ERISIPELA | CELULITE | Sintomas e tratamento

Erisipela e celulite são duas infecções com características semelhantes que se desenvolvem quando bactérias conseguem ultrapassar a barreira da pele, invadindo e infectando os tecidos subcutâneos.

Publicidade

O termo celulite causa alguma confusão por designar duas doenças diferentes. Aquelas irregularidades na pele por acúmulo de líquido e gordura, que tanto atormentam as mulheres, popularmente conhecida como celulite, é na verdade chamada em medicina de hidrolipodistrofia ginóide. Temos um texto específico sobre esse tipo de celulite (leia: CELULITE | Causas e Tratamento).

Neste artigo vamos falar da celulite, infecção da pele, que é uma lesão semelhante à erisipela e que nada tem a ver a celulite da medicina estética.

Infecções da pele

A pele é o nosso principal órgão de defesa. É ela quem mantém nosso meio interior isolado e impede que germes do meio externo invadam nosso corpo.

Qualquer objeto ou ser da natureza encontra-se repleto de bactérias, vírus, fungos e outros germes em sua superfície. Se não tivéssemos pele, nossos órgãos entrariam em contato direto com esses germes e teríamos uma infecção atrás da outra. Morreríamos de sepse (leia: O QUE É SEPSE E CHOQUE SÉPTICO?) logo após o nascimento e já estaríamos extintos há milhares de anos. Não é a toa que todos os seres vivos apresentam algum tipo de tecido que faça o papel da pele.

Se por um lado o interior do corpo fica isolado dos germes, por outro nossa pele encontra-se repleta destes. Qualquer material, seja orgânico ou não, quando exposto ao ambiente, adquire a sua carga de micróbios.

Quando abrimos uma ferida na pele, mesmo que muito pequena, ocorre uma quebra nessa barreira de proteção, expondo nosso interior aos germes do meio externo. As infecções mais comuns são aquelas que ocorrem por bactérias que vivem naturalmente na nossa pele e se aproveitam de qualquer lesão para invadir nossos tecidos subcutâneos.

A erisipela e a celulite são duas infecções de origem bacteriana que acometem as camadas interiores da pele, aproveitando-se de alguma lesão da mesma que sirva como porta de entrada.

Portanto, erisipela e celulite são infecções das camadas interiores da pele. Se não tratadas adequadamente, essas bactérias invasoras podem migrar para outras regiões do corpo, como a corrente sanguínea e órgãos internos.

Diferenças entre erisipela e celulite

Reparem na figura abaixo que representa as camadas da nossa pele. A grande diferença entre a erisipela e a celulite é o local onde a bactéria se aloja e causa a infecção. Na erisipela a infecção se dá nas camadas mais próximas do exterior, acometendo a epiderme e a camada mais superficial da derme. Já a celulite é uma infecção mais profunda, infectando o tecido gorduroso na hipoderme e a camada profunda da derme.

Camadas da pele

Camadas da pele

Sintomas da erisipela e da celulite

Ambas lesões são muito semelhantes e, às vezes, difíceis de serem distinguidas. Tanto a erisipela quanto a celulite se apresentam clinicamente como uma infecção da pele, ou seja, com rubor (vermelhidão), calor local, intensa dor e edema (inchaço) no local acometido.

Erisipela na coxa

Erisipela na coxa

Como a erisipela é uma infecção mais superficial que a celulite, algumas características ajudam no diagnóstico diferencial. Na erisipela a lesão costuma apresentar um discreto relevo e suas bordas são muito nítidas. Ao se examinar a pele é fácil saber aonde começa e aonde termina a infecção. A delimitação entre pele doente e pele sã é clara.

A celulite, porque acomete tecidos mais profundos, não apresenta sinais tão claros na pele. A lesão costuma ser mais difusa e nem sempre é possível saber exatamente aonde começa e aonde termina a infecção. Repare na foto abaixo de uma celulite na perna como não é tão simples saber em que parte do pé já não há mais infecção.

Celulite no pé

Celulite no pé

Na erisipela os sintomas sistêmicos, como febre, suores e calafrios costumam aparecer precocemente, assim que surgem os primeiros sinais de infecção na pele. Na celulite o quadro costuma ser mais arrastado, primeiro aparecendo a lesão, e só depois de alguns dias é que surge a febre. Outros sintomas da infecção podem ser perda do apetite, náuseas, vômitos, mal estar, inapetência e dores de cabeça.

A erisipela costuma ocorrer mais em crianças e idosos, já a celulite é mais comuns em adultos acima dos 50 anos.

Os membros inferiores são os locais mais acometidos tanto na erisipela quanto na celulite. Todavia, qualquer área da pele pode ser acometida.

Curiosidade: a orelha é um local que não possui tecidos subcutâneos, portanto, uma infecção nesta região só pode ser erisipela.

Nos quadros mais graves, a infecção torna-se mais difusa e a distinção entre as duas doenças é mais difícil. Alguns sinais de gravidade incluem a formação de bolhas, úlceras e necrose da pele. Quadros graves, com infecções profundas, podem evoluir para osteomielite, que é a infecção do osso. Outra complicação é a endocardite, infecção das válvulas do coração pelas bactérias que migram pela corrente sanguínea (leia: ENDOCARDITE).

Se não tratadas, a celulite a erisipela podem evoluir para sepse com elevado risco de morte para o paciente.

Erisipela bolhosa

Erisipela bolhosa

A erisipela costuma acometer os vasos linfáticos superficiais da pele podendo causar um edema linfático. Quando esta infecção ocorre cronicamente, a destruição destes vasos pode levar a um quadro de edema crônico semelhante ao que ocorre na elefantíase (filariose). É uma lesão muito comum em moradores de rua, principalmente os mais idosos. O edema linfático é uma complicação típica da erisipela de repetição, mas pode também ocorrer na celulite.

Fatores de risco para erisipela e celulite

Como já foi dito no início deste texto, qualquer lesão que sirva de porta de entrada para bactérias torna-se um fator de risco para o desenvolvimento de infecções na pele. Entre as mais comuns podemos citar:

– Cortes e feridas simples.
– Pé de atleta (frieira).
– Eczemas.
– Impetigo (leia: IMPETIGO COMUM e IMPETIGO BOLHOSO | Sintomas e tratamento).
– Varicela (catapora) ou outras erupções da pele (leia: CATAPORA ( VARICELA ) | Sintomas e tratamento).
– Espinhas (acne) (leia: ACNE | CRAVOS | ESPINHAS | Causas e tratamento).
– Picadas de mosquito (leia: PICADA DE MOSQUITO | Tratamento e prevenção).
– Unha encravada ou qualquer outra lesão da unha.
– Micose de unha (leia: MICOSE DE UNHA | Onicomicose).
– Uso de drogas endovenosas.
– Queimaduras (leia: QUEIMADURAS SIMPLES | Tratamento e cuidados básicos).
– Mordidas de animais.
– Implantação de piercings (leia: PERIGOS E COMPLICAÇÕES DO PIERCING).

Além das lesões de pele, existem ainda outros fatores associados a um maior risco de erisipela e celulites:

– Obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA)
– Diabetes (leia: DIABETES MELLITUS – DIAGNÓSTICO E SINTOMAS)
– Uso de corticoides (leia: INDICAÇÕES E EFEITOS DA PREDNISONA E CORTICÓIDES)
– Imunossupressão
– Pacientes com edema crônico (por qualquer causa) (leia: INCHAÇOS E EDEMAS | Causas e tratamento)

Causas de erisipela e celulite

Duas bactérias que vivem em nossa pele são responsáveis por mais de 80% dos casos de celulite e erisipela. São elas o Streptococcus e o Staphylococcus . O Staphylococcus MRSA, uma forma multi-resistente desta bactéria, também pode causar infecções de pele (leia: STAPHYLOCOCCUS AUREUS | quais os riscos desta bactéria?). A erisipela costuma ser causada pelo Streptococcus, enquanto que a celulite pelo Staphylococcus. Isso, porém, não é uma regra. Várias outras bactérias podem ser responsáveis pelo quadro, incluindo Haemophilus influenzae, Yersinia enterocolitica, Streptococcus pneumoniae, Klebsiella pneumoniae, Pasteurella multocida, Pseudomonas aeruginosa e Clostridium

Tratamento da erisipela e da celulite

Por se tratarem de uma infecção bacteriana, o tratamento para essas duas infecções deve ser feito com antibióticos. O esquema inicial deve incluir uma droga que tenha ação sobre o Streptococcus e o Staphylococcus

A escolha entre antibióticos por via oral ou por via venosa deve ser feita de acordo com a gravidade do caso. Lesões na face, lesões graves ou em pacientes com imunossupressão devem ser preferencialmente tratadas com drogas endovenosas.

O tempo de tratamento costuma ser de 14 dias.

As principais escolhas são as penicilinas e seus derivados. Algumas opções incluem a cefalexina (leia: INFORMAÇÕES SOBRE A CEFALEXINA), flucloxacilina, dicloxacilina, amoxacilina, oxacilina e cefalotina. Alérgicos a penicilina podem ser tratados com eritromicina ou clindamicina.

Nos casos suspeitos de Staphylococcus MRSA (Staphylococcus resistente), o tratamento deve ser feito com vancomicina por via venosa.

O antibiótico correto é uma escolha do seu médico e o esquema pode variar de região para região de acordo com o perfil de resistência das bactérias.

Além dos antibióticos, o repouso e a elevação do membro acometido são importantes pois ajudam a diminuir o edema e aliviam a dor.

Nos casos de erisipela recorrente em que não se consegue controlar os fatores de risco, pode ser indicado tratamento profilático com uma dose de penicilina benzatina (benzetacil) todo mês por vários meses.

 Vérsion en español:  ERISIPELA y CELULITIS | Causas y tratamiento

"ERISIPELA | CELULITE | Sintomas e tratamento", 5 out of 5 based on 59 ratings.
Publicidade
  • diogo

    Dr. Oque é erisipela de repetição? tive uma em 2011 outra agora em 2014, se caracteriza de repetição? ou pra ser de repetição tem q ser uma atras da outra? Tomei antibiótico por 10 dias, desinchou mas qd fico em pé, meu pé ainda fica vermelho, so qd fico em pé. E as vezes sinto um calor no pé. Seria o caso de tomar por mais 4 dias pra completar 14.?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Para ser de repetição você tem que ter vários episódios de erisipela no mesmo local e com apenas meses de intervalo. No seu caso, ainda não dá para dizer que é erisipela de repetição.

  • Maura Aquino

    Tive celulite de pele e tratei com amoxilina + acido clauvulanico durante 22 dias, agora que cicatrizou e to conseguindo andar, mas ficou uma vermelhidão no local e o pé incha, será que tenho que ficar ainda de repouso com a perna afetada pra cima? Ah, e micose pode ser o motivo de infecção?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- Se o pé ainda incha, o ideal é evitar longos períodos em pé.
      2- Pode servir como porta de entrada para bactérias.

  • gilberto

    olá Dr estou com uma celulite no meu pé não consigo andar, doi muito meu tornozelo isso é normal….

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É comum, mas se você estiver usando antibióticos apropriados, já já melhora.

  • ROSANGELA

    quando começo eu achei que era apenas alergia do calor mais foi ficado serio ,
    pareceu nós meus ombros e costas pode ser erisipela pois tem calor e rubor e coça sofro muito com plurido me ajude já passei de tudo fui em varios médicos mais ninguem me ajuda comprei sabonete para bacterias parece que percebi melhora discreta o que eu faço a foto é igual a que tem na perna mais é no ombro

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Erisipela não costuma coçar. Ela dói. E o ombro também não é um local muito habitual.

  • Cacio Luis

    Tenho irisipela bolhosa sendo que as bolhas se estouraram de forma natural , a minha duvida consiste em : como tratar a ferida pois esta cicatrizando porem escorre muito um liquido amarelo passo algo no ferimento alguma pomada cicatrizante ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O ideal é que o dermatologista oriente como deve ser feito o curativo para proteger as lesões. Não existe uma receita que sirva para todos os casos, depende da extensão das lesões, do número de bolhas, do risco de infecção secundária…

  • Daniela Oliveira

    Ola doutor meu Pai criou Elisipela bolhosa esta tomando Clindamicina e Cefalexina mas as reaçoes qe ele esta tendo é perda de juizo,esqecimento isso e normal hj faz 7 dias qe ele ta internado,quanto tempo dura esses tratamento.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Essas alterações mentais são da infecção. A tendência é ele voltar ao normal assim que a infecção for controlada.

  • Marcia Santos

    Dr. Pedro, minha sogra tem celulite infecciosa e as pernas e pés dela estão ultra inchados! ela já foi em diversos dermatologistas e não tem melhoras, estamos desesperados, pois está subindo para as coxas dela e os pés muitooo inchados, aponto dela não conseguir andar direito de tanta dor! nos ajude, como procedemos? quais médicos procuramos? Dermatologista?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Dermatologista é o especialista, mas se o caso for mesmo celulite e nada estiver dando jeito, é possível que ela tenha que ser internada para fazer antibióticos por via venosa.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Eu acho que sim.

  • kriskeli

    Dr tive erisipela a 25 dias tinha uma ferida muito intensa fikei internada 18 dias me trantando e depois fikei medicando com o remedios oral em ksa a15 dias em 6hs em 6hs. hj naõ tem mais a ferida esta toda seca , so fikou a cicatriz . tenho 40 anos , meus pes estaõ muito inchado e sinto queimaçaõ deve procura um medico?

  • Moacir

    Dr. como saber se preciso de um dermatologista, ou angiologista. Minha dúvida é porque tenho os sintomas da erisipela, mas, tenho muitas varizes, e desconfio de flebite.
    Obrigado!

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Ambos servem.

  • Caetano

    Meu irmão começou a sentir dores na perna, procurou o médico e recebeu o diagnóstico de Celulite bacteriana, está internado a 7 dias recebendo medicações. Mesmo depois de iniciar o tratamento, sua perna ficou vermelha e apresentou bolhas e segundo ele a dor é intensa e diária. o médico está agaurdando o resultado do exame para descobrir qual é a bactéria para direcionar o tratamento. Mesmo depois de iniciar o tratamento com antibióticos é normal o desenvolvimento de vermelhidão na pele, bolhas e dores? o exame para identificar a bactéria é mesmo demorado?
    Obrigado.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Se o antibiótico estiver correto, a tendencia é começar a melhorar a partir do 2 dia.
      O antibiograma costuma ficar pronto em 2 a 3 dias.

  • Amanda

    Dr,
    Fui diagnosticada com celulite há umas 3 semanas, tomei antibiótico amoxicilina por dez dias apenas…e o pe continuou a inchar, coçar e ficar quente apenas a noite…a medica me receitou depois disso antiinflamatório…houve uma melhora, mas o pe continua inchando a noite…seria o caso de que ainda tenho bactéria ou se trata agora de um caso de circulação sangüínea afetada no pe? Estou de repouso há 3 semanas.
    Obrigada.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      À distância e sem poder examinar é impossível opinar. A sua médica é dermatologista? Se não for, talvez seja interessante ouvir a opinião de um.

  • Rosangela Silva dos Reis

    Dr.Pedro, eu sofro de muitas dores na região da canela, até pouco tempo tratava de TROMBOSE, agora pouco tempo foi descoberto que e CELULITE e não TROMBOSE dos membros inferiores sofro de dores é carosos e febre localizada, tenho manchas preta e eu sou negra.Não sei mais o que fazer por favor me ajude tenho 54 anos . Niterói -RJ

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Rosangela, moro do outro lado do mundo. Não tenho como te ajudar. Procure um dermatologista.

  • Andreia

    Minha sogra tem 56 anos é diabética e esta com a erisipela a 14 dias, esta fazendo todo o tratamento com antibioticos, e injeções, porem ela não quer mais andar, diz que a dor é insuportavel e só fica na cama, nem pra ir ao banheiro ela se levanta.
    Isso é normal?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Normal não é palavra exata. É possível a dor ser muito grande e impedir de andar.

  • Mara Reis

    Obrigado pela matéria sobre celulite foi de grande valor para meu esclarecimento.
    O tratamento de celulite infecciosa é demorado?
    pergunto pq tenho uma amiga que já faz quase 3 meses tomando remédios (antibióticos e outros) e ainda não teve nenhuma melhora, pé inchado,dor, muito vermelho e quente. Tô preocupada com ela.

    • Pedro Pinheiro

      O tratamento costuma ser de 2 semanas. Se está demorando tanto é porque houve alguma complicação.

  • Pedro Pinheiro

    Sim, com antibióticos.

  • michele

    dr. meu filho esta com erisipela,, e eu estou com os mesmo sintomas, eu posso ter pego dele?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Erisipela não é contagiosa.

  • Ana Lidia

    Dr O paciente com erisipela pode comer qual tipo de peixe?

    • Pedro Pinheiro

      Qualquer um.

  • http://www.facebook.com/mtnunes Marina Nunes

    Dr. Boa noite!
    Na sexta feira um pernilongo me picou na região dos olhos e depois de algumas horas começou a inchar.
    No sábado fui em um hospital a medica me deu uma injeção de fernigam(acho que é esse o nome).
    Porém não adiantou, no decorrer do dia piorou e fui para o hospital, onde o medico diagnosticou como celulite facial. Fiquei internada aplicaram mais injeções de anti-alérgico e duas doses de adrenalina, hoje a medica me liberou para fazer o tratamento em casa com um outro antibiótico . Só que agora parece que se espalhou para o meu corpo todo.
    O que devo fazer?

  • lillian

    Tem cura ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, com antibióticos.

  • alda2013

    sofri um acidente em cima do pé, já fazem 4 semanas e a cicatriz não fecha…ando preocupada , pois o pé incha bastante…só desincha à noite , ao acordar fica bem,,,,após algumas horas..ele começa a inchar….e a pele está bem fninha…existe probabilidade de se tornar erisipele??

  • Jacileida Lima

    Ola meu nome é Jacileida tenho 23 anos tenho a erisipela desde criança e agora ta cada dia mais piore quando eu tinha 10 , 12 anos a minha pernas ficava inflamada mais não tinha dor ,mais agora ando com muitas mais dor nas pernas . já fiz um consulta mais o medico disse que era mal circulação de sangue nas pernas . eu sei que é erisipela porque tem uma prima que tem o mesmo problema que eu tem . o que ? que eu faço

  • Jacileida Lima

    Ola meu nome é Jacileida tenho 23 anos tenho a erisipela desde criança e agora ta cada dia mais piore quando eu tinha 10 , 12 anos a minha pernas ficava inflamada mais não tinha dor ,mais agora ando com muitas mais dor nas pernas . já fiz um consulta mais o medico disse que era mal circulação de sangue nas pernas . eu sei que é erisipela porque tem uma prima que tem o mesmo problema que eu tem . o que ? que eu faço

  • RCT70

    É muito triste…Trbalho em unidade de saúde pública.sou assistente social.Há inúmeros casos de erisipela com sepse e morte. Por que não há como controlar as infecções ? Por que não? Hão segu oje choro a morte de meu primo aposentado da Marinha…60 e poucos anos no H Marcílio Dias(Marinha) no RJ.Ele ía ao ambulatório,, pegava pomadas para a perna….melhorava um pouco ma.s não prossegui no ambulatorial /preventivo/curativo.Teve erisipela e sepse.Desde ontem internado em estado rava com sepse.Acabo de saber que faleceu .Deixa esposa(minha prima) e dois filhos adultos.Amanhã Jardim da saudade.Esse calor só piora o quadro de todosos doentes.Deus nos abençoe.José, decanse em paz. O que os médicos têma declarar sobre a sepse?morte iminente ou há saída?

  • Monteiro61

    Dr. Pedro,
    Vivo em matosinhos e em maio tive erisipela na perna esquerda junto ao tornozelo e canela, estive internado no hostipal Pedro Hispano. Depois do tratamento fiquei com umas manchas e um recorte rosado bastante grande. Após estes meses continuo a sentir um ardiume e mau estar no local onde tive este problema. aconselha algum tratamento ou pomada para colocar no local, ou é da opnião que devo recorrer a um médico?Obrigado

  • Fernando Lucas Teixeira

    Boa tarde, Dr. Pedro.
    Meu nome é Roberto e há duas semanas apareceu uma ferida no meu dedo indicador esquerdo, essa ferida começou a ficar vermelha e logo em seguida o meu dedo ficou inchado quase dobrando de tamanho, começei a ter febre e apareceu uma ingua debaixo do braço. Fui ao posto médico e diagnosticaram como sendo celulite, passaram uma benzetacil e receitaram antibiótico para dez dias. Dois dias após tomar o antibiótico apareceu em volta da ferida uma bolha cheia de “puz”, voltei ao ambulatório e o médico resolveu cortar com o bisturi para fazer a limpeza do local, logo após o médico constatou que o local estava muito infeccionado e resolveu me internar para tomar oxacilina na veia, fiquei quatro dias internado e foram realizados três exames de sangue, na análise do último exame o médico resolveu me dar alta e me receitou para tomar durante 7 dias amoxicilina 500mg com claviorunato 125mg. Hoje (30/10/2012) faz um dia que iniciei o tratamento, porém continuo com dor de cabeça e febre de 37,5º.
    O tratamento realizado foi correto?
    Qual o tempo para o meu organismo reagir?

    Desde ja agradeço, Roberto.

  • Fernando Lucas Teixeira

    Boa tarde, Dr. Pedro.
    Meu nome é Roberto e há duas semanas apareceu uma ferida no meu dedo indicador esquerdo, essa ferida começou a ficar vermelha e logo em seguida o meu dedo ficou inchado quase dobrando de tamanho, começei a ter febre e apareceu uma ingua debaixo do braço. Fui ao posto médico e diagnosticaram como sendo celulite, passaram uma benzetacil e receitaram antibiótico para dez dias. Dois dias após tomar o antibiótico apareceu em volta da ferida uma bolha cheia de “puz”, voltei ao ambulatório e o médico resolveu cortar com o bisturi para fazer a limpeza do local, logo após o médico constatou que o local estava muito infeccionado e resolveu me internar para tomar oxacilina na veia, fiquei quatro dias internado e foram realizados três exames de sangue, na análise do último exame o médico resolveu me dar alta e me receitou para tomar durante 7 dias amoxicilina 500mg com claviorunato 125mg. Hoje (30/10/2012) faz um dia que iniciei o tratamento, porém continuo com dor de cabeça e febre de 37,5º.
    O tratamento realizado foi correto?
    Qual o tempo para o meu organismo reagir?

    Desde ja agradeço, Roberto.

  • Hildebrando Pessoa

    Eu acho melhor vc não furar sua orelha novamente, eu aconselho vc a furar seu ovo( testiculo ) e colocar um brinco! !!

  • Michelle

    Queridos eu coloquei um pircing no nariz e ele inflamou, acabou virando uma celulite inflamatória, Deus sabe oq eu passei é horrível , mas em fim meu tratamento foi com o médico mais procurado aq na minha cidade , ele receitou: 7 DISPICILINA, METICORTEM tomar 1 comprimido por dia durante 10 dias, uma pomada para passar 3 vzs ao dia q chama DIPROGENTA e limpar o puz q saia com CHÁ DE CAMOMILA GELADO. Foi espetacular em 2 dias sumiu tudooooooooo e ainda nao ficou cicatriz nem deformaçao, bom aproveite a dica.

  • Lari

    ola, quando eu tinha 15 dias de vida furaram minha orelha, peguei essa doença, fiquei muito ruim, minha cabeça ficou muito grande e inchada, mais deu tudo certo e agora gostaria de furar outra vez será que corro perigo…ja tenho um piercing no nariz

  • Lari

    ola, quando eu tinha 15 dias de vida furaram minha orelha, peguei essa doença, fiquei muito ruim, minha cabeça ficou muito grande e inchada, mais deu tudo certo e agora gostaria de furar outra vez será que corro perigo…ja tenho um piercing no nariz

  • Xaxa_abusada

    qual e o melhor remedio para cura ERISIPELA

  • Paulotissei

    Dr Pedro ,estou tratando de uma celulite faz 50 dias tomei varios antibioticos oral e iv ,esta semana estou terminando uma cartela de clindamicina tomo 2 comprimidos a cada 6 hs o medico mandou eu tomar 14 dias e só falta 3 dias para acabar o remedio, mas a minha perna ainda tem manchas roxas e calor local,sera que não esta fazendo efeito?sera que devo tomar vancomicina na veia.obrigado.me responda por favor.

  • Lilian_terres90

    ola! meu pai esta internado a uma semana com esses sintomas, porem a perna desde o joelho ate o pé ja esta toda contaminada. Acho que os antibioticos ainda nao estao fazendo muito efeito, pois ele sente muita dor! gostaria de saber se o começo do tratamento e assim mesmo, ou depois de uma semana ja era pra ter melhorado?? estou com muito medo pois nos textos acima li que essa doenca pode levar a morte!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Tem que entrar em contato com o médico que lhe prescreveu e perguntar para ele se pode alterar.

  • Pbagnoli

    Qual a especialidade médica que devo procurar para avaliação de celulite infecciosa/erisipela?

  • Carlospri2008

    doutor nao tive nenhum tipo de lesao na pele nem frieiras pé de atleta ou algo do tipo nao sei como fui infectado pela celulite ou melhor pelo  Staphylococcus ou Streptococcus o medico do hospital de fui apenas olhou  de longe e passou  cefalexina pra eu tomar por 14 dias mas seq1uer pediu um exame de sangue pra indentificar o tipo de bacteria devo procurar outro medico estou no 7 dia de tratamento e nao senti melhora em uma escala de 10 melhoru 2 por favor pode me ajudar  com algum conselho desde ja agradeço e desculpa incomodar meu email é carlospri2008@hotmail.com

  • Márcia Rodrigues

    Boa noite Dr.,

    Caí do ônibus e bati fortemente com a tíbia. Houve um inchaço e, inclusive meu pé tbm inchou. Fui a dois ortopedistas que tiraram raio X e não acharam nada de anormal mas a tíbia está inchada ainda e com febre local. Essa btida pode ter causado uma infeccção bacteriana? A ponta dos meus dedos estão roxas. O que devo fazer? Procurar um ortopedista ou angiologista? Um dos ortopedistas me pediu uma ressonância.
    Márcia Rodrigues – Rio de Janeiro – RJ

  • Odilon Eugênio Gomes

    Dr. Pedro. Após diagnóstico de celulite, com bolha, no pé esquerdo, há algum problema em contrariar [contra meu desejo] a recomendação médica de tomar Ceftrixona sódica/ Trioxina (1g), via endovenosa, e tomar a medicação via intramuscular?

  • Rosiansogabe

    olá boa noite DR. sou AX de enfermagem e gostaria de saber se a celulite facial é contagiosa,pois no hospital em que eu trabalho tem um paciente com essa doença ele está com o rosto todo debilitado por causa da doença como procedir com esse paciente , eu corro o risco de me contaminar ?

  • Olivia_alegria

    eu tenho uma ferida no tornozelo de +ou-10c de largura ecomprimento nao aquento mais de tanta dor

  • Odilon Eugênio Gomes

    Dr. Pedro. Após diagnóstico de celulite, com bolha, no pé esquerdo, há algum problema em contrariar [contra meu desejo] a recomendação médica de tomar Ceftrixona sódica/ Trioxina (1g), via endovenosa, e tomar a medicação via intramuscular?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que entrar em contato com o médico que lhe prescreveu e perguntar para ele se pode alterar.

  • Filipe Jambeiro

    Achei alguns sintomas parecidos com os da doença de chagas na fase inicial!

  • Filipe Jambeiro

    Achei alguns sintomas parecidos com os da doença de chagas na fase inicial!

  • fabiana

    Dr.Pedro pinheiro,minha mãe está enternada com Erizipela, está doença tem cura? com o tratamemto certo tem como acabar com ela?
     

  • Andre batista

    Dr quero lhe parabeniza pelo seu artigo,
    nunca tinha ouvido fala desta doença o meu irmão esta com celulite ele já esta
    internado há 6 dias, e esta tomando antibiótico o nódulo da sua virilha sumiu
    mais agora seu corpo esta fiando vermelha, a informação que tive hoje e que vão
    fazer uma drenagem.

    O que o Sr, acha deste caso?Realmente
    precisa fazer um corte para drena a inflamação?Se o antibiótico não surgem
    efeito em alguns dias?

  • Andre batista

    Dr quero lhe parabeniza pelo seu artigo,
    nunca tinha ouvido fala desta doença o meu irmão esta com celulite ele já esta
    internado há 6 dias, e esta tomando antibiótico o nódulo da sua virilha sumiu
    mais agora seu corpo esta fiando vermelha, a informação que tive hoje e que vão
    fazer uma drenagem.

    O que o Sr, acha deste caso?Realmente
    precisa fazer um corte para drena a inflamação?Se o antibiótico não surgem
    efeito em alguns dias?

  • Maria de Lourdes

    Muito bom! Muito obrigada!

  • Antonia Lucia gomes

    minha filhinha de 3 anos está com celulite,nunca tinha visto essa doença em criança……ela começou com uma dor na verilha,aí deu febre,levei no médico n descobriu o motivo da febre,no outro dia amanheceu com perna bem inchada e vermelha,fiquei muito preocupada,levei na farmacia,,me passaram um anti-alérgico…não resolveu,vi q tava piorando .levei num pronto socorro,,o médico falou q é celulite,,passou um antíbiótico.. dei hoje o primeiro dia..ela deve tomar por 2 dias se n melhorar vai ter q enternar p tomar antíbiótico pela veia……….é cada doença q aparece?depois deixarei  falado aqui o final da doença…se DEUS quiser vai dar tudo certo…

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode ser dermatologista, infectologista ou clínico geral. Vá ao que vc tiver mais acesso.

  • Suelenmelosouto

    Dr.minha avó tem 83 anos e descobrimos que seria uma celulite infecciosa o que devo fazer e que especialidade medica devo procurar? Desde ja agradeço sua atençao Suelen Goiania Go

  • Rita São Paulo

    Dr. Pedro, meu marido acabou de passar por um tratamento de celulite infecciosa, o tornozelo ficou com uma área endurecida e mesmo usando o remédio para circulação linfática que o médico passou o inchasso continua e  agora as veias da perna ficam muito alteradas quando ele fica em pé. Gostaria de uma orientação.
    Desde já agradeço.

  • Rita São Paulo

    Dr. Pedro, meu marido acabou de passar por um tratamento de celulite infecciosa, o tornozelo ficou com uma área endurecida e mesmo usando o remédio para circulação linfática que o médico passou o inchasso continua e  agora as veias da perna ficam muito alteradas quando ele fica em pé. Gostaria de uma orientação.
    Desde já agradeço.

  • Giovanna-ss

    Ola dr meu irmão pegou esta bactéria ostiomielete na ponta do dedo da mão, ja ficou internado 2 semanas, mas foi liberado, para continuar o tratamento em casa, no caso dele não deveria ter feito uma raspagem?

  • Giovanna-ss

    Ola dr meu irmão pegou esta bactéria ostiomielete na ponta do dedo da mão, ja ficou internado 2 semanas, mas foi liberado, para continuar o tratamento em casa, no caso dele não deveria ter feito uma raspagem?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, essa erisipela tem que ser tratada.

  • Leticiamendes20

    Minha irma esta gravida de 2 meses e esta com erisipela na perna…….a algum risco pra ela e pro bebe????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, essa erisipela tem que ser tratada.

  • fabiana

    Dr.Pedro pinheiro,minha mãe está enternada com Erizipela, está doença tem cura? com o tratamemto certo tem como acabar com ela?
     

  • Carlospri2008

    doutor nao tive nenhum tipo de lesao na pele nem frieiras pé de atleta ou algo do tipo nao sei como fui infectado pela celulite ou melhor pelo  Staphylococcus ou Streptococcus o medico do hospital de fui apenas olhou  de longe e passou  cefalexina pra eu tomar por 14 dias mas seq1uer pediu um exame de sangue pra indentificar o tipo de bacteria devo procurar outro medico estou no 7 dia de tratamento e nao senti melhora em uma escala de 10 melhoru 2 por favor pode me ajudar  com algum conselho desde ja agradeço e desculpa incomodar meu email é carlospri2008@hotmail.com

  • Vpcrodrigues

    A celulite infecciosa só pode ser ocasionada através de bactérias ou tbm. Pode ser adquirida com alguma reação a algum medicamento(como caráter, acido hialuronico, esparadrapo como micropori)

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A celulite é causada sempre por uma bactéria. Porém, a porta de entrada para esta bactéria na pele pode ser uma lesão causada por um esparadrapo, por exemplo.

  • Olivia_alegria

    eu tenho uma ferida no tornozelo de +ou-10c de largura ecomprimento nao aquento mais de tanta dor

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Infectologista ou dermatologista.

  • Pbagnoli

    Qual a especialidade médica que devo procurar para avaliação de celulite infecciosa/erisipela?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Infectologista ou dermatologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É preciso ver se a bactéria não está resistente aos antibióticos.

  • ione

    Ola meu e Ione minha filha de apenas cinco anos ja apresentou pela quarta vez celulite facial e por duas vezes no olho esquerdo e sempre começa pelo tersol que ela sempre tem ,estou com muito medo ela tomou ontem medicação injetavel e esta tomando oral,ontem ela tinha dado uma boa melhora ,mas hoje esta pior do que ontem……….não entendo não era para para a infecçaõ ja que esta sendo tratada?
    Beijossssssss

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É preciso ver se a bactéria não está resistente aos antibióticos.

  • Joelma_srosa

    SOU JOELMA,MORO NO ESPIRITO SANTO TENHO 43 ANOS E NESTE MOMENTO ESTOU SOFRENDO COM ESTA DOR DE ERISIPELA, A MÉDICA DISSE QUE É CELULITE,E AINDA NÃO ME DEU FEBRE,ISSO QUE TO ACHANDO ESTRANHO POIS QDO TIVE ERISIPELA LOGO VEIO A FEBRE EM PRIMEIRO LUGAR.
    A MEDICA ME DEU UM ATESTADO MEDICO DE 4 DIAS

  • Carlos Henrique

    boa tarde, tive celulite bolhosa ha um ano atras , fiquei internado por quase trinta dias e tive melhora considerável.
    Porém na perna infectada, ficaram as marcas da celulite que nao conseguem sair e percebo que meu tornozelo ainda permance inchado com relação ao da perna direira, tenho 52 anos tenho 1,75 e peso 130 km, gostaria de saber se tem cura este inchaço na perna e se a aparencia da pele pode voltar ao normal.
    se precisar de fotos poço encaminhar. caso tenha tratamento que especialista devo procurar?
    Carlos Henrique – Londrina PR

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um dermatologista.

  • Eva

    SE TENHO CELULITE. POSSO ENTÃO CONSULTAR O MEDICO P/ ME ORIENTAR. PORQUE SINTO MUITAS DORES NO CORPO.

  • Tatianemenezes27

    Ola,Dr,eu gostaria de saber se a cerulite em queimaduras de 3 grau é muito grave
                                                           obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, ambas podem levar ao choque séptico

  • Dayene Behrends

    Boa noite Dr., eu gostaria de saber se algumas dessas doenças podem levar ao falecimento do paciente. Faço esta pergunta pois a mãe de um amigo foi contaminada por uma bacteria, e o primeiro sintoma que ela teve foram erupções cutâneas com coceira, ela iniciou um tratamento com antibiotico, porem ela acabou se debilitando mais ainda, foi internada e veio a falecer devido a uma parada cardiaca. Estou pesquisando somente por curioseidade. 

    Gostaria de parabeniza-lo pelos artigos, são muito instrutivos, tiraram diversas dúvidas que eu tinha.

  • Dayene Behrends

    Boa noite Dr., eu gostaria de saber se algumas dessas doenças podem levar ao falecimento do paciente. Faço esta pergunta pois a mãe de um amigo foi contaminada por uma bacteria, e o primeiro sintoma que ela teve foram erupções cutâneas com coceira, ela iniciou um tratamento com antibiotico, porem ela acabou se debilitando mais ainda, foi internada e veio a falecer devido a uma parada cardiaca. Estou pesquisando somente por curioseidade. 

    Gostaria de parabeniza-lo pelos artigos, são muito instrutivos, tiraram diversas dúvidas que eu tinha.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, ambas podem levar ao choque séptico

  • roseneide

    meu filho esta internado com a celulite ele tem 10 anos quais os riscos que ele corre

  • Maria de Lourdes

    Muito bom! Muito obrigada!

  • Rosiansogabe

    olá boa noite DR. sou AX de enfermagem e gostaria de saber se a celulite facial é contagiosa,pois no hospital em que eu trabalho tem um paciente com essa doença ele está com o rosto todo debilitado por causa da doença como procedir com esse paciente , eu corro o risco de me contaminar ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Edilson
    Não, nem a erisipela nem a celulite são contagiosas.

  • Anonymous

    Boa tarde Dr. Pedro e Dr. Renata.
    Me chamo Edilson, li o texto acima e adorei os esclarecimentos, pois descobri ontem que minha esposa passa por este problema, mas fiquei com uma dúvida sobre transmissão, isso pode ocorrer quando se tem um familiar com esta doença?

  • Anonymous

    muito bom adorei tinha muitas duvidas agora ja entendi muito bom DEUS abençoe todos profissionais q participaram deste extraordinario explicativo muito obrigado

  • carol frança

    Olá,muito obrigada por esclarecer minhas dúvidas,minha filha de 02 anos está com celulite está fazendo o tratamento com os antibióticos.Agradeço a Deus por ter pessoas dedicadas a medicina para tirar nossas dúvidas e aliviar nosso sofrimento e de nossos entes queridos.Deus continue abençoando vocês.Carol

  • Anonymous

    muito bom foi o primeiro texto que eu achei na internet que esclareceu todas as minhas duvidas…meu filho esta com erisipela e é dificil controlar uma criança de 10 anos para ficar deitada o tempo todo.

  • Elizangela

    Muito bom o texto, tive uma erisipela que acabou ocasionando uma celulite, e como nunca tinha ouvido falar na doença, esse texto ajuda muito a tirar alguma duvidas. Só gostaria de saber se é verdade que dizem que é uma doença que nao tem cura… Abraços Elizangela

  • Elba Padilha

    O texto é bastante claro e alivia o tormento da aus|ência de informações que tantas vezes nos deixam tensos quando temos membros da família em ambiente de UTI e acometidos de celulite. Agradeço muito ao suporte aqui encontrado. Que Deus ilumine os médicos e que eles, pela ciência e estudo, sejam abençoados. Elba

  • Anonymous

    Ola!foi muito bom pra mim ter lido td o que esta escrito sobre celulite,pois desobri que tenho isso,esclareci muitas duvidas e to me cuidando melhor é horrivel! Mas com fé em Deus vou melhorar um abraço, selma.

  • Anonymous

    Ola doutores, só queria congratulá-los pelo excelente texto. Minha mãe está com erisipela na perna e este texto me tirou várias dúvidas.
    Fabiane