7 SINTOMAS DE ANEMIA

Anemia é o nome dado à redução do número de glóbulos vermelhos no sangue. Os glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias ou eritrócitos, são as células responsáveis pelo transporte de oxigênio pela circulação sanguínea.

Neste texto vamos explicar os principais sinais e sintomas da anemia.

Se você quiser saber mais sobre anemia, leia também nossos outros artigos sobre este tema:
O QUE É ANEMIA?
ANEMIA FERROPRIVA | Carência de ferro
ANEMIA FALCIFORME | TRAÇO FALCIFORME

Por que a anemia provoca sintomas?

Para entender os sintomas da anemia é preciso antes compreender como funcionam os glóbulos vermelhos (hemácias). O sangue não é uma substância puramente líquida, nele estão diluídas milhões de células, sendo as hemácias as mais abundantes. A hemácia é uma célula cuja principal função é transportar oxigênio pelo sangue até os tecidos. Dentro das hemácias existe uma proteína chamada hemoglobina, que é a estrutura responsável pela ligação com a molécula de oxigênio. O oxigênio quando entra na hemácia e se liga à hemoglobina, podendo, assim, ser transportando por todo o corpo.

Portanto, resumindo o processo de funcionamento dos glóbulos vermelhos, podemos dizer que as hemácias vão até o pulmão, captam o oxigênio respirado (ligando-o a hemoglobina), e viajam pelo resto da circulação sanguínea distribuindo oxigênio para as células do corpo poderem funcionam adequadamente.

Quando há anemia, ou seja, uma quantidade reduzida de hemácias no sangue, passamos a ter sintomas devido a maior dificuldade das células receberem quantidades adequadas de oxigênio.

Quanto mais grave for a anemia, ou seja, quanto menor for a concentração de hemácias circulantes no sangue, mais intensos serão os sinais e sintomas.

Obs: a anemia pode ser quantificada no exame de hemograma através dos valores do hematócrito e da hemoglobina. Para entender mais leia: HEMOGRAMA | Entenda os seus resultados.

Sinais e sintomas da anemia

Sintomas da anemia 1# – Cansaço e falta de energia

Quando a quantidade de células que transportam oxigênio está reduzida, a capacidade do organismo de fornecer oxigênio para todos os tecidos fica comprometida. Como o oxigênio é um combustível essencial para as células funcionarem, a redução do mesmo provoca sintomas como cansaço, fraqueza, tonturas, falta de ânimo, dificuldade de concentração, sonolência e dor de cabeça.

Pessoas jovens e sadias toleram melhor o cansaço da anemia, sentindo estes sintomas apenas quando precisam realizar esforços. Já as pessoas mais idosas costumam se queixar muito de cansaço e falta de energia, tornando difícil a realização de tarefas simples, como se vestir, tomar banho e andar pela casa.

O cansaço é o sintoma mais comum e mais típico da anemia.Quanto mais rápida for a queda da concentração de hemácias, mais intenso é o sintoma de cansaço.

Para saber sobre outras causas de cansaço, leia: CANSAÇO | FADIGA | Principais causas

Sintomas da anemia 2# – Falta de ar

A falta de ar costuma ocorrer em casos graves de anemia ou nos pacientes que já apresentam algum grau de mau funcionamento cardíaco e/ou pulmonar.  Como a quantidade de oxigênio que chega às células é insuficiente, a resposta do organismo é acelerar a frequência respiratória, na tentativa de aumentar a oxigenação do sangue.

Portanto, o paciente com anemia pode queixar-se de falta de ar e apresentar uma respiração mais acelerada.

Para saber mais sobre todas as causas de falta de ar, leia: FALTA DE AR | Causas e tratamento

Sintomas da anemia 3# – Taquicardia – coração acelerado

Assim como há um aumento da frequência respiratória, há também um aumento da atividade do coração. O coração acelera tentando aumentar a quantidade de sangue que chega nos tecidos. A lógica é simples, se o sangue está pobre em oxigênio, é preciso chegar mais sangue para as células poderem receber uma quantidade aceitável de oxigênio.

A taquicardia também pode provocar o aparecimento de sopro no coração (leia: SOPRO NO CORAÇÃO | Causas, sintomas e tratamento).

Sintomas da anemia 4# – Dor no peito

Nos pacientes com doenças cardíacas, a redução da oxigenação dos tecidos e a aceleração dos batimentos cardíacos podem não ser bem toleradas. Se o paciente já tem o coração doente, ele terá dificuldades de aumentar o seu funcionamento, e mesmo uma anemia leve pode ser a gota d’água que faltava para desencadear uma isquemia cardíaca.

Em pacientes com doenças do coração, valores de hematócrito abaixo de 10g/dl costumam ser perigosos.

Para saber mais sobre dor no peito e angina, leia: SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO.

Sintomas da anemia 5# – Palidez cutânea

A palidez da pele e das mucosas ocorre por dois motivos. O principal é redução da circulação de sangue que ocorre nos tecidos periféricos (como a pele), já que o organismo passa a dar prioridade aos órgãos nobres do corpo, desviando o fluxo de sangue para os mesmos. Como a pele recebe menos sangue, ela torna-se mais pálida. Além disso, conforme há uma queda no número de hemácias circulantes, o sangue torna-se mais diluído, assumindo uma cor menos viva. Portanto, na anemia, a pele e as mucosas passam a receber menos sangue, e o sangue que chega está diluído por haver falta de hemácias. Além da palidez, a pele também pode ficar mais fria.

Conjuntiva pálida

Conjuntiva pálida é um sinal de anemia

Em pessoas de pele mais escura, esta palidez da pele é mais difícil de ser notada. Para identificar uma anemia, é preciso olhar a cor da boca e da conjuntiva dos olhos, que apresentam-se mais pálidas em casos de anemia.

A palidez cutânea pode não ser notada até que a hemoglobina caia para valores ao redor de 10g/dl. Portanto, somente a ausência de palidez não descarta uma anemia.

Sintomas da anemia 6# – Câimbras

As câimbras ocorrem pelos mesmos motivos do cansaço e da palidez cutânea. A falta de oxigenação dos músculos, associado à redução efetiva da circulação de sangue, provoca distúrbios no funcionamento normal da musculatura, podendo surgir contrações involuntárias.

Para saber mais sobre câimbras, leia: CÂIMBRAS | Causas e tratamento.

Sintomas da anemia 7# – Hipotensão

A hipotensão é um sintoma comum nas anemias que surgem por conta de perdas sanguíneas. Quando o paciente apresenta uma hemorragia, ele perde não só hemácias, mas também volume de sangue circulante, o que leva à queda da pressão arterial.

A hipotensão se manifesta clinicamente como fraqueza extrema, dificuldade de ficar em pé, tonturas e sensação de desmaio.

Anemia com hipotensão é uma emergência médica, havendo indicação para transfusão de sangue assim que possível.

Anemia aguda x anemia crônica

A intensidade dos sintomas da anemia depende de dois fatores: o tempo de instalação da anemia e a gravidade da mesma. Anemias crônicas, que se instalam de forma lenta e gradual, ao longo de várias semanas ou meses, não costumam causar sintomas até fases bem avançadas. Como o processo é lento, as hemoglobinas existentes têm tempo de se adaptar, passando a ser mais efetivas na captação e distribuição do oxigênio pelo corpo.

Os valores normais de hemoglobina são maiores que 13g/dl para homens e maiores que 12g/dl para mulheres. Devido à capacidade de adaptação das hemácias, os pacientes com anemia crônica conseguem se manter assintomáticos em repouso até níveis de 8 ou 9g/dl de hemoglobina. Logicamente, o estado de saúde anterior conta. Se o paciente já tem outras doenças, principalmente de origem pulmonar ou cardíaca, sua capacidade de adaptação à anemia é bem mais reduzida. Pacientes jovens e em ótimo estado físico podem só sentir os sintomas da anemia em casos graves, com hemoglobina ao redor de 6g/dl. Já pessoas idosas podem começar a sentir os efeitos assim que os níveis de hemoglobina desçam abaixo de 10g/dl.

Nos casos de anemias agudas, com instalação rápida, como as que ocorrem por hemorragias, o paciente sente os sintomas mesmo que a queda da hemoglobina não seja muito acentuada. Uma hemoglobina que cai abruptamente de 14g/dl para 10g/dl é suficiente para provocar  muitos dos sintomas de anemia descritos acima.

Comments

  1. Fernanda says

    Doutor ja tive anemia e agora tenho muitos desses sintomas que estao ai em cima principalmente o cansaço sonolência palidez os olhos brancos a minha anemia voltou?

  2. Kimberly Daiane da Silva Miran says

    Dr, estou com anemia hipocrômica microcítica.. vou me consultar com um hematologista mas queria saber se é grave?

    • Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde says

      Kimberly, não tenho como avaliar a gravidade de uma anemia à distância e sem nenhuma informação clínica. Só mesmo indo ao médico.

  3. Brenda Moreira says

    Doutor eu faço Academia a quase 3 mases e á mais ou menos 1 mês eu ando tendo problemas nas aulas: Falta de ar,queda de pressão,falta de concentração,dores no peito e por ai vai.
    Eu já tenho imunidade abaixo da média e problemas como rinite,sinuzite. Esses sintomas que sempre aparecem na Academia pode ser sinais de Anemia?

  4. priscila says

    sinto tonteiras aceleraçao cardica parece q o coraçao ta saindo pela boca palidez falta de apetite dor nas costa dor de cabela dor no peito fraqueza isso pode ser sintomas de anemia grave?

  5. Adriano Motta says

    Ola dr Pedro, minha filha tem anemia e frequentemente ela reclama que sente uma agulhadas na regiao inferior do punho…esse seria algum dos sintomas da anemia? Só pra constar, ela é Celiaca. Desde ja agradeço!

    • Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde says

      Pode, mas pode ser que a mesma doença que esteja provocando a anemia também influencie no seu ciclo menstrual.

  6. isadora martins says

    ola sou uma menina de 10 anos estou pesquisando sobre anemia pois meu livro de ciencias pediu.
    me ajudou muito.
    obrigada

  7. Cris says

    Olá Dr. Pedro
    Fiz exame de sangue e meus valores de Eritrócitos e Hemoglobina deram respectivamente 3,34 milhões/mm³ e 10,9 g/dl…confirmação de anemia. Eu tenho muitos tremores nas mãos, coração acelerado, sudorese e dores de cabeça frequentes… Estes sintomas são de Anemia?
    Obrigada!

  8. tainan says

    palidez, tontura, falta de ar, sonolência, desequilíbrio, câimbra, dor de cabeça… são sintomas de anemia profunda?

  9. Isaak says

    Olá Dr. Pedro Pinheiro
    parabéns pelo artigo. Tenho 21 anos e há uma semana venho sentindo todos estes sintomas, porém o mais angustiante é que também está me
    dando “sopro cardíaco” que fica mais intenso pela noite; amanhã
    farei um exame de hemograma… Mas estou preocupado com o coração;
    pode ser realmente anemia? Detalhe: já tive anemia quando criança.
    Obrigado.

  10. elizangela says

    sinto muita fraqueza, sonolencia,falta de ar,tontura,falta de animo…esses sintomas pode ser sinal de anemia?

  11. Luciane Piattelli says

    Dr. Pedro, boa tarde
    Por favor, me explique o que é a anemia crônica, pois pesquisei e não consegui entender. Meu sobrinho de 01 ano e 03 meses foi diagnosticado com anemia crônica, e a médica não explicou nada, apenas indicou um remédio e pediu exames de fezes.
    Agradeço

  12. Aline Silva says

    Sinto muita fraqueza, falta de energia, cansaço, dores de cabeça constantes e dores nas costas….esses sintomas podem ser sinal de anemia?

  13. fabio galdino says

    doutor a anemia pode causar tremores pelo corpo e acelerar o coração? qual especialista posso me consultar para saber se tenho anemia?

  14. Thays Cristina says

    Olá! Comecei uma dieta a 4 meses e deixei de comer muita coisa, a alguns dias me sinto muito fraca, com tonturas, falta de ar, muito cansada, as vistas escurece com frequência,e minha menstruação aumentou bastante tbm, Preciso me preocupar? Será que isso já é uma anemia, mesmo com tão pouco tempo de dieta?

    Obrigada!

  15. Jheey says

    Olá, tenho 19 anos, tenho doença pular, e tenho uma anemia inconsiderável segundo meu médico. Mas os sintomas vem aumentando, durmo o dia e a noite toda, tento fazer coisa simples como arrumar a cama e já me canso, sinto dor, e minha ppressão cai uma vez no mínimo por dia.
    Mas tenho uma ótima alimentação também. Essa anemia pode ter agravado?

