6 sintomas do tumor cerebral

Dr. Pedro Pinheiro

comment 74 Comentários


O que é o tumor cerebral?

Um tumor cerebral surge quando algumas células do cérebro passam a se multiplicar de forma anormal, criando uma massa dentro do crânio.

Existem vários tipos de tumores cerebrais, desde os benignos até os malignos, estes últimos chamados de câncer cerebral.

Um tumor cerebral pode ter origem no próprio cérebro ou ser uma metástase de um câncer originado em outra parte do corpo, como câncer de mama ou câncer de pele, por exemplo.

Os tumores cerebrais podem produzir sinais e sintomas através de mais de uma forma:

  1.  Invasão cerebral local: quando o tumor ocupa o espaço onde deveriam haver apenas neurônios sadios.
  2. Compressão de estruturas adjacentes ao tumor: quando o tumor comprime áreas do cérebro ao seu redor.
  3. Aumento da pressão dentro do crânio (efeito de massa): uma vez que a calota craniana é incapaz de se expandir, qualquer massa que cresça de forma relevante dentro do crânio pode começar a comprimir todo o cérebro.

As manifestações clínicas do tumor cerebral dependem do tamanho, da velocidade de crescimento e da sua localização dentro do cérebro.

Neste artigo vamos abordar apenas os principais sinais e sintomas que o paciente pode apresentar quando um tumor, seja benigno ou maligno, desenvolve-se no seu cérebro.

Principais sinais e sintomas do tumor no cérebro

Dor de cabeça

A dor de cabeça, chamada em medicina de cefaleia, é um sintoma comum de tumor cerebral, sendo considerado o pior sintoma para cerca de metade dos pacientes. As dores de cabeça são geralmente constantes e chatas, apesar de, habitualmente, não serem muito fortes. Às vezes, a dor de cabeça do tumor cerebral pode ser pulsátil, como uma enxaqueca comum.

Apesar da crença popular, o tumor cerebral raramente provoca fortes dores de cabeça. Cefaleia intensa só ocorre quando o tumor causa grande aumento da pressão intracraniana ou quando há irritação das meninges (meningite tumoral).

É importante destacar que cefaleia é uma queixa extremamente comum na população em geral, sendo que mais de 95% das pessoas que se queixam de dor de cabeça apresentam outra causa que não um tumor cerebral.

As características sugestivas, mas não exclusivas, de tumor cerebral em um paciente com queixa de dor de cabeça são:

  • Náuseas e vômitos (presente em cerca de 40% dos pacientes com tumor, mas também muito comum em pessoas com enxaqueca).
  • Mudanças no padrão habitual da sua dor de cabeça.
  • Agravamento da dor de cabeça com mudanças de posição do corpo, tal como se curvar ou abaixar a cabeça, ou com manobras que elevam a pressão intratorácica, tais como tossir ou espirrar (esse agravamento também pode ocorrer em outras cefaleias, como nas provocadas por sinusites).
  • Dor de cabeça bem localizada em uma região do crânio (mais uma vez, essa característica pode estar presente em outras formas de dor de cabeça).
  • Dores de cabeça que se agravam à noite e são capazes de despertar o paciente durante o sono.

Na verdade, a principal característica da cefaleia do tumor cerebral é o fato dela vir, habitualmente, acompanhada de outros sintomas neurológicos, como convulsões, síncopes ou fraquezas em algum dos membros. Apenas cerca de 15% dos pacientes com tumor cerebral apresentam dor de cabeça como sintoma único, e mesmo assim, por pouco tempo, pois a maioria desenvolve outros sintomas dentro de 2 a 3 meses.

Para saber mais sobre dor de cabeça e suas causas, leia: DOR DE CABEÇA | Enxaqueca e sinais de gravidade

Convulsões

As crises convulsivas estão entre os sintomas mais comuns dos gliomas (um dos tipos de tumor cerebral) e das metástases cerebrais. Mesmo os pacientes que não apresentam convulsões no início do quadro podem passar a tê-las com a evolução da doença. Cerca de 60% dos pacientes com tumores no cérebro apresentam pelo menos uma crise convulsiva durante o curso da doença.

Apesar de ser um sintoma que assusta bastante os familiares, a crise convulsiva é mais comum nas formas menos agressivas e nos tumores menores. Em muitos casos é o primeiro sintoma a surgir.

A convulsão é causada por uma atividade elétrica anormal no cérebro. Ela dura apenas um curto período de tempo e pode causar movimentos involuntários, perda de consciência e/ou distorções sensoriais.

Existem muitos tipos diferentes de convulsões. As crises convulsivas podem ser parciais, com movimentos involuntários em apenas uma região do corpo, ou generalizadas, com perda da consciência e crises tônico-clônicas generalizadas. Após as crises, os pacientes ficam exauridos, com necessidade de permanecer deitados ou dormir.

Se não tratado com anticonvulsivantes, o paciente tende a ter outras crises convulsivas ao longo do tempo.

Para saber mais sobre crises convulsivas, leia: CRISE CONVULSIVA | Sintomas e tratamento

Síncope (desmaios)

Um aumento significativo na pressão intracraniana pode cortar temporariamente a perfusão de sangue cerebral, levando à perda da consciência, um quadro chamado síncope.

Pacientes com tumores cerebrais são particularmente suscetíveis a essa seqüência de eventos. A elevação temporária da pressão dentro do crânio pode ser desencadeada por esforços, tosse, espirros ou vômitos.

É bom salientar que existem várias causas para síncopes, algumas delas também desencadeadas pelas mesmas situações descritas acima. De qualquer modo, a síncope não é um evento normal e deve ser sempre investigada por um medico.

Para saber mais sobre síncopes e desmaios, leia: DESMAIO, SÍNCOPE E REFLEXO VAGAL

Alterações cognitivas (memória e comportamento)

Disfunção cognitiva é um sintoma de tumor cerebral que inclui problemas de memória, alterações de humor ou de personalidade.

A maioria dos déficits cognitivos associados com os tumores cerebrais são sutis. Os pacientes geralmente se queixam de ter pouca energia, cansaço, vontade constante de dormir e perda de interesse nas atividades diárias. Estes sintomas podem ser semelhantes aos sintomas de depressão.

A perda de memória também é leve e costuma ser mais importante para eventos recentes, que ocorreram há poucos minutos. A memória para fatos antigos costuma permanecer preservada.

Como já referido, em alguns casos, estes sintomas podem ser bem sutis e inespecíficos, sendo, muitas vezes, reconhecidos apenas retrospectivamente, depois que o diagnóstico de tumor cerebral já tiver sido investigado e estabelecido após o surgimento de algum outro sintoma mais óbvio.

Sintomas neurológicos focais

Dependendo da área do cérebro afetada, o paciente com tumor cerebral pode ter os chamados sintomas neurológicos focais, que são sintomas localizados, causados pelo acometimento de uma região única do cérebro.

Entre os sintomas focais, podemos citar a perda da fala, perda da audição, zumbidos, perda da sensibilidade em determinada região do corpo, fraqueza muscular localizada em um ou mais membros, perda da coordenação motora, desequilíbrios, dificuldades para andar, alterações visuais, etc.

Sintomas de efeito de massa

Chamamos de efeito de massa os sinais e sintomas que surgem quando o cérebro é comprimido. Como a caixa craniana não é capaz de se expandir, qualquer aumento de volume no seu interior, como um tumor crescendo, edema cerebral ou um sangramento intracraniano, provoca um efeito de compressão no cérebro.

Os principais sintomas do efeito de massa são náuseas e vômitos, sonolência, alterações da visão, dores de cabeça e alterações de comportamento.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


74 respostas para “6 sintomas do tumor cerebral”

  1. Mayara

    Oi, lá pro mês de setembro do ano passado 2023 eu comecei ter uma dor do lado esquerdo da minha cabeça como se tivesse algo repuxando, fui pro hospital, passou um pouco depois da medicação, só que dá lá pra cá eu sempre tenho essas dores as vezes é como se tivesse pulsando as vezes como se fosse uma facada as vezes agulhada na maioria das vezes é do lado esquerdo, eu fiquei o mês de janeiro todo sem dor, aí voltou com tudo, dói de mais e não passa, tô tomando amitriptilina a 3 dias mais não adianta.
    Será que pode ser um tumor ? Porém não tenho dêsmaios só tontura, não vômito não tenho outros sintomas além da dor na cabeça. Me responde por favor estou apavorada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Mayara, o mais provável é que seja apenas uma das formas comuns de dore de cabeça (35 Tipos de Dor de Cabeça e 15 Sinais de Gravidade). De qualquer forma, se você está assustada, o ideal é ser avaliada por um neurologista. Ele é o especialista em cefaleias.

  2. Jean

    Olá, eu tenho todos os sintomas do artigo, mas isso nunca me passou pela cabeça, até que hoje fui colocar um fone e vi que ele n entra, bem do lado da minha cabeça que mais pulsa quando tenho dor, a orelha tem meio que um calombo vindo do meu crânio, no caso de um tumor, ele poderia empurrar minha orelha fazendo ela ir se fechando?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não. O tumor ficaria dentro do cérebro, não deformaria a calota craniana.

  3. Tiago Antônio Freitas Targino

    Olá doutor, eu gostaria de tirar uma dúvida… Eu tenho 14 anos e sofro com ansiedade

    Esses dias eu venho sentindo dores de cabeça em lugares bem específicos, e era bem frequente, também venho esquecendo as coisas facilmente, não consigo prestar atenção às aulas e etc.

    Não tenho hábitos muito saudáveis, por isso tenho minhas dúvidas se é coisa da ansiedade ou é algo mais profundo…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A ansiedade justifica todos os seus sintomas.

  4. Fabiana de SouzaSoares

    Gostei muito do artigo , há 2 semanas tenho sofrido com um peso no centro do crânio , mente confusa , esqueço muitas coisas principalmentes , sonolência e nauseas … neu irmão teve um tumor celebral primário aos 38 anos … Há possibilidade de ter uma hereditariedade? Tenho 39 anos.

    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Possibilidade sempre existe, mas há outras causas possíveis para os seus sintomas. Não precisa se apavorar já.

  5. Estefane paula Brandão Nascimento

    Tenho fortes dores de cabeça todos dias o que pode ser Dt:

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Provavelmente é uma das formas primárias de cefaleia. Dê uma lida nesse artigo e veja se ajuda: Dor de cabeça: tipos e sinais de gravidade.

  6. Valquíria França

    Meu pai tem 70 anos e é super ativo e forte, tem 5 dias que acordou todo confuso, não sabia dizer nem o nome dos filhos, esqueceu e teve uma dor de cabeça horrível na noite, ele hj tá bem mas com pressão do lado esquerdo da cabeça, ficou tmb com ardência nos olhos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ideal era ele fazer uma tomografia do crânio. Eventos agudos assim podem ser sinal de AVC.

    2. Vanessa

      Nossa Valquíria meu pai também tem a mesma idade do seu e está com o mesmo quadro …

  7. Serafim Cabral

    Não consigo dormir mesmo tomando comprimidos para dormir sinto constantemente um zumbido nos ouvidos mais no lado direito e acordo com dores na cabeça

  8. Viviane hoffmann

    Tenho fortes dores de cabeça acompanhada de vômitos. E o osso do meu cranecrânio atrás da cabeça salta como se fosse furar. É geralmente durmo, e acordo na madruga assim

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Enxaqueca pode provocar dor de cabeça com vômito. Não é necessariamente um tumor. Porém, o ideal é você ser avaliada por um neurologista.

  9. Beatriz

    Estou sentindo fortes dores na cabeça a mais de 6 meses essa dor é apenas do lado esquerdo! Sinto também falta de ar e minha visão fica muito embasada estou em pânico !!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você já foi a uma consulta com neurologista?

  10. Marcos

    Doutor, fiz uma tomografia dos seios ds face para investigar sinusite, deu normal, perguntei ao medico se poderia ser tumor e ele disse que no mesmo exame mostrava meu crânio. Isso é verdade? Esse exame também mostra o crânio?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Geralmente, sim.

  11. Cleidi

    Excelente texto. Muito detalhado e esclarecedor. Estou com dores de cabeça há mais de três semanas. Todo o lado esquerdo. Inicialmente enxaqueca. Porém nenhum medicamento prescritivo pelo neurologista minimiza a dor. Sinto dor noite e dia. Então, fiz tomografia e aguardo os resultados. Mas é muito triste ter que viver com dor.

  12. CRISTINA

    Olá doutor excelente texto sempre que procuramos algo na enternet geralmente ficamos logo assustados com a informação que ela nos dá mas não o caso do seu texto.Eu gostaria esclarecer uma duvida consigo doutor eu a uma semana tenho sentido muita dor de cabeça mas só de um lado direito começou só com uma dor na frente da testa e por veses desfocavá a visão do meu olho direito e depois com o passar dos dias foi se expandindo para a parte de trás da cabeça a atraz do ouvido e de vez em qando o ouvido faz uns zumbidos mas o que me incomoda mais agora é esta dor constantemente na parte de traz da cabeça que medico terei que procurar doutor

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O especialista em dor de cabeça é o neurologista.

  13. Thayna ferreira

    Bom dia, adorei o texto! Tenho uma duvida, sofri um acidente de carro à algum tempo e bati a cabeça, fiz tomografia, ressonância e não deu nada! Ando tendo uns formigamentos no rosto do lado esquerdo, e no labio inferior apenas lado esquerdo também! Isso pode estar relacionado à ansiedade ou devo procurar um profissional?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se esse formigamento só surgiu agora, e não após o acidente, o mais provável é que seja mesmo ansiedade. Porém, é preciso que você seja examinado para termos certeza. Além disso, se você tem ansiedade a ponto de ter sintomas físicos, o ideal é procurar um médico.

  14. leila

    Dr. gostei muito do texto e tenho uma duvida…..a sensibilidade no ouvido como ficar incomodado com qualquer barulho pode significar um sintoma? Claro q nao isolado mas como pode causar a piora da audiçao fiquei curiosa se pode fazer o contrario tbem e deixar o ouvido hipersensivel?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Esse tipo de sintoma é mais comum em problemas do ouvido interno. Sugiro uma visita a um otorrinolaringologista.

  15. Cindy

    Olá doutor queria muito saber, estou a meses com desiquilibrio não passa, eu durmo e acordo assim, às vezes sinto pontadas no ouvido e às vezes dor de ouvido, fui até no neurologista fiz alguns exames e não deu nada… Queria saber se devo me preocupar, fico com medo de ser algo grave em minha cabeça ! Preciso da sua resposta !

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Eu acho que o médico mais indicado para o seu caso é o otorrinolaringologista.

  16. Natanael Amorim

    Dr.Pedro,começei a sentir dores somente do lado esquerdo da cabeça em uma região na última sexta-feira,não sinto nenhum sintoma neurológico focal,somente um pouco de tontura equando abaixo e levanto a cabeça sinto a mesma dor,só que mais leve,o que pode ser?Devo ir num neurologista?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se é uma dor de cabeça persistente, acho que vale a pena ser visto por um médico. Inicialmente, não precisa ser o neurologista.

  17. Hugo Leonardo Santos da Silva

    Oi doutor, excelente texto, estou com uns sintomas e estou com muito medo, sindo dores de um só lado da cabeça, o esquerdo, e muito cansaço físico também só do lado esquerdo do corpo, sinto tonturas, fui num clínica, fiz um hemograma completo e eles disseram que minhas taxas estavam normais, só a do potássio que estava um pouco baixa e que poderia ser labirintite, devo ir num neurologista ? se puder me dar alguma informação, tenho 22 anos!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se é algo que te incomoda muito, sim. Um otorrinolaringologista também é uma opção.

  18. ALINE DOS SANTOS SILVA ROSA

    ola doutor, parabens pelo texto. Doutor estou com constante dor na nuca que chaga a queimar, passei a noite toda sentindo essa dor irritante, estou tendo dores no ouvido e zumbidos. o que pode ser doutor???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que ir a um otorrino. Pode ser algo no ouvido.

  19. Thomas Petthfly

    Olá doutor, obrigado pelo texto. Eu sinto dor de cabeça no lado esquerdo e não sinto cheiro das coisas de longe. Meu nariz parece que está entupido e quando eu espirro ele coça muito. É sintomas desse tumor cerebral?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É mais provável que seja algo mais comum, como sinusite.

  20. Nicolas

    Olá doutor, não tenho dor de cabeça, porém confusões mentais,tonturas e problemas conginitivos (dificuldade ao falar, e interpretar)…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Então você precisa ser avaliado por um neurologista.

  21. Yesha

    Olá Doutor,muito bom o texto :) tenho sentido umas pontadas na cabeça as vezes não duram muito,e elas acontecem em lugares diferentes por dia,e já senti um formigamento tbm o que pode ser? devo procurar um neuro ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se é algo persistente e que incomoda, sim, vale a pena ir a um neurologista.

  22. bruno vito

    Olá doutor muito bom o texto sinto uma palpitada do lado esquerdo da cabeça e tipo formigamento fiz exames mas nada deu o que pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Muito difícil opinar à distância e com tão poucas informações clínicas.

  23. Victor

    Olá doutor parabéns pelo texto. Eu sinto dores localizadas na cabeça, formigamento na cabeça tamebem e partes do corpo ficam latejando como o bíceps, ombro, pescoço etc. Queria saber se é algo grave. Sou uma pessoa ansiosa também

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A ansiedade por si só pode causar esses sintomas.

  24. bruno

    olá doutor, sinto pontadas na cabeça localizadas no,lado superior direito, sinto também, fraqueza pelo corpo, e sensações de tonturas, como se eu ficasse aéreo. o que pode ser? estou bem preocupado, já marquei uma consulta com um neuro!
    muito obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Bruno, é impossível opinar à distância. Mas você fez o correto, que é marcar uma consulta com um neurologista.

  25. Lucian

    Ola doutor boa tarde,excelente texto e parabéns pela transparência em explicar as questões…Sinto umas pontadas em cima da cabeça do lado direito, percebo que ela vem e vai, e já teve vezes de acorda a noite com ela. fico um tempo sem senti- la depois de algum tempo volta. o que pode ser? e o que o Sr me indicaria?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser dor de cabeça comum, pode ser algum problema da mandíbula… O ideal é procurar um neurologista.

  26. Samara Medeiros

    Boa noite Dr. Primeiramente, Parabéns pelo excelente texto. Sinto umas dores de cabeça repentinas do lado direito, localizadas como se fossem pontadas bem fortes e depois acabam, seguidas de certa fraqueza no braço. Confesso que antes não me preocupava tanto mas agora tô mais aflita. Pode ser algo mais grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não deve ser. De qualquer forma, se as dores persistem, o ideal é você ser vista por um neurologista.

  27. Daphine

    Boa Tarde Doutor, parabéns pelo texto. Eu sinto dores chatas de cabeça tendo por várias vezes dores mais acentuadas onde geralmente vomito, ultimamente tenho sentido cansaço, perda da cordenação, como estar segurando algo e derrubar sem sentir e esquecimento, sinto tbm uma oscilação de humor e irritabilidade, o que o Doutor me indica, devo me preocupar…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Acho que você deve ser avaliada por um neurologista.

  28. Lilian

    Olá Doutor!Obrigada pelo excelente texto!Quando eu era bebe desmaiei fiquei internada dai fui diagnosticada com disritmia cerebral,tomei remédio até os dois anos para não ter convulsões e até os seis anos fiz exames porque sempre estava com dor de cabeça mas até então não tive mais desmaios!Quando tinha uns dezesseis anos andando dentro de casa,as vezes me dava um branco e eu trombava com a parede vivia com galo na testa mas nunca mais procurei um médico .Hoje tenho vinte e nove anos e começei a ter dores de cabeça frequente e me esqueço algumas coisas que aconteçeram a pouco tempo.À dois anos atrás minha mãe retirou um tumor do cólon em estágio 3.Será que devo me preocupar e procurar um neurologista?

  29. Mari Fields

    Olá, Doutor Pedro! Mais uma vez, obrigada pelo excelente texto. Agora, a pergunta que não quer calar: qual sua opinião em relação a telefones celulares e redes wi fi? Suas ondas eletromagnéticas são de fato danosas ao cérebro, podendo provocar tumores? Grata, um abraço!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ainda não há um consenso. Os estudos mostram que é possível haver relação entre o uso frequente de celular e certos tipos de tumores do cérebro, mas isso ainda não foi comprovado.

  30. Darlly Matos

    ola doutor, estou sentido umas dores atras da cabeça ano passado bati uma tumografia e so deu sinusite, a poucos dias tambem bati um raio x da face e nao deu nada, mesmo assim estou preocupado sera que é so a sinusite mesmo que esta causando essa dor ? ou sera algo mais serio ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sinusite pode dar muita dor de cabeça.

  31. Paulinha Ferreira

    Ola doutor ,gostaria de sua opinião pois sinto Dores no ouvido as vezes pontada ,mais o que realmente me incomodar quando durmo de lado e o ouvido doe mais ainda tenho q muda d posição será q é somente dor de ouvido ?? Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A princípio, sim. Procure um otorrino para descobrir a causa da dor.

  32. Daniel Alves

    Olá doutor, gostaria de uma opinião sua se possível.
    Estou a vários meses sentindo dor na nuca, e sensação de que uma ”areia” escorre pela cabeça, nuca etc.
    Estou vendo uns pontos brilhantes quando está sol ou em uma parede muito clara.
    Já fui em médicos e nada se resolveu, ainda não fui a um neuro, apenas em clinicos.
    Há também uns formigamentos no lado esquerdo da cabeça, como se fossem aqueles que acontece no olho..
    Devo me preocupar quanto a isso? obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você é uma pessoa muito ansiosa ou está sob intenso estresse?

  33. gi

    Ola doutor tenho dor no lado esquerdo da cabeca e atras tomo dipirona melhora mas nao sai toda dor nao tenho tonturas nem enjoos mas sinto cansaco e muito sono

  34. Elisa Mendes

    Tenho pontadas em uma área localizada da cabeça, começou a mais ou menos 1 ano, meu esposo diz que meu humor tem mudado muito, em menos de 6 horas eu fico eufórica, triste, choro a toa, tenho me sentido cansada e desanimada e frequentemente esqueço coisas que fiz .Que especialista eu devo procurar? devo me preocupar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Por causa das variações intensas de humor, o mais indicado é procurar um psiquiatra.

  35. edivitor chaves de sousa

    Eu tenho as vezes dormencia e formigamento parcial no rosto, maos e lingua, seguido de uma forte dor de cabeça. Que procedimento eu posso tomar quanto isso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procurar um neurologista. O mais provável é que seja enxaqueca.

  36. Marco Lopes

    Eu confesso que acho que tenho sempre alguma doença, mas neste caso eu tenho estes sintomas. Eu tenho enxaquecas HORRIVEIS desde os 4 anos (actualmente tenho 16) e ultimamente tenho tido muita falta de memória. Será que posso ter um tumor ou sou um infeliz que está destinado a sofrer com enxaquecas para o resto da vida?

  37. Lorena Lima

    sinto fortes dores de cabeça do lado direito, sao frequentes e ultimamente a visao esta embaçada e percebo q esqueço das coisas q eu mesma escrevi ou fiz a alguns minutos atras. ja tive uma amiga com tumor e os sintomas sao parecidos. será q pode ser tumor?

  38. Matheus

    dr. estou sentindo a algumas semanas fortes pontadas na cabeça, localizada no lado direito. não sao permanentes são pontadas que duram segundos. isso é um sintoma de tumor cerebral?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Poder até pode, mas o mais provável é que não seja.

    2. natali barretto

      Tb estou sentindo isso…. mas do lado esquerdo na parte de trás da cabeça. Fazem 2 semanas que venho sentindo isso…. é muito ruim. Tenho enxaqueca com aura, já fiz tratamento com neurologista mas na epoca não sentia nada disso…. essas pontadas são muito ruins… as vezes são fortes que me desconcentro e faço caretas…. desde ontem venho sentindo pontadas no ouvido esquerdo tb…

  39. Marisa Lisboa

    Sou médica, e gostei muito do texto pois o autor ao descrever os sintomas da doença, sempre destaca fatores que excluem o diagnóstico de tumor, mesmo naquelas pessoas que manifestem os sintomas citados. Ou seja, o autor cuida para evitar que os leitores desenvolvam a crença habitual, porém errada, de que, se apresentarem os sintomas citados no texto, é praticamente certo que estão acometidos por tal problema de saúde.
    É importante que os textos sobre doenças não sejam geradores de dúvidas ou de temores indevidos. Assim, parabéns pelo cuidado que teve ao redigir o texto.
    Abraços
    Marisa Lisboa

  40. Marcelo Braganceiro

    Excelente texto, muito bem escrito. Parabéns! E a imagem em corte sagital mediano, ficou bastante elucidativa.