22 de julho de 2013

CÁLCULO RENAL | Tratamento e duplo J

 
680 COMPARTILHAMENTOS

A pedra no rim, também conhecida como cálculo renal ou litíase renal, é uma doença relativamente comum e uma das condições médicas que mais causa dor no seres humanos.

Publicidade

No artigo de hoje vamos falar sobre o tratamento e a prevenção do cálculo renal,  abordando os seguintes pontos:

  • Tratamento durante a crise de cólica renal.
  • Tratamento das pedras de grande tamanho.
  • Cirurgia para cálculo renal.
  • Utilização do cateter duplo J.
  • Investigação da composição do cálculo renal.
  • Remédios que dissolvem as pedras.

A primeira parte deste texto, abordando as causas e sintomas do cálculo renal, pode ser acessado neste link: CÁLCULO RENAL | Causas e sintomas.

Tratamento da crise aguda de cólica renal

A crise de cólica renal geralmente surge quando uma pedra formada no rim move-se e fica impactada em uma região do trato urinário, obstruindo a passagem da urina. Esta obstrução pode ocorrer dentro do próprio rim, mas é mais comum nos ureteres, o ducto que leva a urina do rim à bexiga.

Cálculo renal

A cólica renal costuma ser uma dor severa, com crises que duram até 60 minutos ininterruptos. Há pessoas que dizem que a cólica renal é a pior dor que já sentiram na vida.

O primeiro passo no tratamento da cólica renal é obviamente aliviar a dor do paciente. As drogas mais usadas são os anti-inflamatórios e os opioides (derivados da morfina).

Uma vez que o paciente encontre-se mais aliviado da dor, deve-se tentar encontrar a causa da cólica renal. Uma radiografia simples de abdômen e uma ultrassonografia geralmente são suficientes para se localizar a pedra. Se o cálculo já estiver no final do ureter, próxima à bexiga, o melhor exame para detectá-la é a tomografia computadorizada.

A localização e o tamanho da pedra são os fatores que definem os próximos passos no tratamento do cálculo renal.

Locais mais comuns de cálculo renal (pedra no rim)

Localizações mais comuns da litíase renal

Cálculos menores que 5 mm (0,5 cm), principalmente se localizados na parte final do ureter, habitualmente saem espontaneamente pela urina sem tratamento. Menos de 20% dos pacientes com pedras menores que 5mm precisam de alguma intervenção médica para retirar seu cálculo renal. O cálculo demora em média 8 a 14 dias para ser expelido. Porém, dependendo da localização, o tempo pode ser maior que 1 mês.

A partir dos 5 mm, quanto maior for a pedra, menor a chance dela ser eliminada espontaneamente. 60% dos cálculos renais entre 5 e 7 mm são eliminados sem tratamento; esta taxa cai para menos de 50% nas pedras com tamanho entre 7 e 9 mm. Já a pedras grandes, com mais de 9mm somente 25% saem espontaneamente, mesmo assim, apenas se já estiverem na parte final do ureter. Cálculos maiores que 10 mm (1cm) localizados no início do ureter, próximo ao rim, não costumam sair sozinhos, pois são até 3x maiores que o diâmetro médio do ureter.

Tratamento expectante do cálculo renal

Uma vez controlada a dor do paciente e diagnosticado um cálculo renal com menos de 10 mm sem sinais de complicações, como hidronefrose (dilatação do rim por obstrução da passagem de urina), o paciente pode ser tratado em casa, à espera da eliminação espontânea da pedra.

Geralmente o paciente é liberado para casa medicado com anti-inflamatórios para controlar a dor e medicamentos que relaxem o ureter, o que facilita a passagem do cálculo em direção à bexiga. As drogas mais usadas para este fim são a Tansulosina (medicamento também usado na hiperplasia benigna da próstata) ou a Nifedipina (medicamento também usado para tratar hipertensão arterial).

Orienta-se também o paciente a ingerir bastante líquidos para que um grande volume de urina ajude a empurrar a pedra.

Se o paciente tiver pedras maiores que 1 cm, dor de difícil controle, sinais de obstrução do rim (hidronefrose), sinais de infecção urinária ou se após 4 a 6 semanas a pedra não tiver saído espontaneamente, a avaliação por um urologista está indicada.

Cirurgias para cálculos renais

Se o cálculo renal for demasiadamente grande ou se surgirem complicações, como infecção urinária ou obstrução do funcionamento de um dos rins, a única maneira de tratar o paciente é através de uma intervenção médica.

O tratamento do cálculo renal evoluiu muito ao longo dos anos e hoje existem várias opções para se eliminar uma pedra no trato urinário.

Grosso modo, os métodos mais usados são:

  • Litotripsia extracorpórea (LECO)- método onde as pedras são quebradas por meio de ondas de choque aplicadas através da pele.
  • Ureterolitotripsia – as ondas de choque são aplicadas diretamente nos cálculos, através de endoscópio inserido pela uretra até o ureter.
  • Nefrolitotomia percutânea – uma pequena cirurgia onde o endoscópio é inserido através da pele até o local onde esta o cálculo.
  • Cirurgia convencional - procedimento onde o rim necessita ser aberto para retirada das pedras. Normalmente usada em cálculos complicados, principalmente nos cálculos coraliformes.

A litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO) é atualmente o procedimento mais utilizado, principalmente se a pedra estiver dentro do rim ou no ureter proximal (parte inicial, próxima ao rim).

Nos casos de pedras muito grandes, maiores que 15 mm (1,5 cm) ou se a pedra estiver impactada na metade inferior do ureter, a litotripsia extracorpórea não consegue ser tão efetiva. Nestes casos, a Ureterolitotripsia ou a Nefrolitotomia percutânea apresentam melhores resultados.

Cateter Duplo J

Duplo J

Após qualquer manipulação do ureter, este pode apresentar um grau de edema secundário à reação inflamatória, que por si só pode obstruir a passagem de urina e de restos de cálculos que ainda possam permanecer. Por isso, costuma-se inserir um cateter chamado de duplo J, ou rabo de porco (pig-tail em inglês), para garantir a permeabilidade da via manipulada.

O cateter apresenta as duas extremidades em forma parecida com a letra J, daí o seu nome. O Duplo J apresenta furos em seu trajeto que permitem o escoamento da urina

Como funciona o Duplo J

Uma ponta fica dentro do rim e a outra dentro da bexiga. Portanto, mesmo que haja obstrução em algum ponto do ureter, independente da causa, o duplo J garante a permeabilidade da via urinária. Este cateter pode permanecer por várias semanas até que o urologista ache seguro retirá-lo.

Após a colocação do duplo J pode haver dor lombar e abdominal , ardor ao urinar e sangramentos na urina durante alguns dias. Se houver febre, dor excruciante ou sangramento exuberante com coágulos, deve-se contactar o urologista para uma reavaliação.

A retirada do cateter é um procedimento simples e feito por via endoscópica com um cistoscópio. Entra-se pela uretra com esse endoscópio e puxa-se o cateter para fora. Se não houver complicações como aderências ou deslocamentos do duplo J, a retirada é um procedimento rápido, e na maioria das vezes, indolor.

Investigação da composição do cálculo renal

Uma vez resolvido o problema do cálculo, seja de modo espontâneo ou através de uma intervenção médica, o próximo passo é tentar identificar a composição da pedra para que se possa traçar estratégias para prevenir o aparecimento de novos cálculos renais.

Se o paciente conseguir guardar a pedra eliminada, o seu conteúdo pode ser analisado em um laboratório. Mas mesmo que não seja possível recuperar a pedra expelida, um acompanhamento com médico Nefrologista está indicado para que ele, através da avaliação da composição da sua urina, possa procurar por problemas que facilitem a formação de cálculos.

Pacientes que apresentam excesso de cálcio, oxalato, fósforo ou ácido úrico na urina possuem maior risco de formar pedras. Por outro lado, falta de citrato na urina ou uma urina pouco diluída também são fatores de risco. Muitas vezes, a correção destas alterações na composição da urina são suficientes para impedir o surgimento de novos cálculos.

Existem remédios que dissolvem pedras?

Se a pedra de for composta principalmente por ácido úrico, a alcalinização da urina com bicarbonato ou citrato de potássio (Litocit) pode ajudar a dissolver a pedra. Esta é a ÚNICA situação na qual dissolver pedras é possível.

Todavia, a imensa maioria dos cálculos renais é composta por cálcio. Nestes casos, infelizmente, não há modo de dissolver as pedras já formadas.

TOME CUIDADO! Algumas empresas desonestas se aproveitam do fato da maioria dos cálculos saírem sozinhos e de alguns poderem mudar de tamanho espontaneamente para vender “produtos naturais” como milagrosos. Existem dezenas de sites falsos fazendo apologia ao uso de substâncias que supostamente dissolvem cálculos renais. Esses tratamentos não são cientificamente comprovados. Nenhuma Sociedade Internacional de Urologia ou Nefrologia indica o uso de substâncias para dissolver cálculos à base e cálcio.

Quer uma dica para saber se o medicamento contra o cálculo é correto? Antes de comprar qualquer remédio “natural” procure pelo seu registro na ANVISA. Se não estiver registrado, não compre. Se estiver registrado na ANVISA, veja se o registro é apenas como suplemento alimentar ou se o produto tem autorização para ser usado como remédio para cálculo renal. Muitas empresas registram seus produtos apenas como suplemento alimentar e depois usam este registro para fingir que o medicamento é indicado e aprovado pela ANVISA para tratar diversas doenças. Na dúvida, não compre medicamentos sem a orientação de um médico.

E o chá de quebra-pedra?

O famoso chá de quebra-pedra não quebra nenhuma pedra. Mas ele parece ser efetivo na prevenção do cálculo renal. Se o paciente já tem a pedra de cálcio formada, o chá funciona tanto quanto qualquer outro líquido, incluindo água. Porém, se tomado com frequência ele parece diminuir a formação de novas pedras, reduzindo a incidência de cálculos renais.

Publicidade
  • Juliana

    Coloquei o duploJ há 3 dias to com fortes dores! O médico disse que iria passar a dor dos rins mas ta doendo muito não consigo trabalhar e perdi a fome. É normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é normal, procure o seu urologista.

  • leo

    dr. Estou com um calculo de 23mm no ureter direito, meu urologista achou melhor a colocação de um cateter por 15 dias antes da retirada da mesma, que deverá ser feita por litropisia inter-corporea.É normal esse procedimento e tem possibilidade desse calculo sair sozinho por causa do cateter?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- O procedimento não está errado.
      2- Cálculos desse tamanho não são eliminados espontaneamente, mesmo com o cateter.

  • Lozinha

    Toda essa conversa me ajudou muito! Estou com o duplo J tenho muita dor! Gostria de saber se após a retirada se não vou ter mais dores! Agradeço desde já!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A tendencia é a dor ir sumindo.

  • catia

    Tenho um duplo j ha quase um mes. A semana passada apanhei uma infecção urinaria e num dente pelo que tenho andado a antibiótico. A medica não soube dizer se a infecção é derivada ou não do duplo j. Acha que sim? Para além disso há cerca de 4 dias a dores pioraram, tenho imensas que me impossibilitam as vezes até de andar, a urina tem sangue saindo da cor do vinho rose. É normal? Devo ir a uma urgência? Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, se você tem infecção urinária tendo um duplo J, isso é indicação de ser visto por um médico. É possível que o duplo J tenha que ser removido.

  • Anderson Luiz Silva

    ola, parabenizo pelos esclarecimentos e formulo minha duvida 10 dias com o duplo j aina sinto dores ao urinar e a urina ainda está avermelhada é normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É comum, as suas vias urinárias ainda devem estar feridas.

  • Marinaldo Da Silva Martins

    Doutor estou com um cateter j posso fazer sexo mesmo com ele dentro de mim?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Normalmente, sim. Mas o ideal é você perguntar para o seu urologista.

  • DIONEI

    ola…
    Minha cunhada esta grávida de 7 meses e colocou o duplo j isso tem riscos para o bebê?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pelo duplo J, não.

  • Alison Paulo Ferreira

    A litotripsia pode desenvolver diabetes?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há nenhuma comprovação disto.

  • Vanessa Mota Lemos

    Bom dia Dr.,
    Eu gostaria de esclarecer algumas duvidas por favor.
    Eu tenho vários cálculos nos dois rins, 5 em um e 7 no outro.
    Já fiz 4 seções de litotripsia e não teve um bom resultado. Já estou tomando o litocit a mais de um ano. Por enquanto só fui no urologista, e este me indicou a cirurgia para retirar as pedras. Será que antes de aceitar a cirurgia eu deveria ir no nefrologista? Me ajude!

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Se o urologista está indicando a cirurgia, o ideal é fazê-la e depois procurar o Nefrologista.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o urologista está indicando a cirurgia, o ideal é fazê-la e depois procurar o Nefrologista.

  • valeria

    Dr. uma litíase renal com complicação de hidronefrose grau 2 mais ainda esta agudizada, com o calculo medido aproximadamente 10,03 mm, o método de tratamento será só por meio de intervenção cirúrgica ou pode ser expelido com o uso de medicamentos. Se não qual seria o tratamento ideal. Desde já agradeço, muito obrigada esse site é de grande ajuda e muito interessante parabéns pelo seu trabalho.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Essa pedra é muito grande. Ela não sairá sozinha. Tem que ser retirada por intervenção.

  • Silva

    Olá, em relação a essa cirurgia do duplo J… se for feita em uma mulher e ela ainda for virgem (tiver o hímen) por consequência disso ela perderá o hímen? Grato.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não, o ureter e vagina são coisas diferentes.

  • marco antonio

    gostaria de saber o que é um ponto hiperecogenico de 8.5mm no rim

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      É alguma coisa que causa muito eco ao ultrassom. Pode ser um cálculo renal, mas com tão poucas informações é impossível afirmar.

  • aurelise

    ola!DR.fins uma cirurgia nos meus dos rins esto com cateter nos dos rins,vou tira os cateter depois de três semana gostaria de saber ser,vou fazer o mesmo procedimento de interna para pode retira eles…desde já agradeço..

    • Pedro Pinheiro

      A retirada é mais simples. Não precisa internar.

      • DAVID PEREIRA BARBOSA

        Foi me colocado um cateter duplo J e será retirado no dia 26.08.013, gostaria de saber se este procedimento é tranquilo e seguro e se terei que tomar novamente anestesia, pois estou preocupado?

        • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

          A retirada do duplo J é bem mais simples que a implantação. Na maioria dos caso não precisa de anestesia.

  • alex

    dr coloquei um duplo j gostaria de saber se tem riscos
    estou trabalhando
    trabalho com construão civil isso doi muito sei que não deveria fazer isso mas tem riscos ?

    • Pedro Pinheiro

      Não há riscos em relação ao seu trabalho.

  • Maickson Marcos Santos Pereira

    Dr. fiz esse ma cirurgia e precisou colocar o esse tipo de catete. minha duvida é: que quando urino a urina sai bem fraca é normal isso acontecer?

  • Patricia

    Bom dia doutor, meu irmão e especial e ja fez a terceira cirurgia na maquina de quebrar calculo, as pedras do rim esquerdo eram de 0,7 cm e de 0,8 cm de diametro…..agora ficaram apenas pedras pequenas diz o medico…….a gente voltou p casa e ele continua sentindo dor nas costas….liguei p medico e ele disse que ele nao tem pq sentir dor……nos estamos apavorados sem saber o que fazer……e normal sentir esta dor……ele repetiu esta cirugia apos um mes? o que fazer? procuramos outro medico?

  • http://profile.yahoo.com/YPV7423ZM4OPLDB4VRRA6XV3DI Daniele

    Boa noite! Dr. ha 23 dias passei por uma Ureterorrenolitotripsia Flexivel , para retirada de cálculos de ambos os rins, eram vários sendo q os maiores com 8,5mm, 9,7mm e havia um outro por volta desse tamanho, mas n recordo e n estou c os exames em mãos. Estou desde o dia da cirurgia com um cateter Duplo j em cada rim, Dr. nos primeiros dias senti dores horríveis! difícil até para descrever, mas isso foi melhorando com o tempo, consegui ficar alguns dias, +ou- uns5 sem tomar nada forte para dor(Deocil e Tramadol), tomava apenas dipirona, porém já faz uns 3 dias q voltei a sentir um forte encômodo, nada q n dê para aguentar, tenho sentido pontadas nas nos rins, e na lombar, como se fosse ter uma crise renal, porém só fica assim e n passa disso. Vou fazer uma TC semana q vem, mas gostaria de saber se esse encômodo depois de 23 dias c o cateter ainda é normal. Minha urina está clarinha, só tive sangramento nos primeiros dias após a cirurgia. N tenho feito mt esforço pois sinto dores q tbm são suportáveis.

    Desde já lhes agradeço!
    Att, Daniele.

  • http://profile.yahoo.com/YPV7423ZM4OPLDB4VRRA6XV3DI Daniele

    Boa noite! Dr. ha 23 dias passei por uma Ureterorrenolitotripsia Flexivel , para retirada de cálculos de ambos os rins, eram vários sendo q os maiores com 8,5mm, 9,7mm e havia um outro por volta desse tamanho, mas n recordo e n estou c os exames em mãos. Estou desde o dia da cirurgia com um cateter Duplo j em cada rim, Dr. nos primeiros dias senti dores horríveis! difícil até para descrever, mas isso foi melhorando com o tempo, consegui ficar alguns dias, +ou- uns5 sem tomar nada forte para dor(Deocil e Tramadol), tomava apenas dipirona, porém já faz uns 3 dias q voltei a sentir um forte encômodo, nada q n dê para aguentar, tenho sentido pontadas nas nos rins, e na lombar, como se fosse ter uma crise renal, porém só fica assim e n passa disso. Vou fazer uma TC semana q vem, mas gostaria de saber se esse encômodo depois de 23 dias c o cateter ainda é normal. Minha urina está clarinha, só tive sangramento nos primeiros dias após a cirurgia. N tenho feito mt esforço pois sinto dores q tbm são suportáveis.

    Desde já lhes agradeço!
    Att, Daniele.

    • Fernando Tosta

      Olha Daniele te sugiro procurar seu uro e fazer uma TC

  • sandrodvf

    Com 1 mês de duplo j sinto incômodos na região púbica, abaixo do pênis e na base.Isso mais durante o dia, quando deito e durmo melhora muito.Deve ser devido ao corpo estranho em mim ?
    Excelente página e tudo de bom a todos…Abraços

  • sandrodvf

    Com 1 mês de duplo j sinto incômodos na região púbica, abaixo do pênis e na base.Isso mais durante o dia, quando deito e durmo melhora muito.Deve ser devido ao corpo estranho em mim ?
    Excelente página e tudo de bom a todos…Abraços

  • NunoPaz9

    Nuno,

    Dr., Eu coloquei um stent J duplo faz 28 dias, tenho tido muitas dores no pénis, só não tenho dores quando estou sentado. Quando ando em pé, passado pouco tempo fico com dores insuportáveis no pénis. Eu sei que o meu pénis ficou com trauma por dentro, mas passado 28 dias não era suposto esse trauma ter passado? Os tecidos internos demoram muito tempo na regeneração?

    Falei com o meu urologista e ele me disse que provavelmente fiquei com trauma na colocação do pénis e também devido ao uso da algalia. Na semana seguinte já passados 26 dias da colocação do stent, continua tudo igual, isto não passa! Falei com o urologista de novo, e ele vai me remover o stent e diz que ai sim as dores no pénis me vão passar.

    Como sei que sua resposta só pode ser sobre questões generalistas porque não existe observação médica, faço as seguintes questões:

    É possivel ao colocar o stent eu ter ficado com o pénis infectado por dentro mesmo após ter tomado antibiotico durante 10 diz para evitar qualquer infecção de tecidos moles?

    Na sua experiência já alguma vez viu uma pessoa queixar-se do pénis desta forma, e não são dores só ao urinar, essas também tenho, são dores cada vez que se levanta, são dores ao dormir quando estou deitado e me viro de lado, dores que uma pessoa está bem quando está deitada?

    Eu olho para a o princípio da parte de dentro do meu pénis e está claramente com lesões, tem a cor rouxo com inchaço? Oque é que isso tem a ver com o stent?