    Obrigada.

  16. Marlucia Ferreira Queiroz says

    minha filha está to com palidez , cansaço , tontura , conjutiva palida , mt dor de cabeça pode ser anemia ?

  17. Thaysa Almeida says

    ola então sinto dor no peito cansaço e moleza no corpo e o meu coração as vezes do nada ele acelera e de um tempo pra ca meu rosto ficou mais branco tipo palida sera q é anemia?

  18. Inara says

    Meu filho tem 2anos e 7 meses. Desde o ano passado estou fszendo tratamento de anemia nele. Toma sulfato ferroso e acido folico e toda vez que termino o tratamento e faço outro exame da anemia alta. Gostaria de saber que especialista eu procuro pra saber oque ta causando essa anemia. Me ajude pois nao aguento mais fazer o meo exame e ter sempre o mesmo resultado.
    Quando fiz o teste do pezinho deu normal.
    Por favor me ajude….tenho medo q essa anemia vire algo.pior.

  19. Alana Maria says

    Oi, de fevereiro de 2013 pra cá eu me canso por pequenas coisas, sinto muito sono, meus olhos tão clarinhos, minha língua ta meio esbranquiçada e minha boca seca e ás vezes fica branca. Estou com anemia ?

  20. Rivika Sartawski says

    Bom dia! por gentileza voces tem nestseler? Se tiverem poderiam me mandar, este site é exelente. Ah! esse é meu verdadeiro nome tá. Tenham um bom dia,
    Rivika Sartawsky

  21. estrela da argentina valoi says

    gostei, ja passam oito meses que tento melhorar a minha saude fui medicada, mas por outras vezes sinto dores nos pes, inxaso nos pes e fata de ar e por vezes fico tonta, mas gostava de saber sera que pode se tratar da anemia cronica porque a minha emoglobina ronda aos 8 a 9,4? obrigada pelo site muito interessante

  22. Cyntia Pedrosa says

    Olá Dr. desde de Janeiro estou lutando contra anemia, tomei Sulfato Ferroso por 3 meses e nada! Ainda estou com anemia outro medico me receitou Combiron começei esses dias, será que esse é melhor? Muito obrigada! Seu site é otimo!

  23. Marylenelima says

    Olá Dr.meu nome é Marylene lima, tenho 32 anos, fiz laqueadura à mais de três anos e meu fluxo menstrual é muito intenso, sinto alguns destes sintomas e gostaria de saber se posso tomar o anticoncepcional depo provera,para interromper a menstruação,pois ela sempre chega de 04 a 05 dias antes. Ex:veio dia 08 de setembro, em outubro ela ja veio bem antes,”,dia 03″, e fico 03 dias com fluxo intenso,mas para limpar de vez,somente com uns 08 a 10 dias,espero que o Sr.me ajude de alguma forma.Obrigada

    • says

      Eu não posso, à distância, indicar ou contra-indicar nenhum tratamento. Se você perde muito sangue na menstruação, a interrupção da mesma pode ser uma opção. Agora, se no seu caso particular ela está indicada, só indo ao ginecologista para saber.

  24. Mariana l. says

    Sinto tontura ao me levantar (mesmo quando estou sentada), minha vista fica preta e demora cerca de um ou dois segundos para retornar ao normal, tenho isso desde pequena, hoje já tenho dezesseis anos e isso continua, já fiz vários exames de sangue, mas nunca foi relatado nenhum caso de anemia, o que será que pode ser?

    • Alexyz says

      Isso não é anemia (embora possa ser agravado por uma anemia de outras causas). O que vc tem é hipopressão ortostática (leve), é um pequeno retardo que seu organismo tem para reequilibrar a pressão quando muda de posição. Ocorre porque momentâneamente o sangue corre para as pernas por gravidade e falta sangue nas partes superiores (cérebro). Se vc usar meias de compressão (até o joelho) os sintomas vão diminuir.

    • estrela da argentina valoi says

      foi bom, todas as minhas duvidas foram esclarecidas,
      gostei e a partir de ja ja sei em que situacoes me encotro

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *