Artigo atualizado em 06/02/2014
Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter

GRAVIDEZ E ÁCIDO FÓLICO

Publicidade

Esse texto é para as mulheres em idade fértil que estão planejando ou desejando uma gravidez.

Os defeitos do tubo neural são a segunda causa mais comum de mal-formação fetal, só perdendo para as cardíacas. São mal-formações do sistema nervoso acometendo a medula espinhal e o crânio. A anencefalia (ausência de cérebro e crânio) é um dos tipos mais comuns.

A suplementação de ácido fólico é hoje a principal arma contra essa doença.

Gravidez e ácido fólicoO tubo neural é formado entre a segunda e quarta semana de gestação. Como a maioria das mulheres só descobre que está grávida depois de 4-5 semanas, o processo de formação do tubo neural já está completo neste momento. Por isso, é indicado que a suplementação inicie antes da gravidez. Toda mulher com intenção de engravidar deve começar a tomar ácido fólico para ter níveis sanguíneos satisfatórios no momento da formação do sistema nervoso fetal.

O ácido fólico é uma vitamina da família da vitamina B, sendo necessária na síntese do DNA e de novas células. Durante a gestação, a mulher tem que possuir quantidades de ácido fólico suficientes para ela e para o feto, que precisa de altos níveis devido sua intensa formação celular.

Nos EUA, o FDA (Food and Drug Administration) desde 1998 indica a suplementação de ácido fólico em todos os cereais. Essa atitude reduziu em 50% a incidência de defeitos do tubo neural naquele país.

O ácido é em geral encontrado em espinafre, alface, feijão, cereais, arroz e algumas frutas

Em algumas mulheres, somente a alimentação pode não ser suficiente para manter bons níveis durante a gestação. Portanto, a suplementação é indicada. A dose mínima é de 0,8 mg por dia. Existem comprimidos de 0,2 a 15mg

O Ministério da Saúde do Brasil implementou em 2006 a fortificação obrigatória com ferro e ácido das farinhas de trigo e milho (e todos seus produtos derivados, como pães e macarrão). Espera-se redução na incidência de anemia ferropriva e DTN.

Publicidade
  • Glaucio

    “Nos EUA, o FDA (Food and Drug Administration) desde 1998 indica a suplementação de ácido fólico em todos os cereais. Essa atitude reduziu em 50% a incidência de defeitos do tubo neural naquele país.”

    É verdade, a FDA e organismos similares de vários governos recomendam adicionar ácido fólico, além de vitaminas B à farinha de trigo refinada e outros cereais.
    Porém, o que eles não dizem, é que esses mesmos nutrientes são encontrados nos cereais integrais.
    A inteligência humana gasta energia e dinheiro para refinar um alimento, transformando-o em um alimento quase nulo nutricionalmente. Depois, gasta mais dinheiro e trabalho para colocar de novo alguns dos nutrientes eliminados com o refino.

    Seria muito mais fácil, barato e gostoso consumir os cereais integrais, tal como eles foram criados pela natureza, tal como eram consumidos pelos nossos antepassados.

    Porém, produzir alimentos pobres nutricionalmente e depois receitar comprimidos dá mais lucro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Glaucio,
    Não consegui acessar o link da Folha de SP que vc me passou.
    Notei que você tem um interesse em especial sobre alimentos. Você trabalha em nutrição ou algo parecido, ou é apenas uma pessoa com interesse na área?
    Abraços

  • Patricia

    O Ministério da Saúde do Brasil implementou em 2006 a fortificação obrigatória com ferro e ácido das farinhas de trigo e milho (e todos seus produtos derivados, como pães e macarrão). Espera-se redução na incidência de anemia ferropriva e DTN.

  • Sueli-Porto Alegre

    Dr. a dosagem que se encontra mais facilmente é a de 5 mg…há algum inconveniente?

    Abraço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não há problemas, Sueli.
    Pode-se tomar meio comprimido ou 1 a cada 2 dias, para se gastar menos dinheiro.
    A dose de 5mg/dia em geral só é recomendada para as mulheres que já tiveram pelo menos 1 filho com defeitos do tubo neural.

  • Glaucio

    Oi Pedro,
    Não sou profissional da área, busco apenas alimentar-me melhor e ter uma vida saudável, para não precisar ir ao médico nem tomar remédios.
    Ficar doente, para mim, é uma situação excepcional. Nesse caso, concordo que devemos recorrer a médicos, exames e remédios.
    Me assusta a banalização da medicina. A grande “indústria da doença” quer passar-nos uma imagem de que é normal tomar comprimidos todos os dias, é normal fazer sofisticados exames de ressonância magnética. Até intervenções cirúrgicas são publicitadas como normais e recomendáveis!
    Não acho normais os assustadores índices de obesidade, diabetes e hipertensão que temos hoje em dia. O normal é ser saudável, não doente.
    Por isso me interesso tanto por alimentação. Acredito que os motivos de termos uma geração enorme de doentes está no que comemos.

    Sobre a reportagem da Folha de S.Paulo, era uma entrevista do escritor americano Michael Pollan, que diz que a FDA é um instrumento das indústrias.

    FOLHA – As recomendações da FDA são seguidas ao redor do mundo. Mas o sr. diz que a FDA não é exatamente confiável. Por quê?
    POLLAN – Qualquer país que siga a nossa pirâmide alimentar precisa saber como ela é feita. E não é um quadro bonito. O governo dos EUA precisa negociar cada mensagem sobre a comida com a indústria afetada.
    Eles não apenas incluem o consenso científico sobre quanto açúcar você pode comer, mas têm de negociar com os usineiros, que querem aumentar esse valor. Então, eles tentaram dizer que 10% de açúcar na dieta era razoável, mas a indústria brigou e insistiu em 25%. Isso não é informação científica, é informação política, negociada com a indústria. Você deve tomá-la com um grão de sal.

    Aqui vai o link novamente: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u447443.shtml

    Abraços,
    Glaucio

  • Glaucio

    Desculpem, o link saiu errado de novo. Aqui vai o correto:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u447443.shtml

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Glaucio, infelizmente é por aí mesmo.

    Quando criei esse blog tinha em mente 3 objetivos:
    1- preecher o vácuo que a grande midía deixa em relação a informações pertinentes sobre saúde
    2- Mostrar os vícios entre a industria farmacêutica, médicos, planos de saúde etc…
    3- E o mais importante, mostrar que nem todo mundo entra nesse jogo. Existem muitos médicos remando contra a maré.
    Quando voltar de viagem eu prometo falar mais sobre esses assuntos.
    Existe um livro muito bom, que com certeza vai te interessar.
    “A verdade sobre os laboratórios farmacêuticos – como somos enganados e o que podemos fazer a respeito”. Marcia Angell, editora Record.

  • marcia

    Olá Doutor eu perdi um bebe em uma gestação de 28 semanas com hidropsia fetal não imune, e a 04 meses tento engravidar novamente tomo acido fólico a 06 meses,mas até agora não engravidei é possível o acido fólico estar dificultando eu engravidar novamente? precisa dar uma pausa ou não tem contra indicação?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Márcia, o ácido fólico não tem nada a ver.

    abs

  • Cy

    Dr..
    Minha ultima mestruacao veio no dia 20/07 e terminou no dia 23/07, meu esposo e eu queremos muito ter um filho, a partir de quantos dias posso transar sem protecao?! e estar na semana fertil para conseguir engravidar?
    Desde ja agradeco sua atencao..
    Cy

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cy,
    A ovulação ocrre 14 antes da menstruação. Se seu ciclo é regular é fácil de calcular. Se for irregular fica difícil.

    Já existem fitinhas para se ver se a mulher está ovulando, iguais aquelas de gravidez

  • Anonymous

    Olá! Dr quero engravidar no ano que vem, minha médica passou ácido fólico perdi a receita, mas como lembrava do nome do remédio comprei, não prestei atenção na dosagem depois de ler seus posts fui olhar, estava tomando 5mg por dia(durante uma semana), reduzi e passei a tomar de 2 em 2 dias como o Sr indicou em um cometário, tem algum problema os dias que tomei 5mg? Outra coisa que me preocupa é que na família do meu marido tem casos de envelhecimento precoce e anão (tios e primos)quais são as chances de termos um bebe com esses problemas?

    Obrigada

    Gosto muito do seu blog

    Patrícia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    1. Nenhum problema.
    2. De longe é impossível eu avaliar riscos no seu bebê.

  • Anonymous

    Olá

    Quero engravidar já estou tomando ácido fólico é obrigatório tomar sempre no mesmo horário?, as vezes esqueço e tomo em horários diferentes. Quais vacinas devo tomar?

    Patrícia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Patrícia
    ão é preciso tomar o ácido fólico com horário rigído. Em relação as vacinas, só o seu obstetra pode indicá-las.

  • Darling

    Olá Dr. Estou grávida, mas as vezes esqueco de tomar ácido folico. Tem algum exame que indique problemas no tubo neural ?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, a ecografia.

  • Josiane

    olà dr sou hipertensa, e descobrir que estou com 6 semanas de grvidez, quais os  risco estou com 38 anos, faço uso de metildopa

  • Josiane

    olà dr sou hipertensa, e descobrir que estou com 6 semanas de grvidez, quais os  risco estou com 38 anos, faço uso de metildopa

  • Mirna

    Bom dia. Gostaria de saber se o resultado do BHC tem diferenças entre virgula e ponto, porque o resultado do meu deu 884,34. isso após 27 dias de atraso.

    outra coisa acabei tomando 2 comprimido de resfenol, isso pode me fazer mal ou para o feto?

  • Darling

    Olá Dr. Estou grávida, mas as vezes esqueco de tomar ácido folico. Tem algum exame que indique problemas no tubo neural ?

  • Ge

    gostaria de saber tive um aborto ressente e queria engravida novamente o que fazer gei

  • Elia

    oi o meu muco fértil esta meio avermelhado tem algum problema nisso eu já tive um aborto.

  • Rosana

    Olá dr. Pedro, estou a 27 dias sem tomar o anticoncepcional e ate o momento nao veio a menstruacao, posso está gravida? Tomei remedio por uns 6 anos.

  • Rosana

    Olá dr. Pedro, estou a 27 dias sem tomar o anticoncepcional e ate o momento nao veio a menstruacao, posso está gravida? Tomei remedio por uns 6 anos.

  • http://profile.yahoo.com/I6JUDADRV7JA6SOMZP2QMF5Z54 Allyne

    Dr. Pedro, falei para minha médica que queria engravidar, fiz exames e comecei a tomar o ácido fólico, porém minha médica falou que o ácido folico só fará efeito se eu tomar 3 meses antes de engravidar. Tem um mês que eu tomo e estou achando que posso está grávida, então mesmo tomando o ácido folico um mês antes meu filho não terá a proteção que o remédio propociona? Tem que ser três meses mesmo???

  • Anonymous

    Quanto tempo tenho q tomar ácido folico p ter proteção 1 mês já funciona