10 sintomas de doença dos rins

Dr. Pedro Pinheiro

comment 52 Comentários


Como saber se os rins estão doentes?

O rim é um órgão localizado na porção posterior do abdômen, paralelamente à coluna vertebral. A maioria de nós possui dois rins, um em cada lado da coluna, mas há pessoas que nascem apenas com um.

Os rins são órgãos essenciais à vida, sendo responsáveis por diversas funções, entre elas, filtragem do sangue, controle dos níveis de eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio…), da pressão arterial, da quantidade de água do corpo, estimulo à produção de glóbulos vermelhos, produção de vitamina D, etc.

Muitas doenças dos rins apresentam pouco ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais. Boa parte dos pacientes só descobre ser portador de doença renal em estágios avançados, quando já não há muito o que fazer para salvar a função dos rins.

A melhor maneira de se identificar precocemente as doenças renais é através de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea nos permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins, enquanto que o exame simples de urina, chamado de Urina 1 ou EAS, pode identificar a presença de sangue, proteínas, glicose ou outras substâncias que apontam para uma possível doença renal.

O grande problema é que, apesar de serem exames baratos e amplamente disponíveis para a população, o desconhecimento dos sintomas que indicam doenças renais faz com que boa parte das pessoas não procurem atendimento médico para avaliação dos seus rins. Portanto, frequentemente, as doenças renais não provocam sintomas relevantes, e quando o fazem, os pacientes não sabem reconhecê-los.

Antes de seguirmos em frente, não deixe de assistir a esse curto vídeo produzido pela equipe do MD.Saúde, que explica de forma simples a insuficiência renal e o exame da creatinina.

YouTube video

Sinais e sintomas de doenças renais

A seguir vamos falar dos dez sinais e sintomas mais comuns das doenças dos rins. Se você reconhecer qualquer um desses sintomas, procure um médico para fazer uma avaliação dos seus rins.

Sangue na urina (hematúria)

Hematúria é o nome que damos à presença de sangue na urina, seja ela visível a olho nu ou apenas detectável em análises de urina.

A presença de sangue visível na urina recebe o nome de hematúria macroscópica. Urinar sangue costuma assustar os pacientes, pois é senso comum que este é um sinal de que há algo errado nas vias urinárias. Dificilmente uma pessoa com sangue na urina não toma a iniciativa de procurar atendimento médico.

O grande problema é quando a perda de sangue é imperceptível. A hematúria microscópica é aquela que só é identificada através de exames de urina. Este tipo de sangramento na urina pode passar despercebido por anos, já que não é detectável a olho nu.

A presença de sangue na urina, seja visível ou não, pode ser causada por várias doenças, entre elas:

Para saber mais detalhes sobre hematúria, leia: HEMATÚRIA – URINA COM SANGUE

Urina espumosa

É perfeitamente normal que surja um pouco de espuma no vaso sanitário quando urinamos devido ao turbilhonamento do jato de urina na água. Entretanto, se você notar uma mudança no padrão da espuma da urina, principalmente se houver aumento na quantidade e no tempo que ela leva para desaparecer, isso pode indicar doença dos rins.

O aumento da espuma costuma surgir quando há perda de proteínas na urina, uma alteração chamada de proteinúria. A proteinuria é um sinal de doença renal e costuma surgir nas seguintes doenças:

Para saber mais detalhes sobre proteinúria, leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA.

Edemas (inchaços)

Os rins são os órgãos que controlam o volume de água e sódio (sal) em nosso organismo. Na insuficiência renal em fases avançadas há uma redução da eliminação de sódio pelos rins e acúmulo de água, o que leva à formação de edemas (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento).

Os edemas também ocorrem quando há grandes perdas de proteínas na urina, um quadro chamado de síndrome nefrótica.

Os inchaços costumam surgir nos pés e tornozelos, subindo em direção às coxas conforme a doença progride. Em casos mais graves, pode haver retenção de líquidos nos pulmões, o que pode levar a um quadro chamado de edema agudo do pulmão.

Para saber mais detalhes sobre doenças que causam edema, leia: INCHAÇOS E EDEMAS | Causas e tratamento.

Hipertensão

A retenção de sódio e água não provoca só edemas, mas também leva à hipertensão arterial. Tanto a insuficiência renal crônica quanto as glomerulonefrites frequentemente cursam com elevação da pressão arterial.

É sempre bom lembrar que a hipertensão arterial é uma das doenças mais comuns na população e que mais de 95% dos pacientes com hipertensão não apresentam doença renal. Deve-se suspeitar de doença dos rins no paciente que desenvolve hipertensão subitamente, geralmente associada a um ou mais dos sinais e sintomas descritos neste texto. Pacientes cuja a hipertensão arterial sempre foi bem controlada com medicamento, mas que de repente apresentam piora da mesma, também devem ser investigados para doença renal.

Outra causa de hipertensão de origem renal é uma doença chamada estenose da artéria renal, que nada mais é do que uma obstrução parcial da artéria renal, responsável por levar sangue ao rins.

Para saber mais sobre doenças que podem levar à hipertensão arterial, leia: CAUSAS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL (PRESSÃO ALTA).

Anemia

O rins produzem um hormônio chamado eritropoietina, que é responsável por estimular a medula óssea a produzir hemácias (glóbulos vermelhos). Quando a função renal fica comprometida, como em fases avançadas da insuficiência renal crônica, há uma queda na produção de eritropoietina, fazendo com que o paciente desenvolva anemia.

Para saber mais sobre anemia, leia: ANEMIA | Sintomas e causas

Cansaço

O cansaço na insuficiência renal pode ter várias causas. A mais comum é a presença da anemia, explicada acima. Porém, o acúmulo de toxinas no organismo, assim como o aumento da acidez no sangue (chamado de acidose), também podem causar inapetência.

O paciente insuficiente renal crônico em fases avançadas cansa-se com facilidade e tem pouco ânimo. Se o paciente for idoso, o mesmo pode torna-se apático.

A retenção de líquidos nos pulmões citada no item 3. também pode causar cansaço e falta de ar.

Para saber mais sobre causas de cansaço, leia: CANSAÇO | FADIGA | Principais causas

Perda do apetite, náuseas e vômitos

Do mesmo modo que o aumento da acidez e a retenção de toxinas no sangue causam cansaço, eles também são responsáveis pela perda de apetite. Em fases avançadas, a insuficiência renal faz com o paciente apresente um gosto metálico na boca e um hálito ruim. É comum o paciente não tolerar mais carnes e começar a emagrecer por desnutrição.

Náuseas e vômitos, principalmente na parte da manhã, também podem ser um sinal de doença renal terminal.

Quando o paciente insuficiente renal apresenta os sintomas descritos acima, o médico nefrologista costuma indicar o início da hemodiálise ou diálise peritoneal.

Dor nas costas ou dor nos rins

É muito comum o pacientes, principalmente os mais idosos, associarem uma dor na região lombar com uma possível doença renal. Na verdade, a maioria das doenças renais, incluindo a insuficiência renal crônica, não causa dor nas costas. Dor lombar é na imensa maioria dos casos causada por problemas osteoarticulares da coluna.

Existem, porém, algumas exceções. A presença de uma pedra em um dos rins ou nas vias urinárias pode causar uma intensa dor lombar, que costuma irradiar para virilha. A dor lombar do cálculo renal é excruciante e não tem relação com movimentos do tronco. Essa característica é importante para distingui-la das dores de coluna que não costumam ser tão intensas e pioram quando o paciente move o tronco.

Outra causa de dor lombar de origem renal é a infecção urinária, principalmente a pielonefrite (leia: PIELONEFRITE | INFECÇÃO URINÁRIA | Sintomas e tratamento).

A doença policística renal também pode causar dor lombar, devido a cistos gigantes que comprimem estruturas adjacentes. O sangramento, rutura ou infecção de um cisto também costuma causar dor.

Para saber mais sobre dor nos rins, leia: DOR NOS RINS

Acordar a noite para urinar

Acordar durante a noite para urinar é um sintoma muito comum de doenças da próstata (leia: SINTOMAS DA PRÓSTATA), todavia, também pode ser um sinal inicial de doença renal.

Quando a insuficiência renal crônica começa a progredir, o rim começa a perder capacidade de concentrar a urina. É fácil notar que a primeira urina da manhã é sempre mais concentrada, pois como ficamos várias horas sem ingerir líquidos, o rim reduz a eliminação de água na urina durante a noite. Os pacientes com doença renal perdem essa capacidade de concentrar a urina e acabam precisando interromper o sono para urinar.

Ausência de urina

A maioria das pessoas acha que urinar é um sinal inequívoco de saúde dos rins. O raciocínio é simples: se eu urino é porque meus rins funcionam bem. Isto é um equívoco. Na urina há muito mais do que água e é impossível a olho nu saber se as toxinas do corpo estão sendo eliminadas pelo rins.

Urinar significa apenas que os rins ainda conseguem excretar água. Na verdade, a maioria dos pacientes com insuficiência renal crônica avançada que precisa iniciar hemodiálise ainda urina pelo menos um litro por dia. A maioria destes só deixa de urinar um ou dois anos depois de terem iniciado programa regular de hemodiálise. Portanto, urinar, mesmo grandes volumes, não é uma garantia de que os rins estejam saudáveis.

A interrupção da urina ocorre geralmente por obstrução das vias urinárias, como nas doenças da próstata. Algumas glomerulonefrites cursam com insuficiência renal aguda, causando uma redução rápida do volume de urina (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA | Sintomas e tratamento).


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


52 respostas para “10 sintomas de doença dos rins”

  1. Eliane Aparecida Ferreira de Araújo

    Quando uma pessoa com problema renal vai perdendo peso direto e tendo náusea direto pode ser oque

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ser que seja uma doença renal em fase final, estando na hora de iniciar a diálise.

  2. Janaína Fernandes de jesus

    Uma creatinina 4.2 e o rins funcionando 16%, é indicado a fazer hemodiálise?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com uma taxa de filtração glomerular de 16 ml/min, você está bem próxima de precisar de diálise. Se já está no momento ou não, só o nefrologista que te acompanha pode dizer.

  3. Kamila Luanna Batista

    Dr. Pedro, tenho 42 anos faço musculação e corridas na esteira. Bebo pouca água. Meu exame de creatinina deu 1,07 mg/dL e a estimativa de taxa de filtração glomerular 67mL/mon/1.73m2. Assim, que saiu o resultado me hidratei bastante e fiz um EAS que deu tudo normal. Estou com doença renal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, a estimativa da taxa de filtração glomerular para pessoas com creatinina normal não é confiável. 1,07 mg/dl para homens com boa massa muscular é um valor normal. A minha creatinina é 1,2 mg/dl.

  4. Lázaro

    Durante algumas noites eu sinto dor nos rins, é sinal de problemas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Provavelmente essa dor não é nos rins. Dê uma lida nesse texto para ver se ajuda: Dor no rim: quais são as principais causas?.

  5. Roseli Gonçalves da Silva Santos

    Olá Dr, meu sobrinho de 28 anos já internado na Unesp de Botucatu há 35 dias, já está fazendo hemodiálise. Desde o primeiro dia está fazendo xixi, mas não sai nada só água, a creatinina está alta e não descobrem a causa e os dois rins estão parados, só está funcionando 10%, mas não está filtrando. Por favor nos ajude desde já agradeço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Roseli, lamento, mas não vejo como possa ajudar aqui de Portugal. Pelo que você descreve, ele fez uma lesão renal aguda grave, as causas são várias, desde intoxicações até vasculites. Algumas dessas lesões são reversíveis, outras não. Mas tenho certeza que ela está sendo bem investigado e tratado lá na Unesp.

  6. Maria Augusta

    Por quê eu tomo muita água e não vou urinal, quando chego em casa, me deito , depois de meia hora, até uma hora a bexiga enche várias vezes ! Dai vou urinal, no trabalho só tomo àgua, muita água !

    Desde há agradeço Vs atenção!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Quando nos deitamos, o retorno do sangue para o coração fica mais fácil. Boa parte da água retida passa a ser eliminada pelos rins.

  7. Tchubaloco Quicassa

    Quais são os alimentos e bebidas que eu posso utilizar para proteger o meu rim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não existe uma dieta protetora dos rins nem uma bebida que seja melhor que a outra. Basta você se manter hidratado e evitar o excesso de sal na alimentação.

  8. jorge magalhaes

    dr pedro fasso uso de lepicortinolo a anos e a minha creatinina quando aumento a dose fica alta a medicação tem alguma interferecia no resultados

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Os corticoides costumam causar elevação da ureia. A creatinina não costuma sofrer alteração.

    2. Luis valle

      Suar muito é sinal de problema nos rins?

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro

        Não, o mais provável é que seja desidrose -https://www.mdsaude.com/dermatologia/disidrose/

  9. marcos

    Doenças renais ou Infecções tem alguma relação com a doença varicocele?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não direitamente.

  10. Lais

    Existe isso quando o proprio organismo expulsa o rim o q pode fazer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não entendi a pergunta. Como assim o organismo expulsa o rim?

  11. Rogério

    Whey protein pode causar doença renal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se tomado em excesso, há risco.

  12. Marcela

    Problemas renais diminuem o efeito do anticoncepcional injetável noregyna?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  13. Jocivania

    O inchaço poder ser causado por doença nos rins…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Doença renal é uma das causas de inchaço. Não é a única.

  14. Priscila

    Infecção urinária com frequência pode ser sinal de problema no rins

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Só se for pielonefrite de repetição.

  15. EDIGAR PEREIRA DA SILVA FILHO

    Li seu artigo sobre o “Cisto Renal Simples – O que é, sintomas e tratamento”, onde está escrito ser na maioria dos casos uma lesão benigna, sem nenhuma relevância clínica, que não vira câncer,etc. Confirme meu entendimento, não é considerado uma doença pois não precisa de tratamento mas uma anomalia

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, cisto simples não é uma doença.

  16. Diego Rulli

    Em ultrassom realizado mês passado constatou um pedra no rim direito de 4mm, não sinto nada, devo me preocupar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em principio, não. Ela deve sair sozinha.

  17. cibely pereira

    sinto uma queimação no lado direito da barriga,isso poder sem problema nos rins?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pouco provável.

  18. Allison Berenc Fialho

    Toda vez que eu jogo bola, quando vou ao banheiro a urina sai marrom mais sem dor e depois de umas 3 vezes ela limpa o que pode ser ? e como se tratar ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser hematúria (sangue na urina). Não significa que seja algo grave, mas o ideal é que você procure um nefrologista.
      Leia: https://www.mdsaude.com/nefrologia/hematuria

      1. Allison Berenc Fialho

        Obrigado

  19. Adriana Santos

    No sábado dia 10/10 me dou uma dor na coluna, fui no médico e desde então estou tomando injeção de voltaren todos os dias que vou no médico, essa dor está vindo pra barriga e deixando ela inchada. Será q não é a coluna e estou com problemas nos rins? Hoje já é dia 15 e essa dor não melhora

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Só fazendo exames pra saber.

  20. Marcos Ferreira

    Dr. Pedro, muito bom sua matéria, bem distribuída e explicada.
    Faz quase 1 mês que venho sentindo uma dor intensa do lado direito das costas, próximo a minha bacia, a dor começou a piorar e percebo que quando ando, agacho, ou viro de lados por exemplo. Então muitos disseram poder se tratar de algo nos órgãos. Será que pode ser problema nos rins? Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Essa dor que você descreve não tem nenhuma característica de dor renal.

  21. Dalva

    Tomo pouca águas, urino amarelo forte, se tomo muita água ela limpa, fica quase transparente ee também com o aumento dágua, urino várias vezes em pouco tempo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso que você descreve é o esperado para todo mundo.

  22. Alexandre B

    Parabéns, Dr. Pedro, pelo excelente trabalho que faz aqui. Este é de longe o melhor site da internet em questões de saúde. Estou com uma dúvida. Tenho 34 anos, 97 quilos e 188 cm. Fiz exames recentes e apontou 1,5 de creatinina no soro e 76 na Urina. Fiz um clearence (de 22 horas, só depois percebi a importância da precisão) e os valores ficaram em 68 ml. A questão é que fiz esses exames exatamente uma semana depois de ter iniciado uma dieta low carb. Ao mesmo tempo estava tomando suplementos de proteínas, creatina e uma termogênico. Para piorar, dois dias antes tomei um AINE, pois minha garganta havia inflamado. Acha que esses fatores podem ter prejudicado o exame? Qual comportamento o Sr. indicaria para que eu possa repetir tal exame e os resultados sejam confiáveis.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Na verdade, esse resultado não pode ser valorizado. Não precisa de urina 24 horas. Basta fazer um exame da creatinina, mas sem estar tomando suplementos.

  23. Adeilsa

    Olá Dr. Pedro minha mãe é idosa e está com os rins paralisado, ela não aceita fazer hemodiálise e está sentindo muitas dores, está com inchaço pelo corpo todo e também está tendo confusão mental. Se ela resolver fazer a hemodiálise ela ainda tem chances de dá certo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, mas se demorar muito pra iniciar a hemodiálise, ela pode até morrer.

  24. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Não, não me parece que tenham a ver com o início da diálise.

  25. Nick Jurado

    Estou com dores na parte de baixo da barriga e acordo enjoado …no momento estou tomando whey protein e malhando. Alguma coisa relacionada aos rins ? Se s, qual o tratamento adequado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É muito pouco pra já pensar em problema renal. É mais provável que seja algo gastrointestinal.