COMO SABER O SEXO DO BEBÊ – É menino ou menina?

Conheça os métodos mais confiáveis para saber o sexo do seu bebê durante a gravidez.

51

Desde que o mundo é mundo, a curiosidade acerca do sexo do bebê é praticamente universal entre os futuros pais. Assim que o casal descobre que a mulher está grávida, a primeira pergunta que invariavelmente vem à cabeça é: será menino ou menina?

Neste artigo vamos falar das formas mais eficazes de detectar o sexo do feto, incluindo exames de ultrassom e exames de sangue. Falaremos também sobre os mitos e a existência ou não de evidências científicas por trás de crenças populares, tais como tabelas, calendários ou simpatias.

Quais são as formas mais utilizadas para determinar o sexo do bebê?

Ao contrário dos nossos avós, que precisavam esperar até o dia do nascimento para descobrir o sexo do bebê, graças aos avanços tecnológicos, nós já podemos identificar o gênero do feto tão precocemente quanto 8 semanas de gestação.

Existem várias formas para descobrir o sexo do bebê durante a gravidez, sendo a ultrassonografia e a sexagem fetal através do sangue da mãe as formas mais populares atualmente. Vamos falar resumidamente sobre alguns métodos de determinação do sexo fetal atualmente disponíveis.

a) Ultrassom para identificar o sexo do bebê

Nas últimas décadas, a ultrassonografia fetal tornou-se a forma mais comum de identificar o gênero do feto. O ultrassom é um exame ótimo, pois ele é simples, barato, indolor e sem riscos para mãe ou o feto. Na verdade, a determinação do sexo do bebê é apenas uma das dezenas de utilidades do ultrassom obstétrico. Em geral, ninguém faz o ultrassom somente para saber se é menino ou menina. A avaliação ultrassonográfica faz parte do pré-natal de rotina e a determinação do sexo do feto acaba sendo incluída junto com outras avaliações do estado de saúde da gestação (leia: ULTRASSOM NA GRAVIDEZ).

A determinação do sexo é feita de forma bem simples: vendo se o bebê tem um pênis ou uma vulva entre as pernas. Dizendo assim pode parecer fácil, mas, apesar da diferenciação da genitália começar ao redor da 6ª semana de gravidez, antes de 14ª semana é muito difícil dizer através a imagem do ultrassom se o bebê tem um órgão sexual masculino ou feminino.

A posição do bebê dentro do útero é essencial para que o médico consiga ter imagens claras. O bebê já pode ter a genitália completamente formada, mas se a posição dele não for favorável, o médico pode não conseguir um ângulo adequado para avaliar a região pélvica. Quando o bebê é um menino, costuma ser mais fácil, e mesmo com 12 semanas já pode ser possível determinar o gênero do feto. Porém, quando o médico não consegue ver o pênis, isso pode significar uma menina ou simplesmente um ângulo inadequado para a visualização do órgão.

A partir da 18ª e a 20ª, a genitália costuma estar bem formada e a taxa de acerto do ultrassom é de mais de 90%. Porém, mesmo nesta idade gestacional é possível haver dúvidas, principalmente se o a posição do bebê não for a mais adequada. Quando é assim, a determinação do sexo acaba ficando para uma ultrassonografia posterior, com a gravidez já mais avançada.

Apesar da elevada taxa de acerto, o ultrassom pode dar errado, pois é um exame que depende da interpretação humana. O erro pode ser para os dois sexos, mas a maioria dos equívocos ocorrem com meninos que são erradamente identificados como meninas pela imagem do ultrassom.

b) Sexagem fetal

A sexagem fetal é um exame que tem ganhado grande popularidade nos últimos anos. Ele é feito através da coleta de sangue da mãe para pesquisa do DNA do feto. Já há algum tempo sabemos que amostras do DNA do feto conseguem atravessar a barreira placentária e alcançam a circulação sanguínea materna. Por isso, com uma simples amostra de sangue da mãe é possível identificar características do DNA do bebê.

A lógica por trás deste exame  de sexagem fetal é bem simples. Em situações normais, os seres humanos possuem um par de cromossomos sexuais. As mulheres apresentam 2 cromossomos X e os homens, um cromossomo Y e um cromossomo X. A sexagem fetal procura especificamente pela presença do cromossomo Y no sangue da mãe. Como as mulheres são XX, ou seja, não possuem o cromossomo masculino Y no seu material genético, se o exame encontrar um cromossomo Y, ele só pode ter origem no feto.

Portanto, salvo situações excepcionais, se o exame de sexagem fetal encontrar cromossomo Y no sangue da grávida, isso significa que o bebê é um menino. Se não for identificada a presença de cromossomo Y no sangue, é porque o bebê é uma menina.

Conforme a gravidez avança, mais DNA fetal pode ser encontrado na circulação materna. Por isso, o teste só deve ser feito a partir da 8ª semana de gravidez. Antes da 8ª semana pode não haver ainda quantidades suficientes de DNA fetal no sangue materno para a identificação do cromossomo Y, levando falsamente ao resultado de sexo feminino.

Taxa de acerto da sexagem fetal de acordo com a idade gestacional:

Fase da gravidezSexo FemininoSexo Masculino
Até 8ª semana74,0%>99,0%
8ª a 10ª semana99,0%>99,0%

A sexagem fetal é superior ao ultrassom, pois tem taxa de acerto mais alta e consegue definir o sexo do bebê mais precocemente. A sua única desvantagem é o preço. Um exame de sexagem fetal custa entre 300 e 500 reais.

c) Amniocentese

A amniocentese é um exame invasivo, que consiste na introdução de uma agulha na barriga da mãe até dentro do útero para a coleta de um pequeno volume de líquido amniótico. Esse líquido coletado é rico em material genético do feto e pode ser usado para identificação do sexo do bebê. Sua taxa de acerto é de 100%.

A amniocentese é um procedimento usado para investigação ou rastreio de doenças genéticas do feto. Ele tem suas indicações e nunca é feito exclusivamente para identificação do sexo, uma vez que, para isso, existem exames mais simples e com menos riscos.

Falamos especificamente sobre a amniocentese no seguinte artigo: AMNIOCENTESE – Exame do líquido amniótico.

Métodos caseiros de identificação do sexo do bebê

É curioso que, apesar de todos os avanços tecnológicos das últimas décadas, muitas pessoas ainda recorram a testes caseiros e crenças do tempo das suas bisavós para adivinhar o sexo do bebê. Na verdade, como só existem 2 opções de sexo, masculino ou feminino, qualquer teste, por mais esdrúxulo que seja, terá sempre uma taxa de acerto ao redor de 50%. Isso significa que, estatisticamente, a cada 2 grávidas, qualquer teste acertá o sexo do bebê em pelo menos 1.

Também é importante destacar o fato de que, dependendo da cultura e da região, um mesmo teste pode ter significados diferentes. Por exemplo, uma barriga alta pode significar menino segundo a crença popular em um determinado país, e menina em outro. O divertido é que em ambos, a taxa de acerto será de 50%.

Vamos fazer uma rápida revisão crítica sobre algumas crenças populares para identificação do gênero do bebê.

1- Formato da barriga da mãe pode identificar o sexo do bebê → MITO

É impossível descobrir o sexo do bebê apenas pelo formato da barriga da grávida. O formato e o tamanho da barriga da mãe não têm relação alguma com o sexo do bebê, mas sim com tônus muscular do abdômen, o biotipo da mãe,  o tamanho e peso do bebê, a posição do feto, idade gestacional e a quantidade de peso que a mãe ganhou durante a gravidez.

2- A frequência cardíaca dos feto é diferente entre meninos e meninasMITO

Diversos estudos tentaram estabelecer uma relação entre a frequência cardíaca do feto e o seu sexo, mas a imensa maioria demonstrou não haver nenhuma ligação. Um estudo de 1999, porém, sugeriu que nos dias que antecedem ao parto, e apenas neste momento, os batimentos cardíacos das meninas são mais acelerados que dos meninos. Não existem outros estudos que comprovem essa relação. E mesmo que existissem, um método que só é capaz de definir o sexo do bebê poucos dias do parto é pouco útil.

3- O tipo de movimento de uma aliança suspensa por fio acima da barriga da mãe pode identificar o sexo do bebê → MITO

Essa teoria é tão desprovida de base científica que nunca ninguém se dispôs a fazer um estudo sobre ela. É óbvio que o movimento da aliança depende de quem a está segurando, e não da barriga da mãe que não tem contato nenhum com o objeto.

Em tempo: parece óbvio, mas não custa dizer, bebês não são seres dotados de magnetismo para poderem, à distância, interferir no movimento de objetos metálicos.

4- Tabela chinesa baseada na idade lunar detecta sexo do bebê com 99% de acuráciaMITO

Diz a lenda que uma tabela chinesa de mais de 700 anos encontrada enterrada na tumba de um imperador consegue prever, a partir da idade lunar da mãe e do mês da concepção, o sexo do bebê com 99% de segurança.

Não era preciso estudo científico para imaginar que a tabela não funciona. Porém, esse estudo existe, o que nos fornece comprovação científica de que a tabela não tem 99% de eficácia. Um estudo sueco avaliou a gravidez de 2.8 milhões de mulheres entre os anos de 1973 e 2006 e chegou ao seguinte resultado: a tabela chinesa possui uma taxa de acerto próxima de 50%.

Explicamos a tabela chinesa da gravidez em detalhes no seguinte artigo: A TABELA CHINESA PARA SABER O SEXO DO BEBÊ FUNCIONA?.

5- O método de Ramzi, que utiliza a posição da placenta no útero, tem uma taxa de acerto de 97% → MITO

O método de Ramzi foi supostamente criado pelo Dr. Saam Ramzi Ismail e publicado em 2011 sob forma de estudo científico em um website sobre Obstetrícia.

O estudo que descreve o método afirma que se na ultrassonografia fetal a placenta estiver implantada à direita do útero, o bebê é menino; caso a placenta esteja implantada à esquerda do útero, o bebê é menina.

O tal estudo, porém, apresenta diversas falhas e nem sequer identifica os seus autores nem onde ele foi feito. O site que o publicou também não é uma fonte confiável para estudos clínicos.

Além disso, não existe nenhum outro estudo científico que corrobore com esses achados. Pelo contrário, os poucos que existem chegaram à conclusão que não há relação entre a posição da placenta e o sexo do bebê.

Para saber mais sobre o método de Ramzi, leia: O Método de Ramzi Para Saber o Sexo do Bebê é Confiável?

Este artigo foi útil?  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, Total: 5,00 de 5)
Loading...
VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES
51 Comentários
  1. lorrane

    Dr. fiz 3 ultrason e o bebe não deixa ver o sexo , sempre esta com a perna fechada e normal ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Quantas semanas de gravidez você tem?

  2. Francielle

    Olá. Estou com 12 semanas, ja da pra saber o sexo do bebe, fazendo uma Ultrassom?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Depende da posição do bebê. A partir da 14ª semana fica mais fácil.

  3. Leilian

    Bom dia… Doutor estou com 9 semanas e 2 dias será que já dá pra ver o sexo do meu bebê??

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Já dá pra fazer o exame de sexagem fetal.

  4. Diane

    Doutor é verdade que comer chocolate antes do ultrassom ajuda a ver melhor o sexo do bebe, pois ele vai estar agitado? Estou com 15s, ja dar para ver o sexo nitidamente ou poder ter duvidas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não sei se isso realmente funciona.

  5. Jaqueline

    Bom dia DR
    Me tire a dúvida fiz minha ultra com 16 semanas o médico escreveu menina mas eu não vi nada e analisando o DVD vi algo muito pra fora tem alguma possibilidade do pintinho está se desenvolvendo ainda

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É pouco provável que o médico tenha deixado de identificar um pênis que seja tão desenvolvido a ponto de uma pessoa leiga poder vê-lo ao ultrassom. Provavelmente, o que você viu não deve ser o pênis.

  6. karol rosa

    Bom dia Dr,estou com 22 semanas de gestação,fiz uma ultrassom obstétrica e o médico informou o sexo masculino com dorso a esquerda ,mais tenho duvidas porque as pessoas mais velha diz que quando o bebe está no lado esquerdo e menina ,são mitos ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É mito. Não tem nada a ver a posição do bebê com o sexo dele. Até porque o bebê muda de posição várias vezes durante a gestação.

  7. Carol Meireles

    Fiz a translucência nucal com 12 semanas, e a médica disse que era 75% de chance de ser menina, ontem fui fazer a morfológica com outro médico, e ele se atrapalhou disse que era um menino e depois disse que era uma menina, fiquei bastante confusa! Seria bom fazer uma nova ultrassom? Estou com a cabeça bem embaralhada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se o médico que fez a ultrassonografia não lhe passou confiança, você pode pedir uma segunda opinião. Ultrassom não faz mal ao bebê.

  8. Vivy Pariz Marques

    Boa tarde Dr., muito interessante a postagem… gostei muito! Queria muito saber o sexo do meu bebê, estou de 8 semanas, mas o que mais quero mesmo é que venha com saúde… tenho um mioma no útero de 5 cm, e isso me preocupa, o senhor ja fez partos em gestantes com miomas?? Foi tudo bem?? Obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Vivy, eu não sou obstetra, eu não faço partos.

  9. Claudia Fernandes

    Boa Tarde Dr.
    Quais as implicâncias de exames de imagem (tomografia e raio x) em uma gravida?
    Eu cai do primeiro andar da escada do segundo andar da minha residencia, e foi preciso fazer os exames de imagem (tomografia e raio x), porem não tinha conhecimento da gravidez, como minha queixa de dor era no quadril acredito que o exame tenha sido feito bem proximo a pelve.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A quantidade de radiação que o feto é exposto nas radiografias é baixa, mas na tomografia computadorizada ela é mais alta, principalmente nas tomografia de abdômen e pelve. Porém, apesar de haver riscos, um único exame não costuma gerar radiação suficiente para causar má-formações.

  10. Tati Furtado

    Hahaha…tabela chinesa falhou comigo tb, Doutor…o que funcionou foi a minha intuição…desde o início sabia que viria um menino.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pois é… A tabela chinesa funciona com 50% das mulheres, o que é estatisticamente o esperado quando só há 2 opções de resultados. Cara ou coroa funciona tanto quanto a tabela chinesa.

      1. Tati Furtado

        Concordo! Obrigada por esclarecer nossas dúvidas, em uma linguagem simples. Adoro esse site.
        E por sinal meu menino vai se chamar Pedro. Abraço

  11. Tati Furtado

    Adoro esse site que é mega esclarecedor. Sempre venho sanar minhas dúvidas aqui. Obrigada!!!

  12. Caroliny

    Oi, estou com 19 semanas de gestacao, fiz uma ultrassom o medico disse que provavelmente seja uma menina, porem esta sentada com as pernas fechadas… Gostaria de saber se realmente pode ser uma menina

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Só existem duas opções: ou é menino ou é menina. Eu não vi a imagem do ultrassom, portanto, se o seu médico, que fez o exame, disse que provavelmente é uma menina, realmente pode ser uma menina. À distância, não tenho como acrescentar muita informação a esta situação.

  13. bruna

    estou com 14 semanas sera que ja da pra ver o sexo

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É possível que sim.

  14. Priscila

    Olá Dr. Pedro, na minha primeira ultrassom o médico me informou que a minha gestação era gemelar e são identicos, isso quer dizer que são do mesmo sexo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se são idênticos, o sexo é o mesmo.

  15. camilla

    Ola Dr..fiz um usg com 5sem e 1d e o medico nao conseguiu ver o saco gestacional, e disse que era muito novo e pediu pra repetir apos 10dias..sera que o bebe nao desenvolveu?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ainda é cedo pra dizer.

  16. priscila

    Olha Dr Pedro eu fiz uma ultrasson com
    6 semanas de gestação. e apareceu
    dois saco gestacional no meu ultero
    só que um nao tem o embrião e nein
    a visicula vitelinica e o outro tem o
    embrião. queria sabe se estou gravida de
    dois ou um???? … agora estou com 11
    Semanas .

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Provavelmente só há um viável, mas tem que repetir o ultrassom para ver se realmente não há embrião no outro saco.

      1. Lulu Magalhaes

        ola Dr. gostaria de saber, 1° mes passado (junho) tomei serophene ñ deu certo, ai então este mês de (Julho) ñ tomei mas trenei bastante, e sempre menstruo dia 28, estou 3 dias atrasada, posso estar gravida ??

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Pode.

  17. Elida

    Oi doutor estou com 30 semanas e ainda não consegui saber o sexo do meu bebê. Queria saber se ainda tem como saber antes do parto? Quero muito saber

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, nessa fase é bem fácil identificar o sexo do feto, basta fazer um ultrassom.

  18. Elane

    Qual o período exato que posso ver o sexo do bebê? Pois estou com 12 semanas e estou louca pra saber o sexo do meu bebê

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pelo ultrassom só dá para saber a partir da 14ª semana.

  19. Cicera

    Boa tarde ,Dr .Pedro ,estou como 19semanas e 5 dias, já possou saber um sexo do bebê

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, com essa idade gestacional já dá pra saber o sexo.

  20. Claudia Barbozza

    Boa tarde doutor.. estou com 24 semana de gestação e fiz uma morfológica com 22 semanas, o médico diz ter visto 3 risquinhos e afirmou ser uma vagina, é uma menina! – disse ele: qual a probabilidade de erro nessa fase, o médico pode ter confundido? pois eu e meu esposo não conseguimos ver direito.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com 24 semanas já não é esperado que o médico erre o sexo. Ele pode até não conseguir ver, mas se ele vir algo, geralmente não há dúvida.

  21. Juliana Cazita

    Olá Dr. Pedro, tudo bem? Ontem fiz minha ultrassom morfológica 1° trimestre, e o medico deu uma opinião sobre o sexo, mas pediu pra refazer a ultrassom para confirmar mais pra frente. Pela ultrassom estou de 14 semanas. O tubérculo genital até a 14 semana é verdade que são bem parecidos, podendo ser confundido? Pensei em te enviar o link da Ultrassom, mas não pode dar sua opinião né? Em todo caso, aguardo então sua opinião sobre o tubérculo genital. Grata..Juliana

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, com 14 semanas pode ser difícil dizer com certeza. Daqui a algumas semanas você vai ter que fazer o ultrassom morfológico. Nessa época vai dar para saber com certeza. Outra opção é fazer o teste de sangue, mas esse costuma ser caro.

  22. Grasiele Silva

    Boa tarde Dr Pedro, estou com 10 semanas e 5 dias, próximo dia 09 farei a minha segunda ultrasson, será que vai ser possível ver o sexo do meu bebê?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Talvez, mas com menos de 14 semanas é difícil, tem que dar sorte do bebê estar em uma posição boa para ver a genitália.

  23. Valquíria Santana

    O dia fértil é o 14º dia após o primeiro dia da menstruação, queria saber se é verdade que se tiver relação sexual 2 dias antes do 14º dia a probabilidade é ser menima ou se tiver relação sexual 2 dias após o 14º dia a probabilidade é ser menino?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem nada a ver. Quem vai decidir o sexo é o espermatozoide. Se o espermatozoide que fecundar o ovo tiver um cromossomo Y, o bebê será homem; se tiver um cromossomo X, será mulher. O dia do seu ciclo menstrual não interfere em nada.

  24. humorjean

    Antes da diferenciação sexual, podemos dizer que o feto é do sexo feminino, ou não existe ainda nenhuma definição anatômica?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não existe definição, apesar de anatomicamente ser mais próximo da genitália feminina.

  25. Pedro Rogério

    Excelente texto! ]

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.