Dor no rim: quais são as principais causas?

Dr. Pedro Pinheiro

comment 43 Comentários


Dor de origem renal

A dor de origem renal, que costuma se apresentar como uma dor na região lombar, é uma queixa muito comum na população em geral.

Entretanto, ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a grande maioria dos casos de dor na região lombar ou nas costas não é provocada pelos rins, mas sim por problemas na coluna e estruturas adjacentes.

A lombalgia (dor lombar) por problemas da coluna e a dor renal são situações completamente diferentes e possuem causas distintas.

Exceto nos casos de cálculo renal ou infecção urinária, os rins raramente doem. A maioria dos pacientes com alguma doença renal não se queixa de dor nos rins.

Para saber mais sobre outros sintomas dos rins, além da dor, leia: 10 Sintomas dos rins.

Onde ficam os rins?

Os seres humanos possuem dois rins que se localizam paralelamente à coluna vertebral, habitualmente entre a 12ª vértebra da coluna torácica (T12) e a 3ª vértebra da coluna lombar (L3).

O rim esquerdo fica, normalmente, localizado um pouco mais alto que o direito. Os rins são órgãos retroperitoneais, ou seja, ficam localizados mais próximos das costas, atrás da cavidade abdominal, protegidos pela porção posterior das costelas.

Localização anatômica dos rins
Localização anatômica dos rins

Os rins e ureteres (canais tubulares que levam urina dos rins à bexiga) são altamente inervados, o que permite sentirmos dor quando os mesmos sofrem alguma agressão ou inflamação.

Essa rica inervação renal, porém, cruza-se com as fibras nervosas vindas de outras estruturas e órgãos próximos, incluindo nervos vindos da pele. Como resultado, o cérebro tem dificuldade de precisar a origem da dor. Por isso, não é incomum que a dor de uma lesão renal ou dor ureter possa surgir em locais distantes, como barriga, testículos ou ovários.

Em geral, a dor dos rins é mal definida e difusa, acometendo lateralmente a região lombar e um dos flancos.

Causas de dor no rim

A dor renal pode ser precipitada por isquemia renal (redução do aporte de sangue), inflamação/infecção dos rins, tração ou distensão da pelve renal ou distensão da cápsula que recobre os rins.

Na prática, isso significa que as seguintes lesões e doenças renais costumam ser as causas mais comuns de dor nos rins:

Em geral, as três primeiras doenças citadas acima correspondem pela imensa maioria dos casos de dor renal.

Insuficiência renal causa dor nos rins?

Ao contrário da crença popular, a insuficiência renal, seja ela crônica ou aguda, não causa dor nos rins. Mesmo em fases avançadas, a dor no rim não faz parte dos sintomas do paciente com insuficiência renal.

Esse dado é importante, já que a maioria dos pacientes com insuficiência renal é idosa, faixa etária na qual problemas de coluna são muito frequentes. É muito comum o paciente insuficiente renal ter problemas de coluna, mas culpar injustamente os rins pela sua dor.

A insuficiência renal crônica é uma doença silenciosa até fases bem avançadas. Mesmo os pacientes já sob tratamento com hemodiálise não sentem dor nos rins, a não ser que também tenham algum dos problemas listados acima.

Para saber como identificar a insuficiência renal crônica, assista a esse curto vídeo produzido pela nossa equipe (ao clicar na imagem abaixo, o vídeo se abrirá em uma nova janela).

YouTube video

Sintomas

A dor no rim tem características próprias que variam de acordo com a doença responsável pelo seu aparecimento. Além da dor em si, os sintomas associados ajudam muito no esclarecimento da causa.

Exemplos:

Cólica renal

A dor do cálculo renal, chamada de cólica renal, é uma excruciante dor lombar unilateral, talvez a pior dor que o paciente já tenha sentido na vida.

Ela surge repentinamente, vai piorando ao longo das próximas horas e não melhora com nada, deixando o paciente extremamente inquieto. Não adianta levantar, deitar, sentar, curvar-se, massagear as costas…  nada funciona! O paciente fica “enlouquecido” com a dor.  É comum haver vômitos e presença de sangue na urina.

A dor do cálculo renal pode irradiar para flancos ou para região da virilha.

Pielonefrite

A dor da infecção dos rins, chamada pielonefrite, é uma dor lombar unilateral que geralmente vem associada à febre, calafrios, queda do estado geral, náuseas e vômitos.

A dor lombar não tem relação alguma com a posição do tronco ou movimentos da coluna. Sentar, deitar ou levantar não interferem com a dor, que não costuma ser tão intensa quanto a dor da cólica renal.

Uma manobra médica, conhecida como manobra de Giordano, que consiste em leve percussão na região lombar com a mão fechada costuma causar temporário agravamento da dor.

Doença policística renal

A dor lombar dos pacientes com rins policísticos é mais difícil de ser distinguida. Além dela poder ter características semelhantes às das dores de coluna, como agravamento ao andar ou após movimentos do tronco, se os rins forem muito grandes, eles próprios podem causar sobrecarga dos músculos e ligamentos da coluna lombar, levando à lombalgia crônica.

Pacientes com rins policísticos podem ter dor renal devido a várias causas, incluindo aumento do tamanho dos cistos, rotura ou sangramento de um cisto, infecção renal, pedra nos rins, etc. Além disso, o rim policístico também pode causar dor abdominal se for muito grande.

Diferenças entre a dor renal e a dor na coluna

O principal diagnóstico diferencial para a dor no rim é a dor de origem músculo esquelética da coluna lombar, conhecida como lombalgia. Na verdade, a maioria dos casos de dor lombar tem origem na coluna e seus ligamentos e músculos. Apenas uma pequena parte dos casos é realmente de origem renal.

A principal característica da dor doenças musculoesqueléticas da coluna é o fato desta ter características mecânicas, ou seja, é uma dor que piora com o movimento e em determinadas posições, mas costuma aliviar com o repouso.

As dores de origem musculoesqueléticas também podem causar certa rigidez, impedindo o paciente de fazer movimentos com a coluna. Outras características comuns são a irradiação da dor para a perna, podendo ir até a altura do joelho, fraqueza muscular nos pés e perda de sensibilidade em um dos membros inferiores.

As dores de coluna costumam ser quadros mais arrastados, com dores de intensidade moderada que duram meses ou até anos. Na maioria dos casos não há outros sintomas, como febre, vômitos, sangue na urina, perda de apetite, etc.

Resumindo, em geral, é fácil distinguir uma dor de origem renal de uma lombalgia musculoesqueléticas.  Não só as características da dor costumam ser bem distintas, como também os sintomas associados são completamente diferentes.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


43 respostas para “Dor no rim: quais são as principais causas?”

  1. Andreia Cristina Iole

    olá boa noite tenho muita dor no rim sempre tenho q ir no upa tomar remédio na veia pra melhorar mas fiz até tomografia e o médico disse q não é o rim porq não tem pedra mas é uma dor intensa nas costas e abdominal

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O rim só dói se estiver inflamado ou obstruído. Se a tomografia renal foi normal e você não tem sinais de infecção urinária, é pouco provável que essa dor realmente tenha origem no rim.

  2. Divania lima Santos

    Fiz uma ultrassom abdominal total consta que tenho pedra nos dois rins. No direito 0,6 cm . E no rins esquerdo 0,7 cm gostaria de saber se e caso para cirugia ou sai com muita água líquidos obg

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A maioria das pedras até 0,7 cm sai espontaneamente. Veja se nosso artigo sobre cálculo renal ajuda: https://www.mdsaude.com/urologia/calculo-renal/

  3. Samuel Mariano Tobias

    Fui diagnosticado artrose e sinto dores ao lado direito das costas às vezes confundo com as dores renais, as dores me parece uma ferida ou inflamação. Será que artrose ou cálculos renais?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Dor de cálculo renal costuma ser excruciante. Não é uma dorzinha que dá para conviver durante semanas ou meses. É algo bem agudo e intenso.

  4. Maria Fialho

    Dizem ser da vacina da covid e da gripe, mas dói o corpo todo, inclusive na zona dos rins, mal me posso baixar… Obrigada Maria

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tanto vacinação quanto a gripe podem causar dor muscular, mas é um quadro que dura poucos dias apenas.

  5. Raimunda Gomes da Silva

    Oi boa noite, s meus rins estão funcionando 22% os dois, mas estou sentindo uma dor muito grande no meu lombar. Estou com insuficiência renal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a sua taxa de filtração glomerular está em 22 ml/min, sim, isso é uma insuficiência renal. E em estágio avançado, já.

  6. María Eronita rosa olgini

    Fui no médico e fiz uma ultrassonografia e o meu rim esquerdo esquerdo maior com 8.09

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não entendi, o que é 8.09? Isso é o tamanho do rim esquerdo? É o tamanho de um cisto de 8 cm? É um cálculo com 8 mm?

  7. Eliane

    Dr o que quer dizer Imagem radiodensa projetada à esquerda do corpo vertebral de L3 medindo 6mm

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sem ver a imagem e sem mais informações é difícil avaliar, mas pode ser um pequeno cálculo urinário à base de cálcio que apareceu na radiografia.

  8. Carolina

    Dr. toda vez que tenho colica menstual sinto dor no rim direito. Sei que tenho pedra no rim, tem alguma ligação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há ligação direta entre cálculo renal e menstruação. Porém, isso pode ser sinal de endometriose. Procure a sua ginecologista e converse com ela sobre essa hipótese.

  9. Castro

    Oi Dr. fui subimetida a duas internaçoes com uso de antibióticos clindamicina e gentamicina por 48 hs desde entao estou com náusea e pontadas nos rins . li na nete que pode ser Insuficiência renal , estou com muito medo pois a bula do medicamento fala que esse medicsmento pode afetar os rins. Mas minha urina esta bem no hospital toda horas as enfermeira observava minhas pernas tudo normal mas quando sair apresentei essas náuseas e pontadas nos rins .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A lesão renal pela gentamicina geralmente acontece com o uso mais prolongado. Se foram só 48 horas e você tinha rins saudáveis previamente, o mais provável é que não tenha ocorrido nenhum problema. De qualquer forma, para ter certeza, você precisa dosar a sua creatinina sanguínea.

  10. Ana Paula

    Dr, mês passado descobri que tenho algumas pedras no rim, tomei remédio e tomando bastante água, mais acabei relaxando e começou a doer tudo novamente as costas, e depois começei a sentir umas dores na coxa, perna, tipo umas fisgadas, li na Internet que poderia ser dor ciática, tem alguma relação da dor nas costas ou das pedras com essa dor?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, nenhuma relação.

  11. Clebson

    A 8 dias atrás tive um dor na lateral esquerda, fui ao médico fiz exames de sangue e tumorgrafia que acusou um cálculo renal de 0.3 cm, estou tomando remédio antibióticos e antiflamatorio! Médico falou que não é caso de cirurgia, mais tem dia que doi e outros nao! Fico preocupado com Isso!! Fico com medo que afete meu rins, a dor é chata de Mais!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Cálculos de 0,3 cm costumam sair sozinhos depois de um tempo sem causar grandes problemas.

  12. Wadson Calasans

    Olá Dr. Pedro! Tudo bem? Desde o início do ano passado (2015), eu venho sentindo dores constantes na região do rim esquerdo. Eu fiz um exame de creatinina, cujo resultado foi: 0,98 mg/dL. VALORES DE REFERÊNCIA: Masc. mais de 12 anos:0,70 a 1,30 mg/dL. Tenho 33 anos. O que o senhor acha? Está normal? Posso confiar? Fiz num laboratório particular, do grupo Fleury (laboratório a+). Desde já, eu agradeço!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Está normal.

  13. Mila Menezes

    Meu filho tem vários cálculos renais nos dois rins. O médico disse que a maioria é pequeno e pode sair sozinho mas que tem uma grande que esta alojada no fundo de um dos canais dos rins. Pediu apenas que façamos exames pra ir observando pois meu filho não teve mais crise de rim. O que o Dr. aconselha?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que ele procure um nefrologista para investigar a causa dos cálculos de repetição.

  14. Leonardo Morais

    este e sem duvida o melhor post que li sobre o assunto, bem simples e de facil compreensao, parabens e obrigado.

  15. thiago

    eu tou sentindo uma dor no lombar será que e rim

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Impossível opinar sem lhe examinar. Se a dor é do rim, muscular ou da coluna, só uma avaliação médica pode dizer.

  16. mayara

    Estou sentindo dores no rim ja faz alguns dias,
    Antez tava uma dor fraca, mas se agravou esta doente muito, tomei 40 gotas de dipirona deu um leve alivio mas esta doendo ainda do lado esquerdo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Quem disse que a dor é do rim? Não poderia ser da coluna ou da musculatura das costas?

  17. Neurotico

    Meus parabéns a quem escreveu isso ai tudo. Foi explicado de uma maneira menos cientifica que a maioria vai entender!

  18. Alexandre

    Dr. estou no Japão já fui procurar um médico aqui, mas estou preocupado e precisando de ajuda profissional!!

    Há 15 dias atrás, tive que reter minha urina por um longo tempo (30 minutos aproximadamente, pois estava numa viagem de ônibus com poucas paragens)… quando tive a oportunidade de descer, ao urinar sentia dores nas regiões dos rins, que logo passaram. No entanto passou-se uns 3 dias e tive uma cólica renal, fui ao hospital fui medicado e as dores diminuíram… foi também realizado US abdominal onde não foi encontrado nada de anormal, exames de sangue e urina também dentro da normalidade.

    Desde então, essas dores agora mais leves ficam persistindo e fico sentindo agulhadas nas mesma regiões anteriormente citadas, voltei ao médico me disse que são dores musculares, mas realmente não me parecem, estou urinando normalmente, ingerindo muita água e não consigo me livrar destes sintomas que estão me incomodando bastante.

    Obrigado pela atenção e parabéns pelo site!!

    Alexandre

  19. Michele de Paula

    Já tive cistite varias vezes, só que agara nos exames de urina que faço da normal sinto dor nas costas próximo na região do rins já fiz vários exames de urina, cistoscopia,tomografia e utra sonografia das vias urinarias mais da sempre normal,mais quando vou urinar sinto dor guaze sempre não posso comer alimentos ácidos e nem temperos como pimenta e outros, por que se não ador volta tudo de novo tomo antibióticos e anti-inflamatório melhora mais depois volta tudo de novo também sinto dor na bexiga fui ao urologista varias vezes e ele não sabe o que é,fiz também o exame de cultura e não da nada ,na cistoscopia deu cistite cronica leve cinto dor quase todo dia com fisgada nos rins principalmente na bexiga com sensação de ardência na uretra…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
  20. Tatiane Aparecida

    Boa tarde,descobri á pouco tempo que tenho o rim esquerdo invertido,fiz uma ultrassonografia e acusou hidroneforose leve,tenho dores constantes nas costas do lado esquerdo,na altura dos rins (como vi no desenho do seu site)será que essa dor tem alguma coisa a ver com os rins?HIDRONEFROSE é grave?Qual especialista devo procurar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Hidronefrose pode causar lesão permanente do rim. O ideal é você procurar um urologista.