REMÉDIOS QUE PODEM FAZER MAL AOS RINS

Remédios que fazem mal aos rins
Os rins são os principais responsáveis pela filtração e eliminação de substâncias tóxicas do sangue. Porém, mesmo o rim pode sofrer efeitos adversos de algumas destas substâncias. Vários medicamentos usados frequentemente na prática médica podem causar lesão nos rins se forem usados de modo inapropriado. Damos o nome de drogas nefrotóxicas todas aquelas que apresentam potencial risco de causar lesão nos rins.

Além da lesão direta de certas substâncias nos rins, existe também um grupo de drogas que são seguras em pessoas sadias, mas se tornam perigosas em pacientes que já apresentam doença prévia nos rins, fazendo com que haja piora da doença renal.

Várias destas drogas são extremamente comuns e muitas vezes vendidas sem prescrição médica. Vamos falar um pouquinho das principais drogas nefrotóxicas, ou seja, dos remédios que podem fazer mal aos rins.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

ATENÇÃO: esse texto não tem como objetivo assustar ninguém, nem fazer propaganda contra medicamentos. O objetivo é mostrar como a automedicação pode ser perigosa e trazer prejuízos que as pessoas nem imaginam que possam acontecer.

Antes de seguirmos em frente com o nosso artigo, veja esse curto vídeo de 3 minutos, produzido pela equipe do MD.Saúde, que explica de forma simples a insuficiência renal e o exame da creatinina:

Video-rins

Conheça nosso canal de vídeos do YouTube: MD.Saúde no YouTube

1) ANTI-INFLAMATÓRIOS (leia também: ANTI-INFLAMATÓRIOS | AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS)

O grande vilão dos rins são os anti-inflamatórios não esteroides (AINES). O principal efeito é a redução da filtração renal, ou seja, da capacidade dos rins em filtrar o sangue. Pessoas sadias toleram essa alteração sem maiores complicações. O problema ocorre naqueles que tem insuficiência renal (principalmente em fases avançadas), e portanto, já apresentam a filtração renal diminuída de base. Esse grupo apresenta grande risco de falência renal aguda e, muitas vezes, necessitam de hemodiálise de urgência. O risco cresce a partir do 3º dia de uso. O anti-inflamatório é, portanto, uma droga contra-indicada em pacientes com insuficiência renal.

Outra lesão relacionada aos anti-inflamatórios é a nefrite intersticial, uma espécie de reação alérgica localizada no rim. A nefrite intersticial pode ser causada por várias drogas além dos anti-inflamatórios e se apresenta principalmente como uma insuficiência renal aguda, com rápida elevação da creatinina (VOCÊ SABE O QUE É CREATININA?). No caso da nefrite intersticial dos anti-inflamatórios ela apresenta uma característica especial que é a presença concomitante de proteinúria e síndrome nefrótica (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA).

É bom deixar claro que a nefrite intersticial não é uma reação comum, principalmente se levarmos em conta a quantidade de pessoas que tomam anti-inflamatórios no mundo.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Um terceiro tipo de lesão, mais incomum ainda, é o induzido por uso crônico de anti-inflamatórios, mesmo em pessoas normais. Parece que para pessoas com rins normais desenvolverem lesão renal pelo uso prolongado de AINES , são necessários no mínimo 5000 comprimidos ao longo da vida. Isso equivale a 7 anos de anti-inflamatórios diários em um regime de 12/12 horas.

O AAS (aspirina) também é um anti-inflamatório e deve ser usado com cautela em pacientes com doenças renais. Para mais detalhes, leia: ASPIRINA | AAS | Indicações e efeitos colaterais

2) ANTIBIÓTICOS

Os antibióticos também são causa de nefrite intersticial. Diferentemente da nefrite pelos anti-inflamatórios, no caso dos antibióticos a proteinúria é pequena, mas outros sintomas como febre e manchas vermelhas pelo corpo associado a insuficiência renal aguda, ocorrem com maior frequência.

Vários antibióticos podem causar nefrite intersticial, principalmente as penicilinas, rifampicina, ciprofloxacino e trimetoprim/sulfametoxazol (Bactrim®)

Alguns antibióticos são nefrotóxicos por natureza e devem ser evitados em doente renais crônicos. Os mais comuns são:

– Aminoglicosídeos: Gentamicina, Amicacina, Estreptomicina, Tobramicina e Neomicina.
– Anfotericina B.
– Pentamidina.

Leia mais sobre antibióticos em: ANTIBIÓTICOS | Tipos, resistência e indicações.

3) ANALGÉSICOS

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

A lesão renal renal pelo uso prolongado de analgésicos era muito comum até a década de 80, e caiu vertiginosamente após a retirada da Fenacetina do mercado. Hoje, as lesões relacionadas aos analgésicos são causados pelo uso diário e prolongado (por meses ou anos) do Paracetamol (acetaminofeno), principalmente se associado ao ácido acetilsalicílico (AAS)  (leia: PARACETAMOL – Bula em Linguagem Simples).

A dipirona (metamizol) é muito pouco usada em vários países da Europa e nos EUA, por isso existem poucos estudos sobre seu toxicidade renal. Aparentemente, esse analgésico é uma opção segura para os pacientes com doença renal (leia: Dipirona – Metamizol → Indicações, Efeitos Colaterais e Perigos).

4) CONTRASTE DE EXAME RADIOLÓGICO

Doentes com insuficiência renal devem evitar contrastes radiológicos sempre que possível. Se o exame for imprescindível, deve-se realizar uma preparação do paciente para minimizar os efeitos. Os principais exames que usam contrastes nefrotóxicos são:

– Tomografia computadorizada.
– Cateterismo cardíaco.
– Urografia excretora.
– Angiografia.
– Ressonância magnética (perigoso apenas em insuficiência renal avançada).

5) ANTIPSCICÓTICOS

Um estudo publicado em 2014 com 200 mil indivíduos com idade acima de 64 anos mostrou que os pacientes idosos que tomam quetiapina, olanzapina ou risperidona, um grupo de fármacos chamado antipsicóticos atípicos, apresentaram um risco duas vezes maior de hospitalização por lesão aguda do que os pacientes da mesma idade que não tomam nenhum dos 3 medicamentos.

6) OUTROS FÁRMACOS

– LÍTIO: usada principalmente no distúrbio bipolar ( antigo distúrbio maníaco-depressivo).
– ACICLOVIR: antiviral.
– INDINAVIR: antirretroviral usado na SIDA (AIDS).
– CICLOSPORINA: imunossupressor usado em transplantes e doenças autoimunes.
– TACROLIMUS: igual à ciclosporina.
– CICLOFOSFAMIDA: imunossupressor usado em doenças autoimunes e algumas neoplasias.

7) MEDICAMENTOS QUE POSSIVELMENTE FAZEM MAL AOS RINS

Há cada vez mais evidências de que os inibidores da bomba de prótons – IBP (omeprazol, esomeprazol, lanzoprazol, etc.) podem causar lesão nos rins, se usados de forma crônica. É comum encontrarmos pacientes tomam um IBP diariamente por vários meses ou anos, muita vezes sem necessidade. Na maioria dos casos, medicamentos como omeprazol devem ser utilizados de forma pontual, por 4 a 6 semanas para o tratamento de problemas gástricos. Deve-se evitar o uso dos IBP por vários meses seguidos.

O fibratos (fenofibrato, genfibrozil, ciprofibrato, etc) são medicamentos utilizados no tratamento da hipertrigliceridemia. Nos pacientes com algum grau de disfunção renal, esses fármacos podem causar agravamento da lesão renal e devem ser evitados.

Existem cada vez mais relatos sobre casos de lesão renal induzidas pelas chamadas ervas chinesas tradicionais. Já são mais de 150 casos de pessoas que usavam essas ervas para emagrecer e desenvolveram insuficiência renal aguda com necessidade de hemodiálise.

Poucos são os procedimentos médicos isentos de riscos. A automedicação é perigosa e é importante conhecer os principais efeitos colaterais para poder detectá-los precocemente. Não é a toa que grande maioria dos médico passa por uma formação de pelo menos 10 anos.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

188 Comentários

  1. Santos

    Valeriana pode fazer algum mal considerável para os rins?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  2. ione

    Furosemida faz mal para quem tem problemas nos rins?

    1. Pedro Pinheiro

      Não necessariamente. Depende da origem do problema renal. Em muitos casos, ela é até indicada.

  3. Edna

    Bom dia. Com filtrado glomerular 50 posso tomar extrato de própolis via oral para fungos? E via tópica na cabeça? Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem problema. Mas também não há nenhum estudo que mostre que o própolis trate infecção por fungos.

  4. Vera Lucia Nascimento Bruni

    Chá de gengibre faz mal para os rins?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  5. andre

    e antiflamatorios esteroides podem ser usados?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se houver indicação, sim.

  6. Ana Lua

    Dr quanto tempo podemos tomar antiinflamatórios sem q eles agridam nossos rins?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não existe prazo 100% seguro. Quanto mais tempo se usa, maior é o risco. Em algumas pessoas, mesmo 1 único dia de uso pode causar lesão renal aguda.

  7. cicero fukano

    sou transplantado renal ha dois anos ,posso tomar losartana ? minha pressao tem subido um pouco

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você não deve tomar nada sem o conhecimento do médico nefrologista que acompanha o seu transplante.

  8. Ana Paula

    Dr. Faço uso de losartana de 100mg e minha mãe faz de
    valsartana de 160mg esses podem fazer mal para os rins?.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em geral, eles fazem bem aos rins. Só em situações pontuais é que esses mediamentos podem causar algum problema na função renal.

  9. Vinicius Farias

    Estou com 16 anos de transplante renal, estou com esporão de calcaneo, meu pé dói muito e inchado, qual anti-flamatorio que posso usar,pois meu médico estar de férias
    Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nenhum.

  10. Magda

    Estou tomando Roucutan, estou na terceira caixa e agora começou umas dores na região lateral do osso pélvico, perto dos rins. Pode ser por causa do remédio ? Oke faço para resolver ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O roacutan não costuma fazer mal aos rins. Além disso, a localização que você aponta não fica perto dos rins.

  11. Sueli Ribeiro

    Dr Pedro, tomo Litio ha 4 anos e constantemente tenho problemas renal, inclusive o ano passado fiz cirurgia e estou para fazer outra por ter um calculo 1/3 do tamanho do rim D. Há um tempo cismei com o Lítio e o meu médico me garantiu que não faz mal. Aliás é o segundo parecer. Devo pedir ao psquiatra que mude a minha medicação?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O lítio pode ser nefrotóxico sim, mas na maioria dos casos ele não é. O ideal é que você seja avaliada por um Nefrologista.

  12. Valter martins de Paula

    A canela ou o chá de salsinha podem prejudicar os rins.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  13. Edson Arakaki

    Doutor Bactrim faz mal ao Rim ???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma fazer.

  14. osmair

    dr estou tomando diclofenaco amoxilina e paracetamol por motivo de uma extração de siso estou com dores e diarreia pode ser por conta dos medicamentos?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, é possível que seja da amoxicilina.

  15. Antonio cesar(Tony)

    Dr.Pedro, Todos anti-ínflamatórios fazem mal aos rins??? e quais não fazem?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Todos fazem mal.

  16. Isabel Viana Souza

    Tomo cardilol para arritimia,faz mal aos rins?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  17. yan

    Sou transplantado, gostaria de saber se há algum problema em tomar termogenico para ajudar na academia, e sim já faço dieta mais somente dieta e aerobico não esta funcionando

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Eu não sei que tipos de interação os termogênicos têm com a terapia imunossupressora, até porque não há estudos. Como os termogênicos vendem benefícios que eles não possuem, eu os acho completamente dispensáveis.

  18. Ampliance Imóveis

    sou transplantado de rins, posso tomar polivitaminico como CENTRUM MEN?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pra quê?

  19. Ro

    Dr, sibutramina para quem tem pedra no rins faz mal? A muito obrigada por ajudar tanta gente!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  20. Silvio Eli Eli

    Dr fiz uma pieloplastia no rins esquerdo para acabar com a infeção de repetição já se faz oito anos e ela não acaba. Se porventura eu retirar o rins ela acaba?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, mas é uma medida muito radical. Geralmente só é feita em último caso.

  21. paula

    Meu marido tem HPB e prostatite. Vimos um suplemento chamado SSP3 forte. O senhor conhece? Faz mal para os rins?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nunca tinha ouvido falar. Pelo pouco que li na Internet não me parece que seja um medicamento com comprovação científica. Na página do produto eu não consigo nem sequer saber quais são as substâncias que o compõe. Eu não o indicaria para o meus pacientes.

  22. maria antonia costa

    sofro de insuficiencia renal cronica posso tomar omea 3?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Omega 3 não é contra-indicado na insuficiência renal.

  23. FERNANDA SANTOS

    Doutor minha filha tem rim multicistico so funciona um quero saber se ela pode tomar camomilina c para os dentes.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não faz mal não.

  24. Maria Silva

    Bom dia, eu tomo carbolitium a 6 anos, minha creatinina deu 1,32, depois baixou para 1,19, isso é normal? Sou mulher tenho 1,71 de altura e tenho 33 anos. É comum o litium comprometer os rins? Tive hipotireoidismo e acne.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, o lítio pode comprometer os rins.

  25. Daniele Neubaner Teixeira

    ola doutor tenho gesf estou com 31 anos e 30% da funçao renal ja terei que ir para a hemodialise?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Existe um grande risco.

  26. Simone conde

    Boa noite, eu tomo higroton 0,25 a um ano p controlar a pressão arterial, isso pode comprometer os rins?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, o que pode comprometer é não ter a pressão devidamente controlada a longo prazo.

  27. Magda Portugal

    complexo B faz mal aos rins, eu tenho calculo renal e quero saber se tem algum problema?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  28. raquel

    Meu marido tem cistos renais e agora por causa do desgaste ósseo das cabecas do fêmur foi indicado colageno existe alguma contra indicação

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  29. Elaine Becker

    Doutor, tenho rins policisticos com função normal, gostaria de saber se o chimarrão pode fazer mal

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nunca li nada sobre o chimarrão fazer mal à função renal.

      1. Elaine Becker

        Alguém mencionou devidpo a cafeína…

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Há alguns anos dizia-se que a cafeína poderia acelerar o crescimento dos cistos. Eu mesmo sempre orientei os pacientes com doença policística a evitá-la. O fato, porém, é que estudos mais recentes não conseguiram provar essa relação. Portanto, não há forte embasamento científico para contra-indicar a cafeína. Pode ser que faça mal, mas isso ainda não foi provado.

  30. Laina Colling

    NEOVLAR faz mau para quem tem só um rim

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é contra-indicado.

  31. karamelus mel

    dr,tomo verapamil de 80 ml para arritmia por 1 ano esse remédio faz mal para os rins?e neosadina pra dor de cabeça ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nenhum dos dois costuma fazer mal.

  32. Paulo André

    Dr. Perdi um rim para o câncer a uns anos atrás, fiquei só com o esquerdo, faço exames e está tudo normal. Como tenho gota, um reumatologista mandou eu tomar alopurynol, mas o neurologista e o urologista falaram para eu não tomar. O reumatologista insiste que eu tome, fala que só vai ajudar meu rim. Ficou a dúvida, devo ou não tomar?

  33. thayse

    Gostaria de saber se paracetamol é contraindicado para paciente com 40 % da função renal.

  34. Alex Sant'Ana

    Gostaria de saber se a substância isotretinoína Roacutan prejudica os rins, pois minha dermatologista me receitou fiz todos os exames e está tudo certo, porém fico preocupado pois tenho apenas um rim.

  35. Andrey Câmara

    Doutor, nimesulida é prejudicial ao rim?

  36. Thaíssa

    Fluoxetina, carbamazepina ou quetiapina prejudicam os rins?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  37. Èdio Cantuária

    Olá Dr Pedro !!! tomo aas infantil há 4 anos, devido um inicio de avc isquêmico que tive, agora minha creatinina está em 1,6, devo interromper o uso do aas ??? tenho 1,80 de altura 70kg e 55 anos.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O AAS infantil não faz mal aos rins.

  38. rodrigo silva

    Tomei durante quase um mês omega 3 fora do prazo de validade d dois mese.

    Pode m fazer algum mal no futuro

  39. Luiz Melo

    Doutor boa tarde. Por que a ANS é tolerante a venda de anti-inflamatorios como simples analgesicos (exemplo ALIVIUM). Se é sabido que são prejudiciais à saúde dos rins, por que existe essa permissividade?

  40. Giovanne Andrade Ramos

    Doutor, O uso de Indapamida e contraindicado em pacientes com rim policistico?

  41. maike

    Doutor, o uso de Subitramina pode fazer mal aos rins? pode causar algum tumor?

  42. Roseli Stos

    Faço uso ha mais de 90 dias do VOLTAREN RETARD 50mg 2x/dia para lombalgia, é o unico medicamento que alivia minha dor. Qual o tempo máximo que posso tomar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Anti-inflamatórios por mais de 1 semana já são capazes de provocar efeitos colaterais importantes. O ideal é tratar a causa da sua lombalgia para que você não fique dependente desses medicamentos.

  43. Neusa Maria

    REMEDIOS para pressao (diovan) podem diminuir a funcao dos rins?

  44. pris

    o gengibre faz mal para os rins?

  45. Cristiane de Oliveira

    Olá Dr. Pedro, gostaria de tirar uma dúvida sobre remédios, fui ao médico e ele mandou eu tomar Beserol e Mioflex A juntos de 8/8 horas, mas o farmacêutico falou que são os mesmos remédios, só com nomes diferentes, e que eu não podia tomar os dois juntos, senão eu poderia ter um problema renal, isso procede?

  46. Nayara Silva

    Bom eu faço hemodiálise e queria saber se eu fizer uma tatuagem pequena pode influenciar em algo;

      1. Otavio Reis

        E se eu fazer uma tatuagem grande tem algum problema pra quem faiz hemodiálise

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          A princípio, não.

  47. Eni Lopes

    Que elementos do exame de sangue ou de urina indicam insuficiência renal aguda ou crônica?

  48. Naty

    Olá Dr Pedro boa noite minha mãe tem problemas rinal mas ele abriu uma escara no bumbum por fica sentada muito tempo só que essa ferida iinfectou aí fomos no posto de saúde eles passaram esses antibiótico cloridrato de ciprofloxacino II cloridrato de clindamicina pode fazer mal por rins esses antibiótico brigado

  49. wagner ferreira

    tenho nefropatia por IGA e tomei lazix por estar inchado, porém sem prescrição médica. o lazix fal mal para os rins? qual o seu efeito?

  50. Gil Monteiro Novo Filho

    Olá doutor. Tenho duas dúvidas. Tenho GESF, com proteinúria em torno de 0.250 g/dia. 10% de fibrose renal. Creatinina normal. Estou tomando enalapril 5mg e estou fazendo uso de Ritalina LA 20 mg/dia. A ritalina pode aumentar minha pressão? Isso pode prejudicar os rins?

    Outra dúvida é se eu posso fazer tatuagem.

    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho!

    Abraços

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1- É um dos efeitos colateiras possíveis da ritalina.
      2- O indicado é que sua pressão não fique acima de 140/90 mmHg.
      3- A tatuagem não influencia nada na GESF.

  51. osana moura

    eu tenho rachaduras nos pés, e algumas pessoas me pergutam se eu tenho problemas no rim,sera que rachaduras nos pés tem a ver com rim?

  52. Gabriel Campos

    gostaria de saber se ginkgo biloba faz mal p quem tem insuficiência renal crônica?

  53. Leonardo Teixeira

    ola doutor,tenho sindrome nefrotica em tratamento como GESF,estou tratando tem 6 anos.minha duvida é ,que estou fazendo tratamento dentario,e a medica me passou Amoxilina,pra desinflamar o dente,ela mandou tomar 3 dias eu posso tomar ? ou tenho que aguentar a dor ?

  54. Carlos

    Olá doutor!! Tenhpo 28 anos e estou com pré- insuficiência (clearence em 88,3), gostaria de saber se posso ter esperança de cura total ou só há a opção de tratamento (para o resto da vida). Mto Obrigado!

      1. Carlos

        Olá doutor, obrigado pela resposta! Não foi um nefro não…serei encaminhado a um. Na verdade, fiquei sabendo disso através de exames de rotina com um cardiologista.
        Com esse valor então eu já estaria com insufiência?
        Obrigado!

  55. may

    ola eu gostaria de saber se eu posso tomar omega 3 tenho meu rim não esta 100% esta uns 50% eu posso tomar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não sei se você pode tomar, pois não conheço o seu histórico clínica. Mas em geral, não há contra-indicação em usar omega 3 em pacientes com insuficiência renal.

  56. madalena

    oi dr pedro minha sogra tem todos esses sintomas da doenca no rins a nefro falou que ela esta com 2,55% dos rins atingidos ela tem hipertencao diabetes controladas mas ela sofre demais com dor nos pes que chegan a esquentar tem a ver com o rins e os medicos mesmos sabendo que tem problemas no rins passan antibioticos para ela

  57. Maria

    Olá, Dr. Pedro. Gostaria de saber se um doente renal crônico pode tomar vermífugos? Caso não, como se trata no caso de contaminação por verminoses?

  58. Victoria

    Olá Dr. Pedro, parabéns pelo site. Bem, gostaria de saber se tomar anticoncepcional por período prolongado de tempo prejudica os rins. Obrigada!

  59. Cate

    Olá! Dr. Pedro…gostaria de saber se quem tem rins policístico pode fazer uso de colágeno ou por ser proteína hidrolisada ajuda a prejudicar o funcionamento dos rins? Desde já obrigada!

    1. Pedro Pinheiro

      Não conheço nenhum estudo sobre esta relação. A princípio, não deve fazer mal.

      1. Claudiana

        Ola peço desculpas pelo intrometimento, mas o colágeno é proteína animal pura, e qualquer tipo de ingestão de proteína animal é prejudicial ao rim!! existe um colágeno natural chamado hágar hágar (feito com algas) que é mais indicado para quem tem RP.

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Não há nenhum estudo que sugira que o paciente com insuficiência renal, de qualquer causa, esteja impedido de consumir proteína de origem animal. O que se indica é evitar uma alimentação hiperproteica. Só isso.

  60. jany

    ola minha mae tem diabetes e problemas renais ela esta com muita dor no joelho e prescisa tomar um anti inflamatorio mais qual sendo q todos prejudicam os rins o senhor tem alguma dica

    1. Pedro Pinheiro

      Se ela tem problemas renais, ela não deve tomar anti-inflamatórios sem o conhecimento do nefrologista.

  61. sandra

    Olá, minha mãe é hipertensa, diabética e faz hemodiálise a 2 anos, Apenas por estes motivos, seria interessante eu passar por uma consulta com um nefrologista. Grata

    1. Pedro Pinheiro

      Não precisa ser nefrologista. Basta um clínico geral. Se sua pressão e glicemia estiverem ok, não há porque pensar em problemas renais para você.

  62. carolina

    meu marido esta com pneumunia e ele tem um so rim ja esta medicado porem esta com dor no rim. sempre que toma dipirona é perigoso?

    1. Pedro Pinheiro

      Dipirona não é perigoso.

  63. carlos raiol

    caro dr. tenho gota, e quando estrou em crise, administrava globaren diclofenaco de potássio, mais me falaram que o mesmo faz mal para os rins e figado, este medicamento resolvia pois era só administrado em crise, eu posso continuar com o mesmo.

    1. Pedro Pinheiro

      Os anti-inflamatórios fazem mal para o rins se forem usados de forma contínua ou se o paciente já tiver previamente alguma doença renal. Se o uso é esporádico, somente durante as crises de gota e o paciente tiver rins saudáveis, não há contra-indicação.

  64. Angélica

    Doutor, quais cuidados a pessoa que tem problemas nos rins deve tomar quando necessitar tomar antiinflamatório? Obrigada

    1. Pedro Pinheiro

      Não há nenhuma doença em que o paciente deva tomar anti-inflamatórios de qualquer jeito. Sempre há outra opção. Quem tem problemas graves nos rins não deve tomar anti-inflamatórios nunca. Se o problema for leve, o ideal é não usar a droga por mais de 3 dias.

  65. SANDRA

    ola dr gostaria de parabenizar pelo site, e gostaria de perguntar a respeito de um remedio que se chama exynutriment 150 + bioartc 50, chamada pilula da beleza, tem alguma contra indicação para os rins? tenho hipertireodismo e vou tamar esse remedio para os problemas do meu cabelo e unhas que a tireoide causa. desde ja agradeço

    1. Pedro Pinheiro

      Não encontrei detalhes técnicos sobre a droga. Não em parece que seja um medicamento já amplamente estudado para que eu (ou qualquer outra pessoa) possa opinar sobre a sua segurança.

  66. Renan

    Olá Dr. Pedro, sou transplantado renal já tem 2 anos, por causa dos remédios de imunossupressores estou com bastante acne, fui ao dermatologista e a médica me falou que a minha acne vai acabar só com Roacutan. A minha pergunta é : posso tomar Roacutan sem que comprometa o meu rim ?

    1. Pedro Pinheiro

      Não me lembro de já ter lido qualquer relação do roacutan com lesão renal. De qualquer forma, o nefrologista que acompanha o seu transplante tem que antes autorizar o tratamento.

  67. claudia

    dr, meu filho( 26 anos) , teve um rompimento muscular toma arcoxia de 90mg , muitas das vezes 2x ao dia(180mg), isso já a 6 meses, estou muito preocupada , ele não se alimenta e já emagreceu muito, mas fala que não pode ficar sem o medicamento, pois as dores são fortes!! o que devo fazer?

    1. Pedro Pinheiro

      É muito tempo de uso contínuo de anti-inflamatórios. Ele deve procurar um ortopedista. Com 6 meses já era pra estar melhor.

  68. Edna.

    gostaria de saber se o atenolol associado com losartan complicam o funcionamento dos rins?.

  69. marilda aparecida gomes de oli

    eu tenho um rim so,se eu tiver uma inflamaçao,eu posso tomar algum tipo de anti-inflamatorio??
    e o cigarro faz mal para quem tem um rim so????

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1- deve evitar, mas se sua função renal for normal, o uso eventual pode ser pensado, caso o médico autorize.
      2- o cigarro faz mal até para quem tem os 2 rins.

  70. Tatiana

    Dr preciso saber se o hidroxyzine ( atarax) é nefrotoxica? como posso saber se é?

  71. Ana

    Dr quero muito saber o que o analgésico causa nos rins.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Os analgésicos podem provocar lesão renal (necrose papilar e nefrite intersticial) se usados diariamente por longos períodos. O risco é maior se forem associados a aspirina.

  72. Larissa

    Como os anti-inflamatórios causam falência renal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O processo é bem complexo para ser explicado aqui. De forma bem resumida, são basicamente 2 mecanismos: eles diminuem a circulação de sangue para o rim e causam lesão dos túbulos renais.

  73. oscar roberto ranzoni

    Uai, se a tomografia é nefrotóxica como realizar quando se tem um achado de cisto complexo o qual o ultra som não logra definir o que seja?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só há problema se o paciente tiver insuficiência renal e a tomografia for feita com contraste. Ter um cisto no rim não altera o funcionamento do mesmo.

  74. Maísa

    Boa tarde Dr. Pedro. Sou transplantada renal e gostaria de saber se posso tomar colágeno (remédio natural)?

  75. Lucio Pontes

    Dr. Pedro, ainda bem que li o artigo… sou diabetico ha 25 anos, tenho nefropatia diabetica leve e hipertensao idiopatica, faco acompanhamento e tomo medicacao.
    Recentemente peguei Herpes nos olhos e me foi receitada grande quantidade de “aciclovir” que eu nem comprei pois li que era nefrotoxico. Pergunto: posso substituir por algum antiviral que nao cause danos aos rins ? Isso existe ? Obrigado

  76. emanuel

    sou transplantado renal e fumante, fumar vai fazer eu perder o meu novo rim?

  77. Michelli

    se eu tomar o ciplofoxaxino 500 vencido pode causar algum problema???

  78. Livia

    Olá, boa tarde. Minha dúvida é a seguinte: sou transplantada renal a 10 meses, dador vivo. Engordei 25 quilos até agora, mesmo com camonhadas não consigo emagrecer; assim sendo estou tomando um complemento alimentar composto por beringela, limão, videira vermelha e CLA. Fui hoje a consulta de nefrologia e os meus médicos disseram não ter nenhuma contra indicação nesse suplemento alimentar. Entretando gostaria que o doutor desse o seu parecer sobre isso. Desde já fico muito agradecida e muito sucesso e saúde. Abraços.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Confie nos seus médicos.

  79. Bernardo 012

    Boa noite Dr. Pedro Pinheiro, sou estudante de enfermagem e gostaria de saber porque as drogas nefrotóxicas fazem mal no tratamento de IRA?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se elas são tóxicas para o rim não faz sentido usá-las em pacientes que já apresentam lesão renal.

  80. Gilson eliodorio de santana

    Boa tarde Dr. pedro Pinheiro. Gostaria de saber se tem como ficar bom uma pessoa que tem sirose no rins.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sirose nos rins? Se você quis dizer cirrose, ela não dá nos rins, mas sim no fígado. Aqui no site eu tenho textos sobre cirrose, procure por eles.

  81. Sonia Fava

    Gostaria de saber se transplantado renal pode tomar omega 3?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A princípio sim, mas o nefrologista precisa autorizar antes.

  82. Angelitaadta

    Boa Noite, por favor, se caso uma pessoa precisar tomar antibiótico, porém os rins já está muito debilitado o que ela pode fazer Dr?. Minha mãe descubriu uma ulcera venosa, porém essa ulcera ficou gravissima, mesmo tratando e ela precisa demais de antibioticos porque já afetou o osso, porém ela descubriu que os rins estão muito criticos a ponto de fazer hemodialise, enfim ela se trata, mas minha pergunta é não existe nenhum tipo de antibiotico ou antiinflamtorio que a pessoa possa tomar que não afete os rins. Pois tem tantas pessoas com problemas gravissimos e com os rins debilitados mas que precisam de antibioticos. Muito obrigado.

  83. carla joseane de oliveira

    tenho 32 anos tive dores no rim direito e fui ao medico descobri q meu rim secou so fiquei com um o medico nao soube me doizer a causa,tive varias infeçoes na bexiga e varias dela foram mau curadas seria isto no passado obrigada pela resposta que aguardo carla .

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Refluxo urinário e pielonefrite de repetição são causas comuns de atrofia renal em pessoas jovens

  84. Josifarias

    Boa noite dr. gostaria de saber se o medicamento para apressao essencial losartana potassica de 50 mg faz mau aos rins?
    mandar por favor a resposta via email:

  85. Elaine Pradob

    Boa Tarde,
    Dr,
    Por favor gostaria de saber se o remédio, Nisulid faz mal para o rim.
    Aguardo ansiosa a resposta.
    muito obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, é um anti-inflamatório.

  86. Pepe

    Dr. Pedro, a Amoxicilina é nefrotóxica? Minha mãe que vinha com a taxa de creatinina de 2 mg/dl, em média, após o uso desse antibiótico subiu para 5.4 mg/dl ! Ela não apresenta edemas nem proteinúria, está com Uréia de 148 
    mg/dl e Ácido Úrico de 10,9 mg/dl. K de 5.8 mmol/l. Sumário de Urina: normal. Hemácias: 3,4 m/mm³. Grato, Pepe.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é. Mas qualquer remédio, principalmente antibióticos, pode causar uma reação no rins chamada de nefrite intersticial. É uma reação que ocorre em apenas poucas pessoas.

  87. Leoest748

    Dr. Pedro , eu tenho somente um rins desde so meus 19 anos e hj estou com 57, e notei que minha creatinina tem aumento , hj está em 1.4 a um ano era 1.3, tem alguma coisa que posso fazer para diminuir ? . Obrigado Leopoldo

  88. Genecy

    Sou aluna do 3ºp de odontologia,como devo prescrever dipirona para um paciente que tem esteatose hepática que sente dor nos dentes, um dia antes dos procedimentos ?O pac.deve continuar tomando  depois dos procedimentos?por quantos dias?Qual a dose ideal?
     Ah esse pac. é fictício,ainda não estamos atendendo,é só um trabalho de farmacologia que estou com dúvidas !

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se o paciente tem dor, ele pode tomar analgésicos independentemente de ter um procedimento agendado. Ele deve tomar a medicação enquanto tiver dor. Todo paciente com dor deve ser tratado, não se deve deixar uma pessoa sofrendo sem tratá-la. No caso da dipirona, a dose habitual é 500mg 8/8h.

  89. Camila

    Olá, meu namorado já teve pedra nos rins duas vezes e há umas duas semanas começou a ter dores novamente no rim e canal urinário. Esses sintomas ocorreram depois que ele começou a tomar cápsulas de chá verde, alcachofra e centella asiática, esse fato pode ter alguma relação com as dores nos rins?

    Obrigada.

  90. Marlene

    Olá,, Minha mãe tem problemas renais,faz hemodiálise , ela tem pressão alta e tomou o captopril por vários anos ,gostaria de saber se foi o medicamento quem causou sua doença . 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pouco provável. Na maioria dos casos o captopril é um medicamento que protege os rins.