui mais ao médico. Ocorre que, desde julho deste ano, ando sentindo um pouco de dor (não ocorre todos os dias) e um certo incômodo nelas. Isso é normal?? Desde sábado elas estão doloridas e tenho sentido uma sensação de frio intenso. Gostaria que o Sr. desse uma opinião, já que só consegui marcar médico semana que vem. Também gostaria de saber se há algum problema em usar adstringente com álcool no rosto, ele pode piorar as ínguas?

  • Santtiago

    DR. PEDRO BOM DIA, DESCULPE PELO MODO QUE FIZ MINHA PERGUNTA, PASSANDO A FAZER A SEGUINTE: QUAIS OS SINTOMAS DA DOENÇA NO GRAU QUE MINHA MÃE SE ENCONTRA E DAQUI PARA FRENTE, O QUE A MESMA PODERÁ SENTIR?, APESAR DE SABER QUE CADA ORGANISMO TEM SUAS REAÇÕES, MAS EM SUMA O QUE SEMPRE SENTEM?

    DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO QUE A MIM VEM PRESTANDO.

    ABRAÇO

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eliana,
    Eu não respondi a outra pergunta porque ela está fora fora das regras do blog. Eu não posso estabelecer prognósticos à distância. Essas perguntas devem ser feitas ao médico que a acompanha.

    Em relação ao mielograma, não sei pq ele o pediu nesta fase da doença, provavelemente para avaliar o grau de invasão da doença.

  • Maurício

    Boa tarde doutores!
    Eu tive uma infecção (toxoplasmose) há 5 meses e os linfonodos da região cervical aumentaram bastante. Fiz o tratamento e todos os gânglios diminuiram ou desapareceram com exceção de um que permaneceu e no mínimo permanece com o mesmo tamanho (+- 1,3cm), é indolor, um pouco duro e imóvel (parece estar grudado no tecido muscular). O meu sangue está totalmente normal. É possível após uma infecção o gânglio permanecer e não diminuir sem que seja qualquer doença grave? A ressonância magnética pode detectar qualquer anormalidade se tiver ou somente uma biópsia é a conclusão precisa?
    Agradeço pela atenção!
    Maurício

  • Vinicius

    Doutor esqueci de comentar…minha barba inflama um pouco qdo faço e não tenho nenhum outro sintoma…febre , suores norturnos etc.
    Grato

  • Vinicius

    Dr Parabéns pelo Blog.
    Em 2006 encontrei um carocinho na regiao submentoniana e um cirurgião de cabeça e pescoço pediu uma Ultrassonografia. Deu aumento discreto do linfonodo (1,1 cm)ele nunca mais diminui de tamanho, lembro que apareceu depois que minha barba inflamou. no final de 2007 apareceu outro pequenino na minha clavicula e mes passado outr no pescoço. Fiz nova ultra que apontou 2 linfonodos (sub e reg posterior com 1,1 cm e 0,84cm) e o terceiro (cervical posterior região V)estava como nódulo sólido hiperecóico em partes moles da região cervical com 0,74cm linfonodopatia? inclusão de gordura?
    Meu hemograma deu normal e a sorologia também. Monoteste fracamente reagente e Paul Bunnel nao reagente. Tive mononucleose quando criança. Esses 3 carocinhos nao cresceram ao longo do tempo(o último que encontrei na cervical posterior regia V acompanho a uns 25 dias) Esses sinais podem ser de linfoma?
    Grato

  • eliana

    Boa noite, Dr. Pedro, muito obrigado pela atenção que nos é dispensada sempre que fazemos indagações!
    Desculpe-nos a insistência, mas tenho certeza que o senhor entende muito bem o que nós familiares estamos passando nesse momento.
    O senhor respondeu para a minha irmâ Edilamar a pergunta que ela fez no primeiro ítem ( não conhecer profissional em Recife). E quanto a pergunta feita por ela no segundo parágrafo? quais são normalmente os sintomas que poderão surgir com o avanço da doença? se já começou a aparecer na clavícula,fêmur braço(nos ossos) espalha-se com muita rapidez? quando provavelmente começará a sentir dores? sentirá ou não ? por favor esclareça-nos !!!! O médico dela solicitou um mielograma, para que será??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Edilamar,
    Infelizmente não conheço nenhum médico em Pernambuco.

  • Santtiago

    Dr. Pedro Pinheiro, boa tarde, sou irmã de Eliana que contacta com o senhor sobre o caso de nossa mãe, eu lhe pergunto se conheçe algum profissional da área aqui em nosso estado, e mais precisamente em Recife/PE, que seja tão bom profissional quanto o senhor.

    Aguardo anciosamente, sua resposta, e diante seu conhecimento e esperiência, em média quanto tempo de vida nossa mãe tem, e que se a espera vai lhe trazer dores, ou seja, como será sua morte? muitas dores, já que no momento mamãe não sente dor nenhuma.

    Abraços! Edilamar Santiago.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    ELiana,
    Mais uma vez deixo claro que a distância posso não estar avaliando o caso corretamente, mas pelo o que vc descreve, infelizmente, parece que o caso dela está muito avançado. A quimioterapia vai melhorar pouco e trazer muitos efeitos colaterais.

    Parece ser câncer em uma fase tão avançada que não há possibilidade de tratamento.

  • eliana

    Dr.Pedro Pinheiro, fico muito agradecida pela resposta. Entendi perfeitamente o seu posicionamento. Mas, no geral, o que significa agressivo e em estágio avançado? O médico oncologista dela informou que já apareceu nos ossos (clavícula,fêmur,braço) e que quimio ou reforço neste momento faz pouca diferença.
    Pergunto ao senhor : à essa altura qual a perspectiva de vida que minha mãe teria fazendo quimioterapia ? e continuando apenas fazendo nos reforços ? (tudo isto, claro, dentro das probalidades gerais pois sabemos que cada caso é um caso).
    Aguardo ansiosa a sua resposta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eliana,
    Não posso, à distância, fazer esse tipo de avaliação apenas baseado em resultados de exames me passados pela internet. Seria muita irresponsabilidade.

    O que eu posso dizer é o que vc provavelemnte já sabe. É um linfoma agressivo que se encontra em um estágio avançado.

  • elianasantos1311

    Caros doutores, amei esse blog.
    Minha mãe tem 73 anos, há 3 foi diagnosticado linfoma não hodgkin, fez várias sessões de químio e vários reforços de 4 em quatro meses.Agora foram retirados 2 tumores na perna (inguinais) e as biópsias acusaram(linfoma folicular CD20+índice de proliferação celular de 30% e linfoma não hodgkin difuso de alto grau, com extensas áreas de necrose).Ela fez um PET/CT e acusou doença linfoproliferativa em atividade em 8 locais diferentes.Clinicamente, qual a real situação dela? o Beta 2 microglobulina deu 2510; o D-dímero deu 896,7.Não entendo o linguajar do clínico dela.Agradeço desde já a atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Pedro,
    Psiquiatra sem sombra de dúvidas.

  • Pedro Paulo

    Prezado Dr. Pedro Pinheiro,
    em novembro de 2008 comecei a sentir um leve incômodo em hipocôndrio direito, intermitente (não dói sempre, lembra um espasmo), tendo procurado imediatamente um gastroenterologista que solicitou exames de sangue, fezes e urina, todos absolutamente normais. Como o sintoma persistia ele solicitou uma ultrassonografia abdominal, resultado normal e por fim uma colonoscopia, também normal, que o levou ao diagnóstico de síndrome do intestino irritável, embora o tratamento com Digedrat e Duspatalin não tenha obtido sucesso. Por volta de março de 2009 comecei a reparar que um gânglio submaxilar direito estava um pouco aumentado além do normal e resolvi procurar um clínico geral, ao qual sugeri o diagnóstico de linfoma que foi prontamente rechaçado. Insatisfeito, fui a outro clínico que pediu hemograma-normal, vhs-2 mm, e sorologia para toxo, hepatite e rubéola, sendo que apenas rubéola teve resultado positivo mas como se eu já tivesse passado pela doença. Mesmo com os resultados esse clínico afirmou que eu não tenho linfoma. Ainda insatisfeito fui a uma outra clínica geral que tem consultório no Rio de Janeiro e atende apenas particular, sem convênio, a quem sugeri o diagnóstico de linfoma e ela, após detalhado exame clínico e dos demais exames de sangue que levei, foi categórica ao afirmar que não se trata de linfoma e que eu não preciso da biópsia e sim de acompanhamento psiquiátrico. A verdade, doutor, é que há um ano minha vida está congelada. Deixo a desejar no trabalho, não consigo estudar e nem fazer planos de futuro. Tenho tido uma visão imediatista da vida como se em breve já não fosse mais estar aqui. Penso nesse gânglio e na possibilidade de um linfoma durante 24 horas por dia, 7 dias por semana! O que o senhor me sugere: um psiquiatra ou uma biópsia? Ou ainda os dois?
    Desde já agradeço imensamente se puder me ajudar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Valéria,
    Vc fez o certo. Se há linfonodos suspeitos, o ideal é ser visto por um hematologista. Mas para te acalmar, é muito pouco provável que ele tenha alguma infecção ou neoplasia com VHS de 2mm. Provavelmente isso não é nada.
    De qualquer maneira, é importante que o hematologista o examine.

  • Valéria

    Boa Tarde Dr… Parabéns pelas explicações!
    Bem, sou aux. de enfermagem e trabalhei um bom tempo em uma clínica oncológica, acho que me tornei um pouco neurótica…
    Meu esposo tem 32 anos e sempre foi muito saudável… Ha mais ou menos um ano, notamos que que ele apresentava suor intenso somente nos MMII e durante a noite, no começo pensávamos que era calor pois era verão, mas durante o inverno continuaram os suores, mais ou menos na mesma época haviamos nos mudado de cidade devido ao emprego dele, e tb começou apresentar cansaço e emagreceu um pouco, logo fiquei preocupada e anciosa, então procuramos um clínico e relatamos os sintomas, foram feitos exames de sangue, graças à Deus todos deram normais inclusive tuberculose.Até então não haviamos notado nenhum gânglio alterado, mas na semana passada notei ALGUNS na região da virilha,indolores de mais ou menos 1cm e dos dois lados, então, de novo estou muito nervosa e com medo..Já marquei uma hemato como queria ter feito desde o começo, mas vai demorar um pouquinho.Por favor gostaria que me orientasse a respeito pois estou confusa e preocupada.
    OBS. os exames deram normais antes de aparecerem os gânglios.. Hemossedimentação 2mm..
    Desde já muito obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maria Luiza,
    Se ele tem infecções de garganta com frequência é mais do que normal que tenha linfonodos palpáveis no pescoço. Até que se prove o contrário, esse gânglio é da infecção da garganta, não tem pq se pensar em câncer.

  • Taty

    Obrigada, Dr. Pedro pela atenção, vou marcar uma consulta amanhã mesmo, fiquei um pouco preocupada com isso.
    Obrigada pela pronta resposta que foi muito esclarecedora para mim. Abraços.

  • Aline

    Muito obrigada Doutor. Confesso que fiquei mais aliviada com sua explicação, mas de qualquer maneira acho que vou ao clínico para tirar de vez esta encucação da minha cabeça!
    Obrigada mais uma vez pela consideração e atenção.

    Abs,

    Aline

  • Maria Luiza

    Dr Pedro.
    Gostaria de uma orientação.
    Tenho um filho de 4 anos,e ha mais ou menos 5 meses,apareceu um carocinho no pescoço dele,no mesmo dia que percebi levei ou medico da minha comunidade,ele disse ser apenas uma íngua,e que logo sumiria,nestes 5 meses,eu mostrei pra uns 4 medicos,e todos disseram q não é nada,mas não sumiu ainda,mas nenhum pediu exame,ele tem um hemograma completo recente,de 5 meses tbm,e que está tudo normal.Minha mãe morreu de cancer de mama em 94,no mesmo ano que tbm morreu uma tia dele de cancer tbm.Ele nunca apresentou nenhum outro sintoma,como febre….ele tem as amidalas aumentada e sempre esta com dor de garganta,levei num otorrino agora,q pediu uns exames de sangue pra detectar possiveis alergias,pq tbm tem uma tosse alergica que quase nunca sara.
    Qual sugestão O Sr me dá?,Devo pedir exames mais detalhados?
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Taty,
    Procure um hematologista, ou um clínico gerla se for mais fácil.

    Vc tem 3 linfonodos palpáveis em sítios diferentes. Isso à princípio não é normal. E não é só linfoma uqe a gente deve investigar. Pode ser uma infecção também.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Aline,
    Se vc tem faringites e sua orelha volta e meia inflama pelas bijuterias, é mais do que justificável vc ter esses linfonodos no pescoço.

    Pense bem. Vc tem motivos para ter os linfonodods e já foi vista por 2médicos diferentes que descartaram linfoma. O que mais falta para vc se convencer que não há nada de grave?

    Relaxa e pare de usar bijuterias.

    abs

  • Taty

    Olá, Dr. Pedro, gostei muito das explicações dadas por você. Bom vou tentar ser objetiva, a um ano descobri um caroço na axila direita, fui ao médico que me disse ser um glánglio mas não sumiu e agora descobri outro no pescoço e o da axila já se pode notar só de olhar não precisa nem apalpar, por favor preciso de orientação pois já sou portadora de endometriose grave no intestino com tratamento cirurgico já por 5 vezes, me ajude.
    Obrigada e parabéns.

  • Aline

    Boa Tarde,

    Primeiramente parabéns pelo Blog, vocês são muito atenciosos.
    Gostaria, se possível, tirar uma dúvida que está me perturbando…
    Faz uns 4 ou 5 mêses que apareceu uma bolinha no meu pescoço do lado esquerdo, ela estava grande e dolorida, depois de um dia ela diminuiu e parou de doer, mas continuou lá só apenas dando para senti-la ao toque. Fui para uma médica, ela não pediu exames e disse que não era nada. Como perdi recentemente um amigo com a minha idade (24 anos) de linfoma, resolvi procurar outro médico. Este me pediu raio x de torax e USG de abdomem e exame de sangue, acho que hemograma, e não deu nada alterado, ele disse que eu não precisava me preocupar. Recentemente apareceu outro carocinho parecido com aquele só que menor, e dolorido. as vezes ele dói, as vezes não, ele se localiza bem no final do maxilar do lado direito, quase embaixo da orelha. Não dá para ver, só sentir ao toque. Não sei se é porque minha orelha vive infeccionada por causa de brincos de bijuteria que uso sempre, inclusive com a orelha machucada, ou se é por conta de uma dor de garganta que tive a um mês atrás, não sei…não fui ao médico´para ver este carocinho, mas fico aparvorada pois sinto coçeiras pelo corpo todo ( se bem que isso sempre senti, desde pequena) tenho suado a noite um pouco (mas pode ser o calor…) febre eu não tenho nunca ( até onde percebo) Não sei, o Sr. acha que devo ir ao médico ver isso? Fico com a opinião dos médicos anteriores? Pode ser linfoma?

    Um Abraço,

    Aline

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mari,
    Não há quantidade segura de cigarro. Mesmo 1 cigarro por dia é perigoso. Tenho um texto sobre cigarro, Dê uma lida.
    http://www.mdsaude.com/2008/09/cigarro.html

  • Mari

    Dr.Pinheiro mt obrigada pl resposta.realmente nao faz sentido fumar,ja tentei deixar de fumar varias vezes mas acabo por voltar ao vicio porque o meu trabalho é altamente stressante e eu nao gosto dele mas nao posso mudar por enquanto.ja me disseram que é 1vicio psicologico e nem tanto fisico pois apenas fumo enquanto trabalho,mt raramente fumo noutra ocasiao.o que eu gostaria de saber era se tenho as mesmas probablidades de contrair cancer que 1pessoa que fume há 10,20anos seguidos,1vez que só fumei dos 14até 18anos e parei,recomecando aos 26(quando comecei neste emprego)até agora(30anos).desde já agradeço a resposta e o serviço publico prestado por este blog tao util.Mari,Portugal

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mari,
    Provavelmente isso é apenas um linfonodo reacional devido ao surgimento da lesão do herpes. Quando a lesão cicatrizar ele vai começar a diminuir.

    Agora não faz sentido vc ficar preocupada com um nódulo e continuar fumando. Se vc tem medo de ter câncer tem que parar de fumar imediatamente.

  • Mari

    boa tarde caros doutores:anteontem acordei com 1bolhinha no labio inferior,do lado direito,desconfio k se trata de herpes labial,pois ja o tive na adolescencia.mas o k me preocupou foi ter notado 1nódulo no pescoço abaixo da mandibula do lado direito,k parece mover-se,essa zona esta dorida,mas apenas qnd lhe mexo,nao me doi ao engolir.nao tenho nem tive gripe nem febre ultimamente,embora sinta algum aumento de temperatura,talvez tbm por ter estado menstruada.tive apenas alguma tosse ha varios dias.sinto me tbm mt cansada.sou fumadora moderada e tenho 30anos.por favor diga-me se pensa que o nodulo dorido esta relacionado com o herpes.mt obrg.Mari portugal

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    António,
    Não tenho afirmar nada a distÂncia, sem acesso a detalhes do caso, mas em geral, 6 meses não costuma ser um intervalo assim tão grande que seja determinante para a possibilidade de cura ou não de um linfoma.

    É claro que quanto antes se comece a QT melhor, mas não me parece que há 6 meses o quadro seria muito mais favorável.

  • António M

    Dr.Pedro Saraiva
    A razão da minha intervenção no seu blogue que acho muito útil e interessante, prende-se pelo facto da minha tia (66 anos) ha cerca de 6 meses ter começado com diarreia, febre (38º) suores, vel.sedimentaçãon 124.000. só em julho passado lhe foi diagnosticado um linfoma B. Entretanto os ganglios tem vindo a aumentar até que há uma semana foi-lhe retirado um ganglio inguinal que está a ser analisado para que se comece a quimioterapia. Tem tido muitas dores, anda a fazer medicação para elas, ultimamente tem feito calcio e potassio intravenoso. A velocidade de sedimentação em junho ja era cerca de 126.000 (penso que o máximo é 10.000). Apesar destes dados serem muito vagos, a minha pergunta é a seguinte: Passados 6 meses depois de aparecerem os primeiros sintomas que referi, será que a quimioterapia (depois de se saber qual) ainda vem a tempo de salvar a minha tia, ou será que este atraso, provavelmente irá ser fatal. Ou seja, pela sua experiência tem conhecimento de casos que comecem os tratamentos passados 6 meses depois de aparecerem os sintomas ainda têm hipotese de sobreviver?
    Grato pela atenção dispensada,
    António M.
    (Portugal)

  • Joana

    Muito obrigada pela resposta, já marquei c/ o endocrinologista, e desculpe-me o tamanho do texto anterior.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Joana,
    Só biopsiamos linfonodo quando não se consegue descobrir uma razão para eles. Se vc os tem há 3 anos, é pouco provável que seja algo de grave.

    Seu PCR está aumentado, assim como seu TSH e LDL.

    De longe é difícil dizer alguma coisa, mas posso sugerir que vc vá a um endocrinologista, pois aprece estar surgindo um hipotireoidismo.

    Parte dos seus sintomas podem vir daí.

  • Joana

    Desculpe-me o erro de grafia, quis dizer Fraqueza. Abraços.

  • Joana

    Olá Dr. Pedro e Dra: Renata, gostaria de saber se linfonodos inguinais com 1,1 cm é necessário fazer biópsia. Fui ao hematologista em Julho e infelizmente só retornarei em Outubro para mostrar os exames. Procurei o médico pq há uns 3 meses aparecia e desaparecia hematomas nas pernas e braços, sem causa aparente, e tb por ter um gânglio aumentado na reg. inguinal direita, este já uns três anos, como não sentia dor, não aumentava nem diminuía, não dei importância. Ao exame de toque na inguinal a médica descobriu outro no lado esquerdo. Ela disse que talvez solicitaria a biópsia. Quanto aos resultados: o Hemograma completo normal; Coagulograma, tempo de protrombina 12,9 (com valores de referência, 9,8-12,1 seg.), Ultra som do abdome e inguinal: cisto renal (no rim E com cerca de 3,1 cm, já vi o seu Blog sobre o assunto que aliás muito elucidativo, e que 1 apenas não tem nenhuma relevância clínica). Outros exames de 2008, sem causa definida, Proteína C reativa: 5,32; VHS: 17,00; Gama Glutamil Transferase: 54U/L; CK: 218U/L; TSH: 5,080; Síndrome do Túnel do carpo; Tenossinovite da cabeça longa do bíceps; Colesterol total 234(HDL:55; LDL:157; VLDL:22).
    Sinto dores no ombro, dói muito mantê-los em abdução a partir de
    90º,algumas vezes dores em pontadas nos ossos da perna, dores nas aticulações joelhos e dedos das mãos, fraquesa muscular, se eu agachar já não posso levantar sem apoiar-me, algumas vezes dispnéia, já fui ao neurologista e cardiologista, nenhuma doença cardíaca, ou neuromuscular, não tenho tido febre, e algumas vezes acordo molhada de suor, a pele algumas vezes tb muito seca.
    Os médicos me disseram que estes sintomas são devido ao envelhecimento(tenho 42 anos), se é assim então morri e esqueci de cair.
    Desculpe-me o texto, vcs são muito claros nas respostas, penso que talvez possam ajudar-me com suas opiniões.
    Gostaria de saber tb se poderia ser algum tipo de linfoma indolente. Desde já agradeço.

  • Clarinha

    Doutor, muito, muito obrigada pela resposta!

    Um abraço!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nina,
    Se esses gânglios surgiram em um momento de infecção da garganta, e vc mantém infecções das vias aéreas superiores com frequência, provavelmente eles são linfonodos reativos apenas.

    Se fosse linfoma eles não diminuiram e cresceriam de acordo com as infecções. O processo de crescimento seria constante.

    Acho que vc deveria ir em um otorrino primeiro tentar resolver suas infecções. Depois se for o caso pode ir em um hematologista

  • Nina

    Desculpa incomodar denovo mais problemas respiratorios superiores,provocam esse tipo de ganglios{sem dor que incham e dessincham mas que nao some}?
    Mais uma vez MUITO OBRIGADA!

  • Nina

    Primeiramenta parabens pelo seu blog é simplesmente espetacular!
    Doutor meu caso é o seguinte,tive uma dor muito forte de garganta e apareceu tres nodulos,um no ganglio do pescoço,outro debaixo do queixo e outro na mandibula.Desde entao tenho problemas respiratorios,como sinusite,rinite,desvio de septo e refluxo e estou passando por um grande momento de stress.Esses nodulos nao desapareceram{faz 4 meses que estou com eles} mais diminuiram de tamanho e nao sinto dor nos mesmos.Tive outra crise onde fiquei com garganta inflamda com pus nas amigdalas,e eles cresceram de novo e apareceu outro atras da orelha,outro na outra parte do pescoço e um na ponta da orelha{ esse sim dolorido}o da ponta da orelha ta diminuindo e a dor passou,mas os outros continuam e sem dor.Fiz exame de HIV DEU NEGATIVO,Não sei mas o que fazer!!!
    O que o senhor acha que pode ser?
    devo ir denovo ao otorrino ou procurar um hematologista?
    Parece um linfoma?
    Desde ja obrigado pela atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Clarinha,
    Você está ficando paranóica.

    O seu linfonodo é reacional. Se o USG não mostrou nada e a VHS é de 2, não tem porque pensar em linfoma.

    Se vc teve faringite, o estranho seria se não tivesse uma linfonodo aumentado.

    Se todo exame que vc fizer começar a achar sem motivos que é falso negativo, vc vai ficar maluca.

    Vc foi vista por um especilaista e realizou um monte de exames. Foram todos negativos. Acabou. Relaxa.

    abs

  • Clarinha

    Dr. Pedro, boa noite!

    Há quase 2 meses tenho esse carocinho no pescoço, que começou dolorido e “borrachento” ao toque. Ficou assim por três dias, depois regrediu
    (sem nunca sumir) e parou de doer. Creio que ele surgiu por conta de um faringite e uma gripe forte emendadas uma na outra. Fiquei apavorada e fui logo a um hemato, umas duas semanas depois de notar o “bichinho”. Ele pediu ultrassonografia cervical bilateral, inguinal bilateral, abdome total e tireóide. Tudo normal, fora no pescoço, sobre o que o laudo dizia “pequenos linfonodos nas cadeias cervicais, que não ultrapassam 0,8 cm. Sem evidência de formações tumorais ou císticas”. Exames gerais e específicos de sangue(incluindo VHS, com valor de 2)deram absolutamente normais, também. Não tenho mononucleoso, hepatite, toxoplasmose, etc. Mas, mesmo assim, continuo com medo! Qualquer coceira, fico morrendo de medo, qualquer frio que sinto:medo. Volta e meia “acho” outros calombos pelo corpo. É possível alguém ter linfoma e os exames de ultrassom e sangue específicos virem normais? Será que o fato de eu ter colhido sangue apenas duas semanas após eu ter notado o caroço me induziu a um falso-negativo para linfoma? A ultrassonografia é capaz de dar boas pistas sobre um nódulo com linfoma? O médico disse que a probabilidade de eu estar com linfoma era bem baixa. Pediu repetição de alguns exames, incluindo USG abdominal total, para daqui a 6 meses. Acho que preciso mesmo é de um psiquiatra! rsrsrs

    Por favor, me ajude!

    Um abraço e obrigada pelo excelente trabalho!

    Clarinha

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gabriel,
    Pode aconetecer sim. Porém, o mais sansato é realmente ser avaliado por um médico.

  • Gabriel

    Olá Dr, tenho nodulos no pescoço e virilha que nao mudam de tamanho a mais ou menos 8 anos.Estou com 20 anos ,quando os nodulos apareceram foi indentificado que eu tinha mononucleose e tambem tive que retirar o baço a uns 5 anos por conta de um acidente.É normal esses nodulos ficarem ai por tanto tempo ?Marquei uma consulta com uma hematologista mas ainda vai demorar um pouco e estou curioso.Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jorgiel,
    Ninguém nunca pensou que pode se tratar de crises de ansiedade ?

    Seus sintomas não fecham com nenhuma síndrome neurológica e seus exames são normais. Além disso vc não consegue dormir e os sintomas pioram quando está nervoso.

    Baseado no que me contas, para mim deverias procurar um psiquiatra. Nem que fosse para descartar.

  • jorgiel

    Dr. Tenho insônia a muitos anos (às vezes quando estou deitado a noite ou o dia vem uma sensação estranha de paralisia do braço ou da perna, aí tenho que procurar um jeito

    Para mexer de vez com o braço ou a perna para voltar ao normal; quando ocorre,geral-

    Mente é quando deito de dia) já fiz tomografia computadorizada e eletro- encefalogra-

    Ma; tudo normal.

    Consultei com um neuro e o mesmo me receitou noctal e cloridrato de amitriptilina já estou tomando a uns 4 meses e só durmo quando tomo e mesmo assim não durmo

    Bem.mais ou menos um mês meus dedos tremem mesmo estando parado sem fazer esforço, quando me preocupo esse sintoma aumenta; será que é devido os medicamentos que tomo? Sou do sexo masculino e tenho 46 anos, não fumo, não bebo; Dr. o que o Sr. Acha? O que pode ser?

    qual sua sugestão?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Kelly,
    Da onde vc tirou essa expressão “nódulo na célula linfóide” ? Uma célula não pode ter um nódulo. E mesmo que tivesse não seria um exame de sangue que mostraria isso.

