Cera no Ouvido (Cerúmen) – Causas, Sintomas e Tratamento

A cera é uma substância produzida exclusivamente na porção mais externa do ouvido,

O que é o cerúmen

O cerume ou cerúmen, vulgarmente conhecido como a cera do ouvido, é uma substância produzida pelas glândulas dos ouvidos, que tem como função proteger a pele do canal auditivo externo de danos provocados pela água, traumas, corpos estranhos, infecções, etc.

O acúmulo de cerume é geralmente assintomático, mas pode, ocasionalmente, causar sintomas incômodos, tais como a perda de audição, coceira, desconforto ou sensação de ouvido entupido.

Para que serve a cera do ouvido?

O cerúmen é uma substância produzida no canal auditivo, que é a parte mais externa do sistema auditivo, localizada entre a membrana timpânica e o orifício da orelha (ver imagem abaixo).

Cerume
Formação do tampão de cera no ouvido

A região mais próxima do exterior do ouvido possui glândulas ceruminosas e glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo e gordura. A cera do ouvido é o resultado da mistura deste sebo com sujeiras, pele descamada, bactérias, água e restos de pelos que existem no ouvido.

A cera é produzida exclusivamente no terço mais externo do ouvido, podendo ser encontrada mais profundamente, perto do tímpano, somente se tiver sido empurrada por cotonetes, grampos, tampa de caneta ou qualquer outro corpo estranho introduzido no ouvido.

O cerúmen é importante para a saúde do ouvido, pois ele serve de proteção contra traumas, ressecamento e bactérias. A cera possui diversas propriedades protetoras, como impermeabilidade à água, presença de anticorpos e um pH ácido (que combatem germes presentes no ouvido), consistência pegajosa, que ajuda a grudar corpos estranhos minúsculos, além de servir como lubrificante do canal auditivo, o que diminui o risco de ressecamento e lesões.

O ouvido externo é “autolimpante”. As suas células vão se renovando sempre de dentro para fora, o que faz com que o cerúmen seja naturalmente e continuamente empurrado para fora do ouvido. As pessoas tendem a achar que a existência de pedacinhos de cera do lado de fora do ouvido seja um sinal de excesso de cerúmen ou de ouvido entupido por cera. Na verdade, isto é apenas o ouvido trabalhando adequadamente para eliminar porções de cera antiga.

Sintomas do ouvido entupido de cera

Como já explicado, a cera não é uma doença ou problema de saúde, por isso, a sua simples existência não costuma causar nenhum sintoma.

O problema da cera do ouvido surge quando a mesma fica impactada e causa obstrução do canal auditivo. Neste caso os seguintes sintomas podem estar presentes:

Muitas vezes, o acúmulo de cera no ouvido se dá de forma tão gradual, que o paciente não nota a perda progressiva de audição. Podem ser necessário anos de entupimento do ouvido para que o indivíduo comece a notar que há algo de errado nos seus ouvidos.

Por que a cera fica impactada no ouvido?

Cerume excessivo ou impactado está presente em aproximadamente 1 em 10 crianças, 1 em 20 adultos e 1 em 3 idosos.

Uma das causas mais comuns de entupimento do canal auditivo por cera é o uso de cotonetes ou outros objetos com intuito de limpar o ouvido. O cotonete é muito grande e acaba que empurra a cera muito mais do que consegue remover. O seu uso frequente pode criar um grande rolha  no fundo do canal auditivo, fazendo com que o processo de natural de limpeza do ouvido seja incapaz de empurrar todo o cerúmen impactado.

O processo normal de envelhecimento também pode ser um fator de risco. Pessoas mais velhas produzem um cerúmen mais duro e menos lubrificado, que, junto com alterações e agressões à pele que recobre o ouvido, provocam uma redução na capacidade de expulsar a cera.

Pessoas com alterações na anatomia do ouvido, seja de nascença, por infecções frequentes de ouvido ou causada por traumas, podem ter um canal auditivo mais apertado, o que favorece a impactação do cerúmen.

Em alguns casos, porém, não conseguimos encontrar nenhum motivo claro para a ocorrência do entupimento do ouvido por cera. Algumas pessoas simplesmente produzem mais cerúmen do que o ouvido é capaz de eliminar, estando sob risco permanente de criar rolhas de cerúmen.

Como remover cera do ouvido

O cerúmen deve ser removido sempre que o paciente tiver algum dos sintomas descritos anteriormente. Existem basicamente três modos para se remover o excesso de cera dos ouvidos: ceruminolíticos, irrigação ou remoção mecânica pelo otorrinolaringologista.

Os ceruminolíticos são são substâncias que podem ser pingadas nos ouvidos com o objetivo de amolecer o cerúmen, facilitando sua expulsão natural. Um dos ceruminolíticos mais conhecidos é o Cerumin®. Gotas de óleo mineral também podem ser usadas.

O uso de ceruminolíticos, apesar de serem simples e vendidos sem necessidade de receita médica nas farmácias, não deve ser feito sem orientação de um otorrinolaringologista. Pessoas com lesões do tímpano, dor ou sinais de infecção do ouvido não devem pingar nada sem orientação médica. Há também o risco dos ceruminolíticos ficarem presos atrás da rolha de cera, provocando irritação da membrana timpânica.

A irrigação é outra opção válida para remoção do cerúmen. O procedimento é geralmente feito com um jato de soro morno no ouvido com uma seringa grande de 200 ml. O uso prévio de ceruminolíticos ajuda a amolecer a cera e aumenta a eficácia do procedimento. A irrigação também não deve ser feita em pacientes com dor, perfuração do tímpano ou sinais de infecção do ouvido.

Apesar da irrigação ser um procedimento simples, o mais seguro é evitar o seu uso em casa, sem assistência de um profissional treinado, pois há riscos de perfuração do tímpano e infecção do ouvido se o procedimento for feito de forma errada.

A remoção mecânica do cerúmen é o método mais rápido e eficaz, mas só pode ser feito por um otorrinolaringologista. O médico, com instrumentos especiais, consegue visualizar diretamente o interior do ouvido, podendo remover facilmente o excesso de cera impactada.

Cone chinês é um tratamento seguro

A remoção do cerúmen através do cone chinês, também chamada de vela de ouvido ou terapia auricular térmica, é um tratamento que envolve uma comprida vela oca em forma de cone. Um das extremidades fica dentro do ouvido e enquanto a outra é acessa com uma chama. Teoricamente, a combustão do oxigênio dentro do cone cria um vácuo que é capaz de “sugar” a cera de dentro do ouvido.

Esse método, apesar de ser frequente divulgado nas mídias sociais, não apresenta qualquer suporte científico, nem do ponto de vista de eficácia nem de segurança. Muito pelo contrário, várias complicações decorrentes do tratamento já foram relatadas, sendo as principais:

  • Queimaduras no rosto, canal auditivo e tímpano.
  • Lesão no ouvido por gotejamento de cera quenta.
  • Tampão provocado pela cera derretida da própria vela.
  • Sangramentos.
  • Perfuração do tímpano.
  • Incêndios.

Referências:


VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES

59
Deixe um comentário

avatar
300
Jessica
Visitante
Jessica

Boa noite dr . Meu filho de 7 anos veio hoje me dizer que tinha entrado um mosquito no seu ouvido. Quando eu olhei não era um mosquito, encontrei um tipo de tampão escuro dentro do ouvido dele..daí resolvi pesquisar na internet acho que pode ser excesso de cera o que eu faço?

rafaela
Visitante
rafaela

Boa tarde,primeiramente quero parabeniza-lo por esse excelente trabalho!

Meu problema é o seguinte:

Meu ouvido produz muita cera,tenho que limpar constantemente.

Isso é normal?tem algo que eu possa fazer pra diminuir?

Grata

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Você pode ter alguma condição que favoreça a produção de cera, como por exemplo, dermatite seborreica ou eczema na região do ouvido. O ideal é ir no otorrinolaringologista para que ele possa avaliar o seu caso.

Renata Guimarães
Visitante
Renata Guimarães

Eu fui ao otorrino com o ouvido esquerdo entupido, ele fez uma limpeza e tirou um algodão que eu tinha posto na noite anterior após ouvir som muito muito alto em uma festa, um pequeno pedaço ficou obstruindo a via. Depois da limpeza, o algodão saiu, mas ainda to com o ouvido meio entupido, ele tá de recesso por causa do fim de ano e meus exames só estão marcados para segunda semana e Janeiro. O que pode ser?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Difícil saber sem te examinar. O otorrino disse que tinha cerúmen?

Nuno Neto
Visitante
Nuno Neto

Boa tarde
Em boa verdade é possível estabelecer alguma relação entre o excesso de cera ou sujidade no ouvido com a probabilidade de acontecer um avc ou aneurisma?
Melhores cumprimentos

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Não tem relação.

Tiago Frank
Visitante
Tiago Frank

Doutor não sinto dor no ouvido nem zumbido etc mais o meu ouvido está com cera mole e com muito mal cheiro e sinto que estou com menos audição nesse ouvido o que pode ser?
Abraços você é o cara

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Pode ser só cera mesmo. Tem que ir no otorrino para limpar o ouvido.

Ana Flavia
Visitante
Ana Flavia

Bom Dia..
Doutor esse procedimento ( remção de cerumem) pode ser realizado apenas por médicos otorrinos, ou outra especialidade pode realizar tal procedimento? Obrigada

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

O ideal é otorrino. É o profissional mais qualificado.

CristiianO
Visitante
CristiianO

Boa Tarde!

Dr. Acabei de tomar banho e fui limpar o ouvido com cotonete, durante a limpeza meu ouvido entupiu, não tenho nenhuma sensação de que é água no ouvido porque não faz barulho algum, parece que ele ta seco, deve ser acumulo de cera? Já ouvi falar do Remédio Cerumin, posso usa-lo antes de ir a um Otorrino?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

É provável que você tenha empurrado cera para dentro e criado um tampão. Tem que ir a um otorrino.

Obs: lamento, mas não posso indicar nem autorizar uso de nenhum medicamento pela Internet.

Maurício Rocha
Visitante
Maurício Rocha

Boa noite
Um do meus ouvidos produz uma cera muito mole, clara e com mau cheiro, o que será?
obg

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Cera tem essas características mesmo.

Neudson R. Santana
Visitante
Neudson R. Santana

Boa tarde Dr.
Estou com a sensação de ouvido entupido. Fui na emergência de otorrino da Unimed Recife, e la, a otorrino identificou que se tratava de fato de acumulo de cera. Porém ela disse que não poderia fazer nenhum procedimento de limpeza pois eu teria que marcar uma consulta para que esse procedimento pudesse ser realizado. Perguntas:
1-Onde posso encontrar a lista de procedimentos que podem ser realizados na emergência?
2-O médico pode se negar a realizar um procedimento visando a melhora do paciente, unicamente por um processo burocrático da instituição?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Não sei qual é a burocracia da clínica, mas é possível que o plano não pague por esse procedimento em um serviço de urgência, já que remoção de cera não é uma emergência médica. Na verdade, o ideal é até amolecer a cera com umas gotas de medicamento no ouvido dias antes da remoção.

Gabriel
Visitante
Gabriel

Olá Dr.

No meu caso eu estou com só com sensação de ouvido entupido. Não sinto dor, zumbido, nem nada, queria saber se isso pode de cera também?

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

Sim, pode.

Juan Marcos
Visitante
Juan Marcos

Olá Dr
Bem tenho um problema, sou adolescente, mais faço produção de musica do tipo eletronica, teve um dia que passei muito tempo usando fone de ouvido, ai começou a doer muito o ouvido, ai eu tirei e fui dormi, quando foi no próximo dia, senti excreção no meu ouvido prosseguindo com um entupimento, depois o entupimento, possou uns dias, comecei a perceber que estava com uma peculiar diminuição de audição no ouvido direito. sera que tenho otite externa ou cerume? Obs: já usei muito cotonete

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Otite externa dói muito. Se for só entupimento e diminuição da audição, o mais provável é que seja mesmo cerúmen.

Alice Oliveira
Visitante
Alice Oliveira

Dr°,eu tenho uma prima que enfia pedrinhas de roupas no ouvido.
O que ela deve fazer?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Parar de enfiar e procurar um otorrinolaringologista para ele fazer uma otoscopia e retirar qualquer objeto estranho que esteja dentro do ouvido.

Nachara zen
Visitante
Nachara zen

Achei engraçada a pergunta…. sua resposta foi otima! Imagino vc rindo ao responder!

Reginaldo
Visitante
Reginaldo

Bom dia! Dr. Minha filha Roberta tem 1 ano de idade e a uns dois dias eu e minha esposa notamos que de seu ouvido direito vem saindo uma secreção amarelada parecida com pus, tocamos o ouvido dela e notamos também que ela não está sentido dor nenhuma.
O que podemos fazer? Será grave ou somente acúmulo de cera ou água que caiu no ouvido?

Pedro Pinheiro
Visitante
Pedro Pinheiro

Tem que levá-la ao pediatra para ele ver esse ouvido.

Eduardo de Paula Santos
Visitante
Eduardo de Paula Santos

Oi, fui ao otorrino e ele disse que estou com uma quantidade muito grande de cerúmen e que eles foram proibidos de fazer lavagem lá, dizendo para procurar o sus ou ama, mas nenhum faz a lavagem, e agora?

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

Proibido de fazer lavagem? Estranho. Ele também pode fazer extração do cerúmen com ferramentas específicas. Sugiro que você procure uma segunda opinião.

natalia
Visitante
natalia

Boa noite, tenho péssimo habito de usar todos os dias o cotonetes ate duas vezes ao dia, nem cera sai mais so me da caspas ao redor do orifício e na orelha fico ate envergonhada pois parece seborreia . O que devo fazer
???

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

Parar de usar cotonete! Depois, procure um otorrino para ele avaliar os seus ouvidos. Com descamação da pele e uso frequente de cotonete, você deve ter uma grande rolha de cerúmen.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais