28 de setembro de 2013

SIBUTRAMINA | Reductil® | Efeitos e contraindicações

O cloridrato de sibutramina, comercializado sob os nomes de reductil, meridia® ou sibutrex®, pertence a uma classe de drogas chamada de moderadores do apetite, usada no tratamento da obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA).

Publicidade

A sibutramina é comercializada desde 1997 e auxilia na perda de peso por agir diretamente sob neurotransmissores cerebrais responsáveis pela sensação de saciedade, entre eles, serotonina, dopamina e noradrenalina. Enquanto as drogas mais antigas, como a anfetamina, agiam estimulando a produção destes neurotransmissores, a sibutramina apenas faz com que elas permaneçam mais tempo circulando no cérebro, fazendo com que o paciente consiga permanecer mais tempo sem ter vontade de comer.

A sibutramina apresenta melhores resultados quando associada a exercícios físicos regulares e dieta hipocalórica. Quando usada de modo correto, além da perda de peso também é esperado uma redução nos níveis sanguíneos dos triglicerídeos e do LDL (colesterol ruim) (leia: COLESTEROL BOM (HDL) E COLESTEROL RUIM (LDL)).

Sibutramina

Indicações da sibutramina

A sibutramina é atualmente indicada como tratamento medicamentoso para perda de peso em pacientes obesos. A sua indicação clássica são pacientes com IMC (índice de massa corporal) maior que 30, ou maior que 27 quando houver associado diabetes (leia: DIABETES MELLITUS), colesterol alto ou hipertensão (apenas se controlada).

Como se deve tomar a sibutramina

A sibutramina é uma droga que só deve ser tomada com indicação médica. NUNCA TOME MEDICAMENTOS POR CONTA PRÓPRIA.

A dose inicial usual é de 10 mg por dia, podendo ser elevada até o máximo de 15mg se após 4 semanas de tratamento não houver resposta satisfatória. O objetivo é perder pelo menos 2 kg no primeiro mês.

Os pacientes perdem em média 10 a 15% do peso nos primeiros 6 meses. A partir deste momento o peso tende a estabilizar-se, porém, não deve-se suspender a droga sem consentimento médico devido ao risco de se recuperar tudo que foi perdido. Em geral o tratamento é prescrito por no máximo 2 anos.

A sibutramina deve ser tomada 1x por dia, de preferência sempre no mesmo horário. Não é necessário estar em jejum. Se por algum motivo você esquecer de tomar a droga, não há problemas. Não tome 2 comprimidos no dia seguinte tentando compensar a dose perdida.

A sibutramina é uma droga, e como tal, apresenta efeitos colaterais e contra-indicações. Não se deve tomá-la sem indicação ou seguimento médico regular.

Efeitos colaterais da sibutramina

Os efeitos colaterais mais comuns do tratamento com sibutramina são:

– Cefaleias (dores de cabeça) (leia: DOR DE CABEÇA)
– Insônia
– Boca seca
– Prisão de ventre
– Tonturas
– Náuseas
– Azia
– Dores musculares
– Dor de garganta

Um efeito colateral, obviamente pouco desejado em pacientes que querem perder peso, é o aumento paradoxal do apetite. Isto chega a ocorrer em até 9% das pessoas que tomam sibutramina.

As dores de cabeça são o efeito adverso mais comum, ocorrendo em até 1/3 dos pacientes.

A sibutramina pode alterar os níveis pressóricos, causando hipertensão ou dificultando o controle da pressão em quem já é hipertenso.

Contraindicações à sibutramina

Em Janeiro de 2010 o FDA, órgão responsável pelo controle dos medicamentos nos E.U.A, alterou a lista de contraindicações ao uso da sibutramina, incluindo as seguintes condições:

– História de infarto ou doença coronariana (leia: SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E ANGINA)
– História de AVC ou AIT (leia: AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL))
– História de arritmias cardíacas (leia: PALPITAÇÕES, TAQUICARDIA E ARRITMIAS CARDÍACAS)
– História de Insuficiência cardíaca congestiva (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA)
– História de doença arterial periférica
– Hipertensão descontrolada (acima de 145/90 mmHg) (leia: HIPERTENSÃO (PRESSÃO ALTA))

Além das doenças acima, também não devem tomar sibutramina os pacientes com: depressão grave, doença das válvulas cardíacas, anorexia, bulimia, hipertensão pulmonar, glaucoma de ângulo fechado (leia: GLAUCOMA | Sintomas e tratamento) e doença hepática grave.

A sibutramina não deve ser usada na gravidez nem durante o aleitamento.

Atualização (Agosto 2011): A European Medicines Agency (EMA) publicou em 21 de janeiro de 2010 um comunicado recomendando a suspensão da licença de comercialização da sibutramina, baseada na análise do seu Committee for Medicinal Products for Human Use (CHMP), que concluiu que os benefícios da sibutramina são menores do que os riscos de seus efeitos colaterais, principalmente os eventos cardiovasculares graves. No mesmo ano, EUA e Canadá também suspenderam a autorização para venda da Sibutramina. No Brasil, após intesa discussão com a ANVISA, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) emitiram parecer favorável à manutenção da venda da Sibutramina, reforçando, no entanto, a contraindicação para indivíduos com doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial não controlada, arritmias e problemas cardiovasculares graves.

Interação da sibutramina com outros medicamentos

Os seguintes medicamentos interagem com sibutramina e devem ser relatados ao seu médico antes do início do tratamento:

– Isocarboxazida
– Selegilina
– Fenelzina
– Anfetaminas
– Antidepressivos ISRS ( fluoxetina, sertalina, escitalopram etc…) (leia: ANTIDEPRESSIVOS)
– Fentanil
– Lítio
– Venlafaxina
– Clopidogrel
– Sumatriptano
– Cetoconazol
– Eritromicina
– Diltiazem

Esta lista está longe de ser completa. Lembre-se sempre de levar consigo a lista dos medicamentos que estás a tomar para que o seu médico possa avaliar a segurança da prescrição do tratamento para emagrecer.

Não se deve fumar maconha durante o tratamento com sibutramina pelo aumento do risco de hipertensão e arritmias cardíacas (leia: EFEITOS DA MACONHA).

"SIBUTRAMINA | Reductil® | Efeitos e contraindicações", 5 out of 5 based on 34 ratings.
Publicidade
      
ARTIGOS SELECIONADOS PARA VOCÊ:
- LEIA ANTES DE COMENTAR -
O nosso site tem recebido mais de 150 mil visitas por dia e centenas de perguntas espalhadas pelos mais de 550 textos que já publicamos. Como o volume de comentários é muito grande, as perguntas podem demorar até 10 dias para serem aprovadas e publicadas. Neste momento, temos mais de 1500 perguntas em fila para serem lidas, aprovadas e respondidas. Infelizmente, é humanamente impossível responder a todos, por isso, selecionamos diariamente apenas um percentual dos comentários para ser publicado. Lamentamos se a sua pergunta não for selecionada.

Não fazemos consultas nem opinamos sobre casos pessoais pela Internet. Antes de enviar uma pergunta ou comentário, leia atentamente as REGRAS DO SITE para entender os nossos critérios de seleção.

Para que possamos dar prioridade aos textos menos comentados, encerramos temporariamente a seção de perguntas dos artigos com mais de 400 comentários publicados. Agradecemos a paciência e a compreensão.
  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

    Não.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

    Não.

  • Thiago

    Olá Doutor tomo sibutramina e gostaria de saber se posso tomar ecstasy usando esse medicamento?

  • Rodrigo

    Olá Doutor, muito bom o artigo, me tire uma dúvida por favor, depois que comecei a tomar este medicamento comecei a ter dificuldade de ereção e ejaculação precoce sem estímulo ou sensação, isso pode ser relacionado a sibutramina? pois antes não tinha isso, caso eu suspenda o uso qual o tempo provável que pode levar para ela sair do corpo e voltar ao normal? Estou muito preocupado. Se puder responder eu agradeço…. Abs e parabéns pela colaboração ao responder dúvidas de usuários na internet.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Pode estar relacionado. Mas não suspenda o medicamento sem conversar com o seu médico.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode estar relacionado. Mas não suspenda o medicamento sem conversar com o seu médico.

