Artigo atualizado em 20/08/2013
Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter

ANTI-INFLAMATÓRIOS | Ação e efeitos colaterais

Publicidade

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINE) são uma das classes de medicamentos mais usadas no mundo. Existem mais de 20 drogas diferentes, sendo as mais famosas:

- AAS (ácido acetilsalicílico).
- Diclofenaco.
- Ibuprofeno.
- Naproxeno.
- Nimesulida
- Indometacina.
- Cetoprofeno.
- Acido mefenâmico.
- Piroxican.
- Colecoxib.

São drogas que apresentam mecanismos de ação semelhantes, mas com particularidades entre elas. Todos os anti-inflamatórios apresentam 3 efeitos básicos: Antipirético (abaixa a febre), analgésico (reduz a dor) e anti-inflamatório. As diferenças costumam ser na potência de cada uma das 3 ações e nos efeitos colaterais, alguns indesejáveis, outros úteis em algumas patologias não inflamatórias.

Anti-inflamatórios

Os AINES agem inibindo uma enzima chamada ciclooxigenase que produz outra chamada prostaglandina. São essas as substâncias responsáveis pela inflamação e dor. Porém, existem mais de um tipo de prostaglandina e ciclooxigenase, apresentando outras funções além de mediar processo inflamatórios. Como a inibição realizada pelos anti-inflamatórios é não seletiva, além de abortar a inflamação, ocorre também uma alteração nos efeitos benéficos dessas substâncias.

As prostaglandinas são responsáveis pelos seguintes efeitos no organismo:

- Proteção do estômago contra ácidos produzidos no seu interior = Quando as prostaglandinas são inibidas, aumenta-se o risco de formação de gastrite e úlceras. Leia: (GASTRITE E ÚLCERA GÁSTRICA)

Uma das principais causas de hemorragia digestiva é uso indiscriminado de AINES. O Colecoxib é de uma classe chamada inibidores da COX2 que não afeta as prostaglandinas do estômago e por isso causam menos lesões gástricas.

- Fluxo de sangue no rins = Pessoas normais conseguem tolerar essas alterações, mas pacientes com problemas renais dependem muito das prostaglandinas para função dos rins, e sua inibição pode levar a um quadro de insuficiência renal aguda. Não existe nenhum anti-inflamatório que não piore a função renal em pacientes com insuficiência renal. São todos contra-indicados neste caso.

- Coagulação sanguínea = Todos os AINES atuam nas plaquetas, diminuindo sua atividade. O AAS é a substância que mais inibe a função das plaquetas. Esse efeito colateral é frequentemente aproveitado em doentes com risco de infarto e AVE. É o que os leigos chamam de “afinar o sangue”. Neste caso, o efeito colateral é benéfico. Mas essa inibição das plaquetas e da coagulação pode ser perigosa em doentes que se submeterão a cirurgias ou que apresentem algum traumatismo. Deve-se sempre suspender o AAS 7 dias antes das operações.

Os AINES são drogas seguras se administradas com indicação médica. O problema é que esta talvez seja a classe de drogas mais auto-prescrita pela população. Existem inúmeros efeitos colaterais e interações com outros medicamentos que devem ser levados em conta antes de tomá-los.

Além dos efeitos já descritos acima, também podem ocorrer:

- Piora da hipertensão (leia: SINTOMAS E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO )
- Inibição da ação dos diuréticos (leia:PARA QUE SERVEM OS DIURÉTICOS ? )
- Piora da insuficiência cardíaca (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA – CAUSAS E SINTOMAS)
- Piora da função renal em pacientes com doença avançada de fígado
- Síndrome nefrótica (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA)
- Hepatite medicamentosa (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES )
- Interação com Varfarina (leia: INTERAÇÕES COM A VARFARINA )
- Reação alérgica
- Perda de audição nos idosos (leia: SURDEZ | Deficiência auditiva no idoso).

Portanto, apesar de ser uma droga muito usada e segura, ela está longe de não apresentar complicações. Seu uso sem critérios pode levar a consequências graves.

Um dos mais famosos casos de pressão da indústria farmacêutica na aprovação de drogas aconteceu sobre os inibidores da COX2. Não havia estudos suficientes sobre efeitos colaterais e há suspeitas de ocultação de dados. Após ser lançada com grande repercussão pela pouca toxicidade gástrica, o Rofecoxib (VIOXX) foi retirado do mercado quando um estudo que tentava provar seu benefício no câncer de cólon, mostrou um aumento de infartos e AVCs nos pacientes que estavam tomando esta droga.

Publicidade
  • Elisangela

    Adorei, este site, pois tem uma linguagem simples e clara. Sou recém formada num curso técnico de enfermagem. E procuro compreender o porque de tudo. Infelismente minha cabeça não é um computador, mas vou continuar a procurar desvendar minhas dúvidas, curiosidases e porques.E SEI QUE ESTE SITE VAI ME AJUDAR MUITO.

  • Anonymous

    Ola,

    Sou alérgico a AAS e Dipirona, assim como a maioria dos AINES, qual é a minha alternativa de anti-inflamátorios e antitermico?

    Aprendi com o tempo a ler todas as bulas, pois mesmo informando aos médicos sobre a alergia muitas vezes já me foi receitado remédios que a bula contraindica o uso por pessoas alergicas a a AAS e AINES.

    Luiz Claudio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Luiz,
    A princípio só o paracetamol. Se a dor for muito intensa, derivados opiódes.

    O ideal é que vc procure um alergologista.

  • Anonymous

    Olá,
    apareceu-me um pequena inflamação na gengiva, ao lado de um dente. Receitaram-me um antibiótico (azitromicina) e um anti-inflamatório (ibuprofeno) para tomar durante 3 dias ao mesmo tempo.
    Mas assustei-te com a bula do anti-inflamatório porque dizia que podia fazer mal a quem tenha tido asma, e acabei por não o tomar. Só tomei o antibiótico durante os 3 dias (eram só 3 comprimidos).
    Mas parece-me que a inflamação (pequena) não diminuiu. Será que devo tomar agora o anti-inflamatório? Fará mal? Ou tinha que ter tomado ao mesmo tempo que o antibiótico? Ou será que a inflamação acaba por passar com o tempo, uma vez que tomei o antibiótico?

    Obrigada pela ajuda.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    O antiinflamatório não é contra indicado em quem tem asma. Só existe um risco de exarcebá-la. Nada do outro mundo.

    Se ainda há inflamação vc pode tomá-lo pois a azitromicina é um antibiótico de depósito e fica tendo efeito ainda por mais alguns dias.

  • Regina Canizio

    Descobri recentemente que possuo rins policísticos.
    Estou com uma inflamação dentária e me foi receitado um antiinflamatorio a base de ácido mefenâmico, a ser tomado até a próxima consulta com o dentista (estava sentindo muita dor).
    Mas, li aqui que não é aconselhável o uso no meu caso, se bem entendi. Devo interromper o uso? Estou tomando-o há 24 horas.
    Grata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Regina,
    Se vc tem função renal normal não serão 3 dias de antiinflamatórios que causarão problemas.

    Agora se sua função renal já está bem alterada, o uso desta droga poderá piorá-la ainda mais.

  • Regina

    Obrigada pela resposta.
    Ainda tenho outros exames para fazer (o diagnóstio foi feito a partir de uma tomografia) e, portanto, não sei precisar ainda a quantas anda minha função renal.

  • OSVALDO

    Dr. Pedro,
    eu nunca procurei pela internet nenhum site sobre perguntas sobrew saude.
    Mas hoje, percebi que apareceu sangramento em minmhas fezes quando fui ao banheiro.Fui al meu medico , colhi materai para exame e ja estou com consulta marcada com proctologista.Mas queria aproveitar este espaço para perguntar seguinte.
    A uns 20 dias atraz fiz uma especie de sirurgia para implante dentaria e o meu dentista me receitou nimesulida 100mg para tomar de 8 e 8 horas e amixilina 500mg de 8 em 8 horas.Quando esta quase por terminar o antioflmatorio eu percebi, ledo a bula que deveria ser de 12 em 12 horas.Parei de tomar imediatamente.Será que este sangramento agora em minhas fezes tem alguma relação com o fato de ter tomado os comprimidos em um espaço de hjoras menor que o recomendaDO?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Osvaldo,
    Pode ter sim. Antiinflamatório é causa de úlcera gástrica. Para saber se esse é realmente o motivo você precisa ser visto por um gastro.

