Calendário e Calculadora de Idade Gestacional

Dr. Pedro Pinheiro

comment 122 Comentários


Por que o tempo de gravidez é calculado em semanas?

Ao final deste artigo disponibilizamos uma calculadora gestacional para você poder calcular o tempo de gravidez, quando será a data provável do parto e para estimar qual foi o dia que ocorreu a concepção.

Mas antes de recorrer à calculadora, vale a pena entender como é feito o cálculo da idade gestacional.

É de conhecimento geral que uma gravidez dura, em média, 9 meses. Porém, assim que a gestante passa a frequentar as consultas pré-natais, ela descobre que o seu obstetra não conta o tempo de gravidez em meses, mas sim em semanas. Para quem não está habituado a essa forma de contar a idade gestacional, tudo parece mais complicado. Afinal, 17 semanas são quantos meses mesmo? Não seria mais fácil o médico dizer que a gestante está no 4º mês de gravidez?

Na verdade, os médicos não convencionaram contar o tempo de gravidez em semanas apenas para confundir a cabeça das futuras mães. Existe uma lógica por trás desta decisão. As mudanças no organismo da mulher e do feto são muitas e ocorrem de forma relativamente rápida, principalmente na primeira metade da gravidez. Em um único mês, acontecem dezenas de alterações importantes, e a contagem em semanas nos permite definir com mais exatidão o tempo de cada uma.

Por exemplo, o zigoto (óvulo fecundado) implanta-se na parede do útero na 3ª semana, o coração forma-se na 4ª, o embrião passa a ser visível à ultrassonografia na 5ª, os olhos surgem na 6ª e o futuro bebê já começa a se movimentar na 7ª semana (a mãe não nota porque ele ainda é muito pequeno). Se contássemos a gestação em meses, não seríamos tão precisos na hora de avaliar o tempo de tais mudanças.

Como converter semanas de gestação em meses de gravidez?

Apesar da contagem da idade gestacional ser classicamente feita em semanas, muitas grávidas ainda preferem ter a referência dos meses, pois acham mais fácil contar os “9 meses de gravidez”.

Existe um grande problema na conversão das semanas de gestação em meses de gravidez: o calendário gregoriano que usamos não define todos os meses com o mesmo número de dias. Há meses de 28, 29, 30 ou 31 dias.

Portanto, precisamos fazer uma pequena “gambiarra” matemática para fazer essa conversão. A maioria dos meses no calendário gregoriano tem 30 ou 31 dias, com exceção de fevereiro, que tem 28 dias (29 em anos bissextos). Se você calcular a média da duração de todos os meses ao longo de um ano, o resultado é aproximadamente 30,44 dias por mês. Dividindo o número médio de dias por mês pela duração de uma semana (7 dias), temos 30,44÷7 = 4,34. Portanto, em média, um mês tem cerca de 4,34 semanas.

A tabela abaixo apresenta a conversão de cada semana de gestação nos seus respectivos meses e trimestres de gravidez.

Semana de GestaçãoMês de GestaçãoTrimestre de Gestação
1 semana1 mês1º Trimestre
2 semanas1 mês1º Trimestre
3 semanas1 mês1º Trimestre
4 semanas1 mês1º Trimestre
5 semanas2 meses1º Trimestre
6 semanas2 meses1º Trimestre
7 semanas2 meses1º Trimestre
8 semanas2 meses1º Trimestre
9 semanas3 meses1º Trimestre
10 semanas3 meses1º Trimestre
11 semanas3 meses1º Trimestre
12 semanas3 meses1º Trimestre
13 semanas4 meses1º Trimestre
14 semanas4 meses2º Trimestre
15 semanas4 meses2º Trimestre
16 semanas4 meses2º Trimestre
17 semanas4 meses2º Trimestre
18 semanas5 meses2º Trimestre
19 semanas5 meses2º Trimestre
20 semanas5 meses2º Trimestre
21 semanas5 meses2º Trimestre
22 semanas6 meses2º Trimestre
23 semanas6 meses2º Trimestre
24 semanas6 meses2º Trimestre
25 semanas6 meses2º Trimestre
26 semanas7 meses2º Trimestre
27 semanas7 meses3º Trimestre
28 semanas7 meses3º Trimestre
29 semanas7 meses3º Trimestre
30 semanas7 meses3º Trimestre
31 semanas8 meses3º Trimestre
32 semanas8 meses3º Trimestre
33 semanas8 meses3º Trimestre
34 semanas8 meses3º Trimestre
35 semanas9 meses3º Trimestre
36 semanas9 meses3º Trimestre
37 semanas9 meses3º Trimestre
38 semanas9 meses3º Trimestre
39 semanas10 meses3º Trimestre
40 semanas10 meses3º Trimestre

