Ciclo Menstrual – Como Ocorre a Menstruação

O ciclo menstrual inicia-se no primeiro da menstruação, dura em média 28 dias e termina no primeiro dia da menstruação seguinte.

O ciclo menstrual é um processo fisiológico que ocorre de modo cíclico em todas as mulheres férteis. A primeira menstruação da vida da mulher chama-se menarca, e a última, menopausa.

Esta é uma versão mais completa do texto PERÍODO FÉRTIL PARA ENGRAVIDAR. Aqui iremos focar mais o ciclo menstrual, explicando com detalhes as interações hormonais que levam a ovulação.

Este texto é mais propício a trabalhos escolares e para estudantes de áreas biológicas. O outro texto é voltado para pessoas procurando informações sobre o período fértil. Sugiro, de qualquer modo, a leitura de ambos, pois são complementares.

O ciclo menstrual

O ciclo menstrual inicia-se no primeiro da menstruação, dura em média 28 dias e termina no primeiro dia da menstruação seguinte. Algumas mulheres têm períodos mais curtos de até 21 dias enquanto outras possuem períodos mais longos, indo até 35 dias. Mulheres adolescente com menarca recente podem ter ciclos de até 45 dias, uma vez que seu sistema reprodutor ainda está amadurecendo. O mesmo prolongamento pode ocorrer com mulheres próximas da menopausa, quando já começa a haver sinais de falência dos ovários.

Os órgãos reprodutores das mulheres consistem em 2 ovários, 2 trompas, um útero e a vagina.

Sistema reprodutor feminino

O ciclo menstrual é dividido igualmente em 2 fases: fase folicular e fase lútea. Para facilitar o entendimento, vamos considerar o ciclo normal aquele com 28 dias, sendo 14 dias de fase folicular e 14 dias de fase lútea.

Este processo é complexo e envolve o controle de vários hormônios, mas vou tentar explicá-lo de modo bem simples para que todos possam compreender os mecanismos básicos do ciclo menstrual

1) Fase folicular

A fase folicular começa no primeiro dia da menstruação, ou seja, no primeiro dia do ciclo. No início desta fase, os hormônios estrogênio e progesterona estão baixos e o útero está menstruando, apesentando uma parede (endométrio) bem fina. O ovário nesta fase está em repouso.

Neste momento, a glândula pituitária (hipófise), que se localiza no sistema nervoso central, começa a aumentar a produção de um hormônio chamado hormônio folículo estimulante (FSH), que como o próprio nome diz, estimula os folículos do ovário.

Abro aqui um rápido parênteses. Ao contrário dos homens que produzem seus espermatozóides continuamente, as mulheres nascem com um número contado de óvulos. São cerca de 450.000 e eles ficam estocados nos ovários, na forma imatura, dentro dos folículos ovarianos.

Na presença do FSH, os folículos começam a se desenvolver, crescendo e amadurecendo. Sete dias após o início do ciclo, é possível detectar na ultrassonografia do ovário vários folículos medindo entre 9 e 10 milímetros.

Estes folículos, agora, começam a produzir estrogênio. Conforme os níveis de estrogênio vão crescendo, um dos folículos se torna dominante, se desenvolvendo mais rápido que os outros, que na verdade, param de crescer e começam a involuir. O folículo dominante cresce cerca de 2 milímetros por dia até o tamanho final de 20 a 26 mm, quando completa seu desenvolvimento. Este folículo dominante é quem vai liberar o óvulo no momento da ovulação.

Além do desenvolvimento do folículo dominante, o estrogênio também age sobre o útero, preparando-o para uma eventual gravidez. A membrana da parede do útero, chamada de endométrio, começa a se proliferar, adquirindo camadas, tornando-se, assim, mais espessa.

2) Fase Lútea

O pico de estrogênio ocorre 1 dia antes da ovulação. No momento de concentração máxima do estrogênio, outro hormônio da hipófise é liberado, o hormônio luteinizante (LH). Estamos agora exatamente no meio do ciclo, 14º dia em casos de ciclos menstruais de 28 dias.

Ciclo menstrual
Ciclo ovulatório – Variação dos hormônios

O pico de estrogênio e surgimento do LH, fazem com que a mulher comece a produzir um muco viscoso, chamado de muco fértil, que favorece a mobilidade dos espermatozoides.

A liberação do LH completa o processo de maturação do folículo dominante, e aproximadamente 36 horas após a sua liberação, ocorre o rompimento do folículo e a liberação do óvulo, ou seja, a mulher ovula. Clique na imagem ao lado para ampliar a tabela do ciclo menstrual.

Algumas mulheres apresentam dor no momento da ovulação pela irritação do peritônio após o rompimento do folículo ovariano. Esta dor se localiza na parte inferior do abdômen, no lado do ovário que ovulou. Esta dor pode durar algumas horas e costuma ser cíclica, ocorrendo praticamente tod0 mês. Esta síndrome recebe o nome de mittelschmerz, que significa dor do meio (do ciclo), em alemão.

Logo após o pico de LH que induz a ovulação, a temperatura corporal da mulheres se eleva discretamente, cerca de 0,5ºC, permanecendo assim por mais 10 dias.

A medicação da temperatura é um método bom para saber retrospectivamente se a mulher ovulou recentemente, mas essa subida costuma ocorrer tardiamente em relação a ovulação, não servindo para indicar o momento certo da relação sexual.

Corpo lúteo

Logo antes da ovulação, as células ao redor do folículo ovariano, sob influência do LH, começam a formar o corpo lúteo, estrutura responsável pela produção de estrogênio e, principalmente, progesterona. Quando a mulher ovula, o óvulo é liberado em direção às trompas, permanecendo apenas o corpo lúteo no ovário.

Durante toda a parte final do fase lútea, o corpo lúteo permanece produzindo a progesterona, que age inibindo a secreção de LH pela hipófise. No útero, a progesterona age interrompendo a proliferação do endométrio. Na verdade, a progesterona organiza as camadas da mucosa tornando-a mais homogênea, deixando-a rica em fluídos e nutrientes para o potencial feto. Quando se faz um ultra-som do útero na fase proliferativa do ciclo, é possível detectar 3 camadas distintas de endométrio. Quando o mesmo exame é feito na fase lútea, não há mais essa distinção e o endométrio encontra-se todo uniforme, pronto para receber o óvulo fecundado.

Como a progesterona inibe o LH, se o óvulo não for fecundado, a queda do LH faz com que o corpo lúteo começa a involuir, o que por sua vez provoca a queda na produção de progesterona e estrogênio pelo mesmo. Sem esses hormônios a grossa parede do endométrio não mais se sustenta, seu suprimento de sangue é cortado, e ela acaba por desabar, caracterizando a menstruação e reiniciando o ciclo na fase folicular.

A ovulação ocorre 14 dias antes do primeiro dia da próxima menstruação. Portanto, se você menstruou, conte 14 dias para trás e saberá quando ovulou.

Se o óvulo for fecundado, o embrião começa a produzir um hormônio chamado gonadotropina coriônica, responsável por manter o corpo lúteo e a produção de progesterona ativos.

Os testes de gravidez são baseados na dosagem das concentrações de gonadotropina (leia: SINTOMAS DE GRAVIDEZ | TESTE DE GRAVIDEZ).

Período fértil

Após a sua liberação, óvulo só fica viável por cerca de 12-24 horas. Isso significa que a fecundação é mais provável quando já há espermatozoides presentes antes da ovulação. Apesar do curto período de viabilidade do óvulo, o intervalo fértil é bem mais longo, pois, dependendo da qualidade do sêmen masculino, os espermatozoides podem ficar viáveis dentro do sistema reprodutor da mulher por até 5-7 dias. Portanto, o período fértil vai do 5º dia antes da ovulação até um dia após a mesma.

Homens com sêmen de pior qualidade podem ter espermatozoides que sobrevivam menos tempo, reduzindo assim, o período da janela fértil

O período de maior chance de fecundação ocorre quando há coito 1 ou 2 dias antes da ovulação.

Trabalhos atuais mostram que a qualidade do sêmen é maior quando ocorre intervalo de 2 a 3 dias entre as ejaculações. Por isso, indica-se o coito dia sim, dia não, ou a cada 2 dias. Para casais que querem engravidar, uma dica é ter relações sexuais 3 vezes por semana, iniciando-as logo após o fim da menstruação (para aprender a calcular o período fértil, leia: COMO CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL).

Não deixe de ler também: PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ.

VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES

183
Deixe um comentário

avatar
300
karol
Visitante
karol

Oi, gostaria de saber se é normal , depois da relação sexual, ocorrer o escorrimento de esperma ao ir no banheiro ter a aparência que está saindo pela vagina!? E se isso é um motivo para não poder engravidar !!?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Após a relação, uma quantidade de esperma sempre sai pela vagina, isso é normal.

Melyssa
Visitante
Melyssa

Olá Doutor Pedro, tenho 2 dúvidas:
1. Se há menstruação, é porque houve ovulação, então, nos casos em que há atraso menstrual, seja qual for o motivo, por exemplo um ciclo que durou 45 dias, significa que a ovulação ocorreu por volta de 14 dias antes, mesmo neste caso?

2. Quando ocorre o contrário, e a menstruação adianta ou o ciclo é curto, significa que a ovulação ocorreu com menos de 14 dias antes da menstruação, correto? Ou seja, a fase lutea de menos de 14 dias.

Aproveitando gostaria de expressar minha admiração e respeito pelo seu trabalho e dedicação, em torno de tantos artigos sobre variados assuntos de medicina, é um ato filantrópico de sua parte e sua equipe, além das respostas às dúvidas as quais já tive oportunidades de receber. Muito obrigada.

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

1- Não, significa que a ovulação demorou para acontecer.

2- Sim.

Abraços e obrigado pelos elogios.

Rosângela
Visitante
Rosângela

ontem eu transei com o meu marido e ele ejaculou fora na minha mao e eu passei a minha mao na minha vagina posso engravidar e mais estou no periodo fertil

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Sim,existe risco.

luiza
Visitante
luiza

fiz laqueadura amarrada de traompas a 18 anos quero saber se posso engravidar novamente tenho 38 anos

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

Só indo ao ginecologista para saber.

Tatiana Faria
Visitante
Tatiana Faria

Doutor, existe alguma correlação entre a dengue e o atraso menstrual? Tive dengue no último dia de menstruação e agora ela está atrasada há 2 dias, o que não é normal pra mim que tenho o ciclo sempre regular!

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

Qualquer infecção pode alterar o ciclo menstrual.

Carol
Visitante
Carol

Olá,Boa Tarde! eu tenho Umm bêbê de 4 mess e estou amamentando,e anda ñ menstruuei como Calcular 2 dias antes da ovulaçao? Como saber quando vou comessar a ovular?
Desde ja agradeço a Atençáo bjos boa tarde!!!

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

Impossível antecipar quando será sua primeira ovulação novamente. Só quando a menstruação retornar dá para estimar qualquer coisa.

le
Visitante
le

Boa tarde, gostaria de saber se, posso ter não ovulado esse mês, não vi nenhum muco, nem corrimento algum, apenas estou mais úmida.

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

Toda ovulação, se não terminar em gravidez, é seguida de menstruação. Ausência de ovulação costuma causar alterações no ciclo menstrual.

ana
Visitante
ana

apos u aborto espontaneo quanto tempo devo esperar para engravidar? obrigado

claudiane
Visitante
claudiane

doutor tenho 19 anos quero ser mae e nao estou consequindo o que fazo tenho 7 meses que parei de tomar anticpicional injetavel mais minha mestruaçao nao para de dencer mais decer um sanque muito preto sera que nao posso ter filhor como fazo para engravidar??????????

gabrielle mariano
Visitante
gabrielle mariano

oi dr minha penultima menstruaçao veio dia 06/03 e a ultima 08/04 …. que dia estarei fertil?

disqus_JxlLYIEKsD
Visitante
disqus_JxlLYIEKsD

bom eu tomo anticoncepcional cartela de 21 dias, e sempre que paro mestruo. se eu tomar 15 dias a pilula e parar vou mestruarr mesmoo assim? e depois continuo com a catelaaa.. posso fazer isso.corro algum risco. mariavanuza..

maria
Visitante
maria

ola,,quería saber quem tem hipotiroidismo pode usar o DIU cobre o DIU progesterona porque me diseram que pode engordar….obrigado

José Antonio Faccin Junior
Visitante
José Antonio Faccin Junior

Doutor minha namorada tem problemas menstruais desde a adolescência, ja ficou alguns meses sem menstruar, mais depois a menstruação vinha, sentia dores antes de menstruar, etc… Alguns meses atrás tivemos relações sexuais e ela não tinha tomado anticoncepcional, ela então apresentou todos os sinais de uma possível gravidez, enjoo, inchaço dos seios, e claro nada da menstruação vir, depois de alguns dias, ela menstruou e junto veio um tecido estranho junto da menstruação, ela parou com medicamento, e esse mês ela ainda não menstruou e está quase na data dela menstruar de novo, nós tomamos todas as precauções devido ela não está tomando medicamento e ocorrer uma gravidez não planejada, ela só sente umas dores, umas cólicas, que atinge a parte inferior da barriga e vai ate as costas, ela disse que sentia isso antes de menstruar, mais a menstruação esse mês não veio, na hora do sexo, as vezes sai um pouco de sangue, bem pouco, e as vezes dependendo da posição ela sente algumas dores, o que isso tudo pode estar relacionado Doutor?

José Antonio Faccin Junior
Visitante
José Antonio Faccin Junior

Doutor minha namorada, sempre teve problemas com menstruação desde adolescência, a alguns meses atrás, ele teve os principais sintomas da gravidez(não tinha menstruado, inchaço dos peitos, enjoo, e entre outros) mais depois veio a menstruação e veio algo de diferente dessa vez, como um tecido diferente misturado ao sangue no absorvente, ela está com menstruação atrasada novamente quase 1 mês, ela as vezes sente umas cólicas como cólicas menstruais, mais a menstruação não vem, e tivemos relação sexuais e algumas vezes sai um pouco de sangue (mínimo) da vagina dela, e em algumas situações ela sente umas dores durante o sexo. Gostaria de saber o que todos esses sintomas representam?

Suzana Barboza
Visitante
Suzana Barboza

Boa tarde Doutor!
Gostaria de esclarecer uma duvida se possivel for! No mes de janeiro de 2013 minha menstruação veio no dia 19 com duração até o dia 24, porém agora no mes de fevereiro minha menstruação veio no dia 3 com duração somente neste dia e por alguns instantes, Gostaria de saber o que pode ser? E veio clara e em seguida ficou escura, o que poderia ser?
Desde já agradeço a resposta!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais