CONJUNTIVITE – Sintomas, Causas, Transmissão e Tratamento

101

Conjuntivite
A conjuntivite é a doença ocular causada pela inflamação e/ou infecção da conjuntiva, a fina membrana que recobre parte dos nossos olhos. Existem várias causas de conjuntivite, incluindo infecções, alergias, irritações por substâncias e até neoplasias.

Os principais sintomas da conjuntivite são os olhos vermelhos, dor e lacrimejamento.

Neste artigo vamos explicar o que é a conjuntivite, quais são as suas principais causas, sintomas, formas de transmissão e opções de tratamento. Vamos explicar também quais são as diferenças entre as conjuntivites bacterianas, virais e alérgicas.

Publicidade - Publicidad

Se você procura informações mais específicas sobre a conjuntivite alérgica, acesso o seguinte artigo: CONJUNTIVITE ALÉRGICA – Causas, Sintomas e Tratamento.

O que é a conjuntiva?

A conjuntiva é uma fina membrana transparente que recobre a região frontal do globo ocular, que é a parte branca do olhos ao qual damos o nome de esclera. Essa membrana também recobre a porção interna das pálpebras superior e inferior.

A conjuntiva é altamente vascularizada; aqueles pequenos vasos sanguíneos que conseguimos ver nos olhos não estão exatamente no globo ocular, mas sim na conjuntiva. Em condições normais, conseguimos ver alguns poucos microvasos sanguíneos, tanto sobre a esclera como na região interna das pálpebras.

Conjuntiva

A foto acima mostra uma conjuntiva saudável. Reparem que apesar dos vasos serem facilmente identificáveis, a esclera encontra-se bem branquinha e a parte interna das pálpebras estão rosadas.

Quando a conjuntiva inflama-se, a situação muda completamente. Os minúsculos vasos tornam-se muito proeminentes, o que provoca o característico aspecto de olhos vermelhos da conjuntivite. A região interna das pálpebras deixa de ser rosada e torna-se também bem avermelhada.

Conjuntivite

 O que causa conjuntivite?

Existem basicamente três tipos de conjuntivite:

Publicidade - Publicidad

– Conjuntivite viral.
– Conjuntivite bacteriana.
– Conjuntivite alérgica.

Existem também outras formas de conjuntivites, como aquelas de origem neoplásica, irritação provocada por lentes de contato ou induzida por alguma substância (xampu, cloro de piscina, fumaça, sujeira, medicamentos, etc.). Neste artigo, porém, vamos nos ater às formas bacteriana, viral e alérgica.

a) Conjuntivite viral

É a forma mais comum de conjuntivite, normalmente causada por um vírus chamado Adenovírus. Pode vir acompanhada por outros sintomas de virose, tais como febre, dor de garganta e sinais de infecção respiratória, semelhantes a um resfriado.

A conjuntivite viral é extremamente contagiosa, sendo transmitida através de mãos contaminadas por secreções oculares. A conjuntivite viral é tão contagiosa que se um paciente coçar os olhos e tocar em um objeto, outras pessoas podem se contaminar através deste.

Ao contrário do que muita gente pensa, a conjuntivite não costuma ser transmitida pelo ar. Ao ver uma pessoa com conjuntivite, você não precisa sair correndo para longe dela. Basta que não tenha contato direto com ela ou com objetos manuseados pela mesma. Contudo, se o indivíduo contaminado apresentar também sintomas respiratórios, como espirros e tosse, a conjuntivite pode, sim, ser transmitida pelo contato com essas secreções.

O quadro de conjuntivite viral normalmente começa em um dos olhos, transmitindo-se para o outro 24 a 48 horas depois. A conjuntivite viral é auto-limitada, curando-se sozinha após 7 a 10 dias, sem necessidade de tratamento específico. O período de contágio costuma durar todo o tempo em que o olho permanece vermelho.

b) Conjuntivite bacteriana

A conjuntivite bacteriana é bem menos comum que a conjuntivite viral, sendo normalmente causada por uma destas cinco bactérias: Staphylococcus aureus (leia: STAPHYLOCOCCUS AUREUS), Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis ou Pseudomonas aeruginosa.

A transmissão da conjuntivite bacteriana se dá da mesma maneira que a conjuntivite viral, ou seja, através do contato com secreções contaminadas. Na forma bacteriana, porém, espirros e tosse são pouco comuns e a transmissão acaba ficando restrita mesmo ao contato pessoal. Partilhar toalhas e dividir a mesma cama são situações de elevado risco.

É bom salientar que apesar dos sintomas da conjuntivite serem quase que exclusivamente oculares, a bactéria ou vírus podem estar por toda a pele, sendo possível a contaminação das suas mãos com um simples contato com a roupa da pessoa infectada.

Ao contrário da forma viral, a conjuntivite bacteriana precisa de colírios com antibióticos para melhorar (falarei sobre o tratamento mais à frente).

c) Conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica ocorre quando os olhos entram em contato com alguma substância presente no ar que cause irritação. A inflamação da conjuntiva ocorre por uma reação alérgica a uma destas substâncias, que podem ser, por exemplo, pólen, poeira, pelos de animal, mofo, etc.

A conjuntivite alérgica não é transmissível. Quem tem conjuntivite alérgica não precisa se ausentar da escola ou do trabalho. Também não é necessário separar toalhas, talheres ou roupas de cama.

A forma alérgica se difere da bacteriana e viral pelo intensa coceira ocular que causa. Muitas vezes, outros sintomas alérgicos, como espirros e coriza nasal, também estão presentes (leia: RINITE ALÉRGICA | Sintomas e tratamento).

Uma pessoa que mora comigo está com conjuntivite infecciosa (bacteriana ou viral). Como devemos proceder?

– Não compartilhe toalhas, roupa de cama ou talheres.
– Não durma na mesma cama.
– Evite contato muito próximo, tipo abraços e beijos.
– Os dois devem lavar as mãos com frequência.
– Evite coçar os olhos. Se o fizer, lave as mãos antes e depois.
– Óculos escuros ajudam na sensibilidade à luz, mas não previnem a transmissão.

É importante saber que mesmo com todo cuidado, as conjuntivites, principalmente as virais, são muito contagiosas, portanto, invariavelmente a pessoa que divide o mesmo teto acaba se contaminando também.

Sintomas da conjuntivite

Os primeiros sintomas da conjuntivite costumam ser ardência, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e “colamento” das pálpebras ao acordar. Em pouco tempo, os olhos tornam-se vermelhos e uma secreção purulenta pode surgir (excesso de remela), principalmente na forma bacteriana.

Outros sintomas comuns são a coceira nos olhos, dor, inchaço nas pálpebras e fotofobia (intolerância à luz forte). Em geral, exceto pela fotofobia, não há outras alterações na capacidade visual. O paciente sente muito incômodo nos olhos, mas continua enxergando bem.

A conjuntivite costuma iniciar-se em um dos olhos, sendo comum a contaminação do outro após alguns dias.

Como distinguir uma conjuntivite viral, bacteriana e alérgica

Muitos sinais e sintomas da conjuntivite são semelhantes, independentemente da causa. A distinção, portanto, costuma ser feita através do reconhecimento dos sinais e sintomas típicos de cada uma das formas.

  • As três formas de inflamação da conjuntiva costumam causar secreção ocular. Na conjuntivite bacteriana, a secreção é tipicamente purulenta, enquanto na formas virais e alérgicas ela é mais aquosa.
  • Linfonodos palpáveis na região posterior das orelhas costumam estar presentes nas formas virais e bacteriana, mas não na forma alérgica.
  • Na forma viral, outros sintomas de virose costumam estar presentes, como tosse, espirros, dor de garganta e mal estar geral (leia: VIROSE – Sintomas, Causas e Tratamento).
  • A forma alérgica costuma acometer os dois olhos, enquanto as formas infecciosas (viral ou bacteriana) costumam começar por um olho e só depois de alguns dias atingem o outro.

Durante o exame oftalmológico também há vários sinais que ajudam o médico a identificar a origem da inflamação da conjuntiva.

Fazer o diagnóstico diferencial entre os tipos de conjuntivite não é fácil. A maioria dos médicos não oftalmologistas não sabe fazê-lo corretamente. Isto implica em uma excessiva prescrição de colírios com antibióticos para conjuntivites virais e alérgicas, que não necessitam dos mesmos.

