Artigo atualizado em 11/07/2013

EXAME UROCULTURA | Indicações e como colher

A urocultura, também chamada de urinocultura ou cultura de urina, é o exame indicado para o diagnóstico da infecção urinária. Neste texto vamos abordar a forma correta de colher esta análise, quais suas indicações e falar um pouco sobre os possíveis resultados.

Em textos distintos já abordamos dois outros tipos de exame de urina:

- EAS ou Urina tipo I: EXAME DE URINA | Entenda os seus resultados
- Urina de 24 horas: URINA 24 HORAS | Como colher e para que serve

Temos no site outros artigos relacionados à infecção urinária, que podem ser acessados nos links abaixo:
- INFECÇÃO URINÁRIA | Sintomas da cistite
- INFECÇÃO URINÁRIA | Sintomas da pielonefrite
- URETRITE| Gonorreia e Clamídia
- DISÚRIA | Dor para urinar
- EXAME DE URINA | Leucócitos, nitritos, hemoglobina…
- INFECÇÃO URINÁRIA NA GRAVIDEZ
- BACTÉRIA Escherichia coli | E.coli

O que é a urocultura?

A urocultura é o exame de urina que identifica a presença de bactérias. Como os rins e a bexiga são locais estéreis, ou seja, sem micróbios presentes, a identificação de uma bactéria na urina costuma ser um forte indicador de uma infecção urinária. É importante salientar, porém, que nem sempre a presença de bactérias indica uma infecção ativa. Algumas delas podem colonizar a uretra e a bexiga sem necessariamente causar doença.

Exame urocultura

Colônias de bactérias no meio de cultura

A urocultura é feita através da colocação da urina em um meio propício à reprodução de bactérias, chamado meio de cultura. Caso a urina contenha germes, em 48 horas será possível identificar a formação de colônias de bactérias, podendo, deste modo, identificarmos qual tipo de bactéria está presente e quais antibióticos são eficazes em combatê-las (antibiograma).

No resultado da urocultura normalmente estão presentes o tipo de bactéria, o número de colônias formadas pela mesma e a lista de antibióticos sensíveis e resistentes. Falarei dos resultados com detalhes mais à frente.

Urocultura no diagnóstico das infecções urinárias

O melhor e o mais indicado exame para o diagnóstico de uma infecção urinária, seja ela uma infecção de bexiga, chamada de cistite, ou uma infecção dos rins, chamada de pielonefrite, é a urocultura (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | CISTITE | Sintomas e Tratamento e PIELONEFRITE | INFECÇÃO DOS RINS | Sintomas e tratamento).

Um erro muito comum, inclusive para alguns médicos, é fechar o diagnóstico de infecção urinária baseado apenas nos resultados do EAS (exame comum de urina). Muitas vezes o paciente é desnecessariamente submetido a tratamentos com antibióticos apenas por ter leucócitos na urina ou apresentar discreta hematúria (leia:  HEMATÚRIA | URINA COM SANGUE).

É importante salientar que o EAS (urina tipo I) é um exame de urina que ajuda muito no diagnóstico dos males urinários, porém, ele é muito inespecífico e sozinho não deve fechar nenhum diagnóstico. Por exemplo, uma infecção urinária costuma dar leucócitos e sangue na urina, porém, outras doenças também o fazem, como cálculos renais, algumas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e nefrites, para ficarmos apenas em 3 exemplos.

A urocultura é o exame de urina que identifica a bactéria causadora da infecção urinária. De modo mais simples, podemos dizer que o EAS nos mostra as consequências de uma possível infecção urinária, enquanto que apenas a urocultura é capaz de identificar o germe que está causando a infecção.

Mas o meu médico diagnosticou uma cistite sem pedir exame algum. Ele está errado?

Na verdade, não. Como a cistite é muito comum em mulheres e o resultado da urocultura pode levar até 3 dias para ficar disponível, se a paciente tiver um quadro clínico muito sugestivo de infecção urinária, o médico está autorizado a tentar um curso de antibióticos sem solicitar exames de urina.

Vantagens de se solicitar a urocultura

A urocultura é importante em alguns casos:
- Quando, após a avaliação clínica, o médico ainda não está seguro de se tratar de uma infecção urinária
- Quando o primeiro curso de antibióticos não consegue eliminar a infecção
- Quando há suspeita de pielonefrite
- Nas mulheres grávidas
- Nos casos de infecções urinárias de repetição
- Nos casos de febre sem origem definida
- Antes de procedimentos urológicos.

Muitas vezes o médico tem certeza do diagnóstico de infecção urinária, mas pede a urocultura para ver o antibiograma e decidir qual o melhor antibiótico para o caso. Isto é muito comum naquelas mulheres com cistites de repetição que fizeram vários cursos de antibióticos ao longo da vida e já apresentam bactérias resistentes a algumas drogas.

Como colher uma urocultura

O primeiro ponto é fazer com que o paciente entenda que a coleta da urina deve ser estéril. É imprescindível impedir a contaminação da amostra de urina por bactérias que vivam no ambiente e em nossa pele. Para tal, alguns passos devem ser seguidos:

- Limpar bem a região genital, principalmente ao redor do meato uretral (saída da uretra). O ideal é usar gazes (compressas) estéreis para limpar e depois secar a região.
- O pote usado para coletar a urina deve ser estéril.
- Na hora de urinar, deve se evitar o contato da urina com a pele ao redor, como grandes lábios ou o prepúcio do pênis.
- O primeiro jato de urina é sempre desprezado, pois este serve apenas para limpar as impurezas que ficam na uretra.
- A urocultura deve ser levada imediatamente para o laboratório após a sua coleta. Só é preciso refrigerá-la se o tempo entre a coleta e a entrega for muito longo.

A melhor urina para a urocultura é a primeira da manhã, pois durante a noite é quando a urina permanece por mais tempo na bexiga, favorecendo a multiplicação das bactérias. Entretanto, esta coleta de manhã nem sempre é possível pois o paciente costuma colhê-la logo após sair do consultório médico.

É bom salientar que o paciente não deve começar a tomar antibióticos antes da coleta da urina. Existe sempre a possibilidade do antibiótico não ser forte o suficiente para acabar com a infecção urinária, mas ser eficaz para impedir o crescimento das bactérias no meio de cultura, levando a um resultado falso-negativo da urocultura.

Resultados da urocultura

Uma urocultura é considerada negativa quando, após 48-72 horas de incubação da urina em meio de cultura, não se observa crescimento de colônias de bactérias.

Uma urocultura é considerada positiva quando, após este mesmo tempo, é possível identificar mais que 100.000 colônias de bactérias, chamadas de unidades formadoras de colônias (UFC). Quando a urocultura é positiva, o resultado ainda apresenta o nome da bactéria que foi identificada, junto com os antibióticos que se mostraram eficazes em impedir seu crescimento, o chamado antibiograma.

O grande problema da urocultura está quando há crescimento de colônias de bactérias, mas estas estão em quantidade menor que as 100.000 UFC. Estes valores podem ser resultados de contaminação da amostra. Atualmente só se valorizam uroculturas entre 10.000 e 100.000 UFC quando também há piúria no EAS (leucócitos na urina) e sintomas clínicos sugestivos de infecção urinária.

Valores abaixo de 10.000 UFC são considerados contaminações por bactérias da região perineal.

Há, entretanto, algumas observações a serem feitas:

- Se o paciente estiver tomando antibióticos, estes podem inibir o crescimento das bactérias, e mesmo um resultado com menos de 100.000 UFC deve ser sempre valorizado.
- Em homens, o risco de contaminação é menor, portanto, valores maiores que 10.000 UFC já devem ser valorizados.
- Quando crescem bactérias da família  Pseudomonas, Klebsiella, Enterobacter, Serratia ou Moraxella, o resultado deve ser levado em conta mesmo com contagens menores que 100.000 UFC

Conclusões

Como pôde ser visto, a urocultura deve, como qualquer análise, ser interpretadas por profissionais qualificados. É sempre bom lembrar que quem deve ser tratado é o paciente e não o resultado do exame. Via de regra, se o paciente não tem queixas de infecção urinária, não há motivos para se pedir uma urocultura. O tratamento desnecessário de contaminações ou colonizações do trato urinário sem sinais de infecção, não traz nenhum benefício e ainda pode induzir a criação de bactérias resistentes.

