Artigo atualizado em 29/06/2013

CÂNCER DE PRÓSTATA | Sintomas e tratamento

O câncer da próstata é o tumor maligno mais comum do sexo masculino (excetuando-se os cânceres de pele) e o segundo que mais mortes causa, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Apesar da alta mortalidade, a maioria dos cânceres de próstata costuma ter crescimento lento, ficando anos restrito à próstata sem causar metástases.

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre o câncer de próstata (adenocarcinoma de próstata):

  • O que é e para que serve a próstata.
  •  Fatores de risco para o câncer de próstata.
  • Sintomas do câncer de próstata.
  • Diagnóstico do câncer de próstata.
  • Tratamento do câncer de próstata.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz (3 cm de diâmetro), com aproximadamente 20 gramas de peso e presente apenas no sexo masculino. Localiza-se na base da bexiga e circunda a parte inicial da uretra, canal que leva a urina da bexiga para o pênis.

A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino, sendo responsável pela secreção de um fluído alcalino (com pH elevado) que protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina e aumenta sua mobilidade, facilitando a chegada dos mesmos ao óvulo.

Como apresenta íntima relação com a uretra, alterações no tamanho da próstata podem comprimir a mesma e dificultar a drenagem de urina, levando aos sintomas de prostatismo, explicados mais à frente.

Próstata normal x Próstata aumentada

Próstata normal x Próstata aumentada

Como a próstata encontra-se encostada ao reto, ela pode ser palpada através do toque retal, um dos métodos mais simples de avaliação da glândula. Uma próstata aumentada de tamanho ou de forma irregular devido a presença de um tumor pode ser facilmente identificada por este método. Falaremos com mais detalhes sobre o toque retal na parte de diagnóstico.

A próstata pode crescer e causar sintomas por três motivos:

- Hiperplasia benigna da próstata (leia: HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA | Sintomas e tratamento).
- Câncer de próstata.
- Prostatite (leia: PROSTATITE | Sintomas, causas e tratamento).

Para mais detalhes sobre a próstata, leia: O QUE É A PRÓSTATA?

A hiperplasia benigna da próstata e a prostatite já foram abordados em um texto à parte. Por ora, vamos nos ater ao câncer de próstata.

Câncer de próstata

Como já referido no início deste texto, o câncer de próstata é o câncer mais comum do sexo masculino. É um tumor que costuma ser indolente, crescendo lentamente, podendo permanecer assintomático por vários anos.

Não sabemos por que o câncer de próstata surge e existem poucos fatores de risco identificados; o principal é a idade, sendo este câncer raro em pacientes com menos de 40 anos e extremamente comum após os 80 anos. Conforme o ser humano começa a viver mais anos, as doenças da próstata começam a ficar cada vez mais frequentes. Como o câncer da próstata costuma ter crescimento lento, permanecendo assintomático por muitos anos, muitos idosos têm a doença e não sabem. Na verdade, estima-se que entre 50% e 80% dos homens acima de 80 anos tenham câncer de próstata em algum grau de desenvolvimento.

Além da idade, também são fatores de risco já identificados:

- Afrodescendência (neste grupo, o câncer de próstata é mais comum e costuma ser mais agressivo).
- História familiar positiva.
- Obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA | Definições e consequências).
- Tabagismo (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Tratamento do tabagismo).

Sintomas do câncer de próstata

Câncer de próstataOs sintomas dos câncer de próstata costumam ocorrer devido à obstrução da uretra pelo tumor. Entretanto, como a doença costuma progredir lentamente, essa obstrução normalmente só se torna aparente em fases bem avançadas do câncer.

Ao contrário da hiperplasia prostática benigna que faz a próstata crescer de modo uniforme e simétrico, o tumor da próstata apresenta crescimento irregular e localizado. Por isso, dependendo da área onde surge o câncer, pode não haver compressão da uretra e, portanto, sintomas de uma próstata aumentada.

Na ilustração ao lado mostramos dois exemplos de câncer de próstata: à esquerda, um que cresceu ao lado da uretra causando sua compressão; à direita, outro que surgiu longe da uretra e só causará sintomas urinários quando estiver muito grande.

Quando o tumor cresce em direção à uretra e causa obstrução, os sintomas mais comuns são:

- Dificuldade para urinar
- Jato de urina fraco
- Dor ao urinar
- Necessidade de urinar com frequência, uma vez que, com a obstrução da passagem da urina, a bexiga está constantemente cheia, conseguindo apenas esvaziar pequenos volumes de cada vez.

Aqui vale ressaltar que, pelos motivos explicados nos parágrafos anteriores, estes sintomas urinários são muito mais comuns na hiperplasia benigna da próstata do que no câncer de próstata. A maioria dos idosos com queixas urinárias tem, na verdade, hiperplasia da próstata. Como ambas as doenças são muito comuns nos idosos, o paciente pode até ter a hiperplasia e um câncer juntos, mas os sintomas são normalmente causados pelo primeiro.

Atualmente a maioria dos cânceres da próstata são detectados em fases iniciais, antes de causarem sintomas, através do exame de PSA, da ultrassonografia de próstata e do toque retal.

A hematúria e a hematospermia (sangue na urina e no esperma, respectivamente) podem ocorrer no câncer de próstata, mas não são sintomas comuns. Nestes casos deve-se pensar também em cálculo renal, infecção urinária ou câncer da bexiga. (leia: HEMATÚRIA ( URINA COM SANGUE).

A disfunção erétil pode ser um dos sintomas do câncer de próstata, mas também é pouco comum. A imensa maioria dos casos de dificuldade de ereção em idosos não é causada pelo câncer de próstata (leia: IMPOTÊNCIA SEXUAL | Causas e tratamento).

Alguns doentes que não fazem exames para o rastreio da doença podem só descobrir o tumor de próstata quando as metástases começam a provocar sintomas. Se o tumor surgir longe da uretra, ele ira causar metástases antes de provocar sintomas urinários. Neste caso, os sintomas mais comum são as dores e fraturas por metástases para os ossos.

Para evitar situações como esta última, as sociedades internacionais de urologia recomendam o rastreio para o carcinoma de próstata de todos os homens com mais de 45 anos de idade.

Para saber mais sobre os sintomas de doenças da próstata, leia: SINTOMAS DA PRÓSTATA.

Diagnóstico do câncer de próstata

Existe um tabela de pontos chamada de ESCORE INTERNACIONAL DE SINTOMAS PROSTÁTICOS. São sete perguntas e cada uma recebe uma pontuação de 0 a 5

  • Quantas vezes ficou a sensação de não esvaziar totalmente a bexiga?
  • Quantas vezes teve de urinar novamente menos de duas horas após ter urinado?
  • Quantas vezes observou que, ao urinar, parou e recomeçou várias vezes?
  • Quantas vezes observou que foi difícil conter a urina?
  • Quantas vezes observou que o jato urinário estava fraco?
  • Quantas vezes teve de fazer força para começar a urinar?
  • Quantas vezes, em média, teve de se levantar à noite para urinar?

0 = Nenhuma
1 = Menos de 1 vez em 5
2 = Menos da metade das vezes
3 = Metade das vezes
4 = Mais da metade das vezes
5 = Quase sempre

Leve: 0 a 7;
Moderada: 8 a 19;
Severa: 20 ou mais

O escore acima avalia a severidade dos sintomas prostáticos, mas não diferencia entre HPB, câncer e prostatite. O diagnóstico diferencial envolve o toque retal, a dosagem do PSA, ultrassonografia transretal e a biópsia da próstata.

Toque retal para diagnóstico do câncer de próstata

O toque retal consegue detectar aqueles tumores que crescem em direção ao reto. Porém, até 35% dos cânceres de próstata em estágio inicial não são detectados pelo toque. A ilustração ao lado mostra um exemplo de tumor não detectável pelo toque retal.

O PSA é um marcador de doença prostática, colhido através de análises de sangue, que se eleva na HPB e, principalmente, no câncer de próstata.

PSA menor que 2,5 = Baixo risco de câncer.
PSA entre 2,5 e 10 = Risco intermediário de câncer.
PSA maior que 10 = Alto risco de câncer.
PSA maior que 20 = Muito alto risco de câncer e elevada chance de doença com metástases.

Quando o PSA e o toque retal levantarem suspeitas de neoplasia, a biópsia da próstata deve ser realizada (leia: BIÓPSIA DA PRÓSTATA | Indicações e complicações).

Uma vez realizado o diagnóstico de câncer, deve-se avaliar o grau de invasão (estadiamento do tumor) e de agressividade (escore de Gleason).

O escore de Gleason é obtido após análise da biópsia de próstata, indo de 1 a 10; quanto maior o valor, mais agressivas são as células do câncer.

Pacientes com sinais de invasão tumoral local, Gleason maior que 6 ou PSA muito elevado, apresentam alto risco de doença disseminada e devem realizar cintilografia óssea para identificar possíveis metástases ósseas.

Após esta avaliação inicial o câncer de próstata é dividido em quatro grupos:
- Grupo I: doença inicial com tumor microscópico e confinado à próstata (PSA menor que 10 e Gleason menor que 6)
- Grupo II: Tumor confinado à próstata, mas já grande o suficiente para ser palpado ao toque retal (PSA menor que 20 ou Gleason = 7)
- Grupo III: Tumor já com invasão do órgãos ao redor da próstata
- Grupo IV: Metástases à distância

Tratamento do câncer de próstata

Os cânceres de próstata em estágios iniciais são potencialmente curáveis através de cirurgia e radioterapia. Os cânceres de baixa agressividade demoram entre dez a vinte anos para invadir outros tecidos. Quando ocorrem em doentes com idade avançada, podem não ser tratados, uma vez que os riscos e sequelas do tratamento não se justificam em alguém com expectativa de vida menor do que o necessário para a progressão do tumor.

As complicações do tratamento incluem impotência, incontinência urinária e diminuição da libido.

Tumores avançados sem metástases são tratados com radioterapia.

Tumores com metástases são tratados com medicamentos que fazem bloqueio hormonal (inibição da testosterona) e geralmente apresentam mau prognóstico.

Para saber mais sobre câncer de próstata, leia: CÂNCER DE PRÓSTATA | Perguntas mais comuns

Vérsion en español:  CÁNCER DE PRÓSTATA | Síntomas y tratamiento

Publicidade
  • romulo soares silva

    tenho 43 anos, nunca fiz exame da próstata, mas ao pesquisar sobre, vi q sinto um dos sintomas (dor na parte baixa das costas, ou pélvis, como estava escrito). estou muito preocupado. será q apenas esse sintoma é motivo para preocupação?… E agora Dr.?
    ps: por favor, me dê uma luz.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      É muito pouco para já se pensar em tumor da próstata.

  • Rose

    Boa tarde! Dr. O meu pai ele tem 62 anos, fez vários exames e o ultimo agora q saiu o resultado ontem foi uma biopsia ai na conclusão tem assim Ausência de neoplasia, então estou querendo saber pq ele vai mostrar pro medico só no dia 18 e ai vc podia nos adiantar o q significa isso se é de risco se tem q operar estamos ansiosos pra saber…
    Se vc puder nos responder agradeço muito.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ausência de neoplasia significa ausência de câncer.

  • antonio da silva sampaio

    oi tenho canser na prosta e na servical que me deixou parapledico .o medico falou que comeu amedula ossil

  • Silvio de Pinho

    Ola Doutor! Tenho 58 anos e aproximadamente 8 meses fiz todos os exames e não foi diagnosticado. De uns 3 meses para cá tenho observado um líquido oleoso que sai do ânus. Será alguma disfunção da prostáta?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não deve ser.

  • M. Luiza

    Meu pai fez exames: ultra e PSA e deram os seguintes resultados
    Ultrasson do aparelho urinario:
    Presença sugestivas de tres calculos renais (2 de 5mm cada no RE e 1 de 3mm no RD)
    USG da Prostata:
    Peso proststico de 38g
    Volume 36cc
    Psa:
    livre 0,45
    Total 1,09
    Relaçao livre/total de 41,28%

    Ele tem 57 anos, e na proxima consulta fara o toque.
    Devemos nos preocupar com os resultados?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A única coisa que esses resultados dizem é que a próstata dele está aumentada de tamanho. Parece hiperplasia prostática, mas só o urologista, após a avaliação, é que vai poder confirmar.

  • val

    meu filho tem 34 anos e esta com cancer na prostata ele ficou preso por 5 anos ele pode ter sido estupado e causado isto ..ele nao nos conta nada sobre

    isso …….

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é por aí. Senão, o câncer de próstata seria muito mais frequente em homossexuais. Não é o caso.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Com 33 anos não deve ser o caso. De qualquer modo, ele precisa ser visto por um urologista.

  • Elizete Maria da Silva Lima

    Olá Doutor, meu esposo tem 33 anos e há um tempinho reclama de dor bem na base do pênis por dentro da uretra, essa dor acontece sempre a noite e é independente de ele urinar, a dor acontece na maioria das vezes após o ato sexual. Gostaria de saber se isso implica câncer na próstata.

  • Fabio

    Porque não se discute a retirada da próstata após os 50 anos de idade já que é um dos maiores problemas na vida adulta do homem? Porque deixar “aparecer” o problema para depois tomar uma providência?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Por que a taxa de complicação da cirurgia, incluindo disfunção erétil, é relativamente alta. Além disso, com o correto seguimento, a mortalidade deste tipo de câncer é atualmente baixa, não justificando condutas tão radicais.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não precisa de jejum para dosar o PSA.

    • Cláudio Roberto Camargo

      Obrigadão Dr.um bom dia sem próstata pra todos nos…

  • Cláudio Roberto Camargo

    DR. tudo bom? meu nome é Cláudio Camargo tenhoo 61 anos, por enquanto estou sentindo normal com respeito a força da urina… me levanto uma vez na noite. Durante o dia eu vou com
    mais frequencia ao banheiro porq eu bebo muita água ok? pra fazer o PSA tem de ir em jejum?
    obrigado pela atenção.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O normal é ao redor de 20 g. Tá mesmo um pouco aumentada.Eu acho que a opinião de um urologista não faria mal.

    • fabio da silva

      Muito obrigado Dr. Vou procurar um urologista boa noite.

      Em 17 de novembro de 2013 21:55, Disqus escreveu:

  • Maroly Ribeiro

    O meu Marido ja fez todos os exames de próstata foi diagnosticado câncer e começou fazer o tratamento com uma injeção na barriga , o último exame que ele fez de PSA deu:0,139 Especifico e 0,439 total gostaria que vc me explicasse porque antes o exame era 42 de psa agora ele diz 0,alguma coisa sendo fracionado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A queda do PSA é um bom sinal. Significa de que o câncer está sendo bem controlado. Quanto mais baixo o PSA, melhor

      • Maroly Ribeiro

        Muito obrigada Dr: sua resposta me ajudou muito . um abraço e muito sucesso .

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Aos 34 anos não é normal a próstata já estar grande. Quanto significa um pouco acima do peso?

    • fabio da silva

      Boa noite Dr.O exame que foi feito dia 11/04/13 mostrou que minha próstata estava pesando 32g.

  • fabio da silva

    olá Dr.tenho 34 anos e num exame que faço anualmente foi constatado que minha próstata está um pouco acima do peso, o meu médico que é cardiologista disse que é normal.Costaria de sua opinião desde já agradeço.

  • Tiago Silva

    oi dr eu tenho 15 anos de idade e tenho minhas duas bola do saco e tem uma grudado um negocio sera que e cancer de prostata?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não se espera encontrar câncer de próstata aos 15 anos. Além disso, a próstata é uma coisa, e os testículos são outra. Você deve estar palpando o seu epidídimo.

  • Nilton Sergio

    Ola Dr. estou preocupado , ao defecar esta saindo sangue , me parece que estou com uma ferida proximo ao anal , pode ser cancer de prostata.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sangramento nas fezes não é sintoma típico de câncer na próstata.

  • Atenor Alves

    boa tarde Dr. eu sinto dores na virilha quando eu aperto, pode ser sitomas de próstata?/

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma ser.

  • jorbiosp@gmail.com

    Bom dia

    Drº Pedro, responda-me: Quando é retirada a próstata, o homem continua a ter ereções?

    Grato, parabéns pelo site.

    Jorge

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se correr tudo bem na cirurgia, sim.

  • WELITON FLAUBERT

    Hoje estou com trinta e cinco anos e sinto o problema agravar mais ainda

  • WELITON FLAUBERT

    Olá Dr. Pedro Pinheiro, Eu sinto dores no canal da oretra após a ejaculação, sinto muita dificuldade para urina pois sinto minha urina preza e então começo a urinar e paro começo denovo e paro, e minha urina é fraca, tenho ereções fracas e perde minha libido a varios anos, o que estou percebendo que ou estou com cancer de prostata ou algo famíliar gostaria que o amigo me orientesse pois desde os vinte e poucos anos sinto isso. desde já obrigado. assina: Weliton flaubert

  • Anonymous

    boa noite dr pedro meu esposo teve orquiepididimite tres veses duas tratadas com antibiotico, melhora rapida a terceira precisou de internaçao por dezesete dias sendo vinte um dias de antibiotico seu testiculo esquerdo ficou atrofiado ultrason da prostata revelou prostata heterogenia volume normal pesando 10gramas ele pode estar com cancer? seu medico esta marcado para mes de maio aguardo sua resposta anciosa desde ja muito agradecida

  • http://profile.yahoo.com/LDQZQXSOPE7V3NS6OLFYXOOJ3U Duarteluz

    Parabéns, artigo excelente o qual pude tirar várias dúvidas e também reconhecer que é necessário pelo menos 02 exames, incluindo o de toque e o PSA. Agradeço o artigo.

  • http://profile.yahoo.com/LDQZQXSOPE7V3NS6OLFYXOOJ3U Duarteluz

    Parabéns, tenho 49 anos e realmente foi possível tirar várias dúvidas sobre o assunto e agora a certeza de que é necessário se fazer pelo menos 2 tipos de exames de próstata. Abraços e obrigado pelo excelente artigo.

  • http://profile.yahoo.com/LDQZQXSOPE7V3NS6OLFYXOOJ3U Duarteluz

    Parabéns, tenho 49 anos e realmente foi possível tirar várias dúvidas sobre o assunto e agora a certeza de que é necessário se fazer pelo menos 2 tipos de exames de próstata. Abraços e obrigado pelo excelente artigo.

  • vieira

    tenho muita comichao no reto a cerca de seis meses sera problemas de prostata? tenho 40 anos

  • Edson-bomba

    Dr tenho 42 anos as vezes, sinto dores entre o anus e o saco escrotal,e ultimamente tenho sentido ,vontade de ir no banheiro a noite regulamente,devo fazer o exame de próstata, obrigado pela atenção dada.

  • Everaldo

    Venho sentindo que as vezes ao fazer cocô, sai uma secreção pelo canal da urina parecido com esperma o o que poderia ser isso?

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=762169023 Orlando Blair

    o uso de fenasteride é indicado nos casos de hemoespermia?

  • Luciano

     não e uma dor forte senssacào ruim depois q esvazio a bexiga fico com vontade de urinar novamente mais sai bem pouquinho guando fico com isso direto ,oq deve ser isso

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode. É uma complicação possível das cirurgias da próstata.

  • Rai_dosantos

    o homem pode perder a ereção depois da cirurgia ou ficar impotente.
     

  • Ana Claudia

    Primeiramente parabéns pela iniciativa tirei muitas duvidas com a leitura do blog, meu pai tem 58 anos e nunca foi fazer o exame de próstata. E por motivos que desconheço, optou por outra opção sexual (homossexual), esta reclamando de muita dor para urinar gostaria de saber se tem alguma relação com essa mudança na opção sexual. Pesquisei bastante sobre a doença e o homossexualismo mas não encontrei nada completo que pudesse ajudar. Desde já agradeço.

  • Ana Claudia

    Primeiramente parabéns pela iniciativa tirei muitas duvidas com a leitura do blog, meu pai tem 58 anos e nunca foi fazer o exame de próstata. E por motivos que desconheço, optou por outra opção sexual (homossexual), esta reclamando de muita dor para urinar gostaria de saber se tem alguma relação com essa mudança na opção sexual. Pesquisei bastante sobre a doença e o homossexualismo mas não encontrei nada completo que pudesse ajudar. Desde já agradeço.

  • Ninaroberta

    Boa noite!

    Meu marido tem 48 anos é diabetico e hipertenso, e e obeso,ele foi ao urulogista que pediu os examos de rotina. O PSA deu 2,8, o Laudo ecografico da prostata deu: Bexiga de boa repleçao anecoico homogeneo, contornos regulares, bordos finos e lisos.
    Prostata em topografia retro-vfesical, de forma globosa, contornos irregulares e textura heterogenea.
    Diensãos: 5,4X 4,5X4,1 cm
    Volume: 53cm3
    Peso: 55,6
    Vesiculas seminais de contornos, textura, volume e dimensões normais
    Volume: pre-miccional 134ml
    Volume: pos-miccional: Desprezivel.
    Como somos leigos, não conseguimos interpretar o resultado.
    O sr. Poderia nos dar uma luz?
    Obrigada.
    Nina

  • Ninaroberta

    Boa noite!

    Meu marido tem 48 anos é diabetico e hipertenso, e e obeso,ele foi ao urulogista que pediu os examos de rotina. O PSA deu 2,8, o Laudo ecografico da prostata deu: Bexiga de boa repleçao anecoico homogeneo, contornos regulares, bordos finos e lisos.
    Prostata em topografia retro-vfesical, de forma globosa, contornos irregulares e textura heterogenea.
    Diensãos: 5,4X 4,5X4,1 cm
    Volume: 53cm3
    Peso: 55,6
    Vesiculas seminais de contornos, textura, volume e dimensões normais
    Volume: pre-miccional 134ml
    Volume: pos-miccional: Desprezivel.
    Como somos leigos, não conseguimos interpretar o resultado.
    O sr. Poderia nos dar uma luz?
    Obrigada.
    Nina

  • Nina

    Boa noite!

    Meu marido tem 48 anos é diabetico e hipertenso, e e obeso,ele foi ao urulogista que pediu os examos de rotina. O PSA deu 2,8, o Laudo ecografico da prostata deu: Bexiga de boa repleçao anecoico homogeneo, contornos regulares, bordos finos e lisos.
    Prostata em topografia retro-vfesical, de forma globosa, contornos irregulares e textura heterogenea.
    Diensãos: 5,4X 4,5X4,1 cm
    Volume: 53cm3
    Peso: 55,6
    Vesiculas seminais de contornos, textura, volume e dimensões normais
    Volume: pre-miccional 134ml
    Volume: pos-miccional: Desprezivel.
    Como somos leigos, não conseguimos interpretar o resultado.
    O sr. Poderia nos dar uma luz?
    Obrigada.
    Nina

  • Fabiano

    Por favor, me esclareça umas dúvidas. Há algum tempo venho sentindo umas fisgadas no pênis. Quando comecei a sentir, urinava bastante e no dia seguinte, o jato foi ficando fraco, cada vez mais. Fui no plantão e o médico me receitou o antibiótico Ciprofloxacino. Fiz o tratamento e não melhorou quase nada. Resolvi ir ao urologista, e lá ele me disse q seria uma prostatite. Me receitou o cipro para continuar o tratamento e o Euprostatin para melhorar o fluxo urinário. Me pediu os exames de urocultura, de sangue e ultrassonografia.
    Em todos os exames, deu tudo normal e depois q terminei o tratamento com o Euprostatin, comecei a urinar normalmente. Porém de vez em quando as fisgadas no pênis continuam. O q seria isso? É normal? Tenho medo q seja algo grave… Por favor, me esclareça sobre isso.

  • Fabiano

    Por favor, me esclareça umas dúvidas. Há algum tempo venho sentindo umas fisgadas no pênis. Quando comecei a sentir, urinava bastante e no dia seguinte, o jato foi ficando fraco, cada vez mais. Fui no plantão e o médico me receitou o antibiótico Ciprofloxacino. Fiz o tratamento e não melhorou quase nada. Resolvi ir ao urologista, e lá ele me disse q seria uma prostatite. Me receitou o cipro para continuar o tratamento e o Euprostatin para melhorar o fluxo urinário. Me pediu os exames de urocultura, de sangue e ultrassonografia.
    Em todos os exames, deu tudo normal e depois q terminei o tratamento com o Euprostatin, comecei a urinar normalmente. Porém de vez em quando as fisgadas no pênis continuam. O q seria isso? É normal? Tenho medo q seja algo grave… Por favor, me esclareça sobre isso.

  • Marcio

    Dr. Pedro, tenho 44 anos, tem noites que vou 2 a 4 vezes urinar, e o canal da urina está ardendo um pouco, não quando urino, tem vezes que fico com dificuldades em urinar. A minha esposa teve infecção urinária e tartamos pois ela foi na ginecologista que passou medicamentos. Já venho sofrendo com esse poblema a alguns meses, de vez em quando na glande do pênis aparcem tipo umas manchinhas e como pequenas bolhas q em 1 ou 2 dias se esfarelam e fica tipo um sebinho. Fiz exame da prostata a um ano e meio e não deu nada, será que isso é só infecção que não foi curado direito. Obrigado pela atenção.

  • Marcio

    Dr. Pedro, tenho 44 anos, tem noites que vou 2 a 4 vezes urinar, e o canal da urina está ardendo um pouco, não quando urino, tem vezes que fico com dificuldades em urinar. A minha esposa teve infecção urinária e tartamos pois ela foi na ginecologista que passou medicamentos. Já venho sofrendo com esse poblema a alguns meses, de vez em quando na glande do pênis aparcem tipo umas manchinhas e como pequenas bolhas q em 1 ou 2 dias se esfarelam e fica tipo um sebinho. Fiz exame da prostata a um ano e meio e não deu nada, será que isso é só infecção que não foi curado direito. Obrigado pela atenção.

  • Nathalia Coelho

    Obrigada!

  • Claudio

    Dr boa noite problemas de síndrome de calda equina podem dar problemas genitias?Digo queimações nos orgãos genitais?

  • Nathalia Coelho

    Olá Pedro, sou uma aluna de farmácia, e estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre o câncer de próstata, gostaria de utilizar as imagens contidas aqui em um banner, porém preciso de referência-lo, você poderia me fornecer a referência das imagens? Obrigada Nathalia Coelho, email: nathaliacjp@hotmail.com

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Essas imagens estão espalhadas pela internet. Não sei de quem são originalmente. quando eu não ponho a fonte nas imagens é porque não consegui identificá-la.

      • Nathalia Coelho

        Obrigada!

  • geane caldas de carvalho

    Dr Pedro, Boa tarde. Tenho uma grande dúvida e gostaria muito que o senhor me tranquilizasse… É que meu marido anda se queixando de após defecar, ao se limpar tem notado sangue no papel. O que pode ser isso doutor? Tem relação com a prostata? Ele não sente dor, não sente sintomas algum… Por favor me responda doutor. Obrigado pela atenção.

  • Geane_caldas

    Boa tarde Dr. Pedro Pinheiro! Estou muito preoculpada com meu marido, ele tem 37 anos e de uns meses pra ca ele desabafou comigo… Disse que apos defecar. ao se limpar existe sangue no papel, por favor Dr Pedro o que deve ser isso? Me responda por favor… Obrigado pela sua atenção.

  • Samuel

    Dr. Pedro Pinheiro, parabéns pelo seu artigo, muito bom, tinha algumas dúvidas a respeito e foram esclarecidas, bom saber que ainda existem pessoas como o sr., que Deus possa abençoá-lo sempre nesse seu propósito de ajudar pessoas.
    Grande abraço !!!
    Samuel Ribeiro  – São Paulo – Capital 

  • vieira

    tenho muita comichao no reto a cerca de seis meses sera problemas de prostata? tenho 40 anos

  • Aelington

    Dr. Tenho 46 anos de idade e após um exame de rotina o meu PSA estava em 6,49. Após uma biopsia de prostata o diagnóstico foi:
    A- Biopsia pos agulha de lobo direito da próstata(seis fragmentos): ADENOCARCINOMA DE PROSTATA, ACINAR USUAL GLEASON COMBINADO DE 5 (2+3), PRESENTE EM 70% DA AMOSTRA.
    B- Biopsia por agulha de lobo esquerdo da próstata(seis fragmentos): HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA.
    Dr. gostaria de saber o que significa os resultados.

  • Iafgarcia

    Tenho 60 anos , urino bem não tenho problemas , mas minha libido foi pro espaço , não consigo ereção . Estou ejaculando expontaneamente sem ereção , e me deixou em vexame pois minha esposa tem apenas 40 anos e mui desconfiada estou ficando de cabeça fundida , meu unico problema clinico , sou diabético nervoso , fui operado do coração ,tomo clorohidrato metoformila e diovan amlio com valsartana . Meu caso tem solução ….

  • Ariovaldo Mazzini

    quero receber mais a respeito cancer de prostataaldo.mazzini@hotmail.com

  • Ramilson

    Também tenho esse mesmo sintoma. O que poderá ser???? Estou muito preocupado!

  • Edmilson Silva

    Dr. Pedro bom dia ,
    Tenho 55 anos o meu PSA deu 4,00 ,peso de 44 gramas não me dou bem com a tansulosina e nem com euprostatin , a cirurgia a lazer seria indicada para este caso. obrogado. atenciosamente, Edmilson Anselmo da Silva

  • Edmilson Silva

    Dr. Pedro bom dia ,
    Tenho 55 anos o meu PSA deu 4,00 ,peso de 44 gramas não me dou bem com a tansulosina e nem com euprostatin , a cirurgia a lazer seria indicada para este caso. obrogado. atenciosamente, Edmilson Anselmo da Silva

  • Samuel

    Dr. Pedro Pinheiro, parabéns pelo seu artigo, muito bom, tinha algumas dúvidas a respeito e foram esclarecidas, bom saber que ainda existem pessoas como o sr., que Deus possa abençoá-lo sempre nesse seu propósito de ajudar pessoas.
    Grande abraço !!!
    Samuel Ribeiro  – São Paulo – Capital 

  • Edson-bomba

    Dr tenho 42 anos as vezes, sinto dores entre o anus e o saco escrotal,e ultimamente tenho sentido ,vontade de ir no banheiro a noite regulamente,devo fazer o exame de próstata, obrigado pela atenção dada.

  • Vanilde Sales

    meu marido tem 68 anos e está tendo dificuldade de ereção é normal?

  • walter

    Casualmente a 5 anos atras meu medico comentou que meu psa estava alto e era necessario uma biopisia .
    Resumo nao fis nada alem de mudar minha alimentracao .Hoje eu tomo bastante limonada e como alho e cebola tudo cru ,fruta ,uma maca todos os dias .resumo:meu psa voltou al normal porem continuo tomando um medicamento que libera minha urina numa boa .O medicamento para urinar e cardura drageas .O grande segredo e deixar o sangue totalmente eucalino e a melhor maneira E COMER UM DENTE DE ALHO E TOMAR UMA LIMONADA NATURAL TODOS OS DIAS .Fale com seu medico a respeito do medicamento cardura drageas pois eu recomendo ele e o que eu estou tomando .astalavista

  • walter

    Este medicamento podera acabar com sua testosterona e voce ficara fraca e sem tesao .

  • walter

    Casualmente tenho um amigo que operou a prostata e ficou impotenta para sempre .eu tenho problema na prostata a 5 anos e continuo funcionando ,deixe seu sangue eucalino e tome cardura drages fale com seu medico para ele te dar a receita .Poia a quimeoterapia mata mais que o cancer e mais rapido .coma alho e cebola todos dias e tome suco de pelo menos 1 limao em jejun diariamente .astalavista

  • Mota 37

    bom dia DRº meu  nome e sergio quando vou defecar sindo dor abaixo da barriga 

  • Mota 37

    bom dia DRº meu  nome e sergio quando vou defecar sindo dor abaixo da barriga 

  • Gomesfabretti

    psa acima de 10 automaticamente existe cancer

  • Magda-goes

    olá doutor, meu marido está com excesso de gases e isso esta provocando dores nas costas é muito exagerado o que temos que fazer? 

  • julio

    J.D.J.
    Dr., agradeço pela oportunidade de me comunicar contigo.
    Tenho 61 anos e há 8 anos tenho ido ao meu médico urologista. Há 8 anos, já na primeira consulta meu PSA (total) deu 4,0 e diagnosticado como próstata com tamanho grande (aprox. 60g). Por duas vêzes fiz biópsias da próstata pois a relação entre os PSA(s) Livre e Total deram fora dos limites aceitáveis, com resultados negativos para câncer da próstata, apenas caracterizando uma HBP (hiperplasia benígna da próstata). Num dos resultados, como observação aparecia a possibilidade de haver uma prostatite. Por duas vêzes em seis mêses o médico receitou o tratamento com antibióticos (Fluxocip 500, Unoprost 4 mg; Cloridrato de ciprofloxacino 500 mg e Levofloxacino 500 mg). Durante o tratamento, os sintomas de moderada dificuldade de urinar à noite (duas ou três vezes à noite com jato moderado a fraco), melhoraram, porém; a dificuldade de urinar voltou a existir. Como informação, minha avaliação da dificuldade em urinar, usando aquela “Escala Internacional”, deu como resultado 19. Na volta ao médico há três mêses o PSA (total) deu 20 e agora deu 15,9.
    Embora sempre o toque retal tenha dado normal, ou seja sem a suspeita de alguma irregularidade ou nódulo, o PSA tem tendência crescente ao longo do tempo e permanece em nível alto.
    Neste meu caso, o mais indicado é mesmo fazer a cirurgia (ressecamento da próstata), ou antes desta possibilidade deveria se tental o tratamento da HBP com o medicamento “fenasterida”?
    Gostaria de saber sua opinião. Desde já lhe agradeço por sua avaliação.
    J.D.J.

  • Antonio-oscar

    olá dr Pedro Pinheiro,sou eu novamente(antonio-oscar1947@hotmail.com) o que eu gostaria de saber é se a cirurgia de prostata radical feita com tds os cuidados de preservação dos nervos causa impotência sexual? E se causar alguma alteração como pode ser resolvido?   Remédios (VIAGRA) ´,,reposição de hormonios ou mesmo uma protese peniana? Me dê uma luz por favor!!!

  • Patricia

    gostaria de saber do senhor se  fumo pode influenciar no cancer de prostata, durante e depis no tratamento?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Poder até pode, mas não é o habitual. Isso parece mais sintomas de infecção urinária.

  • Clesia

    Dr. me esclarece uma duvida meu pai tem 81 anos fez uma orquiectomia a 15 dias, mas não esta conseguindo comer comida muito pouco 2 a 3 colheres diz ele que não esta fazendo digestão ele tomou cefalixina dde 500 acanbou com estomago pois ele tem gastrite isto é normal ou não me ajude obrigado. silva

  • Paulo vinicius

    depois da relaçao eu urino uma cor semelhante a sangue mas nao sinto dor alguma depois de um temo fica normal,tenho 40 anos e meu pai teve cançer de prostata.o q pode ser

  • Rouse

    Oi! Estava tendo relação com meu esposo, e percebemos que estava saindo um pouco de sangue por fora do Pênis dele, como se fosse uma veia dilatada. Isso pode ser algo grave, e prejudica uma mulher grávida?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não dói nada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não necessariamente.

  • Alexandre

    Olá Dr. tenho uma dor apenas no lado direito do pênis quando faço sexo com frequência com minha esposa, já tive em dois médicos urologistas, um deles fez o toque retal, porém todos alegam uma inflamação na próstata, este me receitaram medicamento que resolveu o problema apenas periódicamente, porém com o passar do tempo a dor volta, como faço para descobrir o real problema e ter um tratamento eficaz e que não venha a retornar a dor com o tempo? Grato pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Liliane Mendes

    Olá Dr,

    Parabens pelo site!!!
    Muito sucesso …

  • Carols_amaral

    Meu avo tem 83 anos teve câncer na próstata fez sessões de radioterapia e o câncer, porém agora não consegue fazer xixi está usando sonda e o médico recomendou fazer uma cirurgia para fazer a raspagem p/ abrir o canal da urina e voltar a urinar normalmente.
    Poderia me dizer que isso realmente é recomendável? Qual risco meu avó corre com esta cirurgia? Se ele fizer a cirurgia ele voltará a fazer xixi normalmente? O que indicaria neste caso?

    POR FAVOR ME AJUDE!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é um sintoma habitual de câncer da próstata.

  • Coelhomac

    Dr, estava com sangue na urina e no esperma e calafrios constantes, comecei a tratar com antibiotico,os exames de urina nao acusaram infecção, melhorou e o sangue sumiu ,mas a  urina continua  saindo ardida , mudaram medicação pra um antibiotico intra muscular, nesse periodo tive e tenho dores fortissimas na regão do osso do anuse  quadril  que irradiaram para as pernas ,isso me preocupa tenho receio de ser o cancer pelo fato de sentir essas dores fortissimas nessa região se puder me orientar lhe agradeço

  • http://www.dispersa.com.br/saude Dispersa

    É um exame cheio de preconceitos, mas é melhor superar o preconceito que ser derrotado por uma doença.

  • Tolyx

    Doutor, a 17 dias meu pai (82 anos) iniciou um tratamento de radioterapia, no início ele não sentia nenhum dos sintomas característicos do problema na prostata, contudo nos ultimos 9 dias, tem se queixado de fezes pastosas, ardência ao evacuar e incomodo ao urinar. O médico (rede pública) comentou que isso se deve ao fato dele não estar tomando água antes de fazer as seções e que as seções devem ser feitas com a bexiga quase cheia. e ainda recomendou alimentação que “faça endurecer as fezes” … o que  você poderia me esclarecer sobre esses dois fatores ? grato

  • R. M. B.

    Olá Dr., sinto fisgadas entre o ânus e a bolsa escrotal, ás vezes dores bem agudas, como se fosse um nervo “repuxando”. Ao urinar as vezes sinto como uma vibração nos musculos da região, e ao defecar as vezes também sinto dores na região. Gostaria de uma orientação do senhor. Grato. R. M. B.

  • rodrigo

    R.U Ola Dr fiz uma ecografia abdominal total onde foi constatado pequenas calcificaçoes na prostata tenho 35 anos, o medico que me fez o exame disse talvez se tratar de uma prostatite, que poderia nao ser nada grave, devo ter maiores preocupaçoes, farei tratamento para isso.

  • Anonymous

    Ola Dr tenho 35 anos e estou com calcificaçao na prostata diagnosticado por ecografia, estou com prostatite….como eh feito o tratamento….estou fazendo reposição hormonal pois estava com niveis baixos de testosterona…tem alguma relaçao….

  • rodrigo

    R.U Ola Dr fiz uma ecografia abdominal total onde foi constatado pequenas calcificaçoes na prostata tenho 35 anos, o medico que me fez o exame disse talvez se tratar de uma prostatite, que poderia nao ser nada grave, devo ter maiores preocupaçoes, farei tratamento para isso.

  • Clesia

    Dr. me esclarece uma duvida meu pai tem 81 anos fez uma orquiectomia a 15 dias, mas não esta conseguindo comer comida muito pouco 2 a 3 colheres diz ele que não esta fazendo digestão ele tomou cefalixina dde 500 acanbou com estomago pois ele tem gastrite isto é normal ou não me ajude obrigado. silva

  • julio

    J.D.J.
    Dr., agradeço pela oportunidade de me comunicar contigo.
    Tenho 61 anos e há 8 anos tenho ido ao meu médico urologista. Há 8 anos, já na primeira consulta meu PSA (total) deu 4,0 e diagnosticado como próstata com tamanho grande (aprox. 60g). Por duas vêzes fiz biópsias da próstata pois a relação entre os PSA(s) Livre e Total deram fora dos limites aceitáveis, com resultados negativos para câncer da próstata, apenas caracterizando uma HBP (hiperplasia benígna da próstata). Num dos resultados, como observação aparecia a possibilidade de haver uma prostatite. Por duas vêzes em seis mêses o médico receitou o tratamento com antibióticos (Fluxocip 500, Unoprost 4 mg; Cloridrato de ciprofloxacino 500 mg e Levofloxacino 500 mg). Durante o tratamento, os sintomas de moderada dificuldade de urinar à noite (duas ou três vezes à noite com jato moderado a fraco), melhoraram, porém; a dificuldade de urinar voltou a existir. Como informação, minha avaliação da dificuldade em urinar, usando aquela “Escala Internacional”, deu como resultado 19. Na volta ao médico há três mêses o PSA (total) deu 20 e agora deu 15,9.
    Embora sempre o toque retal tenha dado normal, ou seja sem a suspeita de alguma irregularidade ou nódulo, o PSA tem tendência crescente ao longo do tempo e permanece em nível alto.
    Neste meu caso, o mais indicado é mesmo fazer a cirurgia (ressecamento da próstata), ou antes desta possibilidade deveria se tental o tratamento da HBP com o medicamento “fenasterida”?
    Gostaria de saber sua opinião. Desde já lhe agradeço por sua avaliação.
    J.D.J.

  • R. M. B.

    Olá Dr., sinto fisgadas entre o ânus e a bolsa escrotal, ás vezes dores bem agudas, como se fosse um nervo “repuxando”. Ao urinar as vezes sinto como uma vibração nos musculos da região, e ao defecar as vezes também sinto dores na região. Gostaria de uma orientação do senhor. Grato. R. M. B.

  • tarciso pereira

    dores no anos pode ser sintomas de prostata 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Em alguns casos, pode.

  • Carlita rodrigues

    caro amigo, é provável que seja emorróidas, procure um especialista e tire a dúvida.

  • Coelhomac

    Dr, estava com sangue na urina e no esperma e calafrios constantes, comecei a tratar com antibiotico,os exames de urina nao acusaram infecção, melhorou e o sangue sumiu ,mas a  urina continua  saindo ardida , mudaram medicação pra um antibiotico intra muscular, nesse periodo tive e tenho dores fortissimas na regão do osso do anuse  quadril  que irradiaram para as pernas ,isso me preocupa tenho receio de ser o cancer pelo fato de sentir essas dores fortissimas nessa região se puder me orientar lhe agradeço

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é um sintoma habitual de câncer da próstata.

  • Grizalho2010

    ola mnha duvida e saber tenho uma pequena ferida no onus pode ser cancer de prostata

  • Grizalho2010

    ola mnha duvida e saber tenho uma pequena ferida no onus pode ser cancer de prostata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Em geral, a partir dos 45-50 anos.

  • Jucelinoduarte77

    qual a idade para fazer o teque ratal

  • Jucelinoduarte77

    JUcelino Pereira Duarte

  • António Dias

    ardor quando está a acabar de urinar, qual será o problema?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Diagnóstico é biópsia de próstata. Já o tratamento depende de múltiplo fatores, como idade, estadiamento do tumor, comorbidades etc.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Diagnóstico é biópsia de próstata. Já o tratamento depende de múltiplo fatores, como idade, estadiamento do tumor, comorbidades etc.

  • luciano farias

    exelente blog gostaria de saber quais o exames padrao ouro para diagnostico e tratamento do cancer de prostata se e so um ou tem varios

  • luciano farias

    exelente blog gostaria de saber quais o exames padrao ouro para diagnostico e tratamento do cancer de prostata se e so um ou tem varios

  • marcelo

    ola doutor
    dores nas costa
    colicas na regiao bexiga
    dor nos ovos
    pode ser sinal de cancer prostata
    meu medico mandou fazer exame de erniq de disco
    me ajude

  • marcelo

    ola doutor
    dores nas costa
    colicas na regiao bexiga
    dor nos ovos
    pode ser sinal de cancer prostata
    meu medico mandou fazer exame de erniq de disco
    me ajude

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É muito mais provável que seja outra coisa.

  • egidio

    pressão baixa 9por4 pode ser câncer de prostata?

  • egidio

    pressão baixa 9por4 pode ser câncer de prostata?

  • egidio

    dores na coluna e no joelho esquerdo pode ser câncer de prostata?

  • egidio

    dores na coluna e no joelho esquerdo pode ser câncer de prostata?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É muito mais provável que seja outra coisa.

  • Kl-leber

    faz uns 15 dias mais o menos apareceu um caroço no meu anus esta do tamanho do caroço de um feijao pode  as vezes sindo arder um pouco pode ser da próstata?//

    • Carlita rodrigues

      caro amigo, é provável que seja emorróidas, procure um especialista e tire a dúvida.

  • jrprogerio

    Tive cancer de próstata, e fiz a cirurgia, em 01/12/11, e na biópsia final, deu grau 7 com extra-capsular no lóbulo esquerdo, contudo, os dutos deram livre de neoplazia. tenho feito regularmente PSA que esta em 0,5, quando ando bastante, sinto dores e as vezes venho sentidno tonturas. isto pode ser sintoma da volta do câncer?.

  • Galdermi

    Gostaria de sabe se ardor sentido na extremidade do canal ao urinar tem alguma coisa a ver com as dores referidas ?

  • Everaldo

    Venho sentindo que as vezes ao fazer cocô, sai uma secreção pelo canal da urina parecido com esperma o o que poderia ser isso?

    • Ramilson

      Também tenho esse mesmo sintoma. O que poderá ser???? Estou muito preocupado!

  • Socram

    Estou com uma pequena dor ao apalpar meu testiculo esquerdo. Fiz uma tumografia pois tive um sangramento e nao acusou nada, mas a dor continua perto do testiculo. Devo fazer algum outro exame? Pode ser alguma inflamação?

  • Socram

    Estou com uma pequena dor ao apalpar meu testiculo esquerdo. Fiz uma tumografia pois tive um sangramento e nao acusou nada, mas a dor continua perto do testiculo. Devo fazer algum outro exame? Pode ser alguma inflamação?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A radioterapia pode provocar lesões na bexiga, chamada de cistite rádica, que pode ser responsável pelo sangramento.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A radioterapia pode provocar lesões na bexiga, chamada de cistite rádica, que pode ser responsável pelo sangramento.

  • Teroka_cxs

    Eu gostaria de saber porque após cirurgia radical de próstata e posterior uso de radioterapia o paciente tem sangramento ao urinar, a cirurgia foi realizada a mais de seis anos e a radio a mais de um ano, atenciosamente. Teresinha Pedroso

  • Teroka_cxs

    Eu gostaria de saber porque após cirurgia radical de próstata e posterior uso de radioterapia o paciente tem sangramento ao urinar, a cirurgia foi realizada a mais de seis anos e a radio a mais de um ano, atenciosamente. Teresinha Pedroso

  • jose wagner dos santos alcides

     Excelente e bem didático.Esclareceu minhas dúvidas.Parabéns!!!!!!!!!!!!!!

  • Márcio

    Se pertinente, gostaria de esclarecimentos sobre:
    1) a distinção entre PSA Total e PSA Livre, bem como o significado da relação entre essas medições;
    2) qual a área total de um próstata sadia;
    3) sobre presença de nódulo em um dos lobos; se é significativo saber em qual lobo e a área total desse nódulo.
        

  • jose wagner dos santos alcides

     Excelente e bem didático.Esclareceu minhas dúvidas.Parabéns!!!!!!!!!!!!!!

  • Márcio

    Se pertinente, gostaria de esclarecimentos sobre:
    1) a distinção entre PSA Total e PSA Livre, bem como o significado da relação entre essas medições;
    2) qual a área total de um próstata sadia;
    3) sobre presença de nódulo em um dos lobos; se é significativo saber em qual lobo e a área total desse nódulo.
        

  • Pimentel

     Pra que esse campo de comentários se ninguém responde….

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você lesse as regras antes de perguntar saberia. Tá lá bem grande no início da caixa de comentários. E no início do site há mais dois links escritos “regras para comentários”. Antes de criticar, pelo menos entenda como funciona o site.

  • Anonymous

    Boa noite Dr, tenho 24 anos e to com um serio problema, aonde sangro pelo ânus cada vez que vou no banheiro, e sinto uma veia como se fosse estourar, e é a parte que dói, pelo sintomas tem tudo para ser emoroida, gostaria de saber se tem alguma coisa relacionada a câncer de próstata? Pois nunca fui ao medico

  • tarciso pereira

    dores no anos pode ser sintomas de prostata 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em alguns casos, pode.

  • andre

    gostaria de saber se a diminuição de esperma pode um sintoma de problemas na próstata

  • Adilson

    Dores no testiculo ao ponto de doerem as pernas é sintoma de algum problema na prostata, ou pode ser falta de potassio. Na verdade fazem mais ou menos um mes que eu estou com muitas dores musculares, será que as dores no testiculo pode ser conseguencia dessas dores.

    Obrigado. Adilson Borba

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=762169023 Orlando Blair

    o uso de fenasteride é indicado nos casos de hemoespermia?

  • Rafael

    dores em uma das “bolas” do testiculo pode ser cancer de prostata?

  • JORGE ANTONIO

    Dr. Pedro:  Tive acesso hoje ao resultado de ultra que acusou elevação de volume da próstata = 5,6 X 3,7 X 4,6 cm , porém o psa para minha idade ( 58 anos ) é baixo = 1,34 .  Peo-lhe ajuda pra um possível comentário tranquilizador antes de breve consulta médica, oK ?!  Aguardo agradecido !!!!
    JORGE ANTONIO COELHO DA SILVA

  • Jonas Furquim

    Existe possibilidade de pular do PSA 1,5  pular para 5,74 num periodo de 6 meses, caso a pessoa tenha um problema de prostata!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Cláudio

    Saliento que tenho 33 anos.

  • Cláudio

    Dr. quando vou obrar e me limpo com papel higiênico, logo depois sai uma pouca quantidade de esperma do pênis, juntamente com um pouco de urina. Isso tem haver com a próstata, haja visto que meu pai teve câncer maligno de próstata?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • adriana

    dor no testiculo na hora que esta defecando, pode ser algum problema com a prostata?

  • adriana

    dor no testiculo na hora que esta defecando, pode ser algum problema com a prostata?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Suellen

    Dores lombar,com sangramento na hora do xixi e dores no rins  por varios dias pode ser algum sinal de que a pessoa pode vir ter cancer da prostata.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Poder até pode, mas não é o habitual. Isso parece mais sintomas de infecção urinária.