Artigo atualizado em 22/03/2014
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

10 SINTOMAS DOS RINS

Publicidade

O rim é um órgão localizado na porção posterior do abdômen, paralelamente à coluna vertebral. A maioria de nós possui dois rins, um em cada lado da coluna, mas há pessoas que nascem apenas com um.

Os rins são órgãos essenciais à vida, sendo responsáveis por diversas funções, entre elas, filtragem do sangue, controle dos níveis de eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio…), da pressão arterial, da quantidade de água do corpo, estimulo à produção de glóbulos vermelhos, produção de vitamina D, etc.

Muitas doenças dos rins apresentam pouco ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais. Boa parte dos pacientes só descobre ser portador de doença renal em estágios avançados, quando já não há muito o que fazer para salvar a função dos rins.

Localização dos rins

A melhor maneira de se identificar precocemente as doenças renais é através de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea nos permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins, enquanto que o exame simples de urina, chamado de Urina 1 ou EAS, pode identificar a presença de sangue, proteínas, glicose ou outras substâncias que apontam para uma possível doença renal.

Para saber mais sobre esses dois exames, leia:
- CREATININA e UREIA
- EXAME DE URINA | Leucócitos, nitritos, hemoglobina…

O grande problema é que, apesar de serem exames baratos e amplamente disponíveis para a população, o desconhecimento dos sintomas que indicam doenças renais faz com que boa parte das pessoas não procurem atendimento médico para avaliação dos seus rins.

Portanto, a seguir vamos falar de dez sinais e sintomas comuns das doenças dos rins. Se você reconhecer qualquer um desses sintomas, procure um médico para fazer uma avaliação dos rins.

Sinais e sintomas de doenças renais

Sintomas dos rins #1 – Sangue na urina (hematúria)

Hematúria é o nome que damos à presença de sangue na urina, seja ela visível a olho nu ou apenas detectável em análises de urina.

A presença de sangue visível na urina recebe o nome de hematúria macroscópica. Urinar sangue costuma assustar os pacientes, pois é senso comum que este é um sinal de que há algo errado nas vias urinárias. Dificilmente uma pessoa com sangue na urina não toma a iniciativa de procurar atendimento médico.

O grande problema é quando a perda de sangue é imperceptível. A hematúria microscópica é aquela que só é identificada através de exames de urina. Este tipo de sangramento na urina pode passar despercebido por anos, já que não é detectável a olho nu.

A presença de sangue na urina, seja visível ou não, pode ser causada por várias doenças, entre elas:

- Câncer renal.
- Câncer de bexiga.
- Câncer de próstata (leia: CÂNCER DE PRÓSTATA | Sintomas e tratamento).
- Cálculo renal (leia: CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS | Sintomas da cólica renal).
- Infecção urinária (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | CISTITE).
- Hiperplasia benigna da próstata (leia: HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA | Sintomas e tratamento).
- Doenças do glomérulo (leia: GLOMERULONEFRITE | O que é, sintomas e tratamento).
- Anemia falciforme.
- Doença policística renal (leia: RINS POLICÍSTICOS | Doença policística renal).
- Trauma renal.
- Medicamentos.
- Tuberculose urinária (leia: TUBERCULOSE | Sintomas e tratamento).
- Esforço físico.
- Excesso de cálcio na urina.
- Endometriose (leia: ENDOMETRIOSE | Sintomas e tratamento).

Para saber mais detalhes sobre hematúria, leia: HEMATÚRIA | URINA COM SANGUE

Sintomas dos rins #2 – Urina espumosa

É perfeitamente normal que surja um pouco de espuma no vaso sanitário quando urinamos devido ao turbilhonamento do jato de urina na água. Entretanto, se você notar uma mudança no padrão da espuma da urina, principalmente se houver aumento na quantidade e no tempo que ela leva para desaparecer, isso pode indicar doença dos rins.

O aumento da espuma costuma surgir quando há perda de proteínas na urina, uma alteração chamada de proteinúria. A proteinuria é um sinal de doença renal e costuma surgir nas seguintes doenças:

- Diabetes Mellitus (leia: DIAGNÓSTICO E SINTOMAS DO DIABETES MELLITUS).
- Lúpus (leia: LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO).
- Doenças do glomérulo (leia: GLOMERULONEFRITE | O que é, sintomas e tratamento).
- AIDS (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA)).
- Eclâmpsia (leia: ECLÂMPSIA E PRÉ-ECLÂMPSIA).
- Obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA).
- Hipertensão arterial (leia: HIPERTENSÃO ARTERIAL | Sintomas e tratamento).
- Mieloma múltiplo (MIELOMA MÚLTIPLO | Sintomas e tratamento).

Para saber mais detalhes sobre proteinúria, leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA.

Sintomas dos rins #3 – Edemas (inchaços)

Os rins são os órgãos que controlam o volume de água e sódio (sal) em nosso organismo. Na insuficiência renal em fases avançadas há uma redução da eliminação de sódio pelos rins e acúmulo de água, o que leva à formação de edemas (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento).

Os edemas também ocorrem quando há grandes perdas de proteínas na urina, um quadro chamado de síndrome nefrótica.

Os inchaços costumam surgir nos pés e tornozelos, subindo em direção às coxas conforme a doença progride. Em casos mais graves, pode haver retenção de líquidos nos pulmões, o que pode levar a um quadro chamado de edema agudo do pulmão.

Para saber mais detalhes sobre doenças que causam edema, leia: INCHAÇOS E EDEMAS | Causas e tratamento.

Sintomas dos rins #4 – Hipertensão

A retenção de sódio e água não provoca só edemas, mas também leva à hipertensão arterial. Tanto a insuficiência renal crônica quanto as glomerulonefrites frequentemente cursam com elevação da pressão arterial.

É sempre bom lembrar que a hipertensão arterial é uma das doenças mais comuns na população e que mais de 95% dos pacientes com hipertensão não apresentam doença renal. Deve-se suspeitar de doença dos rins no paciente que desenvolve hipertensão subitamente, geralmente associada a um ou mais dos sinais e sintomas descritos neste texto. Pacientes cuja a hipertensão arterial sempre foi bem controlada com medicamento, mas que de repente apresentam piora da mesma, também devem ser investigados para doença renal.

Outra causa de hipertensão de origem renal é uma doença chamada estenose da artéria renal, que nada mais é do que uma obstrução parcial da artéria renal, responsável por levar sangue ao rins.

Para saber mais sobre doenças que podem levar à hipertensão arterial, leia: CAUSAS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL (PRESSÃO ALTA).

Sintomas dos rins #5 – Anemia

O rins produzem um hormônio chamado eritropoietina, que é responsável por estimular a medula óssea a produzir hemácias (glóbulos vermelhos). Quando a função renal fica comprometida, como em fases avançadas da insuficiência renal crônica, há uma queda na produção de eritropoietina, fazendo com que o paciente desenvolva anemia.

Para saber mais sobre anemia, leia: ANEMIA | Sintomas e causas

Sintomas dos rins #6 – Cansaço

O cansaço na insuficiência renal pode ter várias causas. A mais comum é a presença da anemia, explicada acima. Porém, o acúmulo de toxinas no organismo, assim como o aumento da acidez no sangue (chamado de acidose), também podem causar inapetência.

O paciente insuficiente renal crônico em fases avançadas cansa-se com facilidade e tem pouco ânimo. Se o paciente for idoso, o mesmo pode torna-se apático.

A retenção de líquidos nos pulmões citada no item 3. também pode causar cansaço e falta de ar.

Para saber mais sobre causas de cansaço, leia: CANSAÇO | FADIGA | Principais causas

Sintomas dos rins #7 – Perda do apetite, náuseas e vômitos

Do mesmo modo que o aumento da acidez e a retenção de toxinas no sangue causam cansaço, eles também são responsáveis pela perda de apetite. Em fases avançadas, a insuficiência renal faz com o paciente apresente um gosto metálico na boca e um hálito ruim. É comum o paciente não tolerar mais carnes e começar a emagrecer por desnutrição.

Náuseas e vômitos, principalmente na parte da manhã, também podem ser um sinal de doença renal terminal.

Quando o paciente insuficiente renal apresenta os sintomas descritos acima, o médico nefrologista costuma indicar o início da hemodiálise (leia: HEMODIÁLISE | Como funciona, cateter e fístulas).

Sintomas dos rins #8 – Dor nas costas ou dor nos rins

É muito comum o pacientes, principalmente os mais idosos, associarem uma dor na região lombar com uma possível doença renal. Na verdade, a maioria das doenças renais, incluindo a insuficiência renal crônica, não causa dor nas costas. Dor lombar é na imensa maioria dos casos causada por problemas osteoarticulares da coluna.

Existem, porém, algumas exceções. A presença de uma pedra em um dos rins ou nas vias urinárias pode causar uma intensa dor lombar, que costuma irradiar para virilha. A dor lombar do cálculo renal é excruciante e não tem relação com movimentos do tronco. Essa característica é importante para distingui-la das dores de coluna que não costumam ser tão intensas e pioram quando o paciente move o tronco.

Outra causa de dor lombar de origem renal é a infecção urinária, principalmente a pielonefrite (leia: PIELONEFRITE | INFECÇÃO URINÁRIA | Sintomas e tratamento).

A doença policística renal também pode causar dor lombar, devido a cistos gigantes que comprimem estruturas adjacentes. O sangramento, rutura ou infecção de um cisto também costuma causar dor.

Para saber mais sobre dor nos rins, leia: DOR NOS RINS

Sintomas dos rins #9 – Acordar a noite para urinar

Acordar durante a noite para urinar é um sintoma muito comum de doenças da próstata (leia: SINTOMAS DA PRÓSTATA), todavia, também pode ser um sinal inicial de doença renal.

Quando a insuficiência renal crônica começa a progredir, o rim começa a perder capacidade de concentrar a urina. É fácil notar que a primeira urina da manhã é sempre mais concentrada, pois como ficamos várias horas sem ingerir líquidos, o rim reduz a eliminação de água na urina durante a noite. Os pacientes com doença renal perdem essa capacidade de concentrar a urina e acabam precisando interromper o sono para urinar.

Sintomas dos rins #10 – Ausência de urina

A maioria das pessoas acha que urinar é um sinal inequívoco de saúde dos rins. O raciocínio é simples: se eu urino é porque meus rins funcionam bem. Isto é um equívoco. Na urina há muito mais do que água e é impossível a olho nu saber se as toxinas do corpo estão sendo eliminadas pelo rins.

Urinar significa apenas que os rins ainda conseguem excretar água. Na verdade, a maioria dos pacientes com insuficiência renal crônica avançada que precisa iniciar hemodiálise ainda urina pelo menos um litro por dia. A maioria destes só deixa de urinar um ou dois anos depois de terem iniciado programa regular de hemodiálise. Portanto, urinar, mesmo grandes volumes, não é uma garantia de que os rins estejam saudáveis.

A interrupção da urina ocorre geralmente por obstrução das vias urinárias, como nas doenças da próstata. Algumas glomerulonefrites cursam com insuficiência renal aguda, causando uma redução rápida do volume de urina (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA | Sintomas e tratamento).

Publicidade

Comentários

  1. Maria Cristina diz

    Gostaria de saber quanto de água um doente renal  crônico(estágio 3 ) deve tomar ao dia…
    Agradeço a atenção.  E parabéns pelos textos, muito elucidativos. MC

  2. Jessica Blumer diz

    olá, fiz um exame de urina a pouco tempo e o resultado apontou que tenho proteinúria, ainda não tive uma nova consulta com minha medica, mas ela pediu novos exames, e me pediu para não comer nem um tipo de carne vermelha, a minha pergunta é: Por que não poderei comer carne vermelha? e também gostaria de saber se o fato de eu ter reumatismo tem alguma coisa haver com essa doença?

  3. Andréa Cinelli diz

    Que boa surpresa ao ler esse ótimo texto e no final descobrir q. vcs são os autores. Indicarei o blog para as minhas alunas, q. ao chegarem na Nefro (HUPE) precisam se aproximar desse universo para melhor atuarem como psicólogas. Parabéns !!!! 

  4. Edilene diz

    s.o.s. por favor meu filho internou com edemas em todo o corpo apos uma dor de garganta,nos exmes constou que a creatina=1,3mg/dc.ureia=128mg/dc///hemogr-leve-7,3-43%seg etc( sindrome nefratíca)recebeu alta  depois de um dia enternado,tomou bezetacil no posto de saude e foi para casa,minutos depois os testículos dele incharam muito.como me proceder diante disso?é normal esse edema nos testiculos?estou desesperada!!!!,me disseram que é normal devido a sindrome nefratica,é verdade,preciso de ajuda ,meu filho só tem 8 aninho,

  5. Jane diz

    Meu filho de 3 anos deu proteina na urina,será q tem haver com 
    eventração no diafragma q ele tem.

  6. Áurea Faria diz

    Excelente blog, ótima seleção de conteúdo e texto acessível. Continuem assim, essas orientações são muito importantes para todos.

  7. Alinemariane diz

    Dr. Pedro , se por acaso a minha filha já tiver uma idade avançada (mais que 15 anos) e urinar na cama, isso se encaixa em incontinência, ou pode ser uma doença renal mais grave,no caso não sendo detectado nada no exame de urina.

  8. jonas silva soares diz

    parabens!!! vou divulgar esse site para que as pessoas tomem conhecimento e se cuidem.” a vida é uma dádiva de Deus ”

  9. Reimelillo diz

    Dr. Pedro poderia me indicar um nefrologista conceituado que atenda em Belo Horizonte? Sinto dores nos rins ao acordar, quando estou com a bexiga cheia, principalmente quando como alimentos salgados. Obrigado

  10. Neviton Ramalho diz

    Dr pedro to com dor de gota nos pés,sintindo dor nos rins e pulmão ao respirar,,,tomo Diupress para pressão e ai o que faço para aliviar as dores….
      que remédio posso tomar tem tntas opiniões que nem sei mais que faço
             Me ajuda …por favor…
                Neviton 

  11. Anonymous diz

    Olá, Meu nome é Marcelo Moraes e tenho insuficiência renal crônica.
    Tenho feito acompanhamento e passoi por uma bateria intensa de exames, tais como:Estudo Cintilografico Renal, USG abdome total, exame uretrocistografia miccional, e todos os exames de sangue possível. Um exame mostrou que tenho refluxo em 1 dos rins em grau 3. Embora esse problema exista, o nefrologista conclui com base nos exames que tenho 60% da capacidade renal preservada. Faço apenas dieta, evito ingestão de proteína animal e controlo a pressão. Entretanto tenho um problema sério: Coceira no corpo. Atualmente tomo 2 remédios: Zina e Hixizine. O meu nefrologista descarta completamente o fato da minha coceira ter relação com os rins. Segundo ele, o prurido proveniente de IRC se manifesta quando a IRC é muito grave, inclusive junto com outros sintomas tais como anemia. O fato é que nenhum alergologista consegue me tratar. Já tomei todo tipo de medicamento. As vezes a coceira aumenta muito (coça braços, pernas, pescoço, mãos) e as vezes é mais branda. Será que realmente essa coceira tem alguma relação com a IRC? Será que o fato de os meus rins não trabalharem 100% associando a alguma alimentação pode fazer aumentar a coceira? Obrigado

  12. Maria diz

    O meu pai era diabetico e fez hemodialise durante 1 ano, antes de falecer. Existe uma predisposição dos filhos terem insuficiencia renal?

    Grata

  13. Deyse Lima diz

    ola.
    durante 3 anos tenho utilizado os produtos da herbalife. Sempre tive problemas hepaticos e renais leves, porém nos ultimos meses estou com  náuseas pela manha, cansaço, muito sono e dores na lombar diariamente. Esse agravamento pode ter sido por conta do uso frequente dos produtos herbalife? 

  14. maria silvia diz

    Bom dia Dr. Pedro
     Há uns dois dias tenho notado que toda vez que vou urinar sinto dor do lado direito, quase perto da virilha. o que pode  ser isto. E eu tenho uma pedra no meu rim, quer dizer, tinha, não sei se ela ainda continua aqui, espeo que não, pois não fiz mais exame. M e oriente por favor.

    Maria Sílvia…

  15. valdenise diz

    Dr Pedro, Parabéns por sua dedicação e gentileza em responder nossas perguntas. Tenho sentido cansaço com falta de ar. Descobrí ser diabética, doença que acometeu meus pais e muitos da família. Meu pai, já falecido e um tio em primeiro grau, chegaram a fazer hemodiálise. Será q isso pode ser problema de rins? Me disseram q pode ser tbm colesterol alto, o que o sr Dr. me diz?
    Obrigada.
    Valdenise Nascimento.

  16. Railda diz

    olá, no ano passado tive um calculo renal direito, fiz tumografia e descobrir uma gordura no rim esquerdo de 1,3 cm seis meses depois fiz novos exames e aumentou 2 mm. Isso é de mim preocupar? o que fazer? já procurei o medico e ele mandou que fizesse outra tumografia com 6 meses novamente.

  17. Walter diz

    Como diferenciar o sangue na urina da urina avermelhada, causada principalmente pela ingestão de beterraba?

  18. marcio diz

    ola nos ultimos dias sinto um inchaço em minhas 2 virilhas e um desconforto no anus quando evacuo que persiste logo depois , ficando uma sensacao de ardencia no mesmo, estou preocupado e peço sua ajuda!!

  19. Anonymous diz

    Doutor tenho um problema de família estou com rins policísticos. o rins direito está medindo 15.1×7.7 esquerdo está medindo 13.5x 7.7

    a conclusão do medico foi rins policísticos bilateral.
    doutor eu corro risco de fazer hemodiálise.por favor tire minha duvida.pois um dos rins está cheio do cisto.

  20. Hiramdpj diz

    Boa Tarde Dr. a minha irmâ esta internada no Hospital Santa Paula na Av. Santo Amaro em São Paulo faz treis dias que estão tentando descobrir porque o rin dela houve uma alteração brusca em seis meses pois ela esta com grau e de diabete mais um pouco vai para hemodialize até agora não descobriram o porque desta aceleração ela ainda se encontra no hospital e ate agora nada de abaixa o estagio treis o que pode ser.

  21. Ligia2436 diz

    dr PEDRO ,tive um calculo de 4 cm passei por uma cirurgia a 2 anos,fiz novos exames e apareceram novos calcculos q se ormaram novamente iz outro procedimento a litotripcia,eles se ragmentaram porem ainda nao sairam ,nao sei o q fazer p q eles nao voltem e tenho muito colica,detalhe sou hipertensa a dez anos tem algo a ver calculo renal e hipertençao obrigado desde ja ligia

  22. flaviasc diz

    ola Dr. estou sentindo dor intensa do lado direito da barriga e nas costas do mesmo lado , sinto ancia e um gosto ruim na boca e não suportava beber agua agora as veses sinto vontade de beber um copo cheio o que sera devo procurar um medico? tive bebe a 1 ano 

  23. Luizaexpedita diz

    Bom dia Dr.! meu nome é Luiza.
    há alguns dias venho sentindo umas dores estranhas no baixo ventre do lado direito, e as vezes, muda para o lado esquerdo.
    de ontem para hoje, eu comecei a sentir um pouco de dor nas costas, tipo lombar….
    faço atividades físicas e tenho me atentado a beber mais liquido do que de costume. tenho ído muito ao banheiro. fora isso, não tenho notado nada mais diferente, nem em cor ou inchaços, ou coisas desse tipo.
    o senhor poderia me orientar, além claro, de procurar um nefrologista, mas pelo menos, me acalmar um pouco…pois depois de lê o artigo acima, fiquei muuito preocupada!!!!
    agradeço sua atenção e parabéns pelo artigo acima!!

  24. amancia regina lisboa diz

    Ola! Dr.Pedro eu tenho hidronefrose moderada mas to sentindo muitas dores nas costas e no lado esquerdo do meu corpo até na verilha sinto dores no pescoço tb.A pouco tempo percebi um carocço embaixo da axila esquerda ,gostaria de saber se essas dores que to sentindo é da hidronefrose ou desse caroço?

  25. Milena diz

    Olá, estou com dores nas costas, o que aparenta ser dores nos rins. Estou também urinando muito, o que antes nao era comum, e de vez em quando, urina com espumas. O que o doutor acha? Que devo procurar um medico? Há dois dias que estou sentindo tais sintomas. Obrigada

  26. Antônio Gonçalves diz

    Bom dia, que tipo de doença pode apresentar dor aguda nas costas e deixar uma marca arredondada, como se fosse de sangue machucado, depois que a marca se desfez ficou um aspecto de cicatriz em forma de meia-lua. Essa pessoa diz que tb tem tonturas e sente às vezes dor forte no peito.

  27. elani diz

    Bom dia ,doutor gostaria de saber,estou sentido uma pequena colica, e uma dor ao lado direito da coluna pode e um pouco de odor na urina serar problema de rins.

  28. Thaisdanielle_1 diz

    boa noite , doutor gostaria quala probabilidade de desenvolver problemas renais decorrente a pressao alta  mal controlada

  29. Paulabalestriin diz

    Dr. Fiz uma litotripsia no rim direito há três dias, a pedra era de 22mm. Apos a lito fui para casa e tive fortes dores, acabei indo para o hospital onde fiquei internada no mesmo dia em q fiz a lito e no dia posterior. No hospital o medico fez ultrassonografia e viu que a pedra esta no ureter a 1cm da bexiga e q mede 8,1mm esta pedra. Bem, me mandou para casa passou analgésicos antibiótico e retemic. Estou me sentindo inchada, com o estomago estufado e a pedra nao desce, ele constatou tbm q o rim esta dilatado esta com 284,24 cm3. Gostaria de saber se a recuperação é assim mesmo, ate quantos dias leva para a pedra descer, se devo só esperar se devo buscar outro meio. Sinto dores ao caminhar e dificuldade para dormir por causa da sensação de estufada no estomago. Nao sinto dores ao urinar e a urina sai clara. O que eu faço Dr. Por favor me de um parecer.

  30. Magalylira2 diz

    Ola Dr. boa tarde,  minha mãe tem 75anos e fez uma utrasonografia e o diagostico foi o seguinte,rim esquerdo com topografia normal, apresentando massa solida circunscrita exotitica em sua regiao medido 5,1×4,3×3,7, Na conclusão ele colocou, Lesão expansiva sólida em rim esquerdo, gostaria de saber isso o cançer.estou muito preocupada

  31. Magda lopes diz

     Olá meu querido, me chamo Magda, respondendo sua pergunta conheço o doutor Marcos Lasmar que atende no hospital Mater Dei, abraços e melhoras.

  32. Cristian Paula diz

    olá dr. tenho uma duvida estou sentindo uma dor no quadrante inferior
    direito a um tempo, mas as vezes a dor para por alguns dias e depois
    volta. Um dia desses estava urinando e a mesma ficou vermelha, depois
    disso fiquei uns 4 dias sem sentir dor, depois voltou a doer, mas nada
    insuportavel. Fiz exame urina tipo 1 e deu o seguinte:

    —-

    Densidade 1020

    cor: amarelo-citrino

    Aspecto; Limpido

    ph: 5,0

    —–

    Proteina: ausente

    glicose: ausente

    corpos cetônicos: ausente

    emoglobina; presente (2+)

    urobilinogenio: normal

    bilirrubina: ausente

    Leucocitos esterase: ausente

    nitrito; negativo

    —–

    Células epiteliais: 02

    leucócitos: raros

    hemácias: 06

    cirstais: ausentes

    cilindros: ausente

    filamentos de muco: ausente

    bactérias: leve

    Será que pode ser algo grave? obs: fiz exame de ultra-som e o resultado foi normal. não foi encontrado calculo renal…ou nada de anormal

  33. Dani Nutri diz

    Doutor, quem tem insuficiência renal crônica pode ter a visão afetada?  E recomendável colocar o paciente na hemodiálise com a creatinina 2 e uréia 9?

  34. jonas silva soares diz

    parabens!!! vou divulgar esse site para que as pessoas tomem conhecimento e se cuidem.” a vida é uma dádiva de Deus “

  35. Reimelillo diz

    Dr. Pedro poderia me indicar um nefrologista conceituado que atenda em Belo Horizonte? Sinto dores nos rins ao acordar, quando estou com a bexiga cheia, principalmente quando como alimentos salgados. Obrigado

  36. Jessica Blumer diz

    olá, fiz um exame de urina a pouco tempo e o resultado apontou que tenho proteinúria, ainda não tive uma nova consulta com minha medica, mas ela pediu novos exames, e me pediu para não comer nem um tipo de carne vermelha, a minha pergunta é: Por que não poderei comer carne vermelha? e também gostaria de saber se o fato de eu ter reumatismo tem alguma coisa haver com essa doença?

  37. Katarinaprincesa13 diz

    Dr. sinto com se o meu organismo fosse para e mim dar uma sensaçao muito ruim sera que tem algo parando em meu organismo?
     

  38. Maria diz

    O meu pai era diabetico e fez hemodialise durante 1 ano, antes de falecer. Existe uma predisposição dos filhos terem insuficiencia renal?

    Grata

  39. Paula Caroline diz

    Olá , Boa Tarde ! Doutor sinto muita dor na barriga , vomito muito na parte da manhã ( verde ) , sinto muita dor no meu corpo , falta de apetite e cansaço .. o que fazer ?!.

  40. Andréia diz

    Olá Dr. A uns 5 anos atrás expeli uma pedra urinando, desde então sinto uma dor forte do lado esquerdo, nas costas, na região dos rins. Já fiz endoscopia, ecografia (nesta apareceu um pequeno cálculo), então para confirmar fiz tomografia sem contraste e simplesmente não aparece nada nos exames. Estou desesperada, pois sinto dores fortes, as vezes com enjoo. Nesta semana que passou, estava no laboratório para fazer uma endo, estava com a bexiga cheia, tive uma dor muito forte, quase insuportável, nos rins, o médico pediu que eu esvaziasse um pouco a bexiga para poder diminuir a dor… Estava na mesa fazendo os exames e simplesmente não deu nada!!! O que faço??? Há, quando eu era criança, fiquei duas vezes internada no hospital por causa dessa dor… Seguidamente tenho infecção urinária. O que faço?? Obrigada.

  41. Tici Marques diz

    ola Dr. minha filha tem 6 anos e ela nao faz muito xixi ela bebe bastante liquido e mesmo assim ela faz xixi umas3vezes no dia e ela sente muita dor na barriga sera algumproblema nos rins a eu ja tive pedra nos rins pode ser ereditario

  42. Robsonsodre diz

    fui diagnosticado renal cronico,mais por questoes profissionais,deixei de lado meu tratamento.hj estou com minha perna esquerda inchada.sei que devo ir ao nefro,mais com caminhada eu consigo diminuir meu inchaço nas pernas?

  43. sergiosaukka diz

    Ola Dr.
    Sinto as vezes tontura e constante zumbido nos ouvidos e muitas vezes acordo sem sono e sem ter dirmido ma noite inteira.
    tem isto a ver com problema nos rins?
    Isto vem acontecendo desde uns cinco meses,ja foia diversos medicos mas nada foi detectado.

  44. Pricilaceara diz

    oi,dr meu nome é pricila tenho uma filha de 5 anos,e ela tem dificuldades para urinar e o cheiro de sua urina é muito forte mas fez exames de cultura da urina e exames da sangue e deram tudo normal,o que pode ser isso?
    agurado resposta eutou muito preoculpada,e minha filha ganhou 6 kg em apenas 1 mes.

  45. Renatosilva diz

    qdo pratico alguma atividade física ou qdo tenho vontade de ir ao banheiro, há uma significativa redução do órgão genital, inclusive do saco testicular, é normal, ou pode indicar alguma doença?

  46. Cimarsousa diz

    ola dr vc pode mim dizer se uma pessoa ta com dor de urina,febre baixa e calafrios qual a causaou doenca desses sintomas

  47. Nei_scaffi diz

    Ola , quero saber sobre o cpk,em mim o cpk vou ate10mil e por que?ele aterou tanto assim.
    e nao senti nada ,pelo contrario fique muito bem ,não altero a creatinina,eltro não deu alterado,dor nem uma senti. Quando ela abaixa eu sinto dores nas costa e na colunaentre cervical e toraxica.

  48. Daisy ferreira diz

    Ola Dr., fiz um exames de sangue e urina, e os resultados foram dentro dos VR, só que na creatinina, deu 1,9mg/dl. a medica me mandou fazer um exame de urina de 24 horas. Fiquei preocupada, pois urino muito a noite. as vezes acordo 2 ou 3 vezes para ir ao banheiro.

  49. Danubia Santosdasilva diz

    Danubia santos ,oi Dr.tenho muitos dores na lombar no lado esquerdo,recentemente eu estava com inflamação na urina e o clinico que fui de emergência disse que eu estava com sangramento na urina,mais ñ visto a olho nu,sei que tenho que ir ao nefro,pois aonde moro é dificil publico,mais na sua visão o que posso ser esse sangramento.e tb tenho muitas dores na calcanhar isso pode estar associado.

  50. ricardo diz

    tenho vontade de urinar diversas vezes ao dia e noite sempre saio do wc com vontade de urinar novamente pouco mas sai,nao a sangue nem pus,tenho dor no abdome a varios meses,aqui em gravatai em porto alegre,onde procurei por soluçao,disem ser gastrite,fiz isame de sangue e urina,dao sempre que esta tudo ok tamanho da prostata esta no valor ok com minha idade de 37,so a guicose que deu 123 que no maximo era 110,mas a dor no abdome vouta e vem varias vezes ao mes e dura muitos dias,mas nao acho soluçao para meu problema e minhas dores faz 2 anos sem soluçao,infecçoes nao tenho tambem nao aparece nos esames febre nao da anormal,a dor e na linha do umbigo fora a fora da sintura,tomo bastante agua tenho muita sede tambem,nao tenho abito de comer doces e nem derivados,refeiçao cafe da manha quando nao esqueço um pao sem leite e cafe que nao tomo,cafe da tarde nunca fasso,a noite so janto,comida de sal e almoço comida tambem,bebida alcolica nao tenho abito de ingerir refrigerante pouco na semana,agradesso se poder dar uma dica para melhorar um abrasso!!

  51. Reginaldo Gonçalves Vianna diz

    Dr. Também tenho dores lombares e meu pé direito descasca muito. Dizem que é por causa dos rins. Isto é verdade? Pois quase todas as noites eu acordo para urinar.

  52. Reginaldo Gonçalves Vianna diz

    Qual o modo adequado para tratamento dos rins? Chá de folhas de algodão funciona como tratamento dos rins?

  53. Brazilma diz

    Olá,muitas das vezes as dores nas costas são as vilãs,mais é possível ser causa de probema renal: dor nas costas,seguida por um leve ardume ou queimação na parte da virilha e até cansaço na perna. Grata pela atenção,se possível e parabéns pelos esclarecimentos de saúde,pois profissionais assim, é que nos levam a valorizar a vida e sobretudo a saúde da população.Ética e Compromisso.

  54. diz

    Dr. Muito boa as explicações !! Estou há 10 meses sentindo uma dor até suportável do lado direito abaixo das costelas ,já fiz ressonancia pra região lombar e sacra e não deu nada , acabei de realizar uma endoscopia e o que achei foi uma outra doença , aqual o médico especialista me informou não haver relação . Estas dores podem estar relacionadas com os rins?e caso esteja por que?
    obrigado!

  55. Rosane_ greff diz

    ola gostaria de saber quando se sente muita dor nas costa com pontada o que pode ser?estou tomando remedio para dor muscular mas nao passa a dor…..

  56. farmacia diz

    Uma boa maneira para prevenir problemas na urina é na ingestão de água. Para o adulto é recomendado que seja consumido de 3 a 3 litros de água por dia

  57. Dacabreu diz

    Meu nome é Daise tenho 52 anos . Tenho diabetes do tipo 2, sou hipertensa e tenho insuficiência renal ,quero agradecer por este artigo pois me tirou muitas dúvidas.

  58. dani diz

    Oi, passei por varias infecções de urina dificeis de curar e durante uma delas desenvolvi um quadro de coceira , ja fazem mais de tres meses e a coceira ainda não parou, ja fiz diversos exames com alergistas e todos deram negativos, não aparece nenhuma lesão na pele, o alergista disse que pode ser por causa do antibiotico que tomei , mas ja fazem tres meses que parei de tomar, preciso tomar anti alergicos todos os dias, alem disso todos os dias fico com as pernas e braços muito inchados e não urino muito , embora tomo bastante agua durante o dia.Isso pode ser algum sintoma de doença no rin?

  59. Roseli diz

    olá se algum medico poder me ajudar por favor me passa um imail rapido estamos desesperados minha sobrinha tem 6 anos está internada com anemia precisando de transfusão mas a pressão ta 22 por 16 os medicos nao sabem o fazer os remedios nao surgem efeito o que pode ser? só queriamos um diagnostico certo … pois dois irmaos dela faleceram diferença de 15 dias com os mesmos sitomas me ajudem por favor…

  60. aline cristina diz

    ta me dando mita vontade de urinarrr uma sensaçao de bexiga cheiaa mais quandoo vouu ao banheiro saii pouca urinaa…o que pode serr não coça e nem arde é só a sensaçao mesmoo de bexiga cheiaa….

  61. izaias dos santos diz

    esta é uma pagina que ao pesquisar pela1ª vez amei, sou diabetico, tenho bico de papagaio, sinto muito dor, tomo remedio pouco re4solve oque devo fazer?

  62. Rosangelaapbatista diz

    boa tarde,meu nome é Rosangela,tenho 43 anos,tenho muita dor lombar do lado esquerdo,e a mais ou menos4anos,descobri que tenho um cisto renal bosniak1,mas tem exatamente uns 6meses ,que estou com dor,já fiz tomografia e foi diagnostificado bosniak1,ele está com 9cm. procurei um ortopedista para ver se a dor é da coluna,ele disse que não e´.o medico urologista me encaminhou para cirurgia,mas a treis meses,que estou esperando um hospital me chamar,mas até agora nada foi feito,não sei mais o que fazer e pensar,estou com dor direto,não consigo fazer nem o meu serviço,sou casada e tenho treis filhos,por favor me responda o que fazer?

  63. Cintiamaiarasantos diz

    boa tarde meu nome é cintia tenho 26 anos tenho muinta dor na lateral da sintura tenho dificudade para respirar parreçe q minha costela vai abrir de tanta dor doi contante mente cando eu pego algum peso uo sem fazer nada a cordo duranti a noite com dor oq pode ser .

  64. Nailson Pinheiro diz

    Obrigado por abrir esse canal de informação, pois eh sempre importante termos conhecimento de como nos cuidar e assim evitar males com consequencias mais graves a nossa saúde.

  65. leeandrad andrade diz

    Doutor eu estou com enjou, dor nas costas, e fraqueza, dor de cabeça, !! oque eu devo fazer ou procurar? ??

  66. aline cristina diz

    ta me dando mita vontade de urinarrr uma sensaçao de bexiga cheiaa mais quandoo vouu ao banheiro saii pouca urinaa…o que pode serr não coça e nem arde é só a sensaçao mesmoo de bexiga cheiaa….

  67. diz

    gostei mt do artigo e das informações contidas… geralmente, antes de procurar atendimento médico, me informo na internet, e acho que minhas dúvidas foram esclarecidas hoje… no primeiro semestre deste ano fiz vários exames laboratoriais e tudo estava em dia com minha saúde, exceto a descoberta da SOP… mas msm isso não é grave, obrigada pelas informações

  68. Yascara diz

    Dr. Pedro, boa tarde. Primeiro parabens pelo blog que nos auxilia em muita coisa. Segundo que estou preocupada com a “aceitabilidade” dos edemas (topico 3 deste artigo) que são os sintomas que o topiramato me causam. (medicamento que preciso tomar prescrito por uma determinada especialista). Na bula fala destes efeitos adversos que o topiramato pode causar que sao os edemas e inclusive em caso mais grave, dor nos orgaos genitais que pode sugerir a formação de pedras nos rins. Pois bem, desde que comecei a tomar o topiramato meus tornozelos e panturrilhas ficaram inchados e em consultas a dra os apertou e disse que era um edema aceitável pois estavam fazendo apenas 1 cruz. No entanto há 1 semana que tenho sentido o edema nos culotes e coxas e dor tambem na regiao dos ovarios, virilhas e hoje acordei com uma ardencia no canal da urina na regiao da vagina, e dificuldade para evacuar pois parece que minha vagina queria se contrair para expelir algo. Amanha cedo vou colher a urina para fazer exame de EAS e urocultura. Minha avó e minha irmã ja tiveram crises terriveis de colicas renais, eu ate o momento nunca tive. O que o sr acha?

  69. diz

    Dr. como pode ser reduzido o fósforo no organismo? Minha mãe tem IRC, e já teve a taxa muito alta com coceira pelo corpo, nesses dois últimos meses esteve internada 3 vezes e agora está com coceira por conta do fósforo!! Remédio já foi até conversado, mas é muito caro!

  70. Yascara diz

    Boa noite Dr Pedro. Estou tomando um medicamento pra enxaqueca chamado egide (topiramato). Um de seus efeitos adversos esperados sao edemas e a bula nos diz para estarmos atentos qdo se sentir do no orgao genital pois pode indicar a formação de pedras nos rins. Pois bem, ja faz un 60 dias que estou com este medicamento e a principio o edema era so nos pes, tornozelos e panturrilhas, e em consulta minha medica disse que era pra eu continuar com o o remedio pois o edema era de apenas 1 cruz. continuei, no entanto, desde sexta-feira que o edema subiu para a região dos culotes, e comecei a sentir umas fisgadas na regiao da bexiga, virilhas e ovarios, entao na segunda eu suspendi o topiramato e amanheci bem menos inchada porém com a urina dolorida, uma queimação e sensação de que ia colocar algo pra fora.
    Minha medica mora em outra cidade , contei tudo a ela por email e fiz sem requisição medica os seguintes exames: EAS, UROCULTURA e RELAÇÃO PROTEINA/CREATININA. Eu tomo muita água diariamente, porem notei que tenho urinado com menos frequencia, era uma coisa absurda. Eu até reclamava, era beber agua e urinar.
    Bom, gostaria muito da sua opiniao sobre meu quadro ja que o exame de EAS ficou pronto, faltasm os outros 2 que ficarão prontos somente no fim de semana:

    1) CARACTERES GERAIS: COR: amarelo claro; ASPECTO: semi-turva; PH: 6,0; DENSIDADE: 1.020.

    2) EXAME QUIMICO: albumina, glicose, acetona, hemoglobina, leucócitos, bilirrubina, urobilinogenio, nitrito. TODOS AUSENTES, NORMAIS E NEGATIVO.

    3 SEDIMENTOSCOPIA: epitélios: 06 por campo; hemácias: raras por campo; Piócitos: 03 por campo; Parasitas: ausente; Muco: escasso; Cristais: ausentes; Flora: levemente aumentada; Cilindros: ausentes.

    Será de grande ajuda a sua opinião. Muito obrigada.

  71. Douglas Fernandes B. Arantes diz

    Olá meu avo de 89 anos se queixa de dores na região lombar ele desconfia que pode ser os rins, ele levanta quase todas noites para urinar e defecar. Essa semana ele irá fazer uma série de exames. Será que realmente pode ser algum problema nos rins ou outra coisa?

    Agradeço desde já.

  72. marcus010 diz

    Dr bom dia gostaria de sabe o que significa quando eu acordo pela manhã sentir uma sensação de desconforto no abdômen ao respira e depois de urina a sensação de desconforto passa o que o senhor diria que pode ser por favor me responda mais rápido possível

  73. diz

    Ola Doutor
    a um tempo fim uma ultra e constatou q eu estava com os dois rins com pequenos calculos,
    apos 4 meses fiz uma tomografia q deu td normal
    Agora 1 ano depois ja tem 4 dias q sinto dor ao urinar e logo em seguida sagro
    e estou com edema na regiao lombar do lado direito,cansaço e mal estar…
    Devido ao meu trabalho ainda não fui ao medico
    Pode ser o meus rins com problemas ??
    Desde ja agradeço

  74. diz

    Dr.Pedro boa noite!
    meu marido está enternado no Souza Aguia, não sei muita coisa poís os médicos não estão na hora de visita. Ele já passou pelo nefro. agora está no unorologista. Segundo o médico ele tem um tumor no rim esquerdo. Já tem 17 dias que ele está enternado é ninguem me dá um parecer da gravidade do problema. O médico disse que vão tirá o rim. o PROBLEMA é que meu marido 3 dias antes de se enternar perdeu a sensibilidade das pernas. Ele estar na sonda, não evacoa,não sente nada da sintura para baixo. Os médicos não sabem me responder o motivo. O Sr. poderia me dar algum parecer. meu marido só tem 43 anos.
    Grata pele atenção.
    Lidiana.

  75. Daniela Santos Nogueira diz

    Boa Tarde,

    Doutor
    Hoje descobrir que o meu bebê está com liquido no rin, gostaria de saber quais as complicações nesse caso e posso fazer algo para esse liquido sair? Estou com 33 semanas de gestação.
    obrigada

  76. Sarah Lima diz

    Bom dia Dr. Pedro,
    Estou gestante com aproximadamente 20 semanas, tenho tido muita dor nas costas. Fui ao hospital e fiz exame de urina, sangue e ultrassom dos rins.
    Foi constato uma pequena dilatação no rim direito (que é o lado da dor). O ginecologista que me atendeu disse que na gravidez e comum esse quadro, pois o útero se inclina sobre a via que liga esse rim até a bexiga, e então me passou um antibiótico.
    Minha dúvida é a seguinte, o que devo fazer para o alívio da dor (se possível algo sem medicamento)?

  77. deborasuellen diz

    Boa Tarde Dr. Pedro,
    eu fiz uma ultrassom e descobrir que eu estava com problema no rim direito o volume dele ta menor, isso já faz dois anos. Eu fui no medico e falou que não tem nada de mais e que ele ainda estar funcionando só que em pouca quantidade, mais eu estou começando a sentir alguns sintomas agora (dor nas costas, hipertensão e acordar a noite para urinar) o meu problema pode estar agravando ?
    ha e aparecer manchas roxas pelo corpo poder ser um dos sintomas ?

  78. danielasexy diz

    Bom dia Dr,Pedro,eu estou sentir esses sintomas a meses como:dor na costa, cheiro de urina fortes,alergia na vagina ,vomito e fadiga etc.Sera que doencas renais?

  79. Erica Ferreira diz

    Boa tarde. Dr Pedro.

    Tenho muitas pedras nos rins, principalmente no direito, doi muito tda x que tenho colica, e ultimamente andam doendo demais. ja fiz varios tratamentos e de nada adiantaram. Todos os meses sao varios exames e o ultimo deu que tenho excesso de calcio no organismo, meu medico disse que isso ocorre pq nao tenho muito magnesio, faço reposiçao do mesmo, mais nao estao adiantando, agora irei fazer outros exames para ver algum tratamento alternativo, pois ja tentei de tudo ate mesmo acupuntura. Nao sei mais o que fazer pq tda xx sao novos exames e novos resultados e meu medico ate agora nao me deu nenhum remedio, apenas os de açao imediata, que tb nao andam resolvendo muita coisa mais nao. Isso acabou nos preocupando, pois ele cogitou que o rim direito nao esta com suas funçoes normais, ou seja, pouca filtraçao, cogitou a possibilidade de ate ter que fazer hemodialise, e futuramente transplante de rim. Confesso que estou com muito medo. Hj faço exercicios que ajudam muito nas dores, mais nao e o suficiente, hj por ex nesse exato momento estou com dores. Estou com muito medo. Ja tomei ate nitrato de potassio, emagreci, tirei açucares pois tb sou diabetica, tirei refrigerantes por causa do sodio, nao como frituras, mais diminui muito na carne, e msmo assim ainda tenho pedras nos rins e muitas dores. Gostaria de saber se existe algum remedio ou tratamento alternativo que eu possa fazer, que eu possa estar passando para meu nefrologista e minha nutricionista, para que eles possam me auxiliar e ajudar, pq ja nao sei mais o que fazer, pois a litotripsia no meu caso nao resolve, pois as pedras sao pequenas e saem pelo canal, ja fiz quimioterapia ano passado, fiquei alguns meses sem dor mais depois elas voltaram em dobro. Px do periodo menstrual e pior ainda tanto no inicio, quanto no final. Me ajuda, me de uma luz…… Bebo muita agua, e quando estou com dor bebo mais ainda, so que doi muito mais, bebo agua prata para repor o magnesio por ela ser alcalina natural e vivo de dieta, mais me alimento bem conforme a alimentaçao que minha nutricionista me passou, nao sou obesa, peso apenas 55 kg, mais faço dieta pela saude mesmo. Peço ajuda pois nao sei mais o que fazer.
    Muito obrigada Dr Pedro. Abraços. Att Erica Cristina Ferreira – Limeira – SP.
    Meu email de contato e: erica@maquinaspremag.com.br

  80. diz

    Caro Dr, há maior probabilidade da hipertensão comprometer os rins ou de doenças renais aumentarem a pressão arterial? Desejo compreender melhor o fator desencadeador dessas doenças.

  81. diz

    Caro Dr, há maior probabilidade da hipertensão comprometer os rins ou de doenças renais aumentarem a pressão arterial? Desejo compreender melhor o fator desencadeador dessas doenças.

  82. Anna Carolina Oliveira diz

    Olá , Dr. tenho um colega que estar todo enchado e os medicos nao sabem o que ele realmente tem, de 10 sintomas ele sente 5 ou 6 pode ser problema renal?

  83. Anna Carolina Oliveira diz

    Olá , Dr. tenho um colega que estar todo enchado e os medicos nao sabem o que ele realmente tem, de 10 sintomas ele sente 5 ou 6 pode ser problema renal?

  84. arthemiza diz

    Ola..meu nome é Jeanne tenho 20 e demoro a ter relação sexual, só que ta ultima vez que tive fiquei sentindo dor muito forte ao fazer ao urinar,isso já faz três dias e nada da dor ir embora, só que antes de manter relação ia frequentemente ao banheiro (20 ou 30), mas nunca sangrou e agora que mi apareceu esse problema…O senhor acha que é grave??? o que devo tomar?? e será que foi pq eu tive relação que infecionou?

  85. Cau silva diz

    bom dia ,dr li o seu artigo, entendi que preciso urgente de tratamento ,mas no sus ta dificil ,oque dvo pprocurar ,queria uma opniao de especiaidades

  86. tsql diz

    dr. estou no momento meio delicado, recentemente dei entrada em um hosp. com infecção urinaria , logo após me disseram que precisava ficar interna , pra tomar antibióticos porque a minha infecção estava muito alta. Fiquei interna , então descobrir que estava com uma anemia bem avançada, e em seguida me falaram também que estava com insuficiência renal a preste de uma dialise , meus níveis de creatina e ureia estavam altos, em seguida , me submeteram uma ultra…s. e tomog….e não trataram da minha anemia , após isso começaram a aplicar lazix em mim de 8 e 8 h , a creatina e ureia voltou a subir , eu já nem me alimentava mais e passei 8 dias interna , foi quanto sai por conta própria ,eu só estava piorando.
    Em seguida procurei outro medico, que me informou logo quando me atendeu que eu não tinha insuficiência renal , mais depois preferiu não se envolver , no hosp. tb me relataram que eu estava com dengue e suspeita de lupos , este outro medico pedio exames e me falou que eu jamais tive dengue naquele momento e o resultado de lupos foi negativo. Mais esse medico pertencia ao hosp. e quis mesmo se envolver, agora tenho minha duvidas , pois estou sentindo dores nas cotas .
    Se eu tivesse com insuficiência renal aguda ou crônica , ou com algum problema nos rins , teria mas algum sintoma que eu podesse perceber?
    atenciosamente:cher

  87. diz

    boa noite, fui ao medico hoje levar meu filho de 9 anos e o medico, disse que esta perdendo proteina na urina, o que pode ser isto? Ele esta com febre faz dois dias e sentindo muita dor de cabeça, ele reduziu um pouco o apetite, vomitou hontem a noite 1 vez. O que pode ser?

  88. loir machado diz

    Doutor tenho uma
    infecção no Rim e estou perdendo sais minerais segundo o exame infecção crônica
    ( microalbuminúria) tenho um rim como devo fazer para tratar.

    Atenciosamente:

    loir machado
    curitiba 10/03/13.

  89. Anderson diz

    Ola Dr. Meu Problema é o seguinte, sinto dor na barriga, não sinto fome e tenho dificuldade para evacuar, tenho que fazer muita força, mas não sai, as vezes sai uma fezes mole, com um cheiro insuportável sinto como se tivesse uma barreira impedindo das fezes saírem, o que devo fazer, ja fui ao medico e ele me receitou remédio para o estomago, mais ainda nao consigo defecar, o que pode ser, meu e-mail, ansdersonsoudejesus@hotmail.com

  90. jéssica diz

    Boa noite dr pedro,tenho diabetes mellitus,hj comecei a sentir dor nos rins e estou tendo sangramento,achei estranho pq ja menstruei esse mes,esse sangramento pode ser por causa da dor nos rins?
    também comecei a tomar um anticoncepcional a 12 dias o tan tin..

  91. bidodeaniel@hotmail.com diz

    estou com dor na urina ao nijar dor na barriga e dor nas costas o q deve ser dr.

  92. pedro diz

    o chá de quebra pedra funciona mesmo ou é mito, existe algum produto natural que ajuda a pedra sair, nitrato de potássio funciona.

  93. marcia maranhao diz

    ola dr. tenho 32,ja so rim unico pos ja tirei um por causa da pielonefrite esse meu outro rim ,tambem tem pielonefrite so funciona 58% e tenho dos calculos nele tenho sintido muita dor,posso ir pra maquina de hemodialis?.tambem so diabetica tipo 1 e so hipertença.

  94. Adolfo Oliveira diz

    Dr. Pedro, li o seu artigo e gostei muito do conteúdo, mas fiquei ainda mais preocupado com a seguinte situação: desde outubro de 2011, sinto dores acima do abdômen (início das costelas) e lombar – na mesma direção (o local fica dolorido e não é uma dor contínua). Muitas vezes, essa dor aumenta ou se inicia com alguns movimentos dos troncos. Além disso, vou ao banheiro urinar 3 a 5 vezes por noite. Procurei uma Gastroenterologista e fiz vários exames: ultrassonografia e tomografia do abdômen, endoscopia digestiva, rx tórax e diversos outros. Nada foi diagnosticado. Entretanto, não foi feito nenhum exame específico dos rins, fígado, etc. No ultrasson, foi dignosticado somente uma esteatose leve e no estômago, H. PYLORI (já fiz o tratamento). Por favor, peço orientação sobre o caso, pois sinto essa dor todos os dias.

  95. carina diz

    oi, ando sentindo dores do lado esquerdo da minha costa.
    as vezes vou ao banheiro para urinar, mais não sai nada, é como se fosse vontade.
    Sinto dores nas costas quase todos os dias. trabalho em um escritorio sentada o dia todo, será que tem algo a ver com o trabalho ou pode ser inicio de problema de rins??

  96. elisangela diz

    sou hipertensa a 7 anos nos ultimos 15 dias minha pressao tem alterado todos os dia , sinto uma imensa dor em uma das pernas seguido de muita ansia e dor nos olhos decorrente da dor de cabeça tem a ver com doenças renais?

  97. nayara diz

    Tive esses sintomas a alguns meses atrás, e depois de uma consulta ao medico foi constatado que era Cistite, Cistite é uma infecção causada por bacterias na bexiga ou na ureta. Tratamento com antibiotico Posterior a exames de Urina.

  98. Karine Domingos diz

    Olá Dr. Pedro,

    Me chamo Karine, tenho 19 anos e tomei uma superdosagem de “BENFLOGIN” (20 comprimidos). Estáva em uma festa com minhas colegas e decidimos dar um “UP” no efeito da bebida.

    Infelizmente Dr, isso acabou me fazendo muito mal. Já fazem 3 meses, desde esse dia, que sinto dores na região dos flancos. Desde então eu só tenho tomado agua e evitado fazer esforço.

    Se arrependimento matasse eu já estaria morta. Gostaria de uma luz por parte do Sr.

    Se os rins foram afetados, quanto tempo sería necessário para recuperação total?
    Fiz uréia e creatinina e deu normal. Porem as dores pernacem há 3 meses.

    Me ajude se possível.

    Abraço.

  99. Sabrina diz

    Oii Dr. Minha Mae quando faz xixi, a urina sai com cheiro forte. Ela gostaria de saber, se é problema no rim, para que ela possa ir atraz? Obrigada

  100. Everton Lima diz

    Olá, gostaria de saber qual a melhor maneira de se conversar com um médico e quais exames devo pedir para que o doutor me encaminhe?
    Fui no médico hoje, falei o caso, os sintomas do que sofro são identicos aos descritos acima, porém o médico nem me examinou e nem me pediu exames…
    Apenas me indicou um outro médico que só terá horario para me atender no fim do mês…
    Até lá, essa dor insuportável permanece.
    Qual a melhor maneira de solicitar um bom atendimento de um médico?
    Infelizmente não é possivel solicitar os exames sem uma guia médica, se não eu mesmo ia nas clinicas e marcava… Mas os médicos sempre me deixam intimidado quando os procuro… Não sei o que faço…

  101. BRUNO diz

    doutor… a uns dias atrás eu fui “evacuar” e eu evacuei com sangue a partir dali eu comecei a urinar muito…
    estou em média urinando 20 vezes por dia e tbm minha urina está muita clara tipo a cor da água…
    o q pode ser?

  102. marcelo b. cardoso diz

    boa noite,dr.tenho pedra no rim direito e gordura no figado mas sinto muita dor do lado esquerdo,pod ser outra enfermidade?

  103. amanda diz

    Dr. sou amanda, tive um filho tem 1 ano desde ocomeçe da minha gravidez que tenho infecçao urinaria ja tomei diversos antibiotic0os, mais o problema e que nao doi a urina doi os rins e tenho muito calafrio hoje estou em crise ja passei por diversos urologistas e ninguem descobre a minha cura, nao aguento mais.. ja tomei remedio injetado, na veia nas nadegas ja tomei via oral mais de 15 tipos diferentes e nada, me ajude.

  104. Edlaine Becker diz

    Olá Dr Sou paciente renal transplantada e seu artigo é excelente, passei por todas essas fazes ai até descobrir realmente que eu havia perdido a função renal, infelizmente as pessoas não imaginam a importância dos rins, por isso insisto muito neste assunto, prevenção é o melhor remédio sempre, mais uma vez parabéns pelo belo trabalho.
    Abraços.

  105. Márcia Mota dos Santos diz

    Dr. Pedro, seu blog é FANTÁTICO. Claro, bem redigido e de fácil leitura para os leigos. Parabéns. Seu valor é inestimável.

  106. vera diz

    ha mais ou menos 3 anos fiz uma eco e apareceu um cisto no meu rim . o medico disse que ele é pequeno mas as vz sinto muitas dores chega até a faltar ar. seria o rim ou outra coisa .

  107. Leandra Carvalho diz

    Drº Estou urinando um pouco avermelhado e não estou sentindo dor, há um ano atrás tive o mesmo problema fui ao medico e ele diagnosticou um cálculo renal só que da 1º vez eu sentir umas dores insuportavel mais não estava urinando avermelhado com uns 3 meses depois foi que eu comecei urina avermelhado o que pode ser isso?

    • Pedro Pinheiro diz

      Não tenho como adivinhar. Você deve procurar um nefrologista para investigar se há mesmo sangue na urina e, caso isso seja confirmado, procurar o motivo. Opinar sem poder examinar e sem ter exames complementares à mão é ficar chutando diagnóstico.

  108. Gilmário diz

    Bom dia dr Pedro! Fiz recentemente dois exames alternados de clearence de creatinina. O primeiro no inicio de junho com um valor de depuração de 96,06 e o segundo no final de julho com o resultado de 67,80. Estou preocupado pq tive uma queda muito rápida em dois meses. O que pode ter acontecido? Devo realizar outro exame para testar os resultados?

    • diz

      Se foi urina de 24 horas, o mais provável é erro na coleta. Hoje em dia h+a formas mais confiáveis de avaliar o clearance. Além disso, se sua creatinina é normal, não precisa calcular o clearance.

  109. diz

    Parabéns! Sabe o que é mais admirável? É que você consegue responder tantos comentários. Parabéns mais uma vez. Vou apontar uma de suas matérias no meu blog.

  110. breno diz

    Ola Dr. então gostaria de saber se doença renal pode causar algum odor corporal? eu apresento alguns sintomas tipo cansaço,dor nas costas, a pele com coçeiras, maos e pés as vezes ficam dormente, dores de cabeça, boca e pele ressecada, estou em depressão doutor não sei o que causa esse odor corporal, ja tratei em uma dermatologista e minha higiêne é perfeita chego a tomar 5 banhos tem dia, se isso pode ser rins vo procurar um medico, me ajuda responde ae dr por favor, agradeço desde ja.

  111. Iago diz

    Pedro, gostaria de saber se uma dor que tenho ao abaixar/flexionar a coluna, como por exemplo um alongamento comum que é encostar as mãos na ponta dos pés com a perna esticada, tomo uma fisgada forte na região da lombar que sou obrigado a levantar rapidamente.. queria saber se essa dor pode ser causada por algum problema no rim ou somente problemas na coluna.

    • diz

      Rim não dói assim. Esse tipo de dor relacionado ao movimento do tronco é com certeza algo relacionado à coluna e suas estruturas adjacentes, como ligamentos e músculos.

  112. selma diz

    Sinto um formigamento na perta direita, e mal estar em estar sentada ou deitada de bruco muito enjoo e meu apetite diminuiu.
    Quando tinha 13 anos foi detectado um calculo de 3 mm no rim direito, não cheguei mais a ir no medico por beber muita agua acreditei que ja ouvesse sumido, hoje tenho 22 anos e gostaria de saber se esses sintomas são por causa do calculo ou se ele pode ter evoluido
    Obrigada

  113. Lia diz

    Dr. faço muito xixi e bebo pouquíssimo água, Sei que é errado, mas quase não sito sede. Em geral bebo 500ml de água /dia. E quando bebo logo sinto vontade de fazer xixi. isso pode ser algum problema gravem, ou é um sintoma de alguma doença?

  114. naldo diz

    dr.gostaria de saber se arrotar muito e um desconforto no pé da barriga as vezes pode ser problema nos rins?

  115. Alexandre Paiva diz

    Prezado Doutor, tenho sentido dores nas costas que não me indicam confirmadamente que são traumáticas (luto jiu-jitsu) ou patológica. Urino facilmente e bem claro, aumentei meu consumo de água para 6 litros pensando ser os rins. Não tenho nada a não ser essa dor esquisita que são exatamente onde o senhor comentou onde fica os rins. Vou fazer os exames que recomendou, mas pode me orientar se isso é caracteristico de problemas nos rins?

  116. lucas diz

    Dr. ano passado eu sentia fortes dores no abdomem inferior direito, após um exame foi constatado que eu tinha muitos micro cálculos em ambos os rins, o urologista desconfiava deste diagnostico, mas tambem pensava que poderia ser aneurisma na aorta abdominal. No final, com tdos os exames feitos o que ficou comprovado foram os multiplos micro calculos, mas ele disse que micro calculos não causavam dores tão intensas como as que eu sentia, depois de um tempo as dores sumiram, e agora elas voltaram com menor intensidade, será que os micro calculos podem ser o causadores disso? Sendo que o unico sintoma que tenho são dores, que parecem contrações no lado direito, parece como se eu estivesse sendo rasgado por dentro…
    obrigado desde já, artigo esclarecedor.

  117. Hellen diz

    Dr, ha uma semana atrás minha mãe começou a inchar, sentir fraqueza nas pernas e dores nos rins e agora ela está com uma febre muito alta.. ela foi ao médico e o médico disse que é infecção de urina que provavelmente atacou os rins. O que ela pode fazer? ela está muito mal

  118. rosiane diz

    olá dr.meu marido sente dores no rins,e teve uma noite que levantou à noite inteira quase para urinar,qual seria o exame mais adequado pra se fazer?Pra ver o que há com os rins dele,obrigada…

  119. cilene diz

    BOM DIA!DR.gostaria de saber se é normal ter um rim maior que o outro uns do rim esta medindo 118 pode ser algo grave

  120. Tiago diz

    Boa noite dr minha urina esta espumosa e demora a desaparecer a espuma ela desaparece mas so depois de um certo tempo e o restante que fica e como uma gordura depois desse sintomas eu ando meio tonto isso pode ser muito grave?

  121. Leona diz

    Bom dia…gostaria de saber se existe uma relacao entre problemas renais e a potencia dos espermatozides?

  122. Érika diz

    Dr Pedro, tenho sentido muitas cólicas todos os dias, quando as cólicas são muito fortes faço xixi marrom, o que pode ser?

  123. Marcos Roberto diz

    Dr tem três dia que quando abaixo, sinto uma dor, parece perfurar, é na parte esquerda abaixo da costela, queria saber se pode está ligado a problema renal?

  124. Elaine diz

    Boa tarde , Dr.Pedro minha mae esta fazendo hemodialise e pelo pescoço quanto tempo ela pode ficar fazendo pelo pescoço isso não corre risco de alguma infeção ela esta em casa já ..esta fazendo numa clinica

  125. Kaliany Patricia de Araújo diz

    Dr:tenho dor na região das costa perto do rin,mais dizem que augums sintomas se ver pela urina é aí que tá ,urino normalmente e a urina sai alva e sem espumas ,mesmo assim corre o risco de ser poblemas renais?

  126. Thiago diz

    Boa Noite Dr. Pedro, quero parabeniza-lo pelo ótimo trabalho. Dr. Pedro, fiz um hemograma completo nele tudo no padrão, fiz também um exame de urina nele constou proteina 1+, o exame da ureia e da creatinina deram normais e a taxa de filtração perfeita. Será que posso ter problemas de rim por causa dessa proteína 1+??? Obrigado.

  127. Greice diz

    Oi Dr. obrigada mais ma vez or ser atencioso
    sofro da nefrites IGA, tomo somente medicamento ara inibir a ressao arterial, em algüns meses meü nefrologista decidira o qüe fazer.
    Semre leio sobre as nefrites, qüe nao sao doloroosas, mas realmente e dificil de acreditar, eü so descobri essa doenca xq tinha müita dor insoortavel nos rins e falta de ar.
    Ate hoe se e abüsar com erforsos fisicos, a dor volta.
    Meü nefrologista , diz qe e normal e me receita novalgina.
    xq doi em algümas essoas e em oütrras nao >!

    obrigada

  128. Sheyla Ferro diz

    Bom dia, há uns 3 meses sinto dores lombares, minha urina tem um odor forte, espuma, as vezes amarela escura e as vezes marrom, passo a noite quase toda levantando para urinar, não durmo direito, minha barriga fica inchada, minha perna esquerda doí bem perto da virilha,, o que poderia ser, fiz um exame ha uns 3 anos atrás e tinha microlitiaze que não precisou de remédios apenas líquidos disse o medico, qual procedimento agora, o que eu tenho realmente, tenho 46 anos e ainda não comecei a fazer exames de menopausa.

  129. David diz

    Boa noite Dr., tenho um cálculo renal de 6mm obstruindo o ureter direito, não sinto dores. Por quanto tempo posso ficar com esse cálculo alojado onde está sem que isso me traga problemas futuros. Obrigado.

  130. Fabio Arruda diz

    Bom dia Pedro. quando como ovos (3 cozidos) ou carne vermelhe ou leite, sinto dor lombar e fico com olheiras que( parece uma anemia) pele seca ficando com um rosto muito esquisito. urino pouco, bebendo uma quantidade boa de agua. quando paro de comer carne, ovos ou leite, minha pele fica normal e as olheiras e dores lombares somem…isso pode ser problemas graves nos rins?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *