GLICOCORTICOIDES – Ação, Efeitos Colaterais e Indicações

Os glicocorticoides são fármacos poderosos, indicados no tratamento de várias doenças inflamatórias e de origem imunológica.

224

Os glicocorticoides, também chamados de corticoides ou corticosteroides, são drogas poderosas, derivadas do hormônio cortisol produzido pela glândula suprarrenal. Os corticoides são frequentemente usados como parte do tratamento de doenças de origem inflamatória, alérgica, imunológica e até contra alguns tipos de câncer.

Apesar de ser um medicamento muito eficaz contra várias doenças graves, os corticoides apresentam um grande defeito: um perfil muito extenso de efeitos colaterais, alguns deles graves, outros esteticamente indesejáveis. Quando usados de forma prolongada, os corticoides levam ao ganho de peso, podem causar estrias, provocam acne, enfraquecem os ossos, etc.

Neste artigo iremos tratar das indicações e dos efeitos colaterais dos corticoides, com especial ênfase na prednisona e prednisolona, as drogas mais usadas da classe.

Se você procura por uma bula simplificada da prednisona, acesse o seguinte artigo: PREDNISONA – Para Que Serve, Doses e Cuidados

O que é um glicocorticoide?

Os glicocorticoides  são hormônios esteroides, não-anabolizantes e não-sexuais, produzidos pelo córtex da glândula supra-renal. O hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo é o cortisol. Níveis normais de cortisol são essenciais para a nossa saúde, pois este hormônio tem ação no metabolismo da glicose, nas funções metabólicas do organismo, na cicatrização, no sistema imune, na função cardíaca, no controle do crescimento e em muitas outras ações básicas do nosso corpo.

O cortisol é um hormônio de estresse. Ele recebe esse nome, pois sua produção eleva-se toda vez que o nosso organismo encontra-se sob estresse físico, como nos casos de traumatismos, infecções ou cirurgias. O cortisol aumenta a disponibilidade de glicose e energia, eleva a pressão arterial, aumenta o tônus cardíaco e prepara o organismo para sofrer e combater insultos.

Tipos de corticoides

Os glicocorticoides usados na prática médica são versões sintéticas, produzidas laboratorialmente, do hormônio natural cortisol. Existem várias formulações sintéticas de corticoides, as mais usadas são a prednisona, prednisolona, hidrocortisona, dexametasona, metilprednisolona e beclometasona (via inalatória).

Todos os corticoides sintéticos são mais potentes que o cortisol natural, exceto pela hidrocortisona, que apresenta uma potência semelhante.

Potência em relação ao cortisol :

  • Hidrocortisona = Potência semelhante ao cortisol.
  • Deflazacorte = 3x mais potente que o cortisol.
  • Prednisolona = 4-5x mais potente que o cortisol.
  • Prednisona = 4-5x mais potente que o cortisol.
  • Triancinolona = 5x mais potente que o cortisol.
  • Metilprednisolona = 5-7.5x mais potente que o cortisol.
  • Betametasona = 25-30x mais potente que o cortisol.
  • Dexametasona = 25-30x mais potente que o cortisol.
  • Beclometasona = 8 pufs 4x por dia equivale a 14 mg de prednisona oral diária.

60 mg de prednisona apresentam o mesmo efeito que 2 mg de dexametasona ou 300 mg do cortisol natural. Devido a essa potência maior dos corticoides sintéticos, conseguimos administrar nos pacientes doses muito acima dos níveis fisiológicos do cortisol, o que é essencial para o tratamento de algumas doenças.

Doenças que podem ser tratadas com corticoides

A prednisona e os corticoides em geral são drogas que conseguem modular processos inflamatórios e imunológicos do nosso organismo, tornando-se extremamente úteis em uma infinidade de doenças. Qualquer doença de origem alérgica, inflamatória ou autoimune pode ser tratada com algum desses corticoides (leia também: O QUE É UMA DOENÇA AUTOIMUNE?).

Só para se ter uma ideia da importância dos corticoides na prática médica, podemos citar como indicação para a sua administração as seguintes doenças:

As doses diárias equivalentes a 5-10 mg de prednisona são chamadas de doses fisiológicas por serem compatíveis com a produção diária natural de cortisol. Nestas doses, os corticoides sintéticos apresentam apenas efeito anti-inflamatório.

Em situações normais, a secreção de cortisol pela suprarrenal apresenta um ciclo circadiano, ou seja, sofre alterações de acordo com o período do dia. Durante as primeiras horas da manhã, a sua secreção está muito elevada, reduzindo-se ao máximo por volta das 23 horas. Por isso, optamos por administrar os corticoides durante a parte da manhã para tentar simular a secreção fisiológica que o organismo está habituado, diminuindo, assim, a incidência de efeitos colaterais.

Conforme a dose vai sendo elevada, a prednisona, ou qualquer outro glicocorticoide, começa a apresentar efeitos imunossupressores, o que justifica os seu uso nas doenças autoimunes e no transplante de órgãos.

Nas doenças autoimunes e glomerulonefrites podemos usar até 80 mg de prednisona por dia. Em casos graves, lançamos mão de um procedimento chamado pulsoterapia, que consiste na administração venosa de até 1000 mg de metilprednisolona por 3 dias seguidos. Essa pulsoterapia pode ser usada em vasculites severas, em casos de rejeição de órgãos transplantados e no tratamento de doenças autoimunes graves e descompensadas, como ocorre em alguns casos de Lúpus, por exemplo.

Os corticoides podem ser administrados por várias vias. Por exemplo, corticoides sistêmicos são aqueles tomados por via oral ou via intravenosa. Na asma é muito comum a administração do corticoide inalatório. Na rinite e sinusite a via preferencial é a intranasal. Nas doenças de pele, o corticoide é tópico, ou seja, em cremes ou pomadas. Pode haver corticoides em colírios e em soluções para administração nos ouvidos. Nas artrites, a via pode ser intra-articular (infiltração).

Absorção dos corticoides

A imensa maioria dos efeitos colaterais ocorre nos pacientes que fazem uso prolongado e com doses elevadas de corticoides por via oral ou intravenosa. Isso não significa, porém, que as outras formas de administração de corticoides seja isenta de efeitos adversos.

Corticoides por via inalatória, muito usados no tratamento da asma, podem ter relevante absorção sistêmica, apesar desta ser bem menor do que a que ocorre com corticoides administrados por via oral. A fluticasona por via inalatória, por exemplo, reconhecidamente inibe a produção de cortisol pela suprarrenal e pode causar efeitos colaterais sistêmicos, quando usada seguidamente por vários meses, principalmente em crianças.  Outras formas de corticoide inalatório parecem ter absorção sistêmica menor.

Injeções de dexametasona intra-articulares podem causar síndrome Cushing (explico o que é esta alteração mais à frente).

Mesmo os corticoides em pomada ou creme podem ser absorvidos pelo organismo de forma suficiente para provocar efeitos colaterais, caso o seu uso seja por tempo prolongado. A absorção do corticoide pela pele varia de acordo com alguns fatores. Por exemplo, áreas como as dobras cutâneas, couro cabeludo e a testa apresentam maior absorção. Nas crianças e em áreas com inflamação ou descamação da pele a absorção sistêmica dos corticoides também é maior.

Em geral, não existe forma de corticoide isenta de efeitos colaterais. Não importa a via, quanto maior for o tempo de tratamento e a dose utilizada, maior são os riscos de efeitos adversos.

Efeitos colaterais da prednisona e dos corticoides em geral

Ao mesmo tempo que são drogas extremamente úteis em uma variedade de doenças graves, os corticoides apresentam, principalmente se usados a longo prazo, uma lista imensa de efeitos colaterais indesejáveis, que variam desde problemas estéticos até infecções graves por inibição do sistema imunológico.

Os efeitos colaterais estão intimamente relacionados à dose e ao tempo de uso. O uso esporádico e por pouco tempo não é capaz de levar aos efeitos adversos que serão descritos a seguir. Não é preciso se preocupar com a prescrição de corticoides por apenas uma semana, mesmo que este esteja em doses altas.

Toda vez que o uso de corticoides em doses elevadas ou por tempo prolongado for cogitado, é importante colocar na balança os possíveis benefícios e os prováveis efeitos.  O uso estará indicado sempre que o médico julgar que a doença a ser tratada é mais grave que os potenciais efeitos adversos.

Após a leitura deste artigo você pode ficar com a impressão de que a prednisona e similares são drogas terríveis. É importante salientar que o uso prolongado e em doses elevadas só costuma ser indicado em doenças graves, que podem levar à morte ou a graves limitações.

a) Efeitos colaterais dos corticoides na pele

Os efeitos estéticos dos corticoides são os que mais incomodam os pacientes, principalmente as mulheres. Cerca de metade dos indivíduos que usam, pelo menos, 20 mg diários de prednisona, ou dose equivalente de qualquer outro corticoide por três ou mais meses irão apresentar efeitos colaterais estéticos.

Entre os mais comuns podemos citar a equimose e a púrpura associadas ao corticoide. Estas alterações são pequenas hemorragias que ocorrem em baixo da pele, normalmente em áreas expostas ao sol, como mãos e antebraços. Outro efeito adverso comum é uma pele mais fina e frágil.

Estrias de cor arroxeada localizadas na região abdominal, calvície, crescimento de pelos em mulheres e acne também ocorrem com frequências em usuários crônicos de corticoides por via oral.

O risco de cânceres de pele do tipo não-melanoma parece ser maior em pessoas que tomam corticoides por tempo prolongado.Fácies em lua cheia

Pacientes que fazem uso de corticoides em cremes e pomadas por longo tempo também podem apresentar efeitos indesejados na pele, como atrofia, estrias, teleangiectasias e manchas roxas. Um maior risco de infeções fúngicas na pele também ocorre com o tratamento prolongado.

Um sinal típico da toxicidade pelos corticoide é o desenvolvimento da aparência “cushingoide”, que se caracteriza por um face arredondada (chamada de fácies em lua), pelo acúmulo de gordura na região posterior do pescoço e das costas (chamado de corcova ou giba de búfalo) e pela distribuição irregular da gordura corporal, com predomínio na região abdominal e tronco. Este conjunto de efeitos colaterais, chamado de síndrome de Cushing, é um dos mais incômodos, pois muda muito a aparência do paciente, principalmente nas pessoas que eram previamente magras.

A síndrome de Cushing surge, habitualmente, dentro dos 2 primeiros meses de tratamento com corticoides em doses acima de 20 mg por dia. Em alguns pacientes, porém, doses acima de 10 mg por dia já são suficientes para provocar esta alteração.

Corcova de búfalo
Corcova de búfalo ou giba

b) Efeitos colaterais dos corticoides nos olhos

O uso contínuo de corticoides sistêmicos, normalmente por mais de 1 ano com doses maiores que o equivalente a 10 mg de prednisona por dia, pode levar a alterações oftalmológicas, como a catarata e glaucoma. Tanto os corticoides usados por via oral, por via nasal (spray nasal para asma ou bronquite) ou sob a forma de colírios podem causar ambas doenças.

Pacientes que fazem uso crônico de corticoides devem ser avaliados periodicamente por um oftalmologista, com o intuito de detectar sinais precoces de catarata ou glaucoma.

c) Efeitos colaterais metabólicos dos corticoides

A partir da dose de 5 mg por dia há uma clara tendência ao ganho de peso e acúmulo de gordura na região do tronco e abdômen. Quanto maior for a dose do corticoide, maior é o ganho de peso.

Além do acúmulo de gordura, a corticoterapia crônica também leva a alterações do metabolismo da glicose, podendo, inclusive, provocar diabetes mellitus. O risco é maior nos indivíduos que já apresentam valores de glicose ligeiramente alterados antes do início da corticoterapia. Apesar do diabetes ser reversível na maioria dos casos após a suspensão da droga, alguns pacientes permanecem diabéticos para o resto da vida.

Doses diárias de prednisona acima de 10 mg por mais de 3 meses também podem provocar alterações nos níveis de colesterol, nomeadamente elevações no colesterol LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos, e redução dos níveis de colesterol HDL (colesterol bom).

d) Efeitos colaterais cardiovasculares dos corticoides

A incidência de várias doenças cardiovasculares costuma aumentar com o uso prolongado de corticoides. Podemos citar o aumento da ocorrência de hipertensão, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e AVC.

O risco de doença cardiovascular depende da dose e do tempo de tratamento. Pacientes que desenvolvem síndrome de Cushing costumam ser os que apresentam a maior taxa de aterosclerose e maior risco de problemas cardíacos.

Doses pequenas de corticoides por pouco tempo não parecem aumentar o risco cardiovascular de forma relevante.

e) Efeitos colaterais músculo-esqueléticos dos corticoides

O uso crônico de glicocorticoide está associado a diversas alterações músculo-esqueléticas. A mais comum é a osteoporose.  Neste caso, mesmo doses baixas, como 2,5 mg ou 5 mg por dia, se usadas de forma crônica, podem acelerar a perda de massa óssea.

A corticoterapia prolongada também é responsável por aumento da incidência de necrose óssea, lesões musculares (miopatia), fraturas ósseas e distúrbios do crescimento, quando usado em crianças.

f) Efeitos colaterais dos corticoides no sistema nervoso central

O uso de corticoides, em um primeiro momento, pode causar uma sensação de bem-estar e euforia. Porém, a longo prazo ele está associado a uma maior incidência de quadros psiquiátricos, tais como psicose e depressão, além de insônia e alterações da memória.

g) Efeitos colaterais imunológicos dos corticoides

A imunossupressão causada pela corticoterapia é um efeito desejável nos casos das doenças autoimunes, mas pode também ser um grande problema, já que facilita a ocorrência de infecções. É preciso saber balancear bem os riscos com os benefícios.

O risco de infecção surge naqueles que tomam o equivalente a 10 mg por dia ou mais de prednisona por vários dias. Este risco torna-se muito elevado com doses acima de 40 mg por dia ou quando obtém-se uma dose acumulada de 700 mg de prednisona ao longo de todo o tratamento.

Além de facilitar infecções, os corticoides também inibem o surgimento da febre, dificultando o reconhecimento de um processo infeccioso em curso.

Doentes submetidos a altas doses de corticoides devem evitar vacinas compostas por vírus vivos, sob o risco de desenvolver infecções vacinais. Vacinas com vírus mortos podem ser administradas, porém, a corticoterapia também pode impedir a formação de anticorpos, fazendo com que a imunização apresente pouca eficácia. Muitas vezes são necessárias doses maiores para uma eficaz imunização.

A candidíase oral e a candidíase vaginal são infecções muito comuns nos pacientes que fazem uso crônico de glicocorticoides.

i) Outros efeitos colaterais dos corticoides

A lista de possíveis efeitos colaterais dos corticoides é muito extensa. Além dos que já foram citados, outros efeitos adversos relativamente comuns são: retenção de líquidos, alterações menstruais, gastrite, úlcera péptica, esteatose hepática, pancreatite e infertilidade.

Cuidados e perigos do uso de corticoides

A corticoterapia prolongada requer alguns cuidados, principalmente na hora de se suspender a droga.

O uso de prednisona ou similares por muito tempo, inibe a produção natural de cortisol pela glândula suprarrenal. Como os corticoides sintéticos têm uma meia-vida de algumas horas apenas, a suspensão abrupta faz com que após 2 ou 3 dias os níveis de cortisol fiquem próximo de zero. Quando a suprarrenal fica muito tempo inibida pela administração de corticoides exógenos, ela demora até voltar a produzir o cortisol naturalmente. Em geral, tratamentos que duram menos de 3 semanas não costumam causar grandes efeitos colaterais nem causam inibição prolongada das supra renais.

Como o cortisol é um hormônio essencial para a vida, o paciente que suspende o corticoide sintético abruptamente entra em um estado chamado de insuficiência suprarrenal, podendo evoluir para choque circulatório, coma e óbito, se não for rapidamente atendido.

Por isso, a retirada dos corticoides após uso prolongado deve ser sempre feita de modo lento e gradual. Nunca se deve suspender o tratamento sem conhecimento médico.

Este artigo foi útil?  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, Total: 4,67 de 5)
Loading...
VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES
224 Comentários
  1. lucas mota

    Ola Dr, tomei prednisona 60 mg durante 4 meses tratando uma glomeronefrite, estou no desmame, um dos efeitos colaterais a longo prazo de uso e o afinamento da musculatura ela volta ao normal pois retirada do corticóidhe?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, a tendência é voltar ao normal, principalmente se você fizer atividade física.

  2. aparecida silva

    Bom dia dr . meu irmão toma coticoidis tem um tumor no celebro gostaria de saber se os corticoides dão muita fome ele come o tempo todo dia e noite oque podemos fazer pra ajuda-lo.obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, corticoides dão fome. Tem que evitar alimentos muito calóricos, senão engorda mesmo.

  3. brzli

    Quanto aos efeitos da sinusite, por mais dolorosos que sejam, fico me perguntando se não vale mais a pena enfrentá-los do que correr riscos com os possíveis efeitos colaterais de um medicamento controverso. Claro, é complicado para crianças suportar a dor, mas no meu caso, se a dor é suportável, eu evito medicamentos ao máximo.

    Quando fico gripado ou resfriado, encho sacolas de lenços de papel de tanto assoar o nariz. Quando somem os sintomas, fico com descamação em torno das narinas, mas o importante é que tudo volta ao normal em uns dois dias.

    O meu tratamento para gripe é muita hidratação, sopas e frutas, água de coco, água mineral e café para dar um ânimo e conseguir preparar todas essas coisas. Olha, talvez os efeitos não sejam tão rápidos quanto um analgésico potente, mas resolve. Eu dou combustível e o sistema imunológico cumpre o papel dele.

    Uma dúvida que sempre tenho é: qual é o limite entre aderir a um tratamento com um fármaco ou buscar métodos naturais? Como métodos naturais não me refiro a usar uma erva exótica sem comprovação científica da sua eficácia. Falo de um tratamento totalmente conservador à base de uma alimentação adequada para enfrentar uma infecção qualquer.

    No caso de doenças como o câncer, acho mais difícil encontrar alguém que defenda uma cura somente à base de alimentos, mas em doenças mais facilmente curáveis, como gripe, resfriado, enxaqueca, etc, parece-me um bom meio termo, já que é livre de efeitos colaterais. O que acham?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O uso do corticoide tem sempre que ser baseado no bom senso. Nunca se deve prescrever uma droga cujos efeitos colaterais sejam mais graves que a própria doença. Não se usa corticoides em gripes, alergias simples ou em casos de dor que pode ser controlada com outros medicamentos.

      Gripes e resfriados curam-se sozinhos, com ou sem tratamento. Enxaqueca, não. Enxaqueca real precisa de tratamento com drogas, só alimentação não é suficiente.

  4. eduardo paterlini

    ola, estou tomando este medicamento , e comecei a ter mal estar no ouvido, e ouvido tapado, pode ser um efeito colateral ao medicamento?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma ser.

  5. Sabrinna Regina

    Boa noite Doutor , tomei por 3 meses o prednisona de 20mg e alem de engordar Ou inchar, ( gostaria de saber se incha? )eu estou com corcova de buffalo ( vai sumir? ) e cushingoide , parei de tomar ha 4 Dias , gostaria de saber se vai sumir esses efeitos colaterais???? Desde ja te agradeço muito

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, demora, mas some.

  6. Luan Sobreira

    60mg de prednisona por 1 mês e depois fazer um desmame gradual é uma dose alta?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É.

  7. Fran Carvalho

    Boa noite Dr. Pedro! Fiz radioterapia com iodo 131 e o medico prescreveu o uso de prednisolona de 20mg por 30 dias e depois faremos o desmame aos poucos, será que nesse prazo ficarei inchada? Pois no inicio do meu hipertireoidismo tomei prednisona por mais de 2 anos e virei uma “lua cheia ” e demorei bastante a voltar mais ou menos ao corpo que tinha.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      20 mg por 1 mês é uma dose razoável. Pode ser que surjam alguns inchaços, mas não deve ser nada de excepcional.

  8. Cleusa

    Boa tarde,Estou tomando corticóide por causa de um tratamento de sindrome carpal..mas quando paro de tomar,sinto dores dai tomo de novo ou seja já estou a seis meses nesta vida.,se eu fizer a cirurgia não precisarei mais tomar corticóides? Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, provavelmente.

  9. Julio Cruz Do Nascimento

    Acetato de Dexametasona em pomada, aplicada nos labios vaginais, pode ocorrer problemas com o feto na gravides?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É pouco provável, ainda mais se for tratamento de curta duração.

  10. Leonardo

    Boa tarde! Uso Prednisona 20mg a mais de 2 anos. Um comprimido ao dia, devido ao tratamento de uma dermatite muito forte. Resolvi parar de tomar a Prednisona pois ganhei muito peso e meu humor está realmente alterado. Estou sentindo muito forte essa retirara, minha pele está extremamente sensível e dolorida, meus olhos não param de criar uma secreção, meus músculos estão muito fracos. Mas fora isso estou ótimo. Como devo reduzir esse uso para não piorar? obrigado!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Eu não posso prescrever um desmame de corticoide pela Internet. Você tem de procurar o médico que lhe receitou a prednisona. O que eu lhe aconselho é não suspender o corticoide de uma hora para outra depois de tanto tempo de uso. É perigoso.

  11. anonimo maranhao

    Dr, o uso de um colírio com 1 mg/ml de Dexametasona pode causar uma soroconversão tardia por Hiv, ante o efeito imunossupresor ou esses níveis do corticioíde não influem no exame?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, não interfere em nada.

      1. mismara

        Dr. Vc mi indica o uso de corticoide pra ganhar peso???

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          De jeito nenhum.

  12. neh

    Este medicamento eh aconselhavel a gravidas

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é contra-indicado, mas os corticoides devem ser evitados em grávidas, exceto em situações muito específicas.

  13. Herbert William

    Minha mãe tomou corticoide durante a minha gravidez, e nunca mais conseguiu eliminar as gorduras localizadas e isso aflige muito ela há 19 anos (Minha idade). O que ela deve fazer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem outro jeito: dieta saudável e exercício físico a sério.

  14. Leandra

    Bom dia! A partir de quanto tempo a prednisona faz efeito? É imediato?

    1. Demora algumas horas para o efeito iniciar.

  15. Leandra

    Bom dia! A partir de quanto tempo a prednisona faz efeito? É imediato?

    1. Demora algumas horas para o efeito iniciar.

  16. Alissa Peres Penteado

    Olá bom dia. Estou tomando predinisona para tratar uma infecço de ouvido e a dose inicial é 60mg/dia por dois dias, depois 40mg por 3 dias e depois 20 mg por 2 dias! Isso pode ocasiar ganho de peso e inchaço? Não havia falando nada sobre o tempo de uso nesse tópico! Obrigada!

    1. É muito pouco tempo de tratamento.

  17. Alissa Peres Penteado

    Olá bom dia. Estou tomando predinisona para tratar uma infecço de ouvido e a dose inicial é 60mg/dia por dois dias, depois 40mg por 3 dias e depois 20 mg por 2 dias! Isso pode ocasiar ganho de peso e inchaço? Não havia falando nada sobre o tempo de uso nesse tópico! Obrigada!

    1. É muito pouco tempo de tratamento.

  18. cristiane

    Por favor gostaria de saber se corticoides cortam efeito do anticoncepcional?

    1. Pedro Pinheiro

      Não

  19. Bryan Deluca

    Boa noite Dr. Eu faço tratamento para lúpus e estou tomando 40 mg de prednisona e 400 mg de cloroquina por dia…dentre essas outras consequências que você mencionou pode haver alguma alteração sexual (órgãos genitais e na parte emocional) ?

    1. Nos órgãos genitais não costuma haver problemas, mas a parte emocional pode se alterar um pouco.

  20. Andréia Gonzaga

    Oi Doutor meu filho tem 3 anos e tem sindrome Nefrotica, ontem a médica receitou para ele dois comprimidos de prednisona de 20 mg diluido em 10 ml de agua, para ele tomar 9 ml, durante 1 mês até o dia 23 de junho, depois depois diluir 1cp e meio, em 10 ml de agua, dando a a ele 8,5ml uma vez ao dia até o dia 21 de julho, depois diluir 1 cp em 10 ml de água dando a ele 9,5 ml uma vez ao dia, até o dia 28 de julho, depois diluir 1 cp em 10 ml de água, dando a ele apenas 6,5 ml ao dia até o dia 4 de agosto, depois diluir 1 cp em 10 ml de água, dando a eleapenas 3,5 até o dia 11 de agosto, por fim diluir 1 cp em 10 ml de água dando a ele apenas 1,5 até o dia 18 de agosto.
    é muito tempo, a quantidade é muito doutor, estou muito preocupada, depois que li os efeitos colaterais, me ajude, me de uma luz por favor.

    1. Ele tem uma doença potencialmente grave que é curável com os corticoides. Neste caso, os benefícios superam os riscos.

  21. Mayara de Lima

    Boa tarde dr. Tenho asma estava tomando prednisona 20 MG todos os dias estou com o rosto muito inchado e cheio d acne, tanto no rosto como no pescoço e busto! Oq devo fazer para voltar ao normal?

    1. Enquanto estiver tomando a prednisona não voltará ao normal. Em relação à acne, um dermatologista pode lhe ajudar.

  22. Gláucia

    Olá Doutor
    Ouvir falar que o corticorten ajuda engravidar … E verdade ?

  23. washington martins

    ola bom dia tenho 24 anos e a um ano e 4 meses tomo 20 mg de predinisona pois tenho distrofia muscular de becker,e acabei tomando a vacina contra gripe ontem dia 30 de maio e descobrir que quem faz uso da predinisona não pode receber vacinas e outros tipos de imunização,isso é verdade? e isso pode trazer algum risco para a saúde?

    1. A vacina da gripe é produzida com vírus morto. Não há riscos neste caso.

  24. amaza germano

    Olá Dr! minha filha tem 4 anos e faz uso da prednisolona solução oral 3mg/ml. 5ml por dia desde os primeiros anos de vida não como uso cronico mas sempre que esta com quadro inflamatório das vias respiratórias me prescrevem prednisolona pois tem um quadro alérgico severo. Pode ocasionar efeitos colaterais ruins no futuro? Quais seriam?

    1. Se for uso eventual e de curta duração a cada crise, não há problema.

  25. Kezia Andrade

    Doutor, tenho 26 anos e fiz um transplante renal há 2 meses. Comecei com 50 MG de predinisona e atualmente tomo 10 mg que irá reduzir para 5 MG. Irei tomar p o resto da vida, mas estou preocupada porque meu rosto, tronco e abdome estão muito enchados. Existe algo que posso fazer para desinchar? Estou desesperada. Não ganhei peso, mas minhas roupas n me servem mais.

    1. Agora que a dose reduziu para 5 mg, eles vão desinchar com o tempo.

  26. Silvia

    Olá Doutor ! Gostaria de saber se uma injeção de predi medrol por mês por uns 10 anos pode ser considerado tempo prolongado. Grata !!

    1. Sim, com certeza.

  27. lidia

    Com a suspensão do predisin em quanto tempo o rosto (forma de lua) volta ao normal?

    1. Pode demorar algumas semanas.

  28. Israel Castro

    Boa noite, Dr. fui diagnosticado com esclerose multipa e foi-me receitado tomar 80mg de prednisona por 8 semanas em dias alternados,será que corro o risco dos efeitos colaterais?Agradeço a resposta.

    1. Sim, corre. Mas as consequências da esclerose múltipla são piores que os efeitos colaterais dos corticoides.

  29. Déborah Ferreira

    DOutor, tem alguma pomada que substitua a prednisona?

    1. Para qual doença?

  30. Gabriele Cristine

    Dr. tomo prednisona há 3 anos, pois faço tratamento de lúpus. Hoje, estou tomando 5mg por dia. O corticóide atrapalha na perda da gordura localizada?
    Após a retirada dele, irá demorar muito para o inchaço e o acúmulo de gordura sumir?
    Obrigada.

    1. 1- Sim, atrapalha.
      2- Depende do seu esforço para perder essa gordura acumulada ao longo de tanto tempo.

  31. Renato

    Dr. qual a forma de eliminar ou reduzir o corticoide de nosso organismo?

    1. Só quando termina o tratamento.

  32. sara

    o prednisona pode atrasar a menstruação??
    quando se tomo proximo do dia de menstruar ??

    1. Sim, prednisona pode interferir no ciclo menstrual.

  33. Helena P Scaife

    Ola Dr. Pedro! parabéns pelo site. Gostaria de obter informações sobre a polimiosite. Desde já agradeço.

    1. Devo escrever um texto sobre o assunto em breve.

  34. clarissa

    Olá,doutor!
    Uma pessoa que toma uma dose alta e por três meses apresenta esse inchaço, depois que vai diminuindo o corticoide, quanto tempo leva para a pessoa começar a desinchar ?

    1. Vai melhorando progressivamente ao longo das semanas.

  35. Alcione

    Olá Doutor! minha filha toma acetato de hidrocortisona. Ela tem hiperplasia adrenal congênita. A farmácia manipulou hidrocortisona base. Tem diferença?

    1. A princípio, não.

  36. Leonardo

    Dr tenho plaquetopenia e as vezes com a queda das plaquetas é necessário o uso da prednisona, sempre tomei por periodos longos, mas dessa vez irei tomar por 4 dias uma dose de 60 mg diarias e gostaria de saber se vão aparecer algum desses sintomas.

    1. 4 dias é pouco tempo.

  37. Antonio

    Dr. o uso de prednisona em torno de 60mg em um dia pode ter muita vontade de urinar?

  38. Silvio da Lanhousy

    Dr estou tomando prednisona já faz um ano tres meses, estou pensando para com tratamento meu rosto inchou muito…quanto tempo meu rosto volta ao normal ?

    1. Depois da suspensão, demora algumas semanas.

  39. Tamires

    Queria saber se as estrias causadas pelo corticoide prednisona via oral é reversível? Pois estou desesperada com o surgimento de estrias avermelhadas na coxa. Estava tomando 40mg por dia, depois baixei para 20mg e agora estou tomando 10mg.

    1. Estrias até melhoram com o tempo, mas podem ficar marcadas para o resto da vida.

  40. Celi Rosa

    Boa noite Dr Pedro !
    Há 25 anos, fiz um exame e o mesmo acusou fator reumatoide, o medico disse que eu tinha artrite reumatoide.
    Bom eu ja tomei vários antinflamatórios, ja perdi até a conta.
    Todos os medico que fui me disseram que tenho que conviver com essa doença pois ela é crônica.
    O que me faz melhorar é o decadron 4 mg , mas não tomo todos os dias, so quando sinto muita dor, e ai meus joelhos ficam inchados, observei que durante um ano engordei 10 kgs.
    Ja tentei tirar esse remedio, mas não estou conseguindo.
    Inclusive, um medico me receitou cloreto de magnésio, so que eu não poderia tomar o decadron,
    Conclusão, não consigo pois as dores ficam intensas eu não consigo nem andar, e meus joelhos incham, o que eu posso fazer?
    Ja que tenho que tomar medicações paliativas???
    Me responda, por favor, não consigo nem ir mais a médicos, pois é sempre a mesma história.
    Um abraço

    1. Há outros tratamentos bastante efetivos para artrite reumatoide além dos glicocorticoides.

  41. Caio Elisei

    Minha Dermatologista receitou o uso de Prednisona, 20 mg por dia, por 3 meses, para tratamento contra Nevus Halo (vitiligo perinévica). Após 1 mês e meio de uso, apareceram muitas acnes, principalmente nas costas. Pelo que entendi no seu artigo, está relacionado ao uso da Prednisona, correto? Fora isso, não apareceram outros efeitos colaterais. Tenho umas dúvidas: 20 mg por 3 meses pode ser considerado dose baixa? Exercício físico é indicado para evitar o acúmulo de gordura localizada? A ingestão de álcool é contraindicada enquanto do tratamento? Obrigado.

    1. 1- Sim, correto a prednisona deve ser a culpada pela acne.
      2- 20 mg por dia não é uma dose baixa. É uma dose moderada a alta.
      3- Sim, se não houver contra-indicações.
      4- Não é contra-indicado, mas o ideal é não beber.

  42. Guilherme Luis

    Dr . comesei a tomar 60 mg de predsona , meu tratamento durou 8 meses , quanto tempo demora pro meu rosto comesar a desinchar ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Algumas semanas.

  43. tania fonseca

    Olá, doutores,
    Os efeitos colaterais do prednisona com o tempo regridem. Minha fez uso do prednisona e está com depressão. além de ter engordado 5 quilos. gta tania Fonseca

    1. Sim, regridem com o tempo.

  44. Eduardo Lima

    Boa tarde Dr,
    estou com candidiase e meu médico receitou prednisona, tomando duas por dia pelas manhas por uma semana + 10 fluconazol( 2 por semanas) e mud creme.

    dps que li que nao é indicado pra candida fiquei sem rumo.

    Isso ta certo mesmo?

    1. Tem que perguntar ao seu médico o porquê do corticoide para tratar candidíase.

  45. Sâmia

    Os corticóides podem causar perda de massa muscular se ingeridos pelo período de 15 dias? especificamente nas pernas? É reversível com a suspensão da medicação?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É muito pouco tempo para uma alteração que seja perceptível.

  46. jorge luiz kattah

    Boa tarde, Dr. Pedro
    Em Março 2013, tive Mielite Transversa, fiz pulsoterapia durante 5 dias com metilprednisolona 1 g ; continuei em casa tomando prednisona 40mg por 1 semana…diminuindo até encerrar com 2,5mg ; encerrei no início de Maio. Depois de + – 15 dias eu sofri um infarto (final de Maio). Esse infarto pode ter relação com a pulsoterapia e o tratamento com corticoides ?
    Atenciosamente, Muito Obrigado !

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  47. Aline Cristina Amaral Oliveira

    Boa tarde Dr. Pedro, o uso de de apenas 2 caixas de merticoten de 20 mg ao dia, ainda tem efeitos colaterais dermatológicos como acne e inchaço ou somente em uso prolongado? Ah e vou tomar meio comprimido cedo e meio a tarde.

  48. Antonio Carlos de Freitas Filh

    Olá Dr, Bom dia.
    Sofro de gota e só com a prednisona me sinto bem para me movimentar no dia à dia.
    Quero saber se posso continuar. Administro 20Mg 12 em 12 horas.
    Sem mas agradeço-lhe.

    1. Há outras opções de tratamento para a gota. Corticoides podem ser usados pontualmente durante a crise. De forma crônica não é recomendado. 40 mg de predinisona por dia é uma dose bem alta.

  49. Paula

    Oi Doutor o predsim só deve ser tomado em jejum? ou posso toma-lo a qualquer hora do dia? Obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O ideal é de manhã.

  50. alan oliveira

    Olá doutores.
    A aproximadamente uns 5 meses atrás foi iniciado, de maneira errada, um tratamento com a medicação dexametasona. No início, as dosagens eram altas, tomava 3 comprimidos por dia. Com o tempo as doses foram diminuindo gradativamente até cessarem (o tratamento durou aproximadamente 3 meses e meio).
    Os efeitos colaterais desta medicação me prejudicaram muito fisicamente e psicologicamente. Tenho 18 anos e sempre tive um corpo magro, no entanto após o uso do medicamento, estou com gordura localizada no abdômen e no rosto (face cushingóide).
    Gostaria de saber, como eu posso estar perdendo estas gorduras localizadas? Normalmente, com dietas e exercícios físicos? Mais especificamente, é possível perder a gordura localizada em meu rosto? Como? Há algum profissional que possa me auxiliar em meu caso?
    Por favor, me ajudem me orientando e dando algumas dicas. Isto realmente me incomoda muito, sinto-me muito desconfortável. Obrigado.

    1. Com a suspensão do medicamento, o seu padrão habitual de gordura voltará ao normal com o tempo.

  51. Daniela Dionisio

    Ola dr! Eu e minha filha, utilizamos durante muitos anos corticóides, principalmente o fosfato de prednisolona. Eu por renite alérgica q sempre evoluía para sinusite. Ela por crises de asma terríveis ( ela TB utilizou muitas injeções, quando ficava no hospital). Eu ganhei mais de 10 quilos, ela ate os 4 anos era MT magra e hj, com 10 anos esta acima do peso TB. No meu caso eu tinha MT facilidade de emagrecer e hj eu não consigo mais. Tanto eu como ela (minha filha) apresentamos acumulo de gorduras nos locais descritos acima no desenho da matéria, principalmente no abdômen e a giba de bufalo. Gostaria de saber, hj já não utilizamos tanto, mas ao ler todas doenças q poderíamos desenvolver, quanto tempo leva para o corticóide sair do organismo totalmente? Vi uma materia que dizia em torno de 10 anos, e verdade? O acumulo da gordura nessas regiões tendem a diminuir com o passar dos anos? Quais exames eu poderia solicitar para verificar se há algum compremetimento no funcionamento normal do organismo, devido ao uso acentuado do medicamento (já que essas doenças que podem ser adquiridas são graves)? Parando de utilizar esses medicamentos o organismo volta ao normal? Existe alguma ativiade física e controle alimentar que pode ajudar ajudar no processo de perda de peso?

    1. O ritmo de desaparecimento dos efeitos colaterais é individual. Depende também da dose e do tempo que o corticoide foi usado. Em geral, com a suspensão da droga e com atividade física, a tendencia é a gordura e o excesso de peso serem controlados.

  52. Marcio

    Boa noite!

    Doutor, há alguma relação entre perda de sensibilidade térmica e alergia ao corticóide?
    Passei por diversos especialistas, sem sucesso, e uma das possibilidades aventadas por um deles é essa.

    1. Pedro Pinheiro

      Não conheço essa relação. Pode existir, mas deve ser algo bem raro.

  53. Beatriz Vanucini

    Olá Dr. Uso dipropionato de betametasona quase no corpo todo, todos os dias, já a 2 anos. Tenho Dermatite atópica e a pomada é a unica coisa que controla, mas começo a ficar assustada pois tenho muita retenção de liquido, giba de búfalo, estrias vermelhas na parte medial de coxa e de um tempo pra cá tem me aparecido manchas roxas da parte anterior do antebraço. Parando com a pomada posso melhorar dos efeitos já causados por ela ou não tem mais volta?
    Att.
    Beatriz.

    1. Pedro Pinheiro

      Parando melhora.

  54. katyane

    bom dia, eu faço o uso do triancinolona, onde faço mensalmente aplicação em uma cirurgia com um resultado de quelóide e cicatriz hipertrófica. o que isso pode ocasionar?

    1. Pedro Pinheiro

      Nestes casos o risco é pequeno.

  55. Indianara

    Oi… O corticóide não poderia ser substituído pela ciclosporina??

    1. Pedro Pinheiro

      Nem sempre, depende da doença. Na verdade, em muitos casos, eles são usados em conjunto. Mas é bom destacar que a ciclosporina é um imunossupressor com muitos efeitos colaterais também.

      1. Manoel

        Dr. faço tratamento tópico com hidrocortizona 1%. Os efeitos colaterais acima, pode se aplicar a ao uso deste medicamento com usos interrupto com variações semanais?

        1. Pedro Pinheiro

          Não, o uso de corticoides na forma tópica provoca efeitos colateiras bem mais leves.

  56. Monica Rocha

    Dr. Pedro, há 6 anos apresentei um quadro de polimiosite e fiz o tratamento com prelone ate ficar bem, depois os médicos suspenderam gradativamente, ate não tomar mais. Agora fiquei grávida e no segundo mês voltei a apresentar a doença. Iniciei sob orientação médica a prednisolona de 20mg por dia durante 15 dias, depois reduzir para 15mg e posteriormente para 10mg, e retornar ao médico. Estou com muito medo do efeito que esse remédio possa vir a causar no feto, tem algum risco ? Obrigado.

    1. Pedro Pinheiro

      Deixar a doença ativa pode fazer mais mal que o uso de corticoides por tempo limitado

  57. marci

    apenas uma dose de dexametasona + fenergan injetavel pode engordar?

  58. adeilson pereira

    quero usar um corticoide para desinflamar minha pele devido a acne, isso pode dar certo ou é arriscado ja q nao tenho nenhuma outra doença no qual ele é receitado?

    1. Corticoide só sob ordem médica. Além disso, corticoide causa acne.

  59. Luana Lima

    Olá Dr Pedro, sou miastenica, e tomo mestinon e prednisona, minha menstruação está atrasada há quase um mês, e meu nivel de estresse está super elevado. Estou dormindo apenas duas horas por dia. Isso é acontece devido a medicação ? obrigada.

    1. Em parte, sim.

  60. Marcus Henriques Coutinho

    Fiz Pulsoterapia com dexametasona 4mg uma vez por semana durante 10 semanas, há necessidade de desmame ?

  61. Kátia

    Pra quem tem mal de addison, o uso de corticoides é ininterrupto, mas existe substituto para o corticoide? No caso de mal de addison, o corticoide causa inchaço?

    1. Não há substituto. O ideal é repor em dose fisiológicas, de forma a provocar mínimos sintomas.

  62. Marluce

    como faço pra diminuir os efeitos principalmente a retençao de liquidos, tirar o sal totalmente da dieta?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, reduzir o consumo de sal de forma relevante é importantíssimo.

  63. MARIA ZUCOLY

    Boa noite!

    Tenho uma renite alérgica muito forte e minha médica receitou uma dose de Diprospan dose única, gostaria de saber se terei problemas de peso, pois essa será a unica dose que vou tomar e não faço uso de nenhum outro corticóide.Minha duvida é se esse efeito colateral é por uso prolongado ou só uma dose uma dose já vai causar esse efeito?

    Obrigada.

    1. Geralmente, o uso por até 5 dias não provoca efeitos colaterais relevantes.

  64. Neusa

    Olá doutor Pedro tem muitas estrias profundas causadas pelo uso excessivo de prednisona e gostaria de saber se com a diminuição do medicamento elas diminuem ou desaparecem e já há posseis tratamentos para curá-las.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Estria não costuma desaparecer, mas há tratamento. Procure um dermatologista.

  65. Milton

    Meu pai tem 94 anos e foi diagnosticado agora com MM. Nesta idade é melhor tratar apenas a dor, ou apesar da idade ele ainda pode responder bem e encarar os efeitos colaterais da quimioterapia com corticoides?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depende do estado geral dele. Mas, em geral, nesta idade o tratamento é mais suave.

  66. sonia andrade

    Boa noite Dr.Pedro! essas informações são muito importantes, pois os médicos não falam detalhes para os pacientes. Fiz transplante de córnea e de tempo em tempo faço uso de colirio e pomada de prednisolona por causa da blefarite que apareceu depois do transplante. O Dr acha que usando + ou – de 3 em 3 meses os efeitos podem ser perigosos? Grata. Sonia Andrade

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se foi prescrito pelo seu oftalmologista é porque ele acha que os benefícios superam os riscos. É sempre assim em qualquer prescrição de corticoide.

  67. denise barros timoteo

    Olá doutor Pedro!! tenho 34 anos, e há 22 anos que tomo predinisona.Tive aos 11 Artrite Reumatóide Juvenil nos joelhos. Hj tomo predinisona de 5 mg diaria,porém não aguento mais.Meu corpo já está com vários efeitos que o remédio pode causar: barriga muio inchada,rosto lua, a giba,pele bastante ressecada, queda de cabelo, e para piorar descobri recentemente que estou com gastrite. Por favor me ajude, preciso saber se existe um outro tipo de tratamento, remédio sem corticóide que não agrida tanto nosso corpo. Aguardo resposta, e desde já agradeço!!

    1. Todos têm efeitos colaterais importantes.

  68. Bianca Carillo

    boa tarde meu filho tem 2anos e tres meses e toma muito prednisona e usa tbm em inalação berotec e atrovente, oq pode ocorrer atrvés dos anos?

    1. A prednisona cronicamente pode atrapalhar o crescimento e desenvolvimento. Ela só deve ser usada se houver realmente indicação. Casos de asma grave podem ser uma dessas indicações.

  69. Marilzaespangher1970

    estou fazendo uso de meticortem quero saber se essas manchas que aparecem na pele podem desaparecer com tratamento com dermatilogista

    1. A principio, sim.

  70. cristina

    eu tomei e inchei..será que depois eu volto ao normal?

    1. Habitualmente, sim.

  71. Gabriele

    Prednisona altera a libido?

    1. Pode alterar.

  72. diaz

    como pode prescrever um médicamento para melhrar a saude vejo que ele mata aos pouco o médicamento tem mais maleficois que beneficio nao entendo preciso tomar estou com reumatismo mas lendo isso nao tomo nao nen pensar assim vou morrer …..

    1. O medicamento, se bem indicado, tem muito mais benefícios do que malefícios. As doenças que ele controla são habitualmente muito graves, algumas com sério risco de morte. O corticoide é uma excelente droga se usada criteriosamente.

  73. Suelen

    Olá Dr.faço uso de prednisona,a 1 mes por artrite,mas agora que estou me informando sobre o medicamento confesso que estou assustada,e tenho minha duvidas se realmente este medicamento,serve para artrite,me poderia responder,muito obrigado.

    1. Dependendo do tipo de artrite, a prednisona pode ser, sim, indicada.

  74. clélia silva

    Dr.tive encefalice e acabou a fetando o meu cerebro isso foi em outubro de 2011 desde já tomo predeininisona, comeceio com 60mg e agora estou tomando 5mg, que risco eu corro em parar de tomar,não aguento mais tomar remédio, hj tenho 28 anos, obrigada só pesso que me ajude com essa dúvida,

    1. Parar corticoides sem ordem médica pode levar à insuficiência adrenal, que é uma situação potencialmente fatal.

  75. Juliana

    O uso de corticoides inalatórios dos medicamentos: busonid (50 mcg) e fostair (60 mcg) usados por um longo período pode também causar os efeitos colaterais relatados?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O risco é bem menor.

  76. Celia Menezes da Silva

    O uso de corticóide (10 mg) diariamente ao longod e três anos é considerado grave? Ou seja, é possível, uma pessoa que têm uma autoimune crônica viver com o uso ininterrupto nessa dosagem sem apreentar problemas outros de saúde que não estejam relacionados à auto-imune?

    1. É uma questão de risco benefício. Dependendo da doença os efeitos colaterais do uso prolongado de corticoide são menos graves do que as complicações da própria doença.

      1. Celia Menezes da Silva

        Muito obrigada!

  77. Hernany

     Olá Dr. gostaria de saber se o aumento do peso pode influenciar na ação do corticoide.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  78. Matheus

    tenho quedas de cabelos eles podem voutar ao normau

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Podem.

  79. Jozi97

    Olá doutor,o efeito facie de lua diminui bastante em mim,e logo começarei a tomar 5mg de prednisona. Queria saber se ao tomar essa dose meu rosto voltará ao que era.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Com apenas 5 mg não costuma haver a face em lua.

  80. Carlosbetten

    leio sobre as  consequências do uso prolongado da prednisona. Quanto é “uso prolongado”?
    Dias, mezes, quanto?

    Carlos B

    1. Mais do que 2 semanas já há efeitos secundários.

  81. Jessica_polato

    o uso do curativos oclusivos fludroxicortida (corticosteróides) pode engordar ou inchar??? 

    1. Não, a dose absorvida é muito baixa.

  82. elida

    o acetato de prednisolona 0.12% , em colirio, pode causar paralia facial??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  83. Sandra S. Cristp

    Ola dr Pedro, gostaria de saber mais sobre FAN positivo, tenho FAN positivo mas segundo a reumatologista não tenho LUPUS, tenho uma irmã que tem LUPUS, tenho os mesmos sintomas que ela, muitas dores nas articulações e muito cansaço. A minha medica disse que so FAN positivo não é indicativo de LUPUS, e que existem outras doenças que causam dores no corpo, sensação de fadiga e cansaço como por exemplo FIBROMIALGIA. Qual o especialista devo procurar para saber o que tenho?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Reumatologista.

  84. Leonardo

    Tomei 40 mg de prednisona e 10 mg de loratadina um único dia, mas passei mal, suspendi e não tomei mais. Corro algum risco por ter feito essa interrupção abrupta?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Um único dia de tratamento não precisa de desmame.

  85. Planktonitta

    Depois que comecei a tomar prednisona a minha menstruação nunca mais veio,só veio duas vezes porque passei no ginecologista. Gostaria de saber se enquanto minha menstruação não vem seria possível eu engravidar se eu quisesse? E também se é aconselhável que eu passe com o ginecologista novamente para poder voltar a menstruar.
    Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se vc não menstrua é pq não está ovulando. Sim, procure um ginecologista.

  86. Tatinha

    Tomar prednisona 5mg deixa a pessoa com a cara inchada?
    Pq logo logo eu vou começar a tomar apenas isso,como o meu rosto já é inchado eu gostaria
    de saber se ele vai voltar ao normal quando eu tiver tomando 5mg.
    Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      5mg não costuma deixar o rosto inchado. É. Uma dose muito baixa.

  87. Marcia lucia da silva

     gostaria de saber se forasec e um corticoide pois faço uso no tratamento da asma.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, o Foraseq tem corticoide na sua fórmula.

  88. tania

    Tenho 34 anos fui diagnosticada com polimiosite, tomo a 3 meses prednisona 60mg. Minha CPK era 9500u/l abaixou para 1900 u/l. Tenho tido queda de cabelo e rosto inchado devido a medicação.
    Mas minha dúvida é a seguinte: Tenho tentado engravidar, e não estou conseguindo, essa alta taxa de medicação pode estar impedindo ? ( hoje estou tomando 40 mg onde assim que os exames forem diminuindo o meu médico vai diminuir a dose da medicação tbm ).

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não só a medicação, mas também a doença.

  89. Janete

    Estou tomando 150mg de ranitidina e 20mg de prednisona,ao mesmo tempo,uma vez por dia,e tenho percebido varias mudanças em meu corpo.Gostaria de saber se a menstruação pode ficar irregular,e se a alguma possibilidade de a menstruação ficar interrompida.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, corticoides podem interferir com a menstruação.

  90. Munique

    Dr João, faço uso do Meticorten 10 mg por dia, pois sofro de Artrite e Polimiosite. O uso de 10mg ou menos depende de meu estado clínico e o meu médico muda a dose de acordo com isso. Gostaria de saber se com 10 mg diários eu também corro o risco dos efeitos colaterais tipo “cara de lua”, giba, diabetes …..

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O risco é menor, ainda assim, essa dose não é desprovida de efeitos colaterais.

  91. Junior

    Dr postei

    Há necessidade de desmame com tratamento de 40 mg por 5 dias?
    Vi que o indicado é tomar de manhã, mas como são 2 comprimidos de 20 mg ao dia, faz mal tomar a segunda dose após as 18:00 horas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não se deve fracionar a dose do corticoide a não ser que seja explícita ordem médica. O medicamento tem menos efeitos colaterais se tomado uma única vez de manhã.

  92. Jociane

    Se for necessário, qual o esquema posológico para realizar esta retirada gradual?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Existem vários protocolos. Depende também da dose usada e do tempo de uso

  93. Jociane

    Dr. Pedro, minha mãe está com um dos pulmões obstruído, com bastante tosse. Está incluído no tratamento o uso de 20 mg de Prednisona durante 5 dias, mas não consta na prescrição a sua retirada gradual. Sendo 20 mg a dose, não haveria necessidade de ser feita a retirada gradual da Prednisona?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É pouco tempo, não precisa de desmame.

  94. Andrius Selistrenh

    tenho 25 anos e sou portador da hanseniase, faço tratamento a 7 meses, eu tomava predsim 20mg mais começei a ter reações novamente a 1 mês, agora meu medico me receitou o prednisona 20mg, tomo 2 comprimidos de uma vez na parte da manha, minhas duvidas são: Prednisona é mais forte que predsim? Ele causa algum efeito no corpo maior que predsim? pois não tive nenhum com o predsim. Malhar não me prejudicara?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      prednisolona e prednisona são praticamente a mesma coisa.

  95. Taah

    Gostaria de saber se quando diminui a dose de corticóide o rosto começa
    a desinchar,o nefro me falou que sim,aí diminuiu meu prednisona de 60mg do ínicio
    do tratamento até chegar em 5mg e meu rosto não diminuiu como ele falou.
    Agora estou tomando 40mg por causa de hepatite auto-imune e gostaria de saber se conforme vai
    diminuindo o remédio o rosto,estrias e abdomem diminuem tmb.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O rosto diminui, mas não é rápido. Demora alguns meses. Enquanto você tiver tomando 40mg é provável que não diminua.

  96. Denise Rodrigues74

    Doutor, estou com crise de asma e me foi receitado Prednisona 20 mg para tomar 2 por 5 dias
    Após 1 e meio por 3 dias
    Após 1 por 3 dias
    Após meio por mais 3 dias
    Gostaria de saber se terei muito efeito colateral , tipo rosto inchado, essas coisas e se sim quanto tempo some após final do tratamento. Estou em pânico!
    Muito obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É pouco tempo de tratamento para ter esses efeitos colaterais.

  97. Junior

    Dr. 
    qtos mgs de predsinolona e por qto tempo o organismo deixa de produzir o cortisol naturalmente?
    1 semana, 1 mês, 1 ano ou mais?
    com um mês de tratamento já provoca a “cara de lua”?

    obrigado por tantos esclarecimentos e pelo trabalho desenvolvimento no esclarecimento desta droga.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Acima de 10mg por dia por mais de 1 semana já começa a inibir a supra-renal. A cara de lua começa a surgir após 3 ou 4 semanas de corticoides em doses altas.

  98. Harrison

    Se a pessoa parar de usar prednisona os efeitos na aparência como: giba, face, etc., somem ou é necessário tratamento? Qual médico (especialidade) deve-se procurar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Habitualmente somem.

  99. Ana Paula

    Dr. com o uso de prednisona de 25mg posso ter vida normal,comer de tudo,passear ou tem alguma presguição 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Deve-se evitar sal, gorduras e carboidratos em excesso. O ideal é pedir uma orientação pessoal ao seu médico.

  100. jonatam

    com qual dose de prednisona não surgirá efeito colateral, como a face em forma de lua?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não há dose que seja isenta de efeitos colaterais. Doses abaixo de 7,5 mg não costumam causar a face em forma de lua, mas causam outros efeitos colaterais, como osteoporose, por exemplo.

  101. joana

    comecei a diminuir a dose de 50 mg de mês em mês faz 6 meses. agora tomo 25 mg, o tratamento pode ser interrompido com 20mg ou meu corpo sentirá falta e terei que diminuir aos poucos?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      20mg ainda é uma dose alta. O desmame tem que ir progressivamente até, pelo menos, 5 mg/dia

  102. Patricia

    Dr. Pedro tomo predinisona a 3 meses, comecei com 60mg e estou em 20mg agora. Gostaria de saber se a medicação pode interferir na eficácia do anticoncepcional!
    Obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é consenso entre a classe médica, mas pode.

  103. Majocvel

    Dr. Pedro, parabéns. Fiz uma cirurgia no abdomen e tive uma crise alérgica, creio que deviso o uso prolongado do micropore na incisao, que foi extensa. Essa crise se deu com 34 dias de cirurgia, e o médico me receitou uma dose injetável de Solu Cortef (HIDROCORTISONA (SUCCINATO SÓDICO), e também passo creme fenergan (prometazina). Gostaria, se possível, se esta única dose da injeção tomada fará com que eu tenha retenção de líquidos ou  ganhe peso, e se o creme fenergam pode acabar atraplhando a cicatrização.

    Muitíssimo obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não e não.

  104. Silvio

    Dr. Pedro, por que os glicocorticóides são contra-indicados aos portadores de doenças fúngica sistêmica, psicóticas e  aos portadores de tuberculose ativa?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Porque ele piora as infeções e pode causar psicose.

  105. carlos

    Dr.Pedro ja fas 6 meses q não tomo corticoides e minha cara ainda ta enxada o q devo faser para desinchar ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Controle a ingestão de sal e gorduras. Com o tempo melhora.

  106. luciana

    Dr. Pedro quero saber quais os males q a predinisona pode causar no crescimento de uma criança pois tenho um filho q toma esse medicamentoe pessoas mim falam q ele atrapalha o crescimento!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, os corticóides se tomados com frequência durante a infância podem alterar o crescimento da criança.

  107. welisson

    DR. Pedro queria saber o q devo faser para ve se eu creço ou qual medico devo procurar para me acompanhar ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure um endocrinologista

  108. welisson

    queria saber se o predinisona atrasa o crescimento de um adolescente pois tenho 14 anos e não cresci quase nada e desde de criança eu tomo predinisona pode ser por causa dessa medicação q eu não me desenvolvo ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      pode.

  109. Maricelia Rodrigues

     Dr. Pedro sou transplantada de rim tomo prednisona de 5 mg uma vez ao dia, gostaria de saber quando voltarei ao normal, pois inchei muito, e o que devo fazer para perde todo esse inchaso? meu rosto parese uma bolacha.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pacientes transplantados que usam apenas 5mg de prednisona não costumam ficar com rosto inchado. Tem que perguntar ao seu nefrologista qual é a causa.

  110. Lourdes Ribeiro

    Dr. Pedro tomo uma vez por mês 20mg de dexametasona e 300mg de ciclofosfamida e tomo um Talidomida por dia durante uma semana . Quero  saber quanto tempo leva para eu desinchar, pois o que mais me incomoda no tratamento do Mieloma Multiplo é o fato de inchar muito o rosto pescoço e abdomem.Dr. tem algo que eu poça fazer para não inchar tanto. Ou ficarei inchada enquanto durar o tratamento?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O inchaço só vai começar a melhorar quando a dose do corticoides estiver baixa. Até lá o que vc pode fazer é evitar o sal e gorduras.

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.