  • Edson

    Caro doutor:
    Há cerca de um mês fiz um exame de sangue que apresentaram as seguintes taxas: Gama GT 100 U/L, TGO 35 U/L e TGP 57 U/L. Por causa de uma amigdalite aguda vou necessiar tomar anti-inflamatório e antibiótico. Não haverá problemas em tomar esses medicamentos com os valores apresentados pelas minhas transaminases?

    Grato;
    Edson Rodrigues

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Edson,
    Só por isso, não.

  • Aline

    Olá.
    Gostaria de saber se os AINEs podem atrasar o ciclo menstrual.

    ObRIGADA!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Aline,
    Não é um efeito colateral descrito. Acho melhor vc procurar outra causa para seu atraso.

  • Anonymous

    adorei esse sit, já até adicionei como favoritos. Muito rico em informações feita de uma maneira muito compreensivel!

    muito obrigada!
    Aline

  • Rafael

    Olá, boa tarde!
    Gostaria de saber se o uso crônico de medicamentos antiinflamatórios não-esteróides em uma pessoa com histórico de hipertensão, fazendo o uso de medicamento anti-hipertensivo pode causar alguma disfunção? Quais sintomas a pessoa pode vir a apresentar?
    Grato,
    Rafael Monteiro

  • Gabi

    Ola Doutores,

    Estou com uma infeccao na gengiva e muita dor e o dentista me recomendou antibiotico e antiinflamatorios e gostaria de saber em quanto tempo eles deveriam comecar a fazer efeito.
    Obrigada,
    Gabriela

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafael,
    Os AINES podem piorar a hipertensão e interferir na ação dos medicamentos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gabi,
    Os antiinflamatórios em 1 ou 2 horas. Os antibióticos em 24-48 horas.

  • Rochelle

    Dr. Pedro,
    Quer dizer q uma pessoa com insuficiência renal crônica q tenha qualquer inflamação como, por exemplo, infecção urinária, terá que esperar a inflamação passar sozinha, já que esses medicamentos pioram o quadro?
    Mas quem tem IRC geralmente tem imunidade mais baixa. Essa espera não poderia fazer mal tb? Qual a solução mais adequada para pessoas com essa doença?
    Obrigada, gosto mto do blog.

    Rochelle

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rochelle,
    infecção urinária se trata com antibióticos e não com antiinflamatórios, por isso não há problemas.

  • Paula

    Caro Dr Pedro
    Os antiinflamatórios aumentam a concentração da urina ?
    Obrigada Paula

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paula,
    não.

  • Anonymous

    Olá Dr., estou fazendo um artigo cientifico sobre as vantagens e desvantagens do uso do diclofenaco de sódio, mas o assunto parece-me pouco estudado e estou tendo dificuldades em encontrar material cientifico sobre o assunto. Sertá que o Sr. não poderia me dar uma idéia de onde posso encontrar material dessa espécie? Att, Luci Paula.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luci,
    me dá seu e-mail que eu te mando uns artigos sobre o assunto

  • Anonymous

    Magda –

    Eu fiz o uso do ácido mefenâmico e foi uma experiência nem um pouco agradável, pois não melhorou a minha cólica menstrual, me fez ter uma caganeira do cacete… Me deu dor em todo o corpo, nas costas nos ombros nos dedos (pensei até que estava com dengue, foi horrível), ficava tonta, sonolencia aiiii credo foi terrível… ainda estou com caganeira mas a dor no corpo passou…

  • rosineia

    muito bom simples e objetivo obrigado

  • Cleideani Albuquerque

    Adorei esse site, tráz uma linguagem didática e simples.
    Parabéns para os elaboradores.
    obrigada!!

  • Anonymous

    Parabéns o site é muito bom..

  • Anonymous

    Adorei o site

    estou fazendo uma pesquisa sobre antiinflamatórios, e gostaria de sber qual a dúvida mais frequente das pessoas?
    obrigada, Dionique

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Dionique
    As principais dúvidas são sobre efeitos colaterais e interações.
    Mas existe uma grande grupo de pessoas que sequer sabe a diferença entre antibiótico e anti-inflamatório.

  • Anonymous

    Olá Doutor, meu nome é Sandra, tenho artrite reumatóide, fazia uso de ibuprofeno, porém com o uso de varfarina sódica eu tive dores gastrointestinais, meu médico suspendeu ibuprofeno e receitou meloxicam, porém tive episódios de sangramento nasal e hematomas no corpo, porque isto está acontecendo, se meloxicam é inibidor seletivo da COX-2 que não atua no estomago?

  • Lu

    Eu só quero lhe parabenizar pelo site e pela dedicaçao em responder a todos os leitores.
    E a primeira vez que visito e adorei.
    Parabens e continue com esse trabalho espetacular.

    Luciana.
    Portugal.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Sandra
    O fato dele ser menos agressivo ao estômago não significa que ele não interaja com a varfarina
    Sugiro que vc leia este texto: http://www.mdsaude.com/2009/01/interacoes-com-varfarina-marevan.html

  • Anonymous

    Dr.PARABÉNS, pelo SITE!!
    E pela PACIÊNCIA, em responder a todos… de uma forma muito Clara e Objetiva, p/ q todos possam entender.

    Excelente trabalho, Dr.!

    Silvana (Salvador-Ba)

  • Anonymous

    Boa tarde.!
    Gostaria de saber se anti inflamatorios podem ser utilizados contra acne.

    obrigado.
    Gustavo, Belo Horizonte – MG

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Gustavo
    Não funcionam

  • Andre’s Blogger

    Posso usar antiinflamatorio topico todos os dias? meu pai usa todos os dias cataflam em forma de pomada. ele diz que so faz mal se tomar a medicacao via oral. Poderia indicar um site que explique essa se faz mal ou nao?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Andre’s Blogger
    Não sabemos se o uso diário de anti-inflamatórios tópicos traz algum problema a longo prazo. O ideal é só usar quando for necessário.

  • Vagner Andrade

    Bom trabalho doutores

    AINES como o diclofenaco ou ibuprofeno e até mesmo Inibidores da COX2 como o Arcóxia podem causar Litíase Renal e até mesmo acúmulo de ácido úrico nas articulações do tornozelo?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Vagner Andrade
    Não, eles não causam estes problemas.

  • Robinsoncardozo

    Bon dia.eu fis uma operaçao cardiaca no mes passado e agora estou com uma inflamaçao na gengica ,eu posso tomar algum tipo de antiflamatorio.

  • SILVIAHELENA

    o diclofenaco pode ser tratado em infecção de urina

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O diclofenaco não trata infecção urinária. Pode ser usado no máximo para aliviar os sintomas, mas não age diretamente na infecção.

  • http://profile.yahoo.com/6YNUMAOSFCN2C7QYOU72SHFHRQ Leila

    Sou Leila.
    Em 2006 tive trombose venosa na veia poplitea, femural, iliaca e cava. Faço uso
    de Varfarina a 6 anos. No inicio era 5mg agora recentemente aumentou a dosagem
    para 7,5mg. Consultei com hematologista e ele explicou que tenho uma pré
    disposição a dar trombose. Que devo fazer uso deste medicamento para sempre. A
    minha busca de entendimento aqui é que sei que não posso tomar
    anticoncepcional, mas estou sofrendo muito com minha menstruação, todos meses
    10 dias antes caio de cama com fortes dores abdominais. Gostaria de saber se
    posso tomar alguma coisa para não menstruar ou se é alguma coisa causado pelo
    uso da varfarina?

  • Ana

    Qual anti-inflamatório para quem toma varfarina? Qual anti-inflamatório não é contra indicado?

  • Anonymous

    Gostaria de saber se tenho que esperar que o diclofenaco saia do organismo ou posso utilizar o ibuprofano, Pq o diclofenaco acabou? Muito obrigada pelo belo trabalho e dedicacao! Agradecida, cybelle

  • Adeilsonlobao

    Bom dia, o uso de bijoterias de prata ajuda no tratamento de limpeza do acido urico no sangue

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Daniele

    Estou com um  começo de inflamação na garganta que reflete dor no ouvido e o  medico me passou MELOXICAN, na bula vi que serve pra artrite, agora estou com medo iniciar o  tratamento..
    Alguem tem uma sugestão?

  • daniele

    prezado dr. fiz teste de hiv e deu negativo, e 17 dias antes tinha tomado azitromicina isso influi no resultado?

  • jorge lucena lima

    estou com ileite leve. estou tomando corticorten de 20mg e mesalasina de 8oomg  e ja fais um mes e nao sinto nen uma melhora.   meu  e jorge lucena 

  • Guilherme henrik

    GUILHERME HENRIK

    UMA PACIENTE COM, ulceração
    gástrica tem contato com A.A.S  para
    reversão de processo inflamatório. TEM VARIAS DESVANTAGENS.
    Qual
    a classe ou medicamento mais aconselhável para esse paciente?

    AJUDA AI.
    AGRADEÇO DESDE JÁ

  • Jair Munhoz

    eu tomo amiodarona recomendo pelo meu cardiologia e todo ano que vou fazer exame o mesmo mantem,pois sem o mesmo posso ter taquicardia.Mas Dr.Pedro Pinheiro, diz que esse medicamento provoca figado gorduroso, o que devo fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      PODE provocar, não necessariamente provoca. Todo medicamente tem efeitos colaterais. O que importa é pesar os riscos e os benefícios. O risco de uma arritmia é maior do que o risco de você desenvolver esteatose. Portanto, o uso da amiodarona é indicado.

  • Guilherme henrik

    GUILHERME HENRIK

    UMA PACIENTE COM, ulceração
    gástrica tem contato com A.A.S  para
    reversão de processo inflamatório. TEM VARIAS DESVANTAGENS.
    Qual
    a classe ou medicamento mais aconselhável para esse paciente?

    AJUDA AI.
    AGRADEÇO DESDE JÁ

  • joyce

    Estou gravida de 12 semanas e estou com dente inflamado, e preciso aguardar ele nascer não ha nada que se possa fazer ,quando acontecia  isso tomava diclofenaco e agora posso tomar msm gravida??? Preciso de uma resposta positiva pois por causa desse dente cinto tbm muito dor  de cabeça …o que eu faço detesto sentir dor …obrigada.

  • fernanda

    Bom, dia.
    Minha mãe tem dores no joelho, a médica indicou o antiflamatório meloxicam,ocorre que ela toma remedio de pressão alta(losartana 50 2x ao dia). O meloxicam pode preujudicar a pressão?obrigada.
    Fernanda.

  • Kelycinti

    Dr. Boa tarde!
    Estou a sete anos na fila do SUS para canal, agora até que enfim depois de muita briga, marcaram para dia 30/07. Nestes 7 anos vou ao dentista de 6/6 meses (as vezes até menos) para trocar a ”massinha”, infelizmente o 16 eu já perdi, terei que fazer exodontia, e a endodontia será feita nos dentes 37 e 47. Acontece que a quinze dias comecei a sentir inchaço, dor e sangramento na gengiva , no local onde foi extraído a 4 anos atras meu siso, fora uma íngua, no pescoço. Deixei, já que a dor estava suportável e estava perto de eu ir ao dentista (seria hj), mas a uma semana atras a dor se intensificou, começaram a doer meus incisivos (todos), minha gengiva esta levemente inchada e sangrando muito. A dor está muito forte, parece que a raiz está latejando, é uma dor forte e constante. Hoje quando fui ao consultório e relatei minha situação, o cirurgião dentista ( 1ª vez que fui ao seu consultório) me passou NIMESULIDA 100 mg de 12/12 horas, mas o problema é que ele nem quis olhar minha boca, já foi logo passaando o medicamento Apesar da dor, fico com muito receio de tomar medicamneto desa forma. Diante do que relatei, o que o senhor acha?
    E com relação aos meus sintomas, pesquisei na internet e ví algumas imagens que me assustaram, é possível que eu tenha Gengivite ou Doença Periondontal, e mesmo com visitas periodicas ao dentista ele não ter notado? Porque a última vez que fui examinada ( em outro consultório, com minha dentista períodica) foi dia 01/06, doenças como estas pode se manifestar em tão pouco tempo?
    Por favor me responda, estou co muito medo, meus pais perderam os dentes muito jovens por doenças com esta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Roberta

    Sou alérgica ao ácido acetilsalicilico, dipirona, diclofenaco e ibuprofeno. Há algum medicamento que posso tomar em caso de inflamação?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Provavelmente só corticoides. Mas devido aos efeitos colaterais, não é uma droga para ser usada sem orientação médica.

  • jair munhoz

    eu domo por ordem do médico cardiologica o amiodorona, por sem esse remedio, posso ter taquircadia, mas fiquei sabendo pelo Dr.Pedro Pinheiro, que como provocar figado gorduroso, o que devo então fazer?

  • shirley miranda da silva

    fui no dentista ele me passou fazer uma cirugia na gengiva para tira pus !mais ele não me passou nada para tomar pois encontra muito inflamada …queria tomar antibiotico queria saber nome …

  • H Marcenes

    Posso tomar ibuprofeno após 3 horas ter tomado nimesulida?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não deve.

  • Julia Medeiros-

    posso tomar cinco de uma vez só, e se tomar oq acontece?

  • joyce

    Estou gravida de 12 semanas e estou com dente inflamado, e preciso aguardar ele nascer não ha nada que se possa fazer ,quando acontecia  isso tomava diclofenaco e agora posso tomar msm gravida??? Preciso de uma resposta positiva pois por causa desse dente cinto tbm muito dor  de cabeça …o que eu faço detesto sentir dor …obrigada.

  • jorge lucena lima

    estou com ileite leve. estou tomando corticorten de 20mg e mesalasina de 8oomg  e ja fais um mes e nao sinto nen uma melhora.   meu  e jorge lucena 

  • H Marcenes

    Posso tomar ibuprofeno após 3 horas ter tomado nimesulida?

  • Kelycinti

    Dr. Boa tarde!
    Estou a sete anos na fila do SUS para canal, agora até que enfim depois de muita briga, marcaram para dia 30/07. Nestes 7 anos vou ao dentista de 6/6 meses (as vezes até menos) para trocar a ”massinha”, infelizmente o 16 eu já perdi, terei que fazer exodontia, e a endodontia será feita nos dentes 37 e 47. Acontece que a quinze dias comecei a sentir inchaço, dor e sangramento na gengiva , no local onde foi extraído a 4 anos atras meu siso, fora uma íngua, no pescoço. Deixei, já que a dor estava suportável e estava perto de eu ir ao dentista (seria hj), mas a uma semana atras a dor se intensificou, começaram a doer meus incisivos (todos), minha gengiva esta levemente inchada e sangrando muito. A dor está muito forte, parece que a raiz está latejando, é uma dor forte e constante. Hoje quando fui ao consultório e relatei minha situação, o cirurgião dentista ( 1ª vez que fui ao seu consultório) me passou NIMESULIDA 100 mg de 12/12 horas, mas o problema é que ele nem quis olhar minha boca, já foi logo passaando o medicamento Apesar da dor, fico com muito receio de tomar medicamneto desa forma. Diante do que relatei, o que o senhor acha?
    E com relação aos meus sintomas, pesquisei na internet e ví algumas imagens que me assustaram, é possível que eu tenha Gengivite ou Doença Periondontal, e mesmo com visitas periodicas ao dentista ele não ter notado? Porque a última vez que fui examinada ( em outro consultório, com minha dentista períodica) foi dia 01/06, doenças como estas pode se manifestar em tão pouco tempo?
    Por favor me responda, estou co muito medo, meus pais perderam os dentes muito jovens por doenças com esta.

  • Alcioneuchoa

    meu filho de 3 anos, come pouco e ultimamente tem vomitado será que ele está com algum desses problemas?

  • MMND

    Bom dia. Eu tomei duas injeções de Duoflam com intervalo de 15 dias. Numa medição recente(aproximadamente 7 dias após a segunda injeção) a minha pressão estava alta (15/10), sendo que antes de usar o medicamento a medida foi 13/8. Isto se deve ao período de atuação do medicamento no organismo? e qual é este tempo? A pressão alta pode se tornar um quadro definitivo?Obrigada.

  • Bruna

    Doutor, eu estava tomando um anti inflamatório que era pra ser tomado por 10 dias, só que tomei só por 7 dias porque me deu enjoos e ai eu resolvi parar, o que eu faço? sobraram 6 comprimidos….

  • Joseanekarvalho

    ola boa tarde,o uso de antibioticos pode atrasar a mestruaçao??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não deve.

  • Alessandra Germano

    por favor gostaria de saber se o antiflamatorio Nimisulida causa uma reação adversa mais forte quando usada juntamente com o Tamoxifeno 20mg,não estou me sentindo nada bem,sinto tonturas e um mal
    estar continuo no corpo.grata!

  • Erivan-aguiar

    Olá Dr, meu nome é Erivamarcos, eu tenho 35 anos e sofro frequentimente com crises agudas de gota, é a dor mais insuportável que eu ja avia visto, mais apartir deste relato sobre esta terrivel doença irei tomar mais cuidados com relação aos alimentos que posso ou não comer, pois varios médicos aos quais me apresentei com crises fortíssimas de gota, não me falaram claramente a respeito dos cuidados que deveria ter ao ingerir alguns alimentos, com base neste relato irei seguir a risca a dieta.

  • Nira Tibes

    estou tomando ibufreno e estou sentindo impotencia sexual, é devido ao remedio.

  • Raquel

    Boa noite Dr. Pedro,
    No caso do aparecimento de aftas, após o início do tratamento com o Ibuprofeno, é indicado que pare o uso deste ou continua até o final do tratamento?
    Afinal é desagradável o aparecimento dessas aftas.

  • Jocemachado da Silva.

    gostaria de saber o que devo fazer pois tenho crises recorrentes de dor de garganta, já fui ao medico e o mesmo me indicou Nemesulida 100mg, dipirona , bezentacil mas nenum foi tão eficaz,tenho aé medo de mudanças de temperatura,pois lá está ela a me icomodar,minha garganta fica inchada, tenho dificuldade de engolir e o pior dificuldade de respirar á noite e sinto dor, o q devo fazer e pq prescrevem sempre nimesulida?

  • Tainá

    Oi,
    Tenho gastrite crônica leve e, devido a fortes dores de garganta, um clínico me receitou azitromicina para tomar por 3 dias. No entanto, estou no início do tratamento da gastrite com Pariet e Motilium e, após tomar o antibiótico, estou sentindofortes dores no estômago e gostaria de saber como poderia proceder…

  • Leandro oliveira dos santos

    olá, dr. sou doente renal cronico e faço dialise, queria saber quanto tempo um rin transplantado dura depois de transplantar, e quais os riscos de ingerir uma pequena dose de bebida alcoolica de vez em quando. ex: 1 copo de cerveja por mes.

  • Denise Mello

    Estou com amidalite, fui ao medico e ele me receitou Clavulin BD e Voltarem.
    Eu tenho em casa o azitromicina (di-hidrata), será que posso toma-lo no lugar do Clavulin?

  • Marcia Lovelu

    ola dr. boa tarde gostaria de saber se o profenid pode parar a menstruaçao se estiver durande o tratamento
    obrigada marcia

  • Alcineia

    oi dr fiz uma histerectomia e gostaria de saber quanto tempo tenho que tomar antiinflamatorio

  • Magna

    estou tomando antiinflamatório a 4 meses e tenho que tomar o resto da minha vida, tenho reumatismo e osteartrose nas mãos e joelhos, será que eu vou ter alguma complicação futura de tanto tomar esse rémedio, glucosamina,prednisona, tramadol HCL, famotidine.

    • Marcinha72

      Minha mae toma anti inflamatorios por muito tempo pois tem artrite reumatica e so com anti inflamatorios e prednisona. Ela agora tem crises de asma, incha o rosto e as temporas parecendo que tem um derrame. Eh com certeza um crime estes medicos receitarem estes remedios. Pois eles nao podem ser usados para sempre.

  • Eliscrescenti

    Olá Pedro, parabéns pelos artigos são mto esclarecedores principalmente para mim q possou uma certa insuficiencia renal, tive um refluxo qdo crianca e qdo foi descoberto eu ja havia perdido o rim esquerdo, hj meu rim direito funciona em torno de 60%, mas essa funcao renal vem diminuindo, faco acompanhamento com nefrologista e controlo a pressao arterial q é alta. Lendo seu artigo descobri q ponstan é um anti inflamatorio e eu o tomava para qq dorzinha, inclusive com conhecimento de varios medicos…. Estou indignada como nenhum deles me falou q ponstan é um anti inflamtorio, enfim minha pergunta é nunca posso tomar nenhum um unico comprimido de qq anti inflamatorio, mesmo q em dias espacados, ou nao posso fazer uso por dias seguidos? Ponstan está proibido tb? Desde ja agradeco.

  • Bruzinha-gatinha

    Oii Doutr eu estou com dor de garganta e com o corpo todo mole, a minha garganta está com pus e não consigo comer e nem beber nada doi muito quando eu fasso força para comer

  • cléo

    Tenho quase que constante inflamação de garganta, e faço uso de antiinflamatórios(diclofenaco potássico).
    Ouço dizer que os antinflamatórios atacam os rins e que com o tempo a pessoa terá problema nos rins.Isso é verdade?Cléo

  • Jucasais_

    o cetoprofeno inibe a ação do contraceptivo?

  • carla

    quantos dias a mulher pode ficar mestruada

  • Helen Helenzinha

    estou com várias manchas no meu corpo o medico falou que eu tenho alergia a ANTIBIOTICOS mas ai passou a entender que eu posso tomar todos menos os que contem dipirona.O que fazer?

  • Raquel

    Boa noite Dr. Pedro,
    No caso do aparecimento de aftas, após o início do tratamento com o Ibuprofeno, é indicado que pare o uso deste ou continua até o final do tratamento?
    Afinal é desagradável o aparecimento dessas aftas.

  • http://profile.yahoo.com/QSI55EKFU23L6MQ6GQN3RNJPPI Edson

    Tenho artrose no tornozelo devido trauma, uso placas e parafusos, tenho dores e inchaço, com isso desenvolvi problemas no joelho, enfim sempre apresento um quadro de dores com inchaço nessas regiões, passei a tomar codaten (meio ao dia), porém o medico suspendeu devido a frequencia e passou tylex, ocorre que ele não tira minha dor nem o inchaço. Pergunto se os anti inflamatorios fazem tanto mal, não tem substitutos ou remedios de uso diario que resolvam as dores e inchaço por artrose???

  • Rodrigues

    PARABÉNS PELA DICAS É ISSO MEDICINA NÃO É SÓ “GANANCIA”

  • Ná Jesus

    Estou com tendinite no quadril e joelho. Tomei anti-inflamatorio (XEFO) que provocou uma gastrite cronica no meu estomago. Parei com o medicamento e tratei da gastrite. Outro ortopedista receitou Vimovo – de 12 em 12 hs. Já no primeiro comprimido senti náuseas, enjoos mal estar. Estou pensando em tomar de 24 em 24 horas. O efeito é o mesmo?

    • Catarina Tavares da Silveira

      Toma o anti-inflamatório logo após as refeições e com leite e meia hora antes das refeições quando for tomar o anti-inflamatório , toma um comprido de omeprazol de 20 mg para proteger o seu estomago .. Procedendo assim , pode tomar o anti-inflamatório tranquilo , conforme determina as rescrições médicas , que não terás problema com dor no estômago , caso tenha gastrite …. É assim que faço e dá muito certo …

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        O omeprazol ajuda, mas nem sempre ele consegue impedir lesões do estômago pelos anti-inflamatórios. O uso crônico é sempre complicado.

  • cristiane

    Ola, olha tomei um anti inflamatorio (Spidufem) e o mesmo atacou meu estomago, parei de toma-lo, gostaria de saber quanto tempo o remedio faz efeito em meu organismo e como ja tem uma semana que parei e ainda não melhorei se sera preciso tomar remedio para melhorar

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Se o anti-inflamatório causou lesão no estômago, os sintomas podem demorar a sumir.

  • alessadra

    estou com com quase 12 semanas de gravida e com tendinite no ombro o que posso fazer para passar esta dor insurpotavel, poderei tomar algum anti-inflamatorio

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Anti-inflamatórios não são bons durante a gravidez. O ideal é procurar ajuda com ortopedista e com fisioterapia.

  • José Aldo

    gostaria de saber se anti inflamatorios em pomada tambem causam tais problemas? Uso constantemente…

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O risco é bem mais baixo.