10 sintoma da anemia (aguda ou crônica)

Dr. Pedro Pinheiro

comment 132 Comentários


O que é anemia?

Anemia é o nome dado à redução do número de glóbulos vermelhos no sangue. Os glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias ou eritrócitos, são as células responsáveis pelo transporte de oxigênio pela circulação sanguínea.

Existem vários tipos de anemia, cada uma delas com uma causa específica, como deficiência de ferro, ácido fólico ou vitamina B12, infecções, estados inflamatórios crônicos, intoxicação da medula óssea por medicamentos, insuficiência renal, câncer hematológico, gravidez, doenças autoimunes, doenças genéticas, etc.

A anemia, portanto, não é uma doença em si, mas sim uma manifestação comum de várias doenças diferentes. Para que o paciente tenha anemia, basta que o número de glóbulos vermelhos circulando no sangue esteja reduzido.

Nesse texto explicaremos os principais sinais e sintomas da anemia, não importando qual seja a sua causa. Se você quiser mais informações sobre como surge a anemia, leia: O que é anemia?

Por que a anemia provoca sintomas?

Para entender os sintomas da anemia é preciso antes compreender como funcionam os glóbulos vermelhos (hemácias).

O sangue não é uma substância puramente líquida. Nele estão diluídas trilhões de células, sendo as hemácias as mais abundantes. A hemácia é uma célula cuja principal função é transportar oxigênio pelo sangue até os tecidos. Dentro das hemácias existe uma proteína chamada hemoglobina, que é a estrutura responsável pela ligação com a molécula de oxigênio. Assim que oxigênio entra na hemácia, ele liga-se à hemoglobina para poder ser transportado por todo o corpo.

Resumindo o processo de funcionamento dos glóbulos vermelhos: as hemácias que estão no sangue vão até o pulmão, captam o oxigênio respirado (ligando-o à hemoglobina), e viajam por toda a circulação sanguínea distribuindo esse oxigênio para as células do corpo poderem funcionar adequadamente. Quando todo o oxigênio é entregue, as hemácias retornam aos pulmões para reiniciar o ciclo.

Quando o paciente tem anemia, ou seja, uma quantidade reduzida de hemácias no sangue, o seu organismo tem maior dificuldade de distribuir o oxigênio respirado através dos vários tecidos do corpo. Daí surgem os sintomas da anemia. E quanto mais grave for a deficiência de hemácias, menor é a entrega de oxigênio às células e mais intensos são os sinais e sintomas.

A anemia pode ser quantificada no exame de hemograma através dos valores do hematócrito e da hemoglobina. Explicamos com detalhes como é feito o diagnóstico da anemia no artigo: Entenda os Resultados do seu Hemograma.

Resumidamente, podemos classificar a anemia da seguinte forma conforme os valores da hemoglobina no hemograma:

  • Hemoglobina normal: acima de 13 g/dL nos homens ou 12 g/dL nas mulheres.
  • Anemia leve: entre 10 e 12 g/dl.
  • Anemia moderada: entre 8 e 10 g/dl.
  • Anemia grave: abaixo de 8 g/dl.
  • Anemia com risco de morte: abaixo de 6,5 g/dl.

Principais sintomas

Cansaço e falta de energia

Conforme já dito, quando a quantidade de glóbulos vermelhos está reduzida, a oferta de oxigênio para os tecidos fica comprometida. Como o oxigênio é um combustível essencial para as células, a redução do mesmo provoca sintomas de falta de energia, tais como cansaço, fraqueza, falta de ânimo e comportamento lentificado.

Pessoas jovens costumam ter os sistemas cardiovascular e respiratório mais saudáveis e toleram melhor a menor oferta de oxigênio. O coração jovem é capaz de bater com mais força e frequência e seus pulmões conseguem aumentar a quantidade de oxigênio respirado de forma a compensar a redução no número de hemácias. Suas células só sentem a falta de energia em situações nas quais há uma demanda maior por oxigênio que o habitual, como durante a prática de exercícios físicos, ou quando a anemia é realmente intensa.

Já as pessoas idosas costumam apresentar queixas de cansaço e falta de energia mais precocemente, tornando difícil a realização de tarefas simples, como se vestir, tomar banho e andar pela casa, mesmo quando a anemia não tão grave.

O cansaço é o sintoma mais comum e mais típico da anemia. Quando a perda de hemácias se instala de forma rápida, até os mais jovens sentem esse sintoma intensamente. Por outro lado, se a redução no número de glóbulos vermelhos for se desenvolvendo de forma gradual, ao longo de meses, o sistema cardiovascular e respiratório conseguem ter tempo para adaptar e o cansaço pode surgir só em fases mais avançadas.

Para saber sobre outras causas de cansaço, leia: Principais Causas de Cansaço.

Sensação de falta de ar

A lógica por trás da sensação de falta de ar é semelhante ao do cansaço.

A falta de ar costuma ocorrer em casos graves de anemia ou nos pacientes que já apresentam algum grau de mau funcionamento cardíaco e/ou pulmonar.  Como a quantidade de oxigênio que chega às células é insuficiente, a resposta do organismo é acelerar a frequência respiratória, na tentativa de aumentar a oxigenação do sangue. O paciente respira mais rápido tentando aumentar a oferta de oxigênio para os seus tecidos.

Se você notar que está ficando sem fôlego e com a respiração muito acelerada aos realizar as suas tarefas diárias normais, principalmente aquelas que até recentemente eram fáceis, como caminhar, subir escadas, limpar a casa ou pegar pesos leves, a anemia pode ser a causa.

Para saber mais sobre todas as causas de falta de ar, leia: Principais causas de falta de ar.

Taquicardia – Coração acelerado

Assim como há um aumento da frequência respiratória, há também um aumento da atividade do coração. O coração acelera tentando aumentar a quantidade de sangue que chega aos tecidos. A lógica é simples, se o sangue está pobre em hemácias, é preciso chegar mais sangue, mais rapidamente e em maior quantidade para os tecidos poderem receber uma quantidade aceitável de oxigênio.

A taquicardia que ocorre na anemia provocar o aparecimento de sopro no coração (leia: Sopro Cardíaco – Causas, sintomas e tratamento).

Dor no peito

Nos pacientes que já apresentam algum grau de doença cardiovascular isquêmica, a redução da oxigenação dos tecidos e a aceleração dos batimentos cardíacos podem não ser bem toleradas. Se o paciente já tem o coração doente, ele terá dificuldades de aumentar o seu funcionamento, e mesmo uma anemia leve pode ser a gota d’água que faltava para desencadear uma isquemia cardíaca.

Em pacientes com doenças do coração, valores de hemoglobina abaixo de 10 g/dl costumam ser danosos.

Para saber mais sobre dor no peito e angina, leia: Sintomas do infarto agudo do miocário.

Palidez cutânea

A palidez da pele e das mucosas ocorre por dois motivos: o principal é a redução da circulação de sangue que ocorre nos tecidos periféricos, como a pele, já que o organismo dá prioridade aos órgãos nobres do corpo, desviando o fluxo de sangue para os mesmos. Como a pele recebe menos sangue, ela torna-se mais pálida. Além disso, conforme há uma queda no número de hemácias circulantes, o sangue torna-se mais diluído, assumindo assim uma cor menos viva.

Palidez da pele na anemia
Diferença entre pele corada e pele pálida provocada por anemia.

Portanto, na anemia, a pele e as mucosas recebem menos sangue, e o sangue que chega está diluído por haver falta de hemácias. Além da palidez, a pele também pode ficar mais fria.

Em pessoas de pele mais escura, esta palidez da pele é mais difícil de ser notada. Para identificar uma anemia, é preciso olhar a cor da boca e da conjuntiva dos olhos, que se apresentam mais pálidas em casos de anemia.

A palidez cutânea pode não ser notada até que a hemoglobina caia para valores ao redor de 10 g/dl. Portanto, somente a ausência de palidez não descarta uma anemia.

Conjuntiva pálida na anemia
Conjuntiva pálida em paciente com anemia e conjuntiva corada em paciente sem anemia.

Nos casos de anemia por carência ferro, a pele além de pálida também pode tornar-se mais ressecada e áspera.

Câimbras

As câimbras ocorrem pelos mesmos motivos do cansaço e da palidez cutânea. O desvio do sangue para órgãos mais nobres faz com que os músculos periféricos recebem menos oxigênio. Como o oxigênio é essencial para a geração de energia dos músculos, a falta deste provoca grave distúrbios metabólicos nas células musculares, o que pode provocar contrações involuntárias e o surgimento das câimbras.

Para saber mais sobre o mecanismo através do qual surgem as câimbras, leia: CÂIMBRAS – Causas e Tratamento.

Síndrome das pernas inquietas

A síndrome das pernas inquietas, também chamada de doença de Willis-Ekbom, é um distúrbio no qual há um desconforto e um desejo incontrolável de mover as pernas durante períodos de inatividade. A anemia por deficiência de ferro é uma das causas da síndrome das pernas inquietas.

Explicamos essa síndrome com mais detalhes em: Síndrome das Pernas Inquietas – Causas e Tratamento.

Dor de cabeça

Casos de anemia moderada a severa podem provocar dor de cabeça, que surge devido a uma redução do aporte de oxigênio para os neurônios. Em geral, o cérebro é um dos órgãos que o organismo tende a preservar, aumentando o aporte de sangue nos casos de anemia. O problema é que essa compensação tem um limite e a partir de valores de hemoglobina abaixo de 8 g/dl, o cérebro começa a receber menos oxigênio do que o necessário para o seu bom funcionamento.

Sonolência e dificuldade de concentração

Além da dor de cabeça, a diminuição do aporte de oxigênio nos neurônios também provoca outros sintomas neurológicos, os mais comuns são sonolência e dificuldade de concentração. Esses dois sintomas associados à redução de energia em todo o corpo faz com que o paciente tenda a ficar deitado o dia inteiro, seja porque está sempre muito cansado ou porque está sempre com sono.

Hipotensão

A hipotensão é um sintoma comum nas anemias que surgem por conta de perdas sanguíneas. Quando o paciente apresenta uma hemorragia, ele perde não só hemácias, mas também volume de sangue circulante, levando à queda da pressão arterial. A hipotensão arterial também pode surgir nas anemias graves de qualquer origem, quando os níveis de hemoglobina encontram-se abaixo de 6,5 g/dl.

A hipotensão se manifesta clinicamente como fraqueza extrema, pele fria e úmida, dificuldade de ficar em pé, tonturas e sensação de desmaio.

Anemia com hipotensão é uma emergência médica, havendo indicação para transfusão de sangue o mais rapidamente possível.

Anemia aguda ou crônica

A intensidade dos sintomas da anemia depende de dois fatores: o tempo de instalação da anemia e a gravidade da mesma. Anemias crônicas, que se instalam de forma lenta e gradual, ao longo de várias semanas ou meses, não costumam causar sintomas até fases bem avançadas.

Como o processo é lento, as hemoglobinas existentes têm tempo de se adaptar, passando a ser mais efetivas na captação e distribuição do oxigênio pelo corpo. Além disso, o próprio sistema cardiorrespiratório passa por alterações na tentativa de se adaptar às baixas concentrações sanguíneas de hemácias.

Devido à capacidade de adaptação do organismo, os pacientes com anemia crônica conseguem se manter assintomáticos em repouso até níveis de 8 ou 9 g/dl de hemoglobina.

Logicamente, o estado de saúde prévio conta. Se o paciente já tem outras doenças, principalmente de origem pulmonar ou cardíaca, sua capacidade de adaptação à anemia é bem inferior. Pacientes jovens e em ótimo estado físico podem só sentir os sintomas da anemia em casos graves, com hemoglobina ao redor de 6 a 7 g/dl. Já pessoas idosas podem começar a sentir os efeitos assim que os níveis de hemoglobina desçam abaixo de 10 g/dl.

Nos casos de anemias agudas, com instalação rápida, como as que ocorrem por hemorragias, o paciente sente os sintomas mesmo que a queda da hemoglobina não seja muito acentuada. Uma hemoglobina que cai abruptamente de 14 g/dl para 10 g/dl pode ser suficiente para provocar muitos dos sintomas descritos acima.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


132 respostas para “10 sintoma da anemia (aguda ou crônica)”

  1. Raiane

    Hemoglobina 7,40, devo me preocupar? É grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é um valor baixo. Algum médico já viu esse resultado?

  2. maria patricia

    Quem tem anemia profunda, coração acelerado é um sintoma? A sensação de ataque cardíaco

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode ser um dos sintomas.

  3. Ivone

    Meu exame constou anemia por falta de Ferro e a doutora indicou noripurum. Depois de 2 aplicações me sinto pior. Outro médico contestou a anemia disse que a aplicação era desnecessária. Tenho miomas. O que fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem que investigar a causa da anemia. O ferro só ajuda se a causa (ou uma das causas) da anemia for falta de ferro.

  4. Kátia

    Minha mãe está com anemia grau 8,00. O tratamento atual dela consiste apenas em alimentação e vitaminas manipuladas. Minha dúvida é se só isso é suficiente?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende da causa. Mas só isso não vai corrigir a anemia.

  5. Jéssica dos Santos Onofre

    Meu filho está com anemia e não quer comer nada, dorme muito, é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, não é normal.

  6. Betânia Brito

    Se a hemoglobina está em 6 terei que fazer transfusão?

    Ou tomando injeções de hemax e reforçando alimentos ricos em ferro e potássio posso melhorar minhas taxas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Hemoglobina de 6 g/dl é muito baixa, habitualmente está indicada a transfusão.

  7. Luzia da silva

    Uma pessoa com anemia sente dores por todo o corpo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Dor por todo o corpo não é um sintoma comum de anemia.

      1. Cristiane

        Estou sem disposicao dor no corpo sem energia o que pode ser?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Cristiane, podem ser várias coisas: anemia, síndrome do cansaço crônico, depressão, deficiência de vitaminas, Covid longo, problemas cardíacos ou pulmonares, má qualidade do sono, má alimentação… São necessárias bem mais informações para começamos a selecionar as causas mais prováveis.

  8. Helena

    porque quando temos anemia estamos sempre cansados?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Porque não chega oxigênio suficiente nas células.

  9. Maria Aline

    Quem tá com anemia é normal vomitar sangue?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não. Na verdade, é o oposto. Quem vomita sangue costuma desenvolver anemia.

  10. Talita

    Primeiramente parabéns pela ótima matéria. Agora entendi minha dificuldade de concentração, sonolência e cansaço extremo. To em investigação de falciforme . Fiquei internada 6 dias com hemoglobina 7 e precisei de 2 bolsas de sangue.

  11. Izabelle

    Tireoidite de Hashimoto pode causar anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se estiver com TSH muito elevado, pode.

  12. Ana Rosa

    Em caso de ter que fazer a transfusão de sangue por conta de anemia, qtas transfusões?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende da causa da anemia e do valor da hemoglobina. Na maioria das vezes, apenas uma bolsa de sangue é suficiente; em outras, são necessárias várias transfusões ao longo dos dias.

  13. Anita Sousa

    Minha dúvida é:

    A anemia causa inquietação nas pernas? Minhas pernas mexem muito e estalam e isso ocorre mais já hora do repouso, é uma sensação horrível, será que é por conta da minha anemia ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, a anemia pode ser uma causa de pernas inquietas.

  14. Anita

    Bela matéria!

    Obrigada.

  15. Iris

    Oi Pedro, Estou com hemoglobina de 6,3, por perda de sangue. quais os riscos a minha saúde?

    Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      6,3 de hemoglobina é bem baixo. Você pode ter hipotensão ou até mesmo entrar em choque se o sangramento continuar. Eu sugiro que você procure um hospital, porque provavelmente vai precisar de transfusão de sangue.

  16. Yyyyy

    A falta de oxigenação que a anemia causa pode afetar o cérebro? Eu tô sentindo um peso na cabeça e como se tivesse “oca” tenho pressão baixa tbm

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Só se a anemia estivesse muito grave. Se for leve, não justifica.

  17. CLAUDINEIA FERNANDES

    Estou com coceira na pele pode ser por causa da anemia que está 8.60?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A anemia por si só não provoca coceira.

  18. Heitor Silva Dias

    A minha dúvida é se a pessoa fica tremendo muito e normal

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tremor não costuma ser sintoma de anemia.

      1. Grazi

        O tremor pode ser devido à fraqueza, não dr.?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Pode se for um tremor muscular ao fazer algum esforço que ative esse grupamento muscular.

  19. Maria da conceicao

    Dr. Porque a manifestação clinica
    DISPNEIA ocorre em pessoas com diagnostico de anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A oxigenação adequada dos tecidos depende de um número adequado de hemácias.

  20. solange

    minha ferritina esta com 4,6 posso estar com anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A ferritina se refere aos estoques de ferro no corpo. Quem tem ferritina baixa, como é o seu caso, tem maior risco de ter anemia por carência de ferro. Agora, pra saber se você tem anemia, é preciso fazer o hemograma.

  21. Luciani

    Só a conjuntiva pálida é sinal de anemia???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, alguns pacientes só têm a conjuntiva pálida.

  22. SORRAILA

    Percebo que a um certo “mito” sobre anemia e alimentação, no quesito, a tratamento. Doutor, esse mito é devido por qual fator, a alguma espécie de anemia que é tratada apenas com a alimentação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Anemia por carência alimentar só ocorre em pessoas com desnutrição. Se a pessoa não passa fome e não está desnutrida, uma alimentação mais rica em ferro, ácido fólico ou vitamina B12 não vai corrigir o problema.

  23. Daniel Vitor

    Doutor, tenho sentido mal estar, tontura parecendo que vou desmaiar, palpitações e dor no peito.
    Isso indica ser sintomas de anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Anemia é uma dentre vários hipóteses possíveis . Você precisa ser visto por um médico.

  24. Mábylla Roberta

    Doutor, tenho dezesseis anos. Estou com pele amarelada, olhos também e quando vou fazer meu esporte semanal depois de correr muito no fim de um jogo fico com falta de ar e as vezes me dá dor no peito. Será que pode ser grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você tem pele e olhos amarelados, isso pode ser sinal de hepatite. Procure um médico para tirar essa dúvida.

  25. Vinícius Hideki

    O excesso de sede junto a outros sintomas presentes no texto torna muito provável a anemia,certo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A anemia não costuma dar excesso de sede. Dependendo de quais são os outros sintomas que você se refere, o diabetes pode ser uma opção.

  26. Mary Martins Melsoart

    Posso combater ou curar a anemia , com uma alimentação saudavel, sem a intervenção de medicamentos se sim, quais alimentos devo ingerir ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pouco provável. Na imensa maioria das vezes, a anemia não é provocada por deficiências na alimentação. Por exemplo, se a sua anemia é provocada por algum sangramento oculto no trato gastrointestinal, não há alimentação saudável que vá dar jeito.

      1. Alane Alves

        Olá Dr, minha médica não deixou claro sobre minha situação e mandou procurar um especialista, hemoglobina deu 10,8 leococitos totais 7200 é um valor preocupante?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não é necessariamente preocupante, mas Hb = 10,8 é mesmo uma anemia. A causa tem de ser identificada.

  27. Esther Cardozo

    Doutor tenho todos esses sintomas , qual medicacao e alimentacao correta que devo fazer ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Antes de mais nada, tem que confirmar o diagnóstico de anemia e identificar a sua causa. Não adianta pensar em tratamentos se não há um diagnóstico.

  28. Samuel pinheiro

    Minha respiração esta acelerada e sinto tontura as vezes. Pode ser anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Até pode, mas há inúmeras outras hipóteses diagnósticas que também podem explicar os seus sintomas.

  29. bruna

    Doutor a minha filha esta sintindo febre duas no mes o mais isso e sitoma de anemia

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, anemia não causa febre.

    2. Ana paula mendes

      Na anemia causa menstruaçao direto.

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

        Não.

  30. Fernanda

    Doutor ja tive anemia e agora tenho muitos desses sintomas que estao ai em cima principalmente o cansaço sonolência palidez os olhos brancos a minha anemia voltou?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você tem cansaço, sonolência e palidez, é possível que seja anemia.

  31. Kimberly Daiane da Silva Miran

    Dr, estou com anemia hipocrômica microcítica.. vou me consultar com um hematologista mas queria saber se é grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Kimberly, não tenho como avaliar a gravidade de uma anemia à distância e sem nenhuma informação clínica. Só mesmo indo ao médico.

  32. taine priscila

    Anemia pode causar algum problema de vista? Ou tonturas em excesso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se for uma anemia grave, sim.

  33. Lucelia Silva

    o que devo comer para melhorar da anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é comendo que se melhora a anemia. É preciso identificar a causa e tratá-la.

  34. Jéssica

    Doutor sinto tonturas , minha conjuntiva está branca , isso é anemia ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser.

  35. aliete francisca da silva

    Oi Dr eu tenho muita dor de cabeca e com tontura isso pode se anemia

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas anemia é apenas um das várias causas possíveis.

  36. Jullianaa Rochaa

    Oi Dr eu tô menstruando a 1 meses e sinto muito sono isso é anemia

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você tem perdido muito sangue, pode ter relação.

  37. Brenda Moreira

    Doutor eu faço Academia a quase 3 mases e á mais ou menos 1 mês eu ando tendo problemas nas aulas: Falta de ar,queda de pressão,falta de concentração,dores no peito e por ai vai.
    Eu já tenho imunidade abaixo da média e problemas como rinite,sinuzite. Esses sintomas que sempre aparecem na Academia pode ser sinais de Anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Até pode, mas anemia não surge do nada, é preciso algum motivo.

  38. priscila

    sinto tonteiras aceleraçao cardica parece q o coraçao ta saindo pela boca palidez falta de apetite dor nas costa dor de cabela dor no peito fraqueza isso pode ser sintomas de anemia grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  39. Rosana

    Dr, menstruação, que considero normal, pode causar anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, só se o sangramento for muito intenso e por vários dias.

  40. Deb porto

    Muita dor de cabeça , pressão na mesma e tontura sao sintomas de anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser, mas são sintomas inespecíficos, que podem estar presentes em dezenas de doenças.

  41. Adriano Motta

    Ola dr Pedro, minha filha tem anemia e frequentemente ela reclama que sente uma agulhadas na regiao inferior do punho…esse seria algum dos sintomas da anemia? Só pra constar, ela é Celiaca. Desde ja agradeço!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, isso não deve ser da anemia.

  42. suellen

    Olá, Dr. Pedro
    minha metroação esta atrasada a 8 meses, i eu tenho anemia poder ser por causa da anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas pode ser que a mesma doença que esteja provocando a anemia também influencie no seu ciclo menstrual.

      1. Roberto Foratini

        boa noite DR.minha filha tem 14 anos o exame de sangue dela deu eritrocitos 3.79 e hemoglobina 10.8 isso e grave ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          É uma anemia, tem que ver a causa.

  43. isadora martins

    ola sou uma menina de 10 anos estou pesquisando sobre anemia pois meu livro de ciencias pediu.
    me ajudou muito.
    obrigada

  44. William Cetauro

    ola dotor.. dores de cabeça constante e dor no corpo tambem é sintomas de anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Até podem, mas não são os mais habituais.

  45. Natalia Veronezzi

    Olá Dr. Pedro
    Enjoo também é sintoma de anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser, mas não é um dos principais.

  46. Cris

    Olá Dr. Pedro
    Fiz exame de sangue e meus valores de Eritrócitos e Hemoglobina deram respectivamente 3,34 milhões/mm³ e 10,9 g/dl…confirmação de anemia. Eu tenho muitos tremores nas mãos, coração acelerado, sudorese e dores de cabeça frequentes… Estes sintomas são de Anemia?
    Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      10,9 de hemoglobina não costuma dar nenhum desses sintomas.

  47. tainan

    palidez, tontura, falta de ar, sonolência, desequilíbrio, câimbra, dor de cabeça… são sintomas de anemia profunda?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Podem ser.

      1. Mizael Teixeira

        Dr. Pedro pinheiro! Porque sinto esses sintomas, cansaço, preguiça, respiração ofegante, confusão mental, e o exame deu normal?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Porque a causa é outra que não anemia. Tem que investigar.

  48. Isaak

    Olá Dr. Pedro Pinheiro
    parabéns pelo artigo. Tenho 21 anos e há uma semana venho sentindo todos estes sintomas, porém o mais angustiante é que também está me
    dando “sopro cardíaco” que fica mais intenso pela noite; amanhã
    farei um exame de hemograma… Mas estou preocupado com o coração;
    pode ser realmente anemia? Detalhe: já tive anemia quando criança.
    Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Anemia pode causar sopro. O hemograma irá dizer se é ou não.

  49. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Toda anemia tem uma causa, seja ela crônica ou aguda. Tem que descobrir qual a causa da sua para poder tratar.

  50. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Nos casos de anemia por carência de ferro, sim.

  51. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Se a causa da anemia não for falta de ferro, repor ferro de nada adiantará. Tem que investigar a causa.

  52. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Eu não posso, à distância, indicar ou contra-indicar nenhum tratamento. Se você perde muito sangue na menstruação, a interrupção da mesma pode ser uma opção. Agora, se no seu caso particular ela está indicada, só indo ao ginecologista para saber.

  53. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não é um sintoma habitual de anemia.

  54. Thaty

    Tenho vontade de dormir o dia todo. Sinto muita fraqueza. Isso pode ser sintomas de anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, mas não só anemia pode dar esse tipo de sintoma.

  55. elizangela

    sinto muita fraqueza, sonolencia,falta de ar,tontura,falta de animo…esses sintomas pode ser sinal de anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  56. Luciane Piattelli

    Dr. Pedro, boa tarde
    Por favor, me explique o que é a anemia crônica, pois pesquisei e não consegui entender. Meu sobrinho de 01 ano e 03 meses foi diagnosticado com anemia crônica, e a médica não explicou nada, apenas indicou um remédio e pediu exames de fezes.
    Agradeço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Anemia crônica é qualquer anemia de longa duração.

  57. Aline Silva

    Sinto muita fraqueza, falta de energia, cansaço, dores de cabeça constantes e dores nas costas….esses sintomas podem ser sinal de anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode até ser, mas existem dezenas de outras causas para esse tipo de quadro.

  58. luciene ribeiro

    anemia da febre???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  59. fabio galdino

    doutor a anemia pode causar tremores pelo corpo e acelerar o coração? qual especialista posso me consultar para saber se tenho anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode causar aceleração no coração, sim. Tremores não é comum. O especialista é o hematologista, mas qualquer médico sabe diagnosticar uma anemia. É algo muito simples.

  60. vitinho_quix

    Estou sentido cansaso falta de apetite , e dores musculares é sinal de animia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser, mas qualquer virose pode dar um quadro parecido. Para pensar em anemia tem que haver mais dados.

  61. Thays Cristina

    Olá! Comecei uma dieta a 4 meses e deixei de comer muita coisa, a alguns dias me sinto muito fraca, com tonturas, falta de ar, muito cansada, as vistas escurece com frequência,e minha menstruação aumentou bastante tbm, Preciso me preocupar? Será que isso já é uma anemia, mesmo com tão pouco tempo de dieta?

    Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Para se ter anemia, a dieta tem que ser muito agressiva e restritiva. Não é comum. Quem tem anemia geralmente é o indivíduo desnutrido.

  62. laize rodrigues

    minha mãe teve leucemia ,como posso evitar pra mim não desenvolver também

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O fato da sua mãe ter tido não significa que você também terá. Não há nada a fazer em relação à prevenção.

      1. alarecida

        Dor qual o melhor remedio pra anemia

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Depende da causa da anemia.

  63. Sayure

    Meu marido esta com dengue, e apresentou uma leve anemia,isso é comum em pacientes com dengue?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, qualquer doença infecciosa ou inflamatória pode causar uma leve anemia.