11 causas de cansaço persistente, astenia e falta de energia

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 19 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 7 minutos

O que é cansaço?

O cansaço é um sintoma extremamente comum na prática médica, sendo geralmente descrito pelos pacientes como uma falta de força ou desânimo para fazer tarefas que requeiram esforço, seja físico ou mental.

Outros termos também são habitualmente empregados para descrever o cansaço, tais como fadiga, exaustão, letargia, sonolência, fraqueza, astenia, falta de energia, cansaço mental, cansaço psicológico ou falta de ar.

Cansaço ou falta de ar?

Cansaço e falta de ar são sintomas diferentes. Muitas vezes, ambos podem surgir juntos, já que algumas doenças podem cursar com os dois sintomas. Mas cansaço e falta de ar são sintomas distintos.

A falta de ar, chamada dispneia na linguagem médica, é uma sensação de dificuldade para respirar; é a impressão de que a quantidade de ar que entra nos pulmões é insuficiente. A dispneia pode manifestar-se também como uma dificuldade para expulsar o ar já respirado.

O cansaço, por sua vez, é a dificuldade de se realizar esforços ou tarefas, mesmo que mínimos, como andar, subir escadas, ou até escovar os dentes ou pentear os cabelos em casos mais graves.

É muito comum que pacientes com queixas de cansaço não queixem-se de falta de ar. Por outro lado, é habitual que os pacientes que se queixam de falta de ar também apresentem algum grau de cansaço.

Temos um texto específico sobre a falta de ar: Falta de ar (dispneia): causas e tratamento. Neste artigo, vamos nos ater apenas ao cansaço.

Causas

O cansaço pontual, causado por um esforço físico moderado a intenso, é perfeitamente normal e esperado. Quanto mais bem preparado fisicamente o indivíduo se encontra, mais resistente ele é ao cansaço.

Pessoas sedentárias, principalmente as obesas, podem sentir cansaço muito facilmente, às vezes apenas por fazer uma caminhada mais longa. O sedentarismo e o mau preparo físico são as causas mais comuns de cansaço na população. Quanto menos atividade física um indivíduo faz, mas facilmente surge a sensação de cansaço.

Quadros infecciosos, principalmente os virais, também são causas de cansaços de curta duração. Cansaços que duram menos de 48 horas costumam não ter relevância clínica, a não ser que sejam de grande intensidade e sem motivo aparente.

O cansaço também é comum nas pessoas que levam uma vida muito corrida, com excesso de trabalho, estresse e pouco tempo de lazer e descanso. Geralmente, estas também são pessoas sedentárias pela falta de tempo para praticar exercícios.

Apesar do sedentarismo, o cansaço neste grupo costuma surgir muito mais do estresse, da falta de sono, da má alimentação e, muitas vezes, da depressão ou distúrbios de ansiedade não diagnosticados, do que propriamente pela má forma física. Esse tipo de cansaço é habitualmente descrito como cansaço mental.

Entretanto, nem todo cansaço indica apenas um mau condicionamento cardiopulmonar ou excesso de trabalho ou estresse. Existem dezenas de doenças que podem se manifestar como um quadro de cansaço crônico.

Vamos falar resumidamente de 10 causas comuns de cansaço de longa duração. Se você quiser mais detalhes sobre cada doença, use os links fornecidos para acessar os textos específicos.

Hipotireoidismo

Hipotireoidismo é o nome que se dá quando a glândula tireoide produz uma quantidade insuficiente dos seus hormônios, que são os responsáveis pelo controle do metabolismo do corpo, ou seja, pela forma como o organismo armazena e gasta energia.

O hipotireoidismo é uma causa comum de cansaço e astenia; costuma estar associado a outros sinais e sintomas, como pele seca, constipação intestinal, intolerância ao frio, dores nas articulações, elevação dos níveis de colesterol sanguíneo, perda de cabelo e ganho de peso.

O cansaço do hipotireoidismo é permanente e pode estar presente mesmo em repouso.

Existem dois componentes para o cansaço do paciente com hipotireoidismo: o primeiro é a intolerância aos esforços, que faz o paciente ficar cansado mesmo após pequenas atividades; o segundo é um quadro de desânimo, sensação de falta de energia e raciocínio lentificado que ocorre mesmo na ausência de esforço físico.

Para saber mais sobre o hipotireoidismo, leia: Hipotireoidismo: o que é, causas, sintomas e tratamento.

Quando suspeitar que o cansaço pode estar sendo causado por um quadro de hipotireoidismo?

O hipotireoidismo deve ser pensado sempre que o paciente queixar-se de cansaço crônico associado às seguintes situações:

  • Prisão de ventre.
  • Desânimo persistente.
  • Ganho de peso.
  • Intolerância ao frio.
  • Perda de cabelo.
  • Unhas fracas.
  • Perda parcial dos pelos da sobrancelha.
  • História familiar de hipotireoidismo.

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma doença causada pela incapacidade do coração em bombear o sangue adequadamente pelo corpo. Basicamente, essa doença é provocada por um coração fraco, incapaz de atender às demandas energéticas exigidas pelo corpo.

As principais causas de insuficiência cardíaca são o infarto do miocárdio, a hipertensão arterial mal controlada, doenças das válvulas do coração e o alcoolismo.

Existem diferentes graus de insuficiência cardíaca. Nos estágios inicias, o paciente sente cansaço apenas aos esforços moderados. Conforme a doença progride, o cansaço vai surgindo cada vez com mais facilidade, até que atividades banais, como pentear o cabelo e escovar os dentes tornam-se cansativas.

A fraqueza do coração causa retenção de líquidos no corpo, levando a edemas (inchaços) nas pernas. Em fases mais avançadas, há também retenção de líquido nos pulmões, o que colabora para o cansaço e para a falta de ar, principalmente quando o paciente deita-se.

Para saber mais sobre a insuficiência cardíaca, leia: Insuficiência cardíaca: o que é, sintomas e tratamento.

Quando pensar que o cansaço pode estar sendo causado por um quadro de insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca deve ser pensada sempre que o paciente queixar-se de cansaço crônico associado às seguintes situações:

  • Inchaço nas pernas.
  • Falta de ar que piora quando o paciente se deita.
  • Intolerância a esforços moderados ou pequenos, que até recentemente eram bem tolerados.
  • Histórico de hipertensão arterial mal controlada por muitos anos.
  • Histórico de doença isquêmica do coração, como infarto ou angina.
  • Histórico de doença das válvulas cardíacas.
  • Cansaço que se agrava gradativamente ao longo de meses e anos.
  • Alcoolismo.

Anemia

Anemia é a doença causada pela redução da concentração de hemácias no sangue (glóbulos vermelhos), que são as células responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo organismo.

A anemia é uma frequente causa de cansaço e, quando em graus avançados, manifesta-se com palidez da pele e aceleração dos batimentos cardíacos em repouso.

Existem dezenas de causas para anemia, sendo a mais comum a perda de sangue pelo trato gastrointestinal, o que provoca uma anemia por carência de ferro. Essa é uma hipótese que deve sempre ser considerada em idosos com cansaço.

Para saber mais sobre a anemia, leia: O que é anemia: tipos, causas e sintomas.

Quando suspeitar que o cansaço pode estar sendo causado por um quadro de anemia?

A anemia deve ser pensada sempre que o paciente queixar-se de cansaço crônico associado às seguintes situações:

  • Palidez da pele.
  • Perdas recentes de sangue, principalmente de origem gastrointestinal.
  • Pacientes idosos.
  • Intolerância a esforços moderados ou pequenos, que até recentemente eram bem tolerados.
  • Batimentos cardíacos acelerados, mesmo quando em repouso.

Insuficiência renal crônica

Insuficiência renal crônica é nome dado à perda de função dos rins, que são os órgãos responsáveis, entre outras coisas, pela filtração de toxinas do sangue e pelo controle do volume de água corporal.

Várias doenças podem levar à insuficiência renal, as mais comuns são:

A insuficiência renal costuma ser uma doença silenciosa até fases tardias e pode provocar cansaço por vários motivos. Os mais importantes são anemia, acúmulo de toxinas no organismo, acidez do sangue e desnutrição.

O diagnóstico da insuficiência renal pode ser feito através da dosagem sanguínea da creatinina.

Se você quiser saber mais sobre insuficiência renal crônica, leia: Insuficiência renal crônica: sintomas e tratamento.

Quando suspeitar que o cansaço pode estar sendo causado por um quadro de insuficiência renal crônica?

A insuficiência renal deve ser investigada sempre que o paciente se queixa de cansaço crônico associado às seguintes situações:

  • Pacientes com histórico de diabetes mellitus há muitos anos.
  • Quadros de anemia sem causa aparente.
  • Perda do apetite progressiva e prolongada.
  • Quadro de início recente de hipertensão arterial ou agravamento recente de uma hipertensão já existente.
  • Inchaço nas pernas.
  • Sangue na urina.
  • Espuma excessiva na urina.

Diabetes Mellitus

O diabetes mellitus é uma doença causada pela incapacidade do organismo em transportar a glicose presente no sangue para dentro das células, onde ela é necessária para gerar energia. Sem glicose, as células de todo o corpo “passam fome” e não conseguem desempenhar adequadamente suas funções.

A insulina é o hormônio responsável pelo transporte da glicose do sangue para as células. O diabetes tipo 1 ocorre por ausência de insulina no sangue, enquanto o diabetes tipo 2 ocorre por um mau funcionamento da insulina existente.

