CÂNCER DE PRÓSTATA – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

O adenocarcinoma da próstata é um tumor que costuma ser indolente, crescendo de forma lenta e assintomática por vários anos.

Câncer de próstata

O câncer da próstata é o tumor maligno mais comum do sexo masculino (excetuando-se os cânceres de pele) e o segundo que mais mortes causa, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Apesar da alta mortalidade, a maioria dos cânceres de próstata costuma ter crescimento lento, ficando anos restrito à próstata sem causar metástases.

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre o câncer de próstata (adenocarcinoma de próstata):

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD
  • O que é e para que serve a próstata.
  • Fatores de risco.
  • Sintomas.
  • Diagnóstico.
  • Opções de tratamento.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz (3 cm de diâmetro), com aproximadamente 20 gramas de peso e presente apenas no sexo masculino. Localiza-se na base da bexiga e circunda a parte inicial da uretra, canal que leva a urina da bexiga para o pênis.

A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino, sendo responsável pela secreção de um fluído alcalino (com pH elevado) que protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina e aumenta sua mobilidade, facilitando a chegada dos mesmos ao óvulo.

Como apresenta íntima relação com a uretra, alterações no tamanho da próstata podem comprimir a mesma e dificultar a drenagem de urina, levando aos sintomas de prostatismo, que serão explicados mais à frente.

Anatomia da próstataComo a próstata encontra-se encostada ao reto, ela pode ser palpada através do toque retal, um dos métodos mais simples de avaliação da glândula. Uma próstata aumentada de tamanho ou de forma irregular devido à presença de um tumor pode ser facilmente identificada por este método. Falaremos com mais detalhes sobre o toque retal na parte de diagnóstico.

A próstata pode crescer e causar sintomas por três motivos:

Hiperplasia benigna da próstata (leia: HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA – Sintomas e tratamento).
Câncer de próstata.
Prostatite (leia: PROSTATITE – Sintomas, causas e tratamento).

Para mais detalhes sobre a próstata, leia: O QUE É A PRÓSTATA?

A hiperplasia benigna da próstata e a prostatite já foram abordados em um texto à parte. Por ora, vamos nos ater ao câncer de próstata.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Câncer de próstata

Como já referido no início deste texto, o câncer de próstata é o câncer mais comum do sexo masculino. É um tumor que costuma ser indolente, crescendo lentamente, podendo permanecer assintomático por vários anos.

Não sabemos por que o câncer de próstata surge e existem poucos fatores de risco identificados; o principal é a idade, sendo este câncer raro em pacientes com menos de 40 anos e extremamente comum após os 80 anos. Conforme o ser humano começa a viver mais anos, as doenças da próstata começam a ficar cada vez mais frequentes. Como o câncer da próstata costuma ter crescimento lento, permanecendo assintomático por muitos anos, muitos idosos têm a doença e não sabem. Na verdade, estima-se que entre 50% e 80% dos homens acima de 80 anos tenham câncer de próstata em algum grau de desenvolvimento.

Além da idade, também são fatores de risco já identificados:

– Afrodescendência (neste grupo, o câncer de próstata é mais comum e costuma ser mais agressivo).
– História familiar positiva.
– Obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA | Definições e consequências).
– Tabagismo (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Tratamento do tabagismo).

Sintomas do câncer de próstata

Os sintomas dos câncer de próstata costumam ocorrer devido à obstrução da uretra pelo tumor. Entretanto, como a doença costuma progredir lentamente, essa obstrução normalmente só se torna aparente em fases bem avançadas do câncer.

câncer da próstataAo contrário da hiperplasia prostática benigna que faz a próstata crescer de modo uniforme e simétrico, o tumor da próstata apresenta crescimento irregular e localizado. Por isso, dependendo da área onde surge o câncer, pode não haver compressão da uretra e, portanto, sintomas de uma próstata aumentada.

Na ilustração ao lado mostramos dois exemplos de câncer de próstata: à esquerda, um que cresceu ao lado da uretra causando sua compressão; à direita, outro que surgiu longe da uretra e só causará sintomas urinários quando estiver muito grande.

Quando o tumor cresce em direção à uretra e causa obstrução, os sintomas mais comuns são:

– Dificuldade para urinar
– Jato de urina fraco
– Dor ao urinar
– Necessidade de urinar com frequência, uma vez que, com a obstrução da passagem da urina, a bexiga está constantemente cheia, conseguindo apenas esvaziar pequenos volumes de cada vez.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Aqui vale ressaltar que, pelos motivos explicados nos parágrafos anteriores, estes sintomas urinários são muito mais comuns na hiperplasia benigna da próstata do que no câncer de próstata. A maioria dos idosos com queixas urinárias tem, na verdade, hiperplasia da próstata. Como ambas as doenças são muito comuns nos idosos, o paciente pode até ter a hiperplasia e um câncer juntos, mas os sintomas são normalmente causados pelo primeiro.

Atualmente a maioria dos cânceres da próstata são detectados em fases iniciais, antes de causarem sintomas, através do exame de PSA, da ultrassonografia de próstata e do toque retal.

A hematúria e a hematospermia (sangue na urina e no esperma, respectivamente) podem ocorrer no câncer de próstata, mas não são sintomas comuns. Nestes casos deve-se pensar também em cálculo renal, infecção urinária ou câncer da bexiga. (leia: HEMATÚRIA ( URINA COM SANGUE).

A disfunção erétil pode ser um dos sintomas do câncer de próstata, mas também é pouco comum. A imensa maioria dos casos de dificuldade de ereção em idosos não é causada pelo câncer de próstata (leia: IMPOTÊNCIA SEXUAL | Causas e tratamento).

Alguns doentes que não fazem exames para o rastreio da doença podem só descobrir o tumor de próstata quando as metástases começam a provocar sintomas. Se o tumor surgir longe da uretra, ele ira causar metástases antes de provocar sintomas urinários. Neste caso, os sintomas mais comum são as dores e fraturas por metástases para os ossos.

Para evitar situações como esta última, as sociedades internacionais de urologia recomendam o rastreio para o carcinoma de próstata de todos os homens com mais de 45 anos de idade.

Para saber mais sobre os sintomas de doenças da próstata, leia: SINTOMAS DA PRÓSTATA.

Diagnóstico do câncer de próstata

Existe um tabela de pontos chamada de ESCORE INTERNACIONAL DE SINTOMAS PROSTÁTICOS. São sete perguntas e cada uma recebe uma pontuação de 0 a 5

  • Quantas vezes ficou a sensação de não esvaziar totalmente a bexiga?
  • Quantas vezes teve de urinar novamente menos de duas horas após ter urinado?
  • Quantas vezes observou que, ao urinar, parou e recomeçou várias vezes?
  • Quantas vezes observou que foi difícil conter a urina?
  • Quantas vezes observou que o jato urinário estava fraco?
  • Quantas vezes teve de fazer força para começar a urinar?
  • Quantas vezes, em média, teve de se levantar à noite para urinar?

0 = Nenhuma
1 = Menos de 1 vez em 5
2 = Menos da metade das vezes
3 = Metade das vezes
4 = Mais da metade das vezes
5 = Quase sempre

Leve: 0 a 7;
Moderada: 8 a 19;
Severa: 20 ou mais

O escore acima avalia a severidade dos sintomas prostáticos, mas não diferencia entre HPB, câncer e prostatite. O diagnóstico diferencial envolve o toque retal, a dosagem do PSA, ultrassonografia transretal e a biópsia da próstata.

Toque retal - câncer de próstataO toque retal consegue detectar aqueles tumores que crescem em direção ao reto. Porém, até 35% dos cânceres de próstata em estágio inicial não são detectados pelo toque. A ilustração ao lado mostra um exemplo de tumor não detectável pelo toque retal.

O PSA é um marcador de doença prostática, colhido através de análises de sangue, que se eleva na HPB e, principalmente, no câncer de próstata.

  • PSA menor que 2,5 = Baixo risco de câncer.
  • PSA entre 2,5 e 10 = Risco intermediário de câncer.
  • PSA maior que 10 = Alto risco de câncer.
  • PSA maior que 20 = Muito alto risco de câncer e elevada chance de doença com metástases.

Quando o PSA e o toque retal levantarem suspeitas de neoplasia, a biópsia da próstata deve ser realizada (leia: BIÓPSIA DA PRÓSTATA | Indicações e complicações).

Uma vez realizado o diagnóstico de câncer, deve-se avaliar o grau de invasão (estadiamento do tumor) e de agressividade (escore de Gleason).

O escore de Gleason é obtido após análise da biópsia de próstata, indo de 1 a 10; quanto maior o valor, mais agressivas são as células do câncer.

Pacientes com sinais de invasão tumoral local, Gleason maior que 6 ou PSA muito elevado, apresentam alto risco de doença disseminada e devem realizar cintilografia óssea para identificar possíveis metástases ósseas.

Após esta avaliação inicial o câncer de próstata é dividido em quatro grupos:
– Grupo I: doença inicial com tumor microscópico e confinado à próstata (PSA menor que 10 e Gleason menor que 6)
– Grupo II: Tumor confinado à próstata, mas já grande o suficiente para ser palpado ao toque retal (PSA menor que 20 ou Gleason = 7)
– Grupo III: Tumor já com invasão do órgãos ao redor da próstata
– Grupo IV: Metástases à distância

Tratamento do câncer de próstata

Os cânceres de próstata em estágios iniciais são potencialmente curáveis através de cirurgia e radioterapia. Os cânceres de baixa agressividade demoram entre dez a vinte anos para invadir outros tecidos. Quando ocorrem em doentes com idade avançada, podem não ser tratados, uma vez que os riscos e sequelas do tratamento não se justificam em alguém com expectativa de vida menor do que o necessário para a progressão do tumor.

As complicações do tratamento incluem impotência, incontinência urinária e diminuição da libido.

Tumores avançados sem metástases são tratados com radioterapia.

Tumores com metástases são tratados com medicamentos que fazem bloqueio hormonal (inibição da testosterona) e geralmente apresentam mau prognóstico.

Para saber mais sobre câncer de próstata, leia: CÂNCER DE PRÓSTATA | Perguntas mais comuns.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

140 Comentários

  1. Priscilla De Faria Menegatti

    Ola doutor! Meu pai teve um episódio de sangramento forte na urina, foi atendido na emergência e ficou 18 horas com sonda na uretra, até parar o sangramento, neste mesmo dia fez ultra sonografia da prostata (via abdominal) que indicou o seguinte: Prostata com ecotextura heterogênea , medindo em seus maiores eixos 53 (L) x 47,9 (T) x 44,9 (AP) mm, e pesando aproximadamente 59 gramas.
    1 semana depois ele realizou uma Cistoscopia, o médico diagnosticou hiperplasia prostatica e indicou realizar uma RTU de próstata e fazer biópsia, porém o plano de saúde é ambulatorial, nao cobre o procedimento e o valor seria de 15 mil reais. Na ultima consulta, antes de agendar a cirurgia, o médico resolveu mudar o procedimento para tentar medicação com Dutasterida e ácido ferúlico, de forma a evitar a cirurgia ou adiá-la.
    Meu pai não tem apresentado mais sintomas, nem sangramento na urina.
    O medico não pediu exame de PSA, porém o antigo que meu pai tem, de alguns meses atrás deu 6,1.
    O que o senhor nos indica fazer? realmente tentar os medicamentos, ou insistir na cirurgia?
    Esse sangramento na urina é sintoma comum de HPB? ou devemos investigar mais a fundo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a próstata reduzir de tamanho com os medicamentos, não precisa da cirurgia. Porém, a biópsia seria importante para descartar um tumor.

  2. Gisele Paludito

    Olá…Meu pai há dois anos fez as 31 sessões de radioterapia contra um cancer na prostata, porém esse de vez em quando costuma urinar evacuar sangue, sei que isso era normal durante o tratamento, mas dis anos após o tratamento tb é normal? Lembrando que o PSA atual está normal!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ele pode ter feito uma proctite rádica, que é uma lesão do reto pela radioterapia.

  3. Luciana Carvalho

    Meu pai está há um bom tempo fazendo acompanhamento de hiperplasia benigna com medicação. Psa sempre estava por volta de 5. Exames de toque e ultrasson nunca encontraram nada de anormal, inclusive tem exames recentes. Mas na última semana o médico pediu uma biopsia porque o psa aumentou para 6,20. Ele colocou o HD de carcinoma de próstata. Qual é a chance de ser apenas uma conduta preventiva ou do meu pai estar com CA?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pessoas com hiperplasia benigna da próstata também podem desenvolver câncer de próstata. Como o PSA sempre foi estável e agora subiu um pouco, o médico quer ter certeza que não surgiu um tumor recentemente. Ele está sendo zeloso.

      Se o seu pai faz acompanhamento regular, mesmo que seja um câncer de próstata, a maior chance que que esteja em fase muito inicial.

  4. saraiva

    Há possibilidades do PSA esta 1,5 e saltar para 14,5 no prazo de 1 ano ?
    Tem possibilidades de ter alguma ligação com infecção de rins por conta do paciente ter feito o exame de PSA quando estava com infecção?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- Sim.
      2- infecção dos rins não altera o exame do PSA.

  5. heldinho

    Tenho 26 anos, fiz uma ultrassonografia e minha próstata deu 32 g, no limítrofe, pois o normal é até no máximo 30. Será que é muito grave, pois ainda sou muito novo pra ter uma próstata além do normal!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é grave, mas tem que observar. Por que você um exame da próstata tão novo?

  6. Gabriella Carvalho

    boa tarde dr!!! meu avô tem cancer de prostata, ja fez radioterapia, ja esta amenizado a situação porem esta com sangramento nas fezes, o que pode ser? seria o tumor que espalhou esta no colon?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que ver se não proctite rádica, que é lesão da mucosa do reto pela radiação.

  7. Marcos Fontes

    td os paciente com problema de prostata sente dores e sai pus pela penis?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, pelo contrário, esse tipo de sintoma fala mais a favor de uma uretrite.

  8. Alexandre Dias Valadão

    Boa Tarde, fiz um exame de ultrassonografia da próstata via suprapúbica e a medida deu 42*42*41 mm , volume 38cm3, tenho 52 anos e peso 76 kilos. essa medida é de atenção ou normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      38 cm3 é uma próstata grande. O normal é até 20 cm3. Deve ser HPB. O urologista já viu esse resultado?

  9. carlos

    dr tenho 39 anos, tenho dores fortes na coluna, fiz rx, tomo, ressonancia: escoliose etc, tomei varios remedios fortes como cotaden etc, mais nao adianta, meu medico pediu exame de sangue psa. esta certo. Obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      PSA para investigar dor na coluna só se ele estivesse pensando em câncer da próstata com metáteses para coluna. Mas como você já fez até ressonância e tomografia da coluna, essa hipótese deixa de fazer sentido.

  10. paulo cezar

    que e pior pra ser tratada urina ou disfunção sexual

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Os dois são ruins.

  11. clarisse

    Doutor, quando a prostata esta com 14.70 centimetros, qual a gravidade dessa doença?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É 14 centímetros ou 14 centímetros cúbicos?

  12. aparecido

    A prostata faz o intestino ficar mais lento que normal , demoro pra defecar isto e normal

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costumam interferir.

  13. romulo soares silva

    tenho 43 anos, nunca fiz exame da próstata, mas ao pesquisar sobre, vi q sinto um dos sintomas (dor na parte baixa das costas, ou pélvis, como estava escrito). estou muito preocupado. será q apenas esse sintoma é motivo para preocupação?… E agora Dr.?
    ps: por favor, me dê uma luz.

    1. Pedro Pinheiro

      É muito pouco para já se pensar em tumor da próstata.

  14. Rose

    Boa tarde! Dr. O meu pai ele tem 62 anos, fez vários exames e o ultimo agora q saiu o resultado ontem foi uma biopsia ai na conclusão tem assim Ausência de neoplasia, então estou querendo saber pq ele vai mostrar pro medico só no dia 18 e ai vc podia nos adiantar o q significa isso se é de risco se tem q operar estamos ansiosos pra saber…
    Se vc puder nos responder agradeço muito.

  15. Silvio de Pinho

    Ola Doutor! Tenho 58 anos e aproximadamente 8 meses fiz todos os exames e não foi diagnosticado. De uns 3 meses para cá tenho observado um líquido oleoso que sai do ânus. Será alguma disfunção da prostáta?

  16. M. Luiza

    Meu pai fez exames: ultra e PSA e deram os seguintes resultados
    Ultrasson do aparelho urinario:
    Presença sugestivas de tres calculos renais (2 de 5mm cada no RE e 1 de 3mm no RD)
    USG da Prostata:
    Peso proststico de 38g
    Volume 36cc
    Psa:
    livre 0,45
    Total 1,09
    Relaçao livre/total de 41,28%

    Ele tem 57 anos, e na proxima consulta fara o toque.
    Devemos nos preocupar com os resultados?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A única coisa que esses resultados dizem é que a próstata dele está aumentada de tamanho. Parece hiperplasia prostática, mas só o urologista, após a avaliação, é que vai poder confirmar.

  17. val

    meu filho tem 34 anos e esta com cancer na prostata ele ficou preso por 5 anos ele pode ter sido estupado e causado isto ..ele nao nos conta nada sobre

    isso …….

  18. Elizete Maria da Silva Lima

    Olá Doutor, meu esposo tem 33 anos e há um tempinho reclama de dor bem na base do pênis por dentro da uretra, essa dor acontece sempre a noite e é independente de ele urinar, a dor acontece na maioria das vezes após o ato sexual. Gostaria de saber se isso implica câncer na próstata.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com 33 anos não deve ser o caso. De qualquer modo, ele precisa ser visto por um urologista.

  19. Fabio

    Porque não se discute a retirada da próstata após os 50 anos de idade já que é um dos maiores problemas na vida adulta do homem? Porque deixar “aparecer” o problema para depois tomar uma providência?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Por que a taxa de complicação da cirurgia, incluindo disfunção erétil, é relativamente alta. Além disso, com o correto seguimento, a mortalidade deste tipo de câncer é atualmente baixa, não justificando condutas tão radicais.

  20. Cláudio Roberto Camargo

    DR. tudo bom? meu nome é Cláudio Camargo tenhoo 61 anos, por enquanto estou sentindo normal com respeito a força da urina… me levanto uma vez na noite. Durante o dia eu vou com
    mais frequencia ao banheiro porq eu bebo muita água ok? pra fazer o PSA tem de ir em jejum?
    obrigado pela atenção.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não precisa de jejum para dosar o PSA.

    1. fabio da silva

      Muito obrigado Dr. Vou procurar um urologista boa noite.

      Em 17 de novembro de 2013 21:55, Disqus escreveu:

  21. Maroly Ribeiro

    O meu Marido ja fez todos os exames de próstata foi diagnosticado câncer e começou fazer o tratamento com uma injeção na barriga , o último exame que ele fez de PSA deu:0,139 Especifico e 0,439 total gostaria que vc me explicasse porque antes o exame era 42 de psa agora ele diz 0,alguma coisa sendo fracionado?

      1. Maroly Ribeiro

        Muito obrigada Dr: sua resposta me ajudou muito . um abraço e muito sucesso .

  22. Tiago Silva

    oi dr eu tenho 15 anos de idade e tenho minhas duas bola do saco e tem uma grudado um negocio sera que e cancer de prostata?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não se espera encontrar câncer de próstata aos 15 anos. Além disso, a próstata é uma coisa, e os testículos são outra. Você deve estar palpando o seu epidídimo.

  23. Nilton Sergio

    Ola Dr. estou preocupado , ao defecar esta saindo sangue , me parece que estou com uma ferida proximo ao anal , pode ser cancer de prostata.

  24. Atenor Alves

    boa tarde Dr. eu sinto dores na virilha quando eu aperto, pode ser sitomas de próstata?/

  25. jorbiosp@gmail.com

    Bom dia

    Drº Pedro, responda-me: Quando é retirada a próstata, o homem continua a ter ereções?

    Grato, parabéns pelo site.

    Jorge

  26. Duarteluz

    Parabéns, tenho 49 anos e realmente foi possível tirar várias dúvidas sobre o assunto e agora a certeza de que é necessário se fazer pelo menos 2 tipos de exames de próstata. Abraços e obrigado pelo excelente artigo.

  27. Duarteluz

    Parabéns, artigo excelente o qual pude tirar várias dúvidas e também reconhecer que é necessário pelo menos 02 exames, incluindo o de toque e o PSA. Agradeço o artigo.

  28. Rai_dosantos

    o homem pode perder a ereção depois da cirurgia ou ficar impotente.
     

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode. É uma complicação possível das cirurgias da próstata.

  29. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Essas imagens estão espalhadas pela internet. Não sei de quem são originalmente. quando eu não ponho a fonte nas imagens é porque não consegui identificá-la.

    1. Nathalia Coelho

      Obrigada!

  30. Grizalho2010

    ola mnha duvida e saber tenho uma pequena ferida no onus pode ser cancer de prostata

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é um sintoma habitual de câncer da próstata.

  31. luciano farias

    exelente blog gostaria de saber quais o exames padrao ouro para diagnostico e tratamento do cancer de prostata se e so um ou tem varios

  32. egidio

    dores na coluna e no joelho esquerdo pode ser câncer de prostata?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É muito mais provável que seja outra coisa.

  33. Kl-leber

    faz uns 15 dias mais o menos apareceu um caroço no meu anus esta do tamanho do caroço de um feijao pode  as vezes sindo arder um pouco pode ser da próstata?//

    1. Carlita rodrigues

      caro amigo, é provável que seja emorróidas, procure um especialista e tire a dúvida.

  34. Teroka_cxs

    Eu gostaria de saber porque após cirurgia radical de próstata e posterior uso de radioterapia o paciente tem sangramento ao urinar, a cirurgia foi realizada a mais de seis anos e a radio a mais de um ano, atenciosamente. Teresinha Pedroso

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A radioterapia pode provocar lesões na bexiga, chamada de cistite rádica, que pode ser responsável pelo sangramento.

  35. jose wagner dos santos alcides

     Excelente e bem didático.Esclareceu minhas dúvidas.Parabéns!!!!!!!!!!!!!!

  36. tarciso pereira

    dores no anos pode ser sintomas de prostata 

  37. Jonas Furquim

    Existe possibilidade de pular do PSA 1,5  pular para 5,74 num periodo de 6 meses, caso a pessoa tenha um problema de prostata!

  38. adriana

    dor no testiculo na hora que esta defecando, pode ser algum problema com a prostata?

  39. Suellen

    Dores lombar,com sangramento na hora do xixi e dores no rins  por varios dias pode ser algum sinal de que a pessoa pode vir ter cancer da prostata.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Poder até pode, mas não é o habitual. Isso parece mais sintomas de infecção urinária.

  40. Rai_dosantos

    o homem pode perder a ereção depois da cirurgia ou ficar impotente.
     

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode. É uma complicação possível das cirurgias da próstata.

  41. Jucelinoduarte77

    qual a idade para fazer o teque ratal

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Em geral, a partir dos 45-50 anos.

  42. aguinaldo

    o uso de omeprazol pode diminuir meu testosterona e causar algo na prostata ou outros???

  43. Gomesfabretti

    psa acima de 10 automaticamente existe cancer

  44. joao

    sinto dores anal interna pode ser sintomas de prostata

  45. Vanilde Sales

    meu marido tem 68 anos e está tendo dificuldade de ereção é normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É comum nesta idade

  46. Liliane Mendes

    Olá Dr,

    Parabens pelo site!!!
    Muito sucesso …

  47. Andre

    Meu pai tem 64 anos, tirou há 1 mês câncer no intestino grosso, ele está bem, porém agora ele não quer fazer a quimioterapia que foi recomendado pelo médico. Quais os riscos que ele pode ter?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Risco do câncer voltar e a cirurgia ser em vão.

  48. Nivaldo

    foi muito proveitoso. e passei a intender varias duvidas

  49. Moises

    Olá doutor meu pai tem 54 anos e a sua prostata de 27 gramas cresceu para 68 gramas em 4 meses  pode ser considerado cancer 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser só hiperplasia benigna.

  50. Fabinhobim_silva

    coseira no anos tem alguma coisa a ver com os sintomas de prostata
     

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  51. Miguel

    doi para fazer o exame do toque,tenho quase todos os sintomas  acima escritos.so que sou muito emvergonhado em fazer o exame do toque,acho que me sentiria melhor com uma medica.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não dói nada.

  52. Alex

    boa noite Dr. parabens pelo site
    Gostaria de saber se a pessoa que tem varicocele aos 42 anos pode influenciar no resultado do PSA?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  53. Luciano

    Bom dia, Dr. Pedro Pinheiro. Respondendo ao questionário do “Escore Internacional de Sintomas Prostáticos”, obtive pontuação 30. O problema é que tenho apenas 26 anos. Venho sentindo dores lombares, vontade de urinar de hora em hora (acordo várias vezes à noite), etc… Estes sintomas já me afligem há alguns anos. Há uns dois anos um urologista diagnosticou que era apenas um problema ortopédico na coluna. Há pouco tempo, como o problema persistiu, procurei outro urologista, que avaliou novamente todos os exames (novos). Porém, pedi que ele solicitasse a dosagem do PSA em meu exame de sangue, pois ainda não havia sido feita uma avaliação da minha próstata. Ele me tranquilizou e se recusou a solicitar, dizendo que pela minha idade certamente não é esse o problema. Contudo, o diagnóstico novamente não encontrou problemas. Ele me pediu, então, para que eu cortasse a cafeína de minha alimentação como teste. Não obtive resultado significativo e acabei desistindo de seguir com a “pesquisa”. Fato é que os sintomas persistem e não encontro solução. Gostaria de solicitá-lo que entre em contato comigo por e-mail. Sou cliente UNIMED e gostaria de fazer uma consulta com o senhor. Grato.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Eu não tenho consultório particular e além do mais moro em Lisboa, Portugal.
      Se você não está satisfeito com o atendimento anterior, procure outro urologista e pergunte se o seu caso pode ser uma prostatite.

  54. Cleonicelima961

    diarreia pode ser uns dos sintoma do cançer de prostata

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma ser.

  55. Antonio-oscar

    olá dr Pedro Pinheiro,sou eu novamente(antonio-oscar1947@hotmail.com) o que eu gostaria de saber é se a cirurgia de prostata radical feita com tds os cuidados de preservação dos nervos causa impotência sexual? E se causar alguma alteração como pode ser resolvido?   Remédios (VIAGRA) ´,,reposição de hormonios ou mesmo uma protese peniana? Me dê uma luz por favor!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sempre há riscos. Antes de saber como resolver é preciso primeiro confirmar se houve alguma lesão que diminua sua potência sexual.

  56. Antonio-oscar

    Dr Pedro Pinheiro, muito grato pelas informações sobre câncer de prostata. Tenho 64 anos e sofri uma cirurgia da prostata ha 4 meses.(Videolaparoscopia c/ preservação dos nervos) Quando vou recuperar minhas atividades sexuais? Saliento ainda que tenho muito libido, porem não atinjo uma ereção plena.antonio-oscar1947@hotmail.com

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você te que relatar essa situação ao seu urologista. Pode ser um efeito adverso da cirurgia.

  57. Vivian

    Dr. Pedro,

    meu pai está com a próstata com tamanho normal para a sua idade (63 anos), segundo o seu médico, mas o PSA total está em 8,8ng.

    É possível haver câncer de próstata sem essa ter o seu tamanho muito alterado?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é perfeitamente possível haver um câncer de próstata em uma próstata de tamanho normal.

  58. Mariah

    Dr. Pedro! Que benção divina ter alguem como o Sr pronto a doar parte do seu tempo para esclarecer duvidas. Estou vendo, porque meu cunhado fez em abril exames da prostata de nada constou, porem, agora ele está com ardencia, frquencia na ida ao banheiro e dor ao urinar…
    Que Deus o abençoe hoje e sempre Dr.

  59. Junior

    Boa tarde Dr…
    Meu pai tem 54 anos, e começou fazer alguns exames de rotina, acabei percebendo ele meio estranos nos ultimos 15 dias. Peguei o exame dele para dar uma olhada, e vi que a próstata dele esta bem aumentada com cerca de 48 gm. Isso necessáriamente quer dizer câncer de próstata?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Não, pode ser apenas hiperplasia benigna da próstata

  60. Rosangela

    Ola!
    Quero saber se alguma disfunção da prostata pode causar algum tipo de confusão mental?
    Obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Indiretamente pode, como, por exemplo, metástases cerebrais de um câncer de próstata, sepse por uma prostatite ou insuficiência renal aguda por obstrução urinária.

  61. frederico

    Olá Dr. Boa noite,
    Gostaria de saber o que é calcificação na próstata?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Calcificações na próstata, em geral, são sequelas de prostatite.

  62. michele

    Bom Dia Dr.

    Meu pai tem 60anos fez exame e o PSA total 7,2 e na ultrasom mostrou que e a prostata dele está com 67g . A médica encaminhou para o urologista, mas estou muito preocupada em ser um diagnóstico de câncer.

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ser só hiperplasia benigna da próstata. De qualquer forma, é provável que o médico solicite biópsia da próstata.

  63. Laura Oliveira

    Meu marido tem os sintomas citados no seu blog quando se fala em câncer de próstata e mais agravante é que também sai sangue ao defecar. Ele está sendo medicado mas não vejo nenhum progresso. O que fazer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Ele já foi avaliado por um urologista?

  64. Bruno Conzatti

    Olá, estive lendo seu post sobre os sintomas da próstata, e me surgiu uma dúvida…Cancer de próstata ou o aumento benigno podem ocorrer em homens jovens mesmo que não comumente? Por exemplo de 20 à 30 anos? caso a resposta seja afirmativa, que médico procurar? clínico geral primeiro? ou já marcar um especialista?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Em teoria pode ocorrer sim, mas é muito raro. Mas o mais comum nesta faixa etária é prostatite. O médico a procurar depende dos seus sintomas. Se forem sintomas relacionados a próstata é o urologista.
      Abraços.

  65. grazi braga

    grazi braga

    Meu pai verificou que no seu esperma está com um pouco de sangue, ele faz exames periodicos de prostata e o ultimo,a cerca de 6 meses nao constou nada no resultado, e ele sentia dor no testiculo, será cancer de prostata?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Se há hematospermia, ele precisa ser visto por um urologista. Podem ser várias doenças, inclusive câncer de próstata. É preciso avaliá-lo.

  66. marcia

    Ola boa tarde…casos de hemorroidas tem alguma ligação com cancer de prostata,meu marido tem 35 anos e vem apresentando esse problema com certa frequencia e inclusive com sangramento…grata

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Não há ligação.

  67. Paulo

    ola, bom dia! meu nome é Paulo
    sinto dor nos testiculos ao defecar, estou com mau cheiro na urina e começou a sair um liquido branco no canal do penis quando o aperto. tb tive infecção urinária a um tempo atrás.
    pode ser cancer de prostata?
    tenho 23 anos e fiz exame a 2 anos atras e o DR. disse que não era a prostata, pq ela estava normal.
    apos o tratamento tive uma dilatação na uretra cujo tenho q apertar o penis para sair as ultimas gotas, existe cirurgia para este incomodo?
    e em relação aos outros sintomas estou muito preocupado, o q pode ser? OBRIGADO!

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      O que você descreve parece mais uma uretrite. Com 23 anos eu não espero que você tenha câncer de próstata. Isso é doença de pessoas com mais de 50 anos. Vá ao urologista.

  68. JOSE

    Boa tarde
    Dr meu pai tem 76 anos fez o exame psa e deu 21, e o toque retal sem alteracoes,ele e diabetico,urina muito a noite,nao sente dores ao urinar.
    Estou preocupado devido ao psa alto.E normal para idade dele

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      PSA de 21 realmente é alto. Não é normal para nenhuma idade.

  69. Bira

    ola , boa noite !

    gostaria de saber, se possivel, qual a textura da prostata e o tamanho normal?
    grato

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Uma próstata normal é lisa, homogênea e pesa ao redor de 10 a 30 gramas, de acordo com a idade.

      Habitualmente não se mede a próstata pelo tamanho, mas sim pelo peso. Mas, por curiosidade, ela costuma ser do tamanho de uma noz, com uns 3 ou 4 cm.

  70. Peter Black

    Eu sou Peter.
    Tenho 47 anos e em fevereiro comecei a apresentar hematoespermia. Também tenho dificuldades urinárias. Foram realizados exames de psa resultado: 1,11 ng/ml, espermograma resultado: nos meis empregados não houve crescimento de bactérias. Ultrassom transretal da próstata resultado:textura heterogênea com área focal de calcificações no lobo esquerdo, medindo 4,4 x 3,0 x 4,1 cm; peso 30 gramas, zonas periférias com textura homogênea e sem nódulos suspeitos. vesículas seminais com forma e textura preservadas. O senhor poderia me dar uma orientação já que minha consulta está demorando, estou aguardando uma vaga mas estou curioso para saber mais do que pode ser essa doença.

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Parece apenas uma hiperplasia benigna. Esse PSA baixo fala contra câncer.É preciso saber como é o toque retal.

      Essas calcificações podem ser devido a infecções anteriores da próstata. Os seus sintomas também sugerem isso.

  71. João Geraldo

    Boa noite.

    Dr.

    Tenho 42 anos, minha urina é normal, queria saber em que momento da minha vida devo fazer o exame.

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      A partir dos 45 anos já vale a pena uma consulta com o urologista.
      Ele decidirá quais exames são necessários baseado na sua história.

  72. Carlos

    Isso me deixa um pouco mais tranquilo até conseguir marcar a volta de minha consulta.

    Irei sim ler o material sobre varicocele.

    Muito Obrigado.