  • Cássia

    Oi Dr. tomo hidroclorotiazida e losartana. Quero saber se posso tomar sibutramina também? Me responda por favor. um abraço! Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A sibutramina pode agravar a hipertensão. Você só deve tomá-la sob estrita orientação médica.

  • http://doutoreugostariadesaberseeupossotomaosubitraminapoisestpucomatibiaquebradafazummesquedofriumacidentequandopossotoma.obrigado. edivani

    Ola doutor meu nome Edivani, eu gostaria de saber se posso toma o sibutramina 15 mg. Pois faz dois meses que quebrei a tibia, eu posso toma? Me diz doutor? Obrigado.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      A fratura da tíbia não interfere me nada.

  • nayara

    Olá, parabéns pelo post. Minha pergunta é: quero muito engravidar, mas antes preciso eliminar 25 kg. Li em alguns lugares que a sibutramina ainda pode ficar no organismo mesmo depois de um tempo. Isso pode trazer riscos para uma futura gravidez? Grata!

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não, basta suspender a droga antes de começar a tentar engravidar.

  • bru rios

    eu tomo sibutramina ,e acabei transando sem camisinha…se eu tomara a pilula do dia seguinte fará efeito?tenho medo de ficar gravida…

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Sim, terá efeito. Mas a pílula tem que ser tomada o mais rápido possível.

  • Anderson de Oliveira

    Estou para fazer cirurgia de varizes. Posso fazer cirurgia tomando sibutramina ou existe algum risco?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Em princípio, não há problema. De qualquer modo, o anestesista precisa saber de todas as medicações que você toma.

  • Vanessa

    Sibutramina pode ser usada por quem faz uso de ácido acetilsalicílico (AS infantil)? Obrigada!

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Pode.

  • vanessa cabral

    Boa noite o recomendado e 1 por dia e ñ é necessário fazer o uso de calmante

  • vanessa cabral

    Boa noite faço o uso da sibutramina a 4 meses e já consegui perder 23 kg,estou muito satisfeita com os resultados alcançado e para quem está iniciando aqui vai minha torcida,acredite em vc e pense que todo os esforço não são em vão,pense “EU POSSO,EU QUERO,EU CONSIGO”.Abçs a todos e boa sorte.

  • thatta1985

    Boa noite.
    Eu faço uso de dois tipos de remédios controlados:
    Venlifit OD e Depacote 150mg.
    Gostaria de saber se posso tomar sibutramina tomando estes medicamentos?
    Obrigada

  • thatta1985

    Boa noite.
    Eu faço uso de dois tipos de remédios controlados:
    Venlifit OD e Depacote 150mg.
    Gostaria de saber se posso tomar sibutramina tomando estes medicamentos?
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • jessica lima

    olá, gostaria de saber se “`gordura no fígado“ também deve ser considerada como contraindicação…

    grata..

  • jessica lima

    olá, gostaria de saber se “`gordura no fígado“ também deve ser considerada como contraindicação…

    grata..

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Danilo Almeida

    Eu queria saber quem toma sibutramina pode tomar ranitidina ?

  • Mfreitasgama

    esse medicamento deveria ser tirado de circulaçao, todo medicamento que enterferi no metabolismo celular nao deve ser indicado para ninguem.esse medicamento tambem causa de pendencia. assim sendo sera mais um paciente que teremos que tratar pisicoticamente nos hospitais.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sibutrex é um dos nomes comerciais da sibutramina.

  • gabriel

    qual a diferença de sibutrex e sibutramina?
    obrigado

  • gabriel

    qual a diferença de sibutrex e sibutramina?
    obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sibutrex é um dos nomes comerciais da sibutramina.

