Icterícia: causas, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 34 Comentários


O que é icterícia?

A icterícia é um sinal clínico que se caracteriza pela cor amarelada da pele, mucosas e olhos. Ela surge quando há excesso de uma substância chamada bilirrubina.

A icterícia é um sintoma típico das doenças do fígado e das vias biliares, sendo as hepatites, a cirrose e a obstrução das vias biliares suas principais causas.

Neste artigo vamos explicar o que é a icterícia, por que ela surge e quais são os seus sintomas.

Antes de falar da icterícia propriamente dita, é importante gastar algumas linhas explicando o que é a bilirrubina e em quais situações ela pode se acumular no sangue.

O que é bilirrubina?

Antes de falar da icterícia propriamente dita, é importante gastar algumas linhas explicando o que é a bilirrubina e em quais situações ela pode se acumular no sangue.

Nossas hemácias (glóbulos vermelhos) têm uma vida média de 120 dias. Quando elas ficam velhas, são levadas para o baço para serem destruídas. Um dos produtos liberados neste processo de destruição é a bilirrubina, um pigmento amarelo-esverdeado.

Todos os dias, milhões de hemácias são destruídas e uma grande quantidade de bilirrubina acaba por ser liberada. O grande órgão responsável pelas metabolizações das substâncias do nosso organismo é o fígado; é para lá que é encaminhada toda a bilirrubina produzida.

Icterícia

O único meio de transportar qualquer substância pelo corpo é através da circulação sanguínea. A bilirrubina produzida no baço não se dilui na água. Deste modo, para ser transportada pelo sangue ela precisa se ligar a uma proteína chamada albumina.

Essa bilirrubina insolúvel produzida no baço é chamada de bilirrubina indireta (ou bilirrubina não conjugada). Sua concentração sanguínea normal varia entre 0,1 e 0,7 mg/dL.

Ao chegar ao fígado, a bilirrubina indireta é metabolizada e se transforma em uma substância solúvel em água, chamada agora de bilirrubina direta (ou bilirrubina conjugada). A bilirrubina direta é eliminada através das vias biliares em direção ao trato gastrointestinal, onde será eliminada nas fezes.

Ao chegar aos intestinos a bilirrubina é mais uma vez metabolizada, agora pelas bactérias intestinais, tornando-se um pigmento de coloração marrom responsável pela cor característica das nossas fezes.

Uma pequena parte da bilirrubina produzida no fígado extravasa para a corrente sanguínea. A concentração normal de bilirrubina direta no sangue varia entre 0,1 e 0,4 mg/dL. Essa bilirrubina direta diluída no sangue é filtrada pelos rins e eliminada na urina. Parte da coloração amarelada da urina se dá pela presença de pequenas quantidades de bilirrubina na mesma.

Portanto, os valores normais de bilirrubina no sangue nos adultos são os seguintes:

  • Bilirrubina total: 0,2 a 1,1 mg/dL.
  • Bilirrubina indireta: 0,1 e 0,7 mg/dL.
  • Bilirrubina direta: 0,1 a 0,4 mg/dL.

Nota: esses valores podem variar um pouco dependendo do laboratório e do método usado para medição. Se quiser saber mais sobre marcadores de doença do fígado, leia: O que são AST (TGO), ALT (TGP) e Gama GT?

A icterícia surge quando, por algum motivo, ocorre um acúmulo de bilirrubina direta e/ou indireta, no sangue. Quando as concentrações de bilirrubina ultrapassam 1,5 a 2,0 mg/dL, esse excesso de pigmento extravasa para pele, mucosas e para a membrana que recobre a esclera (parte branca dos olhos), levando a característica aparência amarelada da icterícia.

Causas de icterícia

A icterícia surge, basicamente, quando há uma produção excessiva de bilirrubina e/ou quando há uma eliminação deficiente da mesma.

Icterícia por aumento de bilirrubina indireta

A bilirrubina indireta pode se acumular quando há uma grande destruição das hemácias – além daquela considerada normal -, jogando na circulação sanguínea uma quantidade de bilirrubina maior do que a capacidade do fígado de excretá-la.

Essa destruição é chamada de hemólise e pode ocorrer por vários motivos:

  • Uso de fármacos, como ribavirina, benzocaína, dapsona, fenazopiridina, paraquat, gás arsênico e chumbo.
  • Infecções, como malária ou leptospirose.
  • Defeitos na própria hemácia, como na esferocitose hereditária, hemoglobinúria paroxística noturna, anemia falciforme, talassemia, etc.
  • Doenças autoimunes.

O acúmulo de bilirrubina indireta também pode ocorrer por incapacidade do fígado em conjugar a mesma em bilirrubina direta. A síndrome de Gilbert e a síndrome de Crigler-Najjar são duas doenças genéticas que podem causar icterícia por deficiência da enzima do fígado responsável pela conjugação da bilirrubina (leia: Síndrome de Gilbert, Crigler-Najjar e Dubin-Johnson).

Icterícia por aumento de bilirrubina direta

A icterícia por bilirrubina direta ocorre quando o fígado consegue conjugar a bilirrubina, mas por algum motivo não consegue excretá-la em direção aos intestinos. Entre as principais causas podemos citar:

  • Hepatites virais.
  • Esteatose hepática grave.
  • Cirrose hepática.
  • Cirrose biliar primária.
  • Obstrução das vias biliares por cálculos.
  • Câncer do fígado ou das vias biliares.
  • Câncer do pâncreas com obstrução das vias biliares.

Sinais e sintomas associados à icterícia

Além da pele e dos olhos amarelados, a icterícia costuma acometer também as mucosas. O freio da língua é outro ponto onde pode-se notar o pigmento amarelado da bilirrubina.

icterícia
Icterícia – pele amarelada

A deposição do pigmento na pele, além de ser responsável pela coloração amarelada, também causa uma coceira intensa. Muitas vezes, o paciente se queixa mais da coceira do que da própria alteração de cor da pele.

Quando a icterícia é de origem direta, ou seja, devido à bilirrubina solúvel em água, podemos ter mais dois achados típicos:

Colúria

Quando há muita bilirrubina direta no sangue, há consequentemente muita bilirrubina sendo filtrada pelos rins. O resultado é uma urina cor escura (tipo Coca-Cola) ou com um alaranjado forte, causado pelo excesso de pigmento na mesma.

Como a bilirrubina indireta não é solúvel na água, ela não é filtrada pelos rins. Portanto, a colúria é um sinal típico de icterícia por bilirrubina direta.

Acolia fecal

Como é a bilirrubina a responsável pela coloração habitual das fezes, quando ocorre algum impedimento na excreção da bilirrubina conjugada para os intestinos, o paciente pode apresentar fezes muito claras, por vezes, quase brancas, devido à ausência de pigmento na mesma.

Tratamento da icterícia

A icterícia não é uma doença, mas sim um sinal de doença. Portanto, na imensa maioria dos casos, o seu tratamento passa primeiro pelo tratamento da doença que está provocando a icterícia. Se for uma hepatite, trata-se a hepatite; se for uma obstrução das vias biliares, trata-se a obstrução; se for uma reação a algum medicamento, suspende-se o medicamento.

Uma das poucas situações que o tratamento visa diretamente a redução da icterícia é no caso da icterícia neonatal, pois o excesso de bilirrubina pode ser tóxico para o cérebro do recém-nascido. Explicamos essa situação em detalhes no artigo: Icterícia neonatal – Causas e tratamento.

Não existe um remédio específico que possa ser tomado para baixar a hiperbilirrubinemia em todos os casos. Cada situação deve ser tratada individualmente.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


34 respostas para “Icterícia: causas, sintomas e tratamento”

  1. Maria Cecília Evangelista Fernandes nonato

    Além da Icterícia, pode um organismo apresentar cobre no exame de sangue?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Existe uma doença que causa o acúmulo excessivo de cobre no organismo, chamada doença de Wilson. Nesta doença, o fígado não excreta o excesso de cobre na bile, resultando em acúmulo de cobre e danos hepáticos.

  2. Theresa

    Bom dia Dr. Meu pai tem 62 anos e apresentou a pele amarelada, coceira e ele também é diabético. Gostaria de saber qual especialista para tratar desse problema de ictericia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Hepatologista ou gastroenterologista.

  3. graciela silva martins

    0la por favor me ajudar,eu faz o exeme de bilirrubinas e o resultado deu assim,bilirrubinas tatal ,2,91mg/dl,b.dereta,0,48mg/dl,b.indereta 2,43mg/dl .isso e grave me ajudar..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      À distância não tenho como dizer se é grave. O fato é que você tem um aumento das bilirrubinas indiretas e precisa investigar qual é a doença que está provocando isso.

  4. marcio

    minha bilirrubina total estar 2.82 mg/dl e normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, está elevada.

  5. eunice

    meu sangue é O+ e meu marido AB+ minha filha teve ictéricia isso teve algo a vê do tipo sanguinio de ambos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Neste caso, não.

  6. eliana maria de lima

    muito bom sabem q tem cura icteria

  7. Andre

    Vi seu comentário a ictericia do seu filho melhorou?

  8. gilsonmendes

    boa tarde Dr.Pedro Pinheiro minha filha nasceu ha 2 meses e meio a mãe ja teve anemia eu não tive
    ao nascer a mãe e a criança ambos tiveram ictericia foi tratado e tudo mais no teste do pesinho minha filha Apresentou traço Falcêmico quem poderia ser o portador do gene o pai ou a mãe ?

    Abraço e Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só fazendo exame de sangue para descobrir.

  9. gimmindi

    meu filho de 13 anos esta com a bili rubina alta olho pouco amarelado, se for sindrome de gilbert pode dar almento de figado e de basso

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma dar.

  10. Marcoslealenfermagem

    Olá: Minha esposa está com uma dor abdominal há pelo menos 7 dia, levei ao médico adm Dipirona, Ev. mais outra substância para vômito e assim mesmo a dor não cessar? O que sugere??

    Marcos Leal

  11. camila maria

    sou mae de uma criança que teve ictericia neonatal os medicos firam muitos assutados , apos tres dias de seu nascimeto ela começou a ficar muito amarela fizeram exame de bilirrubina e estava muito auto chegou a 29.1 quase 30 correram com ela para ui unidade utenciva neonatal na santa casa de campo grande ms . ela estava desidratando e nao urinava nem defecava mais ,ficou no soro e os medicos queriam fazer transplante de sangue ,foi para o bilitron e biliberço em obeservaçao por tres horas e fizeram novo ezame e tinha diminuido para 28 e foi apos sete dias para 13 e nao precisou de transplante de sangue e logo teve alta ficou 12 dias enternada. hoje ela tem um ano tem uma grande esperteza fala mae pai mama doi e conrresponde a todos os sinais positivos de uma criança sadia e normal.um abraço

  12. jose elias

    boa tarde,,meu bb,,menino nasceu 20 dias antes 9 meses,,ai ficou amarelinho exame deu 17;68 ai ficou hospital 28 hs banho luz saiu com 11 ,,agora ta com 1 mes e amarelinho aumentou ta com 13;60,,medica pediu ultrasson figado mais algunsexame sangue mais ultrasson so dia 16 posso esperar ate la ..q causa isso no bbe mmq risco tem me ajude ai ,,

  13. Eliana de Sousa

    Durante minha saída de uma cirurgia em 2009, uma enfermeira que tinha acompanhado o ato cirúrgico me perguntou se eu tinha problemas no fígado. Disse que não com a cabeça porque ainda estava sobre o efeito da anestesia (Podia ouvi-la mais não podia falar). Mas fiquei intrigada com a pergunta e principalmente porque ela disse: talvez ela tenha e não sabe. Quando estava totalmente lúcida quis falar com a enfermeira para saber o porquê dessa desconfiança, mais não pude localiza-la. Não sabia nada sobre ela (estava com uma toca e mascara – não podia descrevê-la). Há 10 anos tenho uma coceira algumas vezes na lateral da barriga outras vezes nas costas e nunca nenhum dermatologista conseguiu resolver o meu problema , chequei a desistir. Agora tomei conhecimento através desse site e gostaria de saber: Seria esse o meu caso, uma vez que tenho uma coceira que a muito me incomoda? E porque essa coceira aparece com mais frequência no inverno? O que causa? O que posso fazer para evitar esse problema? Onde e como tratar?
    Gostaria de agradecer o olho clinico da enfermeira que me fez chegar até vocês. E quem sabe agora solucionar.
    Grata,
    Eliana

  14. Fernanda

    Bom Dia!
    Meu filho apresentou icitericia no 4o. dia de vida e foi internado com bilirrubina 17mg/dl apo´s 4 dias de fototerapia a bilirrubina total foi para 11,7mg/dle ele recebeu alta,depois de uma semana de alta a bilirrubina passou para 15mg/dl e o médico não quis interna-lo, pois disse que era rebote e iria passar com o tempo. hoje ele esta com quatro meses e agora bilirrubina esta em 4,9mg/dl, a direta sempre foi dentro dos padroes normais mas nos ultimos 2 meses ela passou para 1,5. Meu filho corre algum risco de ter algum problema cerebral? so aleitamento materno. meu sangue e a- e o dele a + com combs negativo. obrigada

    1. MarcioMM

      Fernanda gostaria de conversar com você, meu filho recém nascido esta com os mesmos sintomas que o seu teve. Ele já esta com 2 meses de vida e ainda muito amarelo.
      O que você fez ?

  15. representante comercial 178

    Bom dia Dr. Minha filha teve Icterícia Indireta, detectada no 3° dia de vida, com o nível de 33, fez fototerapia por 7 dias e o nivel baixou ficando normal, fazemos acompanhamento do seu desenvolvimento pelo fato do nilvel que chegou para sabermos se não teve sequelas. Hoje ela esta com 1 ano e 9 meses, mas à aproximadamente 4 meses ela vem apresentando gripes fortissimas, e já fizemos o uso de 6 tiposde remedios diferentes mais nada adiantou, o pediatra suspeitou de algum problema nas vias respiratorias, e retirou qualquer bico dela, pois informou que quando ela fazia o movimento de sucção poderia respingar algo nos pulmões, ela teve melhora de aproximadamente uma semana, mas dpois comçou a voltar os sintomas, que é tosse, peito chiado, febre alta, e respiração cansada, fizemos um raio x dos pulmões, mas apresentou algumas secreções apenas, e o pediatra informou que poderia ser por causa do possivel problema nas vias respiratorias. Agora entramos com o Singulair 4mg matigavel e inalação com berotec, isso já vai fazer 2 semans e ela ainda nao melhora. Esqueci de comentar que o desenvolvimento motor dela é normal, anda, fala, etc.. a unica alteração, é que ela smepre esta abaixo do peso e tamanho, mas o pediatra diz que é considerado normal no grafico.
    Gostaria de saber, se é possivel que seja alguma doença relacionado ao alto nivel de icterícia indireta que ela apresentou quando nasceu?
    Obrigada  Marina Q.

  16. Cleia

    boa tarde tenho muito inchaço na barriga como se fosse empazinamento geralmente pela manha e a tarde, com dores no pe da barriga e quando vou ao banheiro defecar sinto melhoras, isso e muito frequente o que pode ser?que especialista procurar?

  17. Rutealexandra17

    Boa noite. Esta tarde quando fui a casa de banho, reparei que a minha urina era castanha. Isto é normal?

  18. Vilma

    Dr. Pedro, tenho uma amiga que descobriu  há poucos dias que tem cancer no intestino, quem tem esse problema pode ter ictericia? 

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se tiver acometimento também do fígado ou vias biliares, sim

  19. ERICA

    Dr. Pedro,
    Minha sobrinha está numa situação parecida com a descrita pela Jaqueline…nasceu de 36 semanas, e no terceiro dia estava amarelada, ainda na maternidade, realizaram o exame e o nivel de bilirrubina estava em 15, apos 24 horas do tratamento de fototerapia, está quase em 18…
    O que causa este aumento? uma vez que o tratamento é para reduzi-lo..
    É normal?  ou devemos nos preocupar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sem a fototerapia provavelmente estaria mais alto. A questão é saber porque a bilirrubina continua subindo. Geralmente após 24 horas de fototerapia ela começa a cair. Existem vários fatores que influenciam na eficácia da fototerapia, como hidratação do bebê, área irradiada, intensidade da irradiação, causa da icterícia, etc.

  20. Jaqueline4 0

    DR PEDRO ;minha sobrinha nasceu  na 2-a feira e na 3-a ja estava com ictericia e um bebe normal de 3.400kgporem, onivel de bilirrubina hoje apos 48hs de fototerapia esta em 13.8 sendo que ontem estava em 11.6 isso e possivel 

  21. Goes Grego

    Dr Pedro
    Qual a relação com o aumento do volume do baço?
    Obrigado
    Grego

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Algumas doenças do fígado que cursam com ictericia também acometem o baço. Um delas é a cirrose.

  22. Valdivino gonçalves da silva

    meu nome é valdivino eu sou de governador valadares eu estou com os meus olhos amarelados na parte de baixa o eu confesso que seja ectiricia o que eu devo fazer para elimanar e voltar a tonalidade da com pelo qual mim encomoda muito

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você está com icterícia é preciso procurar um médico para saber a causa. Várias doenças podem causar icterícia, algumas delas graves.