Artigo atualizado em 29/06/2013

CÂNCER DE PRÓSTATA | Sintomas e tratamento

O câncer da próstata é o tumor maligno mais comum do sexo masculino (excetuando-se os cânceres de pele) e o segundo que mais mortes causa, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Apesar da alta mortalidade, a maioria dos cânceres de próstata costuma ter crescimento lento, ficando anos restrito à próstata sem causar metástases.

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre o câncer de próstata (adenocarcinoma de próstata):

  • O que é e para que serve a próstata.
  •  Fatores de risco para o câncer de próstata.
  • Sintomas do câncer de próstata.
  • Diagnóstico do câncer de próstata.
  • Tratamento do câncer de próstata.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz (3 cm de diâmetro), com aproximadamente 20 gramas de peso e presente apenas no sexo masculino. Localiza-se na base da bexiga e circunda a parte inicial da uretra, canal que leva a urina da bexiga para o pênis.

A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino, sendo responsável pela secreção de um fluído alcalino (com pH elevado) que protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina e aumenta sua mobilidade, facilitando a chegada dos mesmos ao óvulo.

Como apresenta íntima relação com a uretra, alterações no tamanho da próstata podem comprimir a mesma e dificultar a drenagem de urina, levando aos sintomas de prostatismo, explicados mais à frente.

Próstata normal x Próstata aumentada

Próstata normal x Próstata aumentada

Como a próstata encontra-se encostada ao reto, ela pode ser palpada através do toque retal, um dos métodos mais simples de avaliação da glândula. Uma próstata aumentada de tamanho ou de forma irregular devido a presença de um tumor pode ser facilmente identificada por este método. Falaremos com mais detalhes sobre o toque retal na parte de diagnóstico.

A próstata pode crescer e causar sintomas por três motivos:

- Hiperplasia benigna da próstata (leia: HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA | Sintomas e tratamento).
- Câncer de próstata.
- Prostatite (leia: PROSTATITE | Sintomas, causas e tratamento).

Para mais detalhes sobre a próstata, leia: O QUE É A PRÓSTATA?

A hiperplasia benigna da próstata e a prostatite já foram abordados em um texto à parte. Por ora, vamos nos ater ao câncer de próstata.

Câncer de próstata

Como já referido no início deste texto, o câncer de próstata é o câncer mais comum do sexo masculino. É um tumor que costuma ser indolente, crescendo lentamente, podendo permanecer assintomático por vários anos.

Não sabemos por que o câncer de próstata surge e existem poucos fatores de risco identificados; o principal é a idade, sendo este câncer raro em pacientes com menos de 40 anos e extremamente comum após os 80 anos. Conforme o ser humano começa a viver mais anos, as doenças da próstata começam a ficar cada vez mais frequentes. Como o câncer da próstata costuma ter crescimento lento, permanecendo assintomático por muitos anos, muitos idosos têm a doença e não sabem. Na verdade, estima-se que entre 50% e 80% dos homens acima de 80 anos tenham câncer de próstata em algum grau de desenvolvimento.

Além da idade, também são fatores de risco já identificados:

- Afrodescendência (neste grupo, o câncer de próstata é mais comum e costuma ser mais agressivo).
- História familiar positiva.
- Obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA | Definições e consequências).
- Tabagismo (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Tratamento do tabagismo).

Sintomas do câncer de próstata

Câncer de próstataOs sintomas dos câncer de próstata costumam ocorrer devido à obstrução da uretra pelo tumor. Entretanto, como a doença costuma progredir lentamente, essa obstrução normalmente só se torna aparente em fases bem avançadas do câncer.

Ao contrário da hiperplasia prostática benigna que faz a próstata crescer de modo uniforme e simétrico, o tumor da próstata apresenta crescimento irregular e localizado. Por isso, dependendo da área onde surge o câncer, pode não haver compressão da uretra e, portanto, sintomas de uma próstata aumentada.

Na ilustração ao lado mostramos dois exemplos de câncer de próstata: à esquerda, um que cresceu ao lado da uretra causando sua compressão; à direita, outro que surgiu longe da uretra e só causará sintomas urinários quando estiver muito grande.

Quando o tumor cresce em direção à uretra e causa obstrução, os sintomas mais comuns são:

- Dificuldade para urinar
- Jato de urina fraco
- Dor ao urinar
- Necessidade de urinar com frequência, uma vez que, com a obstrução da passagem da urina, a bexiga está constantemente cheia, conseguindo apenas esvaziar pequenos volumes de cada vez.

Aqui vale ressaltar que, pelos motivos explicados nos parágrafos anteriores, estes sintomas urinários são muito mais comuns na hiperplasia benigna da próstata do que no câncer de próstata. A maioria dos idosos com queixas urinárias tem, na verdade, hiperplasia da próstata. Como ambas as doenças são muito comuns nos idosos, o paciente pode até ter a hiperplasia e um câncer juntos, mas os sintomas são normalmente causados pelo primeiro.

Atualmente a maioria dos cânceres da próstata são detectados em fases iniciais, antes de causarem sintomas, através do exame de PSA, da ultrassonografia de próstata e do toque retal.

A hematúria e a hematospermia (sangue na urina e no esperma, respectivamente) podem ocorrer no câncer de próstata, mas não são sintomas comuns. Nestes casos deve-se pensar também em cálculo renal, infecção urinária ou câncer da bexiga. (leia: HEMATÚRIA ( URINA COM SANGUE).

A disfunção erétil pode ser um dos sintomas do câncer de próstata, mas também é pouco comum. A imensa maioria dos casos de dificuldade de ereção em idosos não é causada pelo câncer de próstata (leia: IMPOTÊNCIA SEXUAL | Causas e tratamento).

Alguns doentes que não fazem exames para o rastreio da doença podem só descobrir o tumor de próstata quando as metástases começam a provocar sintomas. Se o tumor surgir longe da uretra, ele ira causar metástases antes de provocar sintomas urinários. Neste caso, os sintomas mais comum são as dores e fraturas por metástases para os ossos.

Para evitar situações como esta última, as sociedades internacionais de urologia recomendam o rastreio para o carcinoma de próstata de todos os homens com mais de 45 anos de idade.

Para saber mais sobre os sintomas de doenças da próstata, leia: SINTOMAS DA PRÓSTATA.

Diagnóstico do câncer de próstata

Existe um tabela de pontos chamada de ESCORE INTERNACIONAL DE SINTOMAS PROSTÁTICOS. São sete perguntas e cada uma recebe uma pontuação de 0 a 5

  • Quantas vezes ficou a sensação de não esvaziar totalmente a bexiga?
  • Quantas vezes teve de urinar novamente menos de duas horas após ter urinado?
  • Quantas vezes observou que, ao urinar, parou e recomeçou várias vezes?
  • Quantas vezes observou que foi difícil conter a urina?
  • Quantas vezes observou que o jato urinário estava fraco?
  • Quantas vezes teve de fazer força para começar a urinar?
  • Quantas vezes, em média, teve de se levantar à noite para urinar?

0 = Nenhuma
1 = Menos de 1 vez em 5
2 = Menos da metade das vezes
3 = Metade das vezes
4 = Mais da metade das vezes
5 = Quase sempre

Leve: 0 a 7;
Moderada: 8 a 19;
Severa: 20 ou mais

O escore acima avalia a severidade dos sintomas prostáticos, mas não diferencia entre HPB, câncer e prostatite. O diagnóstico diferencial envolve o toque retal, a dosagem do PSA, ultrassonografia transretal e a biópsia da próstata.

Toque retal para diagnóstico do câncer de próstata

O toque retal consegue detectar aqueles tumores que crescem em direção ao reto. Porém, até 35% dos cânceres de próstata em estágio inicial não são detectados pelo toque. A ilustração ao lado mostra um exemplo de tumor não detectável pelo toque retal.

O PSA é um marcador de doença prostática, colhido através de análises de sangue, que se eleva na HPB e, principalmente, no câncer de próstata.

PSA menor que 2,5 = Baixo risco de câncer.
PSA entre 2,5 e 10 = Risco intermediário de câncer.
PSA maior que 10 = Alto risco de câncer.
PSA maior que 20 = Muito alto risco de câncer e elevada chance de doença com metástases.

Quando o PSA e o toque retal levantarem suspeitas de neoplasia, a biópsia da próstata deve ser realizada (leia: BIÓPSIA DA PRÓSTATA | Indicações e complicações).

Uma vez realizado o diagnóstico de câncer, deve-se avaliar o grau de invasão (estadiamento do tumor) e de agressividade (escore de Gleason).

O escore de Gleason é obtido após análise da biópsia de próstata, indo de 1 a 10; quanto maior o valor, mais agressivas são as células do câncer.

Pacientes com sinais de invasão tumoral local, Gleason maior que 6 ou PSA muito elevado, apresentam alto risco de doença disseminada e devem realizar cintilografia óssea para identificar possíveis metástases ósseas.

Após esta avaliação inicial o câncer de próstata é dividido em quatro grupos:
- Grupo I: doença inicial com tumor microscópico e confinado à próstata (PSA menor que 10 e Gleason menor que 6)
- Grupo II: Tumor confinado à próstata, mas já grande o suficiente para ser palpado ao toque retal (PSA menor que 20 ou Gleason = 7)
- Grupo III: Tumor já com invasão do órgãos ao redor da próstata
- Grupo IV: Metástases à distância

Tratamento do câncer de próstata

Os cânceres de próstata em estágios iniciais são potencialmente curáveis através de cirurgia e radioterapia. Os cânceres de baixa agressividade demoram entre dez a vinte anos para invadir outros tecidos. Quando ocorrem em doentes com idade avançada, podem não ser tratados, uma vez que os riscos e sequelas do tratamento não se justificam em alguém com expectativa de vida menor do que o necessário para a progressão do tumor.

As complicações do tratamento incluem impotência, incontinência urinária e diminuição da libido.

Tumores avançados sem metástases são tratados com radioterapia.

Tumores com metástases são tratados com medicamentos que fazem bloqueio hormonal (inibição da testosterona) e geralmente apresentam mau prognóstico.

Para saber mais sobre câncer de próstata, leia: CÂNCER DE PRÓSTATA | Perguntas mais comuns

Vérsion en español:  CÁNCER DE PRÓSTATA | Síntomas y tratamiento

Publicidade
  • araci

    Dr. Saraiva,
    Sou Sérgio
    Recentemente passei por uma cirurgia para retirar um tumor na bexiga. tudo certo na recuperação. retornei há cinco dias para fazer um exame para verificar a capacida da bexiga, quando injetaram através da uretra um contraste. pois bem, senti muita dor e segundo o enfermeiro disse que houve um refluxo. passei 3 dias de febre alta, e a fiquei pálido. pedi explicações ao médico do acontcido e não me explicou.
    só queria saber o aconteceu comigo.

    Se o Sr. pudesse responder, agradeço desde já.

    Sérgio.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Sérgio,
    Difícil afirmar qualquer coisa de longe. Mas me parece uma reação ao contraste. Outra possibilidade é uma bacteremia, ou seja, a injeção do contraste empurrou bactérias para a corrente sanguínea. Toda vez que há um grande fluxo de bactérias para o sangue podemos ter um quadro semelhante.
    Abraços

  • Anonymous

    Olà1 Boa noite.
    Meu pai tem 78 anos e mais ou menos 1 ano ele teve uma crise., com dores aparentemente crise renal.O levei ao urologista e o mesmo pediu uma tumografia e foi diagnósticado a principio um cisto renal. Pediu que voltasse para acompanhamento mas meu pai não sentiu mais nada e não voltou.
    Agora teve a mesma crise está hospitalizado ,com infecção urinária e obstruiu a uretra sem conseguir urinar.
    Pergunta-se; O cáncer de próstata pode ocorrer cistos nos rins?
    O cisto sugerido nos rins pode ser tumor?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cisto renal é uma coisa, câncer de próstata é outra.

    Eventualmente alguns tumores do rim (mas não da próstata) podem ter aspecto de cisto, mas são facilmente diferenciados na tomografia.

    Tenho um texto sobre cisto renal, procure por ele na barra de procura no alto a direita

  • cirilo

    olá Drº
    sou cicero
    E gostaria de saber sobre uma dorzinha que sinto em um dos meus testiculos o do lado esquerdo,
    me encomoda.
    Não sei se e por isso, mas as vezes na relação com minha esposa o meu penis não fica com deveria ficar ? entendeu né
    desde ja agradeço e aguardo ansioso uma resposta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Cicero,
    Se vc tem dor no testículo deveria procurar um urologista.

    Pode ser uma varicocele ou inflamação do epidídimo.

    abs

  • Denise

    olá Dr°
    sou Denise lima
    Meu pai tem 51 anos e fez exame de prostata que constatou um aumento da mesma,ele fez o tratamento,mas ainda continua sentindo dificuldades ao urinar,o que fazer nesse caso,se a prostata não pára de crescer,o que fazer nessa situação.obrigada desde já.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Denise,
    Se o tratamento com remédios não funciona, a cirurgia é a opção.

    abs

  • Anonymous

    Dr.Pedro Pinheiro,
    Um amigo está com 58 anos, é fumante, bebe muito e fez alguns exames pois está com hérnia abdominal e deverá ser submetido a cirurgia. Alguns exames tiveram alterações o que preocupa, uma vez que seu tio faleceu há 2 meses de câncer de próstata. As alterações foram as seguintes:
    Hemossedimentação 1ªh – 25mm/h
    CEA – 7,5ng/ml
    PSA Total – 3,79 ng/ml
    É possível que ela esteja com câncer? Se o senhor pudesse responder agradeço-lhe de coração, uma vez que a cosulta dele com o médico irá demorar.
    Cristina C.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Cristina,
    Com estes exames que vc descreve, não se pode afirmar nada.

    O CEA está aumentado, mas ele não serve como screening de câncer porque vários fatores interferem como por exemplo, fumo e etilismo pesado.

    O PSA também está um pouquinho elevado, mas também pode ser só hiperplasia benigna.

    O VHS está normal.

    É preciso esperar pela consulta

    abs

  • Anonymous

    Dr.Pesro Pinheiro,
    muito obrigada por sua resposta e atenção.
    Saúde e sucesso!
    Cristina C.

  • Bárbara

    Olá Dr. Pinheiro,

    Meu namorado possui histórico de óbito do pai por câncer de próstata. O volume do ejeculado é bem acima da média e eu tenho notado um aumento absurdo do libido. No momento ele está com 30 anos de idade e eu gostaria de saber se os sinais estão associados ao câncer de próstata e a partir de quando ele deve fazer o exame preventivo?

    Grata,

    Bárbara

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bárbara,
    Esses sintomas nada tem a ver com cÂncer de próstata.

    Pelo histórico familiar dele, o screening deve começar entre 40 e 45 anos.

    abs

  • Carlos

    Após perceber um pouco de sangue no Esperma procurei um urologista, o qual não consegui ainda marcar a volta devido ao plano de Saúde.
    segue principais resultados
    Resultados NORMAIS para Hemograma, plaquetas,ureia,creatinina,testosterona total e livre, globulina ligadora de hormonio sexuais e urina.
    Glicose 120 mg/dl, Colesterol total 215 mg/dl, HDL-colesterol soro 41 mg/dl, LDL 94 mg/dl,triglicerides soro 398 mg/dl,acido úrico 8,2mg/dl.
    PSA soro Total 1,4 ng/dl
    PSA Livre 0,34ng/dl
    Cultura de esperma – negativo
    Espermograma PH 8,0, viscosidade normal, liquefação 25 min, volume 3,2 ml, esperm viáveis 19 milhoes/ml, motilidade progressiva 24%, morfologia norma 18%, TFSC 1.800.000/ml, MSC 4.500.000/ml,SMI 59, teste de longevidade (2) 0, Citologia (leucócitos 3.000, Hemácias 21.000), Vivos móveis 47%, imóveis 34%, Mortos 19%.
    ULTRASON ABDOMINAL AP URINÀRIO E PRÓSTATA CONCLUSÂO RINS E BEXICA ECOGRAFICAMENTE NORMAIS, PRÒSTATA AUMENTADA (49,6 g, medidndo 4,8×4,3×4,6, contornos regulares, apresentando calcificações grosseiras) Residuo vesical pós-miccional de 80 ml (pequeno)
    ULTRASSONOGRAFIA BOLSA ESCROTAL C/DOPPLER COLORIDO: Testiculos direito e esquerdo com diametro, textura homo`^enea e contornos regulares. Ausencia de sinais de hidrocele, Conclusão varicocele bilateral (idenficamos veias do plexo pampiniforme com refluxo sanguineo bilateralmente medindo 0,27 cm de diametro à esquerda e 0,17 cm à direita.

    Fica aqui a pergunta qual a probabilidade de além da varicocele, eu esteja com cancer de próstata. tenho 48 anos e além do sangue e de às vezes ir urinar 5 a 6 vezes por dia, não sinto nada. Caso exista esta possibilidade, a probabilidade de cura neste estágio é favorável. Qual seria o tratamento mais indicado neste caso.
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carlos,
    Seu PSA é muito baixo. Isso fala contra câncer de próstata, mas não descarta completamente.

    O Ultra-som também não sugere câncer.

    Tudo leva a crer que se trata de hiperplasia benigna.

    Agora, vc precisa voltar ao urologista para que ele possa fazer uma avaliação mais precisa.

    obs: tenho um texto sobre varicocele se vc tiver interesse em saber mais um pouco sobre a doença.

    abs

  • Carlos

    Isso me deixa um pouco mais tranquilo até conseguir marcar a volta de minha consulta.

    Irei sim ler o material sobre varicocele.

    Muito Obrigado.

  • marco

    Olá, Doltor!

    Meu nome e Marco tenho 25 anos, estava sentindo dores no meu testiculo direito, isso nao foi a primeira vez que sinto isso em meu testiculo, da primeira vez fui ao medico e ele havia falando que era um acumulu de esperma, onde causava uma pressao ae era onde eu sentia dor tomei o remedio que havia me reseitado e passou o inxado e a dor, agora Dr. a dor voltou e com muita força nao esta sendo como a primeira vez ta mais forte e o meu testiculo direito ele almentou de tamanho e doe, apesar que o ,meu testiculo esta duro numa parte parece que tem uma ponta na parte inferior e esta duro esta parte e doe por sinal. Gostaria de uma orientação. Desde ja agradeço.

    Marco

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marco,
    Testículo inchado, dolososo e endurecido fala a favor de infeção.

    Procure o urologista novamente para ele reavaliá-lo

  • João Geraldo

    Boa noite.

    Dr.

    Tenho 42 anos, minha urina é normal, queria saber em que momento da minha vida devo fazer o exame.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    João,
    A partir dos 45 anos já vale a pena uma consulta com o urologista.
    Ele decidirá se quais exames são necessários baseado na sua história.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Por favor, leiam as regras antes de comentar. Tenho apagado inúmeros comentários fora das regras.

  • Peter Black

    Eu sou Peter.
    Tenho 47 anos e em fevereiro comecei a apresentar hematoespermia. Também tenho dificuldades urinárias. Foram realizados exames de psa resultado: 1,11 ng/ml, espermograma resultado: nos meis empregados não houve crescimento de bactérias. Ultrassom transretal da próstata resultado:textura heterogênea com área focal de calcificações no lobo esquerdo, medindo 4,4 x 3,0 x 4,1 cm; peso 30 gramas, zonas periférias com textura homogênea e sem nódulos suspeitos. vesículas seminais com forma e textura preservadas. O senhor poderia me dar uma orientação já que minha consulta está demorando, estou aguardando uma vaga mas estou curioso para saber mais do que pode ser essa doença.

  • valdenia

    olá Dr. Pedro
    meu pai tem 68 anos e fez cirurgia de prospata a 1 ano, so que a prostata dele não para de crescer, agora ele esta na fila de espera para fazer radioterapia.
    no tempo que ele operou o medico falou que ele ia ficar bom, so que aumentou novamente, eu pergunto, isso nunca vai parar, ela vai estar sempre crescendo?
    depois da cirurgia ela ja deu 4.2
    ai ele toma umas injeçoes, com elas esta diminuindo mais, so que ele esta a espera da radioterapia.
    desde ja agradeço se o senhor puder mim ajudar respondendo minha pergunta.
    valdenia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Peter,
    PArece apenas uma hiperplasia benigna. Esse PSA baixo fala contra câncer.

    É preciso saber como é o toque retal.

    Essas calcificações podem ser devido a infecções anteriores. Os seus sintomas tamém sugerem isso.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Valdenia,
    Pelo o que eu entendi da sua história essas injeções devem ser para bloqueio hormonal. É realmente uma das opções para se evitar o crescimento prostático. O que tem que ser já está sendo. Agora é aguardar a radioterapia mesmo.
    Não há o que acrescentar.

    abs

  • Anonymous

    ola Dr.pedro pinheiro;tenho 43 anos ultimamente nao com muita frequencia tem me dado umas agulhadas no reto,como se fosse umas fisgadas,tabm a noite,mas na hora qw vou me deitar vou ao banheiro urinar e demoro, e em seguida volto varias vezes a urinar e quase nao sai a urina,gostaria de saber que pode ser esses sintomas e que devo procurar um medico.
    claudemir

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Claudemir,
    esses sintomas são compatíveis com alterações da próstata, sim. Procure um urologista

  • Anonymous

    anonimo: tenho 68 anos vivia uma vida sexual ativa e de repente comecei a ter dificuldades de ereçao, nao apresento disfunçao mixional. é possivel ter cancer de próstata em algum estágio apenas apresentando de uma hora para outra esse problema de ereçao. antonio BSB, DF.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Antonio,
    ImpotÊncia é comum na sua idade, não precisa estar associado a nenhuma neoplasia de próstata.

    vc pode ter neoplasia e não ter impotência, e ter impotÊncia sem neoplasia.

    Uma coisa não depende da outra.

  • Bira

    ola , boa noite !

    gostaria de saber, se possivel, qual a textura da prostata e o tamanho normal?
    grato

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bira,
    Uma próstata normal é lisa, homogênea e pesa ao redor de 20-30 gramas.

    Não se mede pelo tamaho e sim pelo peso.

    Mas por curiosidade ela costuma ser do tamanho de uma noz, com uns 3 ou 4 cm.

  • Bira

    OK!
    A RESPOSTA FOI MUITO CLARA E PRECISA
    OBRIGADO

  • Anonymous

    meu nome é marcos tenho 22 anos
    a um 4,5 meses atraz eu começei a senti um encomodo no pe da barriga do lado esquerdo, parecia um carocinho com o tempo ele foi crescendo,é bem encima de uma cicatriz de uma ernia q eu operei a uns 12 anos atraz.fuia a um cirurgião e ele me disse qu pode ser uma fibrose . oque é fibrose? . a e tbem no começo quando senti os encomodos .. qunado eu defecava as vezes saia com manchas de sangue sera q tem algo a ver ?

  • JOSE

    BOA TARDE
    DR MEU PAI TEM 76 ANOS FEZ O EXAME PSA E DEU 21, E O TOQUE RETAL SEM ALTERACOES,ELE E DIABETICO,URINA MUITO A NOITE,NAO SENTE DORES AO URINAR.
    ESTOU PREOCUPADO DEVIDO AO PSA ALTO.E NORMAL PARA IDADE DELE

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcos,
    Fibrose é cicatriz. É o processo de substituição de células normais por células cicatriciais, que ocorre não só na pele, mas nos tecidos que foram abordados na cirurgia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    José,
    21 é muito alto. Não é normal não.

  • marcos

    atah ok então
    muito obrigado

  • Andre

    Olá, meu nome é André e tenho 26 anos, gostaria muito que me tirassem essa dúvida terrível da minha cabeça: Sinto dor na região onde se localiza a próstata, mas essa dor passa após ocorrer ejaculação, tenho medo de ser um câncer…

  • Paulo

    ola, bom dia! meu nome é Paulo
    sinto dor nos testiculos ao defecar, estou com mau cheiro na urina e começou a sair um liquido branco no canal do penis quando o aperto. tb tive infecção urinária a um tempo atrás.
    pode ser cancer de prostata?
    tenho 23 anos e fiz exame a 2 anos atras e o DR. disse que não era a prostata, pq ela estava normal.
    apos o tratamento tive uma dilatação na uretra cujo tenho q apertar o penis para sair as ultimas gotas, existe cirurgia para este incomodo?
    e em relação aos outros sintomas estou muito preocupado, o q pode ser? OBRIGADO!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Andre,
    Com 26 anos, vc não tem câncer de próstata. De qualquer maneira, se tens dor, procure um urologista para saber do que se trata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paulo,
    Parece mais uretrite.

    Com 23 anos não espero que vc câncer de próstata. Isso é doença de pessoas com mais de 50 anos.

    Vá ao urologista.

  • Anonymous

    Dr
    O PSA aumentou de 1,11 ng/l , em Janeiro passado, para 2,28 em 31 de Agosto

    Que significado tem este valor?

    Tenho 55 anos, peso 63 kg e há dois anos fiz o toque retal – estava tudo normal

    Obrigado
    JD

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    JD,
    À princípio não significa nada. Não se interpreta uma análise isoladamente. Se a sua próstata cresceu um pouco, isso já justifica essa elevação. É preciso levar o exame ao seu urologista para que ele possa interpretá-lo corretamente.

  • marcia

    Ola boa tarde…casos de hemorroidas tem alguma ligação com cancer de prostata,meu marido tem 35 anos e vem apresentando esse problema com certa frequencia e inclusive com sangramento…grata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcia,
    Não tem nada a ver
    Tenho um texto de hemorroidas, se vc quiser ler procure por ele na caixa de procura no alto da barra lateral do blog

  • icasa

    Dr. Pedro, já foi diagnosticado câncer de próstata no meu avô. Ele iniciou o tratamento apenas com remédios, mas não resolveu. Agora o médico dele indicou uma vacina a cada mês.
    Ele urina frequentemente, mas não sente dor ao urinar. Sente dores nos joelhos. São sintomas comuns?
    O PSA dele já de 93, baixou p/ 9 e agora o resultado aumentou, deu 53.
    O que isso significa? Por favor, estou com muitas dúvidas.
    Quero me informar bem com o senhor, pois eu que estou acompanhando o tratamento dele.
    Desde já, muito obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Icasa,
    Essas variações do PSA são comuns ao longo do tratamento. Quanto mais baixo o valor, sinal de que o câncer está mais controlado.

  • Anonymous

    Gostaria de saber se os sintomas de um possível câncer de próstata são os mesmos que de uma DST (sangue na urina, incontinência urinária, dor ao urinar, dor forte nas costas, febre, intervalo curto entre idas ao toilet), Obrigada pela resposta. Érica Barreto

  • Rodrigo Souza

    Olá Drs.
    Meu nome é Rodrigo e tenho 28 anos, e a mais ou menos uns 6 anos eu venho sentido umas dores repetinas na região um pouco acima do penis do lado direito e abaixo da bexiga bem parecido com a foto que consta no site que mostra um tumor não encontrado pelo toque retal. Ao apalpar a região me parece que ha um caroço pequeno. Sempre após de urinar sempre sai um pouco de fluido do meu pênis. Gostaria de saber se pode ser câncer de prôstata e se devo procurar auxilio o mais urgente possivel.

  • Felipe

    Dr. Pedro Pinheiro ,eu tenho 18 anos e a um tempo atrás,estava achando que estava com câncer de próstata,desde então encontrei um caroço na nuca perto de onde começa o cabelo da cabeça ,e sento de vez enquanto dor na barriga e no umbigo.
    estou com medo de estar com câncer de próstata com metastase ,isso e possível lembrando que tenho 18 anos ,e li que o senhor falou que é doença para pessoas com mais de 50/60 anos.
    Grato se possível me envie um e-mail com a resposta meu e-mail é
    felipesg25@hotmail.com
    Grato!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Erica,
    Com uma bom exame físico e uma história clínica bem colhida, não dá para confundir muito não, apesar de alguns sintomas serem parecidos.

    Esse sintomas que vc decreve parece muito mais infecção urinário do que DST ou câncer de próstata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo Souza,
    Acho que vc deveria ser visto por um urologista, mas já adianto que é muito pouco provável que vc tenha câncer de próstata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Felipe,
    Com 18 anos vc não tem câncer de próstata. Não invente moda.

  • grazi braga

    grazi braga

    Meu pai verificou que no seu esperma está com um pouco de sangue, ele faz exames periodicos de prostata e o ultimo,a cerca de 6 meses nao constou nada no resultado, e ele sentia dor no testiculo, será cancer de prostata?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Grazi,
    Se ele tem hematoespermia precisa ser visto por um urologista. Podem ser várias doenças, inclusive câncer de próstata. É preciso avaliá-lo.

  • Carlos Eduardo

    Olá,

    Gostaria de saber sobre a hiperplasia benigna da próstata que está citada na bula do medicamento sibutramina. Porque ela ocorre, que complicações pode trazer e se é reversível após o término do tratamento com o medicamento.

    Obrigado.
    Carlos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carlos,
    Vi a bula da Sibutramina americana e daqui de Portugal e não encontrei esse relato.

    Também li um trabalho sobre efeitos colaterias da Sibutramina e não há nada mencionado.

    Acho q vc não deve se preocupar com isso, pois deve ser um efeito pouco comum.

  • Bruno Conzatti

    Olá,

    estive lendo seu post sobre os sintomas da próstata, e me surgiu uma dúvida…

    Cancer de próstota ou o aumento benígno podem ocorrer em homens jovens mesmo que não comumente? Por exemplo de 20 à 30 anos?
    caso a resposta seja afirmativa, que médico procurar? clínico geral primeiro? ou já marcar um especialista?

    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Bruno,
    em teoria pode ocorrer sim, mas é muito raro. Mas o mais comum nesta faixa etária é prostatite. O médico a procurar depende dos seus sintomas. Se forem sintomas relacionados a próstata é o urologista.
    Abraços.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro, Sou Wilson F. A., 47 anos, há 1 ano atrás, comecei a sentir uma dor no testículo direito como se tivesse levado uma bolada ou pancada nos testículos, fui ao médico, ele fez teste vizual e apalpável, porém tudo normal, disse que teríamos que fazer testes mais profundos.
    Bem, o caso é que fui casado, agora separado, não tenho relação conjugal nenhuma à mais de 1 ano, não tem inchaço, não é avermelhado, os dois test. são do mesmo tamanho e a dor alivia quando tenho ejaculação por um sonho ou ato individual ou quando urino.Sabendo-se que,no meu novo trabalho, fico em pé o dia todo, antes era sempre sentado ou mais acomodado, isso leva em conta a dor por estar em pé o dia todo?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Wilson,
    Não deve ser essa causa não. Se a dor te incomada, vc precisa fazer uma investigação maior com o urologista.

  • Anonymous

    Meu marido tem os sintomas citados no seu blog quando se fala em câncer de próstata e mais agravante é que também sai sangue ao defecar. Ele está sendo medicado mas não vejo nenhum progresso. O que fazer?

    Laura Oliveira

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Laura,
    É simples. Procurar um urologista ou um clínico geral.

  • zeca

    Ola Dr. Pinheiro,
    Ultimamente sempre que ingiro cerca de 0,50 lts de agua de manha passados 30 minutos vou urinar 2 a 3 vezes. A primeira urina sai amarelada mas as outras ja saem brancas. Não urino de noite e tenho 54 anos. Fiz o Psa a 1 ano e tinha 0,80. Ha cerca de uma semana veio o medico a empresa fiz o teste a urina e estava normal sem glicose. A minha pergunta sera isto normal? Bebo cerca de 2 litros de agua por dia mas e de manha quando urino mais, depois no decorrer do dia urino de 3-4 horas.
    Obrigado Jose Rodrigues de Lisbpoa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Zeca,
    Não vejo nada de anormal nesse seu relato.

  • joelma

    meu pai ta sentindo dor e dificuldade ao urinar e a urina dele ta escura.ele costuma bêbêr nos finais de semana e também tem pressão alta.estamos muito preocupados será que pode ser cancer da prostata ou alguma infecção urinaria.ele nunca fez exames e na familia não tem casos.por favor nos ajude!o que devemos fazer.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Joelma,
    Ele precisa ser visto por um médico. Leve-o a um urologista.

  • michele

    Bom Dia Dr.

    Meu pai tem 60anos fez exame e o PSA total 7,2 e na ultrasom mostrou que e a prostata dele está com 67g . A médica encaminhou para o urologista, mas estou muito preocupada em ser um diagnóstico de câncer.

  • frederico

    Olá Dr. Boa noite,
    Gostaria de saber o que é calcificação na próstata?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Frederico,
    em geral são sequelas de prostatites.

  • Anonymous

    Olá Dr. Boa noite,
    Tenho 34 anos e ando sentindo os seguintes sintomas: dor(queimação) do lado direito inferior do abdômen, sentimento de evacuação incompleta (fezes finas e compridas) dor(queimação) na região da bacia/femur/costas.
    Fui a um clínico geral o qual me passou uma série de exames: coração (normal); fezes e urina (normal); sangue (colesterol alto); ultrassonografia abdominal superior e inferior, tudo normal, exceto a prostata com textura heterogenea.
    Ao ver os resultados o médico falou que estava tudo bem e que eu estava com a saúde excelente.
    Perguntei a ele sobre o resultado da prostata e o mesmo me informou que não tinha problema.
    Sobre as dores me aconselhou a procurar um ortopedista que poderia ser coluna.
    Na ocasião não sentia o desconforto na barriga, o qual retornou.
    Meu pai faleceu com 47 anos de cancer de rin.
    Pergunto Dr. Devo me dirigir a outro clínico geral (segunda opinião), a um ortopedista ou logo um urologista?

    Obrigado pela atenção!

    Rafael

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafael, pela história, eu optaria por uma segunda opinião de um clínico geral.

  • Anonymous

    Ola doutor
    gostaria de saber se fizer sexo todo dia causa aumento da prostata?
    davidprospector@hotmail.com
    obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro
  • Rosangela

    Ola!
    Quero saber se alguma disfunção da prostata pode causar algum tipo de confusão mental?
    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    @Rosangela
    Indiretamente pode, como por exemplo, metástases cerebrais de um câncer de próstata, sepse por uma prostatite ou insuficiência renal aguda por obstrução urinária.

  • Celina Munroe

    Caro doutor, meu noivo tem 36 anos foi diagnosticado com câncer de próstata, o médico que o acompanha disse que o tumor já está em um nível avançado de crescimento e por conta disso, a única solução seria a cirurgia, contudo, ele disse também que após a cirurgia, a quimioterapia seria opcional e ficaria de acordo com a vontade do meu noivo… que por sua vez não aceita passar pelo tratamento (por conta dos efeitos colaterais da quimio ou radioterapia)… não sei mais o que fazer..
    Se a cirurgia for um sucesso e eles conseguirem retirar todo o tumor, existe a possibilidade de conseguir viver sem o tratamento (quimio ou radioterapia)? Ou a expectativa de vida ainda será reduzida?

    Espero ansiosamente a sua resposta, e agradeço desde já!

    Celina Munroe

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Celina Munroe
    Impossível eu opinar à distância. Mas acho que neste caso não cabe ao seu marido escolher. Ele não tem conhecimento técnico suficiente para decidir sobre um tratamento de câncer. Quem tem que tomar essa decisão é o médico. O seu marido pode até não aceitar a conduta dele, mas quem deve indicar o melhor tratamento é o médico.

  • Anonymous

    Dr. Pedro Pinheiro
    Gostaria de saber se caso alguém tenha a sua próstata inflamada, sentiria dor ao evacuar quando estivesse com suas fezes um pouco ressecada? Grato pela atenção.
    Antônio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Antônio
    É um sintoma possível.

  • Anonymous

    Dr. Bom Dia,

    O exame PSA do meu pai 62(anos)deu um pouco alterado em relação a do ano passado. O Urologista sugeriu uma biopsia, mas meu pai ficou com um pouc de receio de fazer.
    Dúvida, A retirada de material da prostata para biopsia pode causar impotência? se sim qual a chances ? se não quais os risco?

    desde já grato pela atenção.

    Márcio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Márcio
    O taxa de complicações da biópsia de próstata é baixa, além disso, impotência não é uma delas

  • Junior

    Boa tarde Dr…
    Meu pai tem 54 anos, e começou fazer alguns exames de rotina, acabei percebendo ele meio estranos nos ultimos 15 dias. Peguei o exame dele para dar uma olhada, e vi que a próstata dele esta bem aumentada com cerca de 48 gm. Isso necessáriamente quer dizer câncer de próstata?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Junior
    Não, pode ser apenas hiperplasia benigna da próstata

  • bete

    boa noite. recentemente meu pai fez uma biopsia da prostata, e desde entao ele urina constante mente, de hora a hora. a urina nao vem com sangue, mas sera normal este sintoma depois da biopsia, ou o melhor sera consultar o medico? obrigado

  • Anonymous

    Bom dia Dr.

    Meu nome é Lucas
    Tenho 23 anos e ja faz alguns dias que estou sentindo dores na região da bexiga quando vou sentar, caminhar por longo tempo, quando vou tossir, e quando vou defecar sai normal mas também sinto um pouco de dor na região de bexiga, e a urina sai normal e sem dor.

    Mas fico preocupado, pode ter alguma ligação com a prostata? Corro o risco de ter um câncer? o que pode ser?

  • http://www.blogger.com/profile/11444113900442048633 Mariah

    Dr. Pedro! Que benção divina ter alguem como o Sr pronto a doar parte do seu tempo para esclarecer duvidas. Estou vendo, porque meu cunhado fez em abril exames da prostata de nada constou, porem, agora ele está com ardencia, frquencia na ida ao banheiro e dor ao urinar…
    Que Deus o abençoe hoje e sempre Dr.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @bete
    É melhor falar com o urologista

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Lucas
    câncer de próstata aos 23 anos é muito pouco provável. Procure um urologista para investigar os seus sintomas

  • vilton

    Boa noite Dr.
    pode alguem ter seu psa 4 ng/mL, sendo que ja foi retirado a prostata?sentindo dores no testiculo direito e na bexiga?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @vilton
    Se a próstata foi retirada, o PSA deve ser em torno de zero. Procure o urologista para esclarecer o fato.

  • Tadeu

    Boa noite Dr. Pedro.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site totalmente didático e esclarecedor.
    Tenho 36 anos e há algum tempo, ao saltar de baixas alturas, sinto fortes fisgadas entre o ânus e a bolsa escrotal. Lí a matéria acima sobre os sinais e sintomas do câncer de próstata e não sinto nenhum dos citados. Seria prostatite ou algo mais sério? Meu avô paterno faleceu com câncer de próstata com 88 anos de idade.

    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Tadeu
    Aos 36 anos é pouquíssimo provável que vc tenha cÂncer de próstata. Para saber se pode ser outra doença da próstata, só sendo examinado por um urologista.

  • Vivian

    Dr. Pedro,

    meu pai está com a próstata com tamanho normal para a sua idade (63 anos), segundo o seu médico, mas o PSA total está em 8,8ng.

    É possível haver câncer de próstata sem essa ter o seu tamanho muito alterado?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Vivian
    Sim, é perfeitamente possível haver um câncer de próstata em uma próstata de tamanho normal.

  • Antonio-oscar

    Dr Pedro Pinheiro, muito grato pelas informações sobre câncer de prostata. Tenho 64 anos e sofri uma cirurgia da prostata ha 4 meses.(Videolaparoscopia c/ preservação dos nervos) Quando vou recuperar minhas atividades sexuais? Saliento ainda que tenho muito libido, porem não atinjo uma ereção plena.antonio-oscar1947@hotmail.com

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você te que relatar essa situação ao seu urologista. Pode ser um efeito adverso da cirurgia.

  • Antonio-oscar

    olá dr Pedro Pinheiro,sou eu novamente(antonio-oscar1947@hotmail.com) o que eu gostaria de saber é se a cirurgia de prostata radical feita com tds os cuidados de preservação dos nervos causa impotência sexual? E se causar alguma alteração como pode ser resolvido?   Remédios (VIAGRA) ´,,reposição de hormonios ou mesmo uma protese peniana? Me dê uma luz por favor!!!

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sempre há riscos. Antes de saber como resolver é preciso primeiro confirmar se houve alguma lesão que diminua sua potência sexual.

  • Cleonicelima961

    diarreia pode ser uns dos sintoma do cançer de prostata

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma ser.

  • Luciano

    Bom dia, Dr. Pedro Pinheiro. Respondendo ao questionário do “Escore Internacional de Sintomas Prostáticos”, obtive pontuação 30. O problema é que tenho apenas 26 anos. Venho sentindo dores lombares, vontade de urinar de hora em hora (acordo várias vezes à noite), etc… Estes sintomas já me afligem há alguns anos. Há uns dois anos um urologista diagnosticou que era apenas um problema ortopédico na coluna. Há pouco tempo, como o problema persistiu, procurei outro urologista, que avaliou novamente todos os exames (novos). Porém, pedi que ele solicitasse a dosagem do PSA em meu exame de sangue, pois ainda não havia sido feita uma avaliação da minha próstata. Ele me tranquilizou e se recusou a solicitar, dizendo que pela minha idade certamente não é esse o problema. Contudo, o diagnóstico novamente não encontrou problemas. Ele me pediu, então, para que eu cortasse a cafeína de minha alimentação como teste. Não obtive resultado significativo e acabei desistindo de seguir com a “pesquisa”. Fato é que os sintomas persistem e não encontro solução. Gostaria de solicitá-lo que entre em contato comigo por e-mail. Sou cliente UNIMED e gostaria de fazer uma consulta com o senhor. Grato.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Eu não tenho consultório particular e além do mais moro em Lisboa, Portugal.
      Se você não está satisfeito com o atendimento anterior, procure outro urologista e pergunte se o seu caso pode ser uma prostatite.

  • Alex

    boa noite Dr. parabens pelo site
    Gostaria de saber se a pessoa que tem varicocele aos 42 anos pode influenciar no resultado do PSA?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Miguel

    doi para fazer o exame do toque,tenho quase todos os sintomas  acima escritos.so que sou muito emvergonhado em fazer o exame do toque,acho que me sentiria melhor com uma medica.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não dói nada.

  • Fabinhobim_silva

    coseira no anos tem alguma coisa a ver com os sintomas de prostata
     

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Moises

    Olá doutor meu pai tem 54 anos e a sua prostata de 27 gramas cresceu para 68 gramas em 4 meses  pode ser considerado cancer 

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não necessariamente.

  • Nivaldo

    foi muito proveitoso. e passei a intender varias duvidas

  • Andre

    Meu pai tem 64 anos, tirou há 1 mês câncer no intestino grosso, ele está bem, porém agora ele não quer fazer a quimioterapia que foi recomendado pelo médico. Quais os riscos que ele pode ter?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Risco do câncer voltar e a cirurgia ser em vão.

  • Andre

    Meu pai tem 64 anos, tirou há 1 mês câncer no intestino grosso, ele está bem, porém agora ele não quer fazer a quimioterapia que foi recomendado pelo médico. Quais os riscos que ele pode ter?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Risco do câncer voltar e a cirurgia ser em vão.

  • Nivaldo

    foi muito proveitoso. e passei a intender varias duvidas

  • Fabinhobim_silva

    coseira no anos tem alguma coisa a ver com os sintomas de prostata
     

  • Liliane Mendes

    Olá Dr,

    Parabens pelo site!!!
    Muito sucesso …

  • Liliane Mendes

    Olá Dr,

    Parabens pelo site!!!
    Muito sucesso …

  • lucas

    Boa tarde Dr.
    Meu pai tem 56 anos e tem algumas sintomas relatados acima para problemas de prostata, mais o exame de PSA ultra sensivel dele deu 0,77. O que pode ser?

    obrigado

     

  • Brazferreiira

    meu pai tem 64 anos. ja fez uma cirugia de prostata a lazer a seis anos atras ,agora sente muita dificuldade de urinar ,como se o canal da ureta estivese fechando e chega a sair sangue.alex ferreira

  • Simoneeleni

    meu avô tem 65 anos e está fazendo tratamento pois está sofrendo muito e não aguento mais ver tanto sofrimento.

  • Ivana

    boa noite, pac.c/92 anos c/dialise peritonial, melanoma, pode fazer aumento de testiculos e dor em mamas pela dialise? outro dado glicemia alterada. ivanasirley@hotmail.com grata

  • rosangela

    oi meu tem 75 anos e agora feis um exame de postra e senti muita dor nois rim o que devo fazer dr 

  • Vanilde Sales

    meu marido tem 68 anos e está tendo dificuldade de ereção é normal?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É comum nesta idade

  • joao

    sinto dores anal interna 

  • joao

    sinto dores anal interna pode ser sintomas de prostata

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • joao

    sinto dores anal interna pode ser sintomas de prostata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • maryapdejesus1

    meu sogro tem 61 anos  ha19 dias realizou uma cirurgia de prostata, no inicio estava tudo bem, mas agora começou a ter dor intensa nos testiculos e apresentando inchaço o que pode estar acontecendo?

  • Gomesfabretti

    psa acima de 10 automaticamente existe cancer

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Pode ter outra causa, mas o risco de câncer é alto.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não. Pode ter outra causa, mas o risco de câncer é alto.

  • Antero

    Aumento da prostata para 37,5g e formado irregular , com psa normal ,pode ser cancer?

  • http://www.dispersa.com.br/saude Dispersa

    É um exame cheio de preconceitos, mas é melhor superar o preconceito que ser derrotado por uma doença.

  • eduardo

    ao urinar doi e urino a cada quarenta ou uma hora seguido e quando aperto a cabeça do penis sai um liquido branco oque sera

  • Josilene Borges

    Meu marido tem 48 anos e fez uma ultrassom da prostata, cuja medidas foram 4,1 x 3,8 x 3,2cm e volume 25cm. Gostaria de saber se essas medidas são normais? Agardeço. Meu email- josilene.borges@hotmail.com

  • aguinaldo

    o uso de omeprazol pode diminuir meu testosterona e causar algo na prostata ou outros???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Anonymous

    meu nome é Paulo tenho 22 anos sinto dores nos testiculos a algum tempo ,ao tocalos sinto nodulos na parte de baixo em ambos.a algumas semans sinto dores internas no anus o que pode ser? estou com muito medo!espero sua resposta .Desde já agradeço!

  • Jucelinoduarte77

    qual a idade para fazer o teque ratal

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em geral, a partir dos 45-50 anos.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro.
    Meu pai tem 76 anos e vem tratando a próstata. Já fez biopsia, e vem fazendo tratamento com medicamento e xames de psa e ultrassom. Peguei hoje sua ecografia da prostata deu como resultado volume aumentado medindo (55 x 53 x 55)mm pesando 83 gramas. O retorno ao urologista demora um pouco. Com a idade dele esse resultado ainda pode ser um aumento natural da próstata ou sugere nova investigação de cancer?

  • Rai_dosantos

    o homem pode perder a ereção depois da cirurgia ou ficar impotente.
     

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode. É uma complicação possível das cirurgias da próstata.

  • Suellen

    Dores lombar,com sangramento na hora do xixi e dores no rins  por varios dias pode ser algum sinal de que a pessoa pode vir ter cancer da prostata.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Poder até pode, mas não é o habitual. Isso parece mais sintomas de infecção urinária.

  • adriana

    dor no testiculo na hora que esta defecando, pode ser algum problema com a prostata?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • adriana

    dor no testiculo na hora que esta defecando, pode ser algum problema com a prostata?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • Cláudio

    Dr. quando vou obrar e me limpo com papel higiênico, logo depois sai uma pouca quantidade de esperma do pênis, juntamente com um pouco de urina. Isso tem haver com a próstata, haja visto que meu pai teve câncer maligno de próstata?

  • Cláudio

    Saliento que tenho 33 anos.