Artigo atualizado em 19/02/2014

ICTERÍCIA | Neonatal e adulto

A icterícia é um sinal clínico que se caracteriza pela cor amarelada da pele, mucosas e olhos. Ela surge quando há excesso de uma substância chamada bilirrubina no sangue.

Antes de falar da icterícia propriamente dita, é importante gastar algumas linhas explicando o que é a bilirrubina e por que ela se acumular no sangue.

O que é bilirrubina?

Nossas hemácias (glóbulos vermelhos) têm uma vida média de 120 dias. Quando elas ficam velhas, são levadas para o baço, onde são destruídas. Um dos produtos liberados neste processo é a bilirrubina, um pigmento amarelo-esverdeado.

Todos os dias, milhões de hemácias são destruídas e toda essa bilirrubina liberada tem que ser metabolizada em algum outro sítio, já que o baço não efetua essa função. O grande órgão responsável pelas metabolizações das substâncias do nosso organismo é o fígado, e é para lá que são encaminhadas toda a bilirrubina recém-formada no baço.

O único meio de transportar qualquer substância pelo corpo é através da circulação sanguínea. A bilirrubina produzida no baço não se dilui na água. Deste modo, para ser transportada pelo sangue ela precisa se ligar a uma proteína chamada albumina. Em uma analogia bem grosseira, poderíamos dizer que a bilirrubina não sabe nadar e precisa de uma canoa para atravessar a corrente sanguínea.

Essa bilirrubina insolúvel produzida no baço é chamada de bilirrubina indireta (ou bilirrubina não conjugada). Sua concentração sanguínea normal varia entre 0,1 e 0,6 mg/dL.

Ao chegar ao fígado, a bilirrubina indireta é metabolizada e se transforma em uma substância solúvel em água, chamada agora de bilirrubina direta (ou bilirrubina conjugada). Essa bilirrubina direta é eliminada através das vias biliares em direção ao trato gastrointestinal, onde será eliminada nas fezes. A bilirrubina direta após cair nos intestinos é mais uma vez metabolizada, agora pelas bactérias ali presentes, tornando-se um pigmento de coloração marrom responsável pela cor característica das nossas fezes.

Uma pequena parte da bilirrubina produzida no fígado extravasa para a corrente sanguínea. A concentração normal de bilirrubina direta no sangue varia entre 0,1 e 0,4 mg/dL. Essa bilirrubina direta diluída no sangue é filtrada pelos rins e eliminada na urina. Parte da coloração amarelada da urina se dá pela presença de pequenas quantidades de bilirrubina na mesma.

Portanto, os valores normais de bilirrubina sanguíneos nos adultos são os seguintes:
Bilirrubina total: 0,2 a 1,1 mg/dL
Bilirrubina indireta: 0,1 e 0,7 mg/dL
Bilirrubina direta: 0,1 a 0,4 mg/dL

Obs: esses valores podem variar um pouco dependendo do laboratório e do método usado para medição. Se quiser saber mais sobre marcadores de doença do fígado, leia: O QUE SIGNIFICAM AST (TGO), ALT (TGP) E GAMA GT?

A icterícia surge quando, por algum motivo, ocorre um acúmulo de bilirrubina direta e/ou indireta, no sangue. Quando as concentrações de bilirrubina ultrapassam 1,5 a 2,0 mg/dL, esse excesso de pigmento extravasa em direção à pele, mucosas e à membrana que recobre a esclera (parte branca dos olhos), levando a característica aparência amarelada da icterícia.

Causas de icterícia

A icterícia surge, basicamente, quando há uma produção excessiva de bilirrubina e/ou quando há uma eliminação deficiente da mesma. A icterícia neonatal ocorre pelos dois motivos e será abordada separadamente na parte final do texto.
Icterícia
Icterícia por aumento de bilirrubina indireta

A bilirrubina indireta pode se acumular quando há uma grande destruição da hemácias – além daquela considerada normal -, jogando na circulação sanguínea uma quantidade de bilirrubina maior do que a capacidade do fígado de excretá-la.

Essa destruição é chamada de hemólise e pode ocorrer por vários motivos:

- Uso de drogas (ribavirina, benzocaína, dapsona, fenazopiridina, paraquat, gás arsênico, chumbo, etc.).
- Infecções como malária e leptospirose (leia: SINTOMAS DA LEPTOSPIROSE).
- Defeitos na própria hemácia como na esferocitose hereditária, hemoglobinúria paroxística noturna, anemia falciforme (leia:  ANEMIA FALCIFORME (DREPANOCÍTICA)), talassemia etc…
- Doenças auto-imunes (leia: DOENÇA AUTO-IMUNE).

O acúmulo de bilirrubina indireta também pode ocorrer por incapacidade do fígado em conjugar a mesma em bilirrubina direta. A síndrome de Gilbert e a síndrome de Crigler-Najjar são duas doenças genéticas que podem causar icterícia por deficiência da enzima do fígado responsável pela conjugação da bilirrubina (leia: SÍNDROME DE GILBERT, CRIGLER-NAJJAR e DUBIN-JOHNSON).

Icterícia por aumento de bilirrubina direta

A icterícia por bilirrubina direta ocorre quando o fígado consegue conjugar a bilirrubina, mas por algum motivo não consegue excretá-la em direção aos intestinos. Entre as principais causas podemos citar:

- Hepatites virais (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES)
- Esteatose hepática grave (leia: O QUE É ESTEATOSE HEPÁTICA?)
- Cirrose hepática (leia: CIRROSE HEPÁTICA)
- Cirrose biliar primária
- Obstrução das vias biliares por cálculos
- Câncer do fígado ou das vias biliares
- Câncer do pâncreas com obstrução das vias biliares

Sinais e sintomas clínicos associados à icterícia

Além da pele e dos olhos amarelados, a icterícia costuma acometer também as mucosas. O freio da língua é outro ponto onde pode-se notar o pigmento amarelado da bilirrubina.

icterícia

Icterícia – pele amarelada

A deposição do pigmento na pele, além de ser responsável pela coloração amarelada, também causa um comichão intenso. Muitas vezes o paciente se queixa mais da coceira do que da própria alteração de cor da pele.

Quando a icterícia é de origem direta, ou seja, devido a bilirrubina solúvel em água, podemos ter mais 2 achados típicos:

- Colúria:  quando há muita bilirrubina direta no sangue, há consequentemente muita bilirrubina sendo filtrada pelos rins. O resultado é uma urina cor escura (tipo Coca-Cola) ou com um alaranjado forte, causado pelo excesso de pigmento na mesma. Como a bilirrubina indireta não é solúvel na água, ela não é filtrada pelo rim, por isso, não há colúria nestes casos de icterícia.

- Acolia fecal: quando ocorre algum impedimento na excreção da bilirrubina conjugada para os intestinos, o paciente pode apresentar fezes muitos claras, por vezes, quase brancas, devido a ausência de pigmento na mesma.

Icterícia neonatal

A icterícia neonatal ou icterícia do recém-nascido é uma condição comum, principalmente e bebês nascidos antes de 36 semanas.

Na maioria do neonatos  a icterícia é um fenômeno normal e esperado. Os níveis de bilirrubina indireta do recém-nascidos é naturalmente mais elevada do que nos adultos. Isto ocorre por 2 motivos:

- As hemácias dos recém-nascidos apresentam uma vida média mais curta do que as dos adultos. Além disso, os neonatos também apresentam uma concentração de hemácias mais elevada. O resulta final é uma quantidade muito maior de hemácias precisando ser destruídas e uma maior quantidade de bilirrubina sendo lançada na circulação.
- O fígado do recém-nascido é imaturo e sua capacidade de conjugação e excreção da bilirrubina é limitada.

A icterícia dita fisiológica (normal) é aquela que inicia-se ao redor do 3º dia de vida e desaparece em até 2 semanas. Em bebês prematuros ela pode demorar um pouco mais.

Os níveis de bilirrubina podem chegar ao redor de 15 mg/dL.

Quando a icterícia neonatal preocupa?

Apesar de ser muito comum, a icterícia em recém-nascidos pode ser preocupante, não só por poder indicar a presença de alguma doença, mas também por causar lesões no sistema nervoso central quando em níveis muito elevados.

A icterícia não deve ser considerada fisiológica quando:
- Inicia-se antes nas primeiras 24h.
- Apresenta concentrações sanguíneas acima de 20 mg/dL.
- Quando demora mais de 2 semanas para desaparecer (exceto em prematuros).
- Quando a bilirrubina direta também está muito elevada.

A icterícia que não apresenta características de fisiológica pode indicar que o recém-nascido tenha problemas do fígado, das vias biliares, hemólise ou qualquer outra doença que cause elevação das bilirrubinas.

Kernicterus

Kernicterus é o nome dado a encefalopatia (lesão do sistema nervoso central) causada pelo acúmulo de bilirrubina no cérebro. Ocorre principalmente quando há níveis de bilirrubina acima dos 25 mg/dL.

Os primeiros sinais clínicos de intoxicação pela bilirrubina incluem sonolência, diminuição do tônus muscular e recusa alimentar. Se não reconhecido, o bebê evolui para quadro de espasmos, choro inconsolável e febre.

Se o excesso de bilirrubina não for corrigido, o neonato pode evoluir para o Kernicterus, com lesão permanente do cérebro, cujo sintomas surgem após o primeiro ano de vida e incluem:

- Dificuldade em sentar, engatinhar e posteriormente andar
- Tremores e movimentos involuntários
- Alterações na audição e visão
- Retardo do desenvolvimento mental
- Alterações na arcada dentária

Icterícia do leite materno

Não sabe bem o causa, mas alguns neonatos apresentam icterícia relacionado a amamentação. A provável causa deve estar nas características químicas do leite de determinadas mães. A icterícia do leite materno pode ser uma causa para uma ictericia neonatal prolongada, uma vez que a mesma inicia-se ao redor da primeira semana e pode durar por até 3 meses.

Se o recém-nascido estiver se alimentando bem e mantendo o seu desenvolvimento normal, não há motivos para se interromper o aleitamento. A icterícia do leite materno é benigna e não acarreta em maiores problemas.

De modo oposto, a icterícia também pode surgir em recém-nascidos que não estejam sendo amamentados corretamente, sendo causada por um baixo aporte calórico para o bebê.

Tratamento da icterícia neonatal

Fototerapia

Fototerapia

Como a imensa maioria dos recém-nascidos melhora espontaneamente da icterícia, o tratamento só é indicado em caso mais graves. Em geral, indica-se tratamento quando a bilirrubina se eleva acima dos 18 mg/dL a partir do 3º dia, ou acima de 12 mg/dL nas primeiras 24 horas.

A fototerapia é o tratamento mais utilizado para se baixar os níveis de bilirrubina.

O recém-nascido é colocado sob uma luz azul fluorescente que age quebrando a molécula de bilirrubina em pedaços, facilitando a sua excreção na urina e nas fezes.

A fototerapia é um procedimento muito seguro e usado há mais de 30 anos. Em geral, é o único tratamento necessário.

Publicidade
  • Janio

    Meu nomé é Janio e gostaria de saber
    se há algum tipo de tratamento para a ictericia adulta? direta ou indireta?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Janio,
    no adulto a icterícia deve ser encarada apenas como um sinal. Ela por si só não causa complicações. O que deve ser tratado é a doença que está causando a icterícia.

  • thainara

    Meu nome é Thainara e gostaria de entender como em caso de lesão hepática, cirrose por exemplo, há um aumento da bilirrubina direta (conjugada)se o hepatócito está lesionado e com a formação da fibrose não há uma circulação normal tanto arterial-venosa quanto nos canalículos biliares. Dessa foma como os hepatócitos conjugaram essa bilirrubina que estava ligada à albumina?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    thainara,
    nestes casos há o acumulo de ambas bilirrubinas, em parte pela falta de conjugação e outra pela incapacidade do fígado em excretar a bilirrubina que ainda é conjugada.

    lembre-se que mesmo na cirrose, ainda há hepatócitos funcionantes, caso contrário, os doentes não sobreviveriam.

  • mara

    dr pedro;
    o que o sr diz sobre o cha de picao que as pessoas mais velhas tomam e se banham com ele para tratar a ictericia?traz algum resultado?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mara,
    Não, não funciona. O único valor é o fato de ser um líquido, já que a hidratação ajuda na icterícia.

  • Anonymous

    Dr Pedro,
    é possível na sindrome de gilbert haver aumento da bilirrubina indireta de forma progressiva eX: passar de 3,2 para 5,7 em meses?

    obrigada.Ana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    sim, é possível.

  • marciorios

    Meu nome é marcio rios e meu filho apresentou em um exame uma taxa de 23,53 mg/dl e após 15 hs seguidas de fototerapia os valores cairam para 16 mg/dl. Quanto mais sedo vc fizer o exame melhor sera para o bebe.

  • Rafael

    Olá Dr. Pedro

    Estou com dúvida pq tenho somente parte dos sintomas da ictericia. De uns dias para cá noto que minha lingua esta ficando com uma cor amarelada, quase laranja. Eu escovo os dentes e a lingua volta a ficar rosada. Mas depois a coloração amarelada volta e assim por diante.
    Porem, meus olhos não estao amarelados, nem minha pele e muito menos o freio da lingua.Minha urina não está escura, minhas fezes não estao mais claras.
    Será q isto pode ser hepatite ?
    De tempos para cá sei q estou com triglicerides alto. tomei remédio para diminuir por um tempo, mas confesso q ja estou alguns meses sem tomar. Pode ter alguma relação com isso ?

    Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Rafael
    Esse quadro que vc descreve não é compatível com icterícia.

  • Valdivino gonçalves da silva

    meu nome é valdivino eu sou de governador valadares eu estou com os meus olhos amarelados na parte de baixa o eu confesso que seja ectiricia o que eu devo fazer para elimanar e voltar a tonalidade da com pelo qual mim encomoda muito

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você está com icterícia é preciso procurar um médico para saber a causa. Várias doenças podem causar icterícia, algumas delas graves.

  • Goes Grego

    Dr Pedro
    Qual a relação com o aumento do volume do baço?
    Obrigado
    Grego

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Algumas doenças do fígado que cursam com ictericia também acometem o baço. Um delas é a cirrose.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Algumas doenças do fígado que cursam com ictericia também acometem o baço. Um delas é a cirrose.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se você está com icterícia é preciso procurar um médico para saber a causa. Várias doenças podem causar icterícia, algumas delas graves.

  • Valdivino gonçalves da silva

    meu nome é valdivino eu sou de governador valadares eu estou com os meus olhos amarelados na parte de baixa o eu confesso que seja ectiricia o que eu devo fazer para elimanar e voltar a tonalidade da com pelo qual mim encomoda muito

  • Renata Pomocena da Costa

    Dr. Pedro
    Gostaria que me explicasse por que a ictericia pode acontecer quando o bebê jã tem 38 dias, nasceu prematuro de 32 semanas e fez foto na CTI? 
    Agradeço sua atenção.

  • Jaqueline4 0

    DR PEDRO ;minha sobrinha nasceu  na 2-a feira e na 3-a ja estava com ictericia e um bebe normal de 3.400kgporem, onivel de bilirrubina hoje apos 48hs de fototerapia esta em 13.8 sendo que ontem estava em 11.6 isso e possivel 

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim. Mas não é habitual.

  • ERICA

    Dr. Pedro,
    Minha sobrinha está numa situação parecida com a descrita pela Jaqueline…nasceu de 36 semanas, e no terceiro dia estava amarelada, ainda na maternidade, realizaram o exame e o nivel de bilirrubina estava em 15, apos 24 horas do tratamento de fototerapia, está quase em 18…
    O que causa este aumento? uma vez que o tratamento é para reduzi-lo..
    É normal?  ou devemos nos preocupar?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sem a fototerapia provavelmente estaria mais alto. A questão é saber porque a bilirrubina continua subindo. Geralmente após 24 horas de fototerapia ela começa a cair. Existem vários fatores que influenciam na eficácia da fototerapia, como hidratação do bebê, área irradiada, intensidade da irradiação, causa da icterícia, etc.

  • Vilma

    Dr. Pedro, tenho uma amiga que descobriu  há poucos dias que tem cancer no intestino, quem tem esse problema pode ter ictericia? 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se tiver acometimento também do fígado ou vias biliares, sim

  • Rutealexandra17

    Boa noite. Esta tarde quando fui a casa de banho, reparei que a minha urina era castanha. Isto é normal?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Ricardo

    Boa noite, o meu pai apresenta uma cor amarelada na cara e no corpo ha uns dias e também a barriga a inchar. Ele sempre bebeu muito alcool e começou por ficar inchado e com cor avermelhada, temo que o estado dele seja grave. Ha solução para a situação dele?

    obrigado e cumprimentos.

  • Anonymous

    Doutor fiz um hepatograma e deu autera do bilirubina direta e indireta …..o resto deu normal..o medi co passo tc do abdomen eultra som do abdomen total ….tamb deu tudo normal o que pode ser o medico naosoube explicar

  • Cleia

    boa tarde tenho muito inchaço na barriga como se fosse empazinamento geralmente pela manha e a tarde, com dores no pe da barriga e quando vou ao banheiro defecar sinto melhoras, isso e muito frequente o que pode ser?que especialista procurar?

  • representante comercial 178

    Bom dia Dr. Minha filha teve Icterícia Indireta, detectada no 3° dia de vida, com o nível de 33, fez fototerapia por 7 dias e o nivel baixou ficando normal, fazemos acompanhamento do seu desenvolvimento pelo fato do nilvel que chegou para sabermos se não teve sequelas. Hoje ela esta com 1 ano e 9 meses, mas à aproximadamente 4 meses ela vem apresentando gripes fortissimas, e já fizemos o uso de 6 tiposde remedios diferentes mais nada adiantou, o pediatra suspeitou de algum problema nas vias respiratorias, e retirou qualquer bico dela, pois informou que quando ela fazia o movimento de sucção poderia respingar algo nos pulmões, ela teve melhora de aproximadamente uma semana, mas dpois comçou a voltar os sintomas, que é tosse, peito chiado, febre alta, e respiração cansada, fizemos um raio x dos pulmões, mas apresentou algumas secreções apenas, e o pediatra informou que poderia ser por causa do possivel problema nas vias respiratorias. Agora entramos com o Singulair 4mg matigavel e inalação com berotec, isso já vai fazer 2 semans e ela ainda nao melhora. Esqueci de comentar que o desenvolvimento motor dela é normal, anda, fala, etc.. a unica alteração, é que ela smepre esta abaixo do peso e tamanho, mas o pediatra diz que é considerado normal no grafico.
    Gostaria de saber, se é possivel que seja alguma doença relacionado ao alto nivel de icterícia indireta que ela apresentou quando nasceu?
    Obrigada  Marina Q.

  • representante comercial 178

    Bom dia Dr. Minha filha teve Icterícia Indireta, detectada no 3° dia de vida, com o nível de 33, fez fototerapia por 7 dias e o nivel baixou ficando normal, fazemos acompanhamento do seu desenvolvimento pelo fato do nilvel que chegou para sabermos se não teve sequelas. Hoje ela esta com 1 ano e 9 meses, mas à aproximadamente 4 meses ela vem apresentando gripes fortissimas, e já fizemos o uso de 6 tiposde remedios diferentes mais nada adiantou, o pediatra suspeitou de algum problema nas vias respiratorias, e retirou qualquer bico dela, pois informou que quando ela fazia o movimento de sucção poderia respingar algo nos pulmões, ela teve melhora de aproximadamente uma semana, mas dpois comçou a voltar os sintomas, que é tosse, peito chiado, febre alta, e respiração cansada, fizemos um raio x dos pulmões, mas apresentou algumas secreções apenas, e o pediatra informou que poderia ser por causa do possivel problema nas vias respiratorias. Agora entramos com o Singulair 4mg matigavel e inalação com berotec, isso já vai fazer 2 semans e ela ainda nao melhora. Esqueci de comentar que o desenvolvimento motor dela é normal, anda, fala, etc.. a unica alteração, é que ela smepre esta abaixo do peso e tamanho, mas o pediatra diz que é considerado normal no grafico.
    Gostaria de saber, se é possivel que seja alguma doença relacionado ao alto nivel de icterícia indireta que ela apresentou quando nasceu?
    Obrigada  Marina Q.

  • Cleia

    boa tarde tenho muito inchaço na barriga como se fosse empazinamento geralmente pela manha e a tarde, com dores no pe da barriga e quando vou ao banheiro defecar sinto melhoras, isso e muito frequente o que pode ser?que especialista procurar?

  • Mirlene

    Dr. Pedro, na minha gravidez meu filho teve que fazer o exasanguíneo devido aos niveis elevados da bilirrubina, não foi dito pelos médicos qual a causa, meu filho nasceu de 36 semanas e meu tipo sanguineo é A+ e o dele O+. Agora penso em engravidar novamente, será que a minha proxima gestação corre o risco da criança desenvolver essa patologia?

  • Jardel calado

    meu nome é Jardel.

    meu filho nasceu com 36 semanas. e estava com a bilirrubina em 12mg fez fototerapia por trez dias e recebeu alta quando estava com 11 mg. esta semana já com 20 dias de nascido levei ele ao médico pois o seu olho ainda esta um pouco amarelado nas extremidades, foi submetido ao exame de sangue e foi visto que ele estava com 11 mg. a médica nos orientou que banhos de sol resolveria o problema e que o perigo maior neste caso seria na primeira semana de vida do RN. apesar dele se alimentar bem e não nos dar nenhum trabalho estou preocupado pois o amarelo dos seus olhos não desaparecem. o que faço? existe algum outro tipo de tratamento?

  • ERICA

    Dr. Pedro,
    Minha sobrinha está numa situação parecida com a descrita pela Jaqueline…nasceu de 36 semanas, e no terceiro dia estava amarelada, ainda na maternidade, realizaram o exame e o nivel de bilirrubina estava em 15, apos 24 horas do tratamento de fototerapia, está quase em 18…
    O que causa este aumento? uma vez que o tratamento é para reduzi-lo..
    É normal?  ou devemos nos preocupar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se tiver acometimento também do fígado ou vias biliares, sim

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim. Mas não é habitual.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sem a fototerapia provavelmente estaria mais alto. A questão é saber porque a bilirrubina continua subindo. Geralmente após 24 horas de fototerapia ela começa a cair. Existem vários fatores que influenciam na eficácia da fototerapia, como hidratação do bebê, área irradiada, intensidade da irradiação, causa da icterícia, etc.

  • Fernanda

    Bom Dia!
    Meu filho apresentou icitericia no 4o. dia de vida e foi internado com bilirrubina 17mg/dl apo´s 4 dias de fototerapia a bilirrubina total foi para 11,7mg/dle ele recebeu alta,depois de uma semana de alta a bilirrubina passou para 15mg/dl e o médico não quis interna-lo, pois disse que era rebote e iria passar com o tempo. hoje ele esta com quatro meses e agora bilirrubina esta em 4,9mg/dl, a direta sempre foi dentro dos padroes normais mas nos ultimos 2 meses ela passou para 1,5. Meu filho corre algum risco de ter algum problema cerebral? so aleitamento materno. meu sangue e a- e o dele a + com combs negativo. obrigada

    • MarcioMM

      Fernanda gostaria de conversar com você, meu filho recém nascido esta com os mesmos sintomas que o seu teve. Ele já esta com 2 meses de vida e ainda muito amarelo.
      O que você fez ?

  • carol

    Oi boa tarde oque e quando a urina esta marrom notei hoje de manha ninca aconteceu isso comigo alguem sabe de alguma coisa.

  • VANIABOBO

    BOA TARDE! eu ha muito tempo,maiis de anos venho sentindo muitas dores na região do pe da barriga so que ela enrradia em toda região do quadril e as vezes nao consigo andar direito ja fiz varios exames,incluindo raio x, de varias parte do corpo como pernas joelhos, pes,e bacia ,tambem ja fiz varias ultrasom ,ex de sangue,vivo tomando remedios para dor e nao passa ,tenho dores muito forte tonturas ancia de vomito,tenho intestino muito preguissoso,quando eu comecei tomar lacto pulga comecei a sentir essas dores a ultima vez que ja faz mais de um ano quando tomei senti uma colica taõ grande que cai e fiz muita forca e ador continuou alojada como se eu tivesse destendido a virilia PORFAVOR SE PUDER MIM AJUDE TODA A MINHA VIDA MUDOU

  • Eliana de Sousa

    Durante minha saída de uma cirurgia em 2009, uma enfermeira que tinha acompanhado o ato cirúrgico me perguntou se eu tinha problemas no fígado. Disse que não com a cabeça porque ainda estava sobre o efeito da anestesia (Podia ouvi-la mais não podia falar). Mas fiquei intrigada com a pergunta e principalmente porque ela disse: talvez ela tenha e não sabe. Quando estava totalmente lúcida quis falar com a enfermeira para saber o porquê dessa desconfiança, mais não pude localiza-la. Não sabia nada sobre ela (estava com uma toca e mascara – não podia descrevê-la). Há 10 anos tenho uma coceira algumas vezes na lateral da barriga outras vezes nas costas e nunca nenhum dermatologista conseguiu resolver o meu problema , chequei a desistir. Agora tomei conhecimento através desse site e gostaria de saber: Seria esse o meu caso, uma vez que tenho uma coceira que a muito me incomoda? E porque essa coceira aparece com mais frequência no inverno? O que causa? O que posso fazer para evitar esse problema? Onde e como tratar?
    Gostaria de agradecer o olho clinico da enfermeira que me fez chegar até vocês. E quem sabe agora solucionar.
    Grata,
    Eliana

  • jose elias

    boa tarde,,meu bb,,menino nasceu 20 dias antes 9 meses,,ai ficou amarelinho exame deu 17;68 ai ficou hospital 28 hs banho luz saiu com 11 ,,agora ta com 1 mes e amarelinho aumentou ta com 13;60,,medica pediu ultrasson figado mais algunsexame sangue mais ultrasson so dia 16 posso esperar ate la ..q causa isso no bbe mmq risco tem me ajude ai ,,

  • camila maria

    sou mae de uma criança que teve ictericia neonatal os medicos firam muitos assutados , apos tres dias de seu nascimeto ela começou a ficar muito amarela fizeram exame de bilirrubina e estava muito auto chegou a 29.1 quase 30 correram com ela para ui unidade utenciva neonatal na santa casa de campo grande ms . ela estava desidratando e nao urinava nem defecava mais ,ficou no soro e os medicos queriam fazer transplante de sangue ,foi para o bilitron e biliberço em obeservaçao por tres horas e fizeram novo ezame e tinha diminuido para 28 e foi apos sete dias para 13 e nao precisou de transplante de sangue e logo teve alta ficou 12 dias enternada. hoje ela tem um ano tem uma grande esperteza fala mae pai mama doi e conrresponde a todos os sinais positivos de uma criança sadia e normal.um abraço

  • Marcoslealenfermagem

    Olá: Minha esposa está com uma dor abdominal há pelo menos 7 dia, levei ao médico adm Dipirona, Ev. mais outra substância para vômito e assim mesmo a dor não cessar? O que sugere??

    Marcos Leal

  • Marcoslealenfermagem

    Olá: Minha esposa está com uma dor abdominal há pelo menos 7 dia, levei ao médico adm Dipirona, Ev. mais outra substância para vômito e assim mesmo a dor não cessar? O que sugere??

    Marcos Leal

  • gimmindi

    meu filho de 13 anos esta com a bili rubina alta olho pouco amarelado, se for sindrome de gilbert pode dar almento de figado e de basso

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma dar.

  • gimmindi

    meu filho de 13 anos esta com a bili rubina alta olho pouco amarelado, se for sindrome de gilbert pode dar almento de figado e de basso

  • gilsonmendes

    boa tarde Dr.Pedro Pinheiro minha filha nasceu ha 2 meses e meio a mãe ja teve anemia eu não tive
    ao nascer a mãe e a criança ambos tiveram ictericia foi tratado e tudo mais no teste do pesinho minha filha Apresentou traço Falcêmico quem poderia ser o portador do gene o pai ou a mãe ?

    Abraço e Obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só fazendo exame de sangue para descobrir.

  • ANDERSON NOBRE

    Olá Dr Pedro Pinheiro, tenho 34 anos, mas quando era pequeno apresentava icterícia bastante acentuada. As hematologistas com quem me consultei constataram esferocitose (e traços de anemia falsiforme) – não sei se foi exatamente isso, mas ouvi muito falar disso, de minha bilirrubina alterada. Tomava constantemente ácido fólico e meu baço sempre apresentava tamanho alterado, mas as médicas não recomendaram a retirada do mesmo por causa da importância dele na minha fase de infância. Quando tinha 15 anos (em 1994), por acaso descobrimos que eu tinha cálculos na vesícula e a recomendação médica foi para que a mesma fosse retirada. Junto com a vesícula também foi retirado o baço. Minha pergunta ainda hoje é a seguinte: quais as consequências das ausências desses órgãos ao meu organismo? O que eu poderia fazer para minimizar possíveis problemas?

  • Andre

    Vi seu comentário a ictericia do seu filho melhorou?

  • http://elina2013 eliana maria de lima

    muito bom sabem q tem cura icteria

  • eunice

    meu sangue é O+ e meu marido AB+ minha filha teve ictéricia isso teve algo a vê do tipo sanguinio de ambos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Neste caso, não.

  • marcio

    minha bilirrubina total estar 2.82 mg/dl e normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, está elevada.

  • graciela silva martins

    0la por favor me ajudar,eu faz o exeme de bilirrubinas e o resultado deu assim,bilirrubinas tatal ,2,91mg/dl,b.dereta,0,48mg/dl,b.indereta 2,43mg/dl .isso e grave me ajudar..

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      À distância não tenho como dizer se é grave. O fato é que você tem um aumento das bilirrubinas indiretas e precisa investigar qual é a doença que está provocando isso.