Causas de sangramento no início da gravidez

Dra. Fernanda Campos

comment 73 Comentários


Introdução

Existem muitas causas de sangramento na gravidez, algumas não são de origem vaginal ou uterina, sendo decorrentes de lesões no ânus (fissuras anais, hemorroidas) ou mesmo do trato urinário (infecção urinária).

Mesmo quando o sangramento é vaginal, é importante que se saiba que muitas vezes o sangue é de origem materna e não propriamente do feto em desenvolvimento.

Assim, algumas características do sangramento, os sintomas associados, o exame físico a ultrassonografia vão orientar o médico a um diagnóstico mais preciso.

Atenção: Quando o sangramento for volumoso ou acompanhado de cólica ou dor intensa a gestante deve procurar o hospital de referência imediatamente!

Não deixe de ler também: É GRAVIDEZ OU MENSTRUAÇÃO?

O que é importante observar em casos de sangramento na gravidez?

Em primeiro lugar a própria gestante pode tentar observar se o sangramento realmente vem da vagina. Na maioria das vezes, quando a origem é anal, como nos casos de hemorroidas, há dificuldade e dor para evacuar e o sangramento ocorre no momento da evacuação. Já quando há uma infecção urinária, como na cistite, pode haver dor ou ardência ao urinar e aumento da frequência das micções.

Algumas lesões externas na vulva (parte externa do órgão genital feminino) também causam sangramento. Essas normalmente estão relacionadas a traumas como relação sexual ou depilação. Na hipótese de sangramento vaginal deve-se observar a quantidade, se pequena ou intensa; a cor, se vermelho-vivo ou mais escuro; se é constante ou intermitente e se há dor ou cólica associada.

Dependendo do tempo de gestação as causas de sangramento serão diferentes. Por isso, elas serão divididas como de primeira ou de segunda metade da gravidez. Neste texto abordaremos os sangramentos no início da gravidez, para sermos mais exatos, na primeira metade da gestação. O sangramentos que ocorrem no final da gravidez (na segunda metade) serão abordados em um texto próprio a ser publicado nas próximas semanas.

Causas de sangramento no início da gravidez (primeira metade da gravidez)

No primeiro trimestre, 20 a 40% das gestantes apresentam sangramento vaginal. As principais causas são:

1. Decorrentes de abortamento
2. Implantação da gestação no útero (a implantação do óvulo fecundado no útero pode causar pequenos sangramentos)
3. Gravidez ectópica (fora do útero, como nos casos de gravidez tubária)
4. Patologia do colo uterino, da vagina ou do útero (lesões por trauma, inflamação/infecção, pólipos)

Muitas vezes o médico não consegue determinar a causa do sangramento. O principal objetivo é excluir os diagnósticos que podem ter uma repercussão negativa para a gravidez em curso.

As causas mais comuns são as decorrentes de abortamento, seja ele só uma ameaça ou inevitável. Já a gravidez fora da cavidade uterina, como na trompa, é o diagnóstico mais importante a ser excluído. Nessa situação, há risco da trompa se romper e causar sangramento intenso, podendo ameaçar a vida da gestante.

De modo geral, quanto mais intensos o sangramento e a cólica, ou a dor abdominal, maior a chance de se tratar de uma dessas causas e mais urgente deve ser a avaliação clínica.

Diagnóstico do sangramento na gravidez

História clínica

Gestantes que já tiveram dois ou mais episódios de abortamento estão em maior risco de outro episódio. Da mesma forma, pacientes que já tiveram uma gravidez ectópica ou que tenham fatores de risco como doença inflamatória pélvica, uso de DIU ao engravidar, ou cirurgia pélvica anterior, têm maior chance de uma nova gravidez fora do útero.

É importante informar ao médico se já foi realizada uma ultrassonografia que tenha demonstrado a gravidez dentro do útero, o que torna o diagnóstico de gestação ectópica pouco provável. Caso não o tenha, a dosagem do Beta-HCG confirmando a gravidez deve ser apresentada.

Exame físico

O exame físico completo é o mais importante na avaliação do sangramento. Primeiramente serão avaliadas a pressão arterial e a frequência cardíaca. O exame do abdome pode levar o profissional de saúde a pensar em causas até não ginecológicas ou obstétricas para a dor abdominal, como apendicite.

Até 12 semanas de gestação o útero não pode ser palpado pelo abdome e os batimentos cardíacos fetais (bcf) não são avaliados com o sonnar-Doppler. Quando a gestante tem mais de 12 semanas de gestação, o útero for palpável e o bcf percebido, é tranquilizador. Garante que o abortamento não aconteceu e praticamente exclui o diagnóstico de gravidez ectópica.

Em seguida, a vulva e a região anal são examinadas à procura de lesões que possam ser foco de sangramento.

O exame especular irá diagnosticar patologias do colo uterino: lacerações, pólipos, processos inflamatórios/infecciosos (corrimento vaginal), ectopia (fragilidade do colo), verrugas ou tumores.

O toque vaginal irá avaliar o tamanho do útero, se compatível com o tempo de gravidez, avaliará as regiões anexiais procurando sinais de gestação fora do útero e se o colo uterino está aberto ou fechado.

Ultrassonografia

A ultrassonografia transvaginal é o principal método de avaliação de sangramento na gravidez, principalmente quando ela ainda não foi realizada na gravidez atual. Confirma a gravidez dentro do útero, ou fora dele, avalia o número de fetos e a presença dos batimentos cardíacos.

É importante notar que gestações com menos de cinco semanas de evolução não podem ser avaliadas pela ultrassonografia e a melhor forma de se avaliá-las nesta fase é pela dosagem do Beta-HCG.

Quando o nível de Beta-HCG é compatível com o tempo de gravidez devemos esperar até 6 ou 7 semanas para realizar a ultrassonografia. Quando menor que o esperado pode significar abortamento ou gravidez ectópica. Essa dosagem pode ser seriada, quando o nível de Beta-HCG cai trata-se de abortamento, quando sobe de forma lenta sugere a gravidez fora do útero.

Os possíveis diagnósticos do sangramento vaginal, as características clínicas e os achados à ultrassonografia estão resumidos na tabela a seguir:

Diagnóstico
História
Exame físico
Ultrassonografia
Lesões da vulva, vagina, colo uterino
Sangramento vermelho-vivo (se recente), em pequena/média intensidade, sem dor importante.
Visualização da lesão ao exame da vulva ou especular.
Não acrescenta ao diagnóstico. Caso não tenha sido realizada pode ser indicada para confirmar o bem-estar fetal.
Implantação do ovo no útero.
Sangramento em pequena quantidade, sem cólica ou cólica leve.
Normal
Sem achados de gravidez (esse sangramento ocorre com 4-5 semanas). Beta-HCG compatível com tempo de gestação.
Ameaça de abortamento
Sangramento leve a intenso, vermelho-vivo ou escuro se antigo, cólica moderada a intensa.
Visualização de sangramento através do colo pelo exame especular. Útero compatível com tempo de gestação, colo fechado.
Gestação dentro do útero com embrião e bcf presentes. Pode ter área de descolamento do saco gestacional ou não.
Abortamento incompleto
Sangramento leve a intenso, vermelho-vivo ou escuro se antigo, cólica moderada a intensa.
Visualização de sangramento ou partes da gravidez através do colo pelo exame especular. Útero menor que o esperado, colo fechado.
Gestação dentro do útero inviável: saco gestacional irregular, restos ovulares, embrião sem bcf.
Abortamento em curso (inevitável)
Sangramento moderado a intenso, vermelho-vivo cólica moderada a intensa.
Visualização de sangramento ou partes da gravidez através do colo pelo exame especular. Útero menor que o esperado, colo aberto.
Gestação dentro do útero inviável: saco gestacional irregular, restos ovulares, embrião sem bcf.
Abortamento completo
Sangramento leve a moderado, escuro, cólica leve ou moderada (podem estar em fase de melhora).
Visualização ou não de sangramento através do colo pelo exame especular. Útero menor que o esperado, colo fechado.
Sem sinais de gestação, ou imagem sugestiva de sangue no útero.
Gravidez ectópica
Sangramento leve a moderado, escuro, cólica/dor moderada a intensa.
Visualização ou não de sangramento através do colo pelo exame especular. Útero menor que o esperado, colo fechado. Dor à palpação da região dos ovários, pode ser percebida uma massa.
Massa anexial, saco gestacional com ou sem embrião fora do útero. Quando não há sinais de gestação no útero e o tempo de gravidez for > que 5 semanas. Líquido no abdome (sangue).

Tratamento do sangramento na gravidez

O tratamento vai depender da causa do sangramento. Muitas causas não requerem tratamento específico.

Importante: sempre que se suspeite de sangramento por abortamento ou gravidez ectópica as gestantes com tipo sanguíneo Rh negativo devem receber imunoglobulina anti-Rh.

Quando não conseguimos identificar a causa, o sangramento não põe em risco a vida da gestante, o exame clínico é normal e a ultrassonografia confirma o bem-estar da gravidez são realizadas orientações gerais, principalmente de observação do aparecimento de novos sintomas. Esses casos costumam ter uma evolução favorável e o sangramento normalmente para espontaneamente.

Os sangramentos por implantação da gestação no útero e a maior parte das lesões da vulva, vagina ou colo não requerem tratamento, a não ser que o sangramento seja intenso ou a causa seja, por exemplo, um tumor no colo.

No caso de ameaça de abortamento é difícil avaliar a eficácia de algum tipo de tratamento porque quando é vista a gravidez no útero e embrião com bcf a chance de sucesso sem nenhuma medida específica é de 90 a 96% em gestações entre 7 e 11 semanas e maior ainda se com mais tempo. Muito médicos optam por observação clínica.

Os abortamentos em curso ou incompleto podem ser tratados de forma expectante, com medicamentos ou por métodos cirúrgicos. Essa avaliação é individual e a critério do médico junto com a paciente.

O abortamento completo também não demanda ação específica.

Na maioria dos casos, a gravidez ectópica é uma emergência médica, necessitando de cirurgia de urgência. Algumas vezes pode-se optar com tratamento com medicamento ou por observação clínica.


Autor(es)

A Dra. Fernanda Campos é formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e se especializou em Ginecologia e Obstetrícia no Instituto Fernandes Figueira. Especialista em gestação de alto risco.

Possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Atualmente trabalha como chefe da maternidade do Hospital Universitário Gaffreé e Guinle, professora da UNIRIO e médica obstetra do Grupo Perinatal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


73 respostas para “Causas de sangramento no início da gravidez”

  1. Maria jose

    Doutor atraves da transvarginal pode saber se é esteril?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende. Se a causa for uma lesão ou uma malformação grave do útero, o ultrassom transvaginal pode mostrar. Mas há causas de esterilidade que não são detectadas pela ultrassonografia.

  2. Roberta

    Estou com 5 semanas de gestação, e c um sangramento muito leve marrom escuro. Só perceptível quando enxuga o xixi. Estou viajando e não tenho como me consultar. Devo me preocupar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Todo sangramento vaginal na gravidez deve ser avaliado por um obstetra. Se a consulta é impossível, no mínimo você deveria tentar entrar em contato com o seu médico.

  3. Diamantina

    Estou 6 semanas 4 dias com perda de sangue o que devo fazer já foi o médico e fizeram ultraso e estava tudo bem com o embrião os batimentos também mas o sangram enquanto ainda não parou..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É preciso descobrir a causa do sangramento. Pode até não ter a ver com embrião, pode ser uma lesão no canal vaginal ou no colo do útero, por exemplo. Mas não dá pra ficar sangrando sem saber de onde vem.

  4. maria

    Se houver samgramento vaginal, pode haver outras causas alem da gravidez? Em menor quantidade , acho q n tou gravida

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, existem várias causas de sangramento vaginal.

  5. Ana Tumbo

    eu, estou gravida mas estou com sangramento a uma semana, gostaria de saber o que esta acontecer comigo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Toda grávida com sangramento vaginal precisa ser examinada pelo obstetra. Há diversas causas de sangramento na gravidez, mas só mesmo através do exame ginecológico é que dá pra saber qual delas é.

      1. Ivanir

        Eu estou com sangramento
        Fiz exame Beta HCG e deu positivo
        Posso não esta grávida??
        Exame falso positivo??

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Beta hCG falso positivo é pouco comum. Na imensa maioria dos casos em que ele está positivo é gravidez em curso. E se você está sangrando, o ideal é procurar logo um Ginecologista/obstetra.

  6. Sheila

    Obrigado, Dr.Pedro!!!melhor forma e conteúdo explicativo,Não há.

  7. Franklin Passos Fernandes

    Dr. Pedro, esse é o melhor sítio que já encontrei para sanar dúvidas e me informar. Parabéns e obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado, Franklin, fico contente de ter o trabalho reconhecido.

  8. Artenise

    Doutor, estou com 5 semanas e a três dias estou tendo sangramentos vaginais, vermelho vivo e cólicas intensas. Posso estar abortando??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, você já foi ao obstetra?

  9. vinicius

    Eii Dr. Bom dia minha esposa está grávida só que ela teve um sangramento ñ muito forte, e no outro dia ela não sentiu mais enjoo e nem vomitou

    e sentiu cólica tb, o que deve ser ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tenho como saber. Se ela teve sangramento vaginal e cólicas, o ideal é procurar o obstetra para saber se está tudo bem. À distância é impossível opinar.

  10. jessica

    Bom Dia Dr. Estou gravida de 8 semanas e estava com um corrimento marrom, fui ate o Ps o Ginecologista fez um exame de toque e um exame de urina pra descartar infecção. O colo estava fechado e não tinha infecção. Mais o corrimento volto mais só quando eu vou ao banheiro e me limpo aparece um pouco no papel. Mais sem dor sem cheiro. Tive relações com meu marido isso pode ter a ver com o corrimento? E Não é Toda hora que vem só as vezes.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se o ginecologista já avaliou o corrimento e não encontrou nada de mais, e se você não sente sintoma algum, não vejo motivo para grandes preocupações. Mas o ideal é na próxima consulta de pré-natal o corrimento ser reavaliado.

  11. Carla

    Olá boa noite descubri que estou gravida dia 15/02 meu beta hcg deu 399.0 na quarta dia 20/02 repeti deu 493.0 e comecei a sangrar so q o sangramento esta como se fosse o final da menstruação, estou de repouso e agora lendo aqui sera q posso esta com uma gravidez ectópica? E a 1ano atraz tive um aborto espontanio Me ajudem pfv :(

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Carla, a única pessoa que pode lhe ajudar é o obstetra. Você tem que fazer um ultra-som fetal para ver como está esta gravidez.

  12. cel

    minha menstruação vinha todo dia 10…adiantou para o dia 01, depois para o dia 25 no qual fiquei menstruada por 3 dias e agora adiantou para o dia 18 é sinal de ABORTO???

  13. Marcelo Cid

    Minha esposa esta com 21 semanas e teve um sangramento, sente um pouco de cólica que passa. Fiz um ultra e o médico disse que estava tudo normal. Mais o que terá causado esse sangramento? E quanto tempo dura?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se for sangramento discreto e o médico já descartou risco de aborto, fique tranquilo. Nem sempre é preciso descobrir a causa. O mais importante é descartar situações graves.

  14. Ju Santos

    oi doutor estou com 7 semanas de gestacao e a minha medica me falou que estou com o colo do utero aberto isso quer diser que vou ter um aborto?

  15. Bruna

    hoje tive um sangramento , pouco e escuro sem odor, estou de 8 semanas meu bb é apenas um embrião ja vi até seu coraçãozinho bater semana passada, mas estou com meu desse sangramento vei pouco, mas o dia todo pequenas gotas. O que eu faço?

  16. reinaldo n de andrade

    minha esposa esta gravida de 6 semanas e 5dias e ocorrendo um pequeno sangramento quando ela urina e normal.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é normal. Tem que ver o que está acontecendo.

  17. thays Souza

    Eu vou fazer 18semanas de gravides e estou perdendo várias vezes um pokinho de sangue mais so suja a calcinha e para isso e muito grave coro riscos de perder meu bebé

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não necessariamente é grave, principalmente se não houver outros sintomas associados, mas, de qualquer modo, todo sangramento deve ser comunicado ao obstetra.

  18. eliane

    esstou com apenas um mes, e ocorreu um pequeno escorrimento, mas to sentido uma colica fraquinha acompanhada de um minímo sangramento.Pode ser grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      De longe é difícil opinar. O seu obstetra foi informado da situação?

  19. eliane

    estou com apenas um mês e ocorreu um pequeno escorrimento castanhado, mas acompanhado de um pequenino sangramento. pode ser algo grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      De longe é difícil opinar. O seu obstetra foi informado da situação?

  20. bianca

    eu tou com 7 semanas ta acontecendo um sagramentos a 3 dias mais é bem pouco uma vez ou outra quando vou no banheira fazer xixi estou com medo!

  21. seios

    ficou um mes sem descer para mim. e estes dias começou descer um pouco ai começou a piorar desceu muito e saiu uma coisa muito estranha tipo bife e com muitos coagulo de sengue ao redor dele bom desceu 11 dias para mim veio com muita colica e insuportavel sera que foi um aborto? ou tem a possibilidade de eu estar gravida me responda obrigada camila…..

  22. recepcao.brook

    Faltam 10 dias para eu terminar minha cartela (pilula) e tive relação e sangrou, não tive dor e nem ardencia durante nem depois que pode ser? Em novembro tive relação no dia que veio minha menstruação em dezembro veio normal posso estar gravida?

  23. Luana Martins Augusto dos Sant

    Estou com 11 semanas de gravidez, tava tudo normal até segunda feira, dia 28-01, até q tive um sangramento vermelho vivo, corri pra emergencia, fiz a ultra e esta tudo normal, agora ta saindo tipo borra de café, bem escuro, estou usando ultrogestan intra vaginal, será q to perdendo meu filho?

  24. leidy silva

    Eu escutei o coraçãozinho na primeira ultra e na segunda não ouvi nada, diferença de uma semana, será que abortei meu bebê?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O médico que fez o ultrassom é quem tem que dizer isso.

  25. Luana Ts

    olá bom dia preciso de ajuda estou troquei de anticocpicional toma injetavel agora estou tomando comprimeiro pois a ginicologista falou que estaria fraca e estou passando muito mal ate desconfio que esteja gravida pois não tinha bicos meus peitos e agora estão nascendo e o pé da minha minha barriga ta tão duro mas duro mesmo mas meus seios não doem so se apertar to com muita tontura mas tive dois sangramentos totalmente diferentes da minha mestruação são vermelhos vivos nunca desceu assim e me da colica e dura 2 dias e para esse 2ª agora desceu umas coisas tipo clara de um ovo sera o que esta acontecendo comigo me ajudem o que vcs achan… Obrigado pela ajuda ;;;

  26. Jvp

    Dr. Pedro ha um mês e alguns dias tive um aborto estava com cinco semanas e o médico acho necessário fazer curetagem, até o momento não menstruei. É normal ou será que posso estar com algum problema?

  27. Katia

    Boa tarde, é q eu estou com uma duvida…. estou gravida de 12 semanas e hoje tive um leve sangramento isso seria normal? katia

  28. fabricia fran

    Ola gente o blog aqui presente nos ajuda no dia a dia a ficarmos em alerta sobre nossas gravidez mas nao e um medico todas aqui tem que intender que o blog ajuda e ajuda muito mas se vc esta gravida e esta tendo sangramento tem que procurar uma maternidade o mais rapido possivel pois la sim o medico vai te avaliar e saber oque realmente se passa com vc e o bb nao fique ak perguntando isso ou aquilo se sangrou de grande ou pouca quantidade procure um medico pois so ele sera capaz de te avaliar e saber oque se passa ok meninas nao deixe de procurar um medico caso vc sinta colicas persistentes se vc tem um sangrament leve ou inteso caso vc esteja perdendo liquido pela vagina se o seu bb parou de mexer por muitoo tenpo casovc sinta dor intença ao urinar e etc vc mamae msm sendo de primeira viajem sabe indentificar a hr em q vc e o bb estao correndo perigo entao procure seu medico e nao deixe para depois pois e a sua vida e a do seu bb que podem estar em jogo e esperar ate amanha pode ser muito tarde e a dor de uma perca ela sim permaneçera para sempre espero ter ajudo alguem bjoss Françesk

  29. Valdene de souza lopes

    estou com duvida, eu tive pequeno sagramentos como um pelota, mais não sinto nada, eu estou gravide 6 semanas

  30. Crisbrito24

    estou com uma duvida fiz uma ultra ontem e foi constatada uma gravidez de cinco semanas sendo que estava com sangramento e ontem mesmo eu perdi tenho que fazer a curetagem?????

  31. david

    Estou com uma duvida minha mulher teve uma gravides ectopica
    a 1 ano atras mas nao foi preciso retirar as tronpas e agora ela esta
    gravida de novo e esta sentindo dor e esta sangrando ja fomos ao
    medico e ele disse que nao tem o que fazer por que ela estava com
    pouco tempo de gestacao queria saber se pode ser outra gravides ectopica
    ou pode ser q seja pisicologico dela

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se o médico já a observou ele deve ter descartado outra gravidez ectópica. O ultrassom mostra onde o embrião está localizado.

      1. Pity

        o ultrassom abdominal tambem consegue identifcar a gravidez ectopica?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Sim.

  32. Milenaa_scalone

    Olá doutor, estou com nove semanas, faz tres dias que estou com sangramento, hoje meu sangramento ficou um pouco mais intenso, fui ao medico dois dias seguidos, fizeram uma ultrasson e na ultrasson não conseguiram identificar o embrião, disseram que só da pra ver o saco gestacional, e ainda me falaram que posso estar com a gestação parada..
    Estou com muito medo de perder meu filho doutor, me passaram buscopan pra tomar por causa da dor que eu estou sentindo, mas eu estava lendo a bula e diz que tem dipirona e que gestantes nao podem tomar dipirona.
    Me tira esta duvida por favor, o que pode ser este sangramento ??
    Desde já muito obrigado!
    Milena Scalone

  33. Araceli

    Boa noite Dr. Pedro! A minha M atrasou uma semana, e agora estou com um sangramento escuro bem moderado, uma vez ao dia quando me seco após fazer xixi, e um pouco de cólica bem leve no pé da barriga, pode ser a implantação do óvulo no útero? Posso estar grávida? Ou pode ser minha M que estar por vir? Tive uma gravidez ectopica há 4 meses, e retirei a trompa esquerda. O q o Sr. acha?

  34. Diego Delfino

    Dr. Pedro Pinheiro, porque o se não citou as doenças trofoblásticas gestacionais, que são a 2ª causa mais comuns na gestação de 1º trimestre?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Diego, o texto não foi escrito por mim, mas sim por uma colega minha obstetra. Ela provavelmente só levou em conta as gravidezes reais, com tecido fetal normal, desconsiderando os casos de mola.

  35. Edna Cmoreira

    estou gravida de 6 semanas e estou com sangramento vermelho vivo e coagulo ja fiz ultrassom e deu mais sangue la dentro e o saco gestacional tambem esta com sangue. meu médico me disse que corro serio risco de aborto mas nao pode afimar pois estou com poucas semanas e o coração do bebe não se formou ainda e pediu que eu refaça o ultrassom de novo dentro de 10 dias.Estou de repouso e ele me deu para tomar dactil-ob e ultragestan para segurar. Nunca tive um aborto e embora o saco gestacional esteja com sangue o ultrassom diz ue tem um embrião la dentro.Sei que estou correndo risco de aborto mas se o coração bater no próximo ultrassom essa gravidez pode vir saudavel?

  36. Andr_abc

    oi estou tentendo uma segunda gravidez a um ano ,dia 11/08 tive um sangramento que passou dia 13 veio e e passou a noite tomei agua inglesa desceu mais dos dias ,depois de uma semana fiquei sentindo tonturas de vez em quando fico tonta gelada sera efeito do remedio ou ja estava gravida e não sabia???sera que fiz mal au bebe??????/

  37. Tarcia kurtz

    tarcia kurtz     ola,estou na 8 semana de gestaçao,de ontem p hoje eu tive um pequeno  sangramento,nao sinto dor alguma,no ano passado fiz uma curetagem pois tive miomas no colo uterino,esse sangramento pode ser disso,estou preocupada.obrigada.

  38. milene silva

    milena silva.                                                                                                                                           bom dia,tenho dois filhos ,o meu segundo filho tem 8 anos e me operei com 19 anos o medico cortou um lado das trompas hoje em dia ha possibilidade de uma possivel gravides?

  39. Darjarasouza

    bom dia eu fui no medico sabado pessada aki medico falou utero ta fechada, aki mas eu veio mentruada muito forte 3 dias ainda dor muito colica  9 dias ainda acontenceu alguma coisa?

  40. rosiane silveira

    Fiz fiv e foram implantados 03 embriões dia 07/07/2012. d19 beta 177,2; d20 ao
    22 sangramento intenso e cólicas. d23 beta 336,4; d25 beta 475,3. D31 beta
    1.589,0/ D03 beta 1.894,4. acha que ainda terei sucesso nessa gestação. Ou
    descarto qualquer possibilidade? DIA 31/07 fiz eco e foi visualizada o saco
    gestcional ´(6,4mm)bem centralizado, bem como a vesícula. [b]SERÁ QUE POSSO
    COMEMORARRRRRR???[/b ]

    , a minha dúvida é com relação ao beta que não
    dobrou. questinei do médico, ele disse: ESQUECE O BETA, não cria moda!!!

    Segundo ele, o beta não é o único medidor!! será?

  41. Ana

    Dr. Você é muito lindo. Parabéns pelo site. 

  42. Li Neres

    ola estou de 8 semanas já passei no ps estou com sangramento vermelho vivo , meu fator rh é negativo o medico receitou utrogestan 200mg mas o sangramento não passou ainda o q faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Volte no obstetra.

  43. Michele

    Bom dia doutor, gostaria de ter uma informação : eu menstruei normalmente os cinco dias (16/06 a 20/06 ) ,só que no dia 20 tive relação com meu esposo, e ele ejaculou dentro. Depois de quatro dias a partir do dia 20 , que seria + ou – o dia 24, veio um corrimento junto com sangue escuro durante dois dias seguido com cólicas, a dor q sentia era igual as primeiras contrações de quem vai ganhar bebê. Mas antes dessa menstruação vir eu tomava anticoncepcional, só q qdo faltava 3 pilulas para terminar a cartela, eu modifiquei o modo de tomar, por exemplo as 3 pilulas eram para tomar em sequência, mas eu alternava, um dia eu tomei e o outro dia não assim até terminar as 3 pilulas, e depois q terminou as pilulas teve aquele tempo de espera para a menstruação descer,  e nesse tempo tambem tive relação, só  então eu tomei a pilula do dia seguinte. Será q o sangramento q tive foi em consequência do q fiz, será q pode ser uma gravidez, desde ja agradeço

  44. Érica

    ola doutor ,estou com uma duvida eu tenho uma filha de 2 anos ,meu organismo regeita hormônios todo método anticoncepcional, eu não uso camisinha nem estou me prevenindo,bom estou tentando engravidar de novo,minha ultima menstruação foi dia 26-05-2012, então dia 6 tive relação e meu marido gozou dentro depois dia 11 di novo e dia 13 denovo.quando foi dia 01 de julho eu menstruei mas esta um vermelho meio rosa com uns pedaços de sangue marrom e esta descendo    em um fluxo moderado ou seja pouco sera que estou gravida? ou não consegui engravidar?! na minha primeira gestação eu menstruei durante os 3 primeiros meses. sera que se eu fizer o exame de sangue eu consigo saber se estou ou não gravida,,tenho tido muitas tonturas e estou sem apetite.aguardo sua resposta. Obrigada sem mais..   

  45. Josy

    Boa Noite !!! Minha menstruação veio e ficou por 7 dias, na semana passada veio e ficou 2 dias, ontem veio e sangrou um pouquinho !!! Nunca engravidei e não tomo nenhum remedio, estou tbm como dores no peito apenas quando durmo, fiz o teste de farmacia de gravidez e deu negativo, tenho um otimo plano de saude, mas queria saber o que eu tenho …;Estou com muito medo ….

  46. THAYANE

    Boa tarde!
    Eu parei de toma mesigina aos dois meses e a minha mestruaçao nao veio aos 15 dias,estou sentindo muita dor no pe da barriga,e quando eu uso calça apertada doi e estou sentindo a minha barriga enchada,isso pode ser inicio de gravidez?

  47. Alcida santos

    Boa Tarde

    Sou estudante do curso de enfermagem e gostaria de saber se você indica alguma literatura sobre esse assunto.

  48. Mayara lima

    acho que estou gravida o que devo fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Primeiro faça o teste e depois procure seu ginecologista.

    2. Monaliza souza

      gritar de felicidades!!!!!