Tratamento da conjuntivite

O primeiro passo para todo paciente com olhos vermelhos é procurar um oftalmologista. Primeiro porque várias doenças oftalmológicas, que não a conjuntivite, podem causar olhos vermelhos. Segundo porque a distinção entre conjuntivite viral, alérgica ou bacteriana é importante, não só no tratamento, mas também na indicação de afastamento temporário da escola ou do trabalho.

De modo geral, indica-se lavar os olhos frequentemente com soro fisiológico frio. Compressas embebidas em soro frio também ajudam. Nos casos de conjuntivite bacteriana, colírios com antibióticos apropriados devem ser usados por 7 a 10 dias.

Nunca se automedique. Existem colírios específicos para cada tipo de conjuntivite. Alguns possuem anti-inflamatórios, outros antibióticos e ainda há os colírios com antialérgicos.

Quem usa lentes de contato, deve evitá-las até o desaparecimento dos sintomas. (leia: LENTES DE CONTATO | Tipos, cuidados e complicações).

Publicidade - Publicidad

Este post também está disponível em: Espanhol

Assuntos Relacionados:

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

101 Comentários

  1. monica Diz

    eu adorei muito seu post
    ele é bem explicativo
    ira me ajudar muito
    faça uma visita no meu blog
    e deixe um comentários

  2. geovanavile@hotmail.com Diz

    Não existe forma de visitar esse post sem deixar elogios…
    Parabéns, é simplesmente maravilhoso poder ter acesso a tanta informação interessante!
    Adorei muito…bjs

  3. Eloina Maria Diz

    Parabéns!!!obti facilmente as informações necessárias….bjs

  4. Anonymous Diz

    muitoo boom l…

  5. sonia Diz

    muito bom, esclareceu minhas duvidas.

  6. Rogério Diz

    Eu acho também que adoraria o conteúdo do blog… Mas acontece que minha conjuntivite está tão braba que não consegui ler nada… prometo voltar… Um grande abraço!!!

  7. Ronaldo / Rio de Janeiro Diz

    ótimo conteúdo, útil para muitos e de fácil e rápida leitura. Parabéns

  8. Anonymous Diz

    Muito bom, esclareceu minhas duvidas, vou procurar um médico para tratamento.

  9. Anonymous Diz

    explicação preicisa e cabal muinto bom adorei… me fez entender melhor esse fenomeno.

  10. aninguém Diz

    Muito interessante, é de grande importância essa matéria.

  11. Anonymous Diz

    Parabéns pelo tópico, explica tudo muito bem.
    Ajudou-me bastante

  12. André Diz

    Parabénssss
    Mto esclarecedor

  13. rafael Diz

    nosssa adoirei ess blog

  14. Anonymous Diz

    Parabéns, muito bom esta explicação.

  15. Leonardo Jardino Diz

    Fui ao oftalmo e ele me diagnosticou com Conjuntivite viral… Achei estranho, pois me recomendou apenas compressa com gaze e água gelada, além de um colírio apenas lubrificante. Fiquei frustrado por não passar remédio, pois achei que deveria passar algo para passar a vermelhidão.

    Ao ler este post, enti o porquê!

    Realmente muito bom e esclarecedor… PARABÉNS!

  16. Anonymous Diz

    Me ajudou muuito muito boum

  17. Rosemeire Diz

    Parabéns pelo blog!! Esclareceu minhas dúvidas de forma direta e objetiva. Além disso, me passou credibilidade e confiança nas informações. Obrigada!!

  18. Elaine Diz

    minha filha foi diaguinosticada com conjuntivite bacteriana a pediatra passou um colirio que contem antibiotico ela tem 1ano e 8 meses não tem ploblema em usar esse colirio em um bebe??

  19. Ana Diz

    minha filha estava com o famoso tersol(ñ sei se pode ser chamado assim)passado uns dias usei seu lapis de olho ,já no mesmo dia sinti um ponto dolorido em meu olho .passado 4dias começaram a inchar no canto e no momento estão totalmente inchados,mas sem lacrimejar muito .
    Se não estiver cossando muito significa  que ele não é contagioso?

  20. Izaque Diz

    Muito bom super explicativo puder analizar que os medicos que me atenderam tinham pouco conhecimento da causa.

  21. silva Diz

    minha filha esta com os olhos pouco avermelhado e quando acorda com as pálpebras grudadas o que eu devo fazer abraços augusto

  22. laudy Diz

    comprei um lentes descatavel nao te neih um mes que estou usado e meu olhos deu tipo um manchinha vermelha no cantinho de baixo na iris acho que e assim que fala parei de usa a lentes no mesmo dia e agora ta sumido quando sumi posso volta a usa de novo e grave?o que e isso? nao arder nao coçar nao sinto nada so ta a manchinha mesmo mais ja ta sumido 

  23. loryane Diz

    eu fui diaguinosticada com conjuntivite bacteriana o que devo tomar ou passa ? loryane

  24. Cleyton Diz

    a conjuntivite viral deixa o rosto inchado tambem

  25. amanda rocha back Diz

    oque eu devo fazer eu estou com uma leve conjuntivite ?

  26. Alexandre Ferrandis Diz

    Informação simples, direta, esclarecedora; perfeito. Parabéns, dirimi as minhas dúvidas sobre o assunto.bye.

  27. Jp Diz

    A Medica registrou um conjuntivite em mim mas meu olho não esta aavermelhado mas penica oque devo fazer?

  28. Lívia Diz

    Eu tenho 11 anos e estou com uma dúvida eu estou com uma dor na beirada dos olhos isso é sinal de conjuntivite ?

  29. Lívia Diz

    Eu tenho 11 anos e estou com uma dúvida eu estou com uma dor na beirada dos olhos isso é sinal de conjuntivite ?

  30. Lívia Diz

    Dor na beirada dos olhos é sinal de conjuntivite ?

  31. Ilma Leal Diz

    meu filho esta com os olhos inchados e conjuntivite

  32. Sajidah_bacir Diz

    vasos sanguineos recobrindo a eclera e comichao no olhos, e queria saber k tipo d conjuntivite e, e tmb uso oculos d vista

  33. Sajidah_bacir Diz

    vasos sanguineos recobrindo a eclera e comichao no olhos, e queria saber k tipo d conjuntivite e, e tmb uso oculos d vista

  34. Herman_bona Diz

    nao tenho a certesa mas eu tenho conjutivite começou ontem com irritaçõe nos olhos e parecendo k tem areia e lacramejantes, e hoje acoredei com as palpebras inflamadas o que posso fazer para  passar logo logo isso?????

  35. Ttr100amoreterno Diz

    eu to com todos esse sintomas então to com conjuntivite

  36. Aryane Diz

    olá! quanto tempo demora para uma conjuntivite sarar;pois faz 3 meses q meus olhos amanhecem grudados pela secreção? naum estão mais vermelhos mais a secreção continua! agradeço desde já…

  37. Pbfel Diz

    meu olho cocou e 1 min depois inchou. e conjuntivite?

  38. Pbfel Diz

    meu olho cocou e 1 min depois inchou. e conjuntivite?

  39. Caroline Diz

    o remedio cilodex serve para conjuntivite bacteriana , mesmo para quem tem olhos claros

  40. Igorhenriquecostalima Diz

    Ontem à noite notei que meu olho esquerdo estava enxergando embaçado. Percebi entao que estava inchado e com secreçao. 

    Hoje acordei com as palpebras “coladas”, mas não estou com os olhos lacrimejando, nem com sensação de areia, não sinto ardência, dor, coceira e nem intolerância à luz forte.O únicos sintomas que percebo são: inchaço, vermelhidão e secreção. Fora isso, nenhum incomodo.Isso é realmente conjuntivite? Estou tratando somente com soro fisiologico frio. É provavel que isso passe logo? Será que meu tipo é contagioso?

  41. Janaina Diz

    Ola Dr nesta manhã fomos ao oftalmologista e ele diagnoticou conjuntivite alergica, somente depois ele perguntou se minha filha tinha quadro alergico, neste momento ela passa por uma crise de rinite que tambem esta sendo acompanhada pelo pediatra, o importante é sempre buscar a orientação correta e acompanhamento médico… Ela vai passar por 30 dias de tratamento, minha dúvida é: preciso retornar ao otalmologista apos o tratamento?

  42. Flavio Diz

    Há 6 dias atrás, senti um incomodo na vista pela noite, quando fui olhar no espelho havia uma secreção (remela) dentro do olho, no dia seguinte fui ao oftalmo que diagnosticou como conjuntivite. Hoje 6 dias depois o único sintoma que senti e ainda estou sentindo é a secreção, que acordo com os olhos com apenas um pouco mais de secreção do que o normal de quando acordamos e as vezes durante a tarde uma ou outra aparece. A questão é que não senti nenhum outro sintoma e até mesmo a secreção não é daquelas que chega a “colar” os olhos pela manhã. Mesmo com tão poucos sintomas posso confiar no diagnóstico do meu oftalmo e considerar isso como conjuntivite mesmo?

  43. Aline Ribeiro Diz

    Olá Dr. Pedro Pinheiro!
    em meados de julho eu filho de 5 anos acidentou-se na córnea o que fez com que consultasse várias vezes com o oftalmo, e nessas idas e vindas acabou contraindo conjuntivite bacteriana, com isso eu acabei contrair o mesmo 10 dias depois dele, uma semana a seguir foi a vez do pai, que ficou muito mau pois só procurou o oftalmologista 4 dias depois, ficando com os olhos num estado lastimável,. mas não paramos por aí, o meu menino ficou com a pálpebra meio caída então continuou a fazer tratamento, meu marido em casa de atestado, acabou contaminando minhas filhas gêmeas de 11 meses, que estão com os olhos a ponto de sangrar, estamos fazendo todo o tratamento acompanhadas por um oftalmologista. isso tudo para perguntar: corremos o risco de continuar num círculo vicioso de contaminar uns aos outros? O que devo fazer?

  44. Camila Diz

    Um dos meus olhos está vermelho com secreção e lagrimejando, que tipo de conjuntivite eu tenho doutor, será que é contagiosa, me preoculpo porque tenho um filho de 1 ano e 5 meses que não desgruda de mim.Aguardo resposta, desde já agradeço.

  45. Estelamares Lucas Diz

    Dr., o pediatra diagnosticou conj alérgica em meu filho e prescreveu Patanol, usei uns 2 dias comi melhorou eu parei DD usar. Agora faz uma semana q voltou, devo usar este colírio põe quanto tempo ?

  46. Estelamares Lucas Diz

    Dr., o pediatra diagnosticou conj alérgica em meu filho e prescreveu Patanol, usei uns 2 dias comi melhorou eu parei DD usar. Agora faz uma semana q voltou, devo usar este colírio põe quanto tempo ?

  47. Maria Tonus Diz

    muito bom o artigo adorei, parabéns, e sucesso sempre.

  48. Prigodinho84 Diz

    Estou com conjuntivite há mais de um mes. Ja usei o colirio com antibiotico, so q o colirio ja acabou e usei por mais tempo q o medico recomendou, e ainda nao melhorou. O que faco?

  49. Prigodinho84 Diz

    Estou com conjuntivite há mais de um mes. Ja usei o colirio com antibiotico, so q o colirio ja acabou e usei por mais tempo q o medico recomendou, e ainda nao melhorou. O que faco?

  50. simone luzes Diz

    É comum que dento de uma conjuntivite se tenha tonteiras? É uma muito forte deu até problemas com a garganta e muitas outras complicações, mas gostaria de tirar essa duvida.

  51. Alexsandrolm Diz

    Dr., meu filho acordo com os olhos fechados não conseguia abrir devido a quantidade de remela nos olhos dai quando limpamos o olho de com soro não está vermelho o olho dele apenas as Pálpebra Inchada isso pode ser conjuntivite alérgica???

  52. Alexsandrolm Diz

    Dr., meu filho acordo com os olhos fechados não conseguia abrir devido a quantidade de remela nos olhos dai quando limpamos o olho de com soro não está vermelho o olho dele apenas as Pálpebra Inchada isso pode ser conjuntivite alérgica???

  53. Andressawbarros Diz

    doutor acordei com um caroço pequeno na parte inferior do meu olho,é tres dias depois estou com umapequena dor no outro olho,qual a conduta a seguir

  54. Paulor Cabral Diz

    Dr. Boa noite!
    Recebi ontem o diagnóstico de que estou com conjuntivite viral….
    estive fazendo algumas consultas pela Internet e não tenho identificado que esta doença tenha comocaracterística pús e ou secreção amarelada…….Isto é normal ?

  55. orides f. ribeiro Diz

    em março de 2012 tive uma conjuntivite ela sarou só que ficou no meu olho esquerdo uma pele que cobre a metade do meu olho esquerdo e o que posso fazer pra retira essa pele e se há alguns remédio pra retirar sem fazer sirurgia. diga me por favor algo que eu possa fazer.

  56. Ana Diz

    Boa noite doutor, um dia dormi com lentes de contacto e acordei com os olhos todos vermelhos, fui à farmácia comprar um colirio e passado cerca de 6 dias passou. Já passou cerca de 1 mês desde esse dia e tenho voltado a usar as lentes raramente. Mas ontem a noite usei as lentes durante cerca de 7 horas e hoje acordei com os olhos todos vermelhos e cheios de remelas de novo. Acho que a conjuntivite está nas lentes e é por isso que sempre que as uso fico doente. Será? O que devo fazer?

  57. Isaac Santos Diz

    Eu estou aparentando estar com conjuntivite mas meus olhos não incharam e eu estou com os olhos vermelhos desde ontem o que pode ser isso ?

  58. 111244 Diz

    estou com conjuntivite viral dede 01/11 e agora melhorou mas estou com os olhos embassados com dificuldade de enchergar isto e normal

  59. loryane Diz

    eu fui diaguinosticada com conjuntivite bacteriana o que devo tomar ou passa ? loryane

  60. 1paula Diz

    Dr. meu filho esta com conj. alérgica, tem + ou – 4 meses, levei-o no oftalmo ele me passou 2 vezes o mesmo tratamento com o colírio “ster” e o “octifen” por 30 dias cada tratamento, porém quando acaba o tratamento com o ster, depois de 4 a 5 dias volta novamente a conjutivite e já tirei tudo que possa estar causando essa alérgia, porque será não cura?

  61. Marcelo Augusto Diz

    Doutor tenho 17 anos , fui no oftalmologista e eu estava com conjutivite viral mas era aquela que é o virus mais chato de matar…chegou até a sair bem pouco de sangue porque fiquei mechendo… a oftalmologista disse que esse virus era chato de acabar com ele, e passou tres colirios – Oflox, Zypred e optive … só que ela falou que era pra passar durante uma semana, e a partir do quarto dia, comecar a passar o zypred… eu sei que terminou essa uma semana e meu olho melhorou, eu até achei que ja tinha matado o virus, mas ele some, mas depois volta… pode por acaso essa vermelhidao que as vezes da no olho ser apenas uma alergia?? até porque esses dias eu ia malhar e meu olho estava muito vermelho, aí eu resolvi nao ir malhar por vergonha, mas decidi ir jogar futebol com meus amigos… eu cheguei lá com os olhos vermelhos, mas depois do futebol eu olhei meu olho no espelho e ele estava normal denovo…. só que hoje eu acordei e meu olho estava com uma quantidade significativa de remela….. meus amigos me falaram que nao pode usar novamente o zypred o optive e o oflox novamente porque o uso dele é por pouco tempo… isso talvez seja o que?? eu ja marquei oftamologista mas é semana que vem…. é daqui 6 dias apenas… gostaria que vc desse tua opnião se pode ser algo grave ou apenas uma alergia, ou se até eu posso continuar passando os mesmos remedios, ou uma água boricada ou um soro apenas pra lavar….. espero tua resposta , obrigado que Deus te abencoe

  62. Priscilla Catanzariti Diz

    Dr. estou com conjuntivite viral já diagnosticada pelo oftalmologista e já estou em tratamento com tobramicina + dexametasona há 5 dias, porém meus olhos ao invés de melhorarem parecem que pioram. É verdade que é perigoso usar a cortisona?? por quanto tempo posso fazer uso dessa medicação?? Não existe nenhum remédio que possa ser usado via oral??Parabéns pelo blog.e grata pela ajuda.

  63. Alessandra2013 Diz

    Dr. Boa Noite!
    Me chamo Alessandra.
    Estou com conjutivite a 9 dias, já usei Lerin, Tobramicina, Freesh Tears, Cetoprofeno, lavo com soro fisiológico e aroeira e também coloco em compessa de água morna.
    Qual o estágio que é perigoso? Meu olho está bastante vermelho e inchado, as vezes dói e fica pinicando parecendo que está cheio de areia e arde, passou para o outro olho, mais não está como esse, gostaria de obter uma resposta, estou desesperada e não sei o que fazer. Por favor me ajude!
    Desde já agradeço.

  64. Alessandra2013 Diz

    Dr. Boa Noite!
    Me chamo Alessandra.
    Estou com conjutivite a 9 dias, já usei Lerin, Tobramicina, Freesh Tears, Cetoprofeno, lavo com soro fisiológico e aroeira e também coloco em compessa de água morna.
    Qual o estágio que é perigoso? Meu olho está bastante vermelho e inchado, as vezes dói e fica pinicando parecendo que está cheio de areia e arde, passou para o outro olho, mais não está como esse, gostaria de obter uma resposta, estou desesperada e não sei o que fazer. Por favor me ajude!
    Desde já agradeço.

  65. ana beatriz barbosa Diz

    eu estou com conjutivite meu olho ta vermelho

  66. gabriella Diz

    primeira mente bom dia’ meu nome é gabriella e eu tou cm sintomas…meu olho arde, acordo todo dia com remelas no olho, arde e muito, minha tia disse que é conjuntivite, meu primo também tá com os mesmo sintomas..como faço pra saber que é conjuntivite? ou como faço pra curar? preciso de dicas

  67. Samia Diz

    Adorei a matéria!
    E você é lindo Dr. Rs*

  68. Gabriel Rogerio Diz

    quanto tempo devemos ficar afastado do trabalho ou escola com conjuntivite adenoviral ???

  69. Thais Souza Pimentel Oliveira Diz

    Meu filho esta com os olhos um pouco vermelho. Sera conjutiviti…

  70. joao Diz

    quanto tenpo pode fica cem ir a escola

  71. mara pereira Diz

    A minha filha te um olho inchado vermelho, mas sem dor. Acha que é conjutivite?

  72. Junior Diz

    Olá,
    Acordei com os olhos vermelhos e ardendo, acompanhado de secreção amarelada. Já tive conjuntivite uma vez, era viral e começou apenas em um olho passando para o outro 2 dias depois, agora é nos dois olhos ao mesmo tempo. pode ser bacteriana ou há possibilidade de ser viral?
    obrigado.

  73. Igor Diz

    Olá,
    Ontem ao estar na escola percebi secreções no olho direito, caso fique em casa, posso passar o vírus as familhares e esse virus pode retornar para mim novamente da mesma forma que os outros obtiveram.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Se você realmente tiver uma conjuntivite viral, pode transmiti-la para todos que tiverem contato próximo.

  74. Anderson Diz

    Boa noite Dr Pedro, hoje acordei com um dos olhos vermelho(lado Direito), não esta coçando mais parece sensação de inchaço , será que é conjutivite.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Pode ser.

  75. Christopher Diz

    Eai doutor, seguinte, gostaria de saber se minha conjuntivite está mais para bacteriana ou para viral. fui ao clínico geral e ele apenas me recomendou um colírio lubrificante. Quando acordo meu olho está grudado, possui secreção amarela e consistente, meus olhos estão inchados, ardem, estão vermelhos e não estou com fotofobia.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Pode ser bacteriana. O médico correto para avaliar o caso é o oftalmologista.

  76. Maria Clara Bueno Hernandes Diz

    Estou com conjuntivite bacteriana a 3 dias, estou pingando colírio antibiótico, porém ainda posso transmitir a conjuntivite para outra pessoa?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Enquanto você não estiver boa, pode.