Portanto, temos como exemplos:

  • 9 semanas de gestação equivalem a 3 meses de gravidez.
  • 4 meses de gravidez equivalem às semanas 13 a 17 de gestação.
  • 6 semanas de gestação equivalem a 2 meses de gravidez.
  • 3 meses de gravidez equivalem às semanas 9 a 12 de gestação.
  • 40 semanas de gestação equivalem a 10 meses de gravidez.

É importante ressaltar que essa conversão de semanas para meses ou meses para semana tem pouca relevância médica e serve apenas para saciar a curiosidade das grávidas. Na prática médica, apenas as semanas de gestação são importantes para as decisões obstétricas.

Como calcular as semanas de gravidez?

A forma mais correta de calcular o tempo de uma gravidez é através do dia da concepção. Porém, é muito difícil definir qual foi exatamente o dia que o espermatozoide encontrou o seu óvulo.

É importante lembrar que mesmo que você só tenha tido uma única relação sexual no mês que engravidou, isso não significa que a concepção tenha ocorrido neste dia. Os espermatozoides podem permanecer viáveis dentro do aparelho reprodutor feminino por 5 a 7 dias, dependendo da vitabilidade dos mesmos. Logo, se você teve relações no dia 16, mas só ovulou no dia 19, a concepção ocorreu somente 3 dias depois da cópula.

Se você tiver tido mais de uma relação sexual no mesmo mês, aí mesmo é que fica quase impossível descobrir qual foi o exato dia da fecundação. Como o óvulo fica viável por 24 horas e os espermatozoides por até 7 dias (em geral 3 a 5), se você engravidou em um mês que teve relações nos dias 12, 14, 17 e 19, isso significa que a fecundação do óvulo pode ter ocorrido entre os dias 12 e 26 do mesmo mês. Ou seja, um imenso intervalo de 2 semanas.

Em vista disso, como é quase impossível descobrir o dia exato que ocorreu a fecundação, de forma a tornar o cálculo mais simples, convencionou-se designar o primeiro dia da gravidez como o primeiro dia da última menstruação. É muito comum os médicos se referirem a este dia como DUM (sigla para Data da Última Menstruação).

Para facilitar a compreensão, imaginemos uma situação fictícia:

Uma mulher com algumas semanas de atraso menstrual resolveu fazer um teste de gravidez, que veio positivo. Hoje é dia 09 de Março e o primeiro dia da sua última menstruação (DUM) foi no dia 23 de Janeiro. Para efeito de cálculo da idade gestacional, consideramos o dia 23 de Janeiro como o primeiro dia de gravidez, mesmo ela não estando efetivamente grávida nessa data.

Sendo assim, a primeira semana de gestação vai do dia 23/01 ao dia 29/01. A segunda semana vai do dia 30/01 ao dia 05/02, e assim por diante. Seguindo este cálculo, chegamos à conclusão que no dia 09 de Março a nossa gestante imaginária estaria 6 semanas e 4 dias de gestação.

Na imagem abaixo, dividimos as semanas em diferentes cores para facilitar o entendimento.

Cálculo das semanas de gravidez

Atente para o fato que a ovulação e, consequentemente, a concepção, só ocorreram entre a 2ª e a 3ª semanas após a menstruação. Isso significa que, da forma que contamos o tempo de gravidez, nas duas primeiras semanas, a gestante ainda não estava realmente grávida.

Portanto, quando dizemos que a paciente está na 10ª semana de gravidez, na vida real ela está ao redor da 8ª semana. Mas essa discrepância não causa nenhum problema.

Como cada mulher ovula em um dia diferente do ciclo menstrual, usar o primeiro da menstruação facilita a padronização do tempo de gravidez, mesmo que isso signifique alguns dias de diferença em relação ao real tempo de gestação.

E se a gestante não lembrar quando foi a última menstruação?

Várias situações podem levar a mulher a não lembrar o dia exato da sua menstruação. Por exemplo, mulheres com ciclo menstrual muito irregular, mulheres que só descobrem a gravidez já com várias semanas de gestação, mulheres que tiveram sangramento de escape no início da gravidez e o confundiu com a menstruação, etc.

Nestes casos, a ultrassonografia transvaginal é a forma usada para estimar o tempo de gravidez. A partir da 5ª semana de gravidez, o embrião já pode ser identificado pelo ultrassom. Este exame tem uma acurácia muito elevada se for feito ainda no primeiro trimestre.

Até as primeiras 20 semanas de gravidez, todos os fetos têm mais ou menos o mesmo tamanho. Por isso, medidas biométricas simples, tais como o tamanho do osso fêmur, circunferência da cabeça, comprimento céfalo-caudal e a circunferência da cintura, ajudam o médico a estabelecer a idade gestacional.

Após a 20ª semana de gravidez, a genética entra em ação e cada bebê passa a crescer em um ritmo diferente. Desta forma, a partir deste momento, torna-se mais difícil afirmar com exatidão a idade gestacional baseado no tamanho do feto.

A aferição do comprimento céfalo-caudal pela ultrassonografia durante o primeiro trimestre é a forma mais confiável para se estimar a idade gestacional e a data provável do parto. Mesmo nas mulheres que sabem apontar sua DUM, o cálculo da idade gestacional é realizado pela ultrassonografia fetal para se confirmar a estimativa. O cálculo feito através do ultrassom é mais confiável que a data da última menstruação.

Para saber mais sobre o ultrassom obstétrico, leia: ULTRASSOM NA GRAVIDEZ.

Tamanho do útero

O tamanho do útero é outra forma de se estimar o tempo de gravidez. Antes do advento do ultrassom, esta era a forma usada para estimar a idade gestacional em mulheres que desconheciam sua DUM.

Até 12 semanas de gravidez, não conseguimos palpar o útero. A partir da 12ª semana conseguimos palpar o útero logo acima da sínfise púbica (parte frontal do osso da pelve). Com 16 semanas, o útero pode ser palpado no meio do caminho entre a sínfise púbica e o umbigo. Com 20 semanas de gravidez, o útero encontra-se na altura do umbigo.

Como calcular o provável dia do parto?

Quando calculado pela DUM, uma gestação normal (ou a termo) é aquela que dura entre 37 a 41 semanas. Se o bebê nascer antes da 37ª semana, ele é considerado prematuro. Se nascer após a 42ª semana, ele é chamado de bebê pós-termo.

Na maioria dos casos, os bebês nascem ao redor da 40ª semana de gravidez. Portanto, quando o obstetra lhe diz a data prevista para o parto (DPP), ele simplesmente contou 40 semanas após a sua DUM.

Uma forma rápida de estimar a DPP sem ficar contando os dias no calendário é através da fórmula de Naegele:

  1. Pegue o primeiro dia da sua última menstruação (DUM) e adicione sete dias.
  2. Diminua três meses.
  3. Some um ano.

Exemplo 1:
DUM = 05 de Maio de 2014
Some 7 dias = 12 de Maio de 2014
Subtraia 3 meses = 12 de Fevereiro de 2014
Some um ano e obtenha a DPP = 12 de Fevereiro de 2015

Exemplo 2:
DUM = 02 de Janeiro de 2014
Some 7 dias = 09 de Janeiro de 2014
Subtraia 3 meses = 09 de Outubro de 2013
Some um ano e obtenha a DPP = 09 de Outubro de 2014

Obviamente, isso é apenas uma estimativa. O objetivo não é tentar adivinhar o dia do parto, mas, sim, informar a mãe da época provável do nascimento, caso a gravidez vá até as 40 semanas. Na verdade, somente cerca de 5% dos bebês realmente nascem na data estimada no início do pré-natal.

Utilize a nossa calculadora gestacional para saber sua idade gestacional e quando será a sua DPP.

Calculadora de idade gestacional


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


122 respostas para “Calendário e Calculadora de Idade Gestacional”

  1. Micheli

    Beta HCG quantitativo 1,26 são quantas semanas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Beta hCG de 1,26 é um resultado negativo. Indica ausência de gravidez.

      1. Micheli

        4 semana, mais o menos, não se sente nada?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Geralmente, não.

  2. Maria Dirlene

    Aqui deu quantos meses 157687.6

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Quais dados você utilizou na calculadora?

  3. Gleyce

    Meu beta deu 246.246 não consigo compreender de quantas semanas eu estou.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O Beta hCG não serve para estimar o tempo de gravidez. O tempo de gravidez é contado a partir do primeiro dia da sua última menstruação.

  4. Alice

    O meu Beta Hcg Deu inferior a 2,0 miu/ml é positivo ou negativo, minha menstruação já veio normal atrasou, más tá vindo normal fraquinho, quantas semanas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Esse valor é negativo.

  5. Giovanna Gonçalves

    Olá, meu médico de pré-natal pediu um morfológico com 11 semanas, porque será? Estou de 8 semanas

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É rotina. Com a 11 a 13 semanas se faz o ultrassom para avaliação da translucência nucal. Dê uma lida nesse artigo: Ultrassom na gravidez: quando fazer e para que serve.

  6. Maria verusa

    Mulher ovula antes da menstruação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, geralmente 14 dias antes. A menstruação é resultado de uma ovulação que não gerou gravidez.

  7. Rafaela

    Nao sei Como contar minhas semanas de gestacao Como faco pra aprender

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você sabe o dia da sua última menstruação, basta pegar um calendário e ir contando quantas semanas se passaram até hoje.

  8. Maria Lucia Dutra Do Carmo

    3 semanas são quantos meses

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Um mês tem 4 semanas. 3 semanas é menos que 1 mês.

  9. SEBASTIÃO VILELA PARANAHIBA

    Há como afirmar a idade de gestação em dias? Por exemplo, através de ultrassonografia obstétrica pode se afirmar que uma gestação tem 9 semanas e 1 ou 2 ou 3 dias?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é perfeitamente possível estimar a idade gestacional em semanas e dias. Mesmo sem ultrassom, só usando a data da última menstruação.

  10. Maurício

    É possível engravidar fora do período menstrual?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, a gravidez ocorre exatamente fora do período menstrual.

  11. Thayane

    Beta HCG 18.775 estou com quanto tempo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O Beta hCG não serve para calcular tempo de gravidez.

  12. Franciele

    Exame de HCG quantitativo feito dia 22/09/22 deu resultado 12.378,00 mUI

    Primeiro dia da última menstruação foi 14/08/22

    Quantas semanas está de gestação ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      6 semanas.

  13. Ione vieira da silva

    É que minha data da ultima menstruação foi dia 02/01/2022 ..fui fazer uma ultrassom dia 06/04 o médico falou que eu estava de 6semanas e 3 dias só..gostaria de saber qual foi o mês que engravidei???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Em janeiro.

      1. Mikaella

        Doutor me ajuda?eu estou de dpp 18 de janeiro,não sei data ultima menstruação,eu tive relação 23 de abril e uma outra vez 28 de abril,você pode me ajudar?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          A distância do dia 23 para o dia 28 é muito pequena. Difícil definir qual relação gerou a gravidez. Você deve ter ovulado ao redor do dia 27 de Abril, o que torna ambas as datas possíveis.

  14. Ana Maria

    Data da concepção seria o dia que tive relação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não necessariamente.

  15. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Você está no segundo mês de gestação.

  16. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Sim, está no terceiro mês de gestação. Mas a contagem em semanas é muito mais precisa.

  17. Dayane karen faria lima

    Estou de 30 semanas significa quantos meses de gestação??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Enre 7 e 8 meses. Mas o tempo em meses não é o mais adequado. Uma gravidez a termo tem entre 39 e 40 semanas. Esse é a data que você deve acompanhar.

  18. jennyrodrigues312@gmail.com

    Quantas semanas são dois meses

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      8.

  19. Laís

    Oi minha irmã fez um beta e o resultado é de 122.949,00 mIU/ml esse valor seria um positivo de quantas semanas mais ou menos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não se usa beta hCG para estimar tempo de gravidez. A idade gestacional é estimada a partir da data da última menstruação e dos achados na ultrassonografia fetal.

  20. Alzirene Feitosa de Jesus Araújo

    Fiz 4 testes de farmácia para gravidez e deu positivo. Eu estou grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tudo leva a crer que sim.

  21. Sônia de Jesus Andrade

    Estou grávida de sete semanas meu beta deu 315,1

    Estou mesmo de sete semanas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O beta hCG não sere para estimar idade gestacional.

  22. ana Lucia

    gostaria de saber se estou gravida meu beta deu 3639,9 mIU/mL

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, esse beta hCG é positivo.

  23. Daniele

    Meu beta quantitativo deu 1,13 ė positivo ou negativo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Beta hCG abaixo de 25 é negativo.

  24. Franciele

    Oi estou a 4 dias atrasada será que já aparece

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Já pode fazer o teste.

  25. Lucineia Gonçalves

    Oi estou de 32 semanas já vi várias tabelas nas minhas contas são 8 meses estou certa.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, mas o tempo em meses não serve pra muita coisa. A gravidez é contada em semanas.

  26. Nety ramos

    Com 15 semanas já dá pra saber o sexo do bebé

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Dá através da sexagem fetal. Eu explico aqui nesse texto: https://www.mdsaude.com/2014/07/menino-ou-menina.html

  27. Vitória

    Os teste de gravidez de postos são eficazes?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim.

  28. Janicleide

    Já estou com 39 semanas é nada de sinal será que corro risco de ir pra Cesário

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Calma, ainda faltam 2 semanas para chegar às 41.

  29. Gloria

    Fiz um beta hcg , e o resultado veio 28.451,0 MUI/ML isso quer dizer oq nao entendi nada desse exame.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É positivo. Todo valor de hCG acima de 25 é positivo. O seu está 28451.

  30. Jessica

    estou com 18 semanas , devo dizer q estou de quantos meses ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É só dividir por 4. No seu caso, dá 4 meses e meio.

  31. Regina

    Gostei de mais das suas explicações, simples e sem arrudeio. Obrigada!

  32. Elizabeth fernandes

    Muito obrigado pela ajuda atraves dessa calculator pude saber de quantas semanas estou😍😍😍😍

  33. Vitoria

    Calculadora sumiu

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Basta recarregar a página (aperte F5), que a calculadora do tempo de gravidez aparece.

  34. Pamella Oliveira

    ola doutor , devo seguir a DUM ou a primeira ultrassom ela foi feita e acusou 5 semans e 5 dias ..
    agradeço desde já

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ultrassom é melhor que a DUM. Mas geralmente eles dão resultados bem parecidos.

  35. Angelita

    Tbem não encontrei a calculadora q pena

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a calculadora da gravidez não aparecer, aperte F5 para recarregar a página.

  36. Ricardo

    Não tem nenhuma calculadora disponibilizada na página!

    1. Ricardo

      Depois que enviei o comentário apareceu a calculadora na página.

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro

        Ela pode não ter carregado da primeira vez. Como após o comentário a página faz um refresh, ela carregou.

  37. Mila

    Poxa, por que retiraram a calculadora de idade gestacional (conforme data futura) que tinha neste artigo? E não consegui encontrar nenhum outro site com uma calculadora de IG para data futura..
    Para conseguir horário com minha ultrassonografista predileta é preciso agendar com meses de antecedência, e esta calculadora era muito útil para conferir se não erramos a contagem “no dedinho” feita com calendário.. Usava demais para me planejar.. Contar manualmente demanda muito mais tempo e ainda nos sujeita a erros por distração…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Mila, a calculadora não foi retirada. Acabei de ver o artigo e ela está lá.

      1. Mila

        Entrei agora e apareceu a calculadora. Mas no dia em que escrevi este comentário entrei várias vezes (inclusive usando navegadores diferentes) e não aparecia em nenhum ponto da página. Deve ter sido uma pane no site. Obrigada!

  38. Susilaine

    A gravidez se conta a partir do último mês da menstruação ou de atraso

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A partir do primeiro dia da última menstruação que desceu.

  39. islane

    a tabela consta que estou com 36 semanas quantos meses estou?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Está entrando no 9º mês de gravidez.

  40. Paula

    21 semanas e 4 dias quantos meses é?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Mais ou menos 5 meses.

  41. Lila

    Fiz o teste HCG e deu 19200,42, estou grávida? E se Sim de quantas semanas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esse artigo explica tudo o que você precisa saber sobre o Beta HCG: https://www.mdsaude.com/2013/10/beta-hcg.html

  42. Raquel De Andrade

    boa noite estou completando amanha 41 semanas mas nao tenho sinal de bolsa estourar nem dor nenhuma e a minha barriga continua alta fiz um ultra com 7 meses e a bebe ta sentada e acho que continua sentada ja tive uma cesariana do meu primeiro filho induziram o parto com 42 semanas mais nao sei oque fazer agora

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pelo o que você conta, acredito que nessa altura do campeonato já fizeram uma cesariana, correto?

  43. daianne nunes

    Boa Tarde estou com 17 semanas e 6 dias quantos meses eu to?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      VocÊ está entre o 4º e o 5ª mês.

  44. Dilvana Ribeiro

    Peguei zika vírus a 6 meses já posso engravidar ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  45. Amor Mãe Moda Gestante

    Adorei a matéria!!! Excelente post!!!

  46. Leticia Ventura

    Estou de 33semanas se caso com 37semanas minha bebê quiser nacer por ser o momento dela tem algum problema?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a data estiver correta, não.

  47. Emanuelly

    Dr. Meu beta HCG deu superior a 1000mui/ ml é negativo ou muito cedo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Positivo.

  48. Thawanny Karollynne

    Olá Dr. meu exame de BHCG deu 4.418,00 mUI/ml esse resultado é negativo ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É positivo.

  49. Mayara

    Boa tarde! Tenho uma dúvida sobre a data da concepção! Minha dum foi em 23/10 no dia 10/ 12 foi realizado um usg que acusou 7 semanas e 3 dias, em qual data posso ter engravidado? Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A diferença entre o ultrassom e a DUM é de poucos dias apenas. A data correta da gravidez não dá pra saber, mas foi provavelmente por volta do dia 6 de Novembro.

      1. Mayara

        Doutor Pedro, muito Obrigada!

  50. Iolanda Araújo

    Dr, estou com 32 semanas e 2 dias, ao certo são quantos meses? Segundo o GO estou no 8° mês,se for isto mesmo quando completo o 9° mês?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      8º mês, mas a contagem em meses é irrelevante, o que interessa são as semanas.

  51. Letícia

    Dr , queria tirar uma dúvida , bom minha última menstruação foi dia 22/11/2015 e queria que você me esclarecesse de quantas semanas estou ? E quanto equivale essas semanas em meses ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Letícia, no final do texto tem uma calculadora de idade gestacional. Você não conseguiu usá-la?

  52. Suzana Vieira

    Se minha gravidez pela USG iniciou dia 06 de novembro, a concepção foi após essa data? ou seja, no dia 06 propriamente dito, nem estava grávida ainda?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, a idade gestacional não é contada a partir da concepção, mas sim da data da última menstruação.

  53. Franfran

    Parabéns pelo ótimo trabalho! Dr queria saber se o senhor pode esclarecer minha dúvida? E que eu tive uma relação dia 03/09 e outra dia 25/09 ambas desprotegida só que engravidei e fui bater uma ultrassom dia 12/01 onde constou que estava de 17 semanas e dois dias queria saber de qual relação e essa gravidez

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O mais provável é que tenha sido no dia 25/09, mas não dá pra ter certeza.

      1. Franfran

        Mesmo que a dpp estimada pela ultra seja 19/06

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não sei, não fiz as contas pela DPP. O fato é que se a gravidez tivesse ocorrido no dia 03/09, você provavelmente não teria só 17 semanas no ultrassom de 12 de Janeiro. Teria algo em torno de 20 semanas. Mas se as relações foram com parceiros diferentes, você só vai ter certeza mesmo com exame de DNA.

  54. celma

    Dr.estou com 34 semanas e gostaria de saber se posso fazer uma cesariana com 37 semanas porq quero fazer uma laqueadura também é se é seguro cesariana com 37 semanas.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O ideal é esperar você entrar em trabalho de parto. 37 semanas é o limite inferior na normalidade, muitos bebês só nascem com 39 a 40 semanas. Isso faz diferença.

  55. Larissa

    Fiz indução de ovulacao com controle de ovulacao! Minha última menstruação foi dia 31/01, ovulei dia 14/01, minha primeira ultra som foi realizado no dia 15/03, pelos cálculos da minha última menstruação estaria na ocasião com 6 semanas e dois dias! Porém de acordo com a US eu estava com 5 semanas e dois dias, o embrião apresentava 2,6 mm e 95 bpm!
    É normal essa diferença de semana mesmo eu sabendo que não tive ovulacao tardia? Está tudo certo com meu bebê?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nesse caso o USG é mais confiável.

      1. Larissa

        Mais é normal apresentar essa diferença mesmo eu sabendo que ovulei no 14 a 15??

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não tem problema, e nessa fase inicial o USG é mais fidedigno para determinar o tempo.

  56. Alderlandia

    Bom dia, estou com três dilemas, minha primeira ultrassom eu fiz dia 12/01/2016 deu que estava com 14.5 semanas e o sexo do bebe era menino a segunda eu fiz 20/02/2016 deu que eu estou com 19 semanas e é uma menina. Qual é a mais confiável para saber o sexo, com quantas semanas eu realmente estou e qual a data provável da concepção?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A contagem da idade gestacional das 2 ultrassonografias não apresenta contradição. Você tinha 14 semanas em Janeiro e cinco semanas depois tem 19. É o esperado. Em relação ao sexo, teoricamente, o exame feito com 19 semanas é mais confiável que o feito com 14.

  57. mara

    Dr. pela transvaginal no dia 7/12 deu 8 semanas. A data da concepção poderia ser o dia 16/11?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O mais provável é que tenha sido umas 2 semanas antes dessa data.

  58. luka

    Bom dia dr , olha tenho uma cesaria 4 abortos e i ectopica q resultou em uma outra cesaria ne, agora estou gravida de 12 semanas gostaria de saber se o meu parto tem q ser uma cesaria novamente

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente, depois de 2 cesarianas, o obstetra não costuma optar pelo parto normal.