LAQUEADURA | Ligadura de trompas

A laqueadura tubária, também chamada de ligadura de trompas ou simplesmente laqueadura, é um procedimento de esterilização, que tem como objetivo impedir que a mulher consiga engravidar.

Publicidade

Neste artigo sobre laqueadura vamos abordar os seguintes pontos:

  • O que é a laqueadura tubária.
  • Para que serve a laqueadura.
  • Como é a cirurgia para laqueadura.
  • Como é feita a laqueadura sem cirurgia.
  • Eficácia da laqueadura.
  • Complicações da laqueadura cirúrgica e da laqueadura não-cirúrgica.

A laqueadura é um método de esterilização feminina. Para ler sobre a vasectomia, método de esterilização masculina, clique no link:  VASECTOMIA | Cirurgia e reversão.

O que é a laqueadura tubária

Laqueadura tubária

O sistema reprodutor feminino é composto basicamente por dois ovários, duas trompas de Falópio, um útero e uma vagina. As trompas de Falópio, também conhecidas como tubas uterinas, são uma espécie de tubo que liga os ovários ao útero.

A cada ciclo menstrual um dos ovários libera um óvulo para ser fecundado. Este óvulo é lançado em direção a uma das trompas, e lá fica à espera da chegada de um espermatozoide para uma eventual fertilização.

A laqueadura tubária funciona como método anticoncepcional definitivo porque é um procedimento que causa interrupção no trajeto de ambas as trompas, impedido, assim, que os espermatozoides cheguem ao óvulo liberado por qualquer um dos dois ovários.

A ligadura das trompas não impede a ovulação nem interfere no ciclo hormonal feminino, não causando, portanto, nenhuma alteração no ciclo menstrual.

A laqueadura impede a gravidez, mas não tem nenhum efeito protetor sobre as doenças sexualmente transmissíveis (leia: O QUE É DST?).

Como é feita a laqueadura

Atualmente existem três opções para realização da laqueadura tubária:

1. Via Laparoscópica

A laqueadura por laparoscopia é um procedimento cirúrgico realizado através de uma pequena incisão perto do umbigo e na parte inferior do abdômen, com introdução de um dispositivo chamado laparoscópio, usado para ver as trompas de Falópio. O médico pode usar anéis ou clips para fechar as trompas. Outra possibilidade é cauterizar as mesmas através de calor.

2. Minilaparotomia

A minilaparotomia é um procedimento cirúrgico feito imediatamente após o parto ou até dois dias depois. O médico faz uma pequena incisão no abdômen e, em seguida, remove uma parte das trompas de Falópio de cada lado. O procedimento não deve ser feito muitos dias após o parto para que o útero ainda esteja grande, o que facilita a cirurgia.

3. Laqueadura tubária histeroscópica

A laqueadura tubária histeroscópica é uma laqueadura sem cirurgia, que pode ser feita fora de ambiente hospitalar, apenas com anestesia local. Este é atualmente o procedimento mais indicado para laqueadura tubária.

Este tipo de laqueadura é feito por via endoscópica, através da vagina. Existem dois métodos diferentes:

a. Técnica Essure®

Neste procedimento o aparelho endoscópico, chamado histeroscópio, entra pela vagina, atravessa o útero e chega às trompas onde insere uma pequena mola chamada Essure.

A inserção de um objeto estranho nas trompas, como o Essure, causa uma reação do sistema imunológico, provocando inflamação e posterior crescimento de tecido cicatricial, o que provoca o fechamento das trompas.

Esse processo de fechamento das trompas demora cerca de três meses para se concretizar. Após esse período a mulher realiza um exame chamado histerossalpingografia, que consiste em uma radiografia do sistema reprodutor feminino após a administração de contrate. Se o Essure tiver causado interrupção efetiva das trompas, o contraste não conseguirá chegar até o final das mesmas, comprovando obstrução completa da tuba uterina.

Em 10 a 15% dos casos a laqueadura histeroscópica precisa ser repetida, pois a obstrução das trompas não é 100% obtida após 3 meses.

b. Técnica Adiana ®

Este procedimento é semelhante ao Essure, sendo também realizado por via histeroscópica. Porém, em vez de colocar uma pequena mola em cada trompa, o endoscópio emite energia de radiofrequência para o interior das trompas, provocando uma reação inflamatória, e depois insere uma pastilha de silicone no local da ablação para garantir a obstrução das mesmas.

As vantagens da esterilização histeroscópica (Essure ou Adiana) incluem a ausência de sedação, anestesia geral, incisões cirúrgicas ou internação hospitalar. As desvantagens incluem a necessidade de uma forma alternativa de controle da natalidade durante três meses após a realização do procedimento e a possível necessidade de repetição do mesmo, caso não haja bloqueio total das trompas após 3 meses.

Complicações da laqueadura

A laqueadura cirúrgica, realizada por laparoscopia ou por minilaparotomia, apresenta uma taxa de complicações de 0,1%. As mais comuns incluem infecção, lesão de bexiga ou dos intestinos, hemorragia interna ou problemas relacionados à anestesia.

A taxa de complicação com a esterilização histeroscópica é de cerca de 0,002%. A complicação mais comum é a lesão da parede do útero, um problema que não costuma causar maiores transtornos, até porque a paciente que se submete à laqueadura não pretende mais engravidar.

As três técnicas de laqueadura apresentam uma taxa de sucesso acima de 99%. Há trabalhos que mostram que após 15 anos de ligação das trompas, menos de 1% das mulheres acabaram engravidando. O grande problema é na maioria dos casos a gravidez acaba sendo sendo ectópica (gravidez tubária). Por isso, toda mulher laqueada deve procurar logo o seu ginecologista caso apresente atraso menstrual.

A laqueadura tubária não altera o ciclo menstrual nem interfere no desejo sexual da mulher.

Reversão da laqueadura

O arrependimento em relação à esterilização definitiva geralmente surge nas mulheres que realizaram a laqueadura ainda jovens, antes do 25 anos. São mulheres que muitas vezes separam-se, casam-se novamente e passam a querer ter um filho com o novo marido.

A laqueadura é considerado uma esterilização definitiva. Em alguns casos a reversão até é possível, mas há riscos e o procedimento é muito mais complexo do que a ligadura das trompas. A taxa de sucesso da reversão é de apenas 20%. Por isso, se a paciente tiver qualquer dúvida ou insegurança, a laqueadura não deve ser o método contraceptivo de escolha.

Vérsion en español:  LIGADURA DE TROMPAS
"LAQUEADURA | Ligadura de trompas", 5 out of 5 based on 21 ratings.
Publicidade
  • Francidalva Santos

    Oi estou grávida de dois meses .quando ganhar nenê vou ligar as tronpas .pos com esse já fas três filhos .mais só tenho 22 anos .qualsa algum problema por c MT nova? Ou não tem nada av???

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      A ligadura das trompas não causa problema algum. Se você já tem a prole estabelecida, pode fazê-la.

  • renata

    ola, fiz a laqueadura a 2 anos, e sigo uma dieta rigida ja ha um ano, mas ñ consigo perder peso , ao passar do tempo engordei 15 kg. o que fazer?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      A laqueadura não engorda. Você tem que consumir menos calorias e praticar mais exercícios. Não há segredo.

  • Marluce

    Ola, tenho 47 anos e fiz a laqueadura de trompas á 14 anos, eu posso fazer a inseminação artificial?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Até pode, mas antes tem que conversar com o ginecologista e saber se ainda há possibilidade de fazer essa técnica com a sua idade. 47 anos já é fase pré-menopausa.

  • Jéssica

    Bom dia , fiz a laqueadura de trompas há dois dias e ainda sinto dores lombares e ar dentro da barriga e custa-me respirar é normal ?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não, se você tem dificuldade respiratória, procure o seu médico.

  • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A taxa de falha da laqueadura é baixíssima.

  • FRANCISCA ANTONIA DE SOUSA SIL

    Boa noite o que fazer quando o sonho de ser mãe novamente parece ser impossivel?Fizeram minha laqueadura de trompas sem minha autorização em 2002 Pelo amor de Deus mi ajudem

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Tem que conversar com o seu ginecologista para saber as opções que você ainda tem.

  • KAKAU TORRES

    boa tarde tenho 41 anos fiz uma laqueadura a 7 anos, gostaria de saber se corro o risco engravidar novamente e prq o que acontece se as trompas foram laqueadas(minhas foram cortadas)..

  • adriana

    oi fiz laqueadura a 38 dias é normal ter dor no canal da vagina ao ter relção

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não.

  • Evelyn

    Ola gostaria de saber se quem fez laqueadura pode doar ovulos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Evelyn, não sou especialista na área, mas a princípio não vejo por que haver impedimento. Porém, é bom destacar que as candidatas a doação devem ser jovens, faixa etária que não costuma ter trompas ligadas.

  • Agatha Rangel

    Minha menstruação está atrasada uns 5 dias, mas fiz a laqueadura à 2 anos. Será que estou grávida ????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é impossível, mas é muito pouco provável.

      • Michelle

        Agatha, você ficou grávida mesmo ou menstruou depois do atraso?

  • gessica

    Oi meu nome e gessica eu fiz laqueadura já tem um ano e seis meses mais estou sentido minha barriga crescer minha menstruação esta atrasada já estou nervosa me ajudem

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Gessica, não é impossível haver falhas na laqueadura, mas é muito, muito pouco provável.

  • fernanda

    ola eu queria sabe quem não tem trompa e avarios ser pode fazer inseminação

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sem ovários você não consegue obter os óvulos para inseminação.

  • fernanda

    ola eu queria sabe quem não tem trompa e avarios ser pode fazer inseminação

  • eliane

    bom dia eu fiz laquiadura a 5 anos e minha mestruasao sempre foi normau mas hj est com atrso de 5 dias isto e nomal

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que ver qual é a causa. Pode não ser nada de mais.

  • samantha

    ola tenho duas perguntas pode fazer laqueadura amamentando?e tive filho a 7 meses pode fazer laqueadura?obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O ideal é operar depois do fim da amamentação por conta dos anestésicos.

  • Chalana Carvalho

    oi fiz a laqueadura ja á 1 mes, nao estava mestruando pois estou amamentando depois q eu fiz a cirugia depois de 3 dias sangrei por 5 dias e ate hoje não sangrei á possibilidade de eu esta gravida tive relação sexual apos 20 dias da cirugia sem camisinha

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você ainda está amamentando, é possível que o ciclo fique desregulado.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, quanto mais rápida a reversão, maior a chance de sucesso.

  • Shirle Fregona

    ola! fiz laqueadura a cinco dias, mais me arrependi muito, por ter pouco tempo seria facil reverte?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, pois mesmo que a laqueadura não seja reversível, vocês podem tentar inseminação artificial.

  • angelicaalves

    Fiz laqueadura a 7 anos, tenho 30 e m arrependi. Cazei novamente e o meu marido tem 39 anos e o sonho dele eh q eu engravide pois ele não tem filho. Eh possível realizar o nosso sonho?

  • Adara Menezes

    Dr. Quero ter certeza se realmente foi feita a ligadura em mim.Tem algum exame específico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só exames de imagem, geralmente com infusão de contraste. Mas eles são feitos apenas quando há suspeita de falha do procedimento.

  • Fabiana

    Dr. Fiz a laqueadura via vaginal fazem 12 dias, ja retomei ao trabalho ontem e coloquei salto, senti dores dos lados, pq será? e também estou com medo pois tive relação sexual com uma semana, tem algum risco, ou algum problema?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com 12 dias a cicatrização dos tecidos internos ainda está em curso. Tente fazer menos esforços por mais alguns dias.

  • GIZELE

    fiz laqueadura e gostaria de saber se posso fazer inseminação com meu ovulo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É uma das formas de engravidar quando as mulheres se arrependem da laqueadura.

  • Elisandra Borck

    oi faz 2anos que fiz laquiadura e vem a minha mesatruação dois mes so da entevalo de dez dias é normal

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A laqueadura é feita nas trompas, ela não interfere com o ciclo menstrual.

  • Patricia Parolin Antunes

    Tenho 25 anos, tenho trombofilia, e já tive 6 gestações, 1 mola, 3 aborto retido, 2 cesarias, acabei fazendo a laqueadura na minha ultima gravidez, porem minha filha faleceu com 34 dias, agora só tenho uma menina, me arrependi muito de ter feito a laqueadura faz 3 meses, será que posso fazer a reversão e engravidar de novo, ou seria muito arriscado devido a trombofilia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível que sim, apesar do seu histórico ser de gravidezes complicadas. Converse com o ginecologista.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Às vezes sim, às vezes não. Tem que ver com o seu ginecologista.

  • Shekinar Hair

    tenho 37 anos e fiz uma laqueadura aos 20 anos e hj me arrependo muito ja fiz aquele exame de histerosalpinpografia para ver como esta as trompas e numa dessas tem tipo um lacre de plastico tem como eu fazer a reversao das trompas e engravidar novamente

  • Anni Alves

    Tenho 20 anos, não tenho filhos e não quero ter, posso fazer a Laqueadura Dr. ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Acho pouco provável que você encontre algum médico que aceite fazer. Aos 20 anos você mal saiu da adolescência. Desculpe, mas você não tem a menor maturidade ou experiência de vida para tomar uma decisão tão radical e, na maioria das vezes, irreversível. Eu tenho 37 anos e sou uma pessoa completamente diferente daquela que era aos 20. Só um médico louco esterilizaria uma jovem de 20 anos ainda sem filhos.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se a fimbriectomia que você se refere é a técnica de Kroener, ela já não é mais indicada, pois apresenta taxa de falhas maior que as outras técnicas.

    • Leidiane Xavier

      Dr. minha laqueadura tem 4 anos, e estou em processo de reversão, começamo com o exame
      Histerossalpingografia, o Sr acredita que posso reverter esta cirurgia ainda com apenas 26 anos

      • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

        É possível.

        • Leidiane Xavier

          Obrigado Dr.

    • Elisabeth L.

      Obrigada.

  • Elisabeth L.

    Gostaria de saber qual dessas técnicas de laqueadura tem menor chance de falha, fimbriectomia ou pomeroy?

  • Giseli Ap. Souza

    Tenho 29 anos e fiz uma laqueadura a 3 dias. Não estou aguentando o tanto q queima do lado esquerdo da barriga. Isso é normal. Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não sei se no seu caso específico é normal, mas com 3 dias ainda é possível sentir dor da cirurgia.

  • Tenildes Maria Brito

    Fiz laqueadura tubaria via vaginal em 2010 e estou gravida, é normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. O objetivo da laqueadura é exatamente impedir a ocorrência de novas gravidezes.

  • susana

    bom dia sou susana tenho 35 anos fiz uma laqueacao 11anos e agora queria engravidar o que posso fazer

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ir ao ginecologista para fazer exames e ver se há possibilidade de reversão.

  • luiza

    oi tenho 28 anos 3 filhos, no ultimo fiz laqueadura, apos um ano continuo sentido dores, não consigo me estica por completo,quando tenho relação dói e sai uma gosma marrom claro, e normal. por favor me ajude.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é normal. O normal era você não ter nenhum sintoma ou queixa.

  • Elaine

    o que é mais caro a inseminação ou a fertilização in vitro?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não sei os preços pois não trabalho com fertilidade, mas a acredito que o mais caro seja a fertilização “in vitro”, pois é uma técnica mais complexa.

  • http://elainegc2013@hotmail.com elaine gomes carvalho

    me chamo Elaine quem fez laqueadura pode fazer inseminação artificial

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Pode.

  • Jaqueline

    Olá, fiz ligadura cortei as trompas há 20 dias, gostaria de saber quando posso voltar a atividade física (corrida).
    Obrigado, tenha uma boa noite.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Quem tem que responder isso é quem te operou. Não posso indicar, à distância, retorno às atividades em um pós-operatório.

  • sueli

    Bom dia no dia 28/03/2009 fiz a minha terceira cesariana,ia fazer laqueadura pois ja fui encaminhada como gravidez de alto risco,porem não deu tempo de entregar os papéis para o médico,o mesmo médico do pré natal foi o que fez meu parto.Ele não falou nada se havia feito a laqueadura,porem fui fazer a transvaginal ja fez a laqueadura tres cesariana vc ja fez a laqueadura ,na hora falei que não mas agora estou em duvida .o médico pode ter feito a laqueadura em mim,e não me falou nada

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Se foi combinado durante o pré-natal que ele iria fazer a laqueadura após o parto, é possível que ele tenha feito. Não dá para saber sem perguntar para ele.

  • Sueli

    Bom dia!! eu gostaria de saber se é normal a menstruação ficar mais excessiva , porque a minha esta vindo mais.
    Antes vinha pouco e apenas três dias agora fico 8 dias

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      A laqueadura não aumenta o fluxo menstrual.

  • patricia

    tenho 29 anos ha 7 anos fiz laqriadura casei novamente e quero saber se tenho como ter outro filho mim ajude

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Só o seu ginecologista é que pode dizer se a chance de reversão.

  • jaqueline

    olá Dr., onde consigo uma listagem com o nome de médicos que realizam o procedimento essure? moro em Rio Claro-sp. grata pela atenção.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não sei. Moro fora do Brasil já há alguns anos. Mas deixo aqui sua pergunta caso algum leitor do site saiba a resposta.

  • Luciléia

    Meu nome é Luciléia, tenho 30 anos e já tenho dois filhos, fiz laqueadura há 8 anos quando tive o meu caçula, na época eu estava com 23 anos, fui muito pressionada por meus pais, mas me arrependo e hoje gostaria muito de engravidar novamente,o que eu faço, será que essa laqueadura tem reversão, por favor me ajude!

    • Pedro Pinheiro

      Vá ao ginecologista. Se não houver reversão, ainda se pode tentar a fertilização invitro com implantação do ovo no útero.

  • http://www.facebook.com/marcial.desantana Marcia Lira de Santana

    oi meu nome é marcia tenho 39 anos so laqueada a 17 anos gostaria de ter outro filho meu marido tb que o q eu devo fazer

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procurar orientação do seu ginecologista para saber se há possibilidade de reversão.

  • sandra

    oi ;fiz laqueadura a 4 anos minha mestruação ta normal so q depois da ultima menstruação to sentindo minha barriga dolorida não sei identificar se ´pe bexiga ou utero ,e ta tremendo de mais quase q o dia tdo posso estar gravida? a trompas cortadps se regeneram é verdade?

  • tatianemarcelinasilva taty

    Tatiane
    Fiz uma laqueadura ha 4 anos,hoje tenho 30 anos e estou arrependida pois meu namorado nao tem filhos e sonha em ser pai um dia.Gostaria de saber se tem reversao esse tipo de cirurgia? o sus cobre esse procedimento? por favor me responda o mais rapido possivel pois estou desesperada.

  • tatianemarcelinasilva taty

    Tatiane
    Fiz uma laqueadura ha 4 anos,hoje tenho 30 anos e estou arrependida pois meu namorado nao tem filhos e sonha em ser pai um dia.Gostaria de saber se tem reversao esse tipo de cirurgia? o sus cobre esse procedimento? por favor me responda o mais rapido possivel pois estou desesperada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Indo ao ginecologista para ele te avaliar.

  • maria de lourdes brito severo

    como ter certeza que estou operada ou seja que eu fiz a laqueadura

  • maria de lourdes brito severo

    como ter certeza que estou operada ou seja que eu fiz a laqueadura

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Indo ao ginecologista para ele te avaliar.

  • Reginaldo

    Bom dia gostaria de saber se tem como o médico saber por exames se a mulher fez laqueadura ou não.
    Obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, mas não são exames que costumam ser pedidos de rotina.

  • gicelia moraes

    Bom dia meu nome e gicelia tenho 21 dias que fiz laqueadura acho que voltei muito cedo pro trabalho, com 16 dias trabalho sou servicos gerais pego muito peso e mim abaixo muito quantos dias eu realmente estaria bem.obrigada…

  • Alves Leny

    marilene alves dos santos , fis laqiadura com 21anos de idade. tem 24anos que fis tenho 44anos tem 02meses que minha mestruação esta atrazada tem 05 dias que estou com colicas e dor no ovrio, e começou a decer uma bora mais bem poca.

  • lidia silva

    eu tive q tirar o utero pq deu mioma mais depois q tirei meu desejo sexes soal aumento mais oq eu faço as vez eu acho q isso ñ é normal quanto mais eu faço q fazer mais oq fazer..

  • rosilene

    gostaria de saber guanto tem de repouso apos ter feito a laquiadura e guando posso voltar a ter relaçoes sexuais ja faz 15 dias que fiz obrigado

  • Rosilene

    oi so rosilene tive tubaria ha 6 anos nas 2 trompas pra engravida nunca mais me

  • Paula

    Fiz em janeiro desse ano de 2012 a minha laqueadura,ganhei muito peso e como a colega elitania disse tambem passo pelos mesmo sintosas,mestruacao excessiva,ganho de peso e tenho 35 anos.meu email e : taquauto33@hotmail.com

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Tem que ir ao ginecologista para ver se há possibilidade de reversão. Se não houver, a única solução é a inseminação artificial.

  • Edna

    fiz laqueadura a 12 anos agora quero engravidar qual tratamento posso fazer

  • Edna

    Fiz laqueadura a 12 anos agora quero engravidar o que devo fazer

  • Edna

    Fiz laqueadura a 12 anos agora quero engravidar o que devo fazer

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que ir ao ginecologista para ver se há possibilidade de reversão. Se não houver, a única solução é a inseminação artificial.

  • ana lucia pneiro dos santos

    oi..sou…ana…lucia tenho 31 anos tenho 2 filhos..estava…tratando….da..tireoide…e..tive..relaçao..sem..previnir…..com..nada..e…uma…unica…vez..meu.marido..gozou..dentro..veio..pra..min..dia23.de..agosto..maiscomo..to..sentino.colicas.e..dor..nas..cadeiras..estou..desconfiada..sera..que..estou..certa..que..e..gravidez..me…ajudem….por…favor…..obrigadinhuuuu….

    • suziane farias de medeiros

      essa laqueadura tubária ela e cortada e segura

      • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

        Sim, é segura.

  • ana lucia pneiro dos santos

    oi..sou…ana…lucia tenho 31 anos tenho 2 filhos..estava…tratando….da..tireoide…e..tive..relaçao..sem..previnir…..com..nada..e…uma…unica…vez..meu.marido..gozou..dentro..veio..pra..min..dia23.de..agosto..maiscomo..to..sentino.colicas.e..dor..nas..cadeiras..estou..desconfiada..sera..que..estou..certa..que..e..gravidez..me…ajudem….por…favor…..obrigadinhuuuu….

  • Paula

    Fiz em janeiro desse ano de 2012 a minha laqueadura,ganhei muito peso e como a colega elitania disse tambem passo pelos mesmo sintosas,mestruacao excessiva,ganho de peso e tenho 35 anos.meu email e : taquauto33@hotmail.com

  • elitania silva reges

    eu fiz minha laqueadura a 3 anos na hora do parto eu quero saber se corro risco de engravidar ,estou mas gorda eu pesava 58 kilo estou pesando 73 kilo vestia 38 estou vestindo 46 tenho 1metro73 voltei a trabalhar com 3 messes muito balanço pois sou cobradora de onibus,, minha mestruação e mais execiva forte me ajude porfavor tenho34 anos e já tenho 4 fillhos email elitaniagatinha_2010@hotmail.com obrigado

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    À distância, não tenho como saber. Porém, atraso menstrual de três meses já é indicação para uma consulta com o ginecologista.