COMO CALCULAR O IMC – Índice de Massa Corporal

Calcule o seu IMC e descubra se o seu peso esta dentro de uma faixa considerada normal ou se você está mais susceptível ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

9

O índice de massa corporal, mais conhecido pela sigla IMC, é um índice adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é usado para o diagnóstico do sobrepeso e da obesidade. O IMC pode ser facilmente calculado a partir de dois simples dados: peso e altura.

O índice de massa corporal é um relevante indicador de saúde, amparado por vários estudos, que comprovam que, em geral, quanto maior for o IMC de um indivíduo, mais elevado é o risco de morte precoce, principalmente por doenças cardiovasculares.

O IMC é um índice válido para identificar o excesso ou a carência de peso em qualquer pessoa a partir dos 2 anos de idade. Seus resultados são bastante confiáveis, mas a sua principal falha é o fato dele poder superestimar a quantidade de gordura em pessoas que tenham muito peso devido a uma grande massa muscular, como são os casos de atletas de alto rendimento e fisiculturistas.

É importante destacar também que os resultados do IMC não têm validade nas mulheres grávidas, já que estas, além do peso do bebê, também apresentam grande retenção de líquido.

Neste artigo nós vamos explicar como é o cálculo do índice de massa corporal e quais são os valores ideais em cada um dos seguintes grupos: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Se você quiser ler sobre o peso ideal, acesse o seguinte link: CALCULE O SEU PESO IDEAL

Se você quiser ler mais sobre obesidade e perda de peso, acesse o nosso arquivo de textos sobre o assunto através do seguinte link: lista de arquivos sobre obesidade.

Como se calcula o IMC?

A opção mais simples é encontrar uma calculadora online, como a que disponibilizamos abaixo

Todavia, se você não quiser usar uma calculadora de IMC, é muito fácil calcular o índice de massa corporal. Basta seguir a seguinte fórmula:

Cálculo do índice de massa corporal = peso (quilos) ÷ altura² (metros)

Por exemplo, vamos calcular o IMC de uma pessoa de 80 kg, que meça 1,60 m

IMC = 80 ÷ 1,6²
IMC = 80 ÷ 2,56
IMC = 31,25 kg/m²

Qual é o Índice de massa corporal ideal?

Nos adultos, os resultados do IMC devem ser interpretados da seguinte forma:

Baixo peso muito grave = abaixo de 16 kg/m²
Baixo peso grave = entre 16 e 16,99 kg/m²
Baixo peso = entre 17 e 18,49 kg/m²
Peso normal = entre 18,50 e 24,99 kg/m²
Sobrepeso = entre 25 e 29,99 kg/m²
Obesidade grau I = entre 30 e 34,99 kg/m²
Obesidade grau II = entre 35 e 39,99 kg/m²
Obesidade grau III (obesidade mórbida) = maior que 40 kg/m²

O objetivo, obviamente, é ter o índice de massa corporal na faixa normal, entre 18,50 e 24,99 kg/m². Valores acima ou abaixo desta faixa estão associados a um maior risco de doenças. Quanto mais afastado da faixa de IMC ideal você estiver, seja para mais ou para menos, maior é o risco de você desenvolver problemas de saúde.

Os valores de IMC fornecidos acima são para a população adulta, entre 20 e 65 anos. O cálculo do IMC para idosos, crianças e adolescentes será explicado mais abaixo.

Tabela de IMC

Além da calculadora e do cálculo feito á mão com a formula, uma outra maneira de se calcular o índice de massa corporal é através das tabelas de IMC.Tabela IMC

A tabela fornecida abaixo é um dos vários exemplos disponíveis. Procure o a linha que corresponde ao seu peso e altura e veja qual é a sua classificação de acordo com o IMC.

Cálculo do ÍNDICE DE MASSA CORPORAL em idosos

Os idosos têm menos massa muscular que os adultos jovens e, por isso, o cálculo do IMC não costuma ter na população mais idosa o mesmo significado que no resto da população adulta. Enquanto que nos adultos um índice de massa corporal acima de 25 kg/m² está claramente associado a um aumento na incidência de doenças e a um maior risco de morte precoce, nos idosos isso não parece ser verdade.

Há cada vez mais estudos que mostram que os valores de peso ideal sugeridos pelo IMC não se adéquam à população idosa. Por isso, foi proposta uma nova tabela de índice de massa corporal, concebida especialmente para a população com mais de 65 anos. A forma de calcular o IMC é exatamente igual, porém, os resultados devem ser interpretados da seguinte forma:

a) Índice de massa corporal para mulheres acima de 65 anos:

Baixo peso = abaixo de 21,9 kg/m²
Peso normal = entre 22 e 27 kg/m²
Sobrepeso = entre 27,1 e 32 kg/m²
Obesidade grau I =  entre 32,1 e 37 kg/m²
Obesidade grau II = entre 37,1 e 41,9 kg/m²
Obesidade grau III (obesidade mórbida) = maior que 42 kg/m²

b) Índice de massa corporal para homens acima de 65 anos:

Baixo peso = abaixo de 21,9 kg/m²
Peso normal =  entre 22 e 27 kg/m²
Sobrepeso = entre 27,1 e 30 kg/m²
Obesidade grau I = entre 30,1 e 35 kg/m²
Obesidade grau II = entre 35,1 e 39,9 kg/m²
Obesidade grau III (obesidade mórbida) = maior que 40 kg/m²

Cálculo do IMC nas crianças

Os valores do índice de massa corporal do adulto também não são os mais adequados para crianças e adolescentes. Assim como nos idosos, o cálculo do índice de massa corporal é o mesmo, mas a interpretação dos resultados é diferente nas crianças.

O processo deve ser feito da seguinte forma: primeiro você deve calcular o IMC através da fórmula tradicional (ou pela calculadora de IMC), depois, com a tabela de idade e sexo fornecida abaixo, veja em que percentil o valor encontrado de índice de massa corporal se encaixa. Os resultados devem ser interpretados da seguinte forma:

Baixo peso = abaixo do percentil 10.
Peso normal = entre o percentil 15 e 85
Sobrepeso = entre o percentil 85 e 95
Obesidade = acima do percentil 95

Tabela de IMC para crianças

Tabela de IMC para meninas

Este artigo foi útil?  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, Total: 4,82 de 5)
Loading...
VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES
9 Comentários
  1. Luiz

    Eu tenho 14 anos e 1,70 m e pesso 58 kg o meu im é de 20,07, a pouco tempo atrás eu pesava 67 kg então eu desenvolvi ginecomastia, me disseram que se eu emagrecesse ela desapareceria mas até agora nada, alguém pode me ajudar por favor..?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      A ginecomastia nem sempre está relacionada ao sobrepeso. Se for algo pequeno, ela pode amenizar se você fizer exercícios para aumentar sua massa muscular. Outra opção é procurar pela opinião de um cirurgião plástico.

  2. Ana

    Uma adolescente de altura equivalente a 1,75m e peso de 48,50kg está abaixo do peso?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, está.

  3. Jéssica Santana

    Bem observado!

  4. gaviaodafiel@aol.com

    muito bom

  5. Matheus

    IMC acima de 24,99 kg/m² para uma pessoa de 1,80m, por exemplo, ainda assim é arriscado?; mesmo se ela tiver uma porcentagem de gordura baixa, na faixa dos 8%?

    1. Pedro Pinheiro

      Se a pessoa tem um peso elevado, porém com baixa taxa de gordura e uma grande massa muscular, O IMC perde um pouco o valor.

  6. Claudia de Assis

    Muito bom tudo explicado gostei muito

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.