REMÉDIOS QUE PODEM FAZER MAL AOS RINS

370

Remédios que fazem mal aos rins
Os rins são os principais responsáveis pela filtração e eliminação de substâncias tóxicas do sangue. Porém, mesmo o rim pode sofrer efeitos adversos de algumas destas substâncias. Vários medicamentos usados frequentemente na prática médica podem causar lesão nos rins se forem usados de modo inapropriado. Damos o nome de drogas nefrotóxicas todas aquelas que apresentam potencial risco de causar lesão nos rins.

Além da lesão direta de certas substâncias nos rins, existe também um grupo de drogas que são seguras em pessoas sadias, mas se tornam perigosas em pacientes que já apresentam doença prévia nos rins, fazendo com que haja piora da doença renal.

Várias destas drogas são extremamente comuns e muitas vezes vendidas sem prescrição médica. Vamos falar um pouquinho das principais drogas nefrotóxicas, ou seja, dos remédios que podem fazer mal aos rins.

Publicidade - Publicidad

ATENÇÃO: esse texto não tem como objetivo assustar ninguém, nem fazer propaganda contra medicamentos. O objetivo é mostrar como a automedicação pode ser perigosa e trazer prejuízos que as pessoas nem imaginam que possam acontecer.

Antes de seguirmos em frente com o nosso artigo, veja esse curto vídeo de 3 minutos, produzido pela equipe do MD.Saúde, que explica de forma simples a insuficiência renal e o exame da creatinina:

Video-rins

Conheça nosso canal de vídeos do YouTube: MD.Saúde no YouTube

1) ANTI-INFLAMATÓRIOS (leia também: ANTI-INFLAMATÓRIOS | AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS)

O grande vilão dos rins são os anti-inflamatórios não esteroides (AINES). O principal efeito é a redução da filtração renal, ou seja, da capacidade dos rins em filtrar o sangue. Pessoas sadias toleram essa alteração sem maiores complicações. O problema ocorre naqueles que tem insuficiência renal (principalmente em fases avançadas), e portanto, já apresentam a filtração renal diminuída de base. Esse grupo apresenta grande risco de falência renal aguda e, muitas vezes, necessitam de hemodiálise de urgência. O risco cresce a partir do 3º dia de uso. O anti-inflamatório é, portanto, uma droga contra-indicada em pacientes com insuficiência renal.

Outra lesão relacionada aos anti-inflamatórios é a nefrite intersticial, uma espécie de reação alérgica localizada no rim. A nefrite intersticial pode ser causada por várias drogas além dos anti-inflamatórios e se apresenta principalmente como uma insuficiência renal aguda, com rápida elevação da creatinina (VOCÊ SABE O QUE É CREATININA?). No caso da nefrite intersticial dos anti-inflamatórios ela apresenta uma característica especial que é a presença concomitante de proteinúria e síndrome nefrótica (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA).

É bom deixar claro que a nefrite intersticial não é uma reação comum, principalmente se levarmos em conta a quantidade de pessoas que tomam anti-inflamatórios no mundo.

Publicidade - Publicidad

Um terceiro tipo de lesão, mais incomum ainda, é o induzido por uso crônico de anti-inflamatórios, mesmo em pessoas normais. Parece que para pessoas com rins normais desenvolverem lesão renal pelo uso prolongado de AINES , são necessários no mínimo 5000 comprimidos ao longo da vida. Isso equivale a 7 anos de anti-inflamatórios diários em um regime de 12/12 horas.

O AAS (aspirina) também é um anti-inflamatório e deve ser usado com cautela em pacientes com doenças renais. Para mais detalhes, leia: ASPIRINA | AAS | Indicações e efeitos colaterais

2) ANTIBIÓTICOS

Os antibióticos também são causa de nefrite intersticial. Diferentemente da nefrite pelos anti-inflamatórios, no caso dos antibióticos a proteinúria é pequena, mas outros sintomas como febre e manchas vermelhas pelo corpo associado a insuficiência renal aguda, ocorrem com maior frequência.

Vários antibióticos podem causar nefrite intersticial, principalmente as penicilinas, rifampicina, ciprofloxacino e trimetoprim/sulfametoxazol (Bactrim®)

Alguns antibióticos são nefrotóxicos por natureza e devem ser evitados em doente renais crônicos. Os mais comuns são:

– Aminoglicosídeos: Gentamicina, Amicacina, Estreptomicina, Tobramicina e Neomicina.
– Anfotericina B.
– Pentamidina.

Leia mais sobre antibióticos em: ANTIBIÓTICOS | Tipos, resistência e indicações.

3) ANALGÉSICOS

A lesão renal renal pelo uso prolongado de analgésicos era muito comum até a década de 80, e caiu vertiginosamente após a retirada da Fenacetina do mercado. Hoje, as lesões relacionadas aos analgésicos são causados pelo uso diário e prolongado (por meses ou anos) do Paracetamol (acetaminofeno), principalmente se associado ao ácido acetilsalicílico (AAS)  (leia: PARACETAMOL – Bula em Linguagem Simples).

A dipirona (metamizol) é muito pouco usada em vários países da Europa e nos EUA, por isso existem poucos estudos sobre seu toxicidade renal. Aparentemente, esse analgésico é uma opção segura para os pacientes com doença renal (leia: Dipirona – Metamizol → Indicações, Efeitos Colaterais e Perigos).

4) CONTRASTE DE EXAME RADIOLÓGICO

Doentes com insuficiência renal devem evitar contrastes radiológicos sempre que possível. Se o exame for imprescindível, deve-se realizar uma preparação do paciente para minimizar os efeitos. Os principais exames que usam contrastes nefrotóxicos são:

– Tomografia computadorizada.
– Cateterismo cardíaco.
– Urografia excretora.
– Angiografia.
– Ressonância magnética (perigoso apenas em insuficiência renal avançada).

5) ANTIPSCICÓTICOS

Um estudo publicado em 2014 com 200 mil indivíduos com idade acima de 64 anos mostrou que os pacientes idosos que tomam quetiapina, olanzapina ou risperidona, um grupo de fármacos chamado antipsicóticos atípicos, apresentaram um risco duas vezes maior de hospitalização por lesão aguda do que os pacientes da mesma idade que não tomam nenhum dos 3 medicamentos.

6) OUTROS FÁRMACOS

– LÍTIO: usada principalmente no distúrbio bipolar ( antigo distúrbio maníaco-depressivo).
– ACICLOVIR: antiviral.
– INDINAVIR: antirretroviral usado na SIDA (AIDS).
– CICLOSPORINA: imunossupressor usado em transplantes e doenças autoimunes.
– TACROLIMUS: igual à ciclosporina.
– CICLOFOSFAMIDA: imunossupressor usado em doenças autoimunes e algumas neoplasias.

7) MEDICAMENTOS QUE POSSIVELMENTE FAZEM MAL AOS RINS

Há cada vez mais evidências de que os inibidores da bomba de prótons – IBP (omeprazol, esomeprazol, lanzoprazol, etc.) podem causar lesão nos rins, se usados de forma crônica. É comum encontrarmos pacientes tomam um IBP diariamente por vários meses ou anos, muita vezes sem necessidade. Na maioria dos casos, medicamentos como omeprazol devem ser utilizados de forma pontual, por 4 a 6 semanas para o tratamento de problemas gástricos. Deve-se evitar o uso dos IBP por vários meses seguidos.

O fibratos (fenofibrato, genfibrozil, ciprofibrato, etc) são medicamentos utilizados no tratamento da hipertrigliceridemia. Nos pacientes com algum grau de disfunção renal, esses fármacos podem causar agravamento da lesão renal e devem ser evitados.

Existem cada vez mais relatos sobre casos de lesão renal induzidas pelas chamadas ervas chinesas tradicionais. Já são mais de 150 casos de pessoas que usavam essas ervas para emagrecer e desenvolveram insuficiência renal aguda com necessidade de hemodiálise.

Poucos são os procedimentos médicos isentos de riscos. A automedicação é perigosa e é importante conhecer os principais efeitos colaterais para poder detectá-los precocemente. Não é a toa que grande maioria dos médico passa por uma formação de pelo menos 10 anos.

Publicidade - Publicidad

Assuntos Relacionados:

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

370 Comentários

  1. Anonymous Diz

    OLA DR.Pedro, vou me submeter uma cirurgia para retirada das pedras no rin esquerdo,to apavorada por que dizem que causa muitas dores o pós operatório..Gostaria se não tem como elas serem quebradas..
    Ja me submeti a muitas cirurgias, tive um acidente que que quebrei minha coluna, minha perna.tenha ferro nos dois,estou só explicando só pro Sr. entender meu medo,esse duplo J que fica com ele ápos cirurgia dizem que tem que toma outra anestésia para retirada..é verdade??..Por favor me aconselhe..só quero sua opnião
    Desde já muito obrigada!!!

  2. Patricia Diz

    Me desculpe Meu nome é Patricia

  3. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Patrícia,
    Não sei detalhes do seu caso para avaliar qual o melhor método de retirada dos cálculos.

    Quanto ao duplo J, a retirada é simples e feita apenas com anestesia local ou sedação.

    Na maioria das vezes o duplo J não causa problema nenhum. Quando causa, costuma ser pequenos desconfortos. Nada de grave.

    Não se preocupe
    Abraços

  4. Anonymous Diz

    ola, Dr Pinheiro, tomo uma formula para emagrecer a uns 12 meses. Dentro dela, contem fenolproporex 40mg e outros componentes como ephedra, colageno, centella asiatica, triac, gelatina, furosimide, garcinia.
    estou pensando em fazer uma lipospiraçao, qual o tempo minimo que tenho que parar de tomar a medicaçao para poder fazer a cirurgia sem correr risco de vida.
    obrigada Eliane

  5. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Eliane,
    Sempre antes de uma cirurgia é realizado uma consulta pré-cirúrgica com o anestesista exatamente para avaliar estas questões.

    Substâncias com o femproporex podem causar reações com os anestésicos.

    O tempo de suspensão será decidido pelo anestesista.

    Abraços

  6. bira Diz

    Dr pedro, o chá garra do diabo é prejudicial aos rins

  7. Anonymous Diz

    Dr Pedro, o chá garra do diabo faz mal para os rins?

  8. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Não estão descritos efeitos diretos do chá garra do diabo sobre os rins. Mas importante notar que a mairias dos chamados remédios naturais não passam por um processo rigoroso de avaliação de segurança e portanto pode haver efeitos renais ainda não identificados.

    Sabe-se que o chá garra do diabo deve ser evitado em diabéticos, pessaos com gastrite ou úlceras de estômago, com arritmias cardíacas ou que fazem uso de anticoagulantes.

    abs

  9. Eveline Diz

    Olá Doutor!!
    Tenho um cálculo ureteral proximal de aproximadamente 1,0cm. Já fiz 2 litotripsias extracorpórea e não adiantou. Estou com o Duplo J. Neste caso, qual seria o procedimento mais adequado para “quebrar” de vez este cálculo?
    Desde já agradeço.
    Abraço!!

  10. Eveline Diz

    Em tempo: Coloquei o Duplo J no dia 25/03/2009. Qual o tempo máximo que posso ficar com ele sem que haja maiores problemas, como calcificação?
    Caso ocorra a calcificação, como é solucionada?
    Abraço!!

  11. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Eveline,
    De longe não tenho como indicar nenhum tipo de procedimento. Não existe uma receita de bolo que se aplique a todos os casos.

    Em relação ao duplo J normalmente 2 a 3 meses é um tempo razoável A partir daí podem começar a surgir complicações.

    O duplo J não calcifica.

    abs

  12. Anonymous Diz

    Boa noite dr Pedro fiz uma ultrasonografia do abdomem e o resultado foi “esteatose hepatico leve” ou seja gordura no figado, existe tratamento, e qual é o metodo. Quando apalpo na região do meu figado, sinto um volume em forma de ovo, e o diagnostico foi esse.
    Pedro vicente

  13. borges-ferreira Diz

    Dr Pedro,
    Por favor gostaria de saber se existe tratamento para o meu caso, ou o que fazer, tenho 43 anos e descobri que tenho 5 cistos no rim esquerdo e 2 no direito.Tenho caso na familia de rim policistico.gostaria de saber se pode aumentar o numero de cisto e virar policistico ou têm como conter os que já existem?.Para não virar policistico.Ajude-me por favor.Preciso de uma orientação.

    Obrigada. Janete

  14. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Borges,
    Vc já tem critérios para o diagnóstico de doença policistica renal. Eles vão aumentar ao longo do tempo.

    Vc precisa procurar um nefrologista e iniciar acompanhamento para retardar a doença

    abs

  15. Kelle Diz

    Dr. Pedro, Boa Tarde,

    Há cinco anos, desde que me casei tenho casos constantes de infecção urinária. Em 2007 tive uma pielonefrite aguda no rim direito e cheguei a ficar internada. Recuperei-me e após fazer um ultrasom, o médico disse que não haviam sequelas, no entanto sinto constantemente os sintomas de infecção. No início do mês passado comecei a utilizar o medicamento urovaxom – recomendado por 90 dias. Porém desde ontem, estou sentindo muita dor e os mesmos sintomas de quando fiquei internada. Não tenho mais o convênio com o médico que me receitou o medicamento e estou muito preocupada, pois se estou tomando este remédio, como ainda estou desenvolvendo a infecção? Por favor me ajude. Tomo de 03 a 04 litros de água por dia. Não sei mais o que fazer. Preciso de uma orientação. Desde já agradeço.
    Kelle

  16. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Kelle,
    De longe não posso te ajudar.

    Vc precisa ir a um médico para descartar uma nova pielonefrite.

    O urovaxon ajuda mas não impede 100% das infecções.

    Procure um nefrologista

    abs

  17. Nana Diz

    olá Dr Colageno faz mal para os rins???????

  18. Nana Diz

    Colágeno (proteína hidrolisada) traz algum problema para os rins??? Tomo três comprimidos por dia.

  19. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Nana,
    À princípio não, mas alguns desses colágenos via oral costumam ter gandes quantidades de vitamina C associada, o que pode causar calculo renal

  20. Denise Diz

    Olá doutor Pedro!
    Tenho lupus e insuficiencia renal cronica.Fui a dermatologista pois estou com meus cabelos muito finos e ela me recomendou tomar o Haar-Intern.Mas estou preocupada.Pode afetar os meus rins,prejudicar mais minha funçao renal?
    Obrigada

  21. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Denise,
    Nunca tinha ouvido falar neste medicamento.

    Não achei nenhum trabalho atestando sua segurança em renais crônicos. Como todo fitoterápico, o seu perfil de segurança não é testado sob padrões rígidos.

    Não tenho como afirmar se faz mal ou não, mas que a presença do acetato de tálio na fórmula me incomoda muito, isso me incomoda.

  22. debora Diz

    Dr meumarido esta em coma vigil a 10 meses e teve uma febre alta esta com infecção urinaria e tem 2 dias que não urina, o qu epode ser? ele tomou muito remedio prara febre durante 6 dias.
    meu nome é debora, obrigada

  23. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Debora,
    Se ele não urina há 2 dias isso é insuficiência renal. A questão é saber a causa. Provavelmente é multifatorial: Sepse, Drogas, desidratação…

  24. Anonymous Diz

    Olá, desde já parabenizo pelo site! Muito bom e explicativo! Agora tenho uma dúvida. Eu só tenho 1 rim (nasci só com 1 mesmo) e vou extrai meu dente do siso mês que vem. O dentista disse que devo tomar um antiinflamatório expecífico para não comprometer nada do único rim que tenho. Gostaria de saber qual é esse antiinflamatório e por que prejudicaria menos? Muito obrigada! Rebeca.

  25. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Rebeca,
    Não existe antiinflamatório que não aja no rim.

    Agora se sua função renal é completamente normal, 2 ou 3 dias de antiinflamatórioas não farão nenhum grande estrago

  26. Anonymous Diz

    Oi,

    Dr.Pedro e Drª Renata

    No dia dos PAIS tivemos a infelicidade de acordar e antes mesmo de deserjarmos um “FELIZ DIA DOS PAIS”; nosso pai teve uma série de convulsões e hj se encontra no CTI e sem diagnóstico fechado!De ínicio AVE(apenas laudo do setor de urgência) de outro Hosp.
    No momento não pode “repetir” a TC, está em IR enzimas + de 7.

    Hemodialisado ontem, diminui-se creatinina menos as enzimas.

    Doutores por favor quais seriam as causa possíveis desta IR???

    …em uso de rifocina, antiflamatórios e anti-hipertensivos,diuréticos.Trauma-automobilistico há 1 ano(atropelamento), se queixava de muitas dores lombares pós trauma.(realizava fisio)sem efeito.

  27. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Precisava de muitos mais dados para poder dizer alguma coisa.

    O mais importante seria saber se o rim era previamente sadio, ou se já apresentava algum grau insuficiência renal crônica.

    Uso crônico de antiinflamatório pode ser uma das causas, mas ele é normalmente um fator agravante e não o fator desencadeante.

    Pq que ele usa rifocina?

    Ele pode ter tido um nefrite intersticial que é como se fosse um processo alérgico restrito ao rim que costuma cursar com insuficiência renal.

    ———————
    Peço que identifique-se. Leia as regras antes de comentar. Essa sua pergunta poderia ter sido deletada sem aviso.

  28. Marilda Diz

    Dr. Pedro Pinheiro e Dra. Renata Campos.
    Boa tarde,
    Minha mãe tem três cistos, dois no fígado, e outro(o maior) sobre um dos rins dela. Fará a cirurgia da remoção do cisto mês que vem. Minha pergunta é: Esta cirurgia é complicada(retirada do cisto sobre um dos rins)?
    Obrigada!
    Marilda.

  29. Mônica Diz

    Boa noite. Minha mãe, de 69 anos, estava sentindo muita dificuldade para urinar e achava que tinha um cálculo renal. Fomos ao pronto socorro e, após fazer um exame de urina (creatinina 1.8 mg/dl) e uma ultrassonografia, o médico diagnosticou infecção nos rins e prescreveu o remédio Ciprofloxacina, uma dose a cada 12 horas, por 14 dias. Isso foi no domingo. Na quarta-feira, à tarde, após o 6º comprimido, portanto, minha mãe teve febre, calafrios e dores e fomos para o hospital. Ela ficou internada na enfermaria e começou a apresentar cansaço na quinta, na sexta, falta de ar e, no sábado foi transferida para a UTI pois a creatinina estava a 7.0 mg/dl, para colocar um cateter e fazer hemodiálise pois seus rins não estavam funcionando e estava juntando água nos pulmões. Ela fez uma sessão no sábado à noite e no dia seguinte estava bem melhor. Domingo ela não precisou fazer diálise e na segunda-feira, o médico disse que ela estava muito bem e faria mais uma sessão e no dia seguinte, provavelmente, seria transferida para a enfermaria novamente. Durante o procedimento da diálise de segunda-feira, ela passou mal, pelo que eu entendi, sua pressão caiu (ela disse que quase desmaiou). Ela disse que eles começaram a fazer logo após o jantar e que a moça estava apressando-a porque já estava tudo pronto para começar a sessão. Minha mãe disse que a máquina estava com problemas pois a própria pessoa que estava operando reclamava. No dia seguinte,. o médico disse que houve uma melhora na filtração e eu perguntei se os rins voltaram a funcionar e ele disse que ainda não, mas que após mais uma sessão de hemodiálise, se corresse tudo bem, no dia seguinte sairia da UTI. Ela fez a sessão e o dia seguinte é amanhã. Minha mãe nunca teve problemas nos rins para que eles parassem assim, de repente. Os médicos não deram nenhum diagnóstico ainda pois eles também não sabem ao certo o que aconteceu. Minha mãe teve cancer de mama, fez mastectomia há mais de 7 anos e sempre fez e continua fazendo acompanhamento com o oncologista e os exames. Todos com resultados muito bons. Ela tem um aneurisma abdominal da aorta, mas não chega a 3 cm. Não tem diabetes, nunca foi parar no hospital a não ser pela cirurgia para retirada do tumor. A parada dos rins dela pode ter sido causada pelo remédio ciprofloxacina? Uma vez eu tive começo de pneumonia e uma médica me indicou Levofloxaxina. Após tomar o comprimido comecei a sentir o corpo todo pinicando. Achei que fosse normal e tomei a dose do dia seguinte. O efeito se repetiu e passei muito mal. Voltei no hospital e a médica disse que eu era alérgica e não poderia tomar este remédio e me receitou Amoxicilina, que resolveu o meu problema e diga-se de passagem, é um remédio muito mais em conta. Se eu que sou filha tive alergia a este tipo de medicamento, será que minha mãe não teve ao Ciprofloxacina? Sou leiga no assunto, mas as terminações dos nomes são as mesmas…Por que os médicos receitam esses remédios (de última geração?) se há outras alternativas mais em conta e mais conhecidas? Obrigada e espero que minha mãe saia logo dessa situação para melhor.

  30. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Mônica,
    Alguns comentários.

    – Ciproflaxacino é um medicamento já antigo, longe de ser de última geração

    – Se a suspeita incial era pielonefrite (infecção dos rins) a droga de escolha é realmente o cipro.

    – Mesmo que ela tivesse alergia à familia das quinolonas (ciprofloxacino e levofloxacino), isso não justifica a insuficiência renal grave.

    – Provavelmente isso tudo se deve a um quadro de sepse. Lembtre-se que ela já tinha uma moderada alteração na função renal antes mesmo de começar o antibiótico.

  31. Boca Diz

    Olá Dr., ultimamente tenho ido muito ao banheiro para urinar, porém em mínimas quantidades. Sinto aquele “incomodo” como se estivesse precisando ir muito ao banheiro, porém é apenas a sensação e nada de urina em excesso. Não sinto ardor ao urinar, a coloração está normal com osempre foi, odor normal, porem essa sensação me incomoda tanto a ponto de uma calça jeans ser desagradável. O que posso fazer, pois, sinto como se estivesse sempre com a “bexiga cheia” obrigado

  32. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Boca,
    Vc é homem ou mulher?

    Isso são sintomas de irritação da bexiga ou da uretra.
    Isso pode ser infecção urinária (principalmente se vc for mulher), problema na próstata ou até DST. Procure um urologista se for homem ou um clínico se for mulher.

  33. Daiane Diz

    Olá Doutor!
    Meu nome é Daiane, minha mãe começou a passar mal de um dia pro outro, começou a vomitar muito e teve febre, calafrios, nauseas, falta de apetite e estufamento no estomago.(No sábado) Levei ela ao pronto socorro (na terça-feira) e ela fez exame de urina 1 e exame de sangue (hemograma completo), o medico disse que ela esta com Pielonefrite e receitou CIPROFLOXACIN de 500mg de 12/12h, durante 15 dias. Mas ela sente muita fadiga, dores de cabeça, as vezes febre de 39 graus, falta de ar dependendo dos movimentos, insonia e principalmente uma dor constante que vai da região da lombar até os ombros, ela também esta tomando chá de quebra-pedra e Ibuprofeno por causa das dores.
    Gostaria de saber se essas dores são normais e em media quanto tempo ela sentirá esses sintomas e se esse chá ajuda em algo.
    Desde já meu muito obrigada.
    Fico no aguardo.
    Daiane

  34. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Daiane,
    Esse chá não ajuda nada, mas tb não faz mal. Ela tem que apresentar melhora após 72 horas de antibiótico, caso contrário, deve ser reavaliada pelo médico.

  35. Anonymous Diz

    Olá, meu nome é Solange, e gostaria de saber o que pode significar um exame de urina com traços de hemoglobina e 16200 de hemácias.
    Nos demais ítens, tudo está normal, somente estas duas alterações.
    Às vezes sinto a pelvis dolorida descendo até o início das pernas.
    Desde já agradeço pela atenção.

  36. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Solange,
    Pode ser um quadro de infecção do trato genito-urinário. Sugiro que vc procure um médico

  37. Jéssica Diz

    Olá doutor(a).

    Há três dias atrás sentir uma dificuldade para urinar, sem dores ou ardência, sem febre talvez leves enjôos. Por conta propria( o que é errado, eu sei) comprei floxacin e começei a tomar já pensando em resolver antes que a infecção se agravasse. Nesse período para ca eu sentir dor lombar, dor do lado direito e as vezes esquerdo. Fui ao PSF da minha região e foi pedido um exame de urina e uma ultrassonografia do sistema urinário. O exame sai de urina hoje à tarde, mas a ultrassonografia você já viu né? Talvez saia daqui uma semana ou 15 dias. Resumidamente, as minhas duvidas são:
    Minha urina está transparente, apesar de estar bebendo muito liquido por recomendação médica. Urina transparente é sinal de o rin não está filtrando bem?

    Eu tomo bromazepam e fluoxetina ( controlados por um médico psiquiátrico para o quadro de sindrome do pânico) e na bula diz que pessoas com problemas renais ou hepáticos devem ter cuidado com o uso desse remédio. Logo, pode ter afetado meus rins?

    Não sinto mais dores fortes do lado direito, mas dores abdominais e ainda alterações na micção, é um sinal de melhora? Ou devo procurar um PA com urgência?

    Obrigado Dr(a).

  38. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Jéssica.
    1- Não. Urina transparente só indica que ela está diluída.

    2- Não

    3- Se vc já está medicada, sente-se melhor e já fez analises, não vejo motivo para ir a um médico com urgência.

  39. murilo Diz

    Olá Dr. Á 6 meses atrás eu retirei o rim esquerdo ,pois estava, com um cacinoma renal.Desde então venho fazendo todos os exames de acompanhamento. minha creatinina está 1,70. O que devo fazer para baixar? É mto grave ? desde já agradeço. obrigado.

  40. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Murilo,
    Vc precisa ser seguido por um nefrologista. Só ele poderá avalair o que pode ser feito. 1,7 a principio ainda não é muito grave. Mas, mais uma vez, só o nefrologista te vendo poderá confirmar essa informação.

  41. Renata Diz

    Drs. Pedro ou Patricia:

    Olá sou estudante do 3o.ano de medicina e gostaria de saber qual o mecanismo que leva os AINEs a reduzirem a filtração renal?

    Grata Renata.

  42. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Renata,
    AINES inibem as prostaglandinas. Pessoas com insuficiência renal intrínseca ou pré-renal precisam das prostaglandinas para manterem um filtração renal normal ou próxima do normal.
    Em pessoas sem doenças dos rins, essa ação das PGs não é vital, e, por isso, o efeito dos AINES na TFG é desprezível.

  43. Anonymous Diz

    Olá, me chamo Enilze, tenho fibromialgia há quatro anos e venho tomando medicamentos como antinflamatorios e analgesicos citados. Agora estou com um calculo renal me incomodando muito e queria saber se esse calculo pode ser em decorrencia dos medicamentos que tomo para a fibro. obrigada.

  44. Washington Amorim Diz

    Olá Dr. Pedro,
    Obrigado pela resposta anterior.
    Quanto aos “remédios que podem fazer mal aos rins”, existe alguma restrição sobre a substância “Taladafila” relacionada com a doença policística, ou seja, ela é considerada nefrotóxica?
    Obrigado

  45. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Washington,
    Não há relatos de problemas. Mas se você tiver função renal já comprometida, pode ser necessária correção da dose.

  46. Anonymous Diz

    PARABENS, QUE DEUS OS ABENÇOEM POR ESSE BONITO TRABALHO.

  47. Anonymous Diz

    Parabéns pelo site, adorei tudo que li, há muitas informações que tinha minhas dúvidas e que na consulta “minuto” acabava esquecendo de questionar.
    Agradeço desde já e continuarei lendo as demais matérias.
    amplexo
    RHI

  48. Anonymous Diz

    Luiz.
    Parabéns Dr.acompanho seus comentários,todas as respostas bem avaliadas,noto que o sr.é um profissional de muito saber.Obrigado.
    Luiz.

  49. Shirley Diz

    Dr. Pedro, parabéns pelo blog.
    Minha pergunta é: a absorção de antibióticos pela pele (neomicina) tem poder de afetar a função renal?

  50. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Shirley,
    em geral a concentração de neomicina tópica é muito baixa. O problema é quando tomada por via oral ou venosa.

  51. adriana Diz

    Boa noite doutores!
    Sou a Amanda Sampaio e faço uso de fluoxetina e bromazepam , desejo saber se estes medicamentos podem prejudicar o funcionamento dos rins.
    Obrigada.

  52. maria Diz

    bom dia doutores, gostaria de saber o que não se pode comer quando se tem infecção urinaria e infecção nos rins ?? obrigada ( o )

  53. Anonymous Diz

    Dr Pedro, tirei o rim esquerdo há mais de 20 anos, os cálices estavam dilatados e não filtravam mais. O direito funciona bem.
    Gostaria de tomar Omega 3, mas como é antiinflamatório também, tenho medo de prejudicar o meu único rim. Há algum problema nisso?
    Obrigada
    Gi

  54. Anonymous Diz

    Ola Dr. Pedro estava lendo artigo acima e percebi que fins exame de raio x com contraste isso pode alterar minha proteinuria?
    devo repetir meu exame de urina 24 h ?
    muito obrigado
    atenciosamente
    Ricardo Enéas

  55. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Ricardo, pode alterar sim. Comente o caso com seu médico e pergunte se será necessário repetir o exame.

  56. paulo Diz

    Olá Dr Pedro, há algum motivo para os anabolizantes não entrarem nessa lista, sobretudo os sintéticos (deca, durateston, deposteron…)? Grato

  57. Ney Diz

    Olá Drs.
    Vou que fazer um tc de abdome, tenho alergia a Diclofenaco e Dipirona Sódica, e se nã bastasse possuo um só rim, devido há neoplasia de outro (câncer).
    Pergunto:
    Será que irá me dar alergia ao contraste?
    Por ter só um rim o cobntraste irá me fazer mal? já que os exames de creatinina e uréia tem se mostrado altos….
    Aguardo

  58. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Paulo,
    essa lista não está completa. Realmente os anabolizantes deveriam fazer parte dela. Vou ver se nos próximos dias eu atualizo o texto, incluindo ainda mais drogas.

  59. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Ney,
    O fato de vc ser alérgico a anti-inflamatórios não significa que vc tb seja ao contraste. Se você não tem alergia a iodo, a principio não terá reação ao contraste.
    Se você tem uréia e creatina elevados, o contraste pode ser prejudicial. É importante que um nefrologista participe do preparo para o exame de modo a minimizar os riscos.

  60. Anonymous Diz

    Olá! Tenho a chamada Doença de Berguer! Queria saber sobre bebeidas alcoólicas e cigarro, se faz muito mal ao rim!

    obrigdo Carlos

  61. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    @Carlos
    Se você esta sem medicamentos, a principio, álcool esporadicamente e em pequenas quantidades não faz mal. Já o cigarro faz muito mal sempre.

  62. Anonymous Diz

    Dr para uma pessoa que possua excesso de proteina nos rins o NONI poderia prejudicar? Ele eh um anti inflamatorio natural.
    O que o senhor acha?
    Obrigada,
    Cristina.

  63. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    @Cristina
    Não conheço nenhum trabalho científico sério sobre a relação do noni com proteinúria. Como é uma fruta, deve ser evitada nos pacientes com insuficiência renal avançada devido ao excesso de potássio.

  64. pamela Diz

    to tendo pressao alta,o medico me indicou o selozok,queria saber se este faz muito mal para os rins.ou nao existe nenhum hipertencivo que nao faça mal para os rins?
    obrigada

  65. juarez rodrigues da silva Diz

    sou transplantado renal ha 17 anos, e a proteinuria 24hs ta em torno de 1.80 e a creatinina 1.8..terei que passar por plamaferese e receber albumina humana doutor?

  66. Laudicéia Ferreira Diz

    Estou tomando Haar Intern para queda de cabelo e para melhorar o crescimento do mesmo, esse remédio faz mal para o rins? e quais as consequências?

  67. maria aparecida horvato Diz

    Dr. Pedro eu me chamo maria aparecida eu gostaria de saber calculos no interior do rim pode virar em nefrite? porque segundo o medico da cidade que eu moro so me pediu um ultrassom o qual constou calculos nos dois rins mas as dores estao muito frequentes ele me passou so buscopam e voltarem e disse que nao tem condiçoes para cirurgia ja que os calculos sao internos nos rins por favor eu gostaria de saber mais sobre esse assunto o sr. pode me ajudar? no mais obrigado

  68. Elo Claro Diz

    Dr.  Pedro, tem  uma atrofia do  meu Rim direito, que tem sua função renal só em 11%, porém é totalmente compensado pelo meu rim esquerdo. Desta forma, não sofro de Insuficiência Renal, só faço um acompanhamento com exames de rotina regularmente.
    Estou com Faringite, e me foi indicado dois Medicamentos: Amoxicilina 500 mg   e  Alektos 20 mg. Gostaria de saber se algum dos dois podem ser prejudiciais no meu caso.

    Desde já agradeço.
    Eloise  

  69. Marlene Diz

    Olá,, Minha mãe tem problemas renais,faz hemodiálise , ela tem pressão alta e tomou o captopril por vários anos ,gostaria de saber se foi o medicamento quem causou sua doença . 

  70. Marlene Diz

    Olá,, Minha mãe tem problemas renais,faz hemodiálise , ela tem pressão alta e tomou o captopril por vários anos ,gostaria de saber se foi o medicamento quem causou sua doença . 

  71. Camila Diz

    Olá, meu namorado já teve pedra nos rins duas vezes e há umas duas semanas começou a ter dores novamente no rim e canal urinário. Esses sintomas ocorreram depois que ele começou a tomar cápsulas de chá verde, alcachofra e centella asiática, esse fato pode ter alguma relação com as dores nos rins?

    Obrigada.

  72. Camila Diz

    Olá, meu namorado já teve pedra nos rins duas vezes e há umas duas semanas começou a ter dores novamente no rim e canal urinário. Esses sintomas ocorreram depois que ele começou a tomar cápsulas de chá verde, alcachofra e centella asiática, esse fato pode ter alguma relação com as dores nos rins?

    Obrigada.

  73. Genecy Diz

    Sou aluna do 3ºp de odontologia,como devo prescrever dipirona para um paciente que tem esteatose hepática que sente dor nos dentes, um dia antes dos procedimentos ?O pac.deve continuar tomando  depois dos procedimentos?por quantos dias?Qual a dose ideal?
     Ah esse pac. é fictício,ainda não estamos atendendo,é só um trabalho de farmacologia que estou com dúvidas !

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Se o paciente tem dor, ele pode tomar analgésicos independentemente de ter um procedimento agendado. Ele deve tomar a medicação enquanto tiver dor. Todo paciente com dor deve ser tratado, não se deve deixar uma pessoa sofrendo sem tratá-la. No caso da dipirona, a dose habitual é 500mg 8/8h.

  74. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

    Se o paciente tem dor, ele pode tomar analgésicos independentemente de ter um procedimento agendado. Ele deve tomar a medicação enquanto tiver dor. Todo paciente com dor deve ser tratado, não se deve deixar uma pessoa sofrendo sem tratá-la. No caso da dipirona, a dose habitual é 500mg 8/8h.

  75. Leoest748 Diz

    Dr. Pedro , eu tenho somente um rins desde so meus 19 anos e hj estou com 57, e notei que minha creatinina tem aumento , hj está em 1.4 a um ano era 1.3, tem alguma coisa que posso fazer para diminuir ? . Obrigado Leopoldo

  76. Pepe Diz

    Dr. Pedro, a Amoxicilina é nefrotóxica? Minha mãe que vinha com a taxa de creatinina de 2 mg/dl, em média, após o uso desse antibiótico subiu para 5.4 mg/dl ! Ela não apresenta edemas nem proteinúria, está com Uréia de 148 
    mg/dl e Ácido Úrico de 10,9 mg/dl. K de 5.8 mmol/l. Sumário de Urina: normal. Hemácias: 3,4 m/mm³. Grato, Pepe.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Não é. Mas qualquer remédio, principalmente antibióticos, pode causar uma reação no rins chamada de nefrite intersticial. É uma reação que ocorre em apenas poucas pessoas.

  77. Anonymous Diz

    olã dr me chamo anna queria saber se naramig 2,5 mg faz mal p/ rins èle é p/ enxaqueca , pois tomo a uns 4 anos tomo muito pois tenho muita dor e o unico remedio k passa a dor,ele * tenho enxaqueca des dos11 anos de idades tenho 31 hoje e naô tem cura ! dr por tOMAR por muito tempo posso projudicar meus rins porfavor me responda?

  78. Anonymous Diz

    oi dr!queria saber si mellhoral de adulto fais mal pros rins tomo a 22 anos quando tenho dor de cabeça ja tomei muito? Anna

  79. Anonymous Diz

    dr.faço exame de ureia creatinina ultrasom dos rins,e sempre ta tudo bem comecei a fazer a 1ano , tem mais algum exame q posso fazer?

  80. Anonymous Diz

    dr.jenjibre faz bem pros rins, por que? .o k é bom si evitar? o k faiz bem pros rins? .

  81. Elaine Pradob Diz

    Boa Tarde,
    Dr,
    Por favor gostaria de saber se o remédio, Nisulid faz mal para o rim.
    Aguardo ansiosa a resposta.
    muito obrigada.

  82. APARECIDA Diz

    DR como e triste a gente saber que isso não tem cura porque não a remedio para isso tem que acreditar que estamos bem e sequir em frente mas li tudo que o senhor escreveu.

  83. Josifarias Diz

    Boa noite dr. gostaria de saber se o medicamento para apressao essencial losartana potassica de 50 mg faz mau aos rins?
    mandar por favor a resposta via email:

  84. Patricia Diz

    bom dia dr.gostaria de saber se o medicamento Alektos de20 se faz mau com sibutramina de 15 ? mande por favor a resposta via email:

  85. Anonymous Diz

    Boa tarde doutor , por gentileza gostaria de saber se o transplantado renal que possui disfunção erétil, pode tomar viagra.

  86. carla joseane de oliveira Diz

    tenho 32 anos tive dores no rim direito e fui ao medico descobri q meu rim secou so fiquei com um o medico nao soube me doizer a causa,tive varias infeçoes na bexiga e varias dela foram mau curadas seria isto no passado obrigada pela resposta que aguardo carla .

  87. Angelitaadta Diz

    Boa Noite, por favor, se caso uma pessoa precisar tomar antibiótico, porém os rins já está muito debilitado o que ela pode fazer Dr?. Minha mãe descubriu uma ulcera venosa, porém essa ulcera ficou gravissima, mesmo tratando e ela precisa demais de antibioticos porque já afetou o osso, porém ela descubriu que os rins estão muito criticos a ponto de fazer hemodialise, enfim ela se trata, mas minha pergunta é não existe nenhum tipo de antibiotico ou antiinflamtorio que a pessoa possa tomar que não afete os rins. Pois tem tantas pessoas com problemas gravissimos e com os rins debilitados mas que precisam de antibioticos. Muito obrigado.

  88. Suelynery Diz

    Dr Pedro Pinheiro fiz a 8 meses uma cirurgia litotripsia para tira cálculos renal do rins direito desde que fiz essa cirurgia tenho dores constante e não tem remédio que passe, apenas alivia´com dor flex voltei ao médico que só passou exames e não passou um remédio para passar minhas dores o que 
    devo fazer?

  89. Maria Diz

    Dr. sou hipertensa e uso losartana de 100 com hidroclorotiazida de 25  fiz exame e constatou que estou perdendo proteínas  dos rins.Agora uma vez ou outra sinto dores, tento combater ingerindo muita água e chá.Há algum rismo de tornar uma doença mais séria?

  90. José Maurício Diz

    Olá doutor. Meu nome é Maurício tenho hipercalciúria e uma doença reumática que requer uso contínuo de anti-inflamatórios.Existe algum problema devido a hipercalciúria? Obrigado pela atenção

  91. Pamela Diz

    Olá Dr. Pedro! Tenho um rim que funciona perfeitamente, graças a Deus. No entanto, gostaria de experimentar alcachofra para reduzir o meu mau colesterol. Gostaria de saber se posso ou se a alcachofra – em suas diversas apresentações, tais como cápsulas, chá, xarope, comprimido etc – faz mal ao rim.
    Grata e aguardo resposta, por gentileza. Pamela.

  92. Paulo Lupinacci Diz

    Olá doutor!! Tenho um problema no ombro e o ortopedista me indicou uma artro ressonância c/ contraste. Como tenho apenas 1 rim(nasci assim), fico com muito receio de fazer o exame.
    Os contrastes podem ou realmente afetam o rim?
    Seria melhor eu evitar o exame?

    Obrigado!!

  93. Isabelambos Diz

    ola! gostaria de saber se quem e alergico a camarao pode usar rifocina?

  94. Isa Diz

    Olá doctor minha mãe e renal cronica a 1 ano faço dialise peritonial nela todos os dias a a tres meses o nefrologista dela esta dimnuindo as seções de dialise agora ela está fazendo somente de terça a quinta e esta passando muito bem ela tem 72 anos ele disse que é muito raro iusto acontecermas o rim está voltando a funcionar fico muito insegura, isto pode acontecer mesmo.

  95. Ines Saugo Diz

    Bom dia Dr Pedro!
    Ha 1 ano retirei o rim esquerdo por uma estenose de ureter (usei 3 anos cateter) e acabei tendo uma atrofia no rim. Hoje estou bem mas tenho urticaria cronica. Estou ingerindo ZIna  e só tomo a cada 3 dia 1 comprimido. Estou agindo certo, posso ter problemas no meu outro rim? Existe a lgum outro medicamento que possa fazer uso?
    Aguardo sua resposta.
    abçs 
    Inês

  96. Isa Diz

    Olá doctor minha mãe e renal cronica a 1 ano faço dialise peritonial nela todos os dias a a tres meses o nefrologista dela esta dimnuindo as seções de dialise agora ela está fazendo somente de terça a quinta e esta passando muito bem ela tem 72 anos ele disse que é muito raro iusto acontecermas o rim está voltando a funcionar fico muito insegura, isto pode acontecer mesmo.

  97. beatriz Diz

    Estou mepreparando para doar o rim, porém estou acima do peso, não tenho nenhum problema de saude, faltam aproximadamente quatro meses para o procedimento. Gostaria de saber se existe alguma implicação se fizer uso de sibutramina para perda de peso?

  98. Leoest748 Diz

    Dr. Pedro , eu tenho somente um rins desde so meus 19 anos e hj estou com 57, e notei que minha creatinina tem aumento , hj está em 1.4 a um ano era 1.3, tem alguma coisa que posso fazer para diminuir ? . Obrigado Leopoldo

  99. Chris Diz

    Olá Doutor!
    Quem toma orlistate diariamente e contrai uma infecção urinária deve suspender a droga durante o tratamento da infecção?
    Abs,
    Chris.

  100. Chris Diz

    Olá Doutor!
    Quem toma orlistate diariamente e contrai uma infecção urinária deve suspender a droga durante o tratamento da infecção?
    Abs,
    Chris.

  101. Chris Diz

    Olá Doutor!
    Há 10 dias começaram uns sintomas de infecção urinária. Não dei importância. Agora, tenho todos os sintomas da cistite, além de febre de 37º e dor lombar. Como fui ao endócrino há 3 dias, pedi logo um exame de urina para levar à consulta de um médico especialista. Enfim, nitrito positivo, hemácias, leucócitos 1000/mcl e numerosas bactérias. Ainda não saiu o resultado da urinocultura/antibiograma. Minhas perguntas são:
    1. Posso levar o resultado ao meu ginecologista ou tenho que procurar um nefrologista?
    2. É necessário fazer um preventivo tb?
    3. Como é possível saber se é apenas uma cistite ou uma pielonefrite? É necessária ultra?
    Obs.: Há 30 dias fiz uma colecistectomia e operei 2 hérnias, umbilical e epigástrica.
    Abs,
    Chris.

  102. Chris Diz

    Olá Doutor!
    Há 10 dias começaram uns sintomas de infecção urinária. Não dei importância. Agora, tenho todos os sintomas da cistite, além de febre de 37º e dor lombar. Como fui ao endócrino há 3 dias, pedi logo um exame de urina para levar à consulta de um médico especialista. Enfim, nitrito positivo, hemácias, leucócitos 1000/mcl e numerosas bactérias. Ainda não saiu o resultado da urinocultura/antibiograma. Minhas perguntas são:
    1. Posso levar o resultado ao meu ginecologista ou tenho que procurar um nefrologista?
    2. É necessário fazer um preventivo tb?
    3. Como é possível saber se é apenas uma cistite ou uma pielonefrite? É necessária ultra?
    Obs.: Há 30 dias fiz uma colecistectomia e operei 2 hérnias, umbilical e epigástrica.
    Abs,
    Chris.

  103. Lillian Diz

    Olá Dr. Pedro, tudo bem?
    Gostaria de fazer uma pergunta… Estou precisando tomar polivitamínico, mas apesar de nenhum dos exame que eu já fiz, indicar problemas nos rins, todos os medicamentos contra indicados para paciêntes com insuficiência renal, me fazem mal… Existe algum complexo vitamínico q pode não me trazer problemas?
    Obrigada pela atenção!

  104. luana Diz

    Ola doutor porque não é recomendado tomar vitamina C quem tem problema renal?
    grata Luana

  105. luana Diz

    Ola doutor porque não é recomendado tomar vitamina C quem tem problema renal?
    grata Luana

  106. Welitom_santos Diz

    ola dr. comesei com uma leve dorzinha de garganta me receitaram diclofenaco mais nao adiantou muito nao, agora me receitaram o antibiotico amoxilina 500mg /5 ml mais tambem acho que nao esta sendo muito eficaz eu tomo ele de oito em oito horas durante 7 dias e ja faz 2 que eu estou tomando ele eu acordo todos todos os dia de madrugada pq nao consigo dormi a gargante doi muito ela seca de maisdevo continuar com amoxilina???

  107. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

    Não é bem assim. O problema é a vitamina C aumenta o risco de cálculo renal em algumas pessoas. Além disso, se você se alimenta normalmente, já consegue ingerir a quantidade adequada de vitamina C, não é preciso fazer suplementação.

  108. Jéssica F Gonçalves Diz

    Olá Doutor,eu comecei a tomar fluoxetina 20mg e após 7 dias que eu estava tomando apareceu um vermelhidão acima do meu ceio. Gostaria de saber se é normal,se faz parte das reações adversas do remédio. Obrigada

  109. Ellen Diz

    Boa noite, Dr. Pedro. Tomo fluoxetina (Daforin) 20 mg e Olcadil 2 mg há mais de dez anos para tratar transtorno do pânico. Tenho um rim que funciona perfeitamente. Porém, gostaria de saber se esse remédio faz mal ou é potencialmente nocivo. Grata desde já. Dominique.

  110. Pamela Diz

    Olá Dr. Pedro! Tenho um rim que funciona perfeitamente, graças a Deus. No entanto, gostaria de experimentar alcachofra para reduzir o meu mau colesterol. Gostaria de saber se posso ou se a alcachofra – em suas diversas apresentações, tais como cápsulas, chá, xarope, comprimido etc – faz mal ao rim.
    Grata e aguardo resposta, por gentileza. Pamela.

  111. Paulo Lupinacci Diz

    Olá doutor!! Tenho um problema no ombro e o ortopedista me indicou uma artro ressonância c/ contraste. Como tenho apenas 1 rim(nasci assim), fico com muito receio de fazer o exame.
    Os contrastes podem ou realmente afetam o rim?
    Seria melhor eu evitar o exame?

    Obrigado!!

  112. WILTONVF@HOTMAIL.COM Diz

    olá DR.tenho rins policisticos meus rins esta com tamanho elevado tem algum chas que posso tomar para diminuir essas dores frequentes obrigado

  113. MAURICIO LUIZ DO NASCIMENTO Diz

    A FRUTA NONI FAIS BEM AO RINS

  114. alexandre silva avelar Diz

    Dr. Pedro,
    Tomo, sob orientação do meu médico ortopedista, um medicamento chamado condroflex (sulfato de glicosamina 1,5 g + 1,2 sulfato de condroitina) faz 3 anos. Nos últimos dias, tenho notado um dificuldade em conter a urina, somada a uma maior fluxo da urina, sobretudo durante o sono.
    Pergunto: esse medicamento pode causar ou estar causando este tipo de problema? O que fazer?

    Desde já agradeço a resposta.

    Alexandre Avelar

  115. APARECIDA Diz

    DR como e triste a gente saber que isso não tem cura porque não a remedio para isso tem que acreditar que estamos bem e sequir em frente mas li tudo que o senhor escreveu.

  116. Nemias Diz

    E mesmo um pergunta meu sogro e diabetico e vem tomando muitos antibiaticos  e muitos outros remedios.
     A um a barriga dele começou a inchar logo apos  vómitos de sangue e agora a bariga dele continua inchada e as pernas tambem  poderia ser os rins  

  117. Sandra Soares Diz

    O doente renal pode tomar antiinflamatório natural? Poderia indicar alguns? Minha mãe tem 82 anos e tem muitas dores na coluna (artrose). Tratamos com acumpuntura, doim, laser e fisioterapia, nada tem dado resultado.
    Aguardo e já agradeço a ajuda.
    Sandra Soares 

  118. carla joseane de oliveira Diz

    tenho 32 anos tive dores no rim direito e fui ao medico descobri q meu rim secou so fiquei com um o medico nao soube me doizer a causa,tive varias infeçoes na bexiga e varias dela foram mau curadas seria isto no passado obrigada pela resposta que aguardo carla .

  119. Sintia Toledo Diz

    Dr. Pedro, minha filha tem 18 anos e faz tratamento a cerca de um ano e 6 meses para depressão e síndrome do panico e a quatro meses atrás descobrimos que ela só tem um rim e no momento ela faz uso de paroxcetina, bromazepam, respiridona, torval e anticoncepcional para tratamento do ovário policístico que também descobrimos a pouco. Gostaria de saber até onde todas essas medicações podem comprometer o funcionamento desse único rim? Obrigada, Sintia.

  120. Lillian Diz

    Olá Dr. Pedro, tudo bem?
    Gostaria de fazer uma pergunta… Estou precisando tomar polivitamínico, mas apesar de nenhum dos exame que eu já fiz, indicar problemas nos rins, todos os medicamentos contra indicados para paciêntes com insuficiência renal, me fazem mal… Existe algum complexo vitamínico q pode não me trazer problemas?
    Obrigada pela atenção!

  121. oi Diz

    tomei roacutan por 2 meses, parei de tomar em dezembro e em fevereiro fiz um exame de creatinina e deu um pouco elevado, devo me preucupar?

  122. Jaca 12 Diz

    tive pedras nos rins tenho 30 anos…meu neurologista falou que estou com os rins perfeitos….ele disse tbm que eu tenho outra bem pequeninha que vai sair sem doer pela urina…minha pergunta è:eu posso tomar viagra????

  123. Pepe Diz

    Primeiramente quero parabenizá-los pelo excelente trabalho! Existe alguma nova droga que não seja nefrotóxica que possa substituir o uso da Ciclosporina em transplantados de fígado que estejam tendo perda progressiva da sua função renal? Em um ano de uma média de Creatinina de 2,1 saltou para 5,4, com Uréia: 148! Quando o uso correto de dieta não funciona, para baixar a Uréia no sangue somente com diálise? Grato, Pepe Rodríguez.

  124. cristiana Diz

    Dr.Pedro Pinheiro
    Cristiana,
    Retirei calculo renal,coloquei Duplo J e tive regeiçaõ.tive q tirar antes do tempo,mas continuo sentindo colica renal e normal?
     Tomo a 5 anos um antiflamatorio p enchaqueca q é o naproquexeno sódico quase q frequente,ele faz mal p minhas colicas renal?

  125. Maral Dasilva Diz

    Ola Dr. gostaria de tirar uma dúvida, recentemente descobri que tenho cancer de mama e há muito tempo (4 anos) tenho uma dor costante profundamente embaixo da costela lado direito, tenho falta de ar, tenho enjoo mas não vomito, urina cor de coca cola, xixi várias vezes a noite, falta de ar e notei sempre estou pálida me identifiquei com sintoma de pedra nos rins,isso pode ter levado ao meu problema de cancer já que existem alterações hormonais? devo consultar um médico, qual?obrigada pela atenção,

  126. Convidado Diz

    queria saber se com pedras nos rins posso tomar duratensto e deca!?

  127. Adriano Bella Diz

    Dr, possua valvula metalica aortica e tomo marevam e propranolol, meu acompanhamento RNI esta 2,8 a 3,2, ha dez anos, faço musculação a um ano, gostaria de saber se posso tomar suplementos, como, WHEY PROTEIN e até mesmo CREATINA. muito obrigado, e parabens pelo seu trabalho orientativo, adriano.bella@hotmail.com

  128. Anderson 2009 Diz

    Dr. Boa noite!
    Tenho uma amiga que esta passando por alguns problemas com os rins. Segundo ela, esses problemas começaram depois que ela usou alguns medicamentos contra depressão. Mesmo ela tomando muita agua por dia, parece que os rins não respondem como deveriam. Os medicos disseram que ela precisa ficar de olho e fazer os tratamentros indicados senão ela corre o risco de ter que fazer hemodialise no futuro. Ela disse que alguns medicamentos que os medicos lhe passam lhe fazem mal. O que o sr. aconselha nesse caso? Obrigado.

  129. Anderson 2009 Diz

    Dr. Boa noite!
    Tenho uma amiga que esta passando por alguns problemas com os rins. Segundo ela, esses problemas começaram depois que ela usou alguns medicamentos contra depressão. Mesmo ela tomando muita agua por dia, parece que os rins não respondem como deveriam. Os medicos disseram que ela precisa ficar de olho e fazer os tratamentros indicados senão ela corre o risco de ter que fazer hemodialise no futuro. Ela disse que alguns medicamentos que os medicos lhe passam lhe fazem mal. O que o sr. aconselha nesse caso? Obrigado.

  130. Mauro Diz

    Ola Dr.Pedro tudo bem?
    Eu tomo Alopurinol 100mg a três anos para tratamento de gota e 
    gostaria de saber se faz mal para os meu rins.

  131. Mauro Diz

    Ola Dr.Pedro tudo bem?
    Eu tomo Alopurinol 100mg a três anos para tratamento de gota e 
    gostaria de saber se faz mal para os meu rins.

  132. José Maurício Diz

    Olá doutor. Meu nome é Maurício tenho hipercalciúria e uma doença reumática que requer uso contínuo de anti-inflamatórios.Existe algum problema devido a hipercalciúria? Obrigado pela atenção

  133. eliane Diz

    minha filha está tomando lítio há mais ou menos 15 dias. antes, estava fazendo muito xixi, agora o xixi está com cor alaranjada, por quê? é preciso retornar ao médico com urgencia? tem que parar de tomar o medicamento com urgencia? isso é normal?

  134. eliane Diz

    minha filha está tomando lítio há mais ou menos 15 dias. antes, estava fazendo muito xixi, agora o xixi está com cor alaranjada, por quê? é preciso retornar ao médico com urgencia? tem que parar de tomar o medicamento com urgencia? isso é normal?

  135. Zeldadomingues Diz

    estou com pielonefrite já tomei vários antibioticos e faz 12 dias que tomei winthumilon, só que as dores nos rins voltaram agora estou tomando cefalexina e diclofenaco se´ra que vou melhorar com esse remédios. por favor me ajude dr: não aguento mais sofre.

  136. Sonia Fava Diz

    Gostaria de saber se transplantado renal pode tomar omega 3?

  137. Gilson eliodorio de santana Diz

    Boa tarde Dr. pedro Pinheiro. Gostaria de saber se tem como ficar bom uma pessoa que tem sirose no rins.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Sirose nos rins? Se você quis dizer cirrose, ela não dá nos rins, mas sim no fígado. Aqui no site eu tenho textos sobre cirrose, procure por eles.

Página 1 De 2