Infecção urinária na gravidez: riscos e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 50 Comentários


Introdução

A infecção urinária, principalmente a infecção da bexiga, chamada de cistite, é uma complicação relativamente comum nas gestantes.

A gravidez provoca mudanças hormonais e físicas no corpo da mulher que, junto à dificuldade com a higiene devido a uma barriga distendida, aumentam a frequência de infecções do trato urinário. Neste texto falaremos sobre a infecção urinária na gravidez.

Chamamos de infecção urinária qualquer infecção que acometa rins, bexiga e/ou uretra. A infecção dos rins recebe o nome de pielonefrite, a infecção da bexiga chama-se cistite e infecção da uretra é a uretrite.

Infecção urinária ou bacteriúria?

O nosso trato urinário habitualmente é estéril, ou seja, não contém germes. Todavia, algumas pessoas podem ter bactérias detectáveis em seu exame de urina, chamada de bacteriúria, sem que isso necessariamente indique uma infecção urinária.

A presença de bactérias na urina sem a ocorrência de sintomas de infecção urinária é chamada de bacteriúria assintomática. Na maioria das pessoas, a bacteriúria assintomática não possui relevância clínica e não precisa ser tratada. Entretanto, a gravidez é uma das poucas exceções a esta regra.

Mulheres grávidas apresentam um maior risco de desenvolverem infecção urinária quando apresentam bacteriúria. Alterações hormonais e da musculatura dos órgãos urinários favorecem o refluxo de urina e a dilatação dos ureteres, fatos que aumentam o risco de bactérias da bexiga chegarem aos rins, provocando pielonefrite.

Além do maior risco de pielonefrite, a bacteriúria assintomática na gravidez tem sido associada a um risco aumentado de nascimento prematuro, baixo peso do feto e aumento da mortalidade perinatal.

Portanto, ao contrário do que ocorre nas mulheres não grávidas, nas gestantes indica-se a pesquisa de bactérias na urina mesmo que as mesmas não apresentem queixas urinárias.

Se for detectada bacteriúria, mesmo que não haja uma cistite ou pielonefrite, antibióticos estão indicados para esterilizar o trato urinário e evitar complicações na gravidez. Se não tratadas a tempo, cerca de 40% das gestantes com bacteriúria assintomática desenvolverão pielonefrite.

Informações em vídeo

Antes de prosseguir, assista a esse curto vídeo preparado pela equipe do MD. Saúde sobre os 5 sintomas mais comuns da infecção urinária (ao clicar na imagem, o vídeo será carregado em outra janela).

YouTube video

Cistite na gravidez

A cistite, infecção da bexiga, ocorre em aproximadamente 1 a 2% das mulheres grávidas. Como o risco de ascensão das bactérias em direção aos rins é maior nas gestantes, a cistite da grávida é considerada um quadro mais grave que as cistites das mulheres não grávidas.

A cistite na gestante é causada pelas mesmas bactérias das cistites comuns, com especial ênfase para a bactéria E.coli. O mecanismo de contaminação do trato urinário por bactérias é semelhante ao que ocorre em mulheres não gestantes, com o agravante de que o aumento do útero atrapalha o esvaziamento da bexiga, favorecendo o acúmulo de urina por mais tempo que o habitual, o que aumenta o risco de multiplicação de bactérias.

Os mecanismos, os fatores de risco e a prevenção da cistite, tanto em grávidas como em não grávidas, podem ser lidos no texto: Infecção urinária – Sintomas da cistite.

Os sintomas da cistite na grávida são os clássicos:

O diagnóstico da cistite é feito através da urocultura (leia: Urocultura – Quando fazer e como colher).

Pielonefrite aguda na gravidez

A pielonefrite é a complicação mais comum do trato urinário em mulheres grávidas, ocorrendo em aproximadamente 2% de todas as gestações.

Assim como na cistite, a pielonefrite é geralmente causada pela bactéria E.coli. Como já explicado, as alterações hormonais e físicas da gravidez favorecem a ascensão de bactérias da bexiga para os rins, provocando infecção dos mesmos. A pielonefrite é uma infecção bem mais grave que a cistite e pode levar à sepse grave, com choque circulatório e insuficiência respiratória.

Os sintomas pielonefrite são febre, calafrios e dor no flanco. Náuseas, vômitos e ardência ao urinar também podem estar presentes.

Assim como na cistite, o diagnóstico da pielonefrite também é feito através da urocultura.

Se quiser mais informações sobre pielonefrite, leia: Infecção urinária – Sintomas da pielonefrite.

Tratamento

Toda grávida deve colher uma urocultura na primeira visita ao obstetra ou entre a 12ª e 16ª semana de gestação. Também é comum o obstetra solicitar nova urocultura no terceiro trimestre.

Toda gestante com urocultura positiva deve ser tratada com antibióticos, independentemente de ter sintomas ou não. Na grávida, a bacteriúria assintomática é encarada como uma cistite.

Antibióticos

Antibióticos da classe quinolonas, como ciprofloxacino, norfloxacino e ofloxacino, muito usados para tratar infecção urinária, são contraindicados na gravidez. O Bactrim também não deve ser usado como primeira opção.

Atualmente as opções seguras para tratar bacteriúria assintomática ou cistite na grávida são:

* A FEBRASGO indica um intervalo de 6/6h, porém algumas fontes internacionais sugerem cefalexina 500 mg de 12/12h por 3 a 7 dias.

Uma semana após o término do tratamento deve-se repetir a urocultura para se confirmar a eliminação da bactéria. Se a urocultura se mantiver positiva, o tratamento deve ser repetido, desta vez por mais tempo.

Após a comprovada eliminação da bactéria, a urocultura deve ser repetida todo mês até o final da gestação.

Pacientes com mais de dois episódios de bacteriúria durante a gravidez podem se beneficiar de um tratamento profilático com macrodantina, um comprimido de 100 mg diariamente, até o fim da gravidez.

Em mulheres com história de cistite de repetição antes da gravidez, o uso de antibióticos profiláticos também pode ser usado. Nas mulheres com aumento da incidência de cistite após relação sexual, indica-se uma dose de antibióticos pós-coito como medida profilática.

Pielonefrite

Com base no maior risco de complicações em mulheres grávidas, a pielonefrite tem sido tradicionalmente tratada com hospitalização e antibióticos intravenosos até que a paciente se encontre assintomática e afebril por pelo menos 48 horas. Após este período a paciente pode ter alta hospitalar com antibióticos por via oral visando completar 14 dias de tratamento.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


50 respostas para “Infecção urinária na gravidez: riscos e tratamento”

  1. Luana Rizzi

    Olá Dr Pedro. Obg pela matéria esclarecedora.
    Minha dúvida é referente a urgência para consultas assim que se descobre a infecção.
    Fiz a urocultura semana passada e o resultado saiu, mas só tenho pré natal daqui 1 semana. Devo procurar à urgência ou aguardo a consulta agendada?
    Estou no 1° trimestre, foi constatado a infecção desde o primeiro mes, fui medicada e refiz o exame no final do medicamento, mas não houve melhora.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ideal era resolver isso logo. Você não consegue falar com o seu obstetra antes da semana que vem?

  2. Jessica Custo

    Bom dia Dr. Estou de 5 semanas e meu obstetra me passou Cefalexina para infecção urinaria, vai fazer mal ao bebe?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Cefalexina é um antibiótico que pode ser utilizado na gravidez.

  3. Priscila Bizzotto Lins

    Boa Tarde, Dr Pedro, estou com 11 semanas de gravidez fiz recentemente um exame de urina e os leucócitos deram altissimos sendo o normal até 10.000 ui/ml o meu deu 85.000ui/ml. O ginecologista disse que se trata de uma infecção urinaria…..ele receitou um antibiótico o Cefaclor. Gostaria de tirar uma duvida que esta me preocupando muito, esse medicamento é confiável para gestantes, nao ha risco de más formações ou prejudicar o feto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Cefaclor é um dos antibióticos que pode ser utilizado para tratar infecção urinária na gravidez.

  4. Eridasuzanny

    dr. estou com 6 semanas de gravidez e tive alguns sagramentos. Pode ser infecção urinaria, pois no meu exame deu leucócitos 6 a 10 p/campo e o restante deu ausente na microscopia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode. É preciso fazer uma urocultura.

  5. Enalidenotria

    dr. boa tarde estou 10 semanas de gestaçao e fiz um exame de urina (leucócitos positivo ++) presença de bacterias. o que significa e qual tratamento , ha risco de haver um aborto e ha agradeço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Isso provavelmente indica uma infecção urinária. É preciso fazer uma urocultura.

  6. Cezar Santin

    No caso de gestante que no EAS apresenta leucocituria, e Bacterias abundantes, porém a Urocultura veio negativa e a paciente é assintomatica, trata-se? Sei que trata-se bacteriuria assintomatica em gestantes mas não é o caso.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a urocultura for negativa, não se deve tratar. Mesmo com piuria e bacteriúria no EAS.

  7. Vitória S.

    Bom dia, estou gravida de 10 semanas, estou com infecção urinaria, e o medico me receitou azitromicina, eu posso realmente tomar esse remedio, ou faz mal ao feto?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      A azitromicina não é contra-indicada na gravidez. O problema é que a azitromicina não é um antibiótico habitualmente indicado para tratar infecção urinária.

  8. Aparício

    Bom dia! Em caso de suspeita de cistite com quase 39 semanas de gestação, vale a pena fazer ainda urocultura e iniciar eventual tratamento? Favor explicar se existem outros riscos envolvidos, já que o bebê não será prematuro.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, vale, pois o risco de pielonefrite (infecção dos rins) é mais alto nas grávidas.

  9. Roberta Ferreira Campos Gomes

    Boa noite Dr. Pedro! Estou grávida de 26 semanas e o meu exame de urina de urocultura deu infecção pela bactéria citrobacter sp, e a contagem de colônias > 100.000 UFC/ml, fui na emergência e a médica receitou norfloxacino 400mg em 12/12 horas, mas eu li que gestante não pode tomar norfloxacino, eu já estou tomando e estou no 5° dia de tratamento, estou muito preocupada com a saúde do meu bebê, realmente não pode tomar? Por que?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é indicado tratar infecção urinária na grávida com nenhuma quinolona, família de antibióticos da norfloxacino, pois há estudos em animais que mostram que as quinolonas fazem mal ao feto. Em seres humanos ainda não sabemos qual é o risco, por isso, por segurança, a droga costuma ser evitada.

  10. ana paula aparecida rodrigues

    Oi tudo bem? estou com infecção urinária e tomei cefalexina 3 vezes e a medica me receitou macrodantina para tomar de 6 em 6 horas por 7 dias, por favor posso tomar sem preocupação e receio , e n afetará o bb , pois estou com 20 semanas.obg !

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nenhum dos dois antibióticos faz mal ao bebê.

  11. patricia

    Oi meu nome e Patrícia to com 14 semana de gestação to com emfequiçao urinaria já tomei duas vesses remédio mais não adianta será que devo procurar a emergência minha cunsulta e so na outra semana.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Infecção urinária na gravidez tem ser tratada logo. Tente entrar em contato com o seu obstetra.

  12. kelly eleuterio

    boa tarde, estou gravida de 25 semanas e foi encontrado um pouco de sangue na urina mas sem infeccao urinaria. o medico disse que deve ser alguma pedra q se formou por conta de nao beber tanta agua (embora eu beba muita agua) e que isso nao é serio. o que pode ser isso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A presença de uma quantidade mínima de sangue na urina de forma isolada não quer dizer nada. Só faz sentido investigar se esse sangramento se repetir nas próximas análises.

  13. ana

    dra estou gravida de 3 semanas minha ginicologista me receitou um antibiotico estou com medo de tomar ira fazer mal para o bebe ? pode causar um aborto

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se foi a ginecologista que receitou, é muito provável que ela tenha optado por um antibiótico que faça mal ao bebê. Por outro lado, a infecção urinária não tratada aumenta o risco de aborto.

  14. Jessica

    Bom dia Dr. Tomar norfloxacino no primeiro mes de gestação pode fazer mal ao feto??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

      1. Vanessa

        Dr, o que pode causar ao bb?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          O maior risco costuma ser parto prematuro, baixo peso o bebê e aumento do risco de morte ao nascer.

  15. dayana

    minha medica recomendou o uso de macrodantina e pomada vaginal ,fico com receio se faz mal ao bebe mesmo ela falando q não estou com 22 semanas de gestação

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Macrodantina não faz mal ao bebê.

  16. Luciele

    Estou infecção urinária estou grávida 15 dia eu porço tomar nitrofurantoina

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você só pode tomar aquilo que o seu obstetra prescrever. Não se automedique.

  17. Daniela

    Boa noite! Tenho infecção urinária de repetição e apesar de ter feito o tratamento longo ainda tenho por volta de 2x ao ano. O problema é que agora quero engravidar e terei que fazer uma FIV e estou preocupada com o que pode acontecer… o que devo fazer, o sr. tem alguma recomendação?

    Agradeço imensamente sua ajuda

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A única coisa a fazer é tentar identificar que fatores podem estar provocando as infecções em você e tentar evitá-los. Você já leu esse artigo? https://www.mdsaude.com/2014/04/evitar-infeccao-urinaria.html

  18. naligia

    Estou com 8 meses de gestação e estou com infecção urinária tem risco em eu ter parto normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O problema não é necessariamente o parto, mas o risco de complicações no final da gravidez, inclusive parto prematuro. Tem que tratar essa infecção urinária.

  19. Dariele

    Dr. estou gravida de 27 semanas e essa semana tive um inicio de infecção urinária. Me falaram que a gestante que tem infecções urinárias não podem fazer parto normal, e isso é verdade? estou perdida, pq queria muito fazer parto normal

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode sim, não tem nada a ver.

  20. carol

    infecção pode jerar aborto :O

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Pode.

  21. Adriana Trindade dos Santos

    Boa noite Dr. Pedro estou bastante nervosa,pois eu fiz um exame de urina I e peguei o resultado hoje dia 26-07-2013 gostaria de saber o que significa a presença de leucócitos 125000/ml fico aguardando a sua resposta.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Pus na urina. Tem que levar esse exame ao seu obstetra para ele poder interpretá-lo adequadamente.

  22. Lina Mabote

    Boa tarde, estou gravida do meu primeiro filho e de umas tres semanas e sinto dor a urinar e por vezes acompanhado de pequeno sangramento, me ajudem por favor

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Vá ao seu obstetra para ele pedir um exame de urina. Se for infecção urinária, ela precisa ser tratada logo.

  23. nubias

    ola bom dia Dr,gostaria de saber se é correto um ,medico receitar cefalexina para o tratamento de infecção na urina sem ao menos fazer o exame /sendo que a paciente,só apresenta dores muito forte na costas e dores na barriga como se fosse contração por favor me ajude a esclareçer esta duvida muito obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se o médico achar que os sintomas de infecção urinária são muito óbvios, ele pode receitar antibióticos sem exames.

  24. Priscila dos santos ferreira

    Bom dia Dr.pedro,estou com uma dúvidas a respeito do meu exame de cultura de urina que veio com as seguintes informaçoes:”O resultado da cultura de urina devera ser avaliado em conjunto com outros dados laboratorias(Presença de bacteriura/ou leucocituria)e clinicos.As uroculturas positivas com contagens elevadas de colonias estao associadas,geralmente,a infecçoes do trato urinario,com leucocituria e bacteriuria.Entretanto,em uma parcela pequena de pacientes,podem haver uroculturas positivas sem leuccocituria.Culturas de urina negativas(sem crescimento bacteriano) com presença de leucocituria podem tambem estar associadas em situaçoes especificas,que podem ou não estar associadas a infecçoes do trato urinario.Estes casos devem ser individualmente avaliados pelo medico assistente.

    Aguardo resposta grata ass:Priscila dos santos ferreira.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso é uma orientação genérica que deve vir em todos os resultados. Não é especificamente para você.