  • Tatiana Santos

    TOMEI ESTA PORCARIA POR UM TEMPO,DESCULPE A PALAVRA, EU COM 30 ANOS,LOUCA PARA PERDER 6 QUILOS,QUE EU PODERIA PERDER CAMINHANDO,COM DIETA ALIMENTAR, EMAGRECI, MAS ESTOU COM HIPERTENSÃO GRAVE DESDE ENTÃO,QQUASE INFARTEI COM 30 ANOS POR CAUSA DO REMÉDIO,ARRUMEI UM PROBLEMA PRO RESTO Da vida

  • Thaty Crys

    olá estou começando a tomar a sibutramina qria saber quantos posso tomar ao dia?
    e se é verdade que tenho q tomar um calmante junto com a sibutramina para conseguir dormir e para não ter aceleração.

  • Taisarcadepani

    Olá.Tenho miastenia gravis e após 3 anos e meio utilizando prednisona e agora tambem azitromicina engordei muito e não consigo emagrecer. A dieta passada por um nutricionista repõe minha massa muscular, que estava muito baixa(29%) mas quando diminui mais a ingestão calórica, perco a massa muscular, mas não a gordura e sigo aumentando o peso. A sibutramina pode ser usada nesse caso?

  • Taisarcadepani

    Olá.Tenho miastenia gravis e após 3 anos e meio utilizando prednisona e agora tambem azitromicina engordei muito e não consigo emagrecer. A dieta passada por um nutricionista repõe minha massa muscular, que estava muito baixa(29%) mas quando diminui mais a ingestão calórica, perco a massa muscular, mas não a gordura e sigo aumentando o peso. A sibutramina pode ser usada nesse caso?

  • Fernandamachado057

    posso tomar reductil mesmo tomando o tamoxifeno??

  • Miriansielski

    ola tenho uma duvida: usei a sibutramina por 30 dias, e eu tomo anticoncepcional tâmisa 20; apos o uso da sibutramina qndo acabaram as capsulas comecei a ter tonturas, enjoos, fiz o exame beta hcg e deu negativo, ha possibilidades de eu estar gravida e a sibutramina alterar no resultado do exame? a sibutramina corta o efeito do anticoncepcional?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não e não.

  • Fernandamachado057

    posso tomar reductil mesmo tomando o tamoxifeno??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, sibutramina só com prescrição. Não há interação.

  • Sam

    De qualquer forma, é obrigatório o uso de prescrição médica para comprar o Sunitramina? E como é a interação dele com anticoncepcional Tâmisa?

  • Sam

    De qualquer forma, é obrigatório o uso de prescrição médica para comprar o Sunitramina? E como é a interação dele com anticoncepcional Tâmisa?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, sibutramina só com prescrição. Não há interação.

  • Hellen

    Dr. Pedro Pinheiro!Estou tomando subitraina tem 1 mes, e gostaria muito de saber se eu posso fazer tratamento odontologico normalmente, tipo canal, restauracoes que levam anestesia. Quero muito saber se a anestesia odontologica implica no tratamento com a sibutramina fazendo mal a saude. Aguardo resposta!Obrigada!!!Elen

  • Mfreitasgama

    esse medicamento deveria ser tirado de circulaçao, todo medicamento que enterferi no metabolismo celular nao deve ser indicado para ninguem.esse medicamento tambem causa de pendencia. assim sendo sera mais um paciente que teremos que tratar pisicoticamente nos hospitais.

  • aline tavares cavalcante

    Bom dia!

    Meu organismo tem boa a ceitação com Sibutramina, não tenho nenhuma reação com os efeitos coloterais que são:
    - Cefaléias (dores de cabeça) (leia: DOR DE CABEÇA)
    - Insônia
    - Boca seca
    - Prisão de ventre
    - Tonturas
    - Náuseas
    - Azia
    - Dores musculares
    - Dor de garganta
    E pelo contrario vivo mais alegrede bem com a vida

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Morena,
    com o primeiro não, o segundo e terceiro somente sob orientação médica.

  • MORENA

    sibutramina pode ser administrada com alcool, anti depressivo, ou remedios para parar de fumar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Não é verdade, apenas a sua prescrição sofreu maior controle.

  • Ana

    Dr. é verdade que a Sibutramina foi proibida no Brasil?