Cefalexina: para que serve e como tomar

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 81 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

O que é a cefalexina?

A cefalexina é um antibiótico da família das cefalosporinas, quimicamente parecido com a família das penicilinas.

A cefalexina é largamente usada na prática médica por ser eficaz contra bactérias comuns, tais como Staphylococcus, Streptococcus e Escherichia coli.

Atenção: este texto não pretende ser uma bula da cefalexina. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações sobre este medicamento.

Para que serve

A cefalexina é uma cefalosporina de 1ª geração com ações contra diversas bactérias, incluindo: Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermides, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes, Escherichia coli, Haemophilus influenzae, Proteus mirabilis, Klebsiella pneumoniae, Moraxella catarrhalis e Proteus mirabilis.

Entre as infecções que podem ser tratadas pela cefalexina, podemos citar:

Em geral, a cefalexina é a primeira opção para infecções de pele, na qual a bactéria Staphylococcus aureus é o mais provável agente causador da infecção.

Nomes comerciais

A cefalexina é um antibiótico já existente no mercado há muitos anos. Você pode adquiri-la sob a forma genérica ou pelos vários nomes comerciais disponíveis, incluindo:

  • Betacef.
  • Cefaben.
  • Cefacimed.
  • Cefagel.
  • Cefagran.
  • Cefalexan.
  • Cefanal.
  • Cefaxon.
  • Ceflexin.
  • Ceporexin.
  • Kefalexina.
  • Keflex.
  • Keforal.
  • Neo Ceflex.

A cefalexina é habitualmente comercializada em comprimidos de 250 mg, 500 mg ou 750 mg. A forma em xarope, geralmente indicada para crianças pode ser encontrada nas concentrações 125 mg/5 mL ou 250 mg/5 mL. A cefalexina 500 mg é a forma mais fácil de ser encontrada.

Como tomar

Como acontece com a maioria dos antibióticos, a sua dosagem e tempo de uso dependem de qual infecção estamos lidando. A dose máxima recomendada para adultos é de 4 gramas (4000 mg) por dia.

As indicações mais comuns para o uso da cefalexina são as infecções de pele, como celulite ou erisipela. Nestes casos, a dose mais indicada é 500 mg de 6/6 horas por 7 a 14 dias, dependendo da gravidade da infecção. Nos casos de furúnculos, impetigos ou outras infecções menos graves da pele, a dose recomendada é de 500 mg de 12/12 horas por 7 a 10 dias.

Nos casos de cistite não complicada a cefalexina pode ser indicada, apesar de não ser a primeira opção de antibióticos na maioria dos casos. A cefalexina é uma boa opção para cistite em grávidas, pois a maioria dos antibióticos mais efetivos são contraindicados (leia: INFECÇÃO URINÁRIA NA GRAVIDEZ). Nos casos de cistite, a dose utilizada deve ser 500 mg de 12/12 por 7 dias.

A cefalexina também é muito utilizada para tratar faringites e amigdalites. A dose recomendada é 500 mg de 12/12 horas por 10 dias.

Nos pacientes com doenças estruturais do coração, com maior risco de desenvolverem endocardite, recomenda-se a administração de 2 gramas (2000 mg) de cefalexina 30 a 60 minutos antes de procedimentos odontológicos.

Nas crianças, a dose total diária da cefalexina costuma ser de 12,5 a 50 mg por quilo de peso, divididos por 4 tomadas diárias (6/6 horas).  Em casos graves de crianças com mais de 1 ano, a dose pode chegar a 100 mg/kg/dia.

A cefalexina pode ser tomada com estômago cheio ou vazio.

Efeitos colaterais

A cefalexina é uma droga com boa tolerabilidade, com baixa incidência de efeitos colaterais.

Entre os efeitos adversos mais descritos estão a diarreia (comum em quase todos os antibióticos) e a dor de estômago. Assim como ocorre com outro antibióticos, a ocorrência de candidíase vaginal também pode ser uma complicação do tratamento com a cefalexina.

Pacientes com alergia à penicilina também podem desenvolver quadros alérgico com o uso da cefalexina. Se possível, o ideal é dar preferência a antibióticos de outra família que não as cefalosporinas.

Nos pacientes com insuficiência renal, a dose deve ser ajustada de acordo com a taxa de filtração glomerular para evitar intoxicação pela droga.

Existem vários outros efeitos colaterais relacionado ao uso da cefalexina, mas a grande maioria é muito rara e não vale a pena perdemos tempo descrevendo dezenas de efeitos adversos que quase não acontecem na prática médica.

Contraindicações

Exceto pelo casos de alergias às cefalosporinas, não há outras contraindicações absolutas ao uso da cefalexina.

Mesmo pacientes com histórico de alergia à penicilina podem usar a cefalexina se o quadro alérgico for previamente estudado com testes cutâneos. Apenas cerca de 10% dos pacientes com alergia à penicilina também são alérgicos às cefalosporinas. Portanto, se o paciente for investigado e não apresentar sinais de reação cruzada com as cefalosporinas, o uso da cefalexina pode ser indicado. Atenção: sem estudo prévio, não á como saber se o paciente é alérgico ou não (leia: ALERGIA À PENICILINA).

A cefalexina pode ser usada durante a gravidez. Em relação à amamentação, o antibiótico é parcialmente excretado pelo leite, podendo haver absorção de pequenas quantidades do mesmo pelo bebê. Em geral, após 8 horas da última dose tomada, já não há sinais de cefalexina no leite, sendo este período (até a próxima dose) o melhor momento para amamentar.

A cefalexina pode ser administrada em mulheres que fazem uso de anticoncepcional hormonal. Não há estudos que comprovem redução do efeito da pílula.

Interações medicamentosas

Os pacientes que fazem uso contínuo de anticoagulantes, como a Varfarina, devem tomar cuidado com a associação, pois a cefalexina aumenta o efeito anticoagulante, podendo causar elevação do INR (leia: VARFARINA (Marevan,Varfine, Coumadin) | Controle do INR).

Multivitamínicos, principalmente aqueles que contêm zinco, diminuem a ação da cefalexina e não devem ser tomados concomitantemente.

A metformina quando tomada junto com a cefalexina tem seus níveis sanguíneos elevados em cerca de 30%, aumentando os riscos de efeitos colaterais.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


81 respostas para “Cefalexina: para que serve e como tomar”

  1. Adriana

    A cefalexina pode aumentar os linfócitos , meu filho tomou e aumentou para 4400, de 3000

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Provavelmente não a cefalexina que fez isso.

  2. Maisa

    Pode tomar cefalexina junto com tetraciclina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, essa associação não tem problema.

  3. ISRAEL ALVES DA SILVA

    Muito bom!

  4. Isa

    A cefalexina trata o odor forte de dentro da vagina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não costuma ser eficaz.

  5. rai

    a cefalexina corta o efeito da injeção mesigyna???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  6. Solange M S.Teixeira

    A cefalexina de 500mg pofe ser tomada uma vez por dia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Para tratar infecções, uma vez por dia é uma dosagem insuficiente.

  7. Sebastião Pedro da Costa

    Faço tratamento de câncer de pulmão 😞 . Posso tomar cefalexina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Uma coisa não impede a outra.

  8. Tiago

    Adolescente 14 anos pode tomar cefalexina 500mg.de 6/6horas

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se houver indicação, sim.

  9. Ismar Alves de ira

    Estou usando cefalexina 500 mg de 6/6, por coincidência ou não apareceu uma halitose muito forte, srá efeito do uso da mesma ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode até ser, mas não é um efeito colateral comum da cefalexina. Antes de culpa o antibiótico é preciso ver se há outras causas mais prováveis.

  10. Leonardo

    Pessoas com doença de Crohn podem fazer uso da Cefalexina para outros problemas de saúde, não para o Crohn? Ou o uso desse antibiótico pode interferir no quadro de Crohn?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não conheço nenhum estudo que mostre qualquer problema de usar cefalexina em pacientes com Crohn.

  11. Gabriel

    Cefalexina de 6/6 combate a cistite ou tem que ser de 12/12 mesmo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A posologia de 6/6h não é superior a de 12/12h na cistite. Com 6/6h, você estará fazendo mais antibiótico que o necessário, aumentando o risco de efeitos adversos sem nenhum ganho em relação à taxa de cura.

  12. Isa

    cefalexina pode atrasar menstruação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não costuma. Mas a infecção que está sendo tratada pode ser a causa.

  13. mariaaparecida088q@gmail.com

    Diabéticos pode usar cefalexina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se houver indicação, sim.

  14. Fiama Garcia

    Cefalexina pode curar garganta inflamada?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é uma das opções de tratamento se for uma faringite bacteriana.

  15. Cinthia

    Quem tem deficiência de g6pd pode usar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, cefalexina não está descrita como um dos fármacos proibidos para quem tem deficiência de G6PD.

  16. Marcello M.

    Cefalexina, pode ser usado no tratamento de foliculite bacteriana?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode.

  17. Roseli da Conceição Silva

    Cefalexina atua na desinflamaçao da Bursa?( bursite)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Só se for uma bursite infecciosa, pois a cefalexina só atua em infecções bacterianas.

  18. Cleide

    Cefalexina é indicado para inflamação na coluna e nervo ciático??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, cefalexina é um antibiótico, serve apenas para tratar alguns tipos de infecções bacterianas.

  19. antoniaforte

    Excelentes informações. Este antibiótico pode ser administrado em pacientes oncológicos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

  20. Elaine

    A cefalexina pode causar tontura?hipertensão?alucinações?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Nenhum deles é um efeito adverso comum da cefalexina.

  21. Clara

    O uso da cefalexina trata o corrimento esverdeado e o odor forte??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Cefalexina não costuma ser a melhor escolha para as causas de corrimento vaginal.

  22. Patricia

    Qual antibióticos e melhor para inflamação no trato respiratório
    Cefalexina ou azitromicina

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende do tipo de infecção e da bactéria que está provocando. Os dois podem ser usados para alguns tipos de infecção respiratória. Em geral, a azitromicina é mais usada.

  23. valeria lima

    cefalexina pode ser tomada por mulheres menstruada?ocorre alguma alteração?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode, não tem problema.

  24. Gilson de Jesus Oliveira

    Estou me tratando com cefalexina,um furunculo do lado esquerdo do meu rosto e abaixo do meu nariz,é normal sentir uma dor intensa e aguda que parece que meus dentes vai cair

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim. Agora, furúnculos na cara costumam ser tratados com antibióticos venosos. Se não houver sinal de melhora em 48 horas, volte ao seu médico.

  25. Estefany

    Tava com o dedo infeccionado, fui no médico e ele me deu o cefalexina pra tomar, tô tomando ha quatro dias, e ontem eu comecei a ter diarreia, e hj de manhã acordei com muita cólica. Fui no banheiro e minha menstruação desceu toda coagulada, nunca tinha acontecido isso. Devo parar de tomar o remédio?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a diarreia for fraca, não é preciso interromper. Se for forte, o ideal é você contactar o seu médico para ele avaliar a troca por outro antibiótico, caso isso ainda seja necessário.

  26. Joseane Dias

    Minha filha está com erisipela bolhosa a médica passou cefalexina 6/6 horas, só com uso da cefalexina pode curar a erisipela ? Agradeço desde já .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, a cefalexina é um dos antibióticos indicados pra tratar erisipela.

  27. Helia

    Bom dia meu esposo está com dois enormes nódulos na axilia cefalexina resolve

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende da causa dos nódulos. Se for uma infecção bacteriana sensível à cefalexina, sim.

  28. Amanda

    Oque acontece se um humano ingerir cefalexina 75mg de uso animal?????

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sinceramente, eu não sei qual é a composição da cefalexina para uso veterinário. A dose em si (75 mg) é baixa. Se o comprimido veterinário for basicamente igual ao não veterinário (muitas vezes eles são exatamente iguais), não há problema algum.

  29. Edson Oliveira

    Estou tomando Cefalexina e estou tendo umas pequenas cólicas intestinais. Inclusive tive até um pouco de diarréia. Quando estas cólicas vem tomo buscopan composto. Tem algum problema? E tem algum antibiótico que poderia estar substituindo? Não posso ficar sem o antibiótico por causa da infecção, mas a cólica também incomoda. O que faço?

    Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode tomar buscopan. O ideal é manter o antibiótico, principalmente porque a diarreia e as cólicas são leves.

  30. Thais

    pode ser usado para gengivite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

  31. Ary Ribeiro

    Dr. Estou tomando cefadroxila para candidíase, este medicamento está correto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Cefadroxila é um antibiótico semelhante à cefalexina. É pra tratar infecção bacteriana, não serve pra tratar fungos, como a candidíase.

  32. Jorgivaldo paulo

    Fiz uma cirurgia no joelho artroscopia ,e estou tomando cefalexina e aceclofenaco de 12/12 está correto está medicação?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não está errado.

    2. osvaldo

      cefalexina pode ser usado para tratar infecçao de ouvido

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro

        Dependendo do tipo de infecção do ouvido, sim.

  33. .Blok

    Serve pra dor de dente?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende da causa da dor.

  34. Luisinho Gonzalez

    Bom dia! minha filha está com reação alergica à cefalexina após tomar por 10 dias, interrompi o tratamento e no momento ela está tomando dexametasona para combater a reação alergica, quanto tempo irá demorar para desaparecer a alergia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente some em poucos dias.

  35. Renato Freitas

    Caro Dr. Pedro, submeti-me a uma cirurgia estética de ginecomastia há 24 horas, cujo procedimento ocorreu sem intercorrências. Ocorre, porém, que depois de receber alta, hoje, vi que a prescrição para o pós operatório em casa era de Cefalexina 500mg 12/12h por 3 dias. Declaro que me encontro com desconfortos gástricos insuportáveis, ainda que esteja tomando Pantoprazol. Pergunto: posso substituir tal medicamento para o ciprofloxacino ou moxifloxacino? Grato desde já.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, não pode. Não é a mesma coisa.

  36. Patrícia Corrêa

    Bom dia. Há alguma interação entre cefalexina e diclofenaco de potássio? Estou tomando cefalexina de 500mg de 6/6h para uma celulite na mama esquerda. Após espremer um cravo, ocorreu a infecção. E o diclofenaco tomo de 12/12h. Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem problema.

  37. Lucas Teixeira

    Eu ja tomo Losartana Potassica, tem problema tomar com a Cefalexina?
    Diminui o poder do antibiótico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, não há interação.

  38. Surian Bernardino

    Boa tarde!
    Estou gestante e com infecção urinária, minha obstetra passou 1mg a cada 8 horas, ou seja: 3x ao dia! Não seria uma dose muito forte pra quem está gestante?
    Tomo vitaminas que contem zinco, seria esse o motivo?

    Obrigada desde já!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia indicam para infecção urinária na gravidez uma dose de 500 mg por 6/6 horas. Pergunte a sua obstetra por que ela optou por essa dose alternativa.

  39. Ana Claudia

    Será que posso tomar para infecção de garganta?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ele pode ser usada, mas há antibióticos melhores para dor de garganta.

      Além disso, quem lhe disse que a sua dor de garganta precisa de antibióticos? Se for de origem viral, o antibiótico não vai servir de nada e ainda pode causar efeitos colaterais.

      1. Elenir souza

        o medico receitou cefalexina de 500mg pro meu filho de 8 anos pra tomar em 8 em 8 horas nao sera uma dose mnt forte

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Dependendo da infecção, a dose total diária pode variar de 25 a 100 mg/kg, não ultrapassando um máximo de 4000 mg por dia. Portanto, em princípio, a dose não parece ser exagerada.