    Bom, a primeira coisa a ser dita é que, um linfonodo com 3 anos de evolução, sem maiores complicações, fala muito contra ser alguma coisa maligna.

    Não sei que exames de sangue foram pedidos, nem posso examiná-lo para saber as características deste nódulo. Não tenho como indicar ou não uma biópsia a distância.

    O que eu posso sugerir é que vc volte em um dos médicos e mostre que o nódulo está crescendo. ISto é um dado novo que já justifica nova avaliação.

    Caso eles novamente digam que não é nada grave, solicite um diagnóstico. Pode e não deve mesmo ser linfoma ou algo mais grave, mas alguma coisa é, e às vezes ter um diagnóstico em mãos traz traquilidade para família.

  • Kelly

    Dr. Pedro, boa tarde.
    Gostaria de saber se é possível afirmar com convicção que um nódulo na célula linfóide NÃO É UM LINFOMA se baseando apenas em um exame de sangue?
    Percebi alguns pequenos nódulos no pescoço do meu filho quando ele tinha 6 meses, e a pediatra sempre disse q não era nada e que sumiria com tempo, sempre monitorei os nódulos e quando ele estava com 02 anos resolvi levar em outro pediatra e oncologista p/ ter uma segunda opinião, todos os dois disseram q não precisava me preocupar, pois os nodulos não cresciam e a tendencia seria sumir.
    Porém meu filho agora está com 03 anos e dos três nódulos que ele possuia, dois sumiram mas o terceiro cresceu, o q antes tinha +- o tamanho de um caroço de feijão, agora tem o tamanho de uma avelã, sendó inclusive visível quando ele mexe o pescoço.
    Devo exigir que seja feita uma biópsia desse nódulo, ou o exame de sangue q eles insitem em passar é seguro?
    KELLY RODRIGUES

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    chaianny,
    o especialista é o hematologista

    abs

  • chaianny

    Boa noitee!
    gostaria de saber qual especialista eu procuro pra ver se o que eu tenho é linfoma ou nao? ja fui num clinico geral e nao soube me dizer…
    se possivel me explica melhor por email
    chachafoc@yahoo.com.br

    obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    KArine,
    O IgE é um anticorpo relacionado a processos alérgicos.

    Provavelmete vc é uma pessoa muito alérgica ou que tenha asma.

    Estes valores à princípio não causam nenhuma preocupação. Ele não está tão alto assim não. Há doenças que causam IgE maior que 50.000

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jorgiel,
    Imaginei que fosse um lipoma mesmo.

    É isso mesmo que o médico disse. Relaxa. Só pensa em mexer se crescer muito ou ficar estéticamente feio.

    abs

  • Karine

    Olá Dr. Pedro,

    achei o seu bolg muito interessante, parabéns!
    fui realizar exames de rotina, e a Imunoglobulina IgE está alterada (Adultos: até 87 UI/mL) o meu resultado foi de 163.0 UI/mL.
    Vou consultar com o médico na semana que vem, mas estou tentando entender o que exatamente significa este valor tão alto. O sr. poderia tirar esta dúvida? Confesso que estou bem aflita…

    Um abraço.

  • jorgiel

    Bom dia! Dr.Pedro, procurei um médico mastologista e o mesmo examinou o nódulo no meu ante-braço(aquele que lhe falei anteriornente). ele deu dagnóstico de limpoma disse ainda, que era para mim não me preocupar, pra eu tirar só se crescesse e me
    incomodasse.
    O que o Sr. acha?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Andy,
    Linfadenopatia reacional significa que sua mãe provavelmente tem ou tinha uma lesão ou infecção em região próxima a este linfonodo.

    Toda vez que temos alguma lesão os linfonodos próximos da região ficam aumentados e doloridos. Isto é uma reação normal de defesa do organismo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Michely,
    Exatamente o que vc quer saber ?

    É sobre as alterações na TGO e TGP?

    Podem ser secundárias ao linfoma sim. O mais importante nesta fase é tentar detectar o grau de distrubuição do linfoma. Estas alterações podem significar compromentimento do fígado.

    Abs e melhoras

  • andy

    Olá Drº Pedro, quero fazer uma observação: na realidade é linfadenopatia reacional,e não finfadenectomia. Desde ja agradeço.

  • andy

    Olá Dr Pedro! Parabéns pelo trabalho. Minha irmã fez uma biópsia, peguei o resultado hj, é linfadenéctomia reacional, porém faz uns 10 dias q reapareceu o nódulo no mesmo local(cervical). isto é comum? Abraços. Andressa Passo Fundo RS

  • jorgiel

    D. Pedro, muito obrigado pelas suas explicações, tirei algumas dúvidas que estavam me incomodando,vou sim procurar um médico para fazer um diagnóstico mais apurado.
    abraços e saudações!

  • Michely

    Dr. Pedro na verdade é linfoma -não hodgkin e o restante dos exames de sangue deu dentro do normal. Parabens pelo blog.

  • Michely

    Bom dia Dr. Pedro.
    Tenho 26 anos e a +ou- 1 mês fiz uma biopsia de um carocinho que apareceu em minha testa (parecido com uma picada de inseto)e o resultado foi um linfoma não de Hadgen, não sentia dor e nem coçava e fui encaminhada para uma médica hematologista e ela me pediu vários exames inclusive uma biopsia de medula que ainda não saiu o resultado, no exame de sangue apareceu alteração no tgo e tgp de quase o dobro do normal, gostaria muito de saber uma opinião do senhor a respeito disso, não sei se é importante o senhor saber que não bebo e nem fumo, sempre fui saudavel, tenho peso normal e nunca senti nenhum dos sintomas citados,e não tenho caso na família de nenhum tipo de linfoma e nem cancer, confesso que estou um pouco assustada com muita informação de uma coisa que nunca tinha ouvido falar. Espero anciosa uma resposta do senhor e desde já muito abrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jorgiel,
    O linfoma se manifesta através de linfonodos aumentados. Se esse seu nódulo no braço não tem características de linfonodo, não deve pensar em linfoma.

    O linfonodo do linfoma é duro e aderido aos planos profundos. Normalmente existe mais de 1. É mais comum no pescoço, virilhas e axilas.

    O que vc tem é um nódulo subcutâneo. É preciso procurar um médico para que ele possa ver a lesão e fazer o diagnóstico.

  • jorgiel

    D. Pedro,quando o sr. diz linfonodo, quer dizer que não é linfoma?
    quando diz que a minha descrição não parece com um linfonodo,o sr. diz não parece ser linfoma?
    por gentileza fale-me as característica de um nódulo no ante-braço quando o mesmo é supeito de linfoma. como já lhe expliquei anteriormente que o meu quando alpapo é mole, ah me esqueci de lhe dizer que fiz também exame de Alanina-Aminotransferase(ALT-TGP) e o resultado deu normal.e sobre diagnóstico diferencial? Aguardo sua resposta.
    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jorgiel,
    A sua descrição não parece com um linfonodo não. De qualquer maneira é preciso que um médico veja o nódulo para poder fazer o diagnóstico. Até poruqe o dignóstico diferencial de um nódulo subcutâneo é bem mais extenso do que linfoma ou cisto.

    No linfoma, exames de sangue comuns como os que vc descreveu podem estar completamente normal. Isto não descarta nada.

    abs

  • jorgiel

    Dr.Pedro tenho um nódulo na parte de trás do ante-braço esquerdo e sinto dores na junta de um dos dedos, com desconforto nos braços.
    esse nódulo quando alpapo parece um pouco mole.cisto ou linfoma?
    fiz alguns exames de sangue exemplo: cálcio,sódio,magnésio,potássio e hemograma, todos deram normais.
    se fosse algum tipo de linfoma nesses exames acusaria alguma coisa?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Leandro,
    Poder, pode.
    MAs acho mais provável que tenha algo a ver com a tuberculose.
    Vamos esperar pelo resultado da biópsia.

    abs

  • luiz

    oi meu nome é leandro.
    Tenho 25 anos e de um ano para cá tenho tido problemas com a saude pois tive tuberculose fiz o tratamento completo so que dois meses antes de termina o tratamento apareceu um linfonodo na virilha e endolor pois o pneumologista encaminhou para um dermatologista que pediu exames de vdrl,solologia para mononucleose,rubeola e toxosplamose e hemograma fora o exame de hiv que ja tinha feito anteriormente,todos os exames deram normal entao ela pediu a biopsia do ganglio linfatico estou esperando o resultado o que pode ser doutor pode ser linfoma espero a sua resposta desde ja obrigado…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Acho que vc deve tratar tratar a toxoplasmose. Agora não faz sentido fazer bióspia.

    Pense comigo:
    VocÊ tem sintomas que se encaixam no diagnóstico de toxoplasmose. Tem um histórico de comer carne mal passada que é fator de risco para toxoplasmose. Tem uma sorologia que indica toxoplasmose.

    Ou seja, se tem tromba de elefante, corpo de elefante, rabo de elefante, por que vc acha que é uma girafa?

    A biópsia só faria sentido se o quadro não melhorar após o tratamento da toxoplasmose.

    abs

  • Maurício

    Boa noite doutor!

    Eu não tenho e é dificil eu ter contato com gatos. Mas eu fiquei mais tranquilo quando soube que pode ser adiquirido a toxoplasmose ingerindo carnes “mau passadas”.

    Mesmo assim, apesar dos exames ter detectado toxoplasmose, eu ainda tenho vontade de fazer uma biópsia!
    Lê os motivos:

    Depois que eu fiz meu primeiro comentário, alguns dias depois, em duas noites seguidas tive suor no começo do sono. Também há uns tempos tenho coceiras pelo corpo mas isso ocorre por exemplo uma vez por dia e algumas vezes coça em dois ganglios particulares (sempre os mesmos).

    No primeiro comentário eu também esqueci de dizer que os ganglios são indolores.

    Quando se trata de saúde eu me preocupo muito (deu para perceber hehe). Eu já fui em +- 5 médicos. Desses, um (o primeiro) que fui, me analisou rapidamente, não pediu exames e disse que valeria a pena eu fazer uma pequena-cirurgia para saber do que se tratava. Os outros todos não acharam necessário fazer.

    Um médico quando avaliou os exames ele me encaminhou para um infectologista e disse que dependendo nem precisava de tratamento.

    Eu estou observando e parece que eu não vou sossegar enquanto eu não fizer uma biópsia.

    Dr, o que você acha sobre tudo isso?

    OBS.: eu de modo algum desvalorizo a profissão por “consultar em cinco médicos”. Eu acho que simplesmente sou neurótico. Infelizmente, ainda sim ocorre muitos erros na parte dos médicos e eu fico preocupado com isso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Maurício,
    Como havia dito, o quadro parecia realmente um processo infeccioso.

    Pelo o que vc me apresentou, o diagnóstico é toxoplasmose mesmo.

    Volte ao seu médico para ele iniciar o tratamento adequado.

    abs e melhoras

    obs: vc tem contato com gatos?

  • Maurício

    Boa noite Dr!

    Eu postei um comentário no dia 13 de maio de 2009 as 19:28.

    Eu fiz os exames em dois laboratórios diferentes.

    “LABORATÓRIO 1″ (a pedido de um médico)

    1. VDRL (qualitativo/quantitativo)
    2. Rubéola (IgG/IgM)
    3. Citomegalovírus (IgG/IgM)
    4. Toxoplasmose (IgG/IgM)

    “LABORATÓRIO 2″ (a pedido de outro médico)

    5. Hemograma completo
    6. Hemossedimentação VHS
    7. Monoteste
    8. Toxoplasmose (IgG/IgM)
    9. Rubéola (IgG/IgM)

    Resultados:

    1. NÃO REAGENTE
    2 e 9. IgG POSITIVO / IgM NÃO REAGENTE
    3. IgG POSITIVO / IgM NÃO REAGENTE
    4 e 8. IgG e IgM POSITIVO
    5. PLAQUETAS E HEMACIAS NORMAIS
    (As numerações estao dentro dos limites)
    6. NORMAL
    7. SORO NÃO REAGENTE

    Resumindo foi detectado Toxoplasmose em dois Laboratórios diferentes, inclusive os valores foram bem superiores, porque
    IgG<7,2 - Negativo
    IgG>8,8 – Positivo
    IgM<6 - Negativo
    IgM>1o – Positivo

    e os meus resultados deram num laboratório
    IgG: 167,0
    IgM: 160,0

    no outro…
    IgG: 124,0
    IgM: 160,0

    Então doutor, é praticamente certo que os ganglios inchados sejam por causa da Toxoplasmose?

    Obrigado pela atenção e por tirar minhas dúvidas!

  • naneguerra

    Dr. Pedro, marquei retorno com o infectologista na próxima sexta, dia 22 e com a oncologista na terça seguinte, quero agradecer pela atenção e paciência, praticamente me fez uma consulta virtual, me ajudou com várias dúvidas e me fez tomar decisões mais acertadas a respeito do que está ocorrendo. Minha intenção ao especificar tão detalhadamente meu caso é a de ajudar pessoas que tiverem manifestações semelhantes, para que elas se identifiquem ou não com o que está acontecendo comigo, pois muitas vezes, como no meu caso, as informações dos médicos são desencontradas e, como leigos, nos sentimos perdidos sem saber como tomarmos as decisões corretas e em tempo hábil. O sr. me ajudou muito mesmo! Obrigada!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Maurício,
    Nste momento parece mais uma doença infecciosa.

    Temos que esperar as sorologias.

    Se vier tudo negativo, temos que expandir os diagnósticos diferencias e aí o linfoma pode ser uma opção.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    NANEGUERRA.
    Acho que agora até a infectologista vai concordar com a biópsia.

    abs

  • naneguerra

    Dr. Pedro, boa tarde novamente! Realmente pensaram em tuberculose para mim, até por causa das pneumonias, mas o pulmão está limpo, não há vestígios da doença nele, graças a Deus! Hoje saíram os resultados restantes, dos quais somente dois alterados, mas acredito que não o suficiente para justificarem os inúmeros gânglios… Sei tb que o linfoma pode estar relacionado ao Epstein-Barr, não é? Então realmente acho a biópsia importantíssima, concorda? Ou pode ser somente mesmo resto de um surto de herpes labial (pq genital nunca tive) ou manifestação de toxoplasmose, apesar de ser uma contaminação de quando criança?

    Obrigada!!

    MONONUCLEOSE INFECCIOSA

    Material: Soro
    Reacao Paul Bunnell 1/14
    Metodo: Imunofluorescencia indireta
    VR: < = 1/56
    Anti-IgG capsideo viral (Epstein Baar) Reagente
    VR: Nao Reagente
    Anti-IgM capsideo viral (Epstein Baar) Nao Reagente
    VR: Nao Reagente
    Data liberação 14/05/2009 às 10:07

    TOXOPLASMOSE IgG

    Elisa 6 IU/mL
    Metodo: Imunoenzimatico
    VR: Negativo : < 6.0 IU/mL
    Imunidade antiga ou inicio de
    soroconversao : 6 a 250 IU/mL
    Soroconversao recente ou titulo alto
    persistente : > 250 IU/mL
    I F Indireta IgG NAO REALIZADO
    Material: Soro
    VR:
    Negativo: < 1:16
    Imunidade antiga ou inicio de infeccao: > 1:16 e < 1:4000
    Infeccao recente: > 1:4000
    * Realizada quando Elisa > 250 IU/mL
    Data liberação 14/05/2009 às 10:07

    TOXOPLASMOSE IgM
    Material: Soro

    RESULTADO NEGATIVO
    Metodo: Imunoensaio Enzimatico
    VR: Negativo

    RESULTADO NAO REALIZADO
    Metodo: Imunofluorescencia indireta
    VR: Negativo
    Data liberação 14/05/2009 às 10:07

  • Maurício

    Boa noite Dr. Pedro Pinheiro.

    Primeiro quero elogiar você pelo seu blog muito rico em informações.

    Eu tenho algumas dúvidas a respeito de doenças em geral que um dos sintomas é o aumento/aparecimento de “inguas”.

    Há mais ou menos um mês atrás, comecei a sentir dor nos musculos nas laterais do pescoço, ocorreu também uma febre repentina durante mais ou menos 1h:15min. Não lembro direito mas parece que também tive um enjôo e dor de cabeça leve.
    A dor no pescoço demorou uns 3 dias para passar. A febre, enjôo e dor de cabeça parou (depois de +- 1h:15min).
    Quando o pescoço estava doendo, eu pedi para minha mãe fazer uma massagem afim de aliviar a dor. Ela notou que tinha uma pequena ingua (bem pequeno, +- no tamanho de 3mm) no pescoço.

    Passaram-se os dias e agora descobri que estou com duas “bolas” ( uma maior +- 1cm, e outra menor +- 0,6mm) atrás do ouvido esquerdo.

    Fui ao médico e ele me mostrou que também tinha outras “inguas” próximas a região (acho que bem menores). Lá ele me examinou e viu também manchas vermelhas espalhadas pelo peito mas desapareceram logo depois. Ele mandou eu fazer exames sorologia para toxoplasmose, rubéola, citomegalovirus e outro que não entendi a escrita.

    Dados diversos:
    Idade: 17 anos
    Cor da pele: branca

    OBS.:
    - Tenho deficiência do hormônio do crescimento GH e quando criança tomei doses do mesmo.
    - Minha tia na parte do pai morreu de leucemia e minha tia na parte da mãe já teve câncer de mama. Outros parentes de longe foram câncer de próstata e joelho
    - Sempre fui sadio e quase nunca precisei tomar remédios.

    Por favor, poderia comentar ou dar conselhos a respeito disso?
    Pode ser Linfoma?
    Desde já agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Naneguerra,

    Assim de cabeça me vêem Lúpus e tuberculose

    Mas dificilmente ambos teriam um VHS tão baixo.

    Existe também uma doença benigna chamada de Kikuchi.

    Tem que se biopsiar.

    abs

  • naneguerra

    Dr. Pedro, boa tarde! Como não sei se o que escrevi antes foi aceito no blog, por problemas de queda de energia não sei se foi efetivado o comentário – vou reescrever minha dúvida:
    Agradeço inicialmente pela resposta e realmente tb concordo que fazer a punção é o meio mais certeiro de descartar ou confirmar um linfoma. A posição do infectologista provavelmente foi para não me submeter a um procedimento invasivo (punção) sem antes descartar as doenças infecciosas. Minha pergunta é:
    Mesmo sendo negativados todos os exames, que são:
    HGP HEMOGRAMA COMPLETO Sangue total em EDTA 15/05/2009 16:00 Ja consultado
    VHS HEMOSSEDIMENTACAO Sangue total 15/05/2009 16:00 Ja consultado
    TGO TGO – AST Soro 15/05/2009 16:00 Ja consultado
    TGP TGP – ALT Soro 15/05/2009 16:00 Ja consultado
    FOSAL FOSFATASE ALCALINA Soro 15/05/2009 16:00 Ja consultado
    LDH DESHIDROGENASE LACTICA Soro. 15/05/2009 16:00 Ja consultado
    BIL BILIRRUBINA TOTAL E FRACOES Soro 15/05/2009 16:00 Ja consultado
    PCRUS PROTEINA C REATIVA ULTRA SENSIVEL Soro 15/05/2009 16:00 Ja consultado
    IGMS IMUNOGLOBULINA M Soro. 15/05/2009 16:00 Ja consultado
    IGGS IMUNOGLOBULINA G Soro 15/05/2009 16:00 Ja consultado
    HBSAG HEPATITE B HBSAG Soro 15/05/2009 16:00 Ja consultado
    AHBS HEPATITE B ANTI-HBS Soro 15/05/2009 16:00 Ja consultado
    AHBCT HEPATITE B ANTI-HBC TOTAL Soro 15/05/2009 16:00 Ja consultado
    AHCT HEPATITE C TOTAL Soro 15/05/2009 16:00 Ja consultado
    HIV ANTICORPOS ANTI HIV I/II Soro 15/05/2009 16:00 Ja consultado
    TOXOG TOXOPLASMOSE IGG Soro 15/05/2009 16:00 A LIBERAR
    TOXOM TOXOPLASMOSE IGM Soro 15/05/2009 16:00 A LIBERAR
    CITMG CITOMEGALOVIRUS IGG ELISA Soro. 15/05/2009 16:00 A LIBERAR
    CITMM CITOMEGALOVIRUS IGM ELISA Soro. 15/05/2009 16:00 A LIBERAR
    IGE IMUNOGLOBULINA E Soro 15/05/2009 16:00 Ja consultado
    VDRL VDRL Soro. 15/05/2009 16:00 A LIBERAR
    MONO MONONUCLEOSE INFECCIOSA Soro 15/05/2009 16:00 A LIBERAR
    ELEPS ELETROFORESE DE PROTEINAS SERICAS Soro 15/05/2009 16:00 A LIBERAR
    MICRG BETA 2 MICROGLOBULINA NO SANGUE Soro 15/05/2009 16:00 Ja consultado
    os que já foram liberados estão todos normais ou negativados, os demais devem sair até amanhã;
    mesmo assim pode não ser linfoma?
    Existe alguma outra patologia que provoque gânglios múltiplos?

    Obrigada!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Liliana,
    Não há outra saída a não ser encarar o problema de frente. Tem que se fazer a quimio e a radioterapia.

    Quando vc escreve conter, queria dizer contar, não?

    Isso é muito pessoal e cada um reage de uma maneira. Só acho que esconder dela o diagnóstico é o pior que se pode fazer.

    abs e boa sorte

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Naneguerra,

    Sem acesso completo aos seus dados clínicos fica difícil ter uma opinião equilibrada.

    Pelo o que vc me passou eu também optaria pela biópsia dos gânglios que além de descartar neoplasia pode tb indicar a causa infecciosa.

    Mas a infectologista pode conhecer dados do seu caso, que por rázões óbvias eu desconheço, que justifiquem a conduta dela.

    então, cabe a vc ouvir os 2 lados argumentando e optar pelo que achar melhor, já que no final, a saúde é sua.

    obs: VHS de 13 é normal

    abs

  • Liliana Silva

    Dr,
    antes de mais boa noite.
    gostaria muito que me desse a sua opinião sobre um caso que ronda a minha familia à cerca de 2 dias.
    uma das mulheres da familia com 23 anos de idade deparou-se já algum tempo com um nodulo acima do peito, e uma “bolinha” na zona da barriga, que supostamente era uma “bolina” de gorgura pois já algum tempo que vinha fazendo uma dieta .
    o certo é que recebemos a noticia de que afinal se tratam de linfomas, e que a unica solução é radioterapia e quimioterapia.
    O que aconselha!’o que acha que pode acontecer!? o que devemos fazer para ajudar!? e principalmente como nos devemos conter para lhe podermos dar força em vez de sofrer com ela!?
    muito obrigada pela sua atenção,
    aguardo uma resposta com ansiedade.

    Liliana Silva
    Portugal

  • naneguerra

    Dr. Pedro, boa tarde! Cheguei até seu blog pesquisando sobre linfoma, fiquei satisfeita com suas explicações, mas tenho algumas dúvidas: estou há mais de 6 meses com vários gânglios aumentados, percebi dois deles após uma cirurgia de apendicite em outubro passado e agora são múltiplos, subclaviculares, na virilha, no pescoço, em ambas as axilas, de tamanhos variados, indolores e doloridos também. Também tive duas penumonias seguidamente, em dezembro/2008 e em março deste ano. Fiz tomo do tórax, e nada foi achado (graças a Deus!), e agora me encaminharam para um infectologista, que me pediu 24 exames de sangue para descartar doenças infecciosas. Até agora, dos que ficaram prontos, somente a hemossedimentação está um pouco alterada (13mm), HIV negativo, Hepatites também, função do fígado ok. A oncologista pediu uma punção de um gânglio, com posterior retirada, se necessário, mas o infectologista prefere esperar todos os resultados antes. Minha pergunta é: os dois médicos divergem quanto à urgência ou gravidade, eu acho,mas o senhor acho melhor eu fazer a biópsia já ou esperar todos os resultados saírem negativos para doença infecciosa? Estou perdida, não sei qual deles seguir… Tenho 42 anos e histórico de Hodkins na família (tio paterno falecido antes de 50 anos), também de CA de mama (prima – filha de tia materna – falecida com 32 anos). Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Renata,
    Confundido não é bem a palavra. Essas 2 doenças fazem parte do diagnóstico diferencial de adenopatia (aumento dos gânglios) e aumento do baço.

    Porém a mononucleose costuma ter febre mais alta, dor de ganganta, linfonodos dolorosos apenas no pescoço e dura poucos dias. O linfoma tem febre baixa (quando tem), linfonodos indolores que não regridem e em locais atípicos.

    Se vocÊ tem um linfonodo aumentado e a causa não é clara, deve-se biopsiá-lo

    abs

  • Renata carvalho

    Prezado Dr. Pedro, parabéns pela iniciativa, o blog é muito esclarecedor! Tenho uma dúvida:
    É possivel um diagnóstico de linfoma ser confundido com um de mononucleose infecciosa “doença do beijo” devido os sintomas iniciais serem parecidos:inflamação dos gânglios, alteração do baço, febre, dores e suores noturnos? Quais exames podem ser sugeridos para eliminação da suspeita de mononucleose e confirmação do diagnóstico de linfôma? Muito obrigada, Renata Carvalho

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Suely,
    As quimioterapias melhoraram muito nos últimos anos. Já não são tão debilitantes como há alguns anos. Obviamente ainda podem causar muitos efeitos, mas nada que se compare ao que acontecia a 10-15 anos.

    abs

  • Sueli – Porto Alegre

    Dr. já ouvi falar que a quimioterapia mata ou cura…
    Tive um amigo que aconteceu isso ! uma tristeza só…
    abraço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    ok Marcos,
    Já estava nos meus planos mas esta semana estou super enrolado. Sexta Feira terei um tempinho livre e prometo escrever sobre o assunto

    abs

  • marcos

    Dr. Pedro, por favor faça um texto sobre a gripe suína urgente!!!
    Daqueles que só o senhor sabe fazer.
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Edilza,
    Meu pêsames pela sua perda

    Bom, primeiro tem que saber a exata causa da morte. Foi da doença ou das complicações do tratamento ?

    Segundo, um lifoma de baixo grau pode permitir sobrevida longa quando diagnosticado precocemente. Se o diagnóstico for tardio, a sobrevida pode ser curta.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/15473241708268258266 Edilza

    Bom dia Dr,

    Como um paciente com um linfoma de baixo grau, vem a falecer, em um período curto de tempo de quimioterapia, se um linfoma de baixo grau pode permitir sobrevida de até 20 anos? Por periodo pequeno eu reputo um mês após diagnosticado que o tipo de linfoma não Hodkin era de baixo grau. O paciente em questão era minha mãe, que começou a quimioterapia e duas semanas depois veio a falecer. Grata pela atenção.
    Edilza F.Nascimento

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sem problemas Márcio,
    Abraços

  • Márcio Diemer

    Tomei a liberade de linkar o site no meu Blog, ok? Um abraço.

  • Márcio Diemer

    Parabéns Dr Pedro pelo Blog, gostei da iniciativa e pela qualidade e clareza sobre os assuntos abordados. Um grande abraço! Diemer