CÁLCULO RENAL (Pedras nos Rins) – Causas, Sintomas e Tratamento

A cólica renal, provocada pela obstrução das vias urinárias por uma pedra, é considerada uma das piores dores que podemos sentir.

103

A pedra no rim, também conhecida como cálculo renal ou litíase renal, é uma doença muito comum, causada pela cristalização de sais mineiras presentes na urina.

A crise de cólica renal é um dos eventos mais dolorosos que um paciente pode experimentar durante a vida. A dor causada pelo cálculo renal é muitas vezes descrita como sendo pior do que a de um parto, fratura óssea, ferimentos por arma de fogo ou queimaduras.

Neste artigo iremos abordar os seguintes pontos sobre o cálculo renal:

  • Como surge.
  • Fatores de risco.
  • Sintomas.
  • Tratamento.
  • O que é um cálculo coraliforme

Como se formam os cálculos renais?

A pedra no rim é exatamente o que o nome diz, uma formação sólida composta por minerais que surge dentro dos rins. Mais de 70% das pedras são compostas por sais de cálcio, como oxalato de cálcio e fosfato de cálcio. Também existem cálculos à base de ácido úrico, estruvita (magnésio + amônia + fosfato) e cistina.

Entender a formação das pedras é simples. Imaginem um copo cheio de água clara e transparente. Se jogarmos um pouco de sal, este se diluirá e tornará a água um pouco turva. Se continuarmos a jogar sal no copo, a água ficará cada vez menos clara, até o ponto em que o sal começará a se precipitar no fundo do copo. A precipitação acontece quando a água fica super saturada com sal, isto é, a quantidade de água presente já não é mais suficiente para diluir o sal.

Este é o princípio da formação dos cálculos. Quando a quantidade de água na urina não é suficiente para dissolver todos os sais presentes na mesma, estes retornam a sua forma sólida e precipitam nas vias urinárias. Os sais precipitados na urina tendem a se aglomerar, formando, com o passar do tempo, as pedras.

Esta precipitação dos sais presentes na urina  ocorre basicamente por dois motivos: falta de água para diluir ou excesso de sais para serem diluídos.

A maioria dos casos de cálculo renal ocorre por falta de água para diluir a urina adequadamente, tendo como origem a pouca ingestão de líquidos. Porém, há um grupo de pacientes que mesmo bebendo bastante água ao longo do dia continua a formar pedras. São as pessoas com alterações na composição natural urina, apresentando excesso de sais minerais, em geral, excesso de cálcio. A quantidade de cálcio na urina é tão grande que mesmo com um boa ingestão de água este ainda consegue se precipitar.

Fatores de risco para o cálculo renal

Como acabei de explicar, ter água suficiente na urina é essencial para prevenir a formação de cálculos. Pacientes que costumam desenvolver cálculos bebem, em média, menos 300 a 500 ml de água por dia quando comparados com pessoas que nunca tiveram pedra nos rins. Pessoas que vivem em países de clima tropical ou trabalham em locais muitos quentes devem procurar se manter sempre bem hidratadas para evitar a produção de uma urina muito concentrada.

O tipo de líquido ingerido não tem muita importância. Ainda não há estudos definitivos que possam afirmar com 100% de clareza que um tipo de líquido é superior a outro. Alguns trabalhos sugerem que além da água, suco de laranja, café e chás (incluindo o famoso chá de quebra-pedra) possam ter algum benefício. Já o suco de toranja (jamboa ou grapefruit) parece ser prejudicial, aumentando o risco de formação das pedras. Em relação às bebidas alcoólicas, há controvérsias, havendo estudos que indicam aumento da formação dos cálculos e outros que sugerem redução da formação, principalmente com o consumo de vinho. A vitamina C aumenta a excreção renal de oxalato, e alguns estudos sugerem que o seu consumo excessivo possa aumentar o risco de cálculos renais compostos por oxalato de cálcio (leia: VITAMINA C – Importância, efeitos e alimentos ricos)

Pessoas que já tiveram pelo menos um episódio de cálculo renal ou que tenham história familiar de pedras no rim devem urinar pelo menos 2 litros por dia. Como ninguém vai ficar coletando urina o dia inteiro para medir o volume, uma dica é acompanhar a cor da urina. Uma urina bem diluída tem odor fraco e coloração bem clara, quase transparente (leia: URINA COM CHEIRO FORTE). Se a sua urina está muito amarelada, isto indica desidratação.

Em relação à dieta, existem alguns hábitos que podem aumentar a incidência de pedras nos rins, principalmente se o paciente já tiver concentrações de cálcio na urina mais elevadas que a média da população. Dietas ricas em sal, proteínas e açúcares são fatores de risco. Curiosamente, apesar da maioria dos cálculos serem compostos de cálcio e surgirem por excesso de cálcio na urina, não há necessidade de restringir o consumo do mesmo na dieta. A restrição, aliás, pode ser prejudicial. Se você já está perdendo cálcio em excesso na urina e não o repõe com a dieta, o seu organismo vai buscar o cálcio que precisa nos ossos, podendo levar à osteoporose precoce (leia: OSTEOPOROSE | Sintomas e tratamento). O único cuidado deve ser com os suplementos de cálcio, já que o consumo destes, principalmente quando em jejum, parece aumentar o risco de pedra nos rins.

Outros fatores de risco para o surgimento de cálculos são: obesidade, idade acima de 40 anos, hipertensão, gota, diabetes, ser do sexo masculino e ganho de peso muito rápido.

É importante lembrar que existem também os cálculos renais formados pela precipitação de algumas drogas nos rins. Várias medicações podem ter como efeito colateral a formação de pedra. Os mais comuns incluem: indinavir, atazanavir, guaifenesina, triantereno, silicato e drogas à base de sulfa, como sulfassalazina e sulfadiazina.

Sintomas do cálculo renal

Muitos pacientes possuem pedras nos seus rins e não apresentam sintoma algum. Se a pedra se formar dentro do rim e ficar parada dentro do mesmo, o paciente pode ficar anos assintomático. Muitas pessoas descobrem o cálculo renal por acaso, durante um exame de imagem abdominal, como ultrassom ou tomografia computadorizada, solicitados por qualquer outro motivo.

cálculo renal

Pedras muito pequenas, menores que 3 milímetros (0,3 centímetros), podem percorrer todo o sistema urinário e serem eliminadas na urina sem provocar maiores sintomas. O paciente começa a urinar e de repente nota que caiu uma pedinha no vaso sanitário.

O sintoma clássico do cálculo renal, chamado cólica renal, surge quando uma pedra de pelo menos 4 mm (0,4 cm) fica impactada em algum ponto do ureter (tubo que leva a urina do rim à bexiga), causando obstrução e dilatação do sistema urinário.

A cólica renal é habitualmente uma excruciante dor lombar, que costuma ser a pior dor que o paciente já teve na vida. A cólica renal deixa o paciente inquieto, se mexendo o tempo todo, procurando em vão uma posição que lhe proporcione alívio. Ao contrário das dores da coluna, que melhoram com repouso e pioram à movimentação, a cólica renal dói intensamente, não importa o que o paciente faça. Por vezes, a dor é tão intensa que vem acompanhada de náuseas e vômitos. Sangue na urina é frequente e ocorre por lesão direta do cálculo no ureter (leia: HEMATÚRIA – URINA COM SANGUE).

A cólica renal costuma ter três fases:
1- A dor inicia-se subitamente e atinge seu pico de intensidade em mais ou menos 1 ou 2 horas.
2- Após atingir seu ápice, a dor da cólica renal permanece assim por mais 1 a 4 horas, em média, deixando o paciente “enlouquecido” de dor.
3- A dor começa a aliviar espontaneamente e ao longo de mais 2 horas tende a desaparecer.

Em alguns desafortunados, o processo todo chega a durar mais de 12 horas, caso o mesmo não procure atendimento médico.