    Estou a rezar para que quando tirar o stent estas dores vão embora, mas começo a duvidar disso…..

    Gostaria que me desse uma opinião em traços gerais claro sobre se essa situação é normal.

    Muito Obrigado,

  • NunoPaz9

    Nuno,

    Dr., Eu coloquei um stent J duplo faz 28 dias, tenho tido muitas dores no pénis, só não tenho dores quando estou sentado. Quando ando em pé, passado pouco tempo fico com dores insuportáveis no pénis. Eu sei que o meu pénis ficou com trauma por dentro, mas passado 28 dias não era suposto esse trauma ter passado? Os tecidos internos demoram muito tempo na regeneração?

    Falei com o meu urologista e ele me disse que provavelmente fiquei com trauma na colocação do pénis e também devido ao uso da algalia. Na semana seguinte já passados 26 dias da colocação do stent, continua tudo igual, isto não passa! Falei com o urologista de novo, e ele vai me remover o stent e diz que ai sim as dores no pénis me vão passar.

    Como sei que sua resposta só pode ser sobre questões generalistas porque não existe observação médica, faço as seguintes questões:

    É possivel ao colocar o stent eu ter ficado com o pénis infectado por dentro mesmo após ter tomado antibiotico durante 10 diz para evitar qualquer infecção de tecidos moles?

    Na sua experiência já alguma vez viu uma pessoa queixar-se do pénis desta forma, e não são dores só ao urinar, essas também tenho, são dores cada vez que se levanta, são dores ao dormir quando estou deitado e me viro de lado, dores que uma pessoa está bem quando está deitada?

    Eu olho para a o princípio da parte de dentro do meu pénis e está claramente com lesões, tem a cor rouxo com inchaço? Oque é que isso tem a ver com o stent?

    Estou a rezar para que quando tirar o stent estas dores vão embora, mas começo a duvidar disso…..

    Gostaria que me desse uma opinião em traços gerais claro sobre se essa situação é normal.

    Muito Obrigado,

  • RobertoAlvesS

    Boa tarde Doutor , mais uma vez parabéns pelo seu trabalho
    venho pedir ao senhor que me tira outra duvida
    No Dia 19/12/2012 irei retirar meu cateter duplo J
    mais só que minha LITOTRIPSIA foi marcada para o dia 20/12/2012
    Oque o senhor me recomenda ?

  • Tiago Adauto

    Boa tarde, Há apenas 06 dias, passei por uma citoscopia e verificou-se 04 calculos alojados em minha uretra e bexiga, estes apesas de muito grandes e com muita competencia do urologista foram removidos, porém minha uretra ficou muito prejudicada, vindo a ter de usar uma sonda ultravesical, já retirada não sindo incomodo algum ao urinar e nem quanquer tipo de dor, a única coisa que sinto é quanto tenho ereção, o penis dói um pouco e chega a arder, isso é normal?

    Desde já muito obrigado

  • Tiago Adauto

    Boa tarde, Há apenas 06 dias, passei por uma citoscopia e verificou-se 04 calculos alojados em minha uretra e bexiga, estes apesas de muito grandes e com muita competencia do urologista foram removidos, porém minha uretra ficou muito prejudicada, vindo a ter de usar uma sonda ultravesical, já retirada não sindo incomodo algum ao urinar e nem quanquer tipo de dor, a única coisa que sinto é quanto tenho ereção, o penis dói um pouco e chega a arder, isso é normal?

    Desde já muito obrigado

  • sandrodvf

    Muito bom esse site.Estou com um duplo j a 2semanas.Queria saber se é normal sentir um pequeno incômodo tipo cólica no abdomen acima do umbigo.
    Muito grato e tudo de bom para todos

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode sentir, mas se no seu caso é normal só o urologista pode dizer.

  • RobertoAlvesS

    Boa tarde Doutor , mais uma vez parabéns pelo seu trabalho
    venho pedir ao senhor que me tira outra duvida
    No Dia 19/12/2012 irei retirar meu cateter duplo J
    mais só que minha LITOTRIPSIA foi marcada para o dia 20/12/2012
    Oque o senhor me recomenda ?

  • Filipa de Vilhena

    O simples cálculo renal, neste caso com 5mm, impede o acto sexual?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Impossível eu opinar à distância. Você tem que fazer essa pergunta ao seu urologista.

  • http://profile.yahoo.com/E3MW6K6G3XFHO63JF6WVJBXFR4 yahoo-E3MW6K6G3XFHO63JF6WVJBXFR4

    Olá doutor, fiz uma cirurgia de estenose e depois meu ureter perdeu a inervação e peristalse, de vez em quando tenho crises de bloqueio urinar, atualmente estou com duplo j. Tem alguma chance de eu voltar a minha vida normal depois de passar bastante tempo com duplo j?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Impossível eu opinar à distância. Você tem que fazer essa pergunta ao seu urologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Eu me formei no Fundão e fiz minha especialidade de Nefrologia no Pedro Ernesto. Por isso, acho que ambos são boas opções. Mas já estou fora do Brasil há alguns anos, não sei como andam esses dois hospitais atualmente.

  • poderosa6

    É normal sentir dor muita dor ao urinar e muitas colicas e dores abdominais,calafrios,suar gelado,tontura e vomito após 17 dias com o cateter

  • http://profile.yahoo.com/2C6YG3CIM3GMXUFZMCNNFJNJZM norton

    Eu tenho uma duvida, a minha namorada vai fazer um exame que coloca uma camera na uretra e ve a situação do rim dela, porque o rim dela gera 3 calculos por semana e ela disse que nao pode fazer relações sexuais comigo porque ela toma um remedio até chegar o dia do exame e ela diz que nao pode ter relações sexuais, eu gostaria de entender melhor isso, porque eu estou sem entender. Porque eu estou com a suspeita de que ela pode estar me enganando, por isso eu quero tirar essa duvida com você.

  • http://profile.yahoo.com/2C6YG3CIM3GMXUFZMCNNFJNJZM norton

    Eu tenho uma duvida, a minha namorada vai fazer um exame que coloca uma camera na uretra e ve a situação do rim dela, porque o rim dela gera 3 calculos por semana e ela disse que nao pode fazer relações sexuais comigo porque ela toma um remedio até chegar o dia do exame e ela diz que nao pode ter relações sexuais, eu gostaria de entender melhor isso, porque eu estou sem entender. Porque eu estou com a suspeita de que ela pode estar me enganando, por isso eu quero tirar essa duvida com você.

  • Luiz Pereira

    Meu irmão esta com cálculos renais bilaterais necessitando de investigação e acompanhamento na Nefrologia e Urologia. Se houver ambulatório de litíase renal.
    Qual o melhor hospital (Fundão – Pedro Ernesto – Hospital de Bonsucesso) ou outro que o Dr. Pedro Pinheiro esteja trabalhando.
    Agradeço desde já.
    Luiz Pereira

  • Luiz

    Meu irmão esta com cálculos renais bilaterais necessitando de investigação e acompanhamento na Nefrologia e Urologia. Se houver ambulatório de litíase renal.
    Qual o melhor hospital (Fundão – Pedro Ernesto – Hospital de Bonsucesso) ou outro que o Dr. Pedro Pinheiro esteja trabalhando.
    Agradeço desde já.
    Luiz Pereira

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Eu me formei no Fundão e fiz minha especialidade de Nefrologia no Pedro Ernesto. Por isso, acho que ambos são boas opções. Mas já estou fora do Brasil há alguns anos, não sei como andam esses dois hospitais atualmente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • poderosa6

    É normal sentir dor muita dor ao urinar e muitas colicas e dores abdominais,calafrios,suar gelado,tontura e vomito após 17 dias com o cateter

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

      • poderosa6

        Euestou com muita dor ao fazer xixi e muita dor no canal da urina lateja dor do lado onde o cateter esta mais vou la no hospital os medicos falam que é assim memso será doutor que é tão normal essa dor insuportavél que eu sinto

        Subject: [mdsaude] Re: CÁLCULO RENAL | Tratamento e duplo J

  • luiz mendes junior

    Olá, doutor. Um cálculo renal que tinha se deslocado para o meu ureter foir retirado a aproximadamente um mês. Minha recuperação foi boa, ainda que eu às vezes sentisse alguma dor mais ou menos na região em que o cálculo estava localizado. Há poucos dias, essa dor aumentou e estou tendo dificuldades para dormir. Desconfio que possa ser uma inflamação no ureter. É normal que coisas assim ocorram um mês depois da intervenção cirúrgica?

  • luiz mendes junior

    Olá, doutor. Um cálculo renal que tinha se deslocado para o meu ureter foir retirado a aproximadamente um mês. Minha recuperação foi boa, ainda que eu às vezes sentisse alguma dor mais ou menos na região em que o cálculo estava localizado. Há poucos dias, essa dor aumentou e estou tendo dificuldades para dormir. Desconfio que possa ser uma inflamação no ureter. É normal que coisas assim ocorram um mês depois da intervenção cirúrgica?

  • 37938607

    coloquei o cateter no dia 15-11-12, mas não fui orientada a minha alimientação,se influi no tratamento .posso trabalhar normalmente. catia fernandes

  • Cristiano castro

    boa tarde gostaria de saber quanto tempo agente fica sem poder fazer sexo depois da cirurgia de calculo renal

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    NÃO!!! Quem retira o cateter é o urologista.

  • andreiaps

    Boa noite , estou com cateter a 7 dias estou sentindo dores nas costas e abdomem e normal?

  • andreiaps

    Boa noite , estou com cateter a 7 dias estou sentindo dores nas costas e abdomem e normal?

  • eliete neves

    bom dia doutor gostaria de saber se eu mesma posso retirar o cateter, se tem algum procedimento a fazer ?

  • eliete neves

    bom dia doutor gostaria de saber se eu mesma posso retirar o cateter, se tem algum procedimento a fazer ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      NÃO!!! Quem retira o cateter é o urologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A princípio, sim.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é esperado dores assim.

  • RicardoFalcao

    Boa tarde Doutor ! Parabéns pelo site uma otima fonte de informações gostaria que o senhor me ajuda-se estou usando cateter duplo J , será que eu posso ter relações sexuais normalmente com minha esposa ?

  • RicardoFalcao

    Boa tarde Doutor ! Parabéns pelo site uma otima fonte de informações gostaria que o senhor me ajuda-se estou usando cateter duplo J , será que eu posso ter relações sexuais normalmente com minha esposa ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A princípio, sim.

  • MarianaRB

    Olá! Meu nome é Mariana. É normal sentir dores, semelhantes a que havia com o cálculo, após retirada do cateter duplo j? Até quando essas dores podem persistir? Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é esperado dores assim.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É possível haver dor nos primeiros dias. Mas ela tem que ir melhorando ao longo dos próximos dias.

  • henriqueJSF

    Olá! gostei muito do artigo. Tenho uma dúvida. Retirei o catéter duplo J na segunda-feira. Hoje é quarta e ainda sinto dores. O que é normal e o que não é normal acontecer após a retirada do duplo J no que diz respeito às dores/cólicas? Obrigado pela atenção. Até

  • henriqueJSF

    Olá! gostei muito do artigo. Tenho uma dúvida. Retirei o catéter duplo J na segunda-feira. Hoje é quarta e ainda sinto dores. O que é normal e o que não é normal acontecer após a retirada do duplo J no que diz respeito às dores/cólicas? Obrigado pela atenção. Até

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível haver dor nos primeiros dias. Mas ela tem que ir melhorando ao longo dos próximos dias.

  • vitor333

    estou usando cateter duplo j a quase 3 meses, dia 15 desse mes faz 3 meses , fiz ura cirurgia para corrigir a ureter esquerda, eu posso ter relações sexuais ?

  • Marcio Toledo

    Olá Dr. Gostaria de saber se eu posso me masturbar no período em que estou com o Duplo J.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O duplo J fica localizado no ureter, entre a bexiga e o rim, não tem nada a ver com o pênis ou as vias da ejaculação.

  • Marcio Toledo

    Olá Dr. Gostaria de saber se eu posso me masturbar no período em que estou com o Duplo J.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O duplo J fica localizado no ureter, entre a bexiga e o rim, não tem nada a ver com o pênis ou as vias da ejaculação.

  • Francinaldo

    fiz uma cirurgia de calculo renal em 01/11/2012 e foi colocado um cateter,com quantos dias posso tirar esse cateter?posso fazer relação sexual com esse cateter ainda em mim?

  • Aggnaldos2008

    Olá gostei muito deste artigo, parabéns pelo blog, uma duvida sobre o assunto é os calculo se formam dentro dos rins, há possibilidade de se formarem fora dos rins e o tratamento com a LECO é feito para calculo de tamanhos de 5mm e 4mm, e quando o calculo esta na região um terço médio do rim significa dentro do rim.

  • C Aguiar Oliveira

    O segredo para eliminar pedras ou cálculos inferior 1,0mm é bastante líquido em torno de 4 litros ao dia.Ao urinar coloque um filtro de papel esses usados para fazer café, ao sair o cálculo ficará retido no recipiente podendo assim ser encaminhado para análise.Evite beber ou comer alimentos com cálcio.

  • C Aguiar Oliveira

    Bom dia
    tenho um histórico de cálculo ou pedra, já realizei 5 litro e sempre conseguir quebrar as pedras
    em torno de 2000 a 2500 batidas.Porém estou sentindo dores nos testículos realizei exames como: radiografia do abdomem, ultrasonografia do sistema urinário, exame do toque na prostata,
    psa, tudo deu normal.A varicocele pode causar dor, ou estou com infecção urinária,ou algum areia que nos exames não aparecem.

  • C Aguiar Oliveira

    Bom dia
    tenho um histórico de cálculo ou pedra, já realizei 5 litro e sempre conseguir quebrar as pedras
    em torno de 2000 a 2500 batidas.Porém estou sentindo dores nos testículos realizei exames como: radiografia do abdomem, ultrasonografia do sistema urinário, exame do toque na prostata,
    psa, tudo deu normal.A varicocele pode causar dor, ou estou com infecção urinária,ou algum areia que nos exames não aparecem.

  • Margarete Tiengo

    Meu marido esta com calculo no 1/3 medio do ureter, esta em uso de tramal 8/8hs por orientaçao medica. Precisa realizar cirurgia ou este calculo e liberado.

  • Margarete Tiengo

    Meu marido esta com calculo no 1/3 medio do ureter, esta em uso de tramal 8/8hs por orientaçao medica. Precisa realizar cirurgia ou este calculo e liberado.

    • C Aguiar Oliveira

      O segredo para eliminar pedras ou cálculos inferior 1,0mm é bastante líquido em torno de 4 litros ao dia.Ao urinar coloque um filtro de papel esses usados para fazer café, ao sair o cálculo ficará retido no recipiente podendo assim ser encaminhado para análise.Evite beber ou comer alimentos com cálcio.

  • Ellis Regina

    Boa noite! Sou Elis Regina (To) estava com um cálculo de quase 2,0 cm fiz um litotripsia e depois colocaram um cateter duplo j no dia 31 de julho, sinto muitas dores na uretra e urino sangue, já fiz mais duas lito depois do cateter e vou ter q fazer outra é normal ficar tanto tempo assim com o cateter?

  • Ellis Regina

    Boa noite! Sou Elis Regina (To) estava com um cálculo de quase 2,0 cm fiz um litotripsia e depois colocaram um cateter duplo j no dia 31 de julho, sinto muitas dores na uretra e urino sangue, já fiz mais duas lito depois do cateter e vou ter q fazer outra é normal ficar tanto tempo assim com o cateter?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Tem que enviar a pedra para um laboratório especializado.

  • marcos

    boa tarde!
    constantemente é eriginado pedras em meus rins e na última vez tive que que colacar um duplo (j); gostaria de saber saber o que faz surgir tanta pedras em meus rins e o que fazer para prevenir o aparecimento de tantas pedras já que a cólica é uma dor muito intensa.

    desde já agradeço

  • marcos

    boa tarde!
    constantemente é eriginado pedras em meus rins e na última vez tive que que colacar um duplo (j); gostaria de saber saber o que faz surgir tanta pedras em meus rins e o que fazer para prevenir o aparecimento de tantas pedras já que a cólica é uma dor muito intensa.

    desde já agradeço

  • Jonas

    Como faço para saber a composição das pedras?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que enviar a pedra para um laboratório especializado.

  • Li

    Boa Tarde Dr.
    Meu marido estava com 4 cálculos um deles maior de 1,2cm, o rim dele estava com urina velha e dobrado porque a pedra estava obstruindo, a infecção já estava no sangue.
    Foi colocado um duplo j no dia 03/10 e até hoje sai sangue na urina e ele sente uma dorzinha no testiculo.
    é normal?
    é normal tb no exame de urina sair um valor absurdo de leucocitos e hemacias ?

  • Li

    Boa Tarde Dr.
    Meu marido estava com 4 cálculos um deles maior de 1,2cm, o rim dele estava com urina velha e dobrado porque a pedra estava obstruindo, a infecção já estava no sangue.
    Foi colocado um duplo j no dia 03/10 e até hoje sai sangue na urina e ele sente uma dorzinha no testiculo.
    é normal?
    é normal tb no exame de urina sair um valor absurdo de leucocitos e hemacias ?

  • Elaine

    Ola Dr!
    Fiz uma pieloplastia para correção de uma estenose de JUP do lado direito ha 24 dias, onde foi colocado o cateter duplo J. Durante os primeiros dias senti os desconfortos normais devido ao duplo J que foram diminuindo gradativamente, a ponto de parecer estar sem nada. Mas há 4 dias comecei a sentir o meu rim inchado e uma pouco de dor lombar, nada forte a ponto de tomar analgésico, mas que incomoda bastante. Estou sentindo também dores no flanco e na perna, no lado onde foi feito a cirurgia. Gostaria de saber se e normal sentir este inchaço e dores depois de tanto tempo, já que antes não sentia nada?
    ps: Estou tomando remédio para prevenir infecção.
    Att,
    Obrigada!!
    Elaine

  • fernando

    BOM DIA DR. EU ESTOU COM DUPLO J . E VOU RETIRALO 6-7-12 , O QUESTAO E A SEGUINTE QUASE NAO ESTOU CONSEGUINDO SEGURAR A URINA QUANDO ESTOU SENTADO TB , MAS QUANDO ME LEVANTO , SE NAO CORRER URINO NA CALÇA E NORMAL ISSO?

  • Mararobertalopes

    OI O USO DO CATETER CAUSA CORRIMENTO VERDE?

  • Convidado

    Boa tarde! Queria saber se dirigir pode piorar o cálculo renal? Quando está sendo feito o tratamento com remédios quais são os cuidados indicados? É necessário ficar deitado o tempo todo? O tratamento com remédios é eficaz ou o ideal é realmente uma cirurgia? Obrigada

  • Convidado

    Boa tarde! Queria saber se dirigir pode piorar o cálculo renal? Quando está sendo feito o tratamento com remédios quais são os cuidados indicados? É necessário ficar deitado o tempo todo? O tratamento com remédios é eficaz ou o ideal é realmente uma cirurgia? Obrigada

  • Eloisa

    gostaria de saber se o uso do cateter pode trazer alguma complicação a nível de base de pulmão,pois é onde sinto o maior desconforto,mesmo tomando medicação para dor contínua ,mais o retemix

  • Eloisa

    gostaria de saber se o uso do cateter pode trazer alguma complicação a nível de base de pulmão,pois é onde sinto o maior desconforto,mesmo tomando medicação para dor contínua ,mais o retemix

  • Paulinho_e_aline Apaixonados

    para q serve o catéter duplo j?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Entrar em contato com o seu médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • Markyose

    Boa Noite,
    Pedra nos rins pode provocar sangramento na urina por mais de quatro semanas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Fabi

    Tenho a mesma dúvida do Cesar Amaral ( abaixo) . Estou com o duplo j a quas um mês e minha urina tem apresentado muita espuma? O que devo fazer?

  • Fabi

    Tenho a mesma dúvida do Cesar Amaral ( abaixo) . Estou com o duplo j a quas um mês e minha urina tem apresentado muita espuma? O que devo fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Entrar em contato com o seu médico.

  • Cesar Amaral

    Quais são os efeitos coleterais após a nefrolitotripsia, Comente sobre a posibilidade de Diabetes e Hipertensão. Tenho pedras nos rins e meu urologista indicou esse procedimento. Estou preocupado com os efeitos coleterais.f

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Nenhum dos dois exames faz diagnóstico de pedra nos rins.

  • Andreia gratao

    Excelente texto. Meu irmão foi diagnostico com pedra nos rins por um hemograma e um exame de urina, isto está correto?
    Fico no aguardo.
    Deus o abençoe

  • Andreia gratao

    Excelente texto. Meu irmão foi diagnostico com pedra nos rins por um hemograma e um exame de urina, isto está correto?
    Fico no aguardo.
    Deus o abençoe

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nenhum dos dois exames faz diagnóstico de pedra nos rins.

  • Luciana_bastos

    Boa noite. Fiz a cirurgia para dia 20 de agosto, retirei o duplo j dia 17 de setembro. Hj comecei a sentir uma dorzinha chata, mais como um incômodo. É normal?

  • Luciana_bastos

    Boa noite. Fiz a cirurgia para dia 20 de agosto, retirei o duplo j dia 17 de setembro. Hj comecei a sentir uma dorzinha chata, mais como um incômodo. É normal?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não só é possível como é mais comum. Procure um médico nefrologista para ele avaliar se há possibilidade de fazer alguma prevenção.

  • Janetesantosrafa

    boa noite! eu sou janete moro em santa rita de cássia ba. fiz uma ureterolitotripsia a mais de um ano atrás, e morro de medo de voltar a ter outros cálculos. quando se tem cálculo uma vez é possivel ter de novo

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não só é possível como é mais comum. Procure um médico nefrologista para ele avaliar se há possibilidade de fazer alguma prevenção.

  • Alicefusinato

    oi!eu sou alice de jose boiteux sc, fiz uma ureterolitotripsia e colocaram m cateter duplo j mas tenho dores constantes é normal fui até o ps e fiz rx e esta tudo bem mas a dor vai e volta

  • Joaolima1981

    Bom dia,

    Em relação ao execício físico, estou com uma pedra no rim de 0,5mm fazendo medicação para eliminá-la, apesar da dor estar controlada pelos medicamentos sinto um desconforto na área, gostaria de saber se é ou quando é aconselhável voltar a fazer exercícios físicos (corrida). Mto Obrigado!!

  • Rachel

    Dr. Pinheiro já passei por 2 percutâneas, 1 cirurgia  aberta, 2 uretero, 4 sessões de Leco, no rim direito, com tudo isso  e ainda tenho dois cálculos: um no terço médio, medindo 1,5cm e outro no terço inferior, medindo 1,8cm, a um ano atrás fiz uma cintilografia q mostrou 22% de função renal, no seu ver qual seria o tratamento mais indicado? Tenho sofrido bastante com crises.    

  • Lucianotaft

    Bom dia,
    Estou com uma dúvida, no dia 28.06.2012 fiz uma ureterorrenolitrotripsia acho que é assim para retirada de um cálculo renal de aprox. 0,8 mm, e colocaram um cateter duplo J, que o mesmo foi retirado dia 03.08.12. gostaria de saber se fiquei com o cateter o tempo suficiente? e que se sentir alguma dorzinha é normal? e se posso fazer atividade fisicas normais, como jogar futebol.

  • Lucianotaft

    Bom dia,
    Estou com uma dúvida, no dia 28.06.2012 fiz uma ureterorrenolitrotripsia acho que é assim para retirada de um cálculo renal de aprox. 0,8 mm, e colocaram um cateter duplo J, que o mesmo foi retirado dia 03.08.12. gostaria de saber se fiquei com o cateter o tempo suficiente? e que se sentir alguma dorzinha é normal? e se posso fazer atividade fisicas normais, como jogar futebol.

  • Zuleide

    Boa tarde, estou com uma duvida, estou com uma pedra na saida do rim para a bexiga, ela estava parada e por isso tive que colocar um cateter no canal da urina para que o meu rim funcionasse até a retirada da pedra, porem estou aguardando a cirurgia para tentar quebrar a pedra e depois retirar o cateter, gostaria de saber se com a cirurgia (popularmente conhecida como laser) é necessario algum cuidado especial ou posso trabalhar normalmente, também gostaria de saber se o prazo para retirada do cateter é 3 meses exatamente ou pode passar alguns dias? obrigada.

  • Marcleiderocha

    Dr. Pedro,Por favor, gostaria que me tirasse uma dúvida, meu esposo fez uma cirurgia a laser para a retirada de um cálculo que estava gerando hidronefrose no rim esquerdo.Já retirou o cateter hoje fazem 3 dias…gostaria de saber com quantos dias podemos ter relações sexuais?  Não vai ser prejudicial a ele?Algumas pessoas me falaram que são 3 meses de repouso..é verdade? Obrigada.

  • Ricardo Curitiba

    Dr. gostaria de saber se é necessário anestesiar para retirar o Duplo J, internação e etc…???
    obrigado,
    Ricardo

  • Mariclei

    faz tres dias que coloquei o duplo j ,mais to sofrendo muito com dor e sangramento na urina e agora comecei a apresentar vomitos o medico disse que isso e normal e que posso ate trabalhar mais mal consingo andar e desde o dia em que fiz esse procedimento nao saio do pronto socorro tomando medicamento isso e normal.

  • Luciano

    Muto interessante essa explicação

  • Lidiane-valle

    Fiz uma cirurgia no último dia 21/01 para colocação de um duplo j, gostaria de saber se posso fazer sexo, não tive coragem de perguntar para o me médico. 

  • Marise

    Dr. estou com o cateter a uma semana, e nao foi esclarecido a mim qual o repouso devo fazer: vida normal? caminhar, limpar casa? Posso dirigir? Desde já agradeço.

  • Lilian Dallagassa

    Minha irmã está fazendo litotripsia, e no último rx diagnosticou flebólitos pélvicos. Oque seria isso?

  • Franzinhahormain

    ola fiz um procedimento com leoc para a retirada de dois calculos,nao foi preciso o duplo j ja faz uma semana e ainda estou com dor no rin isso é norma?

  • Franzinhahormain

    sendo que ja tive duasinfecçoes renais em seis meses antes do procedimento…

  • Leila

    Oi dr. achei sua explicação muito facil de entender obrigada,  fiz uma cirugia ha 3 dias e o meu medico implantou um duplo j em mim não sinto nada so minha urina sai com um pouco de sangue e um leve ardência sentia varias doresmeu calculo tinha1,5 na ureter esquerdo.

  • debora

    fiz uma cc para retirar um calculo de dezcm mas fiquei com o duploj dentro de mim ja faz tres meses  ainda ficou um calculo de dois cm emcada rins mas o duploj esta no rins que foi operarado por cc convencional parao esquerdo

  • Nilton-coco

    Dr. Eu retirei o duplo J no dia 17/05/2012 e quando eu vou urinar, as vezes parece que dá “ar” e ai eu sinto um jato , mas borbulha e não sai mas urina. O que faço ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É comum haver algum incômodo.

  • Juliana_casadinha

    ola , coloquei o cateter duplo j a 3 meses estou procupada tem algum problema ficar muito tempo assim ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, nos primeiros dias pode haver incômodo e sangue na urina.

  • Karllinha Teixeira

    estou com cateter 8 meses e sinto dores no canal vaginal o medico me falou que o rim esta dilatando isso e normal?

  • Karllinha Teixeira

    estou com cateter a 7 meses tem algum risco?

  • Mariana Celia

    Estou com um duplo j há 6 dias enquanto espero a autorização do meu convenio para realizar o procedimento a laser que irá quebrar a pedra (me esqueci o nome). Isso é normal? posso ter uma vida normal enquanto estou com o cateter? o que fazer? obrigada

  • Guimaraes Erick

    Caro Dr. Pedro, qual é o tempo de segurança recomendado para ficar com um duplo J dentro do corpo, tomando antibiótico diariamente? Existe problema de ele se calcificar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Geralmente 3-4 meses é o limite.

  • rosangela carvalho

    Oi Dr. Pedro,
    Tenho umas dúvidas se puder me ajudar, eu tenho uma pedra de 1,2cm no canal da minha urina a 1 mês coloquei o duplo j e passei muito mal semana passada e tive que ser internada e lá fizeram a retirada do duplo j que na verdade estava na posição errado ao contrário do meu rim e por isso os médicos me disseram que eu teria que esperar 30 dias para cicatrizar o canal e depois tentar tirar a pedra. De que modo isso seria feito, pelo canal da urina ou teria que se a cirurgia convencional?
    muito obrigada

  • fabio

    dr. ao retirar o calculo colocaram esse cateter em mim, mas ao urinar sinto uma dor muito intensa no rim. depois de alguns instantes passa. Isso é normal?

  • Luana

    Boa noite, doutor.
    Estou com o cateter duplo J à esquerda e ontem fiz um raio x simples do abdômen que o médico havia solicitado.
    O resultado foi: -Concreção cálcica projetada em partes moles adjacentes ao terço proximal do cateter.
    -Metorismo intestinal fisiológico.
    -Estruturas ósseas conservadas.
    Por favor, o que esses resultados significam?
    Mais uma vez, muito obrigada.

  • Rômulo Floriano

    Dr, fiz essa cirurgia na terça-feira agora(31/07). Estou com um pouco de ardência para urinar. Reparei que no inicio saiam placas de sangue coaguladas e depois que elas saiam, a ardência passava, mas agora não sai mais placas e ainda arde um pouco, menos que antes. Essa ardência passa depois de quantos dias ? No hospital, tive uma polução noturna e me assustei, porque lembrei da ardência, mas pareceu não ter saido nada. Fico preocupado caso tenha novamente ou caso queira ter relação sexual. Há possibilidade de ter relação sexual depois da operação, mesmo com o duploJ dentro ?
    Se a ardência continuar, tem algo que possa ser tomado para diminuí-la ?
    Obrigado

  • Rômulo Floriano

    Dr, fiz essa cirurgia na terça-feira agora(31/07). Estou com um pouco de ardência para urinar. Reparei que no inicio saiam placas de sangue coaguladas e depois que elas saiam, a ardência passava, mas agora não sai mais placas e ainda arde um pouco, menos que antes. Essa ardência passa depois de quantos dias ? No hospital, tive uma polução noturna e me assustei, porque lembrei da ardência, mas pareceu não ter saido nada. Fico preocupado caso tenha novamente ou caso queira ter relação sexual. Há possibilidade de ter relação sexual depois da operação, mesmo com o duploJ dentro ?
    Se a ardência continuar, tem algo que possa ser tomado para diminuí-la ?
    Obrigado

  • Paulabalestriin

    Dr. Fiz uma litotripsia no rim direito há três dias, a pedra era de 22mm. Apos a lito fui para casa e tive fortes dores, acabei indo para o hospital onde fiquei internada no mesmo dia em q fiz a lito e no dia posterior. No hospital o medico fez ultrassonografia e viu que a pedra esta no ureter a 1cm da bexiga e q mede 8,1mm esta pedra. Bem, me mandou para casa passou analgésicos antibiótico e retemic. Estou me sentindo inchada, com o estomago estufado e a pedra nao desce, ele constatou tbm q o rim esta dilatado esta com 284,24 cm3. Gostaria de saber se a recuperação é assim mesmo, ate quantos dias leva para a pedra descer, se devo só esperar se devo buscar outro meio. Sinto dores ao caminhar e dificuldade para dormir por causa da sensação de estufada no estomago. Nao sinto dores ao urinar e a urina sai clara. O que eu faço Dr. Por favor me de um parecer.

  • Paulabalestriin

    Dr. Fiz uma litotripsia no rim direito há três dias, a pedra era de 22mm. Apos a lito fui para casa e tive fortes dores, acabei indo para o hospital onde fiquei internada no mesmo dia em q fiz a lito e no dia posterior. No hospital o medico fez ultrassonografia e viu que a pedra esta no ureter a 1cm da bexiga e q mede 8,1mm esta pedra. Bem, me mandou para casa passou analgésicos antibiótico e retemic. Estou me sentindo inchada, com o estomago estufado e a pedra nao desce, ele constatou tbm q o rim esta dilatado esta com 284,24 cm3. Gostaria de saber se a recuperação é assim mesmo, ate quantos dias leva para a pedra descer, se devo só esperar se devo buscar outro meio. Sinto dores ao caminhar e dificuldade para dormir por causa da sensação de estufada no estomago. Nao sinto dores ao urinar e a urina sai clara. O que eu faço Dr. Por favor me de um parecer.

  • Juliana_casadinha

    ola , coloquei o cateter duplo j a 3 meses estou procupada tem algum problema ficar muito tempo assim ?

  • Eduardo

    Meu cateter saiu com 7 dias, senti muita coceira e estava com inconência urinária e derrepente apareceu e eu puxei, após sair, a dor, acoceira e a incontinência acabaram.
    Isso é normal ou não?
    Obrigado

  • Eduardo

    Meu cateter saiu com 7 dias, senti muita coceira e estava com inconência urinária e derrepente apareceu e eu puxei, após sair, a dor, acoceira e a incontinência acabaram.
    Isso é normal ou não?
    Obrigado

  • Juluana pires

    Dr tive que colocar o cateter para o tratamento da pedra de 1,5 porque ela estava impedindo o funcionamento do meu rim so que to fazendo um tratamento com ondas de choque para que seja quebrada quanto tempo posso fica com o cateter?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não há nenhum problema em usar anti-inflamatórios para tratar a dor da cólica renal.

  • Vitor

    Dr. Pinheiro, Boa Tarde

    Nesse texto observei que medicamentos anti-inflamatórios são usados tratamento de crises álgicas
    da cólica renal causada pelos cálculos, mas o mesmo alerta que esses medicamentos NÃO devem ser utilizados na terapia, possivelmente porque levaria a formação e mineralização dos
    cristais. Afinal, medicamentos anti-inflamatórios podem ou não ser usados na terapia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há nenhum problema em usar anti-inflamatórios para tratar a dor da cólica renal.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, é provável haver relação.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, é provável haver relação.

  • Nay

    Coloquei um duplo J a mais ou menos 20 dias, no inicio não senti nada, mas a uns 4 dias venho sentindo uma ardência quase que insuportavel, a sensação eh muito parecida com a de uma infecção urinaria, Isso eh normal, ou posso ainda esta com infecção? Lembrando que
    Tive uma infecção muito forte, passei 1 semana no hospital tomando antibiotico na veia e depois disso tomei mais uma semana de antibiotico em casa.

  • Alexandre

    Olá Dr.

    Sua explicação é formidável de fato, porem tenho uma duvida, acabei de retirar o cateter do meu ureter onde o urologista tinha amarrado a um fio de náilon e hoje me assustei junto a minha mulher tivemos um ato sexual onde no esperma saiu um pouco de sangue isto é normal assim que se retira o cateter?

  • Alexandre

    Olá Dr.

    Sua explicação é formidável de fato, porem tenho uma duvida, acabei de retirar o cateter do meu ureter onde o urologista tinha amarrado a um fio de náilon e hoje me assustei junto a minha mulher tivemos um ato sexual onde no esperma saiu um pouco de sangue isto é normal assim que se retira o cateter?

  • Morgana

    oi eu coloquei o cateter já faz 7 meses nesse meio tempo fiz 3 bombardeio e ainda tenho 2 pedra o que faço, o medico quer retirar o cateter e eu to com muito medo porque ainda tenho pedras nu rim obrigada!

  • Maria elza

    olá gostaria de saber se fazendo a cirurgia por laser é possível retirar as pedras do ureter pois ela mede 14 mm e tenho mais 3 dentro do rim esquerdo a maior delas com 8mm

  • Ana caroline

    Olá boa noite.
    Fiz uma cirurgia á 10 dias, tive pedras na uretra e estou com um “Duplo J” . Posso ter relações ?

  • Lidiane

    eu tbm tó com um duplo j, fiz cirurgia dia 07/05/12 e tó sentindo dor demais, é normal, depois de qt tempo vc parou de sentir dor…. moro em minas e fiz aqui em Brasília. Obrigado..
    se puder me responder agradeço desde já.

  • Aniinha1999

    adorei td muuuiiiiiiiitooooo bom!!!!!

  • Maria_e_ma

    estou com infecsao na urina e estou tomando sepurim mas eu estou com candiase e no remedio sepurim contem acucar isso resolveria o meu problema ou ficaria pior por conter acucar

  • nina

    tenho pedra de 0,5cm para retera tem qui ser com cirugia

  • Cátia

    Obrigado pelo excelente blog. O meu nome é Cátia e tenho 28 anos. Fui operada a 20 anos atrás ao meu rim direito porque tinha uma hidronefrose. Recentemente fui fazer exame e o rim direito media 12,8 cm. Apresentava uma marcada ectasia do bacinete em provável relação com síndrome de junção pielo-ureterica já intervencionada cirurgicamente. É assinalada também a presença de volumosa imagem hiperecogénica com produção de cone de sombra com cerca de 15 mm de diâmetro em relação com lítiase. Fui ao hospital e colocaram-me o catéter duplo j, sem mexer na pedra, simplesmente para o rim não estar em sofrimento e não estar tão dilatado. Tenho tido muitas dores mas já estou com ele faz 2 meses. A semana passada fui fazer novo exame. o rim já não está dilatado, mas continua com a pedra e com a hidronefrose. Na opinião dos doutores tenho que voltar a ser operada? Não existe outra solução? É que já fui operada ao rim, já tirei o baço, a visícula e a apêndice. Espero que o meu comentário esteja dentro das regras. Muito obrigado pela vossa atenção.

  • Cristiano castro

    boa tarde gostaria de saber quanto tempo agente fica sem poder fazer sexo depois da cirurgia de calculo renal

  • rosangela carvalho

    Oi Dr. Pedro,
    Tenho umas dúvidas se puder me ajudar, eu tenho uma pedra de 1,2cm no canal da minha urina a 1 mês coloquei o duplo j e passei muito mal semana passada e tive que ser internada e lá fizeram a retirada do duplo j que na verdade estava na posição errado ao contrário do meu rim e por isso os médicos me disseram que eu teria que esperar 30 dias para cicatrizar o canal e depois tentar tirar a pedra. De que modo isso seria feito, pelo canal da urina ou teria que se a cirurgia convencional?
    muito obrigada

  • Francisco

    Olá Dr. Pedro,
    Chamo-me Francisco e tive um cólica renal há quase 8 anos e depois a coisa esteve calma.
    Há dois anos tive outro episódio e descobri que tinha 2 cálculos ( 1 em cada rim) com cerca de de 6 e 7,5mm e vários microcálculos, são radio opacos (presumo que sejam de cálcio??).
    Repeti os exames há 3 meses e verifiquei que todos os cálculos pequenos cresceram consideravelmente, tenho agora 7 cálculos num rim e 12 noutro (dimensões entre 2 e 5 mm – os pequenos pois os grandes estão + ou * com mesmo tamanho).
    O urologista pediu para eu fazer um estudo metabólico e os resultados foram todos normais.
    Fiz LEOC para partir o cálculo de maior dimensão, sairam uns bocados que vão para análise.

    Pergunto:
    1-O que poderá estar a causar isto? Pode ter sido uma perturbação temporária no metabolismo e no momento que fiz as análises estava bem?
    2- Durante quanto tempo é normal sangrar após LEOC? (Não me foi colocado catéter ou duplo J).
    3- Para cálculos de cálcio (oxalato,etc) existe algo que dissolva, li algures na net que cloreto de magnésio pode funcionar.

  • Leonardo sousa

    Dr.Oque posso comer,enquanto estiver usando cateter duplo j,e posso trabalhar normal andar de bicicleta ter uma vita ativa com minha mulher tem algum problema por favor me responda estou apavorado,coloquei o cateter ontem,e faço parte do sus,tenho que aguardar uma vaga para a operação e cerveja é bom para que sabe ajudar a urinar mais??leonardo_sousa89@hotmail.com

  • Luciano

    Muto interessante essa explicação

  • Leila

    Oi dr. achei sua explicação muito facil de entender obrigada,  fiz uma cirugia ha 3 dias e o meu medico implantou um duplo j em mim não sinto nada so minha urina sai com um pouco de sangue e um leve ardência sentia varias doresmeu calculo tinha1,5 na ureter esquerdo.

  • Wellingtonepamela

    Dr. fiz uma cirurgia para a retirada de um calculo renal fiquei com duplo j durante 15 dias. Achei uma coisa muito normal,nao sentia dores.
    Ja retirei ele e agora estou otima .

  • Patricia

    Dr. conheço uma pessoa que esta com este cateter a quase dois anos, quais as consequencias disso??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      se o cateter não for trocado, há risco de infecção.

  • Guimaraes Erick

    Caro Dr. Pedro, qual é o tempo de segurança recomendado para ficar com um duplo J dentro do corpo, tomando antibiótico diariamente? Existe problema de ele se calcificar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente 3-4 meses é o limite.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, nos primeiros dias pode haver incômodo e sangue na urina.

  • lucianoliveira

    Boa noite Dr.
    Ontem fiz uma cirurgia de Ureterolitotripsia, estou com o duplo j e está ardendo muito quando vou urinar, e está sanguinolento, e vontade de urinar direto, isso é norma? fora isso não estou sentindo nenhuma dor! 

    Abraço.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É comum haver algum incômodo.

  • Luana

    Boa noite.
    Ontem à noite fiz uma cirurgia para retirar um cálculo no canal da ureter e estou com o duplo J.
    Gostaria de saber se posso levar uma vida normal enquanto estiver com ele, pois estou sentindo um certo incômodo.
    Obrigada e parabéns pelo site.

  • Luana

    Boa noite.
    Ontem à noite fiz uma cirurgia para retirar um cálculo no canal da ureter e estou com o duplo J.
    Gostaria de saber se posso levar uma vida normal enquanto estiver com ele, pois estou sentindo um certo incômodo.
    Obrigada e parabéns pelo site.

  • Glaucia

    Boa noite, estou com o duplo J e gostaria de saber se usam anestesia para  retirar?

    Desde já muito obrigado pela ajuda.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Habitualmente não é preciso.

  • patricia barbosa

    depois de meter o duplo j e normal sentir picadas e dores?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é preciso ficar internado. A anestesia é local.

  • Ricardo Curitiba

    Dr. gostaria de saber se é necessário anestesiar para retirar o Duplo J, internação e etc…???
    obrigado,
    Ricardo

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é preciso ficar internado. A anestesia é local.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não funciona não. Os poucos estudos que mostram algum efeito é na prevenção e não no tratamento das pedras.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • Lorival Cardoso

    Após ter feito um exame o médico me disse que tenho cálculo com até 0,6 cm, e muitas pessoas me falaram para tomar chá de Quebra Pedra que seria bom para as pedras saírem, queria saber se chá de Quebra Pedra é indicado, e se realmente funciona?

  • Lorival Cardoso

    Após ter feito um exame o médico me disse que tenho cálculo com até 0,6 cm, e muitas pessoas me falaram para tomar chá de Quebra Pedra que seria bom para as pedras saírem, queria saber se chá de Quebra Pedra é indicado, e se realmente funciona?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não funciona não. Os poucos estudos que mostram algum efeito é na prevenção e não no tratamento das pedras.

  • Nilzaeti

    fiz uertrolitro no rim direito e tenho que fazer no esquerdo pode ser aproveitado a retirada do outro calculo e colocar outro duplo J

  • Nilzaeti

    fiz uertrolitro no rim direito e tenho que fazer no esquerdo pode ser aproveitado a retirada do outro calculo e colocar outro duplo J

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Marcio

    Qual o problema se não realizar a retirada do cateter duplo J?

  • Marcio

    Qual o problema se não realizar a retirada do cateter duplo J?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Uma hora ele acaba sendo colonizado por bactérias.

  • Regina

    Boa tarde, gosti da explicação, pois na 2ª feira dia 26/03/2012, fui internada pra uma ureterolitotripsia, e ainda não sabia como realmente fuucionava, agora depois da leitura desse artigo, tudo ficou+ claro. Abraços  Regina

  • Regina

    Boa tarde, gosti da explicação, pois na 2ª feira dia 26/03/2012, fui internada pra uma ureterolitotripsia, e ainda não sabia como realmente fuucionava, agora depois da leitura desse artigo, tudo ficou+ claro. Abraços  Regina

  • debora

    fiz uma cc para retirar um calculo de dezcm mas fiquei com o duploj dentro de mim ja faz tres meses  ainda ficou um calculo de dois cm emcada rins mas o duploj esta no rins que foi operarado por cc convencional parao esquerdo

  • G P

    Dr. Pedro, tive uma crise renal e foi retirado um calculo de 7mm que estava na uretra, isso faz uma semana… Estou com um cateter duplo j que será retirado dia 06/03/12, gostaria de saber se posse ter relações sexuais antes da retirada do cateter????

  • Olá Doutor vi alguns cometários sobre estar com duplo j , bom estava com um cálculo no ureter esq. muito grande cerca  3cm , então coloquei um duplo j , após um mês fiz um litro a laser o que fragamentou o cálculo…… coloquei então outro duplo j que já se fazem 20 dias, bom a minha duvida é , a única contra indicação é não fazer esforço, nem pegar peso, pegar peso e possível de se dimencionar, agora fazer esforço confesso que tenho duvidas de mendir o que esforço…..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Estudante de medicinasim, ativíssimo.

  • Anonymous

    Sou estudante de medicina do quinto ano e adorei seu blog.Ainda esta ativo ????

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paulo,
    Se o seu médico conttra indicou sexo, eu de longe, sem conhecer detalhes do seu caso não posso emitir nenhuma opinião que vá contra o que ele disse. Isso seria anti-ético.

  • Paulo

    Gostaria de parabenizar a iniciativa dos senhores e solicito auxílio: Após apresentar um cálculo de 1cm na parte superior do ureter e constatar que estava com infecção no exame de urina, o meu médico fez uma ureteroscopia para retirada/quebra da pedra e inseriu um cateter JJ, porém uma parte da pedra ainda está no ureter. O problema é que fui proibido de ter relações até a consulta, marcada após 10 dias. Estou tomando uma bateria de remédios caros, Cecotex, profenid, citro 500, marvan e buscopan.
    Pergunto: não vi nada de restrição a sexo nos comentários, poderia emitir sua opinião a repeito, pois minha urina esta clara, não tenho febre, só sinto desconforto ao urinar e após a iniciação sexual nunca fiquei tanto tempo sem ter relações. Antecipadamente agradeço a resposta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    utilidadepublica,
    1. Sim
    2. A dor vai melhorar com o tempo, mas ainda poderá estar presente nos primeiros dias após a retirada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daniel,
    Vc deve ter ferido muito a uretra, por isso essas dores. Acho que vc deveria ser reavaliado pelo urologista

  • utilidadepublica

    Dr. Pedro Pinheiro,
    Primeiramente gostaria de registrar os meus parabéns pelo blog, onde são passadas informações claras e objetivas às dúvidas dos internautas. Meu relato: fui submetido no último dia 14/09/09 (segunda-feira), às 11 horas da manhã à “ureterolitotripsia transureteroscópica + implante de cateter Duplo J.” Retirado cálculo de 5,8mm no interior do ureter distal esquerdo próximo à bexiga. Recebi alta médica no dia seguinte, na parte da tarde. Na noite deste dia em que recebi alta médica, ao urinar, estava ardendo muito (urina com vestígios de sangue), nesta noite também estava tendo problemas em conseguir segurar a urina, por 2 vezes não consegui chegar ao vaso sanitário para urinar, escorreu pelas pernas. Foi prescrito pelo pelo médico, antiinflamatório (tomar durante 14 dias) e analgésico (em caso de dor). Pesquisando na internet, inclusive neste blog, constatei que os problemas relatados acima são relacionados ao uso do Duplo J. No próximo dia 18/09/09, terei consulta/revisão médica com o urologista que realizou a cirurgia para verificação do meu estado clínico e provável definição do dia para retirada do Duplo J.
    Pergunto:
    - os sintomas apresentados acima são realmente relacionados ao uso do Duplo J?
    - após retirar o Duplo J, as dores/ardência ao urinar irão acabar?
    Tenho 48 anos e nunca tinha me submetido a qualquer procedimento cirúrgico, para esta retirada de cálculo do ureter a tensão nos dias que antecederam a cirurgia foi muito grande. No momento da cirugia, a tensão continuava, informei ao anestesista, ele me aplicou um sedativo antes da aplicação da anestesia, quando acordei, o procedimento cirúrgico já havia terminado. Obrigado.

  • Daniel

    Tive um cálculo de apenas 4mm no rim direito e foi colocado um duplo j. Fiquei com ele apenas 1 semana e já foi feita a sua retirada a aproximadamente 3 semanas. Acontece que na retirada, o procedimento foi muito doloroso. O médico foi obrigado a fazer muita força para conseguir removê-lo. Hoje, Não tenho tantas dores para urinar. Apenas um leve incômodo, entretanto, está saindo um pouco de sangue até hoje, e quando tenho ereções, sinto algumas dores. Isso é normal?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Anderson,
    Isso não existe. Fui no site deste produto e garanto que é um tremendo embuste.

    Lembre-se daquele velho ditado: “Quando a esmola é demais, o santo descofia”.

  • Anderson

    Olá Dr.

    Primeiramente parabéns pela iniciativa do blog!

    Tenho cálculos nos rins constatados em um ultrasom feito à 3 anos. Inclusive foi constatado um cálculo de 1cm. Até hoje não tive nenhuma crise. Mas à 1 mês sinto que meu rim esquerdo esta inchado, ocasionando um leve desconforto. Sinto que está chegando a hora. (rsrs)

    Bem, mas o motivo do meu comentário é um produto que circula pela internet chamado NQI, que pode dissolver as “pedras”. Vejo relatos milagrosos de usuários. O que o Dr. tem a dizer a respeito?

    Abraço,
    Anderson Wagner

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carlos,

    1- A taxa de suceso é acima de 90%, as reicidivas são incomuns se a cirurgia for bem sucedida.

    2- Não conheço relatos, mas não faria muito sentido já que a reação deveria ser primariamente no próprio sistema renal e não na pele. Mas não sou urologista e portanto não trabalho diariamente com duplo J. Podem existir casos raros e eu não conhecer.

  • Anonymous

    Doutores, duas perguntas rápidas:
    -Fui submetido a uma lombotomia devido e estenose de JUP há 10 meses.É comum as reicidivas de estenose ureteral no mesmo local?
    -Existe casos de alergia na pele devido ao uso do Duplo J ?

    Grato Carlos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lucas,
    cirurgia plástica dos rins? Como assim? Não entendi. Acho que vc está se confundindo.

  • lucas

    ola… queria saber sobre como e feita a cirugia plasticas nos rins como que sao feitas…?

    lucas

  • http://www.misodor.com/ Dr. Mihai Sorin Dorobantu

    Muito boa a explicação. Sem duvida, a melhor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Felipe,
    A retirada do cateter é simples. Não precisa se preocupar com essa parte.

    Não há problemas em ficar 2 meses com o duplo J, mas vc não pode ter um cateter na sua via urinária e não ter um urologista te seguindo.

  • Anonymous

    Ola Doutor!!! Meu nome é Felipe, já publiquei uma mensagem meses atrás. O meu caso é o seguinte, dia 16 de junho fui internado para realizar uma ureterolitotripsia, mais meu canal estava muito fechado então não puderam quebrar o calculo,colocaram apenas um cateter dj, depois de 15 dias fui de novo, porem mais uma vez não puderam retirar o calculo,quando o Dr ia começar, a pedra se deslocou para o canto do rim, e o aparelho não alcançava, ele me disse então que teria que fazer em outro hospital, já estou com o cateter tem 2 meses,ainda não consegui marcar em outro hospital,devo fazer por LECO, me de um conselho Dr,estou com dificuldade para falar com meu médico, já estou muito tempo com cateter?, sinto ardencia ao urinar, e as vezes sangra,não conseguiram retirar por negligencia? e a retirada do cateter como é? Um abraço!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    LN,
    Se não houver complicações, sim.
    Sexo vc já pode fazer, se conseguir.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renato,
    Toda vez que uma pedra sai na urina e passa pela uretra arrando tudo. Isso justificaria a ardência ao urinar, pois estaria tudo ferido. Só é estranho ela arder de manhã e não arder depois. TAlvez seja pq sua uriana deva estar muito concentrada de manhã e isso irrita mais.

    Se for isso mesmo, com o tempo vai melhorar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Melissa,
    A retirada costuma ser mais simples que a implantação. Pode ser feita apenas com sedação. Depende do urilogista e do caso clínico.

    Em relação a gravidez eu não tenho como te responder suas indagações de longe

  • Ln

    Retirei um cálculo de 1,8mm * 2mm no rim esquerdo em 06/08. Irei retirar o cateter duplo j em 31/08. Gostaria de saber se no outro dia poderei retomar minha rotina de trabalho(serviços externos, subir 200 degrais de escada, pegar 08 coletivos/dia… Também gostaria que me informasse quando poderei fazer sexo?

  • Anonymous

    Ola Dr.Pedro,

    Tive um cáculo renal a mais ou menos 1 ano e fui ao urologista. Quando fui fazer os exames o cálculo acabou descendo e apareceu na bexiga, na imagem da ressonância. Meu médico disse para eu beber bastante água que provavelmente iria sair sem procedimentos. Os sintomas diminuiram, já que quando a pedra esta na bexiga doi muito menos do que quando estava no ureter,mas ultimamente, de manhã, quando acordo, tenho sentido sintomas de ardência na bexiga e uretra. Minha pergunta é, se uma pedra ainda esta na bexiga ela pode irritar as paredes da mesma e da uretra? Nunca percebi se ela realmente saiu, por isso agora estou desconfiado, não pode ser infecção, já que nunca piora e a irritação só acontece de manhã quando acordo com a bexiga cheia, depois some,urino normal, sem obstrução, apenas tenho irritação da uretra e desconforto na bexiga de manhã. Ou será que a passagem da pedra deixou sequelas?Obrigado. Renato.

  • Melissa

    Oi Dr. .. Há seis semanas fiz uma ureteroscopia após ter descoberto uma estenose no ureter, bem próximo a bexiga. Então tive de colocar um cateter duplo J. Tenho 2 perguntas a fazer: A retirada do cateter é dolorida? Precisa de anestesia? Outra, quais são as chances de recuperação? Quero engravidar e quero saber se posso parar de tomar anticoncepcional assim que retirar o cateter, ou se não puder, em quanto tempo é aconselhável para eu suspender a pílula?
    Aguardo sua opinião.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leo,
    Realmente isso pode ser só da manipulação mesmo.

  • Leo

    olá Dr, obrigado pela resposta, queria fazer-lhe outra pergunta, o exame de urina que ela fez, apresentou: piocitos e hemacias. o urologista dela falou que pelo fato de ter manipulado o ureter, é normal que esse exame tivesse esse resultado, e que ela nao esta com a infecçao urinaria! der sua opiniao com relação a isso!!obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leo,
    Se ela estiver com infecção de urina também, o ideal é retirar o cateter, pois pode-se não conseguir eliminar a bacteria completamente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nallija,
    Esse cateter é provavelmente o duplo J.

    De longe eu não tenho como dizer se existe ou não a indicação de duplo J no seu caso. Se ele pensou nisso é pq tem medo que essa pedra se movimente e obstrua a saída de urina pelo rim acometido.

    O duplo J fica entre o rim e a bexiga, por isso não é preciso sonda para urinar.

    Se vc ficou na dúvida, o ideal é que procure uma opinião de outro urologista.

  • Leo

    olá dr, minha namorada fez uma ureteroscopia com implantação do duplo j para retirada de um calculo de 1 cm, so que 5 dias depois ela apareceu com uma infecçao intestinal, que segundo um infectologista parece ja vir acompanhando ela mesmo antes do procedimento urologico, so que ela ta com muita febre, e segundo o medico infectologista, devido o procedimento, pod ter migrado bacterias do intestino pra regiao do trato urinario.. ela ta muito apreensiva,ela ta sendo tratada no hospital com ciprofloxacina, ampicilina e outros medicamentos..corre o risco de o cateter da infeccionado? é preciso tirar? e o fato de ela ta com o cateter é grave a infecçao? obrigado Leomar

  • Nallija Maluf

    boa tarde!
    estou com uma dúvida é com muito medo,estou gravida de 21 semanas fui fazer os exames de gravidez i na urina apareceu sangue(nao visivel a olho nú) meu medico pediu uma ultrasom dos rins e nela saiu pedras pequenas so uma de 22mm . Já tive pedra na visicula a 5 anos atras e operei, so que nos rins nunca tive dores horriveis como todos falam as vezes quando ando mto sinto dores na coluna bem fraquinhas sempre pensei q fosse colonuca .
    Meu medico me encaminhou pra um urologista por causa dessa pedrinha grande,ele falou pra mim colocar um cateter,mas como o medico era meio boliviano nao me explicou nda com nda.
    Gostaria de saber oq eh cateter?
    pra q serve?si tenho mesmo q por pq graças a Deus nao sinto dores!
    to morrendo de medo de por i machucar ai sim eu sintir dores,
    si meu bebê corre risco ou si eu tbm corro risco?
    qndo colocamos é preciso por uma sonda?ou urinamos noramalmente?
    to cheia de duvidas e medos
    alguem por favor me ajude!!!!!!!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jr,
    O cateter tem que permanecer enquanto houver risco de obstrução do ureter. Isso depende do grau de edema e do tamanho residual da pedra após a litotripsia.

    Retirar muito antes pode causar obstrução da urina no lado diretio. Postergar a retirada pode facilitar infecções e outras complicações.

    Eu acho que, ao não ser que a data programada mude pouco, não se deveria deixar o parto da sua esposa influenciar na decisão da data da retirada do duplo J.

  • Jr.

    Olá Dr.,
    Parabenizo pelo trabalho e compartilho meu relato:
    Em 2003 tive fortes cólicas renais e fiquei internado por 3 dias para controle das dores e tentativa de expelir o cálculo expontaneamente, o que ocorreu dentro de poucos dias. Imaginei que nunca mais sentiria aquela sensação de dor extrema, porém no dia 04/08/09 pela manhã antes de ir ao trabalho o pesadelo voltou e senti novamente aquelas dores… em 30 minutos estava Eu num pronto socorro com Buscapan na veia. Na sequencia exames diversos até a conclusão de que um cálculo de 1cm obstruia o ureter direito um pouco abaixo do rim. O urologista recomendou ureterorrenolitotripsia que foi realizada com sucesso em 06/08/09, e também coloquei duplo j. Estou me recuperando bem, a urina já está praticamente normal, sinto poucas dores, não tenho febre. Agora é continuar com os antibioticos e preparar para a retirada do duplo j.
    Dr., gostaria então de uma opinião sobre este próximo passo dado a seguinte particularidade:
    Minha esposa vai dar a luz a nosso primeiro filho em +/- 15 dias. Assim, devo pedir ao meu urologista para tentarmos antecipar a retirada do duplo j para Eu estar bem na data estimada do parto, ou seria mais interessante postergarmos a retirada tendo em vista que a partir de agora nosso filho pode nascer a qualquer momento? Tenho receio de acelerar a retirada do duplo j e meu filho nascer no mesmo período (Lei de Murphy). Quais os prós e contras em manter o cateter por digamos mais 30 dias versus retirá-lo dentro de 7-8 dias? Tenho consulta com meu urologista em 13/08/09 para decidirmos a nelhor opção, mas sua opinião Dr., é um input importante que gostaria de rceber
    Abraços:.
    Jr.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Line,
    É normal sim. Em relação ao seu antibiótico, só o seu urologista pode dar essa indicação. Eu de longe não posso fazer isso.

    O ureter pode ficar um pouco machucado após o procedimento e por isso doer durante algum tempo ainda.

  • Anonymous

    Dr. Pedro

    Eu tive muitas dúvidas pós-cirúrgicas, que agora estão esclarecidas ao ler suas respostas aos questionamentos efetuados por muitos.

    Na verdade, o que falta em alguns casos são orientações por parte de alguns profissionais. Talvez, se formulassem um folheto contendo informações sobre os procedimentos, possíveis sintomas, recomendações, etc., muitas dúvidas seriam solucionadas, e muito estresse seria evitado.

    A minha dúvida que resta é a seguinte:
    foi extraído um cálculo por ureterolitotripsia, e colocação do JJ e retirada após 4 dias. Ciprofloxacin por 7 dias, terminando hoje. Ainda sinto dor ao urinar e algumas fisgadas nas costas, um pouco abaixo do rim. É normal? Seria interessante um novo exame de urina para verificar possível infecção? Deveria prolongar o uso do antibiótico até 10 dias?

    Grata,

    Line

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Óliver,
    Cada caso é um caso. O duplo J impede que o edema no seu ureter obstrua a pasagem de urina.

    Eu não tenho como afirmar nada. É preciso saber como foram as questões técnicas de ambas as cirugias. O seu urologista deve ter achado que nesta segundo houve mais traumas ou que o calculo não quebrou como deveria e que a chance de obstrução pelo edema ou por detritos de cálculo poderia ser maior. Mas são apenas suposições.

    O duplo J já existe desde muito antes de 2004. Não é um procedimento novo.

    Em relação aos medicamentos e a ausência de antibiótico, só o seu médico pode dar explicações.

    Na verdade, nenhum dos 3 medicamentos é um analgésico, o que pode explicar suas dores.

    Entre em contato com seu urologista e esclareça suas dúvidas

  • Óliver de Lawrence

    Amigos doutores:

    Fiz uma cirurgia para retirada de um cálculo renal que estava alojado no ureter, em 2004. Nesta feita, não houve colocação do Duplo J. Agora, 05 anos e 03 meses depois, fiz uma nova cirurgia, idêntica, para, mais uma vez, retirada de um cálculo que estava alojado no ureter, de 1,3 cm. Desta vez me foi colocado um duplo J. Da primeira vez, não tive nenhum tipo de complicação depois da intervenção, mas agora, 11 dias depois desta última intervenção, tenho me sentido péssimo, com sangramento, com dores lombares e mal-estar constante. Estou tomando Sepurin, Euprostatine e Transamin, mas não tenho visto melhoras no que diz respeito à ardência e outros inconvenientes. O médico disse que retirará o Duplo J nesta próxima quarta-feira. Minha pergunta é: porque, na primeira intervenção, o médico não colocou o Duplo J, e eu, em dois dias, estava perfeito, fazendo tudo o que se faz com boa saúde, e desta vez, tenho tido estes problemas que, acredito eu, sejam advindos da colocação deste duplo J? Podem me ajudar de alguma forma esclarecedora? Houve alguma mudança na forma de a medicina tratar o pós-operátório cirúrgico com relação aos cálculos renais nestes 05 anos que separaram a minha primeira interevenção desta última? E os remédios que estou tomando? Pra que servem, se a dor não diminui e, penso eu, não me foi receitado um remédio contra a infecção urinária que, tenho certeza, estou tendo?
    Abraços e me perdoem o texto comprido, mas tentei ser o mais detalhado possível.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro. Eu não sou seguido por nenhum nefrologista, apenas por um urologista nos hospitais da universidade de Cmoibra. Enviou há dois meses um calculo para análise mas ainda não sei o resultado. João F.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Acredito que seja a Mayara novamente.

    O cateter pode provocar um incômodo e não sei se o balé seria algo que vc conseguirá fazer. Em relação as atividade domiciliares, não há problema

  • Anonymous

    OLA DOUTOR TUDO BOM
    TENHO MAS OUTRA DUVIDA
    EU USANDO ESTE CATETER POSSO TER UMA VIDA NORMAL COMO SOU BAILARINA ENTAO POSSO VOLTA A DANÇAR ,LIMPAR A CASA ,SUBIR EM ESCADAS ENTRE OUTROS
    GRATA

  • Anonymous

    MAYARA
    MUITO OBRIGADA DOUTOR E PORQUE EU FICO MUITO NERVOSA EA 1 VEZ QUE FAÇO UMA CIRURGIA
    QUALQUER DUVIDAS EU PERGUNTO
    BJIS GRATA MAYARA

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Mayara,
    Pode sim incomar um pouco nos primeiros dias. A tendência é melhorar.

    Se a dor for muito grande procure seu urologista

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Camila,
    É muito comum nestes primeiros dias haver dor, desconforto e algum sangramento.

    Isso vai melhorar conforme os dias passam. Se não melhorar, ele deve contactar o urologista.

    abs

  • Anonymous

    OLA DOUTOR ME CHAMO MAYARA TENHO 15 ANOS
    TENHO ALGUMAS DUVIDAS E PRECISO DE ORIENTAÇOES
    EU COLOQUEI O CATETER DUPLO J NESTA QUINTA DIA 23 DE JULHO
    AS VEZES QUANDO EU VOU FAZER XIXI DOI UM POUCO APESAR QUE ESTOU COM PROBLEMAS DE INTESTINO PRESO ISTO E NORMAL QUANDO FAZ A CIRURGIA?
    EU QUERIA ALGUMAS ORIENTAÇOES

  • Anonymous

    o duplo j nao foi retirado ainda como foi postado a cima

  • Anonymous

    ola doutor, meu namorado fez cirurgia de retirada de um calculo renal na sexta feira a noite(24/07) e disse q colocaram uma sonda nele(acredito ser o duplo J) mas foi retirada no dia seguinte e ele ja foi para casa. porem sente dores e esta urinando sangue. ele passou uma semana sentindo dores fortes ate fazer a cirurgia. hj ele diz q esta desanimado e perdendo a vontade de tudo. pelo q li nos seus comentarios isso é mesmo normal, ne? obrigado… camila

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pedro,
    Pode sim. Mas com parcimônia, porque pode ser desconfortável.

  • Pedro

    Boa tarde doutor,
    estou com Duplo J a cerca de uma semana, ja não sinto dores, o que ocorre em algum momentos é apenas um pouco de sangue na urina. enfim, gostaria de saber se posso fazer sexo.

    grato!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    João, Obrigado pela contribuição.
    Excelente testemunho.

    Só uma perguntinha. Vc já é seguido por algum nefrologista ? Com antecedentes de tantos cálculos, vc provavelmente tem alguma alteração metabólica que justifique o quadro. Pode ser que vc descubra a causa e consiga ficar sem cálculo para o resto da vida.

  • Anonymous

    Olá a todos, sou o Joao F que postou mais acima.
    Só vim para dar o meu contributo a todos. Quando se coloca o duplo J, normalmente nem é aplicada uma anestesia porque o procedimento embora incómodo não é doloroso, embora a intensidade da dor possa variar de pessoa para pessoa, eu falo com conhecimento de causa pois já coloquei vários, tanto para o rim esquerdo como para o rim direito. O tratamento LEOC também não é doloroso de fazer, embora nos dois dias seguintes possam ocorrer algumas dores devido à expulsão dos cálculos, embora não haja uma cólica propriamente dita. Quanto à retirada do duplo J o procedimento é igual à colocação, através dda insercção de um cistoscópio pela uretra, mas como é só apanhar o catéter e puxar não há qualquer tipo de dor até pelo contrário há normalmente (no meu caso) um alívio dos sintomas. Espero ter podido ajudar a traquilizar algumas pessoas, que possam vir a ler o meu post. Só mais uma coisa para terminar, sempre que coloco o catéter duplo J, o meu médico receita-me uns medicamentos antibióticos para tomar enquanto tenho o catéter para prevenir uma possível infecção. manda.me também bebr no mínimo 3 litros de água por dia. Bom dia a todos, boa sorte nos tratamentos. Eu pelo menos durante algum tempo estou livre de cálculos. Cumprimentos João F, Portugal.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Francine,
    É isso mesmo. Aconteceu alguma coisa e o Duplo J saiu da via urinária.

    Provalvelemnte ela vai precisar ser operada para retirar esse cateter.

  • FRANCINE

    Ola Dr.!!!
    Minha mae fez duas LECO, uma em dez/2008 e outra em Março/2009, com sucesso apos a segunda tentativa, foi colocado o cateter duplo J para a saida dos calculos e tambem da urina, então, neste mês de maio os medicos foram tentar retirar o cateter. O que acontece é que não coseguiram retirar e solicitaram então que fizesse uma tomografia abdominal, o laudo diz: “Presença de cateter duplo J esquerdo exteriorizando-se na pelve renal para fora do trajeto ureteral, percorrendo a esquerda domusculo psoas e terminando na fossa iliaca”… enfim, to bastante preocupada, pq peo que entendi o cateter não esta onde deveria, estou certa???? o que isso pode vir a acarretar????

    Agradeço profundamente sua atenção

    Francine Aguiar
    e-mail: fran_merten@hotmail.com

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Lisandra,
    O que pode ter acontecido é uma obstrução do ureter do lado onde estava o duplo J. Pode ser por lesão na retirada ou porque ele deveria ter permanecido mais tempo.

    O mais importante é ele procurar o urologista novamente para descobrir o que está acontecendo

  • Anonymous

    Boa noite! Meu marido retirou um cálculo de .5mm há 5 dias, foi colocado um catéter duplo J retirado hj.Logo após começou a sentir fortes dores nos rins,tomou buscopam,pyridium e mais um antiflamatório+análgésico.Não está conseguindo urinar direito.O médico disse que ele não sentiria dor alguma após a retirada do catáter.O que pode ter ocorrido?Pode ter havido alguma lesão durante a retirada do catéter?
    Grata,
    Lisandra

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Luciana,
    Todas as orientações que dou aqui são baseadas no que acontece geralmente.

    De longe não tenho como opinar sobre casos individuais. O que eu posso afirmar é que normalmente a retirada do duplo J é um procedimento simples, no qual a maioria dos pacientes relata ser o parte mais traquila de todo o processo.~

    Existem analgesia, sedação e anestesia exatamente para evitar que os pacientes passem por situações de estresse.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Leandro,
    Dor e sangramento após os primeiros dias é normal.

    Ele tem é que conversar com o urologista para otimizar a analgesia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Mônica,
    Sem acesso aos dados clínicos do seu pai eu não tenho como saber os motivos que levaram os médicos a optar pelo duplo J. Provavelemnte eles imaginam que a pedra deva sair apenas o cateter, não sendo necessário outro procedimento que possa causar danos ao ureter.

    O duplo J é implantado toda vez que há risco de obstrução do ureter.

    Este sistema que vc refere eu não conheço. Não seria por ondas de choque ?

  • Luciana

    Eu postei faz alguns dias uma pergunta sobre a retirada do duplo J ? Osenhor só me respondeu que era simples não esclaresceu! Bom sempre tive dores 1mês o médico disse que era normal no inicio, tive febre de 40,e sangramento com pus, fiz exames por conta prépria estava com uma enorme infecção fui medicada com antibioticos e foi marcada a retirada no 3 dia,eu fui tranquila pois o médico falou que faria uma anestesia da cintura para baixo como não viu no encaminhamento nada sobre anestesista pensei que seria sedada que nada foi sem nada um horror pareceu uma tortura uma cureta sem anestesia chorei gritei muito logo após o médico disse pode levantar e ir para casa,estava sangrando um pouco e liberou um pus,chorando ainda me vesti coloquei um absorvente pedi para meu marido me levar embora,quando cheguei em casa e me acalmei um pouco!Meu marido perguntou se eu desisti de retirar por isso estava chorando, eu contei e disse que estava com muita dor!Ele ficou assustado pela truculencia e novamente saímos sem recomendações de repouso ou medicações! Meu marido teve que forçar um atendimento para conversar com o médico e mesmo assim segurando pelo braço e decidimos trocar de médico!Peguei todos meus exames e fui a outro médico, ele disse que eu não sou obrigada a sentir dor e deveria ter tido no minimo uma sedação vai avaliar se corrigiu o estreitamento ou vou ter que fazer uma nova cirurgia retirar a parte do ureter! Dr conversei com uma outra pessoa que fez o mesmo procedimento e foi feita sedação e ela ficou sob obseração 24h ! Essa foi uma experiencia traumatica acredito que deveriamos ter todas s duvidas esclarescidas por nossos médicos !Desejo que ninguem passe por algo assim que escolham bons profissionais! boa sorte a todos

  • Leo

    boa noite Dr. Meu amigo passou por uma pequena cirurgia colocando um cateter da uretra até o rim direito. Só que ele esta sentindo muitas dores e ainda esta urinando muito sangue. sem contar que ele está ficando enchado. isso é normal? ele já esta em casa, qual é a melhor maneira dele se cuidar até a data da retirada do cateter?

    Deste já muito obrigado.

    Att

    Leandro Mieiz Prates

  • Mónica

    Dr. meu pai tem sofrido de crises de pedras nos rins….. a 2 anos a primeira, que apos dois dias de tratamento saiu pela urina….. a 1 ano, um pouco mais forte, mas também saiu naturalmente. Este ano, a situação complicou-se: a pedra é de aprox. 9 mm, ele apos 10 a 12 dias a apanhar soro, com medicação que aliviava as dores e sem exito, pois a pedra não saiu…. foi consultar um neurologista que apos exames, marcou a operação. Meu pai estava convicto de que ele iria retirar a pedra que já se encontrava na entrada da bexiga. Contudo, apos anestesia geral, ele esta com a pedra no mesmo sitio (entrada da bexiga) e colocaram-lhe um tubo da bexiga ao rim…. pelo que pode ler neste blog, é tipo J… Esta marcado para retirar o tubo dentro de 8 semanas….. minha duvida é:
    - se a pedra ja esta na entrada da bexiga, com anestesia geral não seria ideal retirar ja a pedra em vez de deixa-la e colocar o tubo?
    - quais as complicações que esse tubo pode causar? e quais os sintomas?
    - o urologista disse que quando retirar o tubo, se a pedra ainda não tiver saído…. ira retira-la com sistema shoot (não tenho a certeza que se escreve assim). Que sistema é este?
    Agradeço resposta, meu pai está muito abalado psicologicamente. Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Alan,
    Em geral entra-se com pequeno endoscópio e puxa-se o cateter. Não precisa de anestesia nem costuma doer. Alguns médico lançam mão de uma leve sedação.

    Depois de tudo o que vc passou, esta é a parte mais fácil.

  • Anonymous

    Olá Doutor, meu nome é Alan, e gostaria de saber qual é o procedimento exato para a retirada do Duplo J, caso seja pela uréter, oquê fazem para que o catéter saia? Tem anestesia? É dolorido?

    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá João,
    São sintomas comuns nos primeiros dias.

    abs

  • Anonymous

    Boa noite Dr,chamo-me João e minha esposa pôs um duplo J á 2 dias mas acontece que ela tem muita dor na hora de urinar e se beber muita agua está sempre de hora a hora a urinar, gostaria de saber se estes sintomas são normais, ou com o passar do tempo a ida ao WC também vai diminuindo. Um abraço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Felipe,
    o sangramento e a dor são comuns após este tipo de procedimento.

    Mas se é algo que te incomoda muito, procure o seu urologista e comente este fato com ele

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carla,
    O fato de ainda ter febre é estranho. Os coágulos também devem receber atenção.

    De longe é difícil dar uma opinião.
    O melhor é voltar ao seu médico que conhece seu caso com detalhes.

    abs

  • Anonymous

    Olá Dr! Meu nome é Felipe, tenho 26 anos e estou com um cálculo de 6mm no ureter proximal direito,no dia 16 de junho fui realizar a Ureterolitotripsia, mais o canal do ureter estava muito fechado então não alcançaram a pedra, colocaram um cateter duplo j,vou ficar com ele 15 dias e então refazer o procedimento, estou preocupado, pois 4 dias depois ainda sai sangue pela urina, e sinto um encomodo devido ao cateter e também muita dor no rim no exato momento em que urino, gostaria de saber se isso é normal?

  • Carla

    Olá doutor!
    Fiz uma nefrolitotripsia percutânea na quinta feira passada para a retirada de 2 cálculos um de 16mm e outro de 12mm, porém o médico conseguiu tirar apenas o de 16mm pois o outro estava no diverticulo…enfim…já faz uma semana e ainda tenho febre e saem coágulos de sangue na urina…não foi colocado o JP…ja fiz hemograma e não deu infecção alterada…mas estou preocupada…
    na sua opinião o que pode estar ocorrendo?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá José Roberto,
    Por uma questão de ética, eu não comento condutas de colegas, ainda mais à distância e sem dados do seu caso.

    O que eu posso dizer é que não há nada que cause estranheza na conduta.

    a urocultura é para fazer antes.

    abs

  • José Roberto

    Olá Doutor!
    Meu nome é Deise,tenho 28 anos e estou com um cálculo de 9mm no ureter proximal esquerdo.Meu médico disse que o ideal seria a colocação de um Duplo J e depois fazer sessões de LECO.Estou muito nervosa!Gostaria de saber se realmente essa foi a melhor escolha? Ele tbm me pediu pra fazer uma urocultura, só que não sei se é pra antes da colocação do cateter ou antes de fazer a primeira sessão da LECO, pois já fiz vários exames e me perdi nos pedidos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    José Roberto,

    O objetivo´do tratamento é acabar com as crises renais. MAs nada impede que elas voltem no futuro. Por isso seria interessante procurar um nefrologista depois que o urologista der alta.

    E mrelação ao sexo, provavelmente ela ficará com alguma dor durante algum tempo ainda. Acho difícil ela querer.

    De qualquer maneira, a relação sexual é um fator de risco para infecção urinária, o que não seria nada bom com um duplo J implantado.

    Converse com o urologista para saber quanto tempo ele pretende manter o cateter e pergunte o que ele acha sobre o sexo.

  • José Roberto

    Olá doutor!
    Minha esposa estar prestes a colocar um Duplo J(cálculo com 9mm) e gostaria de saber se esse procedimento irá por fim nas suas crises renais? Sabendo que o médico indicou fazer o LECO. E uma outra pergunta, poderei ter relações sexuais com ela, durante o uso deste?
    Desde já obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marcio,
    3 ou 4 meses é o limite, mas normalmente não costuma ficar tanto tempo

    Quanto menos tempo ficar, menor a chance de complicações como infecções e obstrução do cateter

  • marcio

    Olá Dr. Pedro meu nome é Márcio
    gostaria de saber por quanto tempo posso ficar com o duplo j dentro de mim

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rosilene,
    A função do duplo J está explicada no texto.

    Em relação aos seus sintomas, pode haver dor e sangue na urina nos primeiros dias após a retirada dos cálculos.

    Quando vc retirar o duplo J, vai melhorar um pouco. MAs desaperecer mesmo provavelmente só depois de mais alguns dias.

  • http://www.blogger.com/profile/05499401125181736484 Rosilene Cassia

    Dr Pedro,
    Senti dor abdominal no lado esquerdo , fiz ultra-son e foi diagnosticado um cálculo renal descendo pela ureter , o urologista indicou o procedimento de retirada por pinça e foi colocado em seguida um “duplo jota” que será retirado 5 dias após o procedimento , pra que serve o duplo jota ? Estou de repouso em casa e sinto muita dor na hora de urinar e minha urina está escura , parece sangue , além de sentir vontade de urinar toda hora , estou tomando remédio pra infecção de urina e anti inflamatório , é normal o meu relato ? fiz o procedimento dia 11/06/2009 e está marcado pra tirar o duplo jota dia 16/06/2009 e a pedra retirada foi de 4,8 mm .
    Obrigada,
    Rosilene.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Luciana,
    A retirada é simples e rápida. Não dói.

    Na verdade depois de tudo o que vc passou, vais achar a retirada uma sopa.

  • Luciana

    Achei muito esclarescedoras as informações, fiz uma Ureterolitotripsia fazem 11 e só soube como foi o procedimento exatidão na inter net!O médico não me falou nem sobre os cuidados pós cirúrgicos e por isso não me cuidei e tive muitas dor e tendo que ir na emergencia fazer medicação! Gostaria de saber como é feita a retirada do duplo J? É da mesma forma que foi colocado? Não encontrei essa informação!Pois estou com um! É dolorido?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    João,
    Não deve ser culpa da LECO não. Até porque a cintigrafia já havia apontado esse problema há 5 anos.

    Essa lesão pode ter sido pela obstrução nesta época.

    abs

  • Joao F.

    Boa tarde. Dr. Pedro, há 5 anos atrás tive uma cólica renal obstrutiva, fui entao encaminhado para fazer um cintigrma. O cintigrama confirmou que o rim direito não estava a funcionar normalmente. Antes de ir ao bloco operatório sairam os cálculos no bloco operatório nada foi encontrado. Até agora além de litíase renal nunca mais tive qualquer sintoma. Em fevereiro e março deste ano fiz dois tratamentos LEOC no rim direito. Na última consulta não tinha quanlquer cálculo, mas queixei-me que tinha uma dor na zona lateral um pouco acima da virilha. O médico fez-me uma ecografia e disse que tinha o rim ligeiramente dilatado e que tinha que fazer o cintigram. O resultado confirmou que o rim não funcionava como o outro. A expressão da médica que fez o exame foi “o seu rim direito é um pouco preguiçoso” mas não adiantou mais nada. será que é devido à LEOC que fiquei assim ou poderá ser uma patologia desde há 5 anos e que não tenha grande importância? Obrigado e peço desculpa pelo post tão grande

  • Anonymous

    Olá DR sou Viviane estou bastante preocupada,estou grávida com 20 semanas e passei a sentir muitas dores tanto ao urinar quanto em repouso por todo lado direito do corpo,fiz uma ultra gestacional e o médico diagnosticou a dilatação do rin D,mas como não foi realizada ainda a ultra específica não sabemos a origem da obstrução,a minha obstetra me encaminhou para um urulogista que de imediato falou em colocar um duplo j,gostaria de saber quanto tempo máximo posso ficar com ele em meu organismo, já que o médico quer deixa-lo até o nascimento, gostaria de uma segunda opinião, que problemas isso pode me traser e se posso voltar as minhas atividades normais, desde já agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Simone,
    Se vc acha que se trata de negligência, vc pode pedir orientação no Conselho Regional de Medicina da sua região. Outra opção é ir a direção do hospital relatar o caso.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rodrigo,
    Isso pode ser uma infecção da bexiga ou obstrução da urina por coágulos de sangue. Entre em contato com o seu urologista e relato o ocorrido.

    abs

  • Simone Silva

    Ola Dr. Pedro

    minha mãe esta com um cateter duplo j para retirada de 2 pedras desde novembro de 2008(o tratamento e feito pelo sus)no inicio de maio apos ela se queixar de muito dor e sangramento os medicos desseram que vão marcar para retirar pois rompeu algo que ela não sobe me explicar, ela esta sofrendo muito tem muitas dores.
    venho te pedir orientação caso os medicos adiem novamente a retirada por falta de vaga como posso proceder onde buscar ajuda?(secretaria da saude, prefeitura, policia)
    Desculpe o desabafo, mas preciso muito de ajuda.
    Grata,
    Simone Silva

  • Rodrigo V.M.

    Dr.
    realizei LECO segunda feira. Fiquei 3 dias urinando sangue, e hj ao acordar estou com dificuldades em urinar, parece que a vontade nao passa, porem ao ir no banheiro, saem poucas gotas e sairam coagulos. Nada da pedra. apesar de ter filtrado a urina. O que pdoe ser?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Rosiele,
    Seu caso é muito complexo para ser avaliado a distÂncia e com tão poucos dados.

    Algumas gestações relamente são mais complicadas e infecções urinárias de repetição são chatas mesmos. Confie no seu médico. Aliviar a dilatação do seu rim é meio caminho andado para se evitar novas infecções

    abs

  • rosiele

    ola dr, minha duvida é o seguinte:estou gravida de 19 semanas e estou tendo infecções urinarias repetitivas, no exame de ultrason não foi diagnosticado nenhuma pedra, mas meu rim direito estava bem dilatado por isso meu medico decidiu por um duploj para tentar solucionar este problema e disse que vou ficar com o jj ate o fim da gravidez, mas não estou segura, pois acho que não vai segurar as infecções e como não posso fazer exames complementares ficamos de mãos atadas, gostaria de saber sua opinião.pois se eu continuar a ter infecções corro risco de ter parto prematuro.
    obrigada rosiele

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Dário,
    Pode ser infecção urinária. Procure o seu urologista.

  • dario

    Boa tarde!! Realizei em fevereiro de 2009 a Ureterolitotripsia.Ainda estou utilizando a o Duplo J.Tenho uma cirurgia para o dia 30/05/09 para retirada de outro calculo.

    Acontece que nessas ultimas semanas,não tenho conseguido segurar a urina e; alem disso doi muito. O que pode ser??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Tocachi,
    Vc precisa se consultar com um nefrologista. Existem várias causas para o seu problema de cálculos de repetição. È preciso investigar e tratar. Às vezes um simples remedinho pode evitar que vc tenha pedra p o resto da vida.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Márcio,
    Pode.
    O duplo J fica entre o rim e a bexiga. Não tem nada a ver com o pênis.

  • TOCACHI 1990

    Boa noite Doutor, eu tenho uma duvida, eu tenho calculos de 0,6 a 0,8 isso num prazo de 01 ano todos os anos são pelo menos 02 ou 3 já a alguns anos que isso vem acontecendo uns 6 anos, então todo ano eu ja fico esperando e com medo da dor que nunca da para se acustumar, existe algum exame que pode ser feito no calculo para diagnosticar qual e essa subistancia que forma esse calculo. Qual e o nome do exame ??

    Obrigado.

  • Anonymous

    Ola Doutor Pinheiro,

    Estou com o duplo J a uma semana. Me sinto bem e so tenho uma febrinha de exatos 37C. A urnia ta quase na cor normal. Queria saber se ja posso me masturbar de novo. Obrigado.

    Abraco, Marcio Braga.

  • Anonymous

    Olá Dr. meu nome e Adriano,

    Gostaria de compartilhar minha experiencia e deixa os leitores despreocupados com o procedimento, tivem calculo no Rim direito e a pedrinha tinha no maximo 4mm so nao saiu por que ficou presa na ureter , intao tive que toma rack para a retirada, posteriormente coloquei o cateter duplo J , pois o minha ureter tinha dilatado um pouco e por segurança optou por ele , fiquei super bem , com um pou de dores ao urinar mais tudo tranquilo , confesso que fiquei mais ansioso para a retirada , mais engano meu foi super tranquilo tomei sedação e quando acordei estava tudo normal, graças a Deus e ao exelente trabalho médico. Fico feliz por existir um blog assim parabéns Dr. Pedro pois tirei muitas duvidas aqui antes de fazer a minha retirada do duplo J.

    Um grande Abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Marciel,
    Esse caso que vc descreve é muito complexo para eu emitir opinião a distância sem acesso aos dados da sua mãe.

    A história não soa estranha. É possível que algo deste tipo aconteça.

    Mas daí, dar uma opinião, fica mais difícil.

    abs

  • Anonymous

    meu nome e marciel.
    minha mae teve problema de calculo renal.no rin direito nao teve mais jeito quando o medico tava tirando os calculos saiu muito puiz e tava muito grande teve que retirar.
    no rin esquerdo esquerdo ela fez cirugia para retirar calculos que eram de 2,3 cm ate maiores, ai ela ficou usando aquela sonda de lado aquela bolsa, depois quando foi retirar ficou sem urinar,teve que fazer outra cirugia o medico que era pra abrir o canal que tinha fechado,foi feita e colocado o duplo j especial,agora foi retirado e ela nao consegue urinar o medico acha que foi o canal da urina que perdeu a contração,o senhor poderia ajudar com algum comentario.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Felipe,
    Difícil estabelecer prazos, mas 1 semana é muito pouco tempo. È normal esse desconforto

    A dor deve melhorar até a próxima semana, mas isso é muito individual

    abs

  • Anonymous

    Sou o Felipe que postou logo acima, esqueci de especificar minha cirurgia;
    Foi a colocação de um catéter Duplo J

  • Anonymous

    Dr, meu nome é Felipe tenho 21 anos e operei de calculo faz 1 semana, estou morrendo de vontade de ter relação sexual, porém toda vez que fico exitado sinto dor no pênis, assim como quando espirro, ou sento e levanto, a dor é não é bem no pênis e sim no canal, bem lá no fundo, não sei explicar direito.
    Isso é normal Dr? Se for, quanto tempo preciso esperar para me recuperar totalmente e não sentir mais essa dor?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Diego,
    Cálculo renal não é causa de impotência, principalmente se eles forem assintomáticos.

    Agora se vc tem dor frequentemente, isso pode ser um estresse psicológico que atrapalhe seu desempenho

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Si,
    Todas estas respostas dependem do tamanho que a pedra ficou. Se for menor que 0,5 ela provavelmente sairá sozinha. Se tiver menos de 1 cm pode sair ou não, dependendo da onde estiver. Se tiver mais que 1 cm provavelmente vc precisará de novo procedimento.

    O problema é que agora sua via urinária deve estar inchada pela LECO o que dificulta a passagem de qualquer pedra e indica a permanência do duplo J

    abs

  • Anonymous

    Olá Doutor,
    meu nome é Diego e gostaria de saber se calculo renal pode causar impotência.
    Tenho cerca de 6 pedras e ultimamente não consigo ter um bom desempenho sexual.
    Tenho 20 anos.

    Obrigado

  • Anonymous

    Sou Rodrigo,
    Já votei no seu blog dr.
    è uma maneira de retribuir a ajuda que o sr. me deu
    abraços e boa sorte

  • Si

    DR, na última quarta-feira fui internada com fortes dores e, após exames, foi detectada a presença de um cálculo de cerca de 17 mm. No dia seguinte já passei pela litrotripsia extra-corpórea e recebi alta na manhã seguinte. Fui para casa e voltei de noite para o hospital, devido a dores fortíssimas. Fiz um raio X e o registro é de que a pedra havia apenas lascado, mas não se desfez muito.
    Foi marcado para o sábado de manhã (quatro dias depois que p calculo foi descoberto), a colocação do cateter. Depois disso, não senti mais cólicas e na verdade sinto-me bem melhor desde que as dores começãram. Foi agendado um raio x para a próxima quarta-feira. Minha dúvida é: como a pedra não foi quebrada e o que foi retirado durante a colocação do cateter é menos de 30% do tamanho total da pedra, qual a possibilidade desse cálculo sair, sem mais intervenções, pelo cateter? Em quanto tempo ele pode sair? Se tiver que fazer outra litro, pode ser feita com o cateter dentro?
    Tenho 29 anos e não havia tido nenhum cálculo antes.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Clovis,

    A principal indicação do Duplo J é essa mesmo, proteger as vias urinárias após munipulações urológicas.

    abs

  • Anonymous

    Olá Doutor,

    Fui diagnosticado com pedras de 4-6mm bilateralmente nos rins. Falaram-me que se eu for far LECO, seria melhor usar um Duplo J (para protejer os rins na LECO), mas não me deram mais explicações. O que me diz disso, por favor? Grato, Clovis

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Allan,
    Vc está em uma fase muito precoce do procedimento.

    Os sintomas vão melhorar com o tempo e não tem pq vc não voltar a ser o que era.

    abs e melhoras

  • Anonymous

    Dr. Me chamo Allan e coloquei o catéter duplo J a exatamente 1 dia, pós cirurgia foi horrível, mal estar, ancia de vómito, tontura toda vez que levantava e dentre esse um dia continua os sintomas, sinto pontadas na ponta do meu pênis e toda vez que vou urinar arde muito e o lado em qual o catéter foi colocado dói demais.
    Isso é normal Dr.? Irei voltar a ser oquê eu era sem os sintomas daqui a algum tempo? Estou desesperado.
    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Se vc se sentir bem, teoricamente não há problemas. Mas por segurança, pergunte ao seu urologista se no seu caso há algum problema em particular.

    Em relação as infecções, seu médico já deve ter prescrito um antibiótico profilático.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    João,
    Não gosto de comentar resultados de exames de doentes que eu não conheço.

    Por acaso neste laudo que vc descreveu não nenhuma alteração, está tudo normal. Mas é preciso correlacionar com os seus dados clínicos para se tirar conclusões.

    abs

  • Anonymous

    boa tarde doutor, meu nome e luciano e estou com o duplo j a 3 dias, posso ter relações sexuais? e o que devo fazer para evitar infecçoes urinarias?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Michel,
    Seria importante vc contactar seu urologista antes da viagem. O Duplo J teoricamente poderia ficar mais 20 dias sem problemas, o problema é que cada caso é um caso e o seu pode ter algum porém que não indique a permanência por mais quase 3 semanas.

    abs e boa viagem

  • Anonymous

    João

    Dr. meu médico pediu um raio-x do abdômem simples, o raio-x detectou além do duplo J
    Grande quantidade de resíduos aero-fecais
    Ausência de visceromegalias
    Ausência de concreções radiopacas ou de calcificações patológicas em topografia biliar
    Sombra dos músculos psoas visíveis bilateralmente
    Estrutura ósseas visualizada de aspecto normal
    Flebolito no oco pélvico
    A critério clínico, sugerimos correlacionar com avaliação pela ultra-sonografia das vias urinárias.

    DR., gostaria que me desse uma luz segundo este diagnóstico do raio-x.
    Desde ja, obrigado!

  • Michel

    Boa Olá Dr.

    Tenho 27 anos e estou com o mesmo problema de muitos, sangramento após a inclusão do catéter. Ao encontrar esse blog esclareci quase todas as minhas dúvidas, só restou uma…Eu estou com o catéter a mais de 1 mês, e agora vou precisar viajar semana q vem para fora do país e ficarei mais 20 dias fora. Não consegui marcar com o meu médico a retirada do catéter, não sinto dores, apenas esotu com sangramento, e a sensação de estar sempre “inchado”. Posso fazer minha viagem traquilo, há algum prazo máximo para permanência do catéter?

    Parabéns pela iniciativa!!

    Pessoas não tenham medo do duplo J, é super traquilo.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá RAfael,
    Tanto a dor quanto o sangramento são comuns após o procedimento.
    Beba bastante líquidos.

    abs

  • Rafael

    Bruno Rafael

    Doutor, gostaria de saber se é normal a urina sair com muito sangue após a colocação do duplo j….além disso, se também é normal dar uma pequena cólica no local onde estava a pedra todas as vezes em que vai urinar? Agradeço a atenção.

  • Nilza

    Obrigada por me tranquilizar sobre miha pressão,estou fazendo um controle da medição em casa mesmo para levar ao meu médico no próximo retorno. Aproveitando a oportunidade quero parabeniza-lo por este maravilhoso blog que tem contribuido muito para nos esclarecer duvidas médicas. Abs, Nilza.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Nilza,
    Essa sua elevação na tensão é provavelemte por estresse.
    Não tem nada a ver com a retirada do cálculo renal.

    Repense na sua vida, na quantidade de trabalho, na alimentação, na quantidade de exerccio fisico e no tempo de lazer que vc tem.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Melissa, sem acesso aos dados do seu marido fica difícl fazer alguma avaliação.

    De qualquer maneira se o procedimento foi muito agressivo, o processo de recuperação pode ser mais lento mesmo.

    abs

  • Nilza

    Boa noite Dr.Pedro. Realizei uma cirurgia de retirada de cálculo renal em 12 de fevereiro que foi bem sucedida. Retirei o duplo J em março, prém após a cirurgia minha pressão arterial que sempre foi normal, está oscilando muito e sempre para alta. Estou preocupada. Será que tem alguma coisa a ver com o procedimento cirurgico? No último feriado fui para a praia e notei que no litoral a pressão não aumentou.
    Desde já agradeço a sua atenção.

  • Melissa

    Dr., no dia 18 de abril fiz a remoção de um calculo, e a colocação do cateter. Hj terça feira ainda estou urinando com sangue? E mimnha barriga ficou muito inchada. Tenhi um incomodo, mas pequeno. Gostaria de saber se essas reações sao normais?
    Obrigada
    Melissa

  • melissa

    DR. Pedro, meu marido retirou um calculo de 1,0 cm no ureter em 10 de março, e está com o duplo j, que será retirado em maio. Ele continua sentindo dores ao urinar. A urina continua com aparência sanguinolenta, mas sem coágulos. Segundo o urologista dele o cálculo era de uma estrutura muito rigida e sua retirada feriu bastante o ureter. Ele teve uma infecção urinária que foi tratada com antibióticos.
    É normal ter todas essas dores mesmo depois de tanto tempo da cirurgia? Agradeço muito sua resposta doutor. Melissa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Rose,
    Fibrose é um tecido com características de cicatriz. É como se os tecido normais tivessem sido substituidos por uma grande cicatriz que acaba por “colar” tudo que fica em volta.

    Provalvelmente isso ocorreu por um processo de inflamação crônica devido aos cálculos, a estenose e as litotripsias.

    Dor na primeira semana de pós- operatório é comum, principalmente se foi uma cirurgia extensa e complicada.

    abs

  • Rose

    Boa Tarde, Dr. Pedro Pinheiro,
    Tenho calculo renal há mais de 10 anos, além de o exame de US diagnosticar calculos renais, fiz também a urografia escretora e descobri que tinha uma estenose no ureter(próximo ao rim). O médico que me tratou naquela época, não se importou com este estreitamento e só tratava os calcuilos renais, onde há 5 anos atrás, fazia 2 litotripsia por ano, fiz também a ureterolitotripsia, com colocação de duplo J. Este anos em jan, fiz outra ureterolitotripsia Calculo renal em ureter( próximo ao rim)com colocação de duplo J. Após retirada do cateter, o médico pediu uma tomografia com contraste, onde diagnosticou estenose, o ureter estava com a espessura de um fio de cabelo na parte alta e outro estreitamento próximo a bexiga. O Dr. disse que teria que cortar a parte com estreitamento e reconstituir o ureter e dilatar a estenose próximo a bexiga. No dia marcado, estive em centro cirurgico onde URO disse que, faria antes de qualquer procedimento, a “scopia”, onde ele constatou que onde estava a estenose uretral próximo ao rim, estava tudo grudado (arteria e outras coisas), e que o caso era mais grave que ele pensava, e marcou a cirurgia para outro dia. Então, fiz a cirurgia agora, dia 14/04, foi feito o que ele falou, e disse que o rim ao qual ele fez a cirurgia não estava muito bom ao qual esta bem dilatado, e ele disse que encontrou fibrose. Foi colocado dreno “JP” e foi retirado 2 dias após. Vou retornar dia 24/04, para a retirada dos pontos, estou sentindo muitas dores, dependendo da movimentação do corpo, não consigo ficar muito tempo de pé e nem sentada, se me esforço sinto dores seguido de falta de ar.
    Por gentileza, Dr. Pedro, gostaria que me esclarecesse o que é “fibrose” e se é normal após 6 dias a cirurgia, continuar sentindo estes sintomas. Estou tomando antibiótico e anlagésico.
    Obrigada, Abraço, Rose
    roseneiasousa@terra.com.br

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá João,
    fique calmo. De tudo o que vc já passou, a retirada vai ser o mais simples e fácil.

    Não é preciso ficar internado, nem ficar de cama.

    vida normal, tomando cuidado apenas com os exageros nos primeiros dias.

    abs

  • Anonymous

    Eu sou João…
    Fiz uma Ureterolitotripsia, no dia 10 de abril, no decorrer da recuperação, em casa, no início minha urina estava com resíduos de sangue, mas com o decorrer dos dias ela foi melhorando, porém, ontem quando fui ao trabalho, não fiz tanto esforço, mas quando cheguei em casa a urina havia alterado sua cor de forma regressiva ao que se era encontrado anteriormente, é normal?
    Estou com o catéter duplo J, estou um tanto nervoso, pois ja estou pensado na retirada do mesmo, o processo para retirada é normal, terei que usar sonda novamente, tomarei a mesma anestesia que levei no dia da cirurgia, ficarei internado no hospital por quantos dias, terei que ficar mais alguns dias de repouso em casa?
    Fico desde ja agradecido, bom dia!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Marcos,
    O sangramento ainda existe porque sua via urinária ainda deve estar muito irritada e ferida.

    Sugiro beber bastante água e contactar seu urologista para ele acertar a sua analgesia.

    Se há muitoscoágulos, é importante o urologista acompanhar para se ter cetrteza que eles não irão obstruir suas vias urinárias.

    abs e melhoras

  • MPA700

    Caro Doutor, gostaria de saber se após uma semana da retirada do cateter duplo J é normal ocorrer muita crise renal com inchaço e dor no flanco e inicialmente foi exepelido vários pedaços de coágulos de sangue, a dor ainda é intensa e ocorre de forma irregular. o que pode ser feito para reduzir o desconforto causado pelas dores, há algum problema nestes efeitos colaterais? ultimamente tenho expelido Hematúria.

    desde já agradeço a atenção despendida.

    Marcos Paulo Alves dos Santos
    Praia Grande/SP

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Camila,
    O sangramento é normal.
    Não se aconselha fazer atividade física enquanto tiver o cateter. Atividades diárias comuns são permitidas
    abs

  • Camila

    Boa tarde Dr. Pedro.

    Sexta feira agora fui diagnosticada com pielonefrite no rim esquerdo e me submeti a uma ureterolitotripsia, com colocação de um cateter. Apesar de passar muito bem, gostaria de saber se é normal que ainda saia sangue na minha urina. Também gostaria de saber que tipo de atividade fisica posso fazer ou se devo mater um repouso até a retirada do cateter.
    Obrigada

    Camila

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    João, tanto faz. O importante é ingerir líquidos para aumentar o volume de urina.

    Abraços

  • João

    Olá, após fazer LEOC o meu urologista mandou-me beber 3litros de água por dia. qual o tipo de água melhor? Mineral Natural ou da Nascente? Os meus cálculos são de oxalato de cálcio. Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Renato,
    A escolha do método depende de mais fatores além do tamanho do cálculo. À princípio não se trata cálculo coraliforme com LECO, porém, o seu ainda é pequeno e poderia ser uma opção.

    Seu urologista é quem vai decidir isso baseado nos seus dados clínicos.

    Abraços e melhoras.

  • Renato Sousa

    Dr. Pedro, tive algumas cólicas renais na semana passada e após um TC de abdomem veio laudo a informação que tenho à direita e no grupamento calicial inferior algo de aspecto coraliforme de 10mm de extensão. Neste caso, o tratamento por LECO é uma alternativa? Quais são as chances de sucesso? Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O Voltarem é um deles. Se a inflamação for por uma infecção, tem que toamr antibióticos.

  • Wanderson

    Outra duvida, vc falou que pode ser inflamação existe remedios para curar inflamação no ureter?
    Obrigado

  • Wanderson

    Dr. sim parece ser pus, so especifiquei o local errado, nãó é na uretra é no ureter a dor, mais intensa 3 centimetros abaixo do umbigo do lado direito.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Wanderson,
    Poderia ser pús o que sai da sua uretra?
    A passagem das pedras pode causar ferimentos e inflamação na uretra. O ideal seria voltar no seu médico para ele tentar descobrir que substância é essa que você está expelindo. Pela sua descrição não me parece que seja somente os cristais.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Denis,
    Cada caso é um caso.
    O duplo J impede que haja obstrução ao fluxo de urina. Normalmente ele é implantado após algum procedimento para retirada do cálculo. Se a pedra for pequena pode ser que saia sozinha.

    Abraços.

  • Wanderson

    Dr. Tive em dezembro de 2008 uma crise renal aguda (no rin direito) provocada por calculo renal, não conseguia urinar,fiquei internado o dia todo no hospital com medicamentos buscopam voltarem e etc. As 19:00 o calculo de 5mm foi expelido pela urina, as 23:00 me deram alta.

    Obs: já tive uma cólica renal a 10 anos atrás, mas não espeli a pedra e não tive complicações. Hoje tenho 34 anos.

    No dia seguinte após a alta do hospital fiquei com uma dor entre o rin e a bexiga do lado direito, passou mais 2 dias fiquei sentido íngua na virilha direita, ai fui no médico novamente e fiz exame de urina, constou infecção na urina, o medico me receitou um antibiótico que tomei durante 7 dias (Procsim 500mg) dois comprimidos por dia, acabou os 7 dias e melhorei uns 80%, fiz outro exame de urina e urucultura, para ver se tinha infecção e não gostou nada, somente oxalato de cálcio na urina, fiz ultrasom os rins estavam normais, so que tinha muitos cristais na urina, o médio falou para eu beber muita água( bebo 3 litros por dia, antes disto não bebia quase nada de água).
    Esperei mais uma semana e a dor ficava, uma dor fraca nas costas do lado direito, que vem e passa mas é freqüente, passou mais 15 dias fiz outra ultrasom e acharam um calculo de 3,5mm, e varios microcalculos todos menores que 3mm.

    Minha duvida é a seguinte, eu quando estou defecando e faço força para urinar sai uns resíduos branco junto com um tecido tipo esperma branco.
    Gostaria de saber o que é isto sendo que no ultrasom não acusou nada nem no exame de urina. Isto é os cristais saindo? Mas poque sai este resíduo branco igual esperma junto dos cristais. E sinto uma dor fraca parece ser na uretra perto dos rins.

    O que tenho que fazer?

    Obrigado!

  • bagunça

    Meu nome e denis coloquei um duplo j no canal entre a urina e a bexiga por q uma pedra tava tampado a passagem e inflamando foi dia 23 e ele falo pra mim ir ao eu consutorio pra mim poder tira o duplo j sera q ja e tempo de tira n entend mas isso faz com q a pedra se elimine?

  • bagunça

    coloquei um duplo j no canal entre a urina e a bexiga por q uma pedra tava tampado a passagem e inflamando foi dia 23 e ele falo pra mim ir ao eu consutorio pra mim poder tira o duplo j sera q ja e tempo de tira n entend mas isso faz com q a pedra se elimine?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Raquel,
    O procedimento é uma escolha do cirurgião de acordo com os dados clínicos do doente. Em geral opta-se pela cistoscopia, uma endoscopia da bexiga com fragmentação da pedra por laser ou ondas de som. Em alguns casos pode ser necessário cirurgia tradicional.
    Isto quem vai decidir é o urologista.

    Abraços

  • Raquel

    Boa Tarde Doutor Pedro.

    Minha mãe esta com uma pedra de 8 mm na bexiga. Gostaria de saber se é possivel ela sair espontaneamente, se não, qual o procedimento mais viavel que será indicado pelo médico e quantos dias de internação leva para a realização deste procedimento.

    Muito Obrigada

    Raquel

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Julia, a dor após o procedimento é perfeitamente normal. Ela vai melhorar com o tempo. O importante é que a cada dia ela diminua um pouquinho.
    Não tenho como te dar uma data, isso é individual e depende de como foi a litotripsia.

    Abraços

  • Júlia

    OLá!!! Dr.Pedro,
    É… Eu acho q estava exagerando nas preocupações,a o procedimento cirurgico foi ótimo, pior foi as dores depois ,mas tem melhorado gradativamente,só q ñ consigo ficar muito tempo em pé pois a dor começa piorar.Dr.isso é normal?Por causa disso meu marido ñ deixa eu fazer nada, só tenho q a ficar deitada ,ñ aguento +,depois de quantos dias irei ficar “normal”(pois ainda ñ consigo ficar muito tempo sentada ou em pé).
    BEiJÃO, JÙlia

    JOÃO VALEU PELO APOIO>>>>>

  • Flavinho

    Muito obrigado pela ajuda Dr.a Dor renal na escala e 10 tb está diminuindo gradadivamente deve , mas a sensação é que a dor do rim esquerdo chega a 5 e acaba refletindo e doendo um pouco o rim direito na escala 2, somente da hora de urinar.
    isto pode existir mesmo que seja psicológico por eu estar com muito medo de sentir novamente as dores renais?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Flávio,
    O duplo só é colocado no lado em que foi feita a litotripsia para evitar que o edema resultante do procedimento obstrua a passage mde urina. Se o outro lado não foi abordado, não faz sentido colocar um cateter lá também.

    As dores são comuns, principalmente no lado da litotripsia que é um procedimento agressivo. Essa sua dor abaixo do umbigo provavelmente se refere a alguma irritação na bexiga, que também pode ocorrer pelo duplo J.

    Se a dor estiver incomodando muito, vale a pena tentar contactar seu urologista.

    Em relação as fezes, sugiro que aumente a quantidade de água e fibras que está ingerindo. À princípio não vejo relação com o procedimento.

    abraços

  • Flavinho

    olá DR. primiramente parabéns pela iniciativa do blog.
    meu nome é Flávio fiz uma litotripsia dia 19/03 pela manhã , à 18:00 tirei a sonda e tive alta.
    Fui muito bem atendido pelos médicos mas estou agora com algumas dúvidas e não quero voltar ao hospital antes da data da minha consulta qu é somente dia 26/03.
    Estou tomando Buscopan,Sepurin e Floxacin
    PodeRia me ajudar por favor?
    1-Estou com o cateter no rim esquerdo no qual estava o cálculo ,e hoje dia 21/03 a ardência ao urinar está diminuindo graduativamente , mas sinto dores nos dois rins ao urinar, é normal doer os dois rins?
    2-Estou muito ressecado para evacuar isto tb é normal?
    3-Sinto uma dorsinha de vez em quando 2 dedos abaixo do umbigo isto é normal?
    4- Existe a possibilidade de os médicos terem colocado caterers nos dois rins , para facilitar a saída da urina?

  • João Alcaide

    Olá Júli, olhe eu tenho o 3º JJ e nunca tive qualquer compliacação graças a Deus, além de um pequeno desconforto ao urinar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Felipe,
    Sim, em alguns casos pode ficar uma cordinha para fora, que auxilia depois na hora da retirada do duplo J.
    Abraços

  • felipefernandes

    Olá dr. fiz a retiradfa de um calculo no ereter tem uns dias, estou com duplo j e vou retira-lo na sexta, o medico deixou a ponta do cateter na uretra entao a urina fica gotejando involuntariamente sempre que eu estou de pé ou sentado, gostaria de saber se existe casos em que a ponta do cateter fica mesmo na uretra, isso é normal? nao sinto dor alguma mais fico preso dos meus afaseres pois a urina n para de sair, abrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Júlia,
    Exatamente o que te assusta ? O que vocÊ gostaria de saber além do que está no texto e nos comentários?

    Não se assuste com o número de pessoas reclamando de sintomas pelo duplo J. A maioria dos pacientes se adapta muito bem. A diferença é que, como nada sentem, não procuram informação na internet e não fazem perguntas em blogs como esse. Portanto, existe um viés de seleção neste blog.

    Não se assuste, não ache que o duplo J é´a pior coisa do mundo.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ola Eduardo,
    Pelos dados que vocÊ me deu não consigo imaginar o porque que vocÊ só tem hematuria após dirigir durante algum tempo.

    Normalmente a hematúria costuma ser mais devido a lesões secundárias a litotripsia do que a presença do Duplo J em si. Provavelmente esse sangramento não é o duplo J ferindo o sua via urinária e sim sequelas de um tratamento agressivo ainda recente. A litotripsia pode não parecer mas é muito agressiva.

    Por que quando vocÊ dirige sangra e quando faz atividades diárias não sangra ? Eu não sei dizer.

    O seu urologista com certeza vê muito mais complicações do duplo J do que eu. Esse é o dia-a-dia dele. Pergunte novamente, peça uma explicação mais detalhada. É um direito seu.

    Abraços

  • Júlia

    Olá Dr. Pedro,
    Irei fazer uma cirurgia na próxima terça feira , +ou – o q entendi vão enfiar um cateter dilatar a ureter e tirar a pedra ,como estou como muita dor é a 1ª vez q isso acontece comigo,demoraram a diagnoticar o cálculo,a 1ª crise aconteceu já tem + de 40 dias,eu ia fazer essa cirurgia na quinta-feira passada foi desmarcada por contra tempos do médico e o hospital,então tive q procurar um outro profissional q me atendesse o + rápido possível GRAÇAS A DEUS encontrei,mas estou com medo da cirugia , vou tomar anestesia “raqui”, depois vou ter q colocar o duplo j ,estou um pouco de medo,gostaria q o senhor esclarecesse esse procedimento e tranquilizasse de alguma forma sobre o duplo j q depois irei ficar alguns dias [PENSO EU].
    Desde já agradeço sua atenção,
    Júlia

  • Eduardo

    Boa tarde Dr. Pedro, me chamo Eduardo e tenho 22 anos. No dia 13 de fevereiro passei por uma Ureterolitotripsia onde 2 calculos foram fracionados e retirados. Um do lado esquerdo ja havia passado pelo ureter e se encontrava depositado na bexiga e o outro estava empacado no ureter médio direito, os dois com mais de 1 cm cada. Estou com 2 duplo j, um em cada lado(=/). Já estou com os cateters a mais de 1 mês e a retirada está marcada p/ quarta ou quinta-feira da semana que vem (18 ou 19 de março). Aí vem a minha dúvida… Como o sr. mesmo disse nós portadores de duplo j podemos trabalhar, etc, etc.. Tudo normal! O meu urologista sugerio q eu voltasse a trabalhar, só q devido a minha profissão requerer digamos q um perfeito condicionamento e bem estar fisico, expliquei e pedi a ele p/ me deixar de licença. Eu noto que sempre q dirijo um pouco a mais q o normal(mais de 1:30) tenho sangramento ao urinar. É normal urinar sangue só pelo fato de dirigir, quando se pode até trabalhar ?? Expliquei a situação ao mesmo e fiz esse quastionamento. Daí ele me disse q poderia acontecer, q era normal e tal, pediu q eu ficasse de repouso e ainda passou um remédio chamado Transamin (ácido tranexâmico)q pelo q pude ler é um coagulante usado em menorragias. Por favor me explique como é possivel eu me “ferir” internamente ao dirigir e em contrapartida poder trabalhar, jantar fora, passear, etc.. td normalmente ??? Grato. Há cerca de um ano pesquiso sobre esses temas na internet e sem a minima rasgação de ceda o do sr. é de longe o melhor da categoria.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá João,
    Obrigado pelo comentário.
    Como o duplo J fica em toda árvore urinária, vai do rim a bexiga, pode haver sempre alguma área de inflamação que pode causar dor desde o rim até a saída da uretra.

    A bexiga ao esvaziar não puxa o rim. O que existe é algo chamado de dor referida. O nosso cérebro não tem a mesma capacidade de localizar dor nos órgãos como tem na pele. O exemplo clásio é a dor no braço durante o infarto. Por isso eventualmente inflamações na bexiga ou ureter podem se manifestar como dor lombar ou dor abdominal.

    Quando se tem o duplo J e se urina, as pressões dentro da bexiga e ureter também se alteram e isso pode causar disconforto.

    abraços

  • João

    Olá eu só queria dar o meu contributo para descançar as pessoas. Eu já coloquei 3 duplo jota, um em bloco operatório e dois em ambulatório. O que quero dizer é para as pessoas não terem medo, pois os casos de complicações são raros pelo que tenho lido. no meu caso ao retirar o duplo jota´o único senão é o desconforto de ser retirado pela uretra, pois ele ao sair não causa qualquer tipo de dor, nem sentimos que ele já saiu. como ainda tenho 1 que devo tirar dia 30, coloquei para para fazer LEOC, sairam bastantes calculo, pelo que penso que o trabalho está completo. Mas ainda tenho uma pergunta que pedia para me esclarecerem. Porque dói no rim quando vamos urinar? Será que é da bexiga ao esvaziar puxe o rim? Obrigado. João, de Portugal

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Luiz,
    Conforme a política deste blog, não comento condutas realizadas por terceiros. Iso seria além de anti-ético, extremamente irresponsável uma vez que não posso emitir opiniões médicas a distância, baseado em dados fornecidos por leigos.

    O que posso dizer é que estas complicações são comuns ao duplo J e não necessariamente indicam sua retirada. Tem que se avaliar a gravidade dos seus sintomas com os riscos de uma retirada precoce do cateter.

    Se há muito incômodo, deve-se otimizar a analgesia.

    Se vocÊ não está satisfeito com o atenção do médico, tem todo o direito de procurar outro profissional

    Abraços

  • Luiz Paulo R Almeida

    Bom dia Dr, realizei a passagem do Duplo J (aquele que não possui a cordinha para fora, totalmente interno) por ureterolitiase dia 22/01 e uma semana após o procedimento comecei a sentir dores ao andar mesmo que devagar(agulhadas, principalmente, no canal da do penis)… voltei ao ambulatório uma semana depois mas acho que foram negligentes com o que citei e marcaram a retirada apenas para 07/04 e me receitaram pyridium (04 dias), ciprofloxacino (07 dias) e buscopam composto.
    Passados quatro dias ao cortar o pyridium voltei a sentir dores fortes e dobrei o periodo de ambos os remédios.
    Semana passada, dos dias 2 ao 6 passei no médico fiquei internado dois dias, fiz os exames cujos diagnósticos foram:
    Raio-x: aparentemente o duplo j não está deslocado;
    Ultrassom: Tudo normal e presença do cateter duplo j a esquerda;
    Creatina: 1.1; normal
    Potassio:4.3; normal
    Sodio: 143; normal
    Ureia: 23; normal
    Urina tipo I com alteração no aspecto TURVO, cor VERMELHO Proteína 150, Leucocitos 100, Hemacias 250;
    Tentei remarcar a cirurgia de retirada mas não obtive sucesso.
    Estou sobre efeito do pyridium que me arrisquei a tomar por conta própria mas como tenho gastrite acho que ele já está atacando meu estômago pois noto secreção ao defecar.
    Não estou conseguindo ter uma vida normal… foram realmente negligentes ao meu caso? O Duplo J com essas complicações não deveria ser retirado imediatamente?
    Desculpe pelo texto longo e agradeço sua atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ola Nilza,
    A retirada do duplo J é simples e é feita através de endoscópio.
    É um procedimento rápido e pode ser realizado somente com sedação, sem necessidade de anestesia.
    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Edilene,
    seu médico além de ser especilaista no assunto, conhece seu caso com bem mais detalhes que eu.

    Ele tem muitos mais condições de avaliar qual o método mais indicado.

    abraços

  • Nilza

    Olá Dr, efetuei no dia 12/02/2009 uma cirurgia para a retirada de um cálculo de 17mm. O procedimento foi nefrolitotripsia percutanea. Estou com com o duplo jota, não sinto dores, mas tenho vontade de urinar várias vezes ao dia, é normal? Quando vou várias vezes, tenho uma sensação rápida de incômodo. O que realmente quero saber, é quanto tempo permanecemos como o duplo jota após a cirurgia e como é o procedimento da retirada dele. É necessário anestesia local?
    Desde já agradeço sua atenção e aguardo um retorno.
    Nilza de Oliveira.

  • edilene

    estou com um calculo de 1cm no ureter distal,o medico pediu o seguinte procedimento: uretrolitotripia endoscopica,está correto,não pode ser de outro jeito qto tempo demora a cirurgia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Luciana,
    Neste momento ainda não é a hora de procurar o nefrologista. Nesta fase aguda, ainda com duplo J e muita inflamação na sua via urinária, não há como fazer nenhuma investigação sobre as causas do seu cálculo.

    Primeiro vocÊ tem que curar essa infecção e retirar o duplo J. Quando estiver assintomática, aí sim é hora de ir a um nefrologista tentar descobrir a causa e iniciar tratamento para evitar a formação de novos cálculos.

    Em relação a conduta do seu médico não tenho como fazer nenhum julgamento a distância e sem acesso aos detalhes do seu caso.

    Abraços e melhoras

  • Luciana

    Boa noite Dr.
    Li em uma resposta sua que no caso de Cálculo em repetição é hora de procurar um nefrologista… Bem em jan/2008 foi tirado um pequeno cálculo no meu ureter e depois eu tive uma infecção urinária que me deixou 08 dias internada e mais 10 tomando medicamentos. Procurei um urologista que só me indicou muita água, em jan. deste ano fui parar na emergência com dores e os exames constaram infecção urinária e apenas um cálculo no rim esquerdo, outro urogilista da mesma clínica olhando a mesma tomografia disse que eu tinha mais 6 cálculos e um cisto, fiz uma cirurgia agora dia 04/03, o urologista disse que não tirou nenhum cálculo pois eu estava com muito pús, estou com o Duplo J, seria o caso de eu procurar uma opinião de um nefrologista? Eu estou muito abalada, pois tive alta do hospital e o médico só me falou de como foi a cirurgia por celular. Estou tomando remédio para inflamação e dor. Posso confiar nesse diagnóstico?
    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Joelma,

    A retirada é normalmente muito simples mesmo.
    O número de sessões é individual e depende das caractéristicas da pedra e de sua localização. Quem vai decidir isso são os resultados de cada procedimento.

    O único jeito de impedir infeções é com antibióticos profiláticos, que o seu urologista deve ter prescrito após o procedimento.

    abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Laerte,
    O mais seguro é entrar em contato com seu urologista pois já faz uma semana do procedimento e ainda há vazamento de urina. À princípio já deveria ter parado. Porém não necessariamente significa algum problema grave. Quem pode responder isso é seu médico.
    Abraços

  • laerte

    Boa tarde Dr

    Acabei de fazer uma nefro -percutanea para tiras 03 calculos
    fiz dia 02/03/09 e tive alta no dia 05/03.
    Quando sai o medico me disse que seria normal se vaza-se urina pelo corte da cirurgia,para que eu nao me preocupa-se no 01 e 02 dia de alta nao teve vazamento mas no 03 dia começou a minah urina pelo corte e ate agora nao para fica minando direto
    Estou sem dor e tambem urinando pelo jeito normal

    So estou preocupado pois fazer 03 dias que nao para sempre mina urina.

    att,

    laerte Goncalves

  • Joelma

    Oi Dr,

    ainda bem que existe esse espaço para tirar dúvidas. Parabéns!!!
    tenho várias: coloquei um duplo j no dia 06 para realizar a litrotipsia extra córporea,,num cálculo, de 1,58 cm, que está no ureter direito..tenho sentido um ligeiro incomodo e gostaria de saber quantas aplicações são necessárias para quebrar uma pedra desse tamanho e quanto tempo demora o procedimento de retirada do duplo j..disseram que era alguns minutos é verdade?..o que devo fazer para evitar infecções urinárias enquanto estou com o duplo J???? aguardo suas respostas abs..
    Joelma – Aracaju

  • Luciana

    Boa noite Dr.
    Li em uma resposta sua que no caso de Cálculo em repetição é hora de procurar um nefrologista… Bem em jan/2008 foi tirado um pequeno cálculo no meu ureter e depois eu tive uma infecção urinária que me deixou 08 dias internada e mais 10 tomando medicamentos. Procurei um urologista que só me indicou muita água, em jan. deste ano fui parar na emergência com dores e os exames constaram infecção urinária e apenas um cálculo no rim esquerdo, outro urogilista da mesma clínica olhando a mesma tomografia disse que eu tinha mais 6 cálculos e um cisto, fiz uma cirurgia agora dia 04/03, o urologista disse que não tirou nenhum cálculo pois eu estava com muito pús, estou com o Duplo J, seria o caso de eu procurar uma opinião de um nefrologista? Eu estou muito abalada, pois tive alta do hospital e o médico só me falou de como foi a cirurgia por celular. Estou tomando remédio para inflamação e dor. Posso confiar nesse diagnóstico?
    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Essa sua dor é pela irritação da sua uretra secundário a lesão por um corpo estranho que era o duplo J.
    Às vezes as dores irradiam para regiões adjacentes não necessariamente significando alguma complicação maior. Dê tempo ao tempo.

    abraços e melhoras

  • Anonymous

    Olá,
    Tive muita complicação após a retirada do meu duplo J após uma cirurgia para remoção de um cálculo renal. Minha uretra, além de ser muito estreita, já estava muito machucada após a colocação, e a retirada irritou muito a minha uretra, houve até bastante sangramento. Estou fazendo tratamento com Pyridium e antibióticos, mas ainda assim sinto muito ardor para urinar e a parte superior dos meus testículos está doendo muito, às vezes a bexiga dói também, para esta dor foi-me indicado o Profenid. Gostaria de saber se essa dor na parte superior dos testículos é uma complicação comum do duplo J ou se isto pode ser sinal de alguma complicação mais grave?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Pedro,
    Os sintomas melhoram depois da retirada do duplo J. Se houver muita irritação pela presença do cateter, eles podem continuar por mais alguns poucos dias, mas depois passam

    Abraços

  • Pedro

    Olá,
    Fiz uma uretroscopia e coloquei o catéter há 3 semanas mas estou desesperado com os sintomas que se mantém: basta levantar-me ou sentar-me para ficar logo com sensação de vontade de urinar,continuo com a urina avermelhada, tenho dores nos 2 rins e sobretudo um desconforto permanente entre o rim, a bexiga, toda a zona abdominal e até o circuito intestinal está sensivel. não consigo sair de casa e tento estar sempre sentado sem me mexer mas estou a ficar louco com isto. Vou tirar o catéter no próximo dia 9 mas as grandes dúvidas são: acha que estes sintomas horriveis são habituais e vão passar depois de retitar o catéter?

    obrigado.
    Pedro

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sim, a retirada é um procedimento mais simples

  • Anonymous

    Ola dr.,

    retirei um calculo do rim e depois da litotripsia foi colocado em mim um duplo J , segundo o urologista depois de 06 dias ele retirará o duplo J por isso foi deixado um fio para fora do penis,
    gostaria de saber se a retirada é rapida ou nã e ainda se é muito dolorosa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Você parece ter hipercalciúria. Talvez fosse interessante tomar um remédio chamado de hidroclotiazida que diminui a excreção da cálcio na urina. Pergunte isso a sua nefrologista.
    abraços

  • Anonymous

    Olá doutor,
    Obrigado pela resposta.
    Eu tenho 19 anos, e tenho pedras nos rins desde os 7. Eu fiz uma densitometria óssea e foi constatado que perco mto cálcio do osso, e minha nefro falou que é por isso que tenho mto cálculos. Ela sugeriu fazer exercício físico, pra eu reter mais cálcio nos ossos, mas não está funcionando. Eu continuo expelindo pelo menos uma pedra por mês, sem exagero. E isso q tomo MTA água. Não sei mais oq fazer! Será uma doença metabólica genética q eu perco tanto cálcio assim?
    Bom, efim, mto obrigado pela ajuda doutor!!
    Matheus

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Matheus,
    A dor é muito comum após implantação do Duplo J. A uretra é um pouquinho maior que o ureter, por isso, se chegou até a bexiga, provavelmente sairá sozinho.
    Calculos formados na bexiga podem acontecer mas são raros.
    Pocure seu urologista para realizar um ultrasom.
    Se vocÊ tem cálculo de repetição está na hora de procurar um nefrologista
    Leia: http://mdsaude.blogspot.com/2009/01/calculo-renal-pedra-nos-rins.html

    abraços

  • Anonymous

    Ola doutor,
    Tambem gostei mto das suas explicacoes. Os medicos nao explicam mto a funcao do Duplo J. Eu jah fiz uma ureterolitotripsia ha ns 3 anos. Ardia mtoooo pra fazer xixi, e aquele fio que ficava pra fora do penis incomodava mto tbm. Eh comum arder tanto assim pra urinar com o cateter?
    E outra pergunta. Sinto que estou com uma pedra na bexiga ha um mes jah, que nao sai. Eu estou com medo q ela seja mto grande pra passar na uretra. Mas ao mesmo tempo, se ela eh mto grande pra passar na uretra, como q passou pelo ureter? Eh possivel que ela cresceu na bexiga? Estou com medo de ter q por o cateter de novo pois fiquei meio traumatizado. E agora tenho dores constantes no rim direito. estou com medo q tem algo intalado em algum lugar e meu rim esta inflamando. Por favor me de sua opiniao.
    mto obrigado!!!

    Matheus

  • Marilu

    Olá Dr. Pedro. Lendo aqui tirei muitas dúvidas, pois meu marido fez um procedimento para retirada de uma pedra no ureter. O rim estava com pequeno inchaço e o ureter dilatado para cima e afinado para baixo.Neste procedimento o médico teve que quebrar a pedra e a retirou (ou uma parte dela) pela uretra (a pedrinha achatada que temos aqui em um vidrinho tem maior medida de 4mm). Colocou um cateter duplo J. Meu marido passa bem, sente um pouco de dor quando urina e ela sai meio marron. Tem uma pressão no rim também. Ele esta com medo de urinar e esta com muito medo de como será a retirada deste cateter. Até pode ser psicológico sei lá… O médico disse que tem que tomar anestesia novamente.. depois vai ainda ter que colocar sonda, etc… E também, tem perigo de alguma complicação no rim estando ele inchado e dolorido, e o cateter, pode lesionar alguma parte? Pode complicar? Agradeço se puder me esclarecer. Agradeço muito.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não se preocupe com a nefrostomia, ela não faz mal para o seu rim.
    Em relação a dor e ao sangramento, são complicações comuns do Duplo J.
    Se a dor for muito forte ou se o sangramento for intenso, com coágulos, vale a pena você ser reavaliado pelo urologista.
    abraços

  • Fábio

    Exato, era uma nefrostomia.
    Mas eu ainda estou urinando muito sangue (urina quase com cor de coca cola) e meu rim está muito dolorido e inxado. Essa nefrostomia causa alguma perda de função renal irreversível? Devo me preocupar com esse sangramento?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Fabio,
    Acho que você não está sabendo se explicar bem. O que você quer dizer com cateter no néfron? O nefron é a unidade básica do rim e é microscópico. É como dizer que tem um cateter no neurônio.
    O que você tinha era uma nefrostomia ?
    Se você explicou seu problema ao médico que te operou e ele disse que está tudo bem, fique calmo. Com certeza ele tem mais condições de avaliar a situação do que eu a distância.
    Abraços e melhoras.

  • Fabio

    Prezdo Dr.
    acabei de sair do hospital após realizar uma nefrolitotripsia percutânea por ondas de choque, e o médico inseriu um catéter duplo J e um catéter no néfron. O catéter no néfron foi retirado, e o Dr. fez um ponto no local, e deixou o duplo J para ser retirado daqui a 2 semanas. Acontece que toda vez que eu vou urinar agora tenho ardor no pênis e cólica, e a urina acaba “vazando” pelo ponto onde havia o catéter no néfron. O médico disse que isso é comum. Gostaria de saber sua opinião

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Leitor anônimo,
    O sangramento após a colocação do Duplo J é comum. Se for em grande quantidade, vale a pena contactar seu urologista para ele avaliar se está tudo bem.
    O ideal é beber bastante aáua para lavar esse sangue e impedir que coágulos obstruam o duplo J
    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Lourenço,
    O principal objetivo de um Duplo J é impedir que o ureter fique obstruído. Quando se faz qualquer procedimento para retirada de cálculo, ocorre um edema/inchaço na parede do ureter que pode obstruir a passagem de urina. Pedaços pequenos de pedra também podem se mover e obstruir o ureter em algum ponto. O duplo J impede isso e garante um fluxo de urina constante.
    abraços

  • Anonymous

    Boa tarde!
    coloquei um duplo-j na quinta feita para desobstruir a uretra na quinta feira, irei fazer uma litotripsia na terça porem o que mais me incomoda é o sangue constante ao urinar, gostaria de saber se é normal a presença de sangue na urina ou há algum procedimento que melhore este quadro

  • Lourenço

    Olá Dr. Pedro,
    Não consegui entender bem: Para que serve o cateter duplo J colocado em alguem que tem/teve calculo renal?
    Muito obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Dondado, se vocÊ não tem febre, não apresenta mais sangramentos e não tem dor ao urinar, a principio não deve haver nada de errado. Podem ser os farelos da pedra se movimentando. O repouso significa não fazer esforço.
    Se a dor estiver incomodando muito, fale com o seu urologista.
    Abraços

  • Rondado

    Olá, tenho algumas dúvidas sobre a LECO, eu fiz uma no ultimo sabado (cálculo 7mm)… e no sabado e domingo minha urina saiu escura, com “areia” etc, depois disso ela está cristalina..rs, porém na quarta feira comecei a ter cólicas, a urina continua clara, essas cólicas são normais??? Existe um repouso específico, pois guardei respouso apenas 2 dias… Desde de já agradeço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Edson,
    Se o sangramente é muito grande e tem formado muitos coágulos, sugiro que você contacte seu urologia para ele avaliar a situação.
    De qualquer modo, beba bastante líquido para tentar diluir o sangue que ainda sai na urina e evitar obstruções pelos coágulos
    abraços

  • Edson

    Caro Dr. Pedro,
    Seu blog é excelente, parabéns pela clareza nas explicações.
    Realizei um procedimento via uretra para retirada de um calculo de 5 mm no ureter médio. Na ocasião, meu urologista colocou um duplo J. Apesar do procedimento ter acontecido há 4 dias, continuo com bastante sangue na urina, que sai também em grande grumos coagulados. Não tenho dor nem ardência na uretra, entretanto.
    Isso é normal? O que pode estar acontecendo?
    Obrigado desde já.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Alexandre,
    Pelo o que você me descreveu parece rins policísticos, sim.
    Procure um nefrologista e leve os exames.
    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Caro leitor Anônimo,
    A princípio indica-se repouso e consumo de bastante líquido.
    Para eu poder te orientar sobre uma viagem logo após um procedimento desses, eu precisaria de mais dados. Assim, do outro lado do oceano, sem te conhecer, não dá.
    Explique sua situação e pergunte ao seu urologista
    abraços

  • alexandre

    Bom Dia, minha esposa fez um ultrasom em 2003 para verificar cistos no ovario e constou a seguinte obs. adicinal: multiplas formações cisticas em ambos os rins e figado ( seria rins policisticos ?) nos exames atuais de tumografia apareceu cistos ranais bilaterais ? o que é ? obrigado.

  • Anonymous

    Boa Noite Dr Pedro, gostaria de saber se posso viajar logo em seguida apos uma Litotripsia extracorpórea e quais cuidados necessários a tomar no pós procedimento.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Carol,
    Você está com uma infecção urinária, que é uma complicação comum do Duplo J. Fique calma que você já está sendo tratada corretamente.
    Às vezes é necessário retirar o Duplo J, mas o seu urologista vai resolver isso.
    Abraços

  • Carol

    Bom dia Dr.
    Fiz uma cirurgia dia 31/01/09 para a retirada de um calculo de 5mm no ureter tive que colocar um cateter duplo J devido a obstruções no ureter e ao rim não estar mais funionando, tenho um outro calculo de 4 mm no rim direito.
    Sai do hospital dia 03 de fev tive vários incomodos como dores nas costas (como se estivesse raspando o cateter) não tinha posição para dormir tinha colicas na bexiga….e dia 13/02 começõu a arder muito para urinar e hoje parace que esta cortando tudo para urinar e tb urino constantemente desde que sai do hospital e naum consigo segurar direito a urina, fiz ontem coleta de urina para verificar possivel infecção de urina e d3eu uma infecção muito forte estou tomando norfloxacima + o profenide, dia 16 tenho marcado o ultrassom e dia 17 o retorno no medico para marcarmos a retirada do duplo J e verificar o que iremos fazer com o outro calculo….estou preocupada pois está aredendo demais para urinar parece que está cortando…socorro…naum auguento mais dores….
    Carol

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Jude,
    De longe é muito difícl dar opinião.
    Mas acho pouco provável que a culpa seja do Duplo J. Provavelmente ele lesionou o ureter em algum momento. Não sei se ele teve cateter vesical por muito tempo. Mas como vc pode ver no gráfico do texto, o duplo J não fica na uretra e por isso não deve ser a causa da dor. O fato desta dor permanecer por 6 meses causa estranheza. O ideal seria falar com o urologista, porque essa uretra deve estar inflamada ainda. Pode ser por infecção ou por trauma
    abraços

  • prandomarcia

    Caro Dr. Pedro.
    Meu marido fez essa cirurgia para remoção de um cálculo renal e colocação de cateter duplo J. Foi tudo bem e já retirou o cateter. O problema que ele tem uma dor constante na uretra. A cirurgia foi realizada em julho de 2008, portanto já são 6 meses que ele sente essa dor. Será que ainda é irritação por causa do duplo J?
    O que o senhor sugere?
    Muito obrigada.
    Jude.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Melissa,
    VocÊ me deu muito poucos dados. O calculo está em que local do ureter? Qual é o prcedimento programado? Existem vários, é cirurgico mesmo? É endoscópico ?
    É por litotripsia?
    Esse cálculo é o único? Qual é a função renal do paciente? Qual a idade?
    Esse é o problema de avaliar casos individuais, não existe uma orientação que sirva para todo mundo.Risco cirúrgico é dado caso a caso.
    De qualquer maneira, os procedimentos para remoção de cálculos costumam apresentar baixas taxas de complicação, e um cálculo deste tamanho não sai sozinho.
    Pergunte ao seu urologista, ele com certeza tem mais dados em mãos para uma resposta correta.
    Abraços

  • Anonymous

    Meu marido irá fazer uma cirurgia para retirada de cálculo no ureter de 1,0cm. Gostaria de saber das complicações possíveis numa cirurgia dessas.

    obrigada.

    Melisa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ola Leonardo,
    Em geral a retirada é mais simples que a implantação.

    O tempo de recuperação varia de doente para doente e depende da presença ou não de complicações.

    Com certeza o seu urologista poderá te dar mais informações em relação ao seu caso

    abraços e melhoras

  • Leonardo Melo de Lima

    Olá, Gostei muito da explicação.
    Estou com um cateter duplo-j, a colocação foi meio traumatizante não pela dor, mais pelo medo que tenho mesmo de ficar internado em hospital. Bom gostaria de saber, se o procedimento para retirada demora a mesma coisa para colocação e se é mais simples ou complicado,, e o tempo de recuperação após a retirada.
    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Sara, quem pode responder melhor no seu caso é o urologista que implantou o duplo J.

    Não sei se no seu caso existe alguma particularidade que necessite de alguma restrição.

    Mas a princípio, é vida normal. Pode trabalhar, ir ao cinema, jantar fora, passear na rua etc…

    abraços

  • sara

    Sara disse…
    Boa noite chamo-me Sara e tenho 28 anos e tenho algumas duvidas e gostava que me podesse esclarecer se possível,eu no dia 5 de janeiro fui fazer uma ureterolitrotripsia para retirar um cálculo de 7mm que se tinha alojado no ureter e colocaram-me um duplo j para posteriormente ir fazer leco para retirar um outro cálculo de 6mm que se encontra no rim, a minha duvida é a seguinte , tendo eu um cateter duplo j tenho de ter alguns cuidados especiais ou posso ter uma vida perfeitamente normal?
    Obrigado…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Adriana,
    Em geral o duplo J fica por no máximo 3 meses. Após esse tempo aumentam as taxas de complicações que são principalmente infecções, aderência ao ureter e obstrução.
    Em relação ao procedimento ser feito em 2 etapas, não tenho como fazer nenhuma afirmação sem conhecer detalhes do caso. Deve-se salientar entretanto, que a LECO não é um procedimento inócuo ao rim. Do mesmo jeito que as ondas de som afetam as pedras, elas também lesam o tecido renal que está próximo. Isso causa sangramentos, hematomas e as vezes diminuição da função renal. Isso sem contar com a possibilidade de obstrução pelos resíduos. Provavelmente seu urologista deve ter achado que realizar o procedimento em 2 tempos fosse o mais seguro, preservando mais as partes saudáveis do rim.
    Se a dúvida persistir, pergunte ao seu urologista. É dever dele esclarecer todos os procedimentos que serão realizados.
    abs

  • adriana abrahão

    boa noite. meu marido fez uma leco para retirada de uma pedra de 1,7cm no calice D e foi colocado um duplo j. gostaria de saber qual é o tempo máximo que isto pode ficar no corpo e quais suas implicações. já que a cirurgia foi particular e precisamos nos “recompor”e ele precisa retirar mais uma pedra no rim d de 1,3cm. porque o médico não pode retirar as duas na mesma cirurgia. aguardo adriana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Gente, obrigado,
    abraços

  • Sueli-Porto Alegre

    Muito bom o seu Blog Dr.Leio todo dia.
    Abraço

  • marcos

    Muito boa sua explicação. Não encontrei nada que me explicasse isso em toda a internet. Muito obrigado. Já adicionei o seu blog aos meus favoritos, e vou recomendá-lo aos meus amigos. Parabéns pela clareza!
    Abraços.