Exame Beta hCG (teste de gravidez quantitativo)


O que é o hCG?

A sigla hCG refere-se ao hormônio gonadotrofina coriônica humana. Sua dosagem sanguínea é amplamente utilizada como teste de gravidez, pois esse é um hormônio produzido pelas células do embrião.

Conforme veremos mais adiante, o hCG até pode ser produzido por outras células do organismo, mas isso só ocorre em situações excepcionais. Em 99% dos casos, se a mulher apresenta níveis elevados de gonadotrofina coriônica humana no sangue, isso significa que ela está grávida.

O exame do hCG sanguíneo é o método diagnóstico de gravidez com acurácia mais elevada. Quando colhido na época certa e interpretado corretamente, ele apresenta uma taxa de acerto próxima de 100%.

O hCG também pode ser dosado na urina, motivo pelo qual nos últimos anos tem sido crescente a oferta de testes de gravidez de farmácia que podem ser feitos em casa. A dosagem na urina, porém, não é tão confiável quanto a do sangue, sendo possível haver casos de falso-negativo, caso o teste seja feito muito no início da gestação.

Como a gonadotrofina coriônica humana é produzida?

A gonadotrofina coriônica humana é um hormônio importante e necessário para a manutenção e desenvolvimento da gestação. Ela é produzida pelo trofoblasto, grupo de células do embrião que dá origem à placenta.

Cerca de seis dias após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, o embrião em formação chega à parede do útero e se aloja nela. A partir desse momento, o hormônio hCG produzido pelo trofoblasto consegue alcançar a corrente sanguínea da mãe, o que possibilita sua detecção por exames laboratoriais ultrassensíveis.

Conforme o embrião e a placenta se desenvolvem, mais hCG é produzido e lançado na circulação materna. Nas primeiras semanas de gestação, os níveis de hCG dobram a cada 2 ou 3 dias. Se nos primeiros 30 dias de gravidez o ritmo de elevação da gonadotrofina coriônica humana estiver inesperadamente pouco elevado, é possível haver algo de errado na gestação, como inviabilidade fetal ou gravidez ectópica.

Quando o hCG torna-se detectável?

As atuais técnicas só conseguem detectar o hCG a partir da 3ª ou 4ª semanas de gravidez, contadas a partir da data da última menstruação.

Como a 4ª semana de gravidez costuma equivaler à época na qual a próxima menstruação deveria vir, sugerimos sempre que a paciente espere a menstruação atrasar para fazer o teste. Desta forma, a gente minimiza o risco de resultado falso negativo (para saber mais sobre a melhor época para realizar o teste de gravidez, leia: Quando fazer o teste de gravidez?).

Valores ao longo da gravidez

Em geral, os valores do hCG comportam-se da seguinte maneira ao longo das semanas de gravidez:

  • Mulheres não grávidas ou com menos de 3 semanas de gravidez: menor que 5 mIU/ml.
  • 3 semanas de gravidez: entre 5 e 50 mIU/ml.
  • 4 semanas de gravidez: entre 5 e 426 mIU/ml.
  • 5 semanas de gravidez: entre 18 e 7.340 mIU/ml.
  • 6 semanas de gravidez: entre 1.080 e 56.500 mIU/ml.
  • 7 a 8 semanas de gravidez: entre 7.650 e 229.000 mIU/ml.
  • 9 a 12 semanas de gravidez: entre 25.700 e 288.000 mIU/ml.
  • 13 a 16 semanas de gravidez: entre 13.300 e 254.000 mIU/ml.
  • 17 a 24 semanas de gravidez: entre 4.060 e 165.400 mIU/ml.
  • 25 a 40 semanas de gravidez: entre 3.640 e 117.000 mIU/ml.

Atenção: os valores acima são apenas para orientação. Eles não são uma regra e outras referências podem apresentar valores distintos.

Se o seu hCG está diferente, não se apavore, pois isso não significa necessariamente que haja algo de errado com a sua gestação. O mais importante é a velocidade de crescimento do hormônio nas primeiras semanas.

Os valores do hCG para gravidez gemelar, sejam gêmeos ou trigêmeos, costumam ser maiores, pois, se há mais embriões, há também mais fontes de produção de gonadotrofina coriônica.

Habitualmente, o pico do hCG ocorre ao redor da 10ª semana de gravidez. Os níveis, então, começam a cair até a 20ª semana, período em que se estabilizam, mantendo-se mais ou menos constantes até o dia do parto.

É possível calcular o tempo de gravidez pelo valor do hCG?

Não. A dosagem do hCG só serve para fazer o diagnóstico de gravidez. É impossível estimar com adequada acurácia a idade gestacional apenas pelos valores da gonadotrofina coriônica humana.

Se você reparar nos valores de referência fornecidos acima, notará que pode haver variações enormes entre valores de gonadotrofina coriônica humana ao longo das semanas de gravidez. Uma gestante na 8ª semana, por exemplo, pode ter hCG de 9.000, enquanto outra com a mesma idade gestacional pode já ter um hCG de 150.000.

Se você quiser saber quais são as formas mais indicadas para estimar a idade gestacional, leia o seguinte artigo: Tempo de gravidez – Calculadora gestacional.

Qual é a diferença entre Beta hCG e hCG?

O hCG é um hormônio composto de duas grandes moléculas, chamadas de subunidade Alfa (ou fração Alfa) e subunidade Beta (ou fração Beta). A primeira é estruturalmente semelhante a vários outros hormônios, como o hormônio folículo-estimulante (FSH) ou o hormônio luteinizante (LH). Já a segunda é única, não existindo em mais nenhum outro hormônio.

O hCG produzido pelo feto passa para a circulação sanguínea da mãe e sofre metabolização e degradação nos tecidos e nos rins, gerando diversas isoformas diferentes de hCG no sangue e na urina, tais como:

  • hCG intacto
  • hCG degradado.
  • Beta-hCG.
  • Beta-hCG danificado.
  • Alfa-hCG.

Os testes de gravidez sanguíneos podem dosar o hCG intacto, o Beta-hCG ou “hCG total”, que inclui todas as isoformas de hCG.

O termo Beta-hCG ou B-hCG acabou se popularizando, mas não necessariamente indica que o teste é feito apenas dosando a subunidade Beta do hCG. Muitas vezes o teste se chama Beta-hCG, mas o laboratório testa mais de uma isoforma do hormônio.

Apesar de não serem exatamente a mesma coisa, os termos Beta-hCG e hCG são muitas vezes utilizados como sinônimo. Ao longo do nosso texto, todas as informações serão válidas tanto para os testes de gravidez chamados Beta-hCG quanto hCG.

Testes de gravidez que usam hCG

O hCG é produzido na placenta, lançado no sangue materno, metabolizado nos tecidos e filtrado pelos rins da mãe, sendo eliminado pela urina. Portanto, o hCG e suas isoformas podem ser dosados tanto no sangue como na urina da gestante. Excetuando-se casos raros, que serão explicados mais adiante, se for detectado hCG no sangue ou na urina da mulher, isso significa que ela está grávida.

Existem basicamente duas formas de se avaliar a presença da gonadotrofina coriônica humana: hCG qualitativo e hCG quantitativo.

O hCG qualitativo não fornece valores, apenas revela se há ou não gonadotrofina coriônica humana em valores relevantes circulando no sangue na mãe. Essa forma é muito usada nos testes de gravidez de farmácia que usam a urina como fonte de pesquisa.

Esses testes possuem uma fita que reage à presença da gonadotrofina coriônica humana. A fita não quantifica o hormônio, apenas aponta se ele está presente ou não (teste é positivo ou negativo).

Para ver e entender os resultados dos testes de gravidez de farmácia, leia: Fotos: teste de gravidez positivo e negativo (várias marcas).

Teste de gravidez de farmácia positivo - dosagem qualitativa do Beta hCG na urina
Teste de gravidez de farmácia positivo com Beta hCG qualitativo

Já o hCG quantitativo é a forma usada na maioria dos exames de sangue. Nessa forma de teste, o resultado é fornecido em valores, geralmente em miliunidades internacionais por mililitro (mUI/ml). A maioria dos laboratórios considera haver gravidez em curso quando os valores estão acima de 25 mUI/ml.

Como interpretar os valores (resultados do hCG quantitativo)

É importante destacar que os testes de gravidez de urina não servem para estabelecer o diagnóstico definitivo de gravidez. Mesmo quando eles são positivos, é preciso confirmar o resultado através do exame de sangue, que é o teste de gravidez mais confiável.

A maioria dos exames de sangue consegue detectar níveis mínimos de hCG de 5 mUI/ml, porém já existem testes supersensíveis que detectam a presença de até 1ou 2 mUI/ml.

A maior parte dos laboratórios utiliza os seguintes valores de referência:

  • hCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo, não há gravidez em curso.
  • hCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido, geralmente indica inexistência de gravidez em curso, mas pode ser o caso de gestação muito recente, quando ainda não houve tempo do hCG ser produzido em quantidades suficientes para ser detectado no sangue. Nesses casos, deve-se repetir o teste após três dias.
  • hCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo, indica gravidez em curso.

É sempre importante prestar atenção aos valores de referência do laboratório. Na maioria dos casos, os laboratórios usam o valor de 25 mIU/ml como limiar. Porém, dependendo do método químico usado, o valor considerado positivo pode ser mais baixo ou mais alto.

Exemplo de exame de beta hCG com resultado positivo.
Exemplo fictício de um teste de gravidez positivo.

Normalmente, para o embrião se implantar no útero e o seu hCG alcançar níveis relevantes na corrente sanguínea da gestante, são necessários de 7 a 14 dias após relação sexual. Em geral, somente indicamos a realização do teste após a menstruação atrasar, pois, antes disso, é pouco provável que já tenha havido tempo hábil para que os valores de hCG estejam suficientemente elevados para serem detectados nos exames.

Casos de hCG falso negativo

A principal causa de hCG falso negativo é exame feito muito precocemente. Algumas mulheres ficam ansiosas por terem tido relações sexuais desprotegidas e acabam fazendo o teste de gravidez poucos dias depois, antes mesmo de qualquer atraso menstrual.

Não adianta fazer o exame tão cedo, pois, se você estiver grávida, é possível que o embrião ainda nem tenha chegado ao útero. Se o embrião ainda não se implantou no útero, não há como haver hCG no sangue da mãe.

Os exames de última geração conseguem detectar elevação do hCG com apenas 1 dia de atraso menstrual. Porém, para diminuir o risco de falso negativo, indicamos a realização do exame somente após uma semana de atraso menstrual.

Tenha em mente que não se pode excluir totalmente uma gravidez se o resultado negativo tiver sido obtido com menos de 1 semana de atraso da menstruação. No entanto, um resultado negativo com mais de duas semanas de atraso menstrual torna a hipótese de gravidez muito pouco provável.

Nas mulheres com ciclo menstrual muito irregular, saber se a menstruação atrasou ou não pode não ser tão simples. Nesses casos, sugerimos a realização do teste somente 14 dias depois da relação sexual desprotegida.

A quantidade de hCG na urina é menor que no sangue, portanto, o risco de falso negativo é maior nessa forma.

Por fim, o uso de medicamentos não provoca falsos negativos, inclusive de anticoncepcionais tradicionais, pílula do dia seguinte, antidepressivos, antibióticos, etc. Infecções também não alteram o resultado.

Casos de hCG falso positivo

Com as atuais técnicas de detecção de hCG, casos de falso positivo são raros. Cito a seguir algumas situações em que um resultado falso positivo é possível.

Entre esses casos, encontra-se a morte fetal ocorrida logo após implantação do embrião no útero. Nessa situação, o hCG pode ser positivo, mas, como houve abortamento, não haverá desenvolvimento de gravidez. Abortos que ocorrem tão cedo podem passar despercebidos, pois o embrião ainda é microscópico.

Algumas mulheres que fazem tratamento para engravidar, por sua vez, podem usar medicamentos à base de hCG. Nesses casos, o hCG detectado nos exames pode ser apenas resquício do medicamento administrado dias antes. Em geral, após duas semanas de interrupção, esse hCG já terá sido eliminado, não mais interferindo nos testes de gravidez.

Outros medicamentos não causam hCG falso positivo, incluindo anticoncepcionais, pílula do dia seguinte, antidepressivos, antibióticos, clomifeno ou qualquer outro hormônio.

Muito raramente, pacientes que tiveram recentemente mononucleose podem apresentar hCG falso positivo (com valores baixos).

Em mulheres mais velhas, próximas da menopausa, a hipófise, glândula presente no cérebro, pode começar a secretar pequenas quantidades de hCG, o suficiente para manter os valores pouco acima de 25 mIU/ml, apesar do mais serem valores entre 7 e 15 mIU/ml.

Tumores produtores de gonadotrofina coriônica humana

Alguns tumores são produtores de gonadotrofina coriônica humana, como na doença trofoblástica gestacional, que engloba as seguintes patologias:

  • Mola hidatiforme (parcial ou completa).
  • Mola invasiva.
  • Coriocarcinoma.
  • Tumor trofoblástico de sítio placentário.

Essas doenças produzem tumores provenientes de anormal proliferação das células do trofoblasto. A produção de hCG desses tumores trofoblásticos pode ser bem grande, frequentemente acima de 100.000 mIU/ml e, em alguns casos, ultrapassando os 500.000 mIU/ml.

Perguntas e respostas sobre o teste de gravidez

É possível detectar hCG em homens?

Embora seja raro, os homens podem apresentar níveis detectáveis de hCG em casos de alguns tipos de câncer, como câncer testicular. Em homens saudáveis, os níveis de hCG devem ser menores que 2 mIU/ml.

É possível estar grávida e dar negativo no exame de sangue?

Só se o teste tiver sido feito muito precocemente, antes do embrião ter começado a produzir hCG.

É possível o teste hCG dar positivo e não estar grávida?

Sim, mas isso só costuma ocorrer em casos de tumores produtores do hormônio gonadotrofina coriônica humana ou em pacientes que usam medicamentos para infertilidade que possuem hCG na sua composição.

Como é feito o exame de Beta hCG?

É um exame simples, feito por meio de coleta de sangue.

Meu hCG veio 25 mUI/ml, o que significa?

25 mUI/ml é o valor de corte para gravidez. Esse resultado em mulheres com idade fértil geralmente indica gravidez, mas o ideal é repetir o exame após 72 horas. Se a paciente estiver realmente grávida, após 3 dias, esse valor terá pelo menos dobrado.

Quando o hCG começa a ser produzido?

A partir do momento que o embrião se implanta no útero, evento que ocorre por volta de 7 dias após a concepção.

Posso estimar a idade gestacional pelo valor do hGC?

O hCG é um método pouco confiável para estimar o tempo de gravidez. Dá até para dizer se a gravidez é muito recente ou não, mas calcular a semana de gravidez não é possível.

O exame Beta-hCG precisa ser feito em jejum?

Não, não é necessário jejum.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

A Dra. Fernanda Campos é formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e se especializou em Ginecologia e Obstetrícia no Instituto Fernandes Figueira. Especialista em gestação de alto risco.

Possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Atualmente trabalha como chefe da maternidade do Hospital Universitário Gaffreé e Guinle, professora da UNIRIO e médica obstetra do Grupo Perinatal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


171 respostas para “Exame Beta hCG (teste de gravidez quantitativo)”

  1. Priscila

    Olá, fiz um exame ontem e deu 19 mlU/mL hoje fiz novamente e deu 14 mlU/mL poderia me informar se é positivo ou não?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É negativo.

  2. patricia

    Uma gravidez com 6 semanas e 4 dias e o beta está em 9.200 MUI, subindo lentamente, pois em uma semana subiu 5.000, está normal?
    Ultrassonografia feita a dois dias atrás, feto com desenvolvimento normal, 123 batimentos cardíacos e 0.89 mm

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Em princípio, sim.

    2. Merian

      Meu resultado deu 129.274,02muI e positivo ou negativo

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro

        Positivo.

  3. Camila

    Meu beta deu 5 mUI/ML com 12 dias de atraso. O que seria ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Esse valor é um resultado negativo. Não é gravidez.

  4. Gabriella Alvim

    2 testes digitais da Clear Blue positivo, feitos em dias e horários diferentes e um beta quantitativo 5.00mIU, estou grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com um beta hCG sanguíneo negativo não dá para dizer que você está grávida.

  5. Amara

    Meu beta quantitativo deu 527,56 MUI/ml
    Mais tive relação a 4 semanas e aí o valor da 5 semanas ?? Como pode da 1 semana a mais ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O beta hCG não serve para estimar tempo de gravidez. Os valores variam muito de uma gestante para outra. A idade gestacional deve ser avaliada pela data da última menstruação (DUM) e pelo ultrassom fetal.

  6. Mariana Silva

    Dr. Eu fiz um teste de palitinho (com 14 dias após a relação)deu negativo. E fiz outro de sangue (com 30 dias após a relação) deu negativo também. Mas a minha menstruação continua atrasada.
    (A relação foi com preservativo, mas não houve ejaculação)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pelo que descreve, é pouco provável que você esteja grávida.

  7. Penha

    Bom dia ! Por favor pode me dizer se o meu deu positivo ou negativo :5.000,00 mul/mL

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  8. Tiago Alves de Oliveira

    Olá boa noite!
    Me tira uma dúvida por favor, tentamos fzr um gravides em vitro, só q nos dois teste q fizemos deu negativo!
    Pode ocorrer uma gravidez msm q nos Exames de sangue deu negativo ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Só se o exame tiver sido feito muito precocemente, antes do embrião ter começado a produzi o hCG.

  9. Tâmara

    O meu deu 10,067,9 mUI /mL o que será? Positivo ou negativo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  10. Elaine

    Meu Beta HCG quantitativo deu 0,200
    O que significa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Negativo.

  11. ANDREZA

    oi Dr me meu deu 13.428,8 mUi/mL

    FIZ A UTRASSON TRANSVAGINAL SO APARECEU O SACO GESTACIONAL, ESTOU MEIO PREOCULPADA

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Deve estar muito precoce ainda a gravidez. Você pode repetir a ultrassonografia após mais alguns dias. Ou repetir o BhCG para ver se ele continua crescendo.

  12. Erica

    Meu resultado 33.467,0. Quantas semanas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Erica, o valor do beta-hCG não é confiável para estimar a idade gestacional.

  13. Sara Silva

    Ola boa tarde o meu resultado hcg 4604 UI/L. Positivo ou negativo? Aguardo vossa resposta

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  14. ANDRi

    Estou de 4 semanas, meu Beta-hcg deu 7.225, é normal dar um valor tão alto para pouco tempo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é um valor assim tão alto.

  15. Karoline

    Olá boa noite, meu resultado hcg deu 16.443,0 deu positivo ou negativo?

    Me tira essa dúvida.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  16. Mónica

    Olá
    Minha pós menopausa deu menor do que 10 o que significa ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Acho que você está lendo apenas os valores de referência do laboratório.

  17. Ana

    Resultado 14,1 o que significa positivo ou negativo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Abaixo de 25 é negativo. Mas pode ser uma gravidez ainda muito precoce. Se você suspeita estar grávida, repita o exame em 1 semana.

      1. Daniela

        Bom dia eu fiz um teste de farmácia e deu positivo e depois fiz ao sangue e meu deu 2.0. Sera gravides

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Beta hCG de 2,0 é um resultado negativo. Indica que você não está grávida.

  18. Daniela

    Oi tudo bem ?
    Meu teste HCG deu 154091,0 deu positivo ou negativo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  19. Andreia

    Bom dia o meu teste beta hcg deu <2.0
    É positivo? Se sim qual é mais ou menos a estimativa de tempo?
    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Esse resultado é negativo.

  20. Sabrina

    30848,6 mIU/mL positivo ou negativo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  21. laura

    Fiz dois testes de farmácia e deu positivo nos dois, fiz o quantitativo e deu 8,25, estou gravida ou não?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O teste quantitativo foi negativo. Se você suspeita que está grávida, repita o teste em 5 dias.

  22. Giih Brito

    Meu beta hcg quantitativo deu 25 mUI deu negativo ou positivo? Estou com 8 dias de atraso

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Está no limite. É preciso repetir o exame em 3 a 5 dias. Se você estiver grávida, esse valor terá subido substancialmente.

  23. Luciane Bermond Côrtes

    2.072,18 é positivo ou negativo? Se positivo, é de quantas semanas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo. Beta HCG não serve para estimar tempo de gravidez. Para isso, a gente usa a data do primeiro dia da última menstruação?

  24. Dorinéia

    2.740,0 mui/ml é positivo ou negativo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  25. Carolina Alonso Rocha

    Boa noite!

    Beta hcg deu 1.930,93 deu positivo ou negativo? Obrigada!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  26. Priscila makia

    Meu resultado deu 2,5!!

    A médica disse que o resultado está um pouco fora do normal! Tenho um endometrioma, com imagens no ultrassom anormais!

    A médica pediu pra refazer esse exame com receio que esse endometrioma pode ser outra coisa.

    Esse resultado de bhcg baixo pode indicar algum tumor??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É um valor meio baixo para se pensar em tumor.

  27. Thaís

    Meu exame deu 645.00 é positivo . Não entendo esse exame 🥺

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é positivo.

  28. Jessica

    Fiz o teste de farmacia deu positivo

    Fiz o gonadotrofina beta hcg deu 10.200 estou gravida ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim.

  29. Maria sara

    O meu deu 15.000 mui/ml é positivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim.

  30. Luene

    Meu resultado deu 34.803 fiz o exame quantitativo , é gravidez? Se sim quantas semanas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é gravidez. Não se usa o valor do Beta hCG para estimar idade gestacional.

  31. Maria Roberta dasilva Rodrigues

    O meu exame deu 220,44mUI/ml,estou grávida ou não, já posso também saber de quantas semanas isso é que eu não entendo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      1. Sim, o teste indica gravidez.
      2. O beta hCG não serve para estimar o tempo de gravidez.

  32. Raquel

    Exame beta-gonadotrofina corionica (ao sangue) com o resultado 6191.0

    o que significa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  33. Paula campos

    Meu exame beta deu 3.376,4 tô grávida ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim.

  34. Cláudia pinto

    O meu exame a urina deu 141499. O que quer fizer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Que o resultado foi positivo.

  35. Renata Santos

    Meu resultado deu 123151,9 devo considerar positivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é positivo.

  36. Layssa

    Meu resultado deu 5789,5 deu positivo ou negativo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  37. Isabela

    Fiz o HCG quantitativo

    deu 10,0 mUI/mL

    positivo ou negativo ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Abaixo de 25 é negativo.

  38. aparecido soares inacio

    hcg 956,1 mu/ml indica gravidez

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim.

  39. Ale

    Fiz o teste de Beta HCG e deu  4189,0 mIU/ml isso é negativo ou positivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  40. Gleicy

    Fiz o beta e deu>25mui/ml é positivo ou negativo me tira essa dúvida por favor

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Maior que 25 é positivo.

  41. Marilza

    Estou em dúvida quantas semanas que estou, meu resultado deu 65.328,0

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O Beta hCG não é um bom exame para estimar idade gestacional. Se você quiser com quantas semanas de gravidez está, use a nossa calculadora: Calculadora de gravidez, data do parto e concepção

  42. Núbia Caroline Medina Montania

    RESULTADO:176565,5 1 mUI/ mL

    É positivo quantas semanas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É positivo, mas o Beta hCG não serve para estimar tempo de gravidez.

  43. Lowe

    2,810 mU/L positivo ou negativo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  44. Taislane

    Meu resultado está assim.BETA_HCG QUANTITATIVO. 35.411,8 mUI/ml

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É positivo.

  45. Bianca

    Meu exame de gravidez HCG deu 4590,2 mUI

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  46. TAISE DE JESUS SANTOS

    o meu laudo veio escrito assim.

    HCG GONADOTROFINA CORIÔNICA -QUANTATIVO

    resultado 1.20 positivo 25

    veio escrito só assim, não entendi me ajuda

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O valor do seu exame veio 1,2. É um resultado negativo, pois só são considerados positivos resultados acima de 25.

  47. Juliana

    Boa noite doutor fiz um beta e deu indeterminado apos 5 dias repeti e deu negativo posso confiar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se foi o beta hCG no exame de sangue, sim.

  48. Letícia do Rocio Dolinski

    Bom dia, meu deu 1679,0 mUI/mL

    Estou grávida???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, o Beta hCG está positivo.

  49. Clelia

    Boa tarde o meu deu 2.004.09 será que dá de saber de quantas semanas estou

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, o beta-hCG não serve para saber o tempo de gravidez. Para calcular a idade gestacional deve-se usar a data da última menstruação ou a ultrassonografia fetal.

  50. Daniela pereira

    Ola, meu hcg deu 200.000,0 mui/ml. Estou com 9 semanas. Nao é muito alto nao? Nas minhas outras gestações era bem menor

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tá dentro do esperado.

  51. Joyce

    Olá, o meu deu < 30 mUimL é positivo ou negativo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Negativo.

  52. Juliana

    O meu deu 13085,0 MUI/mL, é positivo ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim

  53. Karen

    Fiz um beta deu 54,4mUI/ml. 5 dias depois repeti o teste e deu 61,76mIU/ml.

    As unidades de medidas mUI e mIU são diferentes? Ou meu beta realmente não evoluiu em 5 dias?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      As unidades são iguais. O seu beta praticamente não cresceu em 5 dias. Há algo de errado.

  54. Lilian

    O meu resultado deu 2271,2 é positivo ou negativo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  55. Gizelly

    Meu beta de esse número 3053.27 mUI/mL e eu tô confusão, tô ou não estou grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, o resultado é positivo, você está grávida.

  56. Pâmela

    meu beta deu 61.537 quantas semanas

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O Beta hCG não serve para estimar o tempo de gravidez.

  57. Mary Taty Estimphil

    Eu não entende bem a linguagem da Medicina fiz um teste e o valor é 100.000,0 mUI/ml é positivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é positivo.

  58. leninha Melo

    meu exame deu 39.865 isso é positivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim.

  59. TAMILE FILGUEIRAS DA SILVA

    meu beta deu resultado de 97.717 UI/l, pode ser gêmeos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Poder, pode, mas esse valor de Beta hCG não é assim tão alto para se pensar em gêmeos.

  60. Cristiane Ribeiro

    Fiz um teste deu 274.62 é positivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim.

  61. Jessica Maia da Silva

    Meu Deu 10.000.00 mUI/mL tô grávida ou não?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é positivo.

  62. Andressa Nascimento Dos Santos

    Fiz o HCG deu 4.370,17 mIU/mal é positivo Dr?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é positivo.

  63. graziela cardoso

    fiz o beta deu 233600,0 é positivo ou negativo dr?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  64. Katiane

    Fiz o beta hcg quantitativo, deu 2,39, é negativo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, abaixo de 25 é negativo.

  65. Katilene

    Meu beta hcg deu 4.352,6mUI/ml são quantas semanas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não se usa Beta hCG para estimar tempo de gravidez. A forma correta é através da data da última menstruação ou pela ultrassonografia fetal.

  66. Aldenira Lisboa

    O Meu deu 858.732,00 posso tá grávida de gêmios

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode.

  67. Maria Mônica Da Silva

    Meu beta deu 295920,0 posso estar grávida de gêmeos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode. Você ainda não fez a ultrassonografia?

  68. Renata Costa da Silva

    Meu resultado de beta hcg deu 11.50 estou grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Valores de beta hCG abaixo de 25 são negativos.

  69. Jaciane Ferreira Aragão

    Fiz o teste B-hCG quantitativo e deu 19.326,97 mlU/mL e positivo ou negativo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  70. Ana Paula

    Fiz inseminação há 4 semanas meu beta hcg baixou muito está ainda posso estar grávida sinto que estou

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Nessa fase, o beta hCG não deveria baixar. Isso é um comportamento estranho. É preciso ver se está tudo bem com a gravidez.

  71. Jéssica

    Boa tarde!!Fizo beta hcg quantitativo,deu 15843,0mui/ml.Considera positivo ou negativo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  72. Beatriz

    Fiz o beta HCG acusou 33712 estou de quanto tempo ao certo de gravidez ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Beta-hCG não serve para estimar tempo de gravidez. O tempo de gravidez é calculado através da data da última menstruação.

  73. Edilva Nunes Oliveira

    Olá o meu resultado deu 9,8 não entendi ser é positivo ou negativo sendo que já estou na menopausa ,obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Negativo.

  74. Maria Regina Soares de Souza Batista

    Fiz um Beta hgg ontem deu 120.354,0mui/ml e positivo ou negativo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  75. Bbarroso

    fiz o bhcg dia 24/05 e deu o valor de 80,2. Ontem 27/05 repeti o teste e deu o valor de 89,9. A gravidez não evoluiu ou é inconclusivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Realmente não é o esperado. Em 3 dias, esse valor deveria ter aumentado bastante. Se os dois exames tiverem sido feitos no mesmo laboratório, é possível que haja algum problema na gravidez. O ideal é você contactar o seu obstetra.

  76. Vanessa Pereira

    Fiz um beta meu deu 1.113,59 negativo ou positivo??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Positivo.

  77. Thamires

    Olá, Fiz o Beta o resultado foi 5,50mUi oq siguinific negativo ou indefinido?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Negativo.

  78. Taty

    Resultado de exame beta valor 137728,0 mui/ml é positivo ? Quantas semanas ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é positivo. O Beta hCG não serve para estimar o tempo de gravidez. Para calcular quantas semanas de gravidez você tem, use a nossa calculadora online: https://www.mdsaude.com/gravidez/calculadora-gravidez/

  79. Raquel

    Tive um aborto a 40 dias de uma gestação gemelar fiz um teste de farmácia e deu positivo já posso estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é impossível estar grávida. Após o aborto, a mulher pode voltar a ovular com 2 semanas. Se você teve relações desprotegidas recentemente, é possível ter engravidado. O ideal é conversar com o seu obstetra.

  80. Marcia

    Eu fiz um beta com uma semana de atraso e deu 0,60 o que será?

  81. Jeisi

    Fiz um beta quantitativo e deu 0.100 é positivo ou negativo? Estou com a menstruação atrasada.

  82. Andressa

    dr.O Meu Beta deu..>25mUi/ml Fiz Dois Teste Deu Positivo oque pode ser ?tenho que repetir o exame ?

  83. Beatriz

    Se eu fizer o exame de sangue com 12 dias de atraso vai dar algum resultado?

  84. Sara

    A beta da minha filha deu 266,47 mui/ml qual é o resultado.obrigada

  85. Sofia

    Olá Dr, um betahcg quantitativo de resultado <2.0 , 40 dias da relação já é definitivo ou preciso repetir?

  86. Veronica Vieira

    Meu teste da 1,20 tô ou não grávida pfv me ajudem , obrigada

  87. Polyanna Avelino

    Fiz exame de farmácia deu positivo indicou 2-3 semanas. Aí fiz o beta quantitativo deu o resultado 4008.7 isso é confirmado positivo??

  88. Alexia Ranieli Leite Gomes

    Meu beta HCG veio no valor de 8.824,6 , mas estou perdida em relação a quantas semanas.