4 de julho de 2014

DOR NA BARRIGA | DOR ABDOMINAL | Principais causas

 
1256 COMPARTILHAMENTOS

A região abdominal é aquela que possui mais órgãos em nosso corpo, estando, portanto, sujeita a doer devido a uma enormidade de causas e doenças diferentes. A dor abdominal, chamada popularmente de dor na barriga, é muitas vezes um desafio para o médico, dada a grande quantidade de diagnósticos diferenciais possíveis.

Publicidade

Na maioria das vezes, a dor abdominal é um evento benigno e auto-limitado. Todo mundo já sentiu uma dor na barriga de leve intensidade, que desapareceu sem necessidade de tratamento médico. Todavia, quando a dor abdominal é de forte intensidade ou há outros sintomas associados, como febre, vômitos, protração ou diarreia sanguinolenta, a avaliação de um médico faz-se necessária.

Neste artigo vamos abordar as principais causas de dores abdominais, explicando de modo simples como tentar distingui-las.

Se você está à procura de informações sobre inchaço na barriga e sensação de excesso de gases, o artigo indicado é este: BARRIGA INCHADA | Abdômen distendido

Órgãos abdominais e pélvicos

Todos os órgãos que se encontram dentro da cavidade abdominal e da cavidade pélvica são passíveis de causar dor na barriga. Algumas vezes, órgãos na cavidade torácica também podem causar dor abdominal.

Os órgãos dentro do abdômen (abdome) são:

- Fígado.
- Vesícula biliar.
- Vias biliares.
- Pâncreas.
- Baço.
- Estômago.
- Rins.
- Supra renais.
- Intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).
- Apêndice.
- Intestino grosso.

Os órgãos dentro da pelve são:

- Ovários.
- Trompas.
- Útero.
- Bexiga.
- Próstata.
- Reto e sigmoide (porção final do intestino grosso).

Nas ilustrações abaixo, mostramos os dois modos de dividirmos anatomicamente o abdômen. Esta divisão serve para facilitar a descrição e a interpretação do exame físico. Use essas ilustrações para acompanhar as explicações sobre as principais causas de dor abdominal que serão dadas mais adiante.

Dor de barriga

Dor na barriga

Localização da dor abdominal

O tipo de inervação da maioria dos órgãos abdominais faz com que o cérebro tenha alguma dificuldade em localizar o ponto exato da dor. A maioria dos problemas nos órgão abdominais ou pélvicos causam uma dor difusa ou ao redor do centro do abdômen. As exceções são os problemas nos rins, na vesícula, nos ovários ou no apêndice que costumam ser mais lateralizados. Na ilustração abaixo é possível ver como os principais órgãos abdominais e pélvicos acabam por apresentar dores localizadas em regiões muito próximas umas das outras.

Causas de dor na barriga

Principais causas de dor na barriga

Portanto, a localização da dor ajuda, mas não costuma ser suficiente para uma segura elaboração das hipóteses diagnósticas. Para além da localização, também é importante avaliar outras características da dor, tais como: tipo (se é dor em queimação, cólica, pontada, pressão…), tempo de duração, intensidade, outros sintomas associados (como vômitos, diarreia, febre ou icterícia), fatores agravantes ou desencadeadores, região para onde a dor irradia, etc.

Na maioria das vezes, a dor abdominal não indica nenhuma doença séria. A maior parte dos casos são cólicas intestinais associadas à alimentação gordurosa ou a intoxicações alimentares. As dores de barriga leves, de curta duração ou que desaparecem após algumas horas são normalmente causadas por dilatações do intestino por gases. Quadros de ansiedade podem causar dor abdominal de curta duração, também por aumentar o conteúdo de gases nos intestinos.

A dor abdominal preocupante é aquela que dura várias horas, às vezes dias, que é de grande intensidade, incapacitante ou que está associada a vômitos, febre e/ou prostração.

Antes de falarmos individualmente sobre as principais doenças que provocam dor abdominal, vamos, de forma bem resumida, explicar as habituais causas de dor na barriga de acordo com a sua localização abdominal. Lembre-se do que acabamos de dizer, dores de curta duração, pouca intensidade e que não apresentam sintomas associados quase nunca são preocupantes e não se enquadram nas hipóteses abaixo.

CAUSAS COMUNS DE DOR NO LADO DIREITO DA BARRIGA / ABDÔMEN DIREITO

As dores de barriga no lado direito podem ser dividas em dores no quadrante superior direito e quadrante inferior direito.

As principais causas de dor no quadrante superior direito do abdômen são aquelas causadas pelo fígado e pela vesícula, com destaque para a cólica biliar, provocada por pedra na vesícula ou colecistite. Inflamações do fígado, como nos casos de hepatite viral, também podem cursar com dor nesta região. Lesões na porção inferior do pulmão direito podem ser uma causa de dor abdominal à direita sem origem no abdômen.

Já em relação às dores no quadrante inferior direito do abdômen, as causas intestinais são as mais prevalentes, com destaque para a apendicite. Nas mulheres, problemas no ovário, como a presença de um cisto, também são muito comuns (leia: CISTO DE OVÁRIO). Uma gravidez ectópica na trompa direita também pode ser a causa.

Eventualmente, problemas no testículo ou um cálculo renal que tenha migrado para a região inferior do ureter podem se manifestar com dor no quadrante inferior do abdômen (esquerdo ou direito).

Dor de origem muscular deve ser pensada, caso o paciente tenha feito esforço excessivo recentemente.

CAUSAS COMUNS DE DOR NO MEIO DA BARRIGA / BOCA DO ESTÔMAGO

Dor no centro da barriga, também chamada de dor na boca do estômago, é geralmente provocada por problemas estomacais. A gastrite ou a úlcera péptica são as causas mais comuns. Problemas do pâncreas, como a pancreatite, costumam causar intensa dor abdominal em toda matade superior, podendo irradiar para as costas.  Tanto os problemas do estômago quanto os do pâncreas podem causar uma dor descrita como dor no fundo da barriga.

Dor de origem muscular também pode acometer esta região.

O infarto agudo miocárdio, em alguns casos, pode irradiar para a região central do abdômen, podendo ser confundida inicialmente com algum problema estomacal.

CAUSAS COMUNS DE DOR NO PÉ BARRIGA / BAIXO VENTRE

Dores abdominais que se localizam no pé da barriga, também chamado de baixo ventre ou região hipogástrica, são geralmente provocadas pela bexiga ou útero, este último, obviamente, só no caso das mulheres.

Infecção urinária (cistite) e cólica menstrual são as causas mais comuns. Quadros diarreicos, como gastroenterite viral ou intoxicação alimentar também podem causar dor nesta região, mas geralmente são mais dispersos por todo o abdômen.

Gravidez não costuma causar dor, apenas uma sensação de peso. Porém, em caso de aborto em andamento, podem haver cólicas intensas.

CAUSAS COMUNS DE DOR NO LADO ESQUERDO DA BARRIGA / ABDÔMEN ESQUERDO

Assim como do lado direito, as dores de barriga no lado esquerdo podem ser dividas em dores no quadrante superior  e quadrante inferior.

No quadrante superior esquerdo, as dores mais comuns são as de origem muscular ou do estômago. Raramente, o baço, órgão localizado abaixo das costelas do lado esquerdo do abdômen, é causa de dor na barriga.

Assim como a dor epigástrica, o infarto também pode causar dor no quadrante superior esquerdo da barriga. Problemas na base do pulmão esquerdo também podem ser a causa.

Na região central e inferior do abdômen esquerdo, os problemas intestinais costumam ser as principais causas. Gastroenterites e diverticulite são as principais causas.

Nas mulheres com dor no quadrante inferior esquerdo, problemas nos ovários e uma possível gravidez ectópica devem sempre ser lembrados.

Principais causas de dor na barriga

Vamos abordar de forma resumida as principais doenças que cursam com dor na barriga.

1- Gastrite e úlcera péptica

A gastrite, a úlcera de estômago ou a úlcera de duodeno normalmente se apresentam com sintomas semelhantes: uma dor em queimação na região superior do abdômen, principalmente no epigástrio. Esse tipo de dor na barriga é chamado de dispepsia e costuma surgir quando o estômago está vazio. A intensidade da dor é muito variável e não serve para distinguir a úlcera de uma simples gastrite.

A presença de sangue nas fezes ou vômitos com sangue associados a um quadro de dispepsia costumam indicar uma úlcera sangrante. Idosos com dispepsia e anemia sem causa aparente também devem ser investigados para úlceras.

2- Colecistite e pedras na vesícula

A simples presença de pedras na vesícula, chamada de colelitíase, não costuma causar sintomas. A dor abdominal ocorre quando há uma obstrução do ducto de drenagem da vesícula biliar por uma dessas pedras. Se a obstrução for prolongada, surge a colecistite, inflamação da vesícula.

A dor da obstrução da vesícula é chamada de cólica biliar e costuma ser localizada no hipocôndrio direito e epigástrio; é tipicamente uma cólica que surge logo após a ingestão de alimentos gordurosos. A dor da cólica biliar pode irradiar-se para as costas e para o ombro direito.

A cólica biliar simples, sem colecistite, costuma surgir e ser mais forte nas primeiras 2 horas após a última refeição. Quando a dor surge junto com febre e vômitos, e não melhora com o passar das horas, normalmente é um indício da presença de uma colecistite.

3- Pancreatite aguda

A inflamação do pâncreas, chamada de pancreatite aguda, normalmente ocorre em pessoas que abusam de bebidas alcoólicas. A pancreatite aguda costuma surgir de 1 a 3 dias após uma quadro de grande ingestão de álcool, apresentando-se como uma intensa dor em toda região superior do abdômen, incluindo ambos hipocôndrios e epigástrio. A dor da pancreatite aguda dura vários dias, costuma estar acompanhada de vômitos e piora após a alimentação.

4- Hepatite aguda

Hepatite é o termo usado para descrever a inflamação do fígado. As hepatites mais comuns são aquelas causadas pelos vírus A, B ou C, porém, podem surgir por várias outras causas, entre elas por intoxicação medicamentosa ou por álcool.

A hepatite aguda costuma causar uma dor mal definida no hipocôndrio direito e está geralmente associada a presença de icterícia.

5- Pedras nos rins

O cálculo renal costuma se manifestar como uma intensa dor na região lombar, unilateralmente. Frequentemente se irradia para o abdômen, principalmente nos flancos. Se a pedra estiver obstruindo o ureter já próximo a bexiga, a dor pode ser no hipogástrio ou na fossa ilíaca, irradiando-se para a região escrotal.

6- Apendicite

A dor da apendicite costuma ser em crescendo e inicia-se difusamente, principalmente ao redor do umbigo, indo se localizar no quadrante inferior direito do abdômen somente quando se torna mais intensa. É comum haver febre e vômitos associados.

7- Diverticulite

Um divertículo é uma pequena bolsa que se forma na parede do intestino grosso (cólon), semelhante a um dedo de luva, normalmente em pessoas acima de 60 anos. A diverticulite é a inflamação de um divertículo.

A maioria dos divertículos que inflamam estão localizados na porção descendente do cólon, localizado à esquerda no abdômen. Em 70% dos casos a diverticulite se manifesta como uma dor no quadrante inferior esquerdo do abdômen e em pessoas acima de 60 anos. A dor dura vários dias e costuma vir acompanhada de febre.

Quando ocorre inflamação de um divertículo na parte ascendente do intestino grosso (à direita), os sintomas são muito parecidos com os da apendicite.

8- Infecção intestinal e diarreia

As infecções intestinais, sejam por bactérias ou por vírus, são causas comuns de dor abdominal. A manifestação mais comum é cólica abdominal associado a diarreia e/ou vômitos.

Infecções bacterianas graves podem causar diarreia sanguinolenta, um quadro conhecido como disenteria.

As parasitoses intestinais também são causa frequente de dor abdominal, que pode vir associado ou não à diarreia.

9- Cólicas menstruais (dismenorreia)

Leia também:

As cólicas menstruais ocorrem na porção inferior do abdômen, geralmente na linha média, mas podem irradiar-se para as costas e coxas. Sintomas como náuseas, suores, dor de cabeça, fezes amolecidas e tonturas podem estar associados.

Além das causas descritas acima, várias outras também podem causar dor abdominal ou pélvica, entre elas:

- Menstruação (leia: CICLO MENSTRUAL | PERÍODO FÉRTIL).
- Tumores dos órgãos abdominais ou pélvicos (leia: CÂNCER | Sintomas e tipos).
- Obstrução intestinal.
- Infarto e isquemia intestinal.
- Aneurisma de aorta abdominal (leia: ANEURISMA | Causas e sintomas).
- Infecção urinária (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | CISTITE | Sintomas e Tratamento)
- Hérnias.
- Cetoacidose diabética (leia: DIABETES MELLITUS | DIAGNÓSTICO E SINTOMAS).
- Doença de Crohn e retocolite ulcerativa (leia: DOENÇA DE CROHN | RETOCOLITE ULCERATIVA).
- Doenças do ovário.
- Endometriose (leia: ENDOMETRIOSE | Sintomas e tratamento).
- Gravidez ectópica (leia: GRAVIDEZ ECTÓPICA).
- Mioma uterino (leia: MIOMA UTERINO | Sintomas, causas e tratamento).
- Abscesso hepático.
- Anemia falciforme (leia: ANEMIA FALCIFORME | TRAÇO FALCIFORME).
- Rins policísticos (leia: RINS POLICÍSTICOS | Doença policística renal).

Causas de dor abdominal originadas fora do abdômen

Algumas doenças de órgãos não localizados no abdômen/pelve podem se apresentar com dor abdominal. São manifestações atípicas destas doenças, mas que volta e meia são vistas na prática médica. Entre essas causas podemos citar:

- Infarto do miocárdio (leia: SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E ANGINA).
- Pneumonia (leia: PNEUMONIA | Sintomas e tratamento).
- Hérnia de hiato (HÉRNIA DE HIATO | Refluxo gastroesofágico).
- Derrame pleural (leia: DERRAME PLEURAL | Tratamento, sintomas e causas).

O que é a peritonite?

Os órgãos da cavidade abdominal não ficam soltos dentro da barriga, eles são envolvidos por uma membrana muito vascularizada e inervada, chamada de peritônio. A peritonite, ou seja, a inflamação do peritônio, é um quadro grave, pois significa que alguma infecção/inflamação abdominal tornou-se extensa o suficiente para acometer o peritônio. Como o peritônio é bastante inervado, ele costuma doer muito quando inflamado, e como é muito vascularizado, facilita a propagação de bactérias da região abdominal para o resto do organismo, podendo levar à sepse (leia: O QUE É SEPSE E CHOQUE SÉPTICO?).

Os sintomas da peritonite são uma intensa dor abdominal difusa, associado a um enrijecimento da barriga causado pela contração involuntária da musculatura abdominal. O paciente costuma apresentar aspecto de uma pessoa doente e normalmente há febre e vômitos associados.

Uma característica da peritonite é haver intensa dor quando apertamos a barriga e a soltamos rapidamente. Ao contrário das outras causas de dor abdominal, nas quais a dor é maior durante a pressão com as mãos, na peritonite há mais dor quando se tira a mão rapidamente do que quando se está apertando a barriga.

A peritonite é uma complicação comum de várias doenças, como apendicite, diverticulite, perfurações de intestino ou estômago, colecistite, etc., e deve ser tratada com cirurgia para remoção do órgão inflamado/infeccionado.

A presença de uma inflamação abdominal com peritonite é chamado de abdômen agudo.

Como diagnosticar uma dor abdominal

Na maioria dos casos, a investigação de uma dor abdominal suspeita é iniciada com um ultrassom do abdômen e da pelve. Grande parte das causas descritas acima podem ser identificadas com este simples exame. Em casos mais difíceis, a tomografia computadorizada do abdômen e da pelve ajuda bastante.

Quando há suspeita de lesão dentro de órgãos ocos, como estômago e intestino grosso, a endoscopia digestiva e a colonoscopia são, respectivamente, as melhores opções para investigação (leia: ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA e COLONOSCOPIA).

Publicidade
  • Victor Murilla

    Dr. me chamo Victor, eu tenho Cálculo renal do lado esquerdo, e toda vez em que vou ter atos sexuais com minha mulher na hora em que vou ejacular meu abdome dói muito do mesmo lado esquerdo, Você acha que pode ser o Cálculo renal? ou devo procurar um médico na área? e qual o médico se precisar ? Desde já agradeço a Atenção.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não me parece que seja do cálculo. Procure um urologista.

  • Silva

    Dr. Pedro boa noite.

    Sinto um desconforto na região baço (Flanco esquerdo) a vários dias, tem dia que não doi, tem dia que doi várias vezes ao dia, dor toleravel mais encomoda, acabei de passar por um tratamento de calculo renal e nesse ultimo exame de tomogragia com contrate (dentro das normalidades), urologista encaminhou para um gastro, isso é sintoma de gastrite, atravez de um endoscopia consegue chegar no diagnostico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for gastrite a endoscopia fará o diagnóstico.

  • Renato Augusto

    estou com uma dor localizado proximo a costela esqueda não sei se é o baço fiz um raio x e exames de sangue para saber se é destubio de diabetes mais não deu nada diz o medico .dai eu fique aliviado mais a dor não para ela sempre volta não é uma dor forte e bem fraquinha sinto mais quando vou dormir as vezes da uma pontada mais é rapido

  • Eduardo Wolf

    Doutor o que pode ser uma leve dor estomacal,fiz uma eco e deu figado e baço levemente aumentados,meu medico disse q n era nada grave,devo procurar uma segunda opinião?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se a dor permanece, sim.

  • ana

    Boa noite,estou com uma dor forte na barriga já fui ao banheiro e a dor continua parece que a dor se irradia

  • jacijt@gmail.com

    Participei de um evento que tive que andar 2km depois correr 5km estou sentindo dor abdominal será que tem alguma coisa haver com tanto esforço?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser dor muscular.

  • Henriqueta Moraes

    Ola Dr. Estou sentindo uma dor na região 7 do desenho. Quase todos os meses ela vem aparecendo. Fui ao ginecologista e na ultra deu cisto nos 2 ovários, estou tomando o Elani28 sera q piorou a situação??

  • Marcos

    Dr. Boa noite! Eu tomei antibióticos para tratamento dentário e na mesma semana comecei a sentir dores na região do abdomem. Começou abaixo do umbigo e agora doi perto das costelas, um pouco à direita do centro. Seria efeito colateral? Não tive febre e nenhuma disfunção.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser.

  • Randerson Melville

    Dr. Bom dia, Atualmente sinto fortes dores na região abdominal.. Elas vem muito fortes mas depois de um tempo passam. Esses dias tive uma muito forte durante a madrugada. O que pode ser? Que especialista devo procurar? Fico com receio de ser algo mais grave.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Gastroenterologista.

  • Vitinho Silva

    Comecei a fazer exercícios físicas, e de uns dois dias pra cá eu venho sentido uma dor no canto direito do abdômen quando contrai-o a barriga. É algo grave Dr. ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Provavelmente é de origem muscular.

  • Simony

    Dr. Nos ultimos 4 meses tenho tidos diarreias constantes com dores forte no abdomen. Algumas vezes eu nem consigo terminar de almoçar e ja tenho que correr para o banheiro. O que pode ser?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não dá para adivinhar. É preciso investigar com exames para saber.

  • Kamilla

    Dr, sinto muitas dores na região esquerda da barriga já há alguns meses. O médico receitou uma colonoscopia. Pode ser grave? Dói se eu me esforçar, ou em determinadas épocas. Obrigada!

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      À distância é impossível dizer se pode ser grave ou não. Se o médico indicou a colonoscopia, você deve fazê-la.

  • Luiza Rios

    Boa noite Dr. Estou com um leve desconforto abdominal perto do umbigo. Não tive febre. Quando a minha bexiga fica cheia o desconforto aumento um pouco. É nem difícil de localizar a região precisa desse leve desconforto. Devo me preocupar?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Você não descreve nenhum sinal de gravidade nesta sua dor a abdominal.

  • Douglas Novaes

    Bom Dia Dr. estou com uma dor na região abdominal esquerda (na região 9 no desenho acima), já estou no quarto dia e não passa, fui ao hospital e me fizeram exame de sangue, urina e raiox e não deu em nada, a medica disse q era muscular mas o buscopam q ela me passou não faz a dor passar… O que o Sr. acha continuo com essa medicação ou procuro outro hospital?? Muito obrigado.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Se a dor é forte e lhe preocupa, uma segunda opinião não faz mal algum.

  • Mateus

    Doutor, estou com uma prisão de ventre a dois dias, é necessário procurar um médico??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se forem só dois dias e você não tiver mais nenhum outro sintoma, pode-se tentar laxantes antes de procurar um médico.

  • Bruno

    Doutor,
    Fiz colonoscopia a 1 ano e 2 meses,não possuo caso de cancer na familia,mas nos ultimos 3 meses ao pressionar o lado esquerdo do abdomem inferior sinto uma dor divusa.
    E minhas vezes estão variando de pastosas a duras,com coloração amarelada!
    Será que necessito fazer outra colonoscopia?De quanto em quanto tempo é necessário esse exame?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não precisa fazer colonoscopia todo ano. O ideal agora é ser avaliado por um gastroenterologista.

  • Maurilea Silva

    Quando eh o momento de se procurar um medico quando se tem uma dor abdominal no lado esquerdo, abaixo da costela que tem longa duracao (cerca de 6 meses) mas com baixa intensidade? Eh uma dor que as vezes da uma folga de poucos dias e depois volta. E que especialidade seria?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Acho que já é o momento. Ninguém deve passar tanto tempo com dor. O especialista é o gastroenterologista.

  • Andreia sergio

    sinto uma dor horrível do lado esquerdo abaixo do umbigo já na pelve .Já procurei um medico que me passou ultrassom abdome total e um outro uma transvaginal , além de sangue e urina, só que os exames deram normais ,e a dor continua principalmente uma semana antes da mestruasão .o que eu faço?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure o seu ginecologista. Pode ter relação com a ovulação ou ser um agravamento da sua cólica menstrual.

  • Ane

    Boa tarde,

    A umas 2 semanas estou com uma dor perto do umbigo ( uns 4 dedos para o lado esquerdo do umbigo). A dor é leve mas incomoda.
    Fui em um medico e ele apalpou minha barriga de varias formas e disse não ser nada.

    É comum isso?
    ou devo procurar um outro medico?

    Obrigada

    • Michelli

      Vc descobriu as causas da sua dor??? Estou com os mesmos sintomas e os médicos tb dizem não ser nada.

    • Pedro Pinheiro

      Se a dor persiste, procure outra opinião.

  • Fábio

    Gostei dos assuntos aqui relatados, esta de parabéns esta iniciativa !

  • Valéria

    Bom dia Dr.

    A inflamação do pâncreas pode causar dor abdominal e dor
    lombar simultaneamente? É provável sua manifestação também em pessoas que não
    ingerem bebida alcoólica?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim e sim.

      • Valéria

        Grata pela resposta.

  • gloria

    Dr.a minha irmã teve uma forte dor no abdome e foi ao banheiro achando que fosse dor de barriga quando ela sentiu sair como se fosse diarreia quando ela olhou era sangue ela ficou apavora, só que de pois disso ela não sentiu mais nada, porfavor mande resposta urgente.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que procurar atendimento médico.

  • IGOR

    Boa tarde também sinto o mesmo sintoma, e ate o momento não consegui descobrir o que é, tenho esta preocupação diariamente pois estes sintomas estão aumentando.

  • disqus_79nxBzBLct

    Dr. boa tarde !
    Tenho sentido ultimamente dores muito forte barriga parecida com cólicas, li o artigo acima mas não encontrei nenhuma informação para as dores que sinto. O que faço ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um médico.

  • otalino junior

    olá Dr,tenho sentido muitas dores no abdomen ,para o meu lado esquerdo e sinal de preocupação,pois estou com medo.

  • Guest

    Boa tarde. Esta manhã acordei sem sentir nada mas 5 minutos após levantar, comecei a sentir uma dor severa no lado direito. Senti tão mal que cheguei a vomitar. A dor só melhora quando deito, mas é só levantar que a dor piora. Obstrução intestinal pode causar isso?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Este quadro está muito inespecífico. Há dezenas de outros diagnósticos possíveis. Se a dor persiste, procure um médico.

  • rodrigo

    Exercicio de abdominal causa dores?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for feito em excesso ou por pessoas que não estão acostumadas a fazê-lo, sim.

  • http://www.facebook.com/diana.lima.75839 Diana Lima

    Dr sinto muita dores do lado parecendo que e o rim mas nao e fui ao medico e ele me disse que estou com pedras na vesicula o que devo fazer

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O médico que fez o diagnóstico não te orientou?

  • Adriana Mara Santana

    obrigado pelas informaçoes sobre refluxo e hernia de hiato eu tenho os dois e ando com muito dor no epigastrio e diarreia.

  • Chris Schiavo

    Tenho diarreia quando como uma certa quantidade de comida (mais ou menos metade do que outras pessoas comem). Não sinto nada quando estou muito nervosa. Isso ainda pode ser SII?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      SII não costuma ser assim. Vá a um gastroenterologista.

  • Mara_rezende

    bom dia dr o meu filho tem 11 anos e tem muita dor de estomago frequentimente principalmente se ele comer extrato de tomate ai ele passa o dia todo chorando de dor

  • Anacristina

    Há uns 3 anos sinto dores pélvicas quase que diariamente, sinto cólicas antes de menstruar, ou até mesmo sem menstruar,e cólicas fortes durante o período menstrual, isso pode ser endometriose?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Pode.

  • Edna3915

    bom dia Dr eu a ums dias estou setindo muita dor no pe da bariga e uma dor q esta incomodando miuto estou preucupada.

  • Solange

    Dr. minha barriga incha como se eu estivesse gravida, e me dá um certo incomodo, mas o que anda me chateando são as dores que sinto cinco dedos abaixo do umbigo em toda horizontal o que devo fazer pois médico algum diz exatamente o que é …..

    • Mariana

      Solange, tb to assim, sua menstruaçao ta atrasada?

  • Christian Matias

    Doutor,

    A uns dias venho sentindo dores no baixo abdomen que atingem as regiões ali na ilustração 7,8 e 9, notei que esta dor se agrava dependendo da posição como estou deitado ou se faço algum esforço físico como academia ou subir uma escada, a dor não é tão forte é como uma pontada fina nos lados 7 e 9 e uma dor mais concentrada na parte 7 e 8, não tive febre, porém nos primeiros dias senti mal estar, não senti dor no corpo nem falta de apetite, também não tive diarreias, isso pode ser algum indicio de hernia abdominal ou alguma outra doença?

    • Alguém preocupado

      Olá Christian Matias… Também estou com um problema mais ou menos parecido. Só não sei se no seu caso é intencional, pois o meu não é.

  • Paulah Fz

    Doutor os sintomas do cancer do intestino é diarreia ou prisao de ventre?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser um ou outro, ou até os dois alternadamente.

  • Priscila Paula

    bom dia Doutor,minha menstruação não desce à mais de 6 meses,minha barriga está inchada e sinto dores fortes,dores de cabeça constantes,minha presão abaixa muito o que pode ser tudo isso,tenho 31 anos,as vezes qd vomito sai um pouco de sangue!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ausência de menstruação por mais de 6 meses já indica uma investigação com o ginecologista. Primeira coisa a fazer é descartar uma gravidez.

  • Iraso

    há dois anos que entrei na menepousa agora em 2012 sentiu fortes dores ou seja muita colicas, fiquei menstruada sendo com pedaços de sangue qdo ia fazer xixi. Ultimamente a dor da barriga estão mto forte.

  • Rafa

    Bom dia Dr.
    Só uma duvida, dor nas costas e pontadas na barriga podem ser sintomas de gravidez?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Poder, até pode. Mas são sintomas muito inespecíficos.

    • Allan

      Rafa depende do tempo q desceu a ultima menstruação o mais correto é fazer um teste de gravidez, mas pode sim estar gravida..

  • Sebastião Lacerda Russo

    Boa noite Dr.Pedro Pinheiro, quero parabeniza-lo pelas informações, que forão de grande ajuda para min. DEUS O ABENÇOE.

  • Allinny

    minha menstruação está atrasada 14 dias acompanhada de dores abdominais. Pode ser gravidez?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Merelis-truppel

    ola dr meu nome e merelis sinto dores fortes a muito tempo e nao tenho resposta de nenhum medico fica atras da primeira costela nos dois lados tu podes me ajudar

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se os médicos que te examinaram não conseguiram achar a causa, não serei eu, pela Internet e com apenas 1 linha de informação, que poderei te ajudar. Lamento.

  • Bruna Gabriela

    Minha vó quando fica nervosa com alguma coisa fica com a barriga extremamente inchada e sente dores aonde ficaria o estômago ate as costas,ela diz que dói tudo por dentro e ela sente dores bem fortes e quase berra de dor. Nós fazemos um chá e depois de uns 10 ou 20 minutos começa aliviar e depois fica como se nada tivesse acontecido. O que pode ser?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não consigo opinar à distância. Como o texto explica, dor abdominal pode ter dezenas de causas. Ela precisa ser vista por uma médico.

  • Eliana

    olá dr.Pedro,gostaria de tirar uma dúvida,sinto uma forte dor no lado esquerdo do abdomem,e essa dor vem acompanhada de fortes dores na perna esquerda e as vezes a perna chega a ficar travada começando pela virilha.Tenho 47 anos e ja faz mais ou meno uns 20 dias que estou assim,não deu febre e nenhum outro sintoma,tais com vomito e a urina esta normal.

  • Vilani tevisolli

    Olá tenho sentido dores abaixo da costela do lado esquerdo dores muito fortes que tende aparecer mais no horário da noite ou se eu passar muito tempo sentada .Qual exame devo fazer.

    Leia o texto original no site MD.Saúde: DOR NA BARRIGA | DOR ABDOMINAL | Principais causas http://www.mdsaude.com/2011/02/dor-na-barriga.html#ixzz23emwHet8

    • Thiago

      Tenho os mesmos sintomas, já procurei vários médicos e ninguém sabe me dizer nada a respeito

  • Leorezendepereira

    Estou sentindo uma pressão na barriga perto do estomago as vezes quando assento parece ate que esta apertando, o que devo fazer, sinto a barriga meio inchada.

  • anonimo

    Ola estou sentindo uma dor intensa no abdomen não sei em qual parte e pq doi tudo, muito forte mesmo, mal conseguia andar que ficava muito dolorido, fui no medico ele me deu 3 soros fora algumas injeções, melhorei mais, so que a dor ainda continua, quando vou urinar a unina sai na cor laranja avermelhada. 

  • Costa William2006

    Dr tenho uma duvida, a 3 meses atras engoli meio palito de dente em uma carne enrolada,agora venho sentindo muitas dores na barriga, e os exames nao deram nada, sera que o palito ficou preso no intestino delgado.

    William

  • Jr Miranda

    Dr. Pedro, boa noite e feliz dias dos pais. Me tira uma duvida por favor.
    Minha filha de 8 anos foi diagnosticada com intolerancia a lactose, e sua médica, uma gastropediatra prescreveu para tratamento a utilização do Prednisona. Porém, hoje ao olhar a bula, observei que na composição do medicamento tem lactose monoidratada. Pergunto:
    Seria isso a razão da minha filha não melhorar dos sintomas há mais de 3 meses? Ela é está muito sensível e praticamente tudo faz ela sentia desconforto abdominal.
    Obrigado!
    Júnior

  • Beatrizmelo1985

    bom dia! gostaria de saber a causa de dor na parte baixa da barriga e em direção ao anus?

    • greicy diaz

      Oi Beatriz Melo você conseguiu descobrir o que você tem ? meu pai está com os mesmo sintomas.

  • Pcabraloliveira

    Boa noite dr. Pedro Pinheiro, o meu nome é Patricia e tenho 23 anos. Há algum tempo sinto uma dor forte que inicia abaixo do umbigo e quando urino ela aumenta, esta dor não é frequente. Fiz exame de urina mas não deu infecção urinária. Desde já agradeço. 

  • Ani Conceição

    minha filha esta com penmunia,inchaço na barriga e dores e febre! Gostaria de saber se isso é normal na nesse caso?

  • Adriana T. Silveira

    Olá Doutor.
    Estou com cólicas abdominais ao redor do umbigo e na parte inferior do abdomem, às vezes também seguindo para parte posterior, já faz uns 6 dias, no início ocorria sempre no final da tarde ou à noite, agora estou sentindo dores o dia inteiro, não estou com desinteria nem prisão de ventre, fui ao pronto socorro e só me medicaram com buscopan, e as dores continuam, consulta com gastroenterologista somente para daqui 45 dias. O que pode ser? acredito que não seja infecção alimentar pois não tenho enjoos nem desinteria.  Muitas vezes as dores começam após a alimentação.(obs.:Nunca tive intolerância à nenhum tipo de alimento e tb não me alimentei de nada diferente do costume, será possível desenvolver algum tipo de intolerância mesmo na fase adulta??como por exemplo o glútem?? estou com 32 anos)
    Muito Obrigada! Fico no aguardo.

  • joão victor

    qual quer coisa que eu como eu fico com dor de barriga                                                                                                  

  • arthur dos santos brito

    Dr. é o seguinte…no ano passado (2011) eu peguei ameba, tanto a comensal como a parasita, tomei o remedio (Anitta) fiz novos exames e nao deu nada, pensei que ja estava bom….o problema é que depois que eu tive ameba meu intestino nao funcionou mais como antes…(antes eu defecava duas vezes ao dia e eram quantidades bem consideraveis). pois bem, o fato é que passado alguns meses os sintomas da amebiase voltaram, incluindo azias constantes, principalmente à noite. tomei novamente o remedio(metronidazol) so que ainda continuo com azia, constipação, e dores na abdomen( nao sao dores fortes) mas de certa forma me encomodam…sem falar que as vezes sinto umas dores leves na regiao do reto…as vezes que eu tomeir o remedio, eu ia no banheiro ate cinco vezes ao dia…mas isso acontecia porque eu nao evacuava tudo…nao vinha….o que pode ser isso…sera que ainda estou com ameba…???ou é outro problema??

  • Brunaarocha

    ola Dr. estou sentiindo dores na barriga acima do umbigo e nas costas. quando como algo as vezes começa a doer. o que pode ser?
    att, Bruna

  • Rio73usa

    ha seis meses apos o jantar meu filho de 30 anos rapaz saudavel sentiu fortes dores de estomago.
    um mes depois a dor se repetiu depois do jantar mas desta vez alemdas dores abdominais com vomito, ja foram feitos todos os exames necessarios, endoscopia, colonoscopia, exame do pancreas, ate uma camera foi colocada por12 horas para fotografar passo a passo o trajetode tudo que come uma vez que faz 6 meses vomita cada vez que ingere liquidos oucome, perdeu 30 kilos e nao se encontra o motivo, por favor e possivel nos ajudar nesta situacao tao dificil.

  • BrunaSSC

    Olha doutor, estou tendo mta dor ond está localizado o baço qndo sento, oq poderia ser isso? obrigada

  • Gregório

    Boa noite doutor, estou com dor na região da begiga  a uma semana, hoje esta dor é abdominal, oque eu faço.

  • Michelle

    Meu estomago doi muito, e parece que está cheio de art mas não está, e a dor parece perto da bexiga, a dor é tão forted que parece ser na coluna, e nem com Omeoprasol sara, já tem uns 4 meses que sinto, vou direto a pronto socorro e nada, está muito intensa, tenho medo de ser algo gravce.

  • Willian_sampaio_

    Olá Dr.Meu pai tem 44 anos,e a muito tempo vem reclamando de dores muitos intensas na regiao abdominal(abaixo da barriga),passou em varios medicos e nada foi resolvido,sempre dao um remedio de infeccao da bexiga,e nada é resolvido,queria saber se o Sr. sabe qual é o problema que ele tem?Pois esta tendo dores constantes.
    Obrigado!

  • Fenobel

    Tenho Dores de rins e no fundo da barriga, a dor é forte e custa-me a baixar. Estou com estes sintomas há uma semana e agora o meu companheiro está na mesma. Que devo fazer?

  • Limapedecedro

    a dor cameca  no lado esquerdo do umbigo  e dor no anus o que pode ser tenho 69 anos nunca fui no medico
    poderia  dizer mais ou menos o que pode ser

  • Kaka

    Oi Dr. Pedro tenho sentido a vários dias, dores na região  2 e 3 , ou seja, parte superior do meio e principalmente parte superior esquerdo do abdômen, como também muita flatulência, mas mesmo medicada com Dimeticona,  as dores persistem e incomodam bastante.
    Irei ao médico mas queria uma orientação, a verminose em si dá esse desconforto? O fato de ser do lado esquerdo pode indicar alguma coisa?  È possível por essa região, descartar a possibilidade de apêndice e vesícula?Desde já agradeço.

  • Josefa Rita Scareli

    Olá,Doutor. Me chamo Rita,tenho 53 anos,e ultimamente acordo de manhã com muita câimbra na batata da perna,nas duas pernas,os nervos esticam muito e a dor e imensa,ando tendo tbm câimbra abdominal,repuxa tanto que perco o fôlego,o que pode ser isso?

  • Ney

    Ola Doutor,sinto dores abnominais, sensação de inchaço, varias vezes ao dia tenho arrotado muito, vou ao banheiro regularmente. oque poderia ser?

  • Giovannio

    Olá Dr Pedro,
    Tenho 29 anos e faz tempo (anos) que sinto dores na zona do coxis e uma coceira terrivel no anus, onde sou obrigado a coçar quase sempre, principalmente quando estou com vontade de evacuar. Quando evacuo diminui, mas não desaparece. Fico cocando ao ponto de ferir.
    Agoro tenho sentido fortes dores abdominais, nas costas, como se tivesse um carço ou ferida, mas apalpo e não sinto nada. Essa dor tem sido constando já lá vão uns 3 meses ou mais.
    Fiz exame de ecografia abdominal e não contatou nada, mas ainda continuo atacado com as dores e não passam. Minhas fezes tem estado normal, sem sangue e de cor normal, apenas sinto muita fadiga no intestino, sensação de estar cheio. O que poderá ser ?
    Agradeço

  • Fernando de Oliveira

    Bom dia doutor. Meu nome é Fernando de Oliveira. 

    Gostaria que o senhor me tirasse uma dúvida, se possível. Tenho 43 anos, 1,79 alt, peso 105 kilos. Minha gordura está localizada mais na barriga e abdômen. Tenho uma alimentação desbalanceada, durmo pouco. O problema é: de 02 dias para cá, tenho tido contrações involuntárias na região do abdômen, no flanco esquerdo. As contrações são visíveis, e chegam a durar horas. Não há sintoma de dor, apenas as contrações mesmo. Acrescento que faço tratamento com Omeprazol há mais de 5 anos, devido refluxo e gastrite.Gostaria de saber se isso pode ser o indicativo de alguma doença mais grave, ou apenas algum reflexo do corpo. Caso necessário algum exame ou acompanhamento médico, quais seriam esses exames e que especialidade médica devo consultar?

    Agradeço a atenção e aguardo uma resposta.

  • Acjpoa

    Olá, Dr. Pedro: venho sentindo acúmulo de gases junto ao fígado, com aquele ronco característico e um desconforto, do tipo ‘pressão’. Sem icterícia, náuseas, urina, fezes e pele normais. Reconheço que tenho abusado da cerveja com os amigos, sem um bom descanso ao ao órgão hepático. Há cerca de um ano, fiz uma eco, deu normal. Ao menos a cada semestre, faço os exames próprios para hepatites, transaminase etc, o último há 4 meses. O que estaria ocorrendo? Qual a sua orientação? Grato. Um abraço. 

  • Valeria

    Boa tarde doutor?! Há cerca de 15 dias venho sentindo dores persistente no lado direito do abdomem,quadrante inferior direito q se irradia para as costas,acompanhado de náuseas,enjoos,fui ao médico,q me pediu uma ultra,não deu nada,porém as dores persistem todos os dias,estou a base de biprofenid para conter as dores,+ qdo passa o efeito do remédio a dor persiste.O q devo fazer,que tipo de exame + detalhado posso fazer,o q pode ser isso doutor? Estou ficando muito preocupada,por favor me tire algumas dúvidas.Desde já agradeço.Obrigada!

  • Debora Quiarato

    ola doutor tenho 23 anos, e  meu intestino nunca funcionou direito, mais de um tempo pra ká tenho sentido muita dor no intestino fico dias e dias sem ir ao banheiro e quando vou faço muita força e sinto muita dor no intestino e dor no umbigo e tambem sangro muito o q pode ser? o senhor pode me ajudar

  • Rosivania Albano

    boa tarde Dr. tenho um filho de 7 anos ele vive reclamando de dor na barriga, jé levei ao médico varias vezes e nunca descobril o que ele tem realmente.. as dores vem aconpanhado de febre e vômitos..ja fiz uma ultra, exame de sangue pra ver o que tem mais não dar nada nos exmes..
    essa semana estive com ele no pronto atendimento com os mesmo sintomas….O senhor pode mim ajudar…!!

  • Bruna

    bom dia Doutor, tudo bem? meu nome é Bruna e tenho 18 anos, na data de ontem eu estava com dor de estomago e muita ansia de vomito, porém de noite ja estava melhor, mas quando acordei hoje e levantei da cama comecei a sentir uma forte dor no abdomem, em toda sua região. Vcê pode me ajudar a identificar o que seria? muito obrigada desde ja.

  • Priscila Sampaio

    Bom dia Dr. , tenho 29 anos, e não sei qual o meu problema.. Há mais ou menos 3 dias venho sentindo umas dores na parte superior do abdômen, tudo o que como me causa essa dor, uma queimação muito incomoda, como se precisasse correr pro banheiro urgente, porem quando vou ao banheiro as vezes é uma dificuldade para evacuar, e na tentativa, sinto uma cólica terrível. Sou uma pessoa super ansiosa e sempre que fico ansiosa ou nervosa sinto dor de barriga, mas essa dor é diferente, pois atualmente estou tranqüila. Outra coisa, apesar de sentir fome, na hora de comer me alimento muito pouco e ja fico com a sensação de que estou cheia, apesar de não comer quase nada.

  • luis gonçalves

    olá dr,
    tenho 31 anos, sexo masculino. levo uma vida minimamente saudável.

    desde há umas duas semanas que tenho uma dor difusa na zona superior do abdómen, tipo queimação e parece que fico cheio de gases (parece que sinto os gases de um lado para o outro do intestino). sinto rigidez do abdómen embora o mesmo não esteja rígido (é mais a sensação, tipo tensão dos músculos).
    pode me ajudar dr?

  • marcelo

    Ola dr. Meu nome é Marcelo;
    há dois meses tenho sentido dores no quadrante superior direito do abdomem. Já fiz exames de tomografia, raio x e ecografia e não foi encontrada nenhuma anomalia nos órgãos. Sinto a dor principalmente ao dormir, e sinto uma pontada muito forte na barriga, a qualquer momento que eu aperto o ponto da barriga com as mãos a dor surge. O sr. vislumbra alguma doença com estes sintomas?´já consultei com gastro, urologista e nefrologista, mas todos disseram apenas que deve ser muscular, sem indicar tratamento ou buscar diagnostico preciso…mas não consigo dormir pelas dores, e meu cotidiano está dilacerado por conta destas dores, mesmo me mantendo em repouso, pois ha semanas parei todas as atividades fisicas. qual especialidade médica devo procurar?obrigado 

  • silmara

    gostaria de saber pq.sinto, como dizem; minha mãe do corpo, andar na minha barriga .se alguem colocar ou encostar na minha barriga ,ela se mexe e faz um barrulho, se eu me mexer na cama de um lado pro outro ela tb se mexe, e depois acabo soltando gazes .meu nome é silmara por favor me responda

  • Renata

    Olá doutor,tenho 18 anos e estou passando por um problema meio que constrangedor.
    A mais ou menos 2 nos começou a sair sangue vivo nas minhas fezes e não fui ao medico pois passou depois de 2 ou 3 meses ,agora voltou a sangrar e sinto muita dor do lado esquerdo e direito e ela vai e volta o dia inteiro,tem horas que chego deitar e parar um pouco de tanta dor.To tossindo e sentido dor nos pulmões.Normalmente sai mais sangue do que fezes.To com medo do que pode ser.Me Ajuda.
    Não sinto dores a não ser esta que citei.
    Obrigada

    • Fredtorress

      menina . eu não sou médico, mas vá com urgência a um médico, a um posto de saúde. Melhor fale imediatamente com seus familiares. Sangue nessas condições tem que se tomar providências, sem demora.

  • nilma

    Olá tenho sentido dores abaixo da costela do lado esquerdo dores muito fortes que tende aparecer mais no horário da noite ou se eu passar muito tempo sentada .Qual exame devo fazer.

  • Alexandra Martins

    Dr. bom dia. Há mais ou menos uns 5 meses venho sentindo umas dores no lado esquerdo da barriga, em dias que essas dores são tão fortes que eu mal consigo me levantar tenho que ficar senteada porque a dor é menor, aí eu tomo buscopan composto e a dor alivía, algumas vezes ela volta no dia seguinte. O que isso pode ser?

  • eunice

    oi doutor tenho 15 anos e estou sentindo fortes dores na parte de baixo da minha barriga esses dias quando acordei a dor estava muito forte eu não conseguia nem levandar aos poucos ela foi passando ontem a dor voltou e fui ao médico e ele me disse que estou com um sisto no ovário ou estou gravida,estou com medo de fazer o ensame de gravidez ele disse que ensame de urina no meu caso irá dar negativo então tenho que fazer direto o ensame de sangue só que estou com medo,vc acha realmente que posso mesmo estar gravida, eu nao sinto enjoou,minha mestruação esta normal e sempre usei preservativo???

  • Cristiana Domingues

    Boa tarde, ultimamente venho sentindo forte dores na barriga e muita queimação no estomago, isso vem ocorrendo de uns meses pra cá, antes de ter essas dores uns meses atrás tinha vômitos após as refeições ou se toma água passava mal. Logo após esse período começo essas dores oque posso ser ? Tenho Apenas 15 anos.

  • Ale-a

    minha mae vira e emxhe refere dor na regiao epigastrica e nas costas..mas nunca quer ir para o medico..a dor fica por um tempo e passa…o que pode ser;;

  • Jocemarkrupinski

    bom dia a dias venho sentindo dores no lado esquerdo da bariga bem em baixo oque poderia ser ,pois nao é sempre que doi , as dores sao mais fortes quando tento lavantar alguma coisa mais pesada e se nao a dor quase nao incomoda , pode ter alguma relaçao com nao  conçeguir esvaziar a bexiga  pois tenho  que fazer pipi  kkk, frequentemente e parece que nao tenho aquela pressao para fazer pipi  pois tenho que fazer muita forca pra conçeguir . poderia me dar uma dica , abraço e obrigado.

  • Cristiana Domingues

    Boa tarde, ultimamente venho sentindo forte dores na barriga e muita queimação no estomago, isso vem ocorrendo de uns meses pra cá, antes de ter essas dores uns meses atrás tinha vômitos  após as refeições ou se toma água passava mal. Logo após esse período começo essas dores oque posso ter? Tenho Apenas 15 anos.

  • Maria

    Provavelmente são gase, mas é conveniente que vás ao médico e ele solicitará exames de sangue, ultrassom, endoscopia e/ou colonoscopia, a fim de fechar o diagnóstico.

  • Maria

    Com certeza, deve fazer exames completos, como ultrassonnografia de abdomen e, posteriormente, caso necessário, colonoscopia, se tiver mais de 40 anos.

  • Maria

    Faça um exame de sangue completo de enzimas digestivas e uma ultrassonografia de abdomen total.

  • Maria

    É possível qu vc esteja com endometriose, a qual é causada por derramamento do líquido menstrual fora do útero. Deve ir ao ginecologista e fazer laparoscopia, a fim de detectar e raspar as áreas afetadas.

  • Patricias Couto

    Ola me chamo Patricia Couto retirei a visicula  e agora fico com a barriga inchada e com dores nas costas ,tenho a senssação de amargo na boca apos me alimentar e as vezes com asia.sera que meu figado esta sobregarregado.

  • Marcia Santos

    ultimamente quando tusso sinto uma dor do lado direito e esquerdo e alguns dias atraz foi ao banheiro e saiu sangue junto com as fezes , o que isso significa ? pode ser um sintoma de uma doeça? . Obrigada

  • Rayane_priscila

    Doutor,sinto dores que se estendem da região lombar até a região abdominal,sinto como se algo por dentro estivesse inflamado;fiz uma ultrassom abdominal e não deu nada,as dores ainda sim persistem e o médico não descobriu nada.Percebo que a um aumento da minha barriga quando sinto essas dores e o mais interessante surgem do lado direito para o centro da barriga. Estava lendo sobre a peritonite e os sintomas são muito parecidos,exceto pelo fato de que não tenho febre e nem vômito.Desde já agradeço,Obrigada!

  • Danyeweverton09

    ola eu tenho 25 anos e tenho 1 pedra na vesicula estou com uma baquiteria no estomago, e tive uma infecção na garganta forte esses dias tomei muito remedio,para aliviar a garganta para febre e antibioticos e agora ja disinflamou mais agora estou com dores do lado esquerdo da barriga parecen colicas mais são fortes e a minha barriga esta inchando todas as veses que como e sempre tenho vontade de ir ao banheiro estou fasendo duas veses so dia mais feses normais oque poderia ser ? 

  • Bruno Santos

    Bom dia !
    Eu me chamo bruno,gostaria de tirar uma dúvida dr.
    Minha namorada está sentindo fortes dores no estomago e no quadrante 6 do abdômen,o que pode ser ?

  • Rita Borrego

    Boa tarde

    tenho uma dor no flanco esquerdo logo abaixo das costelas doi me em grande parte dos movimentos ate quando começo a tossir… poderiam dar algum diagnóstico…

  • Márcia

    Boa Noite, Dr.!

    Desde os 16 anos sentia uma dor quando menstruava no lado esquerdo. A dor era tão forte que as vezes sentia vontade perfurar o local para saber onde era essa dor, fui em vários ginecologistas e nada. Quando tive meu primeiro filho e cheguei a maternidade com dor o enfermeiro me deu o toque e senti como se ele houvesse tocado naquele local da dor. Hoje tenho 34 anos e continuo com as dores, porém no final de junho essa dor veio derempente do nada e tive que ir ao pronto socorro me deram analgésicos para dor e pronto. No dia seguinte fui ao clínico e ele disse que essa dor nessa região era ginecológica e me encaminhou para o ginecologista. Fui munida de todos os exames…sangue, ultrasom edovaginal e preventivo porém não tenho nada nesse local, mas a dor continua e agora ela se tornou constante. Quando fiz a endo expliquei para o médico onde sentia dor quando ele passava o aparelho e ele disse que meu útero e ovários estavam perfeitos. Estou bastante preocupada pq a dor tem me atrapalhado ela não é forte, mas constante vai e volta dia e noite. Por favor me ajude não aguento mais essa situação, parece que estou inventando uma dor.
    Por favor entre em contato pelo meu e-mail: ma.soriedem@gmail.com

    • Davi

      Bom dia Márcia,
      Eu conheço uma pessoa que tem esses sintomas, foi ao ginecologista que disse também que estava tudo ok com ela, gostaria de saber se você descobriu o que você tem? Obrigado.

  • Misslet

    oi sinto dor no umbigo, no inferior do abdomem do lado esquerdo e irradia ate o anus que fica dolorido e coçado apenas no anus nao doe a palpaçao abdominal e dor quando palpar o anus  nunca fiz sexo anal . e sento dor apos relaçao normal nessa regiao com uma maior intecidade a sensaçao e que o orgao esta comprido

  • Veronicky

    ola eu me sinto a barriga inchada e doe me tanto ,quando coloco a mao na barriga sinto algum a bater la dentro tipo o coraçao no pé da barriga e ronca muito por mais que eu esteja farta, sinto um caroço la dentro quando aperto esse caroço doi e muda de lado tambem, tou com medo que possa ser algo de grave, tenho consula marcada para semana tou com muito medo me ajude por favor..

  • Solange

    Olá! Meu nome é Solange. Fiz uma RM por causa de dores na perna esquerda e o resultado apresentou também um malformação do rim direito com localização mais baixa que o habitual (ectopia) e defeito rotacional. Estou com consulta marcada para o urologista para a próxima semana. Contudo, gostaria de saber se este diagnóstico seria a causa de dores e queimação que sinto do lado direito, principalmente se estico o meu corpo ou curvo por algum tempo? O local também fica dolorido se faço pressão em cima. 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sem te examinar é impossível afirmar qualquer coisa. Porém, parece-me pouco provável, afinal, se a dor fosse causada por esta alteração anatômica, você deveria tê-la desde que nasceu, já que está malformação não surgiu agora, não concorda?

  • silmara

    gostaria de saber pq.sinto, como dizem; minha mãe do corpo, andar na minha barriga .se alguem colocar ou encostar na minha barriga ,ela se mexe e faz um barrulho, se eu me mexer na cama de um lado pro outro ela tb se mexe, e depois acabo soltando gazes .meu nome é silmara por favor me responda

  • Danyelle Martins

    Boa Tarde Dr. Meu nome é Danyelle e tenho uma amiga que diariamente tem dores insuportáveis na região da pelve, fico muito preocupada pq ela sente mta dor e varias vezes ao dia e cada dia fica mais forte, ela ja fez exames (transvaginal, ulta sonografia, raio X, e vários exames de sangue). Dr. espero que vc possa tirar algumas duvidas meu email: dbm.rj@hotmail.com

  • vanbjg

    sinto dores no pé da barriga e no abdomen todo constantemente e tenho prisão de ventre

  • Moreno-MG

    Olá Dr; Meu nome é Cristian, tenho 30 anos e sou de MG. Estou com uma dúvida em relação a uma dor que venho sentindo a dois ou tres meses no quadrante inferior direito, no dia 2 de maio 2012 fiz um ultra som abdominal total e o resultado foi considerado normal, então o médico me receitou um remedio chamado “nimesulida” durante uma semana que tomei o remedio nao sentir dor alguma, mas ao termino do mesmo voltei a sentir dor, o que me chama a atenção nessa dor é que ela ocorre geralmente quando estou andando e e as vezes tenho que parar e esperar que ela passe, se eu me sento ou me deito a dor para. Não tenho febre, não perdi o apetite e meu intestino funciona regularmente. Tenho uma alimentação saudável, e pratico exercicios fisicos regularmente, apesar que por enquanto parei com a academia pelo fato da dor ser muito forte. Será que pode ser algo mais grave? Obs: Se fico o dia todo sentado em repouso não sinto dor, apenas ao andar ou as vezes quando fico de pé. No mais obrigado pela atenção. Att: Cristian

  • Marta

    Bom dia, tenho um colega que tem sentido “choques” por vezes fortes, abaixo da costela. Ele diz que piora quando bebe água, em situação de repouso é raro sentir. Foi ao medico, fizeram um ultrasson, mas não diagnosticaram nada e as dores continuam. O que pode ser?

  • ana claudia

    ola bom dia meu nome é ana claudia tenho 40 anos e há 3 fiz uma colectomia total e há 2 uma retirada de vesicula,faz alguns dias que venho sentindo contrações no abdome,não sinto dores graças a Deus mas são repuxões que incomodam e localizados acima da cicatriz da vesicula.isso é normal,faz parte da reconstrução dos musculos que foram atimgidos por essas cirurgias? obrigada!

  • ana claudia

    ola bom dia meu nome é ana claudia tenho 40 anos de idades, há 3 anos fiz uma colectomia total e uma cirurgia para retirada da vesicula há 2 anos.há alguns dias venho sentindo umas contrações no abdomem que me incomodam,não sinto dor mas sinto repuxões do lado direito acima da cicatriz da vesicula que me deixam preocupada.é normal esses sintomas depois de tanto tempo?

  • Lizete

    Também sofri distúrbios alimentares durante anos e tenho os mesmos sintomas..gostava que de alguma informação mas a moça ainda não teve resposta do Douto.

  • Elenponte

    Bom dia , meu nome é Élen tenho 31 anos ja passei por três cesarias e  gostaria de saber a respeito de uma dor imensa que sinto na região do estomago enfim acima do umbigo , começou a algum meses atras mas era bem menor , só que nesse ultimo dia 27/06 foi insuportavel …uma dor que tinha que respirar fundo para ver se aliviava mas msm assim nd de passar comecei andar pela casa na itenção que ameniza-se e acabou não passando quase fui ao pronto socorro , uma dor horrivel , percebi qu tinha acabado de jantar , e comi muito rapido um  assado que estava bem seco por sinal eu axo que devido a isso fez com que aumentasse ja a dor que tinha sentido algumas vezes.
    Aguardo um retorno muito obg .

  • filipa

    Boa noite fui bulimica durante 8 anos e em 2008 curei-me desde aí que tenho sintomas como digestão lenta, por vezes quando acabo de comer, este vem-me com grande facilidade á boca. por vezes sinto um incomodo na região epigástrio não chega a ser dor mas aquele sensação incomoda-me. Por vezes  de noite sinto 2 ou 3 espasmos mais acentuados como se fossem esticões não chega a ser doloroso mas assusta-me este mal estar. o que acha que pode ser é que já dura á 4 anos..á 2 anos fui mãe e andei bem.

  • Valkiria_fernandes

    Sinto uma dor fina no quadrate esquerdo inferior do abdomen e tambem as vezes me da vontande de urinar, mas quando vou ao banheiro nao sai nada.  Quando vou dormir urino mais de 3 vezes na noite e tem um pouco de ardencia mas de vez em quando desapareçe.

  • marylene

    Doutor, nos ultimos 4 dias no periodo da tarde e noite, tenho tido vertigens acompanhadas de quedade pressao e tendencia de vomito, tudo tem inicio com pequeno mal estar intestinal regiao abdominal.

  • Albidistribuidora

    ola venho sentindo uma dor do lado direito da boca do estomago com um pequeno inchaço, o que pode ser e que especialista devo procurar.obrigado

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Melhor começar por um clínico geral.

  • Marcomega

    meu filho tem 5 anos e 5 meses e a 2 anos operou hernia umbilical, ignal, epigástrica e fimose. A mais ou menos 2 meses começou a reclamar de dores abaixo do umbigo,levamos ele a pediatra dele e ela mandou fazer uma ultra-sonografia do abidomem  e constatou-se fígado normal,vesícula biliar normal, pâncreas e baço normais, bexiga normal,seios costo frênicos,retro peritôneo e cavidade peritoneal livres e nos rins topografia, forma, superfície e dimensões normais, ausência de dilatação do sistema pielo-calcial bilateralmente e, observou-se em ambos os rins, imagem hiperecoica que mede 5 mm à direita e 6 mm à esquerda, sugestiva de cálculo.A dor aparece sem horário especifico e no máximo uma vez por dia e não são em todos, foi observado por nós pais que ele de uns tempos pra cá não tem soltado gazes como antes de aparecerem essas dores e logo após reclamar dela nós damos simeticona e após alguns minutos a dor desaparece e não tem mais reclamações. Por favor existe alguma ligação destas dores com o resultado do exame ou é apenas coincidência. Pode ser das cirurgias ? Obs : A dor não tende para lado nenhum é sempre no centro abaixo do umbigo!    

  • Keilamartorano

    Olá dr: boa tarde faz  tres dias que estou com fortes dores como se fosse na boca do estomago, e na barriga e fico toda hora arrotando com sensaçao de estomago cheio, e nao consigo comer mais q 2 colhers de arroz com caldo de feijão pois é só que eu estou conseguindo ingerir fora o leite q tomo, tambem fiz exames de endoscopia e ultrassom abdominal mas deu tudo ok nao tenho febre mas as vezes tenho uma leve ansia e o vcs me orientam

  • http://twitter.com/mikisguiadorio MIKIS – guia do Rio

    Olá DR. Mudei a minha alimentação há uma semana. Estou me sentindo super bem. Não tenho cansaço, febre, enjoo ou qualquer outro sintoma de enfermidade. No entanto comecei com alguma dor abdominal lateral direita que aumentava a medida que eu respirava fundo, após ter ficado horas em frente ao computador, trabalhando. Fui dormir e a dor passou. Porém acordei com a sensação de ter feito ginástica abdominal e ador que antes estava mais espalhada, está localizada a dois dedos acima do umbigo, ou seja no Mesogástrico. Também, nestes últimos dias, tenho carregado muito peso na mochila, além de, durante algumas noites (2 ou 3) ter tomado suco com farinha de linhaça, antes de dormir.
    A dor me incomoda quando ando e quando aperto a região do mesogástrico. Porém quando estou sentado ou deitado não sinto nada. É como se fosse uma dor muscular após esforço abdominal. Já dura uns 3 dias. Não tenho diarreia, urino e evacuo normalmente, embora tenha tido uma pequena prisão de ventre há uns três  quatro dias atrás, quando estava tomando o suco de uva com farelo de linhaça. Posso atribuir esse incômodo a uma irritação no intestino por causa da ingestão de farelo de linhaça antes de dormir, ou preciso ficar atento a algum outro sintoma?
    Grato pela sua pronta resposta.
    Sds,
    Carlos.

  • Taniacmpadua

    Olá dr. tenho 36anos e desde outubro venho fazendo musculação com 02kg. de caarga e a pouco mais de um mês venho alternando com localizada , faço caminhada pela manha na pista de atletismo e as seg. e quar. esteira 30 mint. e bicicleta 15 minut., tudo com orientação de um personal. Mas há 2 semanas comecei a sentir dores no abdomem e naregião proximo ao quadril achei que  tinha lesado algum musculo da coxa e que a dor abdominal seria por conta da abdominal. ao caminhar  percebo que a dor se localiza principalmente no quadrante inferior direito do abdomem e erradia para a perna e para o quadrante superior  abdominal. Gostaria que me esclarecsse se pode ser pelomotivo do sedentarismo que antes eu tinha ou é alguma doença como apendicite.Tomo o anticoncepcional Selene sei que ele da varias reações , tenho ovarios policisticos , tomei Femima varios anos mas a minha pele estava cheia de acne e resolvi mudar o anti concepsional por conta propria  será que exite correlação?me responda se poder por favor.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Esse tipo de dor tem características de dor muscular. Não tem nada a ver com dor de apendicite.

  • Silva_rda

    Boa noite doutror, meu nome é Renato  , tenho 38 anos ,82 kg e 1,80 de altura, sou estudante de medicina veterinaria , e á algumas semans estou sentindo muitas dores no abdome no flanco esquerdo, ja procurei um medico de minha cidade e ate agora ele nao descobriu.eu estou muito preocupado e ao mesmo tempo com medo, pois ja fui duas  consultas no medico e nao tenho nenuma resposta desta dor…vou descrever os sintomas para que o senhor possa ter alguma conclusão.

    como ja disse a dor se localiza no flanco esquerdo , não e uma dor  forte mas incomoda o dia todo,sinto como se tivesse uma bexiga cheia de agua dentro e com sensaçao que a barriga esta mais rigida que o normal com sensaçao de estomago cheio, e percebo que durante o dia as dores parece que muda de local pelo abdome  por pouco tempo, minha pressao arteria é boa sempre 11×7.. e a noite  é a hora que mais me imcomoda pois demoro a achar uma posiçao que eu consiga durmir.. se puder me orientar eu agradeço muito obrigado

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um clínico inicialmente.

    • Fernando de Oliveira

      Obrigado doutor, farei isso, pois as contrações continuam, no mesmo local, e sem nenhum outro sintoma. Tenha um bom dia, e continuarei acompanhando o blog, pois sempre é possível tirar alguma dúvida ou obter algum esclarecimento, nas respostas dadas à outras pessoas.

  • Fernando de Oliveira

    Bom dia doutor. Meu nome é Fernando de Oliveira. 

    Gostaria que o senhor me tirasse uma dúvida, se possível. Tenho 43 anos, 1,79 alt, peso 105 kilos. Minha gordura está localizada mais na barriga e abdômen. Tenho uma alimentação desbalanceada, durmo pouco. O problema é: de 02 dias para cá, tenho tido contrações involuntárias na região do abdômen, no flanco esquerdo. As contrações são visíveis, e chegam a durar horas. Não há sintoma de dor, apenas as contrações mesmo. Acrescento que faço tratamento com Omeprazol há mais de 5 anos, devido refluxo e gastrite.Gostaria de saber se isso pode ser o indicativo de alguma doença mais grave, ou apenas algum reflexo do corpo. Caso necessário algum exame ou acompanhamento médico, quais seriam esses exames e que especialidade médica devo consultar?

    Agradeço a atenção e aguardo uma resposta.

  • nesvaldo.b

    Doutor, excelente site, possui informação de qualidade e com uma linguagem acessível para aqueles que são leigos na medicina.

    Tenho uma dúvida: A aplicação de Ultra-som por periodos de 20 minutos, visando a eclosão de células do tecido adiposo, pode causar complicações ou quebra de células de outros tecidos? Qual seria o efeito da aplicação de ultra-som por 20 minutos sobre o fígado?

    Pergunto pois estava curioso sobre a lipocavitação, não encontrei estudos sobre os efeitos colaterais do procedimento, achei estranho o procedimento agredir as células “gordas” mas não quebrar as células de outros tecidos.

    Obrigado!

  • Debora maria

    ola doutor porfavor estou muito preocupada ,ja tem maios ou menos 1 ano que meu filho hoje com 7 anos sente dor ao redor do umbigo se destendendo pelo abdomen,acompanhado de nauseas e as vezes vomitos ja fez ultra abidominal e raio x,nao consta muita coisa so que a parede do umbigo esta lisa tipo querendo estourar ,o medico disse que pode ser uma hernia,mais  penso que pode ser apendicite,ja levei em muitos especialistas,nao sei mais o que fazer por favor me responda,,

  • Dora

    minha mãe faleceu, o diagnóstico da morte foi:

    - disfunção de múltiplos orgãos e tecidos
    - abdome agudo obstrutivo
    - sepse grave de foco abdominal

    você pode me explicar o que tudo isso significa.

     

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- Sepse grave de foco abdominal significa uma infecção grave em algum órgão abdominal, geralmente intestinos, que se alastrou para o sangue.
      2- Abdome agudo obstrutivo, significa um obstrução intestinal com indicação cirúrgica.
      3- Disfunção de múltiplos órgãos ocorre por causa da sepse e é o que faz o paciente morrer em casos de infecção grave.

  • Marcelahillary01

    oi doutor meu nome e marcela numa tarde derrepente senti forte dores abdominais parecia k estava dando muitos nós por dentro foi ao medico nada me esplicou me deu uma injeção no bumbum e dipirona no soro mais não melhorei fikei tonta vomitei e desmaieiassim guando ele me liberou ate hoje estou toda dolorida barriga e o abdome ok eu faço

  • Simonneblaltd

    oi,me chamo simone ontem a tarde começou uma dor do lado esquerdo da barriga,abaixo do umbigo,o que sera?o que devo fazer?a dor e como uma pontada que vai e volta em segundos,devo ter medo?

  • Masotello

    meu nome e marcos e estou com dor a 2 meses no quadrante inferior direito, será que pode
    ser apendice????

  • cleives

    cleives ola Dr geralmente sinto dor quando sinto fome sem queimaçao no desenho entre o numero 7 e 8 mauma colica gastrica sera que seria uma gastrite ou so gases

  • Elias Alves

    Muito bom o artigo, mas e quanto a dor abdominal sem estar associada a diarreia, vomitos ou febre?
    Elias

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Existem ainda várias causas, a maioria é passageira e de pouca relevância clínica. Mas só com avaliação médica é possível distingui-las.

  • Mariana Rodrigues

    Parabéns pelo artigo.

  • Vera

    Olá Dr. me chamo Vera e queria saber se um ultrassom abdominal é um bom exame para descobrir uma doença vinda de algum órgão ou se não… Obrigada

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende da doença.

  • Discretobq

    nos ultimos dias percebi que tem uma especie de secreção (semelhante a um pus), que acabao evacuando com as fezes, além de começar a sentir uma irritação (coceira) no anus na parte interior. Devo procurar um proctologista nesse caso?

    atte.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      SIm.

  • Adriana

    olá doutor meu nome é adriana,tenho 29 anos,ja faz 11 anos que convivo com uma dor constante no meu abdomen,desde q ganhei meu filho meu intestino nunca mais funcionou direito,tem vezes q chego a levar mais de 7 dias para ir ao banheiro,se eu forsar para evacuar chega a sangrar,ontem fiz exame de fezes e deu  que estou com ascaris lumbricoides,gostaria de saber se é grave,obrigado aguardo sua resposta..

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É uma verminose. A principio basta tratar corretamente.

  • Anonymous

    Meu nome é Alexandre, gostaria de saber se problemas na parte “vermelha” na figura, ou seja, figado e vias biliares, seriam detectadas no hemograma.

    obrigado

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Se houver inflamação é possível haver alterações no hemograma.

  • Anonymous

    boa tarde meu nome é vanda gostaria de saber se tanto o homen como a mulher tem apendecite do mesmo lado direito ou ñ obrigado………….

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Sim, o apêndice fica do lado direito nos homens e nas mulheres

  • Anonymous

    Bom dia!
    Gostaria de saber se é possível visualizar uma hérnia de hiato através de uma ecografia de abdômen ou somente com a endoscopia?
    Obrigada
    Virgínia

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Ecografia não é melhor método para ver uma hérnia de hiato. Tem que ser endoscopia mesmo