VÍDEO: MICOSE NAS UNHAS

2

Visite nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/mdsaude

Transcrição do vídeo

Olá, você sabia que até 10% da população adulta e 20% da população idosa tem micose nas unhas?

A micose da unha, também conhecida como onicomicose, acontece quando uma ou mais unhas das mãos ou os pés ficam infectadas por fungos.

No vídeo de hoje eu vou explicar como se pega micose de unha, quais são os seus sintomas e quais são as opções de tratamento.

A onicomicose provoca diversas alterações na aparência das unhas, as mais comuns são:

  • alteração da cor, que pode ficar amarelada ou escurecida;
  • aumento da opacidade e perda do brilho;
  • espessamento e aumento da fragilidade, fazendo com que ela fique quebradiça;
  • alterações na sua forma ou descolamento da pele.

Apesar da micose da unha não ser uma doença grave, ela pode causar dor desconforto e destruição da unha, o que pode reduzir bastante a autoestima do paciente e, por isso mesmo, causar um impacto significativo na sua qualidade de vida.

Os fungos que provocam a micose de unha costumam ser adquiridos no ambiente, principalmente em áreas úmidas e quentes, como banheiros, chuveiros, vestiários ou piscinas públicas.

Por isso, frequentar esses espaços descalço é um importante fator de risco para adquirir a onicomicose, e quanto mais frequente foi a sua exposição a esses ambientes, maior é o risco de você se contaminar.

A onicomicose nas unhas nos pés é muito mais comum que nas unhas das mãos, não só pelo contato com o chão quando estamos descalços, mas também pelo fato dos pés passarem boa
parte do dia fechados, dentro de calçados, em um ambiente úmido, escuro e quente que favorece a proliferação de fungos.

A transmissão da micose de unha diretamente de uma pessoa para a outra também é possível, mas é bem menos comum e geralmente acontece quando lixas ou cortadores de unha contaminados são compartilhados.

A micose de unha é uma infecção difícil de tratar, porque as unhas crescem lentamente e recebem pouco suprimento de sangue.

Até bem pouco tempo atrás não existia tratamento muito eficaz e as taxas de falha eram bem altas.

Atualmente, o tratamento mais eficaz da onicomicose é feito com comprimidos de terbinafina, um antifúngico facilmente encontrado nas farmácias.

Na micose das unhas das mãos, a terbinafina precisa ser tomada diariamente por 6 semanas. Já na micose das unhas dos pés, o tratamento é por 12 semanas.

Quando o medicamento é tomado de forma correta, a taxa de cura é de cerca de 80%.

Cremes, pomadas e esmaltes são pouco eficazes quando utilizado sozinhos, mas podem ajudar a aumentar a eficácia do tratamento com a terbinafina.

Mesmo após a cura, a taxa de reinfecção chega a ser de 50%, principalmente se o paciente mantiver os pés em contato com ambientes úmidos e quentes.

Se você quiser saber mais sobre a onicomicose e outras infecções fúngicas, acesse os links estão aqui embaixo na descrição do vídeo. Não deixe também de assinar o nosso canal.

Até a próxima!

VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES