CHOQUE ANAFILÁTICO | Causas e sintomas

A anafilaxia, ou reação anafilática, é uma reação alérgica grave e potencialmente fatal.

Publicidade

Toda alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a alguma substância estranha ao nosso organismo. Os sintomas comuns das alergias não são causados primariamente por comidas, picadas de insetos, pólen, drogas ou qualquer outra substância alérgica; os sintomas são causados pela ação das células de defesa chamadas de mastócitos e basófilos, pelo anticorpo do tipo IgE e pela grande liberação de uma substância chamada histamina.

Portanto, a reação alérgica é nada mais do que um tipo de reação inflamatória (leia: O que é o pus ? O que é um abscesso? O que é uma inflamação?). O choque anafilático é a reação alérgica no seu extremo. (leia: CHOQUE CIRCULATÓRIO. O QUE É ISTO ?)

Causas de anafilaxia

  • Comidas: Derivados de leite, ovos, peixes e frutos do mar, soja, amêndoas e amendoim são os mais comuns
  • Picadas de insetos
  • Antibióticos: Derivados da penicilina são os mais comuns
  • Anti-inflamatórios: Quem tem alergia a um tipo costuma ter a todos, inclusive aspirina e dipirona (metamizol) que não são propriamente do mesmo grupo
  • Anti-hipertensivos: Inibidores da ECA (ex: captopril e enalapril)
  • Látex
  • Iodo: Incluindo contrastes para exames radiológicos e anti-sépticos para pele.

Ainda existe a anafilaxia idiopática, que ocorre sem causa definida.
Obviamente que para se ter anafilaxia devido a alguma dessas substâncias, a pessoa precisa ser alérgica a elas.

Sintomas da anafilaxia

A anafilaxia costuma ocorrer em pacientes com histórico prévio de alergias à alguma substância, mas pode também acometer pessoas que nunca tiveram episódios alérgicos.

O quadro é imprevisível. Os sintomas costumam iniciar poucos minutos após o contato com a substância alérgena, mas podem demorar até 1 hora.

Urticária

Urticária

Os 2 sintomas mais comuns e que ocorrem em até 90% dos casos são:

Urticária: É uma erupção cutânea, muito pruriginosa, caracterizada por placas avermelhadas distribuídas pelo corpo (leia: URTICÁRIA | Sintomas e tratamento).

Angioedema: Inchaço da pele ou mucosa. Os mais comuns são os edemas em volta dos olhos, nos lábios, na língua. O mais perigoso é o edema da laringe, também conhecido como edema de glote.

Outros sintomas que também podem ocorrer:

Anafilaxia

Angioedema

– Asma.
– Conjuntivite (leia: CONJUNTIVITE | Sintomas e Tratamento).
– Congestão nasal e rinite (leia: RINITE ALÉRGICA | Sintomas e tratamento).
– Comichão generalizado.
– Náuseas e vômitos.
– Tonturas (leia: TONTURA E VERTIGEM | Causas e sintomas).
– Hipotensão e/ou síncope (Leia: DESMAIO, SÍNCOPE E REFLEXO VAGAL).

É importante salientar que nem toda urticária ou angioedema significa necessariamente um episódio de anafilaxia. Um quadro de urticária, mesmo que generalizada, sem angioedema ou alguns dos sintomas descritos acima, não se caracteriza como anafilaxia. Do mesmo modo, um angioedema isolado, também não. Quadros de alergia são comuns, mas anafilaxia ou choque anafilático propriamente ditos, são eventos raros.

Nos casos mais graves onde o paciente desenvolve dificuldade respiratória e choque circulatório, pode-se evoluir rapidamente para o óbito se não for tratado a tempo. Esses casos mais sérios de choque anafilático normalmente ocorrem após infusão de medicamentos por via venosa ou picadas de insetos.

Muitas vezes a reação anafilática é bifásica, ou seja, apresenta uma recaída dentro de 48-72h do primeiro episódio.

Não se consegue prever quando uma pessoa vai desenvolver um choque anafilático, porém alguns pessoas apresentam mais riscos que outros, principalmente pacientes com antecedentes de asma ou com episódio anterior de alergia à alguma substância.

Doentes com histórico de insuficiência cardíaca (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA – CAUSAS E SINTOMAS) ou DPOC (bronquite crônica / enfisema pulmonar), correm maiores riscos de morte quando apresentam um quadro de anafilaxia.

Tratamento do choque anafilático

O paciente com sintomas de anafilaxia deve ser imediatamente levado para um hospital. Quadros novos de angioedema ou urticárias também devem ser avaliados por um médico, pois não há como prever se eles evoluirão para choque anafilático ou não. A evolução costuma ser rápida e por isso não se deve perder tempo.

O tratamento é feito com adrenalina, corticóides (leia: INDICAÇÕES E EFEITOS DA PREDNISONA E CORTICÓIDES), broncodilatadores e anti-histamínicos.

Alguns pacientes com história conhecida de reação anafilática carregam consigo uma seringa automática de adrenalina para auto-administração em casos de urgência.

Todo mundo que já tenha apresentado algum reação anafilática deve ser consultado por um alergologista. É importante também andar com alguma identificação da doença, como uma pulseira, para o caso do paciente estar inconsciente e não poder fornecer história no momento do atendimento médico.

"CHOQUE ANAFILÁTICO | Causas e sintomas", 5 out of 5 based on 31 ratings.
Publicidade
  • joyce

    muito bom gostei muito esclareceu muito as minhas duvidas

  • Rose

    Dr.primeiro parabéns por publicar algo com tamanho importância!!a seis anos atrás fiz uma cirurgia nos olhos e sofri com uma alergia que não sei qual foi até hoje!!o médico havia me dito que incharia um pouco,então começou o inchaço e eu pensei que fosse normal,mas não era!!passado a crise depois de dois anos mais ou menos fiz uma cirurgia bariátrica e ai a tive um choque anafilático de difícil reversão,guardo a carta comigo, gostaria de saber se posso fazer outra cirurgia e repetir??quais as causa possíveis??já fiz vários testes e nenhum acusou algo!!estou muito preocupada!!espero resposta!!

    • Pedro Pinheiro

      Só um alergologista pode te responder. Assim, à distância, não faço ideia da droga que possa estar lhe causando alergia. Tem que fazer um histórico médico detalhando, incluindo todas as drogas administradas nas duas cirurgias.

  • luciene de s. santos

    boa tarde ! dr esto com infeção de urina a 10 dias o medico me receitou ciplofloxacina 500mg tomei 20 minutos depois tive uma reação anafilático com tremores e minha gargata estava fechando me levaram pra um pronto socorro lá quase morri a outra dr me receitou cefalexina 500mg mas estou com medo de tomar qualquer tipo de remedio e as dores esta aumentando o que eu faço me ajude por favor obrigada.

  • http://www.facebook.com/carlos.russelldasilva Carlos Russell da Silva

    eu esta a 10 dias atras comversando com uma pesoa ai virei a car pra comversar com oltra ai levei uma picada no pesocoço eu não vi o que foi fiquei com muita dor no corpo minha pressao foi pra 14 por 8 meu corpo comesou a doer coluna dor de cabeça que prolongo por uma 8 dias ai me deu fauta de ar dor no peito formigamento no corpo e tomtura e crise de estres e depreção dor nas juntas e eu achei que eu estava com dengue mais não tinha muita febre agora esta doendo meu peito oque deve ter acontecido ?

  • Dinalva

    gostaria de saber quais os procedimentos corretos que devemos tomar de início ao prestar socorro com uma pessoa com choque anafilático.

  • 260321

    tive uma reação apois ter tomamado uma enjesão,por nome perlutan.teve falta de ar e dores na caixa toraquisa.foi mais ou menos uns quese minutos.passou.,no outro dia teve uma emoragia,eu tever um choque anáfiladico?

  • http://profile.yahoo.com/U6ZSAAS7V23EJOLWTAZNFV4444 Zandor Z

    Tomei suco de babosa aloe vera e comecei a ter ponto com comichão nas partes sensíveis do corpo região abdominal e próximo à boca lá bio infeiror , ma snunca fui alégico a nenhuma substância até agora que eu tenha tido contato, tenho 52 anos e para minha surpresa a aloe vera me caiu mal, SUSPENDI o tratamento que fazia a 3 dias …tomando suco Aloevita … antes disso me deu uma indisposição generalizada no aparelho digestivo parecia que tinha braza dentro do abdômen , agora parou …

  • Fernanda

    ola DR.Pedro gostaria de saber uma coisa ,a minha bebe de 4 meses esta tomando penicilina para a garganta assim o medico receitou ,hj e o segundo dia ,e apareceu nela umas bolinhas vermelhas nas perninhas sera alergia a medicacao ??? e ela esta dormindo muito . obrigado

  • Fernanda

    ola DR.Pedro gostaria de saber uma coisa ,a minha bebe de 4 meses esta tomando penicilina para a garganta assim o medico receitou ,hj e o segundo dia ,e apareceu nela umas bolinhas vermelhas nas perninhas sera alergia a medicacao ??? e ela esta dormindo muito . obrigado

  • Danielpauluk

    Pessoal meu IgE esta em 700 sou alérgico a tudo fungos do ar , e a quase todos os tipos de comida. o que poço comer e frango arroz e peixe e alguns tipos de saladas.
    Estou aqui para responder e ajuda los Peço que todos procurem um medico especialista dermatologista. e façam o tratamento enquanto jovens tenho 25 anos acho que eu não vou me curar mais por causa da minha idade vou ter que conviver com isso. porem se vcs tem filhos, netos. PROCUREM ajuda. Não e brincadeira.
    Tomo o seguinte medicamento que me ajuda a controlar hidroxizine.

  • Dilza Souza gama

    doutor ele esta com o corpo todo cheios de manchas avermelhadas e seu corpo esta inchando

  • Dilza Souza gama

    doutor meu neto esta a quatro dia em um hospital com alergia alimenta e os medicos n chegaram a um diagnostico qual providencias devemos toma mudamos de ospital..

  • Rose_kps

    Boa noite Dr. Pedro.
    Ja faz uns 8 anos que venho tendo choque anafilatico. Não descobri do que vem essa alergia, só sei que sempre me dá no horário da manhã quando levanto, as vezes antes do café e as vezes depois. Sou levada as pressas para o pronto socorro. Ja consultei 3 alergistas, me receitam anti-alérgicos, mas mesmo assim continua me dando o choque. Uma curiosidade que eu tenho é que, assim como vem do nada essa alergia
    ela tambem vai embora sem precisar tomar medicação.Algumas vezes me deu mais fraca, só alergia e não choque anafilatico, então não fui para o pronto socorro, fiquei em casa, em questão de 30 minutos ela some.
    Obs. Fiz os testes da picada no braço e deu que não sou alérgica a nada. Estou apavorada, porque sei que é perigoso e que posso morrer por causa desse maldito choque anafilatico. Será que o Dr. pode me ajudar?

  • Laís

    Bom dia Dr. Pedro.
    Dei um banho de brilho no meu cabelo pela primeira vez. À noite tive urticária e minha respiração faltou. Pensei que ia morrer. Foi horrível. Gostaria de saber se sou alérgica a tinta para cabelos, há tratamento? Nunca poderei pintar os cabelos? Existe tinta específica para alérgicos? Gostaria de uma orientação, pois os primeiros brancos já chegaram.
    Desde já, muito obrigada.
    Laís – Várzea Alegre- CE.

  • Rose

    olá Dr, tomei bupropiona 150 mg 1 cp/dia durante 7 dias e  2 cp/dia  por mais 3 dias e ai surgirão vergões no meu corpo, minhas juntas das mãos e tornozelo ficaram avermelhados e inchados, dai suspendi a medicação e tomei fenergan 2 cp/dia por 7 dias então sumiram as manchas. Gostaria de saber pq demorou 10 dias para apresentar reação alérgica?

  • Carol Morganti

    Olá doutor, meu filho de 9 anos apresenta desde os 6 meses de idade, urticária, angiedemas, rinite e dermatite atópica, já levei em vários especialistas, já fez diversos exames que constam como não alergico, o IGE dele é baixíssimo, o rast não acusou nada…enfim sempre que ele tem crises eu medico com anti- histaminico(Hixizine). Minha dúvida é: Ele corre o risco de ter um choque anafilático? Desde já agradeço, aguardo resposta, abraços…

  • Joana barboza

    meu nome é joana e gostaria de saber quanto tempo depoisde ter tomado bensetacil pode ocorrer um choque anafilatico pois meu sposo tomou uma bensetacil e veio a obto apos 3:50horas apos ter tomado esta injeçao e gostaria de saber se pode ter sido dainjeçao pois ele so estava com a garganta infeccionada e o medico receitou injeçao de dipirona diclofenaco e a bensetacile 3:50 hras depois ele teve uma parada respiratoria vindo aobto
    desde jameu muito obrigada.

  • Tatati

    Olá, dr. Pedro. Estou sempre por aqui porque admiro muito o trabalho que o senhor desenvolve!

    Minha pergunta é um pouco incomum…

    Estou com um quadro de URTICÁRIA e me coço muito (não até sangrar não). 

    As minhas placas de urticária (avermelhadas e em alto relevo), se coçadas, deixam de ser pele íntegra e passam a ser porta de entrada pro HIV caso eu tenha contato com o sangue de outra pessoa?

    Estou muito preocupada, porque hoje e amanhã tenho que ir ao hospital e sempre fico nervosa e com medo de alguém sangrando encostar em mim!

    Muito obrigada!

    Tatiana

  • Rose Marie K. Lima

    Bom-dia, doutor. Farei exame de angiografia e preocupo-me com o choque anafilático, porque já tomei vacina antirrábica e fiquei toda vermelha e coçando. Devo evitar o exame? No meu caso, o exame vai esclarecer problemas encontrados na vista. Obrigada, Rose Marie.

  • Rosangela

    Bom dia,domingo apareci com uma vermelhidão na testa e inchaço,com 2 furinhos bem pequenos,passei tomar anti inflamatorios dai os furinhos se trasformaram em feridas fui ao hospital na quarta -feira porque ainda estava inchado e vista inchando e as feridas doendo latejando, e o médico me deu uma injeção de corticoíde e tomar um comprimido de alegra mas ainda continua doendo e coçando e inchado será que devo voltar no médico.

  • Cláudia

    Bom dia Dr. Pedro

    A minha ao fazer um tac ao pescoço, foi-lhe administrada uma injecção chamada “contraste”, injecção esta que resultou num choque anafilático, na qual teve que ser reanimada, acabando por ficar em coma durante algumas horas. Felizmente recuperou, e já se encontra fora de perigo. A minha pergunta é: Tendo a minha mãe bronquite asmática a minha mãe podia levar essa injecção?

    Cláudia

    3 Agosto de 2012

  • Livia

    É possível a pessoa ter alergia de “Cloridrato de fexofenadina 60 mg com Cloridrato de pseudoefedrina 120 mg” ? Se a pessoa tivesse acabado de sair de uma crise de urticária por causa de um antibiótico, poderia desenvolver uma alergia de alguma substancia que já tomou por algum tempo, como a Sibutramina?

  • Livia

    É possível a pessoa ter alergia de “Cloridrato de fexofenadina 60 mg com Cloridrato de pseudoefedrina 120 mg” ? Se a pessoa tivesse acabado de sair de uma crise de urticária por causa de um antibiótico, poderia desenvolver uma alergia de alguma substancia que já tomou por algum tempo, como a Sibutramina?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • Maria

    Boa Tarde Dr.
    Ontem a noite tomei uma capsula e ibuprofeno líquido para obter um efeito imediato para uma dor de cabeça, mais o que consegui foi uma falta de ar horrível, dor na garganta, boca e olhos inchados, só que a dor na garganta e os olhos e bocas inchados permanecem até hoje o dia seguinte na parte da tarde. Sendo que já estou com urticária por todo o corpo e tomando anti-alérgico. Posso ter tido mais uma crise alégica?

  • Maria

    Boa Tarde Dr.
    Ontem a noite tomei uma capsula e ibuprofeno líquido para obter um efeito imediato para uma dor de cabeça, mais o que consegui foi uma falta de ar horrível, dor na garganta, boca e olhos inchados, só que a dor na garganta e os olhos e bocas inchados permanecem até hoje o dia seguinte na parte da tarde. Sendo que já estou com urticária por todo o corpo e tomando anti-alérgico. Posso ter tido mais uma crise alégica?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Thaina Leme Curátolo

    Boa Tarde, quando espirro tenho falta de ar por mais de 15 minutos, o que pode ser ? 

  • Thaina Leme Curátolo

    Boa Tarde, quando espirro tenho falta de ar por mais de 15 minutos, o que pode ser ? 

  • Laís

    Bom dia Dr. Pedro.
    Dei um banho de brilho no meu cabelo pela primeira vez. À noite tive urticária e minha respiração faltou. Pensei que ia morrer. Foi horrível. Gostaria de saber se sou alérgica a tinta para cabelos, há tratamento? Nunca poderei pintar os cabelos? Existe tinta específica para alérgicos? Gostaria de uma orientação, pois os primeiros brancos já chegaram.
    Desde já, muito obrigada.
    Laís – Várzea Alegre- CE.

  • Rosangela

    Bom dia,domingo apareci com uma vermelhidão na testa e inchaço,com 2 furinhos bem pequenos,passei tomar anti inflamatorios dai os furinhos se trasformaram em feridas fui ao hospital na quarta -feira porque ainda estava inchado e vista inchando e as feridas doendo latejando, e o médico me deu uma injeção de corticoíde e tomar um comprimido de alegra mas ainda continua doendo e coçando e inchado será que devo voltar no médico.

  • Guilherme Leite

    Obrigado

  • Guilherme Leite

    Olá Dr, sempre tive ótima saúde, mas nos últimos 6 anos por duas vezes num intervalo de + ou – 3 anos tive alergia, como edemas pelo corpo, lábios e olhos inchados na primeira vez e na segunda vez um pouco mais leve inchando os olhos e rosto somente….Nunca descobri a causa, na primeira vez tratei a alergia no hospital com injeções (não lembro o medicamento), na segunda tomei Celestamine e a alergia sumiu sem maiores problemas, não senti falta de ar, apenas tontura……..
    O meu medo agora é em relação ao procedimento de extração do ciso que farei…Devo comunicar o meu Dentista sobre isso, mesmo não sabendo a que substância realmente eu sou alérgico?
    Obrigado

  • Rose

    olá Dr, tomei bupropiona 150 mg 1 cp/dia durante 7 dias e  2 cp/dia  por mais 3 dias e ai surgirão vergões no meu corpo, minhas juntas das mãos e tornozelo ficaram avermelhados e inchados, dai suspendi a medicação e tomei fenergan 2 cp/dia por 7 dias então sumiram as manchas. Gostaria de saber pq demorou 10 dias para apresentar reação alérgica?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A alergia não necessariamente surge no primeiro dia.

  • Joana barboza

    meu nome é joana e gostaria de saber quanto tempo depoisde ter tomado bensetacil pode ocorrer um choque anafilatico pois meu sposo tomou uma bensetacil e veio a obto apos 3:50horas apos ter tomado esta injeçao e gostaria de saber se pode ter sido dainjeçao pois ele so estava com a garganta infeccionada e o medico receitou injeçao de dipirona diclofenaco e a bensetacile 3:50 hras depois ele teve uma parada respiratoria vindo aobto
    desde jameu muito obrigada.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tanto a dipirona quanto o benzetacil podem provocar choque anafilático se o paciente for alérgico.

  • Kelmagabrielly

    meu nome e nelma,minha bebe faleceu com 4 meses de idade,um tratamento de um hemangioma o medico aplicou 2 seringa no nariz dela na mesma hora ela começou a passa mal nao conseguia respirar ficou toda roxa,entao deu choq nafilatico era pra ele ter feito algum teste de alergia nela.

  • http://www.blogger.com/profile/05317851978935886017 GC

    Parabéns, pelos esclarecimentos…
    Sou altamente alérgica a alguns medicamentos, substancias e alguns alimentos. Já tive choque anafilático com Dipirona e Benflogin. Fico muito receiosa de tomar remédio…torço para não ficar doente…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Andre
    Os que não fazem saberão indicar com quem fazer.

  • http://www.mdsaude.com/2009/07/anafilaxia-choque-anafilatico.html#axzz1UvcACgQu Andre

    Obrigado doutor . Mas são todos os dermatologistas que fazem o tratamento à laser para a retirada dos pelos faciais? Como vou saber qual dermatologista procurar ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Andre
    Dermatologista

  • http://www.mdsaude.com/2009/07/anafilaxia-choque-anafilatico.html Andre

    Olá Doutor !
    Sou alérgico à certos tipos de gilete (minha pele fica irritada e ardendo) e tenho bastante pelo no rosto. Para evitar certos cuidados como tomar anti-histamínicos e utilizar cremes pós-barbear decidi fazer tratamento à laser para a retirada dos pelos faciais. Qual especialista é indicado para esse tipo de tratamento ?
    Desde já agradeço !

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @soniamar – RO
    Existe um grande mito de que produtos naturais são melhores e mais seguros. O nosso corpo não distingue produtos naturais e produtos artificias. E no final das contas, vc pode dizer que são todos artificias uma vez que não crescem cápsulas em árvore; ou pode dizer que são todos naturais, afinal são compostos por moléculas que existem naturalmente na terra. São todos compostos por elementos da tabela periódica.
    Natural ou artifical, qualquer substância é passivel de causar efeitos colaterais. Não tem gente que é alérgica à leite?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro
  • soniamar – RO

    Ontem, após ingerir uma capsula de DIETMAX que dizem ser produto natural tive um choque anafilático e fui parar no hospital.Julgo ter sido reação da cápsula que tomei porque não fiz nada diferente do que costumo fazer e hoje pesquisando mais sobre o assunto encontrei esse blog.Meus sintomas foram boca seca, falta de ar, não conseguia engolir saliva,minha garganta parecia fechada e tive vômitos duas horas após ingerir a cápsula.O médico que me atendeu aplicou-me fernegam no músculo e cortizona na veia e pediu-me para procurar um alergologista, o que farei nessa semana e ainda disse-me que se tivesse chegado minutos mais tarde ao atendimento poderia ter sido fatal.Como um produto que dizem ser natural pode ter causado isso? e-mail:smar.salin@hotmail.com

  • Anonymous

    Oi, Dr. irei me submeter a cirurgia ortognatica!
    pelo porte da cirurgia, terei que me submeter a anestesia geral. Esse é o meu medo Dr.
    Quais são os reais riscos da anestesia geral?

    sempre tive uma otima saúde desde criança…
    Quais são os principais exames que tenho que realizar?? os médicos jah solicitaram… mas sempre eh bom ouvir mais de um profissional

    Aguardo anciosamente pela sua resposta.

    Att,
    Andreza

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Minas
    Não.

  • Anonymous

    dr. Miematose uterino pode desencadear urtic´ri e angiodema?
    Minas

  • Marisa Pessoa

    Parabéns Dr Pedro pelo seu blog. Acabo de ler informações importantes sobre o meu caso. No sábado tomei 7 comprimidos de neosaldina em pequenos intervalos de tempo achando que curaria mais rapidamente a terrível dor de cabeça que sentia.Para minha surpresa a partir das 18h comecei a ter coceira por todo o corpo, ardor e inchaço em mãos pés e rosto.
    Agora mais do que nunca sei do perigo da auto medicação. Nunca mais quero passar por isso. Voltei agora do 2º médico que procurei no Hospital do Servidor Público de São Paulo e estou tomando dicloridrato de hidroxizina 25 mg, com prednisona 20mg.
    Espero ficar logo boa pois sofro há 6 dias.
    Obrigada também ao Sr poor ajudar-nos dando dicas valiosas sobre saúde.
    Marisa Caires

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lorena,
    Não há o que fazer. É preciso ir a um centro hospitalar o mais rapidamente possível. Normalmente dá tempo de chegar ao hospital.

  • Lorena

    Oi Dr. Em primeiro lugar parabens pelo seu otimo trabalho e seus artigos…

    Gostaria de saber qual deve ser a minha conduta com um cliente em choque anafilatico no momento em que estivermos a sos e sem nenhuma unidade de saude proxima?

    Lorena Duarte!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jaqueline,
    Pela sua pergunta, imagino que vc tenha algum conhecimento na área médica, por isso vou usar termo mais específicos.

    O choque anafilático se caractriza por uma vasodilatação súbita e exorbitante, normalmente associado a broncoespasmo e edemas das vias respiratórias.

    A adrenalina:
    - É um potente vasoconstritor
    - Aumenta a resistência periférica
    - É um broncodilatador
    - Reverte edemas de mucosas
    - É inotrópica e cronotrópica
    - Inibe a liberação de mediadores inflamatórios pelos mastócitos e basófilos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    João,
    Se vc está referindo aos próbióticos usados para diarréia, eles não mexem no sistema imunológico.

  • farmacia

    Dr.Pedro
    Parabens primeiramente é a primeira vez que entro no site e me interessei muito.Sou estudante de farmacia e gostaria de saber qual a ação da adrenalina no caso do choque anafilatico?
    Jaqueline

  • João Pedro

    Dr. Pedro,

    Os probióticos são considerados seguros. No entanto, em um caso raro é possível que ocorra um um choque anafilático em uma criança com história pregressa de alergia alimentar? Supondo que esses probióticos estejam sendo usados pela primeira vez, sendo eles destinados ao estímulo do sistema imunológico. Será que pode ocorrer um estímulo tão exagerado ao ponto de levar a um choque anafilático?

    Desde já muito Obrigado,
    João Pedro

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rosi,
    Não. Asma é um processo reversível. É um tipo de alergia. Assim que houver melhora ela não precisará mais do ventilador.

  • Anonymous

    Boa tarde!
    Dr.Pedro,em primeiro lugar quero parabeniza-lo pelo excelente blog ao qual vem sanando muitas de nossas dúvidas.Gostaria de saber se uma pessoa tendo um choque anafilático,sendo ela alérgica a certos medicamentos e possuindo bronquite asmático e alergico em que os pulmoes se fecham,sendo necessário o aparelho de ventilação fazer isso por ela.Minha dúvida é:Essa pessoa pode correr o risco dos pulmoes não se abrirem mais para que desempenhe suas funçoes normais?
    Desde ja obrigada pela atenção!
    Rosi Marilani

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marileia,
    Infelizmente de longe não tenho como te dar nenhuma dica. Acho só que vc ainda não encontrou um bom alergista que consiga controlar sua doença. Sugiro que vc não desista de procurar. Pode ser chato, mas as vezes é preciso passar por vários médicos até encontrar um que realmente consiga te ajudar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sabrina,
    o choque anafilático pode ocorrer em qualquer idade. É uma reação alérgia grave e pode acontecer a qualquer um em qualquer momento. Basta ser alérgico.

  • sabrina

    Oi dr ou dra eu queria saber mais sobre o choque anafilatico porq uma amiga minha de 23 anos faleceu por causa do choque eu queria saber tambem c qualquer idade pode ter obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ju,
    Angioedema pode ter causa ou ser idiopático, ou seja, sem causa aparente. Provalvelmente não é da sibutramina, mas não é incomum se desenvolver alergias a drogas que já se usa. Portanto, todas as hipóteses devem ser consideradas. Vc precisa ser vista por um imunoalergologista.

  • ju

    Bom dia Doutor,
    Há um bom tempo atras cerca de dois anos apresentei angioedema intenso em labios superiores, não fazia uso de nenhuma medicação, mas havia comido um salgado diferente, e tambem passei por um momento de stress, fiz uso de anti-histaminico e desapareceu.Agora a mais ou menos duas semana tive outro quadro semelhante de angioedema em labios, e no domingo passado tambem, usei anti-histaminico novamente e ficou tudo ok, mas não havia entrado em contado com nenhum fator alergico provavel.Essas situações veem me preucupando,pelo risco de se tornarem cronicas.A unica observação que deixo é que iniciei o uso de sibutramina a tres semanas 10 mg porem é importante esclarecer que ja fiz o uso da mesma num periodo de oito meses no ao passado e nunca tive nenhuma reação a não ser a boca seca!O angiodema apareceu a noite nas duas vezes e havia tomado sibutramina ja havia mais de 16 horas…O que essas situações de angioedemas podem representar?E mesmo que nunca tenha tido a alergia a sibutramina posso vir a apresentar depois de tanto tempo?Agradecida, Enfermeira juliane

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rejane,
    Primeiro de tudo é parar de fumar. A fumaça irrita as vias aéreas e favorece a reações aléricas. Segundo vc deve ser seguida por um médico alergologista. Para se evitar a anafilaxia, é preciso identificar os fatores desencadeantes.

  • Rejane Maria

    Tenho tido a 3meses edema de glote,já fiz exames e não obtive resultados conclusivos.Sou fumante há muitos anos e tenho hereditariedade em casos alérgicos.A minha pergunta é:
    Como posso fazer um tratamento preventivo à esse tipo de alergia?
    Desde já agradeço a atenção.
    Atenciosamente,
    Rejane Alves.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Aline,
    A princípio não vejo nada para se preocupar. A alergia tb é um processo desencadeado pelo sistema imune. A IgE é um anticorpo. O que vc tem é um desregulação no seu sistema imune que desencadeia reações alérgicas quando ele é ativado para defender o corpo de germes invasores.

    Seria interessante que vc procurasse um imunoalergologista

  • Aline Bondim de Andrade

    Prezados doutores, gostaria de saber mais sobre um processo alérgico que se desenvolve no meu corpo toda vez que ele está lutando contra alguma desordem, seja resfriado, gripe, virose, ou mesmo intoxicação alimentar. Quando estou doente, geralmente na parte da noite começam a aparecer placas vermelhas e quentes, que geralmente coçam, nos membros superiores e inferiores (mais precisamente, joelhos, coxas, nádegas, cotovelos e na parte externa dos braços). Ultimamente tem aparecido também na barriga e nas costas. Isso acontece já há uns 8 anos. Um médico me disse que seria uma produção anormal do anticorpo ieg. Por que exatamente isso acontece? Devo me preocupar? Tenho 32 anos.
    Muito obrigada pela atenção, desde já.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Andressa,
    Na verdade essa 2º parte já não existe. Eu fui atualizar o texto de hemodiálise e juntei as 2 partes em 1 só. Provavelmente esse link é antigo e eu esqueci de apagar. Todas as informações da segunda parte estão neste texto único.

    Aonde foi que vc encontrou esse link quebrado ?

    abs

  • Andressa

    Desculpe se eu não seguir a regra, mas é que não achei a segunda parte do texto sobre Hemodiálise, vi o link mas quando entro na página ela dá que não existe.

    Se puder me ajudar, agradeço.

    Blog muito bom! Parabéns.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Danielle,
    Os leucócitos, tamb+em chamados de glóbulos brancos são compostos por 5 linhagem de células: Neutrófilos, Eosinófilos, Basófilos, Linfócitos e Monócitos. Todas agem no sistema imune, mas com características um pouco diferentes.

    Em caso de inflamação crônica, como ocorrem em muitas doenças auto-imunes, pode haver um aumento na constagem dos basófilos, sem que isso tenha algum significado clínico relevante.

    abs

  • Danielle Rodrigues Manzoli

    Dr. Pedro,
    Parabéns por mais essa postagem! Muito esclarecedora! Excelente como todas as outras! Sou sua fã!
    :o)
    Agora tenho uma dúvida!
    Nessa postagem o senhor comentou sobre os Basófilos, que, pelo que entedi, são celulas de defesas responsáveis pelos sintomas da alergia. Na postagem sobre “check up” o senhor comentou sobre o hemograma e a contagem das células de defesa, que inclui os basófilos.
    O senhor poderia esclarecer melhor o que são os basófilos e o que significa uma contagem elevada (acima da referência) em um hemograma? Pergunto isso pois como tenho doença auto-imune, faço exames periódicos, inclusive hemograma, e percebi que sempre a contagem dos basofilos no meu exame está acima da “referência” ! o meu reumato nunca comentou nada e também nunca perguntei! só dei atenção aos basófilos depois de ler essas duas postagens e estou curiosa para saber o que isso pode significar.
    Obrigada,
    Danielle Manzoli