Termogênicos: para que servem, riscos e efeitos colaterais

Atualizado em
Comentários: 47

O que é um termogênico?

Os chamados suplementos termogênicos são produtos que têm se tornado muito populares nos últimos anos, pois prometem perda de peso e uma melhor desempenho físico.

Os termogênicos são substâncias que agem aumentando a temperatura corporal através da estimulação dos sistemas cardiovascular, respiratório e nervoso central. Os resultados da termogênese são um aumento do metabolismo basal e uma maior queima de gordura, o que ajuda o paciente a emagrecer.

O problema é que os resultados destes suplementos não são isentos de efeitos colaterais, alguns deles mais simples, como alterações do humor, boca seca, tremores e insônia, e outros mais graves, tais como arritmias cardíacas, infarto e AVC.

Nos últimos anos, diversas agências governamentais de controle de substâncias, incluindo a brasileira Anvisa, têm emitido resoluções proibindo a venda de alguns suplementos termogênicos, devido aos seus riscos para saúde. A cada ano que passa, a lista de produtos banidos têm aumentado.

Neste artigo faremos uma revisão sobre os suplementos termogênicos, abordando a sua composição e possíveis efeitos colaterais.

Atenção: para não haver confusão, é preciso realçar que falaremos exclusivamente sobre suplementos termogênicos, que são produtos industrializados vendidos sob a forma de cápsulas ou comprimidos. O texto não irá abordar o assunto “alimentos termogênicos”, pois estes, se consumidos de forma equilibrada, não trazem risco à saúde.

Termogênicos proibidos

O forte apelo nos meios de comunicação social e a expectativa de perda de peso com resultados rápidos têm contribuído para uso irresponsável dos complementos termogênicos pela população, sem que a mesma seja devidamente esclarecida sobre os riscos envolvidos. Por esse motivo, os órgãos governamentais ao redor do mundo têm fechado o cerco contra a comercialização indiscriminada desses produtos.

A composição dos complementos termogênicos tem vindo a se alterar ao longo dos anos por conta da frequente atualização da lista de substâncias comercialmente banidas.

A retirada constante de suplementos termogênicos inseguros tem acarretado dois efeitos: uma maior segurança para os usuários, porém ao custo de uma perda significativa do efeito emagrecedor.

Substâncias que possuem grande atividade estimuladora do metabolismo, como a efedrina e a dimethylamylamine (DMAA), presentes em várias marcas de termogênicos, foram banidas em vários países, incluindo o Brasil, devido ao seu elevado risco de complicações cardiovasculares.

Atualmente, os termogênicos mais populares utilizam a cafeína e a sinefrina (Citrus auranthium) como substâncias termogênicas principais.

Além da sifedrina e da cafeína, é possível encontrar diversas outras substâncias nos produtos considerados termogênicos, incluindo hormônios, vitaminas, aminoácidos, antidepressivos e até diuréticos, o que faz com que seja impossível definir uma composição padrão para as diversas marcas de complementos termogênicos.

Substâncias frequentemente presentes nos complementos termogênicos

Como existem diversas marcas diferentes, com composições completamente distintas, faremos um levantamento das principais substâncias presentes nos complementos termogênicos mais vendidos no Brasil e no mundo.

Obs: muitas vezes, a substância ativa não está claramente descrita no rótulo do produto, sendo mascarada através do uso do nome científico da planta que lhe dá origem. Sempre que possível, descreverei o nome da substância ativa e a sua planta de origem para facilitar a identificação.

Efedrina

A efedrina (efedra) é uma substância derivada da planta Ephedra sinica ou Ma huang.

Molecularmente semelhante à anfetamina, a efedrina era muito utilizada junto à cafeína como suplemento termogênico, visando emagrecimento e aumento do desempenho atlético. Apesar da sua grande eficácia e popularidade, os termogênicos à base de efedrina tem sido banidos em todo o mundo, devido ao elevado risco de efeitos colaterais.

Um estudo conduzido entre 1997 e 1999, com usuários de termogênicos à base de efedrina, encontrou diversos casos de hipertensão arterial, arritmias cardíacas, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e crise convulsiva. Pelo menos 10 casos evoluíram para o óbito e 13 levaram à invalidez permanente. Destes 23 relatos mais graves, nove ocorreram em pessoas que não tinham fatores de risco e haviam consumido as doses recomendadas pelo fabricante.

Cafeína

A cafeína é a substância estimulante mais consumida em todo o mundo e tem sido utilizada de forma quase universal nos termogênicos permitidos comercialmente.

Estudos mostram que o consumo de até 400 mg de cafeína por dia é seguro nos adultos (30 ml de café expresso possui entre 30 e 90 mg de cafeína). Nos adolescentes ainda não se tem estabelecida uma quantidade de cafeína diária segura, mas provavelmente ela é menor que o limite de 400 mg dos adultos.

A cafeína não é tão eficaz para perda de peso quanto as banidas substâncias derivadas da anfetamina, o que faz com que a sua dosagem nos termogênicos seja bem elevada, de forma a compensar a baixa eficácia.

Estudos mostram que a dosagem ideal para perda de peso com cafeína é de 3 a 5 mg/kg. Isso indica, portanto, que um indivíduo de 80 deveria consumir entre 240 e 400 mg de cafeína por dia.

Alguns produtos termogênicos chegam a fornecer mais de 800 mg de cafeína por dia, o que é mais do que o dobro da dose considerada segura. Doses muito elevadas aumentam o risco de arritmias e isquemia cardíaca.

A cafeína nos termogênicos é geralmente obtida através de pó de café, guaraná ou chá-verde.

Sinefrina

A sinefrina, obtida através da Citrus auranthium, também conhecida como laranja-azeda ou laranja-amarga, é uma substância semelhante à efedrina, porém mais fraca.

Com a proibição da efedrina, a sinefrina ganhou popularidade e tem sido frequentemente utilizada em associação com doses elevadas de cafeína.

Apesar de mais fraca e menos eficaz que a efedrina, a sinefrina de forma alguma pode ser considerada uma substância isenta de riscos. Casos de AVC, arritmias cardíacas e infartos têm sido relatados devido ao seu uso.

A dose máxima diária considerada segura de sinefrina é 50 mg. Quando associado à cafeína, a dose máxima diária segura é 40 mg de sinefrina e 320 mg de cafeína.

Octopamina

A octopamina é uma substância semelhante à sinefrina, que também pode ser obtida pela Citrus auranthium. A eficácia e os riscos são muito parecidos. Doses até 50 mg/dia são consideradas seguras.

1,3-dimetilamilamina (DMAA)

A 1,3-dimetilamilamina (DMAA) é um tipo de anfetamina que foi banida pela Anvisa em 2012.

A DMAA pode provocar uma série de efeitos colaterais, tais como agitação, enjoos, dor de cabeça e elevação da pressão arterial. Relatos de casos apontam a DMAA como causa de hemorragia cerebral, hepatite medicamentosa, rabdomiólise e infartos do miocárdio.

Capsaicina

A capsaicina é a molécula que faz a pimenta ser picante. Quanto mais capsaicina há na pimenta, mais forte ela é.

Assim como a cafeína, a capsaicina estimula a liberação de adrenalina, o que acelera o metabolismo e faz com que o corpo queime mais calorias. A substância também parece ter algum efeito inibidor no apetite.

Uma revisão de 20 estudos mostrou que os suplementos de capsaicina podem aumentar o metabolismo em cerca de 50 calorias por dia, o que, a longo prazo, poderia levar a perda de peso.

Outros estudos mostraram que o consumo de 2,5 mg de capsaicina em cada refeição ajuda queimar 10% a mais de gordura no dia seguinte e que a suplementação com 6 mg de capsaicina diariamente é eficaz na redução da gordura abdominal ao longo de um período de três meses.

No entanto, existem algumas evidências de que seu corpo pode se adaptar à capsaicina, reduzindo esses efeitos emagrecedores ao longo do tempo.

Outras substâncias

Chitosan, cromo, ginseng, glucomanano (Amorphophallus Konjac), L-carnitina, psyllium, erva de São João, taurina e ácido linoleico são substâncias frequentemente presentes nos termogênicos, geralmente em associação com cafeína e/ou sinefrina.

Essas substâncias, contudo, não apresentam evidências científicas de que sejam efetivas para perda de peso ou aumento do desempenho atlético, e ainda podem causar efeitos colaterais e interagir com alguns medicamentos.

Cuidados antes de tomar

Nenhum suplemento termogênico deve ser consumido sem apoio de um profissional nutricionista ou médico. Mesmo os produtos autorizados pela Anvisa podem causar graves efeitos colaterais se forem consumidos por pessoas com fatores de risco para doenças cardiovasculares ou se as substâncias estimulantes estiverem em concentrações muito elevadas.

Um cuidado que se deve ter é sempre tentar identificar todas as substâncias presentes no produto, com as suas respectivas dosagens. Produtos não autorizados pela Anvisa podem ter substâncias escondidas na sua fórmula, principalmente diuréticos, hormônios tireoidianos e antidepressivos.

Como já referido, nos últimos anos a Anvisa tem retirado do mercado uma série de suplementos termogênicos, principalmente aqueles que apresentavam DMAA ou efedrina na sua formulação.

Exemplos de termogênicos banidos são:

  • Jack3D
  • Oxylin Pro
  • 1MR
  • Oxy Elite Pro
  • Lipo-6 Black
  • PWR
  • Hemo-rage
  • SSIN

Algumas dessas marcas mudaram as suas fórmulas, retirando as substâncias proibidas pela Anvisa, e, por isso, ainda podem ser encontradas no mercado.


Referências bibliográficas


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.


O Artigo te Ajudou? Então nos Ajude Agora!
Se você achou este artigo informativo e útil, por favor, considere compartilhá-lo nas suas redes sociais. Cada compartilhamento não só ajuda outras pessoas a obterem informações de saúde de qualidade, mas também contribui significativamente para o crescimento do nosso site.
Temas relacionados
Tirzepatida (Mounjaro): o que é, para que serve e como tomar Tirzepatida (Mounjaro): o que é, para que serve e como tomar
Creatina Creatina: para que serve, como tomar, efeitos e qual é a melhor
Calorias para emagrecer Calorias Para Emagrecer [até 1 kg por semana]
Acantose nigricans Acantose nigricans: o que é, causas e tratamento
Remédios para emagrecer Remédios para emagrecer: quais são os melhores?
antidiabéticos Antidiabéticos (remédios para diabetes tipo 2)
Nefropatia diabética Lesão renal pelo diabetes (nefropatia diabética)
obesidade infantil Obesidade infantil: causas, riscos e como evitar
Ozempic - Semaglutida Semaglutida para emagrecer (Ozempic, Wegovy e Rybelsus)
abdominoplastia Cirurgia plástica após grande perda de peso
Perder peso 55 dicas para emagrecer de forma saudável
Perder barriga 19 dicas para perder barriga de forma saudável
Emagrecer de forma saudável Saiba como emagrecer (sem pôr a saúde em risco)
Triglicérides Triglicerídeos: o que são, sintomas, riscos e tratamento
Calcular IMC Como calcular IMC e descobrir o seu peso ideal
Vitamina B6 Vitamina B6 (piridoxina): o que é, alimentos e carência
- Publicidade -
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

47 comentários em “Termogênicos: para que servem, riscos e efeitos colaterais”

  1. Dr. existe algum termogênico realmente eficaz para auxiliar a perda de peso?
    Eu faço musculação a 3 anos e nunca tomei nenhum suplemento, consegui reduzir de 125 Kg para 103 mas não consigo mais baixar esse peso.

    Responder
    • Há algumas coisas que podem ser feitas, mas o ideal é que você agora faça um planejamento com um nutricionista ou com um endocrinologista.

      Responder
    • Sim, pode acontecer.
      Dica: natural é aquilo que dá em árvore ou cresce no solo. Se vende em comprimidos não é natural.

      Responder
  2. doutor estou tomando o lipo 6 black uc minha pressão esta 16/12 sera que da pra continuar tomando por um periodo curto de tempo…

    Responder
  3. Dr.tomei por 3 meses o Speed Bullet antes do treino e tive alterações no exame de funcionamento do figado, será que está ligado a este termogenico, sendo que jamais tive qualquer registro de alteração? Obrigado

    Responder
    • Sim, dependendo do que existe na formulação desse termogênico, é possível que ele seja o responsável.

      Responder
        • Esse kimera é mais do mesmo. É um termogênico à base de cafeína e sinefrina, substâncias já discutidas no artigo. Nos inúmeros sites de propaganda do produto que eu pesquisei, não consegui encontrar informações sobre as concentrações dessas substâncias no produto pra poder fazer maiores considerações.

        • Sim, é um produto à base de cafeína e sinefrina. Ambas substâncias são mencionadas no artigo.

  4. Olá ! Comecei tomar cafeína em cápsulas , queria saber se ela corta o efeito do anticoncepcional ? Estou tomando caffeine thermo da new millen 420mg! Obrigada

    Responder
    • A cafeína tem uma meia-vida de 6 horas. Isso significa que após 24 horas, a quantidade de cafeína no organismo é pequena.

      Responder
      • Minha filha tomou termogenico ,ALPHADRENE 100 MG EPH 90 CÁPSULAS – LETHAL SUPPLEMENTS conhecido como eph100, junto com energético, em seguida teve tremores, sudorese, nauseas, vista turva, e ficou descorada, fiz rka vomitar, deu uma melhorada, em seguida ficou sonolenta, .nesse caso qual o procedimento correto a tomar, eu espero que agora ela pare de tomar isso

        Responder
        • Isso provavelmente é sinal de intoxicação por alguma substância presente nos produtos. Se ela não tiver melhorado, o ideal é procurar atendimento médico.

  5. Dr, há algum problema em tomar varios frascos, com a dosagem correta, seguidos? (terminar um frasco de termo, e ja emendar outro)

    Responder
    • São duas substâncias com efeito no sistema cardiovascular. Tem que ser feito com autorização e monitorização do médico.

      Responder
  6. ola eu estou tomando o termogênico que tem gengibre 250mg,cafeina 200mg, e canela 100mg eu tomo duas capsula antes do treino e duas depois do treino essa dosagem esta certa ta me dando tontura e enjoou no primeiro dia que tomei não conseguir dormir fiquei a noite inteira acordado

    Responder
    • Cara, pra isso? Cê só tá puxando ferro, nao tá estudando pra ser fiscal/promotor/juiz. Tudo bem, todo mundo quer ficar bonitão, mas é realmente necessário gastar uma prata – e sacrificar a saude – ppor um fim, na minha opinião, tão pífio?

      Responder
  7. ola eu estou tomando o termogênico que tem gengibre 250mg,cafeina 200mg, e canela 100mg eu tomo duas capsula antes do treino e duas depois do treino essa dosagem esta certa ta me dando tontura e enjoou no primeiro dia que tomei não conseguir dormir fiquei a noite inteira acordado

    Responder