Artigo atualizado em 10/07/2014

PREDNISONA E CORTICOIDES | Efeitos colaterais

Os glicocorticoides, também chamados de corticoides, são drogas poderosas, derivadas do hormônio cortisol produzido pela glândula supra-renal.  Os corticoides são frequentemente usados como parte do tratamento de doenças de origem inflamatória, alérgica, imunológica e até contra alguns tipos de câncer.

Apesar de ser um medicamento muito eficaz contra várias doenças graves, os corticoides apresentam um grande defeito: um perfil muito extenso de efeitos colaterais.

Neste artigo iremos tratar das indicações e dos efeitos colaterais dos corticoides, com especial ênfase na prednisona e prednisolona, as drogas mais usadas da classe.

O que é um glicocorticoide?

Os glicocorticoides  são hormônios esteroides, não-anabolizantes e não-sexuais, produzidos pelo córtex da glândula supra-renal. O hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo é o cortisol. Níveis normais de cortisol são essenciais para a nossa saúde, pois este hormônio tem ação no metabolismo da glicose, nas funções metabólicas do organismo, na cicatrização, no sistema imune, na função cardíaca, no controle do crescimento e em muitas outras ações básicas do nosso corpo.

O cortisol é um hormônio de estresse. Ele recebe esse nome, pois sua produção eleva-se toda vez que o nosso organismo encontra-se sob estresse físico, como nos casos de traumatismos, infecções ou cirurgias. O cortisol aumenta a disponibilidade de glicose e energia, eleva a pressão arterial, aumenta o tônus cardíaco e prepara o organismo para sofrer e combater insultos.

Tipos de corticoides

Os glicocorticoides usados na prática médica são versões sintéticas, produzidas laboratorialmente, do hormônio natural cortisol. Existem várias formulações sintéticas de corticoides, as mais usadas são a prednisona, prednisolona, hidrocortisona, dexametasona, metilprednisolona e beclometasona (via inalatória).

Todos os corticoides sintéticos são mais potentes que o cortisol natural, exceto pela hidrocortisona, que apresenta uma potência semelhante.

Potência em relação ao cortisol :

  • Hidrocortisona = Potência semelhante ao cortisol.
  • Deflazacort = 3x mais potente que o cortisol.
  • Prednisolona = 4-5x mais potente que o cortisol.
  • Prednisona = 4-5x mais potente que o cortisol.
  • Triamcinolona = 5x mais potente que o cortisol.
  • Metilprednisolona = 5-7.5x mais potente que o cortisol.
  • Betametasona = 25-30x mais potente que o cortisol.
  • Dexametasona = 25-30x mais potente que o cortisol.
  • Beclometasona = 8 pufs 4x por dia equivale a 14 mg de prednisona oral diária.

60 mg de prednisona apresentam o mesmo efeito que 2 mg de dexametasona ou 300 mg do cortisol natural. Devido a essa potência maior dos corticoides sintéticos, conseguimos administrar nos pacientes doses muito acima dos níveis fisiológicos do cortisol, o que é essencial para o tratamento de algumas doenças.

Indicações da prednisona e corticoides

Leia também:

A prednisona e os corticoides em geral são drogas que conseguem modular processos inflamatórios e imunológicos do nosso organismo, tornando-se extremamente úteis em uma infinidade de doenças. Qualquer doença de origem alérgica, inflamatória ou autoimune pode ser tratada com algum desses corticoides.

Só para se ter uma ideia da importância dos corticoides na prática médica, podemos citar como indicação para a sua administração as seguintes doenças:

As doses diárias equivalentes a 5-10 mg de prednisona são chamadas de doses fisiológicas por serem compatíveis com a produção diária natural de cortisol. Nestas doses, os corticoides sintéticos apresentam apenas efeito anti-inflamatório.

Em situações normais, a secreção de cortisol pela supra-renal apresenta um ciclo circadiano, ou seja, sofre alterações de acordo com o período do dia. Durante as primeiras horas da manhã, a sua secreção está muito elevada, reduzindo-se ao máximo por volta das 23 horas. Por isso, optamos por administrar os corticoides durante a parte da manhã para tentar simular a secreção fisiológica que o organismo está habituado, diminuindo, assim, a incidência de efeitos colaterais.

Conforme a dose vai sendo elevada, a prednisona, ou qualquer outro glicocorticoide, começa a apresentar efeitos imunossupressores, o que justifica os seu uso nas doenças autoimunes e no transplante de órgãos.

Nas doenças autoimunes e glomerulonefrites podemos usar até 80 mg de prednisona por dia. Em casos graves, lançamos mão de um procedimento chamado pulsoterapia, que consiste na administração venosa de até 1000 mg de metilprednisolona por 3 dias seguidos. Essa pulsoterapia pode ser usada em vasculites severas, em casos de rejeição de órgãos transplantados e no tratamento de doenças autoimunes graves e descompensadas, como ocorre em alguns casos de Lúpus, por exemplo.

Leia também:

Os corticoides podem ser administrados por várias vias. Por exemplo, corticoides sistêmicos são aqueles tomados por via oral ou via intravenosa. Na asma é muito comum a administração do corticoide inalatório. Na rinite e sinusite a via preferencial é a intranasal. Nas doenças de pele, o corticoide é tópico, ou seja, em cremes ou pomadas. Pode haver corticoides em colírios e em soluções para administração nos ouvidos. Nas artrites a via pode ser  intra-articular (infiltração).

Absorção dos corticoides

A imensa maioria dos efeitos colaterais ocorre nos pacientes que fazem uso prolongado e com doses elevadas de corticoides por via oral ou intravenosa. Isso não significa, porém, que as outras formas de administração de corticoides seja isenta de efeitos adversos.

Corticoides por via inalatória, muito usados no tratamento da asma, podem ter relevante absorção sistêmica, apesar desta ser bem menor do que a que ocorre com corticoides administrados por via oral. A fluticasona por via inalatória, por exemplo, reconhecidamente inibe a produção de cortisol pela supra-renal e pode causar efeitos colaterais sistêmicos, quando usada seguidamente por vários meses, principalmente em crianças.  Outras formas de corticoide inalatório parecem ter absorção sistêmica menor.

Injeções de dexametasona intra-articulares podem causar síndrome Cushing (explico o que é esta alteração mais à frente).

Mesmo os corticoides em pomada ou creme podem ser absorvidos pelo organismo de forma suficiente para provocar efeitos colaterais, caso o seu uso seja por tempo prolongado. A absorção do corticoide pela pele varia de acordo com alguns fatores. Por exemplo, áreas como as dobras cutâneas, couro cabeludo e a testa apresentam maior absorção. Nas crianças e em áreas com inflamação ou descamação da pele a absorção sistêmica dos corticoides também é maior.

Em geral, não existe forma de corticoide isenta de efeitos colaterais. Não importa a via, quanto maior for o tempo de tratamento e a dose utilizada, maior são os riscos de efeitos adversos.

Efeitos colaterais da prednisona e dos corticoides em geral

Ao mesmo tempo que são drogas extremamente úteis em uma variedade de doenças graves, os corticoides apresentam, principalmente se usados a longo prazo, uma lista imensa de efeitos colaterais indesejáveis, que variam desde problemas estéticos até infecções graves por inibição do sistema imunológico.

Os efeitos colaterais estão intimamente relacionados à dose e ao tempo de uso. O uso esporádico e por pouco tempo não é capaz de levar aos efeitos adversos que serão descritos a seguir. Não é preciso se preocupar com a prescrição de corticoides por apenas uma semana, mesmo que este esteja em doses altas.

Toda vez que o uso de corticoides em doses elevadas ou por tempo prolongado for cogitado, é importante colocar na balança os possíveis benefícios e os prováveis efeitos colateiras.  O uso estará indicado sempre que o médico julgar que a doença a ser tratada é mais grave que os potenciais efeitos adversos.

Após a leitura deste artigo você pode ficar com a impressão de que a prednisona e similares são drogas terríveis. É importante salientar que o uso prolongado e em doses elevadas só costuma ser indicado em doenças graves, que podem levar à morte ou a graves limitações.

a) Efeitos colaterais dos corticoides na pele

Os efeitos estéticos dos corticoides são os que mais incomodam os pacientes, principalmente as mulheres. Cerca de metade dos indivíduos que usam, pelo menos, 20 mg diários de prednisona, ou dose equivalente de qualquer outro corticoide, por três ou mais meses irão apresentar efeitos colaterais estéticos.

Entre os mais comuns podemos citar a equimose e a púrpura associadas ao corticoide. Estas alterações são pequenas hemorragias que ocorrem em baixo da pele, normalmente em áreas expostas ao sol, como mãos e antebraços. Outro efeito adverso comum é uma pele mais fina e frágil.

Estrias de cor arroxeada localizadas na região abdominal, calvície, crescimento de pelos em mulheres e acne também ocorrem com frequências em usuários crônicos de corticoides por via oral.

O risco de cânceres de pele do tipo não-melanoma parece ser maior em pessoas que tomam corticoides por tempo prolongado.

Pacientes que fazem uso de corticoides em cremes e pomadas por longo tempo também podem apresentar efeitos indesejados na pele, como atrofia, estrias, teleangiectasias e manchas roxas. Um maior risco de infeções fúngicas na pele também ocorre com o tratamento prolongado.

Fácies em lua - corticoides

Fácies em lua – Cushing

Um sinal típico da toxicidade pelos corticoide é o desenvolvimento da aparência “cushingóide”, que se caracteriza por um face arredondada (chamada de fácies em lua), pelo acúmulo de gordura na região posterior do pescoço e das costas (chamado de corcova ou giba de búfalo) e pela distribuição irregular da gordura corporal, com predomínio na região abdominal e tronco. Este efeito colateral é um dos mais incômodos, pois ele muda muito a aparência do paciente, principalmente nas pessoas que eram previamente magras. A síndrome de Cushing surge, habitualmente, dentro dos 2 primeiros meses de tratamento com corticoides em doses acima de 20 mg por dia. Em alguns pacientes, porém, doses acima de 10 mg por dia já são suficientes para provocar esta alteração.

Corcova de búfalo

Corcova de búfalo ou giba

b) Efeitos colaterais dos corticoides nos olhos

O uso contínuo de corticoides sistêmicos, normalmente por mais de 1 ano com doses maiores que o equivalente a 10 mg de prednisona por dia, pode levar a alterações oftalmológicas, como a catarata e glaucoma. Tanto os corticoides usados por via oral, por via nasal (spray nasal para asma ou bronquite) ou sob a forma de colírios podem causar ambas doenças.

Pacientes que fazem uso crônico de corticoides devem ser avaliados periodicamente por um oftalmologista, com o intuito de detectar sinais precoces de catarata ou glaucoma.

Se quiser saber mais sobre corticoides e olho, leia o seguinte artigo publicado no blog Oftalmologia e Saúde Ocular: Corticoides – Efeitos Colaterais nos olhos.

c) Efeitos colaterais metabólicos dos corticoides

A partir da dose de 5 mg por dia há uma clara tendência ao ganho de peso e acúmulo de gordura na região do tronco e abdômen. Quanto maior for a dose do corticoide, maior é o ganho de peso.

Além do acúmulo de gordura, a corticoterapia crônica também leva a alterações do metabolismo da glicose, podendo, inclusive, provocar diabetes mellitus. O risco é maior nos indivíduos que já apresentam valores de glicose ligeiramente alterados antes do início da corticoterapia. Apesar do diabetes ser reversível na maioria dos casos após a suspensão da droga, alguns pacientes permanecem diabéticos para o resto da vida.

Doses diárias de prednisona acima de 10 mg por mais de 3 meses também podem provocar alterações nos níveis de colesterol, nomeadamente elevações no colesterol LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos, e redução dos níveis de colesterol HDL (colesterol bom).

d) Efeitos colaterais cardiovasculares dos corticoides

A incidência de várias doenças cardiovasculares costuma aumentar com o uso prolongado de corticoides. Podemos citar o aumento da ocorrência de hipertensão, infartos do miocárdio, insuficiência cardíaca e AVC.

O risco de doença cardiovascular depende da dose e do tempo de tratamento. Pacientes que desenvolvem síndrome de Cushing costumam ser os que apresentam a maior taxa de aterosclerose e maior risco de problemas cardíacos.

Doses pequenas de corticoides por pouco tempo não parecem aumentar o risco cardiovascular de forma relevante.

e) Efeitos colaterais músculo-esqueléticos dos corticoides

O uso crônico de glicocorticoide está associado a diversas alterações músculo-esqueléticas. A mais comum é a osteoporose.  Neste caso, mesmo doses baixas, como 2,5 mg ou 5 mg por dia, se usadas de forma crônica, podem acelerar a perda de massa óssea.

A corticoterapia prolongada também é responsável por aumento da incidência de necrose óssea, lesões musculares (miopatia), fraturas ósseas e distúrbios do crescimento, quando usado em crianças.

f) Efeitos colaterais dos corticoides no sistema nervoso central

O uso de corticoides, em um primeiro momento, pode causar uma sensação de bem-estar e euforia. Porém, a longo prazo ele está associado a uma maior incidência de quadros psiquiátricos, tais como psicose e depressão, além de insônia e alterações da memória.

g) Efeitos colaterais imunológicos dos corticoides

A imunossupressão causada pela corticoterapia é um efeito desejável nos casos das doenças auto-imunes, mas pode também ser um grande problema, já que facilita a ocorrência de infecções. É preciso saber balancear bem os riscos com os benefícios.

O risco de infecção surge naqueles que tomam o equivalente a 10 mg por dia ou mais de prednisona por vários dias. Este risco torna-se muito elevado com doses acima de 40 mg por dia ou quando obtém-se uma dose acumulada de 700 mg de prednisona ao longo de todo o tratamento.

Além de facilitar infecções, os corticoides também inibem o surgimento da febre, dificultando o reconhecimento de um processo infeccioso em curso.

Doentes submetidos a altas doses de corticoides devem evitar vacinas compostas por vírus vivos, sob o risco de desenvolver infecções vacinais. Vacinas com vírus mortos podem ser administradas, porém, a corticoterapia também pode impedir a formação de anticorpos, fazendo com que a imunização apresente pouca eficácia. Muitas vezes são necessárias doses maiores para uma eficaz imunização.

A candidíase oral e vaginal são infecções muito comuns nos pacientes que fazem uso crônico de glicocorticoides.

i) Outros efeitos colaterais dos corticoides

A lista de possíveis efeitos colaterais dos corticoides é muito extensa. Além dos que já foram citados, outros efeitos adversos relativamente comuns são: retenção de líquidos, alterações menstruais, gastrite, úlcera péptica, esteatose hepática, pancreatite e infertilidade.

Cuidados e perigos do uso de corticoides

A corticoterapia prolongada requer alguns cuidados, principalmente na hora de se suspender a droga.

O uso de prednisona ou similares por muito tempo, inibe a produção natural de cortisol pela glândula supra-renal. Como os corticoides sintéticos têm uma meia-vida de algumas horas apenas, a suspensão abrupta faz com que após 2 ou 3 dias os níveis de cortisol fiquem próximo de zero. Quando a supra-renal fica muito tempo inibida pela administração de corticoides exógenos, ela demora até voltar a produzir o cortisol naturalmente. Em geral, tratamentos que duram menos de 3 semanas não costumam causar grandes efeitos colaterais nem causam inibição prolongada das supra renais.

Leia também:

Como o cortisol é um hormônio essencial para a vida, o paciente que suspende o corticoide sintético abruptamente entra em um estado chamado de insuficiência supra-renal, podendo evoluir para choque circulatório, coma e óbito, se não for rapidamente atendido.

Por isso, a retirada dos corticoides após uso prolongado deve ser sempre feita de modo lento e gradual. Nunca se deve suspender o tratamento sem conhecimento médico.

Publicidade
  • Arnaldo

    Dr. Pedro
    Sou estudante de Medicina (6º período) e gostaria de parabenizá-lo
    pelo site!

    Recife/PE

  • Verônica Silva

    Boa Noite. Gostaria de saber como os corticoides agem nas leucemias, já que não se trata de inflamação nem doença autoimune. Agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Verônica,
    ainda não se conhece todos os mecanismo de ação dos corticóides no organismo. Sabe-se que os corticóides também agem na regulação da proliferação celular e na indução de apoptose (morte celular programada), por isso, pode ser usado em caso de neoplasias malignas, inibindo a sua multiplicação.

  • Tony Madureira

    Olá Dr.,

    A Claudia faz o Prednisolona (Lepicortinolo) 5 mg.

    Abraço

  • Vannu

    Dr João fiz uso de prednizona por3 anos,não tive muitos efeitos colaterais porém no momento não estou em uso. Tenho apresentado algus apagões de memória embora leves. pode estar relacionada a pred? abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vannu,
    Se vc já não usa mais prednisona, provavelmente não deve ser esta a causa.

  • keilla regina

    Olá Dr.Pedro meu nome é Keilla e a minha dúvida é o seguinte:tenho uma filha de sete anos e a cinco meses ela está fora de tratamento de LLA o mesmo durou quase tres anos.Nos primeiros trinta dias ela fez uso diario de dexametasona injetavel,depois oral num periodo de dois anos.O que eu quero saber é se os corticoides podem influenciar no crescimento das crianças,pq minha filha tem sete anos mede 1.40 e pesa 40kg mas esse desenvolvimento se deu assim muito rápido isso me procupa bastante.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Keilla,
    Sim, os corticóides influenciam no crescimento das crianças, fazendo-as ficar mais baixas do que geneticamente deveriam ser.

  • Jacqueline

    Olá! Eu tenho 17 anos e há um ano e meio descobri que tenho HPN, uma falência medular, e desde então faço uso de pednisona e ciclosporina para reverter o quadro. Até agora já tive um bom resultado no meu hemograma, no entanto, a doença continua atuando, por isso, continuo tomando a prednisona.
    Eu tenho todos os sintomas descritos e gostaria de saber se ao terminar o tratamento esses sintomas desaparecerão?
    Tenho o rosto bem inchado e estrias na barriga, nas coxas, e na parte superior do braço. Essas estrias vão sumir?
    E eu já engordei 22 kg desde o ano passado, isso é normal mesmo?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jacqueline,
    O inchaço desaparece, mas as estrias costumam ser permanentes.

    Sempre se ganha um pouco de peso com corticóides, é preciso ter uma dieta muito rigorosa para não engordar muito.

  • Anonymous

    Oii me chamao Anderson estou tomando corticoten tem 1 mes e alguns dias por causa de uma infecçao no meu olhoo já engorde 6kg estava tomando em 8 em 8 hs achei muitoo mais como o medico me passou tive que tomar, já apareceu alguns efeitos como:cravos umas bolinhas vermelha nas costa e no peitoo,e um almento de pelo estou agora no processo de reduçao isso éh comum?????

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Anderson,
    é comum sim, aliás, muito comum.

  • SIMPLESMENTE JULY JULIANA

    Dr. Pedro ou Dra. Renata,

    Meu nome é Juliana, sou portadora de Artrite Reumatóide e tomo prednisona de 20 mg a 6 anos e associado a outros medicamentos como o Arava. Estive diminuindo a dosagem do medicamento e faz 1 semana q eu parei de tomar a prednisona. Apareceu na minha pele e por todo corpo principalmente no rosto e no colo uns pontinhos de inflamação e a pele ficou muito grossa. Gostaria de saber por quanto tempo duram esses efeitos colaterais no organismo acostumado com este medicamento? Eu tive todos os sintomas de efeito colateral e eles vão desaparecer em quanto tempo? E a pele vai melhorar? Eu cheguei a engoradar 50 Kg e perdi muito desses Kg com uma dieta e depois ficou mais difícil emagrecer, depois de parar com o Meticorten vai ficar mais fácil perder os kg que ganhei com esse tratamento?

    Juliana Pereira
    Barra Mansa/RJ

  • Anonymous

    Olá meu nome é Valéria, tenho Neurite Optica e um pseudotumor, tomo dose unica de 60mg de prednisona há 40 dias, d efeitos colaterias, tenho sentido inchaço constante, tipo estufamento no estomago, retenção de gordura na faixa do abdomem, rosto redondo, crescimento de pelos, boca seca, mal estar…
    Acho q vou poder parar o tratamento agora, em quanto tempo vou parar de sentir esses efeitos?
    Obrigada,
    Valéria

  • lorena

    Dr. tenho 24 anos e fui diagnosticada a poucos dias com lupus nefrite, fiz uma biopsia renal mas ainda não recebi o resultado e estamos aguardando o resultado p saber qual o tratamento a utilizar. Desde já gostaria de saber se há outro tratamento que não seja por corticóide. Estou assustada com o que li no seu blog a respeito dos efeitos colaterais.
    Desde já agradeço sua atenção.

    Lorena Lemos

  • Dna. Coisa

    Olá Dr.
    Meu nome é Sheila, tomo predisona há 1 mes, notei essa alteração Corcova, isso desaparecerá pós o tratamento?
    Sinto muito tremor, fome,azia, é normal?
    Agradeço a atenção

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juliana,
    Vc vai começar a notar melhora depois de algumas semanas. Algumas lesões de pele melhoram, mas outras como estrias não desaparecem.

    Sim, vai ficar mais fácil emagrecer.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Valéria,
    Os efeitos demoram algumas semanas para desaparecer.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lorena,
    O corticóide é um dos pilares do tratamento do lúpus. Seus efeitos colaterais são muito menos sérios do que as consequências de uma nefrite lúpica não tratada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sheila,
    Em alguns caso não some não. Esses outros sintomas são mais inespecíficos e podem ou não estar relacionados a prednisona.

  • Rosa de França

    vou começar a tomar prednisona para diminuir a minha alergia;depois de tudo o q li a respeito fiquei com medo e gostaria de saber se eu posso tomar um dia e deixar de tomar no outro?Assim pensei q meu organismo ñ estranhará muito qndo eu parar…dsd já agradeço!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rosa,
    nunca altere a posologia de medicamentos sem conversar com o seu médico antes.

    Não é todo tratamento com corticóides que causa esses efeitos colaterais. O ideal é vc pegar as informações que aprendeu neste texto e usá-las para discutir com o seu médico a melhor conduta para o seu caso.

  • ANDERSON

    Boa tarde, Faço uso da medicaçao alenia de 400 a tres anos e tenho uma duvida, onde ouvi por populares que essa medicaçao com o passar dos anos vai cusar algum problema relacionado ao coraçao.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Anderson,
    Não é bem assim. Não tratar sua asma/bronquite é muito pior do que usar esse medicamento.

  • Jorge

    Gostaria de saber se prednisona também é usado como anabolizante e se seu consumo por pouco tempo pode causar muitos efeitos colaterais

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jorge,
    1- não
    2- não

  • Paulo

    Dr. por quanto tempo é seguro o uso de corticóides sem ter que fazer a interrupção do mesmo diminuindo a dose ?
    Obrigado

  • Anonymous

    Olá!
    Meu nome é Angela faço uso de Meticorten 5mg ao dia para sindrome de sjogren, mas para diminuir para 5 eu sofri muito porque eu não produzi cortisol, eu sentia fraqueza, nauseas, cançaso e o medico me disse que era falta da cortisona, ela é poderosa nos dois sentidos bom e ruim para a saude. Mas queria saber se com esta dosagem que tomo eu vou conseguir perder peso e perder o calombo do pescoço. Faço dieta com nutricionista, pois engordei muito, tipo 10 kilos, mas com doses de 60 mg ao dia.

  • marcus

    Dúvida…

    Se os corticóides ajudam na imunosupressão, como facilitam infecções?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paulo,
    Depende da dose e depende de cada caso. Mas em geral o ideal é usar a menor dose necessária, pelo menor tempo possível. Doses elevadas por mais de 1 semana já podem causar efeitos secundários.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Angela,
    5 mg é uma dosagem relativamente baixa. Com dieta controlada e exercício físico a tendência é que você consiga perder os quilos ganhos durante a fase de dose elevada.

  • leidi carla

    ola faço o uso do prednisona 20mg a mais de 4 anos para artrite reumatoide e os efeitos colaterais estao se agravando estrias pelo corpo todo e pele fina cara de lua cheia e agora começou a crescer uma bola embaixo da minha nuca to ficando desesperada mas tenho medo de imterromper derrepente o uso e agravar em outras coisas. LEIDI CARLA 20 ANOS ITAJAI-SC.

  • tianeu

    Olá Dr.!
    Tomo prednisona para artrite reumatóide. Comecei o tratamento em setembro e tomei o corticóide por cerca de 2 meses ( não entendi que teria que usá-lo sem interrupções). Em Janeiro tive que retoma-lo e estou tomando 10 mg ao dia.
    Minhas dúvidas são:
    Até agora, além de uma retenção líquida acentuada ( cerca de 4 kg, que consegui eliminar) ainda não percebi nenhum outro efeito, apesar de minha médica achar um certo inchaço em meu rosto.
    Porém faço muitos exercícios físicos( cerca de 2,5 h de caminhada/ corrida ao dia), além de um controle constante na dieta ( tenho hipotireoidismo).
    Gostaria de saber se além disso tudo, existem outras maneiras de se prevenir o aparecimento dos efeitos colaterias. Li em algum lugar que o uso da vit C em doses de 3g diárias ajudaria…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcus,
    Uma droga imunossupressora é aquela que suprime (reduz) a imunidade. Portanto, suprimindo nosso sistema imune, o corpo fica vulnerável a infecções.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leidi,
    NUNCA SE DEVE SUSPENDER CORTICÓIDES SEM AUTORIZAÇÃO MÉDICA !

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tianeu,
    Desconheço qualquer benefício da vitamina C, ainda mais em doses tão elavadas, para quem usa corticóides.
    Infelizmente há efeitos colaterais que não são passíveis de serem evitados. Mas vc está no caminho certo.

  • FABI

    Dr. Pedro,
    Minha mãe usou corticóides por mais de 30 anos, para tratamento de artrite reumatóide e veio a falecer esta semana devido a complicações pela droga.Eu cuidava dela, acompanhava consultas e exames, e a medida que seu quadro piorava, com os sintomas q o senhor descreve, ficava mais desesperada por não saber o que ela tinha. Só fui informada dos males dos corticóides após sua morte. Porque nenhum médico nunca nos disse que ela poderia ter substituido esse remedio por outro? Estou desesperada e inconformada.

  • Anonymous

    Dr
    vou começar a usar Prednisona de 20mg 1vez ao dia para tratamento de hepatite auto imune e cirrose biliar primaria.Essa dosagem causa os efeitos colatterais descritos acima?
    Agradeço se puder me responder.
    Obrigada renata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fabi,
    Só quem pode te responder isso são os seus médicos, mas não é errado usar corticóides por tempo prolongado na AR.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renata,
    Se for usada cronicamente, sim.

  • Anonymous

    Ola meu nome é Lidia! eu faço uso de predinisona desde dezembro de 2009 quando foi diagnosticado que eu tenho a doença de Still do Adulto. comecei com 80mg agora to 40mg, e tb faço uso do Metrotexato 12,5 uma vez por semana e acido folico uma vez tb. e estou em fase de redução. meu medico disse que irei tomar ele pra sempre com dosagem de 7,5mg… essa dosagem vai continuar os efeitos colaterais ou nao… os efeitos vao desaparecer, estou com cara de lua e engordei uns 4kg e esta começando a engorda a nuca. sem fala nas espinhas… estou ficando assustada.

  • Luciano

    Doutor, bom dia!
    Tenho psoriase moderada, e fiz uso de predinisona por anos, ate que engordei demais.Cheguei a estar com 110 kg com 1.70 de altura.Hoje, estou com 89 kg, e nao tomo mais.
    Entretanto tenho entrado em crises constantemente que sao controladas com 1 semana de tratamento com a droga, ficando 2 meses em media sem crises depois.O uso do medicamento, com uma dose diária de 10mg , durante uma semana, e parando por ao menos 1 mes, pode aumentar o peso ou causar “cara de lua cheia”
    Agradeço o retorno
    Grato
    Luciano

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lidia,
    Essa dosagem é baixa e a tendência é que os efeitos colaterais diminuam. Vc precisa de uma nutricionista e uma dermatologista para ajudar com esses efeitos da prednisona

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luciano,
    10 mg por apenas 1 semana, com intervalos grandes é uma dose baixa e o esperado é que não haja efeitos colaterais importantes.

  • ana rita

    gostaria de saber se depois do término do tratamento com predinisona, se a pessoa volta a sua fisionomia normal.
    obrigada

  • Anonymous

    dr.tomo prednisona a um ano e 8 meses…e gostaria de saber se posso tomar a vacina da gripe A…(tive doença pulmonar intersticial)ainda estou em tratamento com dose de 10mg ao dia….obrigada.
    conceição

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Depende, algumas alterações como a estrias ficam para sempre. Outras como o acúmulo de gordura podem desaparecer.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Conceição,
    não só pode como deve.

  • Anonymous

    Olá Dr.
    Sou portadora de Miastenia Grave, tomo 12mg de deflazacorte,gostaria de saber se essa é uma dose alta e a que dose corresponde ao prednisona
    obrigada – Cleide

  • claudia

    Doutor,tudo bem?
    Minha filha toma busonid e sua medica receitou a vacina h1n1.
    Estou preocupada, ela tomou a vacina. E agora tem algum problema ela continuar usando a bombinha do busonid com o espaçador?
    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cleide,
    Por volta de 8 mg de prednisona. Já atualizei o texto com os dados do deflazacort

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Claudia,
    à princípio, não.

  • Deusa Iasmin

    Dr meu nome é Deusa… Gostaria de saber se existe algo que possa combater os efeitos colaterais do corticoide, tipo pele fina,fraqueza muscular,se são reversiveis. Obrigada
    Jaboticabal SP

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Deusa,
    O melhor é sempre usar a menor quantidade de corticóide necessária e durante o menor tempo possível. Alguns efeitos são reversíveis, outros não. Alguns melhoram muito com redução da dose, outros não.

  • Anonymous

    Dr. Pedro, meu nome é Luna e meu marido toma prednisona, esse medicamento pode afetar seu desempenho sexual?

  • Anonymous

    esse site é mt bm msm !!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luna,
    dependendo da dose e do tempo, pode.

  • Maristela

    Doutor, fiz udo do prednisona (20mg dia e 40mg dia) por 60 dias por conta de inflamação no ombro e braço direito.
    O médiso não cortou o remédio gradualmente, simplesmente parei de tomar qdo acabou a ultima cartela.
    Pode ser prejudicial parar o remédio de forma repentina?
    Nesse período que tomei já é possível ter efeitos como a falta de produção do cortisol?
    Maristela

  • Ricardo

    Doutor Pedro Pinheiro, fiz uso de Prednisona 10mg/dia durante 5 dias e depois uma dose injetavel de Duoflam. Pode acontecer alguma interferencia na minha massa muscular e ganho de gordura, por este periodo de uso do medicamento?

  • Tânia

    Olá Doutor.. Minha mãe usa o CORTICORTEN para suposto LUPUS, e ela está se queixando muito de um forte gosto amargo na boca. Tudo que ela come fica com esse tal amargo. Pode ser um efeito colateral do corticoide???? Desde já, grata!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maristela,
    depois 60 dias com esta dose, o ideal é retirar aos poucos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ricardo,
    a dose foi baixa e 5 dias é pouco tempo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tânia,
    não é um efeito colateral dos mais descritos, mas boca amarga é uma queixa muito comum com vários remédios. O importante é saber se não há lesões na cavidade oral, como candidiase, que poderiam estar causando este sintoma

  • Renata

    Olá doutor, me chamo Renata e fui diagnostica com Sindrome Nefrotica, tomei por 2 meses a Prednisona e ela me deu todos esses efeitos colaterais, fui parando de tomar aos poucos, porém minha duvida é outra, se existe algum risco na gravidez, tendo essa sindrome nefrotica?
    E quais seriam os sintomas colaterais de uma pessoa que parou de tomar a prednisona há um pouco mais de uma semana e meia?

    Agradeço desde já.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renata,
    a gravidez pode causar uma recaída da sínd.nefrótica.
    Se vc fez o desmame corretamente, não costuma haver sintomas colaterais.

  • Milla e Cícero

    estou fazendo uso de prednisona para psoriase e tive uma boa resposta para a doença,mas estou com medo de continuar a usar pois já tenho hipertensão.

  • nayla

    boa noite,DrºPedro,tenho PTI ha 16anos ja retirei o baço.e ja tive duas recaidas,agora depois de muitos anos sem sentir nda,estou novamente com a purpura,estou tomando prednisona 60mg,meu hematologista esta diminuindo aos poucos,estou hj com 30mg,gostaria de saber sobre dietas,pois estou inchada,gorda,com insonia,irritada e muito nervorsa. de ja agradeço atençao.

  • sandra stel

    Dr Pedro,muito boa essa matéria sobre PREDINISONA e CORTICÓIDES-indicações e efeitos colaterais. Gostria de ter visto essa materia alguns anos atraz quando comecei
    o meu tratamento no ano 2004, pois tive alguns efeitos colaterais que aqui são mencionados como Giba, Facies Lua,Estrias, Aumento de Abdomem, Menopausa Precoce, Osteoporose,etc… A e o pior OSTEONECROSES em tornozelo, joelho e punho.So não sei como os médicos que me trataram não viram isso, sera que eles não tinham essa informação ou não estudaram direito a respeito desses efeitos colaterais, agora quem ficou prejudicada foi eu que fiquei com deficiencia fisíca e não consigo mais andar como antes. Mas estou aqui para te parabenizar por deixar aqui esta informação tão importante para que as pessoas que prescisarem desse tratamento ficarem alerta quanto os efeitos colaterais e questionarem a seus médicos quanto o procedimento que eles estão tomando.Agradeço por compartilhar conosco essa materia.Deus o Abençõe por nos orientar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nayla,
    A dieta deve restringir calorias e sal. O ideal é que você procure um nutricionista para te ajudar. Sozinha vai ser difícil vc controlar o ganho de peso.

  • Romulo

    olá boa tarde!

    gostaria por gentileza de saber quais os riscos de administração do flebocortide especificamente em doentes com suspeita de dengue???
    desde ja grato !
    romulo vieira

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Romulo,
    os corticódes são drogas que têm efeito imunossupressor, algo não desejado caso vc tenha um infecção como o dengue.

  • Ana

    Olá Dr Pedro,

    estou fazendo uso de prednisolona 20mg por 5 dias e depois meio comprimido por mais 5 dias (10mg) para tratamento de uma infecçao no ouvido. Gostaria de saber se neste tempo já é possivel verificar efeitos colaterais? E ando sentindo dores musculares/cãimbras se pode ser por causa do medicamento?
    Obrigada!

  • Lili

    Drº Pedro
    Boa Noite, gostaria de aprabenizá-lo pelo Blog e por estar dispondo o seu tempo em auxilio as pessoas, Deus aençõe sua vida sempre….amanhã 31/05/10 estarei realizando exames para analize se tenho ou não lupus.espero que dê negativo mas fiquei mutio ruim de AR e estou tomando prednisona..tenho espinhas nos braços, nuca e costas. Estou com o rosto em formato de “lua cheia”, mas creio que depois de todas as explicações do teu blog (sobre a medicação) eu fiquei satisfeita, por isto resolvei parabeniza-lo, e espero que todas as pessoas portadoras de alguma enfemidade que seja necesário fazer o uso do prednisona, sejam curados em Nome de Jesus!
    Deus abençõe sua vida Drº Pedro.
    Parabéns
    Esli amorim

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    1- 10 dias é pouco tempo para efeitos colaterais mais sérios.
    2- pode

  • Juliana

    Olá Doutor, tenho uma tia portadora de DPOC grave e usa corticoides a mais de 4 anos, com uso continuo e com quantidade elevada, ela já tem todos os sintomas descritos aqui no site e mais um sintoma que não está descrito que é mão com dedos em gatilhos,com aparencia de artrite reumatoide, e eu gostaria então de saber se o corticoide agride a aritulação podendo levar a um inflamação, e até a uma artrite reumatoide.
    Obrigada
    Juliana Figliolino

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juliana,
    Não, corticoides não causam artrite reumatóide, nem qualquer outro tipo de inflamação nas articulações. Na verdade, corticóides são um dos tratamentos para artrites.

  • Anonymous

    Marcio ,
    Gostaria de saber se o Prednisona causa lesões na pele , como espinhas e machas a vermelhadas e o que devo fazer?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Márcio,
    as lesões de pele pela prednisona devem ser tratadas por dermatologistas.

  • elenice

    tenho 36 anos tomei cortisol durante uma semana por causa de artrite. nao sei porque engordei. de 51 para 58 e agora para 78 noa periodo de 2 anos, nao como muito, pode ter sido por causa do medicamento?

  • Anonymous

    fantástico esse espaço uma exelente fonte de ajuda ,parabéns!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elenice,
    1 semana só de corticóide não justifica o peso que vc tem 2 anos depois.

  • Anonymous

    Dr. Pedro,

    O uso de diuréticos ajuda na diminuição do inchaço causado pelo uso dos corticóides?
    Faço uso de 20mg por dia e já faz quase 7 anos que faço uso deste medicamento por conta da Artrite Reumatóide.
    Os corticóides causam algum problema numa gravidez? Quais?

    Juliana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juliana,
    1- Não.
    2- Sim. O corticóide não é contra-indicado na gravidez mas seu uso deve ser feito com estrito controle médico pois em doses elevadas algumas má-formações podem ocorrer.

  • Ana Paula Silva

    Dr. Pedro

    Fiz uso de prednisona 20 mg sendo 3 comprimidos uma vez ao dia por 7 dias, após 2 comprimidos 1 vez ao dia durante mais 7 dias e após 1 comprimido 1 vez ao dia por mais 7 dias. Engordei 5 kg e gostaria de saber qto tempo o corticoida fica no organismo e o que posso fazer para elimina-lo mais rápido.
    Obrigada.

  • Anonymous

    Dr., parabéns pelo site!

    Por favor, a partir de que dose acumulada (ou a partir de quantos dias ingerindo) prednisona, considera-se necessário que se reduza a medicação de forma gradativa (depois de identificada resposta clínica)?

    Desde já agradeço muito,
    Claudio Vitor

  • Anonymous

    Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-lo Dr. Pedro Pinheiro!

    Por gentileza, se os sinais e sintomas desapareceram (de uma alergia c/ angioedema e urticária) pergunto: já se pode parar de tomar a prednisona (que foi ingerida via oral e também injetável por 14 dias)? Ou ainda é necessário manter, diminuindo a dosagem? Por quanto tempo? Qual o intervalo de tempo necessário?

    Obrigada,
    Maria Joice

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maria,
    Em geral o corticóide é usado por mais alguns dias depois do desaparecimento dos sintomas, para impedir um efeito rebote do angioedema

    O tempo e a dosagem só o médico que te atendeu é que pode determinar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana paula,
    O corticóide fica no organismo apenas alguns dias. Não há como eliminá-lo mais rapidamente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cláudio,
    Não existe esse valor. A dose da prednisona e o tempo dependem da gravidade da doença e da resposta dessa ao tratamento. Em doenças muito graves, os malefícios do corticóides são um preço baixo a se pagar.

    Pessoas transplantadas, por exemplo, usam corticóides pelo resto da vida, pois os efeitos colaterais são menos graves que uma rejeição.

  • Chelle

    Dr. Pedro tenho uma dúvida sobre o uso de corticóide.

    Sou estudante de medicina (com a faculdade trancada no momento) e tive um acidente de automóvel a pouco tempo. Tive edema cerebral e administraram em mim corticóide e diuréticos.

    Tenho tido crises de esquecimento e falta de memória. Minha pele passou a apresentar MUITA acne, que eu não tinha a muitos anos. Tive e ainda tenho alterações no ciclo menstrual.

    Minha dúvida é, qual o tempo médio para tudo voltar a normalidade?

    Grata pela atenção.

    Michelle Schons

    PS:Muito interessante o site, parabéns.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Chelle,
    Você ainda está tomando corticóides? Se não, qual foi a dose e há quanto tempo vc já parou?

  • Anonymous

    Doutor meu nome é Keila, usei corticorten durante 1 mes e tive crescimento de pêlos na face,isso é reversível?

  • Carolina

    Dr. Pedro Pinheiro e Dra. Renata Campos!
    Estou envergonhada com o que fiz comigo ao me auto medicar.
    Tomei dexametasona há 2 anos por prescrição médica e melhorei muito da rinite alérgica. A partir daí comecei a tomar com muita frequência, qualquer dor de cabeça… às vezes 16 mg por dia.
    Eu não sabia dos efeitos e consequências. Eu não sabia o que era um corticóide. Por causa da retenção de líquido, hipertenção, atraso menstrual, litíase renal, queda de cabelo, giba, face redonda etc, procurei tratamento com cardio, endócrino e urologista, mas até então, ninguém explica meus sintomas. Foi através do blog que associei ao corticóide. Tenho consulta novamente com endócrino dia 29-07, estou até com medo de contar tudo.
    Enfim, há 1 mês parei de tomar a dexa. E suspendi de uma vez (agora que vi o risco que corri).
    Eu gostaria de saber quais dos sintomas informados desaparecerão e em quanto tempo e quais ficarão?

    Agradeço pelas informações sobre o assunto no blog. Foram muito importantes. Que meu exemplo sirva de lição sobre os riscos da auto medicação.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carolina,
    Você tem que contar tudo. Na verdade, a culpa não é toda sua, pois ninguém nunca te avisou dos riscos do medicamento.
    À principio os sintomas vão sumir com o tempo. Converse honestamente com seu endócrino que ele irá te ajudar.

  • Ellen

    Olá!
    Sou cantora e numa situação temporária de afonia(rouquidão) devido a excesso vocal, recebi a recomendação médica de usar prednisoa 5mg duas vezes ao dia, durante 3 dias, para que a voz retornasse; mas fiquei com receio, devido aos efeitos colaterais; isso realmente funciona para a voz?

  • Anonymous

    Dr. pedro boa noite!
    Estou fazendo pulsoterapia p tratamento de Lúpus, nefrite Lúpica. Só fiz primeira sessão e estou tomando 40mg de prelone/dia. Estou com acompanhamento nutricional, cortei todo o sal.
    O rosto de lua cheia só vai embora qdo eu parar o medicamento? As estrias podem aparecer mesmo sem eu ganhar peso?
    Obrigada.
    Michele – Goiânia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ellen,
    Esta dose é muito baixa e o tratamento prescrito é por muito pouco tempo para se temer efeitos colaterais. Se suas cordas vocais estiverem inflamadas, o corticóide pode ajudar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Michele,
    Sim e sim

  • Anonymous

    boa noite, Dr. adorei este espaço pude tirar muitas duvidas a respeito não´só dos corticóides como outros assuntos são questões q np momento da consulta não perguntamos ,
    obrigada , Elaine

  • Lary

    Dr. Pedro,
    Boa tarde, meu nome é Larissa e eu acabei meu tratamento de linfoma de hogdkin a 1 ano, e descobri q a quimio q a radio me trouxera seguela no pulmão (se eu não me engano o nome da doença é pneumoniti) e inciarei o tratamento com Prednisona 20mg 12/12hr durante 20 dias, e provavelmente partindo depois pra medicamentos inalatorios. Efim o q gostaria de saber, esse periodo e dosagem já são o suficiente pra apresentarem efeitos colaterais, como, inchaço, irritabilidade, dores no corpo?
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/01348848548098374681 yes

    DRiQuiNHo .
    mostrar detalhes 10:27 (1 minuto atrás)

    Olá doutor! Meu nome é Adriano e gostaria de saber se a prednisona é o
    melhor tratamento via oral para A sindrõme de Guillain barré crõnica?
    Gostaria de saber também a diferença da sindrõme de Guillain barré
    crõnica para a polirradiculoneuropatia desmielinizante inflamatória
    crõnica (CIDP)?

  • Francis Damito – Araraquara

    Boa noite Dr., de três anos para cá, meu organismo desenvolveu resistência a qualquer medicamento que eu tome. Quando tomo algum remédio minhas pálpebras incham. Dependendo da intensidade, tomando “celestamine” controla, mas a maioria das vezes preciso tomar soro. Já passei por vários médicos, e fui informado que não tem tratamento, e quando algum médico receita um remédio, só vou saber se tenho alergia ou não tomando. Resumindo, às vezes, chego a tomar 5, 6 comprimidos de “celestamine” por dia para controlar a alergia, prolongando o uso por uns 2 dias, indicação médica. É complicado viver assim Dr. o que procede nesse caso, essas alergias tem relação ou compromete meus rins? ou algum órgão?

    Muito obrigado, e parabéns pelo site.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Larissa,
    É possível que sim.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Driquinho,
    pode ser usado, mas não é o melhor tratamento.
    CIDP é um guillain-barre crônico

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Francis,
    À princípio não compromete os rins não.
    Sugiro que vc procure um serviço de imunoalergologia de um hospital universitário. Eles devem te ajudar.

  • André

    Boa noite, Doutor (a)!

    Tive Síndrome Nefrótica quando criança (varias crises desde os 3 até os 11 anos de idade). Àquela época não fui biopsiado e fiz por varias vezes tratamento a base de doses altas de corticóide. Após quase vinte anos, agora aos 30 voltei a ter uma crise e após a biópsia a conclusão da equipe de nefrologias que me assiste é de que se trata de uma glomerulonefrite por lesões mínimas (o que segundo a equipe é mais comun na infância e menos preocupante quando ocorre em adultos, tendo maior incidência de remissão e pouca recorrência em relação a outros tipos de lesões do glomerulos). Novamente estou tomando corticóide (80mg diárias já ha 6 semanas e permanecerei por mais duas nesta dosagem). O que muito me incomoda é que desde os tratamentos na infância alguns efeitos me incomodam muito, por exemplo o acumulo da gordura na região do tronco (abdomen), pescoço e rosto. Não estou tão acima do meu peso, meço 1,80 e tenho 83 kilos. Mas a gordura é e sempre foi muito mal distribuida, a regiao do tronco (sobretudo a barriga) é desproporcional, o mesmo ocorrendo no pescoço e rosto. Como posso resolver ou minimizar isto? Gostaria que o senhor falasse sobre os efeitos reversíveis e irreversíveis. Como posso ter meu corpo mais harmonico após o uso deste medicamento e acabar, por exemplo com o aspecto indesejado (face em lua cheia) causado pela Síndrome de Sushing exógena.

    Muitíssimo Grato!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    André,
    Com doses altas de corticóides é impossível evitar a síndrome de Cushing. Porém, se vc tiver uma boa orientação dietética, é possível amenizar o problema.

  • marcelo b. cota pacheco

    Marcelo RJ

    Caro(a) Doutor(a)

    O uso diário, crônico, de Prednisona 5mg, 1 vez ao dia, pode apresentar efeitos colaterais?
    tipo aumento de peso? cara de lua?

    Tenho 52 anos – pratico esporte.

    Grato,

    Marcelo Cota

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    MArcelo,
    Se o uso for prolongado, sim. Cara de lua é menos comum, mas outros efeitos colaterais podem ocorrer.

  • Anonymous

    doutor… todos os dias eu olho o blog pra ver se a minha pergunta foi respondida…. como vou saber que não foi selecionada? e qto tempo de vo esperar?? sou adriana aquela q tem uma filha de 5 anos… espero q selecione a minha pergunta, adoraria ver a resposta! bjos a todos…. (desculpe a ansiedade).

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Adriana,
    Em geral uma pergunta não demora mais do que 48h para ser aprovada. Para mais dúvidas, leia as regras do blog. Lá está tudo explicado. Abs

  • Carmem

    Dr Pedro bebidada alcolica interfere no tratamento de quem tem lupus?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carmen,
    sim, pacientes em tratamento para lúpus devem evitar bebidas alcoólicas.

  • Edson

    Olá, boa tarde!
    Venho desde janeiro investigando a elevação do nível de proteinúria em 24h. O último resultado indicou 1567,2 mg/24h. Fiz também analizes de microalbuminúria (90,9 mh/24h) Curva glicemica em gejum, 60min, 120min e 180min todos dentro do padrão de referencia e ainda fiz biópsia renal e não foi encontrada alteração significativa.
    Meu nefrologista indicou o uso de prednisona 60mg/dia durante 12 semanas com reavaliação a cada 30 dias. Estou preocupado com os efeitos do medicamento e gostaria de me consultar com outro médico. Seria deselegante da minha parte?
    Obrigado pelo blog. Ele é muito útil!

  • NATHALIA

    Dr. Pedro,

    Sou portadora de miastemia gravis, forma ocular pura e faço tratamento com prednisona 10 mg a 4 meses. Ja observo alguns efeitos colaterais, como intenso crescimento de pelos e o rosto inchado. Começarei a diminuir a dose para 7,5mg ao dia e gostaria de saber se ja diminui os efeitos colaterais, ou apenas com a parada total do remedio? Os efeitos como crescimento de pelo param ?
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    edson,
    todo paciente tem direito a uma segunda opinião. O importante é você estar seguro com o seu médico

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nathalia,
    Sim, quanto menor a dose, menores os efeitos, porém, eles só irão desaparecer completamente quando os corticóides forem suspensos.

  • Erica

    Dr. Pedro,
    qual o melhor tratamento para os efeitos colaterais “facies em lua” e “corcova-giba de bufalo”, conforme citados acima???

    obrigada!

    Erica

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Erica,
    o único modo de melhorar é reduzindo a dose dos corticóides (o que nem sempre é possível)

  • Irish

    Dr. gostaria da saber qual o melhor tratamento para uma crise aguda de gota sabendo que se trata de um insuficiente renal. é melhor indometacina ou glicocorticoides? E no caso de glicocorticoides qual aquele mais utilizado?

    Cumprimentos :)

  • Janaína

    Gostaria apenas de parabenizá-los pelo site, sou farmacêutica e frequentemente busco acesso a informações pela internet. Seu blog é muito completo e possui todas as informações necessárias para que um leigo possa entender sobre o assunto e se necessitar buscar novas informações a partir destas adquiridas!
    Profissionais desta qualidade e competência é que o Brasil precisa!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Irish,
    Na ins. renal deve-se evitar anti-inflamatórios. Nestes casos dá-se preferência a colchichina e/ou prednisona para as crises.

  • Sônia

    Adorei conhecer o blog e resolvi muitas dúvidas.
    Obrigada e abraços.

  • Cleber Prado

    Doutor meu sobrinho faz uso do prednisona a quase dois anos,hoje ele tem 3 anos e sobre com sindrome nefrotica e nao foi realizado a biopsia, um dos sintomas apparentes e a face de lua e inchasso no abdomem.Para piorar a situacao um farmaceutico falou a meu irmao que ele esta matando o filho dele aos poucos,o que o senhor pode nos dizer a respeito! esta doenca tem cura?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Cleber Prado
    Não tenho como opinar em relação a este quadro em particular que vc descreve. O que posso dizer é que a maior parte das síndromes nefróticas iniciadas até o primeiro ano de vida são causadas por alterções genéticas e não por alterações imunológicas. Nestes casos, imunossupressores como os corticóides não funcionam. Se após 2 anos de corticóides a doença continua ativa, provavelmente ele não está servindo para nada a não ser causar efeitos colaterais. Se vc está com dúvidas sobre o tratamento do seu sobrinho, sugiro que procure uma segunda opinião com outro nefrologista pediátrico.

  • Anonymous

    Dr Pedro, meu nome é Rosele e fiz uma pergunta sobre o desmame do corticóide ha mais de 4 dias e não hove resposta. Li as regras e entendo que a pergunta não desobedecia as mesmas. Por gentileza, gostaria muito que me respondesse, estou muito aflita pois estou no final do desmame… Me responda por favor

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Roseli
    Por questões de tempo selecionamos apenas 10 perguntas por dia, mesmo que haja 30 dentro das regras. Perguntas sobre casos particulares costumam ser preteridas.

  • Anonymous

    Dr Pedro agradeço o esclarecimento, porém volto a perguntar sobre o desmame da prednisona.Gostaria de saber se mesmo após uso de 18 meses, na retirada usando 5mg ao dia por 15 dias alternados e após 2,5 mg por mais 15 dias alternados há chance de ter supressão adrenal?
    Estou no fim do desmame etenho essa dúvida. Grata. Rosele

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Rosele
    Depois de tanto tempo de corticóides, o desmame tem que ser bem lento mesmo para não haver riscos de insuficiência supra-adrenal

  • tainã

    Olá

    Tive uma laringite em dez inicialmente e erroneamente tratada com nimesulide, azitromicina, percof e alegra! Como os sintomas pioraram procurei outro médico que me passou prednisona (2x ao dia 10 mg) e celestamine (15ml por dia) iniciei 05 de jan e o tratamento durou apenas 5 dias… porém há uns 10 dias percebi um aumento de gordura na região abdominal, porém até diminui o peso (de 47,5 para 46Kg; 1,61m) em virtude da dificuldade de comer qdo estava com laringite. Os sintomas laringite melhoraram porém estou com essa sensação de inchaço e me questiono se seria efeito dos corticóides associados ou não a nimesulide. Eu tenho uma alimentaçao saudável e ainda faço exercícios… por isso relacionei esse aumento abdominal (moderado) como sendo possível efeito dos corticóides… mas não tenho certeza.
    E se for efeito qto tempo demora p desinchar?

    grata tainá