CISTO NO OVÁRIO – Sintomas e Tratamento

Cisto de ovário é uma coleção líquida de origem benigna, que na maioria dos casos não provoca sintomas.

93

O cisto de ovário é uma alteração benigna, que pode aparecer em mulheres jovens e idosas, e que não tem relação com câncer na imensa maioria dos casos. O cisto ovariano é uma lesão que, quando pequena, não costuma provocar sintomas e pode desaparecer espontaneamente com o tempo.

Neste artigo vamos explicar o que é um cisto de ovário, quais são suas causas, seus sintomas e as opções de tratamento. Vamos abordar apenas os cistos simples. Se você procura informação sobre ovários policísticos, o seu texto é esse: SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS.

O que é um cisto?

O cisto é uma lesão que pode surgir em várias partes do nosso organismo. Ele é basicamente uma bolha envolta por uma fina membrana, que contém ar ou substâncias líquidas (ou semi-líquidas) em seu interior.

Cistos também podem ocorrer nos rins, na pele, no fígado, no pâncreas, nas mamas, no cérebro, nas cordas vocais e em dezenas de outros pontos do corpo.

Advertisements

O cisto por natureza é uma lesão benigna. Ele é apenas um acúmulo de líquido em determinado tecido. Porém, em raros casos, tumores malignos podem ter aspecto semelhantes aos de um cisto. Por isso, uma avaliação cuidadosa da lesão é sempre importante.

O que é o cisto de ovário?

O cisto de ovário é, portanto, uma bolsa ou saco com líquido em seu interior, que se forma no próprio ovário ou ao redor do mesmo.

Cisto de ovário

Existem vários tipos de cisto no ovário, os mais comuns são os chamados cistos funcionais, que se formam durante o processo de ovulação.

1- CISTOS FUNCIONAIS

Cisto folicular

A cada ciclo menstrual, as variações hormonais estimulam o crescimento de um folículo ovariano, que é um pequeno cisto que contém o óvulo em seu interior. Na metade do ciclo menstrual, esse folículo se rompe e libera o óvulo em direção a uma das trompas. Esse processo chama-se ovulação. Caso o folículo não consiga ser rompido, ele continua a acumular líquidos em seu interior e a crescer, formando um cisto. Todo folículo não rompido que atinge, pelo menos, 2,5 cm de diâmetro é chamado de cisto folicular.

O cisto folicular é o cisto ovariano mais comum de todos e ocorre principalmente em mulheres jovens. Este tipo de cisto costuma desaparecer espontaneamente após algumas semanas.

Cisto de corpo lúteo

Advertisements

Quando no momento da ovulação o folículo ovariano rompe-se e liberta o óvulo, ele passa a se chamar corpo lúteo. O papel do corpo lúteo é produzir estrogênio e progesterona de forma a preparar o útero e o organismo da mulher para receber uma gravidez. Caso o óvulo libertado não seja fecundado, o corpo lúteo involui e desaparece em poucos dias.

O cisto de corpo lúteo surge quando logo após o seu rompimento para liberação do óvulo, ele volta a se fechar, passando a acumular líquido em seu interior. O cisto de corpo lúteo costuma ter mais de 3 cm de diâmetro e também desaparece espontaneamente após algumas semanas.

Medicamentos usados no tratamento da infertilidade, como o citrato de clomifeno (Clomid®, Indux®, Serofene®) aumentam o risco de formação de um cisto de corpo lúteo.

É bom lembrar que mulheres após a menopausa não ovulam, por isso, não podem ter a forma mais comum de cisto ovariano, que são os cistos foliculares. Da mesma forma, mulheres jovens que tomam anticoncepcional hormonal também não ovulam, e não é esperado que tenham cistos foliculares. O mesmo raciocínio vale para o cisto de corpo lúteo.

2- OUTROS TIPOS DE CISTO ovariano

Endometrioma

Mulheres com endometriose podem desenvolver cistos nos ovários, que recebem o nome de endometriomas ou cistos de chocolate, devido ao seu conteúdo escuro e sanguinolento.

Os endometriomas costumam ser dolorosos, principalmente na época do período menstrual ou durante o ato sexual. Quando se rompem, pode haver um quadro de intensa dor abdominal e febre baixa, simulando um quadro de doença inflamatória pélvica (DIP) ou apendicite.

Cisto dermoide

Também chamado de teratoma cístico maduro, o cisto dermoide é um tumor benigno que surge em mulheres jovens. Por ser uma neoplasia de células germinativas, esse cisto pode conter pedaços de osso, cabelo, pele, gordura e até dentes. O cisto dermoide é o tipo de tumor mais comum nas mulheres entre 20 e 40 anos. Apesar de ser uma lesão benigna, em casos raros ele pode se transformar em câncer.

O cisto dermoide pode causar dor e alguns deles crescem bastante, podendo facilmente ultrapassar os 10 cm de diâmetro.

Advertisements

Cistadenoma

O cistadenoma também é um tumor benigno dos ovários e pode chegar a ter até 20 cm de diâmetro. O cistoadenoma pode surgir em ambos os ovários e não costuma desaparecer sozinho com o tempo.

Cisto de ovário pode ser câncer?

O câncer de ovário costuma se apresentar como um tumor sólido no ovário, mas, em alguns casos, ele pode ter uma aparência parecida com a de um cisto.

Nas mulheres em idade fértil, o tumor de ovário é incomum e menos de 1% dos cistos de ovário representam, na verdade, um tumor maligno. Nas mulheres pós-menopausa, a maioria dos cistos também é benigno, porém, a ocorrência de tumores com aspecto semi-cístico é maior, o que demanda um pouco mais de atenção por parte do médico.

Na maioria dos casos, os cistos foliculares, de corpo lúteo, endometriomas ou cistos dermoides são facilmente distinguíveis pela ultrassonografia ou ressonância magnética, não havendo muito espaço para confusão com tumores malignos. Porém, quando não é possível descartar um tumor através destes exames de imagens, o cisto deve ser retirado cirurgicamente para avaliação histopatológica. Alguns exames de sangue, como a dosagem do CA 125, ajudam a distinguir tumores malignos de cistos benignos, pois em 80% dos casos de câncer ovariano este exame encontra-se com valores aumentados.

Portanto, a resposta para a pergunta acima é: sim, um cisto de ovário pode ser um câncer, mas na imensa maioria dos casos não é.

Sintomas do cisto de ovário

A maioria dos cistos de ovário não causa sintomas e acaba por desaparecer espontaneamente após algumas semanas. Portanto, muitas mulheres têm cistos de ovários e nem sequer ficam sabendo.

Em geral, os cistos ovarianos não causam infertilidade nem provocam alterações menstruais. O endometrioma é uma das exceções.

O cisto no ovário costuma provocar sintomas quando, pelo menos, uma das seguintes situações está presente:

1- Crescimento do cisto

Advertisements

Nestes casos, a mulher pode sentir dor ou sensação de peso na região pélvica ou abdominal, dor durante o ato sexual, distensão abdominal, enjoos, vontade de urinar frequentemente (caso a bexiga esteja sendo comprimida), dificuldade ou vontade súbita de evacuar (caso o reto esteja sendo comprimido) e ganho de peso (caso o cisto esteja crescendo muito).

2 – Ruptura do cisto

O quadro clínico de uma ruptura de cisto ovariano costuma ser uma súbita e intensa dor unilateral na pelve. As rupturas geralmente ocorrem durante um esforço físico ou relação sexual. Raramente, a ruptura do cisto pode provocar hemorragias graves. Sangramento vaginal pode até ocorrer, mas não é um sintoma comum do cisto de ovário rompido.

3- Torção do cisto

Quando cisto cresce muito, ele pode girar ao redor do seu próprio eixo, causando um torção do cisto, do ovário ou da trompa uterina. O quadro é parecido com o da ruptura do cisto, com intensa e súbita dor unilateral pélvica ou abdominal. A dor pode intensa o suficiente para causar náuseas e vômitos.

Tratamento do cisto ovariano

Mulheres jovens

Nas mulheres jovens, em idade fértil, a maioria dos cistos não requer nenhum tratamento, pois causam poucos ou nenhum sintoma e desaparecem sozinhos após 1 ou 2 meses. Uma reavaliação ultrassonográfica após 8 semanas é geralmente indicada para o médico avaliar se o cisto sumiu ou aumentou de tamanho neste intervalo.

Se o cisto for grande, geralmente maiores que 5 cm e com crescimento contínuo, causarem sintomas muito intensos ou, principalmente, se tiverem uma aparência suspeita aos exames de imagem, a cirurgia para retirada do cisto ovariano é um opção a ser levada em conta. Cistos de ovário causados por endometriose também costumam requerer tratamento cirúrgico.

É bom destacar que o tamanho do cisto não tem relação direta com a possibilidade do mesmo ser um câncer. Cistos grandes ou que crescem não são necessariamente malignos, do mesmo modo que cistos pequenos não são necessariamente benignos.

Mulheres após a menopausa

Nas mulheres no período pós-menopausa, a aparência do cisto pela ultrassonografia e o valor do CA 125 ajudam a definir a melhor conduta. Se o cisto tiver uma aparência benigna e o CA 125 for baixo, o médico irá apenas acompanhá-lo com exames de ultra-som a cada 3 ou 6 meses. Entretanto, se houver alguma dúvida quanto à benignidade da lesão, a cirurgia pode ser a conduta mais recomendada.

Os cistos em mulheres mais velhas não costumam desparecer espontaneamente. Isso não significa, porém, que eles precisam ser obrigatoriamente removidos por cirurgia. Se o cisto for pequeno, assintomático e claramente benigno, basta segui-lo com exames de imagem.

Este artigo foi útil?  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, Total: 4,58 de 5)
Loading...
Advertisements
Advertisements
VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES
93 Comentários
  1. Odasy

    Boa noite, cisto no ovário direito pode ser uma gravidez?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Não, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

  2. Valéria

    Dr descobri um cisto complexo solidocistico, de 3,7 cm com vascularização periférica de padrão venoso .É necessário mesmo cirurgia? Devo me preocupar? Fiz exame em maio e ele não estava lá.agora em agosto apareceu.

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, um cisto complexo e vascularizado precisa ser retirado, pois há risco de ser uma neoplasia.

  3. dayane

    Quem tem cisto no ovário ovula ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, um cisto isolado não impede a ovulação.

  4. Valquiria

    Muito obrigada pela atenção dos médico, tenho um cisto de corpo luteo no ovario direiro com 8,2 cm estou preocupada pq os exames do beta hcg deram negativos mesmo assim pode ser gravidez?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Se o Beta hCG deu negativo, não é gravidez.

  5. Carla

    Boa noite!! Cisto no ovário impossibilita a gravidez ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Normalmente, não.

  6. Mirelle

    Cisto ovariano ele pode ser tratado de forma medicamentosa? Ou apenas Cirurgia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Nem todo cisto de ovário precisa ser tratado.

  7. Edileide Maria

    Cisto dermoide pode dar positivo no beta hcg qualitativo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      O cisto dermoide não costuma produzir beta hCG.

  8. Yasmin

    Bom dia! Cisto pode dar positivo no exame de sangue de gravidez?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  9. Priscila Gonçalves

    Dr tem 6 meses que minha menstruação não desce faco preventivo esta tudo OK
    Porém nunca fiz a transvarginal tenho acne pele oleosa tive ganho de peso sensação de bexiga cheia pode ser ovário policístico??

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Pode.

  10. Letícia Karla

    Acabei de voltar da Ultra transvaginal e descobri um cisto no ovário direito. O médico disse que não devo me preocupar, mas estou muito triste e com medo de desenvolver para uma doença grave. Mas descobri que a causa das minhas cólicas muito fortes pode ser esse cisto.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Na maioria dos casos, cisto do ovário não é um problema grave.

  11. Katia s. marchini

    Dr. Estou com uma queda de cabelos intensa e tratando com minoxidil, porém nada adianta, percebi que engordei muito esses meses pra cá mesmo sem aumentar minha alimentação, e tive uma dor tão forte na parte baixa da barriga que cheguei a vomitar de dor, pode ser cisto? Tem tratamento?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não deve ter a ver com cisto no ovário. Você já investigou a tireoide?

  12. simone

    Dr. estou com sensação de barriga inchada, bexiga cheia, algumas pontadinhas dos dados, enjoos frenquentes e dor na lombar. Pode ser cisto? ha 7 meses sofri um aborto espontâneo aos 3 meses de gestação.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não acho que cisto do ovário seja a hipótese mais provável para esses sintomas.

      1. simone

        obrigada… outra duvida. Quando sofri o aborto o geo informou que tenho mioma fora do útero. Os sintomas apresentados podem ser por isso?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Se for um grande mioma, até pode.

  13. Silvana

    Imagem folicular anecoica de aspecto funcional é um cisto? E tem 2,3 cm.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sugere um cisto funcional.

  14. Concurseira Focada

    Doutor,fiz um ultrasson e detectou um cisto no ovario direito ,estou sentindo tontura,sera que meu cisto rompeu???por favor respnda,to preocupada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se o cisto não era grande e você nem dor sentiu, não deve ser essa a origem da dor.

  15. Batalha1

    Dr tenho dois cistos no ovario direito, um de 4,9 e outro 1,8. É necessario operar?.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Lamento, mas à distância e com tão poucas informações, eu não tenho como dizer se a cirurgia é necessária ou não.

      1. susu

        Que simpatico Doutor Pedro, obrigado por responder as meninas.

  16. CAROLINA

    Bom dia, tenho um cisto de 5,3cm no ovário esquerdo (sendo que meu ovário tem 5,9cm). A ginecologista recomendou anticoncepcional durante 4 ciclos e repetirmos os exames. Porém, tenho muitas dores e passo muito mal durante o intervalo do remédio/período menstrual (Usando Artemidis 35). Não poderia tomar o remédio de forma ininterrupta para evitar tamanho sofrimento? Minha preocupação é passar por todos esses incômodos: Dores, mal estar, falta de exercício físico (pois ela proibiu) e mudanças de humor com os hormônios e ainda assim ter que operar…. Não seria ideal a retirada de uma vez?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A cirurgia é um procedimento muito invasivo e agressivo. Se você conseguir resolver tomando um comprimido durante 4 meses é muito melhor. Converse com o seu ginecologista sobre essa opção de tomar o anticoncepcional de forma contínua.

  17. Tatiana

    Boa noite Dr Pedro
    É possível um cisto dermoide desaparecer depois de alcançar quase 4 cm
    Sem medicamentos e tratamento nenhum?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é comum, mas não é impossível. A questão é saber se o diagnóstico de teratoma estava correto.

  18. Pri Nunes

    Boa tarde Dr.
    Fiz uma transvaginal e estou com o ovário direito (vol 34,2 cm3) e o esquerdo (vol 5,6 cm3) é normal? Também constou que estou com CISTO COMPLEXO DE OVÁRIO DIREITO de 4,8 cm, o senhor acha que será necessário operar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se o cisto é complexo, ele costuma ser retirado.

  19. Andre

    Poxa Dr.Pedro Pinheiro grande iniciativa em orientar essas pessoas que sofrem com esses problemas!!!!!para o senhor vai meus parabéns!

  20. gorete silva

    Cisto engorda e cresce a barriga?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Só em casos de cistos muito grandes.

  21. gorete silva

    Tenho um cisto no ovário,posso fazer exercícios normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende do tamanho e das suas características.

  22. Elizete Campale

    Gostaria de saber se cistos mexem se um lado pra outro dentro do ovario?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  23. Leonor

    Gostaria de saber se cistos relativamente grandes podem ser a causa de dores durante as relações sexuais?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Podem.

      1. lidiane

        Tô com uma dor muito forte no lado esquerdo da barriga, e vontade de urinar toda hora e doi quando vou urinar poderia ser cisto?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          É mais provável ser uma infecção urinária.

  24. FABIANA SANTISTA

    muito boa a matéria.

  25. Lilian Moscôso Reis

    um cisto com o volume de 704 cm3 equivale a quantos cm?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Centímetros cúbicos é um medida de volume, pois o cisto é uma lesão arredondada. Sinceramente eu já não me lembro da fórmula matemática para calcular o raio de uma esfera a partir do seu volume. Mas se servir de ajuda, um cisto de 700 cm3 é um cisto grande o suficiente para caberem cerca de 700 ml de líquido no seu interior. É bem grande.

  26. Liliane

    Realizei o exame e constou que tenho um cisto 25mm, é caso de cirurgia ou medicação melhora???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      25mm são 2,5 cm. Não é muito grande. Nada que assuste.

  27. maryane

    Estou com um cisto de 54 centímetros teria que fazer cirurgia ou não e preciso ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É um cisto bem grande. O mais provável é que o seu ginecologista queira abordar esta lesão.

  28. Vanessastiller

    Um cisto de 600 cm 3 o único tratamento seria cirúrgico?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é um cisto muito grande.

  29. Diana

    Boa tarde, soube ontem que tenho cistos folicular em ambos ovários. Tenho 31 anos. Ainda é possível engravidar? Se crescer é grave? Obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O cisto folicular não impede ninguém de engravidar.

  30. priscila

    Olá, tenho ovário policistico e um ovário maior que o outro (que é o direito), e em toda relação sexual que eu tenho, sai um elemento escuro, bem parecido com sangue, gostaria de saber se é por causa dos cisto ou alguma infecção e se é algo perigoso.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não me parece que seja do cisto.

  31. Luiza

    Oi, tenho um cisto de volume de 18 cm cúbicos. Faz mais de dez anos, tenho 28 anos e agora vou fazer uma cirurgia, gostaria de saber se há grandes risco de ser câncer.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Uma lesão conhecida e estável há mais de 10 anos não costuma ser algo maligno.

  32. Tati

    Olá, tenho sofrido com sintomas de cistite, pressão abdominal e os exames davam todos normais, sem infecção., A pouco descobri um cisto dermoide com volume 0,1 cm³. Pode ser o causador? É perigoso? Necessita cirurgia ? ou refazer a ultrassom p confirmar e ver se cresceu.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É muito pequeno. É pouco provável que o cisto esteja causando qualquer sintoma.

  33. Daniele

    Dr. cisto causa apenas dor pélvica ou pode causar dor abdominal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se for grande pode causar dor abdominal.

  34. Thalita Moura

    Ola.. Fiz ultrassom com dopleer a pedido da ginecologista e apareceu um cisto dermoide no ovário esquerdo de 1 cm. Será necessário cirurgia para retira-lo???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É possível que o seu ginecologista queira operá-lo.

  35. ANTONIO

    Dr. Cisto e mioma qual a diferença ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      São coisas completamente diferentes. Mioma é um tumor benigno do útero.

  36. layze

    Sinto pontadas no pe da bariga, e dores pode ser cisto?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Poder pode, mas existem várias outras possibilidades. Por que você pensou em cisto?

  37. camila silva de almeida

    eh verdade que o colesterol alto causa cisto no ovario

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  38. elidiana

    Tenho cisto dermoide bilaterais…quais risco que tenho com essa praga?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A cirurgia costuma ser indicada nos cistos dermoides pois há risco de grande crescimento ou torção do ovário. A diferença entre cisto benigno e maligno também só pode ser feita com certeza após a retirada do cisto.

  39. margarida

    Ola boa tarde
    Ha seis anos atras fiz cirurgia para remoção de um quisto dermóide e posterior laqueacao tubaria. Como o quisto era muito grande tive q remover o ovário tambem. Hoje tenho 42 anos e sofro de muitos sintomas da menopausa,nomeadamente insonias,diminuição da libido etc. Uma x que só tenho um ovário é normal todo este tipo de sintomas? Obrigada :0)

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Teoricamente, um único ovário é suficiente para produzir o estrogênio que você precisa.

  40. KAREN CONDE

    Dr, fiz uma endovaginal hoj, e no vi que tenho cisto nos dois ovarios um de 3 cm e outro de 10. tenho 21 anos . será qe isso pode me prejudicar caso eu queira engravidar, ou é algo que não preciso me preucupar muito.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A princípio, não deve atrapalhar você de engravidar.

  41. Juju

    Dr. Minha menstruação está atrasada a mais de um mês e meio, já li quase todas às informações no site, tenha 20 anos, e tenha medo de não pode engravida no futuro. Minha menstruação sempre foi atrasada, sendo que já tiver período de 3 meses sem mestruar na minha adolescência. Pode ser um caso de OVÁRIO POLICÍSTICO? Ficarei muito agradecida se responder.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode. Se você tem períodos muito irregulares, procure um ginecologista.

  42. MARIA aparecida

    tenho mioma não consigo engravida posso toma clomid

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se tiver sido indicado por um médico ginecologista, sim.

  43. paula fernanda

    dr.o que é cisto de Naboth?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É um aumento das glândulas de Naboth, que ficam localizadas no colo do útero. É uma alteração que não tem muita relevância clínica.

  44. Ana Paula

    Posso engravidar mesmo tento um cisto em um dos ovários de 6 cm ? e no outro não tendo nada! os ovários ovula do mesmo jeito ??!?trabalham normal? muito obrigada!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, em princípio isso não vai atrapalhar em nada.

  45. maria Caroline

    Senti dor na barriga e mornal .

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É um dos sintomas possíveis de cisto do ovário.

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.