Se a pedra ficar impactada na metade inferior do ureter, a cólica renal pode irradiar para a perna, grandes lábios ou testículos (leia: DOR NOS TESTÍCULOS – Principais Causas). Também é possível que a pedra consiga atravessar todo o ureter, ficando impactada somente na uretra, que é o ponto de menor diâmetro do sistema urinário. Neste caso a dor ocorre na região pélvica e vem acompanhada de ardência ao urinar (leia: DISÚRIA – DOR AO URINAR) e sangramento. Muitas vezes o paciente consegue reconhecer que há um pedra na sua uretra, na iminência de sair.

Tratamento do cálculo renal

Geralmente, pedras menores que 0,5 cm costumam sair espontaneamente pela urina. As que medem entre 0,5 e 0,9 cm têm dificuldade de serem expelidas. Podem até sair, mas custam muito. Cálculos maiores que 1,0 cm são grandes demais e não passam pelo sistema urinário, sendo necessária uma intervenção médica para eliminá-los.

Estes cálculos grandes podem ficar impactados no ureter, provocando uma obstrução à drenagem da urina e consequente dilatação do rim, a qual damos o nome de hidronefrose. A urina não consegue ultrapassar a obstrução e acaba ficando retida dentro do rim. As hidronefroses graves devem ser corrigidas o quanto antes, pois quanto maior o tempo de obstrução, maiores as chances de lesões irreversíveis do rim obstruído.

Para facilitar a eliminação de cálculos com menos de 1,0 cm, mediamentos como a tansulosina ou a nifedipina por até 4 semanas podem ser usados.

Para saber sobre o tratamento dos cálculos que não são eliminados espontaneamente, leia: TRATAMENTO DO CÁLCULO RENAL – Litotripsia, Cirurgia e Duplo J.

Cálculo coraliforme: um caso a parte

O cálculo coraliforme tem esse nome porque apresenta a aparência de um coral. São os maiores cálculos e ocorrem geralmente em pacientes com infecção urinária por uma bactéria chamada Proteus. Esta bactéria aumenta o pH da urina e favorece a precipitação de sais, principalmente o de estruvita, composto por fosfato, amônia e magnésio

O cálculo coraliforme é tão grande que é facilmente visualizado em uma simples radiografia de abdômen. Pelo seu tamanho e forma, o cálculo coraliforme não consegue sair na urina e um procedimento médico faz-se sempre necessário para sua retirada. Se não for tratado, este cálculo leva a infecções urinárias de repetição e cicatrizes nos rins, podendo causar insuficiência renal terminal.

Este artigo foi útil?  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, Total: 4,64 de 5)
Loading...
VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES
103 Comentários
  1. David

    Dr., existe um medicamento para quebrar/diluir a pedra nos rins? Tenho uma pedra de 7mm e receio que não passe pelo canal urinário com este tamanho. Grato!
    Obs: Muito esclarecedora a matéria.

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Não, David, não há remédios que efetivamente consigam quebrar a pedra.

  2. NARA COSTA

    doutor e uma pedra com 6 mm pode sair sozinha ou precisa de intervenção?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      As duas opções são possíveis.

  3. Luciano

    Pedras renais podem prejudicar o funcionamento dos rins de alguma forma? Ou talvez “evoluir” para outra doença?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      1- Sim, podem obstruir o escoamento da urina e provocar insuficiência renal.
      2- Não entendi o que você quis dizer com evoluir. Consegue ser mais específico?

  4. Leonardo

    Doutor, tive a apenas 2 dias a dor referente ao cálculo renal, porém ainda me dói apenas o testículo esquerdo, dói de certa maneira forte, isso normalmente passa,ou devo agilizar algum processo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Se a dor migrou para o testículo é porque o cálculo deve ter migrado para o final do ureter. Ele deve estar pra sair a qualquer momento.

  5. Adailton

    DR tem algum medicamento especifico para ajuda a pedra sair ??

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Alguns estudos mostram que a tansulosina ou a nifedipina ajudam na expulsão de pedras que tenham menos que 10 mm.

  6. Adailton

    Dr. uma pedra de 0,75 cm dá pra sai na urina ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Tá no limite. Pode ser que saia ou não.

  7. Áurea Assunta Megale de Figuei

    É seguro litotripsia para nefrocalcinose bilateral ( cáculos coraliformes)?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nos cálculos coraliformes, a litotripsia pode ser usada em situações específicas. O melhor tratamento, porém, é a nefrolitotripcia percutânea.

  8. daiane lima

    Tenho pedra de 0.4cm … Ela sai na urina? Ando com cólicas fortes iguais da menstruacao enjoos e ardencia no rim esquerdo, ela por estar saindo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pedras menores que 0,5 cm costumam sair.

  9. Marcelo

    Boa noite,
    Dr.Pedro, Chá de quebra pedra resolve para expelir pedras nos rins de 7mm e 5mm?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. O chá de quebra pedra parece ajudar a prevenir a formação dos cálculos, mas, ao contrário do que diz o nome, ele não ajuda nos cálculos já existentes. Na verdade, ele ajuda tanto quanto qualquer outro líquido. Se tomar bastante água, dá no mesmo.

  10. Patricia reichel

    Doutor, estou com uma pedra de. 4,0 mm oque esta no meu diagnostico, ele sai na urina .

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Como a pedra tem menos de 5 mm, é provável que ela consiga sair sozinha.

  11. Alessandra salvioli

    Gostaria de saber estou com uma pedra de 7,5mm na ureter .
    Teria como tira lá sem cirurgia ?
    Hoje senti muitas dores
    Não sei se e o resultado de limonada que estou tomando.
    E também estou tomando cha de quebra pedra com cana do brejo.
    Uma obs . ela esta localizada no terço médio da ureta.

    Por favor me ajude .

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pedras acima de 5 mm não passam facilmente, porém, como ela já chegou até a metade do ureter, é possível que consiga sair espontaneamente ainda.

  12. Silvane

    oi doutor tenho um calculo renal de 1,58 mm tem como expelir pela urina.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      você quis dizer 1,58 cm, correto? Se for esse tamanho mesmo, não, ele é muito grande para sair sozinho.

  13. Andrea

    ola tenho calculo coraliforme e gostaria de saber se ha um remedio que dissolve sem que eu tenha que fazer cirurgia

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há remédio para dissolver calculo coraliforme.

  14. CRISTIELLE VIANA

    bom dia tenho calculos renais e agora meu medico disse q tenho secreçoes renais isso e grave?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não faço a menor ideia do que ele quis dizer com secreção renal. Nunca ouvi ou li esse termo.

  15. edenilsom

    bom di dr!
    a pedra com 7,0mm sai com tratamento/ medicamentos?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Entre 5 e 10 mm ainda pode sair, mas é mais difícil.

  16. Alexandre Paiva

    Dr. Pedro, uma pedra de 0,54 cm dá pra expelir ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Dá.

  17. Erotides Pompermayer

    Olá boa tarde. Para que serve o duplo “J”?

  18. Andre

    Dr. Tenho um calculo de 0,6cm no rim direito e muitos cristais. Já fui 2 vezes no PS com náuseas, dor ao urinar, falta de apetite e secreção na uretra. Minha duvida é se cálculo renal e cristais podem causar esta secreção?

    1. Não costuma dar. Só se algum cálculo estiver impactado na uretra, mas você sentiria dor e o mais provável é que também sangrasse em vez de ter só secreção.

  19. Renan

    O citrato de potássio (litocit) ajuda dissolver calculos de oxalato+cálcio??
    Quais são as funções do litocit??

    1. Não, o citrato de potássio não dissolve pedras à base de cálcio. Ele serve para prevenção de novos casos de litíase, principalmente se o paciente tiver níveis baixos de citrato na urina.

  20. sim, cálculos menores que 0,5cm costumam sair espontaneamente.

  21. Nailson de Lima

    B dia , queria saber se um calculo de 0,9 precisa de cirugia ?

    1. É um cálculo grande, é possível que sim.

  22. Se ela não sair espontaneamente e estiver obstruindo as vias urinárias, sim.

  23. Luciano

    Dr, Bom Dia! Tenho um calculo renal no terco inferior do ureter no tamanho de 1cm. Estou sentindo um pouco de dor e vomitando! Eu preciso fazer uma cirurgia ou a possibilidade dele sair sozinho?

    1. 1 cm é grande, não costuma sair. Mas, como ele já está na porção final, pode ser que saia.

  24. livertton

    Doutor fiz uma ultrasson e descobrir que tenho calculo no rins1,2 cm e na bexiga 1,0 cm
    Tem remedios pra esse tratamento ou so cirugia pra eliminar os calculos.

    1. esse cálculo de 1,2 cm dificilmente sairá sozinho . É provável que você precise fazer uma abordagem urológica, que não necessariamente será uma cirurgia.

  25. leo

    dr, fiz uma Ureterolitotripsia a mais ou menos 23 dias, sendo que
    apos a mesma fiquei com um duplo J por dezoito dias, o qual ja foi
    retirado, mas mesmo depois da retirada do duplo J estou sentindo
    pequenas dores no osso da bacia. Essa dor pode ainda ser de algum edema
    no ureter?

  26. Sigrid Fernandes Ramos

    O cálculo renal pode ser considerado uma doença crônica, quando por exemplo em um exame de ultrassom aparece vários cálculos e a pessoa tem constantemente cólicas renais?

    1. Pode se tornar doença crônica e recorrente em alguns casos.

  27. Rafael Assis

    Suplemento à base de proteínas como Whey Protein podem causar cálculo renal?

    1. Há relatos sugerindo isso.

  28. edcarlos

    estou com uma pedra no rim de 0.4cm ,eu preciso fazer cirurgia?

    1. Com esse tamanho é possível que ela consiga sair sozinha, sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos.

  29. paula

    Boa tarde, ando há sencivelmente 2 dias com uma dor no rim esquerdo, sem posiçao para estar, bebendo 2 lt agua por dia e urinar 2 x por dia mas forçado e urina c mt espuma, algumas nauseas, Dr. acha que devo recorrer ao medico?

    1. Acho que sim, pode haver algum problema nos seus rins.

  30. Débora Cristina Silveira

    Boa noite ….. Dr. tenho todos os sintomas para ter pedra nos rins .. e no meu exame saiu que eu tenho ausências de imagens de caculos e/ou sinais de dilatação pielocalicinal… isso significa que eu tenho pedra nos rins?
    Agradeço se o Senhor puder me ajudar …..
    Atenciosamente

    1. O exame não detectou a presença de pedras.

  31. Renan

    Estou com 3 pedras de 0,9cm, há possibilidade de expeli-las? Existem substâncias com capacidade de dissolver os cálculos? NQI? quebra-pedra? Possui esse efeito?

    1. Não existe substância para dissolver as pedras. Apesar de todo marketing na Internet, o NQI não serve para tratar cálculo renal. Na verdade, nem o próprio fabricante indica a droga para essa utilidade, até porque ela não é aprovada pela ANVISA como medicamento, apenas como suplemento.

  32. Renan

    Ola dr.. Com o ultrasom é capaz de ver qual o tipo de cálculo? Através do tamanho e forma? Se não qual forma de ver qual tipo de cálculo?

    1. O ultrassom é capaz de ver o formato do cálculo, mas sua composição, não. Para saber do que é feito a pedra, só enviando ela para análise laboratorial.

  33. Adriana Duarte

    Dr, é normal a dor iniciar no estomago e irradiar pra região toracica posterior? uma dor de pressão? já tive 2 crises em 1 semana

    1. Essa dor não é típica de cálculo renal.

      1. elizabete

        Oi minha mae faz hemodialise isso quer dizrr q ela perdeu o rim de vez

        1. Provavelmente, sim. A não ser que a causa da lesão renal seja reversível.

  34. tamires

    DR Já venho sofrendo DESDE DE 2009 JÁ expeli 25 cálculos ,mas descobri que eu tenho no rins esquerdo um calculo de 1,3 cm e essa não sai tenho que fazer uma cirurgia me dar muita dor e chego a urinar ate sangue,mas tenho mas nos dois rins que chega a ser de
    não e fácil só quem tem sabe a dor.Sera que não tem um remédio que destrói antes de virar cálculos ? OBRIGADA

    1. Você deve ter alguma alteração metabólica que propicia a formação de cálculos. Depois da cirurgia, procure um Nefrologista. É preciso investigar, pois possivelmente há tratamento preventivo para o seu caso.

  35. lidiane

    Estou com litíase renal direita o que é isso?

    1. pedra no rim direito.

  36. fabio

    Eu fui diagnosticado com pedras pequenas, do tipo que não é necessária intervenção cirurgica, sinto as “cólicas” e ultimamente sinto a ardência na uretra, já perto da extremidade do pênis. Somente com muita ingestão de líquidos eu conseguirei expelir?

    1. Se forem pequenas, é provável que sim.

  37. andreia

    nao consigo encontrar a sua resposta

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Provavelmente sua pergunta não foi selecionada. Você já leu as regras do site?

  38. Melisa

    Eu tenho pedras ah 2 anos, essas ultimas vem me judiando muito..
    Tenho uma cirurgia marcada para a semana que vem, retirar 2 pedras no rim direito
    … e mais p frente fazer no rim esquerdo que tem 5 pedras…

    Uma delas nao sei de q lado eh de 7cm.
    Existe dietas para formacao de calculo renal? ah minha eh devido a uma infeccao na bexiga q tive e meu medico, disse que ela nao foi tratada =/…
    eh muito sofrimento para uma pessoa so =/

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode haver dieta e tratamento preventivo, mas antes é preciso investigar as causas do cálculo.

  39. Aline

    Bom dia, meu marido esta com um calculo de 1,1cm alojado no ureter, seria caso de cirugia??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1,1 cm é bem grande. É pouco provável que saia espontaneamente.

  40. Sim, é possível. É preciso descobrir o porquê de você formar tantas pedras. Pode haver tratamento preventivo.

  41. José

    Bom dia doutor, vivo desde 2009 quebrando e expelindo pedras do meu rim esquerdo, há meses não expeli mais, As dores voltaram e fiz alguns exames e descobrimos que tenho uma pedra de 5 cm, isso mesmo 5 cm, é quase um rim dentro de uma pedra. Convivo com muitas dores e aguardo na fila de espera para cirurgia, EXISTE ALGUM TRATAMENTO ALTERNATIVO?

    Há 3 anos foi descoberta uma pedra de 3 cm, quebrada e expelida através de litotripsia, hoje descubro que tenho uma maior isso num período de 3 anos, é possível?

    Grato pela oportunidade.

  42. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não.

    1. Janny

      Uma pessoa com cálculo renal pode fazer atividade física?

      1. Em princípio, sim. Mas cada caso é um caso.

  43. Aham

    Caro Dr. Pedro,
    Tenho 60 anos de idade e já fiz 5 cirurgias para extração de cálculos renais, desde a primeira a “céu aberto”, até a última, via laser.
    Também já fiz extração da vesícula biliar, pelo mesmo motivo.
    Meus cálculos normalmente são grandes, posso dizer que nunca expeli nenhum.
    Já fui medicado com alopurinol, mas ultrassom recente mostrou que estou novamente com os dois rins comprometidos com três cálculos maiores que 0,6 mm.
    Já tomei várias coisas, de chás a compostos vendidos pela internet, tentando evitar a formação de tais cálculos – sem resultado.
    Não sei até quando e se vou aguentar mais cirugias, pois das duas últimas vêzes contraí infecções sérias.
    Gostaria de contar com sua ajuda, pedindo encarecidamente ao Sr., a indicação de algum(s) de seu(s) colega(s) nefrologista(s),  que porventura clinique(m) em Belo Horizonte, para que eu possa pedir a investigação da origem desses cálculos.
    Antecipadamente grato,
    Gabriel
     

    1. Lamento, mas já estou fora do Brasil há algum tempo. Não conheço ninguém de BH.

  44. Mguida58

    Caro Dr., achei a sua explicação bastante simples e compreensivel até para leigos como e.
    Parece que a cirurgia é única hipótese para quem tem pedras maiores ou coraliformes, no entanto
    tenho lido que há um suplemento NQI que faz autênticos milagres na destruição das pedras mais rapidamente ou menos dependendo da constituição da pedra e acho estranho que havendo um “medicamento” suplemento tão excecional, a comunidade médica não fale dele….. o Dr. com certeza também conhece. Gostaria de ouvir a sua opinião.

    1. Conheço e não indico. NQI NÃO FUNCIONA para cálculo renal e ainda pode fazer mal se o paciente tiver problemas de insuficiência renal. Aliás, o próprio fabricante não indica seu uso nestes casos e o medicamento não é aprovado pela ANVISA para este propósito. Não acredite na propaganda que existe na internet. Ela é falsa e irresponsável.

  45. Simone

    suco de abacaxi prejudica ou aumenta pedras nos rins?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não há nada cientificamente comprovado.

  46. Debizinha31silveira

    como eu posso ter certeza q estou com calculo renal ?? e isso dá em mulheres tbm ??

    1. Só através de exames. Sim, mulheres tb podem ter cálculos.

  47. Claudiabolica7

    bom dia,
    gostaria de saber se pedra nos rins pode causar diarréia, vomito e dor no meio da coluna.
    adorei todas as explicações que encontrei aqui, ´e maravilhoso o jeito que explica, obrigada.

    1. Pode, mas não é o habitual.

  48. amanda

    é nolmal ter vontade de urinar toda hora?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  49. Allysson

    Bom dia Dr. Pedro,

    Em outubro do ano passado tive uma colica renal, fiz uma ultrasom e foi detectado uma pedra de 0,8cm no ureter direito, baseado nos depoimentos em alguns blogs comprei 4 frascos e tomei até jan/12, parei pois notei meus ossos em geral estalando, ou seja, em várias articulações, baseado em sua declaração sobre o enfraquecimentos dos ossos associei este estranho acontecimento ao NQI. Este mês fiz uma tomografia e a pedra aumentou para 0,95cm, onde logo em seguida foi feito uma Ureterolitotripsia, estou com duplo j e me recuperando. O mais estranho é que fiz este comentário do enfraquecimento dos ossos nos mesmos blogs que eu usei para comprar o medicamento, e eles não publicam. Na minha opinião acho que a empresa DEVE informar este efeito colateral, pois se eu soubesse disso não teria comprado. Dr Pedro, o que eu faço para fortaceler meus ossos para que não ocorra mais os estados? Estou pensando em atividade física, não posso fazer ainda pois estou me recuperando da cirurgia.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure um médico e primeiro comprove se há realmente algum problema ósseo. Caso haja, ele saberá te orientar quanto ao tratamento.

  50. André Silva

    Obrigado pela resposta Dr.No caso desses cálculos de 0,2 até 0,4 cm, o próprio corpo é capaz de expeli-los? Tenho tomado muita água somente, na média de 4 litros por dia.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A principio , sim

  51. André Silva

    Bom dia Dr. Pedro. Tenho cálculo renal com facilidade. No momento possuo 4 do lado direito e 10 do lado esquerdo, variando de 0,2 cm à 0,4 cm. Meu urologista descartou o procedimento a laser , pois o tamanho dos cálculos não justificada a aplicação do metódo e me recomendou o uso do remédio Litocit, porém o mesmo me causou muito mal estar no estomágo (eu possuo gastrite e sindrome do intestino irritável). Dai o mesmo me recomendou tomar muita água e sucos de laranja, abacaxi, limão (citricos). Gostaria de saber se essas frutas realmente ajudam na prevenção e diminuição dos cálculos, assim como sua eliminação? Muito obrigado. André Silva. Brasília-DF.

    1. Não há evidências científicas que comprovem isso.

  52. Luizvieira668

    Gostei das explicações , do Dr. Pedro Pinheiro , quero fazer uma pergunta , para calculos renal o Oleo de Oliva , faz algum efeito ou é só coisas que , escutamos dos mais velhos , que isso tomando uma colher todo dia faz bem , isto é verdade , obrigado pela atenção  e um feliz ano novo , que Deus sempre te elumine mais e mais suas ideias para tramentos de cura para esta doença ,

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Desconheço qualquer pesquisa que tenha apontado o azeite como benéfico para cálculo renal.

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.