Publicidade
  • Jefferson

    MUITO BOM !
    Explicou tudo o que eu queria

  • Tiago Eifler

    MUITO BOM!!!

    Era isso que buscava saber.

  • jorje

    ola dotor, minha duvida é a seguinte…
    se qndo faço um EQU, quando aparecem incontaveis leucocitos, ou digamos uns 40 por campo, e nao ha bacterias, como isso pode ser uma cistite…
    aonde estariam as bacterias?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @jorje
    Cistite significa inflamação da bexiga, que não necessariamente precisa ser causada por bactérias.
    Além disso, várias doenças das vias urinárias além da cistite, podem causar piuria.

  • Anonymous

    ótima explicação !!!!!!!!

  • Anonymous

    Boa mesmo… Esta de Parabens

  • Noiseka

    Muito esclarecedor e com uma linguagem fácil para pessoas não ligadas a área da saúde.

  • Vania Prioli

    O exame de urocultura se descobre o tipo de bacteria.Só que fazer o exame depois de ter tomado o antibiotico ,as vezes não aparece.Pergunta então : Depois de quanto tempo então vai aparecer no exame de urocultura?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É preciso estar pelo menos 48-72 horas sem antibióticos.

  • Vania Prioli

    Obrigada pela informação.Esclareceu uma dúvida.Muito bom esse canal com vcs ,achei 10.Parabéns.

  • Anonymous

    obrigada, pela informação Dr.foi para mim de grande valia!!
    que Deus o abençõe!!

  • Anonymous

    Excelente, explicaçao, toda as duvidas tiradas. obrigado e que Deus lhe proteja.

  • Vania Prioli

    Obrigada pela informação.Esclareceu uma dúvida.Muito bom esse canal com vcs ,achei 10.Parabéns.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É preciso estar pelo menos 48-72 horas sem antibióticos.

  • Vania Prioli

    O exame de urocultura se descobre o tipo de bacteria.Só que fazer o exame depois de ter tomado o antibiotico ,as vezes não aparece.Pergunta então : Depois de quanto tempo então vai aparecer no exame de urocultura?

  • Biancaeirailson

    Dr Pedro, mais ou menos de 6 em 6 meses tenho enfecção urina, tomo os antibioticos ai quando passa um certo tempo ela volta novamente, o que devo fazer? seria necesario eu tomar outros medicamentos mais fortes?

  • elessandra

    estou tomando a medicação faz 4 dias ainda sinto dor nauses e fraqueza a medica disse q é ITU. por quanto  tempo  ainda vou continua me sentindo assim.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nas infecções urinárias o tratamento costuma mostrar resultado já com 48 horas.

  • Aline_oliveirabarbosa

    Estou tendo infecções de urina com frequencia . Fiz urocultura e deu 130.000UFC, e a bactéria esta resistente a vários antibioticos, o médico prescreveu tratamento com 7 dias de levofoxacino . Vc acha que devo realizar um novo exame pra ter certeza que matou a bactéria, na u

  • Rosana Cardoso Ferreira

    Gostei muito do artigo e te peço obrigada pelas informaçoes,o que vcs fazem mostra que a internet pode ser usada para coisas uteis.Eu estava cheia de dúvidas e agora estou entendendo a gravidade de uma infecção urinária.Que Deus os ilumine e guarde.

  • Anonymous

    Muito obrigada por dar sus explicações.Sempre que posso entro no site pra tirar alguma dúvida. Que Deus o abençoe hoje e sempre

  • nilton santos

    Dr. Pedro, minha urina tem odor forte, é muito amarela. sei que a urina para estar normal tem que ser clara, e isso só acontece quando tomo uns 4 litros de água por dia. outra característica dela é muita espuma. fiz alguns exames como EAS, uréa e creatinina, e levei a um urologista que, sem passar outros exames, disse-me que eu não tenho nada. O que devo fazer, pois a aprox. um ano minha urina era normal, sem odor, sem espuma e bem clara?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um nefrologista.

  • nadia costa de barros

    temho calculo renal no rins esquerdo e devez enquato tenho inflamação úrinaria. Mais é dificil achar boms médicos,temos muitas informação mas q adiante se quando precisamos de um médico ñ tem.

  • nadia costa de barros

    temho calculo renal no rins esquerdo e devez enquato tenho inflamação úrinaria. Mais é dificil achar boms médicos,temos muitas informação mas q adiante se quando precisamos de um médico ñ tem.

  • Lisandro Antunes

    Boa tarde Dr.Pedro, parabens pelo site. Gostaria apenas de saber quais são as poucas DSTS que a urocultura detecta?

    Muito obrigado.
    Lisandro

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A urocultura geralmente não detecta DST, pois são germes que não crescem habitualmente nos meios de cultura usados para identificar bactérias que causam infecção urinária.

  • paty

    estou gestante de 3 meses mais o medico mando eu fazer uma urocultura ee eu nao sei como é feita mim responde como é.

  • Edson

    Dr. Pedro, meu pai esteve internado para se tratar de uma infecção urinária por pseudomonas, ficou 15 dias sem febre, agora tem um pico de 38 e depois o resto do dia sem febre, após dois dias sem febre um pico 37,2 e depois sem febre novamente, fez o exame de urina e deu 62.000 de leucocitos e 138000 de hemácias, fez urocultura e deu negativo, ele já estava sem tomar o antibiótico há 15 dias, será que pod eser a mesma bactéria? ainda não deram medicamento à ele

  • Anonymous

    O meu medico deu para eu tomar ciproflaxacina para uma infecçao de e.coli. e tenho uma ecografia para fazer a quase meio ano mas nao me chamamNo entanto inda arde muito, urino muitas vezes seguidas, sai sngue na urina e por vezes (4 a 6 vezes no mes) os meus rins doem. Sera que pode ser pedra nos rin?

  • Thays

    dr. pedro. estou gravida de 5,5 meses e meu exame de urocultura não deu resultado de infecção. mas, deu taxa alta de leucocitos (20). oq poderia ser?

  • Thays

    dr. pedro. estou gravida de 5,5 meses e meu exame de urocultura não deu resultado de infecção. mas, deu taxa alta de leucocitos (20). oq poderia ser?

  • Mizzy

    Adorei o texto. Muito informativo e bem explicado!

  • nilton santos

    Dr. Pedro,

    Em primeiro lugar quero parabenizá-lo pelo excelente site, muito exclarecedor, e em segundo lugar, quero fazer uma pergunta: minha urina tem odor forte, é muito amarela. sei que a urina
    para estar normal tem que ser clara, e isso só acontece quando tomo uns 4
    litros de água por dia. outra característica dela é o excesso de espuma. Fiz
    alguns exames como EAS, uréia e creatinina, e levei a um urologista que,
    sem passar outros exames, disse-me que eu não tenho nada.  mesmo, dizendo a ele que a aprox. um ano minha urina era normal, sem odor, sem espuma
    e bem clara. só para complementar: sou do sexo masculino, tenho 37 anos, hábitos saudáveis, pratico musculação, não bebo, não fumo, não estou fazendo uso de nenhum medicamento, tenho uma única parceira, minha esposa, não sinto ardor, nada. mesmo assim, acredito que não é normal, o que devo
    fazer dr.?

  • Eulália Pedroza

    gostaria de saber o q significa cristais de Uratos Amorfos, recebi o exame de urina da minha filha q tem 7 anos e apareceu isso , por favor pode me esclarecer? Muito Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A urocultura geralmente não detecta DST, pois são germes que não crescem habitualmente nos meios de cultura usados para identificar bactérias que causam infecção urinária.

  • Ritadiesel

    Minha filha tem 9 anos e o exame de urocultura deu negativo, porém o resultado dos leucócitos deu 112.000/ml. O que devo fazer, é grave ?

  • JUJU

    NAO PRECISA FIKA EM JENJUM……….

  • Lisandro Antunes

    Boa tarde Dr.Pedro, parabens pelo site. Gostaria apenas de saber quais são as poucas DSTS que a urocultura detecta?

    Muito obrigado.
    Lisandro

  • Eleniceferraz34

    meu sobrinho acabou de tomar antibiotico domingo ele podera fazer o exame na quarta -feira?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O ideal é esperar 1 semana.

  • Afranio

    tenho vontade de urinar toda hora, e não consigo segurar ,pode ser infecção urinària?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É um dos sintomas…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É um dos sintomas…

  • Debora Mascarenhas

    Dr. Pedro tive uma infecçao urinaria, mas um dia antes de terminar o tratamento retornou a dor proxima aos rins. Ja estou fazendo outro tratamento e continuo com dor, que me parece subir ate a altura das ultimas costelas. A 2ª vez que fiz os exames, mas nao esta pronto. Estou muito preocupada.Mas nao tive febre, so dor nas costas nessa 2ª vez; nao tenho dor na bexiga agora.
    1º tratamento: ciprofloxacino
    2º tratamento: nitrofurantoina

  • Luciana

    DR.estou sentindo muitas dores na bariga baicho ventre e toda hora simto vontade de urinar pricipalmente a noite e quando vou au banheiro toda vez tenho que faser foças para a urina sair e agora minhas costas tambem estao doendo sera que e cistiti DR OBRIGADA AGUARDO RESPOSTA

  • Luciana

    DR.estou sentindo muitas dores na bariga baicho ventre e toda hora simto vontade de urinar pricipalmente a noite e quando vou au banheiro toda vez tenho que faser foças para a urina sair e agora minhas costas tambem estao doendo sera que e cistiti DR OBRIGADA AGUARDO RESPOSTA

  • César

    Doutor. É normal urinar muitas vezes seguidas ao dia, num intervalo de, mais ou menos, uma hora e meia, duas horas?

  • Fatimacardias

    mto bom…tua colocação e explicação sobre exame de urocultura..valeu

  • Fatimacardias

    mto bom…tua colocação e explicação sobre exame de urocultura..valeu

  • kika

    a minha filha tem sindrome nefrótico e está com uma infeção ( leucócitos a 500/ul)
    está a tomar prednisolona (25mg)
    Estou preocupada

  • kika

    a minha filha tem sindrome nefrótico e está com uma infeção ( leucócitos a 500/ul)
    está a tomar prednisolona (25mg)
    Estou preocupada

  • César

    Doutor. É normal urinar muitas vezes seguidas ao dia, num intervalo de, mais ou menos, uma hora e meia, duas horas?

  • Mizzy

    Adorei o texto. Muito informativo e bem explicado!

  • Thurigwethic

    Olá doutor boa noite fiz exame de urina e desde então ando um tanto quanto apavorada.
    Bom vou postar o resultado informar o medicamento que tomei para se fosse possível me relatasse o que pode estar ocorrendo sei que não pode diagnosticar pela internet.
    Tenho 25 anos peso 64,1 e tenho 1,60.
    Urina tipo 1
    Exame físico
    Cor da urina amarelo claro
    Densidade 1015
    pH 6,0
    Proteínas presentes+
    Glicose ausente
    Corpos cetônicos ausente
    Pigmentos biliares ausente
    Urobilinogênio <1.0mgdL
    Nitrito negativo
    Hemoglobina ausente
    Esterase Ausente
    Exame microscópico
    Hemácias 4/campo
    Leucócitos 8/campo
    Células epiteliais alguns(AS)
    Cilindros Ausentes
    Cristais Ausentes
    Outros elementos Bactérias abundantes,filamento de muco raros
    Bactérias presentes
    Enfim fiz este exame no dia 22/09/2012
    Tomei medicamento 2 comprimidos de sulfamioxozol=rimiropim(acho q é esse o nome letra de médico é uma tragédia) 12 em 12 horas por 7 dias confesso que não consegui seguir o horário direitinho por causa da correria do dia dia após 3 dia me apareceu coisas estranhas como coceira e bolinhas genital ainda não refiz o exame de urina e to tentando ir a ginecologista…até na lingua surgiu uma marca vermelha que na verdade já me surgiu a uns 5 meses atrás sempre que fico nervosa ela aparece ,depois que fiquei lendo coisas de doença na internet é complicado no dia seguinte me aparece candidiase oral bolinhas vermelhas tipo pupilas degustativas já fiz exame de hiv deu não reagente semana que vem pego exame de sifilis hepatite B e C,havia feito em Abril deu tudo não reagente mas tive uma relação de risco dia 9 de setembro,por isso começo a surtar,to aguardando janela imunológica pra sifilis e hepatite fiz no desespero sei que foi uma imbecilidade,bom fiz Elisa 4 geração e não houve ejaculação dentro diminui mas não elimina eu sei bem,não é a 1 vez que sinto dor no rim.Não tive febre…hoje tive dor tipo cólica,ai as fezes sairam líquidas ontem comi besteira x tudo vitamina de abacate e miojo.To sentindo dor que vai do rim até o pulmão…apareceu uma bolinha dentro do meu nariz tipo espinha sei lá dói quando toco já apalpei mais de 10x ..tenho sentido dor de cabeça no lado direito e uma dorzinha na nuca tbm no lado direito a veia da mão esquerda ta alta tipo inchada já a algum tempo meu irmão fica assim também quando fica nervoso..não apareceu nenhum nódulo já toquei meu corpo todo. conheço bem as áreas onde surgem pois sou linfoterapeuta.

  • Edson

    Dr. Pedro, meu pai esteve internado para se tratar de uma infecção urinária por pseudomonas, ficou 15 dias sem febre, agora tem um pico de 38 e depois o resto do dia sem febre, após dois dias sem febre um pico 37,2 e depois sem febre novamente, fez o exame de urina e deu 62.000 de leucocitos e 138000 de hemácias, fez urocultura e deu negativo, ele já estava sem tomar o antibiótico há 15 dias, será que pod eser a mesma bactéria? ainda não deram medicamento à ele

  • jana castro

    É possivel uma infecção urinaria apresentar urocultura negativa? Por favor me esclareça isso Dr. Pedro, pois estou muito preocupada. Fui diagnosticada com infecção urinaria, o medico me receitou norfloxacina 400 por 7 dias e hoje a urocultura deu negativa. Como isso é possivel?
    Estou muito confusa com este resultado. Obrigada.

    • http://twitter.com/dani_net19 Daniele Santos

      É bom salientar que o paciente não deve começar a tomar antibióticos antes da coleta da urina. Existe sempre a possibilidade do antibiótico não ser forte o suficiente para acabar com a infecção urinária, mas ser eficaz para impedir o crescimento das bactérias no meio de cultura, levando a um resultado falso-negativo da urocultura.

  • Ingryd Estaky

    a minha vó tem 95 anos o resultado de exame dela deu coli e com mais de 100.000.
    pois tem os medicamentos relacionados q saõ sensiveis. a medica dela na qual ela tem consulta periodica sofreu um acidente e está hospitalizada. alguem pode me ajudar?

  • Eulália Pedroza

    gostaria de saber o q significa cristais de Uratos Amorfos, recebi o exame de urina da minha filha q tem 7 anos e apareceu isso , por favor pode me esclarecer? Muito Obrigada.

  • elesandra1979

    doutor trato de cistite a 2 anos,estou desesperada sinto muita dor,os medicos meu dão antibioticos para tomar todos os dias,mas tenho gastrite è com isso piora mais ainda.fiquei 10 dias sem os antibioticos e ja ta eu com crises de novo .estou tomando antibioticos todos os dias a dor vai embora ,mas tenho medo de que mais pra frente esses remedio nao mais funcionar me de uma luz,o que fazer?estou tratando de depressao de tanto que essa doença esta me fazendo mal por favor espero resposta. email saracoletti82@hotmail.com

  • elesandra1979

    doutor trato de cistite a 2 anos,estou desesperada sinto muita dor,os medicos meu dão antibioticos para tomar todos os dias,mas tenho gastrite è com isso piora mais ainda.fiquei 10 dias sem os antibioticos e ja ta eu com crises de novo .estou tomando antibioticos todos os dias a dor vai embora ,mas tenho medo de que mais pra frente esses remedio nao mais funcionar me de uma luz,o que fazer?estou tratando de depressao de tanto que essa doença esta me fazendo mal por favor espero resposta. email saracoletti82@hotmail.com

  • pedro

    uma DST pode ser deter quitada com exame de urocultura
    ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Algumas podem, mas não é o melhor exame para isso. A cultura do corrimento é melhor.