O diabetes não tratado cursa habitualmente com cansaço, perda de peso, excesso de urina e sede permanente.

Para saber mais sobre o diabetes, leia: Diabetes mellitus – Diagnóstico e Sintomas

Quando pensar que o cansaço pode estar sendo causado por um quadro de diabetes?

O diabetes mellitus deve ser pensado sempre que o paciente queixar-se de cansaço crônico associado às seguintes situações:

  • Excesso de sede.
  • Urina em excesso.
  • Emagrecimento apesar do aumento da fome.
  • Cansaço em crianças.
  • Cansaço em pacientes obesos.
  • História familiar de diabetes.

Doenças pulmonares

As doenças dos pulmões, principalmente a bronquite crônica, o enfisema e a asma, são causas comuns de cansaço.

Os pulmões são os órgãos responsáveis pela captação de oxigênio e eliminação do dióxido de carbono. Quando os pulmões estão doentes, a oxigenação do sangue fica comprometida, levando ao quadro de cansaço.

Para saber mais sobre o DPOC, leia: DPOC – Enfisema pulmonar e bronquite crônica.

Quando pensar que o cansaço pode estar sendo causado por um quadro de doença pulmonar?

As doenças pulmonares devem ser pensadas sempre que o paciente queixar-se de cansaço crônico associado às seguintes situações:

  • Quando a falta de ar é uma queixa mais importante que o cansaço.
  • Quando o paciente queixa-se de falta de ar com atividades mínimas, tais como tomar banho ou escovar os dentes, ou até mesmo em repouso.
  • Quando o paciente fuma há muitos anos.
  • Quando o paciente tem tosse.

Síndrome da fadiga crônica

A fadiga crônica é uma síndrome ainda pouco conhecida que costuma causar cansaço crônico sem causa aparente.

O paciente com síndrome da fadiga crônica não apresenta nenhuma alteração ao exame físico nem aos exames complementares. Ele queixa-se de dores, mas nenhuma lesão é encontrada, queixa-se de febre, mas o termômetro nunca a mostra, refere fraqueza muscular, mas os exames dos músculos são todos normais.

Depressão, fibromialgia e infecções virais, como a mononucleose infecciosa, costumam ser gatilhos para o início desta síndrome.

Para saber mais sobre a síndrome da fadiga crônica, leia: O que é a síndrome da fadiga crônica?

Quando pensar que o cansaço pode estar sendo causado por um quadro de síndrome da fadiga crônica?

Além de cansaço crônico, os pacientes com síndrome da fadiga crônica também costumam apresentar os seguintes sintomas:

  • Dificuldade de concentração e “memória fraca”.
  • Dor de garganta.
  • Dor muscular.
  • Dor articular.
  • Dor de cabeça.
  • Dificuldades para dormir.
  • Linfonodos discretamente aumentados e dolorosos.
  • Exaustão após esforço físico ou mental, mesmo após 24 horas de repouso.

Gravidez

O cansaço é um sintoma muito comum na gravidez. Habitualmente, ele inicia-se no primeiro trimestre, desaparece no segundo e retorna com maior intensidade no final da gestação.

O cansaço do primeiro trimestre costuma vir acompanhado de sono frequente e é geralmente causado pelas alterações hormonais do início da gravidez.

No terceiro trimestre, o cansaço está mais relacionado ao peso do bebê, à dificuldade de se expandir o pulmão devido ao tamanho do útero, à anemia natural da gravidez e às alterações hormonais.

Para saber mais sobre o cansaço na gravidez, leia: Cansaço e excesso de sono na gravidez

Quando pensar que o cansaço pode estar sendo causado por uma gravidez?

  • Quando há enjoos frequentes.
  • Quando há atraso menstrual ou alteração nas características habituais da menstruação.
  • Quando a paciente apresenta outros sintomas de gravidez.
  • Quando a paciente já sabe que está no primeiro trimestre de gestação.

Medicamentos

O uso prolongado de medicamentos pode ser a causa do cansaço crônico. Relaxantes musculares, antidepressivos, anti-histamínicos, anti-hipertensivos, beta-bloqueadores e analgésicos opioides são causas comuns. Excesso de cafeína também pode levar ao cansaço, assim como o consumo excessivo de álcool.

Quando pensar que o cansaço pode estar sendo causado por algum fármaco?

  • Idosos que tomam múltiplos medicamentos.
  • Quando o paciente hipertenso está com a pressão arterial muito baixa.
  • Quando o paciente toma medicamentos para o coração e apresenta a frequência cardíaca muito baixa.
  • Quando o cansaço surge após o início de um medicamento novo.

Distúrbios do sono

Dormir adequadamente é essencial para estar descansado. Qualquer distúrbio do sono que atrapalhe uma boa noite de sono pode ser o motivo de um cansaço crônico. Nesse caso, o cansaço vem acompanhado de sonolência durante o dia. A apneia obstrutiva do sono é uma causa comum de cansaço e sonolência, principalmente em pessoas obesas.

Para saber mais sobre a apneia obstrutiva do sono, leia: Apneia do sono: causas, sintomas e tratamento.

Quando pensar que o cansaço pode estar sendo causado por problemas do sono?

Os distúrbios do sono devem ser pensados sempre que o paciente queixar-se de cansaço crônico associado às seguintes situações:

  • Dificuldade para iniciar o sono.
  • Ao acordar, ter a sensação de que o sono não foi restaurador.
  • Excesso de sonolência ao longo dia.
  • Irritação ao longo do dia.
  • Pacientes obesos.
  • Pacientes que roncam muito durante a noite.

Depressão

A depressão, também chamada transtorno depressivo major, é uma doença psiquiátrica crônica, muito comum e caracterizada por uma alteração do humor do paciente, que o deixa triste além do normal, desanimado, sem energia, com baixa autoestima e com dificuldade de lidar com sua vida pessoal e profissional.

A depressão é diferente da tristeza comum, que surge quando algo de ruim acontece em nossas vidas. Pessoas sem depressão ficam tristes quando têm motivos e melhoram depois de algum tempo. O paciente deprimido não precisa de motivo para sentir-se triste e não consegue melhorar, por mais que ele queira.

A depressão é uma doença crônica que geralmente requer tratamento a longo prazo. Assim como ninguém deixa de ser diabético apenas com a força de vontade e pensamento positivo, a depressão também precisa de ajuda médica para ser controlada.

Para saber mais sobre a depressão, leia: Depressão: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

Quando pensar que o cansaço pode estar sendo causado por depressão?

A depressão deve ser pensada sempre que o paciente queixar-se de cansaço crônico associado às seguintes situações:

  • Desânimo.
  • Baixa autoestima.
  • Tristeza profunda.
  • Quadro de ansiedade associado.
  • Falta de ambição.
  • Falta de vontade de sair de casa ou participar de atividades sociais.
  • Falta de interesse generalizada.

Outras causas de cansaço

Existem dezenas de outras causas para cansaço prolongado. Frequentemente, para se ter um diagnóstico correto é preciso uma extensa investigação médica.

Apenas como exemplo, podemos citar também as seguintes causas de cansaço prolongado:


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


19 respostas para “11 causas de cansaço persistente, astenia e falta de energia”

  1. Jussara Kohn

    Dr. Pedro,

    O que o senhor acha do cloreto de magnésio P.A é uma febre, as pessoas estão consumindo muito.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A imensa maioria das pessoas não tem indicação para fazer reposição de magnésio. E em algumas delas, como nos insuficientes renais, essa reposição pode até fazer mal.

  2. Renata Cristina Pereira Lescano

    olá´dr Pedro, estou com dor e cansaço nas pernas direita e esquerda, parece que sinto o sangue circulando nas canelas, tenho fibromialgia, essa síńdrome pode causar esses sintomas? Tenho essa doença horrivel a anos, mas nunca senti isso nãõ, por favor me ajude, tenho consulta marcada pra quinta feira ainda. Abraço e obrigada pelo site.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode ter relação com a fibromialgia.

  3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Não, não atrapalha.

  4. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
  5. JÓ ARSÉNIO

    Olá,
    Pretendo saber mais sobre a espuma abundante na urina. Será problema de insuficiência renal?

  6. Jannaina Pires

    Dr. Pedro, obrigada pelos artigos, são muito bons! :)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado, Jannaina.

  7. Gustavo Souza

    Olá, queria saber qual pode ser o motivo de cansaço seguido de uma íngua embaixo do braço. Obrigado!

  8. Maria

    Muito bom, prende muito.

  9. Cristianeferreira

    Sinto muito cansaço falta de ar e as vazes pouco de tontura,sem falar que o coração parece que vai parar de bater. Já fiz exames e o medico diz que é um pouca de anemia. Acho estranho porque os sintomas são fortes.Desde já te agradeço pela ajuda.

  10. Eleticia

    adorei , vcs sao otimos muitissimo obrigado parabem;

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado.

  11. Daiane

    oie sou a daiane tenho apenas 15 anos e ja tenho muitas dores no peito e falta de ar.eu gostaria de saber se essas dores e falta de ar é por causa do cigarro,nao sou viciada so fumo a cada 2 meses so gostaria de saber

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O cigarro pode não ser a causa, mas deve estar colaborando para agravar os sintomas.

  12. marileusa brito de oliveira

    foi de grande proveito o que li nessa pagina sempre que preciso visito-a tira minhas duvidas quase tudo o resto deixo pra os exames medico     agradeco

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado.