15 causas comuns de coceira vaginal

Dr. Pedro Pinheiro

comment 23 Comentários


Introdução

A coceira vaginal, também chamada de prurido vulvar, é uma queixa bastante comum, que pode surgir em mulheres de qualquer idade, sejam elas sexualmente ativas ou não.

Embora o prurido vulvar seja um sintoma clássico de infecções vaginais, principalmente de candidíase vaginal, existem várias outras situações que podem cursar com coceira na região genital feminina, incluindo alergias e reações a produtos químicos irritantes.

Neste artigo, selecionamos as 15 causas mais comuns de coceira vaginal. São elas:

  • Candidíase vaginal.
  • Vaginose bacteriana.
  • Tricomoníase.
  • Gonorreia.
  • Clamídia.
  • Menopausa.
  • Irritantes químicos.
  • Líquen escleroso vulvar.
  • Higiene íntima inadequada.
  • Pediculose pubiana.
  • Oxiuríase.
  • Corpo estranho.
  • Doenças da pele próximas à vulva.
  • Alergia ao sêmen.
  • Câncer.

Se você quiser saber mais detalhes sobre cada um dos problemas descritos, utilize os links para os artigos específicos que serão fornecidos ao longo deste texto.

Informações em vídeo

Antes de iniciarmos as explicações, assista a esse curto vídeo produzido pela nossa equipe sobre as principais causas de corrimento vaginal.

YouTube video

O que é o prurido vulvar e vaginal?

Coceira vaginal e prurido vulvar são termos frequentemente utilizados como sinônimos, mas que, na verdade, apresentam algumas diferenças, já que vulva e vagina não são a mesma coisa.

Chamamos de vulva a parte externa da genitália feminina. A vulva inclui o monte de Vênus, os lábios maiores e menores, o clitóris e a abertura do canal vaginal. Já aquilo que chamamos de vagina ou canal vaginal é o túnel muscular e flexível que faz ligação entre o útero e o meio externo.

Portanto, de forma simplificada, podemos dizer que a vulva é a parte externa, enquanto a vagina é a parte interna da genitália feminina.

Assim sendo, os termos coceira vaginal e coceira vulvar, se empregados de forma correta, indicam dois sintomas diferentes. Entretanto, como muitas das doenças que provocam prurido vulvar também causam prurido vaginal, e vice-versa, ambos os termos acabam sendo usados de forma intercambiável.

Neste artigo vamos usar o termo coceira vaginal de forma mais popular e ampla, envolvendo qualquer comichão que atinja vagina e/ou vulva.

Causas comuns de coceira vaginal

A maior parte das causas de coceira vaginal costuma estar relacionada à inflamação da região genital, seja ela causada por infecção ginecológica (vaginite), alergia ou irritação por produtos químicos, tais como sabonetes ou produtos de higiene íntima.

Como veremos a seguir, existem múltiplas causas para o prurido vulvar. Sem uma avaliação pelo médico ginecologista é difícil fazer a distinção entre tantas possibilidades, já que os sintomas entre as diversas causas podem ser muito parecidos, havendo corrimento (leia: Corrimento vaginal – Vaginite), dor e coceira em praticamente todos os casos. O diagnóstico diferencial, portanto, se dá através do exame ginecológico, da coleta de material da vagina para análise laboratorial e de uma boa avaliação da história clínica da paciente.

O tratamento da coceira vaginal depende do correto diagnóstico da causa. O medicamento indicado para tratar uma infecção por fungos é diferente do tratamento para uma infecção bacteriana, que por sua vez não tem nada a ver com o tratamento da coceira por atrofia vaginal.

Candidíase vaginal

A candidíase vaginal é provavelmente a causa mais importante de coceira vaginal, não só porque o prurido é um dos sintomas mais intensos, mas também porque 3 em cada 4 mulheres terão pelo menos um episódio de candidíase vaginal ao longo da vida.

A coceira vaginal na candidíase costuma vir acompanhada de ardência na região vaginal e vulvar, que pode ocorrer de forma espontânea, mas costuma ser agravada durante a micção ou o ato sexual.

Outros sinais frequentes da candidíase são a vermelhidão na região da vulva e o corrimento vaginal, que é habitualmente de aspecto leitoso e sem odor.

A candidíase vaginal não é uma doença sexualmente transmissível; crianças e mulheres sexualmente inativas podem tê-la.

Para saber mais detalhes sobre a candidíase, leia: Candidíase vaginal – Causas, Sintomas e Tratamento.

Vaginose bacteriana

A vaginose bacteriana é uma infecção que surge quando há substituição das bactérias naturais da flora vaginal por bactérias patogênicas. Em mais de 90% dos casos, a bactéria responsável pela vaginose é a Gardnerella vaginalis. Múltiplos parceiros sexuais, uso recente de antibióticos de amplo espectro e uso frequente de ducha vaginal são alguns dos fatores de risco.

A maioria das mulheres com vaginose não tem sintomas. Entre as que têm, a coceira vaginal não costuma ser muito intensa. Em geral, o corrimento vaginal com mau odor é o sintoma mais importante.

Portanto, enquanto a candidíase provoca intensa coceira e corrimento sem odor, a vaginose costuma ter corrimento muito malcheiroso com leve coceira vaginal.

Para saber mais detalhes sobre a vaginose bacteriana, leia: Vaginose Bacteriana – Gardnerella vaginalis – Sintomas e Tratamento.

Tricomoníase

Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível causada por um parasito chamado Trichomonas vaginalis.

A infecção pelo Trichomonas vaginalis costuma ser assintomática nos homens, mas pelo menos 2 em cada 3 mulheres infectadas apresentam queixas. O quadro clínico mais comum é de inflamação da vagina com corrimento amarelo-esverdeado de odor desagradável associado à dor na hora de urinar e durante o ato sexual e prurido vaginal.

O diagnóstico da tricomoníase costuma ser feito através da avaliação microscópica de secreções vaginais obtidas durante o exame ginecológico.

Para saber mais detalhes sobre a tricomoníase, leia: Tricomoníase – Sintomas, Transmissão e Tratamento.

Gonorreia

A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível extremamente comum, sendo responsável por mais de 200 milhões de casos anuais em todo o mundo.

O principal sinal da gonorreia é o corrimento uretral, que é mais fácil de ser percebido nos homens que nas mulheres. Corrimento de origem vaginal (e não uretral) só surge se houver infecção do colo do útero, situação que só ocorre em cerca de metade das mulheres infectadas. Nestes casos, a paciente pode apresentar coceira, dor durante o ato sexual ou corrimento vaginal purulento. Se houver grande inflamação do útero é possível haver também escapes de sangue pela vagina.

Para saber mais detalhes sobre a gonorreia, leia: Gonorreia – Sintomas, Transmissão e Tratamento.

Clamídia

A clamídia é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo, apesar da imensa maioria dos pacientes infectados permanecerem assintomáticos.

Nas mulheres, apenas 10% desenvolvem sintomas, que costumam ser corrimento vaginal, coceira vaginal, dor durante o sexo ou ao urinar e sangramento vaginal.

Os casos de clamídia sintomática são praticamente idênticos aos de gonorreia, sendo impossível distinguir ambas infecções sem avaliação laboratorial do corrimento vaginal.

Para saber mais detalhes sobre a clamídia, leia: Clamídia – Sintomas, Transmissão e Tratamento.

Menopausa

O revestimento interno da vagina é feito por tecidos que dependem do estrogênio para se manterem saudáveis. A deficiência de estrogênio que ocorre após a menopausa faz com que o epitélio vaginal fique mais fino e frágil, resultando no que chamamos de atrofia da vagina (vaginite atrófica).

As paredes vaginais mais frágeis e finas estão mais propensas a ferimentos e irritações e são menos capazes de se manterem úmidas, resultando nos seguintes sintomas: secura vaginal, coceira e dor durante o ato sexual.

O tratamento da atrofia vaginal é feito com aplicação intravaginal de estrogênio, que pode ser feita através de comprimido vaginal, anel ou creme.

Para saber mais detalhes sobre os sintomas da menopausa, leia: Menopausa – Causas, Sintomas e Tratamento.

Irritantes químicos

O prurido vaginal também pode ser provocado por irritação da vagina ou da vulva por algum produto químico. Muitas vezes, o culpado é um produto banal, como um sabonete, um amaciante usado na calcinha ou até uma marca de papel higiênico.

Na verdade, a lista de produtos químicos que podem causar irritação é imensa; citaremos apenas alguns dos mais conhecidos:

  • Preservativos.
  • Contraceptivos de uso vaginal.
  • Produtos de higiene íntima.
  • Sabão em pó.
  • Perfumes.
  • Cremes vaginais.
  • Lubrificantes.
  • Talco.

Nestes casos, o reconhecimento e a suspensão do uso da substância agressora é essencial para o sucesso do tratamento.

Líquen escleroso vulvar

Líquen escleroso é uma doença crônica e relativamente comum, que acomete cerca de 1 a cada 30 mulheres após a menopausa.

A aparência clássica do líquen escleroso é o de uma camada fina, branca e enrugada que fica localizada nos lábios vaginais menores e/ou nos lábios vaginais maiores, podendo estender-se até a região perianal. O prurido vulvar é o sintoma mais comum e pode ser tão intenso que interfere com o sono. Outros sintomas incluem prurido anal, sangramento retal, dor durante o sexo e dor para urinar.

Higiene íntima inadequada

Uma higiene íntima inadequada inclui os casos de má higiene pessoal e os de higiene íntima excessiva. Ambos extremos podem facilitar o surgimento de infecções que cursam com inflamação e coceira vaginal.

Por motivos óbvios, a má-higiene íntima favorece a proliferação de bactérias ou fungos que podem causar irritação, principalmente na região da vulva. Nas crianças, uma má higiene após a micção pode fazer com que a acidez da urina provoque assaduras na vulva, que além de ardência também podem provocar coceiras.

Já o excesso de limpeza pode provocar coceira não só pela irritação da vulva/vagina pelos produtos químicos, mas também por eliminar a flora bacteriana natural da vagina, que é um fator de proteção contra bactérias externas.

O uso de ducha vaginal também faz parte dos hábitos de higiene equivocados que aumentam o risco de infecção vaginal.

Pediculose pubiana

A pediculose pubiana, conhecida popularmente como chato, é uma doença contagiosa causada pelo inseto Phthirus pubis, chamado também de piolho-do-púbis.

O principal sintoma da pediculose pubiana é uma intensa coceira na região púbica e ao redor da vulva. A coceira é mais intensa durante a noite e o ato de coçar freneticamente pode provocar feridas na pele.

Ao contrário das outras causas de prurido vulvar, a pediculose não provoca corrimento vaginal nem lesões dentro da vagina.

Para saber mais detalhes sobre a pediculose pubiana, leia: Pediculose pubiana (chato) – Sintomas, Causas e Tratamento.

Oxiuríase ou enterobíase

A oxiuríase, também chamada de enterobíase, é uma verminose intestinal provocada pelo verme Enterobius vermicularis ou Oxiurus vermicularis.

O principal sintoma da oxiuríase é a coceira anal, que costuma ser intensa e tem predomínio noturno. Nas mulheres, os vermes adultos podem migrar para locais além do ânus, como a região vaginal, provocando um quadro de vulvovaginite (inflamação da vulva e da vagina), que se caracteriza por coceira e corrimento vaginal.

Para saber mais detalhes sobre a oxiuríase, leia: Oxiuríase – Enterobius vermicularis – Contágio, Sintomas e Tratamento.

Corpo estranho

A presença de corpo estranho dentro da vagina deve ser sempre pesquisada nos casos de crianças pequenas com queixas de coceira vaginal. Muitas vezes, pequenos brinquedos, pedaços de tecidos ou pequenos objetos podem ter sido colocados na vagina pela própria criança, criando um processo inflamatório que resulta em dor e coceira vaginal.

Nos adultos, o objeto estranho pode ser um absorvente interno que tenha sido esquecido.

Doenças da pele próximas à vulva

As pacientes com alguma doença de pele que se estenda até a região genital, tais como eczemas, micoses de pele, psoríase ou urticária, também podem apresentar queixas de prurido vulvar. Nesses casos, o diagnóstico é fácil, pois os sinais e sintomas fora da região genital costumam ser bem claros.

Alergia ao sêmen

Alergia ao sêmen é uma situação rara, mas que é real.

Os sintomas mais comuns da alergia ao esperma são vermelhidão, inchaço, coceira e sensação de queimação na região vaginal. Os sintomas geralmente começam cerca de 10 a 30 minutos após uma relação sexual desprotegida. Em cerca de 2/3 das mulheres, os sinais alérgicos não ficam restritos à região genital, havendo também urticária, rinite e conjuntivite alérgica. Há até casos descritos de reação anafilática ao sêmen.

Os sintomas da alergia ao sêmen só surgem quando a mulher tem relações desprotegidas. Quando o parceiro usa camisinha e a mulher não entra em contato com o sêmen, não há sinais de alergia após o ato sexual.

Para saber mais sobre a alergia ao sêmen, leia: Alergia ao sêmen – Causas, Sintomas e Tratamento.

Câncer

Tumores na região genital são causas incomuns de coceira vaginal. Em raros casos, um câncer da vulva ou da vagina pode ser manifestar com coceira vaginal.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


23 respostas para “15 causas comuns de coceira vaginal”

  1. Carmen Pires

    Pediculose pubiana qual o medicamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Falo sobre a pediculose pubiana em outro artigo: Pediculose Pubiana (chato): sintomas e tratamento

  2. Teresa Cassungo

    Falta de sexo também pode chegar a ser uma das causas de comichão vaginal ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  3. Lúcia

    Boa noite! Estou com uma coceira sem fim. Quanto mais eu coço, mais vontade dá de coçar . Parece que estou com a vagina cheia de formigas. A parte externa esta muito vermelha. Estou me vendo louca de tanta coceira.Já cheguei a usar Bepantol Baby, parece que piorou. Ah! Sou diabética.Me ajude!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você provavelmente está com uma infecção vaginal. Candidíase é uma das possibilidades. Vá ao ginecologista. Bepantol não vai adiantar nada.

  4. Juliana

    Boa noite. Sinto uma coceira leve na entrada vagina a um tempo. Já fiz preventivo, exame de sangue e até transvaginal e não mostra nada em nenhum exame. Minha doutora passa remédio e pomada pra candidiase, uso tudo certinho e quando acaba a pomada volta a coceira. As vezes aparece um corrimento branco sem cheiro. Mas eu não sei mais oq fazer, já gastei horrores tentando resolver. Se puder me ajudar eu agradeço, aceito opiniões e palpites. Algo q me ajude.
    (Obs: na relação eu sinto dor só quando ela é longa demais.)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O mais importante é descartar que você tenha alguma infecção ginecológica. Se não tiver, pode ser algum processo alérgico.

  5. Edna klesia

    Menopausa e secreção escura tipo por mais de 10 dias é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  6. Pat

    Olá, comecei a ter corrimento um ano antes de menstruar q me acompanha até hj. Não tem cheiro. Na maioria das vezes é translúcido ou esbranquiçado, não coca nem tem odor. Fazem quatro dias q estou com corrimento amarelado mas em tom pastel, sem cheiro ou qlq outro só toma. Tenho procurado qlq coisa q possa causar esse corrimento mas não encontrei, pergunto: pode ser um corrimento natural??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode, mas o ideal é fazer um exame ginecológico para ver se o seu canal vaginal não apresenta nenhum sinal inflamatório. Se estiver tudo ok, o mais provável é que seja mesmo um corrimento fisiológico.

  7. cristiane

    nossa com este post acho que achei o que estava estranho em mim kkk ja estava ficando preocupada, sempre que faço sexo com meu esposo logo apos a ejaculaçao fico louca uma coceira no corpo todo uma ardencia algo de louco mesmo
    parece que meu sangue esta fervendo , sei que e so qnd o semem dele esta em mim
    porque ja fizemos sexo sem ele ejacular e nao da nada em mim
    tava preocupada mas com vergonhaa de ir ao medico
    me coça deis a parte da vagina como todo o corpo o sangue da impressao como se estivesse fervendo um calor insuportavel mas depois de uns 30 a 40 minutos vai melhorando

  8. Fran

    Olá doutor quando tenho relação sexual minha vagina começa a arder e doer logo na entrada há usei 2 creme veginal que a ginecologista passou mas ainda continuo sentindo essas ardência e dor fica muito irritado mesmo que eu não tenha relação e arde muito na hora da penetraçao mim ajude não sei mais o que faço Grata.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Fran, lamento, mas sem examinar é impossível te ajudar. Tem que ver se há alguma ferida, se há sinais de inflamação, se há falta de lubrificação, se pode ser vaginismo, alergia a algo… enfim, são tantas as possibilidades, que só mesmo a ginecologista pode te ajudar.

  9. Ailma Santos

    Olá Dr.! Estou sentindo uma dor no pé da barriga e na vagina(no canal por onde sai a menstruação).Fui à ginecologista,ela examinou e disse que ao toque está tudo ok,mas que estava irritada,suspendeu o anticoncecional que eu estava usando por sete dias e me orientou a usar outro,após os sete dias.Mas não passou nada pra aliviar a dor e não disse o que poderia ser.Tenho miomas,mas segundo ela não causa dores.Estou preocupada

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Realmente não é habitual para um mioma causar esse tipo de dor. Tem que voltar ao ginecologia para ele ver se mudou algo.

  10. Gil

    Dr. Eu fiz uma laqueadura há 2 anos atraz e só depois que tive meu segundo filho apresentou um corrimento branco com uma coceira na vagina . As vezes me imcomoda dimais e em outras sao passageiras . Posso usar uma pomada pra candidiase ?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      O ideal é você ter um diagnóstico antes de começar qualquer tratamento. E se não for candidíase?

  11. Simone Barreto

    Dr. Eu tenho irritação vaginal que sai uma secreção Branca pela vagina, mas a coceira não e intensa. Será que é cândida? Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser, mas também pode ser outra causa de vaginite. Você precisa ser vista por um ginecologista.

  12. Renata Silva

    Minha filha de 5 anos tem tido muita coceira na vagina, suspeito que seja por má higiene na hora de se limpar depois do xixi. Posso passar uma pomada tipo hipoglós?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, mas limpe com cuidado a região da vulva e depois aplique a pomada. Oriente ela a te chamar toda vez que fizer xixi pra você ajudar a limpá-la corretamente. Se não melhorar, o ideal é o pediatra dar uma olhada.