Artigo atualizado em 20/09/2013
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

7 SINTOMAS DO AVC

Publicidade

O AVC, popularmente chamado de derrame cerebral, é a sigla para acidente vascular cerebral, o termo médico usado quando uma parte do cérebro sofre infarto, geralmente devido a uma falha na circulação do sangue. O AVC também pode ser chamado de AVE (acidente vascular encefálico), uma designação mais correta, já que o encéfalo engloba não só o cérebro, mas também o cerebelo, hipotálamo e o tronco cerebral, áreas do sistema nervoso central passíveis de sofrer infarto.

Neste texto vamos abordar 7 sinais e sintomas clássicos do AVC que devem servir de alerta para o paciente procurar atendimento médico imediatamente. O pronto atendimento dos casos de AVC é essencial, pois o tratamento só é eficaz se for iniciado nas  primeiras horas do infarto cerebral.

Se você quiser maiores explicações sobre outros sintomas possíveis de AVC, fatores de risco, diferenças entre AVC isquêmico, AVC hemorrágico e ataque isquêmico transitório,  além das opções de tratamento, leia: AVC | ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL | Sintomas e tratamento.

Sintomas do AVC

Sintomas do AVC #1 – Fraqueza nos membros.

Um sinal típico do AVC é a súbita fraqueza assimétrica dos membros. Geralmente a falta de força acomete um braço, uma perna ou um braço e uma perna em apenas um lado do corpo. A perda de força motora pode variar desde uma fraqueza muito suave até a paralisia total . Uma fraqueza motora súbita e unilateral é típica. Não é comum no AVC ambas as pernas ou ambos os braços serem acometidos ao mesmo tempo, com a mesma intensidade. Dormência, formigamento ou uma sensação de leves picadas de agulhas podem também estar presentes.

A paralisia, ou uma quase paralisia, são facilmente identificáveis pelo paciente e seus familiares. A dificuldade surge quando a perda de força é discreta. Neste caso, um teste simples pode ser feito. Levante os braços e mantenha-os por alguns segundos alinhados aos ombros (posição de múmia ou sonâmbulo). Se um dos braços começar a cair involuntariamente há um forte indício de fraqueza motora. O mesmo teste pode ser feito com as pernas, basta sentar-se e levantar as pernas, deixando os joelhos esticados.

A paralisia dos membros costuma surgir rapidamente, todavia, pode se iniciar apenas com formigamento e leve fraqueza, evoluindo para franca perda de força somente após algumas horas.

Sintomas do AVC #2 – Assimetria facial

Desvio da comissura labial - Sintoma de AVC

A paralisia facial unilateral é outro sinal típico do AVC.
O desvio da boca em direção contrária ao lado paralisado é o sinal mais comum e perceptível. Repare na figura ao lado. Este paciente apresenta uma paralisia facial do lado esquerdo. Note que a boca desvia-se para o lado direito e a comissura labial (vulgo bigode chinês) desaparece à esquerda, ficando mais proeminente à direita.

No AVC, a paralisia costuma preservar a metade superior da face, sendo o paciente capaz de franzir a testa e levantar as sobrancelhas. Esta dica é importante porque na paralisia de Bell, quadro causado pela inflamação do nervo facial, toda hemiface do paciente fica paralisada (leia: PARALISIA FACIAL | PARALISIA DE BELL | Causas e Tratamento).

Outros sinais e sintomas que falam a favor de um AVC, e não da paralisia de Bell, são a perda de força em outras áreas do corpo, como membros, alterações na fala, perda de visão, desequilíbrios ou qualquer outro sintoma típico de AVC associado. A paralisia de Bell acomete única e exclusivamente a face.

Em alguns casos a paralisia facial é mais discreta e pode passar despercebida pelos familiares. Uma dica para ver se a boca está desviada é pedir para o paciente sorrir ou assobiar. Se houver paralisia, esta será facilmente notada com essas manobras.

Sintomas do AVC #3 – Alterações da fala

Outro sinal típico do AVC é a alteração da fala e do discurso. O paciente com AVC pode apresentar uma gama de distúrbios que no final se caracterizam por uma dificuldade em falar. As duas alterações mais comuns são a afasia e a disartria.

A afasia é a incapacidade do paciente em nomear objetos e coisas. O paciente não consegue falar normalmente pois não consegue dizer nomes simples como cores, números e objetos. Em alguns casos o paciente nem sequer é capaz de repetir uma palavra dita por um familiar. Dependendo da afasia, o paciente pode conseguir pensar no objeto, entender seu significado, mas simplesmente não saber como dizer o seu nome. É uma perda da linguagem verbal. O discurso pode ficar confuso, pois o paciente só consegue dizer algumas palavras, sendo incapaz de dizer outras.

Muitas vezes o paciente também não consegue escrever o nome desses objetos. Há tipos de afasia em que o paciente deixa de compreender o que algumas palavras significam, não consegue falar, não entende os outros e não consegue mais entender o que está escrito. Neste caso o paciente perde a habilidade da linguagem globalmente.

A disartria é outro distúrbio da fala e se apresenta como uma dificuldade em articular as palavras. O paciente entende tudo, mas falta-lhe habilidade motora para mover os músculos da fala de modo a articular corretamente as palavras. O paciente até consegue nomear coisas, mas o faz de modo enrolado, às vezes incompreensíveis para quem está ouvindo.

Sintomas do AVC #4 – Confusão mental

Uma alteração do discurso também pode ocorrer por desorientação e confusão mental. O paciente pode perder a noção do tempo, não sabendo dizer o ano nem o mês que estamos. Pode também ficar desorientado espacialmente, não reconhecendo o local onde está. Estas alterações são comuns em pequenos AVCs em idosos. Múltiplos pequenos AVCs podem levar à demência.

Sintomas do AVC #5 – Alterações na marcha

O paciente com AVC pode ter dificuldade em andar. Esta alteração da marcha pode ser causada por desequilíbrios, por diminuição da força em uma das pernas ou mesmo por alterações na coordenação motora responsáveis pelo ato de andar. Neste último caso o paciente mantém a força preservada nos membros inferiores, porém anda de modo descoordenado; tem dificuldade em dar passos.

Há casos em que o AVC pode causar tonturas, fazendo com que o paciente não consiga andar por estar tonto. Porém, o mais comum é paciente não sentir-se tonto, mas ainda assim não ter equilíbrio ao andar. Na verdade o paciente pode não conseguir nem se manter em pé parado, caindo para os lados se não tiver apoio.

Sintomas do AVC #6 – Crise convulsiva

Alguns casos de AVC se manifestam como crise convulsiva, que são abalos motores generalizados associados à perda da consciência. A crise convulsiva pode ser um dos sintomas do AVC, mas pode também ser uma sequela. Alguns pacientes tornam-se epiléticos após um terem tido um AVC. Para saber mais sobre epilepsia e crise convulsiva, leia: EPILEPSIA | CRISE CONVULSIVA | Sintomas, tipos e como proceder.

Sintomas do AVC #7 – Coma

Um sinal de gravidade do AVC é a redução do nível de consciência, às vezes ao ponto de se entrar em coma. A perda da consciência costuma ser um sintoma de um AVC extenso ou AVC hemorrágico.É um sinal de mau prognóstico.

Vérsion en español:  7 SÍNTOMAS DEL ACV (Accidente cerebrovascular)

Publicidade
  • kedma

    olá, minha cunhada sentiu uma subida fraqueza, vomitou, começou a suar muito,uma fortissima dor de cabeça e nao conseguia segurar o pescoço. foi levada para o hospital e depois de 2 dias foi diagnosticada que ela estava com um problema grave na valvula do coração, só que durante a internação surgirão estes sintomas que foram ditos acima e fizeram entao uma tomografia, onde foi constatada uma lesão em um lado do celebro. ela tomou muitas injeções para diminuir a lesão e só depois foi feita a cirurgia do coração. só agora depois de 4 meses é que ela conseguiu fazer uma ressonancia magnética. e ainda não mostrou para o medico.
    a pergunta é, o fato dela ter sofrido este *derrame significa que ela sofrerá outro??
    *existe o termo ´´começo de avc“?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @kedma
    Quem já teve um AVC tem maior risco de ter outro, mas isso não significa que ela obrigatoriamente terá outro.
    Não existe começo de AVC. O que pode haver é um AVC de pouca gravidade ou um AVC pequeno.

  • Demicaio

    meu pai é diabetico, recentemente esta internado, gostaria de saber se o diabetes (glicose alta) ocasiona o avc e a falta de memoria, falar coisas sem sentido, e outros disturbios.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, é um fator de risco.

  • Maria Aparecida

    pontadas na cabeça pode ser sintomas de avc

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é habitual.

  • vulturesandhyenas

    Gostaria de sabe, se sinusite pode vim a causa avc?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, mas pode raramente causar abscesso cerebral.

  • Andre Nunes

    ja tive em 2009 um abc esquemico direito  hoje ja to com 15 dia com dor de cabeça vai e volta minha boca esta um pouco repuchada para direita o que ue devo fazer

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um médico o mais rápido possível.

  • Luciana castro

    ja tive varias vezes dores de cabeça que ao lonço do tempo aparece cada vez mas fortes os sintomas formigamentodo lado direito do rosto nariz e boca adormecem e desce para a metade do corpo mal consigo falar o visao some parcialmente fica embaçada nao consiço enchergar nada do meu lado direito .ja aconteceu de ficar paralizada sem nem poder mecher fiz varios exames nao conseguem achar nada fico preocupada ppois cada vez que esses sintomas aparecem ,algo diferente aparece faz um mes a ultima mal conseguia pisa no chao minhas costas e nuca doia muito..por favor me de uma luz o que devo fazer ..desde de ja obrigada luciana castro……………….meu mail lucianacastro_cab@ig.com.br

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso pode ser enxaqueca. O ideal é procurar um neurologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Isso pode ser enxaqueca. O ideal é procurar um neurologista.

  • Ana Maria

    gostaria de saber se esses sintomas: dor de cabeça, visão turva, membros fracos, formigamento nas mãos, um peso nos ombros, palpitação,  falta de ar, sensação de sinusite parece que a área perto do nariz e olhos está entupido, não durmo direito enfim… podem ser começo de avc?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso parece muito mais sintomas de ansiedade do que de AVC.

  • Dayane Silva

    Gostaria de saber se a dificuldade na fala pode ser mesmo o AVC,ou pode ter outra coisa??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser outra, mas é preciso descartar um AVC

  • Arielle Fernanda

    quando da uma vez o avc , poderia dar outras vezes

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Mribeiro4924

    uma forte enxhaqueca pode trasformar em um AVC?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Mas um AVC hemorrágico pode se manifestar como uma forte dor de cabeça.

  • Katiamaria17

    Dr. porque um adolecente,de 16 anos poder ter avc ?  

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Porque há doenças que acometem pessoas jovens que podem causar lesões dos vasos, como vasculites ou trombofilias.

  • Ivone Frgueiredo Ramos

    Boa tarde! Na madrugada de ontem acordei de madrugada com uma forte câimbra na perna direita ,formigamento no braço direito e minha face do lado esquerdo com leve dormencia e sensação de leves picadas de agulhas.Tomo dois medicamentos para pressão arterial,preciso procurar a clínica médica?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Acho que seria prudente.

  • Nyrodrigues

    é possível uma criança de 2 anos ter avc? devido a transtornos emocionais e histórico familiar de cardiopatia?

  • João Batista Dias Rodrigues

    Se uma pessoa reclama de muita dor de cabeça a mais de uma semana que não passa com remedios comuns, e levada ao hospital e quando chega o medico da um diagnostico como pressao alta, so que foi avisado que a pessoa so fica com a pressão alta quando vai no medico, o chamado jaleco branco, mesmo assim ignora a informação e trata como pressão alta, numa tentativa de baixar rápido, não faz nenhum tipo de exame e apos dois dias a pessoa vem a obito, por um trombo famoso AVC, se tivesse feito algum tipo de exame, conseguiria detectar o trombo a tempo de fazer uma cirurgia, ou não tem nenhum tipo de exame para detectar a trombo a tempo.

  • Vanilcenaves

    Excelente esses esclarecimentos!

  • Elianaalvesdocarmo

    agora ja estou sabendo tudos os sintomas de um AVC, a um ano a minha mãe morreu por causa de um.

  • Jonathan Passos

    Boa tarde, hoje eu estava em casa rindo bastante, quando senti uma dormência no rosto  e a sensação de leves picadas(as picadas ocorreram só no rosto), eu senti a sensação de dormência também no corpo todo, logo depois quando eu relachava os meu braços eu sentia um certo cansaço bem passageiro,mas não senti dor nenhuma, nenhuma dificuldade de falar, ou fazer qualquer ação, pode ser um AVC ou algo parecido? Nesse momento ñ estou sentindo nada!

  • Claudia Borges

    Boa noite ! Minha mãe teve um AVCI no Tronco Cereal… No dia 08/06…. Até a data de hoje ela se encontra no Hospital…. O médico do Hospital Clinico Geral disse que minha mãe ficara tretraplégica e nunca mais irá andar e nem falar….Atualmente eu moro no RJ e minha mãe em SP…. Será que existe algum lugar onde possamos levar para fazer acompanhamento médico desta situação…. Estamos desesperado e não sabemos o que fazer….Por favor nos ajude…..e-mail claudia2077@hotmail.com. Cláudia

  • Jd Deus

    Dr. tive paralisia facial a 20 dias, sinto uma pressão forte na cabeça, gostaria de saber se isso ocorre mesmo quando se tem paralisia facial, pois fiz tomografia e está tudo certo, não tenho nenhum problema cerebral, gostaria também de mais informações para recuperação da paralisia facial

  • Alexsandro Alves12

    Boa tarde!Dr. hoje de manhã senti dor de cabeça eu sou inpertensa tomo enalapriu 6 comprimidos ao dia e a minha boca estava torta ao falar e estou sentindo dor na nuca dor de cabeça e o meu braço direito amortecido tenho 29 anos já consultei um médico ele disse que era pra mim descansar que era só a minha presão que estava alta(15por 10). Eu sinto que minha cabeça esta igual um balão enchendo será que isso é um sintoma de AVC.

  • Claudia Tomé

    Boa noite Dr. Pedro, meu paizinho de 89 anos sofreu um avc grave, com perda dos movimentos no lado direito, não fala, está se alimentando por sonda e com ajuda de um respirador. Fez dez dias hoje. A minha preocupação é como ele irá se alimentar? E a visão dele foi afetada. Ele está internado no Marcilio Dias.

  • Josué Boaventura

    Dr. Tonturas dia inteiro seguido de vômito.pode ser avc?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Até pode, mas há várias outras causas para esse quadro.

  • Zulmira Santamarinha

    Boa tarde,Dr. Pedro a 5 dias atras ia para o trabalho e senti uma durmencia muito forte da cabeça ao pé e não consegui andar por unus 5 minutos e logo em seguida passou e caminhei normalmente,fui ao médico e ele pediu uma tomografia e estou esperando o resultado,estou um pouco ansiosa sou hipertensa grave e diabete,tenho 65 anos.Te agradeço desde de já por algum esclarecimento.

  • Márcia

    Minha amiga tem um filho de 9 anos, ele teve um AVC na noite de ontem, uma criança com habitos saudáveis e pelo que sei, um histórico da familia com genética não favorável ao AVC. O que pode ter causado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só investigando para saber.

  • Ericson Robson

    Prezado Dr. Pedro,

    Há cinco dias estou com sensação de dormência e leve formigamento por todo o lado esquerdo do corpo, da lateral do pescoço ao pé. Houve diminuição da sensibilidade, a coordenação motora do braço está alterada, sinto como se o braço estivesse pesado, contundo não sinto dor alguma. Sou Hipertenso, Diabético e estou acima do peso. Pode ser AVC? Que médico devo procurar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um neurologista.

  • Ilzo Mada

    tenho uma dor forte na nuca do lado esquerdo podfe ser sintoma de avc/

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um neurologista.

  • Nina

    Aos 16 anos tive uma paralisia facial devido a grande tensão emocional. Foi rápida. A medida em que fui me acalmando, a boca foi voltando para o lugar. Pode ter ocorrido um AVC?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pouco provável.

  • Anderson Salgado

    Há 04 dias estou com uma leve dor da nuca ao topo da cabeça, mas só do lado direito, além disso minha língua está como adormecida, não na fala, mas no paladar. E hoje comecei a sentir no lado esquerdo do meu rosto um leve formigamento, como quando tive paralisia de bell. Será que estou tendo um AVC?

  • Natália

    Há alguns meses atras eu senti vários sintomas parecidos a estes. Eu sou bailarina, eu estava me aquecendo para começar o ensaio e então comecei a ficar tonta, ter de cabeça, formigamento muito grande em meu braço direito e incomodava muito, muita fraqueza que me fazia não me manter em pé e meu coração estava muito acelerado que ficava até com dificuldade de respirar. 1 ou 2 meses depois senti o mesmo mas não com tanta intensidade como a da primeira vez. Isso deve me preocupar ? O que eu tenho ?
    Obrigada pela atenção! 

    • Bela_rf

      Natalia não sou médica, mas já tive sintomas parecidos e no meu caso era crise de ansiedade. Eu achei que estava tendo um ataque cardíaco , porém alem de tudo eu tremia muito, durou alguns minutos e passou. Todos os cardiologistas que eu ia zombavam de mim pois eu tinha 23 anos e nenhum eletro acusava nada, nem no pronto socorro. Mesmo com esta informação não deixe de ir ao médico, porém discuta com ele a possibilidade de ser ansiedade. Abraços.

  • Alexandre Araujo

    minha esposa teve avc  4 dias  de pois do parto  se recoperou GRAÇA a Deus mas anda tendo dor de cabeça constate pode cequela  e de precutar ou que e
     

  • Lenilda Maia2012

    Que matéria excelente. Tenho 43 anos, já sofri de traumatismo crânio encefálico quando criança, sofro de enxaqueca crônica, porém a mais a mais de um mês sinto fisgadas na cabeça e pontadas que queimam e estou preocupada pensando em aneurismas ou princípio de derrame.A neurologista já solicitou uma tomografia, mas ainda para o mês 09/12 e vai demorar um pouco o exame ficar pronto. Alguém sabe o que pode ser?

  • Rui

    Dr. gostava que respondesse à questão da Natália

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A pergunta dela não está dentro das regras do blog. Não posso opinar sobre casos particulares à distância. Isso é antiético.

  • Gpaganelli

    Há uns três dias tenho a sensação de algo tremendo na parte superior esquerda da minha cabeça, quando coloco a mão para, mas se tiro a mão volta em seguida, é algo pra preocupação. Por favor me responda.

  • Adriana_torres_a

    fiz cirurgia bariatrica, más não consegui ter o sesultado desejádo preciso perder mais peso o que fiz errado? me responda.

  • Dayanne

    Em caso de suspeita de AVC, que especialista devemos procurar primeiro; psicologo ou neurologista? E existe um tempo máximo a se levar a vitima á uma avaliação médica para que não fique com sequelas? Desde já obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      NEUROLOGISTA. O paciente deve ser levado imediatamente, pois o tratamento só é efetivo nas primeiras 4,5 horas.

  • Deizilucia

    Meu Pai teve um avc isquêmico faz 1 semana. Está falando com dificuldade e andando também. Gostaria de saber quanto tempo leva pra ele retornar com sua vida normalmente.. ele tem 76 anos e já está fazendo fisioterapia. Gostaria de saber se a fala será recuperada ou terá que ir a uma fonoaudióloga?
    Obrigada!

  • Teresinha Carmo

    Parabéns pela iniciativa do blog, tireii muitas dúvidas. Dr. Pedro um gde abraço e continue assim.

  • Nan-thegame

    doutor eu estava sentado como o braço encima de uma cadeira e meus dedos começou a formiga logo depois comecei a passa mais tipo um fraqueza um mal estar o que pode ser isso. medi minha pressao ele esta normal

  • Victoria

    PARABENS dr.pedro,eu tenho apenas 10 anos e ja estou SABENDO de tudo isso

  • Rosineyalfon

    Obrigada Doutor Pedro pelas informações, coincidência, esse é também o nome do meu marido.Nos dias 11 e 12 de setembro tive uma intensa dor na cabeça, acompanhada de dor no tórax e náuseas.No dia 12 às 9H da manhã fui levada ao Pronto Socorro e depois transferida para o Hospital João Lúcio aqui em Manaus so me deram , o diagnóstico foi um princípio de AVC isquêmico mas só me deram hidrocotiazida (acho) e minha boca ficou um pouco repuxada.Gostaria que tivesse mais médicos comprometidos com a vida.Chorei muito por ver que alguns são tão insensíveis.Hoje, encontrei esse site, serei assídua.Deus te abençoe!

  • Rosineyalfon Manaus

    O que é preciso para postar um comentário? Por que o meu não aparece?Será que foi o AVC que me deixou impaciente?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Leia as regras do site, por favor.

  • Lucivania miguel

    Dr.um tremor no musculo superior do labio pode ser um sintoma associado ao AVC?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma ser.

  • Rafar

    as vezes sinto picadas na zona do coraçao ele começa a bater depressa passado pouco tempo volta ao normal. por vezes tenho dores de cabeça enjos . mas ja fui ao medico e ele disse q nao era nada.

  • Vieira – São Paulo

    Tive um avc e usei cocaina a uma semana atras,fiz uma ressonancia e acusou um uma mancha do meu lado direito, sera que tem alguma coisa haver?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Cocaína aumenta o risco de AVC.

  • Wagner

    Boa tarde neste final de semana fui tomar um café e estava de pé na cozinha quando repentinamente
    tudo escureceu e cai no chão mas não totalmente ainda consegui a poiar um dos braços e voltei a ficar em pé mas com o corpo tremulo e meio sem controle até mesmo dificuldade para falar isso pode ser um avc. wagnersouza21@hotmail.com

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso parece uma síncope. É preciso investigar a causa.

  • Rs Candil

    Olá Doutor!
    Quando mais novo tinha uma dor de cabeça que surgia repentinamente, antecedia à dor de cabeça falhas na visão, como se tivesse olhado para um flash de uma câmera digital.
    De tão insuportável às vezes tinha náusea e até vomitava.Fica dolorida a face e o restante da cabeça, doi até ao espirrar etc…
    Passado um bom tempo essa dor voltou, dói com intensidade e após melhorar fico com a cabeça dolorida o dia inteiro (apenas um lado).
    Tem algo relacionado com AVC ?….Estes sintomas costumam aparecer sem frequência às vezes uma vez por ano.

    • Rennantavares3

      Nossa! Tudo isso que você falou, eu tenho também.. mas comigo é mais frequente, as vezes tenho 2 vezes por mês, uma vez, ou demora meses… eu to com medo =/

      • Julia Nogueira

        Eu já tive algumas vezes, parece que é a tal da enxaqueca. Antes de vir a dor, há as alterações visuais, muito desconfortáveis por sinal!

  • Lays

    Minha mãe é hipertensa e hoje pela manhã ela acordo com o braço direito cansado e um pouco formigando isso pode ser um avc?

  • Houzana

    ola
    doutor estou muito preucupada com meu parceiro ele esta sentindo muinta dormençia no peito e na cabeça falta de ar
    e esta perdendo a força formigamento pelo corpo so que e le nao quer ir ao medico e grave a situaçao

  • Bela_rf

    Dr gostaria de saber se estes sintomas só aparecem no momento da crise, ou se eles podem ser sentidos de forma leve e esporádica porém durante muito tempo (como semanas por ex), de forma que esses sintomas leves possam ser sinais de que um AVC está por vir. Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      São sintomas agudos, que surgem e se agravam em poucas horas.

      • Kelly

        Dr. Gostaria de saber se tontura e mal estar é um sintoma de avc, pois fiquei muito preocupada . Minha mãe está se sentindo tonta constantimente mas ao longo do dia melhora. Ela tem 67 anos. Obrigada.

  • Geisantos

    meu esposo sofreu um AVC e ficou com o lado esquerdo paralisado e ele tem um coceira do meio da cabeç até o pescoço, o que seria isso

  • Rosalia

    Minha mae tem uma parilisia parcial da face toda vez que fica nervosa, algumas vezes associado a confusao mental…isso pode ser sintoma de AVC isquemico ou apenas uma descarga eletrica decorrente de nervosismo?

  • Luzia

    MINHA MÃE teve UM AVC ela tem 89 anos ela vai demorar a falar e andar o DR disse que foi fraco .
    ELA tem chance de andar e falar.

  • Lukas Meega

    texto ótimo obrigado

  • Danilaramalho

    meu pai teve um avc, esta tudo bem com ele, so que percebemos que o rosto dele esta parecendo que ele dormiu, sendo que ele nao dormiu. porque isso esta acontecendo? alterado pouco inchado.

  • Jacimara

    Meu pai sofreu um AVC e morreu uma semana depois…eu estou com 39 anos e tenho sentindo uns sintomas estranhos na minha perna esquerda,há possibilidade de eu sofrer um AVC assim como meu pai? O que eu posso fazer para evitar que isso ocorra?

  • Larissa amorim

    minha mãe teve o mimi-avc e melhorou no mesmo dia graças a deus esta melhorando
    quantas veze pode se ter um avc?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há limite.

  • Dani G12

    Doutor boa noite!
    Ontem me aborreci e fiquei mto nervosa. Chorei mto, mto mesmo! Um choro q não me contia… Depois fui dormir, acordei com a cabeça explodindo, dores fortissimas e pontadas na nuca. Depois me deu um leve formigamento na mão esquerda, logo em seguida um calar frio, comecei a suar e vomitei… não lembro da ordem direito dos fatos, só sei q custou a passar a dor, qndo acordei ainda sentia dores d cabeça, nao consegui deitar na cama, so me recostar a cabeça no sofá, enfim tomei um remedio d manha e passou. Dormi o dia todo e perdi o apetite tb. Queria saber o q eu tive. Devo procurar um medico. obrigada

  • Claudia zelenkovas

    Dr. boa tarde, preciso de um esclarecimento, em 25 de agosto, ocorreu um fato um tanto estranho comigo, dormi um pouco no periodo da tarde, e quando acordei estava com o lado esquerdo do rosto defornado e com forte dor no pescoço e braço com uma leve dormencia, o que ocasionou em inchasso do rosto inteiro e pescoço, e com um forte dor de ouvido, dor que se mantem até hoje, dias não e dias sim, dores na cabeça que não é dor mais sim como se lá houvesse fogo, e sinto que perdi um pouco da audição e visão, sinto um pouco de dormencia no rosto, quando me deito, não coloco mais o rosto do lado esquerdo no travesseiro, tenho medo de que ocorra novamente, por favor pode me explicar o que ocorreu, tenho 44 anos de idade, e trabalho em um local extressante, por favor….

  • natalicepaes

    tenho 48 anos estava muito calor e eu não parava com os preparativos da minha filha festa de 15 anos sem comer e sem tomar café e muito calor derrepente parei não consegui mexer o pescoço e falar baixo com dor de cabeça meus filhos me deram agua e tomei o remedio pra pressão um remedio fraquinho que eu tomoreceita medica fui melhorando aos poucos quando melhorei almocei e comecei as atividades fikei boa será ou não um avc ou pq não almocei e não parei as atividades estava muito suada tbm por causa do calor. preciso saber da resposta. meu email é binanat @ hotmail.com. atenciosamente

  • ElianeMar

    Boa noite, preciso muito de uma orientação. Tenho uma prima que desde o mês de Abril desse ano de 2012, está apresentando 4 dos sistomas acima mencionados que são:
    1. Fraqueza nos membros.; 2. Assimetria facial; 3. Alterações da fala; e 5. Alterações na marcha. Ela mora em Brasília e já foi em milhares de médicos e fez milhares de exames e simplismente tudo parece normal em seus exames, mas ela piora a cada dia.
    Eu moro em Manaus, ela sempre me liga pra conversamos e eu já não entendo quase nada do que ela fala. Sempre que digito seus sintomas na internet, aparece a palavra AVC. Será possivel alguém sofrer disso por tanto tempo? O que vcs acham que ela tem? Nossa familia já está desesperada e não sabemos mais o que fazer. Não sei ao certo sua idade, mas ela tem aproximadamente 28 anos. Por favor me deêm uma luz.

  • http://profile.yahoo.com/NZI3R4QKXDYMA6RLP4P47BDJKE ISAURA

    hoje minha boca adormeceu e minha lingua como se eu tivesse tomado uma anestesia para o dente foi passando mas agora 2 horas depois estou sentindo minha cabeça formigar e meu coração desparado será que estou tendo um avc ou vou ter quando da imobiliza na hora me ajude urgente meu pai morreu semana passada achei que pudesse ser nervoso mais nervoso tambem mata

  • http://profile.yahoo.com/OMVMB57MDVOQ3ZG4TYMTGFWTDQ yahoo-OMVMB57MDVOQ3ZG4TYMTGFWTDQ

    antes de ontem me deu uma dor na cabeça muito forte, mas forte deeemaaaisss… e adormeceu a pele na cabeça no lugar q doeu.. e ate agora nao passou.. e ainda ta doendo um poquinho e as ponta dos dedo da maos tao meio adormecidos tambem… :(
    isso tem haver?

    marcopaulo.2012@yahoo.com.br

    isso tem acontecido algumas vezes e quando acontece fico esquisito por alguns dias… tambem tenho perda de memoria recente…
    onde moro medicos nao conseguem descobrir o que é.. to com medo

  • benguela21

    olá bom dia, só o Helder Campos eu sinto gostaria de saber mas sobre o avc, é que eu sinto bor de cabeça intessa, sinto as veias parecem triendidas as vezes tenho que fechar a mão e colocar junto au peito e depos solto com muita força ai sinto os ossos a estalarem, será que este é uns dos sintimas do avc.

  • Jeffert Oliveira

    Graças a meu bom Deus eu não sinto nada disso apesar de nois sermos muito falhos Deus com a sua misericordia infinita nos toma em seus braços e nos livra de todo mal !

  • ericamalaquias

    oi boa tarde? eu me aborreci as temposs,e por conta de nao tomar nem uma atitude,eu me sinto mall. minha cabeça parece que vai esplodi,parece que esta tudo inchado por dentro de minha cabeça. se que essa magoa pode influencia em avc? por que eu sinto uma angustia muito garnde no peito,uma agonia meu corpo fika tremolo de maiss. é possicel torna-se em um avc?:

  • renata7

    Boa tarde!
    Estou muito preocupada com uma coisa que anda acontecendo comigo.Tenho 40 anos, e ultimamente ando sentindo um formigamento no meu braço direito e na lingua tbm! Estou com medo de estar tendo um principio de AVC, me ajuda!!!

  • aparecidocbx

    Boa Tarde!

    Meu pai tem 77 anos e faz 3 anos que ele sofreu um AVC não teve nenhuma parte do corpo com deficiencia, porém de lá pra cá ele teve algumas crises epilépticas, não fala muito perfeito e por ultimo passou por sérios problemas de saúde como próstata que teve de usar até sonda e também sofreu de pneumonia, passou por vários médicos de acordo com a formação, como cardiologista, neurologista, fonoaudiólogo, urologista e tomou remédio para todo tipo de doenças. porém gostaria de saber o porque ele agora está perdendo as forças das pernas que nem consegue andar sozinho mais,e vive chorando emocionado ou depressão, será que é por motivo dos problemas ou dos antibióticos fortes que ele está tomando para sarar a pneumonia. Ele começou a alimentar bem agora, não sente dor no corpo só essa fraqueza.

  • paula2706

    bom dia,li o artigo sobre o avc e tenho duas perguntas. a primeira pergunta é se tenho um ou dois sintomas do avc posso demorar quanto tempo pra procurar o médico? a segunda pergunta é se uma pessoa teve dois avc’s sendo que o segundo teve crise convulsiva é ideal ter um internamento para previnir ( ou controlar ) outros possíveis avc’s? muito obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- Se você suspeita estar tendo um AVC, deve procurar um médico imediatamente. Não importa se você tem apenas um sintoma ou vários.
      2- Não. A pessoa não pode ficar internada o resto da vida. A prevenção é geralmente feita com tratamentos fora do hospital.

  • Monica Santos

    Olá. gostaria de saber se os sintomas do AVC, como por exemplo alterações na fala e assimetria facial, são permanentes ou podem ser reversíveis.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende da extensão do AVC. Em geral, é permanente.

  • André Ribeiro

    Curiosamente, observei que 98% das perguntas (interessantes), não são respondidas pelo tal Dr, Pedro Pinheiro. sob o pretexto da “ética”. Em tese, as respostas para tais perguntas seriam de interesse público. O Médico precisa saber diferenciar o “antiético”,da informação. Se não sabe a diferença, então não deve abrir espaço para perguntas, o que não seria democrático, ou então como segundo critério, não publicá-las sem respostas.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Leia as regras do site antes de criticar. É de graça.

  • Samy

    Olá, minha dúvida é, eu consigo franzir a testa e levantar as sobrancelhas ao mesmo tempo, posso ter sintomas de AVC?

    • Pedro Pinheiro

      Não.

  • Adriana Ferratto

    Parabéns e obrigado pelo artigo. Muito bem escrito, esclarecedor e didático. Estava com dúvidas sobre os sintomas e o artigo esclareceu até mais do que eu esperava. Adorei entrar aqui!

  • Gabi

    Dr. estava em uma balada ontem, bebi duas cervejas apenas. E fiqueii dançando na pista. Quando do nada me ocorreu uma subita dor na nuca do lado esquerdo. Devido a essa dor, fiquei assustada e senti meu coração acelerar.. mas em uma hora estava em casa me preparando para dormir. Hoje porém acordei com muita dor do lado esquerdo, agora sinto dor moderada de cabeça.. mas como minha mãe já sofreu disso fiquei com medo.. consigo mecher a sombrancelha e franzir a testa.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      AVC não costuma ser assim. Além do que, imagino que você seja jovem. Não é comum pessoas jovens terem AVC.

  • Francisco Melo

    Estou em viajem, e ao chegar no hotel notei que estava sem foças nos láibios, e sinto como se tivesse tomado uma injeção de anestesia quando se vai ao dentista, e a minha boca está ligeiramente torta para o lado esquerdo e estou sentindo uma dor atrás da orelha direita, mas sinto que é dentro da cabeça. A minha língua está formigando como se estivesse passando a anestesia.
    Isso são sintomas de AVC?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Se a boca está torta e com menos sensibilidade, isso pode realmente ser um sintoma neurológico. O ideal é que algum médico faça uma avaliação do seu caso.

  • Sueli

    Boa noite, estou sentindo a alguns dias um leve formigamento na sombrancelha esquerda , consigo mecher e franzir a testa normalmente, isso pode ser um sintoma de avc? Tenho 43anos, minha mãe teve avc

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não costuma ser assim. De qualquer modo, formigamentos no rosto não são normais. Se os sintomas persistirem, procure um neurologista. Pode não ser um AVC, mas pode ser algum outro problema.

  • André Borges

    Ola, novamente !

    Sinto falta de força do lado direito do corpo em relação ao lado esquerdo.

    Sabendo que o lado esquerdo do cerebro, controla o lado direito do corpo.
    Sabendo que um ABC no lado esquerdo do cerebro, paraliza uma pessoa do lado direito do corpo.

    A minha duvida e a seguinte:
    Poderá haver alguma lesão cerebral, (que em vez de paralizar o lado direito do corpo a 100%, como um ABC no lado esquerdo do cerebro), possa afetar até 10% a força muscular do lado direito do corpo e uma peesoa fazer uma vida aparentemente normal, mas nao estar fisicamente a 100% ( como se o lado direito do corpo estivesse a ser puxado pelo lado esquerdo do corpo?

    É aconselhado procurar um neurologista ?

    Muito obrigado pela atenção e agradecia uma resposta.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Se você sente perda de força no hemicorpo direito, um exame físico neurológico com o neurologista pode esclarecer muito.

  • giuliano chomicz

    Boa tarde, Doutor
    Me chamo Andréia, sou esposa do Giuliano,nesta semana doutor meu esposo de terça para quarta não me deixou dormir,pois ele estava sentindo dor na perna esquerda,dor de cabeça,uma tremedeira involuntária,a boca do lado direito estava repuxando e a vista incomodando,gostaria de saber doutor se pode ser um sintoma de AVC,pq ele toma remédios controlados já faz uns vinte anos e nem com os remédios ele conseguiu dormir devido ao incomodo que ele estava sentindo,mas como é teimoso parece uma mula não quis ir no Hospital,se puder me responder fico muito grata,pois caso isso ocorra novamente não vou deixar ele teimar comigo em não buscar atendimento.

    ATT: Andréia

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      De longe, sem ver, é muito difícil opinar. Não parece ser um AVC, mas como disse, sem vê-lo seria irresponsabilidade minha opinar.

  • Danialveslopes

    Boa tarde doutor sinto tremor na veia da cabeça e também como se estivese cheia pode será avc ?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pouco provável.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Podem até ser, mas há dezenas de outras causas para tontura e mal estar.

  • juliana

    boa noite doutor, minha mãe caiu no banheiro desmaiada babava bastante eu fiz de tudo para socorre-la e levar pro hospital o mais rápido infelizmente não sei se por falta de atendimento não sei o que fizeram uns falaram uma coisa outros outra enfim depois de 3 dias internada com sangramento em todo o cérebro minha mãe acabou morrendo, foi um choque pra mim, entreguei minha mãe no hospital respirando queria saber se é normal no avc ocorrer isso mesmo ou o que sera que houve com ela, obrigada Juliana

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A história que você conta sugere um AVC hemorrágico. O quadro é dramático mesmo e a mortalidade é muito alta, mesmo com atendimento médico.

  • Odete Santana

    boa noite, tive uma pre eclampsia aos 31, meu pai era hipertenso e faleceu por conta de uma sequencia de AVC, aos 40 tive uma sensação de ter tido um AIT, mas não viram nada na Tomo de Cranio , porém apresento retinopatia hipertensiva leve e tive um diagnostico de prolapso de valva mitral (usei dilacoron por uns 2 meses aos 20 anos0 , apos consultar cardio e neuro que alegam estar tudo em ordem, não uso medicação nenhuma (hipertensivo, diuretico, anticoagulante,) tenho 42 anos 1,56 e 56 kilos. Tenho 2 filhas 11 e 4 anos, quero me precaver pois preciso de condições fisicas para cria-las .

  • Suellen Queiroz

    meu pai teve avc e o lado esquerdo comprometido,mas sente muita dormencia nas maos,oq posso fazer para amenizalas e o fato dele estar com dormecia todos os dias pode ser algo grave?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A dormência é comum após um AVC. Não há um tratamento específico para isso.

  • Fabio Santiago

    estou com algumas semanas sentindo uma dormência no braço esquerdo. coisas de umas duas semanas, sabe. queria saber se esse tempo todo é sinal de avc ou outra doença menos grave?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não deve ser AVC, mas pode ser algo com a inervação do braço.

  • Rosana Lemes

    estive com fortes dores de cabeça, vistas embaçada, tonturas e formigamento da mão e do rosto do lado direito do rosto,
    seria sintomas de um avc?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser, mas enxaqueca também pode dar esses sintomas. Você tem que ser vista por um neurologista.

  • jessica

    Sinto muita dor de cabeça muito forte pode ser um avc

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Poder até pode, mas existem dezenas de outros diagnósticos diferenciais para dor de cabeça.

  • sandro ricky marion cechini

    ola dr sou sandro tenho 25 anos posso ter um avc?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Poder, pode, mas nessa idade é muito raro.

  • Gabriel Souza

    Ola dr tenho 17 anos e estou sentindo meu braço esquerdo ficando fraco isso me incomoda muito para dormir estou sentindo isso a umas duas semas mais já faz 3 dias que esta piorando fico por volta de 8 horas enfrente ao pc e fico com uma posição só com o braço esquerdo isso pode ser avc estou muito preocupado devo ir ao medico ??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso pode ser alguma coisa dos nervos do braço relacionado ao seu trabalho no PC. Vale a pena procurar um médico, pois a lesão pode se agravar.

  • adriana ferreira de paiva

    dr minha mae sente dormencia na lingua e na ponta do dedo das maos pode ser inicio de avc ela tem 67 anos

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for algo de início súbito, pode ser.

  • adriana ferreira de paiva

    Dr meu nome e Adriana tenho 39 anos sinto fortes dores de cabeça ,pode ser inicio de avc

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Até pode, mas o mais provável é que não seja.

  • Bárbara Thuany Lima Belém

    Dr. minha mãe sente, esporadicamente, dormência na nunca, na cabeça. mas
    ontem sentiu na nuca, no braço, na perna. Ela fuma dois cigarros por
    dia, sendo o primeiro ao acordar e osegundo a noite antes de tomar banho
    para dormir. Esse sintomas tem forte indício de ser um AVC? Qual
    especialista deve procurar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser alguma coisa na coluna cervical, tipo hernia de disco ou bico de papagaio. O ideal é ele procurar um neurologista.

  • grasiela keller lindenmeyer

    oi tenho 31 anos,e sinto como se fosse picadas de agulhas as vezes no braço esquerdo as vezes na perna esquerda e a dor é forte chego me acordar a noite com dor,e tenho fortes dores na cabeça isso pode ser sintomas de um avc

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não deve ser. Pode até ser algo de origem neurológica, mas AVC não costuma ser assim.