Remédios que fazem mal aos rins (nefrotóxicos)

Dr. Pedro Pinheiro

comment 142 Comentários


O que é um medicamento nefrotóxico?

Os rins são os principais órgãos responsáveis pela filtração e eliminação de substâncias tóxicas que circulam no sangue.

Porém, apesar de serem um dos principais responsáveis pela “limpeza” do sangue, os próprios rins podem sofrer efeitos adversos de algumas toxinas que eles depuram. Entre essas substâncias estão vários medicamentos usados frequentemente na prática médica, que podem causar lesão renal se forem usados de modo inapropriado.

Damos o nome de fármacos nefrotóxicos a todos os medicamentos que apresentam potencial risco de causar lesão nos rins.

Além da lesão direta de certas substâncias nos rins, existe também um grupo de fármacos que são seguros em pessoas sadias, mas que se tornam perigosas em pacientes que já apresentam doença prévia nos rins, fazendo com que haja piora da doença renal.

Nesse texto, vamos falar um pouquinho das principais drogas nefrotóxicas, ou seja, dos medicamentos que podem fazer mal aos rins.

ATENÇÃO: esse texto não tem como objetivo assustar ninguém, nem fazer propaganda contra medicamentos. O objetivo é mostrar como a automedicação pode ser perigosa e trazer prejuízos que as pessoas nem imaginam que possam acontecer.

Vídeo: Seus rins funcionam bem?

Antes de seguirmos em frente, assista a esse curto vídeo de 3 minutos, produzido pela equipe do MD.Saúde, que explica de forma simples como saber se os seus rins podem estar doentes.

YouTube video

Fármacos nefrotóxicos

Anti-inflamatórios

Quando pensamos em medicamentos que fazem mal aos rins, o primeiro exemplo que vem à mente são os anti-inflamatórios não esteroides (AINES).

O principal efeito maléfico dos AINES é a redução da filtração renal, ou seja, da capacidade dos rins em filtrar o sangue.

Pessoas que possuem rins saudáveis até conseguem tolerar essa redução sem maiores complicações. O problema ocorre naqueles que tem insuficiência renal (principalmente em fases avançadas) e, portanto, já apresentam a filtração renal diminuída de base.

Esse grupo apresenta grande risco de falência renal aguda e, muitas vezes, necessitam de hemodiálise de urgência quando tomam anti-inflamatórios por conta própria. O risco cresce a partir do 3º dia de uso.

O anti-inflamatório é, portanto, uma droga contra-indicada em pacientes com insuficiência renal.

Outra lesão relacionada aos anti-inflamatórios é a nefrite intersticial, uma espécie de reação alérgica localizada no rim. A nefrite intersticial pode ser causada por várias drogas além dos anti-inflamatórios e se apresenta principalmente como uma insuficiência renal aguda, com rápida elevação da creatinina.

No caso da nefrite intersticial dos anti-inflamatórios ela apresenta uma característica especial que é a presença concomitante de proteinúria e síndrome nefrótica.

É bom deixar claro que a nefrite intersticial não é uma reação comum, principalmente se considerarmos a quantidade de pessoas que tomam anti-inflamatórios no mundo.

Um terceiro tipo de lesão, mais incomum ainda, é o induzido por uso crônico de anti-inflamatórios, mesmo em pessoas normais. Parece que para pessoas com rins normais desenvolverem lesão renal pelo uso prolongado de AINES, são necessários no mínimo 5000 comprimidos ao longo da vida. Isso equivale a 7 anos de anti-inflamatórios diários em um regime de 12/12 horas.

O AAS (aspirina) também é um anti-inflamatório e deve ser usado com cautela em pacientes com doenças renais.

Para saber mais sobre anti-inflamatórios, leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS – AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS.

Antibióticos

Os antibióticos também são causa de nefrite intersticial. Diferentemente da nefrite pelos anti-inflamatórios, no caso dos antibióticos a proteinúria é pequena, mas outros sintomas como febre e manchas vermelhas pelo corpo associado a insuficiência renal aguda, ocorrem com maior frequência.

Vários antibióticos podem causar nefrite intersticial, principalmente as penicilinas, rifampicina, ciprofloxacino e trimetoprim/sulfametoxazol (Bactrim®).

Alguns antibióticos são nefrotóxicos por natureza e devem ser evitados em pacientes renais crônicos. Os mais comuns são:

  • Aminoglicosídeos (ex: Gentamicina, Amicacina, Estreptomicina, Tobramicina e Neomicina).
  • Anfotericina B.
  • Pentamidina.

Leia mais sobre antibióticos em: ANTIBIÓTICOS | Tipos, resistência e indicações.

Analgésicos

A lesão renal pelo uso prolongado de analgésicos era muito comum até a década de 80, e caiu vertiginosamente após a retirada da Fenacetina do mercado. Hoje, as lesões relacionadas aos analgésicos são causados pelo uso diário e prolongado (por meses ou anos) do Paracetamol, principalmente se associado ao ácido acetilsalicílico (AAS).

A dipirona (metamizol) é muito pouco usada em vários países da Europa e nos EUA, por isso existem poucos estudos sobre sua toxicidade renal. Aparentemente, esse analgésico é uma opção segura para os pacientes com doença renal.

Contraste de exame radiológico

Doentes com insuficiência renal devem evitar contrastes radiológicos sempre que possível. Se o exame for imprescindível, deve-se realizar uma preparação do paciente para minimizar os efeitos. Os principais exames que usam contrastes nefrotóxicos são:

  • Tomografia computadorizada.
  • Cateterismo cardíaco.
  • Urografia excretora.
  • Angiografia.
  • Ressonância magnética (perigoso apenas em casos de insuficiência renal avançada).

Antipsicóticos

Um estudo publicado em 2014 com 200 mil indivíduos com idade acima de 64 anos mostrou que os pacientes idosos que tomam quetiapina, olanzapina ou risperidona, um grupo de fármacos chamado antipsicóticos atípicos, apresentaram um risco duas vezes maior de hospitalização por lesão aguda do que os pacientes da mesma idade que não tomam nenhum dos três medicamentos.

Outros medicamentos

  • Lítio: usado principalmente no distúrbio bipolar ( antigo distúrbio maníaco-depressivo).
  • Aciclovir: antiviral.
  • Indinavir: antirretroviral usado na SIDA (AIDS).
  • Ciclosporina: imunossupressor usado em transplantes e doenças autoimunes.
  • Tacrolimus: igual à ciclosporina.
  • Ciclofosfamida: imunossupressor usado em doenças autoimunes e algumas neoplasias.

Medicamentos que possivelmente fazem mal aos rins

Há cada vez mais evidências de que os inibidores da bomba de prótons – IBP (omeprazol, esomeprazol, lanzoprazol, etc.) podem causar lesão nos rins, se usados de forma crônica. É comum encontrarmos pacientes tomam um IBP diariamente por vários meses ou anos, muita vezes sem necessidade.

Na maioria dos casos, medicamentos como omeprazol devem ser utilizados de forma pontual, por 4 a 6 semanas para o tratamento de problemas gástricos. Deve-se evitar o uso dos IBP por vários meses seguidos.

O fibratos (fenofibrato, genfibrozil, ciprofibrato, etc.) são medicamentos utilizados no tratamento da hipertrigliceridemia. Nos pacientes com algum grau de disfunção renal, esses fármacos podem causar agravamento da lesão renal e devem ser evitados.

Existem cada vez mais relatos sobre casos de lesão renal induzidas pelas chamadas ervas chinesas tradicionais. Já são mais de 150 casos de pessoas que usavam essas ervas para emagrecer e desenvolveram insuficiência renal aguda com necessidade de hemodiálise.

Poucos são os procedimentos médicos isentos de riscos. A automedicação é perigosa e é importante conhecer os principais efeitos colaterais para poder detectá-los precocemente. Não é à toa que a grande maioria dos médicos passa por uma formação de pelo menos 10 anos.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


142 respostas para “Remédios que fazem mal aos rins (nefrotóxicos)”

  1. Lena

    Doutor boa noite.
    Neosaldina faz mal aos rins?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não costuma.

  2. Silvia ferreira de souza

    Uso cloridrato de ciclobenzoprina de 5 mg as vezes, ele causa problemas renal? obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode causar retenção urinária.

  3. Fábio Guerra Santos

    Bom dia Dr. Uso contínuo de hidroclorotiazida pode afetar os rins? Eu uso esse medicamento junto com o olmesartana.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A hidroclorotiazida não é diretamente nefrotóxica. Mas por ser um diurético, pode afetar a função renal se o paciente estiver desidratado. Se o medicamente for bem indicado, não há problema.

  4. MARCOS

    BOA NOITE,

    O Tacrolimus faz mal aos rins mas é o medicamento utilizado para imunossuprimidos. Transplantado renal.
    Não entendi?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é isso mesmo. E não é o único caso. Ciclosporina também é assim. São imunossupressores, ajudam nas doenças de origem imunológica e no transplante renal, mas se usados por muito tempo ou em dosagem mais alta, eles causam lesão renal.

      1. Eliene Nunes Dias de Jesus

        VBoa tarde! Dr.Pedro.
        Venho agradece ao senhor ,pelo artigo de excelência muito rico em aplicação , parabéns Dr.
        Mais ,também preciso de uma resposta do senhor ,por favor mim responda eu , tenho lúpus há 13 anos atrás fui diagnosticada e tomo hidroxicloroquina de 400mg e prednisona de 5 mg todos os dias só esses porque ,a doença está parada mais, sinto muito casanço , esses medicamentos atacar os rins ??

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Em geral, não. Prednisona pode causar diversos efeitos colaterais a longo prazo e a hidroxicloroquina pode afeta muito os olhos. Mas os rins não costumam sofrer muito com esses dois fármacos.

  5. Solange Vezu

    Obrigada pelo auxílio.

    Meus rins estão com 60% necrosado. O Lúpus atacou.

    Tomo hidroxicloroquina, corticoide, enalapril há 20 anos.

    Faz 1 mês que estou também com Forxiga e Micofelonato.

    Algum desses remédios afetam o rim negativamente?

    Obrigada

    Solange Vezu

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, são todos tratamentos que fazem sentido num paciente com lúpus.

  6. Inara Suckow Baba

    Dr tenho rins policisticos, posso fazer uso de corticoide?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com qual objetivo?

  7. Helena do Carmo silva

    Dr. Minha mãe tem sérios problemas de rins. Porém tem artrite artrose sente muita dor e foi proibida de tomar antiflamatorio. Existe algum medicamento que ela possa tomar para amenizar um pouco as dores.

    Não suporto mais ver minha mãe sofrendo tanta dor e não poder fazer nada.

    Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Dipirona e paracetamol não são nefrotóxicos, mas não são tão potentes quanto os anti-inflamatórios. O ideal é que ela seja acompanhada por um médico especializado em tratar dor crônica.

    2. Solange Vezu

      Só para te ajudar, uma dieta de legumes e verduras sem massas já alivia muito a artrite.

  8. Michele Fernanda Mendes

    Dr.tive Nefrite na infância e hoje me mantenho só no acompanhamento…exames anuais normais …..atualmente treino crossfit o que me indicaria para ganho de massa sem prejudicar meus rins …..teria alguma fórmula natural …..desde ja obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a sua função é normal, não precisa de nenhuma restrição. Você pode perguntar para o seu Nefrologista se pode tomar creatina e Whey protein, que são as duas substâncias com mais evidências de eficácia para ganho de massa muscular.

  9. Osvaldo Moratto Garcia

    Eu tenho diabete tipo 2 qual remédio que posso tomar sem afetar os rins

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Os antidiabéticos orais não fazem mal aos rins. No entanto, os inibidores de SGLT2, como dapaglifozina e empaglifozina, são atualmente os mais recomendados para proteção dos rins.

  10. Neusa Garcia

    Tenho artrite reumatóide e rins policísticos. Posso tomar Reuquinol?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não tem problema.

  11. Francisco Antônio de Alcântara

    Doutor como faço para diminuir as taxas de uréia e creatinina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende da causa da elevação. Se for uma lesão permanente nos rins, geralmente não dá para abaixar.

  12. Marcos

    Doutor tenho Proteinúria, nenhuma doença de base, não sou diabético e nem hipertenso, minha creatina 1.5 e uréia dentro da referência. Gosto de tomar cerveja regularmente, apenas cerveja, e o álcool que está fazendo eu ter está Proteinúria?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há nenhuma evidência de que a cerveja seja causa de proteinúria. No entanto, o consumo regular de álcool pode piorar uma doença renal já existente.

  13. Vania Mateiro

    Dr, bom dia!! Desparasitacao com tinturas fazem mal aos rins. Comprei um kit da 100verme pra minha mãe. Não encontrei nenhuma contraindicação, porém essa preocupaçao me bateu. Muito obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Habitualmente, não.

  14. Murilo

    Rivrotril faz mal para os rins?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  15. Amanda

    Se febre, é melhor dipirona que paracetamol?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Eu, pessoalmente, prefiro dipirona. Mas tanto faz.

  16. Rosaura de Souza Inácio

    Uma criança de 4 anos com síndrome nefrótica em tratamento pode tomar Leocogen xarope p.aumentar a imunidade?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não acho que valha a pena. Até porque o problema da síndrome nefrótica nas crianças não costuma ser imunidade baixa, pelo contrário.

  17. Paulo Santos

    Café faz mal aos Rins? Tenho cálculo renal e bebo bastante café! sinto dores na região renal durante a manhã após acordar todos os dias. . .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há nenhuma evidência de que café faça mal aos rins.

  18. Paulo Santos

    Qual remédio para insônia não prejudica os Rins, a serotonina por exemplo faz mal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Nenhum deles faz mal.

  19. Regina

    Arnica em gotas (homeopático) faz mau pra quem retirou parte do rim direito, que estava com um tumor (câncer) ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Regina, eu não acredito que homeopatia funcione. Para mim, é um produto inerte. Não tem como fazer mal nem bem.

  20. Maria Isabel

    Corticoten faz mal para os rins?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  21. Eliane viana

    Ozempic faz mal aos rins?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  22. Augusto Santos

    Meu Caro Doutor Pedro Pinheiro

    Agradeço me informe se o antibiótico cylanic ( amoxicilina + acido clavulânico ) é um medicamento nefrotóxico , isto é faz mal aos rins ?

    Augusto Santos

    São Braz Alportel . PORTUGAL

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, não é nefrotóxico.

  23. Bruno santos

    Finasterida 1mg pode causar pedra nos rins?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não costuma.

  24. Silvia cristina dias macedo

    Oi Dr Pedro tb? Dr tenho IRC posso faser o uso de PREGABALINA,para fibromialgia? Obgda atenção

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode, mas precisa corrigir a dose consoante a taxa de filtração glomerular.

  25. Marinalva - 68 anos de idade - Recife/PE

    Bom dia Dr Pedro Pinheiro! Minha Uréia deu 128.4mg/dl e minha Creatinina 2.00mg/dl, vou ter que fazer hemodiálise?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não com esses valores, mas é preciso que você seja seguida por um nefrologista, pois o quadro pode piorar ao longo do tempo.

  26. Ricardo Zerbin

    Ritalina 10mg tomando 60mg ao dia faz mal ao rins ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não costuma.

  27. Ana Paula

    Codein 30mg um comprimido ao dia faz mal pra que está desenvolvendo problema renal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Codeína não faz mal aos rins.

  28. Rosângela aparecida de Paula Pinheiro

    A finasterida quem tem lesão nos rins pode tomar

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode.

  29. Gins

    Ajudou muito a esclarecer, estou com um irmão com insuficiência renal crônica e as juntas inchadas e joelho, está acamado devido a medicação que não deveria ter tomado, hoje só 45% por rins funciona. Obg

  30. Daniela

    A medicação pra tuberculose prejudica os rins?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende de qual esquema está sendo usado.

  31. Daniela

    O remédio pra tuberculose prejudica quem tem litíase renal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  32. Rosemary

    Remédio pra dormir faz mal pra doença crônica renal???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Habitualmente ,não.

  33. Pedro mota

    Tomo antidepressivos para ansiedade e depressão, esses comprimidos são ruins para os rins?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não costumam ser.

  34. Thais Cunha

    Quem faz hemodiálise pode tomar miosan? O médico receitou dipirona mas já faz 10 dias e a dor não melhora.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode. Mas miosan é um relaxante muscular. Dependo do tipo de dor, ele não vai ajudar.

  35. Americo Rodrigues

    Meu médico me receitou: furosemida e jardiance, os quais são prejudiciais aos rins, questionei e ele afirma que não tem problema, devo parar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Furosemida e Empagliflozina não são necessariamente más para os rins. Vários pacientes meus tomam. Basta estar corretamente indicada.

  36. Dulcineia

    Quem tem um rim só pode tomar o medicamento paco?

    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode.

  37. wellington ribeiro

    nimesulida faz mal ao rins?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, todos os anti-inflamatórios são nefrotóxicos. Quanto mais se usa, maior é o risco de lesão renal.

  38. Maria José Gonçalves

    Só tenho um rim,o esquerdo. Posso tomar Dramim pra tonturas? Sem que faça mal ao meu rim

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Dramin não faz mal.

  39. marisa broglio

    Dr Pedro cisto no rim é perigoso fiz exame de ultrason e deu cisto no rim esquerdo .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se for um cisto simples, não tem perigo nenhum.

  40. Rosa Maria.

    DR. Faço uso de 1gr de rispridona a noite para dormir a mais de 30 anos. Já tenho os rins prejudicados? Tenho 58 anos. Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É preciso fazer o exame da creatinina sanguínea para saber.

  41. Jose Nildo da silva

    Bom dia DR. Pedro.

    Gostei muito das suas informações aqui.

    Tomo um comprimido de Hidrocortiazida por dia durante dois meses e para um mês.

    Tive muitas crises de calculo renal e o medico me prescreveu esse medicamento para diminuir o cálcio na urina. No ultimo exame que fiz de ultrassonografia dos rins não apareceram mais nenhum calculo. Preciso continuar com esse tratamento? Por que li que esse medicamento causa problema dos rins.

    Agradeço pelas informações.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A hidroclorotiazida, se bem indicada, não faz mal aos rins. Se a causa dos seus cálculos renais é excesso de cálcio na urina, não adianta tomar a HCTZ só por um tempo curto. Assim que você interromper o medicamento, o cálcio urinário voltará a subir e você novamente estará sob alto risco de fazer novos cálculos.

  42. Nilson

    Suplemento alimentar pré treino pode prejudicar os rins,para quem já teve pedra nos rins.ou tem ainda.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Qual suplemento?

  43. Thiego

    Boa noite, Dr. Pedro Pinheiro. Antidepressivos e ansiolíticos podem prejudicar os rins!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é habitual.

  44. Joana Xavier de Lima Silva Valente

    Boa tarde Dr.Pedro Pinheiro. Gostaria de saber se Decongex prejudica os rins .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  45. Fran

    Bom dia! Tomar 1 ciclobenzaprina pra dormir a noite causa problema nos rins ou fígado a logo prazo ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não. Mas por que você precisaria tomar o relaxante muscular por tanto tempo?

  46. Josi Rodrigues

    Boa noite doutor, nasci com 1 rim e estou tratando enxaqueca tomar amitriptilina ou nortriptilina faz mal ao rim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  47. Marcia adriana barth

    Transplantado renal pode tomar algum antialergico

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode.

  48. João Vanderlei de oliveira

    Tenho insulficiencia renal crônica estágio 4 posso tomar remédio para o fígado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende do remédio.

  49. Mariana

    Roacutan faz mal para os rins?

    tenho 16 anos e tomo para limpar minhas espinhas. ja faz treis meses que iniciei

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Habitualmente, não.

  50. Sueli

    Dr.Pedro bom dia, tenho 1 rim tive que há 2 anos retirar 1 por motivo de infecção e muitos cálculos e agora descobrir um lipoma do mesmo lado da retirada do rim é perigoso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  51. Walter

    Estou expelindo proteína pela urina, não tomo nenhum remédio que possa ter causado isso. Tem como saber o porque deste caso ? Agd.

  52. renato

    ola, o thioctacide 600, ciprofibrato, furosemida, amitriptilina, carvedilol e sinvastatina podem fazer algum dano para os rins?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ciprofibrato não é bom para quem já tem doença renal crônica. A furosemida não faz mal diretamente, mas se o medicamento estiver mal indicado ou se a dose não estiver correta, pode haver piora da função renal.

  53. Marinete

    Estou com muito dor nos rins, tomei norfloxacino, e antes havia tomado piroxican 20 mg, doutor Pedro pode me explicar. Aqui não consigo médico estou sem condições do particular. muito obrigado. Tenha um bom dia.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Marinete, lamento, mas é impossível eu conseguir te ajudar à distância. Não sei nem se a dor que você está sentindo vem mesmo de algum rim. E se a dor vier do rim, eu não teria como saber a causa sem poder te examinar e pedir exames complementares. Você precisa ser vista por um médico. Pode ser coluna, muscular, infecção urinária, cálculo renal, hérnia, pancreatite…

  54. Silvana

    Dr risperidona faz mal aos rins eu uso esse medicamento a 2 anos e meio

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode fazer mal nos pacientes idosos, mas basta fazer um seguimento semestral da creatinina para acompanhar a função renal.

  55. otavia

    estou com insuficiencia renal cronica,ainda sendo apenas companhada e me prescreverao fenofibrato por conta dos triglicerides alto, e normal?pois li q esse medicamento causa danos aos rins

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Eu pessoalmente não gosto de prescrever fibratos para pacientes com insuficiência renal. Mas o medicamento só é realmente contraindicado naqueles que tem taxa de filtração glomerular abaixo de 30 ml/min.

  56. Fernando vasconcelos

    Boa tarde Dr. minha Médica receitou Prednisona comprimidos para tratar doença de pele, mas se eu tiver algum problema nos rins pode me fazer mal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Prednisona não costuma afetar o rins.

  57. Rosalina Rodrigues

    Boa tarde Dr. Gostaria de saber se victoza usada pra emagrecer afeta ao ruim. Ois do tenho um. Fiz retirada há 10anos e faço controle semestral das taxas. faço uso continuo de alopurinol 100?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O Victoza não é nefrotóxico.

  58. Rogerio

    Tenho problemas renais, a minha creatinina está em 3.2, gostaria de saber se antialérgicos são prejudiciais aos rins, Zina ou Histamim??
    Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, não são.

  59. Manoel Corrêa

    Dr. Sou transplantado renal a 14anos, meu dentista me receitou Dexametasona, gostaria de saber se posso ingerir, se não poderá causar problemas, se posso usar com segurança?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Manuel, você precisa perguntar ao seu Nefrologista. Não sei quais medicamentos você toma nem o porquê da dexametasona ter sido prescrita. A dexametasona é um glicocorticoide. Como você é transplantado, provavelmente já faz algum tipo de corticoide, como prednisona ou prednisolona.

  60. lucelia

    Anticoncepcional injetável pode prejudicar os rins?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  61. alaercio roberto vital

    venaflaxina faz mal aos rins

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  62. Enock

    Doutor eu perdi um rins devido um trauma, tenho 27 anos não bebia não fumava, assim hj em dia não sinto problemas renais, queria saber se o buscopan faz mal para os rins

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  63. Roseli

    O Condroflex, usado de forma contínua para ajudar no tratamento da artrose no joelho, pode comprometer os rins?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não faz mal aos rins.

  64. Marcio Maciel

    O uso de tadalafila 5mg diário prejudica os rins? Muito obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Habitualmente, não. Mas há relatos de insuficiência renal em pacientes que usavam tadalafina, que a gente ainda não tem certeza se a causa foi realmente o medicamento.

      1. MARCIO DE SANT ANA MACIEL

        Muito obrigado!

  65. Viviane sposito

    Oi dr a pilula do dia seguinte faz mau pro rim .so tenho o rim direito o outro tive que tirar devido a uma pedra coraliforme

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, não faz.

  66. Elisabeth Teodoro

    Complexo vitaminico prejudicam os rins?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Habitualmente, não.

  67. Domingos P Braz

    Parabéns por responder a seus leitores e orienta-los, algo bastante raro por parte de nossos médicos. É um ato de amor e nobreza. O sr é de fato um exemplo para seus pares.

  68. ANDRESSA GOMES DA ROCHA

    Boa tarde Doutor. Estou tomando chá de canela em ramo para abaixar minha creatinina, tem algum problema?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não. Mas também não vai ajudar. Beber água tem o mesmo efeito.

  69. Elisete

    Boa Noite Dr! E possivel se secar agua da pleura com hemodialise?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, principalmente se a causa for hipervolemia.

  70. Ju M Leier

    Dr, eu uso Naproxeno há 5 anos, uso contínuo. Pode afetaros rins?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

  71. Leticia

    Parabéns Dr. Pedro….esse canal é muito esclarecedor. Recentemente passei por uma nefrectomia total aberta e agora tenho apenas o rim esquerdo e as respostas dadas nesse canal com certeza me ajudaram muito..
    Mais uma vez, Parabéns!!