  • pedro

    uma DST pode ser deter quitada com exame de urocultura
    ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Algumas podem, mas não é o melhor exame para isso. A cultura do corrimento é melhor.

  • delta

    ola, estou gravida de 33 semanas e estou com cistite, meu medico me receito,norfloxacino de 400mg .Depois de ler a sua matria estou com medo de continuar com o medicamento.o que vc me aconcelha.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pergunte ao seu médico porque ele prescreveu esta droga. Diga que você leu que ela não deve ser usada na gravidez e veja quais são os argumentos dele.

  • delta

    ola, estou gravida de 33 semanas e estou com cistite, meu medico me receito,norfloxacino de 400mg .Depois de ler a sua matria estou com medo de continuar com o medicamento.o que vc me aconcelha.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pergunte ao seu médico porque ele prescreveu esta droga. Diga que você leu que ela não deve ser usada na gravidez e veja quais são os argumentos dele.

  • Maise Vidal Sales Souza

    A médica passou um exame SD-ITU que exame é esse e o códgo desse exame?
    -Estava com muitas dores abdominais, e nas costas, e com infecção urinária muito forte, o resultado da urocultura deuenterobacter sp.A dor é por esse motivo?

  • Amanda Patrícia

    Por favor, poderia informar se em uma urocultura é possível identificar uma doença no rim? Estou sentindo dores no rim e fiz o exame fazem dois dias, mas fui no médico por outro motivo (cistite), mesmo assim é possível aparecer?

    • Pedro Pinheiro

      Urocultura só serve para diagnóstico de infecção urinária.

  • Glória Oliveira

    Boa Noite.
    Minha filha de dois anos e quatro meses, apresentou na cultura de urina as seguintes bactérias:
    1 – Pseudomonas aeruginosa 50%
    2 – Enterococcus faecalis 50%
    maior que 100.000 UFC/mL

    O Pediatra pediu que repetisse o exame, no entanto fiquei muito preocupada com as informações que li na internet sobre tais bactérias.
    Gostaria muito de um conselho e informações sobre o tratamento e se há sequelas para quem tem essas bactérias. Levei ela ao médico e pedi um exame de urina simplesmente porque ela aumentou muito a frequência que pede para fazer xixi. Sempre pergunto se dói e ela diz que não. A urina está amarela clara como sempre foi. Gostaria muito de uma orientação de um especialista. Agradeço muito desde já.

    • Pedro Pinheiro

      Glória, não posso consultar à distância.
      Se você quiser a opinião de um especialista, o indicado para o caso de infecção urinária da sua filha é o Nefrologista.

  • Valdirene Silva

    Boa Tarde Doutor …..

    Tenho infecção de urina por repetição , fiz um exame de urina constou 30.360 de leucocitos , porém no exame de urocultura deu Negativo , o que teria acontecido , em Setembro vou fazer um exame de Urodinâmico e não posso esta com infecção .

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Existem outras causas para leucócitos na urina que não infecção urinária.

  • Sandro

    Dr. Pedro boa noite,

    Tenho dor ao urinar desde criança. Já fiz diversos tratamentos com antibióticos, o mais recente contra h-pulori, usando claritromicina e amoxilina. Tomei-os para o estomago, mas mesmo assim a dor ao urinar permanece. Fiz urocultura e esta deu negativa. Como pode? A dor só é aliviada em momentos que tomo analgésico (não especificamente relativo a dor ao urinar…). O que deve fazer?

  • franciana gomes pinto

    Muito obrigado, me ajudou bastante.

