As doenças causadas pelo cigarro são responsáveis por mais de 6 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Uma em cada dez mortes de adultos está relacionada ao tabaco. Isto significa 14 mil mortes por dia ou 1 morte a cada 6 segundos por doenças causadas pelo fumo.

As três principais causas de morte relacionadas ao cigarro são os eventos cardiovasculares, principalmente infartos e AVC, doença obstrutiva pulmonar crônica (DPOC) e o câncer de pulmão. Além destas, existem dezenas de outras doenças graves e deformantes associadas ao hábito de fumar.

Em todo o mundo morrem mais pessoas de doenças relacionadas ao tabagismo do que de AIDS, álcool, drogas ilegais, assassinatos, suicídios e acidentes automobilísticos juntos.

Cerca de 20% da população adulta é fumante. 70% expressam desejo de parar de fumar e 40% afirmam já terem tentado pelo menos uma vez largar o vício. A taxa de sucesso, porém, é menor que 10%.

Nesta postagem mostraremos imagens fortes de algumas destas doenças. Se você está pensando em fumar ou precisa de estímulos fortes para se convencer a parar com o cigarro, veja as imagens abaixo.

Atenção: as fotos abaixo podem ser chocantes para algumas pessoas, por isso estão em tamanho reduzido. Clique nas imagens para vê-las em tamanho normal.

Tumores malignos do trato digestivo:
Doenças do cigarro - tumores gastrointestinais
Pulmão do fumante:
Pulmão do fumante
Psoríase:
Psoríase

Insuficiência arterial e gangrena:
Gangrena

Catarata:
Catarata

Compartilhe
Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (U.F.R.J) em 2002. Especialista em Medicina Interna e Nefrologia. Títulos reconhecidos pela Faculdade do Porto, Ordem dos Médicos de Portugal e Colégio de Nefrologia Português.