Procure sua dúvida nos mais de 400 textos sobre saúde do site _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________
Publicidade

29 de setembro de 2008

GRAVIDEZ E ÁCIDO FÓLICO

Publicidade
Esse texto é para as mulheres em idade fértil que estão planejando ou desejando uma gravidez.

Os defeitos do tubo neural são a segunda causa mais comum de mal-formação fetal, só perdendo para as cardíacas. São mal-formações do sistema nervoso acometendo a medula espinhal e o crânio. A anencefalia (ausência de cérebro e crânio) é um dos tipos mais comuns.

A suplementação de ácido fólico é hoje a principal arma contra essa doença.

O tubo neural é formado entre a segunda e quarta semana de gestação. Como a maioria das mulheres só descobre que está grávida depois de 4-5 semanas, o processo de formação do tubo neural já está completo neste momento. Por isso, é indicado que a suplementação inicie antes da gravidez. Toda mulher com intenção de engravidar deve começar a tomar ácido fólico para ter níveis sanguíneos satisfatórios no momento da formação do sistema nervoso fetal.

O ácido fólico é uma vitamina da família da vitamina B, sendo necessária na síntese do DNA e de novas células. Durante a gestação, a mulher tem que possuir quantidades de ácido fólico suficientes para ela e para o feto, que precisa de altos níveis devido sua intensa formação celular.

Nos EUA, o FDA (Food and Drug Administration) desde 1998 indica a suplementação de ácido fólico em todos os cereais. Essa atitude reduziu em 50% a incidência de defeitos do tubo neural naquele país.

O ácido é em geral encontrado em espinafre, alface, feijão, cereais, arroz e algumas frutas

Em algumas mulheres, somente a alimentação pode não ser suficiente para manter bons níveis durante a gestação. Portanto, a suplementação é indicada. A dose mínima é de 0,8 mg por dia. Existem comprimidos de 0,2 a 15mg

- Contribuição dos leitores:
Patricia, 30 de Setembro de 2008 23:59
O Ministério da Saúde do Brasil implementou em 2006 a fortificação obrigatória com ferro e ácido das farinhas de trigo e milho (e todos seus produtos derivados, como pães e macarrão). Espera-se redução na incidência de anemia ferropriva e DTN.
........................................
Leia também:
ENJOOS E VÔMITOS NA GRAVIDEZ | Tratamento e causas 
- SINTOMAS DE GRAVIDEZ / TESTE DE GRAVIDEZ
- PERÍODO FÉRTIL PARA ENGRAVIDAR
- HERPES LABIAL E GENITAL
- CÂNCER DE MAMA | Fatores de risco

Pedro PinheiroAutor do artigo
Pedro Pinheiro Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2002. Diploma reconhecido pela Universidade do Porto, Portugal. Título de especialista em Medicina Interna pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2005. Título de Nefrologista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) em 2007. Título de Nefrologista pelo Colégio Português de Nefrologia.

16 comentários:

"Nos EUA, o FDA (Food and Drug Administration) desde 1998 indica a suplementação de ácido fólico em todos os cereais. Essa atitude reduziu em 50% a incidência de defeitos do tubo neural naquele país."

É verdade, a FDA e organismos similares de vários governos recomendam adicionar ácido fólico, além de vitaminas B à farinha de trigo refinada e outros cereais.
Porém, o que eles não dizem, é que esses mesmos nutrientes são encontrados nos cereais integrais.
A inteligência humana gasta energia e dinheiro para refinar um alimento, transformando-o em um alimento quase nulo nutricionalmente. Depois, gasta mais dinheiro e trabalho para colocar de novo alguns dos nutrientes eliminados com o refino.

Seria muito mais fácil, barato e gostoso consumir os cereais integrais, tal como eles foram criados pela natureza, tal como eram consumidos pelos nossos antepassados.

Porém, produzir alimentos pobres nutricionalmente e depois receitar comprimidos dá mais lucro.

Oi Glaucio,
Não consegui acessar o link da Folha de SP que vc me passou.
Notei que você tem um interesse em especial sobre alimentos. Você trabalha em nutrição ou algo parecido, ou é apenas uma pessoa com interesse na área?
Abraços

O Ministério da Saúde do Brasil implementou em 2006 a fortificação obrigatória com ferro e ácido das farinhas de trigo e milho (e todos seus produtos derivados, como pães e macarrão). Espera-se redução na incidência de anemia ferropriva e DTN.

Dr. a dosagem que se encontra mais facilmente é a de 5 mg...há algum inconveniente?

Abraço

Não há problemas, Sueli.
Pode-se tomar meio comprimido ou 1 a cada 2 dias, para se gastar menos dinheiro.
A dose de 5mg/dia em geral só é recomendada para as mulheres que já tiveram pelo menos 1 filho com defeitos do tubo neural.

Oi Pedro,
Não sou profissional da área, busco apenas alimentar-me melhor e ter uma vida saudável, para não precisar ir ao médico nem tomar remédios.
Ficar doente, para mim, é uma situação excepcional. Nesse caso, concordo que devemos recorrer a médicos, exames e remédios.
Me assusta a banalização da medicina. A grande "indústria da doença" quer passar-nos uma imagem de que é normal tomar comprimidos todos os dias, é normal fazer sofisticados exames de ressonância magnética. Até intervenções cirúrgicas são publicitadas como normais e recomendáveis!
Não acho normais os assustadores índices de obesidade, diabetes e hipertensão que temos hoje em dia. O normal é ser saudável, não doente.
Por isso me interesso tanto por alimentação. Acredito que os motivos de termos uma geração enorme de doentes está no que comemos.

Sobre a reportagem da Folha de S.Paulo, era uma entrevista do escritor americano Michael Pollan, que diz que a FDA é um instrumento das indústrias.

FOLHA - As recomendações da FDA são seguidas ao redor do mundo. Mas o sr. diz que a FDA não é exatamente confiável. Por quê?
POLLAN - Qualquer país que siga a nossa pirâmide alimentar precisa saber como ela é feita. E não é um quadro bonito. O governo dos EUA precisa negociar cada mensagem sobre a comida com a indústria afetada.
Eles não apenas incluem o consenso científico sobre quanto açúcar você pode comer, mas têm de negociar com os usineiros, que querem aumentar esse valor. Então, eles tentaram dizer que 10% de açúcar na dieta era razoável, mas a indústria brigou e insistiu em 25%. Isso não é informação científica, é informação política, negociada com a indústria. Você deve tomá-la com um grão de sal.


Aqui vai o link novamente: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u447443.shtml

Abraços,
Glaucio

Glaucio, infelizmente é por aí mesmo.

Quando criei esse blog tinha em mente 3 objetivos:
1- preecher o vácuo que a grande midía deixa em relação a informações pertinentes sobre saúde
2- Mostrar os vícios entre a industria farmacêutica, médicos, planos de saúde etc...
3- E o mais importante, mostrar que nem todo mundo entra nesse jogo. Existem muitos médicos remando contra a maré.
Quando voltar de viagem eu prometo falar mais sobre esses assuntos.
Existe um livro muito bom, que com certeza vai te interessar.
"A verdade sobre os laboratórios farmacêuticos – como somos enganados e o que podemos fazer a respeito”. Marcia Angell, editora Record.

Olá Doutor eu perdi um bebe em uma gestação de 28 semanas com hidropsia fetal não imune, e a 04 meses tento engravidar novamente tomo acido fólico a 06 meses,mas até agora não engravidei é possível o acido fólico estar dificultando eu engravidar novamente? precisa dar uma pausa ou não tem contra indicação?

Márcia, o ácido fólico não tem nada a ver.

abs

Dr..
Minha ultima mestruacao veio no dia 20/07 e terminou no dia 23/07, meu esposo e eu queremos muito ter um filho, a partir de quantos dias posso transar sem protecao?! e estar na semana fertil para conseguir engravidar?
Desde ja agradeco sua atencao..
Cy

Cy,
A ovulação ocrre 14 antes da menstruação. Se seu ciclo é regular é fácil de calcular. Se for irregular fica difícil.

Já existem fitinhas para se ver se a mulher está ovulando, iguais aquelas de gravidez

Olá! Dr quero engravidar no ano que vem, minha médica passou ácido fólico perdi a receita, mas como lembrava do nome do remédio comprei, não prestei atenção na dosagem depois de ler seus posts fui olhar, estava tomando 5mg por dia(durante uma semana), reduzi e passei a tomar de 2 em 2 dias como o Sr indicou em um cometário, tem algum problema os dias que tomei 5mg? Outra coisa que me preocupa é que na família do meu marido tem casos de envelhecimento precoce e anão (tios e primos)quais são as chances de termos um bebe com esses problemas?

Obrigada

Gosto muito do seu blog

Patrícia

Patricia,
1. Nenhum problema.
2. De longe é impossível eu avaliar riscos no seu bebê.

Olá

Quero engravidar já estou tomando ácido fólico é obrigatório tomar sempre no mesmo horário?, as vezes esqueço e tomo em horários diferentes. Quais vacinas devo tomar?

Patrícia

@Patrícia
ão é preciso tomar o ácido fólico com horário rigído. Em relação as vacinas, só o seu obstetra pode indicá-las.