  • Eduardo

    Dr Pedro minha filha teve uma infecção urinaria a pouco tempo, a pediatra receitou um antibiótico e a infecção passou, mas ele pediu um exame mais complementar “cultura”, fizemos o primeiro e medica se assustou com resultado, e pediu que fizesse mais um pra ter a confirmação em uma clinica mais especializada, se o sr puder me ajudar a entender o resultado, porque a pediatra esta viajando e não temos contato.
    O resultado foi dado com o laudo:
    CULTURA AUTOMATIZADA
    :
    NEGATIVA
    ANTIBIOGRAMA AUTOMATIZADO
    :
    NAO REALIZADO
    A interpretação dos resultados dos exames deve ser realizada pelo médico, considerando os dados clínicos e outros exames do paciente. Qualquer discrepância entre a evolução clínica, laboratorial ou radiológica deverá ser imediatamente e obrigatóriamente comunicada pelo médico assistente ao patologista para revisão e correlação clínica. Conclusões com os termos “compatível com” ou “sugestivo de” não são definitivos e demandam cuidadosa correlação clínica e eventuais investigações complementares pertinentes.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Urocultura negativa significa que não há bactérias urina.

  • bruna

    boa noite dr, tive três infecções urinárias num espaço de três meses, na segunda infecção fiz uma urocultura em que deu negativo. passado nem um mês, voltou (a terceira infecção que tive e última) passado 10 dias após a toma do antibiótico fiz novamente a urocultura e deu negativo. Além de ter feito uma ecografia aos rins e deu tudo normal. Posso confiar nos resultados?

    desde já Obrigada pela sua resposta
    e parabéns pelo exelente blog!
    cumprimentos,
    bruna

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se a urocultura nunca é positiva, é possível que o que você tenha não seja infecção urinária. Algum desses exames foi feito durante os sintomas e antes do início do antibiótico?

    • bruna

      Foi sempre feito após a toma total do antibiótico dr. Ate agora não tive mais sintomas nem queixas. Poderá ser outro problema?
      Cumprimentos

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        O problema é que em vigência de antibiótico, a urocultura pode vir falsamente negativa. O exame tem que ser colhido antes de iniciar o antibiótico.

  • Liana Jacinto

    Dr. Pedro, tenho muitas reincidências de infecção urinária, em uma das ocasiões não tratei logo e tive uma infecção renal séria. O que pode causar episódios reiterados de infecção urinária? Talvez fosse interessante o Sr. escrever um artigo que esclareça as causas dessa doença tão desconfortável.

    Meus Cumprimentos
    Liana Jacinto

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Planejo escrever sobre causas de infecção urinaria brevemente.

      • Carolina Botton

        Existem inúmeros casos de infecções de repetição. E nesse caso, quando o paciente estiver sintomático, faz-se necessário realizar a urinocultura para verificar precisamente a bactéria que está causando a doença, e assim, tratar de modo eficaz.

  • Douglas Felix

    Dr Pedro boa boite !!! na minha urinocultura deu crescimento microbiota saprófita o que quer dizer ?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Micróbios naturais e inofensivos da pele que estão na urina. Não tem significado clínico.

  • Bruna ♡

    Ola Dr. Estou grávida e estou com infeção urinária e me passaram o remédio “Nitrofurantoína”, mas não adianta sinto dor e me passaram o exame para fazer de UC + Antibiograma, por eu estar tomando o antibiótico, tem algum problema de não saber o tipo da bactéria? Obrigada

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O ideal é fazer a urocultura sem antibiótico. Porém, el apode vir positiva mesmo assim, se a bactéria for resistente à nitrofurantoína.

  • Jaqueline Evellyn

    Dr meu exame de urina deu 19.000 leucocitos , mais mnha cultura deu negativa , eu estou gravida de 16 semanas meu medico nao quis me dar antibiotico , eu tinha tomado antibiotico 2 dias antes da cultura isso pode gerar um falso negativo

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, o antibiótico pode ter falseado o resultado.

  • Arineia Alves

    Oi doctor minha filha tem 19 anos e fez uma exame eas e o resultado foi leucócitos 10 por campo,cristais alguns de oxalato de calcio,bactérias moderadas, proteínas presente (+), e urocultura a contagem de colônias foi 10000.000 e escherichia coli o senhor pode me dizer
    algo sobre esse exame desde de ja te agradeço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Esses resultados são sugestivos de infecção urinária pela bactéria E.coli. Se ela tiver sintomas de infecção urinária, precisa ser tratada com antibióticos apropriados.